FORMMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DO SELO VERDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DO SELO VERDE"

Transcrição

1 FORMMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DO SELO VERDE INTRODUÇÃO e ORIENTAÇÃO Visando a melhoria do meio ambiente para as gerações futuras, a Comissão de Sustentabilidade da OAB/DF tem a satisfação de apresentar o seguinte questionário para, de forma inédita, colher algumas características do escritório ou local de trabalho do advogado(a). As respostas serão aferidas objetivamente pela Comissão e o(a) proponente que responder afirmativamente a 70% (setenta por cento) das perguntas obterá um reconhecimento ambiental simbólico da Comissão de Sustentabilidade da OAB/DF. O(A) proponente fica ciente de que o local de trabalho poderá ser visitado pela Comissão de Sustentabilidade da OAB/DF para conferência do preenchimendo formulário, bem como, está ciente que declara neste ato que as respostas são fidedignas e verdadeiras sob responsabilidade sua e de seu escritório. Para fins de preenchimento, o termo escritório é utilizado para designar todo e qualquer local de trabalho de um(a) advogado(a), seja ele comercial ou residencial, coletivo ou individual, em casa ou edifício. IDENTIFICAÇÃO DO(A) PROPONENTE Identificação do escritório ou advogado(a): Nome: Endereço: Tel: Dados do preenchedor: Nome: Cargo ou função: Número e órgão expedidor da Carteira de Identificação: MODALIDADE DE PREENCHIMENTO Indique uma das modalidades abaixo para o escritório: Escritório em edifício Escritório em casa Atenção. O Escritório em casa possui quesitos suplementares ao final dos quesitos comuns.

2 QUESITOS COMUNS PARA ESCRITÓRIOS EM EDIFÍCIO OU CASA ENERGIA E ILUMINAÇÃO O escritório utiliza luz natural nos ambientes em que há essa possibilidade, buscando diminuir a utilização de luz artificial? O escritório prioriza pintar os ambientes com cores claras para aproveitar a difusão da luz? O escritório reduz gastos de energia através de alguma fonte de energia renovável ou alternativa? A fonte utilizada supre a necessidade de toda a estrutura ou atinge pelo menos 50% da necessidade da estrutura? Pelo menos 50% dos equipamentos e maquinários da estrutura possuem certificação A do Certificado Procel - selo de diminuição de gastos e de emissão de poluentes (Certificado Procel)? A periodicidade de manutenção dos aparelhos (incluindo a limpeza de ar condicionado, se houver) é pelo menos anual? Quando não estão em uso, os aparelhos e maquinários são desligados da tomada (diferente de stand by)? Se a estrutura do escritório possui meio ambiente de trabalho climatizado por ar condicionado central, existe individualização setorial da temperatura das saídas de ar por ambiente? Ou, se o escritório possui ar condicionado (não central) existe de forma individual por sala ou ambiente?

3 O escritório adota a prática de desligamento dos aparelhos de ar condicionado nos 30 minutos antes do fim do expediente/horário de almoço? Os aparelhos de ar condicionado (motor) são instalados em áreas protegidas do sol para melhorar a eficiência? Nos ambientes com aparelho de ar condicionado, as janelas e portas são mantidas fechadas durante o uso para manter a temperatura regulada/estabilizada? Os aparelhos de ar condicionado são do modelo inverter? (modelo mais econômico) O sistema de iluminação da estrutura é garantido por pelo menos 50% de Luzes de LED? O escritório aboliu o uso de lâmpadas incandescentes? O escritório possui sensor de presença para acender e apagar luzes quando o ambiente é ou não utilizado? Os computadores são programados para desligar os monitores após um tempo mínimo estabelecido de stand by? As mesas de trabalho possuem iluminação individual, buscando evitar ou diminuir a utilização de luz coletiva/sala inteira?

4 Há individualização dos interruptores por sala/ambiente? O escritório limpa regularmente as luminárias/lâmpadas para reduzir o acúmulo de resíduos/sujeira e melhorar a eficiência da iluminação? ÁGUA As torneiras possuem regulador de vazão? As descargas possuem estágios diferentes de acionamento ou reguladores de vazão? O escritório realiza a manutenção do encanamento, torneiras e vasos sanitários com frequência, buscando evitar vazamentos? Se o seu vaso sanitário for de caixa de água acoplada e não tiver regulador de vazão por ser antigo, você pode colocar uma garrafa pet cheia de água dentro da caixa de água para diminuir o volume de água gasto a cada descarga. CONSUMO E RESIDUOS O escritório utiliza toalhas de pano, buscando evitar o uso de papel descartável? O escritório baniu o uso de utensílios plásticos descartáveis, como copos, talheres e mexedores? O papel utilizado no escritório é pelo menos 50% do tipo reciclado?

5 É utilizado método de redução de folhas, como por exemplo: impressão frente e verso, modo rascunho ou mais de uma página por folha? O escritório possui algum sistema de manejo virtual/informático/digital de documentos para evitar o uso de papel? O escritório utiliza impressão em folhas de rascunho quando possível ou utiliza as folhas de rascunho para outro fim (Ex: blocos de notas, etiquetas etc)? O escritório possui alguma outra iniciativa de redução de consumo implementada que não está abordada neste questionário? Adote um copo e troque os copinhos de água e café por copos e xícaras de vidro ou material durável. Não ( ) Sim ( ) Qual Há separação do "lixo" em vidro, papel, plástico, metal e orgânico? O escritório possui estações/lixeiras para a coleta seletiva? É utilizado papel higiênico ecológico hidrossolúvel ou interfolhado (que sai uma folha por vez) ao invés do rolo de papel tradicional? Há placas/mensagens no escritório para o incentivo ao consumo mais sustentável de água, energia e resíduos? No seu mobiliário, o escritório utiliza madeira certificada de fontes ambientais sustentáveis?

6 O escritório possui alguma rotina ou protocolo de escolha de fornecedores com certificação ambiental? Há a recoleta de clips, bailarinas e materias de escritório/papelaria? Por exemplo, após protocolos. O escritório acompanha a destinação do material descartado/reciclável? O mobiliário antigo/estragado é redestinado/transformado/doado? O lixo eletrônico/pilhas/lâmpadas são descartados em pontos de coleta apropriados? O escritório utiliza materiais de limpeza biodegradáveis? O escritório evita o uso de sacolas plásticas tipo de mercado? O escritório utiliza sacolas do tipo Eco Bag nas compras no mercado? Descarte o óleo de cozinha em pontos de coleta que beneficiarão o produto. Você também pode fazer uma composteira caseira para reaproveitar parte dos resíduos orgânicos. O escritório utiliza sacos de lixo recicláveis?

7 Faça seus próprios sacos de lixo: ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Fonte: internet Flv_VAhUFfZAKHbMLBfkQ_AUICigB&biw=1600&bih=770#imgrc=NT4wuBSspUq1YM:

8 No caso de obras/reformas no escritório, o escritório sabe para onde são descartado/destinados sos resíduos da obra? O escritório que possui veículo(s), tem conhecimento de para onde são descartado/destinados pneus, peças usadas, óleo e embalagens? O escritório possui contrato ou parceria com empresas de reciclagem ou associações de catadores? O escritório que possui jardim ou plantas evita a utilização de produtos contaminantes como pesticidas e adubos químicos? O escritório faz o descarte de tonners ou embalagens de produtos químicos em locais apropriados que se destinam à logística reversa? O escritório possuí algum programa de redução de consumo? O escritório possuí alguma rotina de carona solidária? O escritório possuí alguma rotina ou forma de protocolo de documentos, entrega de processos ou deslocamento por bicicleta ou a pé? O escritório possuí alguma orientação para priorizar o deslocamento por escadas para acessar um ou dois pavimentos em deslocamento em edifícios, fóruns e tribunais?

9 O escritório pede emprestado alguma coisa, utensílio ou equipamento que não é usual da sua rotina quando precisa ao invés de compra-lo? O escritório participa de alguma plataforma virtual ou iniciativa de troca de coisas, utensílios ou equipamentos para evitar o consumo dos mesmos (como troca de furadeiras, impressoras, eletrônicos não utilizados etc)? Troque coisas com seu vizinho. Consulte a plataforma colaborativa de troca de coisas Plataforma colaborativa de troca de tempo e serviços: MEDIDAS COMPENSATÓRIAS O escritório possuí alguma iniciativa/atividade de compensação simbólica dos seus impactos ambientais? Por exemplo, plantio de árvores em áreas degradadas. O escritório possuí alguma iniciativa/atividade de mutirão verde, como ajuda ou colaboração em manutenção de espaços verdes, hortas comunitárias, parques ou praças. VOCÊ SABIA Que a OAB/DF compensa simbolicamente seus eventos com o plantio de árvores nativas? Plante árvores nativas em nascentes degradadas para recuperar o fluxo de água e servir de alimento para a fauna. Junte-se a nós nesse movimento. Entre em contato com o Projeto OAB Verde da Comissão de Sustentabilidade e PLANTE CONOSCO!

10 QUESITOS COMPLEMENTARES ESPECÍFICOS PARA ESCRITÓRIOS EM CASA Nas áreas externas, há fotocélula (que detecta a presença de luz do sol) para desligamento automático das lâmpadas? O escritório que utiliza poço artesiano possuí registro na CAESB/ADASA? O escritório possui sistema de coleta e reutilização da água de chuva? Utilize energia solar ou heliotérmica para o aquecimento da água quando possível para economizar o uso da energia tradicional. O escritório cuida para que o encanamento da coleta de água água pluvial não misture com esgoto comum (dentro de suas dependências e antes da destinação para as redes de esgoto e rede pública de coleta de águas pluviais)? O escritório possui calçada verde que possibilite a permeabilidade da água das chuvas? O escritório possui no seu terreno alguma espécies arbórea nativa?

Formulário Sustentabilidade Interna de Escritórios

Formulário Sustentabilidade Interna de Escritórios Formulário Sustentabilidade Interna de Escritórios INTRODUÇÃO Visando o bem estar ambiental e social atrelado aos princípios de sustentabilidade e os procedimentos internos de escritórios, o presente questionário

Leia mais

Agenda Ambiental na Administração Pública

Agenda Ambiental na Administração Pública Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Cidadania e Responsabilidade Ambiental DCRS Agenda Ambiental na Administração Pública INDICADORES

Leia mais

Compras Sustentáveis

Compras Sustentáveis OBJETIVO ESTRATÉGICO DO SGAC Alcançar o Nível de Maturidade de uma Empresa de Classe Mundial Evento com Fornecedores dos Correios AÇÃO ESTRATÉGICA Implantar o modelo de gestão ambiental da empresa de acordo

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE, TURISMO SUSTENTÁVEL & ACESSIBILIDADE ADOTADAS PELO HILTON BARRA RIO DE JANEIRO

BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE, TURISMO SUSTENTÁVEL & ACESSIBILIDADE ADOTADAS PELO HILTON BARRA RIO DE JANEIRO BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE, TURISMO SUSTENTÁVEL & ACESSIBILIDADE ADOTADAS PELO HILTON BARRA RIO DE JANEIRO - Área de serviço com Luminárias de baixo consumo 13w, instaladas conforme projeto de iluminação

Leia mais

PESQUISA SUSTENTABILIDADE NA UFF

PESQUISA SUSTENTABILIDADE NA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PESQUISA SUSTENTABILIDADE NA UFF Com objetivo de mensurarmos os conceitos de sustentabilidade na comunidade acadêmica e administrativa da universidade, realizamos uma pesquisa

Leia mais

A Real Grandeza foi uma das entidades a partir na frente em apoio ao projeto de coleta de óleo de cozinha usado.

A Real Grandeza foi uma das entidades a partir na frente em apoio ao projeto de coleta de óleo de cozinha usado. Programa de Consciência Ecológica e Social Criado em maio de 2007 o programa tem levado os colaboradores da Real Grandeza a uma maior conscientização sobre o assunto, promovendo uma mudança de cultura

Leia mais

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados Incorporadora e Construtora 38 anos no mercado 121 empreendimentos lançados 3,5 milhões de metros quadrados de área construída e em construção (24.475 unidades) EZ TOWERS certificação e diferenciais ambientais

Leia mais

Exemplos de Excelência em PLS INT

Exemplos de Excelência em PLS INT Exemplos de Excelência em PLS INT Seminário A3P E PLS Agosto 2018 Projeto Compartilhando Ideias Sustentáveis Rede de Sustentabilidade ReciclaPortoRio Instituições Federais da Região Portuária do Rio de

Leia mais

DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Nº da inscrição: 010 Produto: Sapateira Siena

DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Nº da inscrição: 010 Produto: Sapateira Siena DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Nº da inscrição: 010 Produto: Sapateira Siena Funcionalidade: Para não deixar sua casa bagunçada e cheio de pares de sapatos pelo chão, temos a Sapateira Siena que é uma moderna

Leia mais

Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book

Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book Torne seu negócio sustentável e reduza custos. e-book Índice 03. Introdução 05. Soluções energéticas 09. Destinação de resíduos 11. Atenção à água Introdução Empregar novos hábitos no gerenciamento do

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Tipo Ano Base RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Realização Responsável Técnico 2017 Julho/2018 Paulo Dias Assinatura do Responsável Assinatura do Diretor SUMÁRIO

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Tipo Ano Base RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Realização Responsável Técnico 2016 Julho/2017 Paulo Dias Assinatura do Responsável Assinatura do Diretor SUMÁRIO

Leia mais

Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios. Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA)

Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios. Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA) Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA) Gestão Sustentável na Construção de Edifícios A gestão sustentável na construção de edifícios deve

Leia mais

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente.

CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. CONSUMO: Gera impactos positivos e negativos CONSUMO CONSCIENTE Em prol da vida e do meio ambiente. Desperdício Degradação ambiental Núcleo de Educação Ambiental Conforto Bem estar Qualidade de vida Produção

Leia mais

CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE

CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES ANEXO II FATOR DE SUSTENTABILIDADE ITEM PONTOS I IMPLANTAÇÃO DO EDIFÍCIO MAX. 10 A) MOVIMENTAÇÃO DO SOLO Implantação do projeto adequada ao perfil natural do terreno, com

Leia mais

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas

Mauricio Cruz Lopes. Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Mauricio Cruz Lopes Critérios de Sustentabilidade do Projeto Ilha Pura - Vila dos Atletas Impacto da Construção Civil 20 a 30% de produção de gases de Efeito Estufa 12 a 16% de consumo de água 30% a 40%

Leia mais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Restaurante

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Restaurante Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Restaurante D 1 www.ecolmeia.org.br A, fundada em 2006, é formada por um grupo de profissionais de diferentes áreas que agregaram

Leia mais

Profª. Klícia Regateiro. O lixo

Profª. Klícia Regateiro. O lixo Profª. Klícia Regateiro O lixo Tipos de lixo O Definem-se resíduos sólidos como o conjunto dos produtos não aproveitados das atividades humanas: O domésticas, comerciais, industriais, de serviços de saúde

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES JUSTIFICATIVA Evitar o desperdício e otimizar o consumo de água e energia minimiza o estresse hídrico, ampliando a disponibilidade de recursos para as gerações

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O QUE É COLETA SELETIVA O QUE É RECICLAGEM CORES DA COLETA SELETIVA...04 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...01 2. O QUE É COLETA SELETIVA...02 3. O QUE É RECICLAGEM...03 4. CORES DA COLETA SELETIVA...04 5. COMO REALIZAR A COLETA SELETIVA?...05 6. MATERIAIS RECICLÁVEIS...06 7. MATERIAIS

Leia mais

Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES

Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES PERGUNTAS NORTEADORAS: 1) O que significa ambientalizar a universidade e o que se espera com isso? Ambientalização da universidade é a inserção

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental Recurso Economia de Recursos Etapas Consumo de Papel e Oriundos de Madeira Manter acompanhamento do consumo do papel utilizado durante o expediente. Reaproveitar papéis na confecção de blocos de rascunho.

Leia mais

Gestão das áreas de estacionamento. Gestão sanitários públicos Restaurantes Gestão de portarias e recepção

Gestão das áreas de estacionamento. Gestão sanitários públicos Restaurantes Gestão de portarias e recepção ATIVIDADES DE INFRA E APOIO AO NEGÓCIO Identificação de todas as atividades de infraestrutura e apoio ao negócio central presentes no edifício e/ou necessárias Gestão das áreas de estacionamento Gestão

Leia mais

Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para a ação do Profissional de Secretariado. Wagner Brunini 29/10/2011

Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para a ação do Profissional de Secretariado. Wagner Brunini 29/10/2011 Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para a ação do Profissional de Secretariado Wagner Brunini 29/10/2011 Definição Sustentabilidade é uma atitude estratégica para gerenciar os negócios junto aos

Leia mais

planetasustentavel.abril.com.br

planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br planetasustentavel.abril.com.br

Leia mais

2º ENCONTRO CAIXA/FORNECEDORES

2º ENCONTRO CAIXA/FORNECEDORES 2º ENCONTRO CAIXA/FORNECEDORES PIB Sustentabilidade na Prática Empresarial Jean Rodrigues Benevides GN de Meio Ambiente SN de Assistência Técnica e Desenvolvimento Sustentável Situação Atual Estratégia

Leia mais

O desafio das compras sustentáveis. Fábio Cyrillo Diretor Comercial 15 de Maio de 2008

O desafio das compras sustentáveis. Fábio Cyrillo Diretor Comercial 15 de Maio de 2008 O desafio das compras sustentáveis Fábio Cyrillo Diretor Comercial 15 de Maio de 2008 Wal-Mart no Mundo Canadá Reino Unido México Estados Unidos Porto Rico Índia China Japão El Salvador Guatemala Costa

Leia mais

Educação ambiental. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE. Seminário

Educação ambiental. Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE. Seminário Educação ambiental Seminário Qual o nosso desafio? Como utilizar a Educação Ambiental para a conscientização, respeitando valores e diferenças entre as pessoas. Educação Ambiental: pensar GLOBAL e agir

Leia mais

INDICADORES DE GESTÃO AMBIENTAL 2017 PRINCIPAIS INDICADORES MONITORADOS ENERGIA ELÉTRICA

INDICADORES DE GESTÃO AMBIENTAL 2017 PRINCIPAIS INDICADORES MONITORADOS ENERGIA ELÉTRICA PRINCIPAIS INDICADORES MONITORADOS Confira abaixo os resultados consolidados nos últimos três anos, reportados de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). ENERGIA ELÉTRICA Em 207,

Leia mais

ESCOPO: SERVIÇO DE APÓIO TÉCNICO PRESTADO AO PODER LEGISLATIVO

ESCOPO: SERVIÇO DE APÓIO TÉCNICO PRESTADO AO PODER LEGISLATIVO SG_D8/001 - MATRIZ DE ENTIFICAÇÃO DE S E S AMBIENTAIS E DE Página:1/12 Revisão: 03 ESCOPO: SERVIÇO DE APÓIO TÉCNICO PRESTA AO PODER LEGISLATIVO RELEVÂNCIA 1 2 3 Consumo de papel sulfite: A3, A4, Ofício,

Leia mais

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA CARTILHA DA ECONOMIA ações que somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense Nos dias de hoje, a energia é empregada intensivamente na sociedade em geral e em tudo o que se faz. Daí a necessidade

Leia mais

DIEE/CEM/PROINFRA 12 meses Ação realizada 1 Humano e financeiro DIEE/CEM/PROINFRA. DIEE/CEM/PROINFRA 12 meses Ação realizada 1 Financeiro

DIEE/CEM/PROINFRA 12 meses Ação realizada 1 Humano e financeiro DIEE/CEM/PROINFRA. DIEE/CEM/PROINFRA 12 meses Ação realizada 1 Financeiro Macroárea: Energia Elétrica Meta estratégica: reduzir em 2% o consumo global (em Kwh) em relação a área construída Promover a eficiência das Instalações elétricas em geral Propor projeto de reformulação

Leia mais

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (

Educação ambiental. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio ( Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Educação ambiental Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz 19/05/2016 15h04 - Atualizado em 23/05/2016 14h19 Em um mundo

Leia mais

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DA A3P NA PROGESP

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DA A3P NA PROGESP Agenda Ambiental na Administração Pública 1 PLANO DE IMPLANTAÇÃO DA A3P NA PROGESP 1. Introdução A Administração Pública precisa dar o exemplo das boas práticas nas atividades que lhe cabem. Com o intuito

Leia mais

Ações desenvolvidas. Auditoria Ambiental. Resultados. . Inquéritos aos alunos. Apenas 32% dos alunos separam resíduos em casa!!

Ações desenvolvidas. Auditoria Ambiental. Resultados. . Inquéritos aos alunos. Apenas 32% dos alunos separam resíduos em casa!! 2º Conselho % Ações desenvolvidas Armação de Pêra Em tua casa é habitual separar alguns resíduos e colocálos no ecoponto? 32% Auditoria Ambiental Resultados 68% Sim Não. Inquéritos aos alunos Apenas 32%

Leia mais

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group

UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas. Projeto RENEW Renewable Energy Group UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina CCT- Centro de Ciências Tecnológicas Projeto RENEW Renewable Energy Group Coordenador: Marcio Rodrigo Loos marcio.loos@ufsc.br Criação: Ana Paula Meneguzzi

Leia mais

A UTN, além da excelência em nefrologia, vem desenvolvendo ações para o Desenvolvimento Sustentável

A UTN, além da excelência em nefrologia, vem desenvolvendo ações para o Desenvolvimento Sustentável - 1 - A UTN, além da excelência em nefrologia, vem desenvolvendo ações para o Desenvolvimento Sustentável. - 2 - Todas as atitudes sugeridas dentro do App estão categorizadas dentro de cada um dos 17 ODS

Leia mais

Questionário do Programa Bandeira Azul Brasil para Praias

Questionário do Programa Bandeira Azul Brasil para Praias Questionário do Programa Bandeira Azul Brasil para Praias 1. Informações sobre a praia candidata: 1.1 Nome da Praia 1.2 Região da Praia 1.3 Localização Geográfica Latitude: Longitude: 1.4 Nome do responsável

Leia mais

Meio ambiente e sustentabilidade. Projetos ambientais, eficiência em tecnologia de energia, programas de compensação

Meio ambiente e sustentabilidade. Projetos ambientais, eficiência em tecnologia de energia, programas de compensação : overview O maior exemplo do engajamento do Grupo AB Concessões sobre questões ambientais é, sem dúvida, receber o merecido Prêmio Ambiental Chico Mendes 2014, na categoria Gestão Ambiental, com aproveitamento

Leia mais

Central de Cavacos. Central de Cavacos. Central de Cavacos. Fotos:

Central de Cavacos. Central de Cavacos. Central de Cavacos. Fotos: Central de Cavacos Central de Cavacos Central de Cavacos Fotos: Projeto: Logística Reversa de Componentes de Bombas Organização: NETZSCH do brasil Ind. e Com. Ltda Página: 1/1 #129 COMPLETAS Coletor: Web

Leia mais

São orientações de como evitar o uso de material descartável nessas ocasiões e também no dia a dia.

São orientações de como evitar o uso de material descartável nessas ocasiões e também no dia a dia. O uso abusivo de plásticos descartáveis tem trazido inúmeros problemas ao meio ambiente: descarte inadequado no solo, esgotamento dos aterros sanitários e poluição dos ambientes aquáticos. A lenta decomposição

Leia mais

Ações práticas da igreja local

Ações práticas da igreja local Ações práticas da igreja local DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PONTO DE VISTA CRISTÃO IGREJA BATISTA DE TAUÁ Ilha do Governador RJ Pr. Josué Valandro de Oliveira Tema: Vida plena e meio ambiente Na esperança

Leia mais

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética;

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Energia e Ambiente Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Investigação de formas novas e renováveis de energia; Potenciar as

Leia mais

cartilha meio ambiente

cartilha meio ambiente cartilha meio ambiente NEGÓCIO Energia renovável MISSÃO Atuar na área de energia renovável com competitividade, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social. VISÃO Crescer sustentavelmente

Leia mais

RELATORIO DE COLETA SELETIVA

RELATORIO DE COLETA SELETIVA RELATORIO DE COLETA SELETIVA ABRIL E MAIO DE 2017 - FLUMINENSE FOOTBALL CLUB A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/10, prevê técnicas e metodologias específicas

Leia mais

INSTRUÇÃO AMBIENTAL. Status: Aprovada COLETA SELETIVA

INSTRUÇÃO AMBIENTAL. Status: Aprovada COLETA SELETIVA 1 de 6 1 OBJETIVOS Definir procedimentos quanto à identificação, segregação, coleta e disponibilização de resíduos do Programa de coleta Seletiva, gerados na Câmara Municipal de Manaus. 2 DEFINIÇÕES E

Leia mais

Coletor de Cartão. Coletor de óleo. Copo para caneca Fotos: Projeto: Programa de Responsabilidade Ambiental Organização: Unimed Cascavel Página: 1/1

Coletor de Cartão. Coletor de óleo. Copo para caneca Fotos: Projeto: Programa de Responsabilidade Ambiental Organização: Unimed Cascavel Página: 1/1 Coletor de Cartão Coletor de óleo Coletor de medicamento Coletor de pilhas e baterias Copo para caneca Fotos: Projeto: Programa de Responsabilidade Ambiental Organização: Unimed Cascavel Página: 1/1 #52

Leia mais

A Construção Sustentável no contexto da Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas

A Construção Sustentável no contexto da Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas CREA MG Seminário de Mudanças Climáticas e Regimes Ambientais Internacionais A Construção Sustentável no contexto da Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas Weber Coutinho Gerente de Planejamento

Leia mais

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo

Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo Sacolas Bioplásticas e a Coleta Seletiva da cidade de São Paulo A Lei nº 15.374 de 2011 proíbe a disponibilização de sacolas plásticas descartáveis nos estabelecimentos comerciais do município de São Paulo.

Leia mais

Manual da economia no trabalho. Ariane Roma

Manual da economia no trabalho. Ariane Roma Manual da economia no trabalho Ariane Roma Curriculum Autora Ariane Roma Tecnóloga em Gestão Logística, formada em 2008 pela Universidade Metodista de São Paulo, Pós Graduada em Gestão Ambiental pelo Centro

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 05/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Leia mais

C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R?

C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R? PROGRAMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA - UFSCAR C O M O F U N C I O N A A C O L E T A S E L E T I V A N A U F S C A R? U M G U I A P R Á T I C O D E C O M O A C O M U N I D A D E A C A D Ê M I C A P O D

Leia mais

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento

Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento Campanha Passaporte Verde Plano de Ação do Estabelecimento CASADAVILLAPOUSADA Cascavel / CE INFORMAÇÕES DO ESTABELECIMENTO Nome: CASADAVILLAPOUSADA Cnpj: 12.434.725/0001-77 Cadastur: 06.069894.20.0001-8

Leia mais

10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL

10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL EXCLUSIVO PARA EMPRESAS QUE REDUZIR SEUS CUSTOS DE FORMA SUSTENTÁVEL 10 DICAS PARA A SUA EMPRESA SER SUSTENTÁVEL Prezado Empresário, O Grupo Quality preparou esse manual para ajudá-lo a implantar ações

Leia mais

GESTÃO SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA

GESTÃO SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA www.allrecords.com.br GESTÃO SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA A Indústria Cinematográfica, ao longo dos anos tem exercido influência poderosa na vida das pessoas, em todo o mundo, servindo na maioria

Leia mais

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações.

31/08/2016. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. 6º Anos Prof. Leonardo F. Stahnke Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. Para se alimentar, o ser humano abate

Leia mais

SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APARELHOS DE CONDICIONADOR DE AR:

SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APARELHOS DE CONDICIONADOR DE AR: Memorando Circular N o 02/2016 DIMEC-DINFRA-PROADI/UNIFESSPA À Comunidade Acadêmica. Marabá, 19 de Maio de 2016. Assunto: Boas práticas de uso de Energia Elétrica. Uma das grandes preocupações hoje é com

Leia mais

Valorização dos Resíduos Plásticos

Valorização dos Resíduos Plásticos Valorização dos Resíduos Plásticos CENÁRIO CENÁRIO Consumimos 50% a mais do que o planeta é capaz de produzir, absorver e regenerar 16% da população mundial consome 78% dos recursos 2/3 da população não

Leia mais

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental

Manual Coleta Seletiva DGA. Diretoria de Gestão Ambiental Manual Coleta Seletiva DGA Diretoria de Gestão Ambiental Universidade Federal de Pernambuco Superintendência de Infraestrutura Diretoria de Gestão Ambiental Diretora Maria de Fátima Morais Xavier Gerência

Leia mais

25-29 SET. 2a edição. Mercado Municipal de Curitiba. Curitiba Paraná

25-29 SET. 2a edição. Mercado Municipal de Curitiba. Curitiba Paraná 25-29 SET 2018 2a edição Curitiba Paraná Mercado Municipal de Curitiba REALIZAÇÃO APOIO PROPÓSITO Expor novos hábitos, práticas e tecnologias inovadoras para que a sustentabilidade seja incorporada nas

Leia mais

VAI COMPRAR? CONHEÇA OS MATERIAIS SUSTENTÁVEIS EXISTENTES NO CATÁLOGO DE MATERIAIS CATMAT E OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CATALOGAÇÃO

VAI COMPRAR? CONHEÇA OS MATERIAIS SUSTENTÁVEIS EXISTENTES NO CATÁLOGO DE MATERIAIS CATMAT E OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CATALOGAÇÃO VAI COMPRAR? CONHEÇA OS MATERIAIS SUSTENTÁVEIS EXISTENTES NO CATÁLOGO DE MATERIAIS CATMAT E OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CATALOGAÇÃO Departamento de Logística. Coordenação-Geral do Sistema Integrado de

Leia mais

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016 Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Economia de Energia em casa Como fazer o uso eficiente da energia elétrica É importante ressaltar que a energia elétrica é uma ferramenta para servir

Leia mais

Resultados da Auditoria Ambiental

Resultados da Auditoria Ambiental Resultados da Auditoria Ambiental 210 alunos responderam ao inquérito online. Ano de escolaridade A - Em tua casa é frequente separar alguns resíduos para reciclar no ecoponto? A1 - Papel [Se respondeu

Leia mais

25/09/2016. Logística reversa. Logística reversa Razões para utilizar a logística reversa

25/09/2016. Logística reversa. Logística reversa Razões para utilizar a logística reversa a) Razões para utilizar a logística reversa; b) Produtos no final da Cadeia de Suprimentos; c) Motivos para o retorno dos bens; d) Processo logístico: direto e reverso; e) Origens e destino dos materiais

Leia mais

Gestão De D Resídu d os

Gestão De D Resídu d os Gestão De Resíduos COLETA SELETIVA Projeto Gestão de Resíduos EcoMalzoni Como funcionava a coleta de resíduos antes do Projeto de Gestão de Resíduos? - 85% dos sacos retirados eram pretos, com

Leia mais

POUPANÇA DE ENERGIA NOS HOSPITAIS IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO E PERCEÇÃO DOS COLABORADORES DE UM CENTRO HOSPITALAR

POUPANÇA DE ENERGIA NOS HOSPITAIS IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO E PERCEÇÃO DOS COLABORADORES DE UM CENTRO HOSPITALAR POUPANÇA DE ENERGIA NOS HOSPITAIS IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO E PERCEÇÃO DOS COLABORADORES DE UM CENTRO HOSPITALAR ARMINDA DO PAÇO, UNIVERSITY OF BEIRA INTERIOR, PORTUGAL Introdução Importância

Leia mais

SEGREGAÇÃO NA ORIGEM. Reciclável. Orgânico. Rejeito. Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha...

SEGREGAÇÃO NA ORIGEM. Reciclável. Orgânico. Rejeito. Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha... LIXO OU RESÍDUO? SEGREGAÇÃO NA ORIGEM Reciclável Orgânico Rejeito Embalagens plásticas; Vidro, Papéis limpos; Latinha... Restos de alimentos; Cascas de frutas; Grama e poda; Cinzas de carvão e lenha...

Leia mais

Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017

Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO DE APUCARANA Projeto: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Escola/2017 Nome do Estabelecimento: Município: Endereço: CEP: Estado: Telefone:

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES. Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES. Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES Fabio Abdala Gerente de Sustentabilidade 1 Agenda Apresentações Consumo consciente: do que se trata? Economize o Planeta: o que é? como usar? Ações para reduzir emissões:

Leia mais

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s

Praticando os 3 R s. Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s Praticando os 3 R s Caderno APIS Nº 1 Praticando os 3 R s O que são os 3 R s? Reduzir Reutilizar Reciclar Em nosso cotidiano, nós já fazemos isso, as vezes sem perceber: tentamos economizar aqui e ali,

Leia mais

Este relatório visa mostrar as ações de responsabilidade socioambiental

Este relatório visa mostrar as ações de responsabilidade socioambiental Sobre este relatório Este relatório visa mostrar as ações de responsabilidade socioambiental que os organizadores do evento da 6ª edição da Feira Funerária do Brasil realizada no centro de convenções,

Leia mais

CARTILHA DE SUSTENTABILIDADE

CARTILHA DE SUSTENTABILIDADE CARTILHA DE SUSTENTABILIDADE Hotel Transamérica São Paulo ÍNDICE 1. Hotel Transamérica São Paulo 2. Principais Conceitos 3. Ações Realizadas 1. Hotel Transamérica São Paulo Inaugurado em 1985, o Hotel

Leia mais

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO PAINEL: CMA Negócios Verdes Palestrante: Ana Rocha Melhado OBJETIVOS DO PROJETO 1. Retomar os investimentos no setor da construção civil; 2. Gerar emprego;

Leia mais

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, em conformidade com a Lei nº 8.666 de 21.06.93 e demais alterações, através

Leia mais

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE

COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE COMO DESCARTAR SEUS RESÍDUOS DE MANEIRA CONSCIENTE O PROBLEMA - O descarte de resíduos é uma das práticas mais impactantes do ponto de vista socioambiental. Além de sobrecarregar os aterros, ele ocasiona

Leia mais

República Federativa do Brasil Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

República Federativa do Brasil Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Macroárea: Energia Instalação elétrica geral Organização da manutenção Estimular boas práticas sustentáveis sobre energia elétrica Eficiência do sistema elétrico Projetar areformulação do sistema elétrico

Leia mais

Nº 31, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015, p. 67, ISSN MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO GABINETE DO MINISTRO

Nº 31, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015, p. 67, ISSN MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO GABINETE DO MINISTRO Nº 31, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015, p. 67, ISSN 1677-7042 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA No- 23, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 Estabelece boas práticas

Leia mais

Guia de eficiência energética da sua empresa. Boa energia gera Boas dicas.

Guia de eficiência energética da sua empresa. Boa energia gera Boas dicas. Guia de eficiência energética da sua empresa Boa energia gera Boas dicas. 1 2 Dê as boas-vindas à eficiência energética Para a produção de energia elétrica, a EEM recorre a um mix energético composto por

Leia mais

NA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL EM EDIFÍCIOS

NA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL EM EDIFÍCIOS CAP. III UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL EM EDIFÍCIOS FERNANDO BRANCO 1. SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO 1 O QUE É UMA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL? É UMA CONSTRUÇÃO QUE PROCURA RESPONDER ÀS NECESSIDADES

Leia mais

SUSTENTABILIDADE PRINCÍPIOS PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

SUSTENTABILIDADE PRINCÍPIOS PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL SUSTENTABILIDADE Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. Prof. Leonardo F. Stahnke PRINCÍPIOS PARA UMA SOCIEDADE

Leia mais

PALMAS-TOCANTINS FEVEREIRO DE 2018

PALMAS-TOCANTINS FEVEREIRO DE 2018 2017 PALMAS-TOCANTINS FEVEREIRO DE 2018 SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO NACIONAL ANTÔNIO OLIVEIRA SANTOS PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL CARLOS ARTEXES SIMÕES DIREÇÃO GERAL MARIO HENRIQUE SALADINI

Leia mais

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Resíduos Perigosos

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos Resíduos Perigosos Resíduos Perigosos O QUE SÃO? Resíduos Perigosos definem-se como um tipo de resíduos que contêm propriedades perigosas, sejam elas inflamáveis, explosivas ou toxicas. Podem ser encontrados em vários produtos,

Leia mais

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas.

Apresentação. Incentivamos inovações e iniciativas que levem à qualidade ambiental e à redução dos efeitos das mudanças climáticas. Apresentação Na 3corações temos consciência de que a natureza é um bem de todos e origem dos recursos necessários para a nossa sobrevivência como pessoas e como negócio. Nosso objetivo é preservar e até

Leia mais

Deixe-nos Começar Com Coragem arte educação ambiental

Deixe-nos Começar Com Coragem arte educação ambiental Deixe-nos Começar Com Coragem arte educação ambiental www.permacoletivo.wordpress.com Permacultura na Escola Juliano de Paiva Riciardi HISTÓRICO PERMACULTURA Cultura Permanente da Mãe Ambiente. Desenvolvido

Leia mais

Fabio Villas Bôas. Jardim das Perdizes, São Paulo

Fabio Villas Bôas. Jardim das Perdizes, São Paulo Fabio Villas Bôas Jardim das Perdizes, São Paulo O que é um bairro sustentável? Sustentabilidade a partir dos bairros Conceito: escala ideal para acelerar a implantação Portland: algumas iniciativas Anos

Leia mais

Manual de Boas Práticas e Ações

Manual de Boas Práticas e Ações Manual de Boas Práticas e Ações Núcleo de RSA SUMÁRIO I. Introdução II. Responsabilidade Social Voluntariado III. Responsabilidade Ambiental Água Energia Coleta Seletiva e Reciclagem No caminho de uma

Leia mais

Cuidar da Casa Comum A Igreja ao serviço da ecologia integral Parte 1 Meio físico

Cuidar da Casa Comum A Igreja ao serviço da ecologia integral Parte 1 Meio físico ECODIAGNÓSTICO 2018 Cuidar da Casa Comum A Igreja ao serviço da ecologia integral Parte 1 Meio físico Este ecodiagnóstico constitui um instrumento de conversão ecológica destinado às comunidades cristãs

Leia mais

Em Casa, no Trabalho, etc...

Em Casa, no Trabalho, etc... Em Casa, no Trabalho, etc... O que é lixo? Restos das atividades humanas, considerado pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. Diagnóstico brasileiro A urbanização gera hábitos de consumo

Leia mais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia Condomínios Residenciais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia Condomínios Residenciais Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia Condomínios Residenciais www.ecolmeia.org.br 1 A, fundada em 2006, é formada por um grupo de profissionais de diferentes áreas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 3492 Prefeitura Municipal de publica: Edição Publicada por: Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE Portaria/SAAE/VAL n. º 079/2018- Estabelece boas práticas de gestão

Leia mais

Cuiabá-MT. Referência Nacional em Sustentabilidade para pequenos negócios

Cuiabá-MT. Referência Nacional em Sustentabilidade para pequenos negócios Luanna Duarte Cuiabá-MT Referência Nacional em Sustentabilidade para pequenos negócios DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Ambiental Social Econômico A Sustentabilidade sustentabilidade é uma não forma precisa

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE 1. 2. 3. 4. 5. QUEM É A SPV? SUSTENTABILIDADE CICLO DE VIDA DAS EMBALAGENS VANTAGENS DA RECICLAGEM REGRAS DE SEPARAÇÃO/BOAS PRÁTICAS 1. QUEM É A SPV? 3 O QUE FAZ A? A Sociedade

Leia mais

CISTERNA E PLACA SOLAR...

CISTERNA E PLACA SOLAR... CISTERNA E PLACA SOLAR... E.M.E.F ÂNGELO VENZON NETO Componentes: Adrielli da Costa, Caroline Laís da Silva, Robson Cloves Borges e Thalia Rodrigues. Turma: 7ª Série Disciplina: Matemática Professora:

Leia mais

NBR ISO 14001: Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso.

NBR ISO 14001: Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 44, de 15/03/2018 Proteção ao meio ambiente. 1 OBJETIVO Fomentar boas práticas para a proteção ao meio ambiente, para a construção sustentável e o estímulo à adoção de padrões

Leia mais

No caminho da Sustentabilidade. Óbidos Carbono Social

No caminho da Sustentabilidade. Óbidos Carbono Social No caminho da Sustentabilidade Óbidos Carbono Social Objectivos Implementação de medidas que visam a redução das emissões de CO 2 Execução de soluções de sequestração de CO 2 no Concelho Projectos de Mitigação

Leia mais

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário

A gestão de resíduos sólidos. Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário A gestão de resíduos sólidos Tsuyoshi KITAMOTO Segundo Secretário O que são os resíduos? Lixos, lixos de grande porte, cinzas, lodo, dejetos, óleo usado, resíduos ácidos e alcalinos, animais mortos, e

Leia mais