Plantão de Dúvidas Tema: Simples Nacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plantão de Dúvidas Tema: Simples Nacional"

Transcrição

1 Plantão de Dúvidas Tema: Simples Nacional com Valmir Bezerra de Brito

2 1 - Como surgiu a ideia de fazer um plantão de dúvidas sobre o Simples Nacional? Resp. Nas empresas de consultorias temos um termômetro do que pode acontecer com um assunto novo por este moavo temos que ficar atentos para promover a informação aos profissionais da área e ao mesmo tempo tranquilizar os empresários que estão vivendo as mudanças. Sendo este é o intuído de nossa empresa. Demonstrar o funcionamento e ao mesmo tempo dar uma resposta segura aos nossos clientes de como efetuar a adesão e como é o funcionamento da tributação no Simples Nacional.

3 2 - Quais os bene?cios do Simples Nacional? Resp: O Simples Nacional traz a simplificação dos documentos da empresa, minimiza alguns custos do INSS e facilita o recolhimento dos tributos e (declarações acessórias).

4 3 - É vantajoso para todas as micro e pequenas empresas? Resp: Com as novas mudanças se faz necessário efetuar algumas simulações para verificar se realmente é vantajoso a adesão ao Simples Nacional.

5 4 - Até quando pode ser feita a adoção a esse regime tributário? Resp: A adesão a esse regime é feita entre o dia até e para as empresas que estão iniciando as suas aavidades dentro do período.

6 5 - Quais as principais mudanças no Simples que passam a vigorar em 2015? Resp: As mudanças para o ano de 2015, estão previstas na Resolução nº 117/2014, art. 3º, inciso VI o qual criou o anexo V- A que passa a ser tributado pelo anexo VI.

7 6 - Quais os cuidados que os Contadores deverão tomar ao optarem por atender a clientes que trabalham com o Simples Nacional? Resp: Quando procurado pelo cliente o contador deve efetuar algumas simulações e demonstrar como será a tributação da empresa conforme a sua aavidade e ter muito cuidado quando esaver falando das novas aavidades que entraram em vigor a parar de 2015, uma vez que a tabela de tributação está no anexo I da Resolução CGSN nº 117/2014.

8 7 - Empresas que optarem ao Simples Nacional e ao IFRS nesse ano poderão ter problemas de adaptação? Resp: Se verificarmos a Resolução CGSN nº 94/2011, as empresas do Simples Nacional não estão obrigadas fiscalmente a ter contabilidade, mas com o advento do Novo Código Civil, art a 1.195, a escrituração contábil societariado passa a ser obrigatória a todas empresas, o CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, aprovou a Resolução CFC nº 1.418/2012 que aprovou a ITG 1000, com o Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, quanto ao IRFS, hoje todas as empresas podem seguir os procedimentos contábeis conforme o CPC 37 não existe nada no Simples Nacional, impeçam o seu aplicaavo dentro da contabilidade.

9 8 - Entramos com a opção das asvidades novas consnua com o resultado impedido, está valendo mesmo o que foi assinado? Resp: A Resolução CGSN nº 117/2014, no anexo II traz os CNAE impediavos e Anexo III, traz os CNAEs concomitantemente as aavidades impediava e permiada ao Simples Nacional.

10 9 - Sociedades Uni profissionais como ficará perante a Taxa de ISS será separado ou pagará pelo DAS? Resp: A legislação deixou claro apenas o caso dos escritórios de Contabilidade que está previsto pelo Ato Declaratório SP/SUREM 65/2010, Município de São Paulo e a Resolução 94/2011, art. 25a, inciso 9º.

11 10 - INSS consta na tabela do Anexos novos, precisa recolher a GPS a quota patronal? Resp: Apenas no anexo IV as empresas devem recolher a GPS da quota PATRONAL, bens como os casos dos serviços relacionados na desoneração da folha.

12 11 - Irá consnuar a enviar as Declarações: DCTF, EFD Contribuições, EFD ICMS/IPI, ECF? Resp: As obrigações acessórias do Simples Nacional é o PGDAS- D Mensal e a DEFIS anual. Não ficando obrigado as obrigações citadas.

13 12 - Corretoras de Seguros Optantes do Simples Nacional, consnua sofrendo retenção de ISS? Como proceder? O serviço descrito no subitem Corretores de Seguros conforme a LC 116/03, não está sujeito a retenção do ISS, por força do art. 3º do diploma legal. Entretanto, observado o art. 6º da referida Lei Complementar 116/03, os municípios e o Distrito Federal poderão mediante Lei atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário. Dessa forma, o município poderá exigir a retenção nos casos em que o serviço e prestado dentro do seu território, quando o prestador nele esaverem estabelecidos. Sendo assim, sobre a retenção do ISS, quando os serviços não contarem do art. 3º da LC 116/03 deverá ser observada a legislação de cada Município.

14 13 - Com a nova Lei do Simples, quais os ramos de negócios que estarão fora do regime da SubsAtuição Tributária do ICMS? Resp: O ICMS SubsAtuição tributária não inclui- se no recolhimento na forma do Simples Nacional, ou seja, o ICMS- ST deverá ser recolhido fora do Simples Nacional, portanto deverá ser reado e recolhido pelo subsatuto tributário optante pelo Simples Nacional Base Legal : art. 13, 1º, inciso XII alínea a da LC 123/2006 e art 268, 2º do RICMS/SP.

15 14 - Em relação as empresas enquadradas como SUPs, onde recolhiam o ISS fixo como fica ao se enquadrar no Simples, tenho um cliente sociedade de fisioterapia os mesmos recolhiam o ISS fixo e estavam desobrigados a emissão da NFE de serviços, enquadrando eles no Simples Nacional, eles passam a ser obrigados a emiar NFE e o ISS será pago dentro do Simples? Resp: Até a presente data não há uma definição exata na legislação ou orientação do Comitê Gestor do Simples Nacional, ou a prefeitura do Município de São Paulo sobre a forma de recolhimento do ISS pelas sociedades uniprofissionais que optaram pelo Simples Nacional a parar de Portanto, ainda não está claro se o ISS será recolhido pelo Simples Nacional ou por valores fixos mensais excluindo a receita correspondente da tributação do Simples Nacional. Vale destacar que a legislação dispõe especificamente sobre o recolhimento por valores fixos (fora do Simples), somente quando se tratar de escritório contábil consatuído como sociedade uniprofissional. Por esta razão, recomendamos consulta à Prefeitura de São Paulo. Quanto à dispensa de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS- e no município de São Paulo, conforme art. 19, 5º do Regulamento do ISS do Município de São Paulo aprovado pelo Decreto nº /12, as pessoas jurídicas prestadoras de serviços consatuídas como Sociedades de profissionais são obrigados à emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS- e ou outro documento exigido pela Secretaria Municipal de Finanças. Entretanto, estes prestadores de serviços estão dispensados da emissão da referida Nota Fiscal, conforme Instrução SF/SUREM nº 10/11, inciso III, as sociedades uniprofissionais estão dispensadas da emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS- e. Até esta data não houve alteração na legislação do Município de São Paulo exigindo a emissão da referida Nota Fiscal para as sociedades uniprofissionais que ingressaram no Simples a parar de 2015.

16 15 - Consultoria em Tecnologia da Informação - Essa aavidade poderá ser enquadrada no Simples a parar de 2015? RESP: A aavidade de Consultoria em Tecnologia da Informação, pode inscrever no Simples Nacional e estará sujeito a tributação no anexo VI, na forma do art.3º, inciso VI da Resolução CGSN Nº 117/2014

17 16 - Gostaria que me orientassem como faço com uma empresa que optei pelo simples em dezembro de 2013 e apenas em abril de 2014 que foi aceita pelo simples retroagindo todo o ano de Ocorre ela pagou como lucro presumido todo ano de 2013 e agora vão credenciá- la pois querem que se refaça todos os cálculos referentes ao ano de RESP: A opção em dezembro de 2013, foi concedida a sua empresa retroaava a janeiro de 2013, desta forma a empresa deve efetuar os cálculos pelo Simples Nacional e o valor pago na forma do Lucro presumido seja compensado com o valor a pagar do Simples Nacional, desta forma a parar do momento que houver a reaficação a empresa fica normal de só Simples Nacional.

18 17 - Segue muitas dúvidas quanto a opção do Simples Nacional: Entramos com a opção das aavidades novas conanua com o resultado impedido, está valendo mesmo o que foi assinado? RESP: Conforme a Resolução CGSN nº 117/2014, art. 3º, está demonstrado todas ás aavidades que podem efetuar a opção a parar de

19 18 - Sociedades Uniprofissionais como ficará perante a Taxa de iss será separado ou pagará pelo DAS? RESP: A legislação deixou claro apenas o caso dos escritórios de Contabilidade que está previsto no Ato Declaratório SP/SUREM 65/2010, Município de São Paulo e a Resolução 94/2011, art. 24A, inciso 9º.

20 19 - INSS consta na tabela do Anexos novos, precisa recolher a GPS a quota patronal? RESP: Apenas no anexo IV as empresas devem recolher a GPS da quota PATRONAL, bem como os casos dos serviços relacionados na desoneração da folha.

21 20 - Irá conanuar a enviar as Declarações: DCTF, EFD Contribuições, EFD ICMS/IPI, ECF? As obrigações acessórias do Simples Nacional é o PGDAS- D mensal e a DEFIS ANUAL. Gostaria de um esclarecimento sobre a Lei Complementar 147 das empresas enquadradas a parar de Qualquer empresa que tenha um faturamento inferior a R $ ,00 pode optar? Ou apenas as novas 140 Apo empresas liberadas de acordo com sua aavidade econômica? RESP: Sim, mas é necessário averiguar dentro da Resolução CGSN nº 117/2014, art.3º e os anexos II e III, para verificar se os CNAE estão liberados para opção.

22 21 - Para fins de enquadramento na tabela também preciso considerar o faturamento de 12 meses anteriores a apuração da mesma forma que considerei no item? RESP: Para verificar a alíquota devo fazer o apanhado das receitas dos úlamos 12 meses.

23 22 - Sou contabilista e faço a contabilidade de uma empresa com o CNAE: (portais, provedores e serviços internet). Até a competência 12/2014 a empresa ualizava o anexo III. Agora estou em dúvida se este CNAE a parar de janeiro/2015 pode ConAnuar usando o anexo III ou devo ualizar o anexo VI? Estou em dúvida pois o anexo VI fala em suporte técnico, habilidade Intelectual (acho que suporte técnico em portais e páginas de internet Não configura habilidade intelectual, mas é um Apo de suporte TÉCNICO.) RESP: No que tratar o suporte de provedores e serviços de internet sempre foi tributado no anexo V, agora veio a figura do Suporte Técnico no Anexo VI. Devemos analisar com mais rigor.

24 23 - Corretoras de Seguros Optantes do Simples Nacional, conanua sofrendo retenção de Iss? Como proceder? RESP: Devemos verificar diretamente com o município pois até o momento não houve uma legislação que trago o aplicaavo.

25 24 - Com a nova Lei do Simples, quais os ramos de negócios que estarão fora do regime da SubsAtuição Tributária do ICMS? Sou Atular de Empresa de prestação de serviços de contabilidade, iniciando aavidades, com dúvidas sobre a adesão ao Simples Nacional perante o inciso da Lei 123/2006: 22- B. Os escritórios de serviços contábeis, individualmente ou por meio de suas enadades representaavas de classe, deverão: I - promover atendimento gratuito relaavo à inscrição, à opção de que trata o art. 18- A desta Lei Complementar e à primeira declaração anual simplificada da microempresa individual, podendo, para tanto, por meio de suas enadades representaavas de classe, firmar convênios e acordos com a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, por intermédio dos seus órgãos vinculados; II - fornecer, na forma estabelecida pelo Comitê Gestor, resultados de pesquisas quanataavas e qualitaavas relaavas às microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional por eles atendidas; III - promover eventos de orientação fiscal, contábil e tributária para as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional por eles atendidas. Como proceder com essas exigências para o fisco? RESP: A legislação trouxe este arago em virtude da criação do MEI uma vez que como o resultado e pequeno o fisco ao dar um tratamento privilegiado aos Escritórios Contábeis criou uma conta parada neste senado, do atendimento gratuito para esclarecer os contribuintes pelo SISTEMA MEI.

26 25 - Após toda essa parafernália de legislação, como fica a situação das empresas e dos contratados como Pessoa Jurídica, optantes do Simples Nacional? Na realidade os PJ são empregados, disfarçados de empresa. RESP: A legislação traz o CNPJ e essas pessoas serão tratadas como Pessoa Jurídica, quando no futuro pode ocorrer ações trabalhistas que podem demonstrar que o prestador seja funcionários pela forma de horário, exclusividade com a empresa, emissão de única nota fiscal etc.

27 26 - Queria saber se devemos reter a contribuição de INSS do serviços prestados no novo simples? RESP: O recolhimento do INSS por fora ocorre apenas nas aavidades do anexo IV.

28 27 - Para uma empresa que tem apenas um rendimento bruto de R$ 6.200,00 ao mês e uma funcionária registrada com salário mínimo, qual é a melhor forma de tributação? Atualmente, o sugerido é lucro presumido; porém, será que o simples não seria mais vantajoso? RESP: Em primeiro lugar temos que verificar qual a aavidade que está sendo desenvolvida e como está sendo tributado, para que possamos fazer uma avaliação junto o Simples Nacional verificando o cálculo na forma do anexo que passar a ser tributado.

29 28 - Em relação as empresas enquadradas como SUPs, onde recolhiam o ISS fixo como fica ao se enquadrar no Simples, tenho um cliente sociedade de fisioterapia os mesmos recolhiam o ISS fixo e estavam desobrigados a emissão da NFE de serviços, enquadrando eles no Simples Nacional, eles passam a ser obrigados a emiar NFE e o ISS será pago dentro do Simples? RESP: Até a presente data não há uma definição exata na legislação ou orientação do Comitê Gestor do Simples Nacional, ou a prefeitura do Município de São Paulo sobre a forma de recolhimento do ISS pelas sociedades uniprofissionais que optaram pelo Simples Nacional a parar de Portanto, ainda não está claro se o ISS será recolhido pelo Simples Nacional ou por valores fixos mensais excluindo a receita correspondente da tributação do Simples Nacional. Vale destacar que a legislação dispõe especificamente sobre o recolhimento por valores fixos (fora do Simples), somente quando se tratar de escritório contábil consatuído como sociedade uniprofissional.por esta razão, recomendamos consulta à Prefeitura de São Paulo.

30 29 - Quanto à dispensa de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços NFS- e no município de São Paulo, conforme art. 19, 5º do Regulamento do ISS do Município de São Paulo aprovado pelo Decreto nº /12, as pessoas jurídicas prestadoras de serviços consatuídas como Sociedades de profissionais são obrigados à emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS- e ou outro documento exigido pela Secretaria Municipal de Finanças. Entretanto, estes prestadores de serviços estão dispensados da emissão da referida Nota Fiscal, conforme Instrução SF/SUREM nº 10/11, inciso III, as sociedades uniprofissionais estão dispensadas da emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS- e. Até esta data não houve alteração na legislação do Município de São Paulo exigindo a emissão da referida Nota Fiscal para as sociedades uniprofissionais que ingressaram no Simples a parar de Consultoria em Tecnologia da Informação - Essa aavidade poderá ser enquadrada no Simples a parar de 2015 RESP: A aavidade de Consultoria em Tecnologia da Informação, pode inscrever no Simples Nacional e estará sujeito a tributação no anexo VI, na forma do art.3º, inciso VI da Resolução CGSN Nº 117/2014.

31 30 Pediria genaleza de me orientar sobre um possível CNAE enquadrado ou não no simples, de prestação de serviços de medicina do trabalho que envolve exames laboratoriais e complementares (raio x eletroencefalograma,fonodiologa.) c/acompanhamento médico desde? RESP: A aavidade deve ser tributada pelo Anexo VI a parar de 2015.

32 31 - Trabalho com sociedades de profissões regulamentadas (Clínicas médicas). Essas sociedades pagam o Imposto sobre Serviço numa condição especial e de forma trimestral, Quanto ao Imposto de Renda e CSLL o regime é o de Lucro Presumido. Eu precisaria saber como calcular para saber se a melhor condição tributária seria a do Simples, ou no caso conanuar pelo regime do Lucro Presumido. RESP: A tributação da aavidade no Simples Nacional seria tributado no anexo VI. Neste senado devemos efetuar cálculos para termos projeção da melhor forma.

33 32 - Alterações da 147 sobre as PJ. Como ficam? RESP: A alteração da Lei Complementar nº 147/2014, trouxe apenas uma grande quanadade de aavidades permiadas e a criação do anexo VI.

34 33 - Na semana passada enviei uma formulação de dúvida quanto às formas de tributações. Porém na minha pergunta não mencionei que o recurso mensal da empresa é proveniente de aluguel. Logo a tributação é a seguinte: A empresa tem por objeavo somente administrar os bens da família. Um dos imóveis está locado a R$6.200,00 de locação mensal, desde Tem uma funcionária registrada por 1 salário mínimo. A minha pergunta é: Qual é a melhor forma de tributação? RESP:A empresa não pode efetuar a opção em se tratando de administração de imóveis próprios.

35 34 - No simples é admissível provento de locação? RESP: Sim, mas apenas administração de imóveis de terceiros, no anexo V ou tratando de corretor de imóveis que recolha o ISS no anexo III.

36 35 - Como ter certeza que a aavidade não se enquadrada em aavidade intelectual, de natureza técnica, cienvfica, desporava, arvsaca ou cultural? Por exemplo o CNAE: Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação. Ele se enquadra no anexo III ou VI? RESP: Até a aavidade acima era aceita no anexo V e com a alteração da Lei nº 147/2014, veio aparte de suporte no anexo VI.

37 36 - Empresas que estavam no Simples Nacional e que foram excluídas por Ato AdministraAvo praacado pela Receita Federal poderão entrar novamente no Simples Nacional no ano que vem ou estarão impedidas de optar novamente? RESP: A empresa excluída em 2014 que efetuar as devidas regularizações poderão adentrar no Simples Nacional no período de 2016.

38 37 - Gostaria de saber quais os Apos de serviços podem ser considerados no anexo III, desconsiderar locação. O CNAE Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, poderia entrar neste anexo? RESP: Sim, conforme a Resolução CGSN nº 117/2014, art.3º, está dentro do ANEXO III.

39 38 - Empresa de Representação Comercial que esta no programa REFIS da Receita Federal, pode optar pelo Simples Nacional, a parar de 1º/ 01/2015? Folha de Salários e Pro labore - Anexo VI a Contribuição Previdenciária Patronal 20%, as demais contribuições, Terceiros e Seguro Acidente estão contempladas no DAS? (favor fundamentar). RESP: NO ANEXO IV, é o único anexo que tem a tributação da GRPS por fora.

40 39 - Gostaria de saber quais os Apos de serviços podem ser considerados no anexo III, desconsiderar locação. O CNAE Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, poderia entrar neste anexo? RESP: O anexo III, está previsto dentro do art.3º da Resolução CGSN nº 117/2014, todas as aavidades permiada no anexo.

41 40 - Tenho uma dúvida quanto a empresa de transporte de passageiros /02 Transporte Rodoviário ColeAvo passageiros, sob regime fretamento, intermunicipal e interestadual e intermunicipal posso aderir ao simples caso seja região metropolitana, Certo? RESP: Sim, mas temos que verificar se esaver na tabela do anexo III da Resolução CGSN nº 117/2014, como CNAE concomitantemente permiada e impediava, devemos nos ceraficar com a Receita Federal diretamente pois deveria ficar fora da tabela.

42 Agradecemos a sua presença!

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011.

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO 2 HIPÓTESES DE INCIDÊNCIA 2.1

Leia mais

Orientações sobre Micro Empreendedor Individual

Orientações sobre Micro Empreendedor Individual Orientações sobre Micro Empreendedor Individual Micro Empreendedor individual Definição Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

Leia mais

Simples Nacional: Saiba mais sobre os benefícios para a advocacia OABRJ

Simples Nacional: Saiba mais sobre os benefícios para a advocacia OABRJ Simples Nacional: Saiba mais sobre os benefícios para a advocacia OABRJ Simples Nacional: Saiba mais sobre os benefícios para a advocacia A advocacia foi inserida no Simples Nacional por meio da Lei Complementar

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Crédito diferencial de alíquota no Ativo Imobilizado - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Crédito diferencial de alíquota no Ativo Imobilizado - SP Crédito 17/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Crédito do ICMS próprio adquirido do Simples Nacional com destino

Leia mais

MEI MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

MEI MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL MEI MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Conheça as condições para recolhimento do Simples Nacional em valores fixos mensais Visando retirar da informalidade os trabalhadores autônomos caracterizados como pequenos

Leia mais

SIMPLES NACIONAL DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS TRATAMENTO FISCAL

SIMPLES NACIONAL DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS TRATAMENTO FISCAL Matéria São Paulo SIMPLES NACIONAL DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS TRATAMENTO FISCAL SUMÁRIO 1. Introdução 2. Devolução Conceito 3. Crédito do Imposto no Recebimento de Mercadorias em Devolução ICMS e IPI 4.

Leia mais

CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2011

CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2011 CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2011 Orientações Básicas INFORMAÇÕES GERAIS PESSOA JURÍDICA 1) DCTF : (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) ATENÇÃO! Apresentação MENSAL obrigatória pelas Pessoas

Leia mais

SIMPLES NACIONAL 1. NOÇÕES GERAIS

SIMPLES NACIONAL 1. NOÇÕES GERAIS SIMPLES NACIONAL 1. NOÇÕES GERAIS SIMPLES NACIONAL 1.1. O que é O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido previsto na Lei Complementar nº 123, de 2006, aplicável

Leia mais

RETENÇÕES SOBRE SERVIÇOS PRESTADOS POR PESSOA FÍSICA

RETENÇÕES SOBRE SERVIÇOS PRESTADOS POR PESSOA FÍSICA RETENÇÕES SOBRE SERVIÇOS PRESTADOS POR PESSOA FÍSICA 2013 Visando esclarecer os procedimentos devidos para retenção dos tributos e contribuições sobre serviços contratados de Pessoas Físicas não assalariadas

Leia mais

Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe. Clarice Lispector

Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe. Clarice Lispector Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe. Clarice Lispector O brasileiro é um povo sem memória, que esquece seus feitos e seus heróis...

Leia mais

MATERIAL EXTRAIDO DA REVISTA SEMANA COAD Nº 19 PG. 285 / 2009

MATERIAL EXTRAIDO DA REVISTA SEMANA COAD Nº 19 PG. 285 / 2009 MATERIAL EXTRAIDO DA REVISTA SEMANA COAD Nº 19 PG. 285 / 2009 Informativo 19 - Página 285 - Ano 2009 ORIENTAÇÃO MEI MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Opção pelo SIMEI Conheça as condições para recolhimento

Leia mais

67. As ME e EPP, optantes ou não pelo Simples Nacional, podem emitir que tipo de nota fiscal?

67. As ME e EPP, optantes ou não pelo Simples Nacional, podem emitir que tipo de nota fiscal? OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 67. As ME e EPP, optantes ou não pelo Simples Nacional, podem emitir que tipo de nota fiscal? Nas operações de vendas a contribuinte, a Nota Fiscal, modelos 1 e 1-A ou a Nota Fiscal

Leia mais

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Prof. Cássio Marques da Silva 2015 SIMPLES NACIONAL LC 123, 14 de Dezembro de 2006 Alterada pela LC 127, 14 de Agosto de 2007 Alterada pela LC 128, 19 de Dezembro de 2008 Alterada pela LC 133, 28 de Dezembro

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD)

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD) 1 Parecer Consultoria Tributária Segmentos Demonstrações Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa e Reflexos na Escrituração Contábil Digital (ECD) 04/06/2014. Contábeis por Tipo e Tamanho de Empresa 1

Leia mais

A EMENDA CONSTITUCIONAL 87 E PARTILHA DO ICMS ENTRE OS ESTADOS O QUE VAI MUDAR PARA SUA EMPRESA

A EMENDA CONSTITUCIONAL 87 E PARTILHA DO ICMS ENTRE OS ESTADOS O QUE VAI MUDAR PARA SUA EMPRESA Meus Caros, A EMENDA CONSTITUCIONAL 87 E PARTILHA DO ICMS ENTRE OS ESTADOS O QUE VAI MUDAR PARA SUA EMPRESA Fizemos esse manual no formato - perguntas e respostas- com o objeto de ajudá-lo na emissão de

Leia mais

Retenções na Fonte. Normas e Procedimentos para retenções de tributos municipais, estaduais e federais para prestadores de serviços

Retenções na Fonte. Normas e Procedimentos para retenções de tributos municipais, estaduais e federais para prestadores de serviços Retenções na Fonte Normas e Procedimentos para retenções de tributos municipais, estaduais e federais para prestadores de serviços Retenção na Fonte IRPJ (1,5% ). Fato Gerador - O imposto de renda na fonte

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI COMPLEMENTAR Nº 127, DE 14 DE AGOSTO DE 2007 Mensagem de veto Altera a Lei Complementar n o 123, de 14 de dezembro de 2006. O PRESIDENTE

Leia mais

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa Empreendedor Individual

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa Empreendedor Individual 10/07 12/08 07/09 12/06 03/07 03/07 07/07 09/07 09/07 Sanção da Lei Geral da MPE (re)fundação da Frente Parlamentar da MPE Criação da subcomissão Permanente da MPE Entrada em vigor do Simples Nacional

Leia mais

IRPJ. Lucro Presumido

IRPJ. Lucro Presumido IRPJ Lucro Presumido 1 Características Forma simplificada; Antecipação de Receita; PJ não está obrigada ao lucro real; Opção: pagamento da primeira cota ou cota única trimestral; Trimestral; Nada impede

Leia mais

CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2013

CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2013 CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2013 INFORMAÇÕES GERAIS Pessoa Jurídica Lucro Real Tributação com base no lucro efetivo demonstrado através do livro diário de contabilidade (obrigatório) 1. Empresas obrigadas à apuração

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária

Parecer Consultoria Tributária Questão O cliente, no ramo de atividade industrial no segmento de produtos elétricos para profissionais de beleza, sediado em São Paulo, informa que na emissão da nota fiscal complementar de ICMS em sua

Leia mais

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO 1 DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO Objetivo: Atender a Lei 12.546/2011 (Confira as principais alterações legais no fim deste tutorial). Benefícios: Conceder benefícios adicionais para as empresas de setores

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O Simples nacional e o regime de estimativa do ISSQN Francisco José Gomes * Introdução A Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, que instituiu o Estatuto Nacional da

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Transferência de Crédito de ICMS de Fornecedor Optante do Simples Nacional 09/01/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Transferência de Crédito do ICMS pelos Optantes do... 4 3.2 Do Ressarcimento

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O ISSQN em valor fixo dos escritórios de contabilidade segundo a LC nº 123/06 Wesley Sícion de Fragas* I. Introdução Em matéria de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza),

Leia mais

Receita Federal do Brasil. Lei Complementar 128. Alterações na Legislação Previdenciária

Receita Federal do Brasil. Lei Complementar 128. Alterações na Legislação Previdenciária Lei Complementar 128 Alterações na Legislação Previdenciária Microempreendedor Individual MEI Conceito: É o empresário individual, referido no art. 966 do Novo Código Civil, que tenha auferido receita

Leia mais

A atividade contábil e o ISS

A atividade contábil e o ISS A atividade contábil e o ISS Janeiro de 2014. A prática da atividade de contabilista pode ser exercida por profissional autônomo, sociedade empresária e sociedade simples. Para tanto, o responsável tem

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de alíquota para produtos com destino industrialização

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de alíquota para produtos com destino industrialização Segmentos industrialização 09/01/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 7 5. Informações Complementares...

Leia mais

DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 D E C R E T A:

DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 D E C R E T A: DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 INSTITUI A NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UBAPORANGA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SMFA Nº 01/2010

INSTRUÇÃO NORMATIVA SMFA Nº 01/2010 INSTRUÇÃO NORMATIVA SMFA Nº 01/2010 Define as regras e os prestadores de serviços e substitutos tributários do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza obrigados a efetuar a Declaração Eletrônica Mensal

Leia mais

1. Qual o significado da sigla MEI? 2. Qual é a definição de MEI? 3. Quem pode se enquadrar como MEI?

1. Qual o significado da sigla MEI? 2. Qual é a definição de MEI? 3. Quem pode se enquadrar como MEI? FAQ -MEI 1. Qual o significado da sigla MEI? R: MEI é a sigla utilizada para Micro Empreendedor Individual 2. Qual é a definição de MEI? R: O MEI é o empresário individual a que se refere o art. 966 do

Leia mais

Super Simples Indícios da Reforma Tributária Brasileira

Super Simples Indícios da Reforma Tributária Brasileira Super Simples Indícios da Reforma Tributária Brasileira 1. Introdução O dia 7 de agosto do corrente ano entrou para a história como uma das mais importantes datas para a possível concretização da reforma

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Retenção de Tributos por Entidades Públicas Federais na Intermediação de Viagens

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Retenção de Tributos por Entidades Públicas Federais na Intermediação de Viagens Retenção de Tributos por Entidades Públicas Federais na Intermediação de 17/06/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA:

PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA: PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA: Vejam quais são as principais questões que envolvem o Novo Regime de Tributação e esclareçam suas dúvidas. 1) Como era o tratamento tributário

Leia mais

em nome próprio, responde com a totalidade de seu patrimônio e é apenas equiparado a pessoa jurídica.

em nome próprio, responde com a totalidade de seu patrimônio e é apenas equiparado a pessoa jurídica. EIRELI A EIRELI é uma empresa individual de responsabilidade limitada. Com a publicação da Lei nº 12.441 de 11 de julho de 2011, foi alterado o Código Civil, com a finalidade de autorizar a criação das

Leia mais

BREVE ANÁLISE SOBRE AS ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR Nº 123 DE 2006 (LEI DO SIMPLES NACIONAL) PELO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 60 DE 2014

BREVE ANÁLISE SOBRE AS ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR Nº 123 DE 2006 (LEI DO SIMPLES NACIONAL) PELO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 60 DE 2014 BREVE ANÁLISE SOBRE AS ALTERAÇÕES DA LEI COMPLEMENTAR Nº 123 DE 2006 (LEI DO SIMPLES NACIONAL) PELO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 60 DE 2014 (com ênfase nas sociedades prestadoras de serviços médicos)

Leia mais

MODIFICAÇÕES DO NACIONAL

MODIFICAÇÕES DO NACIONAL Fecomércio MG Jurídico MODIFICAÇÕES DO NACIONAL Outubro de 2014 www.fecomerciomg.org.br S umário O que é o Simples Nacional... 3 Quem pode optar pelo Simples Nacional... 4 Modificações...5 Principais modificações

Leia mais

Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais Superintendência de Tributação Diretoria de Orientação e Legislação Tributária

Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais Superintendência de Tributação Diretoria de Orientação e Legislação Tributária (*) Orientação Tributária DOLT/SUTRI Nº 001/2009 Novas regras do Simples Nacional - Implicações no âmbito estadual Vigência: 1º/01/2009 A Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, modificou a

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito PROJETO DE LEI Nº 15 DE 22 DE JANEIRO DE 2010. Altera a Lei nº 1.943, de 10 de dezembro de 1979, para conceder isenção da Taxa de Fiscalização de Atividades (TFA); a Lei nº 5.252, de 20 de dezembro de

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Dedução de dependentes da base de cálculo do IRRF - Federal

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Dedução de dependentes da base de cálculo do IRRF - Federal Dedução de dependentes da base de cálculo do IRRF - Federal 03/02/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão...

Leia mais

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1750 DO DIA 06/08/2012.

PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1750 DO DIA 06/08/2012. PUBLICADO NO ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO Nº 1750 DO DIA 06/08/2012. DECRETO N 1426/2012 Regulamenta a entrega da Declaração Mensal de Serviços Eletrônica por prestadores e tomadores de serviços e dá outras

Leia mais

Empresas. prestadoras de serviços

Empresas. prestadoras de serviços 2011 Empresas prestadoras de serviços Material de uso exclusivo da Contabilidade Sistema, colaboradores e clientes Desenvolvido pelo Depto. Fiscal. Versão: 01/03/2011 SUMÁRIO - O QUE É LUCRO PRESUMIDO...

Leia mais

Especial Imposto de Renda 2015

Especial Imposto de Renda 2015 Especial Imposto de Renda 2015 01. Durante o ano de 2014 contribuí para a Previdência Social como autônoma. Como devo fazer para deduzir esses valores? Qual campo preencher? Se pedirem CNPJ, qual devo

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO LEI N. 1.021, DE 21 DE JANEIRO DE 1992 "Define microempresa para efeito fiscal previsto na Lei Complementar n. 48/84 e dá outras providências." O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que

Leia mais

Eletrônica Município do Rio de Janeiro NFS-e - Nota Carioca. www.notacarioca.rio.gov.br

Eletrônica Município do Rio de Janeiro NFS-e - Nota Carioca. www.notacarioca.rio.gov.br Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Município do Rio de Janeiro NFS-e - Nota Carioca www.notacarioca.rio.gov.br Objetivo Apresentar na prática os procedimentos para acesso e manuseio do sistema da Nota

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cancelamento de Nota Fiscal Paulistana quando o ISS já foi recolhido

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Cancelamento de Nota Fiscal Paulistana quando o ISS já foi recolhido Cancelamento de Nota Fiscal Paulistana quando o ISS já foi recolhido 28/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão...

Leia mais

PROJETO IN$TRUIR - 2014

PROJETO IN$TRUIR - 2014 PROJETO IN$TRUIR - 2014 DÚVIDAS ESCLARECIMENTOS Impostos incidentes sobre a emissão da NF para os convênios Pagamentos dos médicos associados à clínica. Alteração no relatório DMED. (Declaração de Serviços

Leia mais

PGDAS CÁLCULO DO VALOR DEVIDO. Maio/2008

PGDAS CÁLCULO DO VALOR DEVIDO. Maio/2008 PGDAS CÁLCULO DO VALOR DEVIDO Maio/2008 1 CÁLCULO DO VALOR DEVIDO Será disponibilizado sistema eletrônico para realização do cálculo simplificado do valor mensal devido referente ao Simples Nacional. (LC123/2006,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Emissão do Recibo Pagamento de Autônomo (RPA)

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Emissão do Recibo Pagamento de Autônomo (RPA) 30/06/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 3.1 Lei Complementar nº 87 de 13 de setembro de 1996.... 4 3.2 Convênio ICMS

Leia mais

RESOLUÇÃO DE ORIENTAÇÃO nº 002/2008. Edição em 01 de maio de 2011.

RESOLUÇÃO DE ORIENTAÇÃO nº 002/2008. Edição em 01 de maio de 2011. RESOLUÇÃO DE ORIENTAÇÃO nº 002/2008. Edição em 01 de maio de 2011. Orienta os procedimentos necessários para o pagamento de honorários aos professores dos cursos de Pós-Graduação promovidos pelo IEDUCORP

Leia mais

http://www.itcnet.com.br/materias/printable.php

http://www.itcnet.com.br/materias/printable.php Página 1 de 5 27 de Abril, 2011 Impresso por ANDERSON JACKSON TOASSI MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI - Emissão de Documentos Fiscais em Santa Catarina Matéria elaborada com base na Legislação vigente

Leia mais

I quando o prestador de serviços estabelecido no Município do Rio de Janeiro executar serviço;

I quando o prestador de serviços estabelecido no Município do Rio de Janeiro executar serviço; DECRETO N.º 32.250 DE 11 DE MAIO DE 2010. [Publicado no D.O. Rio de 12.05.2010.] [Alterado pelo Decreto nº 32.549, de 20.07.2010, publicado no D.O. Rio de 21.07.2010.] [Alterado pelo Decreto nº 32.601,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos DUB-ICMS do Rio de Janeiro

Parecer Consultoria Tributária Segmentos DUB-ICMS do Rio de Janeiro DUB-ICMS do Rio de Janeiro 27/12/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares...

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Crédito presumido sobre o arroz

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Crédito presumido sobre o arroz Crédito presumido sobre o arroz 25/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações

Leia mais

DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE?

DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE? 1. O que são os FUNDOS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE? São recursos públicos mantidos em contas bancárias específicas. Essas contas têm a finalidade de receber repasses orçamentários e depósitos

Leia mais

Dr. Luis Carlos Massoco - Presidente

Dr. Luis Carlos Massoco - Presidente Seminário Substituição Tributária e NF-e: desafios e caminhos para o setor de Tecnologia - Presidente SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA O Estado de São Paulo incluiu em sua lista de mercadorias sujeitas à substituição

Leia mais

Contmatic - Escrita Fiscal

Contmatic - Escrita Fiscal Lucro Presumido: É uma forma simplificada de tributação onde os impostos são calculados com base num percentual estabelecido sobre o valor das vendas realizadas, independentemente da apuração do lucro,

Leia mais

CARTILHA PARA CONDOMINIOS DAS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DOS CONDOMÍNIOS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

CARTILHA PARA CONDOMINIOS DAS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DOS CONDOMÍNIOS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA CARTILHA PARA CONDOMINIOS DAS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DOS CONDOMÍNIOS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Os condomínios comerciais e residenciais devem proceder à retenção e o recolhimento do Imposto Sobre Serviços

Leia mais

Principais Formas de Tributação no Brasil Reginaldo Gonçalves

Principais Formas de Tributação no Brasil Reginaldo Gonçalves Principais Formas de Tributação no Brasil Reginaldo Gonçalves 2.1 A Tributação no Brasil 2.2 Opção pela Tributação - Lucro Real 2.3 Opção pela Tributação - Lucro Presumido 2.4 Opção pela Tributação - Lucro

Leia mais

ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO (LEI 12.546/2011)

ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO (LEI 12.546/2011) ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO (LEI 12.546/2011) A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO consiste na substituição, total ou parcial, do cálculo da contribuição previdenciária

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA 28576_ LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006

ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA 28576_ LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA 28576_ LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 PERGUNTAS E RESPOSTAS Este documento é de caráter meramente

Leia mais

Prefeitura Municipal de Belém Secretaria Municipal de Finanças

Prefeitura Municipal de Belém Secretaria Municipal de Finanças INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2009 GABS/SEFIN Disciplina a emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e dá outras providências. O Secretário de Finanças do Município de Belém, no uso das atribuições

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO PREFEITO 1 LEI Nº. 949/2010 INSTITUI A NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS E DISPÕE SOBRE A DECLARAÇÃO MENSAL DO IMPOSTO SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA - ISSQN. O Prefeito Municipal de São Mateus,

Leia mais

Instrução Normativa 1.343, DE 08.04.2013, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Instrução Normativa 1.343, DE 08.04.2013, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa 1.343, DE 08.04.2013, DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL ASSISTIDOS COM INÍCIO DO RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO NO PERÍODO DE JAN.2008 A DEZ.2012 Perguntas e respostas para entendimento

Leia mais

LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC

LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC 1 INTRODUÇÃO Em 15 de dezembro de 2011 a Presidente da República SANCIONOU a Lei nº 12.546/2011 (decorrente

Leia mais

FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS

FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS ESCRITA FISCAL A nota eletrônica é melhor do que a nota em papel? Sim a nota eletrônica não possui custo para emissão, necessitando apenas de um computador, um certificado digital

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 327 - Data 17 de novembro de 2014 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

CONSIDERAÇÕES SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO CONSIDERAÇÕES SOBRE A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO por RODOLFO MACHADO MOURA 1 em 30 de janeiro de 2014 Consulta o Presidente do SINDICATO DAS EMPRESAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DO PARANÁ SERT PR, o SR.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS PRESTADOS

DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS PRESTADOS DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS PRESTADOS RESUMO DA DECLARAÇÃO NA ESCRITA FISCAL Menu: Declaração de Serviços/Prestados/Homologados Tela de Declaração de Serviços prestados no FISCAL WEB (ISSQN por homologação)

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA

MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA MANUAL DO USUÁRIO PESSOA FÍSICA 1 Índice DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal de Serviço Intermediário Operadora de Plano de Saúde

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal de Serviço Intermediário Operadora de Plano de Saúde Nota Fiscal de Serviço Intermediário Operadora de Plano de Saúde 06/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 5 4. Conclusão...

Leia mais

ANEXO I EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº. 011/2010 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ANEXO I EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº. 011/2010 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº. 011/2010 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Página 1 de 5 1 - DO OBJETO 1.1. Contratação de empresa de consultoria tributária para rotinas de apuração de IRPJ/CSLL, PIS/COFINS, bem

Leia mais

Empresa Júnior constitui ou não Instituição de Educação?

Empresa Júnior constitui ou não Instituição de Educação? 1 Sumário I. Introdução... 3 II. Empresa Júnior constitui ou não Instituição de Educação?... 3 III. As Imunidades Tributárias das Empresas Juniores... 4 IV. Incidência de Tributos sobre Empresas Juniores:...

Leia mais

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa PGMEI PGMEI Pág. 1 MANUAL DO PGMEI 1 Introdução 1.1 Apresentação do Programa O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (PGMEI) é um sistema

Leia mais

Boletim Mensal - Novembro/2015

Boletim Mensal - Novembro/2015 Boletim Mensal - Novembro/2015 Fiscal Contábil RH Notícias Calendário Obrigações Fiscal Fisco irá cruzar informações de bancos com o Imposto de Renda e apertar contribuinte. A partir de janeiro de 2016,

Leia mais

Referência: Resolução CGSN nº 122/15 - Simples Nacional - esocial, supressão de atividades permitidas, ativos intangíveis Alterações.

Referência: Resolução CGSN nº 122/15 - Simples Nacional - esocial, supressão de atividades permitidas, ativos intangíveis Alterações. Of. Circ. Nº 269/15 Rio de Janeiro, 02 de setembro de 2015. Referência: Resolução CGSN nº 122/15 - Simples Nacional - esocial, supressão de atividades permitidas, ativos intangíveis Alterações. Senhor(a)

Leia mais

Município de Taquari Estado do Rio Grande do Sul

Município de Taquari Estado do Rio Grande do Sul Lei nº. 3.823, de 28 de abril de 2015. Institui a Nota Fiscal de Serviço, a escrituração e a emissão da Guia de arrecadação de ISS, por meio eletrônico. EMANUEL HASSEN DE JESUS, Prefeito Municipal de Taquari,

Leia mais

Operação Concorrência Leal

Operação Concorrência Leal 1 O que é? Operação Concorrência Leal O GESSIMPLES efetuou o cruzamento de informações da DASN de 2010 e 2011 com outras informações dos 130 mil contribuintes optantes pelo Simples Nacional no Estado,

Leia mais

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa

MANUAL DO PGMEI. 1 Introdução. 1.1 Apresentação do Programa PGMEI PGMEI Pág. 1 MANUAL DO PGMEI 1 Introdução 1.1 Apresentação do Programa O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (PGMEI) é um sistema

Leia mais

ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED

ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED ECF DIPJ INCLUÍDA NO SPED O que é ECF Escrituração Contábil Fiscal? Demonstra o cálculo do IRPJ e da CSLL Sucessora da DIPJ Faz parte do projeto SPED Instituída pela Instrução Normativa RFB 1.422/2013

Leia mais

QSM NEWS B O L E T I M I N F O R M A T I V O. São Paulo, 02 de janeiro de 2012 - Ano 8 - nº 01 ANO NOVO, NOVAS MUDANÇAS!

QSM NEWS B O L E T I M I N F O R M A T I V O. São Paulo, 02 de janeiro de 2012 - Ano 8 - nº 01 ANO NOVO, NOVAS MUDANÇAS! QSM NEWS B O L E T I M I N F O R M A T I V O São Paulo, 02 de janeiro de 2012 - Ano 8 - nº 01 www.qsm.com.br ANO NOVO, NOVAS MUDANÇAS! O fato de mudarmos de ano nos faz revigorados e prontos para novos

Leia mais

CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2012

CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2012 CARGA TRIBUTÁRIA ANO 2012 Orientações Básicas INFORMAÇÕES GERAIS PESSOA JURÍDICA 1) DCTF : (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) ATENÇÃO! Apresentação MENSAL obrigatória pelas Pessoas

Leia mais

Guia de Pagamento do Docente

Guia de Pagamento do Docente Página1 FUNDAÇÃO UNIMED Prezado Professor (a): Órgão Executivo Dr. João Batista Caetano Presidente Executivo Dr. Luiz Carlos M. Palmquist Executivo Administrativo Financeiro Dr. Mauri Aparecido Raphaelli

Leia mais

AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO E APRIMORAMENTO DA LEI GERAL DAS MPE

AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO E APRIMORAMENTO DA LEI GERAL DAS MPE AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO E APRIMORAMENTO DA LEI GERAL DAS MPE O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI Seminário tripartite - OIT Políticas para superar a informalidade Maio/09 - Brasília - DF 12/08 07/09

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL. Educação Previdenciária

PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL. Educação Previdenciária Todo(a) brasileiro(a), a partir de 16 anos de idade, pode filiar-se à Previdência Social e pagar mensalmente a contribuição para assegurar os seus direitos e a proteção à sua família. Vejamos com isso

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Hoje, ter o próprio negócio é algo muito comum. Flexibilidade, possibilidade de aumentar a renda e instabilidade como funcionário são os principais motivos para se empreender. É

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL PARA ABERTURA DE EMPRESA

PROPOSTA COMERCIAL PARA ABERTURA DE EMPRESA PROPOSTA COMERCIAL PARA ABERTURA DE EMPRESA PROPOSTA DE ABERTURA DE EMPRESA INDIVIDUAL / SOCIEDADE / EIRELI É com grande satisfação que agradecemos a oportunidade de apresentarmos nossa proposta comercial,

Leia mais

Retenções na Fonte e Informações para a D.C.T.F. (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais)

Retenções na Fonte e Informações para a D.C.T.F. (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) São Paulo, agosto de 2012 Retenções na Fonte e Informações para a D.C.T.F. (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) Prezado cliente: Sua empresa está obrigada a entrega da DCTF (apresentação

Leia mais

NORMA DE EXECUÇÃO Nº 03, DE 21 DE JUNHO DE 2011

NORMA DE EXECUÇÃO Nº 03, DE 21 DE JUNHO DE 2011 NORMA DE EXECUÇÃO Nº 03, DE 21 DE JUNHO DE 2011 * Publicada no DOE em 28/06/2011 Estabelece procedimentos a serem observados pelos agentes fiscais para fins de lançamento do crédito tributário relativo

Leia mais

Opção pelo Simples Nacional 2015-26/12/2014. Confira abaixo as principais informações sobre o processo de Opção pelo Simples Nacional.

Opção pelo Simples Nacional 2015-26/12/2014. Confira abaixo as principais informações sobre o processo de Opção pelo Simples Nacional. Opção pelo Simples Nacional 2015-26/12/2014 Confira abaixo as principais informações sobre o processo de Opção pelo Simples Nacional. Solicitação de Opção pelo Simples Nacional Podem optar pelo Simples

Leia mais

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006 Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e dá outras providências. * V. Dec. 6.180/2007 (Regulamenta a Lei 11.438/2006).

Leia mais

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL MANUAL DE CONSULTA DE SITUAÇÃO E REGULARIZAÇÃO Araçuaí-MG - Vale do Jequitinhonha 2015 CNPJ 10.643.596/0001-12 INSC. MUNICIPAL 1810-11 CRC-MG 9106/O R. Dr. Túlio Hostílio,

Leia mais

Lei Complementar 123/2006

Lei Complementar 123/2006 Lei Complementar 123/2006 Art. 18-A. O Microempreendedor Individual - MEI poderá optar pelo recolhimento dos impostos e contribuições abrangidos pelo Simples Nacional em valores fixos mensais, independentemente

Leia mais

Gestão do Malha Fina GMF - Procedimentos Gerais

Gestão do Malha Fina GMF - Procedimentos Gerais Gestão do Malha Fina GMF - Procedimentos Gerais O sistema eletrônico de cruzamento de dados, denominado Gestão do Malha Fina foi instituído, no âmbito da Secretaria da Fazenda, considerando a necessidade

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ENCERRAR UMA EMPRESA

PROCEDIMENTOS PARA ENCERRAR UMA EMPRESA PROCEDIMENTOS PARA ENCERRAR UMA EMPRESA Equipe Portal de Contabilidade Para encerrar as atividades de uma empresa, é preciso realizar vários procedimentos legais, contábeis e tributários, além de, é claro,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Incidência de ISS ou ICMS nas Operações de Transportes- SP

Parecer Consultoria Tributária de Segmentos Incidência de ISS ou ICMS nas Operações de Transportes- SP Incidência de ISS ou ICMS nas Operações de Transportes- SP 16/06/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1 Incidência

Leia mais

COMISSÃO MISTA PARA DISCUSSÃO DA LEGISLAÇÃO DA MICRO EMPRESA E EMPRESA DE PEQUUENO PORTE

COMISSÃO MISTA PARA DISCUSSÃO DA LEGISLAÇÃO DA MICRO EMPRESA E EMPRESA DE PEQUUENO PORTE PROPOSTAS PARA TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE EM MATO GROSSO Comissão criada pela Portaria nº 030/SUGP/SEFAZ de 04/05/04 LEGENDA ATENDIDO PTA RP 2004 1. MINUTA DE LEI

Leia mais

CÓPIA. Relatório. 27 Cosit SRRF06/DISIT

CÓPIA. Relatório. 27 Cosit SRRF06/DISIT Fl. 11 Fls. 1 nfls txtfls Solução de Consulta Interna nº MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL COORDENAÇÃO GERAL DE TRIBUTAÇÃO 27 Data 13 de setembro de 2013 Origem SRRF06/DISIT

Leia mais

e-social Divisão Trabalhista e Previdenciária Agosto de 2013

e-social Divisão Trabalhista e Previdenciária Agosto de 2013 Divisão Trabalhista e Previdenciária Agosto de 2013 Conceito de EFD-Social O (EFD-Social) é um projeto do governo federal que visa a unificação das obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias

Leia mais