Está prevista no art. 149 da Constituição Federal e no artigo 578 e seguintes, da Consolidação das Leis do Trabalho CLT.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Está prevista no art. 149 da Constituição Federal e no artigo 578 e seguintes, da Consolidação das Leis do Trabalho CLT."

Transcrição

1 CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL 2018 Perguntas Frequentes 1) O que é Contribuição Sindical? A Contribuição Sindical é o mais importante instrumento de atuação das entidades sindicais para o exercício de atividades que visam o interesse das categorias representadas. Está prevista no art. 149 da Constituição Federal e no artigo 578 e seguintes, da Consolidação das Leis do Trabalho CLT. O art. 8º, IV, da Constituição Federal prescreve o recolhimento anual por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, independentemente de serem ou não associados a um sindicato, conforme art. 580 da CLT, abaixo transcrito: Art A contribuição sindical será recolhida, de uma só vez, anualmente, e consistirá: I Na importância correspondente à remuneração de um dia de trabalho, para os empregados, qualquer que seja a forma da referida remuneração; (...) III para os empregadores, numa importância proporcional ao capital social da firma ou empresa, registrado nas respectivas Juntas Comerciais ou órgãos equivalentes, mediante a aplicação de alíquotas, conforme a seguinte tabela progressiva. Os valores arrecadados via contribuição sindical permitem que as entidades sindicais tenham recursos para preservação da sua real autonomia, garantindo a atuação efetiva em defesa das categorias por meio da representação perante autoridades, órgãos públicos, conselhos e comissões, gastos com convênios, parcerias e obtenção de outros benefícios. 2) A Reforma Trabalhista (Lei /17) extinguiu a Contribuição Sindical? Não. A contribuição sindical, também conhecida como imposto sindical, não acabou e continua sendo devida, pelos empregados em cooperativas (categoria profissional) ou pelas cooperativas (categoria econômica), em favor dos legítimos sindicatos representantes de cada categoria (laboral ou patronal). O que muda é que o recolhimento da contribuição sindical não é mais compulsório/obrigatório e deve ser autorizado, prévia e expressamente. Desta forma, foram mantidas todas as demais exigências legais, tais como, prazo para pagamento, publicação de editais, multas por atraso no pagamento, etc. 3) É possível à cooperativa pagar a contribuição sindical patronal para outro sindicato? Não. A contribuição sindical patronal deverá ser destinada para a Ocemg, sindicato que representa a categoria econômica das cooperativas em Minas Gerais, de acordo com seu registro no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais - CNES da Secretaria de Relações do Trabalho SRT, do Ministério do Trabalho.

2 4) Como é realizado o cálculo para pagamento da Contribuição Sindical Patronal? O valor da Contribuição Sindical dos empregadores consiste numa importância proporcional ao capital social da cooperativa, registrado nas respectivas juntas comerciais ou nos órgãos equivalentes, mediante a aplicação de alíquotas, conforme a tabela progressiva descrita na CLT, art. 580, inciso III. A referida tabela utiliza como índice o maior valor de referência, que foi extinto. Por esta razão, a atualização dos valores da tabela tem sido realizada, anualmente, pelas respectivas entidades sindicais. 5) Qual o prazo para o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal? A Contribuição Sindical Patronal tem seu vencimento no dia 31 de janeiro de cada ano e seu pagamento deve ser efetuado por meio da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU), conforme modelo aprovado pela Caixa Econômica Federal. As cooperativas criadas após o mês de janeiro poderão realizar o pagamento da Contribuição Sindical no mês em que requererem o registro ou a licença para o exercício da atividade (CLT, art. 587). 6) É possível fazer o pagamento parcelado da Contribuição Sindical Patronal? Não. Conforme artigo 580 da CLT, a contribuição sindical será recolhida, de uma só vez, anualmente, não sendo permitido o seu parcelamento. 7) Qual a importância do recolhimento da Contribuição Sindical Patronal? O sistema sindical brasileiro segue a unicidade sindical e não a pluralidade sindical. Isto significa que existe apenas um representante por categoria econômica. O sindicato patronal, para bem representar um setor, precisa arcar com despesas de administração, assessoria jurídica, intercâmbios técnicos, programas de capacitação e formação profissional, e para tal, precisa de recursos. Estes recursos são provenientes basicamente da contribuição sindical, importante mola propulsora do sistema cooperativista. A Contribuição Sindical Patronal também auxilia outras atividades em prol do aprimoramento das cooperativas mineiras, como o Dia de Cooperar - que se tornou um marco mundial no âmbito da Responsabilidade Social, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) - que reconheceu nossas cooperativas entre as melhores do país, o GDA Programa de Desenvolvimento Econômico e Financeiro - que analisa os indicadores econômicos das cooperativas. Outro ponto de destaque é a possibilidade de indicação de um membro vogal para representar os interesses das cooperativas na Junta Comercial de Minas Gerais JUCEMG, que vem sendo importante ferramenta para as cooperativas mineiras. Oportunamente, lembramos que iniciaremos em breve as obras do Centro de Treinamento do Sescoop e a estruturação do espaço físico para ampliação da área sindical.

3 8) Qual a atuação da Ocemg enquanto sindicato patronal? Inicialmente, havia grande dificuldade para as cooperativas, pois não havia um sindicato patronal que resguardasse os interesses desta categoria econômica no Estado de Minas Gerais. Diante desse fato, a Ocemg - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais tomou a iniciativa e, em 18 de julho de 2001, obteve, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, a Certidão Sindical publicada no Diário Oficial da União. A partir desta data, a Ocemg passou a ser o legítimo representante da categoria econômica das cooperativas neste estado, com exceção das cooperativas de trabalho médico. A Ocemg vem defendendo os interesses da categoria econômica das cooperativas do Estado de Minas Gerais e desde 2002 celebra convenções coletivas, que podem ser acessadas em nosso site ( no link Serviços. Ressaltamos que o sistema sindical brasileiro é duplo: patronal e laboral, ou seja, empregadores e empregados. O enfraquecimento de uma das partes é o fortalecimento da outra. Por este motivo, faz-se necessário o fortalecimento da Ocemg, enquanto representação patronal das cooperativas, principalmente no que se refere às negociações convenções coletivas. 9) Como está estruturado o Sistema de Representação Sindical Cooperativista? A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, muitas entidades sindicais patronais se apresentavam como representantes das cooperativas nas negociações coletivas, com grande prejuízo a estas sociedades, pois os sindicatos não possuíam a plena compreensão do papel das cooperativas, desconhecendo a legislação cooperativista e deixando muito a desejar na sua representatividade. Assim, a partir do ano de 1993, em defesa da categoria econômica das cooperativas, surge o movimento pela representação sindical do cooperativismo. Hoje, as entidades sindicais patronais representantes da categoria econômica das cooperativas são em número de 45 (quarenta e cinco) e estão assim distribuídas: 03 Federações interestaduais ou regionais 02 Federações Estaduais 40 (quarente) sindicatos Diante, desta realidade, as entidades sindicais da categoria econômica das cooperativas decidiram constituir a sua entidade maior de representação, a CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA COOPERATIVAS CNCOOP, que obteve seu registro em 16/11/ ) O que é Convenção Coletiva de Trabalho? Convenção Coletiva de Trabalho, ou CCT, é um ato jurídico pactuado entre sindicatos de empregadores e de empregados para estabelecer normas que serão aplicáveis nas relações de trabalho abrangidas pelas categorias dos segmentos econômicos e profissionais envolvidos na negociação.

4 Conforme disposto no art. 611 da CLT, Convenção Coletiva é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho. A convenção coletiva abrange todos os empregados e, em nosso caso, todas as empresas pertencentes a mesma categoria econômica (cooperativas) de uma dada base territorial (Minas Gerais), que serão sempre representados pelos respectivos sindicatos. 11) Qual a relação entre o Sistema Sindical e o Sistema S? Os Serviços Sociais Autônomos, que integram o denominado Sistema S, são todos aqueles instituídos por lei, com personalidade de Direito Privado, para ministrar assistência ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais, sem fins lucrativos, mantidos por dotações orçamentárias ou por contribuições parafiscais. São entes paraestatais, de cooperação com o Poder Público, com administração e patrimônios próprios. Embora oficializadas pelo Estado, não integram a Administração direta nem a indireta, mas trabalham ao lado do Estado, sob seu amparo, cooperando nos setores, atividades e serviços que lhes são atribuídos, por serem considerados de interesse específico de determinados beneficiários. Desta forma, os Serviços Sociais Autônomos não se inserem no âmbito da Administração Pública direta ou indireta, são entes paraestatais, ou seja, se inserem ao lado do Estado cooperando com o Poder Público, possuindo, assim, natureza peculiar. Porém, submetem-se a algumas normas públicas, como o dever de licitar e de prestar contas ao Tribunal de Contas da União TCU. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Sescoop foi criado pela Medida Provisória nº 1.715, de 03 de setembro de O referido instrumento normativo descreve o objetivo do SESCOOP, que é o de organizar, administrar e executar em todo o território nacional o ensino de formação profissional, desenvolvimento e promoção social do trabalhador em cooperativa e dos cooperados. A contribuição para o Sescoop, de 2,5% (dois e meio por cento) sobre o montante da remuneração paga a todos os empregados das cooperativas, conforme determinação contida no artigo 10 da MP nº de 24/08/2001, possui natureza substitutiva às contribuições anteriormente devidas (até 31/12/1998) e recolhidas para Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI; Serviço Social da Indústria SESI; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC; Serviço Social do Comércio SESC; Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte SENAT; Serviço Social do Transporte SEST e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR. Assim, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop, foi uma grande conquista das cooperativas e só foi possível através da estrutura sindical cooperativista (sindicatos/federações/confederação). Isto porque o denominado Sistema S possui seu alicerce no sistema sindical brasileiro. Desde sua criação, o Sescoop/MG já realizou atendimento há mais de cinco milhões de participantes, em seus cursos e eventos.

5 12) Onde conseguir mais informações sobre o tema? Em nosso Portal (minasgerais.coop.br), no link Publicações, as cooperativas poderão se informar sobre a legislação trabalhista e sindical, através da leitura da Cartilha Sindical da Ocemg e Reforma Trabalhista da CNCoop.

2. Transcreve-se a seguir as informações constantes no Despacho: Solicito parecer jurídico em relação ao assunto.

2. Transcreve-se a seguir as informações constantes no Despacho: Solicito parecer jurídico em relação ao assunto. Parecer Jurídico nº 14/2015 Interessado: CAU/DF. Assunto: Questionamento sobre a obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical Ementa: Direito Administrativo. Questionamento sobre a obrigatoriedade

Leia mais

GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O MTE Ministério do Trabalho e Emprego em http://portal.mte.gov.br/co nt_sindical/, descreve que: A contribuição sindical está prevista nos artigos 578 a 591 da CLT. Possui natureza

Leia mais

É um tributo estabelecido no artigo 579 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de pagamento obrigatório, recolhido uma vez por ano.

É um tributo estabelecido no artigo 579 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de pagamento obrigatório, recolhido uma vez por ano. INFORMATIVO DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O QUE É A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É um tributo estabelecido no artigo 579 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de pagamento obrigatório, recolhido uma vez por

Leia mais

BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 587 Autor: Senador Paulo Paim Tipo de emenda: Modificativa

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES: SINDICAL PATRONAL E PARA O SISTEMA S

CONTRIBUIÇÕES: SINDICAL PATRONAL E PARA O SISTEMA S CONTRIBUIÇÕES: SINDICAL PATRONAL E PARA O SISTEMA S CONTRIBUIÇÕES: SINDICAL PATRONAL E PARA O SISTEMA S Apresentamos nesta cartilha os esclarecimentos necessários sobre contribuições sindical patronal

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (IMPOSTO SINDICAL)

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (IMPOSTO SINDICAL) CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (IMPOSTO SINDICAL) A Contribuição Sindical é o mais importante instrumento de atuação das entidades sindicais para o exercício de atividades que visam o interesse da categoria dos

Leia mais

BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 862 Autor: Tipo de emenda: Laércio Oliveira Aditiva

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES: SINDICAL PATRONAL E PARA O SISTEMA S

CONTRIBUIÇÕES: SINDICAL PATRONAL E PARA O SISTEMA S CONTRIBUIÇÕES: SINDICAL PATRONAL E PARA O SISTEMA S CONTRIBUIÇÕES: SINDICAL PATRONAL E PARA O SISTEMA S Apresentamos nesta cartilha os esclarecimentos necessários sobre contribuições sindical patronal

Leia mais

Cuida-se de uma prestação pecuniária que tem por finalidade o custeio de atividades essenciais do sindicato e outras previstas em lei.

Cuida-se de uma prestação pecuniária que tem por finalidade o custeio de atividades essenciais do sindicato e outras previstas em lei. PREVISÃO LEGAL A Contribuição Sindical está prevista na Constituição da República de 1988 em seu art. 8, IV e nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Cuida-se de uma prestação

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 5 01/09/2016 09:30 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO N o 3.017, DE 6 DE ABRIL DE 1999. Aprova o Regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

Leia mais

Esclareça as dúvidas mais freqüentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal

Esclareça as dúvidas mais freqüentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal E-mail: sindicomita@yahoo.com.br Site: http://www.sindicomitabuna.com.br/ Esclareça as dúvidas mais freqüentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal 1. O que é Contribuição Sindical Definição

Leia mais

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017 PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N. 13.467/2017 A Consultoria jurídica Zilmara Alencar, em atenção à solicitação do FST - FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES

Leia mais

Contribuição Sindical do Empregador (Patronal) Fonte: Guia Trabalhista

Contribuição Sindical do Empregador (Patronal) Fonte: Guia Trabalhista Contribuição Sindical do Empregador (Patronal) Fonte: Guia Trabalhista A contribuição Sindical é uma contribuição compulsória devida por todos aqueles que são empregadores e exercem atividade econômica,

Leia mais

BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 29 Autor: Deputado Marco Maia Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

R.: A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional.

R.: A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional. DÚVIDAS FREQÜENTES: 1. QUEM DEVE PAGAR A CONTRIBUIÇÃO R.: A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional. 2. EMPRESA NÃO FILIADA

Leia mais

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I Da Fixação e do Recolhimento da Contribuição Sindical (Vide o Lei Complementar nº 123 (art. 53) - DOU 15/12/2006) Art. 578 - As contribuições devidas aos Sindicatos

Leia mais

BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 717 e 916 Autor: Tipo de emenda: Artigo: Tema: Deputado

Leia mais

Esclareça as dúvidas mais frequentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal

Esclareça as dúvidas mais frequentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal Senhores Empresários, Esclareça as dúvidas mais frequentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal 1 O que é Contribuição Sindical Patronal? Definição e amparo legal. A contribuição sindical

Leia mais

A UNIÃO EM PROL DAS EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO

A UNIÃO EM PROL DAS EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO A UNIÃO EM PROL DAS EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO ÍNDICE O SINDICEREAL Certidão do Ministério do trabalho Vantagens de ser Associado/Filiado do SINDICEREAL PR: Pg.5 Pg.6 Pg.7 O que é um Sindicato? Quem o SINDICEREAL

Leia mais

Cartilha de Contribuição

Cartilha de Contribuição Cartilha de Contribuição 1) O QUE É A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL? É a principal fonte de custeio das entidades sindicais. Ela objetiva o fortalecimento das empresas que representa, pois financia as diversas

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - QUEM PAGA?

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - QUEM PAGA? CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - QUEM PAGA? Fonte: [http://www.cnpl.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=50&itemid=38] [http://www.crors.org.br/detalhe.php?t=paginacao_noticia/editor_detalhe.php&id=nyj1mays]

Leia mais

BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 02 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 263, 425 e 721 Autor: Tipo de emenda: Artigo: Tema:

Leia mais

O SISTEMA SINDICAL BRASILEIRO EM NÚMEROS

O SISTEMA SINDICAL BRASILEIRO EM NÚMEROS O SISTEMA SINDICAL BRASILEIRO EM NÚMEROS Prezados, Diante o cenário turbulento que o setor empresarial sindical atravessa nesse momento é importante termos números sólidos para embasar a discussão da importância

Leia mais

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário.

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário. BOLETIM SINDICAL 03 DE 2009 TEMA: Convenção coletiva de trabalho ENVIADO EM 24 de abril de 2009 1. Dando continuidade ao boletim sindical nº 002/2009 no qual abordamos as premissas básicas do processo

Leia mais

BLOCO 13 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808

BLOCO 13 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 BLOCO 13 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 414, 497 e 962 Autor: Deputado João Daniel (PT/SE),

Leia mais

UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA Consultoria Jurídica Contribuição Sindical

UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA Consultoria Jurídica Contribuição Sindical UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA 2017 Contribuição Sindical O que é a Contribuição Sindical: É a contribuição devida por aqueles que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional em favor do

Leia mais

BLOCO 12 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 12 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 12 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 339 e 381 Autor: Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP)

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ORIGEM DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL. De acordo com o Decreto-lei nº 1402, de 05 de julho de 1939, o qual regulamentou

Leia mais

SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO

SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO A OCB/TO é formada por cooperativas singulares, federações e centrais de todos os ramos. Pela Lei 5.764/71, ainda em vigor, todas

Leia mais

Trata-se de imposto cuja alteração deve-se das por lei complementar.

Trata-se de imposto cuja alteração deve-se das por lei complementar. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL a) O que é? R: A contribuição sindical não deve ser confundida com outras contribuições, esta contribuição refere-se ao desconto em folha de pagamento no mês de março pelo empregador

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVA

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CONSTITUIÇÃO DE COOPERATIVA O que é necessário para constituir uma cooperativa? As cooperativas nascem da iniciativa das pessoas que têm necessidades comuns, onde todos os sócios

Leia mais

Art. 1º O Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. 1º O Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, passa a vigorar com as seguintes alterações: Art. 1º O Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 - Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, passa a vigorar com as seguintes alterações: Art. 612-A. A Contribuição de Negociação Coletiva, decorrente

Leia mais

ESTATUTO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO PARANÁ SINDITTEMA-PR

ESTATUTO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO PARANÁ SINDITTEMA-PR ESTATUTO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS TÉCNICOS EM MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO PARANÁ SINDITTEMA-PR TÍTULO I DA INSTITUIÇÃO, PRERROGATIVAS, DIREITOS E DEVERES DOS ASSOCIADOS Capítulo I

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 1) PERGUNTA: Quem deve pagar a contribuição sindical? Resposta: O Art. 579 da CLT estabelece que a Contribuição Sindical

Leia mais

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA Preparamos uma seleção dos pontos mais relevantes da Reforma para que possa entender melhor o que foi alterado e que, sem dúvida alguma, afetará a rotina de Sindicatos,

Leia mais

TBELA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

TBELA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL TBELA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Os dados são referentes aos cálculos aplicáveis aos empregados e agentes do comércio organizados em firmas ou empresas, entidades ou instituições com capital arbitrado e

Leia mais

SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO

SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO A OCB/TO é formada por cooperativas singulares, federações e centrais de todos os ramos. Pela Lei 5.764/71, ainda em vigor, todas

Leia mais

DR. JONAS DA COSTA MATOS

DR. JONAS DA COSTA MATOS DR. JONAS DA COSTA MATOS DEFINIÇÃO LEGAL A Contribuição Sindical Urbana ou Rural, antigo Imposto Sindical, não é um imposto, mas uma contribuição compulsória (obrigatória) que deve ser recolhida anualmente,

Leia mais

Sindicato e Organização das OCEMG

Sindicato e Organização das OCEMG Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de MG - OCEMG Funções do sindicato patronal: Assistencial: no âmbito dos sindicatos patronais, essencialmente, e a assessoria na área jurídica e econômica.

Leia mais

Circular nº. 003/2017 OCB/PE PRESID

Circular nº. 003/2017 OCB/PE PRESID Circular nº. 003/2017 OCB/PE PRESID Recife, 16 de Janeiro de 2017. Aos Ilustres Presidentes das Cooperativas do Sistema OCB/PE Assunto: orientações para recolhimento das contribuições Cooperativista, Social

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Hermes Cramacon Conceito: complexo de institutos, princípios e regras jurídicas que regulam as relações laborais de empregados e empregadores e outros

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Disciplina: Direito do Trabalho II Professora: Cláudia Glênia JUR: NÃO DEVE SER USADO COMO CONTEÚDO DE ESTUDO, NÃO DEVE SER

Leia mais

CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES

CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES O Direito Coletivo do Trabalho tem como figura principal o sindicato, cuja finalidade é a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais

Leia mais

SINAC/CIR/001/2014 São Paulo, 02 de janeiro de Prezado Administrador de Consórcios, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2014

SINAC/CIR/001/2014 São Paulo, 02 de janeiro de Prezado Administrador de Consórcios, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2014 SINAC/CIR/001/2014 São Paulo, 02 de janeiro de 2014. Prezado Administrador de Consórcios, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2014 Encaminhamos-lhe a ficha de compensação bancária para recolhimento

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2011

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2011 SINAC/CIR/001/2011 São Paulo, 03 de janeiro de 2011. Prezado Administrador de Consórcios, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2011 Encaminhamos-lhe a ficha de compensação bancária para recolhimento

Leia mais

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais OCEMG, como legítimo representante da categoria econômica das cooperativas em

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais OCEMG, como legítimo representante da categoria econômica das cooperativas em O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais OCEMG, como legítimo representante da categoria econômica das cooperativas em todos os seus 13 (treze) ramos, desde 18 de julho de 2001,

Leia mais

O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical.

O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical. O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O que é? É um tributo previsto na Constituição Federal (CF) e Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), cujo recolhimento é obrigatório.

Leia mais

IN SRT 16/13 - IN - Instrução Normativa SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT nº 16 de

IN SRT 16/13 - IN - Instrução Normativa SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT nº 16 de IN SRT 16/13 - IN - Instrução Normativa SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRABALHO - SRT nº 16 de 15.10.2013 D.O.U.: 16.10.2013 Dispõe sobre o depósito, registro e arquivo de convenções e acordos coletivos de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr VACATIO LEGIS Negociado x legislado O que pode negociar? O que não pode? Negociado x legislado Exercício Em quais dos

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 1 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 Dia 06-12-2010 (Segunda-feira): SALÁRIOS Todos os empregadores, assim definidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Fato

Leia mais

Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul

Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Rio Grande do Sul 513332-4383 Rua Ramiro Barcelos, 1793/603 Bom Fim Porto Alegre/RS simvetrs.com.br simvetrs@simvetrs.com.br Sindicato dos Médicos Veterinários

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Sistema S, SESCOOP, cooperativas, contribuição social, contribuição sobre o domínio econômico.

PALAVRAS-CHAVE: Sistema S, SESCOOP, cooperativas, contribuição social, contribuição sobre o domínio econômico. A CONTRIBUIÇÃO PARA O SESCOOP E A SUA NATUREZA SUBSTITUTIVA Luiz Gustavo Saraiva RESUMO: O presente artigo visa tratar o impacto da criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo SESCOOP,

Leia mais

1. Quem deve pagar a Contribuição Sindical (C.S.)? R.: Todas as empresas que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional.

1. Quem deve pagar a Contribuição Sindical (C.S.)? R.: Todas as empresas que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional. 1. Quem deve pagar a Contribuição Sindical (C.S.)? R.: Todas as empresas que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional. 2. Empresa não filiada ao sindicato é obrigada a pagar

Leia mais

Novas Portarias Registro Sindical

Novas Portarias Registro Sindical Novas Portarias Registro Sindical CONSTITUIÇÃO FEDERAL ARTIGO 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de

Leia mais

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas.

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. ENTENDA SEUS DIREITOS O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. As contribuições cobradas pelos Sindicatos são motivos de muitas dúvidas pelos empregados. Assim, a fim

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador PAULO PAIM PARECER Nº, DE RELATOR: Senador PAULO PAIM

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador PAULO PAIM PARECER Nº, DE RELATOR: Senador PAULO PAIM PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 61, de 2016, do Deputado Laércio Oliveira, que altera os arts. 580 e 585 da Consolidação das Leis do Trabalho,

Leia mais

PARECER. Assunto: Impugnação ao Edital Carta Convite 002/2015 Sescoop/PE (prazo de convocação)

PARECER. Assunto: Impugnação ao Edital Carta Convite 002/2015 Sescoop/PE (prazo de convocação) PARECER Interessado: Sescoop/PE Assunto: Impugnação ao Edital Carta Convite 002/2015 Sescoop/PE (prazo de convocação) Trata-se de Impugnação formulada pela Sociedade de Advogados Ewerton Kleber e Advogados

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 28/12/2011

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 28/12/2011 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR061900/2012 NÚMERO DO PROCESSO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 46268.004620/2011-49 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA

Leia mais

OFÍCIO CIRCULAR Nº.004/2016 OCB/PE

OFÍCIO CIRCULAR Nº.004/2016 OCB/PE OFÍCIO CIRCULAR Nº.004/2016 OCB/PE Recife, 18 de janeiro de 2016. Assunto: Orientações para Recolhimento das Contribuições Cooperativista, Social e Sindical 2016 Senhor Presidente, O Sindicato e Organização

Leia mais

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica INFORME n. 13/2016 Resumo: Portaria n. 521, de 4 de maio de 2016, que substitui os Anexos I e II da Portaria n. 488, de 23 de novembro de 2005, referentes à Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical

Leia mais

O QUE É JOVEM APRENDIZ?

O QUE É JOVEM APRENDIZ? O QUE É JOVEM APRENDIZ? O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem

Leia mais

I - comissão escolhida pelas partes, integrada, também, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria;

I - comissão escolhida pelas partes, integrada, também, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria; LEI N o 10.101, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. Conversão da MPv nº 1.982-77, de 2000 Texto compilado Dispõe sobre a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa e dá outras providências.

Leia mais

Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Página Inicial do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016; ATENÇÃO à

Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Página Inicial do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016; ATENÇÃO à Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Página Inicial do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016; ATENÇÃO à Cláusula septuagésima quarta que trata do Benefício

Leia mais

A CLT cuidou de definir expressamente o conceito de uma Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 611:

A CLT cuidou de definir expressamente o conceito de uma Convenção Coletiva de Trabalho, em seu artigo 611: Conceito Entende-se por Convenção Coletiva de Trabalho como sendo um acordo de caráter normativo, pactuado entre dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais, com o

Leia mais

Respostas essenciais para tirar todas as suas dúvidas sobre Contribuição Sindical. + 7 bônus para você

Respostas essenciais para tirar todas as suas dúvidas sobre Contribuição Sindical. + 7 bônus para você 20 Respostas essenciais para tirar todas as suas dúvidas sobre Contribuição Sindical + 7 bônus para você 1) O que é Contribuição Sindical Laboral? Conhecida também como Imposto Sindical, não deve ser confundida

Leia mais

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Vídeo: A Força de quem FAZ O SISTEMA FIEMG A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais representa as indústrias do Estado e atua na defesa

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL CONHEÇA O SEPRORGS Entidade Patronal Fundado em 04 de Julho de 1986-30 anos Defender os interesses das empresas de TIC do RS Representar mais de 7 mil empresas vinculadas 300

Leia mais

Sistema OCB. Você participa. Todos crescem.

Sistema OCB. Você participa. Todos crescem. Sistema OCB. Você participa. Todos crescem. COOPERATIVISMO NO MUNDO COOPERATIVISMO NO MUNDO HOJE 1 a cada 7 PESSOAS no mundo são associadas a COOPERATIVAS Se as 300 maiores cooperativas do mundo fossem

Leia mais

Guia Trabalhista: Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU): Modelo

Guia Trabalhista: Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU): Modelo Guia Trabalhista: Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU): Modelo Resumo: Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos os aspectos pertinentes ao modelo da Guia de Recolhimento

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 22/12/2011

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 22/12/2011 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR061899/2012 NÚMERO DO PROCESSO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 47998.008319/2011-22 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA

Leia mais

ANEXO I CÓDIGOS DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (FPAS)

ANEXO I CÓDIGOS DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (FPAS) 1. NOTAS ANEXO I CÓDIGOS DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (FPAS) Nota 1: O recolhimento das contribuições a que se referem os arts. 2º e 3º da Lei nº 11.457, de 16 de março de 2007, será feito

Leia mais

Projeto de lei 4330/ quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados

Projeto de lei 4330/ quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados Projeto de lei 4330/2004 - quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados PL 4330 - projeto original apresenta à Ementa: Dispõe sobre o contrato de prestação de serviços e as relações

Leia mais

LEI Nº , DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000

LEI Nº , DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 PLR 79 LEI Nº 10.101, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000 Dispõe sobre a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa e dá outras providências. Faço saber que o PRESIDENTE DA REPÚBLICA adotou

Leia mais

ANEXO I CÓDIGOS DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (FPAS)

ANEXO I CÓDIGOS DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (FPAS) 1. NOTAS Nota 1: ANEXO I CÓDIGOS DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL () O recolhimento das contribuições a que se referem os arts. 2º e 3º da Lei nº 11.457, de 16 de março de 2007, será feito

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas Publicado em SENAI (http://www.senairs.org.br) Início > Perguntas e Respostas Perguntas e Respostas 1. Fundamentação Legal Qual é a fundamentação para o pagamento da contribuição sindical? A Contribuição

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES CADERNO DE ATIVIDADES PRIORIDADES DO PLANO DIRETOR 4 ANOS Considerando os... Desafios Desafios Desafios Desafios Desafios Defina em grupo as prioridades, segundo os critérios de... PRIORIDADES DO PLANO

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS JANEIRO DE Pagamento de salários - mês de DEZEMBRO/2010

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS JANEIRO DE Pagamento de salários - mês de DEZEMBRO/2010 Page 1 of 5 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS JANEIRO DE 2011 07/01/2011 SALÁRIOS Pagamento de salários - mês de DEZEMBRO/2010 Base legal: Art. 459, parágrafo único da CLT. FGTS Recolhimento

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016 Excerto da CCT assinada entre o sindicato profissional e a FECOMERCIO SP, por procuração e nas cláusulas que se aplicam ao SINCOMAVI Por este instrumento e na melhor

Leia mais

ANEXO I CÓDIGOS DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (FPAS)

ANEXO I CÓDIGOS DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (FPAS) 1. NOTAS ANEXO I CÓDIGOS DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (FPAS) Nota 1: O recolhimento das contribuições a que se referem os arts. 2º e 3º da Lei nº 11.457, de 16 de março de 2007, será feito

Leia mais

Contribuição e Enquadramento Sindical: algumas dúvidas

Contribuição e Enquadramento Sindical: algumas dúvidas Contribuição e Enquadramento Sindical: algumas dúvidas Contribuição Sindical Benefícios de recolher a Contribuição Sindical Patronal: A empresa contribuirá para o fortalecimento da sua categoria econômica;

Leia mais

CONCLUÍDAS AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS COM OS COMERCIÁRIOS

CONCLUÍDAS AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS COM OS COMERCIÁRIOS CONCLUÍDAS AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS COM OS COMERCIÁRIOS O SICAP concluiu as negociações coletivas com os comerciários da Capital, Interior, ABC e Cotia, tendo celebrado Convenções Coletivas de Trabalho

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Da Comissão Especial destinada a estudar e apresentar propostas com relação ao financiamento da atividade sindical) Altera os artigos 529, 530, 548, 580 e 592 da Consolidação

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO "EMPREGADOS EM EDIFÍCIOS E CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS E MISTOS" PARTES: SINDICATO DOS EMPREGADOS DE EDIFÍCIOS, ZELADORES, PORTEIROS, CABINEIROS, VIGIAS, FAXINEIROS,

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE /08/2016

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE /08/2016 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE 2016 SALÁRIOS 05/08/2016 FGTS Pagamento de salários - mês de JULHO/2016 - Para maiores detalhes, acesse o tópico Salários - Prazo de Pagamento.

Leia mais

TABELA PARA CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL EMPRESARIAL DA INDÚSTRIA

TABELA PARA CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL EMPRESARIAL DA INDÚSTRIA Vigência: 1 de Janeiro de 2015 1 De R$ 0,01 a R$ 12.813,62 CONTRIBUIÇÃO MÍNIMA R$ 102,51 2 De R$ 12.813,63 a R$ 25.627,24 CAPITAL SOCIAL 125 3 De R$ 25.627,25 a R$ 256.272,37 CAPITAL SOCIAL 500 + R$ 153,76

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 324, DE 2010

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 324, DE 2010 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 324, DE 2010 Atualiza o valor da contribuição sindical anual dos agentes ou trabalhadores autônomos e dos profissionais liberais, bem como sobre a forma de correção.

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO I 2015

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO I 2015 CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO - 2014 I 2015 Pelo presente instrumento particular, de um lado o SEABENS - Sindicato das Empresas Administradoras de Bens e Condomínios de Santos e Região, inscrito ~ no

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2014 Dia: 06 Salário Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT. Quando o pagamento

Leia mais

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 2. PARTE II.

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 2. PARTE II. ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 2. PARTE II. É especialista em Gestão Pública e em Orçamento Público. É Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e Colaborador do Portal L&C. Dando continuidade

Leia mais

A NECESSIDADE DE LICITAÇÃO PELAS ENTIDADES DO SISTEMA S

A NECESSIDADE DE LICITAÇÃO PELAS ENTIDADES DO SISTEMA S A NECESSIDADE DE LICITAÇÃO PELAS ENTIDADES DO SISTEMA S Lucas Pessôa Moreira 1 RESUMO: O artigo estudará a obrigatoriedade de realização de licitação pelas entidades componentes do denominado sistema S

Leia mais

Agenda Trabalhista - Setembro 2017

Agenda Trabalhista - Setembro 2017 Agenda Trabalhista - Setembro 2017 06/09/2017 SALÁRIOS Pagamento de salários - mês de AGOSTO/2017 - Para maiores detalhes, acesse o tópico Salários - Prazo de Pagamento. Base legal: Art. 459, parágrafo

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II ocriação e Registro do Sindicato o Receitas dos sindicato (contribuição sindical, confederativa, assistencial e mensalidade associativa) ofunções do sindicato / Prerrogativas

Leia mais

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I DA FIXAÇÃO E DO RECOLHIMENTO DA IMPOSTO SINDICAL

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I DA FIXAÇÃO E DO RECOLHIMENTO DA IMPOSTO SINDICAL CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I DA FIXAÇÃO E DO RECOLHIMENTO DA IMPOSTO SINDICAL Art. 578 - As contribuições devidas aos Sindicatos pelos que participem das categorias econômicas ou profissionais

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE 2017.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE 2017. MEDIDA PROVISÓRIA Nº, DE DE 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho CLT e a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da

Leia mais

Sindicato dos Comerciários de São Paulo Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo 2017/2018

Sindicato dos Comerciários de São Paulo Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo 2017/2018 Por este instrumento, o SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE SÃO PAULO, CNPJ nº 60.989.944/0001-65 e registro sindical nº 4.009/41, com base no município de São Paulo, e sede na Rua Formosa nº 99, nesta Capital,

Leia mais

Porque fazer parte do SINDIOMAS O representante da Escola de Ensino de Idiomas que fizer parte do Quadro Associativo do SINDIOMAS poderá: Votar e ser

Porque fazer parte do SINDIOMAS O representante da Escola de Ensino de Idiomas que fizer parte do Quadro Associativo do SINDIOMAS poderá: Votar e ser Quem somos O SINDIOMAS é o Sindicato Patronal que representa as Escolas de Idiomas no Estado do RS e o enquadramento sindical está fundamentado no Quadro Anexo do art. 577 da CLT 2º Grupo Empresas de Difusão

Leia mais

Informativo Machado Associados

Informativo Machado Associados Informativo Machado Associados Reforma trabalhista em vigor! Principais pontos de atenção A Lei 13.467/2017 (reforma trabalhista) entrou em vigor no último sábado, 11 de novembro de 2017, provocando a

Leia mais