INFORMAÇÃO N.º 244 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 23 a 29 de outubro de 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMAÇÃO N.º 244 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 23 a 29 de outubro de 2015"

Transcrição

1 INFORMAÇÃO N.º 244 Período de 23 a 29 de outubro de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO DECLARAÇÃO MODELO 10 DO IRS E DO IRC Portaria n.º 383/2015 de 26 de Outubro de 2015 RESUMO: Aprova a declaração Modelo 10 do IRS e do IRC e respetivas instruções de preenchimento. JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA A FISCAL IRS MAIS-VALIAS ALIENAÇÃO DE AÇÕES Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares ( IRS ) Supremo Tribunal Administrativo Acórdão de 26 de outubro de 2015 RESUMO: As mais-valias decorrentes de actos de alienação de acções detidas há mais de 12 meses que tenham ocorrido antes da entrada em vigor da Lei n.º 15/2010, de 26 de Julho, particularmente no período compreendido entre 1 de Janeiro e 26 de Julho de 2010, continuam a seguir o regime legal de não sujeição a tributação previsto no n. 2, alínea a), do artigo 10.º do Código do Imposto sobre Rendimento das Pessoas Singulares, e, como tal, não concorrem para a formação do saldo anual tributável de mais-valias a que se refere o artigo 43.º do CIRS.

2 SIGILO BANCÁRIO Lei Geral Tributária (LGT ) Supremo Tribunal Administrativo Acórdão de 14 de outubro de 2015 RESUMO: Como resulta da conjugação dos artigos 63.º-B, n.º 1, alínea c) e 87.º, n.º 1, alínea f), da LGT, uma das situações em que o legislador entendeu permitir à Autoridade Tributária o acesso à informação bancária, independentemente do consentimento do interessado, é aquela em que se verifiquem indícios de que existem acréscimos patrimoniais de valor superior a ,00 em simultâneo com a falta de declaração de rendimentos ou com a existência, no mesmo período de tributação, de uma divergência não justificada com os rendimentos declarados. É de considerar que se verificam esses indícios se, de um ano para o outro, o sujeito passivo conseguiu um aumento superior a ,00 nos juros remuneratórios das suas aplicações financeiras, o que pressupõe um aumento do capital investido superior a ,00, não justificado pelos rendimentos declarados nesse ano. PRÉDIO URBANO AVALIAÇÃO Código do Imposto Municipal sobre Imóveis ( CIMI ) Supremo Tribunal Administrativo Acórdão de 14 de outubro de 2015 RESUMO: O coeficiente de vetustez reflecte a desvalorização do valor dos imóveis em função da sua deterioração pelo tempo. Nos termos do art.º 44º do CIMI o coeficiente de vetustez é função do número inteiro de anos decorridos desde a data da emissão da licença de utilização, quando exista, ou da data da conclusão das obras de edificação, de acordo com a tabela ali prevista. CADUCIDADE DO DIREITO DE AÇÃO LIQUIDAÇÃO ANULAÇÃO PARCIAL Lei Geral Tributária ( LGT ) e Código de Procedimento e de Processo Tributário ( CPPT ) Supremo Tribunal Administrativo Acórdão de 14 de outubro de 2015 RESUMO: Se a Autoridade Tributária ( AT ) emitir uma nova demonstração de liquidação na qual, por referência à primeira, se limita a corrigir o cálculo do imposto por não ter levado em conta que o contribuinte tinha efectuado a opção pelo não englobamento dos rendimentos (deixando totalmente intocada a matéria tributável), não está a praticar um ato novo de liquidação tributária, mas apenas a dar expressão quantitativa à correcção do ato praticado. Assim, não é a anulação parcial do acto e a consequente nova demonstração da liquidação (que, à excepção da correcção daquele erro, em benefício do contribuinte, não tem conteúdo inovatório) que reabre a possibilidade de impugnar aquele ato tributário com fundamento no erro na determinação da matéria tributável. Às conclusões assim formuladas não obsta o facto de a nova demonstração da liquidação ter sido efetuada na sequência do deferimento de um pedido de revisão, sendo que esta decisão só é susceptível de impugnação judicial na medida em que fosse ela mesma lesiva, designadamente se não tivesse atendido, no todo ou parte, o pedido de revisão.

3 B CIVIL INSOLVÊNCIA CULPOSA INIBIÇÃO DO INSOLVENTE Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas ( CIRE ) Tribunal da Relação do Porto Acórdão de 8 de outubro de 2015 RESUMO: A insolvência deve ser qualificada como culposa quando o insolvente, numa altura em que a sua empresa já se encontrava em situação de insolvência, não se apresenta à insolvência e transmite para uma sociedade acabada de constituir pela mulher e pelo filho a totalidade dos bens da sua empresa, sem a sociedade pagar qualquer contrapartida financeira pela aquisição bens e assumindo apenas a obrigação contratual de pagar dívidas da empresa do insolvente. A qualificação da insolvência estende-se à mulher do insolvente, também insolvente, por esta ter intervindo na referida transmissão dos bens, ainda que formalmente apenas consentindo na venda, quando esses bens eram afinal bens comuns que respondiam pelas dívidas de ambos os membros do casal. A inibição do exercício do comércio não é uma sanção para os insolventes mas uma medida de prevenção de comportamentos similares aos dos insolventes, aplicando-se a estes mesmo que não se demonstre que à data dos factos eles exerciam o comércio. INSOLVÊNCIA ADMINISTRADOR DA INSOLVÊNCIA PODERES DE REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE INSOLVENTE Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas ( CIRE ) Tribunal da Relação de Coimbra Acórdão de 14 de outubro de 2015 RESUMO: Nos termos do disposto no artigo 81.º, n.º 4, do CIRE, a representação do administrador da insolvência circunscreve-se aos efeitos de carácter patrimonial que interessem à insolvência. Nas demais vertentes, designadamente as que contendem com a responsabilidade criminal da sociedade (em liquidação, mas não extinta), a representação da sociedade continuará a pertencer aos seus gerentes (n.º 2 do art.º 82º do CIRE). DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE UMA SOCIEDADE Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas ( CIRE ) Tribunal da Relação do Porto Acórdão de 15 de outubro de 2015 RESUMO: Não pode ser pedida a declaração de insolvência de uma sociedade cuja liquidação já tenha sido encerrada e que, portanto, já se encontre extinta. Questão diversa é aquela que se coloca nos casos em que, tendo-se iniciado o processo de insolvência, quando a sociedade ainda não se encontrava dissolvida ou mesmo quando já havia sido dissolvida e se encontrava em liquidação, vem a encerrar-se a liquidação no decurso do processo em fase anterior à declaração da insolvência. Baseando-se a dissolução/liquidação de uma sociedade comercial em factos errados, no caso a falta de activo e de passivo, deve considerar-se que não têm efeito quer o encerramento da mesma dissolução/liquidação quer os atos de registo a este subsequentes, devendo sim prosseguir os seus ulteriores termos o processo onde posteriormente foi decretada a sua insolvência.

4 EXTINÇÃO DE SOCIEDADE DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO EXTINÇÃO DA OBRIGAÇÃO REMISSÃO ABDICATIVA Código das Sociedades Comerciais ( CSC ) e Regime jurídico dos procedimentos administrativos de dissolução e de liquidação de entidades comerciais Tribunal da Relação do Porto Acórdão de 19 de outubro de 2015 RESUMO: A dissolução e liquidação da sociedade operada ao abrigo do regime jurídico dos procedimentos administrativos de dissolução e de liquidação de entidades comerciais contempla um procedimento especial de extinção imediata da sociedade. As declarações de inexistência de ativo e passivo a liquidar da sociedade, produzidas e da responsabilidade do seu único sócio, tem óbvias implicações no destino da demanda, cujo objecto consubstancia a reclamação em Juízo de um crédito por parte da sociedade, entretanto declarada extinta. A remissão abdicativa constitui uma das causas de extinção das obrigações, traduzindo-se na renúncia do credor ao direito de exigir a prestação que lhe é devida, feita com a aquiescência da contraparte, caracterizando-se como uma verdadeira renúncia do credor ao poder de exigir a prestação que lhe é devida pelo devedor. Não sendo a remissão um negócio solene, nada impede que a declaração de aceitação seja tácita. A declaração do único sócio da sociedade declarada extinta, qual seja, a inexistência de activo e passivo a liquidar da sociedade, afigura-se ser o de renunciar a todos os créditos que pudessem emergir da sua atividade societária. A remissão abdicativa faz extinguir a obrigação reclamada nos autos, constituindo causa de extinção da obrigação, pressupondo que a obrigação não chegou sequer a ser cumprida, porquanto a sua situação decorre da mera renúncia do credor. CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA INCUMPRIMENTO RESOLUÇÃO DISCREPÂNCIA DE ÁREAS SINAL Código Civil ( CC ) Tribunal da Relação do Porto Acórdão de 19 de outubro de 2015 RESUMO: Só por si, ou seja, sem algo mais ter sido alegado, a discrepância de área de um imóvel, discrepância entre a área prometida vender e a área real, não conduz à resolução do contrato, por incumprimento do promitente vendedor. Existindo sinal, a possibilidade de execução específica encontra-se imediatamente afastada. C LABORAL ACIDENTE DE TRABALHO DESCARACTERIZAÇÃO DE ACIDENTE CULPA DO TRABALHADOR Código do Trabalho ( CT ) Tribunal da Relação de Guimarães Acórdão de 24 de setembro de 2015 RESUMO: Quem beneficia da atividade do trabalhador deve assumir os riscos inerentes a essa mesma atividade, considerando que ela é prestada por homens e não por máquinas, sujeitos a imprecauções e erros. Os riscos normais, ainda que imprevisíveis, devem ser suportados pelo empregador, aí se devendo incluir designadamente os decorrentes de alguma imprudência ou distração por parte do trabalhador.

5 NOTÍCIAS DE INTERESSE GERAL Recordamos que termina no presente mês o prazo para o cumprimento das obrigações declarativas e de pagamento de imposto referidas nas Noticias da Semana n.º 240. Na eventualidade de necessitar de qualquer esclarecimento adicional a respeito das matérias abordadas na presente informação, ou de outras com elas relacionadas, queira por favor endereçar a sua questão para os seguintes contactos: MARLA BRÁS Advogada Tel.:(+351) marlabras@ajsa.pt O presente documento tem fins exclusivamente informativos. O seu conteúdo não constitui aconselhamento jurídico nem implica a existência e uma relação entre advogado e cliente. A reprodução total ou parcial do respetivo conteúdo depende de autorização expressa da AJ&A.

INFORMAÇÃO N.º 226 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 22 de maio a 1 de junho de 2015

INFORMAÇÃO N.º 226 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 22 de maio a 1 de junho de 2015 INFORMAÇÃO N.º 226 Período de 22 de maio a 1 de junho de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO Sem legislação relevante no período. JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA A FISCAL RECIBO DE RENDA ELETRÓNICO PERGUNTAS

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 134 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 12 a 18 de julho de 2013

INFORMAÇÃO N.º 134 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 12 a 18 de julho de 2013 INFORMAÇÃO N.º 134 Período de 12 a 18 de julho de 2013 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO DIREÇÃO-GERAL DO TESOURO E FINANÇAS Portaria n.º 229/2013, de 18 de julho de 2013 RESUMO: Fixa a estrutura nuclear

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 229 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 12 a 25 junho de 2015

INFORMAÇÃO N.º 229 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 12 a 25 junho de 2015 INFORMAÇÃO N.º 229 Período de 12 a 25 junho de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO CONTRIBUIÇÃO SOBRE O SETOR BANCÁRIO Portaria n.º 176-A/2015, de 12 de junho de 2015 RESUMO: Procede à terceira alteração

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 316 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO. Período de 24 a 30 de Março de 2017

INFORMAÇÃO N.º 316 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO. Período de 24 a 30 de Março de 2017 INFORMAÇÃO N.º 316 Período de 24 a 30 de Março de 2017 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO MODELO 22 ALTERAÇÕES Despacho n.º 2608/2017, de 9 de março RESUMO: Aprova as alterações à declaração periódica de

Leia mais

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA INFORMAÇÃO N. º 11 P E R Í O D O D E 14 A 20 D E J A N E I R O D E 2011 PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO Dec. Lei n.º 10/2011, de 20 de Janeiro Regula o regime jurídico da arbitragem em matéria tributária,

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 121 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Período de 12 a 18 de abril de 2013

INFORMAÇÃO N.º 121 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Período de 12 a 18 de abril de 2013 INFORMAÇÃO N.º 121 Período de 12 a 18 de abril de 2013 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO PASSAPORTES EMPREGO 3I Portaria n.º 156/2013, 18 de abril de 2013 RESUMO: Primeira alteração ao Regulamento Específico

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 232 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 10 a 17 de julho de 2015

INFORMAÇÃO N.º 232 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 10 a 17 de julho de 2015 INFORMAÇÃO N.º 232 Período de 10 a 17 de julho de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO CÓDIGO DO IRS Portaria n.º 201-A/2015, de 10 de julho de 2015 RESUMO: Aprova a declaração Modelo n.º 37 (relativa

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Lei n.º 6/2018, de 22 de fevereiro RESUMO: Estabelece o estatuto do mediador de recuperação de empresas.

RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Lei n.º 6/2018, de 22 de fevereiro RESUMO: Estabelece o estatuto do mediador de recuperação de empresas. INFORMAÇÃO N.º 361 Período de 23 Fevereiro a 1 de Março de 2018 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Lei n.º 6/2018, de 22 de fevereiro RESUMO: Estabelece o estatuto do mediador de recuperação

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 125 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 10 a 16 de maio de 2013

INFORMAÇÃO N.º 125 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 10 a 16 de maio de 2013 INFORMAÇÃO N.º 125 Período de 10 a 16 de maio de 2013 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO SISTEMA REGIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA INVESTIGAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Decreto

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 235 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 31 de julho a 6 de agosto de 2015

INFORMAÇÃO N.º 235 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 31 de julho a 6 de agosto de 2015 INFORMAÇÃO N.º 235 Período de 31 de julho a 6 de agosto de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO REGIME GERAL DAS INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO E SOCIEDADES FINANCEIRAS Decreto-lei n.º 140/2015, de 31 de julho

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 164 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 28 de fevereiro a 6 de março de 2014

INFORMAÇÃO N.º 164 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 28 de fevereiro a 6 de março de 2014 INFORMAÇÃO N.º 164 Período de 28 de fevereiro a 6 de março de 2014 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO SEGURANÇA SOCIAL Lei n.º 11/2014, de 6 de março RESUMO: Estabelece mecanismos de convergência do regime

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 136 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 26 de julho a 1 de agosto de 2013

INFORMAÇÃO N.º 136 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 26 de julho a 1 de agosto de 2013 INFORMAÇÃO N.º 136 Período de 26 de julho a 1 de agosto de 2013 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO LEI DA NACIONALIDADE Lei Orgânica n.º 1/2013, de 29 de julho de 2013 RESUMO: Quinta alteração à Lei n.º 37/81,

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 321 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 28 de Abril a 4 de Maio de 2017

INFORMAÇÃO N.º 321 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 28 de Abril a 4 de Maio de 2017 INFORMAÇÃO N.º 321 Período de 28 de Abril a 4 de Maio de 2017 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO PARAÍSOS FISCAIS TRANSFERÊNCIAS Lei n.º 14/2017, de 3 de maio RESUMO: Procede à publicação anual do valor total

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 199 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 31 de outubro a 6 de novembro de 2014

INFORMAÇÃO N.º 199 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 31 de outubro a 6 de novembro de 2014 INFORMAÇÃO N.º 199 Período de 31 de outubro a 6 de novembro de 2014 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO NOVO CÓDIGO FISCAL DE INVESTIMENTO ( CFI ) Decreto-Lei n.º 162/2014, de 31 de outubro de 2014 RESUMO:

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 292 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 30 de setembro a 6 de outubro de 2016

INFORMAÇÃO N.º 292 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 30 de setembro a 6 de outubro de 2016 INFORMAÇÃO N.º 292 Período de 30 de setembro a 6 de outubro de 2016 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO REGIME ESPECIAL APLICÁVEL AOS ATIVOS POR IMPOSTOS DIFERIDOS Portaria n.º 259/2016, de 4 de Outubro -

Leia mais

Despacho n.º 3/ XXI de 30 de novembro de 2015, do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Despacho n.º 3/ XXI de 30 de novembro de 2015, do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais INFORMAÇÃO N.º 249 Período de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO RECIBO ELETRÓNICO DE QUITAÇÃO DE RENDAS Portaria n.º 414/2015 de 30 de novembro de 2015 RESUMO: Primeira

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 129 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 7 a 14 de junho de 2013

INFORMAÇÃO N.º 129 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 7 a 14 de junho de 2013 INFORMAÇÃO N.º 129 Período de 7 a 14 de junho de 2013 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO ALTERAÇÃO À LEI DE ENQUADRAMENTO ORÇAMENTAL Lei n.º 37/2013, de 14 de junho de 2013 RESUMO: Procede à sétima alteração

Leia mais

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA INFORMAÇÃO N. º 18 P E R Í O D O D E 4 A 10 D E M A R Ç O D E 2011 PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO Dec. Lei n.º 32/2011, de 7 de Março Adopta medidas de simplificação do processo de constituição das sociedades

Leia mais

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Semana sem legislação relevante

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Semana sem legislação relevante INFORMAÇÃO N. º 3 P E R Í O D O D E 19 A 25 D E N O V E M B R O D E 2010 PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO Semana sem legislação relevante JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA A - F I SCAL CPPT Tribunal

Leia mais

ORÇAMENTO DE ESTADO Proposta de lei n.º 370/2016, de 13 de Outubro RESUMO: Publicita a proposta de orçamento de estado para o ano de 2017.

ORÇAMENTO DE ESTADO Proposta de lei n.º 370/2016, de 13 de Outubro RESUMO: Publicita a proposta de orçamento de estado para o ano de 2017. INFORMAÇÃO N.º 294 Período de 14 a 20 de outubro de 2016 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO ORÇAMENTO DE ESTADO - 2017 Proposta de lei n.º 370/2016, de 13 de Outubro RESUMO: Publicita a proposta de orçamento

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 309 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO. Período de 3 a 9 de Fevereiro de 2017

INFORMAÇÃO N.º 309 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO. Período de 3 a 9 de Fevereiro de 2017 INFORMAÇÃO N.º 309 Período de 3 a 9 de Fevereiro de 2017 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO FICHEIRO SAFT DECLARAÇÃO DE RETIFICAÇÃO Declaração de Retificação n.º 2-A/2017, de 2 de fevereiro RESUMO: Declaração

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 324 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO. Período de 19 a 25 de Maio de 2017

INFORMAÇÃO N.º 324 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO. Período de 19 a 25 de Maio de 2017 INFORMAÇÃO N.º 324 Período de 19 a 25 de Maio de 2017 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO ACORDO PARA EVITAR A DUPLA TRIBUTAÇÃO PORTUGAL E PRINCIPADO DE ANDORRA Aviso n.º 54/2017, de 22 de maio RESUMO: Aprovação

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 325 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO. Período de 26 de Maio a 1 de Junho de 2017

INFORMAÇÃO N.º 325 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO. Período de 26 de Maio a 1 de Junho de 2017 INFORMAÇÃO N.º 325 Período de 26 de Maio a 1 de Junho de 2017 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO IMPOSTO SOBRE VEÍCULOS Decreto-Lei n.º 53/2017, de 31 de maio RESUMO: Altera o Código do Imposto sobre Veículos,

Leia mais

PROCEDIMENTO ESPECIAL DE DESPEJO Portaria n.º 9/2013, de 10 de Janeiro de 2013 RESUMO: Regulamenta vários aspetos do referido procedimento;

PROCEDIMENTO ESPECIAL DE DESPEJO Portaria n.º 9/2013, de 10 de Janeiro de 2013 RESUMO: Regulamenta vários aspetos do referido procedimento; INFORMAÇÃO N.º 107 Período de 4 a 10 de Janeiro de 2013 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO DECLARAÇÃO MENSAL DE REMUNERAÇÕES - AT Portaria n.º 6/2013, de 10 de Janeiro de 2013 RESUMO: Aprova a Declaração

Leia mais

Tribunal de Contas ANEXO II. Legislação sobre Benefícios Fiscais

Tribunal de Contas ANEXO II. Legislação sobre Benefícios Fiscais Tribunal de Contas ANEXO II Legislação sobre Benefícios Fiscais Tribunal de Contas LEGISLAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS FISCAIS COM IMPLICAÇÕES NA RECEITA ESTADUAL A) No âmbito dos impostos directos a. 1) Imposto

Leia mais

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Semana sem legislação relevante.

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Semana sem legislação relevante. INFORMAÇÃO N. º 25 P E R Í O D O D E 22 A 28 D E AB R I L D E 2011 PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO Semana sem legislação relevante. JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA A - F I SCAL IRS/LGT Tribunal

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 299 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO. Período de 18 a 24 de Novembro de 2016

INFORMAÇÃO N.º 299 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO. Período de 18 a 24 de Novembro de 2016 INFORMAÇÃO N.º 299 Período de 18 a 24 de Novembro de 2016 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO REGIME ESPECIAL APLICÁVEL AOS ATIVOS POR IMPOSTOS DIFERIDOS Portaria n.º 293-A/2016, de 18 de Novembro RESUMO:

Leia mais

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO INFORMAÇÃO N. º 29 P E R Í O D O D E 20 A 26 D E M A I O D E 2011 PRINCIPAL LEGISL AÇÃO DO PERÍODO Lei n.º 19/2011, de 20 de Maio Altera e republica o Dec. Lei n.º 27-C/2000, de 10 de Março, que cria o

Leia mais

Foi publicada no último dia de 2008, a Lei n.º 64-A/2008 de 31 de Dezembro (Lei que aprova o Orçamento do Estado para 2009).

Foi publicada no último dia de 2008, a Lei n.º 64-A/2008 de 31 de Dezembro (Lei que aprova o Orçamento do Estado para 2009). O OE 2009 e os advogados Caros Colegas Foi publicada no último dia de 2008, a Lei n.º 64-A/2008 de 31 de Dezembro (Lei que aprova o Orçamento do Estado para 2009). O Conselho Distrital do Porto promoveu,

Leia mais

INFORMAÇÃO PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO

INFORMAÇÃO PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO INFORMAÇÃO N.º 87 P E R Í O D O DE 27 D E J ULHO A 2 D E A G O S T O DE 201 2 PRI NCI PAL LE GISL AÇÃO D O PE RÍ ODO PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTAL PARA O PERÍODO DE 2013 A 2016 - Lei n.º 28/2012, de 31 de Julho

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 204 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 5 a 11 de dezembro de 2014

INFORMAÇÃO N.º 204 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 5 a 11 de dezembro de 2014 INFORMAÇÃO N.º 204 Período de 5 a 11 de dezembro de 2014 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO SEM LEGISLAÇÃO RELEVANTE NO PERÍODO. JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA A FISCAL ADQUIRENTE NÃO REGISTADO PARA EFEITOS DO

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 710/11.7 TBVNG - 2º Juízo Cível Insolvente: JOSÉ MANUEL DA SILVA MACEDO Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto

Leia mais

Lei nº 94/2009, de 1 de Setembro

Lei nº 94/2009, de 1 de Setembro Lei nº 94/2009, de 1 de Setembro Aprova medidas de derrogação do sigilo bancário, bem como a tributação a uma taxa especial dos acréscimos patrimoniais injustificados superiores a 100 000, procedendo a

Leia mais

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da Secção de Comércio da Instância Central de Amarante J2 Processo nº 2/15.2T8AMT V/Referência: Data: Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com

Leia mais

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

Leia mais

art.º 78º do CIVA: 7 -

art.º 78º do CIVA: 7 - Regularização IVA art.º 78º do CIVA: 7 - Os sujeitos passivos podem deduzir ainda o imposto respeitante a créditos considerados incobráveis: a) Em processo de execução, após o registo a que se refere a

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE INSOLVÊNCIA. 35 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. Como se processa a liquidação do património do devedor na insolvência? Através da venda do património do devedor; Outra forma,

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 246 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 6 a 12 de novembro de 2015

INFORMAÇÃO N.º 246 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 6 a 12 de novembro de 2015 INFORMAÇÃO N.º 246 Período de 6 a 12 de novembro de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO COEFICIENTES DE DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA Portaria n.º 400/2015 de 6 de novembro de 2015 RESUMO: Atualiza os coeficientes

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 115 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 1 a 7 de março de 2013

INFORMAÇÃO N.º 115 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 1 a 7 de março de 2013 INFORMAÇÃO N.º 115 Período de 1 a 7 de março de 2013 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO REGIME JURÍDICO DO PROCESSO DE INVENTÁRIO Lei n.º 23/2013, de 3 de março de 2013 RESUMO: Aprova o regime jurídico do

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 255 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 15 a 21 de janeiro de 2016

INFORMAÇÃO N.º 255 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 15 a 21 de janeiro de 2016 INFORMAÇÃO N.º 255 Período de 15 a 21 de janeiro de 2016 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO SEM LEGISLAÇÃO RELEVANTE NO PERÍODO. JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA A FISCAL EXIGIBILIDADE DO IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO

Leia mais

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Rui Duarte Morais 1 QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Compensação por Iniciativa do Contribuinte 2 Artigo 90º n.º 1 C.P.P.T. A compensação com créditos

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 210 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2015

INFORMAÇÃO N.º 210 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2015 INFORMAÇÃO N.º 210 Período de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2015 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO REGISTO DE PESSOAS JURÍDICAS CANÓNICAS Decreto-Lei n.º 19/2015, de 3 de fevereiro RESUMO: Cria, no âmbito

Leia mais

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA

INFORMAÇÃO PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA INFORMAÇÃO N.º 2 P ERÍODO DE 12 A 18 DE NOVEMBRO DE 2010 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO Lei n.º 49/2010, de 12 de Novembro Autoriza o Governo a simplificar a regime de acesso e de exercício de diversas

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 297 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 4 a 10 de Novembro de 2016

INFORMAÇÃO N.º 297 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA. Período de 4 a 10 de Novembro de 2016 INFORMAÇÃO N.º 297 Período de 4 a 10 de Novembro de 2016 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO NO PERÍODO Sem legislação relevante no período. JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA A FISCAL IMT CADUCIDADE ISENÇÃO ARTIGO 7.º Informação

Leia mais

INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA

INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA Página 1 de 8 INSOLVÊNCIA EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA Nos dias de hoje, e numa altura em que mais do que nunca se avolumam processos de insolvência nos Tribunais portugueses, é importante ter

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 176 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Período de 23 a 29 maio de 2014

INFORMAÇÃO N.º 176 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Período de 23 a 29 maio de 2014 INFORMAÇÃO N.º 176 Período de 23 a 29 maio de 2014 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO DECLARAÇÃO DE RENDIMENTO ANUAL DO AGREGADO FAMILIAR DO ARRENDATÁRIO Portaria n.º 115/2014, de 29 de maio de 2014 RESUMO:

Leia mais

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas Decreto-Lei n.º 53/2004 de 18 de Março Processo n.º 1051/12.8TYVNG Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia 2º Juízo Relatório do (Artigo 155º do CIRE)

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Quadro Comparativo após a republicação do Despacho Normativo n.º 18 A/2010, de 1de julho, alterado pelo Despacho Normativo 17/2014 de 26 de dezembro Artigo 1.º Objecto

Leia mais

JULHO 2004 SUMÁRIO. I. Legislação nacional II. Instruções administrativas III. Jurisprudência nacional I. LEGISLAÇÃO NACIONAL. Ministério das Finanças

JULHO 2004 SUMÁRIO. I. Legislação nacional II. Instruções administrativas III. Jurisprudência nacional I. LEGISLAÇÃO NACIONAL. Ministério das Finanças JULHO 2004 SUMÁRIO I. Legislação nacional II. Instruções administrativas III. Jurisprudência nacional I. LEGISLAÇÃO NACIONAL Ministério das Finanças Decreto-Lei n.º 162/2004, de 3 de Julho Altera o Código

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRTA NACONAL DO EXAME FNAL DE AVALAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) GRELHAS DE CORRECÇÃO ÁREAS OPCONAS

Leia mais

Famalicão. J3 Processo nº 6938/15.3T8VNF Insolvência de CONFIVIAGENS Viagens e Turismo, Lda

Famalicão. J3 Processo nº 6938/15.3T8VNF Insolvência de CONFIVIAGENS Viagens e Turismo, Lda Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 2ª Secção de Comércio da Instância Central de Vila Nova de Famalicão J3 Processo nº 6938/15.3T8VNF Insolvência de CONFIVIAGENS Viagens e Turismo, Lda V/Referência:

Leia mais

Manuel Nogueira Martins

Manuel Nogueira Martins Processo Especial de Revitalização PER Comarca de Leiria Alcobaça Inst. Central 2ª Sec. Comércio J2 Proc. N.º 804/15.0T8ACB 2.º Juízo Administrador Judicial Provisório: Orlando José Ferreira Apoliano Carvalho

Leia mais

DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS. Artigo 1.º Objecto

DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS. Artigo 1.º Objecto DECRETO N.º 130/IX AUTORIZA O GOVERNO A LEGISLAR SOBRE A INSOLVÊNCIA DE PESSOAS SINGULARES E COLECTIVAS A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores)

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) ORDEM DOS ADVOGADOS Comissão Nacional de Avaliação EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) 30 de

Leia mais

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão. A relação jurídica tributária. 2º semestre 2011/2012

Fiscalidade. Licenciatura em Gestão. A relação jurídica tributária. 2º semestre 2011/2012 Fiscalidade Licenciatura em Gestão A relação jurídica tributária 2º semestre 2011/2012 Fiscalidade 1. INTRODUÇÃO Conceito de imposto Figuras afins do imposto Classificação dos impostos A relação jurídica

Leia mais

4º Juízo Cível Processo nº 954/13.7TJVNF Insolvência de Fernovais Construções, Sociedade Unipessoal, Lda

4º Juízo Cível Processo nº 954/13.7TJVNF Insolvência de Fernovais Construções, Sociedade Unipessoal, Lda Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal do Judicial de Vila Nova de Famalicão 4º Juízo Cível Processo nº 954/13.7TJVNF Insolvência de Fernovais Construções, Sociedade Unipessoal, Lda V/Referência:

Leia mais

Consequências fiscais do desreconhecimento de créditos incobráveis

Consequências fiscais do desreconhecimento de créditos incobráveis Consequências fiscais do desreconhecimento de créditos incobráveis A Autoridade Tributária divulgou recentemente o despacho do SEAF XXI n.º 97/2016, de 2016-05-12 que procedeu à alteração do entendimento

Leia mais

A responsabilização fiscal do Administrador Judicial

A responsabilização fiscal do Administrador Judicial A responsabilização fiscal do Administrador Judicial Quais as vulnerabilidades decorrentes da legislação vigente? João P. M. de Oliveira XIX Encontro Nacional da APAJ Porto, 21 jan. 2017 Doutora Fernanda

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ATIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA)

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ATIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) MODELO EM VIGOR PARA DECLARAÇÕES DO PERÍODO DE 2019 E SEGUINTES ANTES DE PREENCHER ESTE ANEXO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES QUE O ACOMPANHAM MUITO IMPORTANTE 1 - VENDAS DE MERCADORIAS D137 2 - VENDAS

Leia mais

CIRCULAR. Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe

CIRCULAR. Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe CIRCULAR N/ REFª: 02/15 DATA: 05/02/2015 Assunto: Síntese Legislativa Exmos. Senhores, Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe Com

Leia mais

Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho

Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA MACAU DILI SÃO TOMÉ Conferência Tributarium 2016/2017 Escola de Direito da Universidade do Minho 10 Fevereiro 2017 * Arbitragem Tributária: Os novos Prazos,

Leia mais

O PROCESSO DE DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE UMA SOCIEDADE

O PROCESSO DE DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE UMA SOCIEDADE O PROCESSO DE DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE UMA SOCIEDADE TESE DE MESTRADO DE SUSANA FINO Maio de 2009 1 Índice 1. Apresentação do caso 2. Resolução do caso a) Direito Societário b) Contabilidade c) Fiscalidade

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 9

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 9 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários 2017 19ª Edição Atualização nº 9 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS Atualização nº 9 ORGANIZAÇÃO BDJUR BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA EDITOR

Leia mais

JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA

JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA INFORMAÇÃO N.º 146 Período de 11 a 17 de outubro de 2013 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO INSTALAÇÃO, EXPLORAÇÃO E ALTERAÇÃO DE ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS Portaria n.º 302/2013, de 16 de outubro de 2013

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 1.089/12.5 TBMAI 4º Juízo Cível Insolventes: FERNANDA CARMINDA QUEIRÓS CORREIA E PAULO JORGE TEIXEIRA MENDES Tribunal Judicial da Maia RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado

Leia mais

Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA

Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA Manhãs do Direito 13 novembro de 2012 DULCE DINIS FERREIRA 1 A RESTITUIÇÃO DO MONTANTE PAGO PELO CONTRUBINTE PODE RESVESTIR DUAS FORMAS: Por iniciativa da Administração Fiscal Art.º89 CPPT Compensação

Leia mais

Diploma DRE. Capítulo I. Modelos oficiais. Artigo 1.º. Objeto

Diploma DRE. Capítulo I. Modelos oficiais. Artigo 1.º. Objeto Diploma Aprova a declaração modelo 2, o modelo do recibo eletrónico de quitação de rendas e a declaração modelo 44, previstos no Código do Imposto do Selo e no Código do IRS Portaria n.º 98-A/2015 de 31

Leia mais

1. INTRODUÇÃO O Direito da Insolvência O processo de insolvência 16

1. INTRODUÇÃO O Direito da Insolvência O processo de insolvência 16 1. INTRODUÇÃO 13 1.1. O Direito da Insolvência 13 1.2. O processo de insolvência 16 2. EVOLUÇÃO GERAL DO REGIME DA INSOLVÊNCIA 21 2.1. Direito Romano 21 2.2. Direito Intermédio 25 2.3. A Codificação 32

Leia mais

Famalicão. Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira

Famalicão. Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 2ª Secção de Comércio da Instância Central de Vila Nova de Famalicão J1 Processo nº 9441/15.8T8VNF Insolvência de Maria da Conceição Marques Pereira Moreira

Leia mais

O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155.º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155.º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 332/12.5 TBVLC 1º Juízo Insolventes: ANTÓNIO JORGE FERREIRA DA SILVA E HERANÇA ABERTA P/ ÓBITO DE ANTÓNIO JOSÉ DIAS FERREIRA Tribunal Judicial de Vale de Cambra RELATÓRIO O presente

Leia mais

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO Insolvência pessoa singular (Apresentação) 154869843 CONCLUSÃO - 03-10-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Auxiliar Jorge Manuel Rocha) =CLS= RELATÓRIO Nos presentes autos de acção especial de

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155.º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155.º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Proc.º de Insolvência n.º 331/16.8 T8AMT Insolvente: LUÍS MANUEL GONÇALVES DE SOUSA Comarca do Porto Este Instância Central Secção de Comércio Juiz 2 Amarante RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado

Leia mais

Códigos Tributários ª Edição. Errata

Códigos Tributários ª Edição. Errata Códigos Tributários 2013 6ª Edição Errata 1 CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS UNIVERSITÁRIO Errata ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78, 80 3000-167 Coimbra

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 161 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Período de 07 a 13 de fevereiro de 2014

INFORMAÇÃO N.º 161 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA. Período de 07 a 13 de fevereiro de 2014 INFORMAÇÃO N.º 161 Período de 07 a 13 de fevereiro de 2014 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO Sem legislação relevante no período. JURISPRUDÊNCIA E DOUTRINA ADMINISTRATIVA A FISCAL IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO

Leia mais

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 4291/17.0T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação)

CONCLUSÃO =CLS= Proc.Nº 4291/17.0T8AVR. Insolvência pessoa singular (Apresentação) Insolvência pessoa singular (Apresentação) 99917687 CONCLUSÃO - 06-12-2017 (Termo eletrónico elaborado por Escrivão Adjunto Amélia Rodrigues Nogueira) =CLS= SENTENÇA RELATÓRIO ÂNGELA MARIA DOS SANTOS PEREIRA,

Leia mais

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Quinta Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal Judicial de Barcelos 3º Juízo Cível Processo nº 2280/12.0TBBCL Insolvência de Ana Maria Gonçalves da Silva V/Referência: Data: Nuno Rodolfo da Nova

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA MACAU DILI SÃO TOMÉ Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Reflectir sobre a Arbitragem e a Transacção em Matéria Tributária: Experiência

Leia mais

OS DIREITOS E AS GARANTIAS DOS CONTRIBUINTES E AS PRERROGATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO FISCAL CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA

OS DIREITOS E AS GARANTIAS DOS CONTRIBUINTES E AS PRERROGATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO FISCAL CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA CADUCIDADE E PRESCRIÇÃO EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA Manuel Faustino Lisboa, 13/07/2007 1 A caducidade como limite temporal do direito à liquidação do imposto - art.ºs 45.º/46.º da LGT: Prazo geral e supletivo:

Leia mais

Lei n.º 20/2012, de 14 de maio. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Lei n.º 20/2012, de 14 de maio. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Lei n.º 20/2012, de 14 de maio A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea g) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto 1. A presente lei altera a Lei n.º 64-B/2011, de

Leia mais

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 89/XII Altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, o Código do Imposto do Selo e a Lei Geral Tributária

Leia mais

Famalicão. Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na

Famalicão. Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da 2ª Secção de Comércio da Instância Central de Vila Nova de Famalicão J2 Processo nº 3541/15.1T8VNF Insolvência de Elisabete Maria Rodrigues da Silva V/Referência:

Leia mais

PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL PRÉ-EXECUTIVO Lei n.º 32/2014, de 30 de maio de 2014 RESUMO: Aprova o procedimento extrajudicial pré-executivo.

PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL PRÉ-EXECUTIVO Lei n.º 32/2014, de 30 de maio de 2014 RESUMO: Aprova o procedimento extrajudicial pré-executivo. INFORMAÇÃO N.º 177 Período de 30 de maio a 5 de junho de 2014 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO REPRIVATIZAÇÃO REN Resolução do Conselho de Ministros n.º 35-A/2014, de 30 de maio RESUMO: Determina um conjunto

Leia mais

1/11 RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR - 155º CIRE REFª: Nome: Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva

1/11 RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR - 155º CIRE REFª: Nome: Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva Peça Processual entregue por via electrónica na data e hora indicadas junto da assinatura electrónica do subscritor (cfr. última página), aposta nos termos previstos na Portaria n.º 280/2013, de 26 de

Leia mais

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas

CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas CIRE Código de Insolvência e Recuperação de Empresas Decreto-Lei n.º 53/2004 de 18 de Março Processo n.º 2224/12.9TBPRD Tribunal Judicial de Paredes 2º Juízo Cível Relatório do (Artigo 155º do CIRE) de

Leia mais

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na. Quinta do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova de Famalicão,

Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com escritório na. Quinta do Agrelo, Rua do Agrelo, nº 236, Castelões, em Vila Nova de Famalicão, Exmo.(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito da Secção de Comércio da Instância Central de Viseu J1 Processo nº 2865/16.5T8VIS V/Referência: Data: Nuno Rodolfo da Nova Oliveira da Silva, Economista com

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 9.480/13.3 TBVNG 2º Juízo Cível Insolvente: FERNANDO JORGE MARTINS PEREIRA DA SILVA Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos

Leia mais

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 Apresentamos de seguida um resumo das principais alterações decorrentes do Orçamento de Estado, para o ano 2013. As alterações são apresentadas por categorias

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 2

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 2 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários 2018 20ª Edição Atualização nº 2 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS Atualização nº 2 ORGANIZAÇÃO BDJUR BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA EDITOR

Leia mais

1º Juízo Cível Processo nº 2754/12.2TJVNF Insolvência de Metal Gold Engenharia e Construções Metálicas, S.A.

1º Juízo Cível Processo nº 2754/12.2TJVNF Insolvência de Metal Gold Engenharia e Construções Metálicas, S.A. Exmo(a). Senhor(a) Doutor(a) Juiz de Direito do Tribunal do Judicial de Vila Nova de Famalicão 1º Juízo Cível Processo nº 2754/12.2TJVNF Insolvência de Metal Gold Engenharia e Construções Metálicas, S.A.

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRTA NACONAL DO EXAME FNAL DE AVALAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) GRELHAS DE CORRECÇÃO ÁREAS OPCONAS

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 253 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 24 de dezembro de 2015 a 7 de janeiro de 2016

INFORMAÇÃO N.º 253 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO. Período de 24 de dezembro de 2015 a 7 de janeiro de 2016 INFORMAÇÃO N.º 253 Período de 24 de dezembro de 2015 a 7 de janeiro de 2016 PRINCIPAL LEGISLAÇÃO DO PERÍODO REGIME JURÍDICO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Decreto Legislativo Regional n.º 27/2015/A de 29 de dezembro

Leia mais

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE.

RELATÓRIO. O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto no artigo 155º do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas CIRE. Procº de insolvência n.º 10.767/11.5 TBVNG 1º Juízo Cível Insolvente: ANA ALEXANDRA DE OLIVEIRA PAIVA Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia RELATÓRIO O presente RELATÓRIO é elaborado nos termos do disposto

Leia mais

IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS)

IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) ALTERAÇÕES AO IRS, IRC, IMPOSTO DO SELO E LGT A Lei 55-A/2012, de 29 de Outubro introduziu alterações relevantes no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), Imposto sobre o Rendimento das

Leia mais

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal.

5 - As certidões de dívida servem de base à instauração do processo de execução fiscal. Artigo 12.º [...]1 1 - Os processos da competência dos tribunais tributários são julgados em 1.ª instância pelo tribunal da área do serviço periférico local onde se praticou o ato objeto da impugnação

Leia mais