SONDA NASOGÁSTRICA 1. CONCEITO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SONDA NASOGÁSTRICA 1. CONCEITO:"

Transcrição

1 SONDA NASOGÁSTRICA 1. CONCEITO: É a introdução de uma sonda do tipo Levine pelo nariz até o estômago. Geralmente são curtas,podendo ser introduzidas pelo nariz(sng) ou pela boca(sog).a numeração varia de 14 à 18 para adultos. SONDAS ENTÉRICAS São sondas especiais para alimentação enteral em pacientes que não podem comer, mas cujo TGI apresenta absorção adequada.a mais utilizada é a Dubboff.

2 Possuem um peso de mercúrio ou chumbo na sua extremidade e é necessário aguardar 24 horas para que a sonda migre para o duodeno-colocar o paciente em DLD. IMPORTANTE: - Inspecionar a sonda à procura de danos e testar sua permeabilidade - Aumente a flexibilidade da sonda enrolando-a na mão ou imergindo-a em água morna - Enrijeça a sonda esfriando-a em gelo - Orientar o paciente quanto ao desconforto(náuseas e vômitos) e a necessidade da sua cooperação - Lubrificar a sonda com substância hidrossolúvel para facilitar inseri-la.evitar as lipossolúveis,pois pode ser aspirado causando a pneumonia lipóide - Após a inserção inspecionar se a sonda não ficou na boca ou torcida usando abaixador de língua e lanterna - Durante a inserção observar reações do paciente.a presença de desconforto respiratório,cianose e tosse indicam que a sonda está na árvore brônquica - Antes de inserir a sonda,realize exame físico nasal à procura de anormalidades - Em casos de sondagem orogástrica retirar próteses dentárias e deslizar a sonda sobre a língua - Se o paciente estiver inconsciente,incline o queixo na direção do peito para fechar a traquéia.à seguir avance a sonda entre as respirações para garantir que ela não irá penetrar na traquéia. 2. FINALIDADE: Descompressão do estômago no pós-operatório para evitar vômitos. Ação terapêutica no controle de hemorragias do trato gastrintestinal superior. Coletar conteúdo gástrico para exames. Aspirar secreção gástrica. Alimentação (gavagem) nas primeiras 48 horas em adultos Administrar medicação via oral. 3. MATERIAL: Bandeja Sonda gástrica Lubrificante Gaze Seringa de 20 ml ou 5 ml para crianças Copo com água Esparadrapo ou micropore Estetoscópio Saco para lixo Luva de procedimento Obrigatório o uso de óculos de proteção 4. DESCRIÇÃO DOS PASSOS: Reunir o material e levar para a unidade do paciente Explicar o procedimento e sua finalidade ao paciente, a fim de obter a sua cooperação e facilitar o procedimento

3 Posicionar o paciente em posição de Fowler (45 graus) Cortar esparadrapo/micropore para fixação e demarcação da sonda Calçar luvas Proteger o tórax do paciente com a toalha Medir a extremidade distal da sonda do lobo inferior da orelha à base do nariz e daí até o apêndice xifóide e acrescentar 5 cm, marcar com esparadrapo neste ponto. Examinar as fossas nasais a fim de verificar possíveis obstruções ou desvio de septo, selecionar a narina. Lubrificar a ponta da sonda com lubrificante e através de uma das narinas, introduzir a sonda, pedindo para o paciente ajudar engolindo quando a sonda estiver passando pela garganta (orofaringe). A posição do pescoço em flexão pode ajudar a direcionar a sonda para o esôfago. Introduzir até a marca do esparadrapo. Se sentir resistência, parar e escolher outra narina. Observar durante a passagem, tosse e cianose e, na presença destes, retirar a sonda imediatamente. Injetar 20 ml de ar rapidamente através da sonda auscultando o boborigmo na região epigástrica. Após verificação do posicionamento da sonda, fixa-la sem tracionar a narina Deixar o paciente confortável Recolher o material Deixar a unidade em ordem Retirar as luvas Fazer anotação na prescrição; ressaltando os gastos em impresso próprio. 5. CONSIDERAÇÕES GERAIS: Para certificar-se do posicionamento da sonda no estômago: Introduzir com auxílio de uma seringa de 20 ml de ar e ao mesmo tempo auscultar com estetoscópio o som produzido na cavidade gástrica. Se ouvir o som, a sonda está posicionada corretamente. Aspirar o conteúdo gástrico com auxílio de uma seringa. - OBS: Colocar a outra extremidade da sonda em um copo com água quando houver dúvidas do posicionamento da sonda, pois este procedimento pode causar aspiração do líquido para os pulmões. COMPLICAÇÕES PARA USO PROLONGADO DA SONDAGEM Lesão na narina, sinusite, esofagite, fístula esofagotraqueal, ulceração gástrica,infecção pulmonar(por dilatação do esôfago-refluxo-aspiração) e oral LAVAGEM GÁSTRICA 1.CONCEITO: É a limpeza do estômago realizada através de uma sonda nasogástrica ou orogástrica. 2. FINALIDADES: Remover substâncias tóxicas ou irritantes (superdosagens)

4 3. DESCRIÇÃO DOS PASSOS: Reunir o material e levar par a unidade do paciente Orientar o paciente sobre o procedimento e sua finalidade Calçar as luvas Executar técnicas de SNG ou orogástrica Aspirar na seringa o SF 0,9% Conectar a seringa na sonda dobrada, desdobra-la e introduzir a solução (pode-se também conectar um equipo ao frasco de soro e liga-la ao soro) Desconectar a seringa da sonda e deixar fluir o líquido no recipiente graduado Proceder a técnica quantas vexes for necessário, até que o líquido drenado fique com aspecto claro Deixar o paciente confortável Recolher o material e deixar a unidade em ordem Retirar as luvas Fazer anotação na prescrição indicando horário, líquido infundido e drenado, aspecto do líquido drenado e reações do paciente. 4. CONSIDERAÇÕES GERAIS: Durante o procedimento, posicionar o paciente em decúbito lateral esquerdo Observar as reações do paciente durante o procedimento, tais com:dispnéia, cianose, palidez Observar cuidados na passagem da SNG ou orogástrica Certificar-se do posicionamento correto da sonda para evitar possíveis complicações, tais como: aspirações de líquido gástrico, bradicardia, asfixia. Se a quantidade drenada for menor que a quantidade infundida, reposicionar a sonda até que a quantidade restante da solução saia. Medir o líquido drenado, anotando as características. GAVAGEM 1. CONCEITO: É o suporte nutricional feito através da alimentação por SNG ou SNE. 2. FINALIDADE: Alimentar pacientes impossibilitados de deglutir, pacientes graves e inconscientes e fornecer suporte calórico a pacientes desnutridos. 3. NORMAS: - Equipo simples de dieta enteral e a seringa de 20 ml deveram ser trocados a cada 24 horas, sempre antes da administração da dieta das 09:00 hs. - O equipo de bomba de infusão para dieta enteral deverá ser trocado a cada 2 4 horas. - O equipo deve ser rotulado com a data, hora e assinatura do profissional. - È obrigatório a checagem das dietas administradas em formulário próprio.

5 - A validade da dieta após manipulação é de 24 hs. - A validade da dieta fora do refrigerador é de 4 horas, contando com o tempo de administração. 4. MATERIAL: Bandeja Frasco com dieta 1 equipo de macrogotas Luva de procedimento Saco coletor Seringa de 20 ml Copo com água Estetoscópio 5. DESCRIÇÃO DOS PASSOS: Reunir o material Conferir se a dieta está de acordo com a prescrição, observar validade e composição Observar a temperatura da dieta, que deverá estar morna Colocar o paciente em posição de Fowler, mantendo nesta posição por 1 hora após o término da administração Certifique-se que a sonda esta no estômago, acoplando a seringa de 20 ml contendo ar na extremidade da sonda. Injete o ar na sonda conforme se ausculta o abdômen do paciente com o estetoscópio Verifica presença de estase gástrica Conectar o equipo de soro no frasco Retirar o ar do equipo Explicar o procedimento ao paciente Conectar o equipo na sonda, dobrando-a para evitar a entrada de ar. Abrir o equipo, deixando a dieta correr não muito rápida Injetar 20 a 50 ml de água filtrada com a seringa; após o término da dieta, a fim de lavar a sonda. Fechar a sonda Manter o paciente em decúbito elevado ainda por algum tempo Deixar o paciente confortável Recolher o material e deixar o ambiente em ordem Checar na prescrição e fazer anotação de possíveis intercorrências e gastos em impresso próprio. CONSIDERAÇÕES GERAIS: 1. Estimular o paciente a sentar e a deambular, quando a situação permitir, para auxiliar a digestão 2. Deve ser observada e anotada a presença da diarréia ou obstipação intestinal em pacientes com dieta por sonda. Caso ocorra uma das alternativas o médico, a enfermeira e nutricionista devem ser avisados. 3. O alimento deve ser administrado aquecido.

6 VERIFICAÇÃO DE ESTASE GÁSTRICA 1. FINALIDADE: Avaliar se a dieta esta sendo bem absorvida. 2. MATERIAS: Luvas de procedimento Seringa de 20 ml Copo descartável ( para desprezar o resíduo maior que 20 ml.) Óculos de proteção EPI s se necessário 3. DESCRIÇÃO DOS PASSOS: Reúne os materiais Lave as mãos Explica o procedimento ao paciente e familiar Calçar as luvas de procedimento Paciente adulto: Aspirar o conteúdo gástrico com uma seringa de 20ml: - se o resíduo for maior que 250 ml, reinfundir o volume máximo de 300 ml, anotar o volume em impresso próprio e comunicar ao suporte nutricional ou enfermeiro do setor para suspensão da dieta do horário. Paciente em VNI (ventilação não invasiva): - Se for igual ou menor que 100 ml, reinfundir o resíduo e infundir a dieta, anotar o volume em impresso próprio. - Se o volume for maior que 100 ml, reinfundir um volume máximo de 200 ml e suspender a próxima dieta, anotar o volume e reavaliar no próximo horário. Paciente pediátrico ( prematuro, RN): - Se o resíduo for maior que 50% do volume total, reinfundir o volume comunicar ao enfermeiro do setor para suspensão da dieta do horário. Se for menor que 50% do volume total, reinfundir o resíduo anotar o volume e infundir a próxima dieta. e anotar o procedimento e os materiais gastos em impresso próprio. MEDICAÇÃO VIA SONDA-NASOGÁSTRICA/ENTERAL 1. FINALIDADE: Utilizar a via digestiva para absorção dos medicamentos em pacientes impossibilitados ou com dificuldade de deglutir. É feita através da introdução do medicamento na sonda nasogástrica.

7 2. MATERIAL: Bandeja contendo: Luvas de procedimento Triturador de comprimido Cálice graduado Seringa de 20 ml Estetpscópio Medicamento prescrito Copo com água filtrada 3. DESCRIÇÃO DOS PASSOS: Conferir a prescrição e reunir o material Triturar e diluir o medicamento Aspirar o medicamento diluído com uma seringa de 20 ml Identificar a seringa com o rótulo Levar a bandeja até o quarto e coloca-a na mesinha de cabeceira Explicar o procedimento ao paciente Solicitar ao paciente que fique sentado ou coloca-lo em posição de Fowler Testar a permeabilidade da sonda Abrir a sonda e adaptar a seringa Injetar lentamente toda a medicação Introduzir 10 a 20 ml de água filtrada após a medicação Deixar a sonda fechada Recolher o material, desprezando o que for descartável no lixo Checar o horário na prescrição médica. 4. CONSIDERAÇÕES Os comprimidos devem ser bem triturados e a sonda bem lavada após sua administração, para que não seja obstruída. RETIRANDO A SONDA NASOGÀSTRICA 5. MATERIAL Bandeja Seringa de 10 ml Gaze SF0,9% Luva de procedimento Toalha Saco para lixo 6. DESCRIÇÃO DOS PASSOS:

8 Levar o material para unidade do paciente Explicar o procedimento ao paciente, informando que isso pode causar certo desconforto nasal, bem como espirros e náuseas Deixar o paciente na posição semi-sentado. A seguir, proteger com uma toalha ou pano transversalmente sobre o peito Calçar as luvas Conectar a seringa de 10 ml na sonda com SF 0,9% e injetar, para garantir que a sonda não tenha conteúdos gástricos que possam irritar os tecidos durante a remoção. Retirar o micropore ou esparadrapo do nariz Faça um grampo na sonda, dobrando-a em suas mãos Peça ao paciente para segurar a respiração para fechar a epiglote. A seguir retire a sonda delicadamente Despreze a sonda no saco de lixo Com a gaze embebida no SF 0,9%, remova os resíduos dos adesivos do micropore de seu nariz Deixar o paciente confortável Recolher o material Deixar a unidade em ordem Retirar as luvas Fazer anotações na prescrição.

Consiste no processo de introdução de uma sonda apropriada através da cavidade nasal ou oral até o estômago.

Consiste no processo de introdução de uma sonda apropriada através da cavidade nasal ou oral até o estômago. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP N 15 Título: Sondagem Orogástrica e Nasogástrica em Recém-nascidos Responsável pela prescrição do POP Médico Neonatologista, Enfermeiro Responsável pela execução do

Leia mais

2 Lavagem Gástrica. É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004).

2 Lavagem Gástrica. É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004). 2 Lavagem Gástrica É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004). Objetivos: Remover substâncias tóxicas ou irritantes Preparar pacientes para

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS. Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br)

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS. Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) SONDAS CURTAS NASOGÁSTRICAS As mais utilizadas são as sondas de Levin e de reservatório gástrico

Leia mais

Passagem de Sonda Enteral

Passagem de Sonda Enteral Passagem de Sonda Enteral Manual Operacional Hospital Irmandade de Misericórdia do Jahu Gercilene Cristiane Silveira Fernando Gomes Romeiro Hospital Irmandade de Misericórdia do Jahu Departamento de Enfermagem

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ENTERAL POP 10 1. OBJETIVO Oferecer aporte nutricional para melhora clínica do paciente. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se aos

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: 2. Definição: ADMINISTRAÇÃO DE NUTRIÇÃO ENTERAL Consiste na infusão de uma dieta líquida administrada por meio de uma sonda localizada no estômago ou no intestino, utilizada exclusiva ou parcialmente

Leia mais

Roteiro. Objetivos: Administrar os medicamentos por via oral com segurança ao paciente.

Roteiro. Objetivos: Administrar os medicamentos por via oral com segurança ao paciente. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM 2017 Roteiro Unidade: Terapêutica medicamentosa.

Leia mais

DATA: 13/09/2013 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE ENFERMAGEM POP CDC Nº037. Revisão: PÁG: 1

DATA: 13/09/2013 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE ENFERMAGEM POP CDC Nº037. Revisão: PÁG: 1 Revisão: PÁG: 1 CONCEITO É o processo pelo qual é acessada a posição gástrica, através de um cateter de poliuretano ou polivinil de calibre variado pela via nasal ou oral. FINALIDADES Realizar lavagem

Leia mais

1 OBJETIVO: Preparo de cólon para procedimento diagnóstico e cirúrgico.

1 OBJETIVO: Preparo de cólon para procedimento diagnóstico e cirúrgico. 1 de 5 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Preparo de cólon para procedimento diagnóstico e cirúrgico. 2 APLICAÇÃO: Aos pacientes internados e de pronto atendimento com colostomias em alça ou bocas separadas com prescrição

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 13. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 13. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM Aula 13 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondagem nasogaśtrica -Drenar o conteu do gaśtrico para descompressaõ ou realizar lavagem do estômago. -Responsabilidade:

Leia mais

Contraindicação: passagens nasais ocluídas, traumas de crânio, face, pescoço e coagulopatias,

Contraindicação: passagens nasais ocluídas, traumas de crânio, face, pescoço e coagulopatias, Revisão: 02/05/2014 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na retirada de secreções das vias aéreas superiores. FINALIDADE Manter a permeabilidade das vias aéreas; Promover conforto do paciente. INDICAÇÕES E CONTRA

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Preparo e Administração de Medicação por Via Retal

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Preparo e Administração de Medicação por Via Retal Elaborado por: Lícia Mara Brito Shiroma Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título Preparo e Administração de Medicação por Via Retal POP NEPEN/DE/HU Versão: 01 Próxima revisão:

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Aspiração de Secreção Traqueal/Oral/Nasal

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Aspiração de Secreção Traqueal/Oral/Nasal 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 27/10/2009 Validação 2- Referência: 01 CCIH Higienização das mãos 18 CCIH Prevenção de Infecção Respiratória Hospitalar 3- Em que consiste? Consistem

Leia mais

SONDAGENS DEFINIÇÕES PROFª FÁTIMA BARBOSA

SONDAGENS DEFINIÇÕES PROFª FÁTIMA BARBOSA SONDAGENS PROFª FÁTIMA BARBOSA DEFINIÇÕES SONDA - Tubo que se introduz no organismo em canal natural ou não, para reconhecer lhe o estado, extrair ou introduzir algum tipo de matéria. CATETER - Instrumento

Leia mais

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 1 de 7 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 2 APLICAÇÃO: Aos pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com prescrição

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01 1. OBJETIVO Padronizar condutas relacionadas às técnicas de aplicação de medicamentos

Leia mais

PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS

PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS SONDAGENS PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS DEFINIÇÕES SONDA - Tubo que se introduz no organismo em canal natural ou não, para reconhecer lhe o estado, extrair ou introduzir algum tipo de matéria. CATETER

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Título: ASPIRAÇÃO DAS VIAS AÉREAS SUPERIORES 2. Definição: A aspiração das vias aéreas superiores (nasofaringe, orofaríngea) consiste na retirada mecânica das secreções acumuladas que não possam ser

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

Sonda Nasogástrica. Capítulo. Enfermagem Procedimentos e Protocolos

Sonda Nasogástrica. Capítulo. Enfermagem Procedimentos e Protocolos Sonda Nasogástrica Capítulo Sonda Nasogástrica (SNG) e Orogástrica (SOG), 206 Gavagem, 208 Lavagem Gástrica, 209 Lavagem Intestinal, 209 Nelson Mozachi Virginia Helena Soares de Souza Neide Martins Kátia

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Nº: 18/2014 Data de emissão: Março/2014 Setor Tipo TAREFA Executante Resultados esperados Recursos necessários Periodicidade PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Revisão: 01 Data revisão: Centros de Saúde Assistencial

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR

ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA ALTA HOSPITALAR CUIDADOS COM A SONDA ALIMENTAR Nome do usuário Responsável pela orientação: Enfermeiro(a): Carimbo com COREN/SC HC ( ) HRO ( ) HNSS ( ) Data da orientação:

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 9 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondas Nasogástricas Uma sonda NG é introduzida através do nariz para dentro do estômago, frequentemente

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Título. Cuidados com Aspiração de Secreções de Vias Aéreas

Procedimento Operacional Padrão (POP) Título. Cuidados com Aspiração de Secreções de Vias Aéreas Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título Cuidados com Aspiração de Secreções de Vias Aéreas POP NEPEN/DE/HU Versão: 02 Próxima revisão: 2019 Elaborado por: Mariana Carneiro

Leia mais

Orientações para Pacientes Nutrição Enteral

Orientações para Pacientes Nutrição Enteral Orientações para Pacientes Nutrição Enteral O que é nutrição enteral? A nutrição enteral é uma forma de alimentação para pacientes que não devem ou conseguem se alimentar por via oral (boca), como em casos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO POP N 81

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO POP N 81 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Cateterismo Vesical de Demora em Adultos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP Médico Enfermeiro POP N 81 Área de Aplicação: Obstetrícia

Leia mais

Atender as necessidades básicas de alimentação e hidratação do paciente Administrar medicamentos

Atender as necessidades básicas de alimentação e hidratação do paciente Administrar medicamentos Revisão: PÁG: 1 CONCEITO Consiste na introdução um cateter de poliuretano, com fio guia, de pequeno calibre, com uma cápsula de peso de tungstênio, pela via nasal ou oral, até a posição pós-pilórica. FINALIDADES

Leia mais

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIA INTRAVENOSA Página 1 de 5 Emissão inicial Primeira revisão Segunda revisão Resumo de Revisões Data Set/2004 Jul/2007 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INALATÓRIA POP 07

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INALATÓRIA POP 07 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INALATÓRIA POP 07 ELABORAÇÃO: 08/02/2018 RESP: ENFª ANGELINE CRISTINA 1. OBJETIVO Umidificar as vias respiratórias,

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM 1de 5 1. Definição: O cateterismo vesical de alívio consiste na introdução de um cateter estéril (cateter de Folley ou sonda Levine) na bexiga, através da uretra, com técnica asséptica. 2. Objetivo: Drenar

Leia mais

MATERIAL DE APOIO AULA 06: Aplicações quentes e frias, cateterismo vesical, lavagem intestinal(enteróclise), clister ou enema e lavagem gástrica.

MATERIAL DE APOIO AULA 06: Aplicações quentes e frias, cateterismo vesical, lavagem intestinal(enteróclise), clister ou enema e lavagem gástrica. MATERIAL DE APOIO AULA 06: Aplicações quentes e frias, cateterismo vesical, lavagem intestinal(enteróclise), clister ou enema e lavagem gástrica. Aplicações quentes e frias, cateterismo vesical, lavagem

Leia mais

Indicações: terapêutica indicada conforme patologia apresentada pelo paciente

Indicações: terapêutica indicada conforme patologia apresentada pelo paciente Revisão: 16/01/2013 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na administração de medicamentos (comprimidos, comprimidos de cobertura entérica, cápsulas, xaropes, elixires, óleos, líquidos, suspensão, pó e grânulos) por

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Assistência de Enfermagem a Pacientes em Uso de Drenos: Laminares, de Sucção e Tubulares

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Assistência de Enfermagem a Pacientes em Uso de Drenos: Laminares, de Sucção e Tubulares 1 de 5 1- Situação de Revisão: 2- Referência: Situação Data Alteração 0.0 27/10/2009 Validação 01 CCIH Higienização das Mãos 13 CCIH Precaução Padrão 3- Em que consiste? Na assistência de enfermagem a

Leia mais

Dietoterapia e Vias de Administração de Dietas. Prof. Carlos Alberto C. Ricaldoni

Dietoterapia e Vias de Administração de Dietas. Prof. Carlos Alberto C. Ricaldoni Dietoterapia e Vias de Administração de Dietas Prof. Carlos Alberto C. Ricaldoni carlosalbertoricaldoni@oi.com.br Diagnóstico de Enfermagem Diagnóstico de Enfermagem A terapia nutricional (TN) é um conjunto

Leia mais

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL Profª Tatiani UNISALESIANO DEFINIÇÃO É um procedimento de suporte avançado de vida que busca manter as vias aéreas do paciente permeáveis, por meio da passagem

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Enfº. Esp. Diógenes Trevizan

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Enfº. Esp. Diógenes Trevizan PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO Enfº. Esp. Diógenes Trevizan DRENAGEM PLEURAL É um procedimento cirúrgico que visa promover saída continua de qualquer conteúdo anômalo (ar ou

Leia mais

Manual de orientação a pacientes com dieta enteral

Manual de orientação a pacientes com dieta enteral Manual de orientação a pacientes com dieta enteral Preparo dos originais Enfº Adriana Dutra COREN 35.016 Colaboraram nesta edição: Enfª Mayumi Márcia Hirano Enfª Adriana Augusto Enfª Luciana Paula Campagna

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Administrar medicamento por sonda enteral (pré ou pós pilórica) ou gastrostomia, em pacientes com impossibilidade ou dificuldade de deglutição. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 20/01/2010 Validação 2 - Referência: 01 CCIH Higienização das Mãos 032 DE-EP Cuidados de Enfermagem no Preparo de Medicamentos 3 - Em que consiste?

Leia mais

Aspiração da Cânula de Traqueostomia e Narinas

Aspiração da Cânula de Traqueostomia e Narinas Educação em Saúde VOL. 08 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA Cuidado domiciliar em pediatria Aspiração da Cânula de Traqueostomia e Narinas Material necessário Sonda de aspiração no tamanho indicado. Frasco de soro

Leia mais

GUIA DE APOIO SONDA DE ALIMENTAÇÃO GABINETE DE ESTOMATERAPIA IPO DE COIMBRA

GUIA DE APOIO SONDA DE ALIMENTAÇÃO GABINETE DE ESTOMATERAPIA IPO DE COIMBRA GUIA DE APOIO SONDA DE ALIMENTAÇÃO GABINETE DE ESTOMATERAPIA IPO DE COIMBRA SONDA DE ALIMENTAÇÃO GABINETE DE ESTOMATERAPIA IPO DE COIMBRA Este guia destina-se a apoiar os doentes e cuidadores na alimentação

Leia mais

MATERIAL DE APOIO AULA 09: CUIDADOS COM SONDAS, CATETERS, DRENOS E AFINS. IPOS E CARACTERISTICAS DOS

MATERIAL DE APOIO AULA 09: CUIDADOS COM SONDAS, CATETERS, DRENOS E AFINS. IPOS E CARACTERISTICAS DOS MATERIAL DE APOIO AULA 09: CUIDADOS COM SONDAS, CATETERS, DRENOS E AFINS. IPOS E CARACTERISTICAS DOS TUBOS, SONDAS E DRENOS Os drenos e cateteres são utilizadas como rotina em pacientes pré, pós e trans-operatorios.

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via subcutânea.

Leia mais

CONCEITO Consiste na administração de medicamentos, colírio e/ou pomada por via ocular no saco conjuntival inferior.

CONCEITO Consiste na administração de medicamentos, colírio e/ou pomada por via ocular no saco conjuntival inferior. Revisão: 22/01/2014 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na administração de medicamentos, colírio e/ou pomada por via ocular no saco conjuntival inferior. FINALIDADE Administração ocular de medicamentos de forma

Leia mais

CONTRAINDICAÇÕES: Medicações que não possuem formulação para via endovenosa. Impossibilidade de obtenção de uma via para acesso venoso.

CONTRAINDICAÇÕES: Medicações que não possuem formulação para via endovenosa. Impossibilidade de obtenção de uma via para acesso venoso. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Administração de Medicamentos por Via Endovenosa Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 38 Área de Aplicação: Terapia

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Administrar medicamento por sonda enteral (pré ou pós pilórica) ou gastrostomia, em pacientes com impossibilidade ou dificuldade de deglutição. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes

Leia mais

Roteiro. Procedimento: Administração de medicamentos por via intramuscular.

Roteiro. Procedimento: Administração de medicamentos por via intramuscular. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM 2017 Roteiro Unidade: Terapêutica medicamentosa.

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha Procedimento Operacional Padrão (POP) POP NEPEN/DE/HU Assistência de Enfermagem Título Realização de Punção Venosa Periférica com Cateter sobre Agulha Versão: 01 Próxima revisão: 2017 Elaborado por: Vanessa

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ORAL Enf as : Graciete Saraiva Marques e Cilene Bisagni

ADMINISTRAÇÃO DE DIETA ORAL Enf as : Graciete Saraiva Marques e Cilene Bisagni Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Consiste num método de terapia nutricional para auxiliar ou oferecer uma ingestão equilibrada de alimentos e líquidos adequada às necessidades do paciente. FINALIDADE Fornecer

Leia mais

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE SRPA Unidade de Recuperação Pós-Anestésica é a área destinada à permanência do paciente, logo após o término da cirurgia, onde

Leia mais

Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar

Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte Escola de Saúde Pública de Minas de Gerais Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar Manejo de Sondas e Ostomias Enfª Gerontóloga Joyce Patto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM 1 de 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Administrar quimioterápico antineoplásico por cateter vascular central de longa permanência totalmente implantado (Port-a-Cath ) 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes internados e ambulatoriais

Leia mais

PREPARO E ADMINISTRAÇÃO POR VIA SUBLINGUAL E BUCAL

PREPARO E ADMINISTRAÇÃO POR VIA SUBLINGUAL E BUCAL Revisão: PÁG: 1 CONCEITO Consiste na administração de medicamentos por meio da mucosa da boca produzindo efeitos locais ou sistêmicos quando deglutido junto com a saliva, evitando efeitos lesivos dos sucos

Leia mais

sondagem Friday, April 23, 2010 Seja bem-vindo(a) ao e-learning Sondagem Nasoenteral! Page 1 of 6

sondagem Friday, April 23, 2010 Seja bem-vindo(a) ao e-learning Sondagem Nasoenteral! Page 1 of 6 Seja bem-vindo(a) ao e-learning Sondagem Nasoenteral! Page 1 of 6 Definição Sondagem Nasoenteral é a introdução através da cavidade nasal/oral de uma sonda de poliuretano ou outro material, posicionada

Leia mais

Fundamentos de Enfermagem. Prof.ª Cintia Lobo

Fundamentos de Enfermagem. Prof.ª Cintia Lobo Fundamentos de Enfermagem Prof.ª Cintia Lobo 1 CATETERISMO ENTÉRICO Indica se nutrição enteral para pacientes que apresentam trato gastrointestinal funcionante e não podem ingerir, por via oral, nutrientes

Leia mais

GABARITO PROCESSO

GABARITO PROCESSO DATA / /. Telefone: ( ) ( ) NOME COMPLETO: GABARITO PROCESSO 004-2018 Instruções de preenchimento do gabarito Você recebeu um cartão de resposta, contendo 20 questões objetivas. Leia atentamente as questões

Leia mais

INTUBAÇÃO TRAQUEAL. Profª Enfª Luzia Bonfim

INTUBAÇÃO TRAQUEAL. Profª Enfª Luzia Bonfim INTUBAÇÃO TRAQUEAL Profª Enfª Luzia Bonfim Intubação traqueal consiste na introdução de um tubo na luz da traquéia. Pode ser realizada através das narinas (via nasotraqueal), boca (via orotraqueal) ou

Leia mais

Médico Enfermeiro. Manter a integridade microbiológica e equilíbrio físico químico dos medicamentos.

Médico Enfermeiro. Manter a integridade microbiológica e equilíbrio físico químico dos medicamentos. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Preparo de Soluções Parenterais Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP Médico Enfermeiro POP N 37 Área de Aplicação: Terapia Intravenosa

Leia mais

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS

LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS LABORATÓRIO DE PRÁTICAS EM ENFERMAGEM SUGESTÕES DE MATERIAIS PARA AULAS PRÁTICAS Conteúdo Higiene e Conforto Bacia inox Biombo Camisola Compressa Cuba rim Fronha Hamper Jarra de inox Lençol de baixo Lençol

Leia mais

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas.

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Adultos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 66 Área de Aplicação: Obstetrícia Setor:

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 10/2015 1. Titulo: INSERÇÃO, MANUTENÇÃO E RETIRADA DE ACESSO VENOSO CENTRAL 2. Definição: É um dispositivo intravenoso estéril descartável, cuja sua extremidade distal fica posicionada em veia central,

Leia mais

Enfª: Cilene Bisagni, Claudia Elizabeth de Almeida e Andreia Paz Enfº: Rogério Marques de Sousa

Enfª: Cilene Bisagni, Claudia Elizabeth de Almeida e Andreia Paz Enfº: Rogério Marques de Sousa Revisão: 30/12/2012 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na administração de medicamentos por via retal, produzindo efeitos locais ou sistêmicos. FINALIDADE Administração retal de medicamentos (supositórios), conforme

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Título: ACESSO VENOSO PERIFÉRICO 2. Definição: Consiste na punção de uma veia periférica para administração de soluções parenterais. 3. Objetivos: Proporcionar uma via de acesso pérvio para administração

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Nº: 11/2014 Data de emissão: Jan/2014 Setor Tipo TAREFA Executante Resultados esperados PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Revisão: 01 Data revisão: 18/02/2014 Centros de Saúde Procedimentos de Enfermagem

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE GERÊNCIA DE ENFERMAGEM MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM BRASÍLIA DF 2012 GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL AGNELO

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Geral e Especializada Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Geral e Especializada Disciplina ERG 0234 Integralidade do Cuidado em Saúde III 1- Enema ou lavagem intestinal

Leia mais

Procedimentos Complexos de Enfermagem. Profª Esp. Leticia Pedroso

Procedimentos Complexos de Enfermagem. Profª Esp. Leticia Pedroso Procedimentos Complexos de Enfermagem Profª Esp. Leticia Pedroso Aula 1- Introdução A equipe de enfermagem é um dos pilares para a diferenciar o atendimento prestado aos usuários dos serviços de saúde,

Leia mais

MINI MANUAL DOMICILIAR DE NUTRIÇÃO ENTERAL

MINI MANUAL DOMICILIAR DE NUTRIÇÃO ENTERAL HOSPITAL SIDERÚRGICA MINI MANUAL DOMICILIAR DE NUTRIÇÃO ENTERAL Nome do Paciente: Rua: Nº Complemento Bairro: Cidade Nome do Cuidador: Nutricionista Responsável: CRN Telefone Médico Responsável: CRN Telefone

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: RETIRADA DE PONTOS DE SUTURA 2. Definição: Consiste na remoção de pontos de sutura, que são utilizados para fixar um dispositivo ou aproximar as bordas de uma lesão, com o intuito de facilitar

Leia mais

Diretoria de Enfermagem. 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos por via intravenosa, que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

Diretoria de Enfermagem. 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos por via intravenosa, que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIA INTRAVENOSA (IV) Página 1 de 5 Emissão inicial Primeira revisão Segunda revisão SUMÁRIO Resumo de Revisões Data Set/2004 Jul/2007 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Manuseio e Monitorização da Nutrição Parenteral Neonatal

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Manuseio e Monitorização da Nutrição Parenteral Neonatal Procedimento Operacional Padrão (POP) POP NEPEN/DE/HU Assistência de Enfermagem Título Manuseio e Monitorização da Nutrição Parenteral Neonatal Versão: 01 Próxima revisão: 2016 Elaborado por: Márcia Borck

Leia mais

INDICAÇÕES: Em RNs instáveis hemodinamicamente e/ou em uso de drogas vasoativas e inotrópicas.

INDICAÇÕES: Em RNs instáveis hemodinamicamente e/ou em uso de drogas vasoativas e inotrópicas. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP N 13 Título: Instalação do Circuito de Pressão Área de Aplicação: Neonatologia Arterial Invasiva (com sistema VAMP) Setor: UTI Neonatal Responsável pela prescrição do

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução da Imunoglobulina Humana a 5% (por via intravenosa) (OBS: há várias concentrações de imunoglobulina, dependendo do fabricante). 2. APLICAÇÃO:

Leia mais

Fornecer nutrientes para a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.

Fornecer nutrientes para a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas. Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Consiste em administrar a nutrição enteral (NE) por via oral ou através de cateteres posicionados no estômago, duodeno ou jejuno, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Official Journal of the Brazilian Association of Infection Control and Hospital Epidemiology Professionals

Official Journal of the Brazilian Association of Infection Control and Hospital Epidemiology Professionals Official Journal of the Brazilian Association of Infection Control and Hospital Epidemiology Professionals PASSO-A-PASSO PARA COLETA DE ESCARRO ESPONTÂNEO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE OU NO HOSPITAL DE PACIENTES

Leia mais

Official Journal of the Brazilian Association of Infection Control and Hospital Epidemiology Professionals

Official Journal of the Brazilian Association of Infection Control and Hospital Epidemiology Professionals Official Journal of the Brazilian Association of Infection Control and Hospital Epidemiology Professionals PASSO-A-PASSO PARA COLETA DE ESCARRO ESPONTÂNEO NO DOMICÍLIO DO PACIENTE PARA CONFIRMAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

Leia mais

HOSPITAL SÃO PAULO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Diretoria de Enfermagem

HOSPITAL SÃO PAULO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Diretoria de Enfermagem PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA Página 1 de 5 Emissão inicial Primeira revisão Segunda revisão SUMÁRIO Resumo de Revisões Data Set/2004 Jul/2007 1 OBJETIVO: Instalar cateter em trajeto venoso periférico para

Leia mais

Parte 1.

Parte 1. Nutrição enteral Parte 1 sfreire@fmrp.usp.br NUTRIÇÃO ENTERAL História e aspectos éticos Indicações e contraindicações Tipos de dietas enterais Cálculo da oferta energética e protéica Complicações Nutrição

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº 032/2010

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº 032/2010 PARECER COREN-SP CAT Nº 032/2010 Assunto: Lavagem Intestinal 1. Do fato Solicitado parecer por enfermeira sobre a competência dos membros da equipe de enfermagem para realização da lavagem intestinal e

Leia mais

Cuidados com Portacath

Cuidados com Portacath Procedimento médico tipo pequena cirurgia para a implantação. Este cateter(portacath) é instalado após anestesia local, o procedimento leva de 30minutos a 1 hora. A incisão para colocação é fechada por

Leia mais

Técnicas de administração de medicamentos

Técnicas de administração de medicamentos Técnicas de administração de medicamentos Profª Ana Cássia Equipamentos de proteção individual e materiais Luva de procedimento Máscara Bandeja ou cuba Algodão Álcool Seringa, agulha Scalpou jelco Garrote

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: LIMPEZA E DESINFEÇÃO DE APARELHOS ENDOSCÓPICOS E ACESSÓRIOS. 2. Definição: Conjunto de etapas que permitem a destruição de microrganismos do material de endoscopia (endoscópios e acessórios).

Leia mais

FLUXOGRAMA PARA COLETA DE H1N1 E COQUELUCHE COQUELUCHE. A coleta deverá ser realizada pelo corpo técnico de enfermagem da unidade do HU/UFSC;

FLUXOGRAMA PARA COLETA DE H1N1 E COQUELUCHE COQUELUCHE. A coleta deverá ser realizada pelo corpo técnico de enfermagem da unidade do HU/UFSC; Universidade Federal de Santa Catarina Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago Divisão de Análises Clínicas DACL HU/UFSC FLUXOGRAMA PARA COLETA DE H1N1 E COQUELUCHE COQUELUCHE A

Leia mais

Terapia Nutricional Enteral cuidado e assistência domiciliar

Terapia Nutricional Enteral cuidado e assistência domiciliar apresentam Terapia Nutricional Enteral cuidado e assistência domiciliar Profª: Dayanne da Silva Borges Graduação em Nutrição UNIPAR Especialização em Nutrição Clínica UGF Mestrado em Nutrição UFSC *Doutoranda

Leia mais

CARTILHA DO CUIDADOR (1ª edição )

CARTILHA DO CUIDADOR (1ª edição ) CARTILHA DO CUIDADOR (1ª edição - 2011) Equipe do SAID: Elizabete Dutra de Andrade Duarte Coordenadora Alexandra Regina Casarin Barbosa Médica Márcio Nasser Cubel - Médico Maria Izabel de Abreu Deotti

Leia mais

Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013

Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013 Cuidados gerais para o preparo de medicamentos Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013 Programa Nacional de Segurança do Paciente - qualificação o cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA ASPIRAÇÃO DE SECREÇÕES

GUIA RÁPIDO PARA ASPIRAÇÃO DE SECREÇÕES GUIA RÁPIDO PARA ASPIRAÇÃO DE SECREÇÕES A linha de Reguladores de aspiração BHP foi desenvolvida para a extração de líquidos corporais em pediatria, UTI e centros cirúrgicos. Sua função é a de extrair

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Higiene Corporal

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título. Higiene Corporal Procedimento Operacional Padrão (POP) POP NEPEN/DE/HU Assistência de Enfermagem Título Higiene Corporal Versão: 01 Próxima revisão: 2017 Elaborado por: Mariana Carneiro de Oliveira/ Lícia Brito Shiroma

Leia mais

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO Data de 1. Definição Prevenção de Infecção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica Tornar de conhecimento da assistência um conjunto de orientações para a prevenção de pneumonia relacionada à assistência.

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/6 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar soluções e medicamentos por via subcutânea (hipodermóclise). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de soluções e/ou medicamentos por

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE ENFERMAGEM POP CDC Nº041 DATA: 28/07/2014. Revisão: 00 PÁG: 1

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE ENFERMAGEM POP CDC Nº041 DATA: 28/07/2014. Revisão: 00 PÁG: 1 Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na coleta de secreção através de swab para exames diagnósticos e/ou para pacientes com suspeita de colonização por germes multirresistentes. FINALIDADE Obter secreção

Leia mais

PROTOCOLO ASSISTENCIAL INSTITUCIONAL. Protocolo de Jejum do Paciente Internado no Hospital São Rafael FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO

PROTOCOLO ASSISTENCIAL INSTITUCIONAL. Protocolo de Jejum do Paciente Internado no Hospital São Rafael FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO 1 / 5 Indicação do Jejum FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO Confirmar a previsão e horário do exame / procedimento (antes de iniciar o jejum) Horário confirmado? Iniciar jejum de acordo com a previsão informada e

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 10/2015 1. Titulo: INSTALAÇÃO DE NUTRIÇÃO PARENTERAL TOTAL (NPT) 2. Definição: Consiste em uma solução ou emulsão estéril e apirogênica, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídeos, vitaminas

Leia mais