GESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL I"

Transcrição

1 GESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL I GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES SEM FINSLUCRATIVOS (Terceiro Setor) Material do curso disponível em: Prof Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br

2 2 O que é o Terceiro Setor?

3 TERCEIRO SETOR 3 ORGANIZAÇÕES PRIVADAS, CRIADAS DE FORMA VOLUNTÁRIA COM OBJETIVOS PÚBLICOS OU ASSOCIATIVOS E SEM FINS LUCRATIVOS.

4 Características do 3º Setor 4 1) Seus objetivos estatutários são de maneira geral de interesse público irrestrito, e quando não, de interesse associativo restrito aos seus associados; 2) São independentes do estado, ou seja, são organizações privadas com gestão própria; 3) Sem fins lucrativos, isto é, organizações que não distribuem nenhum excedente a nenhum de seus membros; 4) Institucionalizadas do ponto de vista legal de registro de uma organização; 5) Constituídas de forma voluntária por iniciativa de uma ou várias pessoas físicas e ou jurídicas.

5 Premissas do 3º Setor 5 Ser estatutariamente sem fins lucrativos, ou seja, não há distribuição de lucros, sobras, excedentes financeiros, superávits em final de exercícios fiscais em prol de nenhum membro da organização. Nascem sempre de forma voluntária e com recurso privado. Possuem missões estatutárias que lhes impõem objetivos com finalidades públicas ou associativas.

6 Origem das OTS 6 Atender a uma necessidade especial de seus familiares; Prevenção de doenças de fácil transmissão e/ou sem cura; Catástrofes ambientais; Acidentes pessoais; Defesa de direitos violados, minorias étnicas, discriminação de gênero e ou raça; Altruísmo de origem religiosa;

7 Origem das OTS 7 Valores pessoais de preservação e ou desenvolvimento de culturas geralmente minoritárias ou em extinção; Valores pessoais de preservação ambiental; Solidariedade com pessoas carentes (baixa renda); Atitude cívica participativa visando o bem comum; Preservação de patrimônios históricos e culturais; Proteção coletiva contra atos de violência urbana e até mesmo defesa de propriedade; Desenvolvimento e ou preservação de peças de artes, grupos de dança e folclóricos, orquestras filarmônicas e grupos de teatro; Busca do estabelecimento de uma Cidadania plena.

8 8 Primeira OTS do Brasil Santa Casa de Misericórdia de Santos criada em 1543 por Brás Cubas.

9 Categorias de OTS 9 Mais de instituições (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA Associação Brasileira de Organizações Não- Governamentais - ABONG Grupo de Institutos, Fundações e Empresas GIFE.

10 Categorias de OTS Serviço Notarial e Registral (Cartório); 2. Organização Social; 3. Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP); 4. Outras Fundações Mantidas com Recursos Privados; 5. Serviço Social Autônomo; 6. Condomínio em Edifícios; 7. Unidade Executora (Programa Dinheiro Direto na Escola); 8. Comissão de Conciliação Prévia; 9. Entidade de Mediação e Arbitragem; 10. Partido Político; 11. Entidade Sindical; 12. Filial, no Brasil, de Fundação ou Associação Estrangeira; 13. Fundação ou Associação Domiciliada no Exterior; 14. Outras Formas de Associação.

11 Paradoxo das OTS 11 As organizações do Terceiro Setor (de caráter público) surgem para que exista o menor período de tempo possível. O seu sucesso determina o seu fim...

12 Peter Drucker 12 O setor social sem fins lucrativos é aquele em que a administração é mais necessária hoje em dia. É ali que a administração sistemática, baseada na teoria e guiada por princípios, pode render os maiores resultados em menos tempo. Bastam pensar nos enormes problemas com que o mundo se defronta: pobreza, saúde, educação, tensões internacionais, que as necessidades de soluções administradas se torna clara. Artigo publicado na Revista EXAME Peter F. Drucker (Fev./1999)

13 Impulsos para a profissionalização 13 das OTS A LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), Lei nº 8742/1993 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394, de /12/1996

14 Impulsos para a profissionalização 14 das OTS LOAS: dispõe sobre a organização da Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado. A assistência social tem por objetivo a proteção da família, maternidade, infância, adolescência e velhice, amparo às crianças e adolescentes carentes, habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

15 Impulsos para a profissionalização 15 das OTS A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394, de /12/1996 define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. Foi citada pela primeira vez na Constituição de A primeira LDB foi criada em 1961, seguida por uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica.

16 Legitimação das OTS 16. MORAL PERANTE OS INVESTIDORES SOCIAIS PERANTE A COMUNIDADE Representação dos beneficiários e suas causas junto á sociedade. Papel relevante para manutenção e alteração das políticas públicas.

17 17 Matriz de combinações entre agentes e suas finalidades AGENTE FINS SETOR Privados para Privados Mercado 2º setor Públicos para Públicos Estado 1º setor Privados para Públicos Terceiro Setor Públicos para Privados Falcatrua / corrupção Privados Para Privados Se a organização pertencer ao Terceiro Setor também será falcatrua / corrupção.

18 18 TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR Esclarecendo conceitos: Sociedade Associação Instituto Fundação Entidade Personalidades jurídicas e setores 1º Setor 2º Setor 3º Setor Sociedade X X Associação X Fundação X X

19 TIPOS DE ORGANIZAÇÕES 19 Ref: Código Civil Brasileiro (Lei nº /02) SOCIEDADE: 2º setor Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.

20 TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 20 ASSOCIAÇÃO: 3º setor União de pessoas que se organizam para fins não econômicos. FUNDAÇÃO: 3º setor Patrimônio destinado a servir, sem intuito de lucro, a uma causa de interesse público determinada, que adquire personificação jurídica por iniciativa do seu(s) instituidor (es).

21 21 TITULAÇÕES PARA ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: OSCIP e O.S. OSCIP - ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO: Esta nomenclatura se refere a um título e não a uma forma de personalidade jurídica. O.S. ORGANIZAÇÃO SOCIAL: Não é uma forma de personalidade jurídica. É uma qualificação, um título, que a Administração Pública outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da comunidade.

22 22 DIMENSÃO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL

23 DIMENSÃO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL 23 IBGE (2010) Brasil contava com organizações do Terceiro Setor (incluso as organizações religiosas) oficialmente cadastradas. Ao invés de chama-las de organizações do Terceiro Setor, o IBGE atualmente denomina-as de Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos (FASFIL), considerando ser um termo mais amplo e apropriado.

24 DIMENSÃO DO TERCEIRO SETOR NO BRASIL 24 Número de unidades locais ativas no CEMPRE*, segundo o tipo de entidade - Brasil /2010. (*) CEMPRE: Cadastro Central de Empresas - IBGE

25 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR Assistência Social; 2. Educação e Pesquisa; 3. Cultura e Recreação; 4. Saúde; 5. Habitação; 6. Desenvolvimento e Defesa de Direitos; 7. Religião; 8. Meio Ambiente e Proteção Animal; 9. Associações Patronais e Profissionais; 10. Outras / Diversas.

26 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 26 Tabela 3: Distribuição das FASFIL por área de atuação. ÁREA DE ATUAÇÃO Quantidade % Habitação 292 0,1 Saúde ,1 Cultura e recreação ,7 Educação e pesquisa ,1 Assistência social ,5 Religião ,4 Associações patronais e profissionais ,5 Meio ambiente e proteção animal ,8 Desenvolvimento e defesa de direitos ,6 Outras instituições privadas sem fins lucrativos ,2 Total Fonte: IBGE - Estudo sobre as FASFIL, 2010.

27 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 27 Assistência Social ABRIGO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES LOAS Lei Orgânica de Assistência Social CMAS Conselho Municipal de Assistência Social ECA Estatuto da Criança e do Adolescente CMDCA Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente ABRIGO PARA IDOSOS LOAS, CMAS e CMI Conselho Municipal do Idoso ATENDIMENTO COMPLEMENTAR À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE LOAS, CMAS, ECA, CMDCA, CMI Enventualmente desenvolvem trabalhos de de L. A. Liberdade Assistida

28 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 28 Assistência Social CENTROS COMUNITÁRIOS LOAS, CMAS, ECA, CMDCA, CMI PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA LOAS, CMAS, ECA, CMDCA, CMI Conselho Municipal de Atenção a Pessoas Deficientes e Portadores de Necessidades Especiais - CMADENE REINSERÇÃO SOCIAL CMAS outros conselhos, de acordo com os serviços prestados

29 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 29 Educação e Pesquisa 1. Educação Infantil 2. Ensino Fundamental 3. Ensino Médio 4. Educação Superior 5. Estudos e Pesquisas 6. Educação Profissional 7. Demais formas de educação Registros e diretrizes legais: CMAS, SME Secretaria Municipal de Educação LDB Lei de Diretrizes e Bases. outros conselhos, de acordo com os serviços prestados

30 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 30 Cultura e Recreação Vasto leque de atuação Organizações que mais transitam entre as diversas camadas sócioeconômicas: A) surgem e são mantidas por grupos de pessoas de alto poder aquisitivo B) surgem no seio de comunidades carentes. As atividades desenvolvidas possuem sempre foco na preservação, curadoria e/ou disseminação de diversos tipos de artes, tais como, dança, teatro, cinema, pintura, fotografia, etc; modalidades esportivas, ou mesmo patrimônios e acervos culturais legados por indivíduos, empresas e comunidades.

31 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 31 Saúde HOSPITAIS PRIVADOS COM SERVIÇOS PÚBLICOS vinculadas ao SUS Sistema Único de Saúde Santas Casas de Misericórdia e outros hospitais privados SERVIÇOS DE SAÚDE SEM AÇÕES CLÍNICAS prevenção de doenças de fácil transmissão geralmente sem cura e/ou melhoria da qualidade de vida, aumento da sobrevida de pessoas portadoras de doenças que afetam a saúde física ou mental, buscando a reintegração familiar e social. Foco no atendimento a populações carentes. Para ambos: Diretrizes estabelecidas pelo CMAS Conselho Municipal de Assistência Social -, CMS - Conselho Municipal de Saúde -, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e outros órgãos da área.

32 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 32 Habitação focadas na questão de construção, viabilização e recuperação de obras civis destinadas à moradia, na maioria das vezes populares, mas também contemplando outras classes sociais. Exemplos:

33 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 33 Desenvolvimento e Defesa de Direitos 1. Associação de moradores 2. Associações comunitárias 3. Desenvolvimento Rural 4. Emprego e treinamento informal 5. Defesa de Direitos de Minorias 6. Outras / diversos tipos. Exemplos:

34 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 34 Religião Possui legislação específica: Lei , de 22/12/2003, que define as organizações religiosas e os partidos políticos como pessoas jurídicas de direito privado, desobrigando-os de alterar seus estatutos no prazo previsto pelo art da Lei no , de 10 de janeiro de 2002 Novo Código Civil. Apesar de classificação do IBGE inclui-la nas FASFIL, o Direito brasileiro coloca as organizações religiosas em um segmento diferenciado, e prevê cinco modalidades de pessoas jurídicas: (1) associações, (2) fundações (3º Setor ou FASFIL), (3) sociedades (2º setor), (4) organizações religiosas e (5) partidos políticos.

35 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 35 Meio Ambiente e Proteção Animal São organizações cuja missão esteja focada na preservação, recuperação e proteção da fauna e flora. São expoentes em termos de marketing e divulgação de seus programas: locais ou globais. Suas ações no cotidiano muitas vezes se contrapõem as atividades econômicas ilegais em vários países pelo mundo afora. Exemplos:

36 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 36 Associações Patronais e Profissionais Associações Empresariais Associações Profissionais Associações de Produtores Rurais Exemplos: Acic - Associação Comercial e Industrial de Campinas - Associação Médico-Espírita do Brasil - Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - aiba.org.br

37 CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 37 Outra / Diversas condomínios residenciais, partidos políticos, sindicatos, cartórios Organizações do Sistema S : Senai, Senac, Senat, Sesi, Senar, etc. Exemplos: SENAR» Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Federação da Agricultura do Estado de MG Sindicato dos Bancários - Campinas e região Serviço Social do Comércio-SESC - SINDAC - Sindicato dos Administradores de Campinas Associação do Administradores da Região de Campinas AMOV - Associação de Condominios do Morro da Viúva AMAPI - Associação de Moradores e Amigos de Pedra de Itauna

PRÁTICAS SOCIAIS, PROJETOS E PARTICIPAÇÃO

PRÁTICAS SOCIAIS, PROJETOS E PARTICIPAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO São João da Boa Vista Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável PRÁTICAS SOCIAIS, PROJETOS E PARTICIPAÇÃO Prof. Luciel Henrique de Oliveira

Leia mais

As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil 2010

As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil 2010 As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil 2010 IBGE - IPEA - ABONG - GIFE 05/12/2012 OBJETIVO DO ESTUDO Conhecer o universo das Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos

Leia mais

MODELOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO BRASIL

MODELOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO BRASIL MODELOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO BRASIL Fernando Aith São Paulo, 17 de maio de 2011 Centro de Estudos e Pesquisas em Direito Sanitário - CEPEDISA APRESENTAÇÃO 1. Saúde: Direito de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Parte I Profª. Liz Rodrigues - : política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência,

Leia mais

DECRETO Nº /2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993)

DECRETO Nº /2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993) DECRETO Nº. 6.308/2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993) O art. 1º define em seu parágrafo único que são características essenciais das entidades e organizações de assistência social: I.

Leia mais

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 3.961 Dispõe sobre a Política de Assistência Social no Município, cria o conselho Municipal de Assistência Social e o respectivo fundo, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PELOTAS,

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 1 Sistema Jurídico dos Direitos da Criança e do Adolescente Prof. Diego Vale de Medeiros 1.1 INTRODUÇÃO Especialização da organização judiciária Contextualização

Leia mais

Gestão Esportiva no Terceiro Setor

Gestão Esportiva no Terceiro Setor Gestão Esportiva no Terceiro Setor 1 Gestão Esportiva ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS podem estar no... 2 Primeiro Setor Segundo Setor Terceiro Setor Setor Público Setor privado Mercado Entidades privadas com

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016

PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 PROJETO DE LEI N.º DE DE DE 2016 Dispõe sobre a obrigatoriedade na marcação de exames e consultas para pessoas com mais de 60 anos nas Unidades de Saúde Públicas pertencentes ao Governo do Estado de Goiás.

Leia mais

Direitos da Pessoa com Deficiência

Direitos da Pessoa com Deficiência Direitos da Pessoa com Deficiência A constitucionalização dos direitos das pessoas com deficiência. A política nacional para a integração das pessoas com deficiência; diretrizes, objetivos e instrumentos

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar DIREITO TRIBUTÁRIO Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar fins lucrativos Prof. Marcello Leal Fins prestigiados: Direitos sociais reserva do possível cooperação com a iniciativa privada; CRFB,

Leia mais

I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS. Defesa de Direitos e Mobilização Social. Informática e Comunicação. Artes

I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS. Defesa de Direitos e Mobilização Social. Informática e Comunicação. Artes I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS Defesa de Direitos e Mobilização Social Informática e Comunicação Artes FENAPAES FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAEs Sede em Brasília DF Detentora da marca APAE

Leia mais

Estudo de caso do terceiro setor sobre a Associação Sonhar Acordado Campinas

Estudo de caso do terceiro setor sobre a Associação Sonhar Acordado Campinas Estudo de caso do terceiro setor sobre a Associação Sonhar Acordado Campinas AUTORES FELIPE SALLES FERNANDES Faculdades de Campinas felipesallesfernandes@hotmail.com MARISA CALDAS DE VILHENA MORAES Faculdades

Leia mais

MÓDULO 1. Gestão do Sistema Socioeducativo

MÓDULO 1. Gestão do Sistema Socioeducativo Capacitação dos Profissionais do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (SIMASE) com Base nos Parâmetros de Gestão Teórico-metodológicos do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Município

Leia mais

As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social na Amazônia

As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social na Amazônia As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social na Amazônia Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário Definição e contextualização Organizações Não

Leia mais

Painelistas: Roberto da Silva Medeiros Marcone Hahan de Souza

Painelistas: Roberto da Silva Medeiros Marcone Hahan de Souza Painelistas: Roberto da Silva Medeiros Marcone Hahan de Souza Conceito: Terceiro setor Conceito: 1º Setor - Governamental -Sem Finalidade de Lucros -Administração Pública -Serviços: saúde, educação, segurança,

Leia mais

Atenção em rede como condição para o tratamento integral:

Atenção em rede como condição para o tratamento integral: 1 Atenção em rede como condição para o tratamento integral: Rede SUAS Prof. Mirella S. Alvarenga Assistente Social, mestre em Política Social, membro do Grupo de Estudos Fênix/UFES 2 Plano integrado de

Leia mais

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL 18/02/14 AULA 2. RISCO SOCIAL à Incapacidade ou impossibilidade de trabalhar. Saúde. Assistência Social

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL 18/02/14 AULA 2. RISCO SOCIAL à Incapacidade ou impossibilidade de trabalhar. Saúde. Assistência Social DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL AULA 2 - RISCO SOCIAL - CONCEITOS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL - PRINCÍPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL Trata- se de acontecimentos, pela natureza

Leia mais

Está prevista no art. 149 da Constituição Federal e no artigo 578 e seguintes, da Consolidação das Leis do Trabalho CLT.

Está prevista no art. 149 da Constituição Federal e no artigo 578 e seguintes, da Consolidação das Leis do Trabalho CLT. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL 2018 Perguntas Frequentes 1) O que é Contribuição Sindical? A Contribuição Sindical é o mais importante instrumento de atuação das entidades sindicais para o exercício de

Leia mais

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA

Curso online Super Professores Voe mais alto. Seja Super! Ao vivo Pedro II Professora Márcia Gil LDB e ECA Página 1 ESTUDANDO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 8069/90 LDB 9394/96 TOQUES ESSENCIAIS Princípios e fins da Educação Nacional ( art.2º) A educação,

Leia mais

As diferentes modalidades de gestão no SUS

As diferentes modalidades de gestão no SUS XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO As diferentes modalidades de gestão no SUS Lenir Santos Março 2013 LENIR SANTOS março de 13 1 FORMAS DE GESTÃO DO SUS ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

APRENDIZAGEM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS DO NOSSO PAÍS

APRENDIZAGEM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS DO NOSSO PAÍS APRENDIZAGEM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS DO NOSSO PAÍS MARCO LEGAL I Constituição Federal de 1988 Convenção dos direitos da Criança ONU 1989 Art. 32 Não será permitido nenhum

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL. Tem a finalidade de garantir o mínimo necessário à sobrevivência do indivíduo.

SEGURIDADE SOCIAL. Tem a finalidade de garantir o mínimo necessário à sobrevivência do indivíduo. SEGURIDADE SOCIAL A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA ESTADO DO PARANÁ FUNÇÃO: JUDICIÁRIA Defesa do interesse público APOIO ADMINISTRATIVO Manutenção da Procuradoria Jurídica no processo judiciário ENCARGOS ESPECIAIS Encargos com precatórios e requisitórios FUNÇÃO: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO

PROCESSO SELETIVO PROCESSO SELETIVO 2017-2019 PROGRAMA NOSSAS CRIANÇAS EDITAL PROCESSO SELETIVO 2017 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 02 1.QUEM PODE PARTICIPAR 03 2. NÃO SERÃO CONSIDERADOS OS PROJETOS 04 3. EIXOS E LINHAS DE ATUAÇÃO

Leia mais

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048)

Leia mais

Relatório Anual. Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação SERTE

Relatório Anual. Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação SERTE Resumo da ONG A SERTE foi fundade por 09 pessoas amigas que acreditavam poder ajudar a melhorar a vida das pessoas no interior da Ilha de Santa Catarina. Plantaram, cultivaram, criaram animais para buscar

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Direitos Sociais Os direitos sociais, direitos de segunda dimensão, apresentam-se como prestações positivas a serem implementadas

Leia mais

CLIQUE AQUI E ADQUIRA O MATERIAL COMPLETO

CLIQUE AQUI E ADQUIRA O MATERIAL COMPLETO 1 2 Sumário LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010.... 3 GABARITO... 5 Questões Inéditas contidas no Material Completo! (67 Questões) LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010 (12 Questões) DECRETO Nº 6.040,

Leia mais

O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS

O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS O ano de 1999 foi um piloto para a classificação das ações de extensão segundo as linhas programáticas que já foram divulgadas e estão disponíveis para consulta no Sistema

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DELIBERAÇÃO Nº 1.201/2016 DS/CMDCA

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DELIBERAÇÃO Nº 1.201/2016 DS/CMDCA CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DELIBERAÇÃO Nº 1.201/2016 DS/CMDCA Dispõe sobre o registro das entidades de atendimento no CMDCA-Rio. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança

Leia mais

O SISTEMA SINDICAL BRASILEIRO EM NÚMEROS

O SISTEMA SINDICAL BRASILEIRO EM NÚMEROS O SISTEMA SINDICAL BRASILEIRO EM NÚMEROS Prezados, Diante o cenário turbulento que o setor empresarial sindical atravessa nesse momento é importante termos números sólidos para embasar a discussão da importância

Leia mais

LEI Nº 8.588, DE

LEI Nº 8.588, DE LEI Nº 8.588, DE 02-01-2018 DOE 04-01-2018 Institui o Estatuto do Portador de Câncer no Estado do Pará. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ estatui e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Fica instituído

Leia mais

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins O TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL A Constituição Federal garante os direito à: SAÚDE, PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL ( Art. 194 a 204) A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

CASA DOS CONSELHOS REQUERIMENTO

CASA DOS CONSELHOS REQUERIMENTO CASA DOS CONSELHOS REQUERIMENTO - 2017 ( )INSCRIÇÃO ( )RENOVAÇÃO Senhores(as) Presidentes dos Conselhos Municipais de Presidente Prudente/SP ( ) CMDCA ( ) CMAS ( ) CONDEF ( ) CMI, representante legal da

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE

Leia mais

TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR

TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.4 Criança, Adolescente e Menor...4 Vulnerabilidade... 5 2. TRABALHO DO MENOR

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I - 6º período Prof. Danilo Vieira Vilela. Organização jurídico-administrativa: terceiro setor

DIREITO ADMINISTRATIVO I - 6º período Prof. Danilo Vieira Vilela. Organização jurídico-administrativa: terceiro setor Direito Administrativo UNISO 1 http://direitoeticaedignidade.webnode.com.br1 DIREITO ADMINISTRATIVO I - 6º período Prof. Danilo Vieira Vilela Organização jurídico-administrativa: terceiro setor Sumário

Leia mais

ESPORTE E LAZER DA CIDADE

ESPORTE E LAZER DA CIDADE MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE E DO LAZER ESPORTE E LAZER DA CIDADE LEGISLAÇÃO A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: 1. Art. 6 - São direitos

Leia mais

MANUAL DO PATROCINADOR Conselho Regional de Contabilidade - SC 31/08/2016

MANUAL DO PATROCINADOR  Conselho Regional de Contabilidade - SC 31/08/2016 MANUAL DO PATROCINADOR www.manualdopatrocinador.com.br Conselho Regional de Contabilidade - SC 31/08/2016 Panorama Panorama Incentivo Fiscal Estímulos concedidos pelo governo, na área fiscal, para viabilização

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88 Professor Ivan Lucas 1. (CESPE- 2015- TCE-RN- Auditor) Os objetivos da seguridade social incluem a universalidade da cobertura e do atendimento, a equidade na forma de participação

Leia mais

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama

IMSI16. Contributo para a Democracia. Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama IMSI16 Contributo para a Democracia Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama Instituição Particular de Solidariedade Social Organização de voluntariado que apoia de forma individualizada vítimas

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático: Política Social e trabalho

REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático: Política Social e trabalho ISSN 2359-1277 REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Ana Carolina Ribeiro Dos Santos, Carol_santos94@live.com Jaqueline dos Santos Zuin (Orientadora ), jaque.zuin.s@gmail.com Universidade

Leia mais

Célula da Despesa Projetos Atividade Total

Célula da Despesa Projetos Atividade Total Anexo 7, da Lei n.4320/64 Pg. 21655 01 LEGISLATIVA 176.960,68 8.219.323,39 8.396.284,07 031 ACAO LEGISLATIVA 176.960,68 8.219.323,39 8.396.284,07 0001 PROGRAMA DE PROCEDIMENTOS LEGISLATIVOS 176.960,68

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Gilson Fernando Custeio da Lei nº 8.212/1991 e alterações

Leia mais

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack

Direito Empresarial. Prof. Dr. Érico Hack Direito Empresarial Aula 6 Personalidade e direitos pessoa física e jurídica Prof. Dr. Érico Hack PUCPR Personalidade pessoas naturais Código Civil pessoa física sujeito de direitos e deveres Pessoas naturais

Leia mais

Políticas Públicas, Sustentabilidade e Captação de Recursos. Elton Bozzetto (51)

Políticas Públicas, Sustentabilidade e Captação de Recursos. Elton Bozzetto (51) Políticas Públicas, Sustentabilidade e Captação de Recursos Elton Bozzetto (51)99666 5592 eltonbozzetto@gmail.com SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade: é a capacidade de uma organização de manter o seu projeto

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS. Profa. Dra. Júnia Mara do Vale

POLÍTICAS PÚBLICAS. Profa. Dra. Júnia Mara do Vale POLÍTICAS PÚBLICAS Profa. Dra. Júnia Mara do Vale Definição de Política Pública Peters (1986) política pública é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que

Leia mais

ADOÇAO INDÍGENA E SEUS DESAFIOS. Katy Braun do Prado

ADOÇAO INDÍGENA E SEUS DESAFIOS. Katy Braun do Prado ADOÇAO INDÍGENA E SEUS DESAFIOS Katy Braun do Prado INDÍGENA Estatuto do Índio (Lei 6.001/73) define, em seu artigo 3º, indígena como: "...todo indivíduo de origem e ascendência pré-colombiana que se identifica

Leia mais

Nossa pauta de conversa hoje é

Nossa pauta de conversa hoje é Nossa pauta de conversa hoje é DEBATER A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO ABRIGO DA POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO ENTENDER QUE POLÍTICA SOCIAL É CIDADANIA. ISAURA ISOLDI CIDADANIA

Leia mais

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio de 2017 Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Família, da Criança, do Adolescente e do Idoso Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO VII Da Família, da Criança, do Adolescente,

Leia mais

Educação no Sistema Prisional

Educação no Sistema Prisional Educação no Sistema Prisional Pacto Federativo Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece.

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO QUEM PODE PARTICIPAR NÃO PODERÃO PARTICIPAR NÃO SERÃO ACEITOS PROJETOS QUE PÚBLICO ALVO EIXO E LINHA DE ATUAÇÃO

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO QUEM PODE PARTICIPAR NÃO PODERÃO PARTICIPAR NÃO SERÃO ACEITOS PROJETOS QUE PÚBLICO ALVO EIXO E LINHA DE ATUAÇÃO Edital 2019 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO QUEM PODE PARTICIPAR NÃO PODERÃO PARTICIPAR NÃO SERÃO ACEITOS PROJETOS QUE PÚBLICO ALVO EIXO E LINHA DE ATUAÇÃO DO VALOR E DURAÇÃO DO APOIO TIPOS DE DESPESAS FINANCIADAS

Leia mais

Versão: 001 Vice-presidência de Finanças e Administração. Política de Doações, Contribuições e Incentivos

Versão: 001 Vice-presidência de Finanças e Administração. Política de Doações, Contribuições e Incentivos Páginas: 1 / 6 1. OBJETIVO A presente ( Política ) da RaiaDrogasil S.A. ( Companhia ) visa estabelecer regras a fim de orientar as decisões e diretrizes para sua concessão. 2. ABRANGÊNCIA Este documento

Leia mais

DEMONSTRATIVO DAS DESPESAS POR FUNÇÕES, SUB FUNÇÕES E PROGRAMAS E SUB-PROGRAMAS CONFORME VINCULO COM OS RECURSOS

DEMONSTRATIVO DAS DESPESAS POR FUNÇÕES, SUB FUNÇÕES E PROGRAMAS E SUB-PROGRAMAS CONFORME VINCULO COM OS RECURSOS 01 LEGISLATIVA 01031 AÇÃO LEGISLATIVA 0103100101.001 AMPLIAÇÃO E RESTAURAÇÃO DO PREDIO DA CÂMARA 0103100101.002 REEQUIPAMENTO DA UNIDADE 0103100102.001 MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS 0103100102.002

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1º TRIMESTRE (JANEIRO À MARÇO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Minas Gerais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1º TRIMESTRE (JANEIRO À MARÇO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Minas Gerais Meta de Desempenho Programa Atividade / Modalidade / Realização Produção 2018 Valor Orçado Valor Realizado Variável Produção 1. Educação 1.1. Educação Infantil 4.399.104,00 750.211,92 1.1.0.1. Creche Frequência

Leia mais

Registro de Projeto de Extensão Universitária

Registro de Projeto de Extensão Universitária UNIPAC UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PROPE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, EXTENSÃO, PÓS-GRADUAÇÃO E CULTURA Registro de Projeto de Extensão Universitária Título: Projeto Ação Processual e contínua

Leia mais

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna

Unidade I DIREITO SOCIAL. Prof. Ligia Vianna Unidade I DIREITO SOCIAL Prof. Ligia Vianna 1- Introdução Constituição Federal Direitos Sociais; ART. 6º.: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência

Leia mais

SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO A PESQUISA E EXTENSÃO

SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO A PESQUISA E EXTENSÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO A PESQUISA E EXTENSÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

( ポルトガル語版 ) [Versão Resumida]

( ポルトガル語版 ) [Versão Resumida] [Versão Resumida] ( ポルトガル語版 ) 2º Plano de Esclarecimento e Educação em Direitos Humanos da Cidade de Yao - Criar uma Cidade Amigável às Pessoas, Onde as Pessoas são Amigáveis - Março de 2016 Cidade de

Leia mais

BLOCO 11 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 11 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 11 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 399 Autor: Tipo de emenda: Artigo: Tema: Resumo emenda:

Leia mais

DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro

DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro DIREITOS SOCIAIS. PROF. ª Adeneele Garcia Carneiro Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade

Leia mais

Segunda-feira, 03 de Junho de 2013 Edição n 556

Segunda-feira, 03 de Junho de 2013 Edição n 556 DECRETO Nº 15/2013-GP Governador Dix-Sept Rosado/RN, de 28 de maio de 2013. Regulamenta o Fundo Municipal de Assistência Social e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE GOV. DIX-SEPT ROSADO, no

Leia mais

PROC. Nº 0018/11 PLL Nº 001/11. Conforme pesquisa, EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 0018/11 PLL Nº 001/11. Conforme pesquisa, EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Conforme pesquisa, entende-se por Qualidade de Vida com Amor Exigente, segundo o projeto, os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais de

Leia mais

Plano de Governo Municipal para o mandato /2016

Plano de Governo Municipal para o mandato /2016 Plano de Governo Municipal para o mandato - 2013/2016 Dolcinópolis SP. 1- ASSISTÊNCIA SOCIAL Auxilio com medicamentos e complementos a cesta básica ao idoso e enfermo; Criação de programas para o atendimento

Leia mais

Anexo IV Tabela das Áreas de Actividades

Anexo IV Tabela das Áreas de Actividades Actividades Relacionadas com o Património Cultural 101/801 Artes Plásticas e Visuais 102/802 Cinema e Audiovisual 103/803 Bibliotecas e Património Bibliográfico 104/804 Arquivos e Património Arquivistico

Leia mais

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 2662/05 P.L.L. N. 124/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. Câmara Municipal. de Porto PROC. N. 2662/05 P.L.L. N. 124/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O Projeto de Lei tem o objetivo de garantir direitos fundamentais como saúde, trabalho, educação e lazer a jovens de 18 a 30 anos. O Estatuto da Juventude foi inspirado em experiências

Leia mais

Processo Seletivo para Cadastro de Instituições Sociais Nº 001/2019

Processo Seletivo para Cadastro de Instituições Sociais Nº 001/2019 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional de Alagoas Programa Mesa Brasil Sesc Alagoas Processo Seletivo para Cadastro de Instituições Sociais Nº 001/2019 O Programa Mesa Brasil Sesc é uma

Leia mais

Programa IOS de Capacitação Profissional. Tecnologia Social - 1ª edição Maio/2017

Programa IOS de Capacitação Profissional. Tecnologia Social - 1ª edição Maio/2017 Programa IOS de Capacitação Profissional Tecnologia Social - 1ª edição Maio/2017 ANEXO I - Formulário de Inscrição Leia atentamente o regulamento do nosso edital antes de iniciar o preenchimento deste

Leia mais

Conta Satélite da Economia Social Conselho Nacional para a Economia Social - CNES

Conta Satélite da Economia Social Conselho Nacional para a Economia Social - CNES Conta Satélite da Economia Social Conselho Nacional para a Economia Social - CNES 12 de Dezembro de 2012 Índice 1. O que é a economia social? Delimitação conceptual 2. Porquê uma conta satélite da economia

Leia mais

ANEXO X Resolução nº 176/2013

ANEXO X Resolução nº 176/2013 ANEXO X Resolução nº 176/2013 RELATÓRIO DE VISITA Data da visita: Dados da Entidade: CNPJ: Nome da Entidade: Endereço: Bairro: Telefone: E-mail: CORAS: Inscrição solicitada: Inscrição de entidade de assistência

Leia mais

AÇÃO SOCIAL e HABITACÃO

AÇÃO SOCIAL e HABITACÃO PLANO DE GOVERNO Diretrizes para o Programa de Governo da candidatura de Dejamira de Almeida Pereira para o Executivo Municipal de Augustinopolis -TO. Queridos amigos e amigas, Assim, enquanto candidato

Leia mais

CAPÍTULO II NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Maristela Rossato

CAPÍTULO II NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Maristela Rossato CAPÍTULO II POLÍTICAS E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Maristela Rossato O documento de Referência da Política de Inclusão é a Declaração Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien,, na

Leia mais

1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum.

1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. DEFINIÇÕES CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. 2 - PROJETO DE EXTENSÃO Conjunto

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar

Leia mais

REDE SOCIOASSISTENCIAL

REDE SOCIOASSISTENCIAL REDE SOCIOASSISTENCIAL O que é Vulnerabilidade Social? Pode ser entendida como a condição de risco em que uma pessoa se encontra. Um conjunto de situações mais, ou menos problemáticas, que situam a pessoa

Leia mais

Seção: SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS. Manual do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social - FATES do Sistema Unicred

Seção: SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS. Manual do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social - FATES do Sistema Unicred Capítulo: ÍNDICE Manual do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social - FATES do Sistema Unicred Capítulo: ÍNDICE DESCRIÇÃO NUMERAÇÃO CAPÍTULO 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1. CAPÍTULO 2 FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Colorado LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias Anexo V - Meta Fiscal da Despesa - Rol de Programas por Órgão/Unidade

Prefeitura Municipal de Colorado LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias Anexo V - Meta Fiscal da Despesa - Rol de Programas por Órgão/Unidade Página: 1 01 CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES 0101 Câmara Municipal Vereadores 0001 Execução da Ação Legislativa 201 Equipamento e Material Permanente 501 Manutenção da Camara de Municipal 1.485.000,00 16301

Leia mais

COMUNIDADE DE INSERÇÃO SOCIAL DE ESPOSENDE REGULAMENTO

COMUNIDADE DE INSERÇÃO SOCIAL DE ESPOSENDE REGULAMENTO COMUNIDADE DE INSERÇÃO SOCIAL DE ESPOSENDE REGULAMENTO ESPOSENDE SOLIDARIO ASSOCIAÇÃO CONCELHIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO, é uma Organização Não Governamental Sem Fins Lucrativos e de Utilidade

Leia mais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais IDOSOS E POLÍTICA PÚBLICA: O DESAFIO DA TRANSVERSALIDADE Gisele Maria Ratiguieri giseleratiguieri@hotmail.com Maria Inez Barboza Marques (Orientadora) - marques@sercomtel.com.br UNESPAR/Campus de Paranavaí/PR

Leia mais

COMO ELEGER UM PROJETO?

COMO ELEGER UM PROJETO? COMO ELEGER UM PROJETO? 22 de novembro de 2017 O conteúdo deste documento é confidencial. Não é permitido nenhum outro uso sem a autorização do IDIS. Universo de 395 mil OSCs https://mapaosc.ipea.gov.br/resultado-consulta.html

Leia mais

ACOLHIMENTO FAMILIAR E REPÚBLICA

ACOLHIMENTO FAMILIAR E REPÚBLICA ACOLHIMENTO FAMILIAR E REPÚBLICA Beatriz Guimarães Bernardeth Gondim Claudia Souza Acolhimento Familiar Nomenclaturas utilizadas no Brasil para Acolhimento Familiar: Família acolhedora Família de apoio

Leia mais

EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL

EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL EIXO 1: EMPREGO, QUALIFICAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INICIATIVA LOCAL Desenvolver as condições facilitadoras da criação de emprego, combate ao desemprego e incentivo à iniciativa local referente ao empreendedorismo

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado ODAIR CUNHA PT/MG

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado ODAIR CUNHA PT/MG PROGRAMAS ABERTOS MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Código do Programa 3000020130053 Órgão Órgão Executor Tipo de Instrumento Convênio Qualificação da proposta Proposta Voluntária Programa Atende a Administração Pública

Leia mais

Daniel Salgueiro Profº de Planejamento Tributário Universidade Federal de Alagoas

Daniel Salgueiro Profº de Planejamento Tributário Universidade Federal de Alagoas Daniel Salgueiro Profº de Planejamento Tributário Universidade Federal de Alagoas 1 Doações a Entidades Sem Fins Lucrativos Caracteriza-se como investimento social a doação voluntária da Pessoa Jurídica

Leia mais

Acesse o Marco Legal de São Miguel dos Campos em:

Acesse o Marco Legal de São Miguel dos Campos em: Estas orientações para escrever o Marco Legal de uma Política de Educação Integral foi elaborado com o objetivo de contribuir com o processo de construção das Diretrizes da Política de Educação Integral

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Sistema S / Aula 26 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 26

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Sistema S / Aula 26 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 26 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Sistema S / Aula 26 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 26 Sistema S Vamos estudar o Sistema S (Sistema do Serviço Social Autônomo),

Leia mais

II Seminário Municipal dos Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro

II Seminário Municipal dos Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro Boletim Informativo Mensal - Número 12 - Setembro de 2017 II Seminário Municipal dos Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro Sinbref participa de ação de fortalecimento do Conselho Tutelar Sempre solidário

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado ODAIR CUNHA PT/MG

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado ODAIR CUNHA PT/MG PROGRAMAS ABERTOS FUNDACAO NACIONAL ANTIDROGAS Código do Programa 3091220140014 Órgão 30000 - MINISTERIO DA JUSTICA Órgão Vinculado Órgão Executor Tipo de Instrumento Convênio Qualificação da proposta

Leia mais

Áreas Temáticas e Linhas de Extensão Universitária da AESGA

Áreas Temáticas e Linhas de Extensão Universitária da AESGA Áreas Temáticas e Linhas de Extensão Universitária da AESGA (baseada na Política Nacional de Extensão Universitária do FORPROEX) Áreas Temáticas da Extensão Universitária ÁREAS Comunicação Cultura Direitos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Parte 1 Prof. Denis França Chama-se de terceiro setor o conjunto de entidades privadas que desenvolvem atividades de interesse público sem fins

Leia mais

R$ Meta de Desempenho Atividade / Modalidade / Realização

R$ Meta de Desempenho Atividade / Modalidade / Realização DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1º TRIMESTRE DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional em Santa Catarina R$ 1. Educação 1.1 Educação Infantil 12.594.853,00 3.424.686,30 1.1.0.1.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica:

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1779 Prefeitura Municipal de publica: Edital de Audiência Pública- Convida a população em geral, para participar da Audiência Pública para elaboração da Projeto de Lei

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional em Santa Catarina

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional em Santa Catarina DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional em Santa Catarina R$ 1. Educação 1.1 Educação Infantil 15.596.026,00 15.595.965,20 1.1.0.1.

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 352, de 8 de agosto de 1995.

LEI COMPLEMENTAR Nº 352, de 8 de agosto de 1995. LEI COMPLEMENTAR Nº 352, de 8 de agosto de 1995. Dispõe sobre a política de assistência social no Município e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

COMUNIDADE DE INSERÇÃO SOCIAL DE ESPOSENDE Regulamento

COMUNIDADE DE INSERÇÃO SOCIAL DE ESPOSENDE Regulamento COMUNIDADE DE INSERÇÃO SOCIAL DE ESPOSENDE Regulamento ESPOSENDE SOLIDARIO ASSOCIAÇÃO CONCELHIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO, é uma Organização Não Governamental Sem Fins Lucrativos e de Utilidade

Leia mais