Terceiro Setor x Exigências Contábeis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Terceiro Setor x Exigências Contábeis"

Transcrição

1 Terceiro Setor x Exigências Contábeis

2 Ementa: Protagonismo do profissional da contabilidade no Terceiro Setor a partir da aplicação dos princípios e fundamentos da contabilidade, observando-se as respectivas legislações e especificidades, para a correta apresentação da informação contábil.

3 Roberto Medeiros -Conselheiro do CRCRS -Membro da Comissão de Estudos do 3º Setor do CRCRS -Membro do GT3S RS (Representante do CRCRS) -Membro da Comissão de Negociação do SINEPE-RS (Sindicato do Ensino Privado do RGS) - Sócio da Patrimonial Assessoria Contábil - organização que, desde 1988, atua exclusivamente para Entidades do Terceiro Setor (Ensino, Assistência Social e Saúde).

4 A partir do avanço e do uso de novas tecnologias a ação fiscalizatória do governo vem implementando novas exigências (também aplicáveis ao Terceiro Setor).

5 No Brasil o termo Terceiro Setor é utilizado para designar as organizações sem fins lucrativos, de caráter não governamental, contando também com a participação de voluntários, além de contribuir com práticas de caridade e de cidadania.

6 As entidades que atuam no Terceiro Setor, sem fins lucrativos, devem trabalhar visando sua viabilidade e sustentabilidade. No caso de eventual superávit este não deve ser distribuído aos associados/membros. Portanto, o resultado superavitário deverá ser reinvestido nas atividades-fins das entidades.

7 Acredita-se que entre os fatores que causam pouco interesse aos profissionais da contabilidade pelo tema/seguimento Terceiro Setor podem estar relacionadas algumas características de tais organizações, as quais, em boa parte vivem de doações e voluntariado e serviço religioso (Sul).

8 Outros entendimentos equivocados: - A prestação de serviços, inclusive por profissionais da contabilidade, resume-se ao voluntariado. - Atuação eventual (periférica/distante das causas e ações).

9 No cenário do profissional da contabilidade, lamenta-se que por vezes ainda encontramos alguns que entendem que a atuação no Terceiro Setor, por sua simplicidade, é uma atividade que deve ser atendida de forma voluntária e não muito comprometida.

10 . A natureza jurídica das organizações do Terceiro Setor é tratada nos incisos I, III, IV e V do art. 44 do Código Civil, Lei nº , de 10 de janeiro de Relaciona as pessoas jurídicas de direito privado como sendo as associações, as fundações, as organizações religiosas e os partidos políticos: Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado: I as associações; II as sociedades; III as fundações. IV as organizações religiosas; (Incluído pela Lei nº , de ); V os partidos políticos. (Incluído pela Lei nº , de ).

11 . Entidades portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) Essa certificação é concedida pela União a organizações sem fins lucrativos que atuem especificamente nas áreas da saúde e/ou educação e/ou assistência social, conforme definido no art. 1º da Lei Federal nº

12 . Órgãos de concessão do CEBAS: Os órgãos certificadores são: Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

13 . A entidade deverá pleitear a certificação ao ministério responsável pela respectiva atividade preponderante. Por exemplo, se as atividades de educação representam a maior parte do total das atividades de uma organização que atua nas áreas da saúde e educação, a organização deve encaminhar o processo de certificação ao Ministério da Educação (MEC).

14 . Benefícios: Imunidade de tributos na esfera federal, estadual e municipal, conforme art. 150 da Constituição Federal. Isenção do recolhimento da quota patronal para o INSS e das demais contribuições sociais, conforme a legislação infraconstitucional referida.

15 . Registros necessários para certificações e titulações: As Entidades Beneficentes de Assistência Social devem ser registradas, para fins de certificação e titulação, nos diversos órgãos de sua relação, conforme a área de atuação, observada a Lei nº e respectivos decretos que a regulamentam. (Lei de 18 de julho de 2012 em seu artigo 24 alterou o artigo 17 da Lei /09. (compensação do percentual mínimo + Termo de Compromisso))

16 . Legislação atinente às entidades do Terceiro Setor: a) Legislação Federal Lei Orgânica da Saúde Lei nº ; Lei da Seguridade Social Lei nº e Decreto nº ; Lei Orgânica da Assistência Social Lei nº ; Decreto nº entidades e organizações de assistência social; Lei nº , de 27 de novembro de 2009; (Entidades Filantrópicas) Decreto nº 7.237, de 20 de julho de 2010; (Regulamento Lei ) Decreto nº 7.300, de 14 de setembro de 2010 e demais portarias, resoluções e instruções normativas.

17 Normas Brasileiras de Contabilidade Específicas do Terceiro Setor e Legislação Contábil:. Resolução CFC (setembro de 2012) Lei Federal 6.404/1976 (Lei das S/As) Lei /2007 (traz alterações à Lei 6.404/76) Lei /2009 (complementar a Lei /2007)

18 . A edição das leis /2007 e /2009 deram início ao processo de adequação/adaptação das normas brasileiras de contabilidade aos moldes internacionais..as normas brasileiras de contabilidade (NBC) são aplicáveis a todos os profissionais da área contábil, e sua emissão e respectiva revisão faz parte das atribuições do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

19 . Atualmente duas entidades ocupam um papel de destaque como responsáveis pela emissão e revisão das normas internacionais de contabilidade: O International Accounting Standards Board (IASB) responsável pela emissão das normas internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards - IFRS) e o Financial Accounting Standards Board (FASB)

20 . Em 2005 o Conselho Federal de Contabilidade criou o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que tem por finalidade emitir pronunciamentos, interpretações e orientações contábeis correlacionados às normas emitidas pelo IASB.

21 . A legislação que trata e regulamenta a isenção tributária das Entidades Beneficentes de Assistência Social é a Lei nº e os Decretos nº e nº O artigo 29 trata dos requisitos que a entidade beneficente certificada fará jus à isenção do pagamento das contribuições, referente aos artigos 22 e 23 da Lei nº , desde que atenda, cumulativamente:

22 . a) não percebam seus diretores, conselheiros, sócios, instituidores ou benfeitores, remuneração, vantagens ou benefícios, direta ou indiretamente, por qualquer forma ou título, em razão das competências, funções ou atividades que lhes sejam atribuídas pelos respectivos atos constitutivos;

23 . b) aplique suas rendas, seus recursos e eventual superávit integralmente no território nacional, na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos institucionais; c) apresente certidão negativa ou certidão positiva com efeito de negativa de débitos relativos aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço FGTS;

24 d) mantenha escrituração contábil regular que registre as receitas e despesas, bem como a aplicação em gratuidade de forma segregada, em consonância com as normas emanadas do Conselho Federal de Contabilidade; e) não distribua resultados, dividendos, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio, sob qualquer forma ou pretexto;

25 f) conserve em boa ordem, pelo prazo de 10 (dez) anos, contado da data da emissão, os documentos que comprovem a origem e a aplicação de seus recursos e os relativos a atos ou operações realizados que impliquem modifi cação da situação patrimonial; g) cumpra as obrigações acessórias estabelecidas na legislação tributária;

26 . h) apresente as demonstrações contábeis e financeiras devidamente auditadas por auditor independente legalmente habilitado nos Conselhos Regionais de Contabilidade quando a receita bruta anual auferida for superior ao limite fixado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de (R$ ,00)

27 APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Na elaboração das demonstrações contábeis das entidades sem fins lucrativos, deve-se observar a Resolução CFC nº 1.409/2012 compatibilizadas com a Lei n as respectivas alterações pela Lei nº e Lei nº , que alteraram artigos relativos à elaboração e à divulgação das demonstrações contábeis.

28 . As demonstrações contábeis devem ser elaboradas em observância às práticas contábeis adotadas no Brasil, além das citadas a seguir, tais como: -Resolução nº (NBC TG Estrutura Conceitual), que trata da estrutura conceitual para a elaboração e a apresentação das demonstrações contábeis;

29 . -Resolução nº (NBC TG 26), que trata da apresentação de demonstrações contábeis, pronunciamentos, orientações e interpretações emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), deliberações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e outras normas emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e aplicáveis às entidades sem fins lucrativos;

30 . O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui: -Balanço patrimonial ao final do período; -Demonstração do resultado do período; -Demonstração do resultado abrangente do período; -Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período; -Demonstração dos fluxos de caixa do período; -Demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 demonstração do valor adicionado, se exigida legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente. -Notas Explicativas, que compreendem um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias. As Fundações Privadas devem observar eventuais exigências complementares por parte do Ministério Público Estadual (SICAP) (elaboração da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)).

31 . No caso de entidades, portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), que desenvolvem atividades em mais de uma área (saúde, educação e assistência social), devem apresentar as demonstrações de resultado de forma segregada, conforme as respectivas atividades

32 . PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR A prestação de contas e a renovação das certificações/titulações consistem nas principais obrigações acessórias das organizações do Terceiro Setor. Cabe destacar a importância de observar os prazos, pois no caso do seu descumprimento implicará cancelamento do certificado ou titulação.

33 . PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS, CONTÁBEIS, FISCAIS E PREVIDENCIÁRIAS APLICÁVEIS AO TERCEIRO SETOR: -Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) -Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) -Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS (SEFIP) -Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) -Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (DACON) -Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) -Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) -Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) -Sistema de Cadastro e Prestação de Contas (SICAP) (Fundações)

34 . PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES CONTÁBEIS APLICÁVEIS AO TERCEIRO SETOR: As principais obrigações contábeis referem-se à escrituração contábil baseada em documentação idônea, bem como a guarda e manutenção dos seguintes livros: Livro Diário; (registrado! ) (ECD) Livro Razão; Livro Inventário de Bens; Livro Inventário de Estoque; Livros auxiliares.

35 SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) SPED EFD CONTRIBUIÇÕES (PIS/COFINS) SPED EFD SOCIAL (Novembro 2014) Objetiva abranger a escrituração da Folha de Pagamento, GFIP, Caged, Rais, Dirf, Livro Registro de Empregados) EFD-IRPJ (Escrituração Fiscal Digital do I.R.) Instrução Normativa RFB 1.353/2013 prevê que a entrega será obrigatória a partir de Também para as pessoas jurídicas imunes e isentas. (plano de contas e saldos das contas para as pessoas jurídicas obrigadas a entregar a Escrituração Contábil Digital (ECD) (o atendimento implica na utilização do Certificado Digital)

36 Resolução CFC 1.409/2012

37 Resolução CFC nº1.409/2012 de 21 de setembro de 2012 institui a: Interpretação ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros Revoga as Resoluções CFC n. os 837/99, 838/99, 852/99, 877/00, 926/01 e 966/03

38 Objetivo Estabelecer critérios e procedimentos específicos de: Avaliação e reconhecimento das transações e variações patrimoniais Estruturação das demonstrações contábeis Informações mínimas a serem divulgadas em notas explicativas de entidade sem finalidade de lucros.

39 Alcance A entidade sem finalidade de lucros pode ser constituída sob a natureza jurídica: Fundação de direito privado Associação Organização social Organização religiosa Partido político Entidade sindical

40 Alcance A entidade sem finalidade de lucros pode exercer atividades, tais como: Assistência social, saúde, educação, técnicocientífica, esportiva, religiosa, política, cultural, beneficente, social e outras, administrando pessoas, coisas, fatos e interesses coexistentes, e coordenados em torno de um patrimônio com finalidade comum ou comunitária.

41 A contabilidade das Entidades sem a finalidade de lucros deve obedecer: - Princípios de Contabilidade - Lei 6404/76, alterada pela Lei / ITG 2002 (Resolução 1.409/2012) - NBC TG 1000 Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas ou as normas completas (IFRS completas) naqueles aspectos não abordados por esta Interpretação

42 Enquanto não atendidos os requisitos para reconhecimento no resultado, a contrapartida da subvenção, de contribuição para custeio e investimento, bem como de isenção e incentivo fiscal registrados no ativo, deve ser em conta específica do passivo.

43 Gratuidade Benefícios concedidos a título de gratuidade devem ser reconhecidos de forma segregada, destacando-se aqueles que devem ser utilizados em prestações de contas nos órgãos governamentais. O benefício concedido como gratuidade por meio da prestação de serviços deve ser reconhecido pelo valor efetivamente praticado.

44 Valores a receber Constituir provisão em montante suficiente para cobrir as perdas esperadas sobre créditos a receber, com base em estimativa de seus prováveis valores de realização; Baixar os valores prescritos, incobráveis e anistiados.

45 Denominação das contas Conta Capital Patrimônio Social, (integrante do grupo Patrimônio Líquido) Lucro ou Prejuízo Superávit ou Déficit.

46 Superávit ou Déficit O superávit ou déficit deve ser incorporado ao Patrimônio Social.

47 Fundações A dotação inicial disponibilizada pelo instituidor/fundador em ativo monetário ou não monetário, no caso das fundações, é considerada doação patrimonial e reconhecida em conta do patrimônio social.

48 Trabalho Voluntário O trabalho voluntário deve ser reconhecido pelo valor justo da prestação do serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro. (item 19 da Resolução CFC 1.409/12)

49 Trabalho Voluntário O CFC estabeleceu que configura doação por Trabalho Voluntário somente quando ocorre a situação em que o serviço prestado é especializado (Contadores, médicos, advogados, eletricistas, enfermeiros, professores) em que a entidade pagaria pelo serviço, caso não ocorresse o serviço voluntário (Manual de Incentivos Fiscais CRCRS Comissão de Responsabilidade Social)

50 Trabalho Voluntário A contabilização do trabalho voluntário (pelo valor justo da prestação do serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro) deverá ocorrer em contas de resultado (Receita e Despesa) com o indicativo complementar de TRABALHO VOLUNTÁRIO. (Manual de Incentivos Fiscais CRCRS Comissão de Responsabilidade Social)

51 Trabalho Voluntário Débito: Despesa ou Custo com Trabalho Voluntário Crédito: Receita com Trabalho Voluntário (Atenção Organizações Sociais em Programa REFIS RFB)

52 Publicação CRCRS (Comissões de Estudos do Terceiro Setor)

53 Outras Publicações ftp://ftp.ibge.gov.br/fundacoes_privadas_e_associacoes/2010/fasfil.pdf

54 -Comissão de Estudos do Terceiro Setor CRCRS, Terceiro Setor:Guia de Orientação para o Profissional da Contabilidade, Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, 2011; - Lei /2007; - Lei /2009; - Lei /2009; - Lei /2013; - Lei /2002; - Lei 8.212/ Decreto 7.237/2010; - Decreto 7.300/ Resolução CFC 1.121/2008; - Resolução CFC 1.185/2009; - Resolução 1.409/2012

55 Muito Obrigado!

Comissão de Estudos do. Terceiro Setor

Comissão de Estudos do. Terceiro Setor Comissão de Estudos do Terceiro Setor Breve histórico Instituída em 2010. Iniciou com 7 componentes, atualmente são 11. São realizadas reuniões mensais. Objetivos da Comissão Orientar os profissionais

Leia mais

ITG 2002 (R1) ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS

ITG 2002 (R1) ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS ITG 2002 (R1) ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da interpretação para identificarem o número da consolidação

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 - Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros.

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 - Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 - Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais e com fundamento no disposto

Leia mais

Procedimentos Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor

Procedimentos Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor Procedimentos Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor Agenda Comissão de Estudos do Terceiro Setor (CRCRS) Contexto do Terceiro Setor Regulamentação (ITG 2002) Objetivo, alcance e aplicação Reconhecimento

Leia mais

INCONSISTÊNCIAS CONTÁBEIS NO TERCEIRO SETOR

INCONSISTÊNCIAS CONTÁBEIS NO TERCEIRO SETOR INCONSISTÊNCIAS CONTÁBEIS NO TERCEIRO SETOR Roberto Medeiros 20 de abril de 2016 Roberto Medeiros -Coordenador da Comissão de Estudos do 3º Setor do CRCRS -Empresário da Área Contábil, Diretor da Patrimonial

Leia mais

O PROTAGONISMO DOS CONTROLES INTERNOS NO SUBSÍDIO À CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR. Roberto Medeiros 15/03/2017

O PROTAGONISMO DOS CONTROLES INTERNOS NO SUBSÍDIO À CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR. Roberto Medeiros 15/03/2017 O PROTAGONISMO DOS CONTROLES INTERNOS NO SUBSÍDIO À CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR Roberto Medeiros 15/03/2017 Roberto Medeiros - Coordenador da Comissão de Estudos do 3º Setor do CRCRS - Empresário da

Leia mais

FUNDAÇÃO REGINA CUNHA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016

FUNDAÇÃO REGINA CUNHA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016 NOTA 01 CONTEXTO OPERACIONAL: A Fundação Regina Cunha é uma fundação, com personalidade jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, de caráter

Leia mais

PRÁTICAS CONTÁBEIS ADOTADAS POR ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: ANÁLISE EMPÍRICA JUNTO A TEMPLOS RELIGIOSOS DE PERNAMBUCO À LUZ DA ITG 2002

PRÁTICAS CONTÁBEIS ADOTADAS POR ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: ANÁLISE EMPÍRICA JUNTO A TEMPLOS RELIGIOSOS DE PERNAMBUCO À LUZ DA ITG 2002 PRÁTICAS CONTÁBEIS ADOTADAS POR ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: ANÁLISE EMPÍRICA JUNTO A TEMPLOS RELIGIOSOS DE PERNAMBUCO À LUZ DA ITG 2002 Área Temática: Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor José

Leia mais

FUNDAÇÃO LAR HARMONIA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016

FUNDAÇÃO LAR HARMONIA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 FUNDAÇÃO LAR HARMONIA CNPJ: 00.405.171/0001-09 NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 I - OBJETIVOS DA ENTIDADE E CONTEXTO OPERACIONAL A Fundação Lar Harmonia

Leia mais

Palestra. Terceiro Setor: Atualização para 2016 com base na ITG 2002 (R1) ênfase na escrituração. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Palestra. Terceiro Setor: Atualização para 2016 com base na ITG 2002 (R1) ênfase na escrituração. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO

FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2011 (Em R$ 1) 1. CONTEXTO OPERACIONAL A Fundação Hospitalar São Sebastião é uma Entidade sem fins lucrativos,

Leia mais

CONTABILIDADE COMO EVITAR ERROS BÁSICOS

CONTABILIDADE COMO EVITAR ERROS BÁSICOS CONTABILIDADE COMO EVITAR ERROS BÁSICOS JOSÉ ALBERTO TOZZI José Alberto Tozzi Adm. Empresas MBA USP Mestre pela PUC-SP Instrutor de Gestão Financeira do GESC Prof. de Curso de Pos Graduação e Extensão

Leia mais

CNPJ / Rua José Bonifácio, 1623, sala A, Ijuí RS CEP

CNPJ / Rua José Bonifácio, 1623, sala A, Ijuí RS CEP ASSOCIAÇÃO BATISTA DE BENEFICÊNCIA TABEA ESPAÇO FELIZ CENTRO SOCIAL PIONEIRO Rua Chile, n 772, Planalto, Santa Rosa, RS CEP: 98900-000 CNPJ: 91.986.125/0009-45 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE NOVO HAMBURGO CNPJ: /

ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE NOVO HAMBURGO CNPJ: / ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE NOVO HAMBURGO CNPJ: 91.688.390/0001-90 Demonstrações contábeis em 31 de dezembro de com o Relatório do Auditor Independente ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS

Leia mais

Normas Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor Marcone Hahan de Souza e Roberto Medeiros

Normas Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor Marcone Hahan de Souza e Roberto Medeiros Normas Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor Marcone Hahan de Souza e Roberto Medeiros 24/Outubro/2018 Roberto Medeiros - Integrante da Comissão de Estudos do 3º Setor do CRCRS - Empresário da Área Contábil,

Leia mais

SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Programa de Atenção Integral à Saúde

SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Programa de Atenção Integral à Saúde SPDM - PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE HOSP. REG. ARARANGUÁ CNPJ: 61.699.567/0046-94 ATIVO ATIVO 50.317.086,30 15.104.508,29 19.461.815,76 45.959.778,83 ATIVO CIRCULANTE 46.107.864,19 15.104.508,29

Leia mais

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.).

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.). COMUM PARA TODAS AS ÁREAS Utilidade Pública Federal e Estadual ou do Distrito Federal ou Municipal. Certificado (CEBAS) e Registro de Entidade de Fins Filantrópicos (CNAS), renovado a cada três anos. Promova

Leia mais

São José do Rio Preto, 11 de junho de 2013.

São José do Rio Preto, 11 de junho de 2013. São José do Rio Preto, 11 de junho de 2013. Aos/Às Pastores/as, Coordenação Local de Ação Missionária - CLAM Ministério de Administração Local e seus procuradores legais. Prezados/as irmãos/ãs, Graça e

Leia mais

PRÁTICAS CONTÁBEIS E LEGISLAÇÃES DO TERCEIRO SETOR. Contador Tadeu Pedro Vieira Coordenador da Comissão PVCC

PRÁTICAS CONTÁBEIS E LEGISLAÇÃES DO TERCEIRO SETOR. Contador Tadeu Pedro Vieira Coordenador da Comissão PVCC PRÁTICAS CONTÁBEIS E LEGISLAÇÃES DO TERCEIRO SETOR Contador Tadeu Pedro Vieira Coordenador da Comissão PVCC ORGANIZAÇÃO JURÍDICA Código Civil - Lei nº 10.406/2002 Art. 44. São pessoas jurídicas de direito

Leia mais

Oficina Técnica. Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstração de Resultado Abrangente e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Oficina Técnica. Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstração de Resultado Abrangente e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária MARCELO MONELLO LEI Nº 12.101, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009 Art. 3 Parágrafo único.

Leia mais

Painelistas: Roberto da Silva Medeiros Marcone Hahan de Souza

Painelistas: Roberto da Silva Medeiros Marcone Hahan de Souza Painelistas: Roberto da Silva Medeiros Marcone Hahan de Souza Conceito: Terceiro setor Conceito: 1º Setor - Governamental -Sem Finalidade de Lucros -Administração Pública -Serviços: saúde, educação, segurança,

Leia mais

Prestação de Contas. Terceiro Setor

Prestação de Contas. Terceiro Setor Prestação de Contas no Terceiro Setor O Terceiro Setor, composto pelas Entidades de Interesse Social, apresenta as seguintes características básicas: promoção de ações voltadas para o bem-estar comum da

Leia mais

FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO NOTAS 31/12/ /12/2015

FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO NOTAS 31/12/ /12/2015 FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL BALANÇO PATRIMONIAL (Em Milhares de Reais) ATIVO NOTAS CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa Ativos Financeiros Disponíveis para Venda Outros Ativos Financeiros Ativos Fiscais TOTAL

Leia mais

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS As instituições espíritas para se tornarem personalidades jurídicas, tem que ter os seguintes documentos e registros: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Leia mais

CEBAS: Alterações no marco legal da Certificação (CEBAS) e Convênios. Capacitação SECRASO.

CEBAS: Alterações no marco legal da Certificação (CEBAS) e Convênios. Capacitação SECRASO. (1991 2015) CEBAS: Alterações no marco legal da Certificação (CEBAS) e Convênios. Capacitação SECRASO. INTRODUÇÃO O Marco Legal da Certificação: Lei nº 12.101/09 alterada p/ Lei n 12.868/13 Decreto nº

Leia mais

Belo Horizonte, 31 de março de AUDITORES INDEPENDENTES

Belo Horizonte, 31 de março de AUDITORES INDEPENDENTES Comunicamo-nos com os responsáveis pela administração a respeito, entre outros aspectos, do alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuais

Leia mais

Principais Obrigações e Demonstrações Contábeis das Instituições do Terceiro Setor 23/01/2019

Principais Obrigações e Demonstrações Contábeis das Instituições do Terceiro Setor 23/01/2019 Principais Obrigações e Demonstrações Contábeis das Instituições do Terceiro Setor 23/01/2019 Gabriele Schmidt Contadora, MBA em Administração do Terceiro Setor, Consultora, Integrante da Comissão de Estudos

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE BALANÇO PATRIMONIAL Em Reais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE BALANÇO PATRIMONIAL Em Reais DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 2015 BALANÇO PATRIMONIAL Em Reais ATIVO NE 2016 2015 ATIVO 8.782.357,42 8.692.905,04 CIRCULANTE 700.986,78 589.953,71

Leia mais

05/março/2010 À Associação Ame Jardins At.: Sr. João Carlos Maradei Ref.: Parecer dos Auditores Independentes nº

05/março/2010 À Associação Ame Jardins At.: Sr. João Carlos Maradei Ref.: Parecer dos Auditores Independentes nº 05/março/2010 À Associação Ame Jardins At.: Sr. João Carlos Maradei Ref.: Parecer dos Auditores Independentes nº 896-2010 2010-7 Prezado senhor, Pela presente, estamos encaminhando aos cuidados de V.Sª.,

Leia mais

Seminário. expert PDF. Trial. Terceiro Setor - Elaborando o Plano de Contas. Maio Elaborado por:

Seminário. expert PDF. Trial. Terceiro Setor - Elaborando o Plano de Contas. Maio Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 4 Demonstração do Resultado 5 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Associação Cidadão Pró - Mundo Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016.

Associação Cidadão Pró - Mundo Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016. Demonstrações financeiras em. 1 Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras 3 Balanços patrimoniais 5 Demonstrações de resultados 6 Demonstrações das mutações do patrimônio

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31/12/2015

BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31/12/2015 NÚCLEO DE AMPARO SOCIAL TOMÁS DE AQUINO CNPJ : 22.812.325/0001-01 - CARTÓRIO REGISTRO CIVIL DE MANAUS-AM N 277 SESSÃO DE 28/11/1953 BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31/12/2015 - NÚCLEO DE AMPARO SOCIAL

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE Versão 201806 1 FOLHA DE REVISÕES E APROVACÕES Data Responsável Função Atividade 04/04/2018 Pedro Cavazzoni CEO Elaboração do documento 16/04/2018 Stefano

Leia mais

Associação Cidadão Pró - Mundo Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2015.

Associação Cidadão Pró - Mundo Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2015. Demonstrações financeiras em. 1 Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras 3 Balanços patrimoniais 5 Demonstrações de resultados 6 Demonstrações das mutações do patrimônio

Leia mais

ASSOCIAÇÃO FRATERNAL PELICANO CNPJ Nº / BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011/2010 (EM R$)

ASSOCIAÇÃO FRATERNAL PELICANO CNPJ Nº / BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011/2010 (EM R$) BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011/2010 (EM R$) ATIVO 2011 2010 PASSIVO E PATRIMONIO SOCIAL 2011 2010 CIRCULANTE 37.485,00 8.032,42 CIRCULANTE 11.914,91 35.958,84 EQUIVALENCIA DE CAIXA

Leia mais

Associação dos Apoiadores do Comitê de Aquisições e Fusões - ACAF Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2014 e relatório dos auditores

Associação dos Apoiadores do Comitê de Aquisições e Fusões - ACAF Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2014 e relatório dos auditores Associação dos Apoiadores do Comitê de Aquisições e Fusões - ACAF Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2014 e relatório dos auditores independentes Relatório dos auditores independentes sobre

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Resultado Abrangente. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Resultado Abrangente. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Demonstração do Resultado Abrangente Prof. Cláudio Alves Demonstração do Resultado do Exercício Parte 2 Demonstração do Resultado Abrangente Esta demonstração

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA

A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA Legislação Principais

Leia mais

Palestra. Terceiro Setor: Atualização 2016 com ênfase na escrituração. Agosto/2016. Apoio: Elaborado por:

Palestra. Terceiro Setor: Atualização 2016 com ênfase na escrituração. Agosto/2016. Apoio: Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE Versão 201804 1 FOLHA DE REVISÕES E APROVACÕES Data Responsável Função Atividade 04/04/2018 Pedro Cavazzoni CEO Elaboração do documento 16/04/2018 Stefano

Leia mais

Estruturando as Rotinas Contábeis para a ECF

Estruturando as Rotinas Contábeis para a ECF Estruturando as Rotinas Contábeis para a ECF Apresentador: Márcio Schuch Silveira, Contador, Mestre em Ciências Contábeis, Empresário Contábil, Coordenador da Comissão de Organizações Contábeis do CRCRS

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ CEMEPE INVESTIMENTOS S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ CEMEPE INVESTIMENTOS S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

PEPC 2016 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico.

PEPC 2016 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico. CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 CREDITOS PIS/PASEP E

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 4 Demonstração do Resultado 5 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

Seminário. atuação Elaborado por: Fevereiro/2016 JANEIRO/ O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Fernando César Rinaldi

Seminário. atuação Elaborado por: Fevereiro/2016 JANEIRO/ O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Fernando César Rinaldi Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Transparência Brasil. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

Transparência Brasil. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Transparência Brasil Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes 31 de Dezembro de 2006 e de 2005 1 Parecer dos auditores independentes Aos conselheiros da Transparência

Leia mais

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis.

As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis. ADECAVE-ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE VEREDINHA BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E 2016 (Valores expressos em reais) ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ DIGITEL SA INDUSTRIA ELETRONICA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ DIGITEL SA INDUSTRIA ELETRONICA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

https://www.rad.cvm.gov.br/enet/frmprotocolo.aspx?codigoinstituicao=1&numero...

https://www.rad.cvm.gov.br/enet/frmprotocolo.aspx?codigoinstituicao=1&numero... ENET Protocolo Página 1 de 1 https://www.rad.cvm.gov.br/enet/frmprotocolo.aspx?codigoinstituicao=1&numero... 15/08/2011 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial

Leia mais

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX Painel Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº. 11.638/2007 TAX 0 Demonstrações Financeiras Aplicabilidade As normas da Lei n 6.404/76, para

Leia mais

Cruzamentos: ECD e ECF. Cruzamentos: ECD e ECF

Cruzamentos: ECD e ECF. Cruzamentos: ECD e ECF Thiago Arantes Consultor; Auditor Independente; Contador; ex-gerente de Auditoria Interna da Coca-Cola; Professor de Pós Graduação do IPOG. Especialista em SPED. Bacharel em Ciência da Computação; Instrutor

Leia mais

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis. Setembro Elaborado por: Paulo César Raimundo Peppe

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis. Setembro Elaborado por: Paulo César Raimundo Peppe Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO MINASNOVENSE DE PROMOÇÃO AO LAVRADOR E À INFÂNCIA DA ÁREA RURAL AMPLIAR

ASSOCIAÇÃO MINASNOVENSE DE PROMOÇÃO AO LAVRADOR E À INFÂNCIA DA ÁREA RURAL AMPLIAR ASSOCIAÇÃO MINASNOVENSE DE PROMOÇÃO AO LAVRADOR E À INFÂNCIA DA ÁREA RURAL AMPLIAR Notas explicativas às demonstrações financeiras--continuação Em 31 de dezembro de 2017 (Valores expressos em reais) 1.

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANO AMIGA

INSTITUTO EDUCACIONAL MANO AMIGA INSTITUTO EDUCACIONAL MANO AMIGA DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E 2008 E PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES BDO Auditores Independentes, uma empresa

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E DE

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E DE 2014 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E DE 2014 CONTEÚDO Relatório dos auditores

Leia mais

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ COSEMS PR RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ COSEMS PR RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ COSEMS PR RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2015 1 CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016

NOTAS EXPLICATIVAS AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 NOTAS EXPLICATIVAS AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 NOTA 1 - CONTEXTO OPERACIONAL A INTEGRA - PROFISSIONALIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO DE SOROCABA, doravante tratada

Leia mais

FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL BALANÇO PATRIMONIAL

FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL BALANÇO PATRIMONIAL FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL BALANÇO PATRIMONIAL (Em Milhares de Reais) ATIVO CIRCULANTE 3.323.356 3.454.154 Caixa e Equivalentes de Caixa (Nota 4) 28.791 44.889 Ativos Financeiros - Disponíveis para Venda (Nota

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016

NOTAS EXPLICATIVAS AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 NOTAS EXPLICATIVAS AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 NOTA 1 - CONTEXTO OPERACIONAL O EDUCANDARIO BEZERRA DE MENEZES, fundada em 25 de outubro de 1953, é uma Associação Civil de direito

Leia mais

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis. Setembro Elaborado por: Walter Luiz Quaglio

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis. Setembro Elaborado por: Walter Luiz Quaglio Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS Com base na Lei 13.151 de 28/07/2015, as entidades descritas no artigo 1º poderão remunerar seus dirigentes desde que atendam o artigo 4º. Este

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ Companhia Energética Sinop S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ Companhia Energética Sinop S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Demonstração Financeira Enel Brasil Investimentos Sudeste S.A. 31 de dezembro de 2017

Demonstração Financeira Enel Brasil Investimentos Sudeste S.A. 31 de dezembro de 2017 Demonstração Financeira Enel Brasil Investimentos Sudeste S.A. 31 de dezembro de 2017 Balanço patrimonial Em 31 de dezembro de 2017 (Em reais) Notas 31/12/2017 Ativo Circulante Caixa e equivalentes de

Leia mais

Certificações, remuneração de dirigentes e aspectos tributários do Terceiro Setor" Leandro Marins de Souza

Certificações, remuneração de dirigentes e aspectos tributários do Terceiro Setor Leandro Marins de Souza Certificações, remuneração de dirigentes e aspectos tributários do Terceiro Setor" Leandro Marins de Souza leandro@marinsdesouza.adv.br Advogado Doutor em Direito do Estado pela USP Mestre em Direito Econômico

Leia mais

Palestra. Terceiro Setor - Contabilidade e Aspectos Tributários. Julho Elaborado por: Fernando Cesar Rinaldi

Palestra. Terceiro Setor - Contabilidade e Aspectos Tributários. Julho Elaborado por: Fernando Cesar Rinaldi Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Sistema Público de Escrituração Digital. Folha de Pagamento Digital. Reunião Cofis, 17 de dezembro de 2009

Sistema Público de Escrituração Digital. Folha de Pagamento Digital. Reunião Cofis, 17 de dezembro de 2009 Folha de Pagamento Digital Reunião Cofis, 17 de dezembro de 2009 Objetivos Tratar todas as Informações Sociais de Trabalhadores, com ou sem vínculo empregatício, e demais fatos geradores de contribuições

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MORADA NOVA DE MINAS/MG

ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MORADA NOVA DE MINAS/MG DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS EXERCICIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 E 31 DE DEZEMBRO DE 2007. Balanço Patrimonial Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração das mutações do patrimônio líquido

Leia mais

Normas para auxílio a Contadores Cooperativistas

Normas para auxílio a Contadores Cooperativistas Normas para auxílio a Contadores Cooperativistas Introdução As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) constituem um conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser estudados como requisitos

Leia mais

Estruturando as Rotinas Contábeis para a ECF

Estruturando as Rotinas Contábeis para a ECF Estruturando as Rotinas Contábeis para a ECF Apresentador: Márcio Schuch Silveira, Contador, Mestre em Ciências Contábeis, Empresário Contábil, Coordenador da Comissão de Organizações Contábeis do CRCRS

Leia mais

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Av. Queiroz Filho, 1700 6 andar - 608 Sunny Tower Torre D 05319-000 - São Paulo SP Brasil Tel: (11) 3862-1844 Fax: (11) 3873-7342 s gs @sgs aud ito re s.c om.b r RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 004/2018 SERVIÇOS DE CONTABILIDADE PESSOA JURÍDICA

TERMO DE REFERÊNCIA 004/2018 SERVIÇOS DE CONTABILIDADE PESSOA JURÍDICA TERMO DE REFERÊNCIA 004/2018 SERVIÇOS DE CONTABILIDADE PESSOA JURÍDICA 1. INTRODUÇÃO 1.1. Este Termo de Referência visa orientar a contratação de empresa especializada de consultoria contábil e financeira

Leia mais

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis MAA/MF/JSR 3155/16 Demonstrações contábeis Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Balanço patrimonial

Leia mais

Treinamentos do Programa de Educação Profissional Continuada do CRC

Treinamentos do Programa de Educação Profissional Continuada do CRC Treinamentos do Programa de Educação Profissional Continuada do CRC Temas Ativos 2017 Pontuação Geral Categoria(s) Pontuadas(s) ÁREA CONTÁBIL 1 Análise das Demonstrações Contábeis (Com Foco em Preparadores

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ BR INSURANCE CORRETORA DE SEGUROS S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ BR INSURANCE CORRETORA DE SEGUROS S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Campinas, 31 de maio de Ilmos Srs. Diretores da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antonio do Monte Santo Antonio do Monte - MG

Campinas, 31 de maio de Ilmos Srs. Diretores da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antonio do Monte Santo Antonio do Monte - MG Campinas, 31 de maio de 2016. Ilmos Srs. Diretores da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antonio do Monte Santo Antonio do Monte - MG Rua Rubi, 94 / Parque São Quirino Campinas / SP / 13088-440 (19) 2121-9130

Leia mais

PARQUE IBIRAPUERA CONSERVAÇÃO. Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis. Em 31 de dezembro de 2015 e 2014

PARQUE IBIRAPUERA CONSERVAÇÃO. Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis. Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 EAV/APN/MCM 2968/16 Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 Conteúdo Relatório dos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CUNI N 2.029

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CUNI N 2.029 ESI RESOLUÇÃO CUNI N 2.029 Aprova o modelo de estrutura padrão para apresentação do Relatório de Gestão das Fundações de Apoio Credenciadas à Universidade Federal de Ouro Preto e dá outras providências.

Leia mais

Contabilidade do 3º Setor

Contabilidade do 3º Setor Contabilidade do 3º Setor Organizações Não Governamentais (ONG) Entidades Beneficentes Entidades Sem Fins Lucrativos Escrituração Contábil Fiscal (ECF) Escrituração Contábil Digital (ECD) ALDENIR ORTIZ

Leia mais

COMO ABRIR UMA IGREJA

COMO ABRIR UMA IGREJA COMO ABRIR UMA IGREJA Este ebook tem por finalidade proporcionar um esclarecimento sobre como as igrejas são vistas pelo governo, quais tributos ela deve pagar e como deve ser constituída. As igrejas,

Leia mais

PEPC 2019 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito AUD CMN SUSEP

PEPC 2019 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito AUD CMN SUSEP CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 0 40 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASSESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 LUCRO REAL 2018

Leia mais

ITG 1000 PME s Giovana Garcia

ITG 1000 PME s Giovana Garcia ITG 1000 PME s Giovana Garcia Você bem preparado para o futuro da profissão. 1 RESOLUÇÃO CFC N.º 1.418/12 Aprova a ITG 1000 Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. X RESOLUÇÃO CFC

Leia mais

3º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PERITO CONTABIL: 27 DE SETEMBRO DE 2019

3º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PERITO CONTABIL: 27 DE SETEMBRO DE 2019 ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICÁVEL AO EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PERITO CONTÁBIL DISPOSITIVO (1) DATA (DOU) DESCRIÇÃO LEGISLAÇÃO SOBRE A PROFISSÃO CONTÁBIL Decreto Lei N. os

Leia mais

PROUNI PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS Aspectos fiscais e contábeis

PROUNI PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS Aspectos fiscais e contábeis PROUNI PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS Aspectos fiscais e contábeis Seminário: Desafios e Perspectivas das IES Realização: Fortaleza CE, 25/8/2011 Base legal: Lei n. 0 11.096, de 13 de janeiro de 2005

Leia mais

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Av. Queiroz Filho, 1700 6 andar - 608 Sunny Tower Torre D 05319-000 - São Paulo SP Brasil Tel: (11) 3862-1844 Fax: (11) 3873-7342 s gs @sgs aud ito re s.c om.b r www.sg sa ud ito res.co m.b r RELATÓRIO

Leia mais

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde CEBAS - FILANTROPIA BRUNNO CARRIJO Ministério da Saúde DISPOSITIVOS

Leia mais

CLUBE ALTO DOS PINHEIROS

CLUBE ALTO DOS PINHEIROS CLUBE ALTO DOS PINHEIROS BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO (Em Reais R$) A T I V O Circulante: Caixa e bancos 149.769 304.852 Aplicações financeiras 2.555.383 1.579.567 Créditos a Receber 1.143.286

Leia mais

Impactos da Lei da Filantropia para nossas Instituições

Impactos da Lei da Filantropia para nossas Instituições Impactos da Lei da Filantropia para nossas Instituições César Paim Diretor Corporativo de Relações Legais e Governamentais Associação Congregação de Santa Catarina Terceiro Setor Nem acima nem abaixo,

Leia mais

Bicicletas Monark S.A.

Bicicletas Monark S.A. Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2018 e 2017 (Em milhares de Reais) ATIVO Notas 2018 2017 Circulante Caixa e equivalentes de caixa 3 150.534 158.553 Contas a receber de clientes - 4.209 5.598

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ARTE DESPERTAR Balanço Patrimonial levantado em 31 de dezembro de 2015 (Em Reais, exceto quando indicado de outra forma)

ASSOCIAÇÃO ARTE DESPERTAR Balanço Patrimonial levantado em 31 de dezembro de 2015 (Em Reais, exceto quando indicado de outra forma) Balanço Patrimonial levantado em 31 de dezembro de Ativo Notas 2014 Circulante Caixa e equivalentes de caixa 3 e 10 Recursos sem Restrição 236 98.450 Recursos com Restrição 8 1.262.559 1.112.671 Títulos

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE A presente Política de Controle de Registros e Contabilidade compõe a regulamentação pertinente ao Programa de Integridade da Fundação Instituto de Pesquisa

Leia mais

Seminário. expert PDF. Trial. Agosto 2015

Seminário. expert PDF. Trial. Agosto 2015 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

ASSOCIAÇÃO RENOVAR SAÚDE CRIANÇA - PETRÓPOLIS

ASSOCIAÇÃO RENOVAR SAÚDE CRIANÇA - PETRÓPOLIS ASSOCIAÇÃO RENOVAR SAÚDE CRIANÇA - PETRÓPOLIS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 ASSOCIAÇÃO RENOVAR SAÚDE CRIANÇA PETRÓPOLIS Demonstrações Financeiras Em 31 de dezembro de 2011 e

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Escrituração Contábil Digital X Escrituração Contábil Fiscal DIPJ E LALUR

Escrituração Contábil Digital X Escrituração Contábil Fiscal DIPJ E LALUR Escrituração Contábil Digital X Escrituração Contábil Fiscal DIPJ E LALUR O ano corrente promete muitas novidades na área de atuação da contabilidade, umas que vêm incrementar o trabalho dos profissionais,

Leia mais