Direito Administrativo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Administrativo"

Transcrição

1 Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello

2 Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Administração Indireta Autarquias (Ex. INSS, BACEN) Fundações Públicas (Ex. IBGE, FUNAI) Empresas Públicas (Ex. CEF, Correios) Sociedades de Economia Mista (Ex. BB,Petrobrás)

3 Agentes Públicos Agentes Políticos Agentes Administrativos (Servidores Estatais ou Servidores Públicos em sentido amplo) Particulares em colaboração (Agentes honoríficos) Agentes Militares (Estatuto/Lei Específica) Servidores Públicos (Estatuários) Empregados Públicos (Celetistas) Servidores Temporários (Contrato prazo determinado) cargo público emprego público função pública

4 Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários Cargos Públicos (efetivos ou em comissão) Regime Estatutário ou Legal (Ex.: Lei 8.112/90) Empregos Públicos Regime Celetista ou Trabalhista (CLT) Função Pública Contrato com prazo determinado Administração Direta, Autarquias e Fundações Empresas Públicas e Soc. de Economia Mista

5 Princípios Constitucionais aplicáveis à Administração Pública Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência... Tratam-se dos princípios expressamente trazidos pela CF/88, considerando que há outros princípios aplicáveis.

6 Para memorizá-los, usa-se o macete do LIMPE : Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficiência

7 Agentes Públicos na Constituição Federal Cargos, empregos e funções públicas São acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei (não no edital!), assim como aos estrangeiros, na forma da lei. (Obs.: Lei 8.112/90, art. 5º, 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei).

8 Cargo em Comissão e Função de Confiança As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

9 Cargo Público Efetivo Comissão Concurso Público Livre nomeação e exoneração (direção, chefia e assessoramento) Estabilidade Sem estabilidade

10 Exigência de concurso público A regra é que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

11

12 Prazo de validade do concurso O prazo de validade do concurso público será de até 2 anos, prorrogável 1 vez, por igual período. Prioridade de nomeação Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. Obs.: STF Candidato aprovado no concurso público dentro do número de vagas indicado no edital tem direito subjetivo à nomeação, dentro do prazo de validade do concurso. Obs.: Lei 8.112/90, art. 12, 2 o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

13 Direito à livre associação sindical É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical. Direito de greve O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; porém, ainda não há regulamentação legal, o que fez com que o STF decidisse pela aplicação da lei que regulamenta o direito de greve do empregado na iniciativa privada (Lei nº 7783/89). Obs.: Essas duas regras são aplicáveis apenas ao servidores públicos civis, já que a CF veda a aplicação aos militares (art. 142, 3º, IV, CF).

14 Reserva de percentual aos portadores de deficiência A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão. Obs.: Lei 8.112/90, art. 5, 2 o Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% das vagas oferecidas no concurso.

15 Fixação e revisão geral da remuneração A remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices. 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória. Obs.: servidores policiais também recebem obrigatoriamente por subsídio.

16 Subsídio 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. 8º A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do 4º. Obs.: art. 144, 9º A remuneração dos servidores policiais integrantes dos órgãos relacionados neste artigo será fixada na forma do 4º do art. 39.

17 Teto remuneratório Agentes públicos não podem receber remuneração maior do que o subsídio mensal pago aos Ministros do Supremo Tribunal Federal (é o chamado teto absoluto). Há também o chamado subteto: I nos Municípios, nenhum servidor poderá ganhar mais do que o prefeito; II nos Estados e Distrito Federal, se Poder Executivo, nenhum servidor pode ganhar mais do que o Governador, se Poder Legislativo, nenhum servidor pode ganhar mais do que os Deputados Estaduais ou Distritais, se Poder Judiciário, nenhum servidor pode ganhar mais do que os Desembargadores do respectivo Tribunal de Justiça. Obs.: Não serão computadas, para efeito desses limites remuneratórios, as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei.

18

19 Paridade de Vencimentos: Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. Executivo $$$ Judiciário Legislativo

20 Vedação a vinculação e equiparação de remuneração É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público; Irredutibilidade de vencimentos e subsídios Em regra, o subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, respeitando-se o teto.

21 Acumulação de cargos públicos É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, bem como de empregos e funções; porém é permitida a acumulação, excepcionalmente, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI (teto): a) a de 2 cargos de professor; b) a de 1 cargo de professor com 1 técnico ou científico; c) a de 2 cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. Obs.: também 1 de vereador + 1 cargo, emprego ou função. A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

22 Acumulação lícita:

23 Acumulação de proventos de aposentadoria + remuneração de cargo É vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria (art. 40, art. 42 e 142, CF) com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma desta Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração. Regra: vedada a acumulação Exceção: a) cargos acumuláveis na atividade; b) cargo em comissão; c) cargo eletivo.

24 Atos de Improbidade Administrativa Os atos de improbidade administrativa importarão: suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade dos bens, ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, ação penal cabível.

25 Responsabilidade por danos As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa. ESTADO PARTICULAR Agente causa dano ao particular AGENTE

26 Mandato eletivo Ao servidor da administração direta, autárquica e fundacional, investido em mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: mandato federal, estadual ou distrital mandato de Prefeito mandato de vereador: ficará afastado do cargo, emprego ou função recebendo $ do mandato. será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela remuneração do cargo ou a do mandato; havendo compatibilidade de horários, perceberá a remuneração do cargo + a do mandato (acumulará); não havendo compatibilidade de horários, será afastado e poderá optar pela remuneração do cargo ou a do mandato (regra do Prefeito).

27 Em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento; Para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

28 Obrigatoriedade de regime jurídico único Regime Jurídico é o conjunto de regras (direitos e deveres) que regem a relação entre o servidor e a Administração. Pode ser estatutário/legal ou celetista/trabalhista. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas. Cada ente da Federação deve definir se o regime de todos os seus servidores será celetista ou estatutário. Essa regra foi alterada pela EC 19/1998, eliminando o regime único. Porém, o STF suspendeu a eficácia da nova redação, passando a constar novamente a redação original (de regime jurídico único).

29 Estabilidade É a garantia de permanência no serviço público. São estáveis após 3 anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público + avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. Portanto, são requisitos para aquisição da estabilidade: a) aprovação em concurso público; b) nomeação para cargo público efetivo; c) 3 anos de efetivo exercício; d) avaliação especial de desempenho.

30 Concurso Nomeação Posse Exercício 3 anos Estágio Probatório Estabilidade

31 A estabilidade não é absoluta, sendo que a própria CF prevê que o servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho. Também poderá perder o cargo por despesa de pessoal acima dos limites legais (art. 169, CF). A Lei complementar n. 101/200 (Lei de Responsabilidade Fiscal) estabelece que o limite de despesa com pessoal da União é de 50% da receita líquida, enquanto dos Estados e Municípios é de 60%. Ultrapassados esses limites, o ente deverá tomar as seguintes providências: a) reduzir em pelo menos 20% as despesas com cargos em comissão e funções de confiança; b) exoneração dos servidores não estáveis; c) se ainda assim ficar fora dos limites legais, o servidor estável poderá perder o cargo.

32 Reintegração Invalidada por sentença judicial (ou decisão administrativa) a demissão do servidor estável, será ele reintegrado. O eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

33 Disponibilidade Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. Está disponível? Vou aproveitar!

34 Aposentadoria Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência (Regime Próprio de Previdência Social RPPS) de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou seja, o regime geral aplicável aos trabalhadores da iniciativa provada regidos pela CLT.

35 2º - Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão. 9º - O tempo de contribuição federal, estadual ou municipal será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço correspondente para efeito de disponibilidade. Tempo de Contribuição $ Tempo de Serviço Aposentadoria Disponibilidade

36 Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados: I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei (integrais); II - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 anos de idade, ou aos 75 anos de idade, na forma de lei complementar; (Lei Complementar 152/2015) III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes condições: a) 60 anos de idade e 35 de contribuição, se homem, e 55 anos de idade e 30 de contribuição, se mulher; b) 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

37 Aposentadoria Por invalidez permanente. Compulsoriamente. 75 anos de idade.

38 Voluntariamente (10 anos de efetivo exercício e 5 anos no cargo efetivo que se aposentar): 60 anos de idade + 35 de contribuição (Integral); Ou 65 anos de idade (Proporcional ao tempo de contribuição). 55 anos de idade + 30 de contribuição (Integral); Ou 60 anos de idade. (Proporcional ao tempo de contribuição).

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital ESCRIVÃO INVESTIGADOR Constituição Federal: artigos 37, 39, 41 Dos princípios da Administração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Administrativo. Conceito de direito administrativo. Origem e desenvolvimento

Leia mais

Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41

Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41 Direito Constitucional Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41 Princípios Art. 37, caput: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Acumulação de proventos de aposentadoria + remuneração de cargo É vedada a percepção simultânea

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Concurso Público -O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Direito Administrativo 3 Agentes públicos: 3.1 Legislação pertinente. 3.1.1 Lei nº 8.112/1990.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL TJRS TÉCNICO TÓPICOS DE LEGISLAÇÃO Constituição Federal: Da administração pública: arts.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Conceitos Introdutórios Administração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Direito Administrativo: O Servidor Público nas Constituições Federal e Estadual. Direito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Acumulação de proventos de aposentadoria

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Teto remuneratório Agentes públicos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Conceitos Introdutórios Administração

Leia mais

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Administração Pública na Constituição Federal Conceitos Introdutórios Administração Direta

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública na Constituição Federal Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Dos Servidores Públicos (Art. 039 a 041) Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DOS SERVIDORES PÚBLICOS (ART. 039 A 041) CONSTITUIÇÃO DA

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública na Constituição Federal Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Públicos Agentes Políticos Agentes Administrativos

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Regime Jurídico Único: Lei 8.112/1990 e alterações, direitos

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL Arts. 37 a 41. (Atualiz. até EC 90/2015)

CONSTITUIÇÃO FEDERAL Arts. 37 a 41. (Atualiz. até EC 90/2015) CONSTITUIÇÃO FEDERAL Arts. 37 a 41 (Atualiz. até EC 90/2015) CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONCEITO, OBJETO E FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Natureza Jurídica do

Leia mais

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Agentes Públicos Disposições Constitucionais RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele 1 Conceito Todos aqueles que exercem função pública, ainda que em caráter temporário ou sem remuneração. 2 Espécies de agente

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Acumulação de cargos públicos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Acumulação de cargos públicos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Disposições Gerais (Art. 037 a 038) Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I CF, art. 37, I Podem ocupar cargo, emprego e função pública Norma constitucional de eficácia contida I - Brasileiro Deve preencher os requisitos estabelecidos na lei Requisitos

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação Noções de organização

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Direito Administrativo - Tatiana Marcello - 10 aulas -

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS (Continuação)

AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo / 2017 Aula: Agentes Públicos (Parte II) / Aula 10 Professor: Leandro Velloso Monitora: Kelly Silva Aula 10 AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Na aula anterior

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo/Constitucional Normas Constitucionais aplicáveis à Administração

Leia mais

Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello

Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Conteúdo NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES

Leia mais

Regime Jurídico dos Agentes Públicos Profª Tatiana Marcello

Regime Jurídico dos Agentes Públicos Profª Tatiana Marcello Assistente Técnico Administrativo Regime Jurídico dos Agentes Públicos Profª Tatiana Marcello Regime Jurídico dos Agentes Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital REGIME

Leia mais

Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello

Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Assistente em Administração Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ADMINISTRATIVO: Constituição

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo Noções de Administração Pública Noções de Administração Pública Administração

Leia mais

Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello

Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Conteúdo DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS Lei 8.429/92, Art. 2 - Reputa-se agente público, para os efeitos desta Lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação,

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

DISPOSIÇÕES GERAIS 37. A

DISPOSIÇÕES GERAIS 37. A DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade,

Leia mais

Direito Administrativo Parte 2 Profª Tatiana Marcello

Direito Administrativo Parte 2 Profª Tatiana Marcello Escrivão + Inspetor Direito Administrativo Parte 2 Profª Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA

Leia mais

TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI:

TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI: AGENTES PÚBLICOS 2.ª PARTE TETO das REMUNERAÇÕES E SUBSÍDIOS REZA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 37, INCISO XI: A REMUNERAÇÃO E OS SUBSÍDIOS DOS OCUPANTES DE CARGOS, FUNÇÕES E EMPREGOS PÚBLICOS

Leia mais

(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade,

Leia mais

Constituição do Estado de SC Da Administração Pública

Constituição do Estado de SC Da Administração Pública Direito Constitucional Constituição do Estado de SC Da Administração Pública Art. 13: A administração pública de qualquer dos Poderes do Estado compreende: I - os órgãos da administração direta; II - as

Leia mais

Direito Administra.vo

Direito Administra.vo Direito Administra.vo facebook.com/professorata/anamarcello facebook.com/ta/ana.marcello.7 @ta/anamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Profª Tatiana Marcello

Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo e Estatuto dos Servidores Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo e Estatuto dos Servidores Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais

Regime Jurídico (Lei nº 8.112) e Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello

Regime Jurídico (Lei nº 8.112) e Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Técnico do Seguro Social Regime Jurídico (Lei nº 8.112) e Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Regime Jurídico (Lei nº 8.112) e Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV.

Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV. Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV. seção i Das Disposições gerais 1 Art. 37, caput 2 Considerações gerais 2 Reforma Administrativa e Emenda Constitucional

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello AGENTES PÚBLICOS Prof.ª Tatiana Marcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello

Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Agente Administrativo Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Agentes públicos.

Leia mais

Conceito: conjunto de regras e princípios que visam reger os agentes, os órgãos e as atividades

Conceito: conjunto de regras e princípios que visam reger os agentes, os órgãos e as atividades DIREITO ADMINISTRATIVO: Conceito: conjunto de regras e princípios que visam reger os agentes, os órgãos e as atividades administrativas, tendentes a realizar os fins desejados pelo Estado. Fontes: 1ª Lei;

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Estabilidade É a garantia de permanência

Leia mais

Direito Administrativo Parte 2 Profª Tatiana Marcello

Direito Administrativo Parte 2 Profª Tatiana Marcello Agente + Escrivão de Polícia Direito Administrativo Parte 2 Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo CONCEITOS INTRODUTÓRIOS SOBRE AGENTES PÚBLICOS 1. Conceitos introdutórios Agente público é toda

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello @tatianamarcello www.tatianamarcello.com.br Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade CAMPUS Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 189 Servidor público em sentido estrito (regime estatutário) Cargo efetivo Cargo em comissão Adm. Direta, autárquica

Leia mais

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER 5.6. Resumo AGENTES PÚBLICOS (segundo Hely Lopes Meirelles): 1. Agentes políticos Aqueles no alto escalão dos

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio - Oficial de Apoio Judiciário Nº

CURSO TJMG Nível Médio - Oficial de Apoio Judiciário Nº CURSO TJMG Nível Médio - Oficial de Apoio Judiciário Nº DATA 15/06 DISCIPLINA Direito Administrativo PROFESSORA Flávia Campos MONITOR Paula Moura AULA 03/05 Ementa n) 5º - Prescrição... 2 o) 6º - Responsabilidade

Leia mais

Direito Administrativo Parte 1 Profª Tatiana Marcello

Direito Administrativo Parte 1 Profª Tatiana Marcello Técnico Legislativo Direito Administrativo Parte 1 Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital 2018 DIREITO ADMINISTRATIVO: Direito

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Administração Pública Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução Antes de iniciarmos o estudo sobre a Administração

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA ORGANIZAÇÃO DO ESTADO: DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (DISPOSIÇÕES GERAIS) CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS PROJETO DE EMENDA À LEI ORGÂNICA MUNICIPAL Nº 1, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2013. Altera dispositivos da Lei Orgânica Municipal de Canoas. Art. 1 o Altera o art. 76 da Lei Orgânica Municipal de Canoas que passa

Leia mais

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches Acumulação de Cargos/Proventos Cleuton Sanches Referências Constitucionais Art. 37. XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado

Leia mais

EMENDA A LEI ORGÂNICA N o 001/99

EMENDA A LEI ORGÂNICA N o 001/99 _ r.nvfrnn MlINICIPAl GOVERNO MUNICIPAL DE ARABUTÃ EMENDA A LEI ORGÂNICA N o 001/99 Modifica o regime e dispõe sobre princípios e normas da Administração Pública Municipal, servidores e agentes políticos,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Regime Previdenciário Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo -RPPS -Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Mastigando a Constituição Artigos 37 ao 38

Mastigando a Constituição Artigos 37 ao 38 Artigos 37 ao 38 Profª Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br CONSTITUIÇÃO FEDERAL CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 37. A administração pública direta e indireta

Leia mais

SERVIDORES PÚBLICOS. Cargo, emprego e função pública

SERVIDORES PÚBLICOS. Cargo, emprego e função pública Cargo, emprego e função pública Cargo público: o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor (Art. 3º, Lei 8112/1990). Obedecem

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Administração Pública ACEPÇÕES DO TERMO ADMINISTRAÇÃO - ACEPÇÃO SUBJETIVA, FORMAL OU ORGÂNICA: São os entes que exercem a atividade administrativa. - ACEPÇÃO OBJETIVA,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Princípios da Administração Pública 1.1.

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

Agentes Públicos. Rodrigo Cardoso

Agentes Públicos. Rodrigo Cardoso Agentes Públicos Rodrigo Cardoso DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá

Leia mais

Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Organizador Vitor Matheus Krewer Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Cargo: Técnico Judiciário Auxiliar Bônus: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 c Publicada no DOU 31-12-2003. Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição

Leia mais

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello

Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Lei nº 8.112/1990 (Estatuto do Servidor Público Federal) Prof.ª Tatiana Marcello Edital Regime Jurídico dos Agentes Públicos 1. Normas Constitucionais Pertinentes aos Servidores Públicos. 2. Direitos,

Leia mais

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003 Modifica os arts. 37, 40, 42, 48, 96, 149 e 201 da Constituição Federal, revoga o inciso IX do 3º do art. 142 da Constituição Federal e dispositivos

Leia mais

TJ-AM Legislação do AM Bloco de Questões II Emilly Albuquerque

TJ-AM Legislação do AM Bloco de Questões II Emilly Albuquerque TJ-AM Legislação do AM Bloco de Questões II Emilly Albuquerque 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO TJ AM 01. Acerca das disposições referentes

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Acumulação de proventos de aposentadoria + remuneração de cargo É vedada a percepção simultânea

Leia mais