CCEE Aprimora Gestão de Carga de Processos com CA Workload Automation

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CCEE Aprimora Gestão de Carga de Processos com CA Workload Automation"

Transcrição

1 CUSTOMER SUCCESS STORY MIO 2015 CCEE primora Gestão de Carga de Processos com C Workload utomation PERFIL DO CLIENTE Indústria: Utilities Companhia: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) Empregados: 340 EMPRES Cria em 1999, a CCEE é responsável por viabilizar a comercialização elétrica no Brasil. É uma sociede civil de direito privado e sem fins lucrativos, manti pelos agentes do mercado de compra e ven. DESFIO CHLLENGE área ipsum de TI tinha dolorcomo sit amet, consectetur desafi o geraradipiscing ganhos deelit. produtivide pormauris meio imperdiet automatização augue at consequatecondimentum. execução orquestração liquam dos processamentos erat volutpat. batches Donec organização a ligula metus. como a Maecenas lobortis, contabilização e liquição dui a varius s operações laoreet. do setor elétrico. SOLUÇÃO SOLUTION instituição ipsumescolheu dolor sit amet, aconsectetur solução Cadipiscing Workload elit. utomation por esta Mauris imperdiet augue apresentar maioratfacilide, consequat operar por eventos condimentum. e ter liquam erat aderência aosvolutpat. processos Donec empresa. a ligula metus. Maecenas lobortis, dui a varius laoreet. BENEFÍCIOS BENEFIT CCEEipsum conseguiu dolorreduzir sit amet, consectetur adipiscing drasticamente o esforçoelit. operacional e o tempo Mauris imperdiet dos processamentos, augue at o consequat que gerou ganhos condimentum. de liquam efi ciênciaerat e produtivide volutpat. edonec evitoua aligula elevação metus. de Maecenas custos comlobortis, pessoal.dui a varius laoreet.

2 2 CUSTOMER SUCCESS STORY: CÂMR DE COMERCILIZÇÃO DE ENERGI ELÉTRIC MIO 2015 Empresa Operadora do mercado brasileiro Cria em 1999 como dministradora de Serviços do Mercado tacadista de Energia Elétrica SME e posteriormente nomea Mercado tacadista de Energia Elétrica ME (2000), a CCEE (nome instituído em 2004) é o órgão responsável por viabilizar as operações de comercialização elétrica no Brasil. CCEE é uma sociede civil de direito privado e sem fins lucrativos, manti pelo conjunto de agentes que atuam no mercado de compra e ven ou seja, as empresas geradoras (concessionárias de serviço público, produtores independentes e autoprodutores), distribuidoras, comercializadoras, importadoras e exportadoras de energia elétrica, além dos consumidores livres. tualmente a instituição conta com mais de 2,9 mil associados. CCEE atua nas operações de comercialização desde a medição energia gera e efetivamente consumi até a liquição financeira s operações de compra e de ven no mercado de curto prazo. instituição também operacionaliza os leilões, sob delegação gência Nacional de Energia Elétrica neel. Para isso, a entide, sedia em São Paulo, conta com 340 colaboradores. s atribuições principais instituição incluem: Implantar e divulgar regras e procedimentos de comercialização Fazer a gestão de contratos do mbiente de Contratação Regula (CR) e do mbiente de Contratação Livre (CL) Receber as medições e manter o registro de dos gera e consumi Realizar leilões de compra e ven, sob delegação neel Disponibilizar tecnologia para viabilizar as operações de compra e ven Proporcionar atendimento e capacitação para as operações dos agentes no mercado. Desafio utomatizar e orquestrar execuções batch dos processos do mercado Na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, a Tecnologia Informação é reconheci pelas áreas de negócio como funmental na viabilização s operações empresa e do setor elétrico brasileiro. O gerente executivo de Suporte e Infraestrutura instituição, Edson Lugli, explica que a CCEE depende de processamentos batch para cumprir com praticamente tos suas atribuições, o que inclui a principal delas a contabilização e liquição s operações do mercado brasileiro, que envolve bilhões de reais mensalmente.

3 3 CUSTOMER SUCCESS STORY: CÂMR DE COMERCILIZÇÃO DE ENERGI ELÉTRIC MIO 2015 Nosso grande desafio era automatizar e orquestrar estas execuções, que são importantíssimas para o mercado e eram realizas manualmente em plataforma Linux, aponta o gestor. Segundo o Lugli, o sistema utilizado anteriormente exigia um alto esforço operacional, além de não permitir a entrega de funcionalides de negócio, o que levou a instituição a buscar uma nova solução. O nível de automação e controles esperado pela CCEE era inviável no modelo anterior, que também não oferecia uma capacide de integração que suportasse as operações organização. disponibilide, o desempenho e as funcionalides s ferramentas até então utilizas na CCEE não atendiam plenamente às necessides do mercado, resume o gerente executivo. Solução Tecnologia de ponta mais produtivide, menos esforço Hoje todos os processamentos batch são orquestrados pela C Workload utomation DE. Edson Lugli Gerente Executivo de Suporte e Infraestrutura, CCEE Para otimizar as operações, a CCEE partiu em busca de uma solução para automação e orquestração de seus processamentos batch, em uma songem que incluiu a realização de provas de conceito com as principais ferramentas disponíveis no mercado. Nosso processo de aquisição foi baseado em técnica e preço e a C Technologies apresentou uma flexibilide na negociação que permitiu a adoção de um modelo viável e vantajoso para todos, revela Lugli. De acordo com o executivo, a solução C Workload utomation DE foi escolhi por ser a que melhor atendia os requisitos definidos para o projeto, que visou a redução de esforços operacionais e o aumento produtivide. Entre as vantagens ferramenta estão a operação por eventos, os relatórios de controle analíticos e gerenciais, além do desempenho, disponibilide e funcionalides oferecidos. Escolhemos a C Workload utomation DE pela facilide de uso e pela possibilide de operação por eventos, que fazem com que a solução apresente grande aderência a nossos processos, afirma Lugli, que aponta que tais características fizeram com que a área de TI vislumbrasse uma grande gama de aplicações no negócio CCEE. Implementa em 2009, a ferramenta responde hoje pela execução de cerca de 460 jobs por dia, sendo que a CCEE trabalha com a expectativa de alcançar a marca de jobs diários com o avanço na automação de seus processos. Segundo Lugli, a tecnologia permite que a área de TI automatize as agens de execução associas às regras de interdependência, reduzindo o tempo entre o início e o fim dos processamentos. Hoje todos os processamentos batch são orquestrados pela C Workload utomation DE, comemora.

4 4 CUSTOMER SUCCESS STORY: CÂMR DE COMERCILIZÇÃO DE ENERGI ELÉTRIC MIO 2015 Benefícios Expectativas superas e esforços otimizados C Workload utomation DE permeia os processos CCEE, suportando operações críticas. Edson Lugli Gerente Executivo de Suporte e Infraestrutura, CCEE O gerente executivo de Suporte e Infraestrutura, Edson Lugli, afirma que a solução C Workload utomation DE superou as expectativas ao longo do período em que está em operação na CCEE. Segundo Lugli, a ferramenta gerou resultados efetivos, como a redução drástica do esforço operacional equipe, que pôde então absorver novas ativides sem a necesside de novas contratações. lém disso, houve redução no tempo de manutenção. Muitas s funcionalides que seriam desenvolvis em sistema foram absorvis pela solução. Hoje, por exemplo, temos mais de 2,8 mil Jobs que atendem tos as necessides de negócio relacionas com processamentos batch, diz. Entre os benefícios solução estão: Maior agilide e controle sobre execuções dos processamentos Visibilide de dependência e previsibilide dos tempos de execução Ganho de vinte vezes na capacide de processamento utomação de agens de execução associa às regras de interdependência Redução do tempo total de janela batch umento produtivide s equipes de suporte e infraestrutura de primeiro nível. Lugli lembra que, como a CCEE não conta com processamento legado, alguns dos maiores ganhos foram observados na entrega de funcionalides ao negócio. Hoje a C Workload utomation DE permeia todos os processos CCEE, suportando operações críticas para a empresa e para o mercado elétrica, afirma o gestor. Encontramos muitas maneiras de melhorar e atender às necessides de negócio e isso tem contribuído com os resultados organização. Tanto que a CCEE tem planos para ampliar o uso solução, de forma a expandir ain mais a automação e a oferta de funcionalides.

5 5 CUSTOMER SUCCESS STORY: CÂMR DE COMERCILIZÇÃO DE ENERGI ELÉTRIC MIO 2015 Nethus, é uma empresa com atuação nacional, com larga experiência de mercado, tendo uma política volta a qualide do serviço prestado e se destacando por fornecer soluções coerentemente integras em um portfólio especialista para Tecnologia Informação e Comunicação (TIC). Foi pensa e estrutura de forma que, firmando parcerias com líderes de mercado e, com a experiência técnica e comercial de seus colaboradores, baseando-se em certificações especialistas de seus fornecedores ou de nas melhores práticas metodológicas (PMI, ITIL, COBIT, entre outras) possa oferecer consultivamente soluções de valor agregado, conjugando conhecimento, metodologia, tecnologia e comprometimento para atendimento as necessides e a evolução contínua do negócio dos seus Clientes. Nossa atuação, inicia-se no entendimento de necessides de nossos Clientes até os serviços de suporte técnico, passando pela elaboração e discussão do projeto, fornecimento s tecnologias e serviços técnicos necessários, e o acompanhamento assistido implementação do projeto. lém disso, s certificações diversas credencias pela própria C, somos reconhecidos como C Service Partner Preferred, permitindo apoiar a própria C inclusive em projetos de seus Clientes. Conecte-se com a C Technologies em /br C Technologies aju os clientes a garantirem o sucesso em um futuro em que tos as empresas do setor de vestuário até o serão redefinis pelo uso de software. Com o software C no centro de suas estratégias de TI, as organizações podem tirar proveito tecnologia capaz de mur a maneira como vivemos do tacenter até o dispositivo móvel. Nossos softwares e nossas soluções ajum nossos clientes a prosperar na nova economia de aplicativos, oferecendo os meios para implantar, monitorar e proteger os aplicativos e a infraestrutura. Para saber mais sobre os programas de sucesso de nossos clientes, visite /br/customer-success. Para obter mais informações sobre a C Technologies, visite /br. C Todos os direitos reservados. Tos as marcas comerciais, nomes de marcas, marcas de serviço e logotipos aqui mencionados pertencem às suas respectivas empresas. Este documento é apenas para fins informativos e não representa nenhum tipo de garantia. O Caso de sucesso de clientes tem como base experiências reais dos usuários, mas as descrições de produtos podem não refletir o uso em todos os ambientes. Por isso, os resultados reais poderão variar.

CAIXA Garante Disponibilidade de Sistemas e Satisfação de Usuários com CA Application Performance Management

CAIXA Garante Disponibilidade de Sistemas e Satisfação de Usuários com CA Application Performance Management CUSTOMER SUCCESS STORY CAIXA Garante Disponibilidade de Sistemas e Satisfação de Usuários com CA Application Performance Management PERFIL DO CLIENTE Indústria: Finanças Empresa: CAIXA Funcionários: 110.000+

Leia mais

PromonLogicalis: Mais de 40 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies

PromonLogicalis: Mais de 40 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY : Mais de 40 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies PERFIL DO CLIENTE Indústria: Tecnologia da Informação e Comunicações Empresa: Colaboradores: 1.500 (América Latina)

Leia mais

Sicredi Reduz Custos de Gestão de Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS

Sicredi Reduz Custos de Gestão de Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS CUSTOMER SUCCESS STORY Sicredi Reduz Custos Gestão Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços financeiros Empresa: Sicredi Funcionários: 22.000 EMPRESA O

Leia mais

Telefónica Chile Reduz em 15% o Time-to-market de Aplicações com CA Service Virtualization

Telefónica Chile Reduz em 15% o Time-to-market de Aplicações com CA Service Virtualization CUSTOMER SUCCESS STORY Telefónica Chile Reduz em 15% o Time-to-market Aplicações com CA Service Virtualization PERFIL DO CLIENTE Indústria: Telecomunicações Empresa: Telefónica Chile (Grupo Telefónica)

Leia mais

CA Technologies Economiza US$ 23 Milhões Através de Maior Controle de Seus Ativos Globais de TI

CA Technologies Economiza US$ 23 Milhões Através de Maior Controle de Seus Ativos Globais de TI CUSTOMER SUCCESS STORY CA Technologies Economiza US$ 23 Milhões Através de Maior Controle de Seus Ativos Globais de TI PERFIL DO CLIENTE Indústria: Tecnologia Empresa: CA Technologies Empregados: 11,500

Leia mais

A Algar Tech Aprimora a Gestão de Serviços de TI com Soluções CA Technologies

A Algar Tech Aprimora a Gestão de Serviços de TI com Soluções CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY A Algar Tech Aprimora a Gestão de Serviços de TI com Soluções CA Technologies PERFIL DO CLIENTE Indústria: Tecnologia Companhia: Algar Tech Associados: 14.000 Faturamento: R$ 900

Leia mais

Vectra Aumenta Disponibilidade de Ambientes Completos de TI com Soluções CA Technologies

Vectra Aumenta Disponibilidade de Ambientes Completos de TI com Soluções CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY OUTUBRO 2014 Vectra Aumenta Disponibilida Ambientes Completos TI com Soluções Technologies PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços TI Companhia: Vectra Consultoria e Serviços Empregados:

Leia mais

O Banco Mercantil Universal Garante Eficiente Gestão de Projetos com CA Project & Portfolio Management

O Banco Mercantil Universal Garante Eficiente Gestão de Projetos com CA Project & Portfolio Management CUSTOMER SUCCESS STORY JUNHO 2015 O Banco Mercantil Universal Garante Eficiente Gestão Projetos com CA Project & Portfolio Management PERFIL DO CLIENTE Indústria: Financeira Companhia: Mercantil Banco

Leia mais

PromonLogicalis: Mais de 10 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies

PromonLogicalis: Mais de 10 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY Janeiro 2013 PromonLogicalis: Mais de 10 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies PERFIL DO CLIENTE Indústria: Tecnologia da Informação e Comunicações Empresa: PromonLogicalis

Leia mais

Lexmark Conduz Transformação de TI com CA Agile Operations Suite

Lexmark Conduz Transformação de TI com CA Agile Operations Suite CUSTOMER SUCCESS STORY JULHO 2015 Conduz Transformação TI com CA Agile Operations Suite PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços TI Companhia: Colaboradores: 12.000 Faturamento: US$3,7 bilhões EMPRESA A oferece

Leia mais

BM&FBOVESPA Aperfeiçoa Práticas de Gerenciamento de Projetos com CA Project & Portfolio Management SaaS

BM&FBOVESPA Aperfeiçoa Práticas de Gerenciamento de Projetos com CA Project & Portfolio Management SaaS CUSTOMER SUCCESS STORY BM&FBOVESPA Aperfeiçoa Práticas de Gerenciamento de Projetos com CA Project & Portfolio Management SaaS PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços financeiros Companhia: BM&FBOVESPA Empregados:

Leia mais

Sicredi Reduz em 20% os Custos de Gestão de Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS

Sicredi Reduz em 20% os Custos de Gestão de Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS CUSTOMER SUCCESS STORY MARÇO 2013 Sicredi Reduz em 20% os Custos de Gestão de Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços financeiros Empresa: Sicredi Funcionários:

Leia mais

SUPER LOGO EXEPLO DE APRESENTAÇÂO

SUPER LOGO EXEPLO DE APRESENTAÇÂO SUPER LOGO EXEPLO DE APRESENTAÇÂO Capa com titulo da apresentação com sub-titulo ou texto de apoio, ou outras informações muito sumárias, caso necessário Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing

Leia mais

FULL BANNER CAPA 1 (728X90px)

FULL BANNER CAPA 1 (728X90px) abertura do abertura do abertura do abertura do FULL BANNER CAPA 1 SUPER BANNER CAPA 1 (960X240px) SOCIAL VÍDEOS Michel Teló fala de eliminação do The Voice Brasil que gerou burburinho nas redes Michel

Leia mais

APLICANDO FERRAMENTAS NA ADMINISTRAÇÃO

APLICANDO FERRAMENTAS NA ADMINISTRAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS RESTINGA APLICANDO FERRAMENTAS NA ADMINISTRAÇÃO MARIA DA SILVA Porto Alegre, Abril de 2013 MARIA DA SILVA APLICANDO FERRAMENTAS

Leia mais

PARCERIA INTELIGENTE Parceiros de verdade compreendem os desafios, as necessidades e os objetivos do outro.

PARCERIA INTELIGENTE Parceiros de verdade compreendem os desafios, as necessidades e os objetivos do outro. PARCERIA INTELIGENTE Parceiros de verdade compreendem os desafios, as necessidades e os objetivos do outro. É assim que o Grupo Empresarial TB se posiciona em relação a cada novo cliente, por meio de uma

Leia mais

Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos )

Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos ) Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos ) Prof. Jesús P. Mena-Chalco CMCC/UFABC Q2/2018 1 Armazenar 10 inteiros em um programa... Usando variáveis: Usando um vetor: Para acessar

Leia mais

Um teste do L Y X. efeefe

Um teste do L Y X. efeefe Um teste do L Y X efeefe Sexta-feira, 13 de agosto de 2010 Esse texto é teste do software L Y X para a diagramação de publicações online. Também vou utilizá-lo como base para converter para diversos formatos

Leia mais

Intro. Índice. Um teste do L Y X. Contents. efeefe. Sexta-feira, 13 de agosto de I O primeiro capítulo 1. II O segundo capítulo 3.

Intro. Índice. Um teste do L Y X. Contents. efeefe. Sexta-feira, 13 de agosto de I O primeiro capítulo 1. II O segundo capítulo 3. Um teste do L Y X efeefe Sexta-feira, 13 de agosto de 2010 Abstract Esse texto é teste do software L Y X para a diagramação de publicações online. Também vou utilizá-lo como base para converter para diversos

Leia mais

Entidade civil de âmbito nacional, sem fins econômicos e/ou lucrativos, de direito privado, fundada pela ABINEE em 2016, com os seguintes objetivos:

Entidade civil de âmbito nacional, sem fins econômicos e/ou lucrativos, de direito privado, fundada pela ABINEE em 2016, com os seguintes objetivos: Entidade civil de âmbito nacional, sem fins econômicos e/ou lucrativos, de direito privado, fundada pela ABINEE em 2016, com os seguintes objetivos: Auxiliar as empresas no atendimento a lei 12.305/10

Leia mais

BRAND GUIDELINES RTP MÚSICA

BRAND GUIDELINES RTP MÚSICA RTP MÚSICA VERSÃO VERTICAL GRELHA / EIXOS BRAND GUIDELINES GRELHA / EIXOS VERSÃO VERTICAL VERSÃO HORIZONTAL BRAND GUIDELINES VERSÃO MOSCA COMPORTAMENTOS CROMÁTICOS (VERSÃO HORIZONTAL E VERTICAL) Cor Directa

Leia mais

ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa ADEETC Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Teleconumicações e de Computadores

ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa ADEETC Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Teleconumicações e de Computadores ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa ADEETC Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Teleconumicações e de Computadores MERCM Mestrado em Eng. de Redes de Comunicação e Multimédia Dissertação

Leia mais

MANUAL DE NORMAS Normas Normas.indd indd :09:36 12:09:36

MANUAL DE NORMAS Normas Normas.indd indd :09:36 12:09:36 MANUAL DE NORMAS Universo cromático Pantone 470 C C M Y K 0% 58% 100% 33% Black 50% Black Família Tipográfica Barmeno Regular utilizado nas palavras municipal de lisboa abcdefghijklmnopqrstuvxz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS Nome completo (sem abreviações) do Autor 1, última titulação, endereço profissional Nome completo (sem abreviações) do Autor 2, última titulação,

Leia mais

Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos )

Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos ) Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos ) Prof. Jesús P. Mena-Chalco CMCC/UFABC Q1/2017 1 Armazenar 10 inteiros em um programa... Usando variáveis: Usando um vetor: Para acessar

Leia mais

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE)

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br Aula 3 Racionamento de energia RECAPITULANDO... Racionamento de energia; Crise de racionamento de 2001; Bandeira Tarifárias;

Leia mais

Após Renato acelerar tramitação, Senado vota hoje PEC do teto

Após Renato acelerar tramitação, Senado vota hoje PEC do teto Dourados-MS, 12 de Janeiro de 2020. Digite e pressione enter... MS BRASIL MUNDO POLÍTICA ESPORTES FESTAS&EVENTOS ENTREVISTAS ARTIGOS COLUNAS + EDITORIAS Full banner capa 1 (728x90px) FULL BANNER DESKTOP

Leia mais

CA Technologies Empodera Colaboradores com Melhor Acesso a Aplicações Através do Aplicativo Móvel OneAccess

CA Technologies Empodera Colaboradores com Melhor Acesso a Aplicações Através do Aplicativo Móvel OneAccess CUSTOMER SUCCESS STORY CA Technologies Empodera Colaboradores com Melhor Acesso a Aplicações Através do Aplicativo Móvel OneAccess PERFIL DO CLIENTE Indústria: IT Empresa: CA Technologies Funcionários:

Leia mais

CCM002 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação. Apresentações. Prof. Jesús P. Mena-Chalco 3Q-2016

CCM002 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação. Apresentações. Prof. Jesús P. Mena-Chalco 3Q-2016 1 CCM002 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 3Q-2016 2 Pratique, pratique, pratique,. Pode inovar, não ha regra apenas sugestões. Pode falar

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ATUALIZAÇÃO: MARÇO/2017

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ATUALIZAÇÃO: MARÇO/2017 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ATUALIZAÇÃO: MARÇO/2017 INTRODUÇÃO Neste manual de identidade visual da Comissão de Graduação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo serão oferecidas soluções e

Leia mais

Um exemplo de projeto feito em L A TEX: Procure um título suficientemente claro

Um exemplo de projeto feito em L A TEX: Procure um título suficientemente claro Um exemplo de projeto feito em L A TEX: Procure um título suficientemente claro Projeto de Pesquisa - Nome da Instituição/Agência de fomento Proponente: Jesús P. Mena-Chalco Centro de Matemática, Computação

Leia mais

Banese Agiliza Desenvolvimento de Canais de Atendimento e Inicia Projeto de Open Banking com suporte da solução CA API Management

Banese Agiliza Desenvolvimento de Canais de Atendimento e Inicia Projeto de Open Banking com suporte da solução CA API Management CUSTOMER SUCCESS STORY Banese Agiliza Desenvolvimento de Canais de Atendimento e Inicia Projeto de Open Banking com suporte da solução CA API Management PERFIL DEL CLIENTE Empresa: Banco do Estado de Sergipe

Leia mais

Qantas Baseia a Sua Transformação de Negócio no CA Project & Portfolio Management SaaS

Qantas Baseia a Sua Transformação de Negócio no CA Project & Portfolio Management SaaS CUSTOMER SUCCESS STORY Qantas Baseia a Sua Transformação de Negócio no CA Project & Portfolio Management SaaS PERFIL DO CLIENTE Sector: Aviação Companhia: Qantas Funcionários: 30.000 Receita: 15.800 milhões

Leia mais

Aché: excelência, simplificação e otimização de faturamento com SAP Nota Fiscal Eletrônica

Aché: excelência, simplificação e otimização de faturamento com SAP Nota Fiscal Eletrônica Aché: excelência, simplificação e otimização de faturamento com SAP Nota Fiscal Eletrônica Com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico, o Aché aposta na inovação como caminho para o seu crescimento

Leia mais

Recomendação de políticas Sustentabilidade ambiental

Recomendação de políticas Sustentabilidade ambiental Recomendação de políticas A oportunidade Considerando que os datacenters estarão entre os principais consumidores mundiais de energia elétrica até meados da próxima década, o desenvolvimento contínuo de

Leia mais

Como gerenciar com sucesso o seu empreendimento

Como gerenciar com sucesso o seu empreendimento GRANDE ARACAJU SERGIPE Ano I Edição 1 Março/Abril 2018 ADMINISTRAÇÃO Como gerenciar com sucesso o seu empreendimento Entrevista com Dr. ANTONIO JOSÉ DA SILVA Administrador da SET & Cia. EXPEDIENTE EDITORIAL

Leia mais

Adequação e Operação do Sistema de Medição para Faturamento - SMF

Adequação e Operação do Sistema de Medição para Faturamento - SMF Adequação e Operação do Sistema de Medição para Faturamento - SMF BRAZIL WINDPOWER O&M 2015 Rio de Janeiro, 02 de setembro de 2015 Dalmir Capetta Agenda Quadro Institucional Sistema de Medição para Faturamento

Leia mais

Manual de Normas Gráficas Março 2017

Manual de Normas Gráficas Março 2017 Manual de Normas Gráficas Março 2017 1 Introdução A Frusantos é uma empresa familiar, com aspiração comum, visão de crescimento e compromisso com o senso de legado, de geração em geração. Visão Ser empresa

Leia mais

Engineering Case. Mais de 20 mil documentos gerenciados em uma das maiores UTEs do País. Business Proposal No

Engineering Case. Mais de 20 mil documentos gerenciados em uma das maiores UTEs do País. Business Proposal No Case/ Engenharia/ Tractebel Energia Mais de 20 mil documentos gerenciados em uma das maiores UTEs do País Projetos de engenharia de alta complexidade demandam sistemas que atendam às necessidades gerenciais

Leia mais

Home Center adota o Arcserve UDP e aumenta a eficiência da TI

Home Center adota o Arcserve UDP e aumenta a eficiência da TI Home Center adota o Arcserve UDP e aumenta a eficiência da TI PERFIL DO CLIENTE Empresa: BR Home Center Setor: Materiais de construção e decoração Funcionários: 2200 EMPRESA DESAFIO SOLUÇÃO BENEFÍCIOS

Leia mais

tempo de produção Service Insight PERFIL DO CLIENTE CUSTOMER LOGO HERE Empresa: Company EMPRESA DESAFIO BENEFÍCIOS SOLUÇÃO In id enim diam.

tempo de produção Service Insight PERFIL DO CLIENTE CUSTOMER LOGO HERE Empresa: Company EMPRESA DESAFIO BENEFÍCIOS SOLUÇÃO In id enim diam. CUSTOMER SUCCESS STORY Maio 2013 Scitum Reduz reduz em em50% 50%oo tempo produção Tempo Produção relatórios com Relatórios comca CABusiness Business Service Insight CUSTOMER LOGO HERE EMPRESA Lorem ipsum

Leia mais

Manual de Normas Gráficas. CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

Manual de Normas Gráficas. CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social Manual de Normas Gráficas CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social CASES 2015 Assinatura CASES Versões da assinatura CASES v1 v3 v5 Positivo v2 v4 v5 Negativo v1. Esta assinatura deverá

Leia mais

Manual de Identidade

Manual de Identidade Manual de Identidade Sumário 1. Conceitos 2. Redesign 2.1. Análise Marca Atual 2.2. Processo Criativo 2.3. Justificativa 3. Logotipo 3.1. Área de Proteção 3.2. Redução Máxima 4. Cores 4.1. Aplicação Principal

Leia mais

SERVIÇOS & BUILD DESIGN

SERVIÇOS & BUILD DESIGN DO. DONE Conceção e construção de projectos de arquitectura de interiores criativos, inovadores e eficientes, rigorosamente executados. A inovação, através do branding da organização recriado no espaço,

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

SUPER BANNER PERSONALIZADO 01 (960X200px) Fábio Assunção comenta cena do primeiro encontro entre Arthur e Eliza: Bem bonito

SUPER BANNER PERSONALIZADO 01 (960X200px) Fábio Assunção comenta cena do primeiro encontro entre Arthur e Eliza: Bem bonito SUPER PERSONALIZADO 01 Pec do Teto Após Renato acelerar tramitação, Senado vota hoje PEC do teto CAPA 1 EUGÊNIO FALCÃO RINGSON TOLEDO MATEUS RODRIGUES CAPA 2 INTEGER amet, consectetur adipiscing elit.

Leia mais

EDITAL 03/2019 DISCIPLINA ESPECIAL: DIPLOMACIA MULTILATERAL E LIDERANÇA

EDITAL 03/2019 DISCIPLINA ESPECIAL: DIPLOMACIA MULTILATERAL E LIDERANÇA EDITAL 03/2019 DISCIPLINA ESPECIAL: DIPLOMACIA MULTILATERAL E LIDERANÇA O presente documento versa sobre os requisitos para a submissão da inscrição na Disciplina Diplomacia Multilateral e Liderança, ofertada

Leia mais

ANEXO DO CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL. A Primeira Conferência

ANEXO DO CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL. A Primeira Conferência ANEXO DO CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL A Primeira Conferência (Capa título do trabalho) Emmanuel Bailly x 1 2 1.- Curriculum Vitae do Autor 2.- Ficha de Inscrição do Autor 2.1.- Dados pessoais: Nome:

Leia mais

Modelagem de ativos e Medição para faturamento de energia

Modelagem de ativos e Medição para faturamento de energia Modelagem de ativos e Medição para faturamento de energia Brazil Windpower 2016 O&M Rio de Janeiro, 31 de agosto de 2016 Ediléu H. Cardoso Junior Gerente de Medição Contábil Agenda Introdução MCP e 1ºs

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 05: Métodos simples de ordenação (bogo Sort, selection Sort, insertion Sort, bubble Sort)

Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 05: Métodos simples de ordenação (bogo Sort, selection Sort, insertion Sort, bubble Sort) Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 05: Métodos simples de ordenação (bogo Sort, selection Sort, insertion Sort, bubble Sort) Prof. Jesús P. Mena-Chalco 1Q-2016 1 Ordenação Ordenar corresponde ao processo

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V03 1

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V03 1 MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V03 1 DATA: Outubro 2016 ELABORADO: Laura Santos EDITADO: Bruno Filipe APROVADO: Manuel Serejo ASSUNTO: Normas para apresentação de documentos Normas e apresentação

Leia mais

A construção do logótipo (relações entre os diferentes elementos);

A construção do logótipo (relações entre os diferentes elementos); Manual Normas Este manual de normas gráficas é um instrumento de trabalho que visa definir um conjunto de regras e recomendações que garantam a aplicação correcta da identidade gráfica da ANI. As várias

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V05 1

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V05 1 MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V05 1 DATA: Outubro 2018 ELABORADO: Laura Santos EDITADO: Bruno Filipe APROVADO: Manuel Serejo ASSUNTO: Normas para apresentação de documentos Normas e apresentação

Leia mais

12 Set SEGUNDA-FEIRA ÀS 19:30PM

12 Set SEGUNDA-FEIRA ÀS 19:30PM SUPER BANNER PERSONALIZADO (960X200px) Pec do Teto Após Renato acelerar tramitação, Senado vota hoje PEC do teto Fábio Assunção comenta cena do primeiro encontro entre Arthur e Eliza: Bem bonito Ator fala

Leia mais

Duratex: Automatização, segurança e eficiência na gestão de identidade e acesso com soluções SAP

Duratex: Automatização, segurança e eficiência na gestão de identidade e acesso com soluções SAP Duratex: Automatização, segurança e eficiência na gestão de identidade e acesso com soluções SAP Uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira

Leia mais

Sicredi Qualifica sua Gestão de Serviços de TI com CA Service Assurance

Sicredi Qualifica sua Gestão de Serviços de TI com CA Service Assurance CUSTMER SUCCESS STRY JULH 2011 Qualifica sua Gestão de Serviços de TI com CA Service Assurance PERFIL D CLIENTE Indústria: Serviços Financeiros Empresa: A EMPRESA é um dos maiores sistemas de crédito cooperivo

Leia mais

MELHOR TURISMO2020. Manual de Normas Gráficas ESTE MANUAL ESTABELECE AS NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA MARCA.

MELHOR TURISMO2020. Manual de Normas Gráficas ESTE MANUAL ESTABELECE AS NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA MARCA. MELHOR Manual de Normas Gráficas ESTE MANUAL ESTABELECE AS NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA MARCA. by ESTE MANUAL É UM INSTRUMENTO DE TRABALHO, ILUSTRANDO E DEFININDO AS UTILIZAÇÕES DA IDENTIDADE GRÁFICA E ESCLARECENDO

Leia mais

Título do artigo. 1,5cm. Nome completo do AUTOR 1. 2,5cm. 1,2cm

Título do artigo. 1,5cm. Nome completo do AUTOR 1. 2,5cm. 1,2cm Título do artigo Formatação Título 1: fonte tamanho 16, negrito, Inicial maiúscula, espaçamento de 1,5 linhas, alinhado à esquerda. Nome completo do AUTOR 1 Resumo: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur

Leia mais

2 O setor elétrico brasileiro

2 O setor elétrico brasileiro 2 O setor elétrico brasileiro O setor elétrico divide-se basicamente quatro segmentos: geração, transmissão, distribuição e comercialização. A geração de energia é composta por centrais hidrelétricas ou

Leia mais

AMAZÔNIA PARA SEMPRE. Inclusão Digital. Acessibilidade. País do Futebol. Sustentabilidade & Gestão Social

AMAZÔNIA PARA SEMPRE. Inclusão Digital. Acessibilidade. País do Futebol. Sustentabilidade & Gestão Social www.revistaresponsa.com.br Sustentabilidade & Gestão Social Inclusão Digital A internet sobe a favela Pág. 09 Acessibilidade Adaptação por todos os lados Pág. 15 País do Futebol Como a Copa do Mundo no

Leia mais

Preparação de um trabalho de pesquisa: - Citações e Referências bibliográficas

Preparação de um trabalho de pesquisa: - Citações e Referências bibliográficas CCM002 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Apresentações Preparação de um trabalho de pesquisa: - Citações e Referências bibliográficas Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 3Q-2017

Leia mais

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET Capa com titulo da apresentação com sub-titulo ou texto de apoio, ou outras informações muito sumárias, caso necessário OMEULOGO Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CENTEIAS

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CENTEIAS MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Introdução A Marca Versões Cores Fonte Padrão Papelaria Template de Apresentações 4 5 6 7 8 9 18 ÍNDICE Este manual tem a função de estabelecer os parâmetros corretos para

Leia mais

Comercializador Varejista

Comercializador Varejista Comercializador Varejista XIX Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica 10/11/201 Rui Altieri Presidente do Conselho de Administração Agenda Governança do setor elétrico e o papel

Leia mais

Estudo de Transformação Empresarial da SAP Bens de Consumo O Boticário PÚBLICO

Estudo de Transformação Empresarial da SAP Bens de Consumo O Boticário PÚBLICO Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Estudo de Transformação Empresarial da SAP Bens de Consumo O Boticário PÚBLICO Como uma empresa de cosméticos líder do segmento

Leia mais

KIT DE NORMAS GRAFICAS

KIT DE NORMAS GRAFICAS KIT DE NORMAS GRAFICAS ÍNDICE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 INTRODUÇÃO CONCEÇÃO DO SELO CORES DO SELO SELO MONOCROMÁTICO REFERÊNCIAS DE COR OUTRAS CORES FUNDOS FOTOGRÁFICOS ÁREA DE PROTEÇÃO REDUÇÃO TIPOGRAFIA

Leia mais

MANUAL DE NORMAS. Guia de identidade visual. Abril. 2016

MANUAL DE NORMAS. Guia de identidade visual. Abril. 2016 MANUAL DE NORMAS Guia de identidade visual Abril. 2016 A logomarca tem como base a interação com as pessoas. É por isso que é tão importante que todos os que trabalham com a logomarca Nosso Shopping percebam

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA PRIMEIRO AUTOR SEGUNDO AUTOR TERCEIRO AUTOR QUARTO AUTOR QUINTO AUTOR SEXTO AUTOR TÍTULO COMPLETO DO PROJETO PROJETO

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO - TECCOGS ISSN:

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO - TECCOGS ISSN: Normas para publicação Formatação da página (margens): Topo: 3,3 cm Inferior: 3 cm Esquerda: 2,3 cm Direita: 2 cm Título: Fonte: Arial, 14 Alinhamento do texto: à esquerda Norma para publicação Autoria:

Leia mais

Gestão de Risco de Mercado

Gestão de Risco de Mercado Gestão de Risco de Mercado Visão da CCEE Roberto Castro 30/03/2017 Temário I. Garantias Financeiras Limite Operacional Corte em Cadeia Cadastro Positivo II. Indicadores de Risco de Mercado Exposição Índice

Leia mais

A Tumba de Demara. Vinícius Figueiredo

A Tumba de Demara. Vinícius Figueiredo FQ Vinícius Figueiredo 1 A V E N T U R A S FQ1 - Para 4 personagens de nível 1 O que esperar desta Aventura? Vitis e adipiscing enim. Nam varius eleifend orci, sed viverra nisl condimentum ut. Donec eget

Leia mais

Fórum Metodologias Ativas MetA 2015

Fórum Metodologias Ativas MetA 2015 Fórum Metodologias Ativas MetA 2015 Professor, venha compartilhar suas experiências diferenciadas e inovadoras de ensino! Participe dessa onda Saberes da Universidade - Metodologias Ativas http://www.pucsp.br/reunindo-saberes-da-universidade

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UEPB/CNPq COTA NORMAS PARA O RELATÓRIO FINAL E PRESTAÇÃO DE CONTAS

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UEPB/CNPq COTA NORMAS PARA O RELATÓRIO FINAL E PRESTAÇÃO DE CONTAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UEPB/CNPq COTA 2018-2019 NORMAS PARA O RELATÓRIO FINAL E PRESTAÇÃO DE CONTAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

Geração Distribuída de Energia Elétrica

Geração Distribuída de Energia Elétrica Geração Distribuída de Energia Elétrica Seminário Internacional - Impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos sobre o Setor de Distribuição 20/05/2016 Roberto Castro Conselheiro de Administração Agenda

Leia mais

DE PRODUTOS. VISITE NOSSO SITE: FORMA DE BAURU C/ ROLO PARA PINTURA 15CM C/ ESPREMEDOR DE LARANJA C/

DE PRODUTOS. VISITE NOSSO SITE:  FORMA DE BAURU C/ ROLO PARA PINTURA 15CM C/ ESPREMEDOR DE LARANJA C/ CATÁLOGO 2015 DE PRODUTOS FORMA DE BAURU C/1 009118 ROLO PARA PINTURA 15CM C/1 009197 ESPREMEDOR DE LARANJA C/1 009149 FURA COCO C/1 009301 Página 12 Página 12 VISITE NOSSO SITE: www.grupoufs.com.br HISTÓRIA

Leia mais

MODELO PARA EDITORAÇÃO DE LIVRO Guia do Usuário

MODELO PARA EDITORAÇÃO DE LIVRO Guia do Usuário MODELO PARA EDITORAÇÃO DE LIVRO Guia do Usuário 2016 Esta página ficará em branco. LOREM IPSUM (título) dolor (subtítulo) Falsa folha de rosto. Nesta folha conterá apenas o título e o subtítulo (se necessário)

Leia mais

A C R A M A L D A U N A

A C R A M A L D A U N A MANUAL DA MARCA BRIEFING & PROCESSO CRIATIVO 01 CONCEITO E CONSTRUÇÃO DA MARCA 02 GRADE 04 PALETA DE CORES 05 APLICAÇÕES MONOCROMÁTICAS 05 APLICAÇÕES 06 CRÉDITOS 07 01 BRIEFING & PROCESSO CRIATIVO BRIEFING...

Leia mais

D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS.

D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. Plásticos em Revista Digital Plásticos em Revista é a mais antiga publicação de seu segmento,

Leia mais

Manual de Normas Gráficas

Manual de Normas Gráficas Manual de Normas Gráficas A criação da identidade visual da Proxira, tem por base um sistema de aplicações coerente, organizado e bem definido. O manual de identidade visual apresentado reúne os elementos

Leia mais

Edital de Chamada para Trabalhos Acadêmicos

Edital de Chamada para Trabalhos Acadêmicos Edital de Chamada para Trabalhos Acadêmicos A Comissão Organizadora do VI Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais EERRI convida a comunidade acadêmica de relações internacionais para o

Leia mais

Expansão do Mercado Livre 23/08/2016 Workshop de Energia da FIESP Mercado Livre de Energia

Expansão do Mercado Livre 23/08/2016 Workshop de Energia da FIESP Mercado Livre de Energia Expansão do Mercado Livre 23/08/2016 Workshop de Energia da FIESP Mercado Livre de Energia Talita Porto Conselheira de Administração CCEE: operadora do mercado de energia elétrica Criada em 1999, a CCEE

Leia mais

MANUAL NORMAS GRÁFICAS

MANUAL NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS NOVEMBRO 2016 MIGUEL GATA INTRODUÇÃO 2 MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS BEM-VINDO ao Manual de Normas Gráficas da ESCOLA PROFISSIONAL PRÁTICA UNIVERSAL BRAGANÇA Dada a importância que

Leia mais

d ce D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. R E V I S T A

d ce D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. R E V I S T A d ce R E V I S T A D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. Doce Revista Digital Há 31 anos no mercado, a imagem da Doce Revista é

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI . SUMÁRIO CAPÍTULO 6 Os frameworks utilizados e seus relacionamentos Introdução COBIT ITIL PMBoK CMMI Boas práticas de governança de TI Existem diversas estruturas,

Leia mais

Normas para apresentação e elaboração de Trabalhos Finais de Licenciatura e Mestrado

Normas para apresentação e elaboração de Trabalhos Finais de Licenciatura e Mestrado Normas para apresentação e elaboração de Trabalhos Finais de Licenciatura e Mestrado Normas para apresentação e elaboração dos Trabalhos Finais Nota prévia: As normas agora aprovadas devem ser entendidas

Leia mais

SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA E OPORTUNIDADES

SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA E OPORTUNIDADES SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA E OPORTUNIDADES RICARDO LIMA CONSULTOR Nov/2018 MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA Fonte: EPE O que é mercado livre? Adaptado de uma apresentação

Leia mais

Quem é a CCEE. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica CCEE viabiliza as atividades de compra e venda de energia em todo o País

Quem é a CCEE. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica CCEE viabiliza as atividades de compra e venda de energia em todo o País Quem é a CCEE A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica CCEE viabiliza as atividades de compra e venda de energia em todo o País É responsável pela contabilização e pela liquidação financeira no

Leia mais

Este é o Título do TCC

Este é o Título do TCC Faculdade do Piauí Curso de Bacharelado em Ciências da Computação Este é o Título do TCC Autores Teresina-PI, Xxxx de 20XX Autores Este é o Título do TCC Trabalho de Conclusão de Curso Monografia apresentada

Leia mais

Evolução dos Contratos de Energia nas últimas décadas e os Recursos Naturais

Evolução dos Contratos de Energia nas últimas décadas e os Recursos Naturais Evolução dos Contratos de Energia nas últimas décadas e os Recursos Naturais 6º Painel - Direito da Concorrência e a Regulação Setorial harmonização e discordâncias Visão da Comercialização de Energia

Leia mais

Papel e Perspectivas da CCEE para o Setor Elétrico Seminário Internacional Bolsa de Energia

Papel e Perspectivas da CCEE para o Setor Elétrico Seminário Internacional Bolsa de Energia Papel e Perspectivas da CCEE para o Setor Elétrico Seminário Internacional Bolsa de Energia ARY PINTO Conselheiro 28/02/2019 Agenda Sistema Elétrico Brasileiro e a CCEE Mercado Livre de Energia Elétrica

Leia mais

POCH MANUAL DE NORMAS

POCH MANUAL DE NORMAS POCH MANUAL DE NORMAS 2015 A MARCA A marca é o elemento mais identificativo da identidade corporativa. A normalização da mesma é essencial para preservar a sua legibilidade e percepção. Por esse motivo,

Leia mais

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de As empresas estão buscando cada vez mais visibilidade e controle de sua operação através de tecnologias que demonstrem resultados e desburocratizem processos internos. A Cabtec atua na oferta e gestão

Leia mais

As novas tecnologias e arquiteturas de mercado e o futuro do ACL

As novas tecnologias e arquiteturas de mercado e o futuro do ACL As novas tecnologias e arquiteturas de mercado e o futuro do ACL 27/11/2015 7º Encontro Anual do Mercado Livre Ary Pinto Conselheiro de Administração Agenda A CCEE Agenda para evolução do ACL Tecnologia

Leia mais

Coloque aqui seu nome

Coloque aqui seu nome Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT Dissertação de Mestrado Coloque aqui o título da sua dissertação Coloque aqui seu nome Uberaba

Leia mais

Câmara Municipal de Vagos Normas Gráficas

Câmara Municipal de Vagos Normas Gráficas 01 Índice Introdução # 3 Marca # 4 Logótipo # 5 Símbolo # 6 Construção Identidade # 7 Versões # 8-9 - 10 Arquitetura Marca # 11 Identidade Inglês # 12 Identidade Espanhol # 13 Área de proteção # 14 Dimensões

Leia mais

Grupo Vallourec suporta segurança do trabalho com solução SAP EHSM

Grupo Vallourec suporta segurança do trabalho com solução SAP EHSM SAP Business Transformation Study Siderurgia, Mineração Grupo Vallourec Grupo Vallourec suporta segurança do trabalho com solução SAP EHSM O Grupo Vallourec é líder mundial e brasileiro na produção de

Leia mais

ap e em Em busca dos melhores São Paulo, 16 de outubro de 2015

ap e em Em busca dos melhores São Paulo, 16 de outubro de 2015 São Paulo, 16 de outubro de 2015 Secretaria Executiva Comunicação Visual: Patrocínio Conceito Criar um evento independente da marca Captativa porém com relações subliminares. O objetivo de criar um evento

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

Peculiaridades do setor elétrico brasileiro

Peculiaridades do setor elétrico brasileiro Peculiaridades do setor elétrico brasileiro Dependência Hidráulica: o setor elétrico é extremamente dependente da disponibilidade de água para geração de energia Longas linhas de transmissão Sistema Interligado

Leia mais