AULA 05 DIREITO DAS COISAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 05 DIREITO DAS COISAS"

Transcrição

1 AULA 05 DIREITO DAS COISAS PROPRIEDADE - É o direito que o indivíduo tem de USAR, GOZAR, DISPOR e REAVER a coisa de quem quer que injustamente a possua. (art. 5º, XXII da CF)

2 CARACTERÍSTICAS DA PROPRIEDADE EXCLUSIVO o proprietário pode afastar da coisa ou impedir seu uso de quem quer que pretenda utilizar-se; ILIMITADO OU ABSOLUTO o proprietário tem amplo poder sobre o que lhe pertence;

3 CARACTERÍSTICAS DA PROPRIEDADE IRREVOGÁVEL OU PERPÉTUA a propriedade não se extingue pela falta de uso. O proprietário não perde a propriedade enquanto não ocorrer qualquer dos modos de perda previstos em lei.

4 MEIOS DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE 01 - REGISTRO DO TÍTULO não basta o contrato para a transferência ou aquisição da propriedade. Por ele, cria-se apenas obrigações e direitos, somente o registro do título translativo é que se transfere a propriedade.

5 MEIOS DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE Art do CC - Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis. 1º Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel. 2º Enquanto não se promover, por meio de ação própria, a decretação de invalidade do registro, e o respectivo cancelamento, o adquirente continua a ser havido como dono do imóvel.

6 MEIOS DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE Art O registro é eficaz desde o momento em que se apresentar o título ao oficial do registro, e este o prenotar no protocolo. Art Se o teor do registro não exprimir a verdade, poderá o interessado reclamar que se retifique ou anule. Parágrafo único. Cancelado o registro, poderá o proprietário reivindicar o imóvel, independentemente da boa-fé ou do título do terceiro adquirente.

7 MEIOS DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE 02 ACESSÃO é modo originário de aquisição da propriedade. Nele o que se incorpora ao bem fica pertencendo ao seu proprietário. (Ex.: formação de ilhas, aluvião, avulsão) OBS: ALUVIÃO Qdo. aumento das terras em decorrência das BAIXAS DOS RIOS. Trata-se de processo VAGAROSO e quase imperceptível; AVULSÃO Qdo. Por FORÇA VIOLENTA DA NATUREZA, como no caso de enchentes e tempestades, uma coisa é arrancada de um prédio e vai parar em outro.

8 MEIOS DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE 03 USUCAPIÃO - é o modo originário de aquisição do bem ou coisa, em decorrência da posse mansa e pacifica por determinado lapso temporal DIREITO HEREDITÁRIO Uma vez aberta a sucessão, a herança transmite-se aos herdeiros legítimos e testamentários.

9 PERDA DA PROPRIEDADE 01 ALIENAÇÃO se dá mediante contrato, pelo qual se transfere a titularidade da propriedade para outra pessoa, a título oneroso ou gratuito, mediante o registro do título transmissivo.

10 PERDA DA PROPRIEDADE 02 RENÚNCIA é ato unilateral, pelo qual o titular abre mão de seus direitos sobre a coisa, de forma expressa, mediante o registro de imóveis competente. É exigido que se faça mediante escritura pública.

11 PERDA DA PROPRIEDADE 03 ABANDONO - também é ato unilateral, pelo qual o titular abre mão de seus direitos sobre a coisa. Neste caso, não há manifestação expressa. Com o abandono do imóvel, qualquer pessoa pode dele se APOSSAR. (art CC) BEM VAGO = ABANDONO, SEM POSSE ESTADO.

12 PERDA DA PROPRIEDADE 04 PERECIMENTO DA COISA quando o bem deixa de existir para o proprietário, é a perda do objeto. (Ex.: terremoto, incêndio, doação).

13 PERDA DA PROPRIEDADE 05 DESAPROPRIAÇÃO trata-se de modo involuntário de perda da propriedade, no qual o proprietário perde a propriedade por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, e mediante previa indenização ao proprietário. OBS: o prédio utilizado para o cultivo de plantas psicotrópicas será desapropriado sem direito a indenização.

14 DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS ENFITEUSE é quando o proprietário atribui a uma outra pessoa o domínio útil do imóvel, sob a condição desta pessoa lhe pagar uma pensão, ou foro, anual, certo e invariável. (Ex.: em Salvador/Ba alguns terrenos localizados no bairro da Ribeira, Canela, Graça, Vitória).

15 DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS SERVIDÃO - É o proveito prestado por um prédio em favor de outro. (Ex: O direito de levar o gado para pastar ou beber em terra alheia, o direito de transitar pela propriedade de outrem).

16 DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS USUFRUTO - O direito real de gozo que atribui ao seu titular o direito de usar coisa alheia, móvel ou imóvel, e auferir para si os frutos produzidos.

17 DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS USO - Direito ao gozo, sem direito à administração e aos frutos, tudo em proveito do proprietário.

18 DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS HABITAÇÃO - Restringi-se ao direito de morar gratuitamente em casa alheia, não podendo alugá-la, nem emprestá-la, mas apenas usá-la para si e sua família.

19 DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS RENDAS CONSTITUÍDAS SOBRE O IMÓVEL - Uma renda a favor do proprietário ou de outrem.

20 DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS DIREITO REAL DE GARANTIA - Consiste em assegurar ao credor o recebimento de uma dívida, visto que o pagamento estará vinculado a um determinado bem do devedor.

21 DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS PENHOR - Consiste na tradição efetiva de um objeto móvel suscetível de alienação. Ex: Entregar uma jóia para garantir o empréstimo. Contudo uma vez paga a dívida, o credor pignoratício (que tem o bem como garantia) não pode recusar-se a entregar a coisa a quem a empenhou. Podendo ser realizado através de um instrumento particular de contrato.

22 DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS HIPOTECA - Um bem imóvel que continua em poder do devedor, assegura ao credor o pagamento de uma dívida. Deverá ser registrada no Registro de Imóveis, bem como a sua extinção e cancelamento.

23 DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS ANTICRESE - O devedor entrega ao credor um imóvel, cedendo-lhe o direito de auferir os frutos e os rendimentos desse imóvel, até o montante da dívida a ser paga, ou seja, os rendimentos serão retidos até o pagamento da dívida.

24 DIREITO DE VIZINHANÇA De acordo com o Código Civil Brasileiro, os atos nocivos são classificados em 03 espécies. São elas: 01 ILEGAIS são os atos praticados de FORMA ILÍCITA. Estes atos obrigam o causador a composição dos danos provocados. (Ex.: Atear fogo no prédio vizinho, quebrar o muro do prédio vizinho, etc.); 02 ABUSIVOS são aqueles que CAUSAM INCOMODO ao vizinho, mas se mantém no limite da propriedade do causador, não chegam a invadir a propriedade vizinha. (Ex.: Poluição sonora, construção de janela fora das especificações, etc); 03 LESIVOS são aqueles que CAUSAM DANOS AO VIZINHO, muito embora o agente NÃO ESTEJA FAZENDO USO ANORMAL da propriedade. (Ex.: Chaminé de fábrica que solta fuligem.)

25 DAS ÁRVORES LIMÍTROFES (Arts a 1284) ÁRVORES LOCALIZADAS NA LINHA DIVISÓRIA DOS IMÓVEIS Frutos e madeira divididos; ÁRVORES EM IMÓVEL DE APENAS UMA DAS PARTES Os frutos serão do proprietário do imóvel. Contudo, se os FRUTOS CAÍREM NO SOLO DA PROPRIEDADE DO VIZINHO serão do vizinho, SE CAÍREM EM SOLO PÚBLICO, serão do proprietário do imóvel onde está a árvore; A lei autoriza que o vizinho da propriedade cuja árvore esteja com suas raízes ou ramos invadindo sua área, as corte até o plano divisório. OBS: A queda tem que ser natural, não pode alguém arrancar os frutos, pois desta forma estará cometendo ato ilícito.

26 INDENIZAÇÃO DA PASSAGEM FORÇADA (Arts a 1.287) Ocorre quando o bem imóvel NÃO POSSUI QUALQUER SAÍDA PARA A VIA PÚBLICA; O proprietário do imóvel vizinho NÃO PODE SE OPOR; O Caminho tem que ser o mais curto; Deve ser realizada da forma menos onerosa para ambas as partes;

27 DA PASSAGEM DE CABOS E TUBULAÇÕES (Art e 1287) O proprietário é obrigado a tolerar a passagem, através de seu imóvel, de cabos, tubulações e outros condutos subterrâneos de utilidade pública, em proveito de proprietários vizinhos, quando de outra forma não foi possível ou extremamente onerosa para os mesmos. INDENIZAÇÃO

28 DAS ÁGUAS (Art a 1.296) O dono ou possuidor do prédio inferior é obrigado a receber as águas que correm naturalmente do superior (referentes às da chuva e as que brotam naturalmente do solo), não podendo o mesmo realizar obras que embaracem o fluxo normal das mesmas; Tem que ser por força da natureza; Não podem ser águas nocivas.

29 DOS LIMITES ENTRE PRÉDIOS E DO DIREITO DE TAPAGEM (Art à 1.298) O tema em comento é importante ao proprietário e ao Estado. Este primeiro para saber os limites de sua propriedade e o segundo para estabelecer a cobrança de tributos e etc; O proprietário tem direito a cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prédio, urbano ou rural, e pode constranger o seu confinante (vizinho) a proceder com ele à demarcação entre os dois prédios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destruídos ou arruinados, repartindo-se proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas; Os marcos divisórios só podem ser arrancados em comum acordo entre os proprietários;

30 DOS LIMITES ENTRE PRÉDIOS E DO DIREITO DE TAPAGEM (Art à 1.298) Se os tapumes, cercas ou divisórias forem destinados a evitar passagem de ANIMAIS DE PEQUENO PORTE, ou para outro fim, pode ser exigida de quem provocou a necessidade deles, pelo proprietário, que não está obrigado a concorrer para as despesas.

31 DO DIREITO DE CONSTRUIR (art a 1.330) A regra geral é o direito a liberdade de construir, contudo deve-se respeitar a legislação, as regras administrativas estatuídas pela municipalidade e os direitos do vizinho; O proprietário construirá de maneira que o seu prédio não despeje águas, diretamente, sobre o prédio vizinho;

32 DO DIREITO DE CONSTRUIR (art a 1.330) As janelas, varandas, sacadas e terraços não podem ser abertas a menos de um metro e meio do prédio vizinho. Se assim o fizer, o prejudicado poderá, no prazo de 01 (um) ano e 01 (um) dia, reclamar judicialmente mediante ação de nunciação de obra nova; Se o prejudicado não recorrer a justiça no prazo descrito, será obrigado a permitir a construção realizada por parte do vizinho.

33 DO CONDOMÍNIO Quando os direitos elementares do proprietário pertencerem a mais de um titular, existirá o condomínio ou domínio comum de um bem, Carlors Roberto Gonçalves. Quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, cabendo a cada uma delas igual direito, idealmente, sobre o todo e cada uma das partes, configura-se o condomínio, comunhão ou propriedade, Caio Mário da Silva Pereira.

34 ESPÉCIES DE CONDOMÍNIO QUANTO A ORIGEM Voluntário ou Convencional - É voluntário ou Convencional quando resulta do ACORDO DE VONTADES de todos os condôminos, sendo determinada pela convenção a quota de cada um; Eventual ou Acidental - quando a formação do condomínio se dá por VONTADE DE TERCEIROS, quando o condomínio resulta de causa alheia a vontade dos condôminos; Legal ou Necessário ou Involuntário - quando a criação do condomínio é estranha a vontade dos condôminos, tendo em vista que será a lei que determinará sua criação, como no caso de cercas e muros.

35 DA ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO SÍNDICO É eleito pelos condôminos ou assembléia geral, para um mandato não superior a dois anos, com possibilidade de ser reeleito; Pode ser um condômino ou um terceiro estranho ao condomínio;

36 DA ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO ASSEMBLÉIA GERAL É uma reunião convocada por parte do síndico ou de um determinado quorum de condôminos, com o objetivo de estabelecer condições e fixar prazos para pagamento das quotas, destinadas às despesas do condomínio e sua manutenção, bem como tratar de assuntos atinentes ao patrimônio;

37 INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES CONDOMINIAIS Quando os condôminos não cumprem suas obrigações, deixando em atraso o pagamento de suas quotas, ao síndico assiste o direito de exigir esse pagamento, mediante ação executiva, contra o devedor, que além do débito pagará outros encargos, como juros moratórios e multa, conforme tenha sido determinado na convenção.

38 BOM FINAL DE SEMANA!

NOÇÕES DE DIREITO DAS COISAS Aula DIREITO DE VIZINHANÇA 02 CONDOMÍNIO GERAL

NOÇÕES DE DIREITO DAS COISAS Aula DIREITO DE VIZINHANÇA 02 CONDOMÍNIO GERAL NOÇÕES DE DIREITO DAS COISAS Aula 06 01 - DIREITO DE VIZINHANÇA 02 CONDOMÍNIO GERAL DIREITO DE VIZINHANÇA É o ramo do direito que trata das RELAÇÕES entre os PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES DE PRÉDIOS VIZINHOS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Direito de Construir: Direito de construir do possuidor ou proprietário de promover em seu prédio a incorporação

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 9ª edição) Prefácio Apresentação Introdução Referências Introdução...

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 9ª edição) Prefácio Apresentação Introdução Referências Introdução... Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 9ª edição)... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Introdução... 25 Referências Introdução... 29 Capítulo I Direitos reais... 31 1. Conceito... 31 2. Características

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS... 1 1.1 Conceito de Direito das Coisas. A questão terminológica... 1 1.2 Conceito de direitos reais. Teorias justificadoras e caracteres. Análise preliminar

Leia mais

sumário 1.4. Características dos direitos reais Situações peculiares Da posse Introdução ao estudo do tema...

sumário 1.4. Características dos direitos reais Situações peculiares Da posse Introdução ao estudo do tema... sumário Parte I - DIREITO DAS COISAS 1. Introdução ao direito das coisas... 17 1.1. Conceito e alcance... 17 1.2. Direitos reais e direitos pessoais... 19 1.3. Constituição e transmissão dos direitos reais...

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 13ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 13ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25 Sumário Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 13ª edição)... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Introdução... 25 Capítulo I Direitos reais... 31 1. Conceito... 32 2. Características fundamentais

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 12a edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 12a edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25 Sumário Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 12a edição)... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Introdução... 25 Capítulo I Direitos reais... 31 1. conceito... 32 2. características fundamentais

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 14ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 14ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25 Sumário Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 14ª edição)... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Introdução... 25 Capítulo I Direitos reais... 31 1. Conceito... 32 2. Características fundamentais

Leia mais

Direitos de vizinhança

Direitos de vizinhança Direitos de vizinhança CONCEITO São regras que limitam o direito de propriedade a fim de evitar conflitos entre proprietários de prédios, respeitando, assim, o convívio social. Constituem obrigações propter

Leia mais

Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas Capítulo 2 Da Posse... 29

Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas Capítulo 2 Da Posse... 29 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas... 19 1. Conceito e abrangência do direito das coisas... 19 1.1. Distinção entre os Direitos Reais e os Direitos Pessoais... 22 2. Classificação dos

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VIII Propriedade

Instituições de Direito Público e Privado. Parte VIII Propriedade Instituições de Direito Público e Privado Parte VIII Propriedade 1. Direito das Coisas Posse Posse Direitos das Coisas é o conjunto de regras relativas às relações jurídicas referentes aos bens. Possuidor

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 15ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25

Sumário. Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 15ª edição) Prefácio Apresentação Introdução... 25 Sumário Palavras Prévias (à guisa de apresentação da 15ª edição)... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Introdução... 25 Capítulo I Direitos reais... 31 1. Conceito... 32 2. Características fundamentais

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condomínio Edilício.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condomínio Edilício. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 07/12/2017). Condomínio Edilício. Convenção condominial. Imposta por lei, sua natureza é contratual, tendo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. O mandato do síndico dura 2 anos, podendo ser renovado por igual período sucessivamente.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. O mandato do síndico dura 2 anos, podendo ser renovado por igual período sucessivamente. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Condomínio edilício Conti. a) Síndico prazo: O mandato do síndico dura 2 anos, podendo ser renovado

Leia mais

Capítulo 1 Direito das coisas... 1 Capítulo 2 Posse... 15

Capítulo 1 Direito das coisas... 1 Capítulo 2 Posse... 15 Sumário Capítulo 1 Direito das coisas... 1 1. Conceito e denominação... 1 2. Distinções entre os direitos reais e os direitos pessoais... 4 2.1. Características dos direitos pessoais... 6 2.2. Características

Leia mais

Modos de Aquisição da Propriedade

Modos de Aquisição da Propriedade Modos de Aquisição da Propriedade Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Modos de Aquisição da Propriedade Imóvel Registro

Leia mais

ROGÉRIO MARRONE DE CASTRO SAMPAIO

ROGÉRIO MARRONE DE CASTRO SAMPAIO ROGÉRIO MARRONE DE CASTRO SAMPAIO É juiz de Direito, exercendo, atualmente, o cargo de juiz assessor da 4ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mestre em Direito Civil pela Universidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV

PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV NOME DA DISCIPLINA Direitos Reais CÓDIGO DPR047GV EMENTA Posse e proteção possessória. Propriedade. Características. Função social. Aquisição. Perda. Usucapião. Mecanismos de

Leia mais

Direito Civil. Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Direitos Reais Sobre Coisas Alheias Prof. Marcio Pereira DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS (art. 1225 CC) São classificados em: Direitos reais de gozo e fruição :superfície, servidão,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas... 19

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas... 19 SUMÁRIO Apresentação da Coleção... 5 Capítulo 1 Introdução ao Direito das Coisas... 19 1. Conceito e abrangência do direito das coisas... 19 1.1. Distinção entre os direitos reais e os direitos pessoais...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 04/12/2017)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 04/12/2017) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 04/12/2017) Condomínio edilício. Conceito condomínio forçado. justa posição de unidades privativas com unidades

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 7º Semestre DISCIPLINA: Direitos Reais CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos e constitucionais.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Modalidades da Propriedade: a) Plena = quando se encontram reunidos na pessoa do proprietário todas as bases

Leia mais

CONCEITO DE CONDOMÍNIO

CONCEITO DE CONDOMÍNIO CONDOMÍNIO CONCEITO DE CONDOMÍNIO Dá-se condomínio quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, cabendo a cada uma delas igual direito, idealmente, sobre todo e cada uma de suas partes. Características

Leia mais

PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV

PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV PLANO DE ENSINO - DEP DIRGV NOME DA DISCIPLINA Direitos Reais CÓDIGO DPR047GV EMENTA Posse e proteção possessória. Propriedade. Características. Função social. Aquisição. Perda. Usucapião. Mecanismos de

Leia mais

DIREITO CIVIL A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade

DIREITO CIVIL A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade A função social da propriedade e limitações ao exercício do direito de propriedade Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem

Leia mais

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE LEGALE PROPRIEDADE IMÓVEL Modalidades Fundamento jurídico Extensão do direito de propriedade Restrições ao direito de propriedade CONDOMINIO EM GERAL CONCEITO COMUNHÃO FONTES NATUREZA JURÍDICA TIPOS 1

Leia mais

ATOS UNILATERAIS (Prof. Laryssa Cesar)

ATOS UNILATERAIS (Prof. Laryssa Cesar) ATOS UNILATERAIS 1. CONCEITO: manifestações volitivas unilaterais PROMESSA DE RECOMPENSA GESTAO DE NEGÓCIOS ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA PAGAMENTO INDEVIDO ART. 854 Art. 861 Art. 884 Art. 876 Obrigação instituída

Leia mais

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais.

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. DIREITO DAS COISAS É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. Posse Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 27/11/2017)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 27/11/2017) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 27/11/2017) Continuação das restrições ao direito de propriedade. Extensão do direito de propriedade e restrições

Leia mais

DIREITOS DE VIZINHANÇA

DIREITOS DE VIZINHANÇA DIREITOS DE VIZINHANÇA CONCEITO DE DIREITOS DE VIZINHANÇA São limitações impostas por normas jurídicas a propriedades individuais, com o escopo de conciliar interesses de proprietários vizinhos, reduzindo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 8º Semestre DISCIPLINA: Direitos Reais CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 66 horas I EMENTA Fundamentos históricos e constitucionais.

Leia mais

Propriedade Criação humana (Documento)

Propriedade Criação humana (Documento) P á g i n a 1 Professor Durval Salge Junior Propriedade Criação humana (Documento) AQUISIÇÃO POR REGISTRO O Brasil, diferentemente de muitos países no mundo, que transferem a propriedade apenas pelo contrato

Leia mais

III - DISCRIMINAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

III - DISCRIMINAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Plano de Ensino Disciplina: Direito Civil IV Curso:Direito Código: Série: 4 Obrigatória (x) Optativa ( ) CH Teórica: CH Prática: CH Total: 136 I - Objetivos Gerais:- Estimular a aprendizagem de forma crítica

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Propriedade.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Propriedade. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (21/05/2018) Propriedade. Extensão do direito de propriedade e Restrições ao direito de propriedade.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Posse. Direitos reais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Posse. Direitos reais CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Propriedade: Posse Direito das Coisas Direitos reais O proprietário tem a faculdade de: Usar; Frutificar;

Leia mais

CAPÍTULO V Dos Direitos de Vizinhança. Seção I Do Uso Anormal da Propriedade

CAPÍTULO V Dos Direitos de Vizinhança. Seção I Do Uso Anormal da Propriedade CAPÍTULO V Dos Direitos de Vizinhança Seção I Do Uso Anormal da Propriedade Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança,

Leia mais

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia Turma e Ano: 2016/2017 Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 46 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 46 Direito das Coisas VI - Direitos Reais em Coisa alheia 2.1. Direito Real em coisa

Leia mais

DIREITO CIVIL IV. AULA 6: Aquisição da Propriedade

DIREITO CIVIL IV. AULA 6: Aquisição da Propriedade DIREITO CIVIL IV AULA 6: Aquisição da Propriedade Modos de aquisição da propriedade imobiliária Registro de título Acessões imobiliárias 1. Registro de Título Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade

Leia mais

MELHIM NAMEM CHALHUB

MELHIM NAMEM CHALHUB MELHIM NAMEM CHALHUB I I 2. 0 edição revista, atualizada e ampliada Prefácio Sylvio Capanema de Souza THOMSON REUTERS REVISTA DOS TRIBUNAIS" DIREITOS REAIS MELHIM NAMEM CHALHUB 2. a edição revista, atualizada

Leia mais

CAPÍTULO XI AÇÕES RELATIVAS ÀS SERVIDÕES 1. Ação confessória 2. Ação negatória 3. Ações possessórias 4. Nunciação de obra nova 5.

CAPÍTULO XI AÇÕES RELATIVAS ÀS SERVIDÕES 1. Ação confessória 2. Ação negatória 3. Ações possessórias 4. Nunciação de obra nova 5. Sumário CAPÍTULO I AS SERVIDÕES 1. Considerações sobre a propriedade 2. Limites sociais e jurídicos da propriedade e as servidões 3. As servidões no direito romano 4. Conceito de servidão 5. Natureza da

Leia mais

1. DIREITO REAL DE SUPERFÍCIE

1. DIREITO REAL DE SUPERFÍCIE 1 DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL PONTO 1: Direito Real de Superfície PONTO 2: Direito Real de Servidão PONTO 3: Direito Real de Usufruto PONTO 4: Direito Real de Uso PONTO 5: Direito Real de Habitação PONTO

Leia mais

I - por alienação; II - pela renúncia; III - por abandono; IV - por perecimento da coisa; V - por desapropriação.

I - por alienação; II - pela renúncia; III - por abandono; IV - por perecimento da coisa; V - por desapropriação. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 21 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIREITO DAS COISAS (continuação) (III) Propriedade

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR316 Direito das Coisas

Programa Analítico de Disciplina DIR316 Direito das Coisas 0 Programa Analítico de Disciplina DIR31 Direito das Coisas Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (04/06/2018) Condomínio edilício.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (04/06/2018) Condomínio edilício. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (04/06/2018) Condomínio edilício. Extinção do condomínio. Uma forma de extinção é a destruição

Leia mais

Direito Civil. Direito de Propriedade. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito de Propriedade. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito de Propriedade Prof. Marcio Pereira São formas de aquisição da propriedade derivada: sucessão (por causa mortis) e registro (por ato inter vivos) FORMAS DE AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE

Leia mais

Faculdade de Direito da Alta Paulista IDOBOEC CNPJ / Rua Mandaguaris, 1010 centro (14) Tupã/SP

Faculdade de Direito da Alta Paulista IDOBOEC CNPJ / Rua Mandaguaris, 1010 centro (14) Tupã/SP Plano de Ensino Disciplina:Direito Civil IV Curso:Direito Período Letivo: 2017 Série: 4 Obrigatória (x ) Optativa ( ) CH Teórica: 136 CH Prática: 00 CH Total: 136 Obs: I - Objetivos GERAIS Desenvolver

Leia mais

DIREITO DAS COISAS PROPRIEDADE E SUA DEFESA. Prof. Diogo de Calasans Melo Andrade

DIREITO DAS COISAS PROPRIEDADE E SUA DEFESA. Prof. Diogo de Calasans Melo Andrade 1 DIREITO DAS COISAS PROPRIEDADE E SUA DEFESA Prof. Diogo de Calasans Melo Andrade 2 Poder de senhoria: Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Condomínio em Geral: a) Conceito: Dá-se o condomínio quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, cabendo

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Promessa de Compra e Venda: a) Conceito: São direitos reais de aquisição os adquiridos em favor do compromissário

Leia mais

SUMÁRIO. 4. Classificações da Posse Posse Direta e Indireta... 55

SUMÁRIO. 4. Classificações da Posse Posse Direta e Indireta... 55 SUMÁRIO 1. Universo dos Direitos Reais... 1 1.1 Relação das Pessoas com as Coisas... 1 1.2 Direitos Reais e Direitos Pessoais... 4 1.3 Divagações Doutrinárias Acerca da Natureza dos Direitos Reais... 10

Leia mais

Universo dos Direitos Reais Efeitos do Direito Real Da Posse Classificações da Posse Aquisição, Conservação, Transmissão e Perda da Posse

Universo dos Direitos Reais Efeitos do Direito Real Da Posse Classificações da Posse Aquisição, Conservação, Transmissão e Perda da Posse Sumário 1 Universo dos Direitos Reais 1.1 Relação das Pessoas com as Coisas 1.2 Direitos Reais e Direitos Pessoais 1.3 Divagações Doutrinárias Acerca da Natureza dos Direitos Reais 1.4 Situações Intermediárias

Leia mais

Vejamos agora os artigos e 1.394, ambos do CC.

Vejamos agora os artigos e 1.394, ambos do CC. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 24 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIREITO DAS COISAS (continuação) (IV) Direitos Reais

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

Direito Civil. Das Servidões. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Das Servidões. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Das Servidões Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

ALTERAÇÕES DO NOVO CÓDIGO CIVIL DE 2003 ARTIGOS 1331 A 1358

ALTERAÇÕES DO NOVO CÓDIGO CIVIL DE 2003 ARTIGOS 1331 A 1358 ALTERAÇÕES DO NOVO CÓDIGO CIVIL DE 2003 ARTIGOS 1331 A 1358 CAPÍTULO VII Do Condomínio Edilício Seção I Disposições Gerais Art. 1.331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva,

Leia mais

1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS

1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS Conceitos iniciais 1.1 Conceito de direito das coisas. A questão terminológica 1.2 Conceito de direitos reais. Teorias justificadoras e caracteres. Análise preliminar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. É o modo originário de aquisição da propriedade criado por lei, dado a uma incorporação por:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. É o modo originário de aquisição da propriedade criado por lei, dado a uma incorporação por: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Aquisição da Propriedade: a) Acessão: É o modo originário de aquisição da propriedade criado por lei, dado

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula.

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITOS REAIS (CÓD. ENEX 60130) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

DIREITO DE VIZINHANÇA

DIREITO DE VIZINHANÇA Os direitos de vizinhança representam restrições ao direito de propriedade, destacando-se os direitos que os vizinhos detém entre si. Uso Anormal da Propriedade O proprietário ou inquilino tem o direito

Leia mais

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião.

Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Reais) / Aula 18 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Propriedade: Conceito, Características, Formas de Aquisição. Usucapião. Obs: Imissão na

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. NOÇÕES GERAIS SOBRE PROPRIEDADE Arts a do CC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. NOÇÕES GERAIS SOBRE PROPRIEDADE Arts a do CC NOÇÕES GERAIS SOBRE PROPRIEDADE Arts. 1.228 a 1.276 do CC 1. Conceito de propriedade Propriedade é o direito que uma pessoa tem, respeitadas as normas limitativas, de usar, gozar e dispor de um bem, corpóreo

Leia mais

STJ DANIEL EDUARDO CARNACCHIONI CURSO DE. Direitos Reais THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS"

STJ DANIEL EDUARDO CARNACCHIONI CURSO DE. Direitos Reais THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS I J STJ00097850 DANIEL EDUARDO CARNACCHIONI CURSO DE I I I I Direitos Reais THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS" CURSO DE DIREITO CIVIL Direitos reais Daniel Eduardo Carnacchioni desta edição [2014] EDITORA

Leia mais

10 DIREITO DE CONSTRUIR

10 DIREITO DE CONSTRUIR SUMARIO Nota Prévia 7 Capítulo 1 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O DIREITO DE PROPRIEDADE 1. O direito de propriedade 19 2. O domínio no Código Civil de 2002 20 3. O condomínio 21 4. Aposse 24 5. O solo e as

Leia mais

PENHOR. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato

PENHOR. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato PENHOR Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Classificação Direitos de Garantia Penhor (art. 1.225, VIII do CC) Hipoteca

Leia mais

DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula 1. Aspectos Iniciais do Registro Público de Imóveis. Material Teórico

DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula 1. Aspectos Iniciais do Registro Público de Imóveis. Material Teórico Material Teórico DIREITO IMOBILIÁRIO Aula 1 Aspectos Iniciais do Registro Público de Imóveis Prof. Nelson Guilharducci (Tutor) Prof. Nelson Shikicima e Prof. Daniel Áureo de Castro (Conteudistas) cod ImobCDS1107_a01

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse

DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse DIREITO CIVIL IV AULA 4: Aquisição e Perda da Posse Revisão Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. Há posse

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: DISCIPLINA: DIREITO E LEGISLAÇÃO IMOBILIÁRIA CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRÉ-REQUISITO: UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória [ X ] Optativa [ ] Eletiva [ ] SEMESTRE: 2 CARGA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (18/06/2018) Uso.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (18/06/2018) Uso. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (18/06/2018) Uso. Conceito trata-se de um direito real sobre a coisa alheia, no qual a concedente

Leia mais

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos O CONDOMÍNIO DE LOTES Francisco José Rezende dos Santos TIPOS DE OCUPAÇÃO URBANA Na sistemática atual que trata dos tipos de ocupação urbana, existem espécies que devemos analisar de forma diferenciada,

Leia mais

AULA Continuação de tema Efeitos da Posse artigo CC

AULA Continuação de tema Efeitos da Posse artigo CC CURSO: Magistratura e MP 2017.1 MATÉRIA: DIREITO CIVIL PROFESSOR:MARCELO DE JESUS DATA:07.04.2017 Este resumo foi elaborado por monitores a partir da aula ministrada em sala ;) Ementa da Aula: DIREITOS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Domínio = esta propriedade está com sua continuidade em condição resolúvel.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Domínio = esta propriedade está com sua continuidade em condição resolúvel. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Propriedade Resolúvel: Propriedade Domínio = esta propriedade está com sua continuidade em condição

Leia mais

2ª Fase de Direito Civil

2ª Fase de Direito Civil 2ª Fase de Direito Civil Professor Fabio Alves fabio@ferreiraecamposadv.com POSSE TEORIA OBJETIVA Art. 1196 CLASSIFICAÇÃO POSSE JUSTA E INJUSTA BOA-FÉ E MÁ-FÉ DIRETA E INDIRETA NOVA E VELHA COMPOSSE 1

Leia mais

Direito Civil Parte 2 Profª Patrícia Strauss

Direito Civil Parte 2 Profª Patrícia Strauss Oficial de Justiça Direito Civil Parte 2 Profª Patrícia Strauss Direito Civil Professora Patrícia Strauss www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO CIVIL: Código Civil Brasileiro,Das pessoas naturais:

Leia mais

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação)

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (continuação) CRIMES DE USURPAÇÃO Crimes contra o Patrimônio - Usurpação Alteração de limites Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de

Leia mais

Sua extinção se dará pelos mesmos modos do usufruto, a saber:

Sua extinção se dará pelos mesmos modos do usufruto, a saber: P á g i n a 1 PROFESSOR Durval S. Junior DO USO O uso, como direito real, consiste na entrega de um bem móvel ou imóvel do proprietário ao usuário, para que este possa usar a coisa conforme sua destinação

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO UNIDADE JUR 3105 DISCIPLINA Direito Civil V TURMA: C-02 PROFESSORA SIRLENE FERNANDES

Leia mais

DIREITO CIVIL IV AULA 5: Propriedade. Aspectos gerais

DIREITO CIVIL IV AULA 5: Propriedade. Aspectos gerais DIREITO CIVIL IV AULA 5: Propriedade. Aspectos gerais 1. Conceito de propriedade O código civil não definiu a propriedade Para Carlos Roberto Gonçalves, o direito de propriedade pode ser definido como

Leia mais

Sumário SUMÁRIO LEI Nº , D E 10 D E JANEIR O D E 2002

Sumário SUMÁRIO LEI Nº , D E 10 D E JANEIR O D E 2002 SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES... 5 PREFÁCIO... 19 OITO MÃOS E UM ÚNICO OBJETIVO: SER COMPLETO... 21 LEI Nº 10.406, D E 10 D E JANEIR O D E 2002 PART E GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 25 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS...

Leia mais

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO SUMÁRIO LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 27 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 27 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 27 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE...

Leia mais

SUMÁRIO À À LEI Nº ,DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL

SUMÁRIO À À LEI Nº ,DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL SUMÁRIO À À LEI Nº 10.406,DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 29 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 29 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 29 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA

Leia mais

1 USO ANORMAL DA PROPRIEDADE (art /1281)

1 USO ANORMAL DA PROPRIEDADE (art /1281) #DA PROPRIEDADE# DIREITO DE VIZINHANÇA São direitos que visam regular a vida social, de modo a harmonizá-la, limitando de modo recíproco os direitos de propriedade dos vizinhos, em preservação aos interesses

Leia mais

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO LIVRO II DOS BENS...

.SUMÁRIO. SUMÁRIO LEI Nº , DE 10 DE JANEIRO DE 2002 LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO III DO DOMICÍLIO LIVRO II DOS BENS... SUMÁRIO LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 27 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 27 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 27 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE...

Leia mais

SUMÁRIO LIVRO III DOS FATOS JURÍDICOS

SUMÁRIO LIVRO III DOS FATOS JURÍDICOS SUMÁRIO LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS... 25 TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS... 25 CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE... 25 CAPÍTULO II DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE...

Leia mais

Classificação das Obrigações

Classificação das Obrigações DN DireitoNet Resumos Classificação das Obrigações Quanto ao objeto, seus elementos, de meio e de resultado, civis e naturais, puras e simples, condicionais, a termo e modais, de execução instantânea,

Leia mais

AGRADECIMENTO PREFÁCIO DA 12.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 11.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 10.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 9.ª EDIÇÃO...

AGRADECIMENTO PREFÁCIO DA 12.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 11.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 10.ª EDIÇÃO PREFÁCIO DA 9.ª EDIÇÃO... SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTO... 11 PREFÁCIO DA 12.ª EDIÇÃO... 13 PREFÁCIO DA 11.ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO DA 10.ª EDIÇÃO... 17 PREFÁCIO DA 9.ª EDIÇÃO... 19 PREFÁCIO DA 8.ª EDIÇÃO... 21

Leia mais

Texto do Código Civil sobre Condomínios na Íntegra

Texto do Código Civil sobre Condomínios na Íntegra Texto do Código Civil sobre Condomínios na Íntegra DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1.331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos. 1o

Leia mais

CONDOMíNIO E INCORPORAÇÃO NO REGISTRO DE IMÓVEIS

CONDOMíNIO E INCORPORAÇÃO NO REGISTRO DE IMÓVEIS Mario Pazutti Mezzari CONDOMíNIO E INCORPORAÇÃO NO REGISTRO DE IMÓVEIS 4 a EDIÇÃO Revista e Atualizada ~ livrarz~~ DOAD O.GADO editora Porto Alegre, 2015 Mario Pazutti Mezzari, 2015 Projeto gráfico e diagramação

Leia mais

DIREITOS REAIS DE GARANTIA

DIREITOS REAIS DE GARANTIA DIREITOS REAIS DE GARANTIA Tipos de garantia 1- Real bem devedor ou de terceiro 2- Pessoal ou fidejussória fiança garantia relativa Princípio da responsabilidade patrimonial Direito real de garantia é

Leia mais

DIREITO CIVIL V. Prof. Claire Ines Gai Matielo

DIREITO CIVIL V. Prof. Claire Ines Gai Matielo DIREITO CIVIL V DA POSSE DA POSSE 1. Conceito: Não há conceito de posse Art. 1196. Posse é um fato DAS TEORIAS DA POSSE TEORIA SUBJETIVA DE SAVIGNY Posse corpus + ânimus domini Corpus - Apreensão física

Leia mais

DIREITO DAS COISAS DO DIREITO DE PASSAGEM E DA PASSAGEM DE CABOS E TUBULAÇÕES

DIREITO DAS COISAS DO DIREITO DE PASSAGEM E DA PASSAGEM DE CABOS E TUBULAÇÕES UNIVERSIDADE DE CUIABÁ POLO ARY COELHO DIREITO DAS COISAS DO DIREITO DE PASSAGEM E DA PASSAGEM DE CABOS E TUBULAÇÕES Docente: Claire Inês Gai Matielo Discentes: Carlos Henrique Lima Eduardo Ormond Fabio

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

Assembleia Geral Extraordinária Assembleia Geral Extraordinária 03.10.2016 De conformidade com o Artigo 25º da Lei 4.591/64 e com a Convenção do Condomínio Rio Jangada, a Assembleia Geral Extraordinária será realizada em 1ª chamada às

Leia mais

Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte.

Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte. Módulo 16 Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU. Fato gerador. Contribuinte. Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU Constituição Federal: Art. 156. Compete

Leia mais

DIREITOS REAIS: PROPRIEDADE

DIREITOS REAIS: PROPRIEDADE DIREITOS REAIS: PROPRIEDADE DIREITO CIVIL baixe e salve em seu aparelho digital KULTIVI www.kultivi.com Direitos Reais: Propriedade Direito Civil Os ebooks interativos da Kultivi são uma boa ferramenta

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (28/05/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (28/05/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (28/05/2018) Condomínio em geral (art. 1.314 e ss). Conceito quando o mesmo bem pertence à duas

Leia mais