Patrimônio Histórico. Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Patrimônio Histórico. Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos."

Transcrição

1 Patrimônio Histórico Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos.

2 Todavia, esse conceito vem sendo substituído pela expressão patrimônio cultural, que é muito mais abrangente. Assim, patrimônio cultural pode ser definido como o complexo de monumentos, conjuntos arquitetônicos, sítios históricos e parques nacionais de determinado país ou região que possui valor histórico e artístico e compõem um determinado entorno ambiental de valor patrimonial.

3 Durante a Convenção de Patrimônio Cultural realizada pela UNESCO, em 1972, foi elaborada uma lista dos Patrimônios da Humanidade com o objetivo de chamar a atenção mundial para identificar propriedades de valor cultural e natural universais.

4

5 O Brasil possui 16 sítios de patrimônios da humanidade reconhecidos pela UNESCO. Das cidades históricas de Olinda, Salvador e Ouro Preto aos parques nacionais do Iguaçu e Pantanal.

6 São 4 as categorias de bens patrimoniais: Os bens naturais Os bens materiais

7 Os bens intelectuais Os bens emocionais

8 Monumento Sua escolha parte dos contextos nacionais. Assim, toda escolha de monumentos é seletiva, ou seja, escolhe-se somente pontos do passado que queremos lembrar. Para o historiador francês Jacques Le Goff, monumento é tudo o que pode evocar o passado e recordá-lo, até mesmo o registros escritos são monumentos.

9 A diferença entre monumento e documento é que o primeiro foi escolhido voluntariamente pela sociedade para lembrar o passado que ela escolheu. Já o documento, foi visto durante muito tempo pelos historiadores como registro do passado como um todo e não aquele escolhido pela sociedade.

10 (ENEM 2014) A Praça da Concórdia, antiga Praça Luís XV, é a maior praça pública de Paris. Inaugurada em 1763, tinha em seu centro uma estátua do rei. Situada ao longo do Sena, ela é a intersecção de dois eixos monumentais. Bem nesse cruzamento está o Obelisco de Luxor, decorado com hieróglifos que contam os reinados dos faraós Ramsés II e Ramsés 111.

11 Em 1829, foi oferecido pelo vice-rei do Egito ao povo francês e, em 1836, instalado na praça diante de mais de 200 mil espectadores e da família real. NOBLAT, R. Disponível em: Acesso em: 12 dez A constituição do espaço público da Praça da Concórdia ao longo dos anos manifesta o(a)

12 a) lugar da memória na história nacional. b) caráter espontâneo das festas populares. c) lembrança da antiguidade da cultura local. d) triunfo da nação sobre os países africanos. e) declínio do regime de monarquia absolutista.

13 Letra A O enunciado elenca diversos acontecimentos históricos relacionados com a Praça da Concórdia, em Paris, corroborando a ideia de que se trata de um logradouro ligado a vários eventos históricos relevantes para a França. São eles: 1763: inauguração da estátua de Luís XV (símbolo do absolutismo vigente no Antigo Regime).

14 1829: doação do obelisco de Ramsés à França pelo vice-rei muçulmano do Egito (então rebelado contra o Império Otomano, do qual o Egito era uma província). Esse evento pode ser visto como um antecedente do neocolonialismo a ser pratica do pelas grandes potências. 1836: instalação do obelisco na Praça da Concórdia (nova denominação da Praça Luís XV) com a presença da Família Real. O comparecimento de 200 mil espectadores mostra o apoio popular à Dinastia de Orléans, que ascendera ao trono em 1830, com Luís Felipe.

15 (Enem 2014) Queijo de Minas vira patrimônio cultural brasileiro O modo artesanal da fabricação do queijo em Minas Gerais foi registrado nesta quinta-feira (15) como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O veredicto foi dado em reunião do conselho realizada no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte.

16 O presidente do Iphan e do conselho ressaltou que a técnica de fabricação artesanal do queijo está inserida na cultura do que é ser mineiro. Folha de S. Paulo, 15 maio Entre os bens que compõem o patrimônio nacional, o que pertence à mesma categoria citada no texto está representado em:

17

18

19 A categoria de patrimônio cultural imaterial brasileiro se refere a produtos e atividades que envolvem participação de um grupo social, geralmente de caráter local.

20 Letra C Nesse sentido, difere do patrimônio cultural material que designa obras específicas e formalmente definidas, como por exemplo construções e produções das artes plásticas. O trabalho das paneleiras de Goiabeiras (ES) enquadra-se na primeira categoria.

21 (Enem 2013) No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial.

22 O presidente do Iphan explicou que "a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades". A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando a preservação da sua paisagem cultural. Disponível em: Acesso em: 7 mar (adaptado).

23 O reconhecimento da paisagem em questão como patrimônio mundial deriva da: a) presença do corpo artístico local. b) imagem internacional da metrópole. c) herança de prédios da ex-capital do país. d) diversidade de culturas presentes na cidade. e) relação sociedade-natureza de caráter singular.

24 Letra E Nas palavras do presidente do IPHAN, que a própria questão traz, "a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira". Daí a relação entre sociedade e natureza.

25 Secretaria de Cultura EDITAL NOTIFICAÇÃO Síntese da resolução publicada no Diário Oficial da Cidade, 29/07/2011 página a Reunião Ordinária, em 21/06/2011. Resolução n o 08/2011 TOMBAMENTO dos imóveis da Rua Augusta. n o 349 e n o 353, esquina com a Rua Marquês de Paranaguá, n o 315. n o 327 e n o 329 (Setor 010, Quadra 026, Lotes e ), bairro da Consolação. Subprefeitura da Sé, conforme o processo administrativo n o Folha de S. Paulo, 5 ago (adaptado).

26 Um leitor interessado nas decisões governamentais escreve uma carta para o jornal que publicou o edital, concordando com a resolução sintetizada no Edital da Secretaria de Cultura. Uma frase adequada para expressar sua concordância é: A -Que sábia iniciativa! Os prédios em péssimo estado de conservação devem ser derrubados. B -Até que enfim! Os edifícios localizados nesse trecho descaracterizam o conjunto arquitetônico da Rua Augusta. C -Parabéns! O poder público precisa mostrar sua força como guardião das tradições dos moradores locais.

27 D -Justa decisão! O governo dá mais um passo rumo à eliminação do problema da falta de moradias populares. E -Congratulações! O patrimônio histórico da cidade merece todo empenho para ser preservado.

28 Letra E A alternativa correta traz a frase mais adequada para expressar a concordância do leitor com a resolução sobre o tombamento dos imóveis citados, uma vez que a palavra tombamento, ao contrário do que muitos podem pensar (ao fazer associação com tombo, de cair), refere-se à decisão de colocar imóveis de valor histórico e interesse público sob a guarda do governo, o que garante a sua preservação.

HISTÓRIA A História Geral Professora Mara Barbosa Semi Curcep - Aulas 1 e 2: Tempo. Fontes Históricas. Patrimônio histórico

HISTÓRIA A História Geral Professora Mara Barbosa Semi Curcep - Aulas 1 e 2: Tempo. Fontes Históricas. Patrimônio histórico HISTÓRIA A História Geral Professora Mara Barbosa Semi Curcep - Aulas 1 e 2: Fontes Históricas Tempo Patrimônio histórico História é o estudo do que os homens do passado fizeram, da maneira pela qual viviam,

Leia mais

Rio de Janeiro recebe título da Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade

Rio de Janeiro recebe título da Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade Rio de Janeiro recebe título da Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade Paisagens da cidade como a praia de Copacabana e o Pão de Açúcar serão preservadas. Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca,

Leia mais

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série O que é Patrimônio Cultural? Patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à nossa identidade, nossas ações, costumes,

Leia mais

AS CIDADES BRASILEIRAS E O PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

AS CIDADES BRASILEIRAS E O PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE AS CIDADES BRASILEIRAS E O PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE SILVA F. F. (Ed.). As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade. São Paulo: Peirópolis; Edusp 2003. F 383 ernando Fernandes

Leia mais

ANO EUROPEU Porquê? Como? Exemplos

ANO EUROPEU Porquê? Como? Exemplos fev 2018 ANO EUROPEU Porquê? Como? Exemplos Pixabay Ano Europeu: Porquê? Como? Para chamar a atenção da sociedade para um tema Promover o debate e diálogo a nível europeu e nacional Tema é proposto pela

Leia mais

A Convenção do Patrimônio Mundial

A Convenção do Patrimônio Mundial A CANDIDATURA A Convenção do Patrimônio Mundial A UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura cuida de promover a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO Curso de Capacitação de Guias Fortalezas e Turismo Embarcado na APA de Anhatomirim Florianópolis, 26 de novembro de 2014 IPHAN - Instituto do Patrimônio

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 26

PROVA ESPECÍFICA Cargo 26 29 PROVA ESPECÍFICA Cargo 26 QUESTÃO 41 O processo de tombamento de um bem imóvel deve: a) delimitar apenas a sua área tombada e definir diretrizes de intervenção. b) delimitar apenas a área de entorno

Leia mais

Revisão para o ENEM. Geografia Monitor: Renata Carvalho e Eduardo Nogueira 28, 31/10 e 01/11/2014. Material de Apoio para Monitoria

Revisão para o ENEM. Geografia Monitor: Renata Carvalho e Eduardo Nogueira 28, 31/10 e 01/11/2014. Material de Apoio para Monitoria Revisão para o ENEM 1. Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica

Leia mais

Afinal, o que é patrimônio cultural?

Afinal, o que é patrimônio cultural? Afinal, o que é patrimônio cultural? http://www.youtube.com/watch?v=6afujb7cuq0&feature=relmfu São considerados patrimônio cultural : - os monumentos: obras arquitetônicas, esculturas ou pinturas monumentais,

Leia mais

Cultura material e imaterial

Cultura material e imaterial Cultura material e imaterial Patrimônio Histórico e Cultural: Refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental,

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional

A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial São Luís, 24 a 27/02/2016 A EMBRATUR Missão

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 8ª - Ensino Fundamental Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 5 / 2016 Nome: _ Nº Turma: INTRODUÇÃO

Leia mais

Turismo cultural cultura

Turismo cultural cultura Turismo cultural É certo que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva. O termo Turismo Cultural designa uma modalidade

Leia mais

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Localização: às margens da Estrada Rio Claro Mangaratiba; Natureza do acervo: ruínas arqueológicas da cidade antiga de São João Marcos; Conservação: em

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO. PARA O CONCURSO PÚBLICO DO IPHAN e IBRAM Autarquias do Ministério da Cultura

CURSO PREPARATÓRIO. PARA O CONCURSO PÚBLICO DO IPHAN e IBRAM Autarquias do Ministério da Cultura CURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO PÚBLICO DO IPHAN e IBRAM Autarquias do Ministério da Cultura IPHAN - Instituto do Patrmônio Histórico e Artístico Nacional IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus Público-alvo:

Leia mais

Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO META Evidenciar o ato de tombamento como um ato administrativo que preserva e reconhece o patrimônio. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: definir o que vem a ser

Leia mais

Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil

Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil Histórico Acórdão nº 3.155/2016 - TCU Plenário Recomendou que a Casa Civil da Presidência da República elaborasse um Plano de Ação Para a Formulação de

Leia mais

Aula nº. Ciências Humanas - Sociologia Patrimônio Cultural PATRIMÔNIO CULTURAL

Aula nº. Ciências Humanas - Sociologia Patrimônio Cultural PATRIMÔNIO CULTURAL PATRIMÔNIO CULTURAL Os artefatos de cultura mais representativos para um grupo sociocultural são alçados à categoria de bem coletivo e, por isso, merecem ser preservados. A patrimonialização cultural não

Leia mais

Avaliação de Ciências, História e Geografia 5 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Ciências, História e Geografia 5 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Ciências, História e Geografia 5 o Ano - 1 o Bimestre Questões 1. A imagem a seguir mostra um vilarejo em Khuzestão, no Irã, antiga Mesopotâmia. PXHere Por que essa civilização

Leia mais

HISTÓRIA. Questão 1 (Enem 2014) - Item 1 (Azul)

HISTÓRIA. Questão 1 (Enem 2014) - Item 1 (Azul) HISTÓRIA Questão 1 (Enem 2014) - Item 1 (Azul) Fon-Fon!, ano IV, n. 36, 3 set. 1910. Disponível em: objdigital.bn.br. Acesso em: 4 abr. 2014. A charge, datada de 1910, ao retratar a implantação da rede

Leia mais

Turismo Histórico-Cultural. diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo

Turismo Histórico-Cultural. diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo Turismo Histórico-Cultural diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo Proposta de Recorte para a Conceituação de Turismo Cultural l o MTur, em parceria com o Ministério da Cultura e o IPHAN,

Leia mais

Programação cultural para celebrar a Pampulha

Programação cultural para celebrar a Pampulha Programação cultural para celebrar a Pampulha Enviado por DA REDAÇÃO 22Jul2016 PQN O Portal da Comunicação Para celebrar ainda mais o reconhecimento da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade,

Leia mais

CP4 PROCESSOS IDENTITÁRIOS

CP4 PROCESSOS IDENTITÁRIOS CP4 PROCESSOS IDENTITÁRIOS PATRIMÓNIO COMUM DA HUMANIDADE Trabalho realizado: Susana Almeida Patrícia Alves Introdução Falemos um pouco do Património Comum da Humanidade, abordando o seu significado, bem

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 6 / 3 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a)

Leia mais

Do material ao Imaterial: Patrimônios Culturais do Brasil

Do material ao Imaterial: Patrimônios Culturais do Brasil Do material ao Imaterial: Patrimônios Culturais do Brasil Maria Amelia Jundurian Corá mcora@pucsp.br Objetivo Compreender como se deu o processo de implantação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial

Leia mais

OFICINAS CULTURAIS. Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em:

OFICINAS CULTURAIS. Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em: OFICINAS CULTURAIS Prof: André Aparecido da Silva / Profa. Milca Augusto da Silva Costa Disponível em: www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 Afinal, o que é cultura? 2 A cultura de todos nós Este povo

Leia mais

2. BREVE EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS SOBRE O LABOR REALIZADO EM 2014

2. BREVE EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS SOBRE O LABOR REALIZADO EM 2014 Relatório 1. INTRODUÇÃO No seguimento dos contactos com a Comissão Nacional da Unesco inerentes à possibilidade de inscrição de Vila Viçosa na Lista Indicativa de Portugal para o Património Mundial, foi

Leia mais

Processo de Tombamento dos Bondes de Santa Teresa. pelo INEPAC e posteriormente também pelo IPHAN

Processo de Tombamento dos Bondes de Santa Teresa. pelo INEPAC e posteriormente também pelo IPHAN Processo de Tombamento dos Bondes de Santa Teresa pelo INEPAC e posteriormente também pelo IPHAN Portal do INEPAC http://www.inepac.rj.gov.br/modules.php?name=guia&file=consulta_d... de 1 29/12/2012 17:03

Leia mais

RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015

RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015 RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei n

Leia mais

INTRODUÇÃO PRIMEIRA APROXIMAÇÃO AO PATRIMÓNIO IMATERIAL

INTRODUÇÃO PRIMEIRA APROXIMAÇÃO AO PATRIMÓNIO IMATERIAL INTRODUÇÃO PRIMEIRA APROXIMAÇÃO AO PATRIMÓNIO IMATERIAL Certamente já ouviste falar de Património Cultural, isto é, do conjunto de elementos de uma cultura, produzidos ao longo dos tempos, que recebemos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 17/ CONPRESP / 2014

RESOLUÇÃO Nº 17/ CONPRESP / 2014 RESOLUÇÃO Nº 17/ CONPRESP / 2014 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei

Leia mais

A Redução de São Miguel Arcanjo

A Redução de São Miguel Arcanjo 1 Leia o texto a seguir, observe a imagem e responda às questões. A Redução de São Miguel Arcanjo A Redução de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1632 na região do Tape. Porém, devido aos ataques de paulistas

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS

PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS Educação, Linguagem e Memória 1 Hélen Bernardo Pagani 1 (helenpagani@unesc.net) Laíse Niehues Volpato 2 (laisevolpato@unesc.net)

Leia mais

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: O CASO DA CIDADE DE RIO TINTO

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: O CASO DA CIDADE DE RIO TINTO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: O CASO DA CIDADE DE RIO TINTO SILVA 1, Jaquisandro Ferreira da ARAÚJO 2, Marianna de Queiroz BARCELLOS 3, Lusival Antonio RESUMO O presente estudo é uma tentativa de reflexão

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA

A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA CAPÍTULO 1 A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA O que é história? BIBLIOTECA NACIONAL E UNIVERSIDADE DE ESTRASBURGO, ALSACE, FRANÇA BIBLIOTECA NACIONAL E UNIVERSIDADE DE ESTRASBURGO, ALSACE, FRANÇA Marc Bloch, historiador

Leia mais

Educação Patrimonial. II Encontro de Trabalho da Rede Paulista de Educação Patrimonial - REPEP. Museu da Imigração 14 de maio de 2016

Educação Patrimonial. II Encontro de Trabalho da Rede Paulista de Educação Patrimonial - REPEP. Museu da Imigração 14 de maio de 2016 Educação Patrimonial II Encontro de Trabalho da Rede Paulista de Educação Patrimonial - REPEP Museu da Imigração 14 de maio de 2016 Educação Patrimonial no Iphan Portaria Educação Patrimonial: Portaria

Leia mais

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso.

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/2018 - SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. Língua Portuguesa - Conhecimentos Básicos (para todos os cargos)

Leia mais

DECRETO Nº E 05 DE JULHO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO Nº E 05 DE JULHO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO Nº 35.879 E 05 DE JULHO DE 2012 Dispõe sobre o RIO COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO

Leia mais

Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo

Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo Definição de Patrimônio l Patrimônio cultural é um conjunto de bens materiais e imateriais representativos da cultura de um grupo ou de uma sociedade. Problematização

Leia mais

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura 1916 Acervo IHGRGS Reconversão Econômica do 4º Distrito Bairros Floresta,

Leia mais

Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania.

Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra a) a humanidade

Leia mais

Ilmo. Sr. Miguel Luiz Bucalem, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, e equipe técnica do Consórcio Nova Luz

Ilmo. Sr. Miguel Luiz Bucalem, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, e equipe técnica do Consórcio Nova Luz ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E TRABALHADORES DA NOVA LUZ na luta pela inclusão social, pelo desenvolvimento da cidadania e pela preservação da memória e da diversidade na Nova Luz São Paulo, 14 de janeiro de

Leia mais

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Esta proposta considera a utilização de três imóveis localizados no coração do Centro Histórico

Leia mais

TR Teoria e História da Preservação da Arquitetura e do. Urbanismo

TR Teoria e História da Preservação da Arquitetura e do. Urbanismo TR Teoria e História da Preservação da Arquitetura e do Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula Zimmermann Urbanismo

Leia mais

Exercícios de Revisão - 2

Exercícios de Revisão - 2 Exercícios de Revisão - 2 1. No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura,

Leia mais

Prédio da antiga Faculdade de Medicina de Alagoas será tombado

Prédio da antiga Faculdade de Medicina de Alagoas será tombado Prédio da antiga Faculdade de Medicina de Alagoas será tombado O governador Teotonio Vilela Filho assina, nesta quinta-feira (11), às 14h, no Palácio República dos Palmares, o decreto de tombamento estadual

Leia mais

COMO LIDAR COM PRESERVAÇÃO NA ATUALIDADE: INDA- GAÇÕES SOBRE UMA CIDADE - VITÓRIA

COMO LIDAR COM PRESERVAÇÃO NA ATUALIDADE: INDA- GAÇÕES SOBRE UMA CIDADE - VITÓRIA COMO LIDAR COM PRESERVAÇÃO NA ATUALIDADE: INDA- GAÇÕES SOBRE UMA CIDADE - VITÓRIA Lílian de Oliveira Locatelli PPGA/UFES/ Pesquisa financiada pelo FACITEC - CDV Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Vitória-ES;

Leia mais

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO Alline Lemos Lira ¹; Rosane Balsan² ¹Aluna do Curso de Geografia Bacharelado; Campus de Porto Nacional-TO; alline.l@hotmail.com; ²Orientadora

Leia mais

Os melhores passeios em Salvador Escrito por: Soraia Barbosa

Os melhores passeios em Salvador Escrito por: Soraia Barbosa Os melhores passeios em Salvador Escrito por: Soraia Barbosa O Nordeste brasileiro possui diversas opções para quem está atrás de um passeio em um local bonito com praias e visual rústico. Um desses lugares

Leia mais

Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil. José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ

Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil. José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ 1 Século XVIII 1742: Carta de D. André de Mello e Castro, Vice Rei do Brasil ao

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta

CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta CRUZ, ANDREA; SILVA, PAULA Prefeitura Municipal de Parnaíba Secretaria de Infraestrutura Rua Itaúna, 1434 Pindorama, Parnaíba PI CEP: 64215-320

Leia mais

Abrindo os baús - Tradições e valores das Minas e das Gerais

Abrindo os baús - Tradições e valores das Minas e das Gerais Abrindo os baús - Tradições e valores das Minas e das Gerais Autor(a): Tanya Pitanguy de Paula Ano: 2007 Páginas: 168 Resumo: Toda a história não reside no fato real mesmo, mas na história dos ideais,

Leia mais

PATRIMÔNIO IMATERIAL

PATRIMÔNIO IMATERIAL PATRIMÔNIO IMATERIAL I Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil - de 23 a 25 de novembro de 2011 - O papel do Registro de alimentos tradicionais como patrimônio cultural imaterial limites e possibilidades

Leia mais

SILVA, Vanessa Regina Freitas da 1 VIEIRA, Sidney Gonçalves 2

SILVA, Vanessa Regina Freitas da 1 VIEIRA, Sidney Gonçalves 2 AS INFLUÊNCIAS MERCANTILISTAS E SOCIAIS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO: OS CASOS DA PRAÇA TIRADENTES EM OURO PRETO/MG E DA PRAÇA DA LIBERDADE EM BELO HORIZONTE/MG SILVA, Vanessa Regina Freitas

Leia mais

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também:

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Próximo à Praça Tiradentes, ao lado do Museu da Inconfidência, estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Museu

Leia mais

MONUMENTO DA LUZ A ÁREA DO MONUMENTO

MONUMENTO DA LUZ A ÁREA DO MONUMENTO MEMORIAL DESCRITIVO MONUMENTO DA LUZ Um monumento é uma estrutura construída por motivos simbólicos e/ou comemorativos, mais do que para uma utilização de ordem funcional. Os monumentos são geralmente

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ouro Preto Estado de Minas Gerais

Prefeitura Municipal de Ouro Preto Estado de Minas Gerais LEI NO 17/2002 "Regulamenta o artigo 165 da Lei Orgânica Municipal, implanta e regulamenta o tombamento de bens móveis e imóveis, assim como o registro dos bens imateriais pelo Município de Ouro Preto

Leia mais

TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO

TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO Viollet-le-Duc ANTECEDENTES: frança A palavra e o assunto são modernos. Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou

Leia mais

Exercícios Texto Argumentativo

Exercícios Texto Argumentativo Exercícios Texto Argumentativo 1. Leia: Secretaria de Cultura EDITAL NOTIFICAÇÃO Síntese da resolução publicada no Diário Oficial da Cidade, 29/07/2011 página 41 511ª Reunião Ordinária, em 21/06/2011.

Leia mais

BELO HORIZONTE, A CAPITAL DA INOVAÇÃO

BELO HORIZONTE, A CAPITAL DA INOVAÇÃO BELO HORIZONTE, A CAPITAL DA INOVAÇÃO Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais é considerada a 6ª maior cidade do Brasil. Com clima agradável durante todo o ano, a cidade é famosa por suas áreas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 27 / CONPRESP / 2014

RESOLUÇÃO Nº 27 / CONPRESP / 2014 RESOLUÇÃO Nº 27 / CONPRESP / 2014 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da

Leia mais

SALVADOR DAS MISSÕES

SALVADOR DAS MISSÕES SALVADOR DAS MISSÕES 124 SALVADOR DAS MISSÕES Salvador das Missões foi colonizada por migrantes alemães alguns anos após a fundação da Colônia de Serro Azul, ocorrida em 1902. Os primeiros moradores chegaram

Leia mais

Valorização Patrimonial: as relações entre restauração, política e memória social, nas. intervenções em monumentos históricos em Belém do Pará

Valorização Patrimonial: as relações entre restauração, política e memória social, nas. intervenções em monumentos históricos em Belém do Pará Valorização Patrimonial: as relações entre restauração, política e memória social, nas intervenções em monumentos históricos em Belém do Pará Dayseane Ferraz da Costa PPG-UFPA Algumas Considerações Acerca

Leia mais

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011.

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. 1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. Orientador: Cláudio Listher Marques Bahia. 168 Qualificação do

Leia mais

Aula 15 BENS CULTURAIS MATERIAIS. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula 15 BENS CULTURAIS MATERIAIS. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula 15 BENS CULTURAIS MATERIAIS META Listar os principais bens culturais nacionais e sergipanos. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Compreender a incidência do tombamento nos bens de pedra

Leia mais

Planaltina história e cultura

Planaltina história e cultura Planaltina história e cultura Planaltina Planaltina tem a peculiaridade de ser uma cidade no Planalto Central que antecede a construção de Brasília e traz em sua identidade características sertanejas.

Leia mais

Convento de Cristo. Património Mundial. CP4-DR4-Formadora: Vitória Paiva Trabalho Realizado por Paulo Caiola

Convento de Cristo. Património Mundial. CP4-DR4-Formadora: Vitória Paiva Trabalho Realizado por Paulo Caiola Património Mundial CP4-DR4-Formadora: Vitória Paiva Trabalho Realizado por Paulo Caiola História, características A sua importância na identidade L o c a l i z a ç ã o Património Mundial O Classificado

Leia mais

Painel 3: ALTERNATIVAS PARA SOLUTIVIDADE DAS QUESTÕES SOCIAIS

Painel 3: ALTERNATIVAS PARA SOLUTIVIDADE DAS QUESTÕES SOCIAIS 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial Painel 3: ALTERNATIVAS PARA SOLUTIVIDADE DAS QUESTÕES SOCIAIS São Luís MA, 25 de fevereiro de 2016 Andreia Carla Santana Everton

Leia mais

COMPROMISSO DE GOIÁS BRASIL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA O PATRIMÔNIO QUE NOS UNE

COMPROMISSO DE GOIÁS BRASIL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA O PATRIMÔNIO QUE NOS UNE COMPROMISSO DE GOIÁS BRASIL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA O PATRIMÔNIO QUE NOS UNE O Governador do Distrito Federal; Os Prefeitos de São Luís, Olinda, São Cristóvão, São Raimundo Nonato, Salvador, Rio de Janeiro,

Leia mais

Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural

Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural Perspectivas do Plano Municipal de Cultura - PMC O Plano Municipal de Cultura de São Luís (PMC-São Luís) foi concebido e trabalhado durante o ano de 2012, tendo sido

Leia mais

PONTOS TURÍSTICOS DE

PONTOS TURÍSTICOS DE PONTOS TURÍSTICOS DE BELO HORIZONTE CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA CAPITAL... 3º C Professora: Glaura Helena 3 SERRA DO CURRAL Tudo começou quando João Leite da Silva Ortiz criou a Fazenda do Cercado,

Leia mais

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Cultura Departamento do Patrimônio Histórico Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São

Leia mais

Fortalecimento do poder dos reis

Fortalecimento do poder dos reis Fortalecimento do poder dos reis C A P Í T U L O 0 7 Prof: Diego Gomes Disciplina: História Turma: 7 Ano Fortalecimento do poder Real Com revigoramento do comércio e das cidade, formou-se um novo grupo

Leia mais

CONCURSO LOGOMARCA COMEMORATIVA 200 ANOS MUSEU NACIONAL UFRJ - EDITAL -

CONCURSO LOGOMARCA COMEMORATIVA 200 ANOS MUSEU NACIONAL UFRJ - EDITAL - CONCURSO LOGOMARCA COMEMORATIVA 200 ANOS MUSEU NACIONAL UFRJ - EDITAL - A Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna público o presente edital e convida seus estudantes a apresentarem

Leia mais

etnografia ou outras relevantes para a caracterização cultural de Coimbra Carmen Pereira 1 e Clara Sousa 2

etnografia ou outras relevantes para a caracterização cultural de Coimbra Carmen Pereira 1 e Clara Sousa 2 Apresentação de projeto - informação tipificada para recolha de dados sobre tradições, etnografia Carmen Pereira 1 e Clara Sousa 2 No âmbito do objetivo estabelecido no Gabinete para o Centro Histórico

Leia mais

III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica

III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica http://ojs.fsg.br/index.php/pesquisaextensao ISSN 2318-8014 RESGATE HISTÓRICO-CULTURAL ATRAVÉS DA LEI COMPLEMENTAR

Leia mais

Sumário Número de notícias: 8 Número de veículos: 8

Sumário Número de notícias: 8 Número de veículos: 8 Terça-Feira, 14 de Março de 2017 Sumário Número de notícias: 8 Número de veículos: 8 JORNAL DO COMÉRCIO - RS - GERAL Equipe avalia danos na estrutura do Laçador, 2 METRO - RS Laçador pode ir 'para a faca',

Leia mais

5º ENCONTRO BRASILEIRO DAS CIDADES HISTÓRICAS TURÍSTICAS E PATRIMÔNIO MUNDIAL MANAUS, 23 DE NOVEMBRO DE 2018

5º ENCONTRO BRASILEIRO DAS CIDADES HISTÓRICAS TURÍSTICAS E PATRIMÔNIO MUNDIAL MANAUS, 23 DE NOVEMBRO DE 2018 DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES E O PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL: CONVERGÊNCIA E SINERGIA PARA TRANSFORMAR DESTINOS. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN 5º ENCONTRO BRASILEIRO

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PROTEÇÃO E USO NO COMPLEXO DA PAMPULHA

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PROTEÇÃO E USO NO COMPLEXO DA PAMPULHA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PROTEÇÃO E USO NO COMPLEXO DA PAMPULHA Foto: Acervo do IEPHA-MG Realização: Câmara Municipal de Belo Horizonte Vereador Fernando Borja Em parceria com: APPIB Associação Pro-Interesses

Leia mais

Resolução n o. 11/91 - Aditamento à Resolução n o. 06/91

Resolução n o. 11/91 - Aditamento à Resolução n o. 06/91 Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Cultura Departamento do Patrimônio Histórico Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São

Leia mais

A preservação histórica e cultural de um berço religioso e as formas jurídicas para sua realização

A preservação histórica e cultural de um berço religioso e as formas jurídicas para sua realização A preservação histórica e cultural de um berço religioso e as formas jurídicas para sua realização Entrevista com a advogada da União Wicca do Brasil, a Dra. Marcelli Bassani Por conta dos mais recentes

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços.

Leia mais

Patrimônio Cultural bragantino

Patrimônio Cultural bragantino Patrimônio Cultural bragantino Bens registrados A Lei nº 7.330/09, no qual fica declarado a Marujada como patrimônio cultural e artístico do Estado do Pará, como forma e manifestação cultural e artística

Leia mais

Modalidades de proteção dos queijos tradicionais

Modalidades de proteção dos queijos tradicionais Modalidades de proteção dos queijos tradicionais Os exemplos dos queijos Serrano, Coalho e Minas artesanal II Seminário Internacional de Indicação Geográfica João Pessoa - 22-22 setembro 2010 Delphine

Leia mais

Memorial Vale divulga seleção de edital jovens artistas mineiros

Memorial Vale divulga seleção de edital jovens artistas mineiros Memorial Vale divulga seleção de edital jovens artistas mineiros Enviado por Pessoa Comunicação e Relacionamento 26-Ago-2014 PQN - O Portal da Comunicação Pessoa Comunicação e Relacionamento O Memorial

Leia mais

Descobrir Europa. 1. Dia: Viena

Descobrir Europa. 1. Dia: Viena Descobrir Europa 1. Dia: Viena Chegada em Viena. Excursao panorâmica pela cidade, durante a que vai ver todos os pontos mais importantes de Viena. O passeio pelo Ringstrasse, que inclui a Ópera Estatal,

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA HISTÓRIA 5.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados no ano letivo e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

Aula 12 PATRIMÔNIO DE PEDRA E CAL: A ARQUITETURA. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula 12 PATRIMÔNIO DE PEDRA E CAL: A ARQUITETURA. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula 12 PATRIMÔNIO DE PEDRA E CAL: A ARQUITETURA META Demonstrar a ação preservacionista voltada para arquitetura. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: identificar as principais características

Leia mais

SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL SEMANA DOS ARQUIVOS 5 A 9 DE JUNHO DE 2017 ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL MOSTRA DOCUMENTAL SEMINÁRIO SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO INTEGRADA DE ARQUIVOS PALESTRA SOBRE HERÁLDICA VISITAS

Leia mais

2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial 1 Histórico 3 HISTÓRICO 1698 - A bandeira de Antônio Dicas de Oliveira se deparou com o Pico do Itacolomi. 1711 - Os núcleos

Leia mais

LEI Nº DE 6 DE SETEMBRO DE 2006

LEI Nº DE 6 DE SETEMBRO DE 2006 LEI Nº 13.864 DE 6 DE SETEMBRO DE 2006 Dispõe sobre a Política de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental do Município de São Carlos, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de São

Leia mais

Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados

Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Caso do NÍVEL IV Seminário Socioambiental Eólico Salvador, Bahia. Data: 06 de dezembro de 2017.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes contextos Identificar as diferentes representações sociais e culturais no espaço paranaense no contexto brasileiro. Identificar a produção

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Noite)

Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) 1. As relações do Estado brasileiro com o movimento operário e sindical, bem como as políticas públicas voltadas para as questões

Leia mais

Revista CPC, São Paulo, n.20, p , dez

Revista CPC, São Paulo, n.20, p , dez Nota explicativa um arquivo de pesquisa Eduardo Costa Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil Pós-doutorando no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-Unicamp, onde

Leia mais

Fil. Monitor: Leidiane Oliveira

Fil. Monitor: Leidiane Oliveira Fil. Professor: Larissa Rocha Monitor: Leidiane Oliveira Cultura 03 nov 1. EXERCÍCIOS DE AULA A Estátua do Laçador, tombada como patrimônio em 2001, é um monumento de Porto Alegre/RS, que representa o

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

4. TEORIA DO PODER CONSTITUINTE. histórico. Originário. revolucionário. reforma. decorrente

4. TEORIA DO PODER CONSTITUINTE. histórico. Originário. revolucionário. reforma. decorrente 4. TEORIA DO PODER CONSTITUINTE I) Esquema geral Originário histórico Poder Constituinte revolucionário II) Conceito Derivado reforma decorrente Emenda (EC) Revisão (ECR) Poder constituinte é o poder de

Leia mais