CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR"

Transcrição

1 CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

2 CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 2 Ao longo do processo de (re)elaboração curricular, é importante que sejam feitas consultas públicas à comunidade escolar e sociedade civil em geral, visando aprimorar a qualidade do documento e promover a participação efetiva de todos. Alguns estados e municípios no Brasil já fizeram consultas públicas. Essas experiências podem trazer inspirações e aprendizados para a (re)elaboração de currículos à luz da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A primeira parte deste documento destaca algumas recomendações gerais acerca da realização dessas consultas. Na sequência, são apresentadas, de forma breve, as experiências de consulta pública de Santa Catarina, Pernambuco e do município de São Paulo.

3 CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 3 SUGESTÕES PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR Quando fazer As consultas públicas podem ser realizadas em diversos momentos. No início do processo, são úteis para um diagnóstico da situação e para coletar expectativas sobre o que se espera do currículo. Ao longo da elaboração do documento curricular, essas consultas são importantes para captar primeiras percepções sobre o trabalho em construção e para coletar contribuições sobre as versões preliminares. Como fazer Consultas públicas poderão ser realizadas presencialmente ou virtualmente. A plataforma Educação é Base apresenta uma interface colaborativa e participativa, e pode gerar relatórios com os resultados das consultas. Além disso, consultas on-line podem ser feitas por meio de sites e formulários como os formulários do Google. Com eles, é possível criar questionários de acordo com o tipo de pergunta e de resposta que se deseja (alternativas com notas de 1 a 10 ou respostas abertas, por exemplo). Questões abertas X questões fechadas Consultas orientadas por perguntas mais específicas, que evitam respostas genéricas, favorecem resultados mais consistentes, o que torna mais fácil a sistematização das contribuições. Quando há um volume muito grande de participações, recomenda-se um questionário com questões fechadas (alternativas). Caso seja necessário, é possível adicionar questões abertas (dissertativas) para o aprofundamento de certas temáticas. O importante é ter clareza das contribuições esperadas e construir um questionário que possa ser sistematizado posteriormente. Assim, as contribuições poderão ser efetivamente utilizadas pela equipe de currículo. Veja um exemplo de questionário Presencial X Online As plataformas digitais têm como vantagens a rapidez, a fácil sistematização, o custo reduzido, além de grande abrangência. Elas podem agregar um número alto de participantes, uma vez que os links podem ser divulgados pelas redes sociais e s. Já as consultas presenciais mobilizam a comunidade escolar e representantes da sociedade civil, promovem debates e trocas entre pares, formação sobre o currículo em construção e garantem a participação de um grupo específico. Levar as consultas para as escolas é interessante para ampliar a participação de toda a comunidade escolar.

4 CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 4 CASOS DE CONSULTA PÚBLICA SANTA CATARINA Santa Catarina reelaborou sua proposta curricular durante o primeiro semestre de 2014, em um processo que mobilizou a comunidade escolar presencial e virtualmente. Como as políticas curriculares do estado já têm um histórico de mais de 25 anos, a contextualização do processo de (re)elaboração curricular nessa trajetória foi essencial como ponto de partida do trabalho: o envolvimento de pessoas que já haviam participado dos processos de elaboração de documentos curriculares anteriores se mostrou igualmente importante. No início, 185 professores do estado - de todas as redes, níveis de ensino e áreas de especialidade - foram selecionados por meio de edital para compor o Grupo de Produção. Todos eles tiveram um papel ativo nas discussões, participando de encontros mensais presenciais e webconferências sobre temas ligados à (re)elaboração curricular. Os cinco seminários presenciais foram gravados e os vídeos disponibilizados on-line. Nesses espaços, foram discutidos: Formação Integral, Percurso Formativo, Diversidades, Currículo, Plano Político Pedagógico, Elaboração Conceitual e Conteúdos. As conversas resultaram na construção do Caderno Pedagógico, um recurso para apoiar professores no desenvolvimento de atividades em sala de aula. Além das contribuições de profissionais selecionados pelo edital, o estado obteve sugestões a distância por meio de uma plataforma na qual a sistematização das discussões era disponibilizada para consulta. Houve mais de participações, em grande medida pela simplicidade e menor exigência de recursos para coletar sugestões virtualmente. A discussão na plataforma, construída pela Unisul, foi realizada a partir de uma primeira versão do documento curricular escrita pelos professores. Para a filtragem destas contribuições realizadas on-line, foram contratados docentes e consultores especialistas. Ao longo do processo, foram envolvidos professores de escolas públicas e privadas, Undime e a academia. As faculdades locais tiveram considerável importância no processo. Foram contratados aproximadamente 30 consultores das instituições de ensino superior, o que contribuiu para que houvesse maior engajamento dessas instituições na implementação e impactos na formação docente.

5 CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 5 PERNAMBUCO Ao longo de 2012 e 2013, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, em parceria com os municípios, coordenou o processo de atualização dos Parâmetros Curriculares da Educação Básica do estado em todas as etapas da Educação Básica e na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Tendo como objetivo construir um documento não apenas para a rede estadual mas para todas as escolas do território, participaram professores das redes municipais e estadual, especialistas e gestores. O processo, planejado em 2011, iniciou-se no ano seguinte pela escrita da versão 0 do documento. Ela foi elaborada por um grupo de especialistas (docentes/pesquisadores provenientes de universidades públicas de Pernambuco ou de outros estados). Em seguida, os primeiros textos foram analisados por consultores de cada área do conhecimento ou componente curricular e de cada etapa ou modalidade de ensino. Os grupos de consultores, mais amplos do que os de especialistas, incluíam docentes ou pesquisadores de universidades públicas de Pernambuco, professores da secretaria estadual que estavam em sala de aula ou alocados como técnicos na própria secretaria e docentes das redes municipais indicados pela Undime. Esse trabalho resultou na versão 1 do documento. A partir dela, foram realizadas consultas presenciais com grupos de professores em cada uma das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs). Durante essa fase, ocorreram cinco encontros em cada uma das GREs, cada um com oito horas de duração. Nos primeiros quatro encontros, os grupos foram divididos por componente curricular e etapa. No último deles, foram separados apenas por componente curricular, a fim de focar na articulação dos conhecimentos entre as etapas. Participaram desses debates aproximadamente professores, propondo mudanças, exclusões ou adições. Essas sugestões foram então consolidadas pelos consultores, que consideraram aquelas que estavam de acordo com aspectos legais e os princípios norteadores definidos na proposta preliminar, o que deu origem à versão 2 do documento. Por fim, a partir dessa versão consolidada, os especialistas que construíram a versão 1 elaboraram a versão final do currículo.

6 CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 6 MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Ao longo do processo de (re)elaboração curricular do município de São Paulo, que começou no início de 2017, houve diversos momentos de consulta pública. Puderam participar: professores, diretores, coordenadores pedagógicos, pais, alunos e técnicos das DREs (Diretorias Regionais de Educação), todos ligados à rede municipal. As primeiras consultas públicas ocorreram nos meses de abril e maio e tiveram como objetivo levantar as expectativas de todos os envolvidos. Os gestores foram ouvidos por meio de discussões presenciais nas DIPEDs (Diretorias Pedagógicas) das 13 DREs do município, nas quais estavam presentes diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de cada diretoria regional. Os professores, por sua vez, foram consultados via formulários on-line, com perguntas sobre o que eles costumavam utilizar para planejar suas aulas e sobre o que um documento curricular deveria ter para contribuir efetivamente para o trabalho docente. Mais de 4,7 mil grupos de professores nas escolas, totalizando mais de 16 mil educadores, ofereceram suas contribuições. Nesse mesmo período, houve consultas destinadas aos alunos. Por meio do aplicativo Imprensa Jovem, mais de 43,5 mil estudantes se manifestaram sobre como gostariam que fossem as aulas. Essas diversas formas de consulta foram consolidadas e sintetizadas, servindo de insumo para a construção curricular nos GTs (Grupos de Trabalho). A primeira versão do currículo da rede municipal de São Paulo foi concluída em julho de 2017, sendo disponibilizada no sistema virtual da rede para que todos pudessem manifestar sua opinião sobre o documento. O próprio sistema gerava relatórios semanais com essas contribuições, que eram avaliadas pela equipe da Secretaria. Nesse período, acadêmicos e especialistas também fizeram leituras críticas do documento. Após a conclusão do período aberto a sugestões, no final de agosto, os profissionais da Secretaria ficaram responsáveis por considerar todas as manifestações na redação da segunda versão do documento, que foi aprovado em sua versão final em dezembro de 2017.

7 CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 7

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 NOSSO OBJETIVO Compartilhar a situação atual e as perspectivas das iniciativas do MEC que apoiam a implementação

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DA GOVERNANÇA PARA IMPLEMENTAÇÃO ETAPA 1

ESTRUTURAÇÃO DA GOVERNANÇA PARA IMPLEMENTAÇÃO ETAPA 1 ETAPA 1 Estruturação da governança da implementação Macro-ações Ações Encaminhamentos Responsáveis Atores envolvidos Estratégias Materiais de apoio Prazo Resultados esperados (Como fazer no contexto da

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018

IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018 IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC 2018 O MOVIMENTO PELA BASE Grupo não governamental formado por profissionais e pesquisadores da educação que desde 2013 atua para facilitar e acelerar a construção de uma BNCC de

Leia mais

BNCC: Histórico e Contexto

BNCC: Histórico e Contexto IV Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Educação do Nordeste. BNCC: Histórico e Contexto 20 de abril de 2018 Renilda Peres de Lima 1 Momento Histórico Pela primeira vez, o Brasil tem uma base

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA Maio de 2017 GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES CONTEXTO DO GRUPO DE TRABALHO O avanço e homologação da Base Nacional Comum Curricular em 2017 apresentará uma série de demandas comuns

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS Apresentação Este material tem o objetivo de apoiar as equipes de currículo dos estados* no início do processo de (re)elaboração curricular, subsidiando

Leia mais

REUNIÃO DE REPRESENTANTE DE POLO 20 JUNHO Ação Formativa da BNCC

REUNIÃO DE REPRESENTANTE DE POLO 20 JUNHO Ação Formativa da BNCC REUNIÃO DE REPRESENTANTE DE POLO 20 JUNHO 2018 Ação Formativa da BNCC AGENDA 1 Apresentação Base Nacional Comum Curricular Marcos legais, Princípios, Estrutura 2 Processo de Implementação da BNCC em Regime

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Descrição do Curso O curso tem duração de 360 horas sendo

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CHAMADA INTERNA N.º 22/2018 PROEC/UFPR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA CHAMADA INTERNA N.º 22/2018 PROEC/UFPR CHAMADA INTERNA N.º 22/2018 PROEC/UFPR A Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no uso de suas atribuições torna pública a Chamada para apresentação de propostas

Leia mais

OBJETIVOS DO PROGRAMA CENTRO DE REFERÊNCIAS

OBJETIVOS DO PROGRAMA CENTRO DE REFERÊNCIAS OBJETIVOS DO PROGRAMA CENTRO DE REFERÊNCIAS Promover a pesquisa, o desenvolvimento, aprimoramento e difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para a formulação, gestão

Leia mais

Responsabilidades e rotinas da equipe responsável pelo processo de (re)elaboração curricular

Responsabilidades e rotinas da equipe responsável pelo processo de (re)elaboração curricular Responsabilidades e rotinas da equipe responsável pelo processo de (re)elaboração curricular Governança Sociedade Civil (apoio) Comitê de Implementação da BNCC (MEC, Consed, Undime) Conselhos (CNE, FNCEE,

Leia mais

GT de Formação Continuada. São Paulo, 08 de maio de 2018

GT de Formação Continuada. São Paulo, 08 de maio de 2018 GT de Formação Continuada São Paulo, 08 de maio de 2018 AGENDA 1. Contexto, composição e objetivo 2. Documento do CONSED com considerações para o aperfeiçoamento das políticas de formação continuada 3.

Leia mais

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração

Formação de Professores para BNCC e novos currículos. O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Formação de Professores para BNCC e novos currículos O desafio da gestão municipal e oportunidades de colaboração Pela primeira vez, o Brasil determinou o que toda criança tem o direito de aprender, a

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC

Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Sala 500, CEP: 70.047-900 Telefone: (61) 2022-8320 Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC Documento Orientador

Leia mais

OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação;

OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação; OBJETIVO DA REUNIÃO: Apresentar o Guia de Implementação; Ouvir e discutir formas de apoio para as secretarias iniciarem a preparação para implementação. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Conjunto de aprendizagens

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

PARÂMETROS DE FORMAÇÃO DOCENTE COMO DOCUMENTO ORIENTADOR PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

PARÂMETROS DE FORMAÇÃO DOCENTE COMO DOCUMENTO ORIENTADOR PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA na Contemporaneidade: desafios e possibilidades PARÂMETROS DE FORMAÇÃO DOCENTE COMO DOCUMENTO ORIENTADOR PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA REGINA CELI DE MELO ANDRÉ Secretaria de do Estado de Pernambuco

Leia mais

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: Poucos Avanços

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: Poucos Avanços CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: Poucos Avanços DESAFIOS NEM SEMPRE ATUAIS PROFA. DRA. MARIA INÊS FINI Currículo (implícito ou explícito) Brasil Avaliação da Educação Básica Prova Série Regularidade Foco Resultados

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ETAPA DE DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS NOVOS CURRÍCULOS

ORIENTAÇÕES PARA A ETAPA DE DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS NOVOS CURRÍCULOS ORIENTAÇÕES PARA A ETAPA DE DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS NOVOS CURRÍCULOS OBJETIVO DESTE DOCUMENTO: A etapa 4.2. do Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação

Leia mais

Diretoria Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC

Diretoria Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC Diretoria Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC REGULAMENTO DOS TRABALHOS DOCENTES EFETIVOS (TDEs) A Diretora Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC, no uso de suas atribuições,

Leia mais

PROJETO: CONCURSO I PRÊMIO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EPT DETRAN/PE

PROJETO: CONCURSO I PRÊMIO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EPT DETRAN/PE PROJETO: CONCURSO I PRÊMIO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EPT DETRAN/PE 1 Objetivo do Projeto Realizar o Concurso - I PRÊMIO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO EIXOS ESTRATÉGICOS EIXOS ESTRATÉGICOS PARA O ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO Infraestrutura escolar; Foco no Ensino Médio Integral e Técnico; Novos insumos pedagógicos e oferta de experiências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA 3º SEMESTRE EDITAL N.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA 3º SEMESTRE EDITAL N. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PROGRAMA PRÓ-LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA 3º SEMESTRE EDITAL N.º 01/2009 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, torna público o período

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA COORDENAÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

Proposta da formação docente

Proposta da formação docente Proposta da formação docente 7 Cadernos de Teorias e Práticas Educativas em Saúde - Vol. II Proposta da formação docente Este texto tem como objetivo relatar uma experiência de planejamento e implementação

Leia mais

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015

OS NÚMEROS DO PNAIC UFMG/2015 ! OBJETIVOS 1) Apresentar os cronogramas de formação e articular agenda; 2) Verificar a instalação e funcionamento dos conselhos escolares; 3) Discutir possibilidades, limites e desafios das avaliações

Leia mais

Dia D. Dia Nacional de Discussão

Dia D. Dia Nacional de Discussão Dia D Dia Nacional de Discussão sobre a BNCC introdução A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. O documento define o que todos os alunos têm o direito de aprender

Leia mais

2 DO CURSO DE EXTENSÃO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA CATARINENSE

2 DO CURSO DE EXTENSÃO ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA CATARINENSE EDITAL N 045/2019 Estabelece critérios para a seleção de estudantes de graduação do Centro Universitário Barriga Verde Unibave para o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura

Leia mais

Base Nacional Comum:

Base Nacional Comum: Base Nacional Comum: Importante instrumento para a redução das desigualdades educacionais Contribuições do Movimento pela Base Nacional Comum Seminário da Undime-SP - BNCC 18 de novembro de 2.016 EFAP

Leia mais

FORMAÇÃO PMALFA C O O R D E N A D O R E S M U N I C I P A I S W W W. U N D I M E - S C. O R G. B R

FORMAÇÃO PMALFA C O O R D E N A D O R E S M U N I C I P A I S W W W. U N D I M E - S C. O R G. B R FORMAÇÃO PMALFA C O O R D E N A D O R E S M U N I C I P A I S W W W. U N D I M E - S C. O R G. B R Objetivo do Programa - Fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE CONSULTOR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO MÉDICA EDITAL Nº 0003 DE 10/07/2018 Projeto Capacitação em Preceptoria de Residência Médica O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) desenvolve

Leia mais

/////// QUEM SOMOS /////// ONDE ESTAMOS /////// NÓS ACREDITAMOS /////// COMO FUNCIONA /////// NOSSA EQUIPE /////// POLÍTICAS EDUCACIONAIS

/////// QUEM SOMOS /////// ONDE ESTAMOS /////// NÓS ACREDITAMOS /////// COMO FUNCIONA /////// NOSSA EQUIPE /////// POLÍTICAS EDUCACIONAIS ////////// ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// ////////// /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019

Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Edital Extensão - 02/2019 Pró-reitoria de Extensão e Cultura Edital Extensão - 02/2019 A Universidade de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, torna público o presente Edital de Extensão na modalidade de fluxo

Leia mais

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Coordenador Prof. Dorival Magro Junior Mestre em Ciência da Computação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

O papel da assessoria no Projeto Letras2.0

O papel da assessoria no Projeto Letras2.0 O papel da assessoria no Projeto Letras2.0 Formação do professor para o ensino de línguas em contextos híbridos Luciana Viter (FAETEC/UFRJ) Simone Lima (CPII/UFRJ) A plataforma Moodle do Projeto Letras2.0

Leia mais

Caderno do Gestor (Edição 2016) Programa Sala de Leitura

Caderno do Gestor (Edição 2016) Programa Sala de Leitura Caderno do Gestor (Edição 2016) Programa Sala de Leitura A melhoria da qualidade da escola pública não é fruto de uma ação isolada, externa ou pontual. Ao contrário, (...) pressupõe um conjunto de ações

Leia mais

XXVIII Encontro Nacional da Uncme

XXVIII Encontro Nacional da Uncme XXVIII Encontro Nacional da Uncme Os Conselhos Municipais de Educação, e os desafios do Regime de Colaboração entre União, estados e municípios na implementação da BNCC Dra. VALKIRIA TRINDADE VICE PRESIDENTE

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal EDITAL Nº IV PROGRAMA DE MONITORIA 2018/2019 A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, no uso de suas atribuições, resolve divulgar o edital do Programa Monitoria 2018/2019

Leia mais

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto progressivo

Leia mais

Encontros 2018 GT de Formação Continuada

Encontros 2018 GT de Formação Continuada Encontros 2018 GT de Formação Continuada 17 e 18 de setembro de 2018 Abertura Aquecimento Em 7 grupos (originais da pesquisa) Se preparar para o compartilhamento das descobertas 15 min ABERTURA INSTITUCIONAL

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA No 05/2019 APERFEIÇOAMENTO EM SAÚDE E SEGURANÇA NA ESCOLA

CHAMADA PÚBLICA No 05/2019 APERFEIÇOAMENTO EM SAÚDE E SEGURANÇA NA ESCOLA Chamada pública para seleção de candidatos (as) para o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde e Segurança na Escola da Escola Fiocruz de Governo da Gerência Regional de Brasília (EFG/Gereb/Fiocruz) em parceria

Leia mais

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA Avaliação do Processo Acadêmico PUBLICIDADE E PROPAGANDA Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL PROEX N 21/2018, DE 05 DE OUTUBRO DE 2018 CONCESSÃO DE PASSAGENS E DIÁRIAS. A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS), por intermédio da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PROEX), torna público o presente

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 07 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

Estratégia para redução da distorção idade-série implementada

Estratégia para redução da distorção idade-série implementada Guia de Dicas de Políticas Públicas 93 RESULTADO SISTÊMICO 8 Estratégia para redução da distorção idade-série implementada Um dos indicadores mais importantes para a garantia do direito à educação de crianças

Leia mais

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO 2019

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO 2019 PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO 2019 O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino - Região de Mogi das Cruzes comunica

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 09 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013

Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013 Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013 AVALIAÇÃO EaD: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS AVALIATIVAS DO CURSO DE BIOLOGIA EaD UAB UNB Soraya Carvalho Pereira Rocha José Divino

Leia mais

EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO O Magnífico Reitor do Claretiano - Centro Universitário,

Leia mais

BANCO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

BANCO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL BANCO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL O QUÊ? Banco de Práticas Pedagógicas alinhadas com a Política de Educação Integral da rede. PARA QUÊ? O conjunto de indicações de práticas pedagógicas

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM DIREITO (CAED-Jus) EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES 2018

CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM DIREITO (CAED-Jus) EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES 2018 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM DIREITO (CAED-Jus) EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES 2018 I) O CAED-Jus O Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) é iniciativa de uma rede

Leia mais

EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância

EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR Cursos de Aperfeiçoamento a Distância A Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia abre inscrições para o processo de seleção de Professores

Leia mais

Trajetória do GT do EM e suas 4 frentes. São Paulo, novembro de 2018

Trajetória do GT do EM e suas 4 frentes. São Paulo, novembro de 2018 Trajetória do GT do EM e suas 4 frentes São Paulo, novembro de 2018 Como o CONSED vem atuando para a promoção do Desenvolvimento do Ensino Médio? Ações do GT do EM linha do tempo 2015 a 2018 Novembro/2018

Leia mais

Mapeamento sobre práticas de flexibilização curricular em escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

Mapeamento sobre práticas de flexibilização curricular em escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Mapeamento sobre práticas de flexibilização curricular em escolas de Ensino Médio em Tempo Integral GT do Ensino Médio - Instituto Natura Novembro 2018 Contextualização 2017 1. Mapeamento ETI 2. Produção

Leia mais

DESIGN DE INTERIORES

DESIGN DE INTERIORES Avaliação do Processo Acadêmico DESIGN DE INTERIORES Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

Bolsista Pibic: Patrícia de Moraes Fontenele Orientadora: Profª Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues

Bolsista Pibic: Patrícia de Moraes Fontenele Orientadora: Profª Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues Universidade Federal de Goiás Faculdade de Educação Núcleo de Estudos e Documentação Educação, Sociedade e Cultura Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica Pibic Bolsista Pibic: Patrícia

Leia mais

Bett Educar. São Paulo, 10 de maio de 2018

Bett Educar. São Paulo, 10 de maio de 2018 Bett Educar São Paulo, 10 de maio de 2018 O Consed e a BNCC - O Consed participa da discussão da Base Comum desde 2015, quando criou o GT da BNCC, integrando representantes das secretarias estaduais de

Leia mais

EDITAL 01/2018 DO CHAMAMENTO PÚBLICO DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TUTORIA

EDITAL 01/2018 DO CHAMAMENTO PÚBLICO DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TUTORIA EDITAL 01/2018 DO CHAMAMENTO PÚBLICO DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TUTORIA A Faculdade de Medicina da UFMG, por meio do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico Nupad,

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL INTEGRADO AO PROEJA-CAPES/SETEC

PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL INTEGRADO AO PROEJA-CAPES/SETEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL INTEGRADO AO PROEJA-CAPES/SETEC PROEJATEC

Leia mais

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito PPC - Projeto Pedagógico de Curso Direito 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades: - Processo Seletivo - aplica-se a candidatos que tenham

Leia mais

LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO

LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO Porque o Laboratório Os processos de educação em saúde constituem como um dos fundamentos das práticas

Leia mais

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Programa para o apoio a secretarias de educação na gestão pedagógica e formação de educadores. I. Contexto A Fundação Lemann acredita que alcançar a excelência

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet Normas complementares do Curso de Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet - para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Toledo, 2016 Sumário 1 AS CARACTERÍSTICAS 2 2 O TCC 1 4

Leia mais

Entr t evis i ta t Revista Práticas de Linguagem. v. 1, n. 1, jan./jun. 2011

Entr t evis i ta t Revista Práticas de Linguagem. v. 1, n. 1, jan./jun. 2011 Entrevista Entrevista com Eleuza Maria Rodrigues Barboza, Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (2009-2012) Luciane Aparecida de Souza* lucianeape@gmail.com Tânia Guedes Magalhães**

Leia mais

F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi

F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi e-du.c@ç@o F1.51.C4: uma experiência a partir do Ensino Híbrido EE Comendador Emílio Romi Professor(es) Apresentador(es): Rodrigo Fukugauti Realização: Foco do Projeto Este projeto é uma iniciativa pessoal

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Avaliação do Processo Acadêmico CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Campus FAPA 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC Um Guia feito por gestores, para gestores Agosto de 2017 O MOVIMENTO PELA BASE Grupo não governamental

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 O Diretor do GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino,

Leia mais

Diretriz Curricular. Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação

Diretriz Curricular. Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação Diretriz Curricular Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação Expediente Aldo Nelson Bona Reitor da Unicentro Maria Aparecida Crissi Knüppel Coordenação Geral Manuela

Leia mais

Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública

Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SECADI Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania Coordenação Geral de Educação Ambiental

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 100

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local ProDeL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local ProDeL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local ProDeL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CAMPUS RIO VERDE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CAMPUS RIO VERDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CAMPUS RIO VERDE O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde (IF Goiano Campus Rio

Leia mais

Estrutura Curricular. Grupo A [Saberes Docentes]

Estrutura Curricular. Grupo A [Saberes Docentes] Estrutura Curricular O currículo do Mestrado Profissional em Educação Matemática é constituído por disciplinas obrigatórias e eletivas. O mestrando deverá concluir um total de 28 créditos em disciplinas

Leia mais

GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA: COMPARAÇÃO DE DUAS EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES CURSOS TÉCNICOS DE GUIA DE TURISMO

GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA: COMPARAÇÃO DE DUAS EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES CURSOS TÉCNICOS DE GUIA DE TURISMO GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA: COMPARAÇÃO DE DUAS EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES CURSOS TÉCNICOS DE GUIA DE TURISMO RESUMO O ensino da geografia aplicada a uma determinada área de conhecimento exige do docente

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM E O PROFESSOR PROPOSITOR Modalidade a distância

CURSO DE EXTENSÃO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM E O PROFESSOR PROPOSITOR Modalidade a distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Formação Continuada de Professores

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SANTOS E.E. Prof. Adelino Chuba Guímaro Rua Aracajú, nº 35-40, Jardim Real Presidente Epitácio, São Paulo

Leia mais

EDITAL UnC REITORIA 017/2018

EDITAL UnC REITORIA 017/2018 EDITAL UnC REITORIA 017/2018 A Reitora da Universidade do Contestado UnC, no uso de suas atribuições regimentais, faz saber, através do presente Edital, que estão abertas as inscrições de vagas remanescentes,

Leia mais

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2018 ATUAÇÃO 2019 O Dirigente Regional de Ensino da Região de Mogi

Leia mais

2.2 Reconhecer e valorizar os estudantes engajados em projetos sociais, que visam o trabalho voluntariado como meio de transformação social.

2.2 Reconhecer e valorizar os estudantes engajados em projetos sociais, que visam o trabalho voluntariado como meio de transformação social. Edital DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O I Prêmio São Judas Solidário é uma iniciativa da São Judas, voltada para divulgação, apoio e incentivo aos estudantes que dedicam seu tempo em benefício de causas sociais,

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇão da base nacional comum curricular. Orientações para o processo de implementação da BNCC

GUIA DE IMPLEMENTAÇão da base nacional comum curricular. Orientações para o processo de implementação da BNCC GUIA DE IMPLEMENTAÇão da base nacional comum curricular Orientações para o processo de implementação da BNCC 208 Fevereiro de 208 apresentação A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo

Leia mais

Fundação Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados

Fundação Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados Fundação Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados Apresentação Este Relatório da Instituição faz parte do esforço da Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior (DEAES), do Instituto

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Campus FAPA 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Campus FAPA 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico CIÊNCIAS CONTÁBEIS Campus FAPA 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais