AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840)"

Transcrição

1 AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público 4 Acessibilidade (concursos Públicos) 5 - Provimentos

2 1 Conceitos Iniciais Agentes Públicos expressão da vontade estatal Conceito dado pela Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92): Art. 2º Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior

3 1 Conceitos Iniciais 2 CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS Políticos HELY LOPES MEIRELLES Administrativos Honoríficos Delegatários Credenciados CELSO ANTÔNIO B. DE MELLO Políticos Administrativos Particulares em colaboração

4 1 Conceitos Iniciais 2 CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS Agentes políticos Além de detentores de mandato eletivo e auxiliares diretos do chefe do executivo (ministros e secretários), inclui Magistrados, membros do MP, de TCs. Competências hauridas (obtidas), na sua maior parte, da própria Constituição. Não se submetem às regras comuns aplicáveis aos servidores públicos em geral.

5 DIVERGÊNCIA! O STF já decidiu (isoladamente) que os membros dos TC são agentes ADMINISTRATIVOS (não políticos)!

6 1 Conceitos Iniciais 2 CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS Agentes administrativos(servidores em sentido amplo) : servidores públicos ocupantes de cargos efetivos, temporários (ver art. 37, inc. IX, CF), ocupantes de empregos públicos (celetistas), e os que exercem, exclusivamente, cargos em comissão (37, V, CF).

7 ATENÇÃO! Temporários não são servidores, apesar de responderem como funcionários públicos.

8 1 Conceitos Iniciais 2 CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS Agentes honoríficos: não tem vínculo com caráter de definitividade junto ao Estado. Contudo, são considerados funcionários públicos para fins penais. *** Honoríficos não são remunerados, em regra. Ex. mesários de eleições e jurados.

9 1 Conceitos Iniciais 2 CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS Agentes Delegados (delegatários): particulares que tem sob sua incumbência a execução de certas atividades, obras ou serviços públicos, por sua conta e risco, e em seu nome próprio. CONCESSIONÁRIOS; PERMISSIONÁRIOS; AUTORIZATÁRIOS; DONOS DE CARTÓRIOS.

10 1 Conceitos Iniciais 2 CLASSIFICAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS Agentes credenciados: incumbidos de praticar ato ou atividade, em nome da Administração, mediante remuneração. PERITO CREDENCIADO OBS: Agentes de fato: não constante da classificação de HLM. Pessoas investidas de forma irregular para o exercício de função pública. Atos devem ser convalidados (teoria da aparência). Não se confundem com usurpadores de função (criminosos!)

11 FIXAÇÃO 1 - CESPE - AA (PRF)/2012 Integram a categoria dos agentes administrativos aqueles que são contratados temporariamente para atender a uma necessidade temporária de excepcional interesse público.

12 FIXAÇÃO 2 - CESPE - Tec APU (TC-DF)/2014 No que se refere aos agentes públicos e aos dispositivos da Lei Complementar n.º 840/2011, julgue o seguinte item. Empresário convocado pela justiça eleitoral para ser mesário durante as eleições será considerado agente público, mesmo que em caráter transitório, enquanto exercer a função a ele designada pelo Estado.

13 FIXAÇÃO 3 - CESPE - AnaTA MDIC/ Com relação aos agentes públicos e aos poderes da administração pública, julgue o item subsecutivo. Os particulares, ao colaborarem com o poder público, ainda que em caráter episódico, como os jurados do tribunal do júri e os mesários durante as eleições, são considerados agentes públicos.

14 3 Organização do Serviço Público 3.1 CARGOS, EMPREGOS E FUNÇÕES PÚBLICOS Cargos: Materialmente: é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional e cometidas a um servidor público. - Formalmente:

15 3 Organização do Serviço Público 3.1 CARGOS, EMPREGOS E FUNÇÕES PÚBLICOS Empregos: Funções:

16 3 Organização do Serviço Público CLASSE, CARREIRA, CARGO ISOLADO E QUADRO

17 3 Organização do Serviço Público CLASSE, CARREIRA, CARGO ISOLADO E QUADRO A carreira deve ser criada por LEI, a qual determinará: I a denominação, o quantitativo e as atribuições dos cargos; II os requisitos para investidura no cargo e desenvolvimento na carreira; III a estrutura da carreira com a fixação dos vencimentos ou do subsídio; IV os critérios de capacitação; V o regime e a jornada de trabalho.

18 3 Organização do Serviço Público CARGOS VITALÍCIOS, EFETIVOS E EM COMISSÃO Vitalícios: Efetivos: Em Comissão:

19 3 Organização do Serviço Público CRIAÇÃO DOS CARGOS PÚBLICOS Lei OBS: a extinção de cargos públicos VAGOS pode ser feita por DECRETO (art. 84, VI, CF)

20 Regra Básica inc. II do art. 37da CF: a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas OU de provas E títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração

21 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO Condição necessária para o acesso a cargos e empregos públicos - Prazo de duração: * OBS STF: (AI AgR, Nelson Jobim, julgamento em , DJ de ) Impossibilidade de prorrogar a validade do concurso quando já expirado o seu prazo inicial.

22 ATENÇÃO! No DF, há lei própria para tratar do concurso público (Lei 4949/2012).

23 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO Limitações ao acesso POSSÍVEIS, desde que: - Estabelecidas em lei; - Justificáveis em razão/atrib. * "O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido." (SÚM STF)

24 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO AG. REG. NO RE N : CONCURSO PÚBLICO ALTURA MÍNIMA INEXISTÊNCIA DE LEI. Longe fica de vulnerar a Constituição Federal pronunciamento no sentido da inexigibilidade de altura mínima para habilitação em concurso público quando esta for prevista estritamente no edital, e não em lei em sentido formal e material.

25 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO RE /AL: É constitucional a regra denominada cláusula de barreira, inserida em edital de concurso público, que limita o número de candidatos participantes de cada fase da disputa, com o intuito de selecionar apenas os concorrentes mais bem classificados para prosseguir no certame.

26 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO Contratação temporária: admissível, nos termos do inc. IX, art. 37, CF ADI N ES I A contratação temporária de servidores sem concurso público é exceção, e não regra na Administração Pública, e há de ser regulamentada por lei do ente federativo que assim disponha. II Para que se efetue a contratação temporária, é necessário que não apenas seja estipulado o prazo de contratação em lei, mas, principalmente, que o serviço a ser prestado revista-se do caráter da temporariedade.

27 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO ADI N ES III O serviço público de saúde é essencial, jamais pode-se caracterizar como temporário, razão pela qual não assiste razão à Administração estadual capixaba ao contratar temporariamente servidores para exercer tais funções. IV Prazo de contratação prorrogado por nova lei complementar: inconstitucionalidade. V É pacífica a jurisprudência desta Corte no sentido de não permitir contratação temporária de servidores para a execução de serviços meramente burocráticos. Ausência de relevância e interesse social nesses casos.

28 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO ADI N MA A Corte concluiu que a natureza da atividade pública a ser exercida, se eventual ou permanente, não seria o elemento preponderante para legitimar a forma excepcional de contratação de servidor. Afirmou que seria determinante para a aferição da constitucionalidade de lei, a transitoriedade da necessidade de contratação e a excepcionalidade do interesse público a justificála. Aludiu que seria possível haver situações em que o interesse fosse excepcional no sentido de fugir ao ordinário, hipóteses nas quais se teria condição social a demandar uma prestação excepcional, inédita, normalmente imprevista

29 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO - Testes psicotécnicos: admissíveis, desde que previstos em Lei e que admitam reexame em caráter científico. AG. REG. NO RE N DF 1. É pacífica a jurisprudência do Tribunal no sentido de ser possível a exigência de teste psicotécnico como condição de ingresso no serviço público, desde que i) haja previsão no edital regulamentador do certame e em lei; ii) que referido exame seja realizado mediante critérios objetivos e iii) que se confira a publicidade aos resultados da avaliação, a fim de viabilizar sua eventual impugnação. 2. Agravo regimental não provido.

30 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO O Poder Judiciário é incompetente para, substituindo-se à banca examinadora de concurso público, reexaminar o conteúdo das questões formuladas e os critérios de correção das provas, consoante pacificado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, ressalvadas as hipóteses em que restar configurado, tal como in casu, o erro grosseiro no gabarito apresentado, porquanto caracterizada a ilegalidade do ato praticado pela Administração Pública. (MS STF)

31 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO Aprovação direito à nomeação, CASO APROVADO NAS VAGAS PREVISTAS NO EDITAL Servidor público - Concurso - Aprovação de candidato dentro do número de vagas previstas em edital - Direito líquido e certo à nomeação e à posse no cargo. Recurso em Mandado de Segurança n AL 241/STJ

32 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO RE /MS 1. A aprovação do candidato no limite do número de vagas definido no Edital do concurso gera em seu favor o direito subjetivo à nomeação para o cargo. 2. As disposições contidas no Edital vinculam as atividades da Administração, que está obrigada a prover os cargos com os candidatos aprovados no limite das vagas previstas. A discricionariedade na nomeação de candidatos só incide em relação aos classificados nas vagas remanescentes.

33 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO RE /MS 3. Não é lícito à Administração, no prazo de validade do concurso público, simplesmente omitir-se na prática dos atos de nomeação dos aprovados no limite das vagas ofertadas, em respeito aos investimentos realizados pelos concursantes, em termos financeiros, de tempo e emocionais, vem com às suas legítimas expectativas quanto à assunção do cargo

34 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO RE /MS CUIDADO No voto, abre-se a possibilidade de a Administração não nomear os aprovados, desde que o faça JUSTIFICADAMENTE. Para isso, o fato deve ser IMPREVISTO, SUPERVENIENTE e NECESSÁRIO!

35 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO Preterição na ordem de classificação: gera ao preterido direito subjetivo de ser nomeado. Dentro do prazo de validade do concurso, o candidato aprovado tem direito à nomeação, quando o cargo for preenchido sem observância da classificação." (SÚM STF)

36 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO AG. REG. NO RE N MA (SÚM STF): A contratação precária para o exercício de atribuições de cargo efetivo durante o prazo de validade do concurso público respectivo traduz preterição dos candidatos aprovados e confere a esses últimos direito subjetivo à nomeação.

37 4.1 - A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO Reserva de vagas para deficientes: 20% (não é ATÉ... ). o STF considerou legítimo o edital de concurso para o preenchimento de duas vagas que não reservou nenhuma para deficientes. Entendeu a Corte Suprema que reservar uma vaga, ou seja, cinqüenta por cento das vagas existentes, implicaria majoração indevida dos percentuais legalmente estabelecidos (MS STF)

38 STJ 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS * MS : a surdez unilateral não se enquadra nas situações descritas no artigo 4º do Decreto 3.298/99, que apenas indica como deficiente auditiva a pessoa com perda bilateral igual ou superior a 41 decibéis.

39 LC 840 (art.12): - A deficiência e a compatibilidade para as atribuições do cargo são verificadas antes da posse, garantido recurso em caso de decisão denegatória, com suspensão da contagem do prazo para a posse. -Vagas não preenchidas por deficientes são revertidas para as vagas abertas. - É possível pedido de fim de fila (O candidato aprovado, no prazo de cinco dias contados da publicação do ato de nomeação, pode solicitar seu reposicionamento para o final da lista de classificação).

40 FIXAÇÃO LC 840 (art.12): - A deficiência e a compatibilidade para as atribuições do cargo são verificadas antes da posse, garantido recurso em caso de decisão denegatória, com suspensão da contagem do prazo para a posse. -Vagas não preenchidas por deficientes são revertidas para as vagas abertas. - É possível pedido de fim de fila (O candidato aprovado, no prazo de cinco dias contados da publicação do ato de nomeação, pode solicitar seu reposicionamento para o final da lista de classificação).

41 FIXAÇÃO 4 - CESPE - AL (CAM DEP)/Arquiteto/2012 (e mais 6 concursos) No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de agentes públicos, do processo administrativo e do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, seguida de uma assertiva a ser julgada. Laura foi contratada pelo poder público federal, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, sem ter sido submetida a prévio concurso público. Nessa situação, a contratação é válida, já que o concurso público não é indispensável para a investidura e para o exercício da função pública.

42 FIXAÇÃO 5 - CESPE - Ana Info (TCE-RO)/2013 (e mais 1 concurso) Julgue o item, a respeito dos atos e agentes administrativos e dos poderes da administração. Segundo entendimento do STF, será constitucional lei estadual que permita o recrutamento de agentes administrativos, também denominados de servidores públicos, pelo regime especial temporário, não sendo necessária motivação quanto à real necessidade temporária das funções a serem exercidas.

43 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO Conceito de Provimento: ato administrativo mediante o qual pessoa passa a ocupar cargo público. Pode ser EFETIVO ou COMISSIONADO. - Para os cargos EM COMISSÃO só ocorre provimento por NOMEAÇÃO. Para os efetivos, são 4 formas de provimento: 3 RE - NA.

44 ATENÇÃO! - No DF, readaptação e promoção NÃO SÃO PROVIMENTOS! - O nomeado para cargo comissionado pode exercer, interinamente, outro cargo em comissão. - A vedação ao nepotismo alcança até o 3º grau (consaguíneo ou afinidade) das mais altas autoridades distritais (art. 16), abrangendo relações homoafetivas.

45 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO I)Nomeação: PROVIMENTO ORIGINÁRIO! -- Obs: só há posse com a partir da nomeação. II) Aproveitamento: em regra, é o retorno do servidor público que se encontrava em disponibilidade remunerada.

46 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO Obs.: i) disponibilidade: estar sem trabalhar, colocado à disposição ii) a disponibilidade pode ocorrer em razão da extinção do cargo ou da declaração de sua desnecessidade, DESDE QUE HAJA AUTORIZAÇÃO LEGAL.

47 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO Obs: iii) cálculo da remuneração durante o período de disponibilidade: proporcional ao TEMPO DE SERVIÇO e não pode ser inferior a 1/3 da remuneração ativa. iv) o aproveitamento é direito de servidor v) o aproveitamento é ato VINCULADO. VI) É de trinta dias o prazo para o servidor retornar ao exercício, contados da data em que tomou ciência do

48 6 - CESPE - AJ CNJ/Administrativa/"Sem Especialidade"/2013 Com relação a agentes públicos, atos administrativos e atos de improbidade administrativa, julgue o item subsequente. Suponha que um empregado público de uma empresa pública federal seja nomeado, após aprovação em concurso, para o cargo de analista do CNJ. Nessa situação hipotética, o provimento no novo cargo será derivado, devido ao vínculo anterior que o empregado mantinha com a

49 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO IV) REINTEGRAÇÃO (CHAVE: ) - decorre do desfazimento, ADMINISTRATIVO OU JUDICIAL de demissão injusta de servidor ESTÁVEL - o eventual ocupante da vaga, SE ESTÁVEL, poderá ser: i) ii) iii)

50 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO OBS 2 o reintegrado tem direito a todas as vantagens/direitos a que faria jus durante o período em que se encontrava demitido

51 IMPORTANTE OBS 3 É de cinco dias úteis o prazo para o servidor retornar ao exercício do cargo, contados da data em que tomou ciência do ato de reintegração.

52 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO V) RECONDUÇÃO (CHAVE: ) - é o retorno ao cargo anteriormente ocupado e ocorre em razão de i) ii) iii)

53 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO -OBS: encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor reconduzido SERÁ aproveitado em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado -- OBS 2: é possível recondução a pedido -- OBS 3: recondução entre esferas federativas distintas: POSSÍVEL, na visão do STJ.

54 OBS STF- O DIREITO À RECONDUÇÃO SÓ SE MANTÉM ENQUANTO NÃO TRANSPOSTO O NOVO ESTÁGIO PROBATÓRIO: (MS ) O direito de o servidor, aprovado em concurso público, estável, que presta novo concurso e, aprovado, é nomeado para cargo outro, retornar ao cargo anterior ocorre enquanto estiver sendo submetido ao estágio probatório no novo cargo: Lei 8.112/90, art. 20, 2º. É que, enquanto não confirmado no estágio do novo cargo, não estará extinta a situação anterior..

55 FIXAÇÃO 7 - CESPE - Insp PC CE/2012 No que se refere a agentes públicos, julgue o item seguinte. O servidor público estável de autarquia federal que, mediante aprovação em novo concurso público, ocupe cargo em órgão do Poder Judiciário poderá optar, durante o estágio probatório no novo cargo, pelo retorno ao cargo anteriormente ocupado.

56 FIXAÇÃO 8 - CESPE - AIE (MPOG)/Área I/2012 (e mais 6 concursos) Considere que um servidor público estável ocupante do cargo de técnico de determinado ministério seja aprovado em concurso público para o cargo de analista desse mesmo ministério. Considere, ainda, que esse servidor seja reprovado no estágio probatório relativo a esse novo cargo. Nessa situação hipotética, o servidor deverá ser reintegrado no cargo por ele ocupado anteriormente.

57 FIXAÇÃO 9 - CESPE - AL (CAM DEP)/Arquiteto/2012 (e mais 5 concursos) Adaptada. Com base na LC-DF 840/2011, julgue o item abaixo. Se determinado servidor público estável for demitido e, posteriormente, obtiver decisão judicial favorável a seu retorno ao cargo, estará configurada hipótese de readaptação, por meio da qual o servidor será novamente investido no cargo por ele anteriormente ocupado.

58 FIXAÇÃO 10 - CESPE - AJ TRE MS/Judiciária/2013 (e mais 1 concurso) Assinale a opção correta quanto ao provimento de cargos públicos. a) Entre as formas de provimento de cargo público, inclui-se a ascensão que ocorre quando o servidor muda de classe ou categoria, dentro da mesma carreira, em razão de merecimento ou antiguidade. b) O servidor nomeado para cargo efetivo terá o prazo de trinta dias para entrar em exercício.

59 FIXAÇÃO c) De acordo com a jurisprudência majoritária, a aprovação em concurso público, dentro do número de vagas oferecidas pelo edital, gera direito subjetivo à nomeação. d) A promoção não é considerada forma de provimento de cargo público, visto que, nesse caso, o servidor já foi investido no cargo por meio da nomeação. e) A reintegração é forma de provimento originário de cargo público.

60 V) REVERSÃO (CHAVE: ) - é o retorno à atividade do servidor que fora aposentado. Pode ocorrer em duas hipóteses: i)quando constatada, administrativa ou judicialmente, a insubsistência dos fundamentos de concessão da aposentadoria. Nesse caso, se não existir cargo vago, o revertido fica na condição de excedente até a ocorrência de vaga (É ATO VINCULADO)

61 ii) insubsistência de motivo de invalidez (de ofício): quando junta médica declarar insubsistentes os motivos da invalidez. Nesse caso, se não existir cargo vago, o revertido fica na condição de excedente até a ocorrência de vaga (É ATO VINCULADO)

62 iii) no interesse da administração (a pedido), desde que: a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação; b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria; c) haja cargo vago.

63 OBS: a reversão é feita no mesmo cargo ou no resultante de sua transformação. OBS 2: não pode reverter o servidor que tiver completado 70 anos. OBS 3: o servidor revertido receberá, no lugar dos proventos de aposentadoria, a remuneração correspondente ao cargo ativo.

64 IMPORTANTE! PROMOÇÃO: é o movimento de crescimento no âmbito de uma mesma carreira, com adição de vencimentos e de responsabilidades. Significa passar do último padrão de uma classe inferior p o 1º padrão da classe logo seguinte.

65 IMPORTANTE VI) READAPTAÇÃO (CHAVE: ) - o servidor que tenha sofrido limitação em sua capacidade laboral DEVERÁ ser readaptado em cargo compatível com a nova situação funcional. Caso não seja possível a readaptação, o servidor deverá ser aposentado por invalidez.

66 IMPORTANTE VI) READAPTAÇÃO OBS: i) O servidor readaptado não sofre prejuízo em sua remuneração ou subsídio.

67 OBS FINAL: remoção (do servidor) e redistribuição (do cargo) não são formas de provimento, mas sim de REMANEJAMENTO de cargos (art. 41/43, Lei 8.112/90). Remoção o sindicato tem de ser ouvido em todas as etapas do concurso de remoção.

68 11 - CESPE - Proc (MPTC-DF)/2013 Acerca do direito administrativo, julgue o item a seguir. A promoção constitui investidura derivada, enquanto a nomeação traduz investidura originária do servidor público.

69 12 - Defensor DF/Cespe No que se refere aos agentes públicos, julgue os itens subsequentes. Recondução é a forma de provimento de cargo público em que um servidor público estável retorna ao cargo anteriormente ocupado, por reprovação em estágio probatório, desistência de estágio probatório ou por reintegração do anterior ocupante do cargo, de acordo com a Lei Complementar Distrital n.º 840/2011.

70 13 - CESPE - TJ TRE MS/Administrativa/Contabilidade/2013 (e mais 2 concursos) - Ao funcionário público federal estável aprovado em novo concurso público, para outro órgão, mas não habilitado no estágio probatório desse novo cargo aplicase, para que retorne ao cargo por ele anteriormente ocupado, o instituto da a) recondução. b) readaptação.

71 c) reversão. d) reintegração. e) redistribuição.

72 14 - CESPE - TJ STF/Administrativa/"Sem Especialidade"/2013 A respeito do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, julgue o item que se segue. Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, deverá ele ser reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se for estável, deverá ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

73 4.3 POSSE E EXERCÍCIO (art. 17 a 21) Posse: Exercício: Obs: i) É possível posse por procuração específica. ii) prazos e efeitos jurídicos:

74 4.3 POSSE E EXERCÍCIO (art. 17 a 21) Prorrogam a posse: I licença médica ou odontológica; II licença-maternidade; III licença-paternidade; IV licença para o serviço militar.

75 FIXAÇÃO 15 - CESPE - Tec MPU/Apoio Técnico e Administrativo/Administração/2013- Em relação ao regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue o item subsequente. A posse do servidor público nomeado, que pode ocorrer mediante procuração específica, deve acontecer no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento, sendo, ainda, conferidos ao servidor mais trinta dias para entrar em exercício no cargo.

76 FIXAÇÃO 16 - CESPE - Tec (BACEN)/Área 1 - Suporte Técnico- Administrativo/2013 (e mais 1 concurso) - Julgue o seguinte item, acerca do servidor público. Se uma pessoa que foi nomeada para determinado cargo tomar posse desse cargo, mas não entrar em exercício dentro do prazo legal, ela deverá ser exonerada de ofício.

77 ATENÇÃO! O prazo para entrar em exercício, no DF, é de 5 DIAS ÚTEIS, contados da posse.

78 4.4 ACUMULAÇAO DE CARGOS Regra Geral: * Hipóteses de acúmulo de cargos constitucionalmente admitidas, DESDE QUE HAJA COMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS: a) b) c)

79 ATENÇÃO! A LC define o que se deve entender por natureza técnica (art. 46): Presume-se como cargo de natureza técnica ou científica, para os fins do inciso II, qualquer cargo público para o qual se exija educação superior ou educação profissional, ministrada na forma e nas condições previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

80 4.4 ACUMULAÇAO DE CARGOS --- OBS 1: A proibição de acumular estende-se a empregos e funções públicos e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

81 4.4 ACUMULAÇAO DE CARGOS --- OBS 2: Acúmulo de cargos/empregos por aposentados: valem as regras aplicáveis para os ativos, admitindo-se, contudo, o acúmulo por parte do inativo dos proventos de aposentadoria + remuneração de cargo em comissão, ou proventos de aposentadoria + subsídio de cargo eletivo.

82 17 - CESPE - Admin (SUFRAMA)/2014 (e mais 14 concursos) Com base nas disposições da Lei n /1990, julgue o item a seguir. Considerando que o trabalho seja fundamental para a dignidade da pessoa humana, é correto afirmar que a acumulação de cargos públicos é regra na legislação brasileira, devendo-se observar apenas a compatibilidade de horários.

83 18 - CESPE - TJ TRT10/Administrativa/2013 (e mais 2 concursos) Adaptada Com base na LC- DF 840/2011, julgue o item seguinte. A acumulação lícita de cargos públicos por parte do servidor é condicionada à demonstração de compatibilidade de horário

84 19 - CESPE - TJ TRE RJ/Apoio Especializado/Operação de Computador/ Com base nas disposições legais acerca do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, julgue o item a seguir. Servidor público inativo pode ser investido em novo cargo público, acumulando o provento da aposentadoria com o vencimento do novo cargo, em qualquer situação.

85 20 - CESPE - PRF/2013 No que concerne ao regime jurídico do servidor público federal, julgue o próximo item. O servidor público federal investido em mandato eletivo municipal somente será afastado do cargo se não houver compatibilidade de horário, sendo-lhe facultado, em caso de afastamento, optar pela sua remuneração.

86 5 ESTAB. X EST. PROBAT. Natureza Requisitos para aquisição/avaliaç ão, cfe. O caso: ESTABILIDADE - nomeação p/ cargo efetivo - aprovação em estágio probatório -3 anos de efetivo exercício - avaliação especial para fins de estabilidade (4 meses antes do fim do período) ESTÁGIO PROBATÓRIO - nomeação para cargo efetivo - de avaliação: RAPPID (art. 28). Notas de 0 a cumprimento de período de 3 anos (com contínuas avaliações) - homologação do estágio 4 meses antes de findo.

87 OBSERVAÇÕES: 5 ESTAB. X EST. PROBAT. 1 Não pode desistir do estágio o servidor que responde a processo disciplinar; 2 Não pode tirar licença sem vencimentos/licençaprêmio o servidor em licença sem vencimentos (exceção afastamento p/ serviço militar ou mandato eletivo); 3 Contra a reprovação no estágio cabe pedido de reconsideração ou recurso.

88 5 ESTAB. X EST. PROBAT. OBS. STF: (AI AgR,) não se aplica a empregado de sociedade de economia mista, regido pela CLT, o disposto no art. 41 da Constituição Federal, o qual somente disciplina a estabilidade dos servidores públicos civis. (...) a pretendida estabilidade não encontra respaldo na legislação pertinente, em face do art. 173, 1º, da Constituição, que estabelece que os empregados de sociedade de economia mista estão sujeitos ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas."

89 5 ESTAB. X EST. PROBAT. OBS: HÁ HIPÓTESE DE ESTABILIDADE EXCEPCIONAL (ADI 100, A exigência de concurso público para a investidura em cargo garante o respeito a vários princípios constitucionais de direito administrativo, entre eles, o da impessoalidade e o da isonomia. O constituinte, todavia, inseriu no art. 19 do ADCT norma transitória criando uma estabilidade excepcional para servidores não concursados da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que, quando da promulgação da Carta Federal, contassem com, no mínimo, cinco anos ininterruptos de serviço público.

90 5 ESTAB. X EST. PROBAT. OBS: HÁ HIPÓTESE DE ESTABILIDADE EXCEPCIONAL A jurisprudência desta Corte tem considerado inconstitucionais normas estaduais que ampliam a exceção à regra da exigência de concurso para o ingresso no serviço público já estabelecida no ADCT Federal.

91 FIXAÇÃO 21 - CESPE - AnaTA (CADE)/2014 Julgue o próximo item, com base na legislação da administração pública. O servidor público poderá adquirir estabilidade mesmo antes de concluir o estágio probatório.

AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público

AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público 4 Acessibilidade (concursos Públicos) 5 - Provimentos 1 Conceitos Iniciais Agentes

Leia mais

Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com

Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com Agentes públicos do regime constitucional ao legal Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com AGENTES PÚBLICOS Roteiro (Parte 1) 1 Introdução - conceito 2 Classificação

Leia mais

Preparatório para Concursos Públicos de Alto Nível e Pós-Graduação PROFESSOR SANDRO BERNARDES CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Preparatório para Concursos Públicos de Alto Nível e Pós-Graduação PROFESSOR SANDRO BERNARDES CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO www.igepp.com.br Preparatório para Concursos Públicos de Alto Nível e Pós-Graduação PROFESSOR SANDRO BERNARDES CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Concurso Público Provimentos Posse X exercício

Leia mais

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies)

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) 1 ESTATUTO OBS I = segundo o STF não há direito adquirido

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS. - Agentes Públicos expressão da vontade estatal. Visão gráfica:

AGENTES PÚBLICOS. - Agentes Públicos expressão da vontade estatal. Visão gráfica: AGENTES PÚBLICOS Roteiro (Parte 1 aulas 1 e 2) 1 Introdução - conceito 2 Classificação dos agentes públicos 3 Organização do serviço público 4 Acessibilidade aos cargos públicos 5 Estabilidade X Estágio

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Provimento e Vacância (art. 1º. ao 39) Direitos e Vantagens (art. 40 ao 115)

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Administrativo Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Revisão aula anterior Organização Administrativa brasileira Administração indireta Terceiro

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS Lei 8.429/92, Art. 2 - Reputa-se agente público, para os efeitos desta Lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação,

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI REGIME JURIDICO ÚNICO LEI 8.112/90 2016 4 ABRANGÊNCIA Disciplina sobre o regime estatutário dos servidores civis (efetivo ou em comissão) da União, Autarquias Federais

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação Noções de organização

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello NOMEAÇÃO 30 dias 15 dias 3 anos - RAPID Concurso Nomeação Posse Exercício Estágio Probatório

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello @tatianamarcello www.tatianamarcello.com.br Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Agentes Públicos Disposições Constitucionais RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele 1 Conceito Todos aqueles que exercem função pública, ainda que em caráter temporário ou sem remuneração. 2 Espécies de agente

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Edital Regime Jurídico dos Agentes Públicos 1. Normas Constitucionais Pertinentes aos Servidores Públicos. 2. Direitos,

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Regime Jurídico Único: Lei 8.112/1990 e alterações, direitos

Leia mais

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Lei 8112/90 Sinopse 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Da União Das Autarquias, mesmo as de recurso especial Das Fundações Públicas Federais Servidor é a pessoa legalmente

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO

PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO Art. 5º - São requisitos básicos para investidura em cargo público: I - a nacionalidade brasileira; II - o gozo dos direitos políticos; III - a quitação com as obrigações militares

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Públicos Agentes Políticos Agentes Administrativos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello AGENTES PÚBLICOS Prof.ª Tatiana Marcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Agente Público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração,

Leia mais

Núcleo de Estudos Alessandro Ferraz Av. São Luís, 86-2º andar República - São Paulo - SP São Paulo - SP - Tel ou

Núcleo de Estudos Alessandro Ferraz Av. São Luís, 86-2º andar República - São Paulo - SP São Paulo - SP - Tel ou ERRATA TRE/MG RETIFICAÇÃO Em relação às Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais, os artigos que não constavam na apostila gratuita foram adicionados à mesma, contemplando, assim, todo o conteúdo

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRT-SC Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Administrativos Servidores Públicos Empregados

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 A Lei nº 8.112/1990 é chamada de Estatuto do Servidor Público Federal e

Leia mais

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS Súmula Vinculante 4 SALVO NOS CASOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO, O SALÁRIO MÍNIMO NÃO PODE SER USADO COMO INDEXADOR DE BASE DE CÁLCULO DE VANTAGEM DE SERVIDOR PÚBLICO OU DE EMPREGADO,

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Direito Administrativo - Tatiana Marcello - 10 aulas -

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS Atualizado até 13/10/2015 AGENTES PÚBLICOS CONCEITO O primeiro ponto a ser discutido quando se trata do pessoal da Administração Pública é a terminologia adotada.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital ESCRIVÃO INVESTIGADOR Constituição Federal: artigos 37, 39, 41 Dos princípios da Administração

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 46/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 46/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 46/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRT-CE Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Administrativos Servidores Públicos Empregados

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello @tatianamarcello Conteúdo Direito Administrativo - Tatiana Marcelo Administração pública. Características. Modos de Atuação. Personalidade

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS. Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público 4 Acessibilidade (concursos Públicos)

AGENTES PÚBLICOS. Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público 4 Acessibilidade (concursos Públicos) AGENTES PÚBLICOS Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público 4 Acessibilidade (concursos Públicos) 1 Conceitos Iniciais Agentes Públicos expressão da vontade estatal

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Edital Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 118/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 118/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 118/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER 5.6. Resumo AGENTES PÚBLICOS (segundo Hely Lopes Meirelles): 1. Agentes políticos Aqueles no alto escalão dos

Leia mais

em sentido estrito Adm. Direta, autárquica e fundacional Servidor Público Empregado público em sentido amplo (regime celetista) Empresas estatais

em sentido estrito Adm. Direta, autárquica e fundacional Servidor Público Empregado público em sentido amplo (regime celetista) Empresas estatais Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER Redução de gastos de pessoal no ente, quando ultrapassado o limite (depois da redução de pelo menos 20% da despesa

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Provimento: Nomeação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRE-RJ Prof.ª Tatiana Marcello Princípios Constitucionais da Administração Art. 37.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 3/4 Intervenção do Estado na propriedade E Agentes Públicos 2 Intervenção do Estado na propriedade : 1. Desapropriação 2. Limitação Administrativa 3. Servidão Administrativa

Leia mais

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública.

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública. Abono de Permanência O abono de permanência é um benefício pecuniário concedido ao servidor que opte por permanecer em atividade após ter cumprido todos os requisitos para aposentadoria voluntária, no

Leia mais

QUESTÕES ( Prova: TRT 15R TRT - 15ª Região - Juiz )

QUESTÕES ( Prova: TRT 15R TRT - 15ª Região - Juiz ) 1 QUESTÕES 2012 1 - ( Prova: TRT 15R - 2012 - TRT - 15ª Região - Juiz ) Assinale a alternativa incorreta: a) O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1. (CESPE/STJ/TÉCNICO JUDICIÁRIO/ÁREA: ADMINISTRATIVA/2015) Um servidor público estável pode perder seu cargo mediante avaliação de desempenho. Servidor público estável pode perder

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo Exceção ao princípio do concurso público A CF/88 instituiu

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Sumário Sumário... 1 Observações Iniciais... 1 Da Remoção... 2 Da Substituição... 2 Da Promoção... 2 Do Acesso... 3 Da Transferência... 3 Da Readmissão... 3 Da Reintegração...

Leia mais

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade:

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade: CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS Capítulo 4 CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS 4.1. VITALÍCIOS Garantem maior permanência a seus ocupantes. Trata-se de verdadeira prerrogativa para os titulares dos cargos dessa natureza,

Leia mais

LEI N. 066/1993 Lei n. 066/1993 Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online LEI N. 066/1993

LEI N. 066/1993 Lei n. 066/1993 Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online LEI N. 066/1993 Antes de iniciar o estudo do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá, é importante esclarecer que a é uma lei relativamente antiga e que, apesar de ser pós-constituição Federal de 1988,

Leia mais

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013 Estatuto do Servidor Público Estadual Detran PB -2013 Agentes Públicos Cargos -são os lugares criados por lei nos órgãos para serem providos por agentes, que exercerão as suas funções na forma legal. Conjunto

Leia mais

EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL

EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL 1. Denis, servidor público federal estável, foi inabilitado em estágio probatório relativo a outro cargo e Fabiola, servidora pública em efetivo exercício de cargo público

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

CURSO SOMAR ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PR AULA 3 DO ACESSO

CURSO SOMAR ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PR AULA 3 DO ACESSO CURSO SOMAR ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PR AULA 3 DO ACESSO - OBS: Após a Constituição Federal de 1988, o acesso não é mais possível! Ato administrativo nulo de pleno direito. Constituição Federal

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 130/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 130/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 130/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 112/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 112/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 112/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DISCIPLINAS JURÍDICAS

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DISCIPLINAS JURÍDICAS CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DISCIPLINAS JURÍDICAS CONCURSO TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2016 SUMÁRIO ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO... 4 1. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do

Leia mais

Questões V ou

Questões V ou LEI 8.112/1990 Questões V ou F @CONCURSEIROESTÚPIDO Informações: Este material contém questões de Verdadeiro ou Falso, sobre a Lei 8.112/1990 Estatuto dos Servidores Públicos Federais. São 210 questões

Leia mais

Aula nº. 37. Art. 2º Para os efeitos desta Lei, SERVIDOR é a pessoa legalmente investida em cargo público.

Aula nº. 37. Art. 2º Para os efeitos desta Lei, SERVIDOR é a pessoa legalmente investida em cargo público. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos - 37 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 37 REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Administração Pública Servidores Públicos Parte 1 Profª. Fabiana Coutinho - Agentes Públicos Agentes politicos; Servidores estatais e Particulares em colaboração com o Estado. -

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 7 _ PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 QUESTÃO 21 Tendo em vista a competência dos órgãos da Justiça Eleitoral, correlacione as colunas e assinale a seqüência CORRETA. Órgãos 1. Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo ANALISTA TRF 2 CONSULPLAN

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo ANALISTA TRF 2 CONSULPLAN CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER ANALISTA TRF 2 CONSULPLAN 1) CONSULPLAN - AJ (TRE SC)/TRE SC/Apoio Especializado/Engenharia/2008 Nos termos da Lei Federal nº 8.112/90, a posse de um servidor público federal

Leia mais

Professor Leonardo Torres. LEI 8112/90. Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres

Professor Leonardo Torres. LEI 8112/90. Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres Professor Leonardo Torres. www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 6 Advogado, especialista em Direito Público, professor de Direito Administrativo dos principais cursos

Leia mais

8.112/90. Professor Ivan Lucas

8.112/90. Professor Ivan Lucas 8.112/90 Professor Ivan Lucas 1 - (CESPE- 2015- FUB- Assistente em Administração) Servidor público aposentado poderá ter a sua aposentadoria cassada em função de condenação por infração vinculada ao cargo

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 12 Data: 11/06/2018 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Concurso Público Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo A CF/88 instituiu o princípio do concurso público, segundo o qual, em regra, a pessoa somente

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 28/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 28/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 28/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

A EXONERAÇÃO OU DISPENSA EX OFFICIO ocorrerá nas seguintes hipóteses Est, 16, p. único; Reg, 54, 1º: 1) de exercício de cargo em comissão, salvo se a

A EXONERAÇÃO OU DISPENSA EX OFFICIO ocorrerá nas seguintes hipóteses Est, 16, p. único; Reg, 54, 1º: 1) de exercício de cargo em comissão, salvo se a A EXONERAÇÃO OU DISPENSA EX OFFICIO ocorrerá nas seguintes hipóteses Est, 16, p. único; Reg, 54, 1º: 1) de exercício de cargo em comissão, salvo se a pedido, aceito pela Administração; 2) de abandono de

Leia mais

Desafio: 8112/90 - Parte I

Desafio: 8112/90 - Parte I Desafio: 8112/90 - Parte I 1. Como se chama o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 2. Como se chama a retribuição pecuniária

Leia mais

Direito Administrativo AULA 01

Direito Administrativo AULA 01 Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS ARTUR PRADO

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS ARTUR PRADO DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS ARTUR PRADO FUNÇÃO PÚBLICA Conjunto de atribuições destinadas aos agentes públicos,que pode ser exercida através de: Eleição - Agente Político Nomeação - Servidor

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS. pág. 2

AGENTES PÚBLICOS. pág. 2 pág. 1 AGENTES PÚBLICOS Conceito: A expressão agente público é a mais ampla para designar de forma genérica e indistinta os sujeitos que exercem funções públicas, que servem ao Poder Público como instrumentos

Leia mais

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade CAMPUS Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 189 Servidor público em sentido estrito (regime estatutário) Cargo efetivo Cargo em comissão Adm. Direta, autárquica

Leia mais

O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público. Raul de Mello Franco Jr.

O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público. Raul de Mello Franco Jr. O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público Raul de Mello Franco Jr. NOÇÕES BÁSICAS Vínculos de trabalho com o Poder Público CARGOS EMPREGOS FUNÇÕES REGRA CONSTITUCIONAL

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Noções de Direito Administrativo 3 Agentes públicos. 3.1 Regime

Leia mais

TÍTULO II DO PROVIMENTO, VACÂNCIA, REMOÇÃO, REDISTRIBUIÇÃO E SUBSTITUIÇÃO

TÍTULO II DO PROVIMENTO, VACÂNCIA, REMOÇÃO, REDISTRIBUIÇÃO E SUBSTITUIÇÃO 1. A quem se aplica a presente lei? Título I Capítulo Único Disposições Gerais: Art. 1o Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime

Leia mais

MARATONA INSS LEI 8.112/90. Rodrigo Cardoso

MARATONA INSS LEI 8.112/90. Rodrigo Cardoso MARATONA INSS LEI 8.112/90 Rodrigo Cardoso Acerca das responsabilidades e penalidades do servidor público, julgue os itens que se seguem. 1. (CESPE 2015/TJDFT/ANALISTA JUDICIÁRIO/ÁREA JUDICIÁRIA) A aplicação

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Direito Administrativo 3 Agentes públicos: 3.1 Legislação pertinente. 3.1.1 Lei nº 8.112/1990.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 34/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 34/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 34/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Rodada #1 Legislação 1 do TCE/SP

Rodada #1 Legislação 1 do TCE/SP Rodada #1 Legislação 1 do TCE/SP Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada LEGISLAÇÃO 1 DO TCE/SP: 2. Legislação: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei Estadual nº 10.261/1968);

Leia mais

SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 1) João da Silva foi aprovado no último concurso para Auxiliar Judiciário do TRE, em janeiro de 2002. Sabendo-se que seu cargo foi extinto em setembro de 2003, podemos

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990

SUMÁRIO LEI 8.112/1990 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 15 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 21 2.1. Conceito... 21 2.2. Classificação dos cargos públicos... 22 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Acumulação de proventos de aposentadoria + remuneração de cargo É vedada a percepção simultânea

Leia mais

Direito Constitucional Gran Dicas PM-SP. Professor Wellington Antunes

Direito Constitucional Gran Dicas PM-SP. Professor Wellington Antunes Direito Constitucional Gran Dicas PM-SP Professor Wellington Antunes wellington.antunes@globo.com VUNESP - 2015 - TJ-SP - Escrevente Técnico Judiciário 1-É correto afirmar que a Constituição Federal a)

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13

SUMÁRIO LEI 8.112/1990. Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 13 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 19 2.1. Conceito... 19 2.2. Classificação dos cargos públicos... 20 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 82/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 82/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 82/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Agentes Públicos: Definições, Espécies e Classificações

Agentes Públicos: Definições, Espécies e Classificações Agentes Públicos: Definições, Espécies e Classificações Autore: Guilherme Dias de Freitas In: Diritto brasiliano Agente Público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração,

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais

Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais Lei nº 8.112/90 Disposições Preliminares do Cargo Público e Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição Professor Cristiano de Souza

Leia mais

Direito administrativo

Direito administrativo DIREITO ADMINISTRATIVO Direito administrativo 1. AGENTES PÚBLICOS 1.1. Disposições Gerais Art. 84, 2º, da Lei 8.112/90: licença para acompanhar cônjuge e provimento originário STF A licença para o acompanhamento

Leia mais