PATRIMÔNIO IMATERIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PATRIMÔNIO IMATERIAL"

Transcrição

1 PATRIMÔNIO IMATERIAL

2 I Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil - de 23 a 25 de novembro de O papel do Registro de alimentos tradicionais como patrimônio cultural imaterial limites e possibilidades

3 A grande maioria das demandas de salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial por parte de instituições, organizações da sociedade civil e por produtores/ detentores de bens culturais, recebidas pelo Iphan, apresentam como objetivos fundamentais: A proteção e a garantia de continuidade de bens culturais sob ameaça real ou potencial; e/ou A valorização e a visibilização de bens culturais considerados referenciais para comunidades ou grupos específicos.

4 O Iphan também atua de forma proativa, em várias situações, em conformidade com os princípios e diretrizes que orientam a política institucional, identificando temas e objetos de interesse para a política de salvaguarda do patrimônio imaterial, especialmente no que diz respeito a mapeamentos, promoção de estudos e inventários, implementação de medidas de salvaguarda de caráter emergencial, entre outras ações similares.

5 No conjunto das demandas recebidas desde o ano 2000, com a implantação da política de salvaguarda do patrimônio imaterial, muitas delas se referem a comidas, receitas, à culinária ou práticas agrícolas, e temas correlatos. Como exemplos, podemos citar: os inventários da mandioca e dos feijões, que resultaram no pedido de Registro do Ofício de Tacacazeira na região Norte, e no Registro do Ofício das Baianas de Acarajé; os pedidos de Registro para o chimarrão, os doces de Pelotas, a rapadura, diversos pratos e receitas tradicionais da culinária goiana, o cuxá do Maranhão, a cajuína, entre outros.

6 Além do Ofício das Baianas de Acarajé, foram registrados, ainda, o Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas regiões do Serro, Serra da Canastra e Salitre/ Alto Paranaíba e o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro/AM. Para cada um destes bens culturais Registrados encontram-se em andamento iniciativas voltadas para a elaboração e implementação de Planos de Salvaguarda. No caso do Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas, foram realizadas quatro reuniões entre o Iphan, parceiros e produtores, entre o período de agosto a setembro de 2010, dando início a este processo.

7 Constituição Federal de 1988 A criação do Departamento do Patrimônio Imaterial no Iphan, a edição de normas específicas voltadas para os bens intangíveis que constituem o patrimônio cultural brasileiro, assim como a implantação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, entre outras medidas correlatas, decorrem da promulgação da nova carta constitucional brasileira, especialmente no que estabelece a seção Da Cultura: Art Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

8 I as formas de expressão; II - os modos de criar, fazer e viver; III as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. 1º - O Poder público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação. A noção de Patrimônio Cultural ampliou-se para abranger a diversidade cultural brasileira.

9 Instrumentos de Preservação do Patrimônio Cultural A missão institucional do Iphan é exercida com o uso de instrumentos técnicos e jurídicos, entre os quais se destacam: Para os bens de natureza material, a cargo do Departamento de Patrimônio Material do Iphan: o TOMBAMENTO que incide sobre bens que apresentam existência física, como sítios, edificações, objetos, documentos; e a CHANCELA DE PAISAGEM CULTURAL, instrumento recentemente criado que visa unir os conceitos de natureza e cultura.

10 Política de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial A atuação do Iphan na área do Patrimônio Cultural Imaterial está voltada para a valorização da diversidade cultural por meio de: 1. Ações de identificação, mapeamento e inventário de bens culturais de natureza imaterial, especialmente através da metodologia do INRC Inventário Nacional de Referências Culturais;

11 2. Reconhecimento de expressões da cultura como Patrimônio Cultural do Brasil através do Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial; 3.Implementação de ações emergenciais de salvaguarda, de Planos de Salvaguarda dos bens culturais registrados e de outras ações de fomento e apoio às condições de produção e reprodução de manifestações culturais por meio do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial PNPI.

12 O Tombamento de um bem cultural pode ser solicitado por qualquer cidadão e é respaldado por seu valor em termos de originalidade, singularidade e autenticidade. No caso do Registro, estes parâmetros não se aplicam; o pedido de Registro deve ser respaldado pelo interesse coletivo, e o valor do bem cultural é dado pelo próprio grupo produtor ou detentor do mesmo, que o tem como referência cultural comum àquela coletividade.

13 Para a salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial, o conceito de continuidade histórica substitui os de autenticidade e originalidade, assim como destaca sua relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira O Iphan adota os conceitos referenciais presentes na Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da UNESCO, do qual o Brasil é signatário desde outubro de 2003

14 Patrimônio Imaterial são os usos, representações, expressões, conhecimentos e técnicas junto com os instrumentos, objetos, artefatos e espaços culturais que lhes são inerentes que as comunidades, os grupos e em alguns casos os indivíduos reconheçam como parte integrante de seu patrimônio cultural. Este patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, é recriado constantemente pelas comunidades e grupos em função de seu entorno sua interação com a natureza e sua história, infundindo-lhe um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim a promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

15 Decreto nº /2000 Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem o patrimônio cultural brasileiro e cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. Instrumento legal de reconhecimento e valorização do patrimônio imaterial, por meio da inscrição nos Livros dos Saberes; das Celebrações; das Formas de Expressão e dos Lugares. O Registro corresponde a um compromisso do Estado brasileiro em documentar, reconhecer e apoiar a continuidade do bem cultural de natureza imaterial, e que culmina no ato declaratório do bem como Patrimônio Cultural do Brasil.

16 Resolução nº. 001/06 Estabelece os procedimentos para o Registro. O processo de Registro consiste, em primeiro lugar, na produção de uma documentação extensiva de todos os aspectos culturalmente relevantes do bem cultural a ser registrado.

17 O conhecimento a ser produzido na instrução de um processo de Registro deve necessáriamente abranger as seguintes informações e documentação sobre o bem cultural que se pretende reconhecer: origens, transformações e continuidade histórica; processo de produção, circulação e consumo; identificação dos produtores; significados atribuídos ao bem por seus produtores e pelos grupos sociais envolvidos no processo de produção e consumo; contexto cultural específico; referências documentais e bibliográficas; documentação audiovisual produzida sobre o bem ou que lhe seja pertinente.

18 Os procedimentos de Registro estruturam-se em 4 fases: 1ª Fase Pedido de Registro, instauração do processo de Registro e Avaliação Preliminar 2ª Fase Instrução Técnica do Processo 3ª Fase Análise Técnica e Jurídica do Processo, elaboração de Pareceres e deliberação final pelo Conselho Consultivo 4ª Fase Inscrição do Bem no Livro de Registro e alimentação do Banco de Dados/ Divulgação do Bem Cultural Registrado.

19 Efeitos e implicações do Registro Alimentação da Base Informatizada dos Bens Registrados BCR. Publicação do dossiê textual e audiovisual na Coleção dos Bens Registrados do Iphan. Início do processo de elaboração e implementação do Plano de Salvaguarda do bem cultural registrado.

20 Plano de Salvaguarda O Plano de Salvaguarda de um bem cultural registrado objetiva apoiar sua continuidade de modo sustentável, buscando melhorar as condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.

21 Entre as diretrizes prioritárias do Plano de Salvaguarda, relacionam-se: Melhoria das condições de produção, reprodução e transmissão desses bens, valorizando os produtores/ detentores dos mesmos; Formação e consolidação de organizações locais e a capacitação de membros dos grupos produtores para a gestão desse patrimônio; Difusão e promoção sensibilização dos demais atores sociais para a preservação do bem cultural.

22 Livro de Registro das Celebrações Onde se inscrevem os rituais e festas que marcam a vivência coletiva de trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.

23 Círio de Nazaré Belém/ PA Registrado em setembro de 2004

24 Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis GO Registrado em maio de 2010

25 Ritual Yaokwa do povo indígena Enawene Nawe MT Registrado em novembro de 2010

26 Festa de Sant Ana de Caicó RN Registrado em dezembro de 2010

27 Livro de Registro das Formas de Expressão Onde são inscritas as manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas, de caráter coletivo, enraizadas no cotidiano das comunidades.

28 Arte Kusiwa pintura corporal e arte gráfica Wajãpi /AP Registrado em dezembro de 2002

29 Samba de Roda do Recôncavo Baiano Registrado em setembro de 2004

30 Jongo no Sudeste Registrado em dezembro de 2005

31 Frevo/PE Registrado em Fevereiro de 2007

32 Tambor de Crioula Registrado em Novembro de 2007

33 Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: partido alto, samba de terreiro e samba-enredo Registrado em Junho de 2007

34 Roda de Capoeira Registrado em Outubro de 2008

35 Toque dos Sinos em Minas Gerais Registrado em dezembro de 2009

36 Livro de Registro dos Saberes Onde são inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades..

37 Ofício das Paneleiras de Goiabeiras Vitória/ES Registrado em dezembro de 2002

38 Modo de Fazer Viola-de-Cocho MT/MS Registrado em dezembro de 2004

39 Ofício das Baianas de Acarajé Salvador/BA Registrado em dezembro de 2004

40 Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas regiões do Serro, da serra da Canastra e Salitre/Alto Paranaíba Registrado em Junho de 2008

41 Ofício dos Mestres de Capoeira Registrado em Outubro de 2008

42 Modo de Fazer Renda Irlandesa, tendo como referência este ofício em Divina Pastora / SE Registrado em Janeiro de 2009

43 Ofício de Sineiro Registrado em dezembro de 2009

44 Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro AM Registrado em novembro de 2010

45 Livro de Registro dos Lugares Livro onde são inscritos mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas.

46 Cachoeira de Iauaretê Lugar Sagrado dos Povos Indígenas dos rios Uaupés e Papuri, localizada na região do Alto Rio Negro distrito de Iauaretê, município de São Gabriel da Cachoeira Estado do Amazonas. Registrado em Agosto de 2006

47 Feira de Caruaru Registrado em Dezembro de 2006

48 Outros livros de Registro poderão ser abertos para a inscrição de bens culturais de natureza imaterial que constituam patrimônio cultural brasileiro e que não se enquadrem nos livros estabelecidos pela norma legal. A cada dez anos, no máximo, o Registro de um bem cultural deverá ser reavaliado, com a revalidação, ou não, da titulação a ele conferida.

49 Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN Departamento de Patrimônio Imaterial/DPI Diretora Célia Corsino Coordenação de Registro Coordenadora Claudia Marina Vasques Telefone: (61) dpi@iphan.gov.br

Do material ao Imaterial: Patrimônios Culturais do Brasil

Do material ao Imaterial: Patrimônios Culturais do Brasil Do material ao Imaterial: Patrimônios Culturais do Brasil Maria Amelia Jundurian Corá mcora@pucsp.br Objetivo Compreender como se deu o processo de implantação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO Curso de Capacitação de Guias Fortalezas e Turismo Embarcado na APA de Anhatomirim Florianópolis, 26 de novembro de 2014 IPHAN - Instituto do Patrimônio

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL O Patrimônio Cultural é uma construção Será mais democrático e socialmente justo se resultar de um processo de construção coletiva. Constituição Federal de 1988 Artigo 216

Leia mais

Cultura popular brasileira

Cultura popular brasileira Cultura popular brasileira Literatura, Artesanato, Danças, Festas Patrimônio cultural imaterial Artesanato Cerâmica Ilha de Marajó (PA) Caruaru (PE) Cestarias e Trançados Madeira Carrancas do São Francisco

Leia mais

Patrimônio Imaterial: A Representação Brasileira

Patrimônio Imaterial: A Representação Brasileira Patrimônio Imaterial: A Representação Brasileira Franciele Bandeira Figueiredo 1 Resumo: o presente artigo abordará como foco de estudo o patrimônio imaterial, este que representa a cultura popular de

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Cultura Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção II DA CULTURA Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais

Leia mais

Elementos Básicos para a Gestão Cultural nos Municípios CAPACITAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL

Elementos Básicos para a Gestão Cultural nos Municípios CAPACITAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL Elementos Básicos para a Gestão Cultural nos Municípios CAPACITAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL Conceitos de Cultura - ANTROPOLOGIA: CULTURA É O HOMEM ALÉM DO BIOLÓGICO. - SOCIOLOGIA: CULTURA COMO COMPLEXO DE SÍMBOLOS.

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL

DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL Professor Eduardo Coral Viegas 1 MEIO AMBIENTE NATURAL: constituído pelo solo, água, ar atmosférico, flora, fauna, enfim, pela biosfera (sem intervenção humana) MA

Leia mais

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11. Temas: Conceitos de Arquivamento

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11. Temas: Conceitos de Arquivamento Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11 Temas: Conceitos de Arquivamento Até agora, estudamos sobre a forma correta de produzir e tramitar os documentos gerados em nosso dia-a-dia. A partir desta

Leia mais

Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo

Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo Definição de Patrimônio l Patrimônio cultural é um conjunto de bens materiais e imateriais representativos da cultura de um grupo ou de uma sociedade. Problematização

Leia mais

IPHAN 80 ANOS A POLÍTICA NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL EM TEMPOS DE CRISE

IPHAN 80 ANOS A POLÍTICA NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL EM TEMPOS DE CRISE IPHAN 80 ANOS A POLÍTICA NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL EM TEMPOS DE CRISE Sumário Sobre a criação da Secretaria Especial de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sephan)... 3 O Iphan e a Política

Leia mais

Patrimônio Cultural do Norte de Mato Grosso

Patrimônio Cultural do Norte de Mato Grosso Patrimônio Cultural do Norte de Mato Grosso Este livreto reúne registros do patrimônio cultural do Norte do Mato Grosso, que foram coletados durante a implantação da Usina Hidrelétrica Colíder, feita pela

Leia mais

CONSTRUINDO OUTRAS MEMÓRIAS: PATRIMÔNIO IMATERIAL E DIVERSIDADE CULTURAL

CONSTRUINDO OUTRAS MEMÓRIAS: PATRIMÔNIO IMATERIAL E DIVERSIDADE CULTURAL CONSTRUINDO OUTRAS MEMÓRIAS: PATRIMÔNIO IMATERIAL E DIVERSIDADE CULTURAL José RICARDO ORIÁ Fernandes i A edição do Decreto 3.551, de 2000, possibilitou importantes avanços na área de preservação do Patrimônio

Leia mais

MAPEAMENTO CONCEITUAL DE UMA ONTOLOGIA DE DOMÍNIO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL À LUZ DA ANÁLISE SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO RESUMO

MAPEAMENTO CONCEITUAL DE UMA ONTOLOGIA DE DOMÍNIO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL À LUZ DA ANÁLISE SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO RESUMO MAPEAMENTO CONCEITUAL DE UMA ONTOLOGIA DE DOMÍNIO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL À LUZ DA ANÁLISE SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO Gracy Martins* Carlos Xavier de Azevedo Netto* RESUMO Este estudo busca expor o

Leia mais

AS INFLUENCIAS EXTERNAS NO REGISTRO DO PATRIMONIO IMATERIAL NO BRASIL

AS INFLUENCIAS EXTERNAS NO REGISTRO DO PATRIMONIO IMATERIAL NO BRASIL AS INFLUENCIAS EXTERNAS NO REGISTRO DO PATRIMONIO IMATERIAL NO BRASIL OLIVEIRA, ADRIANA G. 1. UFMG. FACULDADE DE ARQUITETURA - MACPS Rua Carlos Sá, 190 AP 201, Santa Amélia, Belo Horizonte, CEP: 31550-200

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO - AGU POTENCIAL CONFLITO DA MINERAÇÃO COM ÁREAS ESPECIAIS/ RESTRITAS CRISTINA CAMPOS ESTEVES Julho/2009 CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO Salvador, 7 a 9 de junho de

Leia mais

Edital 123/2014. Inventário de bens imóveis da ZCH de Campos dos Goytacazes

Edital 123/2014. Inventário de bens imóveis da ZCH de Campos dos Goytacazes Edital 123/2014 Inventário de bens imóveis da Edital 123/2014 Coordenador: Maria Catharina Reis Queiroz Prata Bolsistas: Bruna Batista de Souza Barreto Caroline Sturião Petniúnas da Rocha Flávia Ribeiro

Leia mais

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS Objetivos: A disciplina tem por objetivo capacitar o aluno a refletir e posicionar-se criticamente diante das apropriações do patrimônio cultural

Leia mais

Festas de Santo Amaro

Festas de Santo Amaro Festas de Santo Amaro Património Nacional O processo de classificação e os seus desafios Conceitos Segundo a sua acepção clássica, o conceito de património refere-se ao legado que herdamos do passado e

Leia mais

Licenciamento Ambiental: Mudanças no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados

Licenciamento Ambiental: Mudanças no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Licenciamento Ambiental: Mudanças no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados CONSTITUIÇÃO DE 1988 Art. 216. Constituem PATRIMO NIO CULTURAL BRASILEIRO os bens de natureza material

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ouro Preto Estado de Minas Gerais

Prefeitura Municipal de Ouro Preto Estado de Minas Gerais LEI NO 17/2002 "Regulamenta o artigo 165 da Lei Orgânica Municipal, implanta e regulamenta o tombamento de bens móveis e imóveis, assim como o registro dos bens imateriais pelo Município de Ouro Preto

Leia mais

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série O que é Patrimônio Cultural? Patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à nossa identidade, nossas ações, costumes,

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 E CORRELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA Título II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

Formação para a Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial no âmbito da COOP SUL Curso livre a distância (EAD)

Formação para a Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial no âmbito da COOP SUL Curso livre a distância (EAD) Formação para a Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial no âmbito da COOP SUL Curso livre a distância (EAD) Modulo 2 O campo do Patrimônio Cultural Imaterial Disciplina 2 A constituição do campo do patrimônio

Leia mais

Afinal, o que é patrimônio cultural?

Afinal, o que é patrimônio cultural? Afinal, o que é patrimônio cultural? http://www.youtube.com/watch?v=6afujb7cuq0&feature=relmfu São considerados patrimônio cultural : - os monumentos: obras arquitetônicas, esculturas ou pinturas monumentais,

Leia mais

Inventariando sentidos: patrimônio imaterial na região do Mato Grande (RN) 1

Inventariando sentidos: patrimônio imaterial na região do Mato Grande (RN) 1 Inventariando sentidos: patrimônio imaterial na região do Mato Grande (RN) 1 Olivia Morais de Medeiros Neta 2, D avila Regina Silva Rodrigues 3, Joicy Daliane Silva Oliveira 4 1 Esta pesquisa faz parte

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e PATRIMÔNIO CULTURAL. Superintendência do IPHAN/PE Abril/2018

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e PATRIMÔNIO CULTURAL. Superintendência do IPHAN/PE Abril/2018 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e PATRIMÔNIO CULTURAL Superintendência do IPHAN/PE Abril/2018 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial,

Leia mais

SEM PERDER A TERNURA, JAMAIS! NOTAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL REGISTRADO PELO IPHAN

SEM PERDER A TERNURA, JAMAIS! NOTAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL REGISTRADO PELO IPHAN SEM PERDER A TERNURA, JAMAIS! NOTAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL REGISTRADO PELO IPHAN Letícia Costa Rodrigues Vianna 1 Morena Roberto Levy Salama 2 Teresa Maria

Leia mais

A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL COMO AFIRMAÇÃO DE OUTRAS ETNICIDADES

A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL COMO AFIRMAÇÃO DE OUTRAS ETNICIDADES A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL COMO AFIRMAÇÃO DE OUTRAS ETNICIDADES ALMIR FÉLIX BATISTA DE OLIVEIRA 1 "Estou procurando resgatar o pobre descalço, o agricultor ultrapassado, o tecelão do tear manual

Leia mais

Turismo Histórico-Cultural. diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo

Turismo Histórico-Cultural. diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo Turismo Histórico-Cultural diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo Proposta de Recorte para a Conceituação de Turismo Cultural l o MTur, em parceria com o Ministério da Cultura e o IPHAN,

Leia mais

Atribuições do IPHAN na preservação do Patrimônio Histórico Nacional

Atribuições do IPHAN na preservação do Patrimônio Histórico Nacional Atribuições do IPHAN na preservação do Patrimônio Histórico Nacional CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONDUTORES CULTURAIS E AMBIENTAIS PARA A APA ANHATOMIRIM Auditório da Reitoria da UFSC 1º de dezembro de 2016

Leia mais

5º ENCONTRO BRASILEIRO DAS CIDADES HISTÓRICAS TURÍSTICAS E PATRIMÔNIO MUNDIAL MANAUS, 23 DE NOVEMBRO DE 2018

5º ENCONTRO BRASILEIRO DAS CIDADES HISTÓRICAS TURÍSTICAS E PATRIMÔNIO MUNDIAL MANAUS, 23 DE NOVEMBRO DE 2018 DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES E O PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL: CONVERGÊNCIA E SINERGIA PARA TRANSFORMAR DESTINOS. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN 5º ENCONTRO BRASILEIRO

Leia mais

CARTA DE BAGÉ ou CARTA DA PAISAGEM CULTURAL

CARTA DE BAGÉ ou CARTA DA PAISAGEM CULTURAL CARTA DE BAGÉ ou CARTA DA PAISAGEM CULTURAL Apresentação Nos dias 13 a 18 de agosto de 2007 realizou-se em Bagé, RS, o Seminário Semana do Patrimônio Cultura e Memória na Fronteira. O evento foi organizado

Leia mais

Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural

Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural Perspectivas do Plano Municipal de Cultura - PMC O Plano Municipal de Cultura de São Luís (PMC-São Luís) foi concebido e trabalhado durante o ano de 2012, tendo sido

Leia mais

O registro do patrimônio cultural imaterial e o inventário de bens culturais: as práticas do IPHAN e do IEPHA/MG.

O registro do patrimônio cultural imaterial e o inventário de bens culturais: as práticas do IPHAN e do IEPHA/MG. O registro do patrimônio cultural imaterial e o inventário de bens culturais: as práticas do IPHAN e do IEPHA/MG. PAULO SÉRGIO DA SILVA * As relações sociais envolvem uma vasta produção material eintelectual,

Leia mais

Modalidades de proteção dos queijos tradicionais

Modalidades de proteção dos queijos tradicionais Modalidades de proteção dos queijos tradicionais Os exemplos dos queijos Serrano, Coalho e Minas artesanal II Seminário Internacional de Indicação Geográfica João Pessoa - 22-22 setembro 2010 Delphine

Leia mais

A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional

A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial São Luís, 24 a 27/02/2016 A EMBRATUR Missão

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL PARA SABER MAIS. IPHAN/ MinC

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL PARA SABER MAIS. IPHAN/ MinC PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL PARA SABER MAIS IPHAN/ MinC C R É D I T O S PRESIDENTE DA REPÚBLICA Luiz Inácio Lula da Silva MINISTRO DA CULTURA Juca Ferreira PRESIDENTE DO IPHAN Luiz Fernando de Almeida

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E IDENTIDADE LAPAMI

REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E IDENTIDADE LAPAMI REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E IDENTIDADE LAPAMI TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regimento regulamenta a organização e o funcionamento

Leia mais

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Do Local ao Global: problemas e soluções

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Do Local ao Global: problemas e soluções Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Do Local ao Global: problemas e soluções Área de Concentração: Ciências Humanas Disciplina de Concentração: Geografia e História Professores: Filipe Neri, Franceline

Leia mais

DECRETO Nº , DE 18 DE MARÇO DE 2005

DECRETO Nº , DE 18 DE MARÇO DE 2005 DECRETO Nº 27.753, DE 18 DE MARÇO DE 2005 Institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, o Registro do Patrimônio Imaterial do Estado de Pernambuco RPI-PE, e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL ESPECIALIZADA DO INCRA Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE CONCURSO POLÍCIA MILITAR CFO / Julho 2009 PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE CONCURSO POLÍCIA MILITAR CFO / Julho 2009 PARECER DOS RECURSOS 56) De acordo com a lei que disciplina a ação civil pública, analise as afirmações a seguir. l Regem-se pelas disposições da Lei que disciplina a ação civil pública as ações de responsabilidade por danos

Leia mais

IPHAN PROF. ROSENVAL

IPHAN PROF. ROSENVAL IPHAN PROF. ROSENVAL JÚNIOR @PROFROSENVAL Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000 O Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem

Leia mais

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS

CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS CRP0468 PATRIMÔNIO CULTURAL EM TURISMO E BENS IMATERIAIS Objetivos: A disciplina tem por objetivo capacitar o aluno a refletir e posicionar-se criticamente diante das apropriações do patrimônio cultural

Leia mais

E ALGUNS DILEMAS AND DILEMMAS

E ALGUNS DILEMAS AND DILEMMAS PATRIMÔNIO IMATERIAL: MARCOS, REFERÊNCIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E ALGUNS DILEMAS Simone TOJI * Resumo: Recuperando alguns marcos e referências históricas de ações dentro do campo da cultura e do patrimônio,

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL

PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. N 55/12 PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, o Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no MERCOSUL, Bolívia e Chile,

Leia mais

Patrimônio e Soberania Alimentar. Julicristie M. Oliveira Professora de Segurança Alimentar e Nutricional Presidente do COMSEA Limeira

Patrimônio e Soberania Alimentar. Julicristie M. Oliveira Professora de Segurança Alimentar e Nutricional Presidente do COMSEA Limeira Patrimônio e Soberania Alimentar Julicristie M. Oliveira Professora de Segurança Alimentar e Nutricional Presidente do COMSEA Limeira Alimentação e Cultura Comer como ato social Comida ~ alimento simbolizado

Leia mais

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso.

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/2018 - SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. Língua Portuguesa - Conhecimentos Básicos (para todos os cargos)

Leia mais

Juliana Santilli Congresso Internacional de Valorização de. Produtos Tradicionais Ponte de Lima-Portugal

Juliana Santilli Congresso Internacional de Valorização de. Produtos Tradicionais Ponte de Lima-Portugal Juliana Santilli Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais Ponte de Lima-Portugal 1 Grande avanço no conceito jurídico de patrimônio cultural O Decreto-Lei 25/37 ( Lei do Tombamento

Leia mais

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Localização: às margens da Estrada Rio Claro Mangaratiba; Natureza do acervo: ruínas arqueológicas da cidade antiga de São João Marcos; Conservação: em

Leia mais

TR Teoria e História da Preservação da Arquitetura e do. Urbanismo

TR Teoria e História da Preservação da Arquitetura e do. Urbanismo TR Teoria e História da Preservação da Arquitetura e do Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula Zimmermann Urbanismo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA EM COLABORAÇÃO PARA PROGRAMA RIO NEGRO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA EM COLABORAÇÃO PARA PROGRAMA RIO NEGRO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA EM COLABORAÇÃO PARA CONSOLIDAÇÃO DE CAPÍTULOS DOS PLANOS DE GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL (PGTAS) DAS TERRAS INDÍGENAS DO ALTO E MÉDIO RIO NEGRO PROGRAMA

Leia mais

Preservação do Patrimônio Cultural. O Tombamento e o Registro de Bens Culturais

Preservação do Patrimônio Cultural. O Tombamento e o Registro de Bens Culturais Preservação do Patrimônio Cultural O Tombamento e o Registro de Bens Culturais Preservação do Patrimônio Cultural O Tombamento e o Registro de Bens Culturais 2018 Confederação Nacional de Municípios CNM.

Leia mais

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU Denise Targino Villar Casa Regional de Memória -Fadesp denise.targino@hotmail.com A Casa Regional de memória está localizada no município

Leia mais

MPH1501 LEIS DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO IMATERIAL: PROTEÇÃO ÀS ORIGENS PELO IPHAN INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO NACIONAL

MPH1501 LEIS DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO IMATERIAL: PROTEÇÃO ÀS ORIGENS PELO IPHAN INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO NACIONAL III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento 20 a 22 de outubro de 2014 CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL MPH1501 LEIS DE PROTEÇÃO AO PATRIMÔNIO IMATERIAL: PROTEÇÃO

Leia mais

OS JARDINS HISTÓRICOS EM PORTUGAL E O APELO À AÇÃO DE BERLIM. sobre o Património Cultural para o Futuro da Europa (2018)

OS JARDINS HISTÓRICOS EM PORTUGAL E O APELO À AÇÃO DE BERLIM. sobre o Património Cultural para o Futuro da Europa (2018) OS JARDINS HISTÓRICOS EM PORTUGAL E O APELO À AÇÃO DE BERLIM sobre o Património Cultural para o Futuro da Europa (2018) OS JARDINS HISTÓRICOS EM PORTUGAL E O APELO À AÇÃO DE BERLIM sobre o Património Cultural

Leia mais

Sindicato dos Acupunturistas e Terapeutas Orientais do Estado de São Paulo SATOSP

Sindicato dos Acupunturistas e Terapeutas Orientais do Estado de São Paulo SATOSP Ofício n.º 105/2012 São Paulo, 17 de setembro de 2012. Excelentíssima Senhora Presidenta da República, Servimo-nos do presente para sugerir e requerer a alteração do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Leia mais

A invenção do patrimônio: o papel do Conselho Consultivo do IPHAN ( )

A invenção do patrimônio: o papel do Conselho Consultivo do IPHAN ( ) A invenção do patrimônio: o papel do Conselho Consultivo do IPHAN (99-9) The invention of heritage: the role of Advisory Board of IPHAN (99-9) Daniela Carvalho Sophia * Mayla Ramos Saldanha ** Resumo:

Leia mais

REGULAMENTO - INSCRIÇÃO DE FILMES IV Mostra de Filmes Memória em Movimento

REGULAMENTO - INSCRIÇÃO DE FILMES IV Mostra de Filmes Memória em Movimento REGULAMENTO - INSCRIÇÃO DE FILMES IV Mostra de Filmes Memória em Movimento - 2016 1- SOBRE A SEMANA FLUMINENSE DO PATRIMÔNIO A Mostra de Filmes Memória em Movimento é um evento integrante da Semana Fluminense

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA A BOA GESTÃO PÚBLICA DOS RECURSOS CULTURAIS/TURÍSTICOS

INFORMAÇÕES PARA A BOA GESTÃO PÚBLICA DOS RECURSOS CULTURAIS/TURÍSTICOS INFORMAÇÕES PARA A BOA GESTÃO PÚBLICA DOS RECURSOS CULTURAIS/TURÍSTICOS A Constituição protege o Patrimônio Cultural Brasileiro Art. 216 Mas o que é Patrimônio Cultural Brasileiro? formas de expressão

Leia mais

CP4 PROCESSOS IDENTITÁRIOS

CP4 PROCESSOS IDENTITÁRIOS CP4 PROCESSOS IDENTITÁRIOS PATRIMÓNIO COMUM DA HUMANIDADE Trabalho realizado: Susana Almeida Patrícia Alves Introdução Falemos um pouco do Património Comum da Humanidade, abordando o seu significado, bem

Leia mais

O CHAFARIZ COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA E IDENTIDADE LOCAL

O CHAFARIZ COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA E IDENTIDADE LOCAL O CHAFARIZ COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA E IDENTIDADE LOCAL Genivaldo Cruz Santos 1 ; Ronaldo Santana Chaves 2 1 Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia UNEB.

Leia mais

Que força. traz o ritmo?

Que força. traz o ritmo? A P R E S E N T A Que força traz o ritmo? Gera Que movimento o giro? Q u e a r r e b a t a m e n t o TRANSFORMA Um em tantos? o encantamento dos vodunsis nos Tambores Maranhenses O movimento circular

Leia mais

"Institui o Plano Municipal de Cultura - PMC, cria o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais SMIIC, e dá outras providências".

Institui o Plano Municipal de Cultura - PMC, cria o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais SMIIC, e dá outras providências. "Institui o Plano Municipal de Cultura - PMC, cria o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais SMIIC, e dá outras providências". CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1o Fica instituído

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Media Lab / UFG Observatório Brasileiro de Economia Criativa - GO. Coleção Dimensões: Patrimônio Cultural Imaterial

Universidade Federal de Goiás Media Lab / UFG Observatório Brasileiro de Economia Criativa - GO. Coleção Dimensões: Patrimônio Cultural Imaterial Universidade Federal de Goiás Media Lab / UFG Observatório Brasileiro de Economia Criativa - GO Coleção Dimensões: Patrimônio Cultural Imaterial Goiânia 2016 FICHA TÉCNICA REITORIA Orlando Afonso Valle

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 26

PROVA ESPECÍFICA Cargo 26 29 PROVA ESPECÍFICA Cargo 26 QUESTÃO 41 O processo de tombamento de um bem imóvel deve: a) delimitar apenas a sua área tombada e definir diretrizes de intervenção. b) delimitar apenas a área de entorno

Leia mais

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados do lo a c n o G o Sa Rio Abaixo Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante Igreja construída em terreno doado por José de Holanda Braga, em 1733. O retábulo

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO No dia 7 de abril, os participantes do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras Patrimônio Mundial, distribuídos em três grupos de trabalho, elaboraram coletivamente

Leia mais

Cultura material e imaterial

Cultura material e imaterial Cultura material e imaterial Patrimônio Histórico e Cultural: Refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental,

Leia mais

AS LUTAS PELO RECONHECIMENTO: DISPOSITIVOS LEGAIS, INSTITUIÇÕES E TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS Fernanda Mara Borba 1

AS LUTAS PELO RECONHECIMENTO: DISPOSITIVOS LEGAIS, INSTITUIÇÕES E TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS Fernanda Mara Borba 1 AS LUTAS PELO RECONHECIMENTO: DISPOSITIVOS LEGAIS, INSTITUIÇÕES E TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS Fernanda Mara Borba 1 Introdução O reconhecimento da propriedade dos remanescentes das comunidades dos quilombos

Leia mais

PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BREJO PARAIBANO: UMA PROPOSTA DE CATALOGAÇÃO E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.

PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BREJO PARAIBANO: UMA PROPOSTA DE CATALOGAÇÃO E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BREJO PARAIBANO: UMA PROPOSTA DE CATALOGAÇÃO E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Autor: Lydiane Batista de Vasconcelos Walquiria da Cunha Silva Gislaine Muniz de Lima Renata Silva Araújo

Leia mais

Patrimônio Histórico. Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos.

Patrimônio Histórico. Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos. Patrimônio Histórico Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos. Todavia, esse conceito vem sendo substituído pela expressão patrimônio cultural, que é muito mais

Leia mais

25 anos do direito fundamental ao meio ambiente no Brasil: balanço e perspectivas. Prof. Dr. José Antônio Tietzmann e Silva

25 anos do direito fundamental ao meio ambiente no Brasil: balanço e perspectivas. Prof. Dr. José Antônio Tietzmann e Silva 25 anos do direito fundamental ao meio ambiente no Brasil: balanço e perspectivas Prof. Dr. José Antônio Tietzmann e Silva 1. A CF/88 e a afirmação de um direito ao meio ambiente. 2. Que balanço para a

Leia mais

Congresso Ambiental. O Licenciamento Ambiental no IPHAN. Carlúcio Baima. Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados

Congresso Ambiental. O Licenciamento Ambiental no IPHAN. Carlúcio Baima. Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados O Licenciamento Ambiental no IPHAN Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Congresso Ambiental Carlúcio Baima Coordenação Nacional de Licenciamento da Presidência do IPHAN I Missão Institucional

Leia mais

A Política Federal de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

A Política Federal de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial A Política Federal de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial Raiana Alves Maciel Leal do Carmo 1 Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a política federal de salvaguarda do patrimônio

Leia mais

MONGE JOÃO MARIA: LOCAIS DE MEMÓRIA E DEVOÇÃO Márcia Janete Espig 1

MONGE JOÃO MARIA: LOCAIS DE MEMÓRIA E DEVOÇÃO Márcia Janete Espig 1 Resumo: MONGE JOÃO MARIA: LOCAIS DE MEMÓRIA E DEVOÇÃO Márcia Janete Espig 1 Essa comunicação pretende apresentar alguns aspectos do projeto de pesquisa MONGE JOÃOMARIA: A TRAJETÓRIA DE UMA DEVOÇÃO POPULAR

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 1995/2016 EMENTA: INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE SALVAGUARDA, FOMENTO E INCENTIVO AO SAMBA CARIOCA Autor(es): VEREADOR REIMONT

PROJETO DE LEI Nº 1995/2016 EMENTA: INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE SALVAGUARDA, FOMENTO E INCENTIVO AO SAMBA CARIOCA Autor(es): VEREADOR REIMONT PROJETO DE LEI Nº 1995/2016 EMENTA: INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE SALVAGUARDA, FOMENTO E INCENTIVO AO SAMBA CARIOCA Autor(es): VEREADOR REIMONT A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO D E C R E T A : Art.

Leia mais

Inovação e Criatividade na Educação Básica

Inovação e Criatividade na Educação Básica MEC Inovação e Criatividade na Educação Básica 2015 Objetivo Criar as bases para uma política pública de fomento a inovação e criatividade na educação básica Desafios da Educação Básica no Brasil hoje

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL: Conceitos e definições UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

PATRIMÔNIO CULTURAL: Conceitos e definições UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA F A C U L D A D E D E E N G E N H A R I A DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Tecnicas Retrospectivas II Profª. Raquel

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

POLÍTICA CULTURAL: BRASIL; SP; SÃO PAULO

POLÍTICA CULTURAL: BRASIL; SP; SÃO PAULO POLÍTICA CULTURAL: BRASIL; SP; SÃO PAULO Antônio Eleilson Leite Flavia Landucci Landgraf São Paulo, novembro, 2015 Política cultural Nacional Sistema Nacional de Cultura E o fortalecimento do papel do

Leia mais

POLITICA NACIONAL DE MUSEUS

POLITICA NACIONAL DE MUSEUS DÉCADA DE 30, QUANDO DA CRIAÇÃO DO SPHAN 1937 - Criado o SPHAN - Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (hoje IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); Atuação na museologia

Leia mais

Carta de Manaus. 1 Estratégia Brasileira das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

Carta de Manaus. 1 Estratégia Brasileira das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial Carta de Manaus As cidades brasileiras reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Mundial Cultural e Natural, assim como as cidades que possuem bens culturais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico

Leia mais

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O DESENHO: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O DESENHO: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O DESENHO: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES Lilian Quelle Santos de Queiroz i APRESENTANDO O(S) TEMA(S) O processo formativo orquestrado pelos currículos escolares atuais, na educação formal,

Leia mais

DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro

DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade

Leia mais

Um balanço das formas de proteção institucionalizadas do patrimônio cultural no Brasil e o caso da cidade de Ouro Preto, MG

Um balanço das formas de proteção institucionalizadas do patrimônio cultural no Brasil e o caso da cidade de Ouro Preto, MG Um balanço das formas de proteção institucionalizadas do patrimônio cultural no Brasil e o caso da cidade de Ouro Preto, MG Leila Medina Leite Féres 1 A balance of the institucionalized forms of protection

Leia mais

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013.

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013. DECRETO Nº 44.159 DE 15 DE ABRIL DE 2013. DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO RIO CRIATIVO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

XL Breve Informativo Março de 2013

XL Breve Informativo Março de 2013 GRUPO MAR DE CULTURA XL Breve Informativo Março de 2013 Missão: Atuar para o desenvolvimento solidário e participativo de Paraty articulando a sociedade civil organizada e poder público para a implantação

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 6 de dezembro de Série. Número 214

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 6 de dezembro de Série. Número 214 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 6 de dezembro de 2016 Série Sumário ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA MADEIRA Decreto Legislativo Regional n.º 40/2016/M Estabelece o regime jurídico de salvaguarda

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR E POLÍTICA CULTURAL: DESAFIOS DO OUTRO COMO SUJEITO DA POLÍTICA Elaine Monteiro UFF Agência(s) Financiadora(s): PROEXT/MEC/SESU

EDUCAÇÃO POPULAR E POLÍTICA CULTURAL: DESAFIOS DO OUTRO COMO SUJEITO DA POLÍTICA Elaine Monteiro UFF Agência(s) Financiadora(s): PROEXT/MEC/SESU EDUCAÇÃO POPULAR E POLÍTICA CULTURAL: DESAFIOS DO OUTRO COMO SUJEITO DA POLÍTICA Elaine Monteiro UFF Agência(s) Financiadora(s): PROEXT/MEC/SESU 1 - O ESTADO BRASILEIRO E A POLÍTICA DE PATRIMÔNIO IMATERIAL:

Leia mais

Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais

Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais 13 de maio de 2014 Desafios das Políticas de Incentivo Apoiar projetos culturais produzidos por artistas e produtores mineiros; Promover a descentralização

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Edital Nº 28 /2018 PROEXT/LEAFRO para Bolsistas do projeto Ações de Reconhecimento de Bens relacionados aos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana no Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural

Leia mais

Os direitos intelectuais no campo da cultura popular.

Os direitos intelectuais no campo da cultura popular. XXVI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Guadalajara, 2007. Os direitos intelectuais no campo da cultura popular. Simone Dubeux Berardo Carneiro

Leia mais

Patrimônio Imaterial e Memória Coletiva em Minas Gerais

Patrimônio Imaterial e Memória Coletiva em Minas Gerais Patrimônio Imaterial e Memória Coletiva em Minas Gerais * Resumo O presente artigo visa mostrar a relação da memória coletiva com uma das categorias do patrimônio cultural: o patrimônio imaterial. Para

Leia mais

1 Em vídeo institucional do Ministério da Cultura sobre o título de Patrimônio Cultural Imaterial

1 Em vídeo institucional do Ministério da Cultura sobre o título de Patrimônio Cultural Imaterial 13 1 Introdução As práticas de preservação do patrimônio cultural, apropriadas como um instrumento da política de estados, são entendidas como artifícios para construção de identidades nacionais. Tradicionalmente

Leia mais

INTRODUÇÃO PRIMEIRA APROXIMAÇÃO AO PATRIMÓNIO IMATERIAL

INTRODUÇÃO PRIMEIRA APROXIMAÇÃO AO PATRIMÓNIO IMATERIAL INTRODUÇÃO PRIMEIRA APROXIMAÇÃO AO PATRIMÓNIO IMATERIAL Certamente já ouviste falar de Património Cultural, isto é, do conjunto de elementos de uma cultura, produzidos ao longo dos tempos, que recebemos

Leia mais

RESENHA DO MATERIAL AO IMATERIAL: PATRIMÔNIOS CULTURAIS DO BRASIL. CORÁ, MARIA AMELIA JUNDURIAN. SÃO PAULO: EDUC: FAPESP, p.

RESENHA DO MATERIAL AO IMATERIAL: PATRIMÔNIOS CULTURAIS DO BRASIL. CORÁ, MARIA AMELIA JUNDURIAN. SÃO PAULO: EDUC: FAPESP, p. RESENHA DO MATERIAL AO IMATERIAL: PATRIMÔNIOS CULTURAIS DO BRASIL. CORÁ, MARIA AMELIA JUNDURIAN. SÃO PAULO: EDUC: FAPESP, 2014. 360p. SARA SANTOS MORAIS, INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL,

Leia mais