O PROTAGONISMO DOS CONTROLES INTERNOS NO SUBSÍDIO À CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR. Roberto Medeiros 15/03/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PROTAGONISMO DOS CONTROLES INTERNOS NO SUBSÍDIO À CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR. Roberto Medeiros 15/03/2017"

Transcrição

1 O PROTAGONISMO DOS CONTROLES INTERNOS NO SUBSÍDIO À CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR Roberto Medeiros 15/03/2017

2 Roberto Medeiros - Coordenador da Comissão de Estudos do 3º Setor do CRCRS - Empresário da Área Contábil, Diretor da Patrimonial Assessoria Contábil (1988), com atuação exclusiva para Entidades do Terceiro Setor (Ensino, Assistência Social, Saúde, Esporte e Cultura). - Integrante da Comissão de Negociações do SINEPE RS - Diversas palestras, seminários e treinamentos sobre o Terceiro Setor. robertomedeiros14@gmail.com

3 PROGRAMA: - CENÁRIO DO TERCEIRO SETOR - ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO TERCEIRO SETOR - IMPORTÂNCIA DOS CONTROLES INTERNOS - PLANO DE CONTAS - DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - CONTABILIDADE E FILANTROPIA - ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA AUDITORIA INDEPENDENTES

4 BIBLIOGRAFIA: - LEI / LEI / LEI / Resolução CFC (Entidades Sem Finalidade de Lucros) - ITG 2002/2012 (Interpretação Técnica Geral 2002/2012) - MANUAL DE CONTROLES INTERNOS DIAS, Sérgio Vidal dos Santos Editora Atlas. - ANÁLISE DIDÁTICA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS MARTINS, Eliseu e outros Editora Atlas. - MANUAL DE CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR - ZANLULA, Júlio César. Portal Tributário ENTENDA O TERCEIRO SETOR Teoria e Prática - RAMPASCO, Renata Favero. Editora Leap - TERCEIRO SETOR: GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE CRCRS (janeiro 2016)

5

6 Comissão de Estudos do Terceiro Setor 2016/ Roberto Medeiros Coordenador (Porto Alegre) - Dany José Petry (Lajeado) - Marcone Hahan de Souza (Porto Alegre) - Ana Maria Silveira de Santana (Porto Alegre) - Gabriel Filber Ribas (Porto Alegre) - Patrícia Azevedo de Aguiar (Porto Alegre) - Gabriele Schmidt da Silva (Porto Alegre) - Gervázio Parizotto (Caxias do Sul) - Dalmir do Amaral Ferreira (Passo Fundo) - José Almir Rodrigues de Mattos (Porto Alegre) - Adilson Catto (Santa Maria) (Estatuída através da Resolução CRCRS 571/16)

7 Cenário Terceiro Setor é composto por organizações sem fins lucrativos, de caráter não governamental, contando também com a participação de voluntários Atuação:

8 Cenário

9 Cenário

10 Cenário

11 As entidades que atuam no Terceiro Setor, sem fins lucrativos, devem trabalhar visando sua viabilidade e sustentabilidade.

12 Cenário Terceiro Setor é composto por organizações sem fins lucrativos, de caráter não governamental, contando também com a participação de voluntários Atuação:

13 Cenário Pesquisa IBGE (IPEA, ABONG e GIFE) Dados de fundações privadas e associações sem fins lucrativos (incluídas as inativas) Dados de são fundações privadas e associações sem fins lucrativos, destas estão no RS. Média de criação - 12 mil entidades/ano

14 Distribuição quanto aos seguimentos de aatuação Habitação 292 Saúde Cultura e recreação Educação e pesquisa Assistência social Religião Patronais e profissionais Meio Ambiente e prot. Animal Desenvolvimento e defesa direitos Outras Total

15 Cenário Sob o aspecto fiscalizatório A partir do avanço e do uso de novas tecnologias a ação fiscalizatória do governo vem implementando novas exigências aplicáveis ao Terceiro Setor.

16 CENÁRIO NATUREZA JURÍDICA -Conforme, incisos I, III, IV e V do art. 44 do Código Civil, Lei nº , de 10 de janeiro de 2002: Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado: I as associações; II as sociedades; III as fundações. IV as organizações religiosas; (Incluído pela Lei nº , de ); V os partidos políticos. (Incluído pela Lei nº , de ).

17 TITULAÇÕES E CERTIFICAÇÕES Título de utilidade Pública Municipal Título de utilidade Pública Estadual Título de utilidade Pública Federal Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Saúde e Educação) (CEBAS) Título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Título de Organização Social (OS)

18 Atuação Profissional no Terceiro Setor

19 Atuação Profissional no Terceiro Setor É indispensável ter o amplo conhecimento da Instituição. Deve atuar em sintonia com os interesses institucionais e seus dirigentes, compatibilizando-os com as Normas e os Princípios Contábeis e com as legislações pertinentes.

20 Atuação Profissional no Terceiro Setor Atuar com o mais amplo conhecimento possível da Instituição do Terceiro Setor. Participar com protagonismo nos processos de gestão. Não é suficiente a atuação eminentemente operacional.

21 Atuação Profissional no Terceiro Setor Promover e provocar a leitura e a interpretações das Demonstrações Contábeis e seus respectivos resultados e reflexos. Estudar os propósitos institucionais visando contribuir no atendimento das respectivas metas.

22 Atuação Profissional no Terceiro Setor Promover controles eficientes, consistentes e seguros. Atuar sempre de forma tempestiva. Utilizar recursos (equipamentos, sistemas, RH, controles, etc.) modernos, integrados, acessíveis e hierarquizados. Orientar e capacitar sua equipe e usuários das informações contábeis. Ser colega, solidário e sensível, prevalecendo a ÉTICA PROFISSIONAL.

23 Atuação Profissional no Terceiro Setor O Contador ou Técnico em Contabilidade é o responsável por toda a contabilidade da OTS, responde criminalmente por fraudes e não cumprimento de exigências tributárias.

24 ?

25 ??

26 ??

27 Importância dos Controles Internos

28 Importância dos Controles Internos Os Controles Internos envolvem o Planejamento Organizacional, os Métodos e Procedimentos adotados dentro de uma Instituição do Terceiro Setor, a fim de salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e o suporte dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pelas diretorias, com o objetivo de evitar ERROS, FRAUDES, INEFICIÊNCIAS e CRISES.

29 Importância dos Controles Internos A Contabilidade deve avaliar e, se for o caso, validar o nível de segurança dos controles internos existentes na Instituição, sugerir e recomendar a implementação ou melhoramento de mecanismos internos de prevenção.

30 Importância dos Controles Internos Os Controles Internos funcionam, também, assessorando a administração da empresa ao identificar a inexistência, deficiência, falha ou não cumprimento do próprio controle interno, para isso o Contador ou Técnico em Contabilidade deverá ter conhecimento e domínio da funcionalidade e aplicação desses mecanismos na Instituição.

31 Importância dos Controles Internos Os Controles Internos devem ser: a) Úteis quando salvaguardarem os ativos e promoverem o bom desenvolvimento dos negócios, protegendo as Instituições e as pessoas que nela trabalham;

32 Importância dos Controles Internos Os Controles Internos devem ser: b) Práticos quando apropriados ao tamanho da Instituição e ao porte das operações, objetividade ao que controlar e simples na sua aplicação;

33 Importância dos Controles Internos Os Controles Internos devem ser: c) Econômicos quando o benefício de mantê-los é maior que o seus custo (custo/benefício).

34 Importância dos Controles a) Proteger os ativos de eventuais roubos, perdas, uso indiscriminado ou danos morais (imagem da empresa); b) Permitir a administração agir com a maior rapidez e segurança possível nas tomadas de decisões.

35 Importância dos Controles Internos c) Fornecer à administração, em tempo hábil, informações que possibilitem o aproveitamento de todas as oportunidades de bons negócios, redução de custo e aumento do nível de confiança dos clientes e funcionários da Instituição. e) Para que a Instituição cumpra seus conceitos e finalidades.

36 Importância dos Controles Ambiente propício para existir um bom controle interno inclui: - Estrutura organizacional adequada; - Formação de uma cultura organizacional e de metodologia de trabalho; - Políticas e práticas adequadas de RH; - Sistemas adequados (TI, Contábil, financeiro, Depto. Pessoal...RH...)

37 Importância dos Controles Internos O controle é exercido por meio de cinco atividades básicas: 1. Segurança e proteção dos ativos e arquivos de informação. 2. Documentação e registros adequados. 3. Segregação de funções. 4. Procedimentos adequados de autorizações para o processamento das transações. (adoção e registro dos processos) 5. Verificações independentes.

38 Importância dos Controles Internos Principais Controles Internos: - Contas a Receber; - Contas a Pagar; - Estoques; - Imobilizado; - Gratuidades e Benefícios Concedidos. - Acompanhamento Orçamentário

39 Importância dos Controles Internos Principais Falhas - Contas a Receber: Falta de conferência/conciliação e cruzamento entre o Financeiro e o Contábil;

40 Importância dos Controles Internos Principais Falhas - Contas a Pagar: Falta de conferência/conciliação e cruzamento entre o Financeiro e o Contábil; - Estoques: Falta de registros (entradas e saídas) e desobediência ao critério de totalização/precificação.

41 Importância dos Controles Internos Principais Falhas - Quanto aos itens do Ativo Imobilizado: - Falta de controle justificada por um alto custo de implantação; - Não Observação ao tratamento legal (CPC 27); - Não aplicar a depreciação; - Não há conferência ou conciliação. - Falta de treinamento aos responsáveis pelos registros. -...

42 Importância dos Controles Internos Principais Falhas - Quanto às Gratuidades e Benefícios Concedidos: - Falta de registrabilidade (geral); - Cadastros desatualizados; - Falta de precificação dos benefícios; - Falta de Processo Regulador e de Planejameno da Concessão de Benefícios (bolsas de estudos); - Dificuldade na Prestação de Contas; - Falta de validação das informações.

43 PLANO DE CONTAS CONTÁBIL

44 PLANO DE CONTAS CONTÁBIL - Estrutura Compatível com o porte da Instituição - Tem função Gerencial???? - Segregações

45 Plano de Contas Denominação das contas Conta Capital = Patrimônio Social, (integrante do grupo Patrimônio Líquido) Lucro = Superávit Prejuízo = Déficit. O superávit ou déficit deve ser incorporado ao Patrimônio Social

46 Plano de Contas Em se tratando de FUNDAÇÃO PRIVADA a dotação inicial disponibilizada pelo instituidor/fundador em ativo monetário ou não monetário, no caso das fundações, é considerada doação patrimonial e reconhecida em conta do patrimônio social.

47 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

48 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Na elaboração das demonstrações contábeis das entidades sem fins lucrativos, deve-se observar a Resolução CFC nº 1.409/2012 e ITG 2002 (Interpretação Técnica Geral) (alterada pela ITG 2002-R1, de 21 de agosto de 2015), compatibilizadas com a Lei nº e Lei nº , que alteraram artigos relativos à elaboração e à divulgação das demonstrações contábeis.

49 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui: -Balanço patrimonial ao final do período; -Demonstração do resultado do período (*); -Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período; -Demonstração dos fluxos de caixa do período;

50 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui: -Demonstração do valor adicionado do período, se exigida legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente. -Notas Explicativas, que compreendem um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias. - Relatório dos Auditores Independentes, se exigido legalmente ou por iniciativa da Instituição. (Parecer do Conselho Fiscal da Entidade)

51 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (*) DRE - No caso de entidades, portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), que desenvolvem atividades em mais de uma área (saúde, educação e assistência social), devem apresentar as demonstrações de resultado de forma segregada, conforme as respectivas atividades

52 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS No caso de eventual superávit este não deve ser distribuído aos associados/membros. O resultado superavitário deverá ser reinvestido nas Atividades - fins das entidades.

53 FILANTROPIA

54 FILANTROPIA Órgãos de concessão do CEBAS: Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

55 FILANTROPIA O CEBAS é concedido pela União às organizações sem fins lucrativos que atuem especificamente nas áreas da saúde e/ou educação e/ou assistência social, conforme definido no art. 1º da Lei Federal nº

56

57 Atendimento aos Auditores Independentes Considerando a necessidade das organizações do Terceiro Setor apresentarem a prestação de contas a diversos órgãos, tendo a transparência como Princípio Norteador, a auditoria tem um papel importante neste contexto, ora por exigência legal e ora para empregar maior credibilidade a gestão dessas organizações.

58 Atendimento aos Auditores Independentes No caso das Entidades Beneficentes de Assistência Social, a legislação destaca a necessidade de apresentar as demonstrações contábeis e financeiras devidamente auditadas.

59 Atendimento aos Auditores Independentes A entidade beneficente certificada na forma da Lei fará jus à isenção do pagamento das contribuições de que tratem os Artigos 22 e 23 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, atendendo cumulativamente, aos seguintes requisitos:

60 Atendimento aos Auditores Independentes...VIII - apresente as demonstrações contábeis e financeiras devidamente auditadas por auditor independente legalmente habilitado nos Conselhos Regionais de Contabilidade quando a receita bruta anual auferida for superior ao limite fixado pela Lei Complementar nº 123, de 2006, Artigo 3º, caput (Simples Nacional). (R$ ,00)

61 Recepção aos Auditores Independentes A Auditoria exigida deve ser realizada por auditor independente legalmente habilitado nos Conselhos Regionais de Contabilidade.

62 Alertas! Escrituração Contábil Fiscal-SPED do IRPJ Escrituração Contábil Digital-SPED da Contabilidade

63 Chegamos ao final! Muito Obrigado!

INCONSISTÊNCIAS CONTÁBEIS NO TERCEIRO SETOR

INCONSISTÊNCIAS CONTÁBEIS NO TERCEIRO SETOR INCONSISTÊNCIAS CONTÁBEIS NO TERCEIRO SETOR Roberto Medeiros 20 de abril de 2016 Roberto Medeiros -Coordenador da Comissão de Estudos do 3º Setor do CRCRS -Empresário da Área Contábil, Diretor da Patrimonial

Leia mais

Painelistas: Roberto da Silva Medeiros Marcone Hahan de Souza

Painelistas: Roberto da Silva Medeiros Marcone Hahan de Souza Painelistas: Roberto da Silva Medeiros Marcone Hahan de Souza Conceito: Terceiro setor Conceito: 1º Setor - Governamental -Sem Finalidade de Lucros -Administração Pública -Serviços: saúde, educação, segurança,

Leia mais

Normas Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor Marcone Hahan de Souza e Roberto Medeiros

Normas Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor Marcone Hahan de Souza e Roberto Medeiros Normas Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor Marcone Hahan de Souza e Roberto Medeiros 24/Outubro/2018 Roberto Medeiros - Integrante da Comissão de Estudos do 3º Setor do CRCRS - Empresário da Área Contábil,

Leia mais

ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA NO TERCEIRO SETOR

ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA NO TERCEIRO SETOR ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA NO TERCEIRO SETOR PALESTRANTES JOSE ALMIR RODRIGUES DE MATTOS Contador, Consultor Empresarial, Especialista e Mestre em Economia - Área de Concentração: Controladoria pela UFRGS,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Controles Internos Representam o planejamento organizacional de todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim

Leia mais

Terceiro Setor x Exigências Contábeis

Terceiro Setor x Exigências Contábeis Terceiro Setor x Exigências Contábeis Ementa: Protagonismo do profissional da contabilidade no Terceiro Setor a partir da aplicação dos princípios e fundamentos da contabilidade, observando-se as respectivas

Leia mais

Terceiro Setor. Apresentação da ECF

Terceiro Setor. Apresentação da ECF Terceiro Setor e Apresentação da ECF 1 PALESTRANTES Marcone Hahan de Souza, contador, mestre em Economia, com ênfase em Controladoria, professor universitário e membro da Comissão de Estudos do Terceiro

Leia mais

Procedimentos Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor

Procedimentos Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor Procedimentos Contábeis Aplicáveis ao Terceiro Setor Agenda Comissão de Estudos do Terceiro Setor (CRCRS) Contexto do Terceiro Setor Regulamentação (ITG 2002) Objetivo, alcance e aplicação Reconhecimento

Leia mais

Comissão de Estudos do. Terceiro Setor

Comissão de Estudos do. Terceiro Setor Comissão de Estudos do Terceiro Setor Breve histórico Instituída em 2010. Iniciou com 7 componentes, atualmente são 11. São realizadas reuniões mensais. Objetivos da Comissão Orientar os profissionais

Leia mais

A Importância da Contabilidade para o Terceiro Setor 07/06/2019

A Importância da Contabilidade para o Terceiro Setor 07/06/2019 A Importância da Contabilidade para o Terceiro Setor 07/06/2019 Roberto Medeiros -Diretor da Patrimonial Assessoria Contábil, empresa com atuação voltada para Entidades do Terceiro Setor (Ensino, Saúde

Leia mais

ITG 2002 (R1) ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS

ITG 2002 (R1) ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS ITG 2002 (R1) ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da interpretação para identificarem o número da consolidação

Leia mais

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária MARCELO MONELLO LEI Nº 12.101, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009 Art. 3 Parágrafo único.

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 - Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros.

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 - Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.409/12 - Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais e com fundamento no disposto

Leia mais

FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO

FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO SEBASTIÃO Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2011 (Em R$ 1) 1. CONTEXTO OPERACIONAL A Fundação Hospitalar São Sebastião é uma Entidade sem fins lucrativos,

Leia mais

PRÁTICAS CONTÁBEIS ADOTADAS POR ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: ANÁLISE EMPÍRICA JUNTO A TEMPLOS RELIGIOSOS DE PERNAMBUCO À LUZ DA ITG 2002

PRÁTICAS CONTÁBEIS ADOTADAS POR ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: ANÁLISE EMPÍRICA JUNTO A TEMPLOS RELIGIOSOS DE PERNAMBUCO À LUZ DA ITG 2002 PRÁTICAS CONTÁBEIS ADOTADAS POR ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: ANÁLISE EMPÍRICA JUNTO A TEMPLOS RELIGIOSOS DE PERNAMBUCO À LUZ DA ITG 2002 Área Temática: Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor José

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E DE

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E DE 2014 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E DE 2014 CONTEÚDO Relatório dos auditores

Leia mais

Principais Obrigações e Demonstrações Contábeis das Instituições do Terceiro Setor 23/01/2019

Principais Obrigações e Demonstrações Contábeis das Instituições do Terceiro Setor 23/01/2019 Principais Obrigações e Demonstrações Contábeis das Instituições do Terceiro Setor 23/01/2019 Gabriele Schmidt Contadora, MBA em Administração do Terceiro Setor, Consultora, Integrante da Comissão de Estudos

Leia mais

O Impacto da Lei /2014 no Terceiro Setor. 31 de agosto de 2016

O Impacto da Lei /2014 no Terceiro Setor. 31 de agosto de 2016 O Impacto da Lei 13.019/2014 no Terceiro Setor 31 de agosto de 2016 1 Roberto Medeiros Coordenador da Comissão de Estudos do Terceiro Setor do CRCRS Empresário da Área Contábil, Diretor da Patrimonial

Leia mais

CONTABILIDADE COMO EVITAR ERROS BÁSICOS

CONTABILIDADE COMO EVITAR ERROS BÁSICOS CONTABILIDADE COMO EVITAR ERROS BÁSICOS JOSÉ ALBERTO TOZZI José Alberto Tozzi Adm. Empresas MBA USP Mestre pela PUC-SP Instrutor de Gestão Financeira do GESC Prof. de Curso de Pos Graduação e Extensão

Leia mais

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS

SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 SUR REDE UNIVERSITÁRIA DE DIREITOS HUMANOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 CONTEÚDO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CUNI N 2.029

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CUNI N 2.029 ESI RESOLUÇÃO CUNI N 2.029 Aprova o modelo de estrutura padrão para apresentação do Relatório de Gestão das Fundações de Apoio Credenciadas à Universidade Federal de Ouro Preto e dá outras providências.

Leia mais

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores e Mantenedores da FUNDAÇÃO PRÓ-RIM DE SANTA CATARINA (1) Examinamos o balanço patrimonial da FUNDAÇÃO PRÓ-RIM DE SANTA CATARINA, levantado em 31 de dezembro

Leia mais

CNPJ / Rua José Bonifácio, 1623, sala A, Ijuí RS CEP

CNPJ / Rua José Bonifácio, 1623, sala A, Ijuí RS CEP ASSOCIAÇÃO BATISTA DE BENEFICÊNCIA TABEA ESPAÇO FELIZ CENTRO SOCIAL PIONEIRO Rua Chile, n 772, Planalto, Santa Rosa, RS CEP: 98900-000 CNPJ: 91.986.125/0009-45 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE

ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 ASSOCIAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM REDE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 CONTEÚDO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE NOVO HAMBURGO CNPJ: /

ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE NOVO HAMBURGO CNPJ: / ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE NOVO HAMBURGO CNPJ: 91.688.390/0001-90 Demonstrações contábeis em 31 de dezembro de com o Relatório do Auditor Independente ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA

A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde A IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO DE FILANTROPIA Legislação Principais

Leia mais

Transparência Brasil. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

Transparência Brasil. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Transparência Brasil Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes 31 de Dezembro de 2006 e de 2005 1 Parecer dos auditores independentes Aos conselheiros da Transparência

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR Código: CTB-306 Pré-requisito:... Período Letivo: 2014.2

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE Versão 201806 1 FOLHA DE REVISÕES E APROVACÕES Data Responsável Função Atividade 04/04/2018 Pedro Cavazzoni CEO Elaboração do documento 16/04/2018 Stefano

Leia mais

05/março/2010 À Associação Ame Jardins At.: Sr. João Carlos Maradei Ref.: Parecer dos Auditores Independentes nº

05/março/2010 À Associação Ame Jardins At.: Sr. João Carlos Maradei Ref.: Parecer dos Auditores Independentes nº 05/março/2010 À Associação Ame Jardins At.: Sr. João Carlos Maradei Ref.: Parecer dos Auditores Independentes nº 896-2010 2010-7 Prezado senhor, Pela presente, estamos encaminhando aos cuidados de V.Sª.,

Leia mais

Campinas, 31 de maio de Ilmos Srs. Diretores da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antonio do Monte Santo Antonio do Monte - MG

Campinas, 31 de maio de Ilmos Srs. Diretores da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antonio do Monte Santo Antonio do Monte - MG Campinas, 31 de maio de 2016. Ilmos Srs. Diretores da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antonio do Monte Santo Antonio do Monte - MG Rua Rubi, 94 / Parque São Quirino Campinas / SP / 13088-440 (19) 2121-9130

Leia mais

A EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO ESTADO DO PARÁ

A EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO ESTADO DO PARÁ A EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO ESTADO DO PARÁ ADRYRLENO DA ROCHA CORDEIRO FRANCISCO CALDEIRA PANTOJA GERSON DENER ALVES MUNIZ AILTON CASTRO PINHEIRO 2016 Qual o nível de evidenciação

Leia mais

FUNDAÇÃO LAR HARMONIA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016

FUNDAÇÃO LAR HARMONIA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 FUNDAÇÃO LAR HARMONIA CNPJ: 00.405.171/0001-09 NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 I - OBJETIVOS DA ENTIDADE E CONTEXTO OPERACIONAL A Fundação Lar Harmonia

Leia mais

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis MAA/MF/JSR 3155/16 Demonstrações contábeis Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Balanço patrimonial

Leia mais

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistê ncia Social em Saúde CEBAS - FILANTROPIA BRUNNO CARRIJO Ministério da Saúde DISPOSITIVOS

Leia mais

Sumário PARTE I ÊNFASE AO USUÁRIO DA CONTABILIDADE, 1

Sumário PARTE I ÊNFASE AO USUÁRIO DA CONTABILIDADE, 1 Sumário PARTE I ÊNFASE AO USUÁRIO DA CONTABILIDADE, 1 1 A CONTABILIDADE E O CONTADOR, 3 Objetivos, 3 1.1 Tomada de decisão, 3 1.2 Função do contador, 5 1.3 Objetivos da contabilidade, 5 1.4 Cenários contábeis,

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Contabilidade Geral 1 Frase do dia! Plante a sementinha da esperança Dê combustível para a coragem Coloque uma meta nos seus sonhos Respire

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Contabilidade Geral 1 Frase do dia! Faça o melhor que você puder: O Resultado virá na mesma proporção Mahatma Gandhi 2 Unidade ao vivo 7 DFC

Leia mais

FUNDAÇÃO REGINA CUNHA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016

FUNDAÇÃO REGINA CUNHA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016 NOTA 01 CONTEXTO OPERACIONAL: A Fundação Regina Cunha é uma fundação, com personalidade jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, de caráter

Leia mais

CEBAS: Alterações no marco legal da Certificação (CEBAS) e Convênios. Capacitação SECRASO.

CEBAS: Alterações no marco legal da Certificação (CEBAS) e Convênios. Capacitação SECRASO. (1991 2015) CEBAS: Alterações no marco legal da Certificação (CEBAS) e Convênios. Capacitação SECRASO. INTRODUÇÃO O Marco Legal da Certificação: Lei nº 12.101/09 alterada p/ Lei n 12.868/13 Decreto nº

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE A presente Política de Controle de Registros e Contabilidade compõe a regulamentação pertinente ao Programa de Integridade da Fundação Instituto de Pesquisa

Leia mais

Associação dos Apoiadores do Comitê de Aquisições e Fusões - ACAF Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2014 e relatório dos auditores

Associação dos Apoiadores do Comitê de Aquisições e Fusões - ACAF Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2014 e relatório dos auditores Associação dos Apoiadores do Comitê de Aquisições e Fusões - ACAF Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2014 e relatório dos auditores independentes Relatório dos auditores independentes sobre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO Curso/Período: Ciências Contábeis / 3º Período Disciplina: FIN013GV Estrutura das Demonstrações Contábeis Professor(a):

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2013 e 2012 Conteúdo

Leia mais

PRÁTICAS CONTÁBEIS E LEGISLAÇÃES DO TERCEIRO SETOR. Contador Tadeu Pedro Vieira Coordenador da Comissão PVCC

PRÁTICAS CONTÁBEIS E LEGISLAÇÃES DO TERCEIRO SETOR. Contador Tadeu Pedro Vieira Coordenador da Comissão PVCC PRÁTICAS CONTÁBEIS E LEGISLAÇÃES DO TERCEIRO SETOR Contador Tadeu Pedro Vieira Coordenador da Comissão PVCC ORGANIZAÇÃO JURÍDICA Código Civil - Lei nº 10.406/2002 Art. 44. São pessoas jurídicas de direito

Leia mais

ITG 1000 PME s Giovana Garcia

ITG 1000 PME s Giovana Garcia ITG 1000 PME s Giovana Garcia Você bem preparado para o futuro da profissão. 1 RESOLUÇÃO CFC N.º 1.418/12 Aprova a ITG 1000 Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. X RESOLUÇÃO CFC

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE Versão 201804 1 FOLHA DE REVISÕES E APROVACÕES Data Responsável Função Atividade 04/04/2018 Pedro Cavazzoni CEO Elaboração do documento 16/04/2018 Stefano

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 1 Prof. Cláudio Alves É a ciência que adota uma metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir

Leia mais

Associação Cidadão Pró - Mundo Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016.

Associação Cidadão Pró - Mundo Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2016. Demonstrações financeiras em. 1 Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras 3 Balanços patrimoniais 5 Demonstrações de resultados 6 Demonstrações das mutações do patrimônio

Leia mais

PROUNI PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS Aspectos fiscais e contábeis

PROUNI PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS Aspectos fiscais e contábeis PROUNI PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS Aspectos fiscais e contábeis Seminário: Desafios e Perspectivas das IES Realização: Fortaleza CE, 25/8/2011 Base legal: Lei n. 0 11.096, de 13 de janeiro de 2005

Leia mais

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Av. Queiroz Filho, 1700 6 andar - 608 Sunny Tower Torre D 05319-000 - São Paulo SP Brasil Tel: (11) 3862-1844 Fax: (11) 3873-7342 s gs @sgs aud ito re s.c om.b r RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE

Leia mais

FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA EM ENFERMIDADES RENAIS E METABÓLICAS PRÓ-RIM DE SANTA CATARINA

FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA EM ENFERMIDADES RENAIS E METABÓLICAS PRÓ-RIM DE SANTA CATARINA FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA EM ENFERMIDADES RENAIS E METABÓLICAS PRÓ-RIM DE SANTA CATARINA CNPJ N.º 79.361.127 / 0001-96 BALANÇO ANUAL 2 0 0 3 BALANÇOS PATRIMONIAIS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO

Leia mais

Associação Cidadão Pró - Mundo Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2015.

Associação Cidadão Pró - Mundo Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2015. Demonstrações financeiras em. 1 Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras 3 Balanços patrimoniais 5 Demonstrações de resultados 6 Demonstrações das mutações do patrimônio

Leia mais

PARQUE IBIRAPUERA CONSERVAÇÃO. Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis. Em 31 de dezembro de 2015 e 2014

PARQUE IBIRAPUERA CONSERVAÇÃO. Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis. Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 EAV/APN/MCM 2968/16 Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2015 e 2014 Conteúdo Relatório dos

Leia mais

PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Flávio Smania Ferreira 5 termo ADMINISTRAÇÃO GERAL e-mail: flavioferreira@live.estacio.br blog: http://flaviosferreira.wordpress.com Demonstrações Contábeis: Representa

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

BALANÇO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES FUNDAÇÃO PRÓ-RIM BALANÇO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2.008 PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores e Mantenedores da FUNDAÇÃO PRÓ-RIM (1) Examinamos o balanço patrimonial

Leia mais

CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE DESCOMPLICADA O objeto contábil Accounting follows economics Captura Qual o papel da Contabilidade? Seria então o contador

Leia mais

UM TETO PARA MEU PAÍS - BRASIL

UM TETO PARA MEU PAÍS - BRASIL RELATÓRIO SOBRE O EXAME DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Aos Diretores e administradores Um Teto Para Meu

Leia mais

Objetivos Gerais do Auditor

Objetivos Gerais do Auditor Objetivos Gerais do Auditor NBC TA 200 Objetivos Gerais do Auditor Estabelece requisitos necessários para o exercício da auditoria independente Requisitos éticos relacionados à auditoria de demonstrações

Leia mais

TOTAL FONTE DOS RECURSOS

TOTAL FONTE DOS RECURSOS Relatório Financeiro Total de Receitas 2015 FONTES DOS RECURSOS Fundo Institucional ¹ 2.057.536 21,30% Leis de Incentivo ² 3.399.594 35,19% Empresas, Institutos e Fundações 3.877.437 40,13% Eventos ³ 315.000

Leia mais

Aula 3 e 4 Contabilidade Geral

Aula 3 e 4 Contabilidade Geral Aula 3 e 4 Contabilidade Geral Prof. Benadilson Prof. Benadilson 1 Introdução Caso para Debate Ações da Tiffany: Lucro ou Prejuízo??? Ciclo Contábil Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). O lucro

Leia mais

UM TETO PARA MEU PAÍS - BRASIL

UM TETO PARA MEU PAÍS - BRASIL RELATÓRIO SOBRE O EXAME DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Aos Diretores e administradores Um Teto Para Meu

Leia mais

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão 1. Direito Constitucional 1.1. A Constituição Federal de 1988 1.1.1. Dos Princípios Fundamentais 1.1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

Palestra. Redação das Notas Explicativas. Maio Elaborado por: O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

Palestra. Redação das Notas Explicativas. Maio Elaborado por: O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MORADA NOVA DE MINAS/MG

ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MORADA NOVA DE MINAS/MG DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DOS EXERCICIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 E 31 DE DEZEMBRO DE 2007. Balanço Patrimonial Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração das mutações do patrimônio líquido

Leia mais

Belo Horizonte, 31 de março de AUDITORES INDEPENDENTES

Belo Horizonte, 31 de março de AUDITORES INDEPENDENTES Comunicamo-nos com os responsáveis pela administração a respeito, entre outros aspectos, do alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, inclusive as eventuais

Leia mais

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.).

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.). COMUM PARA TODAS AS ÁREAS Utilidade Pública Federal e Estadual ou do Distrito Federal ou Municipal. Certificado (CEBAS) e Registro de Entidade de Fins Filantrópicos (CNAS), renovado a cada três anos. Promova

Leia mais

Unidade I NORMAS PROFISSIONAIS. Prof. Geraldo Carlos

Unidade I NORMAS PROFISSIONAIS. Prof. Geraldo Carlos Unidade I NORMAS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA Prof. Geraldo Carlos Introdução Contabilidade Ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, nos seus atos e fatos quantitativos e qualitativos Auditoria

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PARÁ DE MINAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E 2013.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PARÁ DE MINAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E 2013. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PARÁ DE MINAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E 2013. CEP 30.140-150 / Savassi BH MG -BR Twitter @consultaudi ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS

Leia mais

GRUPO EM DEFESA DA CRIANÇA COM CÂNCER - GRENDACC

GRUPO EM DEFESA DA CRIANÇA COM CÂNCER - GRENDACC GRUPO EM DEFESA DA CRIANÇA COM CÂNCER - GRENDACC DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. GRUPO EM DEFESA DA CRIANÇA COM

Leia mais

É o processo de planejamento, implementação e controle dos recursos de uma entidade.

É o processo de planejamento, implementação e controle dos recursos de uma entidade. O QUE É? É o processo de planejamento, implementação e controle dos recursos de uma entidade. OBJETIVO Fornecer informações adequadas para subsidiar as decisões que envolvam desembolso e/ou a captação

Leia mais

INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. 31 de dezembro de 2003 e Índice

INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. 31 de dezembro de 2003 e Índice INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Índice Parecer dos Auditores Independentes...1 Demonstrações Financeiras Auditadas Balanços Patrimoniais...2 Demonstrações

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2013 e 2012 ÍNDICE

RELATÓRIO SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2013 e 2012 ÍNDICE SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO - SBC RELATÓRIO SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS em 31 de dezembro de 2013 e 2012 ÍNDICE Página Relatório dos Auditores Independentes 1 de 2 Balanço Patrimonial 1 de

Leia mais

CAMPANHA LATINO AMERICANA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO - CLADE. Relatório dos auditores independentes

CAMPANHA LATINO AMERICANA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO - CLADE. Relatório dos auditores independentes CAMPANHA LATINO AMERICANA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO - CLADE Relatório dos auditores independentes Demonstrações financeiras referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2011 e 2010 CAMPANHA LATINO

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANO AMIGA

INSTITUTO EDUCACIONAL MANO AMIGA INSTITUTO EDUCACIONAL MANO AMIGA DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E 2008 E PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES BDO Auditores Independentes, uma empresa

Leia mais

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES 18 de maio de 2001 Aos Administradores GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas 38 1. Examinamos os balanços patrimoniais do GIFE - Grupo de Institutos, Fundações

Leia mais

Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais Minas Gerais - APIMEC - MG

Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais Minas Gerais - APIMEC - MG Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais Minas Gerais - APIMEC - MG Demonstrações Financeiras referentes aos exercícios findos em 31 de dezembro de 2009 e de 2008

Leia mais

REDEH - REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Demonstrações Contábeis acompanhadas do Relatório dos Auditores Independentes em 31 de dezembro de 2015

REDEH - REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Demonstrações Contábeis acompanhadas do Relatório dos Auditores Independentes em 31 de dezembro de 2015 REDEH - REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Demonstrações Contábeis acompanhadas do Relatório dos Auditores Independentes em 31 de dezembro de 2015 REDEH - REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Demonstrações contábeis

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Terceiro Setor A Comissão dos Profissionais da Contabilidade para o Terceiro Setor vinculada ao Conselho Regional de Contabilidade doestado Rio de Janeiro - CRC-RJ, tem como finalidade

Leia mais

SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE II

SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE II SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM 2016 A CONTABILIDADE E SEU AMBIENTE NO BRASIL - - Desenvolvimento da auditoria no Brasil - Profissão contábil no Brasil 1 As empresas brasileiras estão divididas basicamente

Leia mais

REDEH - REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Demonstrações Contábeis acompanhadas do Relatório dos Auditores Independentes em 31 de dezembro de 2013

REDEH - REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Demonstrações Contábeis acompanhadas do Relatório dos Auditores Independentes em 31 de dezembro de 2013 REDEH - REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Demonstrações Contábeis acompanhadas do Relatório dos Auditores Independentes em 31 de dezembro de 2013 REDEH - REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Demonstrações contábeis

Leia mais

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Av. Queiroz Filho, 1700 6 andar - 608 Sunny Tower Torre D 05319-000 - São Paulo SP Brasil Tel: (11) 3862-1844 Fax: (11) 3873-7342 s gs @sgs aud ito re s.c om.b r www.sg sa ud ito res.co m.b r RELATÓRIO

Leia mais

Seminário. expert PDF. Trial. Terceiro Setor - Elaborando o Plano de Contas. Maio Elaborado por:

Seminário. expert PDF. Trial. Terceiro Setor - Elaborando o Plano de Contas. Maio Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

ASSOCIAÇÃO RENOVAR SAÚDE CRIANÇA - PETRÓPOLIS

ASSOCIAÇÃO RENOVAR SAÚDE CRIANÇA - PETRÓPOLIS ASSOCIAÇÃO RENOVAR SAÚDE CRIANÇA - PETRÓPOLIS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 ASSOCIAÇÃO RENOVAR SAÚDE CRIANÇA PETRÓPOLIS Demonstrações Financeiras Em 31 de dezembro de 2011 e

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO. Demonstrações contábeis em 31 de dezembro de 2012

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO. Demonstrações contábeis em 31 de dezembro de 2012 ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO Demonstrações contábeis em 31 de dezembro de 2012 RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos Administradores e

Leia mais

WRI Brasil Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2015 e relatório dos auditores independentes

WRI Brasil Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2015 e relatório dos auditores independentes Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2015 e relatório dos auditores independentes (DC1) Uso Interno na PwC - Confidencial Relatório do auditor independente sobre as demonstrações financeiras

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE LEVANTAMENTO DE PESOS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE LEVANTAMENTO DE PESOS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE LEVANTAMENTO DE PESOS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 e 2014 12 RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos Administradores da

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AO REQUERIMENTO DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DO CEBAS/SAÚDE, DE ACORDO COM A PORTARIA GM/MS N 834/2016 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AO SUS NO PERCENTUAL MÍNIMO DE 60% (SESSENTA POR CENTO),

Leia mais

WRI Brasil Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2014 e relatório dos auditores independentes

WRI Brasil Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2014 e relatório dos auditores independentes Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de e relatório dos auditores independentes (DC1) Uso Interno na PwC - Confidencial Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras Aos

Leia mais

GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2004 e de 2003 e parecer dos auditores independentes

GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2004 e de 2003 e parecer dos auditores independentes GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2004 e de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes Aos Administradores

Leia mais

INSTITUTO PONTE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E DE 2016

INSTITUTO PONTE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E DE 2016 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E DE 2016 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 E DE 2016 CONTEÚDO Relatório dos auditores independentes

Leia mais

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO A CONVERGÊNCIA DAS NORMAS INTERNACIONAIS AO SETOR PÚBLICO MARIA DA CONCEIÇAO BARROS DE REZENDE SITUAÇAO DA CONTABILIDADE PÚBLICA NO BRASIL

Leia mais

TRANSPARÊNCIA BRASIL RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017

TRANSPARÊNCIA BRASIL RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 TRANSPARÊNCIA BRASIL RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2017 0 RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Aos Diretores

Leia mais

INSTITUTO SÃO PAULO SUSTENTÁVEL

INSTITUTO SÃO PAULO SUSTENTÁVEL INSTITUTO SÃO PAULO SUSTENTÁVEL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E 2013 INSTITUTO SÃO PAULO SUSTENTÁVEL DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E 2013 CONTEÚDO Relatório dos

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E DE

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E DE 2015 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E DE 2015 CONTEÚDO Relatório dos auditores independentes

Leia mais

ACSBRASIL CONTABILIDADE

ACSBRASIL CONTABILIDADE ACSBRASIL CONTABILIDADE QUEM SOMOS A ACSBRASIL Contabilidade notabiliza-se na prestação de serviços de contabilidade, incorporando profissionalismo e dinâmica à experiência adquirida desde sua fundação,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ARTE DESPERTAR Balanço Patrimonial levantado em 31 de dezembro de 2015 (Em Reais, exceto quando indicado de outra forma)

ASSOCIAÇÃO ARTE DESPERTAR Balanço Patrimonial levantado em 31 de dezembro de 2015 (Em Reais, exceto quando indicado de outra forma) Balanço Patrimonial levantado em 31 de dezembro de Ativo Notas 2014 Circulante Caixa e equivalentes de caixa 3 e 10 Recursos sem Restrição 236 98.450 Recursos com Restrição 8 1.262.559 1.112.671 Títulos

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Escrituração Contábil Fiscal - ECF EMPRESAS IMUNES E ISENTAS 1) São imunes do imposto sobre a renda: a) os templos de qualquer culto (CF/1988, art. 150, VI, "b"); b) os partidos políticos, inclusive suas fundações, e as entidades sindicais

Leia mais

ENCERRAMENTO DAS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ENCERRAMENTO DAS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS ENCERRAMENTO DAS DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Principais Demonstrações Contábeis Ø Balanço Patrimonial Demonstra a posição financeira da entidade em uma determinada data. Ø

Leia mais