Laboratório de Programação II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Laboratório de Programação II"

Transcrição

1 Laboratório de Programação II Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho

2 Na aula passada vimos...

3 Na aula passada vimos Introdução à linguagem C;

4 Na aula de hoje veremos...

5 Na aula de hoje veremos Variáveis, constantes, operadores e expressões;

6 Na aula de hoje veremos Variáveis, constantes, operadores e expressões; OBS: Não se esqueça de criar o diretório da aula-02 no projeto de fontes. ;)

7 Variáveis, constantes, operadores e expressões

8 Variáveis, constantes, operadores e expressões Introdução Básica às Entradas e Saídas

9 Introdução Básicas às Entradas e Saídas - Caracteres Os caracteres são um tipo de dado: o char A linguagem C trata os caracteres ('a', 'b', 'x', etc...) como sendo variáveis de um byte (8 bits). Um bit é a menor unidade de armazenamento de informações em um computador. Os inteiros (ints) têm um número maior de bytes. Dependendo da implementação do compilador, eles podem ter 2 bytes (16 bits) ou 4 bytes (32 bits). Na linguagem C, também podemos usar um char para armazenar valores numéricos inteiros, além de usá-lo para armazenar caracteres de texto.

10 Introdução Básicas às Entradas e Saídas Crie o programa11.c

11 Introdução Básicas às Entradas e Saídas Digite o seguinte código:

12 Introdução Básicas às Entradas e Saídas Digite o seguinte código:

13 Introdução Básicas às Entradas e Saídas Depois de compilado e executado...

14 Introdução Básicas às Entradas e Saídas Depois de compilado e executado... Por quê essa saída?

15 Introdução Básicas às Entradas e Saídas Depois de compilado e executado... Por quê essa saída? Tabela ASCII

16 Introdução Básicas às Entradas e Saídas

17 Introdução Básicas às Entradas e Saídas Crie o programa12.c

18 Introdução Básicas às Entradas e Saídas Digite o seguinte código:

19 Introdução Básicas às Entradas e Saídas Compilado e executado...

20 Strings

21 Strings Na linguagem C não existe o tipo de dado string. No C uma string é um vetor de caracteres terminado com um caractere nulo. O caractere nulo é um caractere com valor inteiro igual a zero (código ASCII igual a 0). O terminador nulo também pode ser escrito usando a conversão de barra invertida do C como sendo '\0'. OBS: Iremos aprender sobre vetores em aula futura, mas precisamos entender um básico para poder trabalhar com strings.

22 Strings Para declarar uma string, podemos usar o seguinte formado geral: char nome_da_string[tamanho];

23 Strings Para declarar uma string, podemos usar o seguinte formado geral: char nome_da_string[tamanho]; Exemplo: char nome[11];

24 Strings Para declarar uma string, podemos usar o seguinte formado geral: char nome_da_string[tamanho]; Exemplo: char nome[11]; Isso declara um vetor de caracteres (uma string) com número de posições igual a tamanho. OBS: Como temos que reservar um caractere para ser o terminador nulo, temos que declarar o comprimento da string como sendo, no mínimo, um caractere maior que a string que pretendemos armazenar.

25 Strings Para declarar uma string, podemos usar o seguinte formado geral: char nome_da_string[tamanho]; Exemplo: char nome[11]; Isso declara um vetor de caracteres (uma string) com número de posições igual a tamanho. OBS: Como temos que reservar um caractere para ser o terminador nulo, temos que declarar o comprimento da string como sendo, no mínimo, um caractere maior que a string que pretendemos armazenar. D i e m e s l e n o \0

26 Strings Para declarar uma string, podemos usar o seguinte formado geral: char nome_da_string[tamanho]; Exemplo: char nome[11]; Isso declara um vetor de caracteres (uma string) com número de posições igual a tamanho. OBS: Como temos que reservar um caractere para ser o terminador nulo, temos que declarar o comprimento da string como sendo, no mínimo, um caractere maior que a string que pretendemos armazenar. D i e m e s l e Todo vetor inicia na posição 0 e vai até n -1 n o \0

27 Strings Crie o programa13.c

28 Strings Digite o seguinte código:

29 Strings Compilando e executando...

30 Strings Como as strings são vetores de caracteres, podemos acessar um determinado caractere da mesma de forma indexada.

31 Strings Crie o programa14.c

32 Strings Digite o seguinte código:

33 Strings Compilado e executado...

34 Strings Da mesma forma que podemos acessar o valor de qualquer posição de um vetor de caracteres (string) podemos também alterar seu valor.

35 Strings Crie o programa16.c

36 Strings Digite o seguinte código:

37 Strings Compilado e executado...

38 Entendendo melhor a função printf()

39 Entendendo melhor a função printf() A função printf() tem a seguinte forma geral: printf(string_de_controle, lista_de_argumentos); Temos, na string de controle, uma descrição de tudo que a função irá colocar na tela. A string de controle mostra não apenas os caracteres que devem ser colocados na tela, mas também quais as variávei e suas respectivas posições. Isso é feito usando-se os códigos de controle, que usam a notação %.

40 Entendendo melhor a função printf() printf(string_de_controle, lista_de_argumentos); Na string de controle indicamos quais, de qual tipo e em que posição estão as variáveis a serem apresentadas. É muito importante que, para cada código de controle, tenhamos um argumento na lista de argumentos. Alguns destes códigos:

41 Entendendo melhor a função scanf()

42 Entendendo melhor a função scanf() O formato geral da função scanf() é: scanf(string_de_controle, lista_de_argumentos); Usamos a função scanf() para pedir dados ao usuário. OBS: Devemos lembrar de colocar o sinal de & antes das variáveis da lista de argumentos.

43 Introdução aos Controle de Fluxo

44 Introdução aos Controle de Fluxo Os comandos de controle de fluxo são aqueles que permitem ao programador alterar a sequência de execução do programa.

45 Introdução aos Controle de Fluxo - if

46 Introdução aos Controle de Fluxo - if O comando if representa uma tomada de decisão do tipo: "SE isto ENTÃO aquilo" Sua forma geral é: if(condição) { declaração; } A condição do comando if é uma expressão que será avaliada. Se o resultado for zero, a declaração NÂO será executada. Se o resultado for qualquer coisa diferente de zero, a declaração SERÁ executada. Ou seja, 0 significa false (falso); //não executa Qualquer coisa > 0 significa true (verdadeiro); //executa

47 Introdução aos Controle de Fluxo - if O comando if representa uma tomada de decisão do tipo: "SE isto ENTÃO aquilo" Sua forma geral é: if(condição) { declaração; } A declaração pode ser um bloco de código ou apenas um comando. Repare que o ponto e vírgula só vai nos comandos da declaração. O comando if inicia e termina com chaves.

48 Introdução aos Controle de Fluxo - if Crie o programa16.c

49 Introdução aos Controle de Fluxo - if Digite o seguinte código:

50 Introdução aos Controle de Fluxo - if Compilado e executado...

51 Introdução aos Controle de Fluxo - if Entendendo o código...

52 Introdução aos Controle de Fluxo - if Na linha 8, a expressão 'numero > 666' é avaliada e retorna um valor diferente de zero se verdadeira ou zero se falsa. A linha 9 só é executada se a expressão for verdadeira.

53 Introdução aos Controle de Fluxo - if O mesmo ocorre na linha 12, onde a expressão 'numero == 666' é avaliada. E também na linha 16 onde a expressão 'numero < 666' é avaliada.

54 Introdução aos Controle de Fluxo - if É importante lembrar que a expressão que será avaliada deve retornar true ou false. No caso do C, 0 é false e > que 0 é true.

55 Introdução aos Controle de Fluxo - if É importante lembrar que a expressão que será avaliada deve retornar true ou false. No caso do C, 0 é false e > que 0 é true. if(num = 10) //errado

56 Introdução aos Controle de Fluxo - if É importante lembrar que a expressão que será avaliada deve retornar true ou false. No caso do C, 0 é false e > que 0 é true. if(num = 10) //errado if(1) //válido (true) if(0) //válido (false)

57 Introdução aos Controle de Fluxo - if Crie o programa17.c

58 Introdução aos Controle de Fluxo - if Digite o seguinte código:

59 Introdução aos Controle de Fluxo - if Compilando e rodando...

60 Introdução aos Controle de Fluxo - if Geralmente, as expressões que são avaliadas em um if são do tipo 'comparação' e para isso utilizamos os respectivos operadores: == (igual);!= (diferente de); > (maior que); < (menor que); >= (maior ou igual) <= (menor ou igual)

61 Introdução aos Controle de Fluxo - else

62 Introdução aos Controle de Fluxo - else Quase sempre a instrução if necessita de um complemento para que independente do resultado da expressão avaliada o programa possa executar alguma ação. Esse complemento do if é o else. Ele funcionam em conjunto da seguinte forma: if(expressão){ declaração se for true; }else{ declaração se for false; } Dessa forma, a expressão sendo verdadeira irá fazer uma coisa e sendo falsa irá fazer outra.

63 Introdução aos Controle de Fluxo - else Crie o programa18.c

64 Introdução aos Controle de Fluxo - else Digite o seguinte código:

65 Introdução aos Controle de Fluxo - else Compilando e executando...

66 Introdução aos Controle de Fluxo - if/else encadeados

67 Introdução aos Controle de Fluxo - if/else encadeados Durante a programação de sistemas, em determinados casos, temos que tratar mais do que somente 2 valores. Neste caso podemos utilizar if/else encadeados, conforme: if(expressão_a){ declaração_a true; }else if(expressão_b){ declaração_b true; }else if(expressão_n){ declaração_n true; }else{ declaração_se nada der certo; }

68 Introdução aos Controle de Fluxo - if/else encadeados Crie o programa19.c

69 Introdução aos Controle de Fluxo - if/else encadeados Digite o seguinte código:

70 Introdução aos Controle de Fluxo - if/else encadeados Compilado e executado...

71 Introdução aos Comandos de repetição

72 Introdução aos Comandos de repetição - for

73 Introdução aos Comandos de repetição - for O loop (laço) for é usado para repetir um comando, ou bloco de comandos, diversas vezes, de maneira que se possa ter um bom controle sobre o loop. Sua forma geral é: for(inicialização; condição_de_parada; forma_de_incremento){ declaração; } O for inicializa a variável somente uma vez; então verifica a condição de parada e a forma de incremento; A condição de parada é uma expressão que pode ser verdadeira ou falsa. Sendo verdadeira a declaração é executada e a variável incrementada. Novamente a condição de parada é checada e sendo verdadeira o processo continua até que a condição de parada retorne false.

74 Introdução aos Comandos de repetição - for Crie o programa20.c

75 Introdução aos Comandos de repetição - for Digite o seguinte código:

76 Introdução aos Comandos de repetição - for Compilando e rodando...

77 Introdução aos Comandos de repetição - for Entendendo o código:

78 Introdução aos Comandos de repetição - for O que o programa21.c faz?

79 Introdução aos Comandos de repetição - for O que o programa21.c faz? OBS: Com o que já estudamos, dá pra responder na lata. ;)

80 Introdução aos Comandos de repetição - for O programa21.c imprime o alfabeto com letras maiúsculas de forma fácil. ;)

81 Introdução aos Comandos de repetição - for Entendendo o código...

82 Palavras reservadas do C

83 Palavras reservadas do C Toda linguagem de programação têm palavras reservadas. As palavras reservadas não podem ser usadas em nomes de variáveis, métodos, programas e bibliotecas pois fazem parte da linguagem de programação.

84 Palavras reservadas do C A tabela de palavras reservadas do ANSI C é:

85 Palavras reservadas do C A tabela de palavras reservadas do ANSI C é: Algumas dessas palavras já utilizamos nos nossos programas. Outras ainda iremos utilizar. Algumas delas, praticamente nunca.

86 Nomes de variáveis

87 Nomes de variáveis As variáveis no C podem ter qualquer nome se quatro condições forem satisfeitas: 1 - O nome deve começar com uma letra ou sublinhado. 2 - Os caracteres subsequentes devem ser setras, números ou sublinhado. 3 - O nome da variável não pode ser igual a uma palavra reservada. 4 - O nome da variável não pode ser igual ao nome de uma função declarada pelo programador ou pelas bibliotecas do C. São aceitas variáveis com até 32 caracteres.

88 Nomes de variáveis Dicas quanto aos nomes de variáveis: OBS: Será também cobrado em prova. ;) - É uma prática tradicional do C, usar letras minúsculas para nomes de variáveis, sem espaço, sem caracteres especiais e sem acentuação; - É uma prática também, usar letras maiúsculas para nomes de constantes, da mesma forma, sem espaço, sem caracteres especiais e sem acentuação;

89 Nomes de variáveis Portando: int Número; //errado char açúcar; //errado float 23ab; //errado //errado int primeiro numero; //errado int numero; //certo char acucar; //certo float ab23; //certo double _k7; //certo int primeiro_numero; //certo

90 Os tipos do C

91 Os tipos do C O C tem 5 tipos básicos: char, int, float, void e double. O char, como já vimos, pode guardar um caractere, como 'a' ou um número da tabela ASCII como 60 O int, como também já vimos, pode guardar inteiros, como 2 O float e o double podem guardar números com ponto flutuante, como 23.4 O void é um tipo vazio.

92 Os modificadores de tipos do C Para cada um dos tipo de variáveis existem os modificadores de tipo. Os modificadores de tipo no C são quatro: signed, unsigned, long e short. Ao float não se pode aplicar nenhum e ao double pode-se aplicar apenas o long. Os quatro modificadores podem ser aplicados a inteiros. A intenção é que short e long devam prover tamanhos diferentes de inteiros onde isto for prático. Inteiros menores (short) ou maiores (long). int normalmente será o tamanho natural para uma determinada máquina. Assim, numa máquina de 16 bits, int provavelmente terá 16 bits, enquanto numa de 32 bits, int deverá ter 32 bits.

93 Os modificadores de tipos do C O modificador unsigned serve para especificar variáveis sem sinal. Por exemplo um unsigned int será um inteiro que assumirá apenas valores positivos.

94 Os modificadores de tipos do C Na tabela abaixo, são apresentados os tipos de dados permitidos e seus valores máximos e mínimos juntamente com o formato que deve ser utilizado para ser os tipos de dados com a função scanf()

95 Declaração e inicialização de variáveis em C

96 Declaração e inicialização de variáveis em C Crie o programa22.c

97 Declaração e inicialização de variáveis em C Digite o seguinte código:

98 Declaração e inicialização de variáveis em C Compile, rode e entre com o número 2.

99 Declaração e inicialização de variáveis em C Compile, rode e entre com o número 2. Como o loop (for) está 'rodando' 5 vezes a soma deveria dar 10. Mas por quê está dando esse valor?

100 Declaração e inicialização de variáveis em C O problema está na falta de inicialização da variável soma.

101 Declaração e inicialização de variáveis em C O problema está na falta de inicialização da variável soma.

102 Declaração e inicialização de variáveis em C Com a variável soma inicializada, o cálculo ocorre sem problemas.

103 Declaração e inicialização de variáveis em C Com a variável soma inicializada, o cálculo ocorre sem problemas.

104 Constantes

105 Constantes Constantes são valores que são mantidos fixos pelo compilador durante a execução do programa. Não declaramos tipos de dados nas constantes, e nem terminamos a declaração com ponto e vírgula. Ao contrário de uma variável que é declarada com letras minúsculas, as constantes são declaradas SEMPRE com todas as letras maiúscilas. A declaração de uma constante começa com cerquilha ('#') e a palavra reservada declare Exemplo: #define PI #define NOVALINHA '\n'

106 Constantes Crie o programa23.c

107 Constantes Digite o seguinte código:

108 Constantes Compilado e executado...

109 Operadores Aritiméticos e de Atribuição

110 Operadores Aritiméticos e de Atribuição Utilizados para realizar operações matemáticas, são eles:

111 Operadores Aritiméticos e de Atribuição Crie o programa24.c

112 Operadores Aritiméticos e de Atribuição Digite o seguinte código:

113 Operadores Aritiméticos e de Atribuição Compilado e rodando...

114 Operadores Relacionais e Lógicos

115 Operadores Relacionais e Lógicos Já conhecemos os relacionais...

116 Operadores Relacionais e Lógicos Já conhecemos os relacionais...

117 Operadores Relacionais e Lógicos Crie o programa25.c

118 Operadores Relacionais e Lógicos Digite o seguinte código:

119 Operadores Relacionais e Lógicos Compilando e rodando...

120 Operadores Lógicos Bit a Bit

121 Operadores Lógicos Bit a Bit O C permite que se faça operações lógicas bit-a-bit em números. Ou seja, neste caso, o número é representado por sua forma binária e as operações são feitas em cada bit dele.

122 Operadores Lógicos Bit a Bit Imagine um número inteiro de 16 bits e a variável i armazenando o valor 2. int i = 2; A representação binária de i será: São quinze zeros e um único 1 na segunda posição da direita para a esquerda.

123 Operadores Lógicos Bit a Bit Imagine um número inteiro de 16 bits e a variável i armazenando o valor 2. int i = 2; A representação binária de i será: São quinze zeros e um único 1 na segunda posição da direita para a esquerda. Podemos fazer operações em cada um dos bits deste número. Por exemplo, se fizermos a negação do número (utilizando a operação binária NOT, ou o operador binário ~), isto é, ~i, o número se transformará em: O i que antes valia 2 agora vale 65533

124 Operadores Lógicos Bit a Bit As operações binárias ajudam os programadores que queiram ou precisem trabalhar com o computador em "baixo nível". As operações lógicas bit a bit só podem ser usadas nos tipo char, int e long int. Os operadores são:

125 Operadores Lógicos Bit a Bit Crie o programa26.c

126 Operadores Lógicos Bit a Bit Digite o seguinte código:

127 Operadores Lógicos Bit a Bit Compilando e rodando...

128 O modelador Cast

129 O modelador Cast Um modelador é aplicado a uma expressão para forçá-la a ser de um tipo especificado. Sua forma geral é: (tipo)expressão;

130 O modelador Cast Crie o programa27.c

131 O modelador Cast Digite o seguinte código:

132 O modelador Cast Compilado e rodando...

133 Laboratório de Programação II Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho

134 Exercícios 1) Crie um programa que gere automaticamente o alfabeto em letras minúsculas e imprima no console de trás para frente. Ou seja, de z até a. 2) Crie um programa que receba 5 vezes o nome de uma fruta, para cada fruta informada conte quantas consoantes e quantas vogais tem no nome da fruta e imprima no console. 3) Crie um programa que receba do teclado uma frase e imprima no console a mesma frase ao contrário.

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões.

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. 1 Estruturas da linguagem C 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. Identificadores Os identificadores seguem a duas regras: 1. Devem ser começados por letras

Leia mais

Variáveis primitivas e Controle de fluxo

Variáveis primitivas e Controle de fluxo Variáveis primitivas e Controle de fluxo Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/

Leia mais

Estrutura do programa

Estrutura do programa Linguagem C Estrutura do programa Exemplo: #include #include main() { printf( Ola, mundo! ); system( pause ); }

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S

PROGRAMAÇÃO I E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S PROGRAMAÇÃO I VA R I Á V E I S, C O N S TA N T E S, O P E R A D O R E S E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S Variáveis 2 Variáveis são locais onde são armazenados os valores na memória. Toda variável é

Leia mais

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1)

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Objetivos O principal objetivo deste artigo é explicar alguns conceitos fundamentais de programação em C. No final será implementado um programa envolvendo todos

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

Aula 02. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Aula 02. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Programação Orientada a Objetos II Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - O que é C# e.net - Um

Leia mais

Revisão C++ - Parte 1

Revisão C++ - Parte 1 Revisão C++ - Parte 1 Prof. Gustavo Leitão Campus Natal Central Disciplina Programação para Ambiente de Redes 5/3/2010 Objetivo da Aula 5/3/2010 5/3/2010 OBJETIVO DA AULA Revisar os principais comandos

Leia mais

Programação: Vetores

Programação: Vetores Programação de Computadores I Aula 09 Programação: Vetores José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/62 Motivação Problema Faça um programa que leia

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Programação I Tipos de Dados Básicos - C Professora: Norminda Luiza

Universidade Federal do Espírito Santo. Programação I Tipos de Dados Básicos - C Professora: Norminda Luiza Universidade Federal do Espírito Santo Programação I Tipos de Dados Básicos - C Professora: Norminda Luiza Variáveis Tipos de Dados Básicos Formação dos identificadores o nome deve começar com uma letra

Leia mais

A Linguagem C. A forma de um programa em C

A Linguagem C. A forma de um programa em C A Linguagem C Criada em 1972 por D. M. Ritchie e K. Thompson. Tornou-se uma das mais importantes e populares, principalmente pela portabilidade e flexibilidade. Foi projetada para o desenvolvimento de

Leia mais

Métodos Computacionais

Métodos Computacionais Métodos Computacionais Objetivos da Disciplina e Introdução a Linguagem C Construções Básicas Objetivos da Disciplina Objetivo Geral Discutir técnicas de programação e estruturação de dados para o desenvolvimento

Leia mais

Introdução à Computação MAC0110

Introdução à Computação MAC0110 Introdução à Computação MAC0110 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 2 Variáveis e Atribuições Memória Principal: Introdução Vimos que a CPU usa a memória principal para guardar as informações que estão

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Aula Passada 1º Programa: olamundo.c #include // biblioteca padrão de E/S /* Programa Olá Mundo */ int main(void) { printf( Olá mundo\n ); //exibe Olá mundo

Leia mais

Algoritmos. Algoritmos. Linguagem de programação. Conceitos. Conceitos. Conceitos. Sintaxe do comando para incluir bibliotecas no programa:

Algoritmos. Algoritmos. Linguagem de programação. Conceitos. Conceitos. Conceitos. Sintaxe do comando para incluir bibliotecas no programa: Algoritmos Algoritmos Leandro Tonietto Unisinos ltonietto@unisinos.br http://www.inf.unisinos.br/~ltonietto/inf/pg1/algoritmosi_java.pdf Mar-2008 Possuem sintaxe flexível e são mais úteis para descrição

Leia mais

Vetores. e o programa deverá ler os valores separadamente:

Vetores. e o programa deverá ler os valores separadamente: Vetores Vetor é um tipo de dado usado para representar uma certa quantidade de variáveis de valores homogêneos (do mesmo tipo). Imagine o seguinte problema: calcular a média das notas da prova de 5 alunos.

Leia mais

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Métodos Computacionais Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Tópicos da Aula Hoje aprenderemos a escrever um programa em C que pode realizar cálculos Conceito de expressão Tipos de

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Aula Passada Prática com declaração e inicialização de variáveis Capacidade de representação (estouro de representação) Tamanho ocupado pela variável na memória (comando

Leia mais

Ambiente de desenvolvimento

Ambiente de desenvolvimento Linguagem C Ambiente de desenvolvimento Um programa em C passa por seis fases até a execução: 1) Edição 2) Pré-processamento 3) Compilação 4) Linking 5) Carregamento 6) Execução Etapa 1: Criação do programa

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1 Estruturas Básicas Aula Tópico 4 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para

Leia mais

Introdução à Computação (IC) Linguagem C: Variáveis e Constantes

Introdução à Computação (IC) Linguagem C: Variáveis e Constantes Introdução à Computação (IC) Linguagem C: Variáveis e Constantes Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Campus Aparecida de Goiânia (CAP) Faculdade

Leia mais

Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões

Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões INF1005: Programação 1 Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões 08/03/10 (c) Paula Rodrigues 1 Tópicos Principais Programando em C Funções Variáveis Define Operadores e Expressões Entrada e Saída

Leia mais

Linguagem de Programação

Linguagem de Programação Linguagem de Programação Vetores e Strings int vetor[] / rand() / #define / char string[] / gets() Gil Eduardo de Andrade Vetores Introdução Um vetor pode ser definido como é um conjunto de elementos (variáveis)

Leia mais

CONCEITOS DE ALGORITMOS

CONCEITOS DE ALGORITMOS CONCEITOS DE ALGORITMOS Fundamentos da Programação de Computadores - 3ª Ed. 2012 Editora Prentice Hall ISBN 9788564574168 Ana Fernanda Gomes Ascênsio Edilene Aparecida Veneruchi de Campos Algoritmos são

Leia mais

Linguagens de Programação PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. Linguagem C. Linguagem C Estrutura Básica. Constante (literais) Linguagem C Primeiro Programa

Linguagens de Programação PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. Linguagem C. Linguagem C Estrutura Básica. Constante (literais) Linguagem C Primeiro Programa Linguagens de Programação PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Linguagem C - Introdução Linguagens de Máquina Representação numérica Difícil utilização e compreensão Específica para cada máquina Linguagens Simbólicas(Assembly)

Leia mais

Tipos de Dados, Variáveis e Entrada e Saída em C. DCC 120 Laboratório de Programação

Tipos de Dados, Variáveis e Entrada e Saída em C. DCC 120 Laboratório de Programação Tipos de Dados, Variáveis e Entrada e Saída em C DCC 120 Laboratório de Programação Variáveis Uma variável representa um espaço na memória do computador para armazenar um determinado tipo de dado. Em C,

Leia mais

Métodos Computacionais. Funções, Escopo de Variáveis e Ponteiros

Métodos Computacionais. Funções, Escopo de Variáveis e Ponteiros Métodos Computacionais Funções, Escopo de Variáveis e Ponteiros Tópicos da Aula Hoje vamos detalhar funções em C Escrevendo funções Comando return Passagem de argumentos por valor Execução de uma função

Leia mais

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes Introdução à Programação Introdução a Linguagem C Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br Resumo da aula Introdução Variáveis Tipos de dados Operadores e Expressões: Operadores

Leia mais

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis Variável, na Matemática, é um termo utilizado em substituição de outro, normalmente, desconhecido. É utilizado para representar um número ou um conjunto. No contexto da programação de computadores, uma

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Primeiro programa em C #include int main() { int num1, num2, result; scanf("%d",&num1); scanf("%d",&num2); result = num1 + num2; printf("%d",

Leia mais

Estruturas de Repetição. for() while() do-while() break; continue;

Estruturas de Repetição. for() while() do-while() break; continue; Estruturas de Repetição for() while() do-while() break; continue; 1 Auto-Ajuda (!) Como ajudar a solucionar erros básicos do meu programa? Verificar os ; Verificar se não há comandos em maiúsculas; Verificar

Leia mais

Comandos de controle de fluxo: if / for / while / do while.

Comandos de controle de fluxo: if / for / while / do while. Conceitos básicos do C. 2 Introdução às funções. Entrada e saída. Comandos de controle de fluxo: if / for / while / do while. Variáveis, constantes, operadores e expressões Switch / break / matrizes e

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I IEC012. Linguagem C - Guia de bolso - Prof. César Melo

Algoritmos e Estruturas de Dados I IEC012. Linguagem C - Guia de bolso - Prof. César Melo Algoritmos e Estruturas de Dados I IEC012 Linguagem C - Guia de bolso - Prof. César Melo Histórico A linguagem C é uma linguagem de programação inventada na década de 1970 por Dennis Ritchie Brian Kennigaham.

Leia mais

Introdução à Linguagem C++

Introdução à Linguagem C++ Introdução à Linguagem C++ C++: Definição C++ C A Linguagem de Programação C++ pode ser definida como uma extensão da Linguagem C; Todo código de programação em Linguagem C pode a priori ser compilado

Leia mais

ERROS MAIS COMUNS EM ALGORITMOS

ERROS MAIS COMUNS EM ALGORITMOS 1/6 ERROS MAIS COMUNS EM ALGORITMOS Marcos Portnoi Última atualização: 17/5/2005 Este documento compila alguns erros mais comuns cometidos na confecção de algoritmos pelos estudantes de introdução a algoritmos.

Leia mais

Lição 4 Fundamentos da programação

Lição 4 Fundamentos da programação Lição 4 Fundamentos da programação Introdução à Programação I 1 Objetivos Ao final desta lição, o estudante será capaz de: Identificar as partes básicas de um programa em Java Reconhecer as diferenças

Leia mais

Controle de Fluxo. Laços e Desvios incondicionais

Controle de Fluxo. Laços e Desvios incondicionais Controle de Fluxo Laços e Desvios incondicionais Laços Em C, há três comandos de ITERAÇÃO ou LAÇOS: for while do... while Estes permitem que um conjunto de instruções seja executado até que ocorra uma

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 5 Estruturas de Repetição Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 26/04/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Aula de Hoje Estrutura de repetição Comando for

Leia mais

LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO

LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO Prof. André Backes ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Uma estrutura de repetição permite que uma sequência de comandos seja executada repetidamente, enquanto determinadas condições

Leia mais

INF1007: Programação 2. 0 Revisão. 06/08/2015 (c) Dept. de Informática - PUC-Rio 1

INF1007: Programação 2. 0 Revisão. 06/08/2015 (c) Dept. de Informática - PUC-Rio 1 INF1007: Programação 2 0 Revisão 06/08/2015 (c) Dept. de Informática - PUC-Rio 1 Tópicos Principais Variáveis e Constantes Operadores e Expressões Entrada e Saída Tomada de Decisão Construção com laços

Leia mais

Introdução à Linguagem C

Introdução à Linguagem C Engenharia de CONTROLE e AUTOMAÇÃO Introdução à Linguagem C Aula 02 DPEE 1038 Estrutura de Dados para Automação Curso de Engenharia de Controle e Automação Universidade Federal de Santa Maria beltrame@mail.ufsm.br

Leia mais

Módulo 1. Introdução. AEDS I C++ (Rone Ilídio)

Módulo 1. Introdução. AEDS I C++ (Rone Ilídio) Módulo 1 Introdução AEDS I C++ (Rone Ilídio) Introdução Linguagens de Programação Fonte Compilador Executável SO I Hardware C++ - Características Evolução do C, ou seja, possui a mesma sintaxe É uma linguagem

Leia mais

PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia

PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Calculo da área de um triângulo Algoritmo Área Var base,

Leia mais

Fundamentos de Programação. Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes. Prof.: Bruno Gomes

Fundamentos de Programação. Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes. Prof.: Bruno Gomes Fundamentos de Programação Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes Prof.: Bruno Gomes 1 Variáveis Representa uma porção da memória que pode ser utilizada pelo programa para armazenar informações

Leia mais

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre.googlepages.

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes  marcoandre.googlepages. Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre@ifc-araquari.edu.br marcoandre@gmail.com marcoandre.googlepages.com Algoritmos é a base Primeiro programa Este programa possui apenas uma

Leia mais

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza Algoritmos: Conceitos Fundamentais Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza DADOS E EXPRESSÕES Uso da Informação Computador manipula informações contidas em sua memória. Classificadas

Leia mais

Métodos Computacionais. Comandos Condicionais e de Repetição em C

Métodos Computacionais. Comandos Condicionais e de Repetição em C Métodos Computacionais Comandos Condicionais e de Repetição em C Tópicos da Aula Hoje vamos acrescentar comportamentos mais complexos a programas em C Comandos Condicionais if-else switch Comandos de Repetição

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: ponteiros e alocação dinâmica

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: ponteiros e alocação dinâmica Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: ponteiros e alocação dinâmica Prof. Renato Pimentel 1 Ponteiros 2 Prof. Renato Pimentel 1 Ponteiros: introdução Toda a informação

Leia mais

Hello World. Linguagem C. Tipos de Dados. Palavras Reservadas. Operadores Aritméticos. Pré e pós incremento e pré e pós decremento

Hello World. Linguagem C. Tipos de Dados. Palavras Reservadas. Operadores Aritméticos. Pré e pós incremento e pré e pós decremento Hello World Linguagem C printf("hello world!\n"); main é a função principal, a execução do programa começa por ela printf é uma função usada para enviar dados para o vídeo Palavras Reservadas auto double

Leia mais

7 Operadores e Expressões

7 Operadores e Expressões 7 Operadores e Expressões 7.1 Definição de operador, expressão e operando Um operador é um símbolo utilizado para identificar que uma determinada operação deve ser realizada sobre um ou mais parâmetros,

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++ UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++ Profª ª Danielle Casillo LAÇOS Laços são comandos da linguagem

Leia mais

Estrutura básica de um programa Instruções do Programa Sintaxe das instruções Diretivas apenas o contexto Variáveis e Constantes Tipos e modificadores

Estrutura básica de um programa Instruções do Programa Sintaxe das instruções Diretivas apenas o contexto Variáveis e Constantes Tipos e modificadores Objetivo: Estruturar uma sequencia de comandos em Linguagem C Estrutura básica de um programa Instruções do Programa Sintaxe das instruções Diretivas apenas o contexto Variáveis e Constantes Tipos e modificadores

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If...

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If... Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If... Else Switch Prof. Renato Pimentel 1 Operações relacionais Operações

Leia mais

LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES

LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES LINGUAGEM C: ARRAY: VETORES E MATRIZES Prof. André Backes POR QUE USAR ARRAY? As variáveis declaradas até agora são capazes de armazenar um único valor por vez. Sempre que tentamos armazenar um novo valor

Leia mais

4 Variáveis. Unesp Campus de Guaratinguetá

4 Variáveis. Unesp Campus de Guaratinguetá 4 Variáveis Unesp Campus de Guaratinguetá Curso de Programação Computadores Prof. Aníbal Tavares Profa. Cassilda Ribeiro Ministrado por: Prof. André Amarante Composição do Hardware MEMÓRIA UNIDADES FUNCIONAIS

Leia mais

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS 782 - Programação em C/C++ - estrutura básica e conceitos fundamentais Linguagens de programação Linguagem de programação são conjuntos de palavras formais, utilizadas na escrita de programas, para enunciar

Leia mais

Paradigmas de Linguagens

Paradigmas de Linguagens Paradigmas de Linguagens Aula 2: Tipos de dados Professora Sheila Cáceres Tipos de dados Dados são a matéria prima da computação junto com os programas. LPs precisam manipular dados. LPS utilizam os conceitos

Leia mais

11 - Estrutura de um programa em C

11 - Estrutura de um programa em C 11 - Estrutura de um programa em C directivas para o compilador { main ( ) declarações instruções } -É possível utilizar comentários, exemplo: /* Comentário */ que não são traduzidos pelo compilador, pois

Leia mais

Mini apostila de Python - Oficina de Vestibulandos. PET Computação - UFPR September 2016

Mini apostila de Python - Oficina de Vestibulandos. PET Computação - UFPR September 2016 Mini apostila de Python - Oficina de Vestibulandos PET Computação - UFPR September 2016 1 Sumário 1 Introdução 3 2 Obtenção e Instalação 3 3 Variáveis 3 4 Operações Matemáticas 5 5 Entrada de Dados 6 6

Leia mais

Noções de algoritmos - Aula 1

Noções de algoritmos - Aula 1 Noções de algoritmos - Aula 1 Departamento de Física UFPel Definição de algoritmo Sequência ordenada e finita de operações para a realização de uma tarefa. Tarefa: Experimento de Física I. Passo 1: Reunir

Leia mais

Linguagem C: Ponteiros. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Linguagem C: Ponteiros. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Linguagem C: Ponteiros Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Ponteiros; Variáveis ponteiros; Operadores de ponteiros; Expressões com ponteiros; Atribuição de ponteiros; Aritmética de ponteiros; Comparação

Leia mais

Módulo Lógica Programação com aplicações em Java. Projeto khouse Profissionalizante Profª Larissa Brandão

Módulo Lógica Programação com aplicações em Java. Projeto khouse Profissionalizante Profª Larissa Brandão Educação Módulo Lógica e Ética de Programação com aplicações em Java Projeto khouse Profissionalizante Profª Larissa Brandão Educação e Ética Fundamentos da Programação Objetivos: Reconhecer as diferenças

Leia mais

Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 02/03/2011

Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 02/03/2011 Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 02/03/2011 Tipos Básicos Quantos valores distintos podemos representar com o tipo char? Operadores de Incremento e Decremento ++ e -- Incrementa ou decrementa

Leia mais

Linguagem C Operadores

Linguagem C Operadores Linguagem C Operadores Objetivos Abordar os conceitos sobre os Operadores demonstrando o seu uso com exemplos para um melhor aprendizado. Pré-requisitos É necessário que o leitor tenha acompanhado o artigo

Leia mais

Programação Básica em Arduino Aula 2

Programação Básica em Arduino Aula 2 Programação Básica em Arduino Aula 2 Execução: Laboratório de Automação e Robótica Móvel Site: http://oficinaderobotica.ufsc.br/ Canal: Oficina de Robótica UFSC https://www.youtube.com/channel/uc4oojsp2fhfkdrnj0wd7iag

Leia mais

Array em Java. Figura 1 - Exemplo de um array de inteiros

Array em Java. Figura 1 - Exemplo de um array de inteiros Array em Java 1. Objetivos Nesta lição, abordaremos Array em Java. Primeiro, definiremos o que é array e, então, discutiremos como declará-los e usá-los. Ao final desta lição, o estudante será capaz de:

Leia mais

Introdução a Linguagem C

Introdução a Linguagem C Introdução a Linguagem C Rafael Silva Guimarães Instituto Federal do Espírito Santo rafaelg@ifes.edu.br http://rafaelguimaraes.net 22 de Dezembro de 2014 Rafael Silva Guimarães Introdução a Linguagem C

Leia mais

Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 1

Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 1 Ambientação com a Sintaxe de Java: parte 1 Prof. Gustavo Wagner FATEC-PB Programas em Java Texto do programa: arquivo com extensão.java Arquivo contém ao menos uma classe Nome do arquivo deve ser IGUAL

Leia mais

Alocação Dinâmica em C

Alocação Dinâmica em C Universidade de São Paulo São Carlos Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Alocação Dinâmica em C Profa Rosana Braga Adaptado de material preparado pela profa Silvana Maria Affonso de Lara

Leia mais

Introdução à Linguagem de Programação Java 1 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA

Introdução à Linguagem de Programação Java 1 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA 1 INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA 2 INDICE 1. COMENTÁRIOS... 4 1.1. Comentário de uma linha... 4 1.2. Comentário de múltiplas linhas... 4 2. IMPRESSÃO DE TEXTOS... 5 2.1. Imprimindo um texto

Leia mais

ITENS FUNDAMENTAIS Programando em C++

ITENS FUNDAMENTAIS Programando em C++ INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO - CMP 1060 AULA 3 ITENS FUNDAMENTAIS Programando em C++ 1. Constantes São valores que são mantidos fixos pelo compilador. Tipo de Dado Exemplos de Constantes char b \n \0 int 2

Leia mais

Introdução a linguagem C. Introdução à Programação 06/07

Introdução a linguagem C. Introdução à Programação 06/07 Introdução a linguagem C Introdução à Programação 06/07 A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C A linguagem C foi criada, na década de setenta, por Dennis M. Ritchie; Apesar de se considerar uma linguagem de alto

Leia mais

Java Variáveis e Controle Fluxo

Java Variáveis e Controle Fluxo Java Variáveis e Controle Fluxo 1 Variáveis primitivas p Todo bloco em java é delimitado por chaves ({ } ); p Dentro de um bloco, podemos declarar variáveis e usa las; p Em Java, toda variável tem um tipo

Leia mais

Curso de C para Engenharias

Curso de C para Engenharias Aula 1 Cristiano Dalbem Dennis Balreira Gabriel Moreira Miller Biazus Raphael Lupchinski Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Grupo PET Computação Primeiro Programa Hello

Leia mais

Linguagem C Operadora

Linguagem C Operadora Linguagem C Operadora Objetivos Abordar os conceitos sobre os Operadores demonstrando o seu uso com exemplos para um melhor aprendizado. Operadores Os operadores indicam ao compilador a necessidade de

Leia mais

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Linguagem de Programação Para que o computador consiga ler um programa e entender o que fazer, este programa deve ser escrito

Leia mais

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados 3. Introdução Segundo alguns especialistas, qualquer programa de computador pode ser escrito utilizando apenas três estruturas básicas: Seqüência, Condição e Repetição. Isto significa que, na construção

Leia mais

MC102 Algoritmos e Programação de Computadores

MC102 Algoritmos e Programação de Computadores MC102 Algoritmos e Programação de Computadores Instituto de Computação UNICAMP Primeiro Semestre de 2014 Roteiro 1 Maior número 2 Soma de n números 3 Fatorial 4 Máximo Divisor Comum (MDC) 5 Números primos

Leia mais

Introdução a classes e objetos. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Prof a. Rachel Reis

Introdução a classes e objetos. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Prof a. Rachel Reis Introdução a classes e objetos Prof. Marcelo Roberto Zorzan Prof a. Rachel Reis Estruturas de Seleção if... else Operador condicional (? : ) switch Aula de Hoje Estruturas de Repetição: while/do... while/for

Leia mais

Elementos da Linguagem C. K&R: Capitulo 2

Elementos da Linguagem C. K&R: Capitulo 2 Elementos da Linguagem C K&R: Capitulo 2 IAED Tagus, 2009/2010 Elementos da Linguagem C Identificadores Tipos Constantes Declarações Operadores aritméticos, lógicos e relacionais Conversões de tipos Operadores

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA I

PROGRAMAÇÃO I A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA I PROGRAMAÇÃO I A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA I Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Conhecer os tipos de dados, constantes e como declarar variáveis Conhecer os operadores e expressões Conhecer e

Leia mais

Exercícios. Alocação Dinâmica. Alocação dinâmica de memória. Alocação de memória. Alocação da Memória Principal. Alocação da Memória Principal

Exercícios. Alocação Dinâmica. Alocação dinâmica de memória. Alocação de memória. Alocação da Memória Principal. Alocação da Memória Principal Exercícios 1) Crie uma função que recebe os coeficientes de uma função do 2o. grau e retorna as raízes sem usar vetor. 2) Faça um programa que acha o maior e o menor inteiro dentro de um vetor de 10 inteiros,

Leia mais

Sumário. Introdução à Ciência da Computação. Ponteiros em C. Introdução. Definição. Por quê ponteiros são importantes?

Sumário. Introdução à Ciência da Computação. Ponteiros em C. Introdução. Definição. Por quê ponteiros são importantes? Introdução à Ciência da Computação Ponteiros em C Prof. Ricardo J. G. B. Campello Sumário Introdução Definição de Ponteiros Declaração de Ponteiros em C Manipulação de Ponteiros em C Operações Ponteiros

Leia mais

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup durante a década de 1980 com o objetivo de melhorar a linguagem de programação C, mantendo a compatibilidade com esta linguagem. Exemplos de Aplicações

Leia mais

Algoritmos I Aula 13 Linguagem de Programação Java

Algoritmos I Aula 13 Linguagem de Programação Java Algoritmos I Aula 13 Linguagem de Programação Java Professor: Max Pereira http://paginas.unisul.br/max.pereira Ciência da Computação IDE Eclipse IDE (Integrated development environment) Criar um projeto

Leia mais

quadrado(a)*0.5 -((a+2)*f(x,(1.0+n)/x)) Arquitectura de Computadores (2008/2009) - Linguagem C - Expressões 2

quadrado(a)*0.5 -((a+2)*f(x,(1.0+n)/x)) Arquitectura de Computadores (2008/2009) - Linguagem C - Expressões 2 Linguagem C Expressões Expressões em C Cast, condições, atribuições Operadores lógicos de bits Precedência dos operadores Expressões em C Uma expressão é a forma de calcular um valor num programa: quadrado(a)*0.5

Leia mais

Algoritmo e Programação Matemática

Algoritmo e Programação Matemática Algoritmo e Programação Matemática Fundamentos de Algoritmos Parte 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Dados A funcionalidade principal de um computador

Leia mais

Estrutura de Programas e Tipos de Dados Simples

Estrutura de Programas e Tipos de Dados Simples SSC0101 - ICC1 Teórica Introdução à Ciência da Computação I Estrutura de Programas e Tipos de Dados Simples Prof. Vanderlei Bonato: vbonato@icmc.usp.br Prof. Claudio Fabiano Motta Toledo: claudio@icmc.usp.br

Leia mais

Working 03 : Conceitos Básicos II

Working 03 : Conceitos Básicos II Universidade Federal do Espirito Santo Centro Tecnologico Working 03 : Conceitos Básicos II Objetivos: Dominar a construção de estruturas de seleção em C; Aperfeiçoarse na resolução de problemas, da primeira

Leia mais

<identificador>[<tamanho>]: <tipo>;

<identificador>[<tamanho>]: <tipo>; Vetores e Constantes Imagine uma situação na qual fosse necessário armazenar 100 valores para processamento. Por exemplo, pode ser necessário armazenar as notas de 100 provas de uma turma de alunos. Uma

Leia mais

Estrutura de Dados Básica

Estrutura de Dados Básica Estrutura de Dados Básica Professor: Osvaldo Kotaro Takai. Aula 5: Registros O objetivo desta aula é apresentar os tipos de dados definidos pelo programador, bem como exibir usos comuns desses tipos de

Leia mais

FERRAMENTAS BÁSICAS DA PROGRAMAÇÃO

FERRAMENTAS BÁSICAS DA PROGRAMAÇÃO FERRAMENTAS BÁSICAS DA PROGRAMAÇÃO VARIÁVEIS E O COMANDO DE ATRIBUIÇÃO O computador possui uma área específica de armazenamento denominada de memória. O computador possui uma área específica de armazenamento

Leia mais

Referências. Linguagem C. Tipos de variáveis em XC8. Tipos de variáveis. Tipos de variáveis em XC 8 Exemplo. Radicais numéricos em C

Referências. Linguagem C. Tipos de variáveis em XC8. Tipos de variáveis. Tipos de variáveis em XC 8 Exemplo. Radicais numéricos em C Referências Linguagem C Jun Okamoto Jr. Kernighan, Brian W. and Ritchie, Dennis M. The C Programming Language (ANSI C); Prentice Hall; 2ª Edição; 1988 Microchip Technology Inc. MPLAB XC8 C Compiler User

Leia mais

Linguagem C++ Estruturas de controle Parte II Estruturas de repetição

Linguagem C++ Estruturas de controle Parte II Estruturas de repetição Fundamentos de Programação Linguagem C++ Estruturas de controle Parte II Estruturas de repetição Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Estruturas de Controle Permitem o controle da sequência de execução de um

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo Este documento explica como transformar um algoritmo escrito na forma pseudocódigo

Leia mais

Português Estruturado

Português Estruturado Português Estruturado Português Estruturado Para que o algoritmo possa ser executado por uma máquina é importante que as instruções sejam corretas e sem ambigüidades. O português estruturado é, na verdade,

Leia mais

Vetores e Matrizes. Conceito. Conceito. Conceito. Conceito. Conceito. Variáveis Compostas Homogêneas. Matriz

Vetores e Matrizes. Conceito. Conceito. Conceito. Conceito. Conceito. Variáveis Compostas Homogêneas. Matriz Variáveis Compostas Homogêneas São conhecidas na linguagem C como matrizes. Vetores e es É um conjunto de variáveis do mesmo tipo, acessíveis com um único nome e armazenadas de forma contínua na memória.

Leia mais

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância Classes o Objetos Um recurso comum de cada aplicativo feito até agora é que todas as instruções que realizavam tarefas localizavam-se no método main. Se você tornar parte de uma equipe de desenvolvimento

Leia mais

Vetores são estruturas indexadas utilizadas para armazenar dados de um mesmo tipo: int, char, float ou double. Oexemploaseguirédeumvetordeinteiros:

Vetores são estruturas indexadas utilizadas para armazenar dados de um mesmo tipo: int, char, float ou double. Oexemploaseguirédeumvetordeinteiros: 18 Vetores Ronaldo F. Hashimoto e Carlos H. Morimoto Nessa aula vamos introduzir o tipo vetor. Aofinaldessaaulavocêdeverásaber: Descrever o que são vetores na linguagem C. Declarar vetores. Como acessar

Leia mais