Sicredi Reduz Custos de Gestão de Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sicredi Reduz Custos de Gestão de Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS"

Transcrição

1 CUSTOMER SUCCESS STORY Sicredi Reduz Custos Gestão Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços financeiros Empresa: Sicredi Funcionários: EMPRESA O Sicredi é um dos maiores sistemas crédito cooperativo do Brasil, presente em 11 Estados, através mais unidas atendimento e contando com uma base 3,2 milhões associados. DESAFIO CHALLENGE Lorem A área do ipsum PMOdolor Corporativo, sit amet, consectetur que faz parteadipiscing da elit. In id enim diam. Mauris Superintendência imperdiet augue Planejamento Estratégico at do consequat Sicredi, precisava condimentum. melhor Aliquam erat visibilida volutpat. alocação Donec a ligula recursos, progresso metus. Maecenas projetos e gerenciamento lobortis, dui a varius laoreet. custos para suportar a execução dos objetivos estratégicos da organização. SOLUÇÃO SOLUTION Lorematenr Para ipsum adolor manda, sit amet, aconsectetur área adotou adipiscing o CA Project elit. In Portfolio & id enim diam. Management Mauris imperdiet SaaS, plataforma augue at consequat condimentum. centralizada para o Aliquam erat volutpat. gerenciamento financeiro, Donec recursos, a ligula mandas metus. emaecenas carga lobortis, trabalho.dui a varius laoreet. BENEFÍCIOS BENEFIT Lorem O Sicredi ipsum reduziu dolor custos sit amet, consectetur adipiscing operacionais gestão elit. do In id enimintegrou portfólio, diam. Mauris a gestão imperdiet do Planejamento augue at Estratégico econsequat qualificoucondimentum. o planejamento Aliquam projetos eratpara volutpat. usar Donec aseus melhor ligula recursos metus. emaecenas tomar cisões lobortis,mais dui a varius laoreet. precisas.

2 2 CUSTOMER SUCCESS STORY: SICREDI Empresa Promovendo o senvolvimento econômico e social no Brasil O Sicredi é uma instituição financeira que atua com base no cooperativismo crédito, um molo organização econômica que ele mesmo difundiu e consolidou no Brasil. Trata-se um dos maiores sistemas cooperativos no País e na América Latina, on pessoas e empresas têm acesso a produtos e serviços financeiros, promovendo também o senvolvimento econômico e social suas regiões. Os resultados da cooperativa crédito são repassados aos seus associados, donos do negócio, proporcionalmente ao volume das suas operações e reinvestidos no lugar on vivem, fortalecendo a economia da região. Presente em 20 estados brasileiros e em mais 900 municípios, em zembro 2015, o Sicredi contava com um conjunto 121 cooperativas crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a re unidas atendimento, distribuídas pelos 20 Estados. No processo integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro grupos: Cooperativas Centrais, uma Conferação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição seguros, administração cartões e consórcios. O portfólio do Sicredi é composto por mais 100 produtos e serviços com staque para conta corrente, débito em conta, crédito, poupança, cartões crédito e débito, investimentos, seguros, consórcios, câmbio, cobrança, previdência, além facilidas como caixas eletrônicos e serviços pela internet. Desafio Visão global e integrada para planejamento estratégico O Sicredi conta com uma estrutura centralizada para a gestão e acompanhamento do Planejamento Estratégico , cujo principal objetivo é coornar e orientar a execução do planejamento estratégico cinco anos para toda a organização, do diagnóstico à comunicação, passando pela elaboração, acompanhamento e controle. Todas as iniciativas estratégicas multidisciplinares envolvendo marketing, gestão pessoas, área comercial, portfólio produtos, TI, responsabilida socioambiental, eficiência operacional, gestão liquiz, capital e custos, entre outras são senhadas com o apoio ssa área e estruturadas como um programa composto por projetos. A equipe do PMO Corporativo atua como uma consultoria interna, introduzindo melhores práticas em gestão projetos e gerenciamento mudanças. Com um portfólio composto por mais 150 projetos que extrapolam a natureza tecnológica, o Sicredi tinha o safio lidar com a complexida na gestão sses projetos. Com a evolução da maturida gerenciamento projetos na empresa, a área do PMO Corporativo precisava integrar e garantir o engajamento todos os partamentos com os mais variados tipos conhecimentos.

3 3 CUSTOMER SUCCESS STORY: SICREDI Os principais safios do Sicredi e do PMO Corporativo também incluíam: Era necessário visualizar melhor o progresso dos projetos em termos escopo, prazo e custo. Dagoberto Trento Gerente do PMO Corporativo, Sicredi Necessida adaptação dos processos e ferramentas já utilizados pelas áreas para eliminar o paradigma que gerenciamento projetos introduz uma rotina burocrática que dificulta a agilida das ações Necessida apresentar resultados em consonância com a expectativa dos patrocinadores Lidar com a resistência dos profissionais impactados pela mudança Administrar os diferentes perfis dos profissionais envolvidos nos projetos corporativos Reduzir custos com gestão projetos Garantir excelência e mais velocida na entrega projetos e resultados. Conforme explica Dagoberto Trento, gerente do PMO Corporativo, no ciclo execução do Planejamento Estratégico , era preciso um controle efetivo dos projetos e dados mais precisos sobre a alocação recursos da companhia. Também era necessário visualizar melhor o progresso dos projetos em termos escopo, prazo e custos. O novo patamar gestão estratégica e projetos no qual o Sicredi ingressaria ainda incluiria o controle, acompanhamento e garantia cumprimento dos benefícios que um projeto ve trazer aos negócios do próprio Sicredi e seus parceiros. Diante ssa manda por um gerenciamento mais completo e morno, a necessida uma ferramenta mais robusta ficou iminente. As ferramentas e processos manuais utilizados até então não seriam suficientes para suportar o nível gestão estratégica estabelecida. O Sicredi precisava uma ferramenta completa, capaz promover uma visão integrada, controles automatizados e fácil compartilhamento informações para tomadas cisões, complementa Dagoberto. Solução Gerenciamento centralizado um portfólio com mais 150 projetos Depois avaliar as soluções gestão projetos disponíveis no mercado, o Sicredi escolheu o CA Project & Portfolio Management SaaS. Entre as soluções analisadas, esta foi a que melhor atendia às nossas mandas, disse Virginia Cunha, Especialista no PMO Corporativo. O Sicredi utiliza a solução na modalida software como serviço (SaaS). Este formato possibilitou uma rápida implantação e um reduzido custo TI, pois não foi necessário implantar infraestrutura para rodar a solução. Embora o CA Project & Portfolio Management SaaS seja oferecido com configurações padronizadas, o Sicredi precisava personalizar alguns processos para atenr a necessidas específicas seu negócio. A área CA Services ajudou muito nas personalizações e na implantação.

4 4 CUSTOMER SUCCESS STORY: SICREDI Com o suporte da área CA Education, o Sicredi capacitou alguns recursos-chave, que foram responsáveis por treinar outros 200 profissionais da instituição. Hoje, todas as áreas responsáveis pela execução dos projetos utilizam o CA Project & Portfolio Management SaaS: são 700 usuários ativos da solução. Des a implantação do CA Project & Portfolio Management SaaS cerca 860 projetos da empresa foram executados e gerenciados usando a solução. O CA Project & Portfolio Management SaaS é utilizado hoje para o gerenciamento recursos, mandas, financeiro e carga horária. Todos os recursos alocados são associados a uma matriz custos, e spesas como treinamento, consultoria, viagens, compras hardware e software também são relacionadas a cada projeto. O CA Project & Portfolio Management SaaS é a ferramenta apoio para inserção dos dados e acompanhamento daquilo que foi planejado e do que vem sendo realizado. Virginia Cunha Especialista no PMO Corporativo, Sicredi Com o CA Project & Portfolio Management SaaS, ao final do planejamento um projeto, o sistema gera um plano financeiro que consira todo o fluxo pagamentos, inpenntemente quem é o dono do projeto. Com base neles, comparamos, por exemplo, o orçamento original um projeto com os custos atuais, talha Virginia. Além simplificar o gerenciamento projetos existentes, o CA Project & Portfolio Management SaaS suporta o processo criação e aceitação novas atividas. O Sicredi possui um processo anual planejamento futuros projetos para o seu portfólio. Cada manda é categorizada em uma das quatro áreas abaixo: Projeto estratégico Natureza legal Multipartamental Tecnologia da Informação. Um orçamento é signado para o projeto, incluindo custos TI, opex e negócios. Depois, esse projeto é submetido para análise viabilida. Ele é então aprovado conforme a sua priorida e se torna parte do portfólio. No processo aprovação cabe stacar que o CA Project & Portfolio Management SaaS permite a utilização alçadas para autorização dos projetos, observando as regras encaminhamento acordo com o nível investimento envolvido. O CA Project & Portfolio Management SaaS fica no centro todo esse processo e simplifica os estágios do ciclo elaboração do planejamento anual. Além disso, o Sicredi ampliou o uso do CA Project & Portfolio Management SaaS, passando a utilizar a solução também para a gestão e acompanhamento dos benefícios previstos em um projeto. Agora os projetos com investimentos mais relevantes passam por uma etapa levantamento benefícios, conta Tiago Nicolaidis, Superintennte Estratégia, Projetos e Processos do Sicredi. Ele explica que o novo processo é disparado no momento em que se analisa a viabilida uma nova manda. A partir sta análise, são intificados os indicadores que representarão e suportarão o cumprimento dos principais benefícios esperados

5 5 CUSTOMER SUCCESS STORY: SICREDI daquele investimento. Esses indicadores pom ser financeiros receitas, redução custos, volumes negócios ou processos otimização tempo operações ou aumento produtivida dos profissionais, por exemplo. O CA Project & Portfolio Management SaaS é a ferramenta apoio para inserção dos dados e acompanhamento daquilo que foi planejado e do que vem sendo realizado. A solução gera um dashboard com os talhes dos projetos cujos benefícios estão sendo acompanhados. A solução CA Project & Portfolio Management SaaS é utilizada no apoio ao planejamento e ao controle dos contratos outsorcing TI, permitindo através das workloads views, a avaliação capacida e utilização cada linha fábrica e orientando as cisões dos gestores TI na melhor alocação mandas nos recursos disponíveis junto aos provedores contratados. O Sicredi também utiliza o CA Project & Portfolio Management SaaS para: Gerenciamento novas mandas Gerenciamento projetos Gestão recursos e alocação horas. Des o processo novas iias e aprovação ssas iias até a alocação horas para cada projeto, tudo é gerenciado através do CA Project & Portfolio Management SaaS, celebra Dagoberto. Todo o controle po ser feito e visualizado a partir dashboards que a solução oferece. Os gráficos acompanhamento trazidos pelo CA Project & Portfolio Management SaaS permitem aos gestores visualizares informações prazo e custo dos projetos do portfólio, status report dos projetos, informação horas apontadas, estimativa alocação recursos para os próximos meses, painel com informações matriz custos e lançamento horas, entre outras. Benefícios Redução nos custos operacionais PMO Com o CA Project & Portfolio Management SaaS, o Sicredi possui visibilida alocação recursos, bem como o status comparação entre aquilo que foi planejado e o que foi executado em cada projeto. Essa comparação agora consira, no caso projetos mais estratégicos, a concretização dos benefícios previstos no momento sua concepção, explica Thiago. Decisões mais rápidas e mais inteligentes são outro benefício da implantação do CA Project & Portfolio Management SaaS. Através da análise capacida das equipes alocadas em projetos foi possível intificar gargalos e estabelecer prioridas para manter o foco nos projetos mais importantes da organização e garantir que eles sejam executados no prazo. Com o uso informações extraídas da solução, é possível tomar melhores cisões. Por exemplo, é possível evitar super alocação ou subalocação recursos. Essas informações, combinadas com o molo governança estabelecido ao longo toda a organização, ajudam a eliminar riscos e estimulam uma abordagem mais madura ao gerenciamento projetos.

6 6 CUSTOMER SUCCESS STORY: SICREDI Com o uso informações extraídas da solução, é possível tomar melhores cisões. Isso nos ajuda a eliminar riscos. Tiago Nicolaidis Superintennte Estratégia, Projetos e Processos, Sicredi Com a adoção do CA Project & Portfolio Management SaaS, o Sicredi conseguiu: Obter melhores planejamentos custos projetos Qualificar o planejamento projetos Reduzir o tempo senvolvimento novas ofertas para os clientes Reduzir os custos operacionais PMO Comparar benefícios previstos e benefícios alcançados, pondo fazer ajustes ao projeto para garantir que o objetivo final seja alcançado Visibilida dos resultados alcançados através relatórios. Esses benefícios ajudaram o Sicredi a alcançar o retorno sobre o investimento (ROI) no CA Project & Portfolio Management SaaS em apenas 12 meses. A solução nos garante vantagem competitiva uma vez que conseguimos aumentar nossa capacida planejamento e gerenciamento múltiplos projetos, conclui Virgínia. Conecte-se com a CA Technologies em /br A CA Technologies (NASDAQ: CA) cria software que acelera a transformação das empresas e permite que elas aproveitem as oportunidas da economia dos aplicativos. O software está no cerne todas as empresas, em todos os setores. Do planejamento ao senvolvimento e do gerenciamento à segurança, a CA está trabalhando com empresas todo o mundo para mudar a maneira como vivemos, fazemos negócios e nos comunicamos usando dispositivos móveis, as nuvens privada e pública e os ambientes distribuídos e mainframe. Obtenha mais informações em /br. Copyright 2016 CA, Inc. Todos os direitos reservados. Todas as marcas comerciais, nomes marcas, marcas serviço e logotipos aqui mencionados pertencem às suas respectivas empresas. Este documento não contém nenhuma garantia e é fornecido apenas para fins informativos. As scrições funcionalidas pom ser exclusivas para os clientes aqui representados, e o sempenho real do produto porá variar

Telefónica Chile Reduz em 15% o Time-to-market de Aplicações com CA Service Virtualization

Telefónica Chile Reduz em 15% o Time-to-market de Aplicações com CA Service Virtualization CUSTOMER SUCCESS STORY Telefónica Chile Reduz em 15% o Time-to-market Aplicações com CA Service Virtualization PERFIL DO CLIENTE Indústria: Telecomunicações Empresa: Telefónica Chile (Grupo Telefónica)

Leia mais

CA Technologies Economiza US$ 23 Milhões Através de Maior Controle de Seus Ativos Globais de TI

CA Technologies Economiza US$ 23 Milhões Através de Maior Controle de Seus Ativos Globais de TI CUSTOMER SUCCESS STORY CA Technologies Economiza US$ 23 Milhões Através de Maior Controle de Seus Ativos Globais de TI PERFIL DO CLIENTE Indústria: Tecnologia Empresa: CA Technologies Empregados: 11,500

Leia mais

CAIXA Garante Disponibilidade de Sistemas e Satisfação de Usuários com CA Application Performance Management

CAIXA Garante Disponibilidade de Sistemas e Satisfação de Usuários com CA Application Performance Management CUSTOMER SUCCESS STORY CAIXA Garante Disponibilidade de Sistemas e Satisfação de Usuários com CA Application Performance Management PERFIL DO CLIENTE Indústria: Finanças Empresa: CAIXA Funcionários: 110.000+

Leia mais

Sicredi Reduz em 20% os Custos de Gestão de Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS

Sicredi Reduz em 20% os Custos de Gestão de Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS CUSTOMER SUCCESS STORY MARÇO 2013 Sicredi Reduz em 20% os Custos de Gestão de Portfólio com CA Project & Portfolio Management SaaS PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços financeiros Empresa: Sicredi Funcionários:

Leia mais

PromonLogicalis: Mais de 40 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies

PromonLogicalis: Mais de 40 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY : Mais de 40 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies PERFIL DO CLIENTE Indústria: Tecnologia da Informação e Comunicações Empresa: Colaboradores: 1.500 (América Latina)

Leia mais

CCEE Aprimora Gestão de Carga de Processos com CA Workload Automation

CCEE Aprimora Gestão de Carga de Processos com CA Workload Automation CUSTOMER SUCCESS STORY MIO 2015 CCEE primora Gestão de Carga de Processos com C Workload utomation PERFIL DO CLIENTE Indústria: Utilities Companhia: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)

Leia mais

A Algar Tech Aprimora a Gestão de Serviços de TI com Soluções CA Technologies

A Algar Tech Aprimora a Gestão de Serviços de TI com Soluções CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY A Algar Tech Aprimora a Gestão de Serviços de TI com Soluções CA Technologies PERFIL DO CLIENTE Indústria: Tecnologia Companhia: Algar Tech Associados: 14.000 Faturamento: R$ 900

Leia mais

O Banco Mercantil Universal Garante Eficiente Gestão de Projetos com CA Project & Portfolio Management

O Banco Mercantil Universal Garante Eficiente Gestão de Projetos com CA Project & Portfolio Management CUSTOMER SUCCESS STORY JUNHO 2015 O Banco Mercantil Universal Garante Eficiente Gestão Projetos com CA Project & Portfolio Management PERFIL DO CLIENTE Indústria: Financeira Companhia: Mercantil Banco

Leia mais

Lexmark Conduz Transformação de TI com CA Agile Operations Suite

Lexmark Conduz Transformação de TI com CA Agile Operations Suite CUSTOMER SUCCESS STORY JULHO 2015 Conduz Transformação TI com CA Agile Operations Suite PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços TI Companhia: Colaboradores: 12.000 Faturamento: US$3,7 bilhões EMPRESA A oferece

Leia mais

Vectra Aumenta Disponibilidade de Ambientes Completos de TI com Soluções CA Technologies

Vectra Aumenta Disponibilidade de Ambientes Completos de TI com Soluções CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY OUTUBRO 2014 Vectra Aumenta Disponibilida Ambientes Completos TI com Soluções Technologies PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços TI Companhia: Vectra Consultoria e Serviços Empregados:

Leia mais

CA Technologies Empodera Colaboradores com Melhor Acesso a Aplicações Através do Aplicativo Móvel OneAccess

CA Technologies Empodera Colaboradores com Melhor Acesso a Aplicações Através do Aplicativo Móvel OneAccess CUSTOMER SUCCESS STORY CA Technologies Empodera Colaboradores com Melhor Acesso a Aplicações Através do Aplicativo Móvel OneAccess PERFIL DO CLIENTE Indústria: IT Empresa: CA Technologies Funcionários:

Leia mais

Banese Agiliza Desenvolvimento de Canais de Atendimento e Inicia Projeto de Open Banking com suporte da solução CA API Management

Banese Agiliza Desenvolvimento de Canais de Atendimento e Inicia Projeto de Open Banking com suporte da solução CA API Management CUSTOMER SUCCESS STORY Banese Agiliza Desenvolvimento de Canais de Atendimento e Inicia Projeto de Open Banking com suporte da solução CA API Management PERFIL DEL CLIENTE Empresa: Banco do Estado de Sergipe

Leia mais

BM&FBOVESPA Aperfeiçoa Práticas de Gerenciamento de Projetos com CA Project & Portfolio Management SaaS

BM&FBOVESPA Aperfeiçoa Práticas de Gerenciamento de Projetos com CA Project & Portfolio Management SaaS CUSTOMER SUCCESS STORY BM&FBOVESPA Aperfeiçoa Práticas de Gerenciamento de Projetos com CA Project & Portfolio Management SaaS PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços financeiros Companhia: BM&FBOVESPA Empregados:

Leia mais

SUPER LOGO EXEPLO DE APRESENTAÇÂO

SUPER LOGO EXEPLO DE APRESENTAÇÂO SUPER LOGO EXEPLO DE APRESENTAÇÂO Capa com titulo da apresentação com sub-titulo ou texto de apoio, ou outras informações muito sumárias, caso necessário Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing

Leia mais

tempo de produção Service Insight PERFIL DO CLIENTE CUSTOMER LOGO HERE Empresa: Company EMPRESA DESAFIO BENEFÍCIOS SOLUÇÃO In id enim diam.

tempo de produção Service Insight PERFIL DO CLIENTE CUSTOMER LOGO HERE Empresa: Company EMPRESA DESAFIO BENEFÍCIOS SOLUÇÃO In id enim diam. CUSTOMER SUCCESS STORY Maio 2013 Scitum Reduz reduz em em50% 50%oo tempo produção Tempo Produção relatórios com Relatórios comca CABusiness Business Service Insight CUSTOMER LOGO HERE EMPRESA Lorem ipsum

Leia mais

Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos )

Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos ) Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos ) Prof. Jesús P. Mena-Chalco CMCC/UFABC Q2/2018 1 Armazenar 10 inteiros em um programa... Usando variáveis: Usando um vetor: Para acessar

Leia mais

BRAND GUIDELINES RTP MÚSICA

BRAND GUIDELINES RTP MÚSICA RTP MÚSICA VERSÃO VERTICAL GRELHA / EIXOS BRAND GUIDELINES GRELHA / EIXOS VERSÃO VERTICAL VERSÃO HORIZONTAL BRAND GUIDELINES VERSÃO MOSCA COMPORTAMENTOS CROMÁTICOS (VERSÃO HORIZONTAL E VERTICAL) Cor Directa

Leia mais

Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos )

Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos ) Processamento da Informação Vetores Parte 1 (Arrays / Arranjos ) Prof. Jesús P. Mena-Chalco CMCC/UFABC Q1/2017 1 Armazenar 10 inteiros em um programa... Usando variáveis: Usando um vetor: Para acessar

Leia mais

APLICANDO FERRAMENTAS NA ADMINISTRAÇÃO

APLICANDO FERRAMENTAS NA ADMINISTRAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS RESTINGA APLICANDO FERRAMENTAS NA ADMINISTRAÇÃO MARIA DA SILVA Porto Alegre, Abril de 2013 MARIA DA SILVA APLICANDO FERRAMENTAS

Leia mais

Intro. Índice. Um teste do L Y X. Contents. efeefe. Sexta-feira, 13 de agosto de I O primeiro capítulo 1. II O segundo capítulo 3.

Intro. Índice. Um teste do L Y X. Contents. efeefe. Sexta-feira, 13 de agosto de I O primeiro capítulo 1. II O segundo capítulo 3. Um teste do L Y X efeefe Sexta-feira, 13 de agosto de 2010 Abstract Esse texto é teste do software L Y X para a diagramação de publicações online. Também vou utilizá-lo como base para converter para diversos

Leia mais

Um teste do L Y X. efeefe

Um teste do L Y X. efeefe Um teste do L Y X efeefe Sexta-feira, 13 de agosto de 2010 Esse texto é teste do software L Y X para a diagramação de publicações online. Também vou utilizá-lo como base para converter para diversos formatos

Leia mais

PromonLogicalis: Mais de 10 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies

PromonLogicalis: Mais de 10 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY Janeiro 2013 PromonLogicalis: Mais de 10 mil Equipamentos Gerenciados com CA Technologies PERFIL DO CLIENTE Indústria: Tecnologia da Informação e Comunicações Empresa: PromonLogicalis

Leia mais

FULL BANNER CAPA 1 (728X90px)

FULL BANNER CAPA 1 (728X90px) abertura do abertura do abertura do abertura do FULL BANNER CAPA 1 SUPER BANNER CAPA 1 (960X240px) SOCIAL VÍDEOS Michel Teló fala de eliminação do The Voice Brasil que gerou burburinho nas redes Michel

Leia mais

Como gerar ROI do desempenho de serviços: examinando os benefícios de custo do gerenciamento de nível de serviço automatizado

Como gerar ROI do desempenho de serviços: examinando os benefícios de custo do gerenciamento de nível de serviço automatizado Como gerar ROI do desempenho de serviços: examinando os benefícios de custo do gerenciamento de nível de serviço automatizado Por que você deve gerenciar o desempenho dos serviços? A TI não gerencia a

Leia mais

A CA Technologies economiza US$ 23 milhões com um controle maior dos ativos de TI globais

A CA Technologies economiza US$ 23 milhões com um controle maior dos ativos de TI globais Caso de sucesso do cliente Agosto de 2015 A CA Technologies economiza US$ 23 milhões com um controle maior dos ativos de TI globais Perfil do cliente Setor: Tecnologia Empresa: CA Technologies Funcionários:

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS TÍTULO DO ARTIGO EM INGLÊS Nome completo (sem abreviações) do Autor 1, última titulação, endereço profissional Nome completo (sem abreviações) do Autor 2, última titulação,

Leia mais

A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada

A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada CA Agile Central A empresa ágil: orientada a dados, estrategicamente alinhada A capacidade de uma organização de prosperar e crescer na atual economia digital acelerada é medida pela rapidez com que ela

Leia mais

ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa ADEETC Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Teleconumicações e de Computadores

ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa ADEETC Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Teleconumicações e de Computadores ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa ADEETC Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Teleconumicações e de Computadores MERCM Mestrado em Eng. de Redes de Comunicação e Multimédia Dissertação

Leia mais

MANUAL DE NORMAS Normas Normas.indd indd :09:36 12:09:36

MANUAL DE NORMAS Normas Normas.indd indd :09:36 12:09:36 MANUAL DE NORMAS Universo cromático Pantone 470 C C M Y K 0% 58% 100% 33% Black 50% Black Família Tipográfica Barmeno Regular utilizado nas palavras municipal de lisboa abcdefghijklmnopqrstuvxz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ

Leia mais

Um exemplo de projeto feito em L A TEX: Procure um título suficientemente claro

Um exemplo de projeto feito em L A TEX: Procure um título suficientemente claro Um exemplo de projeto feito em L A TEX: Procure um título suficientemente claro Projeto de Pesquisa - Nome da Instituição/Agência de fomento Proponente: Jesús P. Mena-Chalco Centro de Matemática, Computação

Leia mais

TI da Vale Unifica Gerenciamento Global de Telecomunicações com Set de Soluções da CA Technologies

TI da Vale Unifica Gerenciamento Global de Telecomunicações com Set de Soluções da CA Technologies CUSTOMER SUCCESS STORY MARÇO 2015 TI da Vale Unifica Gerenciamento Global Telecomunicações com Set Soluções da CA Technologies CUSTOMER LOGO HERE EMPRESA Com o compromisso transformar recursos nurais em

Leia mais

7 Resultados e conclusões

7 Resultados e conclusões 7 Resultados e conclusões Esta seção senvolve um breve sumário com as conclusões finais ste estudo, a partir uma organização dos resultados obtidos com a pesquisa, bem como consirações finais e sugestões

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 05: Métodos simples de ordenação (bogo Sort, selection Sort, insertion Sort, bubble Sort)

Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 05: Métodos simples de ordenação (bogo Sort, selection Sort, insertion Sort, bubble Sort) Algoritmos e Estruturas de Dados I Aula 05: Métodos simples de ordenação (bogo Sort, selection Sort, insertion Sort, bubble Sort) Prof. Jesús P. Mena-Chalco 1Q-2016 1 Ordenação Ordenar corresponde ao processo

Leia mais

Manual de Identidade

Manual de Identidade Manual de Identidade Sumário 1. Conceitos 2. Redesign 2.1. Análise Marca Atual 2.2. Processo Criativo 2.3. Justificativa 3. Logotipo 3.1. Área de Proteção 3.2. Redução Máxima 4. Cores 4.1. Aplicação Principal

Leia mais

CCM002 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação. Apresentações. Prof. Jesús P. Mena-Chalco 3Q-2016

CCM002 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação. Apresentações. Prof. Jesús P. Mena-Chalco 3Q-2016 1 CCM002 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br 3Q-2016 2 Pratique, pratique, pratique,. Pode inovar, não ha regra apenas sugestões. Pode falar

Leia mais

Em Tempo de Orçamento curto, qual a Melhor Estratégia Bimodal de TI? Sincronizar TI Bimodal com otimização de custos para melhores resultados.

Em Tempo de Orçamento curto, qual a Melhor Estratégia Bimodal de TI? Sincronizar TI Bimodal com otimização de custos para melhores resultados. Em Tempo de Orçamento curto, qual a Melhor Estratégia Bimodal de TI? Sincronizar TI Bimodal com otimização de custos para melhores resultados. Otimização de Custos e a Era dos Negócios Digitais Visão Geral:

Leia mais

Sicredi Qualifica sua Gestão de Serviços de TI com CA Service Assurance

Sicredi Qualifica sua Gestão de Serviços de TI com CA Service Assurance CUSTMER SUCCESS STRY JULH 2011 Qualifica sua Gestão de Serviços de TI com CA Service Assurance PERFIL D CLIENTE Indústria: Serviços Financeiros Empresa: A EMPRESA é um dos maiores sistemas de crédito cooperivo

Leia mais

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel

OPERA Cloud. Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel OPERA Cloud Tecnologia que potencializa as operações e distribuição de seu hotel O que é o OPERA Cloud? O Oracle Hospitality OPERA Cloud Services (OPERA Cloud) é uma plataforma empresarial, voltada para

Leia mais

PARCERIA INTELIGENTE Parceiros de verdade compreendem os desafios, as necessidades e os objetivos do outro.

PARCERIA INTELIGENTE Parceiros de verdade compreendem os desafios, as necessidades e os objetivos do outro. PARCERIA INTELIGENTE Parceiros de verdade compreendem os desafios, as necessidades e os objetivos do outro. É assim que o Grupo Empresarial TB se posiciona em relação a cada novo cliente, por meio de uma

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO DA MICROSOFT EPM

IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO DA MICROSOFT EPM IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO DA MICROSOFT EPM Marcia Carvalho de Almeida, André Lucio de Oliveira Leonardo Soares Vianna Rodrigo de Paula Cordeiro RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar um problema na

Leia mais

A importância do gerenciamento de software: como a racionalização dos ativos gera benefícios reais de negócios

A importância do gerenciamento de software: como a racionalização dos ativos gera benefícios reais de negócios A importância do gerenciamento de software: como a racionalização dos ativos gera benefícios reais de negócios A TI como uma direcionadora de negócios estratégicos À medida que o mundo se tornou mais conectado

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CENTEIAS

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CENTEIAS MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Introdução A Marca Versões Cores Fonte Padrão Papelaria Template de Apresentações 4 5 6 7 8 9 18 ÍNDICE Este manual tem a função de estabelecer os parâmetros corretos para

Leia mais

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos Fernanda Freaza, Gestora do EGP Porto Alegre, RS 14 de Abril de 2016 Agenda 1 2 3 4 5 6 7 8 Por que implantar um EGP? Contexto da implantação

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ATUALIZAÇÃO: MARÇO/2017

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ATUALIZAÇÃO: MARÇO/2017 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ATUALIZAÇÃO: MARÇO/2017 INTRODUÇÃO Neste manual de identidade visual da Comissão de Graduação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo serão oferecidas soluções e

Leia mais

Customização e Implantação da Solução Project Explorer para CNI Versão em Espanhol

Customização e Implantação da Solução Project Explorer para CNI Versão em Espanhol Customização e Implantação da Solução Project Explorer para CNI Versão em Espanhol Brasília 06/11/2008 CDIS Empresa especializada em desenvolvimento de sistemas e consultoria em gerência de projetos SUMÁRIO

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Fórum Metodologias Ativas MetA 2015

Fórum Metodologias Ativas MetA 2015 Fórum Metodologias Ativas MetA 2015 Professor, venha compartilhar suas experiências diferenciadas e inovadoras de ensino! Participe dessa onda Saberes da Universidade - Metodologias Ativas http://www.pucsp.br/reunindo-saberes-da-universidade

Leia mais

Série de ebooks sobre Operações ágeis: Capítulo 1. Por que as Operações ágeis são essenciais para sua estratégia de transformação digital

Série de ebooks sobre Operações ágeis: Capítulo 1. Por que as Operações ágeis são essenciais para sua estratégia de transformação digital Série de ebooks sobre Operações ágeis: Capítulo 1 Por que as Operações ágeis são essenciais para sua estratégia de transformação digital A transformação digital requer operações de TI bimodais Há muito

Leia mais

CA Workload Automation for SAP

CA Workload Automation for SAP CA Workload Automation for SAP 2 A economia dos aplicativos gera novos desafios para a carga de trabalho do SAP Os negócios estão sendo cada vez mais moldados por aquilo que se tornou um mundo com base

Leia mais

Normas para apresentação e elaboração de Trabalhos Finais de Licenciatura e Mestrado

Normas para apresentação e elaboração de Trabalhos Finais de Licenciatura e Mestrado Normas para apresentação e elaboração de Trabalhos Finais de Licenciatura e Mestrado Normas para apresentação e elaboração dos Trabalhos Finais Nota prévia: As normas agora aprovadas devem ser entendidas

Leia mais

EDITAL 03/2019 DISCIPLINA ESPECIAL: DIPLOMACIA MULTILATERAL E LIDERANÇA

EDITAL 03/2019 DISCIPLINA ESPECIAL: DIPLOMACIA MULTILATERAL E LIDERANÇA EDITAL 03/2019 DISCIPLINA ESPECIAL: DIPLOMACIA MULTILATERAL E LIDERANÇA O presente documento versa sobre os requisitos para a submissão da inscrição na Disciplina Diplomacia Multilateral e Liderança, ofertada

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO Profª Andrea Padovan Jubileu O que é um projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo Temporário Cada projeto

Leia mais

Como gerenciar com sucesso o seu empreendimento

Como gerenciar com sucesso o seu empreendimento GRANDE ARACAJU SERGIPE Ano I Edição 1 Março/Abril 2018 ADMINISTRAÇÃO Como gerenciar com sucesso o seu empreendimento Entrevista com Dr. ANTONIO JOSÉ DA SILVA Administrador da SET & Cia. EXPEDIENTE EDITORIAL

Leia mais

Swisscom oferece aos telespectadores algo novo para assistir

Swisscom oferece aos telespectadores algo novo para assistir CASO DE SUCESSO DO CLIENTE NOVEMBRO DE 2015 Swisscom oferece aos telespectadores algo novo para assistir PERFIL DO CLIENTE Setor: Telecomunicações Empresa: Swisscom Funcionários: Mais de 100 funcionários

Leia mais

Manual de Normas Gráficas. CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

Manual de Normas Gráficas. CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social Manual de Normas Gráficas CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social CASES 2015 Assinatura CASES Versões da assinatura CASES v1 v3 v5 Positivo v2 v4 v5 Negativo v1. Esta assinatura deverá

Leia mais

Título do artigo. 1,5cm. Nome completo do AUTOR 1. 2,5cm. 1,2cm

Título do artigo. 1,5cm. Nome completo do AUTOR 1. 2,5cm. 1,2cm Título do artigo Formatação Título 1: fonte tamanho 16, negrito, Inicial maiúscula, espaçamento de 1,5 linhas, alinhado à esquerda. Nome completo do AUTOR 1 Resumo: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

SERVIÇOS & BUILD DESIGN

SERVIÇOS & BUILD DESIGN DO. DONE Conceção e construção de projectos de arquitectura de interiores criativos, inovadores e eficientes, rigorosamente executados. A inovação, através do branding da organização recriado no espaço,

Leia mais

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais.

Enterprise Networks. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados às redes empresariais. Enterprise Networks As redes empresariais estão passando por uma série de transformações como consequência dos avanços tecnológicos e da mudança de enfoque da TI, que as aproxima cada vez mais de serem

Leia mais

Jinmyung Precision. O upgrade do processo 2D para o 3D reduz os custos em 60%, aumenta a produtividade em 60% e reduz as taxas de defeitos

Jinmyung Precision. O upgrade do processo 2D para o 3D reduz os custos em 60%, aumenta a produtividade em 60% e reduz as taxas de defeitos Automotivo e transporte Produto NX Fabricante de moldes coreana aumenta significativamente a vantagem competitiva no mercado global usando o NX Desafios de negócios Realizar o processo de projeto de moldes

Leia mais

Não se esqueça da experiência do usuário

Não se esqueça da experiência do usuário RESUMO EXECUTIVO SETEMBRO DE 2016 Não se esqueça da experiência do usuário Alcançando o sucesso na implantação do seu gerenciamento de identidades Estendendo os serviços de identidades ao usuário corporativo

Leia mais

MELHOR TURISMO2020. Manual de Normas Gráficas ESTE MANUAL ESTABELECE AS NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA MARCA.

MELHOR TURISMO2020. Manual de Normas Gráficas ESTE MANUAL ESTABELECE AS NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA MARCA. MELHOR Manual de Normas Gráficas ESTE MANUAL ESTABELECE AS NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA MARCA. by ESTE MANUAL É UM INSTRUMENTO DE TRABALHO, ILUSTRANDO E DEFININDO AS UTILIZAÇÕES DA IDENTIDADE GRÁFICA E ESCLARECENDO

Leia mais

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares

Governança de TI. O que realmente importa? Clayton Soares Governança de TI O que realmente importa? Clayton Soares clayton@clayton.pro.br Curriculo Acadêmico Profissional Cursos e Certificações Agenda Afinal, o que realmente importa? Qual o papel da TI nessa

Leia mais

Após Renato acelerar tramitação, Senado vota hoje PEC do teto

Após Renato acelerar tramitação, Senado vota hoje PEC do teto Dourados-MS, 12 de Janeiro de 2020. Digite e pressione enter... MS BRASIL MUNDO POLÍTICA ESPORTES FESTAS&EVENTOS ENTREVISTAS ARTIGOS COLUNAS + EDITORIAS Full banner capa 1 (728x90px) FULL BANNER DESKTOP

Leia mais

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET

LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET LOREM IPSUM DOLOR SIT AMET Capa com titulo da apresentação com sub-titulo ou texto de apoio, ou outras informações muito sumárias, caso necessário OMEULOGO Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing

Leia mais

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria Aula 9 Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA 3 4 5 6 GRADE DE CONSTRUÇÃO EXEMPLOS MARGENS DE SEGURANÇA REDUÇÃO MÁXIMA 7 7 8 9 APLICAÇÃO DO ÍCONE EXEMPLOS CORES VERSÕES DO LOGOTIPO 10 11 APLICAÇÕES DO LOGOTIPO TIPOGRAFIA

Leia mais

SUPER BANNER PERSONALIZADO 01 (960X200px) Fábio Assunção comenta cena do primeiro encontro entre Arthur e Eliza: Bem bonito

SUPER BANNER PERSONALIZADO 01 (960X200px) Fábio Assunção comenta cena do primeiro encontro entre Arthur e Eliza: Bem bonito SUPER PERSONALIZADO 01 Pec do Teto Após Renato acelerar tramitação, Senado vota hoje PEC do teto CAPA 1 EUGÊNIO FALCÃO RINGSON TOLEDO MATEUS RODRIGUES CAPA 2 INTEGER amet, consectetur adipiscing elit.

Leia mais

E A GESTÃO DE PROJETOS?

E A GESTÃO DE PROJETOS? E A GESTÃO DE PROJETOS?......consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de atender aos seus requisitos. BENEFÍCIOS Aumenta a confiança e

Leia mais

manual básico de aplicação do logo

manual básico de aplicação do logo manual básico de aplicação do logo Olá, Este é o manual prático de aplicação do logo Bradesco. Ao seguir as regras e dicas deste guia, você ajudará a construir e fortalecer a marca. Contamos com você!

Leia mais

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade Data center É um espaço onde se concentram os recursos e sistemas necessários para o processamento das informações de uma empresa. Um data center é formado por 3 componentes principais: servidores, conectividade

Leia mais

Sicredi reduz em 20% os custos de gestão de portfólio com CA Clarity PPM On Demand

Sicredi reduz em 20% os custos de gestão de portfólio com CA Clarity PPM On Demand CUSTOMER SUCCESS STORY Sicredi reduz em 20% os custos de gestão de portfólio com CA Clarity PPM On Demand PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços financeiros Empresa: Sicredi Funcionários: +12.000 EMPRESA

Leia mais

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA?

QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? QUAIS SÃO AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA? INTRODUÇÃO 3 O QUE É UM SISTEMA INTEGRADO E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS TRAZIDAS PARA A EMPRESA? 5 POR QUE IMPLEMENTAR O ERP EM UM PROCESSO

Leia mais

Entidade civil de âmbito nacional, sem fins econômicos e/ou lucrativos, de direito privado, fundada pela ABINEE em 2016, com os seguintes objetivos:

Entidade civil de âmbito nacional, sem fins econômicos e/ou lucrativos, de direito privado, fundada pela ABINEE em 2016, com os seguintes objetivos: Entidade civil de âmbito nacional, sem fins econômicos e/ou lucrativos, de direito privado, fundada pela ABINEE em 2016, com os seguintes objetivos: Auxiliar as empresas no atendimento a lei 12.305/10

Leia mais

D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS.

D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. Plásticos em Revista Digital Plásticos em Revista é a mais antiga publicação de seu segmento,

Leia mais

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017 BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS Abril/2017 OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TRAZEM NOVOS DESAFIOS AOS CIOS... Internet das Coisas Mobilidade Analytics

Leia mais

KIT DE NORMAS GRAFICAS

KIT DE NORMAS GRAFICAS KIT DE NORMAS GRAFICAS ÍNDICE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 INTRODUÇÃO CONCEÇÃO DO SELO CORES DO SELO SELO MONOCROMÁTICO REFERÊNCIAS DE COR OUTRAS CORES FUNDOS FOTOGRÁFICOS ÁREA DE PROTEÇÃO REDUÇÃO TIPOGRAFIA

Leia mais

IFDR, IP MANUAL DE NORMAS

IFDR, IP MANUAL DE NORMAS IFDR, IP MANUAL DE NORMAS Este guia de normas representa, no seu conteúdo, o conjunto das regras básicas de utilização da marca, bem como das suas declinações e complementos visuais. A utilização dos elementos

Leia mais

Design Guilhermo Reis

Design Guilhermo Reis Design 2006 Guilhermo Reis www.guilhermo.com 2 Qual a importância da modelagem? Você compraria um apartamento em um prédio em construção sem ver a planta? www.mermier.com.br 3 Qual a importância da modelagem?

Leia mais

Manual de Normas Gráficas Março 2017

Manual de Normas Gráficas Março 2017 Manual de Normas Gráficas Março 2017 1 Introdução A Frusantos é uma empresa familiar, com aspiração comum, visão de crescimento e compromisso com o senso de legado, de geração em geração. Visão Ser empresa

Leia mais

A Elekta brilha com soluções inovadoras mais rápidas

A Elekta brilha com soluções inovadoras mais rápidas CASO DE SUCESSO DE CLIENTE OUTUBRO DE 2015 A Elekta brilha com soluções inovadoras mais rápidas PERFIL DO CLIENTE Setor: Equipamentos médicos avançados Empresa: Elekta Funcionários: + de 3.400 Receita:

Leia mais

d ce D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. R E V I S T A

d ce D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. R E V I S T A d ce R E V I S T A D I G I TA L ATENÇÃO NAS MÍDIAS DIGITAIS, OS DESCONTOS DIFEREM DOS PRATICADOS NA MÍDIA IMPRESSA. CONSULTE-NOS. Doce Revista Digital Há 31 anos no mercado, a imagem da Doce Revista é

Leia mais

Project Management Office Flexibilidade do Escopo das Entregas do PMO (De A a Z)

Project Management Office Flexibilidade do Escopo das Entregas do PMO (De A a Z) Project Management Office Flexibilidade do Escopo das Entregas do PMO (De A a Z) PMO de Gestão de Terceiros PMO de Integração de ERP Nível Global PMO de Reestruturação Setor de Navegação Setor de Energia

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V03 1

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V03 1 MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V03 1 DATA: Outubro 2016 ELABORADO: Laura Santos EDITADO: Bruno Filipe APROVADO: Manuel Serejo ASSUNTO: Normas para apresentação de documentos Normas e apresentação

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V05 1

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V05 1 MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MOD02_PR02_V05 1 DATA: Outubro 2018 ELABORADO: Laura Santos EDITADO: Bruno Filipe APROVADO: Manuel Serejo ASSUNTO: Normas para apresentação de documentos Normas e apresentação

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual Indrodução Neste manual de uso de marca, é possível encontrar todas as informações, denominações, padrões, variações, elementos e aplicações do novo sistema de identidade visual

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

MANUAL DE MARKETING. Realização e Promoção

MANUAL DE MARKETING. Realização e Promoção MANUAL DE MARKETING Realização e Promoção Catálogo Oficial Catálogo Oficial APRESENTAÇÃO No catálogo oficial da Feira de Beleza do Nordeste - HAIRNOR 2017, você encontra a relação de expositores e seus

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA PRIMEIRO AUTOR SEGUNDO AUTOR TERCEIRO AUTOR QUARTO AUTOR QUINTO AUTOR SEXTO AUTOR TÍTULO COMPLETO DO PROJETO PROJETO

Leia mais

ANEXO DO CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL. A Primeira Conferência

ANEXO DO CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL. A Primeira Conferência ANEXO DO CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL A Primeira Conferência (Capa título do trabalho) Emmanuel Bailly x 1 2 1.- Curriculum Vitae do Autor 2.- Ficha de Inscrição do Autor 2.1.- Dados pessoais: Nome:

Leia mais

Normas para apresentação e elaboração de Trabalhos Finais de Licenciatura e Mestrado

Normas para apresentação e elaboração de Trabalhos Finais de Licenciatura e Mestrado Normas para apresentação e elaboração de Trabalhos Finais de Licenciatura e Mestrado Versão n.º2-01/02/2011 Normas para apresentação e elaboração dos Trabalhos Finais Nota prévia: As normas agora aprovadas

Leia mais

A construção do logótipo (relações entre os diferentes elementos);

A construção do logótipo (relações entre os diferentes elementos); Manual Normas Este manual de normas gráficas é um instrumento de trabalho que visa definir um conjunto de regras e recomendações que garantam a aplicação correcta da identidade gráfica da ANI. As várias

Leia mais

RESUMO DA SOLUÇÃO. CA Test Data Manager e CA Service Virtualization

RESUMO DA SOLUÇÃO. CA Test Data Manager e CA Service Virtualization RESUMO DA SOLUÇÃO CA Test Data Manager e CA Service Virtualization CA Test Data Manager e CA Service Virtualization Forneça o acesso sob demanda a ambientes seguros tão necessário para entregar software

Leia mais

A Tumba de Demara. Vinícius Figueiredo

A Tumba de Demara. Vinícius Figueiredo FQ Vinícius Figueiredo 1 A V E N T U R A S FQ1 - Para 4 personagens de nível 1 O que esperar desta Aventura? Vitis e adipiscing enim. Nam varius eleifend orci, sed viverra nisl condimentum ut. Donec eget

Leia mais

12 Set SEGUNDA-FEIRA ÀS 19:30PM

12 Set SEGUNDA-FEIRA ÀS 19:30PM SUPER BANNER PERSONALIZADO (960X200px) Pec do Teto Após Renato acelerar tramitação, Senado vota hoje PEC do teto Fábio Assunção comenta cena do primeiro encontro entre Arthur e Eliza: Bem bonito Ator fala

Leia mais

MANUAL DE MARKETING. Realização e Promoção

MANUAL DE MARKETING. Realização e Promoção Realização e Promoção APRESENTAÇÃO No catálogo oficial da Feira de Beleza do Nordeste - HAIRNOR 2017, você encontra a relação de expositores e seus dados como endereço, contatos, marcas, incluindo a descrição

Leia mais

Normas de Marca. Logotipo. sempre que existe o contraste necessário. Na letra t existe um sinal + implícito que remete para a essência de marca.

Normas de Marca. Logotipo. sempre que existe o contraste necessário. Na letra t existe um sinal + implícito que remete para a essência de marca. Normas de Marca Logotipo Logotipo sempre que existe o contraste necessário. Na letra t existe um sinal + implícito que remete para a essência de marca. 2 Logotipo versão amarela versão verde versão vermelha

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

MANUAL NORMAS GRÁFICAS

MANUAL NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS NOVEMBRO 2016 MIGUEL GATA INTRODUÇÃO 2 MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS BEM-VINDO ao Manual de Normas Gráficas da ESCOLA PROFISSIONAL PRÁTICA UNIVERSAL BRAGANÇA Dada a importância que

Leia mais