Questionário Adaptado de Qualidade de Vida no Trabalho para Servidores de IFES brasileiras (QAQVT-IFES) - adaptações e justificativas.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questionário Adaptado de Qualidade de Vida no Trabalho para Servidores de IFES brasileiras (QAQVT-IFES) - adaptações e justificativas."

Transcrição

1 Questionário Adaptado de Qualidade de Vida no Trabalho para Servidores de IFES brasileiras (QAQVT-IFES) - adaptações e justificativas. Gerson Luiz Santos Rocha A* Em relação ao salário (compensação) justo e adequado: A QQVT-IFES Em relação ao salário (compensação) justo e adequado: Todas as perguntas do questionário adaptado iniciarão, sempre que possível, com os seguintes termos: O quanto você está satisfeito com (...). Isto se dá para manter um padrão e facilitar a compreensão do respondente, não prejudicando a questão original de Timossi et. al O quanto você está satisfeito com o seu salário(remuneração)? 2 O quanto você está satisfeito com o seu salário, se você o comparar com o salário dos seus colegas? 3 O quanto você está satisfeito com as recompensas e a participação em resultados que você recebe da empresa? 1 O quanto você está satisfeito com o seu salário (remuneração)? 2 O quanto você está satisfeito com o seu salário, comparando-o com o de seus colegas? 3 O quanto você está satisfeito com as formas de ascensão funcional e aumento da remuneração por merecimento previstas no plano de carreira da IFES? Sem alteração Alteração de forma, não de conteúdo. A pergunta original versa sobre recompensas pecuniárias, prêmios por participação em resultados, o que não se aplica no SPF. Contudo é previsto no plano de carreira das IFES o aumento salarial por bom desempenho e participação em processo de capacitação e treinamento. Isso nos parece semelhante a ideia original, visto que promove recompensa individual decorrente de aumento de desempenho em benefício dos fins da IFES. 4 O quanto você está satisfeito com os benefícios extras (alimentação, transporte, médico, dentista, etc.) que a empresa oferece? 4 O quanto você está satisfeito com os benefícios extras (alimentação, transporte, médico, dentista, etc.) que a instituição oferece?, apenas substituindo empresa por instituição. B* Em relação a suas condições de trabalho: B Em relação a suas condições de saúde e segurança no trabalho: A alteração busca esclarecer que as condições de trabalho referem-se, como na proposta original, as condições de trabalho do ponto de vista da saúde e segurança do trabalho, não apenas das condições materiais que são disponibilizadas para a realização da tarefa. 5 O quanto você está satisfeito com sua jornada de trabalho semanal (quantidade de horas trabalhadas)? 5 O quanto você está satisfeito com a sua quantidade de horas trabalhadas por semana? Adaptação apenas de texto, sem alterar o sentido da pergunta.

2 6 Em relação a sua carga de trabalho (quantidade de trabalho), como você se 6 O quanto você está satisfeito com a sua carga de trabalho (quantidade diária de trabalho) que tem de realizar?, sem alterar o sentido da pergunta. 7 Em relação ao uso de tecnologia no trabalho que você faz, como você se 7 O quanto você está satisfeito com os recursos materiais e tecnológicos disponíveis para realizar o seu. 8 O quanto você está satisfeito com a salubridade (condições de trabalho) do seu local de 8 O quanto você está satisfeito com a salubridade (condições de trabalho) do seu local de Mantida 9 O quanto você está satisfeito com os equipamentos de segurança, proteção individual e coletiva disponibilizados pela empresa? 10 Em relação ao cansaço que seu trabalho lhe causa, como você se 9 O quanto você está satisfeito com os equipamentos de segurança, proteção coletiva e individual disponibilizados pela IFES? 10 O quanto você está satisfeito com o cansaço que seu trabalho lhe causa?. s. C* Em relação ao uso de suas capacidades para o trabalho: C Em relação ao uso de suas capacidades para o trabalho: 11 Você está satisfeito com a autonomia (oportunidade (sic) tomar decisões que possui no seu 12 Você está satisfeito com a importância da tarefa/trabalho/atividade que 11 O quanto você está satisfeito com a sua autonomia (oportunidade em tomar decisões que possui no seu 12 O quanto você está satisfeito com a importância da tarefa/trabalho/atividade que 13 Em relação à polivalência (possibilidade de desempenhar várias tarefas e trabalhos) no trabalho, como você se 13 O quanto você está satisfeito em relação a polivalência (possibilidade de desempenhar várias tarefas e trabalhos) no seu 14 O quanto você está satisfeito com a sua avaliação de desempenho (ter conhecimento do quanto bom ou ruim está o seu desempenho no trabalho)? 14 O quanto você está satisfeito com a sua avaliação de desempenho (ter conhecimento do quanto bom ou ruim está o seu desempenho no trabalho)?

3 15 Em relação à responsabilidade conferida (responsabilidade de trabalho dada a você), como você se 15 O quanto você está satisfeito com a responsabilidade conferida (responsabilidade de trabalho dada a você)? D* Em relação às oportunidades que você tem no seu trabalho: D Em relação às oportunidades que você tem no seu trabalho: 16 O quanto você está satisfeito com a sua oportunidade de crescimento profissional? 16 O quanto você está satisfeito com a sua oportunidade de crescimento profissional? 17 O quanto você está satisfeito com os treinamentos que 17 O quanto você está satisfeito com os treinamentos que você faz? 18 Em relação às situações e à frequência em que ocorrem as demissões no seu trabalho, - Inaplicável, visto que o sistema de contratação e demissão no serviço público atenderem processo legal demorado, não se vislumbrando demissões compulsórias e frequentes como na iniciativa privada. 19 Em relação ao incentivo que a empresa dá para você estudar, 18 O quanto você está satisfeito com os incentivos e bolsas de estudos oferecidos pela IFES para você estudar? E* Em relação à integração social no seu trabalho: E Em relação à integração social no seu trabalho: 20 Em relação à discriminação (social, racial, religiosa, sexual etc.) no seu trabalho, 19 O quanto você está satisfeito com a existência de discriminação social, racial, religiosa, sexual, etc. no seu

4 21 Em relação ao seu relacionamento com colegas e chefes no seu trabalho, 22 Em relação ao comprometimento da sua equipe e colegas com o trabalho, como você se 23 O quanto você está satisfeito com a valorização de suas ideias e iniciativas no F* Em relação ao constitucionalismo (respeito às leis) do seu 24 O quanto você está satisfeito com a empresa por ela respeitar os direitos do trabalhador? 25 O quanto você está satisfeito com sua liberdade de expressão (oportunidade de dar suas opiniões) no 26 O quanto você está satisfeito com as normas e regras do seu 27 Em relação ao respeito a sua individualidade (características individuais e particulares) no trabalho, G* Em relação ao espaço que o trabalho ocupa na sua vida: 28 O quanto você está satisfeito com a influência do trabalho sobre sua vida/rotina familiar? 29 O quanto você está satisfeito com a influência de seu trabalho sobre sua possibilidade de lazer? 30 O quanto você está satisfeito com seus horários de trabalho e de descanso? H* Em relação à relevância social e importância do seu trabalho: 31 Em relação ao orgulho de realizar o seu trabalho, como você se 32 Você está satisfeito com a imagem que esta empresa tem perante a sociedade? 33 O quanto você está satisfeito com a integração comunitária (contribuição com a sociedade) que a empresa tem? 34 O quanto você está satisfeito com os serviços prestados e a 20 O quanto você está satisfeito em relação ao seu relacionamento com seus colegas e chefias no seu 21 O quanto você está satisfeito com o comprometimento da sua equipe e colegas com o 22 O quanto você está satisfeito com a valorização de suas ideias e iniciativas no F Em relação ao respeito às leis referentes a sua relação de trabalho com a IFES? 23 O quanto você está satisfeito com a IFES por ela respeitar os direitos do servidor? 24 O quanto você está satisfeito com sua liberdade de expressão (oportunidade de dar suas opiniões) no 25 O quanto você está satisfeito com as normas e regras do seu 26 O quanto você está satisfeito com a sua individualidade (características individuais e particulares) no G Em relação ao espaço que o trabalho ocupa na sua vida: 27 O quanto você está satisfeito com a influência do trabalho sobre sua vida/rotina familiar? 28 O quanto você está satisfeito com a influência de seu trabalho sobre sua possibilidade de lazer? 29 O quanto você está satisfeito com seus horários de trabalho e de descanso? H Em relação à relevância social e importância do seu trabalho: 30 O quanto você está satisfeito em relação ao orgulho de realizar o seu 31 O quanto você está satisfeito com a imagem que a IFES tem perante a sociedade? 32 O quanto você está satisfeito com a integração comunitária (contribuição com a sociedade) que a IFES tem? 33 O quanto você está satisfeito com os serviços prestados e a Adaptação de texto

5 qualidade dos produtos que a empresa fabrica? 35 O quanto você está satisfeito com a política de recursos humanos (a forma de a empresa tratar os funcionários) que a empresa tem? qualidade do ensino, pesquisa e extensão da IFES? 34 O quanto você está satisfeito com a política de gestão de pessoas (a forma de a IFES tratar os servidores) que a IFES tem?

TRABALHO EM CONFINAMENTO EM PLATAFORMA PETROLÍFERA E QUALIDADE DE VIDA TRABALHO

TRABALHO EM CONFINAMENTO EM PLATAFORMA PETROLÍFERA E QUALIDADE DE VIDA TRABALHO ISSN 1984-9354 TRABALHO EM CONFINAMENTO EM PLATAFORMA PETROLÍFERA E QUALIDADE DE VIDA TRABALHO Keila da Silva Chaves (Universidade de Taubaté) Adriana Leonidas de Oliveira (Universidade de Taubaté) Resumo

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Este questionário objetiva diagnosticar como você se sente a respeito da sua Qualidade de Vida no Trabalho. Por favor, responda todas as questões.

Leia mais

Aplicação da ferramenta QVT em uma empresa de seguros

Aplicação da ferramenta QVT em uma empresa de seguros Aplicação da ferramenta QVT em uma empresa de seguros Sarah Haline Clemente 1 (UFGD Universidade Federal da Grande Dourados) sarahhalineclem@gmail.com Bruna Regina Boechat Alves Ferreira 2 (UFGD Universidade

Leia mais

TQWL-42 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

TQWL-42 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO TQWL-42 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Este questionário objetiva diagnosticar como você se sente a respeito da sua Qualidade de Vida no Trabalho. Por favor, responda todas

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA. Julia Caroline Fuelber¹ Giovana Bianchini² RESUMO Este trabalho teve como objetivo geral identificar formas para melhorar o bem

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO RAMO MADEIREIRO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO RAMO MADEIREIRO QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO RAMO MADEIREIRO Paula Cristina Reis Ferreira (FASF) paulareisferreira@hotmail.com Rudy de Barros Ahrens (FASF) rudy_barros@hotmail.com

Leia mais

Administração da Força de Vendas. Motivação plano de compensação, reconhecimento e prêmios

Administração da Força de Vendas. Motivação plano de compensação, reconhecimento e prêmios Administração da Força de Vendas Motivação plano de compensação, reconhecimento e prêmios A Política de Administração de Cargos e Salários da Empresa Tem por objetivo reconhecer a capacitação profissional

Leia mais

Relatório 2016 Igualdade salarial entre homens e mulheres na EMEF

Relatório 2016 Igualdade salarial entre homens e mulheres na EMEF Relatório 2016 Igualdade salarial entre homens e mulheres na EMEF O presente relatório tem como objetivo descrever e divulgar as práticas da Empresa quanto à igualdade salarial entre homens e mulheres

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO POLO PRESENCIAL DE SARANDI ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO POLO PRESENCIAL DE SARANDI ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO POLO PRESENCIAL DE SARANDI ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA CBT MARIA ISABEL SANCHES INÁCIO MARINGÁ

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

VENCIMENTO BÁSICO DOS CARGOS DE MÉDICO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

VENCIMENTO BÁSICO DOS CARGOS DE MÉDICO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO VENCIMENTO BÁSICO DOS CARGOS DE MÉDICO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO a) Vencimento básico dos cargos de do Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em

Leia mais

Trabalho apresentado na área temática 5- Estudo de Caso do XII Congresso Mineiro de Empreendedorismo, realizado de 17/10/2016 a 20/10/2016.

Trabalho apresentado na área temática 5- Estudo de Caso do XII Congresso Mineiro de Empreendedorismo, realizado de 17/10/2016 a 20/10/2016. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA AVALIAÇÃO DO MODELO DE WALTON COM ANÁLISE DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS Bruna Suelen MARTINS 1 Renato Borges FERNADES 2 Resumo A qualidade de vida no trabalho reflete diretamente

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL MARIA REIJANE DE MORAIS SANTOS RODRIGUES (UFC) mariareijane@gmail.com

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA Resultado

PESQUISA DE CLIMA Resultado PESQUISA DE CLIMA 2014 Resultado PARTICIPAÇÕES 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 90% Meta 67,21% Potencial Alcançado PESQUISA DE CLIMA Insatisfeito Bloco Satisfeito Geral Justiça Discriminação

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

Análise da Pesquisa de Satisfação dos Clientes ano base 2014

Análise da Pesquisa de Satisfação dos Clientes ano base 2014 Análise da Pesquisa de Satisfação dos Clientes ano base 2014 Pesquisa de Satisfação dos Clientes - 2014 Pontos fortes do escritório apontados pelos clientes Pesquisa de Satisfação dos Clientes - 2014 Pontos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO DIAGNÓSTICO DO TRABALHO (VERSÃO COMPLETA)

INSTRUÇÕES PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO DIAGNÓSTICO DO TRABALHO (VERSÃO COMPLETA) Dimensões Essenciais do Trabalho INSTRUÇÕES PARA O CÁLCULO DOS ESCORES DO DIAGNÓSTICO DO TRABALHO (VERSÃO COMPLETA) Seguindo os procedimentos descritos no artigo principal, o cálculo dos escores de cada

Leia mais

RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2012

RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2012 1 de 59 INICIAR RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO RECURSOS HUMANOS & INSIGHT GESTÃO Resultado Final Anos Média Simples Todas as Perguntas Média Ponderada Usando as 3 Perguntas Finais 2010 58% 69% 72% 2011

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenação de Estágio Supervisionado Disciplina Estágio Supervisionado II

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE ARTES E LETRAS

Leia mais

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Autores: Dálcio Roberto dos Reis Júnior Luiz Alberto Pilatti Este questionário

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista Acordo coletivo Convenções e acordos coletivos prevalecerão sobre a legislação em pontos como jornada de trabalho, intervalo, plano de carreira,

Leia mais

1 Apresentação. 2 Objetivos. 2.1 Fatores internos de influência. 2.2 Fatores externos de influência

1 Apresentação. 2 Objetivos. 2.1 Fatores internos de influência. 2.2 Fatores externos de influência 1 18 1 Apresentação O presente documento corresponde ao produto que trata da Pesquisa de Clima Organizacional com servidores do Ifes, realizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas DRGP, com apoio da Diretoria

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS DA

Leia mais

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017 COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA Agosto de 2017 O que é a Reforma Trabalhista? Mudanças na Contratação Mudanças no dia a dia Mudanças na Rescisão INTRODUÇÃO: O QUE É A REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem. Profa. Dra. Ana Maria Laus

Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem. Profa. Dra. Ana Maria Laus Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem Profa. Dra. Ana Maria Laus analaus@eerp.usp.br ALGUMAS CONSIDERAÇÕES... cuidado de enfermagem prestado nas 24 horas faz-se necessário a elaboração de uma

Leia mais

Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho

Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho www. 1 Descrição e análise de cargos www. 2 Cargos Descrição do cargo é o processo que busca relacionar brevemente o que faz o ocupante do cargo.

Leia mais

1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO GERENCIAMENTO DA VERSÃO DO DOCUMENTO UNIDADES RESPONSÁVEIS PELO DOCUMENTO...

1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO GERENCIAMENTO DA VERSÃO DO DOCUMENTO UNIDADES RESPONSÁVEIS PELO DOCUMENTO... Assunto: Tradução da N 27 Diversidade e Inclusão ÍNDICE 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GERENCIAMENTO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES RESPONSÁVEIS PELO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS...

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PRA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA?

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PRA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA? APRESENTAÇÃO A aprovação do projeto da reforma trabalhista abriu caminho para a renovação nas relações de trabalho, individuais e coletivas. Com o avanço tecnológico e o surgimento de novos tipos de contratação,

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CCR: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS RURAIS

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE FREDERICO WESTPHALEN

Leia mais

1. Missão e o PDI. Participei de sua elaboração

1. Missão e o PDI. Participei de sua elaboração UFV/COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) III CICLO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - 2009-2010 AGOSTO-2011 QUESTIONÁRIO AUTO-AVALIAÇÃO TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS A CPA agradece sua participação no processo

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO BASEADO NO MODELO DE HACKMAN E OLDHAM (1974)

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO BASEADO NO MODELO DE HACKMAN E OLDHAM (1974) QUESTIONÁRIO DE VLIÇÃO D QULIDDE DE VID NO TRLHO SEDO NO MODELO DE HCKMN E OLDHM (1974) SEÇÃO 1 Nesta seção do questionário você deve descrever o seu trabalho da forma mais objetiva possível. Por favor,

Leia mais

Duin Assessoria Contábil

Duin Assessoria Contábil PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS Duin Assessoria Contábil Rio de Janeiro/RJ Assessoria de Marketing Izadora de Godoy Santa Cruz do Rio Pardo/SP Dezembro/2012 ÍNDICES DA PESQUISA 1- Consideram a empresa

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Efeito e duração do trabalho nos contratos de emprego. Duração do trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Efeito e duração do trabalho nos contratos de emprego. Duração do trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Efeito e duração do trabalho nos contratos de emprego Duração do trabalho. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Duração do trabalho: regra geral do artigo 7, XIII da CRFB/88 e artigo 58

Leia mais

Pauta de Reivindicações dos Trabalhadores da CELEPAR 2008/2009

Pauta de Reivindicações dos Trabalhadores da CELEPAR 2008/2009 Pauta de Reivindicações dos Trabalhadores da CELEPAR 2008/2009 CLÁUSULAS ECONÔMICAS 01 DATA BASE Fica assegurada a data base dos Empregados da Empresa CELEPAR Informática do Paraná, em 01 de maio de 2008.

Leia mais

DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO SOCIAL CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO SOCIAL CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PERGUNTA 1 - A companhia possui uma ou mais políticas corporativas em relação à erradicação do trabalho

Leia mais

Faculdade SENAI de Tecnologia de Santos

Faculdade SENAI de Tecnologia de Santos QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO INFORMAÇÕES PRESTADAS PELA EMPRESA Este questionário tem o objetivo de registrar a situação do estagiário com referência à sua atuação dentro das empresas. Responda

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA NO SETOR SUPERMERCADISTA DO INTERIOR MINEIRO

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA NO SETOR SUPERMERCADISTA DO INTERIOR MINEIRO João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA NO SETOR SUPERMERCADISTA DO INTERIOR MINEIRO Luan Zuchi Ribeiro (UNIARARAS

Leia mais

A QUALIDADE DE VIDA EM UMA EMPRESA X EM CASCAVEL: uma análise a partir do modelo de Walton

A QUALIDADE DE VIDA EM UMA EMPRESA X EM CASCAVEL: uma análise a partir do modelo de Walton A QUALIDADE DE VIDA EM UMA EMPRESA X EM CASCAVEL: uma análise a partir do modelo de Walton Área Temática: Áreas das Ciências Sociais Aplicadas Modalidade: Resumo Expandido Ana Carolina Fernandes Alves

Leia mais

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31)

Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) Avenida dos Andradas, 3323, 12 andar -Santa Efigênia -Belo Horizonte (31) 3271-5531 - www.contabilidadedias.com.br alterações na legislação trabalhista e os impactos nas relações de trabalho - Alterações

Leia mais

Novo Plano de Carreira. Agente Comunitário de Saúde ACS e Agente de Combate a Endemias - ACE

Novo Plano de Carreira. Agente Comunitário de Saúde ACS e Agente de Combate a Endemias - ACE Novo Plano de Carreira Agente Comunitário de Saúde ACS e Agente de Combate a Endemias - ACE Ingresso Carreira única: Agente de Vigilância à Saúde Funções específicas: ACS ACE - processo seletivo distinto

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 COOPERATIVA GERAL Quantidade de colaboradores: 1146 Quantidade de Respondentes: 835 Percentual de participação: 73% Dr. João Damasceno Porto Diretor Administrativo

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOB O MODELO DE WALTON RESUMO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOB O MODELO DE WALTON RESUMO 20 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOB O MODELO DE WALTON RESUMO Tayne Gonçalves Silva 1 Claudia Lehnemann Tannhauser 2 Uiliam Hahn Biegelmeyer 3 Danielle Nunes Pozzo 4 Rosecler Maschio

Leia mais

Remuneração e Recompensa

Remuneração e Recompensa Remuneração e Recompensa Disciplina: Gestão por Competências Prof. Joel Dutra Alunas: Cristina Leme Elizângela de Jesus Oliveira Fernanda Ferrari Agenda Contexto / Conceitos Apresentação Empresa Objeto

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS...11 APRESENTAÇÃO...13 HISTÓRICO...15 EMPREGADO DOMÉSTICO...29 EMPREGADOR...51

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS...11 APRESENTAÇÃO...13 HISTÓRICO...15 EMPREGADO DOMÉSTICO...29 EMPREGADOR...51 5 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS...11 APRESENTAÇÃO...13 CAPÍTULO 1 HISTÓRICO...15 1.1. Contextualização Global... 15 1.2. Evolução Legislativa sobre a matéria no Brasil... 16 1.3. Direito Internacional... 20 1.4.

Leia mais

regulamento gestão de pessoas

regulamento gestão de pessoas regulamento gestão de pessoas Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) REGULAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS Art. 1º O Quadro de Pessoal do CEBRASPE é composto

Leia mais

Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Condições de Oferta

Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Condições de Oferta Questionário de Percepção discente Sobre a Disciplina, o Desempenho Docente e as Oferta Escala: 1 2 3 4 5 Insatisfatório Excelente NA: Não Aplicável 1. Disciplina 1 2 3 4 5 NA 1.1 Clareza na descrição

Leia mais

Ergonomia, Gestão de Pessoas e Ambiental

Ergonomia, Gestão de Pessoas e Ambiental CONCURSO PETROBRAS ENGENHEIRO(A) DE PRODUÇÃO JÚNIOR ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - ÁREA: PRODUÇÃO Ergonomia, Gestão de Pessoas e Ambiental Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO Produzido

Leia mais

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional

Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional Como você avalia a gestão ambiental da Instituição? Questões Gerais Planejamento e Avaliação Institucional 4 3,36% 8,53% Boa 28 23,53% 36,91% Como você avalia a divulgação dos resultados da Pesquisa de

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E CONTRATO DE TRABALHO

GESTÃO DE PESSOAS E CONTRATO DE TRABALHO GESTÃO DE PESSOAS E CONTRATO DE TRABALHO Gestão de Pessoas é uma área ou departamento da organização que se ocupa com um conjunto de atividades relacionadas às pessoas (funcionários, familiares, comunidade,

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA EM CACHOEIRA

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO CALL CENTER

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO CALL CENTER QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO CALL CENTER 1. INTRODUÇÃO KARIN NUNES CORAIOLA (1) THAYS PEREIRA SILVEIRA (2) RODRIGO EDUARDO CATAI (3) UTFPR Campus Curitiba, PR, Brasil (1,2,3) (1,2)

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A SATISFAÇÃO DOS SERVIDORES EM SAÚDE PÚBLICA

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A SATISFAÇÃO DOS SERVIDORES EM SAÚDE PÚBLICA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A SATISFAÇÃO DOS SERVIDORES EM SAÚDE PÚBLICA Sidriane Rodrigues Marques 1 Resumo Frente ao cenário atual de constantes mudanças estruturais, em que o trabalho passou a ocupar

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenação de Estágio Supervisionado Disciplina Estágio Supervisionado II

Leia mais

Recibo de Pagamento. Del Pozo Transportes Rodoviarios Ltda Rua Otavio Palhano, Cx P CNPJ: / Competência: 05/2017

Recibo de Pagamento. Del Pozo Transportes Rodoviarios Ltda Rua Otavio Palhano, Cx P CNPJ: / Competência: 05/2017 Competência: 05/2017 00000000000000000000000000000000000000097073 FÉRIAS NORMAIS 30 1.952,00 0,00 1/3 S/ REMUNERAÇÃO DE FÉRIAS 0.33 781,66 0,00 MEDIAS S/ VARIAVEIS - FÉRIAS 30 392,98 0,00 INSS 11 0,00

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A SATISFAÇÃO DOS SERVIDORES EM SAÚDE PÚBLICA

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A SATISFAÇÃO DOS SERVIDORES EM SAÚDE PÚBLICA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A SATISFAÇÃO DOS SERVIDORES EM SAÚDE PÚBLICA Sidriane Rodrigues Marques 1 Resumo Frente ao cenário atual de constantes mudanças estruturais, em que o trabalho passou a ocupar

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Direitos Fundamentais Direito ao Trabalho Prof. Caio Silva de Sousa - Podemos observar que o direito ao trabalho está previsto no artigo 6º da Carta Magna: - Artigo 6º.

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

Gestão de Pessoas por competências: ideias norteadoras, limites e possibilidades

Gestão de Pessoas por competências: ideias norteadoras, limites e possibilidades Gestão de Pessoas por competências: ideias norteadoras, limites e possibilidades Profº. Dr. Narbal Silva Professor do Departamento de Psicologia/PPGP/CFH/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRODEGESP

Leia mais

Com relação a serviços públicos, julgue os itens que se seguem.

Com relação a serviços públicos, julgue os itens que se seguem. Questão: 272589 Com relação a serviços públicos, julgue os itens que se seguem. Os serviços públicos classificados como próprios do Estado, geralmente oferecidos gratuitamente ou por baixo custo, podem

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2017 FUNCIONÁRIOS

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2017 FUNCIONÁRIOS AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2017 FUNCIONÁRIOS Funcionários que receberam o questionário 291 Respondentes 125 (42,9%) A missão da Instituição está sendo aplicada adequadamente. 12 49

Leia mais

OFICINA DE MEMÓRIA: UMA ESTRATÉGIA DE QUALIDADE DE VIDA

OFICINA DE MEMÓRIA: UMA ESTRATÉGIA DE QUALIDADE DE VIDA OFICINA DE MEMÓRIA: UMA ESTRATÉGIA DE QUALIDADE DE VIDA Seção Judiciária do Estado de São Paulo OFICINA DE MEMÓRIA REALIZADA COM OS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES DA CEUNI Uma Estratégia de Qualidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2015 FUNCIONÁRIOS

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2015 FUNCIONÁRIOS AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CEUN-IMT 2015 FUNCIONÁRIOS Funcionários que receberam o questionário 262 Respondentes 91 (34,7%) O ambiente de trabalho na Mauá é agradável. 32 47 19 1 1 Os Programas

Leia mais

Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem. Profa. Dra. Ana Maria Laus

Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem. Profa. Dra. Ana Maria Laus Escalas de Distribuição de Pessoal de Enfermagem Profa. Dra. Ana Maria Laus analaus@eerp.usp.br ALGUMAS CONSIDERAÇÕES... cuidado de enfermagem prestado nas 24 horas elaboração de uma escala de trabalho

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 145, DE 30 DE JUNHO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº 145, DE 30 DE JUNHO DE 2016 RESOLUÇÃO Nº 145, DE 30 DE JUNHO DE 2016 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 73ª Reunião Ordinária, realizada em 30 de junho de 2016, de acordo com a proposta constante no

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO A Petrol Industrial S/A está entre aquelas empresas que estão preocupadas com as questões trabalhistas, procurando adotar os Princípios de Direito

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: JORNADA DE TRABALHO

DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: JORNADA DE TRABALHO DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II PROFESSOR: EMERSON SPIGOSSO AULA: JORNADA DE TRABALHO INTRODUÇÃO: Jornada é termo utilizado para expressar a duração diária do trabalho, ou seja, o montante de horas

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

Pesquisa de Gestão Interna

Pesquisa de Gestão Interna Página 1 de 10 Pesquisa de Gestão Interna Seja bem-vindo! Essa pesquisa objetiva avaliar as percepções das pessoas que trabalham no Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União,

Leia mais

DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO

DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO Índice 1. Jornada de trabalho...3 2. Formas de Prorrogação da Jornada de Trabalho...4 3. Horas Extras no Caso de Força Maior...5 4. Trabalho Noturno...6

Leia mais

Resultados TAEs Coleta de dados e publicação: Diretor: Coordenador administrativo: Setor responsável: Organizador:

Resultados TAEs Coleta de dados e publicação: Diretor: Coordenador administrativo: Setor responsável: Organizador: de Resultados TAEs Coleta de dados e publicação: 16 Diretor: Peterson Marco O. Andrade Coordenador administrativo: Ricardo C. Grünewald Setor responsável: Planejamento Organizador: Hugo Leonardo de Moura

Leia mais

Painel 12 Reforma Trabalhista. Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas.

Painel 12 Reforma Trabalhista. Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas. Painel 12 Reforma Trabalhista Principais alterações propostas, e seus impactos nas rotinas das empresas. Professora. Advogada. Consultora Jurídica. Especialista em Direito do Trabalho, Mestranda em Direito

Leia mais

SUSTENTABILIDADE DOS COACHING EXECUTIVO

SUSTENTABILIDADE DOS COACHING EXECUTIVO SUSTENTABILIDADE DOS RESULTADOS NOS PROCESSOS DE COACHING EXECUTIVO Introdução O levantamento foi realizado entre os dias 18/09/2015 e 02/11/2015. Responderam ao questionário 21 profissionais de Recursos

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 NATAL/RN MARÇO/2012

Leia mais

Habilitações Literárias

Habilitações Literárias Aplicado em outubro de 24 Total de funcionários não docentes que responderam ao inquérito:. Taxa de resposta Todos os funcionários não docentes convidados a participar no inquérito responderam ao mesmo,

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA REFORMA TRABALHISTA

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA REFORMA TRABALHISTA PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA REFORMA TRABALHISTA Abril/2017 SUMÁRIO Quase todas as indústrias paulistas que participaram da pesquisa (92,6%) afirmaram que têm um conhecimento pelo menos parcial

Leia mais

Total Worker Health (Saúde Total do Trabalhador)

Total Worker Health (Saúde Total do Trabalhador) Total Worker Health (Saúde Total do Trabalhador) Autora Patrícia Lins de Paula O conceito de saúde no local de trabalho tem tomado cada vez mais importância nos fóruns internacionais. Existe uma tendência

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO

PROCESSO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR REFORMA TRABALHISTA PROCESSO DO TRABALHO WWW.RODRIGOJULIAO.COM.BR FÉRIAS As férias de 30 dias podem ser fracionadas em até dois períodos, sendo que um deles

Leia mais

Confira a autenticidade no endereço

Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2016/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MS000100/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 15/04/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR016190/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46312.000786/2016-18 DATA DO

Leia mais

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 1 DEPARTAMENTO PESSOAL Algum tempo atrás, somente empresas de grande porte sabiam a importância de manter um departamento pessoal. Mas alguns anos

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PARA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA?

REFORMA TRABALHISTA A FECOMÉRCIO EXPLICA PARA VOCÊ. COMO FICA COM A REFORMA? APRESENTAÇÃO A reforma trabalhista tem provocado muita polêmica no País. Muitas pessoas ainda não conhecem o seu verdadeiro conteúdo e como a reforma vai afetar a vida de trabalhadores e empregadores.

Leia mais

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE SENSAÇÃO TÉRMICA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE SENSAÇÃO TÉRMICA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO RENATA MARIA CORREIA DEGRAF ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE SENSAÇÃO TÉRMICA E

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização:

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização: As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral Temas : 1 Horas Extras; 2 Intervalos Interjornadas; 3 Intervalos de Refeição e ou Repouso; 4 Substituição e Acúmulo de

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI N o 3.734, DE 2008 Altera a Lei nº 3.999, de 15 de dezembro de 1961, que altera o salário-mínimo dos médicos e cirurgiões-dentistas.

Leia mais

Instrumento de Pesquisa da Autoavaliação Institucional 2018

Instrumento de Pesquisa da Autoavaliação Institucional 2018 Instrumento de Pesquisa da Autoavaliação Institucional 2018 Pesquisa de opinião Público-alvo: Discentes Curso Presenciais Leia as instruções gerais: Prezado Estudante As suas respostas neste questionário

Leia mais

Pesquisa de Opinião. Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras

Pesquisa de Opinião. Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras SENADO FEDERAL Secretaria de Transparência Coordenação de Controle Social Serviço de Pesquisa DataSenado Apoio: Ouvidoria Pesquisa de Opinião Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras Outubro de 2015

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego. Trabalho Extraordinário. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego. Trabalho Extraordinário. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego Trabalho Extraordinário Prof. Guilherme de Luca HORAS EXTRAORDINÁRIAS Art. 7º XVI CF. remuneração do serviço extraordinário superior,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B fernandob.adv@gmail.com (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2013

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2013 ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: RS001260/2012 DATA DE REGISTRO NO MTE: 17/07/2012 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR034965/2012 NÚMERO DO PROCESSO: 46218.008742/2012-81 DATA DO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU 0 ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 O QUE É A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUAL O OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUEM

Leia mais