Gerenciamento de Chamadas e de Gatekeeper em Ambiente VoIP Utilizando Objetos da MIB ITU-T H.341 Estendida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerenciamento de Chamadas e de Gatekeeper em Ambiente VoIP Utilizando Objetos da MIB ITU-T H.341 Estendida"

Transcrição

1 Gerenciamento de Chamadas e de Gatekeeper em Ambiente VoIP Utilizando Objetos da MIB ITU-T H.341 Estendida Ana Flávia Marinho de Lima, Francisco Raphael Ribeiro José Neuman de Souza Universidade Federal do Ceará Resumo:. Monitorar as chamadas controladas por um gatekeeper no ambiente de voz sobre IP (VoIP) é de grande importância para se obter informações sobre as mesmas na rede. As informações obtidas serão valiosas para detectar algum problema que poderá surgir em relação às chamadas. A ITU-T padronizou a MIB H.341, que contêm grupos de objetos que proporcionarão o gerenciamento e monitoramento de chamadas VoIP. Este artigo vem propor o desenvolvimento de um agente que implementa a MIB H.341 (RAS e Gatekepeer) para o gerenciamento das chamadas com uso de um gatekeeper no ambiente de voz sobre IP. Palavras-chave: Voz sobre IP, Gatekeeper, Agente, MIB, Gerência. Introdução Voz sobre IP (VoIP) é uma tecnologia que permite a transmissão de voz humana utilizando a Internet como meio de comunicação entre pessoas no mundo inteiro. A grande contribuição que VoIP permite aos usuários é a significativa redução de custo na comunicação de longa distância entre pessoas. Como a localização do usuário é transparente pelo uso da Internet, o custo de uma chamada usando essa tecnologia não é calculado pela distância entre os pontos chamado e chamador. Para as redes de VoIP existem alguns protocolos que são responsáveis pela sinalização das chamadas, sendo eles a recomendação H ITU-T (International Telecommunication Union - Telecom Standardization Sector) [ITU-T H.323], SIP (Session Initiation Protocol) do IETF (Internet Engineering Task Force) [IETF SIP] e a recomendação H do ITU-T [ITU-T H.248.1]. Cada um deles contém sua própria arquitetura e conjunto de entidades que são responsáveis pela sinalização na rede.

2 32 Rev. Cient. Fac. Lour. Filho - v.4, n.1, 2005 O gerenciamento nas redes VoIP também se faz necessário, principalmente por se tratar de uma rede com transmissão em tempo real, característica que deve ser levada em consideração quando o serviço é disponibilizado aos usuários, que estimam tê-lo sempre apto ao uso. A ITU- T padronizou a MIB H.341 [ITU-T H.341], que contém um conjunto de MIBs (Management Information Base) para o gerenciamento nos sistemas multimídia baseados no H.323. Cada uma dessas MIBs contém um conjunto de objetos responsáveis por retornar alguma informação relevante ao módulo implementado. Este artigo apresenta a proposta de desenvolvimento de um agente de gerência para o monitoramento do gatekeeper (entidade H.323 responsável por autorizar ou não uma chamada entre os dispositivos H.323) e chamadas, na rede VoIP da RNP/UFC. Para alcançar esse objetivo, está sendo desenvolvida uma base de informações para esse agente, onde os objetos gerenciados foram especificados pela MIB ITU-T H.341 (RAS e Gatekeeper) e nessa mesma base de informações também está sendo estendido um grupo de objetos que retornam informações (hora, delay, fator R, MOS e número de pacotes perdidos) sobre a qualidade das chamadas. A próxima seção comenta alguns dos trabalhos relacionados à pesquisa realizada para a confecção deste artigo. A seção 3 descreve a sinalização H.323 e os elementos envolvidos na arquitetura. A seção 4 apresenta a proposta de gerenciamento em VoIP, baseado na implementação da MIB ITU-T H.341 estendida. Por fim, a seção 5 apresenta as conclusões e trabalhos futuros. 1 TRABALHOS RELACIONADOS Alguns trabalhos sobre gerenciamento nas redes de voz sobre IP foram desenvolvidos baseados no protocolo de sinalização H.323. [COSTA 2003] realizou todo um levantamento de um ambiente de gerência, analisando as possíveis MIBs a serem implementadas, inclusive a MIB ITU-T H.341, que é um dos objetos do presente artigo. Também, descreveu um modo de operação de tarifação e ainda uma proposta de ferramenta de gerência para as redes VoIP.

3 Rev. Cient. Fac. Lourenço. Filho - v.4, n.1, Um estudo sobre duas ferramentas que monitoram a avaliação da qualidade de redes VoIP de forma ativa e passiva foi realizada por [DAVID 2003]. A ferramenta ativa já se encontra implementada e em uso no NCE - Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ. A arquitetura da ferramenta passiva foi descrita em detalhes, de forma a auxiliar no desenvolvimento do módulo ferramenta de coleta do ambiente de gerência do presente trabalho. Uma ferramenta de medição de qualidade de chamada baseada no Modelo E estendido foi desenvolvida por [CARVALHO 2004], onde as informações retornadas sobre a qualidade da fala estão sendo utilizadas para compor um novo grupo de objetos na MIB H PROTOCOLO DE SINALIZAÇÃO H.323 O padrão H.323 provê uma base para comunicação de dados, vídeo e áudio através de redes de pacotes comutados (onde se destaca, particularmente, a tecnologia IP). H.323 é uma recomendação do ITU-T que agrupa padrões para comunicação multimídia sobre redes que não provêem qualidade de serviço (QoS - Quality of Service). O trabalho com o H.323v1 começou em maio de 1995, sendo que essa versão foi aprovada em junho de A versão 2 foi aprovada em fevereiro de 1998 com três anexos: mensagem H.245 usadas pelos pontos finais H.323; procedimentos para codecs de vídeo em camadas, H.323 sobre ATM (Asynchronous Transfer Mode). A versão 3 foi aprovada em setembro de 1999, trazendo três novos anexos: comunicação entre domínios administrativos diversos com o H.225, um novo mecanismo de sinalização de chamadas com base no protocolo UDP; a especificação de um subconjunto do H.323 possível de ser implementado em dispositivos de pequeno porte. O trabalho com o H.323v4 foi concluído em novembro de 2000, trazendo melhorias em aspectos de confiabilidade, escalabilidade e flexibilidade [HERSENT 2002]. O H.323 é uma especificação "guarda-chuva" que descreve de maneira completa a arquitetura e a operação de um sistema de videoconferência sobre uma rede de pacotes. Este protocolo não é específico para o IP: há seções no uso do H.323 sobre IPX/SPX ou ATM. O H.323, por si, apenas provê a concepção de sistema e da forma como sistemas de comunicação

4 34 Rev. Cient. Fac. Lour. Filho - v.4, n.1, 2005 multimídia devem trabalhar. Pelo fato de ser o padrão mais antigo na área, o H.323, particularmente, ainda influencia fortemente na concepção dos sistemas. O padrão define o protocolo de registro, admissão e status (RAS - Resgistration/Admission/Status) para roteamento de chamada, através do protocolo H.225, responsável pelos recursos necessários para preparar chamadas e através do protocolo H.245, que é o responsável pelos mecanismos necessários para troca de capacidades e negociação de recursos. O protocolo de sinalização H.323 é baseado no protocolo Q.931, Integrated Services Digital Network (ISDN), que permite fácil operabilidade com as redes de voz legadas como PSTN (Public Switched Telephone Network) ou SS7 (Signalling System Nº. 7), e isso pode ser visto como uma vantagem do sistema, já que na sua integração com sistemas telefônicos tradicionais fica simplificada - entretanto, a própria complexidade do protocolo impõe limites de escalabilidade que contrapõem essa facilidade. O padrão H.323 especifica um sistema composto por Terminais, Gatekeeper, Unidades de Controle Multiponto (MCU) e Gateway [BALBINOT 2003]. 2.1 Terminais São os clientes ou pontos finais da comunicação. O terminal H.323 equivale a um telefone incrementado com uma série de funcionalidades, que embute obrigatoriamente recursos para a transmissão de áudio e, opcionalmente, pode incluir recursos para a transmissão de vídeo e o compartilhamento de dados. Os terminais são configurados com uma interface de rede e são operados diretamente pelo usuário. Todos os terminais precisam implementar o protocolo H.225, que define um conjunto de mensagens para a sinalização das chamadas (Q.931) e para a comunicação com o gatekeeper (RAS). A sinalização é utilizada para o estabelecimento (setup), término (teardown) e controle de chamadas. Outro protocolo necessário é o H.245, utilizado na sinalização dos canais de mídia, pelos quais são negociadas as capacidades suportadas pelos dois dispositivos H.323 e iniciados os canais lógicos por onde serão transmitidos os fluxos de mídia. O terminal deve dar suporte ainda aos protocolos RTP (Real-Time Transport Protocol) e RTCP (RTP Control Protocol), utilizados para a transmissão da mídia e para o monitoramento da qualidade da chamada, respectivamente, conforme RFC 3550 [IETF RTP].

5 Rev. Cient. Fac. Lourenço. Filho - v.4, n.1, Gatekeeper GK Entidade H.323 responsável por manter o registro dos clientes, capaz de encontrar um cliente registrado em outro GK. É o principal elemento na arquitetura H.323. Estabelece quando os dispositivos podem iniciar ou receber chamadas. A arquitetura H.323 utiliza o conceito de zona, como apresenta a Figura 1, que compreende um GK e todos os dispositivos H.323 que este controla. O GK deve prover a todos os dispositivos registrados os serviços de controle de admissão (admission control), tradução de endereços (address translation) e controle de largura de banda (bandwidth control). Qualquer chamada realizada a partir de terminais e gateways deve ser autorizada pelo GK. Quando o destino da chamada é um dispositivo de outra zona, o GK remoto deve ser localizado para que possam ser obtidas informações sobre este dispositivo. Dois métodos podem ser utilizados com este objetivo: para apelidos tipo H.323 ID, deve ser utilizado o serviço DNS, e para endereços E.164, mensagens RAS (LRQ - Location request). Zona local H.323 PBX Gateway RAS Gatekeeper Terminal MCU Figura 1 (descrição da figura-modelo 1) A sinalização de chamadas (H.225), o controle de canais de mídia (H.245) e os próprios canais de mídia (RTP/RTCP) são normalmente estabelecidos diretamente entre o dispositivo que realiza a chamada e o dispositivo chamado, após receber a confirmação do pedido de admissão do gatekeeper [COSTA 2003].

6 36 Rev. Cient. Fac. Lour. Filho - v.4, n.1, Unidade de Controle de Multiponto MCU Contém função de controle para suporte a conferências entre três ou mais pontos terminais em uma conferência multiponto. O MCU consiste de um Multipoint Controller MC, e de zero ou mais Multipoint Processors MP. O MC manipula a negociação H.245 com todos os dispositivos que participam de uma conferência, identificando as capacidades de áudio e vídeo comum a todos, determinando assim o modo de comunicação a ser adotado. O protocolo H.245 é utilizado ainda para verificar se os dispositivos envolvidos suportam comunicação multicast. Cada conferência estabelecida é associada somente a um MC. Cada dispositivo H.323 estabelece uma sessão bidirecional com o MC. O MP é responsável por converter a mídia para diferentes formatos, por exemplo, de G.711 para G.723.1, ou por combinar o áudio proveniente de várias fontes, transmitindo o fluxo combinado para todos os dispositivos [COSTA 2003]. 2.4 Gateway O gateway realiza funções como a tradução da sinalização utilizada para o estabelecimento e término de chamadas e a conversão do formato da mídia de uma rede para outra. Este dispositivo é tratado na rede H.323 como mais um terminal H.323, implementando os protocolos para a sinalização de chamadas (H.225), sinalização de canais de mídia (H.245) e transmissão da mídia (RTP/RTCP) e chamadas realizadas com outros gateways, terminais ou MCUs. Em redes VoIP, os gateways são configurados com portas de voz para conexão a PBXs e comutadores de telefonia. Várias alternativas de conexão são possíveis, variando conforme o tipo de porta disponível no PBX e no gateway. O uso de dois ou mais gateways permite a realização de chamadas entre ramais de PBXs diferentes, utilizando-se a rede IP como transporte, em substituição à rede de telefonia pública.

7 Rev. Cient. Fac. Lourenço. Filho - v.4, n.1, PROPOSTA DE GERENCIAMENTO UTILIZANDO A MIB ITU-T H.341 ESTENDIDA Com a implementação das redes VoIP, surge a necessidade de um gerenciamento para que o serviço apresente uma qualidade que justifique o seu uso. A monitoração do sistema para que falhas que possam ocorrer sejam identificadas e corrigidas rapidamente é importante para manter a disponibilidade do sistema. O gerenciamento em voz sobre IP deve prover os recursos necessários para manter a funcionalidade do serviço com uma qualidade adequada, procurando atender as cinco áreas funcionais de gerenciamento de redes: falhas, contabilidade, desempenho, configuração e segurança, descritas em [STALLINGS 1999]. O monitoramento de falhas é importante para manter a disponibilidade do sistema, que deve estar sempre apto ao uso, principalmente no caso de aplicação como a de voz sobre IP. Se o serviço for tarifado, o gerenciamento de contabilidade será útil para fazer um levantamento sobre o uso do serviço, possibilitando ao gerente da rede elaborar um plano tarifário. A área de configuração trata das funções que identificam os elementos da rede e exerce controle sobre os mesmos. No caso de VoIP, monitorar os elementos da rede é de extrema importância para manter o serviço sempre disponível. A função de desempenho interage com a de falhas, através de indicativos de problemas provenientes de análises estatísticas coletadas, e com a de configuração, de forma que alterações possam ser realizadas decorrentes das conclusões derivadas da análise das informações coletadas. Na avaliação da qualidade é importante definir métricas que reflitam o desempenho da rede e de seus componentes e a metodologia de coleta e os valores limites para a classificação da qualidade [COSTA 2003]. A segurança em voz sobre IP é um dos quesitos que mais preocupam o usuário final. Para isso, o controle de acesso baseado em autenticação é um dos meios utilizados para tentar garantir que somente pessoas autorizadas tenham acesso ao serviço. Em se tratando da segurança da voz sendo transmitida no meio, o uso de criptografia na sinalização das chamadas (H.245) e nos codecs de áudio torna a escuta difícil de ser realizada.

8 38 Rev. Cient. Fac. Lour. Filho - v.4, n.1, 2005 Para gerenciar dispositivos em redes IP, utiliza-se o protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) [Net-SNMP]. Este protocolo tornou-se padrão para o gerenciamento na Internet e oferece aos usuários um conjunto simples de operações que permitem o gerenciamento remoto dos dispositivos, tendo sido especificado em três versões: SNMPv1, SNMPv2 e SNMPv3 [STALLINGS 1999], [MAURO 2001]. O SNMP é utilizado pelo gerente para a coleta das informações disponíveis na MIB dos agentes. Este protocolo utiliza o mecanismo de requisição/resposta (polling), pelo qual, através de operações periódicas, são recolhidas as informações necessárias ao monitoramento dos agentes, ou alteradas as condições de operação dos nós [COSTA 2003]. 3.1 Recomendação ITU-T H.341 A recomendação ITU-T H.341, publicada em 1999 com a versão 3 do protocolo H.323, definiu um conjunto de MIBs para o gerenciamento de sistemas multimídia baseados nos protocolos H.323 e H.320, conforme Tabela 1. Tabela 1 Aplicação dos módulos MIB H.341 por tipo de dispositivo H.323. Fonte: [ITU-T H.341]. Mandatório Mandatório se o módulo estiver instalado Terminal Gatekeeper MCU Gateway Callsignalling RAS Callsignalling Callsignalling H.245 Gatekeeper H.245 Gateway Terminal MC RTP RTP RTP RAS Callsignalling RAS RAS MC H.245 MP MC MP MC MP MP RTP O objetivo das MIBs apresentadas na Tabela 1 é padronizar as informações de gerenciamento disponíveis em sistemas de conferência multimídia, apresentando objetos que podem ser utilizados para fins de gerenciamento de falhas, desempenho e configuração.

9 Rev. Cient. Fac. Lourenço. Filho - v.4, n.1, O uso dessa MIB é opcional. Portanto, se for implementada em um dispositivo, deve ser dado suporte a todos os módulos pertinentes. Os módulos mandatórios devem ser implementados nos dispositivos referenciados [ITU-T H.341]. Como o objetivo deste artigo é apresentar um agente que monitore as chamadas e a configuração do gatekeeper em uso, apenas as MIBs do módulo Gatekeeper (RAS e Gatekeeper) serão apresentadas MIB RAS Apresenta informações relativas à sinalização RAS H.225, sendo organizada em 5 grupos funcionais: rasconfiguration(1), rasregistration(2), rasadmission(3), rasstatus(4) e rasevents(5). No grupo rasconfiguration(1) são definidas variáveis que descrevem como o dispositivo H.323 opera e em qual gatekeeper tentará se registrar. No caso de gatekeepers, apresenta informações sobre a própria configuração. O grupo rasregistration(2) apresenta informações sobre os dispositivos registrados no gatekeeper, incluindo endereços IP, portas de sinalização de chamadas e apelidos. O grupo rasadmission(3) identifica as chamadas permitidas pelo gatekeeper, indica o endereço IP e as portas TCP utilizadas para a sinalização de chamada do dispositivo que inicia a chamada e do chamado, a indicação de quem iniciou a chamada e o tempo de admissão. Os identificadores de chamadas (ConferenceID, CallReference Value e Call Identifier) são apresentados, os quais permitem reunir todas as informações sobre a chamada nos gateways, gatekeepers, terminais e mensagens de sinalização associadas à chamada. O grupo rasstats(4) apresenta contadores que permitem diagnosticar problemas em pedidos de registro e de admissões no gatekeeper e estatísticas das mensagens RAS enviadas e recebidas. O grupo rasevent(5) apresenta valores que identificam a razão para uma admissão rejeitada. O único evento previsto à sinalização RAS é o admissionreject. Caso seja habilitado no dispositivo, notificações são enviadas para a estação de gerenciamento quando um pedido de admissão é rejeitado, indicando o motivo.

10 40 Rev. Cient. Fac. Lour. Filho - v.4, n.1, MIB Gatekeeper Esta MIB apresenta informações relativas ao gatekeeper divididas em 6 grupos: h323gatekeeperzone(1), h323gatekeepersystem(2), h323gatekeeperconfiguration(3), h323gatekeeperstatistic(4), h323gatekeepercontrols(5) e h323gatekeepernotifications(6). O grupo de objetos h323gatekeeperzone(1) apresenta informações relacionadas às zonas local e remota a que o gatekeeper está associado, incluindo o nome da zona, endereço IP do gatekeeper, largura de banda máxima que pode ser alocada para todas as chamadas na zona, largura alocada às chamadas ativas e o número de admissões ARQs aceitas e rejeitadas na zona local. Os objetos dos grupos h323gatekeeper4system(2) e h323gatekeeperconfiguration(3), apresentam variáveis sobre versões de hardware e software, localização e fabricante do dispositivo e se está habilitando o envio de notificações associadas ao grupo. O grupo h323gatekeeperstatistic(4) apresenta um contador indicando a quantidade de erros no GK e os objetos definindo o erro mais recente, que podem ser utilizados na verificação de problemas associados ao gatekeeper. Os erros incluídos neste grupo são somente os relativos ao dispositivo, não incluem erros associados às chamadas. O grupo de objetos h323gatekeepercontrols(5) pode receber comandos remotos para controle do gatekeeper (Restart, shutdown e reset statistic). E por fim, o grupo h323gatekeepernotifications(6) sinaliza as notificações previstas que são enviadas nas mudanças no estado operacional do gatekeeper (h323gatekeeperstart e h323gatekeepergoingdown) ou na ocorrência de um erro (h323gatekeepererror). No caso de erros, são indicadas a severidade (critical, minor, major e warnin) e a provável causa do mesmo. 3.2 Objetos a serem estendidos Com a implementação do módulo Gatekeeper da MIB H.341 é possível obter um melhor monitoramento das chamadas e configuração do gatekeeper em uso na rede local. Embora sejam várias as informações retornadas pelos grupos de objetos RAS e Gatekeeper, os mesmos não abrangem todas as necessidades para um bom gerenciamento da rede VoIP, principalmente

11 Rev. Cient. Fac. Lourenço. Filho - v.4, n.1, quando se pretende obter informações sobre a qualidade das chamadas, quesito não abordado pelos grupos em questão. Para suprir essa necessidade, está sendo criado na MIB RAS um grupo de cinco objetos que irão retornar para a estação de gerência as informações referentes à qualidade das chamadas. Esses objetos são: hora, delay, fator R e MOS (explicados mais adiante), número de pacotes perdidos (por perda na rede ou por descarte do buffer de compensação de jitter). As informações referentes aos quatro primeiros objetos já podem ser colhidas e observadas através da ferramenta de medição de qualidade de chamada desenvolvida por [CARVALHO 2004], porém, o objeto que está relacionado a número de pacotes perdidos está sendo adicionado como contribuição ao trabalho da extensão da MIB. A análise de número de pacotes perdidos por perda na rede ou por descarte no buffer de compensação de jitter, facilita o diagnóstico do gerente em relação a problemas de perda, sendo as causas e as possíveis soluções tratadas de modos diferenciados, dependendo do tipo de perda ocorrida. A ferramenta desenvolvida permite controlar a qualidade das chamadas baseadas no Modelo E estendido, revisado em [LUSTOSA 2004]. Este modelo permite que a qualidade subjetiva de uma conversa seja avaliada como ela seria percebida por um usuário, associando cada fator de degradação na qualidade de voz percebida a um valor denominado fator prejuízo. Por sua vez, o fator prejuízo é processado pelo modelo E, que fornece como saída uma avaliação R entre 0 e 100. O valor R pode ser mapeado em um valor MOS (Mean Opinion Score índice de opinião médio). A Tabela 2 apresenta as escalas MOS de avaliação de qualidade da fala, e na Figura 2 apresenta-se o cenário para a geração e coleta de informações de entrada para o Modelo E.

12 42 Rev. Cient. Fac. Lour. Filho - v.4, n.1, 2005 Tabela 2 Escalas de qualidade de fala e de esforço de compreensão. Fonte: [CARVALHO 2004]. Pontuação Qualidade da fala Esforço para compreensão do significado 5 Excelente Relaxamento total completo; nenhum esforço é necessário. 4 Boa Atenção necessária, não é preciso muito esforço. 3 Regular Um certo esforço é necessário. 2 Pobre Muito esforço é necessário. 1 Péssima Ininteligível, apesar de qualquer esforço empregado Gerador de chamadas Localizado na máquina A, este módulo gera artificialmente chamadas de voz para serem avaliadas. O aplicativo OphenH323 Call Generation [Openh323], mais conhecido como CallGenH323, da mesma família do [GnuGk], permite as seguintes funcionalidades: gerar um número configurável de chamadas simultâneas; executar um arquivo de voz previamente gravado; encerrar uma chamada após um tempo pré-estabelecido; aguardar, durante um tempo ajustável, a repetição de uma nova chamada; armazenar um arquivo de trace contendo informações sobre a chamada; selecionar um codec de preferência e configurar o número de quadros por pacote (duração do pacote de voz) Coletor de chamadas Localizado na máquina B, este módulo coleta informações sobre as chamadas recebidas, tais como atraso, perda de pacotes, tipo de codec, entre outras. Esses dados alimentam a entrada do módulo avaliador. Figura 2 - Cenário para a geração e coleta de informações de entrada para o Modelo E. Fonte: [CARVALHO 2004].

13 Rev. Cient. Fac. Lourenço. Filho - v.4, n.1, Avaliador de qualidade Este módulo deve estar localizado na mesma máquina em que a MIB estiver instalada. Seu funcionamento depende dos dados recebidos do módulo coletor, os quais podem ser fornecidos a qualquer máquina na forma de um arquivo de trace. A saída do coletor de tráfego produz um arquivo trace com as informações: Hora Informa o horário de chegada do pacote à máquina B, de acordo com o relógio da mesma Delay Informa o atraso sofrido pelo pacote desde a saída da máquina A até a máquina B, considerando-se o atraso no buffer de compensação de jitter e o atraso de formação e reprodução de pacote Fator R Informa o fator de qualidade R do Modelo E para o período da chamada compreendido entre dois instantes consecutivos. O fator R é descrito em categorias de valores, que podem ser encontrados na Tabela 3. Tabela 3 - Categorias de qualidade de transmissão da fala. Fonte: [CARVALHO 2004]. Fator R MOS Satisfação do usuário 90 R < 100 4,34 4,50 Muito satisfeitos 80 R < 90 4,03 4,34 Satisfeitos 70 R < 80 3,60 4,03 Alguns insatisfeitos 60 R < 70 3,10 3,60 Muitos insatisfeitos 0 R < 60 1,00 3,10 Quase todos insatisfeitos MOS Corresponde à conversão do fator R para a pontuação MOS.

14 44 Rev. Cient. Fac. Lour. Filho - v.4, n.1, Número de pacotes perdidos Informa a quantidade de pacotes que foram perdidos até o momento. Sendo que essa perda será ocasionada por dois motivos distintos. Perda na rede, que pode ocorrer por congestionamentos e descarte de pacotes, e a perda por atraso dos pacotes para chegar ao destino, pois o buffer de compensação de jitter considera perdidos os pacotes que chegam atrasados. 3.3 Arquitetura de gerência O gerenciamento proposto para a rede VoIP no escopo deste artigo é composto por seis entidades funcionais, as quais estão relacionadas entre si através da troca de informações. A estação de gerenciamento é a interface entre o administrador da rede e o sistema de gerenciamento, permitindo que a rede seja monitorada e controlada. O Gerente é responsável por se comunicar com o agente através de mensagens SNMP (Simple Network Management Protocol) [STALLINGS 1999], [MAURO 2001] para obter informações disponíveis na MIB deste agente. O protocolo SNMP utiliza o mecanismo de requisição/resposta (polling), onde através de operações periódicas são recolhidas as informações necessárias à monitoração do agente, ou alteradas as condições de operação desses nós. A Figura 3 ilustra a arquitetura do ambiente de gerência em desenvolvimento. Gerente Agente Extensível Agente Estendido Gatekeeper Ferramenta de Coleta BD Figura 3 Arquitetura do ambiente de gerência O agente é um software executado no dispositivo da rede a ser gerenciado, podendo ser um programa separado ou pode ser incorporado ao sistema operacional. O agente fornece ao gerente as informações de gerenciamento requisitadas por ele. Quando algo de anormal ocorre

15 Rev. Cient. Fac. Lourenço. Filho - v.4, n.1, no lado agente o mesmo poderá notificar o gerente sobre o ocorrido enviando mensagens de trap. Existem basicamente dois tipos de agentes, os agentes extensíveis e os agentes estendidos [MAURO 2001]. Os agentes extensíveis usam o SNMP diretamente e possuem APIs (Application Program Interface) para desenvolvimento de outros agentes, já o agentes estendidos usam o SNMP indiretamente de um agente extensível e interagem com o mesmo através das APIs. O módulo agente extensível realiza a interface entre o gerente e os recursos requisitados. O agente extensível utilizado para arquitetura do gerenciamento VoIP é o NET- SNMP v5.2 [Net-SNMP]. Este agente é compatível com as três versões do SNMP, possuindo diversas ferramentas para geração de traps, acesso e modificação de informações disponíveis em agentes SNMP, além de contar com uma API que pode ser utilizada para o desenvolvimento de subagentes ou módulos a serem incorporados no próprio agente. A escolha do NET-SNMP se dá por ser uma ferramenta gratuita, de código-aberto e por trazer ferramentas como a mib2c, que trata da conversão de ASN.1 para código C, que facilitam na implementação dos objetos das MIBs. O agente estendido é desenvolvido como um subagente e nele são implementados os objetos da MIB H.341 estendida. Uma aplicação sendo executada em paralelo que é chamada pelo agente extensível quando uma estação gerente requisita dados dos objetos implementados neste subagente. Ele acessa o banco de dados gerado pela ferramenta de coleta e envia os dados requisitados para o agente extensível através da API do NET-SNMP. A Base de Dados - BD é composta pelo software [MySQL] que armazena as informações fornecidas pelo módulo coleta e irá encaminhá-las para o módulo MIBs. A ferramenta de coleta de dados, que está sendo desenvolvida para processar e armazenar os dados necessários na base de dados no MySQL, utiliza as saídas do programa de análise de tráfego [Ethereal] e da ferramenta de análise de qualidade de chamadas baseada no Modelo E estendido, descrito na Seção 3.2. Apesar do Ethereal atuar como um sniffer capturando todos os pacotes que passam pelo barramento de forma passiva, com a utilização de filtros é possível selecionar os pacotes referentes à pilha de protocolos H.323 (e.g., H.225, H.245, Q.931, RTP e RTCP) não comprometendo a segurança do ambiente interno.

16 46 Rev. Cient. Fac. Lour. Filho - v.4, n.1, 2005 O gatekeeper utilizado é o pacote GnuGK [GnuGK] na versão 2.0.7, por ser mais estável que as versões mais recentes. O GnuGK é um gatekeeper H.323 baseado na biblioteca OpenH323 [Openh323], que é implementação gratuita e de código-aberto da pilha H.323. Ele oferece suporte à autenticação via banco de dados, H.235 (autenticação RAS), LDAP (Lightweight Directory Access Protocol) e autenticação baseada no mapeamento IP-Usuário, sendo a última utilizada no ambiente em questão. O GnuGK é a fonte das informações dos objetos que estão sendo desenvolvidos, mas como ele não possui suporte à SNMP, faz-se necessário uma ferramenta de coleta para a obtenção dos dados. De acordo com a Recomendação H.323 [ITU-T H.323], um gatekeeper deverá prover os seguintes serviços: tradução de endereço, controle de admissão, controle de banda passante, gerenciamento da zona administrativa, sinalização de controle das chamadas, autorização de chamadas, gerenciamento da banda passante e gerenciamento das chamadas Implementação dos agentes O agente estendido está sendo desenvolvido como um subagente, em linguagem C, que é a linguagem nativa do NET-SNMP e sua API. O subagente funciona como uma aplicação conjunta com o agente extensível. As requisições de informações dos objetos que chegam ao agente extensível são repassadas ao subagente e este envia tais informações de volta ao agente. Toda a comunicação entre agente e subagente ocorre intermediada pelo protocolo AgentX [IETF-RFC 2741]. Este protocolo faz parte da implementação do framework AgentX do NET-SNMP, que foi criado com o intuito de ser o framework padrão para o desenvolvimento de agentes SNMP extensíveis. A estrutura básica do código, criada a partir da definição ASN.1 das MIBs Gatekeeper e Ras, foi gerada através da ferramenta mib2c que é fornecida junto com o pacote NET-SNMP. O acesso à base de dados ocorre através de chamadas à biblioteca de acesso nativa do MySQL, e os dados são processados por estruturas de dados geradas pela mib2c. O agente e o subagente estão na mesma máquina do gatekeeper - GnuGK.

17 Rev. Cient. Fac. Lourenço. Filho - v.4, n.1, Implementação da ferramenta de coleta Este módulo está sendo desenvolvido em PHP. Os dados do analisador de pacotes tethereal, versão modo texto do Ethereal, e da ferramenta de análise de qualidade de chamadas são armazenados em arquivos de texto. Estes arquivos são processados pela ferramenta de coleta de forma a extrair os dados relevantes para as MIBs e suas extensões. Os dados extraídos são armazenados na base de dados MySQL através da interface de comunicação nativa do PHP. Esta ferramenta localiza-se na mesma máquina onde estão os outros elementos do ambiente gerência. O tethereal captura os pacotes do barramento do gatekeeper retornando, através de filtros, somente os pacotes H.225, H.245, Q.931, RTP e RTCP. Os dados coletados pelo tethereal são armazenados no formato PDML (Packet Details Markup Language), um formato de dados baseado em XML para visualização de detalhes dos dados dos pacotes [Ethereal]. Conclusão Este artigo apresentou uma proposta de implementação de um agente extensível NET- SNMP, baseado na MIB ITU-T H.341 RAS e Gatekeeper. Este agente monitora o gatekeeper e as chamadas por ele gerenciadas. Também faz parte deste trabalho a extensão da MIB RAS, através das informações sobre qualidade de chamada, obtidas pela ferramenta de medição de avaliação de qualidade de chamada baseada no Modelo E estendido. A implementação do agente é baseada no modelo de gerência SNMP, o qual contém as entidades: gerente, agentes e objetos gerenciados. Os agentes estão divididos entre agentes extensíveis e agentes estendidos, pois o gatekeeper não possui suporte ao SNMP, e por isso é necessária a inclusão do agente extensível (compatível com SNMP), que faz a interface entre o gerente e o agente estendido (que contêm a base de informação de gerência - MIB). O agente estendido obtém informações através do MySQL. O BD recebe as informações referentes à sinalização H.323 (obtidas através das chamadas gerenciadas pelo GK) coletadas e filtradas pelo Ethereal. Como trabalho futuro pode-se implementar os outros módulos da MIB H.341, permitindo assim um melhor monitoramento e controle das entidades H.323. Outro trabalho interessante

18 48 Rev. Cient. Fac. Lour. Filho - v.4, n.1, 2005 seria aplicar gerenciamento de segurança de controle de acesso às entidades H.323. Também fica como sugestão futura a criação de uma ferramenta de gerência pró-ativa que notificará o gerente da rede sobre algo que esteja comprometendo o bom funcionamento da mesma, pois, em se tratando de voz sobre IP, é muito importante a rede estar sempre disponível. Management of Gatekeeper and calls in a VoIP environment using objects of a ITU-T MIB H.341 extension Abstract: Monitoring the calls controlled by a gatekeeper in a voice over IP (VoIP) environment has great importance to get information about those calls on the network. The obtained information will be valuable to detect any problem that may occur during the call. ITU-T standardized MIB H.341 contains groups of objects that provide management and monitoring of VoIP calls. This article proposes an agent that implements the H.341 MIB (RAS and Gatekeeper) for call management with use of a gatekeeper in a voice over IP environment. Key-words: Voice over IP, Gatekeeper, Agent, MIB, Management. Referências BALBINOT, R. et al. Voz sobre IP - Tecnologia e Tendências, In: Minicurso em 19 a 23 de maio de 2003, In: XXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, Anais da SBRC 03:, Natal - RN, Brasil, 2003, p COMBS, G. Ethereal. Disponível em: Acesso em novembro de CARVALHO, L. S. G. Implementação do Modelo E para Avaliação Objetiva da Qualidade da fala em Redes de Comunicação VoIP Dissertação (Mestrado em Redes de Computadores), Universidade Federal do Amazonas UFAM. COSTA, J. C. P. de A. Implementação e Gerência de uma Arquitetura de Voz sobre IP Dissertação (Mestrado em Redes de Computadores), Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ.

19 Rev. Cient. Fac. Lourenço. Filho - v.4, n.1, DAVID, F. Ferramenta de Monitoração Ativa e Passiva para Avaliação da Qualidade de Redes VoIP Dissertação (Mestrado em Redes de Computadores), Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Gnugk. Disponível em: Acesso em agosto de HERSENT, O.; GUIDE, D.; PIERRE PETIT, J. Telefonia IP Comunicação Multimídia Baseada em Pacotes. Addison-Wesley, ITU-T Rec. H Gateway Control Protocol. Revisada em março ITU-T Rec. H.323. Packet-based multimedia communications systems. Maio ITU-T Rec. H.341. Multimedia management information base. Maio LUSTOSA, L. C. G. et al. Utilização do Modelo E para avaliação da qualidade da fala em sistema de comunicação baseados em voz sobre IP. In: 22º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. Anais da SBRC 04, Gramado - RS, Brasil, MAURO, D. R.; SCHMIDT, K. SNMP Essencial. Campus, MySQL Network. Disponível em: Acesso em setembro de Net-SNMP. Disponível em: Acesso em outubro de Openh323 Project - CallGen323 - H.323 call generator. Disponível em Acesso em setembro de OpenH323 Project. Disponível: Acesso em julho de IETF: RFC SIP: Session Initiation Protocol. Disponível em: Acesso em agosto de IETF: RFC Agent Extensibility (AgentX) Protocol. Disponível: Acesso em novembro de 2004 IETF: RFC RTP: A Transport Protocol for Real-Time Applications. Disponível em: Acesso em novembro de STALLINGS, W. SNMP, SNMPv2, SNMPv3 and RMON1 and 2. Addison-Wesley, Ana Flávia Marinho de Lima 1 Analista de Sistemas pela UNIVERSO Universidade Salgado de Oliveira/RJ, Especialista em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos pelo CEFET/RJ, Mestranda no DETI - Projeto de Voz sobre IP da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP/UFC. Professora do Curso de Ciências da Computação da Faculdade Lourenço Filho -FLF, ministrando as disciplinas: Lógica Matemática, Redes de Comp., Téc. de Programação I e Arq. de Computadores.

20 50 Rev. Cient. Fac. Lour. Filho - v.4, n.1, 2005 Artigos: ICT2005 International Conference Telecommunications, SBRC2005 WGRS Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços, ISCC th IEEE Symposion on Computers and Comm. e LANOMS2005-4th Latin American Network Operations and Management Symposium. anaflavia@deti.ufc.br Francisco Raphael Ribeiro 1 Graduando em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará Bolsista da UFC e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Trabalhos de Iniciação Científica nas áreas de Softwares Educativos, Agentes Móveis, Gerência e Voz sobre IP. É co-autor de 3 artigos aceitos em congressos nacionais e internacionais. francisco.raphael@gmail.com José Neuman de Souza 1,2 Doutor em Informática pela Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie), França, Coordenador Geral de 02 (duas) conferências internacionais IEEE/IFIP realizadas em Fortaleza (ICT'2004 e MMNS'2000). Editor de 03 livros publicados pela Springer Verlag na série Lecture Notes in Computer Science (LNCS). Membro de comitês de programa de várias conferências internacionais e nacionais. Representante brasileiro no IFIP/TC6 (communication systems). Membro permanente dos colegiados dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) PPGETI e MDCC na UFC. Vários trabalhos publicados e 12 dissertações de mestrado orientadas e defendidas com sucesso. 01 tese de doutorado co-orientada e defendida com sucesso. neuman@ufc.br 1 Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) Universidade Federal do Ceará (UFC) Caixa Postal Fortaleza-CE-Brasil. 2 Departamento de Computação (DC) Universidade Federal do Ceará (UFC) Fortaleza-CE-Brasil

O protocolo H.323 UNIP. Renê Furtado Felix. rffelix70@yahoo.com.br

O protocolo H.323 UNIP. Renê Furtado Felix. rffelix70@yahoo.com.br UNIP rffelix70@yahoo.com.br Este protocolo foi projetado com o intuito de servir redes multimídia locais com suporte a voz, vídeo e dados em redes de comutação em pacotes sem garantias de Qualidade de

Leia mais

Protocolos Sinalização

Protocolos Sinalização Tecnologia em Redes de Computadores Fundamentos de VoIP Professor: André Sobral e-mail: alsobral@gmail.com São protocolos utilizados para estabelecer chamadas e conferências através de redes via IP; Os

Leia mais

H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed

H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ H.323: Visual telephone systems and equipment for local area networks which provide a nonguaranteed quality of service Resumo para a disciplina de Processamento Digital de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Princípios de Gerência de Redes Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Maio de 2011 1 / 13 Introdução Foi mostrado que uma rede de computadores consiste

Leia mais

Capítulo 9. Gerenciamento de rede

Capítulo 9. Gerenciamento de rede 1 Capítulo 9 Gerenciamento de rede 2 Redes de computadores I Prof.: Leandro Soares de Sousa E-mail: leandro.uff.puro@gmail.com Site: http://www.ic.uff.br/~lsousa Não deixem a matéria acumular!!! Datas

Leia mais

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP Professor Leonardo Larback Protocolo SMTP O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado no sistema de correio eletrônico da Internet. Utiliza o protocolo TCP na camada

Leia mais

Arquitetura de Monitoração de Chamadas Telefônicas IP

Arquitetura de Monitoração de Chamadas Telefônicas IP Arquitetura de Monitoração de Chamadas Telefônicas IP NCE - UFRJ Leandro C. G. Lustosa Paulo Henrique de A. Rodrigues Fabio David Douglas G. Quinellato Importância de Estatísticas de Qualidade Monitoramento

Leia mais

Transmissão de Voz em Redes de Dados (VoIP)

Transmissão de Voz em Redes de Dados (VoIP) Transmissão de Voz em Redes de Dados (VoIP) Telefonia Tradicional PBX Telefonia Pública PBX Rede telefônica tradicional usa canais TDM (Time Division Multiplexing) para transporte da voz Uma conexão de

Leia mais

O que são DNS, SMTP e SNM

O que são DNS, SMTP e SNM O que são DNS, SMTP e SNM O DNS (Domain Name System) e um esquema de gerenciamento de nomes, hierárquico e distribuído. O DNS define a sintaxe dos nomes usados na Internet, regras para delegação de autoridade

Leia mais

Aplicações Multimídia Distribuídas. Aplicações Multimídia Distribuídas. Introdução. Introdução. Videoconferência. deborams@telecom.uff.br H.

Aplicações Multimídia Distribuídas. Aplicações Multimídia Distribuídas. Introdução. Introdução. Videoconferência. deborams@telecom.uff.br H. Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Aplicações Multimídia Distribuídas Aplicações Multimídia Distribuídas Videoconferência Padrão H.323 - ITU Padrão - IETF Profa. Débora Christina Muchaluat

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Revisão Gerenciar consiste em supervisionar e controlar seu funcionamento para que ele satisfaça aos requisitos tanto dos seus usuários quanto dos

Revisão Gerenciar consiste em supervisionar e controlar seu funcionamento para que ele satisfaça aos requisitos tanto dos seus usuários quanto dos Revisão Gerenciar consiste em supervisionar e controlar seu funcionamento para que ele satisfaça aos requisitos tanto dos seus usuários quanto dos seu proprietários. A sua rede deve está rigorosamente

Leia mais

Pedido de Esclarecimento 01 PE 12/2011

Pedido de Esclarecimento 01 PE 12/2011 Pedido de Esclarecimento 01 PE 12/2011 Questionamento 1 : 20.1.1.2 - Sistema de telefonia IP ITEM 04 - Deve ser capaz de se integrar e gerenciar os gateways para localidade remota tipo 1, 2 e 3 e a central

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET

IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET 1 IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET Daniel da Silva Carla E. de Castro Franco Diogo Florenzano Avelino daniel.silva1@ext.mpsa.com

Leia mais

Rede de Computadores II

Rede de Computadores II Rede de Computadores II Slide 1 SNMPv1 Limitações do SNMPv1 Aspectos que envolvem segurança Ineficiência na recuperação de tabelas Restrito as redes IP Problemas com SMI (Structure Management Information)

Leia mais

Relatorio do trabalho pratico 2

Relatorio do trabalho pratico 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA INE5414 REDES I Aluno: Ramon Dutra Miranda Matricula: 07232120 Relatorio do trabalho pratico 2 O protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol - Protocolo

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUIDOS

SISTEMAS DISTRIBUIDOS 1 2 Caracterização de Sistemas Distribuídos: Os sistemas distribuídos estão em toda parte. A Internet permite que usuários de todo o mundo acessem seus serviços onde quer que possam estar. Cada organização

Leia mais

Guia Técnico Inatel Guia das Cidades Digitais

Guia Técnico Inatel Guia das Cidades Digitais Guia Técnico Inatel Guia das Cidades Digitais Módulo 3: VoIP INATEL Competence Center treinamento@inatel.br Tel: (35) 3471-9330 As telecomunicações vêm passando por uma grande revolução, resultante do

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP

1 INTRODUÇÃO Internet Engineering Task Force (IETF) Mobile IP 1 INTRODUÇÃO Devido ao crescimento da Internet, tanto do ponto de vista do número de usuários como o de serviços oferecidos, e o rápido progresso da tecnologia de comunicação sem fio (wireless), tem se

Leia mais

Contribuição acadêmica

Contribuição acadêmica Contribuição acadêmica Origem deste trabalho em cadeiras do curso de mestrado na COPPE/UFRJ; Continuidade da contribuição acadêmica através do laboratório RAVEL: desenvolvimento de sw para apoio; intercâmbio

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP)

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP) Hardware (Nível 0) Organização O AS/400 isola os usuários das características do hardware através de uma arquitetura de camadas. Vários modelos da família AS/400 de computadores de médio porte estão disponíveis,

Leia mais

Técnicas e ferramentas de ataque. Natiel Cazarotto Chiavegatti

Técnicas e ferramentas de ataque. Natiel Cazarotto Chiavegatti Técnicas e ferramentas de ataque Natiel Cazarotto Chiavegatti Preparação do ambiente Em relação a taques a redes sem fio deve-se ser levado em conta alguns aspectos, sendo que por sua vez devem se analisadas

Leia mais

MSc Eliton Smith elitonsmith@gmail.com. Gerenciamento e Administração de Redes

MSc Eliton Smith elitonsmith@gmail.com. Gerenciamento e Administração de Redes MSc Eliton Smith elitonsmith@gmail.com Gerenciamento e Administração de Redes 2 Gerência de Redes ou Gerenciamento de Redes É o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado numa estrutura de

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO Intranets FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO As intranets são redes internas às organizações que usam as tecnologias utilizadas na rede mundial

Leia mais

Gerência de Redes Padrões de Gerenciamento

Gerência de Redes Padrões de Gerenciamento Gerência de Redes Padrões de Gerenciamento Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Sumário Padronizações Gerência OSI Gerência TCP/IP SNMP MIB-II RMON SNMPv2 11/5/2007 Gerência

Leia mais

Gerência de Redes. Arquitetura de Gerenciamento. filipe.raulino@ifrn.edu.br

Gerência de Redes. Arquitetura de Gerenciamento. filipe.raulino@ifrn.edu.br Gerência de Redes Arquitetura de Gerenciamento filipe.raulino@ifrn.edu.br Sistema de Gerência Conjunto de ferramentas integradas para o monitoramento e controle. Possui uma interface única e que traz informações

Leia mais

Aula 01 Introdução ao Gerenciamento de Redes

Aula 01 Introdução ao Gerenciamento de Redes Aula 01 Introdução ao Gerenciamento de Redes Leonardo Lemes Fagundes leonardo@exatas.unisinos.br São Leopoldo, 15 de outubro de 2004 Roteiro Apresentação da disciplina Objetivos Conteúdo programático Metodologia

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

MIB (Management Information Base) Objetos Gerenciados Um objeto gerenciado é a visão abstrata.

MIB (Management Information Base) Objetos Gerenciados Um objeto gerenciado é a visão abstrata. MIB (Management Information Base) Objetos Gerenciados Um objeto gerenciado é a visão abstrata. A MIB é o conjunto dos objetos gerenciados. Basicamente são definidos três tipos de MIBs: MIB II, MIB experimental

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

F n u d n a d ment n os o Vo V I o P Introdução

F n u d n a d ment n os o Vo V I o P Introdução Tecnologia em Redes de Computadores Fundamentos de VoIP Professor: André Sobral e-mail: alsobral@gmail.com Introdução VoIP (Voice over Internet Protocol) A tecnologia VoIP vem sendo largamente utilizada

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES 09/2013 Cap.3 Protocolo TCP e a Camada de Transporte 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica. Os professores

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

Histórico da Revisão. Versão Descrição Autor. 1.0 Versão Inicial

Histórico da Revisão. Versão Descrição Autor. 1.0 Versão Inicial 1 of 14 27/01/2014 17:33 Sistema de Paginação de Esportes Universitários Documento de Arquitetura de Software Versão 1.0 Histórico da Revisão Data 30 de novembro de 1999 Versão Descrição Autor 1.0 Versão

Leia mais

Objetivo Geral - Apender conceitos, protocolos e técnicas na gerencia de redes

Objetivo Geral - Apender conceitos, protocolos e técnicas na gerencia de redes Aula 5 - Projeto de Lei 2126/11 (Marco Civil da Internet). Gerência de Redes de Computadores Objetivo Geral - Apender conceitos, protocolos e técnicas na gerencia de redes Objetivos Específicos - Entender

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

IFPE. Disciplina: Sistemas Operacionais. Prof. Anderson Luiz Moreira

IFPE. Disciplina: Sistemas Operacionais. Prof. Anderson Luiz Moreira IFPE Disciplina: Sistemas Operacionais Prof. Anderson Luiz Moreira SERVIÇOS OFERECIDOS PELOS SOS 1 Introdução O SO é formado por um conjunto de rotinas (procedimentos) que oferecem serviços aos usuários

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

Redes de Computadores II

Redes de Computadores II Redes de Computadores II Slide 1 Gerenciamento de Redes Gerenciamento de redes inclui o fornecimento, a integração e a coordenação de hardware, software e elementos humanos para monitorar, testar, configurar,

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 5-1. A CAMADA DE TRANSPORTE Parte 1 Responsável pela movimentação de dados, de forma eficiente e confiável, entre processos em execução nos equipamentos conectados a uma rede de computadores, independentemente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTÁTISTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO DE DADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTÁTISTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO DE DADOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTÁTISTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO DE DADOS PROFESSOR: CARLOS BECKER WESTPHALL Terceiro Trabalho

Leia mais

VoIP. Redes de Longa Distância Prof. Walter Cunha

VoIP. Redes de Longa Distância Prof. Walter Cunha Redes de Longa Distância Prof. Walter Cunha As principais tecnologias de Voz sobre Rede de dados: Voz sobre Frame Relay Voz sobre ATM Voz sobre IP VoIP sobre MPLS VoIP consiste no uso das redes de dados

Leia mais

Protocolo de Sinalização SIP

Protocolo de Sinalização SIP Protocolos de Sinalização Protocolos com processamento distribuído e clientes/terminais inteligentes SIP - Session Initiation Protocol, desenvolvido pelo IETF para comunicação multimídia pela Internet

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Turma de Redes AULA 06 www.eduardosilvestri.com.br silvestri@eduardosilvestri.com.br Estrutura do Sistema Operacional Introdução É bastante complexo a estrutura de um sistema operacional,

Leia mais

3 SCS: Sistema de Componentes de Software

3 SCS: Sistema de Componentes de Software 3 SCS: Sistema de Componentes de Software O mecanismo para acompanhamento das chamadas remotas se baseia em informações coletadas durante a execução da aplicação. Para a coleta dessas informações é necessário

Leia mais

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet Versão 1.0 09/10 Xerox 2010 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Direitos reservados de não publicação sob as leis de direitos autorais dos Estados Unidos. O conteúdo desta publicação não pode

Leia mais

Introdução à Computação Móvel IP Móvel. Movimentação de Host. Movimentação de Host. Francisco José da Silva e Silva

Introdução à Computação Móvel IP Móvel. Movimentação de Host. Movimentação de Host. Francisco José da Silva e Silva Introdução à Computação Móvel IP Móvel Francisco José da Silva e Silva Francisco Silva 1 Movimentação de Host Francisco Silva 2 Movimentação de Host Se um host não estiver no enlace identificado por seu

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea OTAR

Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea OTAR Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea OTAR P25 Fase 1 Requisitos Gerais Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação (Criptofonia) OTAR (Over The Air Rekeying), para emprego na

Leia mais

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Introdução O que é Protocolo? - Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem até um destino, através de uma rede, é importante

Leia mais

Gerenciamento da rede ATM. Prof. José Marcos C. Brito

Gerenciamento da rede ATM. Prof. José Marcos C. Brito Gerenciamento da rede ATM Prof. José Marcos C. Brito 1 Princípios Gerais O SNMP (Simple Network Management Protocol) é o protocolo mais utilizado. Se o dispositivo ATM é gerenciado de uma estação de gerenciamento

Leia mais

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS 1 III.2. CABLE MODEMS III.2.1. DEFINIÇÃO Cable modems são dispositivos que permitem o acesso em alta velocidade à Internet, através de um cabo de distribuição de sinais de TV, num sistema de TV a cabo.

Leia mais

Unidade 2.1 Modelos de Referência

Unidade 2.1 Modelos de Referência Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Redes de Computadores Disciplina: Redes de Computadores Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2.1 Modelos de Referência 2 Bibliografia da disciplina

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furb.br Resumo. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um driver NDIS 1 para

Leia mais

ARQUITETURAS DE GERENCIAMENTO. Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC.

ARQUITETURAS DE GERENCIAMENTO. Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC. ARQUITETURAS DE GERENCIAMENTO Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC. Introdução 2 A gerência de redes é decomposta nas tarefas de monitoração e controle das

Leia mais

Instruções de operação

Instruções de operação Antes de usar o serviço, leia atentamente este manual e mantenha-o à mão para consultas futuras. Instruções de operação ATÉ A EXTENSÃO MÁXIMA PERMITIDA PELA LEI APLICÁVEL: O FORNECEDOR NÃO SERÁ RESPONSÁVEL

Leia mais

Unidade 2.1 Modelos de Referência. Bibliografia da disciplina. Modelo OSI. Modelo OSI. Padrões 18/10/2009

Unidade 2.1 Modelos de Referência. Bibliografia da disciplina. Modelo OSI. Modelo OSI. Padrões 18/10/2009 Faculdade INED Unidade 2.1 Modelos de Referência Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Fundamentos de Redes Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 2 Bibliografia da disciplina Bibliografia

Leia mais

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furbbr Resumo. Este artigo apresenta a especificação

Leia mais

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay Márcio Leandro Moraes Rodrigues Frame Relay Introdução O frame relay é uma tecnologia de chaveamento baseada em pacotes que foi desenvolvida visando exclusivamente a velocidade. Embora não confiável, principalmente

Leia mais

Gerencia de Rede (Desempenho) Professor: Guerra (Aloivo B. Guerra Jr.)

Gerencia de Rede (Desempenho) Professor: Guerra (Aloivo B. Guerra Jr.) Gerencia de Rede (Desempenho) Professor: Guerra (Aloivo B. Guerra Jr.) Tópicos Gerencia de Rede Motivação da Gerência Desafios Principais Organismos Padronizadores Modelo Amplamente Adotado As Gerências

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

4. Qual seria o impacto da escolha de uma chave que possua letras repetidas em uma cifra de transposição?

4. Qual seria o impacto da escolha de uma chave que possua letras repetidas em uma cifra de transposição? Prova de 2011-02 1. Descreva duas maneiras de estabelecer uma conexão entre processos na camada de transporte sem o conhecimento da porta (TSAP) ao qual o servidor remoto esteja associado. 2. Estabelecer

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Arquiteturas de Redes

REDES DE COMPUTADORES. Arquiteturas de Redes REDES DE COMPUTADORES Arquiteturas de Redes Agenda Necessidade de Padronização Protocolos e Padrões Órgãos de Padronização Conceitos de Arquitetura em Camadas Arquitetura de Redes OSI TCP/IP Necessidade

Leia mais

Capítulo 8 - Aplicações em Redes

Capítulo 8 - Aplicações em Redes Capítulo 8 - Aplicações em Redes Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática 1 de 31 Roteiro Sistemas Operacionais em Rede Modelo Cliente-Servidor Modelo P2P (Peer-To-Peer) Aplicações e Protocolos

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA RESUMO Ricardo Della Libera Marzochi A introdução ao Service Component Architecture (SCA) diz respeito ao estudo dos principais fundamentos

Leia mais

Rotina de Discovery e Inventário

Rotina de Discovery e Inventário 16/08/2013 Rotina de Discovery e Inventário Fornece orientações necessárias para testar a rotina de Discovery e Inventário. Versão 1.0 01/12/2014 Visão Resumida Data Criação 01/12/2014 Versão Documento

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

:: Telefonia pela Internet

:: Telefonia pela Internet :: Telefonia pela Internet http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php José Mauricio Santos Pinheiro em 13/03/2005 O uso da internet para comunicações de voz vem crescendo

Leia mais

Gerência de Redes. Profa. Márcia Salomão Homci mhomci@hotmail.com

Gerência de Redes. Profa. Márcia Salomão Homci mhomci@hotmail.com Gerência de Redes Profa. Márcia Salomão Homci mhomci@hotmail.com Plano de Aula Histórico Introdução Gerenciamento de Redes: O que é Gerenciamento de Redes? O que deve ser gerenciado Projeto de Gerenciamento

Leia mais

Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta

Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Protocolo O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Máquina: Definem os formatos, a ordem das mensagens enviadas e recebidas pelas entidades de rede e as ações a serem tomadas

Leia mais

Gerenciamento de Redes de Computadores. Resolução de Problemas

Gerenciamento de Redes de Computadores. Resolução de Problemas Resolução de Problemas É preciso que o tempo médio entre as falhas sejam o menor possível. É preciso que o tempo médio de resolução de um problema seja o menor possível Qualquer manutenção na rede tem

Leia mais

Segurança e Escalabilidade em WebLab no Domínio de Redes de Computadores

Segurança e Escalabilidade em WebLab no Domínio de Redes de Computadores Segurança e Escalabilidade em WebLab no Domínio de Redes de Computadores Autor: Daniel Vieira de Souza 1, Orientador: Luís Fernando Faina 1 1 Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation Descrição de Serviços IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation EM ADIÇÃO AOS TERMOS E CONDIÇÕES ESPECIFICADOS ABAIXO, ESSA DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS INCLUI AS IBM MANAGED SECURITY

Leia mais

Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página

Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento IP 1 História e Futuro do TCP/IP O modelo de referência TCP/IP foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD). O DoD exigia

Leia mais

Introdução ao protocolo SIP*

Introdução ao protocolo SIP* Introdução ao protocolo SIP* 1. SIP (Session Initiation Protocol) Pode se dizer que SIP trata se de um protocolo de controle referente à camada de aplicações do Modelo de Referência OSI (Open System Interconnection),

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Sistemas Distribuídos Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Processos- Clientes, Servidores, Migração Capítulo 3 Agenda Clientes Interfaces de usuário em rede Sistema X Window Software do lado cliente para

Leia mais

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE INVENTÁRIO CACIC GOVERNO FEDERAL SOFTWARE PÚBLICO

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE INVENTÁRIO CACIC GOVERNO FEDERAL SOFTWARE PÚBLICO MANUAL DE IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE INVENTÁRIO CACIC Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais GOVERNO FEDERAL SOFTWARE PÚBLICO software livre desenvolvido pela Dataprev Sistema de Administração

Leia mais

Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles:

Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles: Instalação do Netz Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles: Instalação do Java SE 6, que pode ser instalado através da JDK.

Leia mais

www.victorpinheiro.jimdo.com www.victorpinheiro.jimdo.com

www.victorpinheiro.jimdo.com www.victorpinheiro.jimdo.com SERVIÇOS DE REDES DE COMPUTADORES Prof. Victor Guimarães Pinheiro/victor.tecnologo@gmail.com www.victorpinheiro.jimdo.com www.victorpinheiro.jimdo.com Modelo TCP/IP É o protocolo mais usado da atualidade

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br

FACULDADE PITÁGORAS. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE REDES REDES DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Material elaborado com base nas apresentações

Leia mais

Lista 3 Exercícios de Gestão de Redes

Lista 3 Exercícios de Gestão de Redes 1. Quais os fatores que contribuem para o sucesso de uma operação de gerenciamento? O sucesso de uma operação de Gerenciamento depende dos seguintes fatores: O sistema de gerenciamento invocador deve ter

Leia mais

GT-VOIP Relatório I.9: Avaliação do Ambiente Sphericall da Marconi. Setembro de 2002

GT-VOIP Relatório I.9: Avaliação do Ambiente Sphericall da Marconi. Setembro de 2002 GT-VOIP Relatório I.9: Avaliação do Ambiente Sphericall da Marconi Setembro de 2002 Objetivo deste estudo é realizar testes de análise de performance, funcionalidade, confiabilidade e sinalização com o

Leia mais

Conceitos de relação de confiança www.jpinheiro.net jeferson@jpinheiro.net

Conceitos de relação de confiança www.jpinheiro.net jeferson@jpinheiro.net Conceitos de relação de confiança www.jpinheiro.net jeferson@jpinheiro.net Procedimento para criar uma árvore O procedimento usado para criar uma árvore com o Assistente para instalação do Active Directory

Leia mais

Serviço fone@rnp: descrição da arquitetura

Serviço fone@rnp: descrição da arquitetura Serviço fone@rnp: descrição da arquitetura Maio de 2005 Esse documento descreve a arquitetura do serviço fone@rnp. RNP/REF/0343a Versão Final Sumário 1. Arquitetura... 3 1.1. Plano de numeração... 5 1.1.1.

Leia mais

3. Explique o motivo pelo qual os protocolos UDP e TCP acrescentam a informação das portas (TSAP) de origem e de destino em seu cabeçalho.

3. Explique o motivo pelo qual os protocolos UDP e TCP acrescentam a informação das portas (TSAP) de origem e de destino em seu cabeçalho. Entregue três questões de cada prova. Prova de 2011-02 1. Descreva duas maneiras de estabelecer uma conexão entre processos na camada de transporte sem o conhecimento da porta (TSAP) ao qual o servidor

Leia mais

18/05/2014. Problemas atuais com o IPv4

18/05/2014. Problemas atuais com o IPv4 Problemas atuais com o IPv4 Fundamentos de Redes de Computadores Prof. Marcel Santos Silva Falhas de segurança: A maioria dos ataques contra computadores hoje na Internet só é possível devido a falhas

Leia mais