Introdução à linguagem de programação no Visual C#

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à linguagem de programação no Visual C#"

Transcrição

1 Introdução à linguagem de programação no Visual C# Através do Visual C# é fácil e rápido para criar programas ou aplicações para Windows. Mesmo se você for novo em programação Windows, com o Visual C# você não terá dificuldades pois você tem um conjunto completo de ferramentas para simplificar o desenvolvimento. Portanto, o que é Visual C#? Visual refere-se ao método usado para criar os formulários (interface gráfica do usuário ou GUI). C# se refere à linguagem de programação do C#, uma linguagem baseada na linguagem C, mas bem mais simples.

2 Como funciona a programação? Por conta própria, um computador não é muito inteligente. Um computador é essencialmente apenas um grupo grande de pequenos switches (chaves) eletrônicos que estão ativados ou desativados. Configurando combinações diferentes desses switches, você pode fazer com que o computador faça alguma coisa, como por exemplo, exibir algo na tela ou emitir um som. Isto é programação, basicamente, informar a um computador o que fazer. Naturalmente, entender qual combinação de switches fará com que o computador faça o que você deseja seria uma tarefa muito difícil, é aí onde as linguagens de programação entram.

3 O que é uma linguagem de programação? As pessoas se expressam usando uma linguagem que tem muitas palavras. Os computadores usam uma linguagem simples que consiste apenas em 1s e 0s, com um 1 significando "ligado" e um 0 significando "desligado". Tentar falar com um computador em seu próprio idioma seria como tentar conversar com seus amigos usando código Morse, até pode ser feito, mas por que você faria? Uma linguagem de programação atua como um tradutor entre você e o computador.

4 O que é uma linguagem de programação? Em vez de aprender a linguagem nativa do computador (conhecida como linguagem de máquina), você pode usar uma linguagem de programação para instruir o computador de uma maneira que é mais fácil de aprender e entender. Um programa especializado conhecido como um compilador leva as instruções escritas na linguagem de programação e as converte em linguagem de máquina. Isso significa que como um programador Visual C#, você não precisa compreender o que o computador está fazendo ou como ele faz isso. Basta compreender como funciona a linguagem de programação Visual C#.

5 Linguagem Visual C# O idioma que você escreve e fala tem uma estrutura. Por exemplo, um livro tem capítulos com parágrafos que contem frases consistente com palavras. Programas escritos em Visual C# também têm uma estrutura: classes são como capítulos, procedimentos são como parágrafos e linhas de código são como frases. Quando você fala ou escreve, você usa diferentes categorias de palavras, como os substantivos ou os verbos. Cada categoria é usada de acordo com um conjunto definido de regras. Em muitos casos, o Visual C# é muito parecido com o idioma que você usa diariamente. O Visual C# também tem regras que definem como as categorias de palavras, conhecidas como elementos de programação, são usadas para gravar programas.

6 Elementos de Programação Os elementos de programação do Visual C# incluem instruções, declarações, métodos, operadores e palavras-chave. À medida que concluir as próximas aulas, você aprenderá mais sobre esses elementos e como usá-los. O Idioma escrito e falado também tem regras, ou sintaxe, que define a ordem das palavras em uma frase. O Visual C# também tem a sua sintaxe, pode parecer estranho, mas é muito simples. Por exemplo, para indicar "A velocidade máxima do meu carro é 120", você poderia escrever: Carrro.Velocidade.Maxima = 120;

7 Representando palavras, números e variáveis Variáveis As variáveis são um conceito importante em programação de computadores. Uma variável é uma letra ou um nome que pode armazenar um valor. Quando você cria um programa, você pode usar variáveis para armazenar números, como a altura de um edifício, ou palavras, como o nome de uma pessoa. Resumindo, você pode usar variáveis para representar qualquer tipo de informação que seu programa precisa. Você pode perguntar, "Por que usar uma variável quando posso apenas usar as informações em vez disso?". Como o nome indica, variáveis podem alterar o valor que elas representam enquanto o programa está sendo executado.

8 Representando palavras, números e variáveis Por exemplo, você pode escrever um programa para controlar a quantidade de doce que você tem em um pote sobre sua na mesa. Como doce é destinado a ser comido, a quantidade de doce no pote é alterada ao longo do tempo. Em vez de reescrever o programa sempre que você estiver com vontade de comer um doce, você pode representar a quantidade de doce com uma variável que pode mudar ao longo do tempo.

9 Armazenando informações em variáveis Há três etapas para usar uma variável: 1- Declare a variável. Informe ao programa o nome e o tipo de dados que você deseja usar. 2- Atribua valor à variável. Atribua a variável um valor a ser armazenado. 3- Use a variável. Recupere o valor mantido na variável e use-o em seu programa.

10 Declarando Variáveis Ao declarar uma variável, você precisará decidir como nomeá-la e que tipo de dados será atribuído a ela. Você pode nomear a variável como desejar, desde que o nome comece com uma letra ou um sublinhado. Quando você usa um nome que descreve o que a variável está mantendo, seu código fica mais fácil de ler. Por exemplo, uma variável que controla a quantidade de doce em um pote pode ser nomeada como totaldoce. Você declara uma variável informando primeiro o tipo e na frente o nome da variável conforme mostrado mais abaixo.

11 1- Crie um novo projeto do tipo Windows Application, denominado Cursos conforme a figura abaixo:

12 2- Renomeie seu formulário através da janela Solution Explorer. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o Form1 e selecionar a opção Rename

13

14 Na sequência o Visual C# pedirá a confirmação para atualizar todas as referencias.

15 Criando o Formulário 2- Crie um formulário denominado frmcursos conforme a imagem abaixo

16 Criando o Formulário 3- Configure as propriedades dos controles 3.1- Configure a propriedade Name do Form1 para frmcursos e a propriedade Text para Cadastro de Cursos 3.2- No primeiro Label configure a propriedade Name para lblcurso e a propriedade Text para Curso 3.3- No segundo Label configure a propriedade Name para lblstatus e a propriedade Text para Status: 3.3- No TextBox configure a propriedade Name para txtcurso e a propriedade Text deixe em branco 3.4- No Button configure a propriedade Name para cmdincluir e a propriedade Text para Incluir

17 Criando o Formulário 4- Adicione o código Após configurar as propriedades você pode adicionar o código. De um duplo clique no botão Incluir para abrir a janela de código.

18

19 Adicione a seguinte declaração da variável (linha 21) Esta linha de código informa ao programa que você deseja usar uma variável chamada nomecurso e que você deseja que ela seja uma variável para armazenar strings (conjunto de caracteres). Se necessitarmos armazenar números inteiros utilizamos o tipo int e se fosse números reais utilizamos o double

20 Exemplo: Observação Os sublinhados que estão aparecendo no momento é porque o Visual C# esta avisando que você declarou uma variável, mas não a usou para nada.

21 Trabalhando com Variáveis Atribuindo valores a variáveis Você atribui um valor para sua variável com o sinal =, que também é chamado de operador de atribuição, conforme mostrado no exemplo a seguir nas linhas 24, 25 e 26.

22 Trabalhando com Variáveis Observe que os valores atribuídos são compatíveis com os tipos das variáveis. Observação: Você pode declarar a variável em qualquer parte do código, mas é necessário primeiro declarar as variáveis para depois poder atribuir os valores a mesma.

23 Declarando variáveis e atribuindo um valor padrão Como mostrado anteriormente, você pode declarar uma variável em uma linha de código e em seguida, atribuir o valor em outra linha posteriormente. Isso pode causar um erro se você tentar usar a variável antes de atribuir um valor a ela. Por esse motivo, é recomendável declarar e atribuir valores a variáveis em uma única linha. Mesmo se você ainda não souber o valor que variável manterá, você pode atribuir a ela um valor padrão. O código para declarar e atribuir valores às mesmas variáveis mostradas anteriormente seria como mostrado abaixo nas linhas 21, 22 e 23.

24

25 Obtendo o Valor das Variáveis Para ler ou obter o conteúdo da variável basta você referenciar a mesma pelo seu nome. Exemplo

26 Comentários sobre o código acima. - Na linha 21 declaramos uma variável denominada nomecurso do tipo string e atribuímos um valor inicial para a mesma como uma string vazia. - Na linha 22 estamos obtendo o valor da propriedade Text da caixa de texto txtcurso e atribuindo para a variável nomecurso - Na linha 23 estamos concatenando a String "Curso " com o conteúdo da variável nomecurso e com " incluído!" e atribuindo o resultado desta concatenação para a propriedade Text do lblstatus.

27 Tipos de dados Os tipos de dados no Visual C# determinam que tipo de dados ou valores podem ser armazenados em uma variável, bem como que dados são armazenados. Por que existem diferentes tipos de dados? Imagine o seguinte: Se você tiver três variáveis, sendo duas com números enquanto a terceira contem um nome, você poderia executar cálculos usando as duas primeira, mas você não pode operações matemáticas com o nome. Atribuindo um tipo de dados a uma variável facilita a determinar como a variável pode ou não pode ser usada.

28 Tipos de dados numéricos Todos os programas de computador trabalham com números de alguma forma ou de outra. Como há diversas maneiras para expressar números, no Visual C# existem vários tipos de dados numéricos para lidar com números com mais eficiência. O tipo de dados numérico que você mais usará é o int, que é usado para representar um número inteiro (um número sem um parte fracionária). Você deve utilizar long se a variável armazenará números maiores que aproximadamente dois bilhões; caso contrário, um int é mais eficiente. Nem todos os números são números inteiros; por exemplo, quando você dividir dois números inteiros, o resultado é geralmente um número inteiro mais uma fração (9 dividido por 2 igual 4.5). O tipo de dados double é usado para representar números que tenham uma parte fracionária.

29 Tipos de dados para texto A maioria dos programas também lida com texto, ora exibindo informações para o usuário ora capturando texto inserido pelo usuário. Texto é geralmente armazenado no tipo de dados string, que pode conter uma série de letras, números, espaços e outros caracteres. Uma string pode ser de qualquer comprimento, de uma frase ou um parágrafo para um único caractere ou nada (um null string). Se você precisar guardar apenas um caractere em uma única variável, você pode usar o tipo de dados char em vez de um String.

30 Outros tipos de dados Além de texto e números, os programas algumas vezes precisam armazenar outros tipos de informação, como um valor verdadeiro ou falso, uma data ou dados que tem um significado especial para o programa. Para valores que podem ser representados como Sim/Não, Verdadeiro/Falso, ou Ativado/Desativado, o Visual C# possui o tipo de dados bool. Uma variável Boolean pode conter um dos dois valores possíveis: true ou false.

31 Outros tipos de dados Embora você possa representar datas ou horas como números, o tipo de dados DateTime torna fácil calcular as datas ou horas, como o número de dias até que seu aniversário ou o número de minutos até o almoço. Quando você precisa armazenar mais de um tipo de dados em uma única variável, você pode usar um tipo de dados composto. Tipos de dados compostos incluem matrizes e classes. Você aprenderá mais sobre esses tipos nas lições seguintes. Finalmente, há alguns casos em que o tipo de dados que você precisa armazenar pode ser diferente em momentos diferentes. O tipo de dados object permite que você declare uma variável e defina seu tipo de dados mais tarde.

32 Outros tipos de dados Quando você precisa armazenar mais de um tipo de dados em uma única variável, você pode usar um tipo de dados composto. Tipos de dados compostos incluem matrizes e classes. Finalmente, há alguns casos em que o tipo de dados que você precisa armazenar pode ser diferente em momentos diferentes. O tipo de dados object permite que você declare uma variável e defina seu tipo de dados mais tarde.

33 Matrizes Resumidamente matrizes (ou Arrays) são variáveis que representam mais de um valor do mesmo tipo. Declarando uma matriz Você pode criar 4 variáveis do tipo string ou você pode declarar uma matriz semelhante ao código que é mostrado a seguir. O colchetes identifica que é um Array (matriz) Alem de declarar é necessário definir o tamanho da matriz, isto é feito utilizando a palavra chave new (que aloca espaço na memória) Exemplo Definimos o tamanho da matriz é 4 para podermos armazenar até 4 valores, ou elementos.

34 Atribuindo valores a matrizes Atribuindo valores a matrizes Para fazer isso, você refere-se ao número do elemento como parte da atribuição, conforme mostrado aqui. No código anterior, o curso VB I está atribuído para o primeiro elemento da matriz (elemento 0) e o valor ASP.NET é atribuído ao quarto elemento (elemento 3).

35 Observação No C# qualquer índice seja de uma matriz ou uma coleção é sempre base zero, ou seja o primeiro elemento tem índice zero, o segundo elemento tem índice 1 e assim por diante. Os elementos da matriz não precisam ser atribuídos na ordem e qualquer elemento não atribuído terá um valor padrão, neste caso, uma sequencia vazia. Você também pode declarar e atribuir valores a uma matriz em uma única linha da seguinte maneira.

36 Nesse caso, a chaves indicam uma lista de valores a serem atribuídos. Os valores são atribuídos aos elementos na ordem listada. Observe que o tamanho da matriz não foi especificado. Ele é determinado pelo número de itens que você listar.

37 Recuperando valores de matrizes Da mesma forma que você usa números para especificar um item da posição em uma matriz, você use o número do elemento para especificar o valor que você deseja recuperar. O código acima recupera o terceiro elemento da matriz e o atribui à propriedade Text de um label denominado lblstatus.

38 Trabalhando com expressões Uma expressão é um segmento de código que realiza cálculos e, em seguida, retorna um valor. Por exemplo, uma expressão simples de adição é mostrada aqui: A expressão retorna o valor 9 quando avaliada e consiste em duas partes: Os operandos (5 e 4), que são os valores que a operação esta utilizando e o operador (+) especifica a operação a ser desenvolvida.

39 Usando valores retornados por expressões Para uma expressão ser útil, você deve fazer algo com o valor retornado. A coisa mais comum a fazer é atribuí-lo a uma variável, conforme mostrado abaixo: Este exemplo declara uma variável do tipo int chamada resultado e atribui a mesma o valor retornado por 5 + 4, na sequencia estamos apresentando o valor em um label.

40 Operadores aritméticos Um uso comum para expressões é executar cálculos em variáveis: adição, subtração, multiplicação ou divisão. A tabela a seguir descreve os operadores usados com frequência para operações aritméticas. Operador Descrição Exemplo + (adição) Retorna a soma de dois operandos (subtração) Retorna a diferença de dois operandos 5-4 * (multiplicação) Retorna o produto de dois operandos 5 * 4 / (divisão) Retorna o quociente de dois operandos 5 / 4

41 Operadores aritméticos O tipo de variável que você usa quando executa uma operação aritmética pode afetar o resultado. Dividir dois números frequentemente dá como resultado um valor de retorno que não é um número inteiro. Por exemplo, quando você divide 3 por 2, o resultado é 1,5. Se você tiver atribuído o valor de retorno dessa expressão a uma variável Integer, ele deve ser arredondado para o número inteiro mais próximo, no caso 2. Ao executar divisão, você deve usar uma variável Double para armazenar o valor de retorno.

42 Abaixo um exemplo de uma simples calculadora. Crie um novo formulário denominado FrmCalculadora conforme a figura abaixo

43 Altere os names dos objetos Primeira caixa de texto: txtvalor1 Segunda caixa de texto: txtvalor2 Botão + : btnsomar Botão - : btnsubtrair Botão * : btnmultiplicar Botão / : btndividir Label Resultado: lblresultado

44

45 Observe que neste código as variáveis foram declaradas fora dos códigos de cada botão. Foram declarados dentro do bloco da classe pois desta forma elas são validas para todos os procedimentos. Observação Os códigos nas linhas 21, 28, 35 e 42 não devem ser digitados, são procedimentos de eventos criados automaticamente quando você clicar sobre os respectivos botões. Observe também que neste código foi utilizado o método ToDouble da classe Convert para converter o valor digitado na caixa de texto (que é do tipo string) para as variáveis que são do tipo double. Execute a aplicação e teste os métodos.

46 Conversão de um tipo de variável para outro Conforme explicado na anteriormente as variáveis podem ser de diferentes tipos. O tipo determina o tipo de dados que uma variável pode conter. Por exemplo uma variável Integer pode conter somente dados numéricos sem pontos decimais. O que acontece quando você deseja exibir um Integer em um controle TextBox que requer um String? A resposta é que os dados devem ser convertidos de um tipo para outro. O Visual C# faz algumas conversões de forma implícita como na instrução abaixo na linha 26

47 Mas você não pode depender das conversões de forma implícita para todos os casos, há muitos tipos de variáveis que não podem ser convertidos automaticamente. Portanto, é boa prática sempre utilize as funções para conversão, mesmo se uma variável seja convertida automaticamente (de forma implícita).

48 Por exemplo se você fizer a seguinte alteração nesta instrução e tentar rodar a aplicação

49 Dica Nestes casos o correto é clicar no botão No e corrigir o erro. Para localizar e corrigir o erro observe a janela Error List

50 Convertendo variáveis para texto Cada variável no Visual C# pode ser convertida em texto usando um função especial chamada CStr (abreviação de Convert to String). Essa função, como o nome indica, retorna os dados representados pela variável como uma String. A instrução a seguir demonstra um exemplo simples de converter um int em string. Além de converter variáveis int para texto, o método ToString pode ser usado em qualquer tipo numérico de dados, como double ou long. Ele também pode ser usada para converter os tipos de dados DateTime e bool para texto.

51 Operadores de comparação Os operadores de comparação são usados para criar expressões que comparam valores. Os operadores de comparação podem ser usados para comparar valores numéricos e retornar valores Booleanos (true ou false). Operadores de comparação são usados com mais frequência para comparar valores e tomar decisões com base na comparação. Estes operadores serão muito utilizados em estruturas de decisão, que é o assunto da próxima aula. A tabela a seguir resume os operadores de comparação:

52 Operador Descrição Exemplos = (igual)!= (diferente de) > (maior que) < (menor que) >= (Maior ou igual a) <= (Menor ou igual a) Retorna True se o número no lado esquerdo for igual ao número no lado direito. Retorna True se o número à esquerda não for igual ao número no lado direito. Retorna True se o número à esquerda for maior que o número no lado direito. Retorna True se o número à esquerda for menor que o número no lado direito. Retorna True se o número à esquerda é maior ou igual ao número no lado direito. Retorna True se o número à esquerda é menor ou igual ao número no lado direito. 5 = 4 (falso) 4 = 5 (falso) 4 = 4 (verdadeiro) 5 <> 4 (verdadeiro) 4 <> 5 (verdadeiro) 4 <> 4 (falso) 5 > 4 (verdadeiro) 4 > 5 (falso) 4 > 4 (falso) 5 < 4 (falso) 4 < 5 (verdadeiro) 4 < 4 (falso) 5 >= 4 (verdadeiro) 4 >= 5 (falso) 4 >= 4 (verdadeiro) 5 <= 4 (falso) 4 <= 5 (verdadeiro) 4 <= 4 (verdadeiro)

Working 03 : Conceitos Básicos I

Working 03 : Conceitos Básicos I Working 03 : Conceitos Básicos I Objetivos: Dominar os conceitos básicos da linguagem de programação C; Aprender a utilizar o compilador, identificando os erros de sintaxe do código fonte; Prazo de Envio:

Leia mais

C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P

C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P SINTAXE BÁSICA Neste capítulo vamos apresentar a estrutura básica do PHP. Para iniciar a construção de um

Leia mais

CIT Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional. Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1

CIT Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional. Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1 CIT 2015.2 Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1 Variáveis Uma variável nada mais é que um nome que damos a uma determinada posição

Leia mais

Algoritmos II prof. Daniel Oliveira

Algoritmos II prof. Daniel Oliveira Algoritmos II prof. Daniel Oliveira Revisar conceitos abordados na disciplina anterior Abordar conceitos vistos com a linguagem C# Variáveis e listas Expressões Estruturas de controle do tipo condicional

Leia mais

Programação: Vetores

Programação: Vetores Programação de Computadores I Aula 09 Programação: Vetores José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/62 Motivação Problema Faça um programa que leia

Leia mais

1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 E-books PCNA. Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 APRESENTANDO A LINGUAGEM C. Página 1

1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 E-books PCNA. Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 APRESENTANDO A LINGUAGEM C. Página 1 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 E-books PCNA Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 APRESENTANDO A LINGUAGEM C Página 1 2 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 3 SUMÁRIO Apresentação -----------------------------------------------------------

Leia mais

Aula 4: Introdução à Linguagem C++

Aula 4: Introdução à Linguagem C++ CI208 - Programação de Computadores Aula 4: Introdução à Linguagem C++ Prof. MSc. Diego Roberto Antunes diegor@inf.ufpr.br www.inf.ufpr.br/diegor Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas

Leia mais

Técnicas de Programação

Técnicas de Programação Técnicas de Programação Algoritmos Anderson Gomes Eleutério Lógica A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

Fundamentos Programação

Fundamentos Programação Fundamentos Programação A programação de computadores não é difícil. Realmente só requer algo como: Aprender alguns conceitos gerais Ser cuidadoso, organizado e lógico Praticar até aprender a dominar a

Leia mais

Variáveis primitivas e Controle de fluxo

Variáveis primitivas e Controle de fluxo Variáveis primitivas e Controle de fluxo Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/

Leia mais

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Algoritmos Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Conceitos Linhas de Código de um Algoritmo ou Programa escrita do programa linha a linha, ou seja, a sintaxe do programa, podendo-se

Leia mais

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo Programação Básica Estrutura de um algoritmo Código-fonte Como vimos na aula anterior um algoritmo pode ser representado usando um fluxograma Um algoritmo pode também ser representado usando texto Esse

Leia mais

Java Variáveis e Controle Fluxo

Java Variáveis e Controle Fluxo Java Variáveis e Controle Fluxo 1 Variáveis primitivas p Todo bloco em java é delimitado por chaves ({ } ); p Dentro de um bloco, podemos declarar variáveis e usa las; p Em Java, toda variável tem um tipo

Leia mais

Laboratório de Programação II

Laboratório de Programação II Laboratório de Programação II Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... 01 Introdução à linguagem C;

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@gmail.com

Leia mais

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador;

Arquitetura Von Neumann Dados e instruções são obtidos da mesma forma, simplificando o desenho do microprocessador; 1 Microprocessador Um microprocessador é um circuito eletrônico capaz de realizar diversas tarefas conforme os comandos específicos. Para isso ele deve ler esses comandos da memória de programa (ROM) e

Leia mais

Prof. Esp. Andrew Rodrigues 1

Prof. Esp. Andrew Rodrigues   1 Prof. Esp. Andrew Rodrigues www.andrewrodrigues.com.br www.andrewrodrigues.com.br 1 PHP em Ação PHP é uma linguagem de programação que pode fazer todo o tipo de coisas: avaliar dados de formulários enviados

Leia mais

Professor Jefferson Chaves Jefferson de Oliveira Chaves - IFC Araquari

Professor Jefferson Chaves Jefferson de Oliveira Chaves - IFC Araquari Professor Jefferson Chaves Jefferson.chaves@ifc-araquari.edu.br Tipos de dados; Operadores; Arrays; Por vezes, será importante saber o tipo de dados; Quando dissemos ao usuário, digite sua idade, por

Leia mais

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões.

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. 1 Estruturas da linguagem C 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. Identificadores Os identificadores seguem a duas regras: 1. Devem ser começados por letras

Leia mais

4. Constantes. Constantes pré-definidas

4. Constantes. Constantes pré-definidas 4. Constantes Constantes pré-definidas O PHP possui algumas constantes pré-definidas, indicando a versão do PHP, o Sistema Operacional do servidor, o arquivo em execução, e diversas outras informações.

Leia mais

CONCEITOS DE ALGORITMOS

CONCEITOS DE ALGORITMOS CONCEITOS DE ALGORITMOS Fundamentos da Programação de Computadores - 3ª Ed. 2012 Editora Prentice Hall ISBN 9788564574168 Ana Fernanda Gomes Ascênsio Edilene Aparecida Veneruchi de Campos Algoritmos são

Leia mais

Curso básico de JavaScript Aula 2

Curso básico de JavaScript Aula 2 Tópicos 1 JavaScript é case sensitive... 1 2 Comentários... 1 3 Saídas do JavaScript... 1 4 Entrada de dados usando window.prompt( )... 3 5 Variáveis... 3 1.1 Regras para criar uma variável... 3 6 Literais...

Leia mais

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 03 Introdução à Java Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www3.ifrn.edu.br/~brunogomes Agenda da Aula Representação de Algoritmos em Pseudocódigo: Tipos de Dados;

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS

ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS Algoritmos Tipos de Dados Prof. André Peixoto - Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação dos dados/informações contidas em sua memória. Podemos

Leia mais

PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia

PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Calculo da área de um triângulo Algoritmo Área Var base,

Leia mais

Programação Estruturada Aula VisualG

Programação Estruturada Aula VisualG Programação Estruturada Aula VisualG Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br 2 CRIANDO ALGORITMO CRIANDO ALGORITMO Passos para construir Algoritmos Ler enunciado do problema, compreendendo-o

Leia mais

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Métodos Computacionais Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Tópicos da Aula Hoje aprenderemos a escrever um programa em C que pode realizar cálculos Conceito de expressão Tipos de

Leia mais

Português Estruturado

Português Estruturado Português Estruturado Português Estruturado Para que o algoritmo possa ser executado por uma máquina é importante que as instruções sejam corretas e sem ambigüidades. O português estruturado é, na verdade,

Leia mais

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE 1. Introdução. Uma Aplicação Windows Forms consiste em programas GRÁFICOS fundamentados no conceito de JANELAS que, no Visual Studio,

Leia mais

Array em Java. Figura 1 - Exemplo de um array de inteiros

Array em Java. Figura 1 - Exemplo de um array de inteiros Array em Java 1. Objetivos Nesta lição, abordaremos Array em Java. Primeiro, definiremos o que é array e, então, discutiremos como declará-los e usá-los. Ao final desta lição, o estudante será capaz de:

Leia mais

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados 3. Introdução Segundo alguns especialistas, qualquer programa de computador pode ser escrito utilizando apenas três estruturas básicas: Seqüência, Condição e Repetição. Isto significa que, na construção

Leia mais

Algoritmo e Programação Matemática

Algoritmo e Programação Matemática Algoritmo e Programação Matemática Fundamentos de Algoritmos Parte 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Dados A funcionalidade principal de um computador

Leia mais

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Programa em Linguagem Algorítmica Nesse curso nós vamos utilizar a linguagem algorítmica para

Leia mais

Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação

Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação Introdução Além de utilizar as classes presentes na biblioteca padrão, programadores podem definir suas próprias

Leia mais

Puca Huachi Vaz Penna

Puca Huachi Vaz Penna Aula 3 C++: variáveis e expressões aritméticas 2017/1 BCC201 Introdução à Computação Turmas 61, 62, 63, 64, 65 e 66, 32 e 33 Puca Huachi Vaz Penna Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro

Leia mais

Ambiente de desenvolvimento

Ambiente de desenvolvimento Linguagem C Ambiente de desenvolvimento Um programa em C passa por seis fases até a execução: 1) Edição 2) Pré-processamento 3) Compilação 4) Linking 5) Carregamento 6) Execução Etapa 1: Criação do programa

Leia mais

Lição 4 Fundamentos da programação

Lição 4 Fundamentos da programação Lição 4 Fundamentos da programação Introdução à Programação I 1 Objetivos Ao final desta lição, o estudante será capaz de: Identificar as partes básicas de um programa em Java Reconhecer as diferenças

Leia mais

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa Computação Eletrônica Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões Prof: Luciano Barbosa Site da disciplina: www.cin.ufpe.br/~if165/ Recapitulando num cubo = n * n * n cubo Algoritmo

Leia mais

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução a Linguagem C Prof. Me. Hélio Esperidião Características de um programa De forma geral a maioria dos programas são compostos por dados de entrada, processamento e dados de saída. Entrada de

Leia mais

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE

WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE WINDOWS FORMS APPLICATION - Aplicação (Programa) que não usa a CONSOLE Uso de ELEMENTOS GRÁFICOS 1. Introdução. Uma Aplicação Windows Forms consiste em programas GRÁFICOS fundamentados no conceito de JANELAS

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 7 Vetores Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 19/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Motivação Problema: Leia as notas de uma turma de cinco estudantes

Leia mais

Conceitos Básicos Linguagem C

Conceitos Básicos Linguagem C Conceitos Básicos Linguagem C PROF. MAURÍCIO A DIAS MACDIASPAE@GMAIL.COM 2 Método Método básico para construção de algoritmos 1. Compreender completamente o problema a ser resolvido, se possível dividindo

Leia mais

Vamos estudar o que se entende por «programação», que é uma linguagem de programação e ver algumas terminologias própria de programação e como

Vamos estudar o que se entende por «programação», que é uma linguagem de programação e ver algumas terminologias própria de programação e como Vamos estudar o que se entende por «programação», que é uma linguagem de programação e ver algumas terminologias própria de programação e como utilizá-la. 1 Por si só, uma equipe não é muito inteligente.

Leia mais

Algoritmos. Conceitos e Comandos

Algoritmos. Conceitos e Comandos Algoritmos Conceitos e Comandos Trabalho - Reposição Arquitetura Funcional do Computador Para próxima aula 16/03/2018 Valerá duas presenças. Variável Uma variável é um local na memória principal, isto

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3.2. Estrutura de Programas e Representação

Leia mais

7 Operadores e Expressões

7 Operadores e Expressões 7 Operadores e Expressões 7.1 Definição de operador, expressão e operando Um operador é um símbolo utilizado para identificar que uma determinada operação deve ser realizada sobre um ou mais parâmetros,

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Introdução à Programação. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados

Introdução à Programação. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Introdução à Programação Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Programa em C #include int main main ( ) { Palavras Reservadas } float celsius ; float farenheit ; celsius

Leia mais

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis Variável, na Matemática, é um termo utilizado em substituição de outro, normalmente, desconhecido. É utilizado para representar um número ou um conjunto. No contexto da programação de computadores, uma

Leia mais

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior ALGORITMOS E APLICAÇÕES FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior Formato Básico do Pseudocódigo Tipos de dados O VisuAlg prevê quatro tipos de dados: inteiro, real,

Leia mais

Linguagem Java. Introdução. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Linguagem Java. Introdução. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Linguagem Java Introdução Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Tópicos abordados Histórico da Linguagem Caracterização da Linguagem Criação de Programa Java inicial Entrada e Saída

Leia mais

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES Prof. André Backes LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Linguagem de Máquina Computador entende apenas pulsos elétricos Presença ou não de pulso 1 ou 0 Tudo no computador deve

Leia mais

Introdução a Programação

Introdução a Programação Introdução a Programação Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Aula 02 Primeiro Programa Roteiro Primeiros Passos Variáveis Expressões Comandos

Leia mais

Aula 4 - Operadores. Prof. Laura Silva de Assis. Engenharia de Computação 2 o Período

Aula 4 - Operadores. Prof. Laura Silva de Assis. Engenharia de Computação 2 o Período Programação I Aula 4 - Prof. Laura Silva de Assis Engenharia de Computação 2 o Período CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca UnED Petrópolis 2 o semestre - 2015 1 Sumário

Leia mais

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre.googlepages.

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes  marcoandre.googlepages. Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre@ifc-araquari.edu.br marcoandre@gmail.com marcoandre.googlepages.com Algoritmos é a base Primeiro programa Este programa possui apenas uma

Leia mais

Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados

Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados Disciplina de Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

Organização de programas em Python. Vanessa Braganholo

Organização de programas em Python. Vanessa Braganholo Organização de programas em Python Vanessa Braganholo vanessa@ic.uff.br Vamos programar em Python! Mas... } Como um programa é organizado? } Quais são os tipos de dados disponíveis? } Como variáveis podem

Leia mais

Conceitos Básicos de Algoritmos

Conceitos Básicos de Algoritmos Conceitos Básicos de Algoritmos 34 TIPOS PRIMITIVOS Palavra-reservada: inteiro - define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais Palavra-reservada: real - define variáveis numéricas

Leia mais

Aula 3 Conceitos de memória, variáveis e constantes Cleverton Hentz

Aula 3 Conceitos de memória, variáveis e constantes Cleverton Hentz Aula 3 Conceitos de memória, variáveis e constantes Cleverton Hentz Sumário de Aula } Conceito de Memória } Variáveis e Tipos de Dados } Constantes 2 Conceito de Memória } A memória de um computador é

Leia mais

Cap. 2 Expressões na linguagem C

Cap. 2 Expressões na linguagem C Programação de Computadores II Cap. 2 Expressões na linguagem C Livro: Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas Rangel. Introdução a Estruturas de Dados, Editora Campus (24) Slides adaptados dos originais

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação

Algoritmos e Técnicas de Programação Algoritmos e Técnicas de Programação Estrutura, Visualg e Variáveis filipe.raulino@ifrn.edu.br Programação Estruturada A programação estruturada (Top-Down) estabelece uma disciplina de desenvolvimento

Leia mais

Instruções, dados e expressões

Instruções, dados e expressões Instruções, dados e expressões Marina Andretta ICMC-USP 1 de março de 2016 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 1 de março de 2016 1 / 50 Dados Um computador manipula informações presentes em sua memória.

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas Aula Tópico 2 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para o compilador

Leia mais

Centro Universitário Franciscano Curso de Sistemas de Informação Disciplina de algoritmos e programação II. Ponteiros

Centro Universitário Franciscano Curso de Sistemas de Informação Disciplina de algoritmos e programação II. Ponteiros Centro Universitário Franciscano Curso de Sistemas de Informação Disciplina de algoritmos e programação II Ponteiros Profa.: Simone Ceolin Slides (Prof.Tiago Rios da Rocha) Primeiro Semestre 2011 Sumário

Leia mais

01/08/2011. Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos. Numéricos. Tipos de dados. Dados Numéricos Inteiros. Dados Numéricos Reais.

01/08/2011. Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos. Numéricos. Tipos de dados. Dados Numéricos Inteiros. Dados Numéricos Reais. Engenharia de Controle e Automação Programação I Prof. Ricardo Sobjak ricardo.sobjak@ifsc.edu.br Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos Tipos de dados Os tipos de dados primitivos ou básicos são

Leia mais

Estrutura de Dados Funções e Procedimentos

Estrutura de Dados Funções e Procedimentos Estrutura de Dados Funções e Procedimentos Prof. Salustiano Rodrigues de Oliveira saluorodrigues@gmail.com www.profsalu.wordpress.com Java A linguagem Java utiliza o paradigma de programação orientada

Leia mais

PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95

PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95 PROGRAMAÇÃO de COMPUTADORES: LINGUAGEM FORTRAN 90/95 Exercícios de revisão Lista 01: a) Monte um mapa conceitual indicando as relações entre os seguintes conceitos, no contexto do assunto visto em aula:

Leia mais

NESSES SLIDES, VOCÊ VAI APRENDER: Configuração de ambiente Variáveis Operadores Ambiguidade Condições e Laços

NESSES SLIDES, VOCÊ VAI APRENDER: Configuração de ambiente Variáveis Operadores Ambiguidade Condições e Laços MÓDULO II NESSES SLIDES, VOCÊ VAI APRENDER: Configuração de ambiente Variáveis Operadores Ambiguidade Condições e Laços SIGA OS PRÓXIMOS PASSOS: 1. INSTALAÇÃO PYTHON : ESCOLHA A VERSÃO MAIS ATUAL E ESTÁVEL

Leia mais

Windows Forms Applications - Introdução. Prof. Robinson Alves IFRN

Windows Forms Applications - Introdução. Prof. Robinson Alves IFRN Windows Forms Applications - Introdução Prof. Robinson Alves IFRN Windows Forms Applications - Introdução Baseado na apostila do Prof. Fabiano Papaiz Windows Forms Applications Permitem o desenvolvimento

Leia mais

1 - Ambiente de desenvolvimento

1 - Ambiente de desenvolvimento Neste documento começa-se por apresentar o ambiente de desenvolvimento integrado do Visual Basic (menu bar, toolbars, toolbox, project explorer window, properties window, form designer e code editor window).

Leia mais

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância Classes o Objetos Um recurso comum de cada aplicativo feito até agora é que todas as instruções que realizavam tarefas localizavam-se no método main. Se você tornar parte de uma equipe de desenvolvimento

Leia mais

Tópicos de hoje: Cap. 2 Expressões na linguagem C. Bits, Bytes e Palavras. Variáveis e Constantes. Números inteiros num Byte

Tópicos de hoje: Cap. 2 Expressões na linguagem C. Bits, Bytes e Palavras. Variáveis e Constantes. Números inteiros num Byte Tópicos de hoje: Programação de Computadores II Cap. Expressões na linguagem C Bits, s e Palavras Variáveis e constantes Operadores e expressões Livro: Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas Rangel.

Leia mais

Curso de PHP. FATEC - Jundiaí TIPOS DE VARIÁVEIS

Curso de PHP. FATEC - Jundiaí TIPOS DE VARIÁVEIS Curso de PHP FATEC - Jundiaí TIPOS DE VARIÁVEIS - Inteiros - Ponto Flutuante - String - Array - Objetos - Booleanos PHP utiliza checagem de tipos dinâmica, ou seja, uma variável vel pode conter valores

Leia mais

EXPRESSÕES BOOLEANAS. Ex: boolean b = false; // declara uma variável do tipo boolean e atribui false

EXPRESSÕES BOOLEANAS. Ex: boolean b = false; // declara uma variável do tipo boolean e atribui false Cursos: Análise, Ciência da Computação e Sistemas de Informação Programação I - Prof. Aníbal Notas de aula 4 EXPRESSÕES BOOLEANAS O tipo primitivo boolean É um tipo de dados primitivo em Java que possui

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA. DIM0320 Algoritmos e Programação de Computadores

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA. DIM0320 Algoritmos e Programação de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA DIM0320 Algoritmos e Programação de Computadores #VARIÁVEIS #TIPOS DE DADOS E L I EZ I O S O A R ES E L I EZ

Leia mais

APROG. Civil. Programas Básicos. ISEP DEI, Angelo Martins 2006 ISEP DEI, António Silva Programas Básicos

APROG. Civil. Programas Básicos. ISEP DEI, Angelo Martins 2006 ISEP DEI, António Silva Programas Básicos Conteúdo Exemplo de um programa Apresentação sumária da construção de um programa em VB. Objectos e o mecanismo de eventos Apresentação dos conceitos básicos de programação em ambiente MS Windows. Tipos

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Faça um programa que possua um vetor

Leia mais

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos:

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 Elementos Básicos Tipos de dados Dados e seus tipos: Computadores lidam com diversos tipos de dados: numéricos,

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1 Estruturas Básicas Aula Tópico 4 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para

Leia mais

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS 782 - Programação em C/C++ - estrutura básica e conceitos fundamentais Linguagens de programação Linguagem de programação são conjuntos de palavras formais, utilizadas na escrita de programas, para enunciar

Leia mais

Introdução à Linguagem C++

Introdução à Linguagem C++ Introdução à Linguagem C++ C++: Definição C++ C A Linguagem de Programação C++ pode ser definida como uma extensão da Linguagem C; Todo código de programação em Linguagem C pode a priori ser compilado

Leia mais

Aula 02. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Aula 02. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Programação Orientada a Objetos II Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - O que é C# e.net - Um

Leia mais

Programação Introdução

Programação Introdução PROGRAMAÇÃO Programação Introdução Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 1 Introdução Para armazenar um algoritmo na memória de um computador e para que ele possa, em seguida, comandar as operações a serem executadas,

Leia mais

Fundamentos de Programação. Turma CI-240-EST. Josiney de Souza.

Fundamentos de Programação. Turma CI-240-EST. Josiney de Souza. Fundamentos de Programação Turma CI-240-EST Josiney de Souza josineys@inf.ufpr.br Agenda do Dia Aula 8 (30/09/15) Comentários sobre exercícios propostos Desvio condicional Simples Composto Exercícios Propostos

Leia mais

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Programação em C Variáveis e Expressões DCA0800 Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Introdução a programação Visão geral

Introdução a programação Visão geral Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Introdução a programação Visão geral Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Conceitos lógica/algoritmo A lógica é usada no dia a dia das pessoas para

Leia mais

1/50. Conceitos Básicos. Programa Básico

1/50. Conceitos Básicos. Programa Básico 1/50 Conceitos Básicos Programa Básico 2/50 Operações básicas de entrada e saída #include main retorna um inteiro int main() { std::cout

Leia mais

Introdução ao SciLab. SciLab O que é? Onde obter o programa:

Introdução ao SciLab. SciLab O que é? Onde obter o programa: Introdução ao SciLab SciLab O que é? SciLab é uma plataforma interativa para computação numérica composta de uma rica coleção de algoritmos numéricos e de uma linguagem de programação associada. CN04 2010

Leia mais

Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II

Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II Lógica de Programação para Engenharia 1 Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II Português Estruturado Prof. Daniel Caetano Objetivo: Explicitar os elementos básicos envolvidos na programação

Leia mais

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores

Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Prof. Miguel Elias Mitre Campista http://www.gta.ufrj.br/~miguel PARTE 2 Programação em C++ - Arrays e Ponteiros Arrays Estruturas de dados que

Leia mais

Conceitos Básicos de Algoritmos

Conceitos Básicos de Algoritmos Conceitos Básicos de Algoritmos 35 TIPOS PRIMITIVOS Palavra-reservada: inteiro - define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais Palavra-reservada: real - define variáveis numéricas

Leia mais

Introdução a Programação. Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin

Introdução a Programação. Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin Introdução a Programação Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin Programas Programas são instruções para o computador executar uma tarefa Estas instruções seguem uma lógica Lógica: modo

Leia mais

Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II Português Estruturado - Versão Estácio Prof. Daniel Caetano

Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II Português Estruturado - Versão Estácio Prof. Daniel Caetano Lógica de Programação para Engenharia 1 Unidade 4: Introdução à Lógica de Programação - Parte II Português Estruturado - Versão Estácio Prof. Daniel Caetano Objetivo: Explicitar os elementos básicos envolvidos

Leia mais

Capítulo 2 Operadores. A função scanf()

Capítulo 2 Operadores. A função scanf() Capítulo 2 Operadores A função scanf() A função scanf() é outra das funções de E/S implementadas em todos os compiladores e nos permite ler dados formatados da entrada padrão (teclado). Sintaxe: scanf(

Leia mais

Unidade 5: Introdução à Programação com C/C++ Prof. Daniel Caetano

Unidade 5: Introdução à Programação com C/C++ Prof. Daniel Caetano Lógica de Programação para Engenharia 1 Unidade 5: Introdução à Programação com C/C++ Prof. Daniel Caetano Objetivo: Explicitar os elementos básicos envolvidos na programação com a linguagem C/C++. Bibliografia:

Leia mais

É uma sequência lógica de ações, um passo a passo, para atingir determinado objetivo.

É uma sequência lógica de ações, um passo a passo, para atingir determinado objetivo. Computação I Introdução Olá pessoal, eu sou o Edivaldo e aqui vou tentar ensinar de um jeito resumido e descomplicado as noções iniciais do curso de Programação da UFRJ, que é ministrado na linguagem de

Leia mais

Trabalhando com MDI e Menus

Trabalhando com MDI e Menus Ambiente de Programação Visual Trabalhando com MDI e Menus Prof. Mauro Lopes 1-31 22 Objetivos Nesta aula iremos apresentar o desenvolvimento de uma aplicação padrão MDI. Este modelo de aplicação é muito

Leia mais