Preparatório para Concursos Públicos de Alto Nível e Pós-Graduação PROFESSOR SANDRO BERNARDES CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Preparatório para Concursos Públicos de Alto Nível e Pós-Graduação PROFESSOR SANDRO BERNARDES CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO"

Transcrição

1 Preparatório para Concursos Públicos de Alto Nível e Pós-Graduação PROFESSOR SANDRO BERNARDES CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

2 Agentes Públicos Concurso Público Provimentos Posse X exercício Acumulação de Cargos Estágio Probatório x estabilidade

3 Agentes Públicos Agentes Públicos expressão da vontade estatal Conceito dado pela Lei de Improbidade Administrativa (art. 2 º ): Art. 2º Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior

4 Agentes - Classificação Agentes políticos Além de detentores de mandato eletivo e auxiliares diretos do chefe do executivo (ministros e secretários), inclui Magistrados, membros do MP, de TCs. Competências hauridas (obtidas), na sua maior parte, da própria Constituição. Não se submetem às regras comuns aplicáveis aos servidores públicos em geral.

5 Agentes - Classificação Agentes administrativos(servidores em sentido amplo) : servidores públicos ocupantes de cargos efetivos, temporários (ver art. 37, inc. IX, CF), ocupantes de empregos públicos (celetistas ), e os que exercem, exclusivamente, cargos em comissão (37, V, CF).

6 Agentes - Classificação Técnico MPU/Cespe O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser exonerado a qualquer momento, independentemente de motivação.

7 Agentes - Classificação Administrador (Cargo 1) FUB/Cespe Destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo bem como os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira, nos casos, nas condições e nos percentuais mínimos previstos em lei.

8 Agentes - Classificação Agentes honoríficos : não tem vínculo com caráter de definitividade junto ao Estado. Contudo, são considerados funcionários públicos para fins penais. *** Honoríficos não são remunerados, em regra. Ex. mesários de eleições e jurados.

9 Agentes - Classificação Agentes Delegados (delegatários) : particulares que tem sob sua incumbência a execução de certas atividades, obras ou serviços públicos, por sua conta e risco, e em seu nome próprio. Exp. CONCESSIONÁRIOS; PERMISSIONÁRIOS; AUTORIZATÁRIOS; DONOS DE CARTÓRIOS.

10 Agentes - Classificação Agentes credenciados: incumbidos de praticar ato ou atividade, em nome da Administração, mediante remuneração. PERITO CREDENCIADO

11 Agentes - Classificação OBS: Agentes de fato: não constante da classificação de HLM. Pessoas investidas de forma irregular para o exercício de função pública. Atos devem ser convalidados (teoria da aparência). Não se confundem com usurpadores de função (criminosos!). Podem ser necessários ou putativos. OBS 2: militares também são considerados agentes públicos, porém, com regras próprias.

12 Agentes - Classificação 1 - Analista Adm. -STJ/CESPE 2015 Os agentes putativos são aqueles que praticam e executam atos e atividades em situações de emergência e em colaboração com o poder público como se fossem agentes estatais.

13 Agentes - Conceitos Básicos 3.1 CARGOS, PÚBLICOS EMPREGOS E FUNÇÕES Cargos: Materialmente: Formalmente:

14 Agentes - Conceitos Básicos 2 - Analista MPU/Cespe 2015 A função pública compreende o conjunto de atribuições conferidas aos servidores ocupantes de cargo efetivo, razão por que não é exercida por servidores temporários.

15 Agentes - Conceitos Básicos 3.1 CARGOS, EMPREGOS E FUNÇÕES PÚBLICOS Empregos: Funções:

16 Agentes - Conceitos Básicos CLASSE, CARREIRA, CARGO ISOLADO E QUADRO

17 Agentes - Conceitos Básicos CARGOS VITALÍCIOS, EFETIVOS E EM COMISSÃO Vitalícios: Efetivos: Em Comissão:

18 Agentes - Conceitos Básicos CRIAÇÃO DOS CARGOS PÚBLICOS Lei OBS: a extinção de cargos públicos VAGOS pode ser feita por DECRETO (art. 84, VI, CF)

19 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS CRIAÇÃO DOS CARGOS PÚBLICOS Regra Básica art. 37, inc II, CF: II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas OU de provas E títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração

20 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS Regra Básica art. 37, inc II, CF: II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas OU de provas E títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração

21 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS Condição necessária para o acesso a cargos e empregos públicos - Prazo de duração: * OBS STF: (AI AgR, Nelson Jobim, julgamento em , DJ de ) Impossibilidade de prorrogar a validade do concurso quando já expirado o seu prazo inicial.

22 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS 3 - Técnico TCU/Cespe O prazo de validade de concurso público é de até dois anos, podendo ele ser prorrogado enquanto houver candidatos aprovados no cadastro de reserva.

23 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS 4 - Procurador TCU/Cespe 2015 Adaptada - As regras concernentes ao concurso público são aplicáveis às sociedades de economia mista, mas não se estendem às suas empresas subsidiárias.

24 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS Limitações ao acesso POSSÍVEIS, desde que: - Estabelecidas em lei; - Justificáveis em razão/atrib. * "O limite de idade para a inscrição em concurso público só se legitima em face do art. 7º, XXX, da Constituição, quando possa ser justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido." (SÚM STF)

25 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS AG. REG. NO RE N : CONCURSO PÚBLICO ALTURA MÍNIMA INEXISTÊNCIA DE LEI. Longe fica de vulnerar a Constituição Federal pronunciamento no sentido da inexigibilidade de altura mínima para habilitação em concurso público quando esta for prevista estritamente no edital, e não em lei em sentido formal e material.

26 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS RE /AL: É constitucional a regra denominada cláusula de barreira, inserida em edital de concurso público, que limita o número de candidatos participantes de cada fase da disputa, com o intuito de selecionar apenas os concorrentes mais bem classificados para prosseguir no certame.

27 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS ADI N MA A Corte concluiu que a natureza da atividade pública a ser exercida, se eventual ou permanente, não seria o elemento preponderante para legitimar a forma excepcional de contratação de servidor. Afirmou que seria determinante para a aferição da constitucionalidade de lei, a transitoriedade da necessidade de contratação e a excepcionalidade do interesse público a justificá-la. Aludiu que seria possível haver situações em que o interesse fosse excepcional no sentido de fugir ao ordinário, hipóteses nas quais se teria condição social a demandar uma prestação excepcional, inédita, normalmente imprevista

28 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS - Testes psicotécnicos: admissíveis, desde que previstos em Lei e que admitam reexame em caráter científico. AG. REG. NO RE N DF 1. É pacífica a jurisprudência do Tribunal no sentido de ser possível a exigência de teste psicotécnico como condição de ingresso no serviço público, desde que i) haja previsão no edital regulamentador do certame e em lei; ii) que referido exame seja realizado mediante critérios objetivos e iii) que se confira a publicidade aos resultados da avaliação, a fim de viabilizar sua eventual impugnação.

29 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS 5 - Analista Adm. -STJ/CESPE 2015 No que se refere ao exame psicotécnico, além de previsão legal, são exigidos mais três requisitos para que seja válida a sua exigência em certames públicos: ser pautado em critérios objetivos e científicos, ser compatível com as atribuições normais do cargo e ser ofertado direito de recurso na via administrativa.

30 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS O Poder Judiciário é incompetente para, substituindo-se à banca examinadora de concurso público, reexaminar o conteúdo das questões formuladas e os critérios de correção das provas, consoante pacificado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, ressalvadas as hipóteses em que restar configurado, tal como in casu, o erro grosseiro no gabarito apresentado, porquanto caracterizada a ilegalidade do ato praticado pela Administração Pública. (MS STF)

31 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS Aprovação direito à nomeação, CASO APROVADO NAS VAGAS PREVISTAS NO EDITAL Superior Tribunal de Justiça Servidor público - Concurso - Aprovação de candidato dentro do número de vagas previstas em edital - Direito líquido e certo à nomeação e à posse no cargo. Recurso em Mandado de Segurança n AL 241

32 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS RE /MS 1. A aprovação do candidato no limite do número de vagas definido no Edital do concurso gera em seu favor o direito subjetivo à nomeação para o cargo. 2. As disposições contidas no Edital vinculam as atividades da Administração, que está obrigada a prover os cargos com os candidatos aprovados no limite das vagas previstas. A discricionariedade na nomeação de candidatos só incide em relação aos classificados nas vagas remanescentes.

33 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS RE /MS 3. Não é lícito à Administração, no prazo de validade do concurso público, simplesmente omitir-se na prática dos atos de nomeação dos aprovados no limite das vagas ofertadas, em respeito aos investimentos realizados pelos concursantes, em termos financeiros, de tempo e emocionais, vem com às suas legítimas expectativas quanto à assunção do cargo público.

34 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS RE /MS CUIDADO No voto, abre-se a possibilidade de a Administração não nomear os aprovados, desde que o faça JUSTIFICADAMENTE.

35 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS 6 - Defensor DPE/Cespe Conforme entendimento atual do STF, é dever da administração pública nomear candidato aprovado em concurso público dentro das vagas previstas no edital, em razão do princípio da boa-fé e da proteção da confiança, salvo em situações excepcionais caracterizadas pela necessidade, superveniência e imprevisibilidade.

36 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS Preterição na ordem de classificação: gera ao preterido direito subjetivo de ser nomeado. Dentro do prazo de validade do concurso, o candidato aprovado tem direito à nomeação, quando o cargo for preenchido sem observância da classificação." (SÚM STF )

37 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS AG. REG. NO RE N MA (SÚM STF ): A contratação precária para o exercício de atribuições de cargo efetivo durante o prazo de validade do concurso público respectivo traduz preterição dos candidatos aprovados e confere a esses últimos direito subjetivo à nomeação.

38 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO Reserva de vagas para deficientes: ATÉ 20% (na ATENÇÃO DF é DIFERENTE). o STF considerou legítimo o edital de concurso para o preenchimento de duas vagas que não reservou nenhuma para deficientes. Entendeu a Corte Suprema que reservar uma vaga, ou seja, cinqüenta por cento das vagas existentes, implicaria majoração indevida dos percentuais legalmente estabelecidos (MS STF)

39 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO STJ * MS : a surdez unilateral não se enquadra nas situações descritas no artigo 4º do Decreto 3.298/99, que apenas indica como deficiente auditiva a pessoa com perda bilateral igual ou superior a 41 decibéis.

40 4 ACESSIBILIDADE A CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS A REGRA DO CONCURSO PÚBLICO STJ CONTUDO Súmula O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes)

41 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO I) Nomeação: PROVIMENTO ORIGINÁRIO! -- Obs: só há posse com a partir da nomeação.

42 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO II) Aproveitamento: em regra, é o retorno do servidor público ESTÁVEL que se encontrava em disponibilidade remunerada, a ocorrer na existência de cargo vago de natureza e vencimento compatíveis com o anteriormente ocupado.

43 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO Obs.: i) disponibilidade: estar sem trabalhar, colocado à disposição ii) a disponibilidade pode ocorrer em razão da extinção do cargo ou da declaração de sua desnecessidade, DESDE QUE HAJA AUTORIZAÇÃO LEGAL.

44 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO Obs.: Obs: iii) cálculo da remuneração durante o período de disponibilidade: proporcional ao iv) o aproveitamento é direito de servidor v) o aproveitamento é ato VINCULADO.

45 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO III) PROMOÇÃO: é o movimento de crescimento no âmbito de uma mesma carreira, com adição de vencimentos e de responsabilidades

46 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO IV) REINTEGRAÇÃO (CHAVE: ) decorre do desfazimento, ADMINISTRATIVO OU JUDICIAL de demissão injusta de servidor ESTÁVEL - o eventual ocupante da vaga, SE ESTÁVEL, poderá ser: i) ii) iii)

47 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO OBS 2 o reintegrado tem direito a todas as vantagens pecuniárias a que faria jus durante o período em que se encontrava demitido

48 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO CESPE/Tre GO Analista Administrativo - Pedro, analista judiciário, tomou posse no TRE/GO em 10/10/2011; Gilson, outro analista do tribunal, que havia sido demitido do serviço público, foi reintegrado ao cargo, já ocupado por Pedro, em dezembro de Nessa situação, o cargo deve passar a ser novamente ocupado por Gilson, e Pedro deve ser redistribuído.

49 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO V) RECONDUÇÃO (CHAVE: ) - é o retorno ao cargo anteriormente ocupado e ocorre em razão de i) ii)

50 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO V) RECONDUÇÃO (CHAVE: ) -OBS: encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor reconduzido SERÁ aproveitado em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado -- OBS 2: é possível recondução a pedido -- OBS 3: o STJ admite recondução entre esferas federativas distintas

51 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO V) RECONDUÇÃO (CHAVE: ) OBS STF- O DIREITO À RECONDUÇÃO SÓ SE MANTÉM ENQUANTO NÃO TRANSPOSTO O NOVO ESTÁGIO PROBATÓRIO : (MS ) O direito de o servidor, aprovado em concurso público, estável, que presta novo concurso e, aprovado, é nomeado para cargo outro, retornar ao cargo anterior ocorre enquanto estiver sendo submetido ao estágio probatório no novo cargo: Lei 8.112/90, art. 20, 2º. É que, enquanto não confirmado no estágio do novo cargo, não estará extinta a situação anterior..

52 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO VI) READAPTAÇÃO (CHAVE: ) - o servidor que tenha sofrido limitação em sua capacidade laboral DEVERÁ ser readaptado em cargo compatível com essa limitação. Caso não seja possível a readaptação, o servidor deverá ser aposentado por invalidez.

53 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO OBS: i) na readaptação devem ser respeitados habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos ii) na inexistência de cargo vago, o readaptado deve exercer suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

54 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO VII) REVERSÃO (CHAVE: ) - é o retorno à atividade do servidor que fora aposentado. Pode ocorrer em duas hipóteses: insubsistência de motivo de invalidez (de ofício ): quando junta médica declarar insubsistentes os motivos da invalidez. Nesse caso, se não existir cargo vago, o revertido fica na condição de excedente até a ocorrência de vaga (É ATO VINCULADO)

55 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO II) no interesse da administração (a pedido), desde que: a) o servidor tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago.

56 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO OBS: a reversão é feita no mesmo cargo ou no resultante de sua transformação. OBS 2: não pode reverter o servidor que tiver completado 70 anos. OBS 3: o servidor revertido receberá, no lugar dos proventos de aposentadoria, a remuneração correspondente ao cargo ativo.

57 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO OBS FINAL: remoção (do servidor) e redistribuição (do cargo) não são formas de provimento, mas sim de deslocamento (art. 36/37, Lei 8.112/90).

58 4.2 FORMAS DE PROVIMENTO 8 - Procurador TCU/Cespe 2015 Adaptada - Depois de realizado concurso de remoção em razão da abertura de processo seletivo para provimento de cargos públicos, a administração pública deve efetivar as remoções homologadas antes de qualquer ato de nomeação dos novos candidatos aprovados em concurso público.

59 4.3 POSSE E EXERCÍCIO Posse: Exercício: Obs: i) É possível posse por procuração específica. ii) prazos e efeitos jurídicos:

60 4.4 ACUMULAÇAO DE CARGOS Regra Geral: * Hipóteses de acúmulo de cargos constitucionalmente admitidas, DESDE QUE HAJA COMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS: a) b) c)

61 4.4 ACUMULAÇAO DE CARGOS --- OBS 1: A proibição de acumular estende-se a empregos e funções públicos e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

62 4.4 ACUMULAÇAO DE CARGOS 9 - Técnico TCU/Cespe A vedação ao acúmulo remunerado de cargos, empregos ou funções públicas não se estende aos empregados das sociedades de economia mista.

63 4.4 ACUMULAÇAO DE CARGOS --- OBS 2: Acúmulo de cargos/empregos por aposentados: valem as regras aplicáveis para os ativos, admitindo-se, contudo, o acúmulo por parte do inativo dos proventos de aposentadoria + remuneração de cargo em comissão, ou proventos de aposentadoria + subsídio de cargo eletivo. No caso de cargos em acúmulo de cargos, caso o servidor servidor seja nomeado para cargo em comissão deverá se afastar de ambos, caso não haja compatibilidade de horários. Caso haja, entretanto, poderá ser manter em um deles.

64 4.4 ACUMULAÇAO DE CARGOS CESPE/Tre GO Analista Administrativo - Flávia, analista judiciária do TRE/GO, acumula licitamente o cargo de analista e um cargo de professora na rede pública de ensino em Goiânia. Por sua competência, foi convidada a ocupar cargo em comissão no governo estadual de Goiás. Nesse caso, para ocupar o cargo em comissão, Flávia deve afastar-se dos dois cargos efetivos.

65 5 ESTAB. X EST. PROBAT.

66 5 - Estabilidade X Estágio Probatório BS. STF: (AI AgR, ) não se aplica a empregado de sociedade de economia mista, regido pela CLT, o disposto no art. 41 da Constituição Federal, o qual somente disciplina a estabilidade dos servidores públicos civis. (...) a pretendida estabilidade não encontra respaldo na legislação pertinente, em face do art. 173, 1º, da Constituição, que estabelece que os empregados de sociedade de economia mista estão sujeitos ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas."

67 5 - Estabilidade X Estágio Probatório 11 - Auditor CGE-PI/Cespe 2015 Os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público são estáveis após dois anos de efetivo exercício.

68 5 - Estabilidade X Estágio Probatório A jurisprudência desta Corte tem considerado inconstitucionais normas estaduais que ampliam a exceção à regra da exigência de concurso para o ingresso no serviço público já estabelecida no ADCT Federal.

69 5 - Estabilidade X Estágio Probatório 12 - Procurador TCU/Cespe 2015 Adaptada - A denominada avaliação especial de desempenho não é condição obrigatória para que o servidor adquira a estabilidade, por ser uma faculdade atribuída ao poder público, e, não, um dever.

70 5 - Estabilidade X Estágio Probatório CESPE TJPB Juiz A estabilidade típica do regime estatutário não se estende aos empregados públicos de sociedade de economia mista prestadora de serviço público, razão pela qual a demissão desses trabalhadores pode se dar mesmo que sem motivação ou justificativa.

AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público

AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público 4 Acessibilidade (concursos Públicos) 5 - Provimentos 1 Conceitos Iniciais Agentes

Leia mais

Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com

Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com Agentes públicos do regime constitucional ao legal Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com AGENTES PÚBLICOS Roteiro (Parte 1) 1 Introdução - conceito 2 Classificação

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840)

AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) AGENTES PÚBLICOS (com base na LC/DF 840) Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público 4 Acessibilidade (concursos Públicos) 5 - Provimentos 1 Conceitos Iniciais Agentes

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies)

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) 1 ESTATUTO OBS I = segundo o STF não há direito adquirido

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello NOMEAÇÃO 30 dias 15 dias 3 anos - RAPID Concurso Nomeação Posse Exercício Estágio Probatório

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Provimento e Vacância (art. 1º. ao 39) Direitos e Vantagens (art. 40 ao 115)

Leia mais

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Administrativo Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Revisão aula anterior Organização Administrativa brasileira Administração indireta Terceiro

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação Noções de organização

Leia mais

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS

SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS SÚMULAS AGENTES PÚBLICOS Súmula Vinculante 4 SALVO NOS CASOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO, O SALÁRIO MÍNIMO NÃO PODE SER USADO COMO INDEXADOR DE BASE DE CÁLCULO DE VANTAGEM DE SERVIDOR PÚBLICO OU DE EMPREGADO,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS Lei 8.429/92, Art. 2 - Reputa-se agente público, para os efeitos desta Lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Agente Público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração,

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Regime Jurídico Único: Lei 8.112/1990 e alterações, direitos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS. - Agentes Públicos expressão da vontade estatal. Visão gráfica:

AGENTES PÚBLICOS. - Agentes Públicos expressão da vontade estatal. Visão gráfica: AGENTES PÚBLICOS Roteiro (Parte 1 aulas 1 e 2) 1 Introdução - conceito 2 Classificação dos agentes públicos 3 Organização do serviço público 4 Acessibilidade aos cargos públicos 5 Estabilidade X Estágio

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Edital Regime Jurídico dos Agentes Públicos 1. Normas Constitucionais Pertinentes aos Servidores Públicos. 2. Direitos,

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI REGIME JURIDICO ÚNICO LEI 8.112/90 2016 4 ABRANGÊNCIA Disciplina sobre o regime estatutário dos servidores civis (efetivo ou em comissão) da União, Autarquias Federais

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello AGENTES PÚBLICOS Prof.ª Tatiana Marcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Direito Administrativo - Tatiana Marcello - 10 aulas -

Leia mais

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Agentes Públicos Disposições Constitucionais RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele 1 Conceito Todos aqueles que exercem função pública, ainda que em caráter temporário ou sem remuneração. 2 Espécies de agente

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Lei 8112/90 Sinopse 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Da União Das Autarquias, mesmo as de recurso especial Das Fundações Públicas Federais Servidor é a pessoa legalmente

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRT-SC Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Administrativos Servidores Públicos Empregados

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello @tatianamarcello www.tatianamarcello.com.br Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital ESCRIVÃO INVESTIGADOR Constituição Federal: artigos 37, 39, 41 Dos princípios da Administração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Públicos Agentes Políticos Agentes Administrativos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS Atualizado até 13/10/2015 AGENTES PÚBLICOS CONCEITO O primeiro ponto a ser discutido quando se trata do pessoal da Administração Pública é a terminologia adotada.

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Edital Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90

Leia mais

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013

Estatuto do Servidor Público Estadual. Detran PB -2013 Estatuto do Servidor Público Estadual Detran PB -2013 Agentes Públicos Cargos -são os lugares criados por lei nos órgãos para serem providos por agentes, que exercerão as suas funções na forma legal. Conjunto

Leia mais

PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO

PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO Art. 5º - São requisitos básicos para investidura em cargo público: I - a nacionalidade brasileira; II - o gozo dos direitos políticos; III - a quitação com as obrigações militares

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 A Lei nº 8.112/1990 é chamada de Estatuto do Servidor Público Federal e

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Concurso Público Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo A CF/88 instituiu o princípio do concurso público, segundo o qual, em regra, a pessoa somente

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 46/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 46/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 46/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRT-CE Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Administrativos Servidores Públicos Empregados

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS. Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público 4 Acessibilidade (concursos Públicos)

AGENTES PÚBLICOS. Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público 4 Acessibilidade (concursos Públicos) AGENTES PÚBLICOS Roteiro (parte 1) 1 Conceitos 2 Classificação 3 Organização do Serviço Público 4 Acessibilidade (concursos Públicos) 1 Conceitos Iniciais Agentes Públicos expressão da vontade estatal

Leia mais

Núcleo de Estudos Alessandro Ferraz Av. São Luís, 86-2º andar República - São Paulo - SP São Paulo - SP - Tel ou

Núcleo de Estudos Alessandro Ferraz Av. São Luís, 86-2º andar República - São Paulo - SP São Paulo - SP - Tel ou ERRATA TRE/MG RETIFICAÇÃO Em relação às Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais, os artigos que não constavam na apostila gratuita foram adicionados à mesma, contemplando, assim, todo o conteúdo

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DISCIPLINAS JURÍDICAS

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DISCIPLINAS JURÍDICAS CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DISCIPLINAS JURÍDICAS CONCURSO TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA 2016 SUMÁRIO ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO... 4 1. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do

Leia mais

LEI N. 066/1993 Lei n. 066/1993 Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online LEI N. 066/1993

LEI N. 066/1993 Lei n. 066/1993 Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online LEI N. 066/1993 Antes de iniciar o estudo do Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá, é importante esclarecer que a é uma lei relativamente antiga e que, apesar de ser pós-constituição Federal de 1988,

Leia mais

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70

Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Dicas - 02 LEI N.º 6.174/70 Sumário Sumário... 1 Observações Iniciais... 1 Da Remoção... 2 Da Substituição... 2 Da Promoção... 2 Do Acesso... 3 Da Transferência... 3 Da Readmissão... 3 Da Reintegração...

Leia mais

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER 5.6. Resumo AGENTES PÚBLICOS (segundo Hely Lopes Meirelles): 1. Agentes políticos Aqueles no alto escalão dos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo Noções de Administração Pública Noções de Administração Pública Administração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública.

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública. Abono de Permanência O abono de permanência é um benefício pecuniário concedido ao servidor que opte por permanecer em atividade após ter cumprido todos os requisitos para aposentadoria voluntária, no

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS. pág. 2

AGENTES PÚBLICOS. pág. 2 pág. 1 AGENTES PÚBLICOS Conceito: A expressão agente público é a mais ampla para designar de forma genérica e indistinta os sujeitos que exercem funções públicas, que servem ao Poder Público como instrumentos

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Noções de Direito Administrativo 3 Agentes públicos. 3.1 Regime

Leia mais

em sentido estrito Adm. Direta, autárquica e fundacional Servidor Público Empregado público em sentido amplo (regime celetista) Empresas estatais

em sentido estrito Adm. Direta, autárquica e fundacional Servidor Público Empregado público em sentido amplo (regime celetista) Empresas estatais Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER Redução de gastos de pessoal no ente, quando ultrapassado o limite (depois da redução de pelo menos 20% da despesa

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello @tatianamarcello Conteúdo Direito Administrativo - Tatiana Marcelo Administração pública. Características. Modos de Atuação. Personalidade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS ARTUR PRADO

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS ARTUR PRADO DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS ARTUR PRADO FUNÇÃO PÚBLICA Conjunto de atribuições destinadas aos agentes públicos,que pode ser exercida através de: Eleição - Agente Político Nomeação - Servidor

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo Exceção ao princípio do concurso público A CF/88 instituiu

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários

Leia mais

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade CAMPUS Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 189 Servidor público em sentido estrito (regime estatutário) Cargo efetivo Cargo em comissão Adm. Direta, autárquica

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 112/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 112/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 112/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 118/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 118/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 118/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

8.112/90. Professor Ivan Lucas

8.112/90. Professor Ivan Lucas 8.112/90 Professor Ivan Lucas 1 - (CESPE- 2015- FUB- Assistente em Administração) Servidor público aposentado poderá ter a sua aposentadoria cassada em função de condenação por infração vinculada ao cargo

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRE-RJ Prof.ª Tatiana Marcello Princípios Constitucionais da Administração Art. 37.

Leia mais

O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público. Raul de Mello Franco Jr.

O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público. Raul de Mello Franco Jr. O MP e o controle do cumprimento da regra constitucional do concurso público Raul de Mello Franco Jr. NOÇÕES BÁSICAS Vínculos de trabalho com o Poder Público CARGOS EMPREGOS FUNÇÕES REGRA CONSTITUCIONAL

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROFESSORA RAQUEL TINOCO 1 Cargos Públicos Espécies Efetivo Em comissão Cargo em comissão Função de confiança (gratificada) 2 1 Cargo,

Leia mais

LEI N /1968. a Administração Pública adota dois regimes de vinculação com o empregador: CLT e estatutário.

LEI N /1968. a Administração Pública adota dois regimes de vinculação com o empregador: CLT e estatutário. LEI N. 6.123/1968 Art. 1º A presente Lei institui o regime jurídico dos funcionários públicos civis do Estado de Pernambuco. a Administração Pública adota dois regimes de vinculação com o empregador: CLT

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo ANALISTA TRF 2 CONSULPLAN

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo ANALISTA TRF 2 CONSULPLAN CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER ANALISTA TRF 2 CONSULPLAN 1) CONSULPLAN - AJ (TRE SC)/TRE SC/Apoio Especializado/Engenharia/2008 Nos termos da Lei Federal nº 8.112/90, a posse de um servidor público federal

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 3/4 Intervenção do Estado na propriedade E Agentes Públicos 2 Intervenção do Estado na propriedade : 1. Desapropriação 2. Limitação Administrativa 3. Servidão Administrativa

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Professora Claudete Pessôa

Professora Claudete Pessôa Professora Claudete Pessôa O regime de contratação administrativa norteia a relação jurídico-funcional da administração pública com o seu agente público. REGIMES JURÍDICOS FUNCIONAIS: Legal ou Estatutário:

Leia mais

Professor Leonardo Torres. LEI 8112/90. Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres

Professor Leonardo Torres. LEI 8112/90. Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres Professor Leonardo Torres. www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 6 Advogado, especialista em Direito Público, professor de Direito Administrativo dos principais cursos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Constitucional - Da Administração Pública: das disposições gerais; dos servidores

Leia mais

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade:

CApíTULO 4 CLASSiFiCAÇÃo DoS CArGoS 4.1. VITALíCIOS estabilidade três anos percurso para adquirir a estabilidade: CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS Capítulo 4 CLASSIFICAÇÃO DOS CARGOS 4.1. VITALÍCIOS Garantem maior permanência a seus ocupantes. Trata-se de verdadeira prerrogativa para os titulares dos cargos dessa natureza,

Leia mais

Rodada #1 Legislação 1 do TCE/SP

Rodada #1 Legislação 1 do TCE/SP Rodada #1 Legislação 1 do TCE/SP Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada LEGISLAÇÃO 1 DO TCE/SP: 2. Legislação: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei Estadual nº 10.261/1968);

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1. (CESPE/STJ/TÉCNICO JUDICIÁRIO/ÁREA: ADMINISTRATIVA/2015) Um servidor público estável pode perder seu cargo mediante avaliação de desempenho. Servidor público estável pode perder

Leia mais

AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA.

AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA. AGENTES PÚBLICOS AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA. ADOTANDO A CLASSIFICAÇÃO DE CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELLO PODE-SE

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Administração Pública Servidores Públicos Parte 1 Profª. Fabiana Coutinho - Agentes Públicos Agentes politicos; Servidores estatais e Particulares em colaboração com o Estado. -

Leia mais

MARATONA INSS LEI 8.112/90. Rodrigo Cardoso

MARATONA INSS LEI 8.112/90. Rodrigo Cardoso MARATONA INSS LEI 8.112/90 Rodrigo Cardoso Acerca das responsabilidades e penalidades do servidor público, julgue os itens que se seguem. 1. (CESPE 2015/TJDFT/ANALISTA JUDICIÁRIO/ÁREA JUDICIÁRIA) A aplicação

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Direito Administrativo 3 Agentes públicos: 3.1 Legislação pertinente. 3.1.1 Lei nº 8.112/1990.

Leia mais

CURSO SOMAR ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PR AULA 3 DO ACESSO

CURSO SOMAR ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PR AULA 3 DO ACESSO CURSO SOMAR ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO PR AULA 3 DO ACESSO - OBS: Após a Constituição Federal de 1988, o acesso não é mais possível! Ato administrativo nulo de pleno direito. Constituição Federal

Leia mais

Direito Administrativo AULA 01

Direito Administrativo AULA 01 Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Conceitos Introdutórios Administração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª

Leia mais

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de

A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo

Leia mais

A EXONERAÇÃO OU DISPENSA EX OFFICIO ocorrerá nas seguintes hipóteses Est, 16, p. único; Reg, 54, 1º: 1) de exercício de cargo em comissão, salvo se a

A EXONERAÇÃO OU DISPENSA EX OFFICIO ocorrerá nas seguintes hipóteses Est, 16, p. único; Reg, 54, 1º: 1) de exercício de cargo em comissão, salvo se a A EXONERAÇÃO OU DISPENSA EX OFFICIO ocorrerá nas seguintes hipóteses Est, 16, p. único; Reg, 54, 1º: 1) de exercício de cargo em comissão, salvo se a pedido, aceito pela Administração; 2) de abandono de

Leia mais

Desafio: 8112/90 - Parte I

Desafio: 8112/90 - Parte I Desafio: 8112/90 - Parte I 1. Como se chama o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 2. Como se chama a retribuição pecuniária

Leia mais

Atribuições de competência específica na estrutura da administração pública

Atribuições de competência específica na estrutura da administração pública 1 Direito Administrativo Sala 207 UNIP Professor: Fábio Bellote Gomes Direito Administrativo XXIV - 31 de outubro Agentes Públicos. 1)Definição *Função Pública *Art. 317 - CP Atribuições de competência

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Acumulação de proventos de aposentadoria + remuneração de cargo É vedada a percepção simultânea

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

Questões V ou

Questões V ou LEI 8.112/1990 Questões V ou F @CONCURSEIROESTÚPIDO Informações: Este material contém questões de Verdadeiro ou Falso, sobre a Lei 8.112/1990 Estatuto dos Servidores Públicos Federais. São 210 questões

Leia mais

Direito administrativo

Direito administrativo DIREITO ADMINISTRATIVO Direito administrativo 1. AGENTES PÚBLICOS 1.1. Disposições Gerais Art. 84, 2º, da Lei 8.112/90: licença para acompanhar cônjuge e provimento originário STF A licença para o acompanhamento

Leia mais

ITEM a ITEM TRIBUNAIS

ITEM a ITEM TRIBUNAIS ITEM a ITEM TRIBUNAIS Colaboradores Maria Augusta Guimarães de Almeida Edvaldo Ferreira Emanuelle Gouveia Orman Ribeiro Shirley Gisele Rodrigo Rabello Felipe Menezes Ana Cláudia Campos Elisabete Moreira

Leia mais

Aula 80 SERVIDOR PÚBLICO. O Decreto 3.151/99 regulamenta a disponibilidade em âmbito federal (União).

Aula 80 SERVIDOR PÚBLICO. O Decreto 3.151/99 regulamenta a disponibilidade em âmbito federal (União). Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Servidor Público: Disponibilidade. Readaptação. Reversão. Remoção. Redistribuição. Substituição 80 Professor (a): Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitor

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

QUESTÕES ( Prova: TRT 15R TRT - 15ª Região - Juiz )

QUESTÕES ( Prova: TRT 15R TRT - 15ª Região - Juiz ) 1 QUESTÕES 2012 1 - ( Prova: TRT 15R - 2012 - TRT - 15ª Região - Juiz ) Assinale a alternativa incorreta: a) O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL) LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE NOTA DO ORGANIZADOR... 11 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (PARCIAL)... 13 Capítulo II - Dos Direitos Sociais... 13 Capítulo III - Dos Estados Federados... 13 Capítulo IV - Dos Municípios...

Leia mais

SUMÁRIO LEI 8.112/1990

SUMÁRIO LEI 8.112/1990 SUMÁRIO LEI 8.112/1990 Capítulo 1 AGENTES PÚBLICOS... 15 Capítulo 2 CARGOS EMPREGOS E FUNÇÕES... 21 2.1. Conceito... 21 2.2. Classificação dos cargos públicos... 22 2.3. Criação e extinção de cargos públicos...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Conceitos Introdutórios sobre Agentes Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONCEITOS INTRODUTÓRIOS SOBRE AGENTES

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 28/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 28/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 28/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais

Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais Lei nº 8.112/90 Disposições Preliminares do Cargo Público e Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição Professor Cristiano de Souza

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Formas de provimento de cargo público: PANR4 Promoção Aproveitamento Nomeação Readaptação Reversão Reintegração Recondução

Leia mais