E A FELICIDADE? Bem, a felicidade, apesar de imbuída de subjetividade, apresenta uma faceta complementar para entendê-la, que decorre de seu caráter o

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E A FELICIDADE? Bem, a felicidade, apesar de imbuída de subjetividade, apresenta uma faceta complementar para entendê-la, que decorre de seu caráter o"

Transcrição

1

2

3 E A FELICIDADE? Bem, a felicidade, apesar de imbuída de subjetividade, apresenta uma faceta complementar para entendê-la, que decorre de seu caráter objetivo e racional. O avanço da neurologia e das ciências cognitivas também levou o tema à mesa de outras áreas, que estudam a felicidade a partir da psicologia, da sociologia, da filosofia e da economia comportamental, as quais vêm tratando do tema há mais de uma década. A partir de então, torna-se possível estabelecer indicadores que possam verificar o estado geral de felicidade de uma pessoa ou de um grupo. Esta condição permite investir na melhoria das condições que, circunstancialmente, reduzem o nível de felicidade. Alexandre Teixeira, reconhecido jornalista da área econômica e de negócios já foi editor da IstoÉ Dinheiro e Época Negócios desenvolveu uma tese interessante em seu livro Felicidade S.A., em que o papel do dinheiro em nossa relação com o trabalho vem sendo reduzido em termos relativos, enquanto outras variáveis passam a ganhar destaque neste contexto de escolhas. O que ele quer dizer é que existem outros fatores, como trabalhar junto a um chefe inspirador, conviver com pessoas em um ambiente harmonioso, exercer função criativa, dentre outros, que estão fazendo a balança se pender cada vez mais em contraposição à monocultura financeira.

4

5 APRESENTAÇÃO A trajetória do Instituto Movimento pela Felicidade é recente e remonta ao primeiro semestre de 2016, quando um grupo de profissionais se reuniu para promover um evento que discutisse a Felicidade aplicada aos ambientes organizacionais, sob a ótica dos estudos científicos mais recentes. O evento tinha como um de seus objetivos medir a aderência do tema onde fosse divulgado e ao mesmo tempo iniciar um processo de ampliação do entendimento sobre a temática da felicidade e do bem-estar à luz de correntes científicas consolidadas como a neurociência, a biopsicologia e a psicologia positiva. A realização do evento e os seus resultados, fortaleceram a determinação do grupo de pesquisadores e profissionais a formatar um novo Seminário, desta vez em São Paulo, com uma agenda internacional e também com o propósito de disseminar a ciência da felicidade, novamente com ênfase em sua aplicação nas organizações. O evento foi realizado nos dias 9 e 10 de dezembro na Sede da Fecomercio-SP e também contribuiu para fortalecer o propósito inicial do grupo. A partir dessas iniciativas, a proposta evoluiu para a criação de uma organização que se dedicasse formalmente ao estudo do tema, sistematização e difusão da ciência da felicidade. Nascia, assim, em 05 de outubro de 2016, o Instituto Movimento pela Felicidade, uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao estudo, sistematização e difusão da ciência da Felicidade.

6

7 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS O conjunto de atividades do Instituto Movimento pela Felicidade caracteriza-se como gerador, sistematizador e difusor de conhecimento que seja útil, inovador e aplicável, a partir do estudo sistemático e verticalizado da ciência da felicidade e demais campos de pesquisa correlatos que ajudem na formatação do entendimento sobre o tema. Essas atividades podem ser representadas da seguinte forma, sem prejuízo de outras que venham surgir, decorrentes dos especialistas envolvidos e das linhas de trabalho praticadas: Pesquisas no ambiente social e organizacional e o estágio das práticas que induzam a um estado geral de felicidade e bem-estar nas pessoas e nas organizações. Ênfase na descoberta e implantação de novas metodologias que apoiem gestores no desenvolvimento das equipes e na melhoria do desempenho dos processos e dos resultados. Ações de estímulo e promoção do debate científico da felicidade e suas implicações em todos os espaços humanos. Workshops, fóruns, seminários e outros encontros sobre a ciência da felicidade. Processos de reconhecimento e divulgação das melhores práticas de gestão inspiradas na felicidade e no bem-estar. Consultorias e monitorias de projetos voltados para diagnóstico, medição e melhorias das práticas de gestão inspiradas nos conceitos da felicidade, visando o engajamento das equipes. Ciclos de estudos dirigidos envolvendo profissionais do Instituto e convidados para aperfeiçoamento das linhas de pesquisa e das descobertas consolidadas nos Relatórios de Pesquisa, Caderno de Ideias, Metodologias e outras proposições.

8

9 TIME DE PROFISSIONAIS O Instituto Movimento pela Felicidade é formado por um time de profissionais, especialistas nos diversos campos de conhecimento ligados aos estudos da felicidade. Todos com reconhecida competência técnica e vasta experiência como consultores e pesquisadores em suas áreas de atuação. Para conhecer o currículo desses profissionais, acesse nosso site

10

11 DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO DO INSTITUTO MOVIMENTOPELA FELICIDADE O Instituto possui uma dinâmica de funcionamento que busca permitir a interação entre seus processos, ao mesmo tempo em que acelera a busca de soluções para os dilemas que lhe são sugeridos. O esquema a seguir demonstra a dinâmica do Instituto, na forma de uma da Comunidade de Desenvolvimento, integrada pelas Comunidades de Sentido, Comunidade de Conhecimento (apoiada pelo Núcleo de Estudos) e a Comunidade de Práticas e a sua correlação com o Biograma, que se constitui em um modelo de relações desenvolvido pelo Instituto Orior, onde estão reunidos os vários públicos destinatários das iniciativas do Instituto Movimento pela Felicidade. Biograma Fonte: Instituto Orior

12

13 NÚCLEO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA CIÊNCIA DA FELICIDADE O Núcleo é composto de Colégios Temáticos e 1 Curadoria, cada um deles dedicado ao estudo de uma das dimensões da Felicidade segundo conceitos do FIB Felicidade Interna Bruta. Cada Colégio tem um coordenador que organiza sua equipe de pesquisadores especialistas, para realizar as pesquisas que irão produzir o conhecimento a ser utilizado nas atividades desenvolvidas pelo Instituto.

14

15 PROJETO ESTRUTURANTE 2018 II ENCONTRO INTERNACIONAL DE FELICIDADE E BEM-ESTAR FELICIDADE 360

16 O QUE É O EVENTO? O II Encontro Internacional de Felicidade e Bem- -estar Felicidade 360 se propõe a ser um divisor de águas na discussão de temas que integram a sua agenda de debates, formulando uma nova plataforma de conhecimento, inspirada na ciência da felicidade, ancorada nas pesquisas mais recentes e reveladoras no campo da neurociência, da psicologia positiva, da biopsicologia e outras correntes acadêmicas e experimentais vivenciadas no Brasil e no mundo. A proposta do Encontro Internacional é oferecer um amplo e diversificado espaço para o debate e o entendimento dos aspectos estruturadores do tema, reunindo especialistas globais e praticantes experimentados, unindo teorias e vivências de forma útil, inovadora e aplicável.

17 QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS? Promover e estimular um debate estruturado sobre a ciência da felicidade em suas várias correntes científicas e filosóficas, abrindo espaço para uma melhor compreensão e aplicação de suas práticas mais recentes e já consagradas nos vários campos da ocupação humana. Permitir a troca de experiências públicas e privadas, visando aprimorar a execução, gestão e mensuração de iniciativas econômicas e sociais. Permitir o avanço nas discussões e a elevação do número e do nível de interlocutores, ampliando a abrangência do tema no país e no mundo. Fortalecer a imagem do Instituto Movimento pela Felicidade, bem como de seus profissionais e de seus programas de trabalho. Fortalecer as relações continentais no campo das experiências em felicidade, viabilizando a criação de uma rede internacional e a realização de um Evento Latino-americano no Brasil, em 2020.

18 DIRETRIZES OPERACIONAIS 1.Formação do Comitê Executivo do Projeto, com a seguinte composição.: a. Representantes designados pelo Instituto Movimento pela Felicidade; b. Diretor cultural do evento; c. Curadores de Conteúdo, assim designados os especialistas responsáveis pela definição da temática e da modelagem do Evento; d. Representantes designados pelos patrocinadores. 2. Construção participativa do conteúdo e da dinâmica do Evento. 3. Abertura em espaço nobre, que comporte a soma de todos os públicos esperados (cerca de pessoas). 4. Paneis temáticos diários em espaço menor, que comporte até 300 pessoas. 5. Desenvolvimento do Evento em 6 dias, no período de 18 a 23 de março de 2018, com a seguinte abordagem: a. Abertura, conferência magna e momento cultural b. Saúde e Bem-Estar c. Educação & Tecnologia d. Padrão de Vida e. Governança f. Movimento Municípios pela Felicidade 6. Desenvolvimento do Painel de apresentação do Programa de Municípios pela Felicidade, trazendo para a sede do Evento a discussão do tema para engajamento no movimento internacional. 7. Comunicação segmentada para os diversos públicos, viabilizando que cada dia receba a presença de públicos interessados na temática tratada. 8. Relato das experiências de aplicação do Modelo IMF de Bem-Estar, Felicidade e Engajamento no Trabalho nas organizações piloto. 9. Um palestrante âncora internacional para cada dia do evento, em especial para a abertura. 10. Programação cultural diferenciada para o dia de abertura do evento. 11. Transmissão simultânea para países da América Latina.

19 AGENDA PRELIMINAR

20 movimentopelafelicidade.com.br

Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Planejamento Estratégico do Centro Tecnológico de Joinville

Planejamento Estratégico do Centro Tecnológico de Joinville Planejamento Estratégico do Centro Tecnológico de Joinville Premissas O planejamento estratégico deve ser participativo, envolvendo todos os servidores do Centro. O planejamento estratégico deve estar

Leia mais

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014 APRESENTAÇÃO DO CEBC 201 QUEM SOMOS FUNDADO EM 200, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA,

Leia mais

Agenda de. Cursos e Eventos 2018

Agenda de. Cursos e Eventos 2018 Agenda de Cursos e Eventos 2018 Cursos de Governança Corporativa Introdução à Governança Melhores Práticas de Governança Corporativa 24ª Edição SP 27 e 28 de março 25ª Edição SP 30 e 31 de outubro Governança

Leia mais

Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

TERCEIRO CONGRESSO INTERNACIONAL POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA LATINA

TERCEIRO CONGRESSO INTERNACIONAL POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA LATINA 3 o CIPIAL TERCEIRO CONGRESSO INTERNACIONAL POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA LATINA Trajetórias, narrativas e epistemologias plurais, desafios comuns 3 a 5 de julho de 2019, Brasília - DF, Brasil 3 a CIRCULAR

Leia mais

Proposta de Programa Latino-americano e Caribenho de Educação Ambiental no marco do Desenvolvimento Sustentável. Resumo Executivo

Proposta de Programa Latino-americano e Caribenho de Educação Ambiental no marco do Desenvolvimento Sustentável. Resumo Executivo Proposta de Programa Latino-americano e Caribenho de Educação Ambiental no marco do Desenvolvimento Sustentável Resumo Executivo I. Antecedentes 1. O presente documento foi elaborado para o Ponto 6.2 do

Leia mais

sigp.org.br pmisp.org.br PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS

sigp.org.br pmisp.org.br PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS sigp.org.br pmisp.org.br PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS Este documento é uma evolução baseada nas boas práticas realizadas pela IN - Integração Nacional, Chapters PMI no Brasil. Nele você vai encontrar

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA INICIATIVA DIÁLOGO EMPRESAS E POVOS INDIGENAS (JULHO à DEZEMBRO DE 2017) I. Histórico e Contexto Em 2012, associações indígenas

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares Art.1º O presente Regulamento disciplina a oferta, o funcionamento e o registro acadêmico

Leia mais

PROJETO DE CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA - LEAU

PROJETO DE CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA - LEAU COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS ÁREA 4: ESTRUTURA DO ENSINO SUPERIOR PROJETO DE CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA - LEAU 1. Apresentação Equipe técnica do projeto Brígida Ribeiro

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ Núcleo de disciplinas de formação pedagógica comum a todas as Licenciaturas (300 h ou 330 h) Período Filosofia da Educação

Leia mais

Projeto Regulasan: resultados e desafios

Projeto Regulasan: resultados e desafios Palestra 2M1A SESSÃO: RESULTADOS DO PROJETO REGULASAN Projeto Regulasan: resultados e desafios Frederico A. Turolla coordenador do Projeto Regulasan Motivação Este projeto, no componente Saneamento Básico

Leia mais

Business Partner em Recursos Humanos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Business Partner em Recursos Humanos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Seminário Nacional NTU Lei Anticorrupção e Programa de Compliance. Lélis Marcos Teixeira

Seminário Nacional NTU Lei Anticorrupção e Programa de Compliance. Lélis Marcos Teixeira Seminário Nacional NTU - 2014 Lei Anticorrupção e Programa de Compliance Lélis Marcos Teixeira 28/agosto/2014 Iniciativas FETRANSPOR Lei 12.846/2013 Agenda Abertura Histórico Iniciativas Dúvidas Encerramento

Leia mais

Briefing da Conferência e Oportunidades de Patrocínio. 09 de Dezembro de 2017 Florianópolis / SC

Briefing da Conferência e Oportunidades de Patrocínio. 09 de Dezembro de 2017 Florianópolis / SC Briefing da Conferência e Oportunidades de Patrocínio 09 de Dezembro de 2017 Florianópolis / SC 1 Sobre o Agile Floripa A conferência Agile Floripa nasceu através da comunidade que existe desde 2008 e

Leia mais

PROJETO ORGANIZACIONAL

PROJETO ORGANIZACIONAL PROJETO ORGANIZACIONAL Administração de Empresas Administração Pública DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, EXCELÊNCIA E INOVAÇÃO NO ENSINO A FGV-EAESP é uma instituição de ensino superior de grande destaque

Leia mais

IV Seminário de Controladoria Estratégica - SECONTE

IV Seminário de Controladoria Estratégica - SECONTE IV Seminário de Controladoria Estratégica - SECONTE Aconteceu no Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, no dia 23 de outubro de 2017, a quarta edição do Seminário de Controladoria

Leia mais

MDIC E A POLÍTICA DE APOIO A APLs

MDIC E A POLÍTICA DE APOIO A APLs XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral X Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de APL de Base Mineral - CT RedeAPLmineral MDIC E A POLÍTICA DE APOIO A APLs Grupo de

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES CADERNO DE ATIVIDADES PRIORIDADES DO PLANO DIRETOR 4 ANOS Considerando os... Desafios Desafios Desafios Desafios Desafios Defina em grupo as prioridades, segundo os critérios de... PRIORIDADES DO PLANO

Leia mais

SEMINARIO DE FORMAÇÃO DO SEGURIDADE SOCIAL PARA DIRIGENTES SINDICAIS. Sao Paulo, 28 al 30 marzo de 2011

SEMINARIO DE FORMAÇÃO DO SEGURIDADE SOCIAL PARA DIRIGENTES SINDICAIS. Sao Paulo, 28 al 30 marzo de 2011 SEMINARIO DE FORMAÇÃO DO SEGURIDADE SOCIAL PARA DIRIGENTES SINDICAIS Sao Paulo, 28 al 30 marzo de 2011 ORGANIZACIÓN INTERNACIONAL DEL TRABAJO Oficina Regional para América Latina y el Caribe Oficina de

Leia mais

EDITAL PRÉ-INSCRIÇÃO

EDITAL PRÉ-INSCRIÇÃO PPGIm Universidade Federal da Bahia Instituto de Ciências da Saúde Programa de Pós-graduação em Imunologia EDITAL PRÉ-INSCRIÇÃO I SIMPÓSIO NORTE E NORDESTE DE IMUNOLOGIA & XVIII EXPOPPGIm A Coordenadora

Leia mais

PROGRAMA: GOVERNANÇA VIRTUOSA

PROGRAMA: GOVERNANÇA VIRTUOSA PROGRAMA: GOVERNANÇA VIRTUOSA É POSSÍVEL CONSTRUIR NEGÓCIOS ÉTICOS, RICOS, INSPIRADORES E PERENES. OBJETIVOS Qual o Público Alvo do Programa de Governança Virtuosa? Qual a experiência que estaremos submetendo

Leia mais

BVS REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

BVS REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO BVS REDE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO (Projeto Gestão de Informação Técnico-Científica na SES-SP) http://ses.sp.bvs.br MARCOS HISTÓRICOS Dra. Sueli Saes Lilian Schiavon Coordenação da BVS RIC São Paulo

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Uma Proposta de Construção Coletiva de Sustentabilidade na Região da Costa das Baleias - BA

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Uma Proposta de Construção Coletiva de Sustentabilidade na Região da Costa das Baleias - BA PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Uma Proposta de Construção Coletiva de Sustentabilidade na Região da Costa das Baleias - BA CRONOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA 1- A proposta surgiu a partir de uma

Leia mais

JUSPREV ONLINE DESTAQUES NOVIDADE SISTEMA DE GESTÃO DE DADOS SEMINÁRIO ANAFE INFORMATIVO NÚMERO 93 MAIO 2018 AGENDA COMITÊ DE INVESTIMENTOS

JUSPREV ONLINE DESTAQUES NOVIDADE SISTEMA DE GESTÃO DE DADOS SEMINÁRIO ANAFE INFORMATIVO NÚMERO 93 MAIO 2018 AGENDA COMITÊ DE INVESTIMENTOS DESTAQUES JUSPREV ONLINE INFORMATIVO NÚMERO 93 MAIO 2018 NOVIDADE SISTEMA DE GESTÃO DE DADOS SEMINÁRIO ANAFE AGENDA COMITÊ DE INVESTIMENTOS RENTABILIDADE PLANJUS ABRIL JUSPREV desenvolve sistema próprio

Leia mais

Petros e os Princípios para Investimento Responsável

Petros e os Princípios para Investimento Responsável Petros e os Princípios para Investimento Responsável 2º seminário A Responsabilidade Social com foco nos stakeholders Alcinei Cardoso Rodrigues Gerente Executivo de Planejamento Rio de Janeiro 03/10/2007

Leia mais

Chamada para Apresentação de Artigos Conferência Mundial do ICSB2017

Chamada para Apresentação de Artigos Conferência Mundial do ICSB2017 Chamada para Apresentação de Artigos Conferência Mundial do ICSB2017 Pré-Conferência: 25-28 de junho de 2017 Conferência: 29 a 30 de junho e 1 de julho de 2017 www.icsb2017.org Tema: Rumo a um novo mundo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 138, 11 de DEZEMBRO de 2008 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Diretrizes para formação inicial e licenciaturas na UTFPR

Diretrizes para formação inicial e licenciaturas na UTFPR Diretrizes para formação inicial e licenciaturas na UTFPR Profa. Dra. Flávia Dias de Souza Docente do Departamento de Educação DEPED Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Docente do Programa

Leia mais

Objetivos. Principais atividades. Instrumentos

Objetivos. Principais atividades. Instrumentos Quem somos? Existem no Brasil e em outros países íberoamericanos muitas e diversificadas iniciativas bem sucedidas de aplicações, temáticas e territoriais, de novos conceitos em ações de planejamento e

Leia mais

PEG PARCERIA PARA ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO

PEG PARCERIA PARA ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO DESEN PEG VOLVI PARCERIA PARA MENTO ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO ORGA NIZA CIONAL Uma solução da FDC para empresas de pequeno porte que se preparam para atingir um novo patamar em performance gerencial. Por

Leia mais

CLUBE. Compartilhando conhecimento e construindo elos.

CLUBE. Compartilhando conhecimento e construindo elos. CLUBE CLUBE Compartilhando conhecimento e construindo elos. O Clube Gestão RH é voltado para o treinamento dos colaboradores das empresas associadas, abordando temas atuais e de fundamental importância

Leia mais

I. INTRODUÇÃO: aspecto comportamental aspecto comportamental

I. INTRODUÇÃO: aspecto comportamental aspecto comportamental I. INTRODUÇÃO: Um dos aspectos mais discutidos ultimamente pelos setores corporativos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (EHS), está relacionado ao desenvolvimento de um programa para abordagem do aspecto

Leia mais

Objetivos e enfoques do Programa do XXI Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Objetivos e enfoques do Programa do XXI Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas. s e enfoques do Programa do XXI Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas. 20 e 21 de outubro de 2016, Santiago de Chile Sistemas de garantia,

Leia mais

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Plano de Trabalho 2013 PALAVRA DO PRESIDENTE Desde 2007, os municípios de Santa Catarina contam com a Escola de Gestão

Leia mais

Investimentos em Parcerias Público-Privadas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Investimentos em Parcerias Público-Privadas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Projeto de Parceria Institucional

Projeto de Parceria Institucional Terceiro Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul Projeto de Parceria Institucional 22 a 24 de abril de 2014 Instituto Superior Tupy IST/SOCIESC Mestrado Profissional em Engenharia de Produção

Leia mais

Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS 14/5/2018 TERMO DE REFERÊNCIA

Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS 14/5/2018 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR LOCAL PARA ATUAÇÃO NO PROJETO QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE CUIDADO A PARTIR DAS PORTAS DE ENTRADA DO SUS - POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO (PNH) 1. TÍTULO DO PROJETO Qualificação

Leia mais

Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência. Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF

Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência. Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF 1 Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF Assegurar a capacitação técnica das Instituições pertencentes ao SNF, aperfeiçoando

Leia mais

Rogério Menescal Coordenador do Comitê Executivo da ANA 8º Fórum Mundial da Água 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA ROT E I RO Generalidades Processos Divulgação e Mobilização Local do Evento Expectativas Onde obter

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regulamento disciplina a oferta, o funcionamento e o registro acadêmico das

Leia mais

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM. SUSTENTÁVEL (Operacional)

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM. SUSTENTÁVEL (Operacional) LABORATÓRIO DE PESQUISA EM COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL (Operacional) O projeto PGQP e PUCRS assinaram em 21 de novembro de 2011 um Protocolo de Intenções para criação de um grupo de trabalho com objetivo

Leia mais

Big Data Science Trabalhando com Grande Volume de Dados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Big Data Science Trabalhando com Grande Volume de Dados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRA4007 EDITAL Nº 02/2010 1. Perfil: 1 3. Qualificação educacional: Pós-graduação em Turismo, Administração ou Marketing 4. Experiência profissional:

Leia mais

Uma visão 360 o da Pecuária de Corte

Uma visão 360 o da Pecuária de Corte Uma visão 360 o da Pecuária de Corte 21 e 22 de outubro de 2015 Foz do Iguaçu PR Brasil Realização: www.beefexpo.com.br www.facebook.com/beefexpo O evento será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

PLANO DE RELACIONAMENTO NTO COM OS AGENTES PARA DESENVOLVIMENTO DE TEMAS RELACIONADOS À PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA - CRIAÇÃO DE COMISSÃO

PLANO DE RELACIONAMENTO NTO COM OS AGENTES PARA DESENVOLVIMENTO DE TEMAS RELACIONADOS À PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA - CRIAÇÃO DE COMISSÃO PLANO DE RELACIONAMENTO NTO COM OS AGENTES PARA DESENVOLVIMENTO DE TEMAS RELACIONADOS À PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA - CRIAÇÃO DE COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA - CEPAC

Leia mais

Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO

Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO Seminário de lançamento para implantação do APL de Energias Renováveis de Sorocaba e Região REALIZAÇÃO APOIO EXECUÇÃO Agenda 14:00 h 14:30 h 15:00 h 15:30 h 16:30 h 17:30 h 2 Objetivos e escopo do projeto

Leia mais

EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA

EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA O evento oficial dos setores de distribuição e revenda de derivados de petróleo, equipamentos, lojas de conveniência e food service do Brasil. É o grande momento de atualização

Leia mais

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r

w w w. g e s s a u d e. c o m. b r www.gessaude.com.br Roberto Gordilho Índice Diretor da GesSaúde Com a experiência de quem, entre 2011 a Ao visar uma constante atualização dos seus Ao fundar a GesSaúde, o seu 2016, coordenou a implantação

Leia mais

#QUEMSOMOS única brasileira multisetorial independente profissionais praticam tecnologia alto valor agregado

#QUEMSOMOS única brasileira multisetorial independente profissionais praticam tecnologia alto valor agregado #QUEMSOMOS A Anpei é a única associação brasileira multisetorial e independente que reúne os principais profissionais que praticam inovação ancorada em tecnologia e geração de negócios de alto valor agregado

Leia mais

PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS

PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS Venha fazer parte do maior evento de Gestão, Projetos e Liderança da América Latina! pmi.org pmisp.org.br Este documento é uma evolução baseada nas boas práticas realizadas

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2018

Programa BIP/ZIP 2018 Programa BIP/ZIP 2018 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 102 Festival Comunidades Colaborativas Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( )

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( ) PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN (2018-2020) Proponente e candidata à coordenação: Professora Ms

Leia mais

Business Partner em RH: Planejamento Estratégico de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Business Partner em RH: Planejamento Estratégico de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Acolhimento com avaliação/classificação de risco e vulnerabilidades.

TERMO DE REFERÊNCIA. Número de vagas: 01 (uma). Nome da Vaga: Especialista em Acolhimento com avaliação/classificação de risco e vulnerabilidades. TERMO DE REFERÊNCIA Título do projeto: Qualificação das práticas de cuidado à partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução

Leia mais

PMLLLB. Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Curitiba / PR

PMLLLB. Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. Curitiba / PR PMLLLB Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Curitiba / PR Apresentação No ano de 2014, durante o processo preparatório à Conferência Municipal de Cultura, foram realizadas pré-conferências

Leia mais

SÉTIMA CHAMADA PARA O PROGRAMA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS (PPPP)

SÉTIMA CHAMADA PARA O PROGRAMA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS (PPPP) SÉTIMA CHAMADA PARA O PROGRAMA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS (PPPP) 1. Introdução 2. Objetivos 3. Características 4. Cronograma 5. Recursos 6. Apresentação de propostas 7. Formulários 8. Anexo RUA

Leia mais

Business Partner em RH: Papel, Posicionamento e Postura Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Business Partner em RH: Papel, Posicionamento e Postura Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

VIX LOGÍSTICA S/A COMITÊ DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO DE PESSOAS

VIX LOGÍSTICA S/A COMITÊ DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO DE PESSOAS VIX LOGÍSTICA S/A COMITÊ DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E GESTÃO DE PESSOAS 1. Objetivo O Comitê de Governança Corporativa e Gestão de Pessoas é um órgão acessório ao Conselho de Administração (CAD) da VIX

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Apresentação A proposta ora apresentada para debate no âmbito do colegiado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Relatório de Currículo Pleno

Relatório de Currículo Pleno Página 1 Num. Currículo: 55-2014 / 1 Situação do Currículo: Ativo 10635 ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 11 15 28291 ESTÁGIO BÁSICO I 11 68 5152 ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA 11 34 27035 FISIOLOGIA 11 51

Leia mais

Inovações de Tecnologias nas Organizações. Manual de Oslo. Prof. Fabio Uchôas de Lima. MBA Gestão Empresarial

Inovações de Tecnologias nas Organizações. Manual de Oslo. Prof. Fabio Uchôas de Lima. MBA Gestão Empresarial Inovações de Tecnologias nas Organizações Manual de Oslo Prof. Fabio Uchôas de Lima MBA Gestão Empresarial Fatores indutores da inovação Technology push: empurrão da tecnologia derivado de: Atividades

Leia mais

13 ANOS BRASIL. Eventos. Horas de INFORMAÇÕES. Empresas. em Todo. Eventos. e Empresas. Capacitando Profissionais. Profissionais Capacitados

13 ANOS BRASIL. Eventos. Horas de INFORMAÇÕES. Empresas. em Todo. Eventos. e Empresas. Capacitando Profissionais. Profissionais Capacitados INFORMAÇÕES O Clube Gestão RH é voltado para o treinamento dos colaboradores das empresas associadas, abordando temas atuais e de fundamental importância na área de gestão de pessoas, além de compartilhar

Leia mais

Escola Brasileira de Coaching - Preparando Empresas e o Terceiro Setor para o sistema esocial da União.

Escola Brasileira de Coaching -  Preparando Empresas e o Terceiro Setor para o sistema esocial da União. Escola Brasileira de Coaching - Preparando Empresas e o Terceiro Setor para o sistema esocial da União. São Paulo, 10 de abril de 2017 1 S u m á r i o Ficha Técnica 03 Apresentação 04 Fases de adequação

Leia mais

Contribuição do GEPI sobre eixo de TRANSPARÊNCIA - Consulta Pública CGI.br

Contribuição do GEPI sobre eixo de TRANSPARÊNCIA - Consulta Pública CGI.br Contribuição do GEPI sobre eixo de TRANSPARÊNCIA - Consulta Pública CGI.br Resumo Número: 122 Eixo: Transparência Autoria: Ana Paula Camelo Estado: São Paulo Organização: Grupo de Ensino e Pesquisa em

Leia mais

2

2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Formação de pessoal Aleleopatia Boehme Brasil Consulting (http://pt.wikipedia.org/wiki/alelop atia) Alelopatia profissional:

Leia mais

Devolutivas dos GTs 12 de março de 2018

Devolutivas dos GTs 12 de março de 2018 Devolutivas dos GTs 12 de março de 2018 Secretários Patrocinadores: Aléssio Trindade, Júlio Gregório, Cecília Motta, Cláudia Santa Rosa Parceiros e apoiadores técnicos: Itaú BBA, Instituto Unibanco, Insper,

Leia mais

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005 Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual Brasília, 16 de novembro de 2005 1 Monitoramento e Avaliação do PPA Objetivos Proporcionar maior transparência às ações de governo; Auxiliar a tomada de decisão;

Leia mais

COMITÊ DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEVIDÉU ACTA N. 04

COMITÊ DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEVIDÉU ACTA N. 04 COMITÊ DE CIÊNCIAS POLÍTICAS E SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEVIDÉU ACTA N. 04 Nombre del CA/ND: Comitê Ciências Políticas e Sociais Nº de reunión: 04 Fecha: 05 e 06 de dezembro de

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

SEMINÁRIO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS ASSERINT NÚCLEO DE ESTUDOS PARA A AMÉRICA LATINA NEAL SEMINÁRIO INTERNACIONAL O LUGAR DA AMÉRICA LATINA NO

Leia mais

CENTRO DE EXCELÊNCIA EM PRODUTIVIDADE DE CAPITAL CEPC

CENTRO DE EXCELÊNCIA EM PRODUTIVIDADE DE CAPITAL CEPC CENTRO DE EXCELÊNCIA EM PRODUTIVIDADE DE CAPITAL CEPC PRIMEIROS CONTORNOS Dezembro de 2010 AS QUESTÕES GLOBAIS E SEUS IMPACTOS LOCAIS O mundo se vê diante de uma pressão social intensa. Há a demanda de

Leia mais

Uma proposta de formação continuada de docentes da educação superior

Uma proposta de formação continuada de docentes da educação superior Uma proposta de formação continuada de docentes da educação superior Profa. Dra. Sheila Zambello de Pinho Pró Reitora de Graduação da Unesp Profa. Dra. Silvia Mitiko Nishida Membro do Grupo Gestor do NEPP/Unesp

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA:

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA: MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA: 1º SEMESTRE Comunicação e Expressão 2 40-40 Sociologia¹ 2 40-40 Introdução à Filosofia 2 40-40 Elementos da Matemática 2 40-40 Psicologia: Ciência

Leia mais

Reunião de Planejamento. Grupo Estratégico

Reunião de Planejamento. Grupo Estratégico Reunião de Planejamento Grupo Estratégico Paulo Gadelha 21/02/2019 Fiocruz PONTOS Historical DE ATENÇÃO Desafios e acordos do novo cenário; Sensibilidade dos relacionamentos (atores, convergência e divergências);

Leia mais

REVISTA GESTÃO RH. Com linguagem clara e objetiva, a Revista Gestão RH é direcionada aos profissionais de gestão de pessoas e de negócios.

REVISTA GESTÃO RH. Com linguagem clara e objetiva, a Revista Gestão RH é direcionada aos profissionais de gestão de pessoas e de negócios. MÍDIA KIT 2018 gestão RH REVISTA GESTÃO RH Com linguagem clara e objetiva, a Revista Gestão RH é direcionada aos profissionais de gestão de pessoas e de negócios. Trata-se de uma publicação que aborda

Leia mais

Objetivos e enfoques do Programa do XXII Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Objetivos e enfoques do Programa do XXII Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas. s e enfoques do Programa do XXII Fórum Ibero-americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para Micro, Pequenas e Médias Empresas. 28 a 29 de setembro de 2017 Bogotá (Colômbia) "Inovação em sistemas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objetivo da Seleção

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Objetivo da Seleção TERMO DE REFERÊNCIA Título do projeto: Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS, com base na Política Nacional de Humanização 1. Objetivo da Seleção Assessorar a execução

Leia mais

SEGUNDO COMUNICADO SÍNTESE

SEGUNDO COMUNICADO SÍNTESE SEGUNDO COMUNICADO SÍNTESE Lugar: Província de San Juan - Argentina Data: 14,15 e 16 de agosto de 2015 Convoca: Sociedade Argentina de Ciências Cognitivas da Música (SACCoM) Organiza: Licenciatura em Educação

Leia mais

Fundação SM Projetos e Parcerias

Fundação SM Projetos e Parcerias Fundação SM Projetos e Parcerias Fundação SM A EDUCAÇÃO NOS MOVE A Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da Educação. Pilares Fundação SM EDUCAÇÃO

Leia mais

Política Territorial da Pesca e Aquicultura

Política Territorial da Pesca e Aquicultura Política Territorial da Pesca e Aquicultura Esplanada dos Ministérios, bloco D, CEP 70.043-900 - Brasília/DF Telefone: (61) 3218-3865 Fax (61)3218-3827 www.mpa.gov.br comunicacao@mpa.gov.br APRESENTAÇÃO

Leia mais

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód.

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód. Apresentação O curso de Filosofia licenciatura, na modalidade a distância, é resultado do desejo de iniciar um trabalho inter e multidisciplinar na qualificação de profissionais que atuam ou atuarão na

Leia mais

I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS

I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS A cultura do ser e o ser da cultura: contextos, formas de produção e desenvolvimento social na América Latina Centro Latino-Americano de Estudos

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO Presidente Joilson Barcelos RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA 1963 1964 a 2015 2016 Fundada em 30 de maio, fruto de um movimento nacional, com a finalidade de fortalecer

Leia mais

MODERNIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL. Curitiba - Paraná. 28 a 30 de novembro de 2018

MODERNIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL. Curitiba - Paraná. 28 a 30 de novembro de 2018 MODERNIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL Curitiba - Paraná 28 a 30 de novembro de 2018 APRESENTAÇÃO LOCALIZAÇÃO O Congresso Nacional dos Policiais Federais CONAPEF é um evento bienal que visa consolidar e

Leia mais

Quando? Dias 24 e 25 de Novembro. Onde? Site: temporário:

Quando? Dias 24 e 25 de Novembro. Onde? Site: temporário: Quando? Dias 24 e 25 de Novembro Onde? Site: temporário: http://www.drupal.org.br/eventos/drupal-camp-2017 http:// A DRUPALCAMP A principal missão neste evento é promover e difundir o uso da tecnologia

Leia mais

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA Apresentação na 406 a reunião do CONSUN 24-8-2006 CONTEXTO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE Envolvendo Conselho Nacional de Educação, Secretaria

Leia mais

hsm site visit 31/05/2016

hsm site visit 31/05/2016 hsm site visit 31/05/2016 Expectativas para hoje? Matriz de Compabiltiblização 2 Alinhar Estratégia com a Anima Matriz Compatilização Detalhar iniciativas Comprar projetos Executar Transformar a HSM em

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Exercício sobre o extrato do Artigo: Oliveira, G. & Martins, R. Efeitos da adoção do modelo do Prêmio Nacional da Qualidade

Leia mais

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014 Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Art. 5º São diretrizes da PNPS: I - o estímulo à

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL O Clima Organizacional é uma característica relativamente duradoura que distingue uma organização de outras, pois:

MANUAL DE PESSOAL O Clima Organizacional é uma característica relativamente duradoura que distingue uma organização de outras, pois: 1 MÓDULO 27: GESTÃO DO CLMA ORGANZACONAL CAPÍTULO 1: APRESENTAÇÃO 1 FNALDADE Estabelecer princípios, diretrizes, políticas e procedimentos relativos ao Sistema de Gestão do Clima Organizacional na ECT,

Leia mais

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília/DF, jun. 2015

Leia mais

RNP. Eventos RNP. Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

RNP. Eventos RNP. Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) RNP Eventos RNP Em 2015, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizará quatro grandes eventos, que terão a presença de gestores de TIC de todo o Brasil. Não perca a oportunidade de divulgar sua

Leia mais

Posse da nova Diretoria Biênio

Posse da nova Diretoria Biênio Posse da nova Diretoria Biênio 2007-2008 N o dia 21 de janeiro tomou posse na Sede da Sociedade Numismática Brasileira a nova equipe de técnicos que irão conduzir os trabalhos em prol dos associados da

Leia mais

Chamada de Apoio a Eventos Científicos em Saúde

Chamada de Apoio a Eventos Científicos em Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Departamento de Ciência e Tecnologia Chamada de Apoio a Eventos Científicos em Saúde - 2014 1) TÍTULO DO TERMO DE REFERÊNCIA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 09/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 09/2009 RESOLUÇÃO Nº 09/2009 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 3.267/2009-16 NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS

Leia mais

14 ANOS BRASIL. Eventos. Horas de INFORMAÇÕES. Eventos. Empresas. em Todo. Eventos. e Empresas. em Capacitando Profissionais

14 ANOS BRASIL. Eventos. Horas de INFORMAÇÕES. Eventos. Empresas. em Todo. Eventos. e Empresas. em Capacitando Profissionais QUEM SOMOS O Clube Gestão RH tem como objetivo desenvolver e compartilhar conhecimentos, criando uma rede de relacionamentos entre as organizações e seus executivos. Conectamos executivos, lideres e organizações

Leia mais

MANUAL ORIENTADOR DA REVISÃO DAS PRIORIDADES DO PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS PARA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

MANUAL ORIENTADOR DA REVISÃO DAS PRIORIDADES DO PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS PARA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS MANUAL ORIENTADOR DA REVISÃO DAS PRIORIDADES DO PLANO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS PARA 2016-2020 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO

Leia mais