O Saber em Psicanálise

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Saber em Psicanálise"

Transcrição

1 O Saber em Psicanálise Franciny Tenório Cavalcante Maiorano de Lima; Camila de Albuquerque Alves da Silva; Pedro Cerqueira de Almeida; Karla Julliana da Silva Sousa * ;Charles Elias Lang ** Nesse texto trabalharemos o saber em psicanálise partindo de dois caminhos. O primeiro compreende o saber em psicanálise no campo da formação do analista. O segundo, o saber em psicanálise a partir do Discurso Analítico. Para tanto, utilizamos como aporte metodológico a metodologia de leitura próxima, atenta e desconstrutiva. E tomamos como base os textos O Saber do Psicanalista (LACAN, / ), Os discursos na psicanálise (SOUZA, 2008), A estranheza da psicanálise (QUINET, 2009) e Os discursos e a cura (VEGH, 2001). A proposição desses dois campos de discussão surgiu a partir da leitura do Seminário XVII: O avesso da psicanálise (LACAN, /1992) realizada ao longo de um projeto de iniciação científica que ocorreu no período de agosto de 2012 a julho de Tal leitura possibilitou situarmos a noção de Discurso Analítico formalizada por Lacan, e, posteriormente, nos encaminhou para a discussão do saber em psicanálise a partir desses dois caminhos, a formação do analista e o Discurso Analítico. Com a psicanálise, e a descoberta Freudiana do inconsciente, o saber adquire um novo estatuto, o saber inconsciente. Um saber que estaria fora da religião e fora da filosofia. Como afirma Lacan ( , p.17) a novidade é que o que a psicanálise revela é um saber não sabido por si mesmo, um saber que não se sabe. Através das formações do inconsciente chistes, sonhos, atos falhos...- de seus pacientes, Freud inaugura esse novo saber, denominando-o Unbewusste. Lacan, em seu seminário O saber do psicanalista ( ) formula a pergunta Será que há necessidade de demonstrar que há na psicanálise, fundamental e primeiro, o saber? (p.16). Como resposta, ele menciona a primazia desse saber na psicanálise. E completa que esse novo estatuto do saber o saber inconsciente- deve * Graduandos em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas ** Professor Doutor nos cursos de graduação e pós graduação em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas. Psicanalista. Analista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre.

2 acarretar um tipo de discurso totalmente novo, que não é fácil de apreender e até, um certo ponto, ainda nem começou (grifo nosso, p.18), seja ele, o Discurso Analítico. Diante disso, buscamos discutir sobre a prática analítica que possibilidade a construção e o atravessamento desse saber. Optamos por iniciar nossos apontamentos discutindo o saber em psicanálise enquanto formação do analista. Tal escolha, pode-se dizer, justifica-se por considerarmos que o Discurso Analítico não opera por si só, fazse necessário que o analista, a partir do seu saber teórico-clínico, construído ao longo de sua formação, conduza o tratamento e o faça operar. As noções de Discurso Analítico serão trabalhadas posteriormente, para, enfim, voltarmo-nos para a discussão do saber no Discurso Analítico. Falar em formação do analista implica levantarmos questões ao que concerne ensino e transmissão, teoria e clínica. Buscando nortear essas questões, trabalhamos com a ideia da formação do analista segundo o tripé do psicanalista, que é sustentado por: atendimento de pacientes, análise pessoal, supervisão/estudo teórico; e um quarto pilar instaurado por Lacan o convívio com os pares, que consiste em ser reconhecido como analista pela comunidade analítica. Em Sobre o ensino da psicanálise nas Universidades (1919), Freud, se referindo ao estudante de medicina (mas que, aqui, se aplica a todos aqueles que almejam ser psicanalistas), diz que será suficiente que ele aprenda algo sobre psicanálise e que aprenda algo a partir da psicanálise (FREUD, 1919/1996, grifo do autor, p.189). Nesse sentido, podemos depreender que o saber sobre psicanálise está associado ao estudo teórico, atendimentos de pacientes e supervisão; e o saber a partir da psicanálise está associado à análise pessoal. E não pretendemos desarticular um do outro, pois, ambos, são fundamentais e complementares na formação do analista. Não há saber teórico que se sustente sem a prática clínica, e não há prática clínica que se sustente sem saber teórico. E, por sua vez, ambos não se sustentam sem a análise pessoal. Nesse mesmo sentido, Coelho (2006, p.119) aponta que a psicanálise é construída no entrelaçamento entre teoria e clínica, é uma práxis. Se nos debruçarmos sobre a palavra entrelaçamento, que tem origem na física quântica, e que corresponde a um evento em que a conexão entre dois ou mais elementos (ou objetos) se dá de tal forma que o que ocorre em um afeta igualmente o outro, podemos então, nos referindo à psicanálise, afirmar que esse entrelaçamento diz respeito a essa interdependência e

3 diálogo mútuo entre clínica e teoria, remetendo também a algo que não compreende uma segregação. Pensar em formação do analista implica pensarmos também em transmissão. Segundo Quinet (2009, p.53) transmissão da psicanálise é o que dela passa de um sujeito a outro sujeito. A partir dessa afirmação, podemos ter de um lado a transmissão da psicanálise enquanto ensino, pautada por uma discussão e reflexão teórica-clínica. E de outro, a transmissão da psicanálise por meio da própria análise pessoal do analista. Não descartamos a noção, pontuada por Quinet (2009, p.18) de que não há saber prévio em psicanálise, nem no campo teórico-clínico da análise, nem sobre a questão de como se faz um analista. Temos então que o saber em psicanálise é algo a ser produzido, elaborado e construído. Além disso, o autor também discute que não há um saber prévio que pode ser aplicado a todos os casos. É aí que se coloca a questão da singularidade do caso, pautada pela noção de que o trabalho da psicanálise é sem um a um caso a caso-. Contudo, não podemos desconsiderar que há um saber antecedente, fundamental e necessário, que vai ser construído ao longo da formação do analista. O que nas palavras de Quinet (2009, p.56) em resposta à pergunta o que o analista deve saber?, ele traz como uma das respostas possíveis: saber o que fundamenta a experiência analítica. 1 Dai decorre que esse saber vai possibilitar a condução do tratamento, desde o início, a partir das entrevistas preliminares, no estabelecimento do diagnóstico, transferência e na direção do tratamento. Não havendo esse aporte teórico, a ética falha. E é impensável haver clínica onde não há transferência e onde não faz o Discurso Analítico operar. Antes de falar propriamente do discurso que aqui nos interessa, a saber, o Discurso Analítico, faz-se necessário uma breve exposição nos limites que nos sabe de como foi construída essa noção de Discurso formalizada por Jacques Lacan. O Seminário XVII: O avesso da psicanálise proferido por Lacan entre 1969 e 1970 na Faculdade de Direito, marca, de certa forma, uma reformulação ou revolução 1 Nesse momento Quinet cita o texto de Lacan Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola, onde, segundo ele, Lacan enfatiza o saber textual que sustenta a psicanálise em extensão e intensão. Concluindo que é o texto freudiano que fundamenta e que torna consistente a psicanálise em intensão.

4 no campo do ensino e do saber. Contextualizando os fatos, data da mesma época, o movimento de Maio de 68 que ocorreu em toda Europa e particularmente na França e que se constituiu numa luta em defesa dos direitos à subjetividade e que ainda trazia como objetivo propiciar um hedonismo na cultura (SOUZA, 2008, p.91). Após receber uma carta da Escola Normal Superior, informando-o que em decorrência às críticas que o Movimento de Maio havia feito às instituições, sobretudo à instituição universitária, ele não poderia mais continuar ensinando na ENS, Lacan considerou que se a psicanálise não poderia ser enunciada ali como um saber e ensinada como tal, ele não teria o que fazer naquele lugar (SOUZA, 2008, p.90). Essa posição de Lacan expõe ainda mais sua preocupação com o ensino e transmissão da psicanálise, e ao conceito de Escola que é reformulado de forma peculiar e distinta por Lacan. 2 É então, em meio a esse contexto, que o Seminário XVII formaliza sua teoria dos quatro discursos. O discurso, como afirma Lacan ( /1992) é o que faz o laço social. Os discursos surgem como um meio de formalizar o vínculo social entre os sujeitos; os laços sociais possíveis entre o sujeito e o outro. Discurso é aquilo pelo qual, pelo efeito puro e simples da linguagem, se precipita um laço social (LACAN, /2001, p. 96). Dessa forma, a teoria dos discursos compreende quatro formas distintas de se estabelecer laço social, sejam elas o Discurso do Mestre, Discurso Universitário, Discurso Histérico e Discurso Analítico. Para cada discurso há um matema específico. Cada matema dispõe de quatro elementos a, $, S1, S2 distribuídos em quatro lugares (ou quadrantes) diferentes: o lugar do agente, lugar do outro, lugar da verdade, lugar da produção, estabelecendo uma permutação circular, com os termos permanecendo na mesma ordem (LACAN, /1992, p.40). O Discurso Analítico, este que tem o objeto a (a) no lugar de agente, o sujeito dividido ($) no lugar de outro, o saber (S2) no lugar da Verdade, e o significante mestre (S1) no lugar da produção, é o discurso que impulsiona o ato analítico (AMIGO, 2001). 2 A esse respeito ler o texto Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola em : Outros Escritos (LACAN, /2003).

5 Vemos então que a psicanálise passa a estabelecer um novo laço social, peculiar e distinto, entre analista e analisante. a S2 $ S1 No Discurso Analítico, o objeto a ocupa o lugar de agente, aquele que põe em movimento o discurso, ou, nas palavras de Souza (2008, p.148) de onde se inaugura o discurso e ordena as outras relações. Amigo (2001) defende que o a está como objeto esvaziado de substância, que causa um movimento desejante. Esvaziado de substância no sentido de que não é o ser, a pessoa do analista que está em jogo; e causa um movimento desejante na medida em que, como discute Souza (2008, p.148) possibilita ao analisante [$], sob transferência, interrogar seu desejo e fazer cada vez uma outra leitura disso que se realiza em ato, como formação do inconsciente. O analisante, a partir dessa nova leitura que vai fazer dos conteúdos que vão surgindo ao longo da análise, a partir do que ele fala, constrói ou elucida- um saber (que até então era não sabido). A partir daí é que vão ser produzidos novos significantes mestres (S1), correspondendo ao lugar da produção que S1 ocupa no Discurso Analítico. Em torno disso, podemos nos remeter ao que Lacan em seu Seminário 1: Os escritos técnicos de Freud ( /1986, p.317) já enunciava, o analista não tem de guiar o sujeito num Wissen, num saber, mas nas vias de acesso a esse saber. É por meio do Discurso Analítico que serão estabelecidas as vias de acesso a esse saber. Quando o analista convoca o analisante a dizer tudo o que lhe vem à mente, a partir da regra da associação livre regra fundamental da psicanálise-, já se vê presente um dos dispositivos que o analista dispõe para estabelecer as vias de acesso ao saber inconsciente. É na posição de analisante que o sujeito ao interrogar seu desejo vai poder inferir o saber (S2), que não é simplesmente suposto, mas inventado como saber inconsciente e que se encontra no lugar da Verdade (SOUZA, 2008). Propõe-se então que a verdade que sustenta o discurso analítico é o saber inconsciente. O mesmo autor pontua que tudo o que se pode saber numa análise não se escreve no real, mas funciona

6 no registro da verdade (p.150). E funcionando no registro da verdade compreende um semi-dizer, como afirma Lacan ( /1992), um saber não todo, o saber como uma verdade meio-dita através da palavra. Por fim, cabem ainda algumas exposições em torno do que Lacan nos coloca, em O Saber do Psicanalista, seminário realizado na capela do Hospital de Sainte-Anne entre 1971 e que teve como público os psiquiatras residentes desse Hospital-, e que marca o retorno dele a Saint-Anne. No início deste seminário, Lacan postula que a ignorância está ligada ao saber. Para tanto, utiliza-se do que o cardeal Nicolau de Cusa chamava douta ignorância, o saber mais elevado (LACAN, ). Se o analista acredita que sua tarefa é transmitir um saber, está profundamente enganado acerca do que seja a psicanálise, já que esse saber não é o que está em jogo em análise, o saber a respeito do qual aquele que está na posição de analista se coloca numa posição de não-saber, não de ignorância;esse saber é aquilo que o paciente mesmo transmitirá sobre seu próprio inconsciente através da associação livre (RABINOVICH, 2000, p.37). Aproximamos assim, o saber do psicanalista à douta ignorância, articulando também o desejo do psicanalista, considerando assim, este saber como elaborado. Em que o psicanalista reconhece seus limites e sabe que não se trata de transmitir um saber ao analisante, ou de compreendê-lo ou ajudá-lo, mas sim, de estabelecer condições para que o analisante possa falar e elaborar esse saber inconsciente. Em torno da douta ignorância, desse saber mais elevado, elaborado e distinto, podemos associar outro ponto peculiar pelo qual o analista se distingue. Seja ela, a de fazer de uma função que é comum a todos os homens a fala/ a palavra um uso que não está alcance de todo mundo (LACAN, 1953/1998, p.352). Sobre a questão do saber do psicanalista, Lacan ( , p.24) irá dizer ainda que a questão é saber em que lugar é preciso estar para sustentá-lo. Entramos aí na questão da ética em psicanálise, apoiada em tudo o que gira em torno da formação do analista e transmissão da psicanálise. É então, a partir disso, que o analista, assumirá sua posição de analista, e falará a partir desse lugar nas análises que conduzir.

7 Diante desses breves apontamentos, situamos o saber em psicanálise em dois campos: formação do analista e Discurso Analítico. Apresentamos dessa forma, uma possível leitura do que pode ser entendido como saber em psicanálise, não pretendendo colocá-los como divergentes ou dignos de segregação. Mas, situá-los, de certo modo, como articulados, na medida em que a psicanálise só é possível a partir da operação do Discurso Analítico. E esse, por sua vez, só opera a partir da psicanálise enquanto teoria e clínica, por meio da análise conduzida por um analista. A partir dessa leitura passamos o enunciar o saber em psicanálise enquanto formação e discurso. Marcando, dessa forma, a subversão analítica que Lacan e a psicanálise traz para a sociedade. Com a psicanálise, o saber adquire um novo estatuto, o de saber inconsciente. Sendo assim, requer que seja permeado por um novo tipo de discurso, o Discurso Analítico, este que se dá de forma peculiar e distinta, na relação analítica entre analista e analisante. De todo modo, tanto em um campo quanto noutro, o saber em psicanálise tratase sempre de um saber a ser construído, ao longo de um percurso. Seja a partir das relações singulares que são estabelecidas pelo sujeito (enquanto analisante) na sua análise no que diz respeito ao saber inconsciente -; seja a partir das relações singulares que são estabelecidas pelo sujeito, (enquanto analista ou futuro analista), ao longo de sua formação. Esta última não excluindo a primeira. Por fim, temos que o que aqui é enunciado como saber em psicanálise, compreende o saber do sujeito (S2), o saber inconsciente, que ocupa o lugar da Verdade no Discurso Analítico. E o saber do analista que é construído ao longo da sua formação, no entrelaçamento entre teoria e clínica, e é sustentado pelos quatro pilares. REFERÊNCIAS AMIGO, S. Notas sobre o Discurso do Analista. Em: VEGH, I. Os discursos e a cura. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, COELHO, C. Psicanálise e laço social uma leitura do Seminário 17. Revista Mental, vol. IV, n.6. Barbacena, 2006, p

8 FREUD, S. Sobre o ensino da Psicanálise nas Universidades (1919 [1918]). Em: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas: Volume XVII. Rio de Janeiro: Imago, LACAN, J. O Saber do Psicanalista: Seminário Publicação para circulação interna. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife, O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud ( ). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise ( ). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, Variantes do tratamento-padrão. Em: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, QUINET, A. A estranheza da psicanálise: a Escola de Lacan e seus analistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, RABINOVICH, D. A questão do saber do psicanalista: a douta ignorância. Em: O desejo do psicanalista: liberdade e determinação em psicanálise. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, SOUZA, A. Os discursos na Psicanálise. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.

A OPERAÇÃO DO DISCURSO ANALÍTICO

A OPERAÇÃO DO DISCURSO ANALÍTICO A OPERAÇÃO DO DISCURSO ANALÍTICO Este trabalho é um recorte do projeto de iniciação científica (PIBIC) Estruturas Clínicas e Discurso: a neurose, no qual trabalhamos o texto do Seminário XVII: O Avesso

Leia mais

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Cássia Fontes Bahia O termo significante está sendo considerado aqui em relação ao desdobramento que pode tomar em um plano mais simples e primeiro

Leia mais

Número de inscrição dos candidatos requisitantes: ; ; e

Número de inscrição dos candidatos requisitantes: ; ; e Número de inscrição dos candidatos requisitantes: 006.729-6; 006.729-6; 006.729-6 e 015.084-3. Questão 11) O recurso enviado pelo candidato(a) não cabe, visto que em sua própria citação em nenhum momento

Leia mais

O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da. identificação 1

O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da. identificação 1 O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da Arlete Mourão 2 identificação 1 Na formação do analista, o lugar e a função do estudo da psicanálise são conseqüências lógicas da

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas 98 Referências Bibliográficas ALBERTI, S. Esse Sujeito Adolescente. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 1999. APOLINÁRIO, C. Acting out e passagem ao ato: entre o ato e a enunciação. In: Revista Marraio.

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X A PSICANÁLISE NO CONTEXTO DA CLÍNICA-ESCOLA Bruna C. de Oliveira Danziger Rafael dos Reis Biazin O que se configura de forma premente no âmbito das práticas clínicas atuantes nas clínicas-escolas é a impossibilidade

Leia mais

A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA?

A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA? A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA? Maurício Eugênio Maliska Estamos em Paris, novembro de 1968, Lacan está para começar seu décimo sexto seminário. Momento

Leia mais

ANALISTAS E ANALISANDOS PRECISAM SE ACEITAR: REFLEXÕES SOBRE AS ENTREVISTAS PRELIMINARES

ANALISTAS E ANALISANDOS PRECISAM SE ACEITAR: REFLEXÕES SOBRE AS ENTREVISTAS PRELIMINARES ANALISTAS E ANALISANDOS PRECISAM SE ACEITAR: REFLEXÕES SOBRE AS ENTREVISTAS PRELIMINARES 2014 Matheus Henrique de Souza Silva Psicólogo pela Faculdade Pitágoras de Ipatinga-MG. Especializando em Clínica

Leia mais

De Descartes a Lacan: a questão sujeito na psicanálise

De Descartes a Lacan: a questão sujeito na psicanálise De Descartes a Lacan: a questão sujeito na psicanálise Joana Souza Psicanalista. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicanálise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialização

Leia mais

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE Pauleska Asevedo Nobrega Assim como na Psicanálise com adultos, as entrevistas preliminares na psicanálise com crianças, sustentam um tempo

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas BARROS, R. do R. O Sintoma enquanto contemporâneo. In: Latusa, n. 10. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Psicanálise Seção Rio, 2005, p. 17-28. COTTET, S. Estudos clínicos.

Leia mais

Psicanálise: ética, discurso e ensino Psychoanalysis: éthics, discourse and teaching

Psicanálise: ética, discurso e ensino Psychoanalysis: éthics, discourse and teaching 180 issn 0101-4838 Psychoanalysis: éthics, discourse and teaching Rodrigo Afonso Nogueira Santos* RESENHA DE: Castro, J. E.. Curitiba: Appris, 2013. 250 páginas. O livro intitulado se anuncia, desde seu

Leia mais

Fundamentação teórica da Clínica de Psicologia da Unijuí

Fundamentação teórica da Clínica de Psicologia da Unijuí DEBATE Fundamentação teórica da Clínica de Psicologia da Unijuí A Clínica surge do próprio projeto do curso de Psicologia. Este curso tem como base teórica fundamental as teorias psicanalítica e psicológica.

Leia mais

ENTRE PASSOS E IMPASSES: A PESQUISA EM PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE. Este trabalho propõe discutir a especificidade da pesquisa em psicanálise na

ENTRE PASSOS E IMPASSES: A PESQUISA EM PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE. Este trabalho propõe discutir a especificidade da pesquisa em psicanálise na ENTRE PASSOS E IMPASSES: A PESQUISA EM PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE Ingrid de Figueiredo Ventura Roseane Freitas Nicolau Este trabalho propõe discutir a especificidade da pesquisa em psicanálise na universidade.

Leia mais

O QUE SE PEDE NÃO É O QUE SE DESEJA: OS EFEITOS DA ESCUTA DO PSICANALISTA NO HOSPITAL. Aline da Costa Jerônimo i, Roseane Freitas Nicolau ii.

O QUE SE PEDE NÃO É O QUE SE DESEJA: OS EFEITOS DA ESCUTA DO PSICANALISTA NO HOSPITAL. Aline da Costa Jerônimo i, Roseane Freitas Nicolau ii. O QUE SE PEDE NÃO É O QUE SE DESEJA: OS EFEITOS DA ESCUTA DO PSICANALISTA NO HOSPITAL Aline da Costa Jerônimo i, Roseane Freitas Nicolau ii Resumo Este trabalho é parte dos resultados da pesquisa realizada

Leia mais

Entretantos, 2014 LACAN COMENTÁRIO DO TEXTO: A DIREÇÃO DO TRATAMENTO E OS PRINCÍPIOS DO SEU

Entretantos, 2014 LACAN COMENTÁRIO DO TEXTO: A DIREÇÃO DO TRATAMENTO E OS PRINCÍPIOS DO SEU Entretantos, 2014 Grupo: DE LEITURA: CASOS CLÍNICOS DE FREUD ACOMPANHADOS DE COMENTÁRIOS DE LACAN Integrantes: Ana Maria Leal, Célia Cristina Marcos Klouri, Claudia Justi Monti Schonberger, Cristina Petry,

Leia mais

Toxicomanias: contra-senso ao laço social e ao amor?

Toxicomanias: contra-senso ao laço social e ao amor? Toxicomanias: contra-senso ao laço social e ao amor? Rita de Cássia dos Santos Canabarro 1 Eros e Ananke são, segundo Freud (1930/1987), os pais da civilização. De um lado, o amor foi responsável por reunir

Leia mais

O PARADOXO DA TRANSFERÊNCIA: DO CONSULTÓRIO À INSTITUIÇÃO

O PARADOXO DA TRANSFERÊNCIA: DO CONSULTÓRIO À INSTITUIÇÃO O PARADOXO DA TRANSFERÊNCIA: DO CONSULTÓRIO À INSTITUIÇÃO Camila Lage Nuic Psicóloga, aluna da pós-graduação do curso de Saúde Mental e Psicanálise do Centro Universitário Newton Paiva (Brasil) Email:

Leia mais

A resistência como potência

A resistência como potência A resistência como potência Arthur Figer O fenômeno da resistência na teoria e clínica psicanalíticas é marcado por diferentes conceitos e interpretações, muitas vezes ambíguos e contraditórios. Ao mesmo

Leia mais

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 1 Trabalho apresentado no Simpósio de Intersecção Psicanalítica do Brasil. Brasília, 2006. Trabalho Publicado no livro As identificações

Leia mais

EU VIM PORQUE O DOUTOR MANDOU! : A TRANSFERÊNCIA IMPLICADA NO ENCAMINHAMENTO MÉDICO

EU VIM PORQUE O DOUTOR MANDOU! : A TRANSFERÊNCIA IMPLICADA NO ENCAMINHAMENTO MÉDICO EU VIM PORQUE O DOUTOR MANDOU! : A TRANSFERÊNCIA IMPLICADA NO ENCAMINHAMENTO MÉDICO Vanusa Balieiro do Rego Roseane de Freitas Nicolau Articulado a partir de discussões no grupo de pesquisa intitulado

Leia mais

PSICANÁLISE NO HOSPITAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

PSICANÁLISE NO HOSPITAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PSICANÁLISE NO HOSPITAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Yuri Ximenes Ávila Siqueira Telles Este artigo trata de questões concernentes à minha experiência de um ano de estágio no

Leia mais

UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2

UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 O tema da identificação é vasto, complexo e obscuro. Talvez por isso Lacan a ele se refira como a floresta da identificação. Embora

Leia mais

CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS. Curso de Formação em Pasicanálise. Ciclo IV 3ª Noite

CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS. Curso de Formação em Pasicanálise. Ciclo IV 3ª Noite CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Curso de Formação em Pasicanálise Ciclo IV 3ª Noite O atravessamento da Psicanálise em meu cotidiano Nathália Miyuki Yamasaki 2014 Chego para análise e me ponho a

Leia mais

ELEMENTOS PARA INTERROGAR UMA CLÍNICA POSSÍVEL NA UNIVERSIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO TRABALHO DE SUPERVISÃO

ELEMENTOS PARA INTERROGAR UMA CLÍNICA POSSÍVEL NA UNIVERSIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO TRABALHO DE SUPERVISÃO ELEMENTOS PARA INTERROGAR UMA CLÍNICA POSSÍVEL NA UNIVERSIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO TRABALHO DE SUPERVISÃO Vinicius Anciães Darriba Nadja Nara Barbosa Pinheiro A despeito do fato da relação entre

Leia mais

DESEJO DE ANALISTA. Ana Lúcia Bastos Falcão 1. O x da questão

DESEJO DE ANALISTA. Ana Lúcia Bastos Falcão 1. O x da questão DESEJO DE ANALISTA Ana Lúcia Bastos Falcão 1 O x da questão O desejo do analista sempre acompanhado de uma questão é o próprio x da questão. Tratando-se de escolha de profissão, carreira... O importante

Leia mais

5 Referências bibliográficas

5 Referências bibliográficas 82 5 Referências bibliográficas BAKER, L. R. Attitudes in Action. Separata de: LECLERC, A.; QUEIROZ, G.; WRIGLEY, M. B. Proceedings of the Third International Colloquium in Philosophy of Mind. Manuscrito

Leia mais

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1 MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO Sara Guimarães Nunes 1 1. Aluna Especial do Mestrado em Psicologia 2016.1, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tipo de Apresentação: Comunicação

Leia mais

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Sobre o incurável do sinthoma Ângela Batista * "O que não entendi até agora, não entenderei mais. Graciela Brodsky Este trabalho reúne algumas questões discutidas

Leia mais

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado,

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado, O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO Liliana Marlene da Silva Alves Sérgio Scotti O ato psicanalítico é fonte de interrogação e instrumento de autorização para todo aquele que se propõe seguir uma prática

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG Disciplina: Conceitos Fundamentais A 1º sem. 2018 Ementa: O curso tem como principal objetivo o estudo de conceitos

Leia mais

OS QUATRO DISCURSOS DE LACAN E O DISCURSO DA CIÊNCIA: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS

OS QUATRO DISCURSOS DE LACAN E O DISCURSO DA CIÊNCIA: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS OS QUATRO DISCURSOS DE LACAN E O DISCURSO DA CIÊNCIA: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS Henrique Riedel Nunes Miguel Fernandes Vieira Filho Daniel Franco Abordaremos aqui algumas das diversas relações entre

Leia mais

Componente Curricular: Psicoterapia I Psicanálise Professor(a): Dalmir Lopes Período: 8º TURNO: Noturno Ano:

Componente Curricular: Psicoterapia I Psicanálise Professor(a): Dalmir Lopes Período: 8º TURNO: Noturno Ano: CRÉDITOS Componente Curricular: Psicoterapia I Psicanálise Professor(a): Dalmir Lopes Período: 8º TURNO: Noturno Ano: 2015.2 TOTAL DE AULAS(h/a) CARGA HORÁRIA ATIVIDADES EM ESPAÇOS DIVERSIFICADOS CARGA

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABREU, T. Perversão generalizada. In: Agente: Revista digital de psicanálise da EBP-Bahia, n. 03. Salvador: EBP-Bahia, 2007. Disponível em: .

Leia mais

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 APRESENTAÇÃO O Corpo de Formação em Psicanálise do Instituto da Psicanálise Lacaniana- IPLA trabalhará neste ano de 2009 a atualidade clínica dos quatro conceitos fundamentais

Leia mais

Psicanálise e Saúde Mental

Psicanálise e Saúde Mental Psicanálise e Saúde Mental Pós-graduação Lato Sensu em Psicanálise e Saúde Mental Coordenação: Drª Aparecida Rosângela Silveira Duração: 15 meses Titulação: Especialista em Psicanálise e Saúde Mental Modalidade:

Leia mais

O CARTEL FAZ ESCOLA. Em 2004, no final de seu texto denominado Por uma Escola do Cartel (in Em

O CARTEL FAZ ESCOLA. Em 2004, no final de seu texto denominado Por uma Escola do Cartel (in Em O CARTEL FAZ ESCOLA Em 2004, no final de seu texto denominado Por uma Escola do Cartel (in Em torno do Cartel, org. por Barbara Guatimosin), Rithé Cevasco coloca a seguinte questão: saberemos fazer uso

Leia mais

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA?

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Anais do V Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Amanda Andrade Lima Mestrado/UFF Orientadora:

Leia mais

Psicanálise e Ciência: um sujeito, dois discursos

Psicanálise e Ciência: um sujeito, dois discursos Psicanálise e Ciência: um sujeito, dois discursos Hilana Erlich* A proposta desse trabalho é investigar a relação entre psicanálise e ciência a partir da noção de sujeito. De acordo com Lacan, o surgimento

Leia mais

ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO. Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa

ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO. Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa ALIENAÇÃO E SEPARAÇÃO Mical Marcelino Margarete Pauletto Renata Costa Objetivo Investigar a Alienação e Separação, conceitos fundamentais para entender: CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SUBJETIVIDADE EIXOS DE ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1

Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1 Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1 Maria Isabel Fernandez Este título extraí do seminário...ou pior, livro 19, de Jacques Lacan, especificamente do capítulo III, intitulado

Leia mais

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2 CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST Fernanda Correa 2 1 Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia 2 Aluna do Curso de Graduação

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas BARTHES, R. (1980) A Câmera Clara. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1984. BARROS, R. R. (2004 a) O medo, o seu tempo e a sua política. In: A política do medo e o dizer

Leia mais

A TRANSMISSÃO NA ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE MOVIMENTO FREUDIANO (EBPMF): OS EFEITOS DA PSICANÁLISE EM EXTENSÃO NA PRÁTICA E NA CULTURA

A TRANSMISSÃO NA ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE MOVIMENTO FREUDIANO (EBPMF): OS EFEITOS DA PSICANÁLISE EM EXTENSÃO NA PRÁTICA E NA CULTURA A TRANSMISSÃO NA ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE MOVIMENTO FREUDIANO (EBPMF): OS EFEITOS DA PSICANÁLISE EM EXTENSÃO NA PRÁTICA E NA CULTURA ISIDORO EDUARDO AMERICANO DO BRASIL Supondo que a Psiquiatria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2019 3º semestre 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Teorias Psicanalíticas 1000134

Leia mais

QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1

QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1 QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1 Na descoberta do inconsciente Freud apontou que a transferência é um fenômeno espontâneo que adquire status de conceito na psicanálise. Ela é

Leia mais

PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL

PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL Trabalho apresentado na Letra-Associação de Psicanálise em outubro de 2009. Considerando a grande quantidade de impasses relativos à relação entre a psicanálise e a saúde mental,

Leia mais

DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo

DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo DISCUTIDO PELA ESCOLA FREUDIANA DA ARGENTINA NOEMI SIROTA O trabalho permite

Leia mais

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO AOS ADOLESCENTES DO NECASA. NEIVA, Helio H. Q. 1 ; ALMEIDA, Marcela T. F.; DANTAS, Camila R. L.; BRAZ, Lana M. S.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO AOS ADOLESCENTES DO NECASA. NEIVA, Helio H. Q. 1 ; ALMEIDA, Marcela T. F.; DANTAS, Camila R. L.; BRAZ, Lana M. S. ATENDIMENTO PSICOLÓGICO AOS ADOLESCENTES DO NECASA NEIVA, Helio H. Q. 1 ; ALMEIDA, Marcela T. F.; DANTAS, Camila R. L.; BRAZ, Lana M. S., 2 Palavras-chave: Atendimento psicológico Adolescentes - NECASA

Leia mais

A POSIÇÃO DO TERAPEUTA NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1. Tassia Theves 2.

A POSIÇÃO DO TERAPEUTA NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1. Tassia Theves 2. A POSIÇÃO DO TERAPEUTA NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1 Tassia Theves 2. 1 Artigo realizado no curso de psicologia da Unijuí 2 Acadêmica de psicologia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande

Leia mais

SAUSSURE NO DIVÃ: AS RELAÇÕES ENTRE A LINGUÍSTICA E A PSICANÁLISE DE LACAN

SAUSSURE NO DIVÃ: AS RELAÇÕES ENTRE A LINGUÍSTICA E A PSICANÁLISE DE LACAN SAUSSURE NO DIVÃ: AS RELAÇÕES ENTRE A LINGUÍSTICA E A PSICANÁLISE DE LACAN Robert Rizzo Miranda da Silva (UENF) robert.hnc@hotmail.com RESUMO Propõe-se através da exposição de conceitos linguísticos apropriados

Leia mais

O INTERMINÁVEL DAQUILO QUE TERMINA

O INTERMINÁVEL DAQUILO QUE TERMINA O INTERMINÁVEL DAQUILO QUE TERMINA Por Arlete Mourão Simpósio de Olinda (agosto de 2005) Existem dois tipos de análises termináveis: aquelas cuja saída se dá pela père-version e aquelas cuja saída se dá

Leia mais

Eveline Mourão de Araújo 1 Roseane Freitas Nicolau 2

Eveline Mourão de Araújo 1 Roseane Freitas Nicolau 2 III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental Mesa -redonda: Psicanálise e Universidade: O poder dos discursos Título do trabalho: O

Leia mais

A psicanálise posta à prova na instituição pública de saúde mental: clínica e política

A psicanálise posta à prova na instituição pública de saúde mental: clínica e política A psicanálise posta à prova na instituição pública de saúde mental: clínica e política Fátima Oliveira Doris Rinaldi Manoel Ferreira (Delegados de Intersecção Psicanalítica do Brasil) "Governar, educar

Leia mais

Histeria sem ao-menos-um

Histeria sem ao-menos-um Opção Lacaniana online nova série Ano 6 Número 17 julho 2015 ISSN 2177-2673 1 Angelina Harari Abordar o tema da histeria a partir da doutrina do UM tem como antecedente o meu passe, muito embora não se

Leia mais

Escritores Criativos E Devaneio (1908), vol. IX. Fantasias Histéricas E Sua Relação Com A Bissexualidade (1908), vol. IX. Moral Sexual Civilizada E

Escritores Criativos E Devaneio (1908), vol. IX. Fantasias Histéricas E Sua Relação Com A Bissexualidade (1908), vol. IX. Moral Sexual Civilizada E 6 Bibliografia ANDRÉ, S., A Impostura Perversa, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1995. BROUSSE, M. H., A Fórmula do Fantasma? $ a, in Lacan, organizado por: Gérard Miller, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed.,

Leia mais

SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA

SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA Apresentação da psicoterapia e do(s) modelo(s) teórico(s) subjacente(s) A Associação

Leia mais

As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo. Sandra Freiberger

As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo. Sandra Freiberger As Implicações do Co Leito entre Pais e Filhos para a Resolução do Complexo de Édipo Sandra Freiberger Porto Alegre, 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO: INTERVENÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Jornalismo Disciplina: Psicologia Professor(es): Nora Rosa Rabinovich Carga horária: 25,5h Ementa: (x) Teórica ( ) Prática Núcleo Temático:

Leia mais

Curso de Extensão: LEITURAS DIRIGIDAS DA OBRA DE JACQUES LACAN/2014

Curso de Extensão: LEITURAS DIRIGIDAS DA OBRA DE JACQUES LACAN/2014 Curso de Extensão: LEITURAS DIRIGIDAS DA OBRA DE JACQUES LACAN/2014 Prof. Dr. Mario Eduardo Costa Pereira PROGRAMA - Io. SEMESTRE Março/2014 14/03/2014 CONFERÊNCIA INAUGURAL : Contextualização do seminário

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Jornalismo Disciplina: Psicologia Professora: Nora Rosa Rabinovich Carga horária: 25,5h Ementa: (x) Teórica ( ) Prática Núcleo

Leia mais

Dois cubos e um analista: figuras do objeto segundo Tania Rivera ou a questão do sujeito na arte contemporânea. Cláudio Oliveira

Dois cubos e um analista: figuras do objeto segundo Tania Rivera ou a questão do sujeito na arte contemporânea. Cláudio Oliveira Viso Cadernos de estética aplicada Revista eletrônica de estética ISSN 1981-4062 Nº 15, 2014 http://www.revistaviso.com.br/ Dois cubos e um analista: figuras do objeto segundo Tania Rivera ou a questão

Leia mais

PsicoDom, v.1, n.1, dez

PsicoDom, v.1, n.1, dez PsicoDom, v.1, n.1, dez. 2007 13 Resenha do livro Categorias Conceituais da Subjetividade Jorge Sesarino 1 Fabio Thá, conhecido nome da psicanálise em Curitiba, foi um dos pioneiros no estudo da obra de

Leia mais

Entrevista com Taciana Mafra Revista Antígona, Na sua opinião, como se dá a formação de um psicanalista?

Entrevista com Taciana Mafra Revista Antígona, Na sua opinião, como se dá a formação de um psicanalista? Entrevista com Taciana Mafra Taciana de Melo Mafra - Psicanalista, membro fundadora do Toro de Psicanálise em Maceió, editora da Revista Antígona, autora dos livros Um Percurso em Psicanálise com Lacan,

Leia mais

Transferência e desejo do analista

Transferência e desejo do analista Transferência e desejo do analista Doris Rinald 1 i Originalmente a transferência é descoberta por Freud como um fenômeno espontâneo que, ao ser vinculado ao desenvolvimento da experiência psicanalítica,

Leia mais

7 Referências Bibliográficas

7 Referências Bibliográficas 81 7 Referências Bibliográficas ARRIVÉ, M. Linguagem e psicanálise: lingüística e inconsciente. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1999. BAUMAN, Z. Vida líquida. (2009). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

Leia mais

Sofrimento e dor no autismo: quem sente?

Sofrimento e dor no autismo: quem sente? Sofrimento e dor no autismo: quem sente? BORGES, Bianca Stoppa Universidade Veiga de Almeida-RJ biasborges@globo.com Resumo Este trabalho pretende discutir a relação do autista com seu corpo, frente à

Leia mais

A estranheza da psicanálise

A estranheza da psicanálise Antonio Quinet A estranheza da psicanálise A Escola de Lacan e seus analistas Rio de Janeiro Prefácio: Ex-tranha Não ficaria surpreso, diz Freud, em ouvir que a psicanálise, que se preocupa em revelar

Leia mais

Imaginário, Simbólico e Real. Débora Trevizo Dolores Braga Ercilene Vita Janaína Oliveira Sulemi Fabiano

Imaginário, Simbólico e Real. Débora Trevizo Dolores Braga Ercilene Vita Janaína Oliveira Sulemi Fabiano Imaginário, Simbólico e Real Débora Trevizo Dolores Braga Ercilene Vita Janaína Oliveira Sulemi Fabiano Roteiro: 1) Breve relato sobre a primeira concepção de inconsciente em Freud - o corte epistemológico.

Leia mais

Tornar-se analista: o produto de uma análise e seus impasses

Tornar-se analista: o produto de uma análise e seus impasses Bruno dos Santos Oliveira Tornar-se analista: o produto de uma análise e seus impasses Becoming an analyst: the outcome of an analysis and it s impasses Bruno dos Santos Oliveira Resumo O presente trabalho

Leia mais

Revista da ATO escola de psicanálise Belo Horizonte Topologia e desejo do analista Ano 3, n.3 p ISSN:

Revista da ATO escola de psicanálise Belo Horizonte Topologia e desejo do analista Ano 3, n.3 p ISSN: Revista da ATO escola de psicanálise Belo Horizonte Topologia e desejo do analista Ano 3, n.3 p. 1-148 2017 ISSN: 23594063 Copyrigtht 2017 by ATO - escola de psicanálise Comissão da Revista Viviane Gambogi

Leia mais

À Comissão Científica do XIV Encontro Nacional da EPFCL- Brasil PROPOSTAS DE TRABALHO PARA O ESPAÇO ESCOLA/JORNADA DE CARTÉIS

À Comissão Científica do XIV Encontro Nacional da EPFCL- Brasil PROPOSTAS DE TRABALHO PARA O ESPAÇO ESCOLA/JORNADA DE CARTÉIS À Comissão Científica do XIV Encontro Nacional da EPFCL- Brasil PROPOSTAS DE TRABALHO PARA O ESPAÇO ESCOLA/JORNADA DE CARTÉIS Os impasses na construção e no funcionamento de uma instituição psicanalítica

Leia mais

Amor e precipitação: um retorno à história de Sidonie C., a paciente homossexual de Freud

Amor e precipitação: um retorno à história de Sidonie C., a paciente homossexual de Freud Amor e precipitação: um retorno à história de Sidonie C., a paciente homossexual de Freud Alexandre Rambo de Moura Nosso trabalho se desdobra das questões que emergem a partir do livro Desejos Secretos,

Leia mais

O lugar da terapêutica na psicanálise: Freud e Lacan *

O lugar da terapêutica na psicanálise: Freud e Lacan * O lugar da terapêutica na psicanálise: Freud e Lacan * The place of therapeutical in psychoanalysis: Freud and Lacan El lugar del terapéutico en psicoanálisis: Freud y Lacan Ednei Soares ** A psicanálise

Leia mais

Quando o inominável se manifesta no corpo: a psicossomática psicanalítica no contexto das relações objetais

Quando o inominável se manifesta no corpo: a psicossomática psicanalítica no contexto das relações objetais Apresentação em pôster Quando o inominável se manifesta no corpo: a psicossomática psicanalítica no contexto das relações objetais Bruno Quintino de Oliveira¹; Issa Damous²; 1.Discente-pesquisador do Deptº

Leia mais

A SUPERVISÃO NA CLÍNICA-ESCOLA: VIA DE FORMAÇÃO E PESQUISA CLÍNICA. Acompanho desde 1986 as atividades da Clínica de Atendimento Psicológico do

A SUPERVISÃO NA CLÍNICA-ESCOLA: VIA DE FORMAÇÃO E PESQUISA CLÍNICA. Acompanho desde 1986 as atividades da Clínica de Atendimento Psicológico do A SUPERVISÃO NA CLÍNICA-ESCOLA: VIA DE FORMAÇÃO E PESQUISA CLÍNICA Carlos Henrique Kessler Acompanho desde 1986 as atividades da Clínica de Atendimento Psicológico do Instituto de Psicologia-UFRGS. Desde

Leia mais

CLÍNICA E UNIVERSIDADE. clínica em uma clínica-escola de atendimento psicológico inserida em uma

CLÍNICA E UNIVERSIDADE. clínica em uma clínica-escola de atendimento psicológico inserida em uma CLÍNICA E UNIVERSIDADE Etiene Silveira Ortmann Carlos Henrique Kessler Este trabalho foi pensado a partir de interrogações que surgiram da prática clínica em uma clínica-escola de atendimento psicológico

Leia mais

Mental ISSN: Universidade Presidente Antônio Carlos Brasil

Mental ISSN: Universidade Presidente Antônio Carlos Brasil Mental ISSN: 1679-4427 mentalpsicologia@unipac.br Universidade Presidente Antônio Carlos Brasil Coelho, Carolina Marra S. Psicanálise e laço social - uma leitura do Seminário 17 Mental, vol. IV, núm. 6,

Leia mais

EXPRESSÃO E CRIAÇÃO NA CLÍNICA DA TOXICOMANIA

EXPRESSÃO E CRIAÇÃO NA CLÍNICA DA TOXICOMANIA EXPRESSÃO E CRIAÇÃO NA CLÍNICA DA TOXICOMANIA Luiz Alberto Tavares CETAD/UFBA Em nossa prática clinica percebemos que existem manifestações que não se apresentam como um sintoma, no sentido clássico do

Leia mais

I n s t i t u t o T r i a n o n d e P s i c a n á l i s e CLaP Centro Lacaniano de Psicanálise e Pesquisa SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE

I n s t i t u t o T r i a n o n d e P s i c a n á l i s e CLaP Centro Lacaniano de Psicanálise e Pesquisa SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE T I P I n s t i t u t o T r i a n o n d e P s i c a n á l i s e CLaP Centro Lacaniano de Psicanálise e Pesquisa SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE Antonia Claudete A. L. Prado Fevereiro de 2009 Construção

Leia mais

CALENDÁRIO PARA Psicanálise: A cura pela palavra (sexta) Freud e o início do Tratamento: contrato e as

CALENDÁRIO PARA Psicanálise: A cura pela palavra (sexta) Freud e o início do Tratamento: contrato e as Cronograma do Curso de Especialização em Psicanálise Clínica - ANO 2018 19h00 às 22h30 aos sábados (manhã e tarde) das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00) (aulas às sextas feiras das CALENDÁRIO PARA 2018

Leia mais

PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA: UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR

PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA: UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA: UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR Trabalho de curso 2013 Maria Luiza da Cruz Cortizo Thayane Silva Aguiar Henrique Graduandas do Curso de Psicologia na União de Ensino Superior de Viçosa

Leia mais

Cartel: um in-cômodo: uma experiência.. O título deste trabalho surgiu num dos encontros do cartel sobre o

Cartel: um in-cômodo: uma experiência.. O título deste trabalho surgiu num dos encontros do cartel sobre o Cartel: um in-cômodo: uma experiência Tereza Oliveira 1. O título deste trabalho surgiu num dos encontros do cartel sobre o Seminário da Identificação, livro 9 que foi provocado por um dos cartelizantes

Leia mais

DO MAIS AINDA DA ESCRITA 1

DO MAIS AINDA DA ESCRITA 1 DO MAIS AINDA DA ESCRITA 1 Jacques Laberge 2 Mais ainda (Encore), de 1972-73, deve sua importância à contribuição decisiva de Lacan à sexualidade feminina, tema que ocupa a segunda metade deste Seminário

Leia mais

Latusa digital ano 0 N 3 outubro de 2003

Latusa digital ano 0 N 3 outubro de 2003 Latusa digital ano 0 N 3 outubro de 2003 Perguntas e respostas Sara Perola Fux * Sabemos que toda pergunta já contém em si mesma a resposta. Então, se deduz que a resposta antecede à pergunta é esta a

Leia mais

FORMULAÇÕES FREUDIANAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO INCONSCIENTE PARA O PSICANALISTA EM FORMAÇÃO

FORMULAÇÕES FREUDIANAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO INCONSCIENTE PARA O PSICANALISTA EM FORMAÇÃO FORMULAÇÕES FREUDIANAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO INCONSCIENTE PARA O PSICANALISTA EM FORMAÇÃO Marcus Kleredis Monteiro Vieira O presente trabalho resulta da pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Psicologia

Leia mais

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Profa. Ms. Joanna Heim PSICOLOGIA Contribuições Histórica Filosóficas Fisiológicas FILOSÓFICA(psyché = alma e logos=razão)

Leia mais

PSICANÁLISE E INSTITUIÇÃO: ALGUMAS QUESTÕES

PSICANÁLISE E INSTITUIÇÃO: ALGUMAS QUESTÕES PSICANÁLISE E INSTITUIÇÃO: ALGUMAS QUESTÕES (2006) Virgínia Ferreira Universidade Católica de Petróplois UCP (Brasil) Contactos: virginia-ferreira@uol.com.br RESUMO O presente artigo trata de questões

Leia mais

O saber construído em análise e a invenção Autor: Mônica Assunção Costa Lima Professora da Puc-Minas Doutora em Teoria Psicanalítica pela

O saber construído em análise e a invenção Autor: Mônica Assunção Costa Lima Professora da Puc-Minas Doutora em Teoria Psicanalítica pela O saber construído em análise e a invenção Autor: Mônica Assunção Costa Lima Professora da Puc-Minas Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro 1 Resumo: O trabalho examina

Leia mais

PETRI, R. Psicanálise e educação no tratamento da psicose infantil: quatro experiências institucionais. São Paulo, SP: Annablume, 2003

PETRI, R. Psicanálise e educação no tratamento da psicose infantil: quatro experiências institucionais. São Paulo, SP: Annablume, 2003 PETRI, R. Psicanálise e educação no tratamento da psicose infantil: quatro experiências institucionais São Paulo, SP: Annablume, 2003 Marise Bartolozzi B astos Eis um trabalho que traz uma importante contribuição

Leia mais

DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1. Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3.

DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1. Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3. DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1 Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3. 1 Ensaio teórico embasado numa pesquisa empírica segundo atendimentos realizados na Clínica de Psicologia

Leia mais

O gozo, o sentido e o signo de amor

O gozo, o sentido e o signo de amor O gozo, o sentido e o signo de amor Palavras-chave: signo, significante, sentido, gozo Simone Oliveira Souto O blá-blá-blá Na análise, não se faz mais do que falar. O analisante fala e, embora o que ele

Leia mais

Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005

Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005 Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005 Sinthoma e identificação Lenita Bentes Ondina Machado * Abordaremos alguns aspectos do tema de nossa oficina, que dá título ao texto, através de dois pequenos escritos.

Leia mais

Incurável. Celso Rennó Lima

Incurável. Celso Rennó Lima 1 Incurável Celso Rennó Lima Em seu primeiro encontro com o Outro, consequência da incidência de um significante, o sujeito tem de lidar com um incurável, que não se subjetiva, que não permite que desejo

Leia mais

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais: Almanaque On-line, n 21

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais: Almanaque On-line, n 21 A CURA PELO AMOR OU O AMOR PELA CURA Resumo: O texto visa trabalhar a questão do amor na experiência analítica, a saber, suas incidências clínicas na transferência. O aspecto libidinal envolvido na escolha

Leia mais

PROJETO AIMEE: A CLÍNICA DA PSICOSE E SEU EFEITO NO SOCIAL

PROJETO AIMEE: A CLÍNICA DA PSICOSE E SEU EFEITO NO SOCIAL PROJETO AIMEE: A CLÍNICA DA PSICOSE E SEU EFEITO NO SOCIAL Autoras: 1 BARRETO, Ellen Kelly Marinho; 2 FERNANDES, Regileide de Lucena; 3 LAVIERI, Maria Beatriz Ferreira; 4 MIGUEL, Isabelle Maria Duarte

Leia mais

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Política do medo versus política lacaniana Mirta Zbrun* Há três sentidos possíveis para entender a política lacaniana 1. Em primeiro lugar, o sentido da política

Leia mais

O DESEJO NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1

O DESEJO NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1 O DESEJO NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1 Mônica Palacio de Barros Correia 2 Começo esse trabalho com a máxima de La Rochefoucauld acerca das coisas para as quais não podemos olhar fixamente: como o sol e a

Leia mais

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa

Carga horária total: 04 Prática: 04 Teórico Prática: Semestre Letivo 1º/2012 Ementa Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicopatologia Psicodinâmica Professor(es) e DRTs Fernando Genaro Junior 114071-3 Sandra Fernandes de Amorim

Leia mais

A Prática Da Escola PSICANÁLISE. Escola Ensino Transmissão 2016 CLÍNICA DE PSICANÁLISE IMPRESSO

A Prática Da Escola PSICANÁLISE. Escola Ensino Transmissão 2016 CLÍNICA DE PSICANÁLISE IMPRESSO CLÍNICA DE PSICANÁLISE A clínica está aberta a cada um que tenha demanda de tratar-se psicanaliticamente. Informações entre 13h e 21h - (21) 2704-8448 / 2710-3522 Consultórios em Niterói e no Rio de Janeiro

Leia mais