O REGIME DA FRUTA ESCOLAR EM PORTUGAL Uma Estratégia Europeia de promoção do consumo de frutos e Hortícolas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O REGIME DA FRUTA ESCOLAR EM PORTUGAL Uma Estratégia Europeia de promoção do consumo de frutos e Hortícolas"

Transcrição

1 O REGIME DA FRUTA ESCOLAR EM PORTUGAL Uma Estratégia Europeia de promoção do consumo de frutos e Hortícolas

2 De forma simples, o que é o RFE? Meio de distribuição gratuita de hortofrutícolas a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico que frequentem estabelecimentos de ensino público, e de realização de atividades no meio escolar que visem o desenvolvimento de competências de alimentação saudável e o conhecimento das origem dos produtos agrícolas.

3 Obesidade Números e Factos - Europa OMS, 2007

4 Obesidade Custos e Competitividade WHO, 2007 A epidemia da obesidade representa um dos mais graves desafios para a saúde pública na Europa.

5 Impacto da educação em saúde no padrão alimentar Portugal vs Irlanda

6

7 Qual a base legal do RFE? UE - Recomendação da Presidência Portuguesa do Conselho da UE (2007) UE - Regulamento n.º13/2009, do Conselho, de 18/12/2009 (altera o Regulamento n.º1234/2007, do Conselho, de 22/10/2007) - aprovação, no âmbito das ajudas aos produtores, de regime para a distribuição às crianças de frutas e hortícolas nas escolas. UE - Regulamento n.º288/2009 da Comissão, de 7/04/2009 estabelecimento de normas de execução do regime de fruta escolar. PT - Portaria n.º1242/2009, de 12/10/2009, estabeleceu o Regulamento do RFE, a vigorar no ano letivo de 2009/2010, (primeiro ano de implementação).

8 Entidades responsáveis pelo RFE? DGS Dr. Francisco George MS MEC MAMAOT DGE GPP

9 Quem aderiu ao RFE? Todos os Estados-Membros da UE, exceto Inglaterra, Suécia e Finlândia por já possuírem regimes similares.

10 O Padrão alimentar das crianças e adolescentes: Qual pode ser o papel do RFE em Portugal?

11 O Padrão alimentar das crianças e adolescentes: Qual pode ser o papel do RFE em Portugal?

12 Estratégia Nacional: objectivos Saúde Pública: Melhorar a qualidade nutricional da oferta alimentar em meio escolar contribuindo para reduzir o risco de doenças crónicas associadas à obesidade. Educação: reforçar a aquisição de competências nas áreas da educação alimentar e da saúde em contexto escolar. Agricultura: aproximar as crianças do mundo rural e dar a conhecer a proveniência dos alimentos, com vista à criação e manutenção de hábitos de consumo de hortofrutícolas.

13 Obesidade Determinantes Factores internacio nais Nacionais Regionais Comunidade Trabalho/ Casa/Escola Nível Individual Transporte Transportes Públicos Tempos Livres/ Espaços de lazer Globalização dos mercados Planeamento urbano/ Urbanização Segurança nas ruas Tipo e organização de trabalho Gasto Energético Desenvolvimen to Saúde/ Segurança Social Cuidados de Saúde Doenças infecciosas % Obesos Comunicação & Publicidade Media & Cultura Higio - Sanidade Alimentação e AF no local de trabalho Ingestão Educação Oferta da indústria alimentar Família e Casa Alimentação & Nutrição Produção Agrícola/Hortas/ Mercados locais Alimentação e AF na escola Adaptado de Astrup A, 2001

14 Prevalência da pré-obesidade e obesidade infantil em Portugal 2 a 5 anos 11 a 15 anos 36,2% 34,8% 35,3% 32,7% (Estudo SPEO/Plataforma contra a Obesidade, 2009)

15 EN: Um novo olhar sobre a relação alimentação - saúde. Começar pela cooperação intersectorial. Obter ganhos em saúde através da criação de hábitos de alimentação saudáveis. Menos crianças com peso a mais. Envolver/comprometer os Municípios no processo. Ensinar a comer comendo. Os alimentos são o centro do projeto educativo. Dar à agricultura e os agricultores um lugar central, onde as questões ambientais e podem ser ensinadas. Incentivar a produção regional é incentivada e dessa forma alavancar a economia e o emprego local.

16 Máquinas de venda Projectos Clubes Media Gestão escolar Professores Família Programas Competências alimentares Refeições escolares Empresários Restauração Industria de entretimento Regras de Planeamento Urbano Base Aluno Psicobiológica Cultura Social Grupo de ação Alavancas Próximais Alavancas Distais Procura Catering Prof. Saúde Formação dos professores Acesso gratuito à água Media Serviços à comunidade Leite escolar/ Fruta escolar Actividade física Supermercados Serviços de saúde Autarquias Oferta Industria do lazer Sistema de Transportes Agricultores

17 Responsáveis locais: Municípios Organizar a candidatura ao RFE Comprar frutas e produtos hortícolas, adiantando a verba necessária para o financiamento. Distribuir os produtos nas Escolas (transporte) Dinamizar a economia local através da sensibilização da comunidade e das associações de produtores locais Assegurar a ligação entre os órgãos centrais, as escolas e a comunidade.

18 Responsáveis locais: Municípios Notícia do Jornal Correio do Minho de 19Abr2012 ( ) a autarquia de Ponte da Barca, em parceria com o Agrupamento de Escolas, tem promovido, também, a visita de alunos que frequentam o 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico de todos os Centros Escolares do concelho a uma central hortofrutícola sediada em S. Martinho de Crasto, ( )

19 Responsáveis locais: Agricultores Vender as frutas e produtos hortícolas; Podem aproveitar para direcionar a produção excedentária. Disponibilizar informação sobre os produtos Colaborar na execução das medidas de acompanhamento, por exemplo, plantar ou colher frutos Apoiar a atividade dos Municípios Divulgar o RFE

20 Responsáveis locais - Escolas Veículo de educação para a saúde Integrar o RFE no plano curricular Distribuir os produtos aos alunos alvo (sala de aula) Execução global do RFE Propor as medidas de acompanhamento Motivação dos encarregados de educação

21 5 princípios para o sucesso das políticas alimentares em ambiente escolar Ajudar as crianças a desenvolver competências (e não apenas aprender teoria) Dar aos alunos repetidas oportunidades de comer de forma saudável na escola Transformar as aulas de educação alimentar em algo emocionalmente apelativo e participativo Envolver toda a comunidade educativa e construir mensagens de alimentação saudável consistentes como parte integrante do resto das atividades escolares Fazer com que as atividades de educação alimentar façam parte das políticas alimentares regionais e/ou nacionais

22 Responsáveis locais Unidades de Saúde Veículo de educação para a saúde Colaboração nas atividades pedagógicas de promoção de alimentação saudável e prevenção da obesidade e doenças crónicas. Colaboração na realização de medidas de acompanhamento, por exemplo preparar uma salada de frutas, explicando os benefícios dos nutrientes.

23 Modelo de Distribuição 2 dias por semana 30 semanas por ano letivo 1 peça ou porção por criança Sem coincidir com outra refeição Distribuição durante a tarde, obrigatoriamente na sala de aula e na presença do Professor Não coincidir com o leite escolar

24 Lista de produtos elegíveis

25 Critérios para seleccionar produtos Forma de apresentação (produtos frescos) Qualidade (50% qualidade certificada) Origem (preferencialmente local) Sazonalidade Impacto ambiental (transporte e embalagens)

26 Fluxograma de procedimentos Municípios candidatam-se até 30 de Junho Distribuição nas Escolas 30 semanas Execução medidas de acompanhamento IFAP divulga financiamento até 31 de Julho Compra de hortofrutícolas Pedido de reembolso ao IFAP (trimestral) Municípios propõem medidas de acompanhamento até 30 de Novembro Concurso para seleção de fornecedores Pagamento em 3 meses pelo IFAP

27 Orçamento RFE /10 e 2010/2011 Distribuição Gratuita e monitorização e avaliação Medidas de acompanhamento* TOTAL Fonte de Montante financiamento (Euros) FEAGA OE Subtotal FEAGA 0 OE Subtotal FEAGA OE TOTAL *estimado como 8% do valor associado à distribuição

28 RESULTADOS O RFE abrange atualmente em Portugal: 45% dos MUNICÍPIOS 135 (300) 56% das ESCOLAS 2911 (6401) 52% dos ALUNOS ( )

29 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: conclusões (i) Os alunos de escolas com RFE consomem fruta a meio da manhã e a meio da tarde em maior proporção do que os alunos de escolas sem RFE. Os encarregados de educação dos alunos do 2.º ano de escolas com RFE reportam maior consumo de fruta pelos educandos do que os de escolas sem RFE. De acordo com os encarregados de educação, maior proporção de alunos de 4.º ano de escolas com RFE do que de alunos de escolas sem RFE consome mais fruta na escola do que em casa, não se verificando o mesmo relativamente aos alunos do 2.º ano de escolaridade.

30 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: conclusões (ii) A quase totalidade dos professores refere que pelo menos três quartos dos alunos consomem os alimentos do RFE. Os alimentos mais apreciados são a maçã e a tangerina; o tomate e a cenoura são aqueles de que os alunos menos gostam. Os alunos de escolas com RFE gostam de pêra mais do que os alunos de escolas sem RFE, mas gostam menos de cenoura, cerejas, laranja, maçã e tomate. Os alimentos mais frequentemente distribuídos são a pera, a maçã, a tangerina e a clementina.

31 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: conclusões (iii) Os alunos de escolas com RFE reportam em maior proporção que costumam comer fruta com os amigos e que comer fruta os faz aprender melhor. Para os alunos das escolas com RFE ficar com as mãos sujas ou preferir outros alimentos a meio da manhã ou da tarde, são barreiras menores ao consumo de fruta. A fruta do RFE é principalmente distribuída na sala de aula. A fruta é geralmente distribuída pelo professor. As medidas de acompanhamento mais frequentes foram canções ou poemas, a folhetos ou livros e a vídeos ou filmes.

32 Análise global dos Relatórios de Avaliação dos Estados-Membros UE - Março de 2012 (i) Os resultados positivos do RFE não são uma prova da sua eficiência na alteração dos hábitos de consumo das crianças a longo prazo, mas apenas um princípio encorajante. O RFE tem assim um enorme potencial e revela-se como um instrumento adequado à obtenção do objetivo proposto. Os constrangimentos identificados não respeitam diretamente ao RFE, mas a exigências de natureza administrativa, logística ou de financiamento. As medidas de acompanhamento são um fator de sucesso, contudo existem dificuldades na sua realização, mormente por falta de financiamento.

33 Análise global dos Relatórios de Avaliação dos Estados-Membros EU - Março de 2012 (ii) Existe a necessidade de dar maior visibilidade ao RFE, aumentar a informação a disponibilizar e envolver maior número de atores e stakeholders. A maioria dos EM referem existir potencial para aumentar a eficácia do RFE através do aumento da duração e frequência de distribuição dos produtos, bem como a sua variedade. Várias avaliações apontam os benefícios de envolver grupos sócio-economicamente desfavorecidos e/ou a necessidade de encontrar melhores formas de envolver os rapazes.

34 Cartaz do RFE

35 Website do RFE

36 Algumas boas práticas ARS Norte Câmara Municipal de Alcobaça Câmara Municipal de Vila Real de S. António Câmara Municipal de São Brás de Alportel Câmara Municipal de Reguengos Monsaraz Câmara Municipal de Matosinhos

37 Newsletter da Plataforma contra a obesidade Nesta publicação da Direção-Geral da Saúde (com periodicidade mensal) é divulgada informação sobre o RFE junto das Unidades do Serviço Nacional da Saúde on-line), designadamente sobre os benefícios em saúde ou boas práticas.

38 Websites

39 A NOSSA EQUIPA Obrigada pela vossa atenção! Nina de Sousa Santos

O REGIME DA FRUTA ESCOLAR EM PORTUGAL Uma Estratégia Europeia de promoção do consumo de frutos e Hortícolas

O REGIME DA FRUTA ESCOLAR EM PORTUGAL Uma Estratégia Europeia de promoção do consumo de frutos e Hortícolas O REGIME DA FRUTA ESCOLAR EM PORTUGAL Uma Estratégia Europeia de promoção do consumo de frutos e Hortícolas De forma simples, o que é o RFE? Meio de distribuição gratuita de hortofrutícolas a todos os

Leia mais

O Regime de Fruta Escolar Desafios e Potencialidades para as Autarquias. Joana Russell Sampaio Município de Braga

O Regime de Fruta Escolar Desafios e Potencialidades para as Autarquias. Joana Russell Sampaio Município de Braga O Regime de Fruta Escolar Desafios e Potencialidades para as Autarquias. Joana Russell Sampaio Município de Braga Enquadramento do RFE Início no ano letivo de 2009/2010 Iniciativa de âmbito europeu que

Leia mais

Regime da Fruta Escolar

Regime da Fruta Escolar Regime da Fruta Escolar O Regime da Fruta Escolar pretende contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos benéficos. A participação das Escolas e Agrupamentos em colaboração estreita com

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos. Projeto. Clube de Nutrição

Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos. Projeto. Clube de Nutrição Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos Projeto Clube de Nutrição julho de 2013 1. Enquadramento A Obesidade é provavelmente o maior problema, relacionado com a saúde, que a sociedade moderna apresenta.

Leia mais

O programa da 5 ao Dia

O programa da 5 ao Dia O programa da 5 ao Dia O programa 5 ao Dia visa promover o consumo diário de 5 frutos e legumes, no mínimo, com o fim último de potenciar uma alimentação saudável e contribuir para a prevenção de diversas

Leia mais

A principal causa da obesidade infantil advêm de uma alimentação pouco saudável e. vida ao ar livre, ou seja com um estilo de vida menos saudável.

A principal causa da obesidade infantil advêm de uma alimentação pouco saudável e. vida ao ar livre, ou seja com um estilo de vida menos saudável. 5 ao Dia 2008 Enquadramento Mudança de hábitos alimentares das crianças A televisão, os jogos de computador e a internet têm mudado os hábitos das crianças e jovens, tornando-as mais inactivas, com menos

Leia mais

Resolução do Conselho de Ministros n.º 77/2015, de 10 de Setembro

Resolução do Conselho de Ministros n.º 77/2015, de 10 de Setembro Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Segurança ORDEM DO 16 de Dezembro, 2015 ESTRATÉGIA NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 2015-2020 - Por um trabalho seguro, saudável e produtivo

Leia mais

O papel de uma estrutura municipal de nutrição

O papel de uma estrutura municipal de nutrição O Papel da Alimentação na Identidade e Competitividade das Regiões O papel de uma estrutura municipal de nutrição Bárbara Camarinha 27 e 28 de junho 2017 CENTRO CULTURAL VILA FLOR - GUIMARÃES O ponto de

Leia mais

Serviço de Educação e Juventude. Projeto de Educação Alimentar. Alimentação Saudável

Serviço de Educação e Juventude. Projeto de Educação Alimentar. Alimentação Saudável Serviço de Educação e Juventude Projeto de Educação Alimentar Alimentação Saudável Ano letivo 2017/2018 Projeto de Educação Alimentar Alimentação Saudável 1- Nota Introdutória: O Município do Cartaxo,

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS PARECER COM(2014)32 PROPOSTA DE REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO QUE ALTERA O REGULAMENTO (UE) N.º 1380/2013 E O REGULAMENTO (UE) N.º

Leia mais

Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar. Mariana Santos. 29 de Abril 2015

Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar. Mariana Santos. 29 de Abril 2015 Alimentação Saudável: Desafios em meio escolar & familiar 29 de Abril 2015 Mariana Santos Departamento de Alimentação e Nutrição, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P., Lisboa, Portugal

Leia mais

National Links - Portugal

National Links - Portugal National Links - Portugal Name of Country Portugal Name of tool or initiative Source Short description Link Nutri-Guardians project (ENGLISH) Ministry of Education and Science, Ministry of Health and Nutri

Leia mais

Informação relativa ao 1º e 2º períodos do lectivo 2009/2010

Informação relativa ao 1º e 2º períodos do lectivo 2009/2010 Divisão Municipal de Cultura, Educação e Turismo :: Câmara Municipal de ÁREAS DE INTERVENÇÃO DA AUTARQUIA Informação relativa ao 1º e 2º períodos do lectivo 2009/2010 1. Acção Social Escolar 1.1. Transportes

Leia mais

Laura Rodrigues Guimarães, 28 de junho 2017

Laura Rodrigues Guimarães, 28 de junho 2017 Laura Rodrigues Guimarães, 28 de junho 2017 Índice Município de Torres Vedras Contextualização da iniciativa de sustentabilidade alimentar PSAE Objetivos Implementação Equipa Resultados Divulgação Desafios

Leia mais

Educar Para a Saúde. Fundamentação. Objetivos

Educar Para a Saúde. Fundamentação. Objetivos Educar Para a Saúde Fundamentação O Município de Coruche Coruche procura promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e combater a obesidade infantil, incutindo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MONSENHOR ELÍSIO ARAÚJO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MONSENHOR ELÍSIO ARAÚJO LINHAS ORIENTADORAS DO PLANEAMENTO E EXECUÇÃO, PELO DIRECTOR, DAS ACTIVIDADES NO DOMÍNIO DA ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR. Caracterização Sócio económica do Agrupamento O território educativo do Agrupamento integra

Leia mais

Alimentação* Nova Roda dos Alimentos. As recomendações para a população portuguesa, em termos nutricionais, são as seguintes:

Alimentação* Nova Roda dos Alimentos. As recomendações para a população portuguesa, em termos nutricionais, são as seguintes: Alimentação* Nova Roda dos Alimentos A roda dos alimentos é um instrumento de educação alimentar largamente conhecido pela população portuguesa dada a sua utilização desde 1977 na campanha Saber comer

Leia mais

REQUERIMENTO PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM AMBIENTE ESCOLAR

REQUERIMENTO PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM AMBIENTE ESCOLAR REQUERIMENTO PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM AMBIENTE ESCOLAR A escola constitui um espaço privilegiado de educação para a saúde, de promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social,

Leia mais

ANEXO 1. Poder Local e a Intervenção na Educação

ANEXO 1. Poder Local e a Intervenção na Educação ANEXO 1 Poder Local e a Intervenção na Educação Tabela 1 Evolução do reconhecimento da importância aos municípios e a natureza dos poderes que lhe estavam implícitas em matéria de educação Fases Evolutivas

Leia mais

Promoção da Saúde na Área Materno - Infantil

Promoção da Saúde na Área Materno - Infantil da ARS Norte, I.P. Promoção da Saúde na Área Materno - Infantil Hospital Magalhães Lemos 26 de Novembro 2008 Promoção da Saúde na Área Materno Infantil As doenças crónicas não transmissíveis (DCV, cancro,

Leia mais

Alinhamento Visão Geral

Alinhamento Visão Geral Alinhamento Visão Geral O programa nacional Juntos Contamos inspira uma vida ativa e saudável. Escolas, membros da comunidade e empresas locais se uniram para promover hábitos saudáveis. Juntos, capacitam

Leia mais

B8-0362/58. Miguel Viegas, Matt Carthy, Estefanía Torres Martínez, Paloma López Bermejo em nome do Grupo GUE/NGL

B8-0362/58. Miguel Viegas, Matt Carthy, Estefanía Torres Martínez, Paloma López Bermejo em nome do Grupo GUE/NGL 20.5.2015 B8-0362/58 58 Miguel Viegas, Matt Carthy, Estefanía Torres Martínez, Paloma López Bermejo Considerando 4 (4) Com efeito, foi identificada uma tendência de diminuição do consumo, em especial de

Leia mais

LINHAS ORIENTADORAS DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2018/19

LINHAS ORIENTADORAS DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2018/19 Escola Secundária de Vila Verde 403751 LINHAS ORIENTADORAS DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2018/19 Dando cumprimento ao disposto na alínea i), do n.º 1, do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril,

Leia mais

E.S.S.A ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ BARREIRO QUINTA DA LOMBA

E.S.S.A ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ BARREIRO QUINTA DA LOMBA E.S.S.A ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANDRÉ QUINTA DA LOMBA BARREIRO A ACTIVIDADE FÍSICA e AQUISIÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL PROJECTO DE ESCOLA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Leia mais

Equipa de Apoio à Integração Escolar

Equipa de Apoio à Integração Escolar Cinfães 28 de Novembro de 2008 PARCEIROS ComissãodeProtecçãodeCriançaseJovensde Cinfães; Escola Secundária/3 Prof. Dr. Flávio Pinto Resende; Agrupamento Vertical de Escolas de Cinfães; EscolaEB2,3deSouselo;

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO (MINUTA)

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO (MINUTA) PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO Na sequência da deliberação tomada por esta Câmara Municipal em sua reunião realizada no dia 19 de Janeiro de 2004, foi remetida pelo Director do Centro de Formação de Associação

Leia mais

Estrutura Local de Apoio Baixo Alentejo (ELA_AA) Apoio Zonal. Outras Áreas Estepárias (OAE) Regulamento Interno

Estrutura Local de Apoio Baixo Alentejo (ELA_AA) Apoio Zonal. Outras Áreas Estepárias (OAE) Regulamento Interno Regulamento Interno Estrutura Local de Apoio Alto Alentejo ELA_AA Estrutura Local de Apoio Baixo Alentejo (ELA_AA) Apoio Zonal Outras Áreas Estepárias (OAE) Regulamento Interno Considerando: O disposto

Leia mais

Ciência na Hora Microprojectos Ciência Viva REGULAMENTO

Ciência na Hora Microprojectos Ciência Viva REGULAMENTO Ciência na Hora Microprojectos Ciência Viva REGULAMENTO Artigo 1º Âmbito e enquadramento A Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, adiante designada por Ciência Viva, pretende

Leia mais

CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002

CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002 CRITÉRIOS E CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS NO ÂMBITO DO CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VP/1999/002 CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA A CONCESSÃO DE APOIO A ACÇÕES TRANSNACIONAIS

Leia mais

MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO Regulamento n.º 7/2017 de 2 de Março de 2017

MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO Regulamento n.º 7/2017 de 2 de Março de 2017 MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO Regulamento n.º 7/2017 de 2 de Março de 2017 A escola, entidade multiplicadora de saberes, deverá, nas modernas sociedades, ter associada à sua função educativa uma outra

Leia mais

CADEIAS CURTAS E MERCADOS LOCAIS

CADEIAS CURTAS E MERCADOS LOCAIS Este documento não dispensa a consulta de todos os normativos regulamentares que estão subjacentes à respetiva tipologia de apoio. V02_Janeiro 2019 ÍNDICE 1. Enquadramento... 3 2. Regulamentação... 3 3.

Leia mais

Município de Vila Nova de Famalicão

Município de Vila Nova de Famalicão Município de Vila Nova de Famalicão Departamento de Educação e Desporto Plano de Atividades e Projetos Educativos Ano Letivo 2011/2012 Setembro 2011 PLANO MUNICIPAL DE MELHORIA E EFICÁCIA DA ESCOLA Dimensão:

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2014

Programa BIP/ZIP 2014 Programa BIP/ZIP 2014 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 045 Escola d'arte Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

sal, nomeadamente bolachas e biscoitos pré-embalados, flocos de cereais e cereais prensados e batatas fritas ou desidratadas

sal, nomeadamente bolachas e biscoitos pré-embalados, flocos de cereais e cereais prensados e batatas fritas ou desidratadas Posicionamento das Ordens dos Enfermeiros, dos Farmacêuticos, dos Médicos, dos Médicos Dentistas e dos Nutricionistas face ao consumo de alimentos com excesso de sal, nomeadamente bolachas e biscoitos

Leia mais

REUNIÃO DE TRABALHO PI 10.i 30 de setembro, Coimbra

REUNIÃO DE TRABALHO PI 10.i 30 de setembro, Coimbra REUNIÃO DE TRABALHO PI 10.i 30 de setembro, Coimbra CENTRO 2020 POR EIXOS Eixo 1 Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDEIAS) 7,8% 169 M 2,5% 54 M Eixo 10 Assistência Técnica Eixo 2 Competitividade

Leia mais

Plataforma Contra a Obesidade

Plataforma Contra a Obesidade Plataforma Contra a Obesidade 02 Enquadramento Finalidade Diminuir a incidência e a prevalência da pré-obesidade e da obesidade através da adopção de medidas integradas de prevenção primária, prevenção

Leia mais

Compreender a obesidade infantil...

Compreender a obesidade infantil... Introdução Compreender a obesidade infantil... Você tem vindo a constatar, desde há algum tempo, que o seu filho se tem tornado mais roliço e, progressivamente, mais gordo. O médico de família, que já

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALHANDRA, SOBRALINHO E SÃO JOÃO DOS MONTES PLANO DE MELHORIA IGEC SETEMBRO DE 2013 FUNDAMENTOS DO PLANO DE MELHORIA 2013/2015 O Agrupamento assume-se como construtor de uma visão

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PARA AS EMPRESAS NO PORTUGAL 2020

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PARA AS EMPRESAS NO PORTUGAL 2020 OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PARA AS EMPRESAS NO PORTUGAL 2020 Sessão de apresentação/divulgação Barreiro Vítor Escária 28.01.2015 1. Enquadramento 2. Condições de Elegibilidade e Apoios Máximos 3. Apoio

Leia mais

PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM MEIO ESCOLAR MOVIMENTO ESCOLA/CIDADE DOS AFECTOS

PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM MEIO ESCOLAR MOVIMENTO ESCOLA/CIDADE DOS AFECTOS PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM MEIO ESCOLAR MOVIMENTO ESCOLA/CIDADE DOS AFECTOS GESTÃO DO PROGRAMA Cristina Pecante - Médica, Saúde Pública Fátima Neves - Enfermeira Especialista, Saúde Comunitária

Leia mais

EDUCAÇÃO, SAÚDE E AGRICULTURA, FLORESTAS E DESENVOLVIMENTO RURAL

EDUCAÇÃO, SAÚDE E AGRICULTURA, FLORESTAS E DESENVOLVIMENTO RURAL 1762 Diário da República, 1.ª série N.º 83 30 de abril de 2018 2 Os valores atribuídos à Secretaria -Geral da Presidência do Conselho de Ministros, nos termos da alínea b) do número anterior, são movimentados

Leia mais

Projecto Vitalidade XXI. FIPA Federação das Indústrias Agro-Alimentares. Conclusões do estudo. A Indústria Alimentar e os Estilos de Vida Saudáveis

Projecto Vitalidade XXI. FIPA Federação das Indústrias Agro-Alimentares. Conclusões do estudo. A Indústria Alimentar e os Estilos de Vida Saudáveis Projecto Vitalidade XXI FIPA Federação das Indústrias Agro-Alimentares Conclusões do estudo A Indústria Alimentar e os Estilos de Vida Saudáveis A Percepção das Partes Interessadas e Apresentação dos compromissos

Leia mais

Heróis da fruta voltam às escolas para prevenir obesidade infantil

Heróis da fruta voltam às escolas para prevenir obesidade infantil Inscrições abertas para a 3ª edição do projeto que incentiva alunos a comer mais fruta no lanche escolar Heróis da fruta voltam às escolas para prevenir obesidade infantil Depois do sucesso das edições

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO SEGUNDO O MODELO CAF AUTO-AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AGRUPAMENTO PLANO DE MELHORIAS Introdução A análise sobre dados recolhidos pela equipa de auto-avaliação do Agrupamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gabinete da Ministra da Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gabinete da Ministra da Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Gabinete da Ministra da Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE / DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE PLATAFORMA CONTRA A OBESIDADE MUNICÍPIOS DO FUNDÃO, MONTIJO, OEIRAS, SEIXAL E VIANA DO CASTELO UNIVERSIDADE

Leia mais

Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas

Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas Congresso Internacional de Alimentação Escolar: Construindo caminhos para a educação alimentar e nutricional 04 de outubro de 2017 Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALGARVE (PNPAS Algarve) PROPOSTA PARA O PLANO DE ATIVIDADES REGIONAL 2013/ 2016

PROGRAMA NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALGARVE (PNPAS Algarve) PROPOSTA PARA O PLANO DE ATIVIDADES REGIONAL 2013/ 2016 PROGRAMA NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALGARVE (PNPAS Algarve) PROPOSTA PARA O PLANO DE ATIVIDADES REGIONAL 0/ 06 Considerando a missão, os objetivos e as estratégias do Programa Nacional

Leia mais

Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil. Maria Ana Carvalho

Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil. Maria Ana Carvalho Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil Maria Ana Carvalho Objectivos Adoptar estilos de vida mais saudáveis pelas crianças e famílias Alimentação Saudável e Prática de Actividade Física Melhorar

Leia mais

Pacto de Milão. Desafio para as Autarquias. Lucinda Fonseca

Pacto de Milão. Desafio para as Autarquias. Lucinda Fonseca Pacto de Milão Desafio para as Autarquias Lucinda Fonseca Caracterização CARACTERIZAÇÃO PACTO DE MILÃO /03 Freguesias: 26 Área: 302,33 km 2 População residente: 56 264 Densidade populacional: 185,9 hab/

Leia mais

Reforma pós-2013 e Pacote Leite

Reforma pós-2013 e Pacote Leite Reforma pós-2013 e Pacote Leite David Gouveia Director de Serviços de Produção e Mercados Agrícolas Gabinete de Planeamento e Políticas MAMAOT Coop. Agrícola do Bom Pastor Arrifes S. Miguel 9 de Janeiro

Leia mais

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS do Programa de Parcerias para o Impacto QUANDO É OBRIGATÓRIO O MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS? Este Memorando de Entendimento entre Parceiros é apenas

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 098 Gabinete Saude Marvila Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa

Leia mais

Projecto Seixal Saudável

Projecto Seixal Saudável Projecto Seixal Saudável Princípios 1 2 3 4 Equidade Promoção da Saúde Participação Comunitária Cooperação Multisectorial 1 ÁREAS DE INTERVENÇÃO 1AMBIENTE e DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2 PLANEAMENTO URBANO

Leia mais

PROJETO TURMAIS. o comportamento na sala de aula e nos diferentes espaços escolares, e consequentemente o sucesso educativo dos alunos.

PROJETO TURMAIS. o comportamento na sala de aula e nos diferentes espaços escolares, e consequentemente o sucesso educativo dos alunos. PROJETO TURMAIS 1. Enquadramento O reforço das medidas de combate à indisciplina é, sem dúvida alguma, um dos aspetos que mais contribui para o sucesso escolar/social dos nossos educandos. Tendo em conta

Leia mais

Reforma do sector das Frutas e Produtos Hortícolas. Reforma do sector das Frutas e Produtos Hortícolas

Reforma do sector das Frutas e Produtos Hortícolas. Reforma do sector das Frutas e Produtos Hortícolas Reforma do sector das Frutas e Produtos Hortícolas ROSA PATACHO MADRP/GPP Viseu, 7.NOV.2007 1 Reforma do sector das Frutas e Produtos Hortícolas Introdução A reforma da PAC 2003 A OCM única Acordo político

Leia mais

ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE ACEF/1415/15122 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Fundação Ricardo Do Espírito Santo Silva

Leia mais

11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR

11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR 11.ª REUNIÃO ANUAL PortFIR 10 anos PortFIR Monitorização do teor de açúcar nos alimentos Andreia Lopes Vargues, Paulo Fernandes, Roberto Brazão, Maria da Graça Dias Departamento de Alimentação e Nutrição

Leia mais

EUROPA CRIATIVA ( ) EACEA 30/2018: Promoção de obras audiovisuais europeias em linha

EUROPA CRIATIVA ( ) EACEA 30/2018: Promoção de obras audiovisuais europeias em linha EUROPA CRIATIVA (0-00) SUBPROGRAMA MEDIA CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EACEA 0/08: Promoção de obras audiovisuais europeias em linha. OBJETIVOS E DESCRIÇÃO O presente anúncio de convite à apresentação

Leia mais

Desde 2008 o MUN-Si já desenvolveu atividades em 16 Municípios atingindo cerca de crianças e suas famílias.

Desde 2008 o MUN-Si já desenvolveu atividades em 16 Municípios atingindo cerca de crianças e suas famílias. O Programa MUN-SI é coordenado pelo CEIDSS (Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde) e congrega a atuação das autarquias com a iniciativa da Academia e de investigadores com o apoio

Leia mais

Quer ser um município?

Quer ser um município? Quer ser um município? O Programa MUN-SI, coordenado pelo CEIDSS Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, congrega a atuação das autarquias com a iniciativa da Academia e de investigadores,

Leia mais

TORNEIOS DESPORTIVOS INTER-ESCOLAS SECUNDÁRIAS DO CONCELHO DE MATOSINHOS

TORNEIOS DESPORTIVOS INTER-ESCOLAS SECUNDÁRIAS DO CONCELHO DE MATOSINHOS TORNEIOS DESPORTIVOS INTER-ESCOLAS SECUNDÁRIAS DO CONCELHO DE MATOSINHOS PLANO COMUM DE ACTIVIDADES DESPORTIVAS Escola Secundária Abel Salazar Escola Secundária Augusto Gomes Escola Secundária Boa Nova

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO. Agrupamento de Escolas Rio Arade. Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] Agrupamento de Escolas Rio Arade

PLANO DE COMUNICAÇÃO. Agrupamento de Escolas Rio Arade. Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] Agrupamento de Escolas Rio Arade Agrupamento de Escolas Rio Arade PLANO DE COMUNICAÇÃO Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] 1 / 7 Índice Nota introdutória... 3 O que se pretende?... 4 Instrumentos... 5 Objetivos... 6 Monitorização e

Leia mais

A Cooperativa. Ponte da Barca, 14 de Maio de 2013

A Cooperativa. Ponte da Barca, 14 de Maio de 2013 A Cooperativa Ponte da Barca, 14 de Maio de 2013 Historial Constituição em 1977 Inicio de actividade em 1980 Inicio da laboração na central fruteira em 1988 Organização Assembleia Geral Conselho Fiscal

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2015

Programa BIP/ZIP 2015 Programa BIP/ZIP 2015 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 003 "Eu e Tu" Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21

Leia mais

Protocolo de Cooperação Rede de Bibliotecas Escolares e Municipais do Conselho de Almeida

Protocolo de Cooperação Rede de Bibliotecas Escolares e Municipais do Conselho de Almeida Página1 Protocolo de Cooperação 2010 Rede de Bibliotecas Escolares e Municipais do Conselho de Almeida Página2 A Rede de Bibliotecas de Almeida, adiante designada RBA, foi criada por protocolo assinado

Leia mais

Leitura sobre rodas. Projecto ao abrigo do Apoio a Bibliotecas Escolares do Ensino Secundário, da Fundação Calouste Gulbenkian

Leitura sobre rodas. Projecto ao abrigo do Apoio a Bibliotecas Escolares do Ensino Secundário, da Fundação Calouste Gulbenkian Leitura sobre rodas Projecto ao abrigo do Apoio a Bibliotecas Escolares do Ensino Secundário, da Fundação Calouste Gulbenkian Leitura sobre rodas Projecto ao abrigo do Apoio a Bibliotecas Escolares do

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES Maannddaat too DIRETOR 2017/2021 Projeto de intervenção no Agrupamento do Diretor do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres eleito pelo Conselho Geral,

Leia mais

Campanha de sensibilização do pnase

Campanha de sensibilização do pnase São Tomé, 28 de Fevereiro de 2017. Campanha de sensibilização do pnase Em alusão a 1 de Março, Dia Africano da Alimentação Escolar, o Ministério da Educação Cultura de São Tomé e Príncipe dá início à campanha

Leia mais

AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional em Agricultura Biológica

AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional em Agricultura Biológica AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional AGROBIO Missão: Promover e divulgar a Agricultura Biológica em Portugal Desde 1985 7600 ASSOCIADOS (agricultores; empresas; consumidores)

Leia mais

Código PLANO DE [2016/2020] (IGEC) MELHORIA

Código PLANO DE [2016/2020] (IGEC) MELHORIA Código 160635 PLANO DE [2016/2020] (IGEC) MELHORIA ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Metodologia de trabalho... 3 3. Identificação das áreas de melhoria... 4 4. Desenvolvimento da estratégia... 5 5. Conclusão...

Leia mais

Oportunidades de negócio para a Agricultura familiar: circuitos curtos e diversificação de actividades

Oportunidades de negócio para a Agricultura familiar: circuitos curtos e diversificação de actividades Oportunidades de negócio para a Agricultura familiar: circuitos curtos e diversificação de actividades Seminário A diversificação na agricultura no Oeste Caldas da Rainha 5 Dezembro 2014 Definições Venda

Leia mais

UNAC - SEMINÁRIO ANUAL DA FILEIRA DA PINHA/PINHÃO 2016

UNAC - SEMINÁRIO ANUAL DA FILEIRA DA PINHA/PINHÃO 2016 UNAC - SEMINÁRIO ANUAL DA FILEIRA DA PINHA/PINHÃO 2016 Criação de agrupamentos ou organizações de produtores para a pinha e pinhão 7 de Dezembro de 2016 Cine Granadeiro - Auditório Municipal, Grândola

Leia mais

A8-0227/19 ALTERAÇÕES DO PARLAMENTO EUROPEU * à proposta da Comissão

A8-0227/19 ALTERAÇÕES DO PARLAMENTO EUROPEU * à proposta da Comissão 5.9.2018 A8-0227/19 Alteração 19 Iskra Mihaylova em nome da Comissão do Desenvolvimento Regional Relatório A8-0227/2018 Ruža Tomašić Programa de Apoio às Reformas Estruturais: dotação financeira e objetivo

Leia mais

CONCURSO CLUBES DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

CONCURSO CLUBES DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA CONCURSO CLUBES DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA REGULAMENTO Ano Letivo 2016/17 Clubes de Programação e Robótica Ministério da Educação Direção-Geral da Educação Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas 1

Leia mais

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar

Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Programa de Doutoramento em Gestão, Liderança e Políticas no Sector Agroalimentar Workshop Colaboração entre Moçambique e Portugal nos Sectores Agrícola, Alimentar e Florestal, Maputo, 2 de Junho 2015

Leia mais

Bom dia, Em nome do Camões Instituto da Cooperação e da Língua, gostaria de começar por dar as boas-vindas a todos.

Bom dia, Em nome do Camões Instituto da Cooperação e da Língua, gostaria de começar por dar as boas-vindas a todos. ALOCUÇÃO Cerimónia de Assinatura de Protocolo entre o Camões e a Direção-Geral da Educação (DGE) no quadro da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010-2015 Camões, 11 de Outubro de 2012,

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2019

Programa BIP/ZIP 2019 Programa BIP/ZIP 209 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 09 BIOEscolas - Alimentação Biológica Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 00-060

Leia mais

Algarve Plano de Ação Regional. Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia

Algarve Plano de Ação Regional. Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Algarve 2014-2020 Plano de Ação Regional Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Capacitação Regional Capacitação, Modernização e Racionalidade dos Serviços 16/1/2013 1 A Politica de Coesão 2014-2020

Leia mais

Conselho Geral. I--Enquadramento

Conselho Geral. I--Enquadramento Conselho Geral Linhas orientadoras para a elaboração do orçamento e para o planeamento e execução pela Diretora das atividades no domínio da Ação Social Escolar I--Enquadramento Ao abrigo e para dar cumprimento

Leia mais

AVISO N.º 31/2016 NÚCLEO DE GESTÃO DOS PROGRAMAS DE APOIO FINANCEIRO

AVISO N.º 31/2016 NÚCLEO DE GESTÃO DOS PROGRAMAS DE APOIO FINANCEIRO AVISO N.º 31/2016 NÚCLEO DE GESTÃO DOS PROGRAMAS DE APOIO FINANCEIRO Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a Projetos no Âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DO ENTRONCAMENTO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2014/2015 PREÂMBULO O Plano Anual de Atividades (PAA) constitui um dos instrumentos de autonomia, previstos na alínea c) do nº 1 do artigo 9º do Decreto/Lei nº 75/2008 de 22 de

Leia mais

Projeto Educação para a Saúde - PES

Projeto Educação para a Saúde - PES Projeto Educação para a Saúde - PES Coordenadora: Aldina Marques 1 1. Justificação As diversas áreas associadas à educação para a saúde, têm constituído uma das grandes prioridades educativas das Escolas

Leia mais

AVISO N.º 3/2015 NÚCLEO DE GESTÃO DOS PROGRAMAS DE APOIOS FINANCEIROS

AVISO N.º 3/2015 NÚCLEO DE GESTÃO DOS PROGRAMAS DE APOIOS FINANCEIROS AVISO N.º 3/2015 NÚCLEO DE GESTÃO DOS PROGRAMAS DE APOIOS FINANCEIROS Abertura do Processo de Candidatura a Financiamento Público a projetos no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção

Leia mais

Plano Anual de Atividades

Plano Anual de Atividades Plano Anual de Atividades 2014 / 2015 APAEA Índice 1. NOTA INTRODUTÓRIA... 1 2. RELAÇÃO COM OS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCACAÇÃO E SOCIOS... 2 3. REPRESENTAÇÃO NOS ORGÃOS DO AGRUPAMENTO... 3 4. MELHORIA

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO JOÃO DE DEUS

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO JOÃO DE DEUS CENTRO DE INVESTIGAÇÃO JOÃO DE DEUS Preâmbulo 1. Caracterização O Centro de Investigação João de Deus é um serviço da Escola Superior de Educação João de Deus, onde se desenvolverá o apoio e o acompanhamento

Leia mais

Comércio Internacional

Comércio Internacional REFERENCIAL COMUM DE CERTIFICAÇÃO (Unidades de Certificação) Comércio Internacional Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor,

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013

PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013 PLANO DE ACÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2009/2013 O plano da acção que se apresenta pretende ser um documento orientador das acções a desenvolver pela Biblioteca

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS 2014-2020 [RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ANUAL DE 2017 DO PO SEUR] RESUMO PARA OS CIDADÃOS ÍNDICE 1. Objetivos Estratégicos, Eixos Prioritários

Leia mais

1. ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS PARA

1. ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS PARA AGENDA 21 LOCAL PLANO DE AÇÃO 2016-2017 1. ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS PARA 2016-2017 O Plano de Ação e Estrutura de Monitorização da A21L de Montemor-o-Novo, inclui quatro temas ou vetores de intervenção

Leia mais

SECÇÂO III Regulamento das Bibliotecas Escolares/Centro de Recursos Educativos. Artigo 1º. Objecto e Âmbito

SECÇÂO III Regulamento das Bibliotecas Escolares/Centro de Recursos Educativos. Artigo 1º. Objecto e Âmbito SECÇÂO III Regulamento das Bibliotecas Escolares/Centro de Recursos Educativos Artigo 1º Objecto e Âmbito 1. A biblioteca escolar (a seguir identificada pela sigla BE/CRE) é um serviço orientado para o

Leia mais

Regulamento dos. Refeitórios Escolares

Regulamento dos. Refeitórios Escolares Regulamento dos Refeitórios Escolares Para a Câmara Municipal da Amadora todo o investimento em Educação é investimento com retorno certo. Investir hoje, é capitalizar mais valias pessoais num futuro próximo.

Leia mais

REDE SOCIAL DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO PLANO DE ACÇÃO PARA 2010

REDE SOCIAL DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO PLANO DE ACÇÃO PARA 2010 REDE SOCIAL DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO PLANO DE ACÇÃO PARA 2010 EIXO I Promoção da Inclusão das famílias com especial enfoque às necessidades dos idosos OBJECTIVO GERAL Melhorar as condições de vida de

Leia mais

1. (PT) - Jornal de Notícias, 11/09/2015, Misericórdias distinguem Passos Coelho 1

1. (PT) - Jornal de Notícias, 11/09/2015, Misericórdias distinguem Passos Coelho 1 11-09-2015 Revista de Imprensa 11-09-2015 1. (PT) - Jornal de Notícias, 11/09/2015, Misericórdias distinguem Passos Coelho 1 2. (PT) - Correio da Manhã, 11/09/2015, Ministro promete mais 2 mil médicos

Leia mais

O baixo estatuto socioeconómico é um importante factor de risco para a obesidade nas crianças

O baixo estatuto socioeconómico é um importante factor de risco para a obesidade nas crianças O baixo estatuto socioeconómico é um importante factor de risco para a obesidade nas crianças O estatuto socioeconómico dos encarregados de educação tem sido apontado como um importante determinante do

Leia mais

FLAW4LIFE Spreading ugly Fruit Against food Waste

FLAW4LIFE Spreading ugly Fruit Against food Waste FLAW4LIFE Spreading ugly Fruit Against food Waste DURAÇÃO: 3 anos BENEFICIÁRIO COORDENADOR: Fruta Feia CRL BENEFICIÁRIOS ASSOCIADOS: Instituto Superior Técnico e Câmara Municipal de Lisboa 06/06/2016 2

Leia mais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Lisboa, 25 de Janeiro de 2007 1 Objectivo da sessão: Apresentar os princípios do novo modelo de financiamento

Leia mais

REGULAMENTO (versão provisória)

REGULAMENTO (versão provisória) REGULAMENTO (versão provisória) Existindo o reconhecimento de que a alimentação saudável e de qualidade é um direito do cidadão e que este deve tomar as suas opções de forma informada, a Direcção- Geral

Leia mais

EUROPA CRIATIVA ( )

EUROPA CRIATIVA ( ) EUROPA CRIATIVA (2014-2020) SUBPROGRAMA MEDIA CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EACEA/18/2017: APOIO AO ACESSO AOS MERCADOS AVISO: O presente convite à apresentação de candidaturas está dependente

Leia mais

Questionário aos Pais e Encarregados de Educação 2015

Questionário aos Pais e Encarregados de Educação 2015 Questionário aos Pais e Encarregados de Educação Caros Pais e/ou Encarregados de Educação, professores e funcionários da EB Leão de Arroios - este inquérito é da responsabilidade da Associação de Pais

Leia mais