QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA."

Transcrição

1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA TECNOLOGIA LTDA. Julia Caroline Fuelber¹ Giovana Bianchini² RESUMO Este trabalho teve como objetivo geral identificar formas para melhorar o bem estar dos colaboradores da empresa Alfa Tecnologia. Os objetivos específicos foram: identificar ações de Qualidade de Vida no Trabalho, identificar o grau de satisfação dos colaboradores em relação ao bem-estar no trabalho e analizar os resultados dos setores administrativo e de produção separadamente. A metodologia utilizada caracteriza-se por um estudo de caso de abordagem qualiquantitativa dos dados. Concluiu-se que de maneira geral a empresa proporciona uma boa qualidade de vida no trabalho, pois em todos os itens questionados não ocorreu nenhuma resposta negativa e também que existe uma diferença nos resultados obtidos entre os setores administrativos e de produção. Palavras-chaves: Recursos Humanos, Qualidade de vida no trabalho, Modelos de Qualidade de Vida no Trabalho ABSTRACT This study aimed to identify ways to improve the welfare of employees of the company Alfa Tecnologia. The specific objectives were to identify actions Quality of Work Life, identify the degree of satisfaction of employees in relayion to wellbeing at work and análise theresults os the administrative sectors ande production separately. The methodology is characterized by a case study approach to qualitative and quantitative data. It was concluded that in general the company provides a good quality of life at work, because all items questioned there hás been no negative response and also tht is a diference in results between the administrative sectors and production.. Keywords: Human Resource, Quality of work life, Quality of work life models.

2 1 INTRODUÇÃO Hoje, cada vez mais as empresas se preocupam com o aperfeiçoamento dos recursos humanos, que são efetivamente os principais responsáveis por todo o processo de fabricação do produto até a venda do mesmo. Sendo assim, tem se avaliado a qualidade de vida dos trabalhadores, pois, não existe um produto de qualidade, produzido por funcionários desmotivados e insatisfeitos com o trabalho. A Alfa Tecnologia foi fundada em 1974 e está instalada no interior do estado do Rio Grande do Sul, possui uma estrutura industrial de mais de m², sendo de área construída, e mais de 350 funcionários. Está há mais de 35 anos no mercado, possui filiais nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Goiás e escritórios em mais de 15 cidades no Brasil. Este trabalho teve como objetivo geral identificar formas para melhorar o bem estar dos colaboradores da empresa Alfa Tecnologia nos setores administrativos e de produção Os objetivos específicos dessa pesquisa são: identificar ações de Qualidade de Vida no Trabalho já realizadas na empresa, verificar o grau de satisfação dos colaboradores em relação ao bem-estar no trabalho e nalisar os resultados dos setores administrativos e da produção separadamente; 2 REVISÃO DA LITERATURA Conforme Fernandes (1996), o tema Qualidade de Vida no Trabalho vem sendo abordado cada vez mais nas empresas que buscam ser altamente competitivas no mercado globalizado. As empresas estão percebendo que, para alcançar o sucesso, é necessário que os seus funcionários estejam satisfeitos com a qualidade de vida no trabalho. E isso não se refere apenas à remuneração, mas principalmente as condições de trabalho e o bem estar através das necessidades psicosociais. Com o propósito de garantir mair eficácia e produtividade e ao mesmo tempo o atendimento das necessidades básicas dos trabalhadores, pesquisadores se dedicaram em identificar fatores que contribuem na melhoria da qualidade de vida

3 dos trabalhadores. Fernandes (1996) expõe na sua obra Qualidade de Vida no Trabalho, modelos o modelo de Walton ( 1973) o qual foi utilizado na presente pesquisa. Quadro 01 - Modelo de Walton (1973) CRITÉRIOS 1. COMPENSAÇÃO JUSTA E ADEQUADA 2. CONDIÇÕES DE TRABALHO 3. USO E DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADE 4. OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E SEGURANÇA 5. INTEGRAÇÃO SOCIAL NA ORGANIZAÇÃO 6. CONSTITUCIONALISMO 7. O TRABALHO E O ESPAÇO TOTAL DE VIDA 8. RELEVÂNCIA SOCIAL DO TRABALHO NA VIDA Fonte: Fernandes (1996) INDICADORES DE QVT Equidade interna e externa Justiça na compensação Partilha dos ganhos de produtividade Proporcionalidade entre salários Jornada de trabalho razoável Ambiente físico seguro e saudável Ausência de insalubridade Autonomia Autocontrole relativo Qualidades múltiplas Informações sobre o processo total do trabalho Possibilidade de carreira Crescimento pessoal Perspectiva de avanço salarial Segurança de emprego Ausência de preconceitos Igualdade Mobilidade Relacionamento Senso comunitário Direitos de proteção do trabalhador Privacidade pessoal Liberdade de expressão Tratamento imparcial Direitos trabalhistas Papel balanceado no trabalho Estabilidade de harários Poucas mudanças geográficas Tempo para lazer da família Imagem da empresa Responsabilidade social da empresa Responsabilidade pelos produtos Práticas de emprego O modelo de Walton ( apud Fernandes, 1996) expõe o conceito de qualidade de vida no trabalho em oito critérios: compensação justa e adequada; condições de trabalho; uso e desenvolvimento de capacidade; oportunidade de crescimento e segurança; integração social na organização; constitucionalismo; o trabalho e o espaço total de vida e relevância social do trabalho na vida. 3 METODOLOGIA

4 Para a realização do presente estudo utilizou-se uma metodologia primeiramente baseada na pesquisa bibliográfica, qualiquantitativa, a técnica de pesquisa utilizada baseou-se no Estudo de Caso. O instrumento de coleta de dados utilizado para a pesquisa foi um questionário, entregue pessoalmente aos entrevistados, contendo dezesseis questões. Cada questão é composta por uma frase afirmativa onde o entrevistado pode optar entre as seguintes alternativas de resposta discordo totalmente, discordo parcialmente, neutro, concordo parcialmente e concordo totalmente. A pesquisa foi aplicada em nível operacional e estratégico, dos setores administrativos e de produção. 4.ANÁLISE DOS RESULTADOS O lançamento dos resuldados obtidos pelo questionário, realizado através do programa SPHINX, proporcionou a análise dos dados através dos gráficos abaixo apresentados: Gráfico 01- Satisfação quanto à limpeza do posto de trabalho e banheiro do setor administrativo Gráfico 02- Satisfação quanto à limpeza do posto de trabalho e banheiro do setor de produção

5 Gráfico 03- Satisfação quanto à segurança no trabalho do setor administrativo Gráfico 04- Satisfação quanto à segurança no trabalho do setor de produção. Gráfico 05- Satisfação quanto ao relacionamento entre colegas do setor administrativo Gráfico 6- Satisfação quanto ao relacionamento entre colegas do setor de produção.

6 Gráfico 7- Satisfação quanto ao relacionamento com a chefia do setor administrativo. Gráfico 8- Satisfação quanto ao relacionamento com a chefia do setor de produção. Gráfico 9- Satisfação quanto ao orgulho da empresa do setor administrativo. Gráfico 10- Satisfação quanto ao orgulho da empresa do setor de produção.

7 Gráfico 11- Satisfação quanto ao almoço fornecido pela empresa do setor administrativo Gráfico 12- Satisfação quanto ao almoço fornecido pela empresa do setor de produção Gráfico 13- Satisfação quanto ao atendimento dos direitos trabalhistas do setor administrativo Gráfico 14- Satisfação quanto ao atendimento dos direitos trabalhistas do setor de produção.

8 Gráfico 15- Satisfação quanto ao feedback recebido pela chefia do setor administrativo. Gráfico 16- Satisfação quanto ao feedback recebido pela chefia do setor de produção. Gráfico 17- Satisfação quanto à aportunidade de crescimento profissional do setor administrativo. Gráfico 18- Satisfação quanto à aportunidade de crescimento profissional do setor de produção

9 Gráfico 19- Satisfação quanto á liberdade de expressão do setor administrativo. Gráfico 20- Satisfação quanto á liberdade de expressão do setor da produção. Gráfico 21- Satisfação quanto ao tempo para o lazer do setor administrativo Gráfico 22- Satisfação quanto ao tempo para o lazer do setor da produção.

10 Gráfico 23- Satisfação quanto ao estress do setor administrativo. Gráfico 24- Satisfação quanto ao estress do setor da produção. Gráfico 25- Satisfação quanto ao treinamento e desenvolvimento profissional do setor administrativo. Gráfico 26- Satisfação quanto ao treinamento e desenvolvimento profissional do setor da produção.

11 Gráfico 27- Satisfação quanto á quantidade de tarefas realizadas do setor administrativo. Gráfico 28- Satisfação quanto á quantidade de tarefas realizadas do setor da produção. Gráfico 29- Satisfação quanto às condições ergonômicas do setor administrativo Gráfico 30- Satisfação quanto às condições ergonômicas do setor da produção.

12 Gráfico 31- Satisfação quanto disponibilidade de matérias e equipamentos do setor administrativo Gráfico 32- Satisfação quanto ao orgulho da empresa do setor administrativo.. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O objetivo geral do presente trabalho está concentrado em identificar formas para melhorar o bem estar dos colaboradores da empresa Alfa Tecnologia nos setores administrativos e de produção. No setor Administrativo com relação à limpeza do posto de trabalho e do banheiro, observou-se que 48,6%, 35 respondentes concordam parcialmente sobre estar boa a higiene no local e 43,5%, 50 entrevistados do setor da Produção responderam o mesmo. No setor Administrativo com relação à segurança no trabalho, observou-se que 58,3%, 42 respondentes concordam totalmente que há segurança no local de trabalho e 48,7%, 56 respondentes do setor da Produção concordam parcialmente com essa afirmação.

13 No setor Administrativo com relação ao relacionamento entre colegas de trabalho, observou-se que 62,5%, 45 respondentes concordam totalmente com o bom relacionamento entre colegas e 56,5%, 65 respondentes do setor da Produção responderam o mesmo. No setor Administrativo com relação ao relacionamento com a chefia, observou-se que 79,2%, 57 respondentes concordam totalmente que há um bom relacionamento e 61,7%, 71 respondentes do setor da Produção possuem a mesma opinião. No setor Administrativo com relação ao orgulho da empresa, observou-se que 47,2%, 34 respondentes concordam totalmente em ter orgulho de trabalhar na empresa e 40,9%, 47 respondentes do setor da Produção concordam parcialmente com essa afirmação. No setor Administrativo com relação ao almoço fornecido pela empresa, observou-se que 40,3%, 29 respondentes concordam totalmente que o almoço oferecido é bom e 72,2%, 83 respondentes do setor da Produção afirmam o mesmo. No setor Administrativo com relação ao atendimento dos direitos trabalhistas, observou-se que 79,2%, 57 respondentes concordam totalmente que tem seus direitos atendidos e 79,1%, 91 respondentes do setor da Produção também o concordam. No setor Administrativo com relação ao feedback recebido pela chefia, observou-se que 41,7%, 30 respondentes concordam totalmente que recebem feedback da chefia e 35,7%, 41 respondentes do setor da Produção concordam parcialmente com essa afirmação. No setor Administrativo com relação à oportunidade de crescimento profissional, observou-se que 40,3%, 29 respondentes concordam totalmente que há oportunidade de crescimento na empresa e 33,0%, 38 respondentes do setor da Produção concordam parcialmente com a afirmação. No setor Administrativo com relação à liberdade de expressão, observou-se que 47,2%, 34 respondentes concordam parcialmente que são livres em expressar suas opiniões e 40,0%, 46 entrevistados do setor da Produção compartilha na mesma ideia. No setor Administrativo com relação ao tempo para o lazer fora da empresa, observou-se que 44,4%, 32 respondentes concordam totalmente que possuem

14 tempo para o lazer e 59,1%, 68 respondentes do setor da Produção afirmam o mesmo. No setor Administrativo com relação ao estresse durante o horário de trabalho, observou-se que 36,1%, 26 respondentes concordam parcialmente em não se sentirem estressados durante o horário de trabalho e 45,2%, 52 respondentes do setor da Produção também o responderam. No setor Administrativo com relação a treinamentos e desenvolvimento, observou-se que 47,2%, 34 respondentes concordam parcialmente que recebem treinamentos e desenvolvimento profissional pela empresa e 33,9%, 39 respondentes do setor da Produção possuem a mesma opinião. No setor Administrativo com relação à quantidade de tarefas realizadas, observou-se que 40,3%, 29 respondentes concordam parcialmente que conseguem realizar todas suas tarefas realizadas sem exeder a carga horária de trabalho e 57,4%, 66 respondentes do setor da Produção afirmam o mesmo. No setor Administrativo com relação às condições ergonômicas, observou-se que 44,4%, 32 respondentes concordam totalmente que o setor oferece boas condições ergonômicas e 45,2%, 52 respondentes do setor da Produção concordam parcialmente com essa afirmação. No setor Administrativo com relação à disponibilidade de materiais e equipamentos, observou-se que 73,6%, 53 respondentes concordam totalmente que a empresa disponibilisa todo o material e equipamentos necessários para a execução das atividades e 42,6%, 49 respondentes do setor da Produção concordam parcialmente com a afirmação Através dos resultados obtidos na pesquida, verificou-se que de maneira geral a empresa Alfa Tecnologia oferece boa qualidade de vida no trabalho aos colaboradores, pois em todos os itens questionados não ocorreu nenhuma resposta negativa com discordo totalmente, discordo parcialmente e neutro como sendo a opção mais apontada. A presente pesquisa permitiu verificar que existe uma diferença nos resultados obtidos entre os setores administrativos e da produção. No setor administrativo, a responta mais apontada foi concordo totalmente em relação a segurança do trabalho, ao bom relacionamento entre colegas, bom relacionamento com a chefia, orgulho da empresa, almoço ocerecido, atendimento dos direitos

15 trabalhistas, feedback recebido, oportunidade de crescimento, tempo para o lazer, condições ergonômicas e disponibilidade de materiais e equipamentos para a execusão das tarefas. Já nos setores da produção ocorreu o inverso, a resposta mais apontada foi concordo parcialmente com relação à limpeza do posto de trabalho e do banheiro, segurança no trabalho, orgulho da empresa, feedback recebido pela chefia, oportunidade de crescimento, liberdade de expressão, estresse durante o horário de trabalho, treinamento e desenvolvimento profissional, quantidade e tarefas realizadas, condições ergonômicas e disponibilidade de materiais e equipamentos de trabalho Embora os resultados obtidos tenham sido positivos, a análise permite sugerir que a empresa poderá investir mais nos itens que foram apontados como concordo parcialmente. Nos setores administrativos deverão ser melhorados os itens da limpeza do posto de trabalho e banheiro, liberdade de expressão, estresse durante o horário de trabalho, treinamento e desenvolvimento oferecido pela empresa e quantidade de tarefas realizadas. Nos setores da produção, sugere-se melhorar os itens referente à limpeza do posto de trabalho e do banheiro, segurança no trabalho, orgulho da empresa, feedback recebido pela chefia, oportunidade de crescimento, liberdade de expressão, estresse durante o horário de trabalho, treinamento e desenvolvimento profissional, quantidade e tarefas realizadas, condições ergonômicas e disponibilidade de materiais e equipamentos de trabalho. 6 REFERENCIAL FERNANDES, Eda. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhor. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

OFICINA DE MEMÓRIA: UMA ESTRATÉGIA DE QUALIDADE DE VIDA

OFICINA DE MEMÓRIA: UMA ESTRATÉGIA DE QUALIDADE DE VIDA OFICINA DE MEMÓRIA: UMA ESTRATÉGIA DE QUALIDADE DE VIDA Seção Judiciária do Estado de São Paulo OFICINA DE MEMÓRIA REALIZADA COM OS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES DA CEUNI Uma Estratégia de Qualidade

Leia mais

SATISFAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO NÍVEL OPERACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA GRANDE EMPRESA DO SETOR DE AUTOPEÇAS

SATISFAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO NÍVEL OPERACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA GRANDE EMPRESA DO SETOR DE AUTOPEÇAS SATISFAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO NÍVEL OPERACIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA GRANDE EMPRESA DO SETOR DE AUTOPEÇAS Waldir Rechziegel UNIPAR/Campus de Guaíra-PR. Departamento de Administração.

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP)

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) Andrea

Leia mais

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências.

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Pessoal! Resolvi elaborar esta ficha para que vocês tenham informações ainda mais detalhadas sobre QVT, que vem sendo um assunto cobrado mais especificamente

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO- QVT EM UMA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA NA CIDADE DE MOSSORÓ/ RN

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO- QVT EM UMA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA NA CIDADE DE MOSSORÓ/ RN João Pessoa/PB, Brasil, de 03 a 06 de outubro de 2016 ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO- QVT EM UMA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA NA CIDADE DE MOSSORÓ/ RN Armistrong Martins da Silva (UFPB

Leia mais

ENDOMARKETING: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA HOTELARIA RESUMO

ENDOMARKETING: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA HOTELARIA RESUMO 1 ENDOMARKETING: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA HOTELARIA Tatiane Fetter RESUMO O presente artigo tem como principal objetivo medir a satisfação quanto à qualidade de vida

Leia mais

Questionário Adaptado de Qualidade de Vida no Trabalho para Servidores de IFES brasileiras (QAQVT-IFES) - adaptações e justificativas.

Questionário Adaptado de Qualidade de Vida no Trabalho para Servidores de IFES brasileiras (QAQVT-IFES) - adaptações e justificativas. Questionário Adaptado de Qualidade de Vida no Trabalho para Servidores de IFES brasileiras (QAQVT-IFES) - adaptações e justificativas. Gerson Luiz Santos Rocha A* Em relação ao salário (compensação) justo

Leia mais

Administração. Qualidade de Vida no Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Qualidade de Vida no Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Qualidade de Vida no Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) visa aproveitar

Leia mais

2 Aluno do curso de Engenharia de Produção - IFMG campus Bambuí

2 Aluno do curso de Engenharia de Produção - IFMG campus Bambuí Análise da segurança e saúde do trabalho nas agroindústrias do IFMG Campus Bambuí Isak F. DIAS 1 ; Lucas P. S. Paiva 2 ; Rosemary P. C. BARBOSA 3 ¹ Aluno do curso de Engenharia de Produção - IFMG campus

Leia mais

TRABALHO EM CONFINAMENTO EM PLATAFORMA PETROLÍFERA E QUALIDADE DE VIDA TRABALHO

TRABALHO EM CONFINAMENTO EM PLATAFORMA PETROLÍFERA E QUALIDADE DE VIDA TRABALHO ISSN 1984-9354 TRABALHO EM CONFINAMENTO EM PLATAFORMA PETROLÍFERA E QUALIDADE DE VIDA TRABALHO Keila da Silva Chaves (Universidade de Taubaté) Adriana Leonidas de Oliveira (Universidade de Taubaté) Resumo

Leia mais

Ergonomia, Gestão de Pessoas e Ambiental

Ergonomia, Gestão de Pessoas e Ambiental CONCURSO PETROBRAS ENGENHEIRO(A) DE PRODUÇÃO JÚNIOR ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - ÁREA: PRODUÇÃO Ergonomia, Gestão de Pessoas e Ambiental Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO Produzido

Leia mais

O impacto do trabalho em equipes na qualidade de vida dos colaboradores

O impacto do trabalho em equipes na qualidade de vida dos colaboradores O impacto do trabalho em equipes na qualidade de vida dos colaboradores Dálcio Roberto dos Reis Júnior (UTFPR-PG) dalcio.junior@gmail.com Luiz Alberto Pilatti (UTFPR-PG) lapilatti@pg.cefetpr.br Resumo:

Leia mais

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Um ambiente desfavorável no trabalho é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis Ban Ki-Moon marcoavezzani@gmail.com

Leia mais

SOBRE A POSSIBILIDADE DE ARTICULAR QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COM FERRAMENTAS E MARTELOS: ESTUDO DE CASO EM UMA OFICINA MECÂNICA

SOBRE A POSSIBILIDADE DE ARTICULAR QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COM FERRAMENTAS E MARTELOS: ESTUDO DE CASO EM UMA OFICINA MECÂNICA SOBRE A POSSIBILIDADE DE ARTICULAR QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COM FERRAMENTAS E MARTELOS: ESTUDO DE CASO EM UMA OFICINA MECÂNICA Monica da Silva Leal 1 Simone Regina Dias 2 RESUMO O artigo apresenta

Leia mais

ANA LUISA VIEIRA LOPES

ANA LUISA VIEIRA LOPES UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO SERVIÇO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO ANA LUISA VIEIRA LOPES QUALIDADE

Leia mais

Duin Assessoria Contábil

Duin Assessoria Contábil PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS Duin Assessoria Contábil Rio de Janeiro/RJ Assessoria de Marketing Izadora de Godoy Santa Cruz do Rio Pardo/SP Dezembro/2012 ÍNDICES DA PESQUISA 1- Consideram a empresa

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

A QUALIDADE DE VIDA EM UMA EMPRESA X EM CASCAVEL: uma análise a partir do modelo de Walton

A QUALIDADE DE VIDA EM UMA EMPRESA X EM CASCAVEL: uma análise a partir do modelo de Walton A QUALIDADE DE VIDA EM UMA EMPRESA X EM CASCAVEL: uma análise a partir do modelo de Walton Área Temática: Áreas das Ciências Sociais Aplicadas Modalidade: Resumo Expandido Ana Carolina Fernandes Alves

Leia mais

RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2012

RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2012 1 de 59 INICIAR RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO RECURSOS HUMANOS & INSIGHT GESTÃO Resultado Final Anos Média Simples Todas as Perguntas Média Ponderada Usando as 3 Perguntas Finais 2010 58% 69% 72% 2011

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ISBN:978-85-68618-05-9 1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR RESUMO KLEBER RODRIGO DOS ANJOS Faculdade Municipal de Pahoça kleberanjos83@gmail.com FERNANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenação de Estágio Supervisionado Disciplina Estágio Supervisionado II

Leia mais

XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 16 a 18 de outubro de 2017

XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 16 a 18 de outubro de 2017 XVII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 16 a 18 de outubro de 2017 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO À LUZ DOS TRABALHADORES NOTURNOS DE UM AEROPORTO Luis Eduardo Brandão

Leia mais

Análise da Pesquisa de Satisfação dos Clientes ano base 2014

Análise da Pesquisa de Satisfação dos Clientes ano base 2014 Análise da Pesquisa de Satisfação dos Clientes ano base 2014 Pesquisa de Satisfação dos Clientes - 2014 Pontos fortes do escritório apontados pelos clientes Pesquisa de Satisfação dos Clientes - 2014 Pontos

Leia mais

A SUSTENTABILIDADE DAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS EM UM MUNDO GLOBALIZADO

A SUSTENTABILIDADE DAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS EM UM MUNDO GLOBALIZADO A SUSTENTABILIDADE DAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS EM UM MUNDO GLOBALIZADO Green Rio MAIO - 2014 Bebidas alcoólicas Panificação e Confeitaria Leite e Derivados Bebidas não alcoólicas Frutas e Hotaliças

Leia mais

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ESTUDO DE CASO NUMA LOJA DE MÓVEIS NO NOROESTE PAULISTA

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ESTUDO DE CASO NUMA LOJA DE MÓVEIS NO NOROESTE PAULISTA 16 TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ESTUDO DE CASO NUMA LOJA DE MÓVEIS NO NOROESTE PAULISTA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Autores: Dálcio Roberto dos Reis Júnior Luiz Alberto Pilatti Este questionário

Leia mais

Habilitações Literárias

Habilitações Literárias Aplicado em outubro de 24 Total de funcionários não docentes que responderam ao inquérito:. Taxa de resposta Todos os funcionários não docentes convidados a participar no inquérito responderam ao mesmo,

Leia mais

Curso Qualidade de Vida no Trabalho PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Qualidade de Vida no Trabalho. Lição 01: Psicologia Organizacional

Curso Qualidade de Vida no Trabalho PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Qualidade de Vida no Trabalho. Lição 01: Psicologia Organizacional Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social - ABRAFORDES www.cursosabrafordes.com.br DICA: Tecle Ctrl+s para salvar este PDF no seu computador. Curso Qualidade de Vida no Trabalho Lição

Leia mais

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2 Entidade Promotora Faculdade IDEAU Entidade Executora Faculdade IDEAU 2 INTRODUÇÃO A avaliação de uma IES é

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA COINBRA S/A: UM LEVANTAMENTO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA COINBRA S/A: UM LEVANTAMENTO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA COINBRA S/A: UM LEVANTAMENTO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues, M.Sc Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGEP, Praça Argentina,

Leia mais

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação Análise da Satisfação, Lealdade e Envolvimento dos Colaboradores Lisboa, Março de 2015 Índice 1. Modelo de medida da satisfação dos colaboradores da DGPJ e respetivos indicadores... 4 1.1. Dimensão expectativas

Leia mais

Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA REITORIA

Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA REITORIA Página: 1 de 32 1) Você gosta do que faz? Não sabe 0% Muito 80% Pouco 3% Razoável 17% Página: 2 de 32 2) Você considera que o seu potencial de realização profissional tem sido adequadamente aproveitado?

Leia mais

Resultados Gerais: "Inquérito de Avaliação da Satisfação dos Colaboradores"

Resultados Gerais: Inquérito de Avaliação da Satisfação dos Colaboradores Resultados Gerais: "Inquérito de Avaliação da Satisfação dos Colaboradores" número de ações que realizou até ao presente Valid nada pouco 22 7,4 8,0 8,0 44 14,8 16,1 24,1 126 42,4 46,0 70,1 65 21,9 23,7

Leia mais

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2- DEFINIÇÃO...3 3- OBJETIVO...3 4 - PROVIMENTO DE PESSOAL...4 4.1 PRINCÍPIOS...4 5 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS...4 5.1 PRINCIPIOS...5

Leia mais

Qualidade de vida no trabalho do Profissional da Contabilidade. Estudo no escritório Stay em Chapecó-SC

Qualidade de vida no trabalho do Profissional da Contabilidade. Estudo no escritório Stay em Chapecó-SC Qualidade de vida no trabalho do Profissional da Contabilidade. Estudo no escritório Stay em Chapecó-SC Antonio Zanin (Unochapecó) Zanin@unochapeco.edu.br Paulo Jordani (Unochapecó) pjordani@unochapeco.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS DEMIVAN JOVITO ISAC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS DEMIVAN JOVITO ISAC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS DEMIVAN JOVITO ISAC AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) NO SETOR DE PRODUÇÃO DE UM

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DO AMBIENTE PRODUTIVO EM UMA INDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DO AMBIENTE PRODUTIVO EM UMA INDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DO AMBIENTE PRODUTIVO EM UMA INDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE Reginaldo Borges (UTFPR ) rborges@utfpr.edu.br Sillas Reinato Ferrao (UTFPR ) sillasferrao@yahoo.com.br

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA CETIL SISTEMAS DE INFORMÁTICA S/A FILIAL BLUMENAU

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA CETIL SISTEMAS DE INFORMÁTICA S/A FILIAL BLUMENAU QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DA EMPRESA CETIL SISTEMAS DE INFORMÁTICA S/A FILIAL BLUMENAU Beatriz de Souza Hobus 1 Mirian Magnus Machado 2 RESUMO Este trabalho foi elaborado com o objetivo de demonstrar

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO CALL CENTER

QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO CALL CENTER QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO CALL CENTER 1. INTRODUÇÃO KARIN NUNES CORAIOLA (1) THAYS PEREIRA SILVEIRA (2) RODRIGO EDUARDO CATAI (3) UTFPR Campus Curitiba, PR, Brasil (1,2,3) (1,2)

Leia mais

Análise da Qualidade de Vida no Trabalho em uma Agência Bancário

Análise da Qualidade de Vida no Trabalho em uma Agência Bancário Análise da Qualidade de Vida no Trabalho em uma Agência Bancário Stéfane Dias Rodrigues (UFPA-Campus Abaetetuba) stefane.rodriguesufpa@gmail.com Elton Ferreira Vinagre (UEPA-Campus Belém) eltonvinagre30@gmail.com

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 Luís Fernando Irgang Dos Santos 2, Claudio Rodrigo Machado Fraga 3. 1 Pesquisa realizada na disciplina

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 COOPERATIVA GERAL Quantidade de colaboradores: 1146 Quantidade de Respondentes: 835 Percentual de participação: 73% Dr. João Damasceno Porto Diretor Administrativo

Leia mais

Relatório de Satisfação e Clima

Relatório de Satisfação e Clima Relatório de Satisfação e Clima 2014 Divisão de Gestão de Recursos Humanos 2 Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer. (Dwight Eisenhower)

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOB O MODELO DE WALTON RESUMO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOB O MODELO DE WALTON RESUMO 20 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA SOB O MODELO DE WALTON RESUMO Tayne Gonçalves Silva 1 Claudia Lehnemann Tannhauser 2 Uiliam Hahn Biegelmeyer 3 Danielle Nunes Pozzo 4 Rosecler Maschio

Leia mais

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL Clariana de Lima RODRIGUES 1 Ritiely Mariano PRETEL 2 RESUMO O desempenho de cada pessoa está diretamente relacionado com a sua satisfação em relação

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): uma avaliação em uma concessionária de energia elétrica na cidade de Mossoró/RN, Brasil

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): uma avaliação em uma concessionária de energia elétrica na cidade de Mossoró/RN, Brasil DOI: 10.5585/ExactaEP.v15n3.6887 Artigos Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): uma avaliação em uma concessionária de energia elétrica na cidade de Mossoró/RN, Brasil Quality of Work Life (QWL): an evaluation

Leia mais

AGRADECIMENTOS. Muito Obrigado a todos! iii

AGRADECIMENTOS. Muito Obrigado a todos! iii AGRADECIMENTOS Agradeço de um modo muito especial ao Professor Doutor Henrique Pereira pelos seus contributos, quer humanos quer científicos, que colocou na orientação teórica e técnica desta dissertação,

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho: Um estudo de caso em um frigorífico na região dos Campos Gerais - PR

Qualidade de Vida no Trabalho: Um estudo de caso em um frigorífico na região dos Campos Gerais - PR Qualidade de Vida no Trabalho: Um estudo de caso em um frigorífico na região dos Campos Gerais - PR Vanessa Mello de Oliveira (FASF) vanessa-oliveira4@hotmail.com Edites Bet (FASF) editesbet@gmail.com

Leia mais

Recebido: 04/03/2018 Aceito: 12/04/2018

Recebido: 04/03/2018 Aceito: 12/04/2018 Qualidade de Vida no Trabalho: Um estudo realizado em uma organização de coleta de resíduos não perigosos Quality of Life at Work: A study conducted in an organization of waste collection not dangerous

Leia mais

A qualidade de vida no trabalho e o Exército: onde melhorar?

A qualidade de vida no trabalho e o Exército: onde melhorar? A qualidade de vida no trabalho e o Exército: onde melhorar? Luiz Cyrillo Aquino Campos (UFSM) lcyrillo@gmail.com Adriano Mendonça Souza (UFSM) amsouza@ccne.ufsm.br Resumo Este trabalho objetivou pesquisar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO PARA PRODUTIVIDADE E DESEMPENHO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO PARA PRODUTIVIDADE E DESEMPENHO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO PARA PRODUTIVIDADE E DESEMPENHO NAS EMPRESAS Emanuelle Koemy Fernandes Carvalho Ribeiro Graduanda em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Faculdades

Leia mais

Pesquisa de clima organizacional

Pesquisa de clima organizacional : Número de participantes: Nononononono Ltda 30.720 20-02-2005 15:02:33 geral da empresa: 3,83 3,99 3,79 3,99 4,05 3,90 3,83 3,79 3,89 Legenda (1) - Muito fraco ou discordo plenamente (2) - Fraco ou discordo

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS FINANCEIROS LUCIANO SOARES NICHELE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS FINANCEIROS LUCIANO SOARES NICHELE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS FINANCEIROS LUCIANO SOARES NICHELE A ANÁLISE DOS INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO:

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho

Qualidade de Vida no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Alunas: Mireli Basilio R.A: 198019 Pâmela Oliveira 204015 Jhuenner Guareis 203006 Profª: Gisele Sailler A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Lucinha Cortes Austria

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Lucinha Cortes Austria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Lucinha Cortes Austria ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA DE SANTA CRUZ

Leia mais

MARIANA DA SILVA RAMOS ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA FACULDADE, EM CAMPINA GRANDE PB.

MARIANA DA SILVA RAMOS ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA FACULDADE, EM CAMPINA GRANDE PB. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB CAMPUS I CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DAEC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

5 Conclusões e sugestões

5 Conclusões e sugestões 5 Conclusões e sugestões O presente trabalho teve como objetivo avaliar o contexto de trabalho e refletir sobre melhores práticas para promoção de bem-estar no trabalho, eficiência e eficácia dos processos

Leia mais

A importância da SST nas Organizações. Rui Veiga

A importância da SST nas Organizações. Rui Veiga A importância da SST nas Organizações Rui Veiga rveiga.sht@gmail.com Índice A importância da SST nas Organizações Responsabilidade social da Organização Redução dos Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais

Leia mais

A Percepção dos Funcionários de uma Sociedade de Economia Mista em relação à Qualidade de Vida no Trabalho

A Percepção dos Funcionários de uma Sociedade de Economia Mista em relação à Qualidade de Vida no Trabalho 1 A Percepção dos Funcionários de uma Sociedade de Economia Mista em relação à Qualidade de Vida no Trabalho Denys Coelho 1 Ivailton Soares 1 coelhodenys@uol.com.br ivailton@yahoo.com.br 1 Universidade

Leia mais

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1

SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA VENCAL CALÇADOS IJUÍ/RS 1 Angélica Tamires Gasparin Casalini Zweigle 2, Marisandra Da Silva Casali 3. 1 Trabalho de conclusão de curso realizado no ano de 2014

Leia mais

RELATÓRIO DE SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

RELATÓRIO DE SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO CENTRO AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE BAIXO VOUGA RELATÓRIO DE SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS 2016 JANEIRO / 2017 ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO CENTRO AGRUPAMENTO

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: critérios de avaliação aplicados em uma empresa do ramo de comunicação no estado da Paraíba

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: critérios de avaliação aplicados em uma empresa do ramo de comunicação no estado da Paraíba INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO MILTON

Leia mais

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação Análise da Satisfação, Lealdade e Envolvimento dos Colaboradores Lisboa, Março de 2014 Índice 1. Modelo de medida da satisfação dos colaboradores da DGPJ e respetivos indicadores... 4 1.1. Dimensão expectativas

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO JUNTO AOS SERVIDORES DA JUSTIÇA FEDERAL - SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE MANHUAÇU (MG)

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO JUNTO AOS SERVIDORES DA JUSTIÇA FEDERAL - SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE MANHUAÇU (MG) QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO JUNTO AOS SERVIDORES DA JUSTIÇA FEDERAL - SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE MANHUAÇU (MG) Autor: Wênnia Antunes Baia Orientador: Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura

Leia mais

Análise Pesquisa de Clima Organizacional

Análise Pesquisa de Clima Organizacional www.duincontabil.com.br 1) Considera a Empresa um bom lugar para trabalhar? 100% dos nossos colaboradores consideram nossa empresa um bom lugar para trabalhar 2) Considera que seu potencial de realização

Leia mais

CONSULTORIA EM GESTÃO DE PESSOAS - UM ESTUDO DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA OPERADORA DE TELECOMUNICAÇÕES EM FORTALEZA/CE

CONSULTORIA EM GESTÃO DE PESSOAS - UM ESTUDO DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA OPERADORA DE TELECOMUNICAÇÕES EM FORTALEZA/CE CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 RESUMO CONSULTORIA EM GESTÃO DE PESSOAS - UM ESTUDO DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA OPERADORA DE TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

A qualidade de vida no trabalho (QVT) na percepção dos colaboradores das organizações contábeis

A qualidade de vida no trabalho (QVT) na percepção dos colaboradores das organizações contábeis A qualidade de vida no trabalho (QVT) na percepção dos colaboradores das organizações contábeis Antonio Zanin Sady Mazzioni Patricia Canal Marindia Brachak dos Santos Zanin9@gmail.com sady@unochapeco.edu.br

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR DE ALIMENTOS

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR DE ALIMENTOS ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA PEQUENA EMPRESA DO SETOR DE ALIMENTOS Moisés Israel Belchior de Andrade Coelho Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM)

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS ANALYSIS OF QUALITY OF WORK LIFE AND SATISFACTION OF EMPLOYEES OF A SERVICE PROVIDER COMPANY

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Um Estudo a partir dos Trabalhadores de Empresas do Município de Miraguaí - RS.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Um Estudo a partir dos Trabalhadores de Empresas do Município de Miraguaí - RS. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: Um Estudo a partir dos Trabalhadores de Empresas do Município de Miraguaí - RS. Fernanda Aline Herrmann 1 Adriane Fabricio 2 RESUMO: A qualidade de vida no trabalho é requisito

Leia mais

EMPRESA X RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO RECURSOS HUMANOS & INSIGHT GESTÃO. 1 de 59 INICIAR

EMPRESA X RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO RECURSOS HUMANOS & INSIGHT GESTÃO. 1 de 59 INICIAR 1 de 59 EMPRESA X RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO RECURSOS HUMANOS & INSIGHT GESTÃO INICIAR Objetivos e Metodologia PERÍODO DE APLICAÇÃO 18 AGO 25 SET RELAÇÃO COLAB. vs RESPONDENTES 4522 3617 80% Objetivos

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: um estudo de caso em uma escola de educação infantil da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: um estudo de caso em uma escola de educação infantil da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul 1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: um estudo de caso em uma escola de educação infantil da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul Paulina Cabral 1 RESUMO Bruno Cesar Faller 2 Este artigo tem como objetivo

Leia mais

Resultados da Avaliação do Grau de Satisfação das Partes Interessadas 2012

Resultados da Avaliação do Grau de Satisfação das Partes Interessadas 2012 Resultados da Avaliação do Grau de Satisfação das Partes Interessadas 2012 Utentes, Familiares/ Pessoa significativa, Profissionais Voluntários e Entidades Parcerias Março / 2013 Índice 1. Introdução 2.

Leia mais

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: QUALIDADE E CLIMA ORGANIZACIONAL NO TRABALHO EM UM RESTAURANTE DA CIDADE DE JOÃO PESSOA Erick Araújo Silva Sayomara Silva Meireles Thales Batista de Lima RESUMO: Atualmente,

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho: um Estudo de Caso em uma Cooperativa

Qualidade de Vida no Trabalho: um Estudo de Caso em uma Cooperativa Qualidade de Vida no Trabalho: um Estudo de Caso em uma Cooperativa Ana Rita Schneider Dias arsed31@yahoo.com.br UNIFRA Elio Sergio Denardin eliodenardin@hotmail.com UNIFRA Juliana Andréia Rüdel Boligon

Leia mais

SUSTENTABILIDADE DOS COACHING EXECUTIVO

SUSTENTABILIDADE DOS COACHING EXECUTIVO SUSTENTABILIDADE DOS RESULTADOS NOS PROCESSOS DE COACHING EXECUTIVO Introdução O levantamento foi realizado entre os dias 18/09/2015 e 02/11/2015. Responderam ao questionário 21 profissionais de Recursos

Leia mais

FATORES PROPULSORES NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA BISTEX ALIMENTOS

FATORES PROPULSORES NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA BISTEX ALIMENTOS FATORES PROPULSORES NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA BISTEX ALIMENTOS RESUMO Bruno Pereira Machado 1 Fabiane da Silveira Silveira 2 Um clima organizacional favorável pode ser o diferencial

Leia mais

Relatório de Avaliação

Relatório de Avaliação Relatório de Avaliação Satisfação de Colaboradores Não Docentes: 2015 Página 2 Índice 1. Introdução... 2 2. Resultados Globais... 3 3. Resultados por Questão... 6 3.1. Análise aos Comentários... 7 4. Conclusões

Leia mais

Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho

Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES Ano 2014 RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES A presente apresentação de resultados surge na

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: UM ESTUDO DE CASO.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: UM ESTUDO DE CASO. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: UM ESTUDO DE CASO. Área temática: Direitos Humanos, Relações de Gênero e Gestão de Pessoas. Tereza Cristina Pinheiro

Leia mais

ALUNO: JAILSON DOS SANTOS PEREIRA ORIENTADOR: prof. Dr. Edgar Reyes Junior QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: DIAGNÓSTICO EM ÓRGÃO PÚBLICO FEDERAL

ALUNO: JAILSON DOS SANTOS PEREIRA ORIENTADOR: prof. Dr. Edgar Reyes Junior QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: DIAGNÓSTICO EM ÓRGÃO PÚBLICO FEDERAL Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FACE Departamento de Administração Curso de Especialização em Gestão Pública na Saúde ALUNO: JAILSON DOS SANTOS PEREIRA ORIENTADOR:

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE MUDANÇAS NO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A BANRISUL Artigo: Aline de Vasconcellos Borges INTRODUÇÃO Trata dos principais pontos sobre

Leia mais

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de.

PLANO DE ENSINO semestre. Apresentar conceitos modernos de Gestão de Pessoas. Apresentar conceitos modernos de Gestão de. PLANO DE ENSINO - 2016.2 DISCIPLINA: SU-B0065 Gestão de PROFESSOR: ANDERSON LOPES CARGA HORÁRIA: 60 HORAS TURMA: DF05-N101 SALA: 07 DATA Nº. MÓDU CONTEÚDO OBJETIVO METODOLOGIA RECURSO AULA LO 08/08/2016

Leia mais

Resultados. Questionário Número de registros nesta consulta: Total de registros no questionário: Percentagem do total:

Resultados. Questionário Número de registros nesta consulta: Total de registros no questionário: Percentagem do total: Resultados Questionário 659 Número de registros nesta consulta: Total de registros no questionário: do total: 5 5.% page / 44 Sumário dos campos para Os meios utilizados pela FUNEDI para a comunicação

Leia mais

Thiago Luiz de Souza ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS COLABORADORES DO LABORATÓRIO BRIDGE/UFSC

Thiago Luiz de Souza ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS COLABORADORES DO LABORATÓRIO BRIDGE/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO Thiago Luiz de Souza ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS COLABORADORES DO LABORATÓRIO BRIDGE/UFSC

Leia mais

A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA INDÚSTRIA DE VIDROS

A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA INDÚSTRIA DE VIDROS A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA INDÚSTRIA DE VIDROS Vânia Vencato 1 Fábio Teodoro Tolfo Ribas 2 Resumo: A proposta deste estudo tem como finalidade demonstrar, na percepção dos funcionários,

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW

CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE 1 XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW Davi

Leia mais

Satisfação dos Colaboradores 2015

Satisfação dos Colaboradores 2015 Divulgação dos resultados Satisfação dos Colaboradores 2015 Centro Social Nossa Senhora do Amparo I Enquadramento Geral Este relatório vem apresentar os resultados obtidos dos questionários de satisfação

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA VISÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE UMA INDÚSTRIA DE VIDROS DO RIO GRANDE DO SUL

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA VISÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE UMA INDÚSTRIA DE VIDROS DO RIO GRANDE DO SUL 11 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA VISÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE UMA INDÚSTRIA DE VIDROS DO RIO GRANDE DO SUL Vania Vencato (UFSM ) vania.vencato@hotmail.com Lucas Charao Brito (FSG

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA INDÚSTRIA DE ÁGUA MINERAL

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA INDÚSTRIA DE ÁGUA MINERAL QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA INDÚSTRIA DE ÁGUA MINERAL Nirya Maria Gonçalves de Brito 1, Marília Pinheiro Falcioni Pereira 2, Silvia Rebeca Guimarães Cartaxo 3, Antonia

Leia mais

Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho

Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho www. 1 Descrição e análise de cargos www. 2 Cargos Descrição do cargo é o processo que busca relacionar brevemente o que faz o ocupante do cargo.

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA PERSPECTIVA CONTRA- HEGEMÔNICA

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA PERSPECTIVA CONTRA- HEGEMÔNICA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA PERSPECTIVA CONTRA- HEGEMÔNICA The quality of life at work in a contra-hegemonic perspective Mateus de de Freitas Barreiro 1 Recebido em: 20 ago. 2017 Aceito em:

Leia mais

ANEXO A Questionário. Feminino. Masculino. 2. Idade: 3. Habilitações Literárias: 1º Ciclo do Ensino Básico (4ºAno) 2º Ciclo do Ensino Básico (6ºAno)

ANEXO A Questionário. Feminino. Masculino. 2. Idade: 3. Habilitações Literárias: 1º Ciclo do Ensino Básico (4ºAno) 2º Ciclo do Ensino Básico (6ºAno) ANEXO A Questionário Caro (a) Colaborador(a), No âmbito de Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Social e das Organizações, pelo ISPA Instituto Universitário, convido(a) a participar

Leia mais

Eixo Temático: Estratégia e Internacionalização de Empresas

Eixo Temático: Estratégia e Internacionalização de Empresas Eixo Temático: Estratégia e Internacionalização de Empresas QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES DE MELHORIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO RESUMO QUALITY OF WORKING LIFE: IDENTIFYING

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA Resultado

PESQUISA DE CLIMA Resultado PESQUISA DE CLIMA 2014 Resultado PARTICIPAÇÕES 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 90% Meta 67,21% Potencial Alcançado PESQUISA DE CLIMA Insatisfeito Bloco Satisfeito Geral Justiça Discriminação

Leia mais