Direito Administrativo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Administrativo"

Transcrição

1 Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello

2 Direito Administrativo Noções de Administração Pública

3 Noções de Administração Pública Administração Pública em sentido amplo x sentido estrito Administração Pública em sentido amplo abrange os órgãos do governo (exercem função política) e também os órgãos e pessoas jurídicas que desempenham função apenas administrativas. Função política são as políticas públicas (diretrizes e programas de ação governamental, planos de atuação...) Função administrativa é a simples execução das políticas públicas formuladas pelos órgãos do governo. Administração Pública em sentido estrito abrange apenas os órgãos e pessoas jurídicas administrativas que desempenham função puramente administrativa de execução de programas de governo. Em regra, quando se estuda a Administração Pública, é entendida como Administração pública em sentido estrito.

4 Administração Pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico X Administração Pública em sentido material, objetivo ou funcional Administração Pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico (quem exerce?) é o conjunto de órgãos, entidades e agentes que o nosso ordenamento jurídico definiu como integrantes da Administração Pública: Adm. Direta (órgãos da U, E, DF e M) + Adm. Indireta (Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista). No Brasil, adota-se o critério formal. Administração Pública em sentido material, objetivo ou funcional (o que exerce?) é o conjunto de atividades que são consideradas próprias da função administrativa, independentemente de quem as exerça: serviço público, polícia administrativa, fomento e intervenção.

5 União Estados Municípios DF Administração Direta Autarquia Fundação Pública Sociedade de Econ. Mista Empresa Pública Administração Indireta Concessionárias Permissionárias Autorizatários Pessoas Privadas prestadoras de serviços públicos

6 Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública

7 Princípios Constitucionais aplicáveis à Administração Pública Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência... Tratam-se dos princípios expressamente trazidos pela CF/88, considerando que há outros princípios aplicáveis.

8 Para memorizá-los, usa-se o macete do LIMPE : Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficiência

9 1. PRINCÍPIO DA LEGALIDADE A administração pública só pode agir quando houver lei que determine ou autorize sua atuação. Assim, a eficácia da atividade da administração pública está condicionada ao que a lei permite ou determina. Para o os particulares: significa que podem fazer tudo o que a lei não proíba ; Para a administração pública: significa que o administrador só pode fazer o que a lei autorize ou determine. Esse princípio é o que melhor caracteriza o estado Estado de Direito, pois o administrador público não pode agir de acordo com sua própria vontade e sim de acordo com o interesse do povo, titular do poder. Como, em última instância, as leis são feitas pelo povo, através de seus representantes, pressupõe-se que estão de acordo com o interesse público.

10 2. PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE O administrador público deve ser impessoal, tendo sempre como finalidade a satisfação do interesse público, não podendo beneficiar nem prejudicar a si ou determinada pessoa. Esse princípio é visto sob dois aspectos: a) como determinante da finalidade de toda atuação administrativa - inevitavelmente, determinados atos podem ter por consequencia benefícios ou prejuízos a alguém, porém, a atuação do administrador deve visar ao interesse público, sob pena de tal ato ser considerado nulo por desvio de finalidade; b) como vedação a que o agente público valha-se das atividades desenvolvidas pela administração para obter benefício ou promoção pessoal - é vedado a promoção pessoal do agente público pela sua atuação como administrador. Ex.: imposição de concurso público; exigência de licitações públicas para contratações pela administração.

11 3. PRINCÍPIO DA MORALIDADE A moral administrativa está ligada à ideia de ética, probidade e de boa-fé. Não basta que a atuação do administrador público seja legal, precisa ser moral também, já que nem tudo que é legal é honesto. Ato contrário a moral não é apenas inoportuno ou inconveniente, é considerado nulo.

12 4. PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE Esse princípio é tratado sob dois prismas: a) exigência de publicação em órgão oficial como requisito de eficácia dos atos administrativos gerais que devam produzir efeitos externos ou onerem o patrimônio público - enquanto não for publicado, o ato não pode produzir efeitos; b) exigência de transparência da atuação administrativa - finalidade de possibilitar, de forma mais ampla possível, controle da administração pública pelo povo.

13 5. PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA O princípio da eficiência foi inserido o caput do art. 37 através da EC 19/1998. Visa a atingir os objetivos de boa prestação dos serviços, de modo mais simples, rápido e econômico, melhorando a relação custo/benefício da atividade da administração pública. O administrador deve ter planejamento, procurando a melhor solução para atingir a finalidade e interesse público do ato. Esse princípio, porém, não tem um caráter absoluto, já que não é possível afastar os outros princípios da administração sob o argumento de dar maior eficiência ao ato. Por exemplo, não se pode afastar as etapas legais (princípio da legalidade) de um procedimento licitatório a fim de ter maior eficiência.

14 (FUNDATEC - ADAPTADA) Acerca dos princípios da administração pública, assinale a opção correta. 1. O rol dos princípios administrativos, estabelecido originariamente na Constituição Federal, foi ampliado para contemplar a inserção do princípio da eficiência, por meio de Emenda Constitucional. ( ) CERTO ( ) ERRADO 2. Embora seja consagrado pela jurisprudência e pela doutrina, o princípio da impessoalidade não foi consagrado expressamente na Constituição Federal. ( ) CERTO ( ) ERRADO 3. Tanto a administração direta quanto a indireta não se submetem aos princípios constitucionais da administração pública. ( ) CERTO ( ) ERRADO

15 4. (FUNDATEC) Analise a seguinte definição: "é ínsito ao Estado democrático de direito e está intimamente ligado à perspectiva da transparência, dever da Administração Pública, direito da sociedade". A qual princípio da Administração Pública corresponde essa definição? a) Legalidade. b) Impessoalidade. c) Publicidade. d) Moralidade. e) Eficiência.

16 (La Salle ) - NÃO é princípio da Administração Pública: a) Legalidade. b) Eficiência. c) Moralidade. d) Progressividade de alíquotas. e) Publicidade.

17 5. (CESPE/2015/TRE-GO) O princípio da eficiência está previsto no texto constitucional de forma explícita. ( ) CERTO ( ) ERRADO 6. (CESPE/2015/AUDITOR-TCU) O princípio da eficiência, considerado um dos princípios inerentes à administração pública, não consta expressamente na CF. ( ) CERTO ( ) ERRADO 7. (CESPE 2014 SUPERIOR) A aplicação do princípio da legalidade não distingue o particular do administrador público. ( ) CERTO ( ) ERRADO

18 8. (FCC 2012) Segundo a literalidade do caput do art. 37 da Constituição de 1988, a Administração pública obedecerá, entre outros, ao princípio da a) proporcionalidade. b) razoabilidade. c) igualdade. d) moralidade. e) boa-fé.

19 Agentes Públicos Agentes Políticos Agentes Administrativos (Servidores Estatais ou Servidores Públicos em sentido amplo) Particulares em colaboração (Agentes honoríficos) Agentes Militares (Estatuto/Lei Específica) Servidores Públicos (Estatuários) Empregados Públicos (Celetistas) Servidores Temporários (Contrato prazo determinado) cargo público emprego público função pública

20 Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários Cargos Públicos (efetivos ou em comissão) Regime Estatutário ou Legal (Ex.: Lei 8.112/1990) Administração Direta, Autarquias e Fundações Empregos Públicos Regime Celetista ou Trabalhista (CLT) Empresas Públicas e Soc. de Economia Mista Função Pública Contrato com prazo determinado

21 Servidores Públicos na Constituição Federal Cargos, empregos e funções públicas São acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei (não no edital!), assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

22 Exigência de concurso público A regra é que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. Cargo em Comissão e Função de Confiança - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

23 Cargo Público Efetivo Comissão Concurso Público Livre nomeação e exoneração (direção, chefia e assessoramento) Estabilidade Sem estabilidade

24 Criação e extinção do cargo público Criação Lei Cargo Público extinção Lei (se ocupado) Decreto Autônomo (se vago)

25 (FUNDATEC - ADAPTADA) De acordo com o que preconiza o Art. 37 da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, dentre outros, aos seguintes itens: Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em edital específico. ( ) CERTO ( ) ERRADO A investidura em cargo ou emprego público está ligada à aprovação em concurso público, considerando os requisitos específicos e, também à aceitação prévia das relações político-partidárias vigentes na época. ( ) CERTO ( ) ERRADO

26 (FUNDATEC ADAPTADA) O tema servidores públicos, também para o contexto dos Municípios, tem parte importante do seu universo de princípios e regras extraído da Constituição Federal. Marque Certo ou Errado: Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei. ( ) CERTO ( ) ERRADO As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. ( ) CERTO ( ) ERRADO

27 (FAURGS ANALISTA TJRS adaptada) Considere as afirmações a seguir, tendo em vista as disposições da Constituição Federal. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei e vedados aos estrangeiros. ( ) certo ( ) errado

28 (FAURGS 2013 Assistente em Administração - adaptada) Conforme a Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo. As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. ( ) certo ( ) errado

29 (FAURGS ADAPTADA) Conforme os incisos do artigo 37 da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que: Os cargos, empregos e funções públicas são inacessíveis aos estrangeiros em qualquer hipótese. ( ) certo ( ) errado

30 (FAURGS ADAPTADA) Considere as seguintes afirmações com relação ao serviço público, tendo em vista o artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil. Os cargos em comissão devem ser exercidos exclusivamente por servidores efetivos. ( ) certo ( ) errado

31 (La Salle ) Em relação ás disposições da Administração Pública, da Constituição Federal, julgue os itens a seguir: A Constituição Federal proíbe que estrangeiros tenham acesso a cargos, empregos ou funções públicas. ( ) certo ( ) errado

32 (LA SALLE ) Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, sendo vedado aos estrangeiros. ( ) CERTO ( ) ERRADO (LA SALLE ) A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. ( ) CERTO ( ) ERRADO

33 (ESAF ATA ADAPTADA) Marque a opção correta. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente aos brasileiros. ( ) certo ( ) errado (CESPE) Tendo em vista que a nacionalidade é um dos requisitos para investidura em cargos públicos, é correto afirmar que estrangeiro não pode exercer qualquer atividade de natureza pública. ( ) certo ( ) errado

34 (2014 CESPE) Acerca da disciplina do funcionalismo público no Brasil, julgue os itens subsequentes no que tange à disciplina constitucional. Apenas por meio de prévia aprovação em concurso de provas ou de provas e títulos, poderá o cidadão brasileiro ter acesso aos cargos e empregos públicos. ( ) certo ( ) errado

35 Prazo de validade do concurso O prazo de validade do concurso público será de até 2 anos, prorrogável 1 vez, por igual período. Prioridade de nomeação Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. Obs.: STF Candidato aprovado no concurso público dentro do número de vagas indicado no edital tem direito subjetivo à nomeação, dentro do prazo de validade do concurso. Obs.: Lei /94: Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

36 (FUNDATEC - ADAPTADA) O artigo 37 da Constituição Federal relata que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) e, também, ao seguinte: O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. ( ) CERTO ( ) ERRADO

37 (FAURGS ANALISTA TJRS adaptada) Considere as afirmações a seguir, tendo em vista as disposições da Constituição Federal. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. ( ) certo ( ) errado

38 (FAURGS ADAPTADA) Conforme os incisos do artigo 37 da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que: O prazo de validade do concurso público será de, no mínimo, cinco anos, prorrogável uma vez, por igual período. ( ) certo ( ) errado

39 (FAURGS ADAPTADA) Considere as seguintes afirmações com relação ao serviço público, tendo em vista o artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil. O prazo de validade do concurso público será de até 3 (três) anos, prorrogável uma vez, por igual período. ( ) certo ( ) errado

40 (LA SALLE ) O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. ( ) CERTO ( ) ERRADO (LA SALLE ) Em relação à Administração Pública, durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. ( ) CERTO ( ) ERRADO

41 (ESAF ATA - ADAPTADA) Marque a opção correta. O prazo de validade do concurso público é de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. ( ) CERTO ( ) ERRADO (CESPE/2015) O prazo de validade de concurso público é de até dois anos, podendo ele ser prorrogado enquanto houver candidatos aprovados no cadastro de reserva. ( ) CERTO ( ) ERRADO

42 Direito à livre associação sindical É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical. Direito de greve O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; porém, ainda não há regulamentação legal, o que fez com que o STF decidisse pela aplicação da lei que regulamenta o direito de greve do empregado na iniciativa privada (Lei nº 7783/89). Obs.: Essas duas regras são aplicáveis apenas ao servidores públicos civis, já que a CF veda a aplicação aos militares (art. 142, 3º, IV, CF).

43 (LA SALLE ) É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical. ( ) CERTO ( ) ERRADO

44 (FAURGS 2013 Assistente em Administração - adaptada) Conforme a Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo. É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical. ( ) CERTO ( ) ERRADO (CESPE/2016) Com base no disposto na CF acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas e da segurança pública, assinale a opção correta. Incluído na categoria dos servidores públicos, o militar tem o direito de greve assegurado. ( ) certo ( ) errado

45 (FUNDATEC - ADAPTADA) O artigo 37 da Constituição Federal relata que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) e, também, ao seguinte: É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical. ( ) CERTO ( ) ERRADO O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica. ( ) CERTO ( ) ERRADO

46 (CESPE 2014 SUPERIOR) Com base na CF e na jurisprudência do STF, julgue os itens subsecutivos acerca do exercício do direito de greve no serviço público. O exercício do direito de greve no serviço público federal é legítimo, mesmo sem a regulamentação por lei específica. ( ) certo ( ) errado

47 Reserva de percentual aos portadores de deficiência A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão. Obs.: Segundo o STF, mesmo em concursos como de Polícia, é obrigatória a reserva de vagas para portadores de deficiência, porém, os exames de aptidão indicarão se a deficiência é compatível ou não com as atribuições do cargo. Obs.: Lei 8.112/90, art. 5, 2 o Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% das vagas oferecidas no concurso.

48 (FUNDATEC - ADAPTADA) De acordo com o que preconiza o Art. 37 da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, dentre outros, aos seguintes itens: A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão. ( ) CERTO ( ) ERRADO

49 (FAURGS ADAPTADA) Considere as seguintes afirmações com relação ao serviço público, tendo em vista o artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil. A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para portadores de deficiência e definirá os critérios de sua admissão. ( ) certo ( ) errado

50 Servidor Temporário A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Trata-se do servidor contratado por tempo determinado, que exercerá uma função pública.

51 Fixação e revisão geral da remuneração A remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices. Art. 39, 4º: Membros de Poder (ex.: Juízes de Direito), detentores de mandato eletivo (ex.: Deputado Federal), Ministros de Estado, Secretários Estaduais e Municipais, e servidores públicos policiais são remunerados obrigatoriamente por subsídios.

52 (CESPE/2016) Com base no disposto na CF acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas e da segurança pública, assinale. A remuneração de servidor policial integrante da polícia civil será fixada por vencimento, sendo permitido o acréscimo de gratificação e adicionais. ( ) certo ( ) errado

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Conceitos Introdutórios Administração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Conceitos Introdutórios Administração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Direito Administrativo: O Servidor Público nas Constituições Federal e Estadual. Direito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital ESCRIVÃO INVESTIGADOR Constituição Federal: artigos 37, 39, 41 Dos princípios da Administração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Conceito de Direito Administrativo Celso Antônio Bandeira de Mello: é o ramo do Direito Público que disciplina

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública na Constituição Federal Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública na Constituição Federal Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Princípios constitucionais da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública

Princípios Constitucionais Versus Princípios da Administração Pública ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios

Leia mais

Agentes Públicos. Rodrigo Cardoso

Agentes Públicos. Rodrigo Cardoso Agentes Públicos Rodrigo Cardoso DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Direito Administrativo - Tatiana Marcello - 10 aulas -

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação Noções de organização

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONCEITO, OBJETO E FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Natureza Jurídica do

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Organizador Vitor Matheus Krewer Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Cargo: Técnico Judiciário Auxiliar Bônus: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Disposições Gerais (Art. 037 a 038) Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 037 A 038) CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CAPÍTULO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Concurso Público -O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Administrativo. Conceito de direito administrativo. Origem e desenvolvimento

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Constitucional - Da Administração Pública: das disposições gerais; dos servidores

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Regime Jurídico Único: Lei 8.112/1990 e alterações, direitos

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello @tatianamarcello www.tatianamarcello.com.br Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo AULA 5 Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo AULA 05 Olá, queridos alunos! Iniciando mais uma aulinha de Direito Administrativo para vocês gabaritarem a prova do MPU!! Na

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL TJRS TÉCNICO TÓPICOS DE LEGISLAÇÃO Constituição Federal: Da administração pública: arts.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1. Administração Pública A Constituição da República Federativa do Brasil cuidou pormenorizadamente da administração pública, estabelecendo regras gerais e diversos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Princípios da Administração Pública 1.1.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Públicos Agentes Políticos Agentes Administrativos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Poderes da Administração Pública.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Agente Público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração,

Leia mais

XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM. A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI , de 13 de julho de 2017

XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM. A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI , de 13 de julho de 2017 XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI 13 467, de 13 de julho de 2017 PROF. DR. MIGUEL HORVATH JÚNIOR SÃO PAULO, AGOSTO DE 2017 Flexiguridade Conceito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello @tatianamarcello Conteúdo Direito Administrativo - Tatiana Marcelo Administração pública. Características. Modos de Atuação. Personalidade

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo/Constitucional Normas Constitucionais aplicáveis à Administração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito, Objeto e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Direito Administrativo Natureza Jurídica do Direito Administrativo O Direito é tradicionalmente dividido

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS Lei 8.429/92, Art. 2 - Reputa-se agente público, para os efeitos desta Lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação,

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Lei nº 10.098/1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul) Prof.ª

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello AGENTES PÚBLICOS Prof.ª Tatiana Marcello Conceitos Introdutórios Administração Direta Órgãos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Direito Administrativo 3 Agentes públicos: 3.1 Legislação pertinente. 3.1.1 Lei nº 8.112/1990.

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Administração Pública ACEPÇÕES DO TERMO ADMINISTRAÇÃO - ACEPÇÃO SUBJETIVA, FORMAL OU ORGÂNICA: São os entes que exercem a atividade administrativa. - ACEPÇÃO OBJETIVA,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REVISÃO TRE-SP Prof.ª Tatiana Marcello Servidores Públicos Empregados Públicos Servidores Temporários

Leia mais

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito

Agentes Públicos. Disposições Constitucionais. RAD Profa. Dra. Emanuele Seicenti de Brito Agentes Públicos Disposições Constitucionais RAD 2601 - Profa. Dra. Emanuele 1 Conceito Todos aqueles que exercem função pública, ainda que em caráter temporário ou sem remuneração. 2 Espécies de agente

Leia mais

FRANCION SANTOS LODF

FRANCION SANTOS LODF FRANCION SANTOS LODF PMDF SOLDADO COMBATENTE DE 2ª CLASSE ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.CONHECIMENTOS GERAIS (...) 1.5 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL A POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. 1 Lei Orgânica do

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Administração Pública na Constituição Federal Conceitos Introdutórios Administração Direta

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRT-SC Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Administrativos Servidores Públicos Empregados

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE NITERÓI LEI 531/85. Regime Jurídico 1. Constituição da República

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE NITERÓI LEI 531/85. Regime Jurídico   1. Constituição da República ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE NITERÓI LEI 531/85 www.concursovirtual.com.br 1 Constituição da República Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no

Leia mais

Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41

Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41 Direito Constitucional Da Administração Pública na CFRB/88 Art. 37 ao 41 Princípios Art. 37, caput: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

Conceito: conjunto de regras e princípios que visam reger os agentes, os órgãos e as atividades

Conceito: conjunto de regras e princípios que visam reger os agentes, os órgãos e as atividades DIREITO ADMINISTRATIVO: Conceito: conjunto de regras e princípios que visam reger os agentes, os órgãos e as atividades administrativas, tendentes a realizar os fins desejados pelo Estado. Fontes: 1ª Lei;

Leia mais

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies)

LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO. É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) LEI 8.112/90 SERVIDOR PÚBLICO É a pessoa que ocupa um cargo público possuindo vínculo estatutário com a administração. CARGO PÚBLICO (Duas espécies) 1 ESTATUTO OBS I = segundo o STF não há direito adquirido

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Decreto nº 7.203/2010 Prof.ª Tatiana Marcello Decreto nº 7.203/2010 Edital Decreto nº 7.203/2010

Leia mais

Introdução ao Direito Administrativo e à Organização da Administração Pública

Introdução ao Direito Administrativo e à Organização da Administração Pública DIREITO ADMINISTRATIVO Introdução ao Direito Administrativo e à Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello NOVO EDITAL TJRS ANALISTA DIREITO ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Brasileiro:

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.112/90 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Provimento e Vacância (art. 1º. ao 39) Direitos e Vantagens (art. 40 ao 115)

Leia mais

AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA.

AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA. AGENTES PÚBLICOS AGENTE PÚBLICO É TODA PESSOA FÍSICA QUE PRESTA SERVIÇOS AO ESTADO E ÀS PESSOAS JURÍDICAS DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA. ADOTANDO A CLASSIFICAÇÃO DE CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELLO PODE-SE

Leia mais

Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV.

Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV. Apresentação: Constitucionalização e transformações no Direito Administrativo XV. seção i Das Disposições gerais 1 Art. 37, caput 2 Considerações gerais 2 Reforma Administrativa e Emenda Constitucional

Leia mais

DISCURSIVA DIREITO ADMINISTRATIVO RESPOSTAS - CONCURSOS PÚBLICOS

DISCURSIVA DIREITO ADMINISTRATIVO RESPOSTAS - CONCURSOS PÚBLICOS DISCURSIVA DIREITO ADMINISTRATIVO RESPOSTAS - CONCURSOS PÚBLICOS VP Concursos - Consultoria e Coaching www.vpconcursos.com.br Direito Administrativo - Concurso Público Respostas Considere a seguinte situação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito, Objeto e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Direito Administrativo Natureza Jurídica do Direito Administrativo O Direito é tradicionalmente dividido

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROFESSORA RAQUEL TINOCO 1 Decreto Lei 220/75 Decreto 2.479/79 1 Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 04/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 04/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 04/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Edital Direito Administrativo. Conceito de direito administrativo. Origem e desenvolvimento

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS

DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO AGENTES PÚBLICOS Atualizado até 13/10/2015 AGENTES PÚBLICOS CONCEITO O primeiro ponto a ser discutido quando se trata do pessoal da Administração Pública é a terminologia adotada.

Leia mais

Questões V ou

Questões V ou LEI 8.112/1990 Questões V ou F @CONCURSEIROESTÚPIDO Informações: Este material contém questões de Verdadeiro ou Falso, sobre a Lei 8.112/1990 Estatuto dos Servidores Públicos Federais. São 210 questões

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

Ofício P.358/2014. Santos, 21 de outubro de

Ofício P.358/2014. Santos, 21 de outubro de Ofício P.358/2014 Santos, 21 de outubro de 2.014. Exmo. Sr. AUGUSTO NARDES MD Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União TCU SAFS Qd 4 Lote 1 Ed. Sede Sala 151/159 BRASÍLIA/DF CEP: 70.042-900 Fones:

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE. Prof. Luiz Antonio Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE. Prof. Luiz Antonio Lima DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE Prof. Luiz Antonio Lima MARATONA DO PONTO CESPE Foco na Banca CESPE Jurisprudência atualizada Aulas ao vivo (1h40 min de aula + 20 min de Chat) Elaboração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Conceitos Introdutórios sobre Agentes Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONCEITOS INTRODUTÓRIOS SOBRE AGENTES

Leia mais

ART. 41. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso públ

ART. 41. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso públ DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2: DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS AGENTES PÚBLICOS. TÓPICO 02: REGIMES JURÍDICOS FUNCIONAIS Antes de adentrarmos a questão dos Regimes Jurídicos Funcionais, faz-se necessário

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Direito Administrativo/Constitucional Da Administração Pública Teto remuneratório Agentes públicos

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello TEMPO DE SERVIÇO A apuração do tempo de serviço será feita em dias, os quais serão convertidos

Leia mais

Direito Constitucional Profª Tatiana Marcello

Direito Constitucional Profª Tatiana Marcello Bombeiro Militar Direito Constitucional Profª Tatiana Marcello Direito Constitucional Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO CONSTITUCIONAL: CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Artigos

Leia mais

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Administrativo Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Revisão aula anterior Organização Administrativa brasileira Administração indireta Terceiro

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS. pág. 2

AGENTES PÚBLICOS. pág. 2 pág. 1 AGENTES PÚBLICOS Conceito: A expressão agente público é a mais ampla para designar de forma genérica e indistinta os sujeitos que exercem funções públicas, que servem ao Poder Público como instrumentos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRT-CE Prof.ª Tatiana Marcello Agentes Administrativos Servidores Públicos Empregados

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir:

DIREITO CONSTITUCIONAL. 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir: DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta, com base na proposição a seguir: De acordo com a CF/88 são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem

Leia mais

Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais

Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais AULA DEMONSTRATIVA Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais Lei 8.112/90: Disposições Gerais e Provimento (até nomeação) Professor Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL TJRS ANALISTA TÓPICOS DE LEGISLAÇÃO DIREITO CONSTITUCIONAL Da Organização do Estado: arts.

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS (Continuação)

AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo / 2017 Aula: Agentes Públicos (Parte II) / Aula 10 Professor: Leandro Velloso Monitora: Kelly Silva Aula 10 AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Na aula anterior

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello

Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Conteúdo NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES

Leia mais

Regime Jurídico dos Agentes Públicos Profª Tatiana Marcello

Regime Jurídico dos Agentes Públicos Profª Tatiana Marcello Assistente Técnico Administrativo Regime Jurídico dos Agentes Públicos Profª Tatiana Marcello Regime Jurídico dos Agentes Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital REGIME

Leia mais

ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO Nome do Cargo: Nome do Candidato: Naturalidade: Estado: Data de nascimento: / / CPF: Sexo: Masc [ ] Fem. [ ] Escolaridade: Identidade: Órgão Emissor: UF: Emissão: / / Portador

Leia mais

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Giuliano Menezes 01)Marque V ou F: a) O

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS I CF, art. 37, I Podem ocupar cargo, emprego e função pública Norma constitucional de eficácia contida I - Brasileiro Deve preencher os requisitos estabelecidos na lei Requisitos

Leia mais

Profª Tatiana Marcello

Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo e Estatuto dos Servidores Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo e Estatuto dos Servidores Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais