É um tributo estabelecido no artigo 579 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de pagamento obrigatório, recolhido uma vez por ano.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "É um tributo estabelecido no artigo 579 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de pagamento obrigatório, recolhido uma vez por ano."

Transcrição

1 INFORMATIVO DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O QUE É A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É um tributo estabelecido no artigo 579 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de pagamento obrigatório, recolhido uma vez por ano. Todos que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional devem pagar independente de filiação a alguma entidade sindical, conforme o art. 8º, IV, in fine, da Constituição da República. Possui natureza tributária e é recolhida compulsoriamente pelos empregadores no mês de janeiro e pelos trabalhadores no mês de abril de cada ano. O objetivo da contribuição sindical é o custeio das atividades de representação e o custeio do Seguro Desemprego. Art. 579 A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art RECOLHIMENTO DE EMPRESAS COM MATRIZ E FILIAL Conforme consta na CLT Art. 581:...as empresas atribuirão parte do respectivo capital às suas sucursais, filiais ou agências, desde que localizadas fora da base territorial da entidade sindical representativa da atividade econômica do estabelecimento principal, na proporção das correspondentes operações econômicas... Deste modo quando a empresa possui filiais registradas sob as mesmas atividades recolhendo sob a mesma abrangência, isto é, para o mesmo sindicato, poderá recolher apenas uma vez a contribuição sindical para a matriz com o valor do capital social total.

2 COMO PROCEDER COM O RECOLHIMENTO SE A EMPRESA EXERCER MAIS DE UMA ATIVIDADE Informo que o recolhimento de contribuição sindical deverá ser efetuado a todas as partes devidas, ou seja, para todos os sindicatos que representem a empresa, quando esta não possuir uma atividade preponderante conforme consta na CLT Art º e 2º, 1º: Quando a empresa realizar diversas atividades econômicas, sem que nenhuma delas seja preponderante, cada uma dessas atividades será incorporada à respectiva categoria econômica, sendo a contribuição sindical devida à entidade sindical representativa da mesma categoria, procedendo-se, em relação às correspondentes sucursais, agências ou filiais, na forma do presente artigo. 2 Entende-se por atividade preponderante a que caracterizar a unidade de produto, operação ou objetivo final, para cuja obtenção todas as demais atividades convirjam, exclusivamente, em regime de conexão funcional. A PARTIR DE QUANDO A EMPRESA DEVERÁ RECOLHER A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O recolhimento deverá ser efetuado a partir da criação do registro (data constante no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica CNPJ) conforme Artigo 587 da CLT. Art O recolhimento da contribuição sindical dos empregadores efetuar-se-á no mês de janeiro de cada ano, ou, para os que venham a estabelecer-se após aquele mês, na ocasião em que requeiram às repartições o registro ou a licença para o exercício da respectiva atividade. NÃO EXISTE SINDICATO NO MEU MUNICIPIO PARA QUAL ENTIDADE RECOLHER Conforme artigo 591 da CLT não existindo sindicato na base a empresa deverá recolher para a Federação correspondente. Art Inexistindo sindicato, os percentuais previstos na alínea c do inciso I e na alínea d do inciso II do caput do art. 589 desta Consolidação serão creditados à federação correspondente à mesma categoria econômica ou profissional.

3 COMO PROCEDER AO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL A guia é enviada para as empresas no inicio de janeiro. É pagável em qualquer banco, casa lotérica, Caixa Aqui até o vencimento e após o vencimento é paga apenas nas agências da Caixa Econômica Federal. Em caso de não recebimento da guia, a empresa deve entrar em contato com o sindicato ou federação que o representa para reimpressão da mesma. VALOR DA CONTRIBUIÇÃO O valor é proporcional ao capital social da firma ou empresa, registrado nas respectivas Juntas Comerciais ou órgãos equivalentes, mediante a aplicação de alíquotas, conforme tabela progressiva. (Disponíveis no site). CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA - OBRIGAÇÃO Informo que a Contribuição Confederativa é prevista no artigo 8º inciso IV da Constituição Federal - A assembleia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei. Deste modo conforme consta na convenção coletiva de trabalho que é a aprovação da assembleia, a contribuição confederativa patronal será cobrada para as empresas sindicalizadas nos meses de Maio e Setembro nos valores especificados na mesma. As convenções coletivas de trabalho dos sindicatos de nossa base constam em nosso site, conforme link abaixo: Súmula Vinculante 40 - A contribuição confederativa de que trata o art. 8º, IV, da Constituição Federal, só é exigível dos filiados ao sindicato respectivo, para empresas não filiadas o pagamento é facultativo. Fonte de Publicação DJe nº 55 de 20/03/2015, p. 1. DOU de 20/03/2015, p. 1.

4 A EMPRESA QUE ESTÁ INATIVA Quando esta baixada no Sintegra, a empresa não precisa contribuir, caso estivesse habilitado teria que contribuir mesmo que a empresa estivesse inativa, inexiste na legislação previsão de dispensa da contribuição sindical para a entidade que se encontre com suas atividades paralisadas. Dessa forma, ainda inativa, mas sem formalizar o seu encerramento, deverá recolher a contribuição sindical patronal, isso porque o fato gerador da contribuição sindical (de caráter tributário) não deixa de ocorrer com a circunstância da paralisação das atividades da empresa. Importante ressaltar que a isenção tributária só se pode operar mediante previsão em lei, nos termos do Art. 176 do Código Tributário Nacional. EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL A Fecomércio-MS representa por lei a categoria do comércio e prestações de serviços do Estado de Mato Grosso do Sul, não sendo opção do sindicato patronal representar ou não uma empresa, mas sim, por força de lei, representa toda a categoria, independente da opção tributária, como é o caso do Simples Nacional O pagamento destas contribuições garante o fortalecimento da representatividade de toda a categoria, não estando sujeito a benefícios individuais, mas a conquistas coletivas. Podemos citar algumas delas: Convenção Coletiva de Trabalho que garante condições especiais de abertura das empresas; Realização e divulgação de pesquisas de intenção de consumo nas datas especiais para o Comércio, através do Instituto de Pesquisa; Qualidade de vida através do SESC; Mão de Obra qualificada através do SENACA;

5 Federação também atua na esfera legislativa, oferecendo suporte ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais na elaboração e acompanhamento de políticas públicas; Para as empresas do comércio de bens, serviços e turismo, fica a garantia de que o Sistema Comércio atua em todo o Legislativo para viabilizar a aprovação apenas de proposições que beneficiem essas categorias, para assegurar que os direitos do setor estejam previstos nesses textos; Consultoria Contábil; Consultoria Trabalhista. Apesar de a representatividade interessar toda a categoria, a opção do Simples Nacional de fato torna facultativo o pagamento de contribuições ao sindicato patronal. MULTA E JUROS DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL CLT Art O recolhimento da contribuição sindical, efetuado fora do prazo referido neste Capítulo, quando espontâneo, será acrescido da multa de 10%, nos 30 primeiros dias, com o adicional de 2% por mês subsequente de atraso, além de juros de mora de 1% ao mês e correção monetária. SANÇÕES QUE A EMPRESA ESTA SUJEITA ALÉM DA MULTA E JUROS. Se fiscalizada pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho, será aplicado multa administrativa que varia entre 7,5657 e máximo 7.565,6943 Ufir, (artigo 598), que mormente tem sido aplicado em valor mediano, ou seja em torno de Ufir que corresponde hoje a R$ 3.900,00, não superando o valor de R$ ,08, e ainda a empresa seria obrigado ao recolhimento em atraso com juros de 1% e multa de 2%, ambos ao mês de atraso.

R.: A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional.

R.: A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional. DÚVIDAS FREQÜENTES: 1. QUEM DEVE PAGAR A CONTRIBUIÇÃO R.: A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional. 2. EMPRESA NÃO FILIADA

Leia mais

Cuida-se de uma prestação pecuniária que tem por finalidade o custeio de atividades essenciais do sindicato e outras previstas em lei.

Cuida-se de uma prestação pecuniária que tem por finalidade o custeio de atividades essenciais do sindicato e outras previstas em lei. PREVISÃO LEGAL A Contribuição Sindical está prevista na Constituição da República de 1988 em seu art. 8, IV e nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Cuida-se de uma prestação

Leia mais

Esclareça as dúvidas mais freqüentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal

Esclareça as dúvidas mais freqüentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal E-mail: sindicomita@yahoo.com.br Site: http://www.sindicomitabuna.com.br/ Esclareça as dúvidas mais freqüentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal 1. O que é Contribuição Sindical Definição

Leia mais

GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL GRCS CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O MTE Ministério do Trabalho e Emprego em http://portal.mte.gov.br/co nt_sindical/, descreve que: A contribuição sindical está prevista nos artigos 578 a 591 da CLT. Possui natureza

Leia mais

1. Quem deve pagar a Contribuição Sindical (C.S.)? R.: Todas as empresas que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional.

1. Quem deve pagar a Contribuição Sindical (C.S.)? R.: Todas as empresas que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional. 1. Quem deve pagar a Contribuição Sindical (C.S.)? R.: Todas as empresas que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional. 2. Empresa não filiada ao sindicato é obrigada a pagar

Leia mais

Esclareça as dúvidas mais frequentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal

Esclareça as dúvidas mais frequentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal Senhores Empresários, Esclareça as dúvidas mais frequentes sobre o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal 1 O que é Contribuição Sindical Patronal? Definição e amparo legal. A contribuição sindical

Leia mais

Contribuição Sindical do Empregador (Patronal) Fonte: Guia Trabalhista

Contribuição Sindical do Empregador (Patronal) Fonte: Guia Trabalhista Contribuição Sindical do Empregador (Patronal) Fonte: Guia Trabalhista A contribuição Sindical é uma contribuição compulsória devida por todos aqueles que são empregadores e exercem atividade econômica,

Leia mais

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I Da Fixação e do Recolhimento da Contribuição Sindical (Vide o Lei Complementar nº 123 (art. 53) - DOU 15/12/2006) Art. 578 - As contribuições devidas aos Sindicatos

Leia mais

BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 04 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 254 Autor: Deputado Pedro Uczai Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

Quadro comparativo MP 873/2019 vs redação então vigente da CLT

Quadro comparativo MP 873/2019 vs redação então vigente da CLT Quadro comparativo MP 873/2019 vs redação então vigente da CLT MP 873/19 REDAÇÃO ANTERIOR À MP 873/19 Art. 1º A Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017

PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N /2017 PASSO A PASSO PARA AUTORIZAÇÃO DO DESCONTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL À LUZ DA LEI N. 13.467/2017 A Consultoria jurídica Zilmara Alencar, em atenção à solicitação do FST - FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES

Leia mais

Contribuição e Enquadramento Sindical: algumas dúvidas

Contribuição e Enquadramento Sindical: algumas dúvidas Contribuição e Enquadramento Sindical: algumas dúvidas Contribuição Sindical Benefícios de recolher a Contribuição Sindical Patronal: A empresa contribuirá para o fortalecimento da sua categoria econômica;

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ORIGEM DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL. De acordo com o Decreto-lei nº 1402, de 05 de julho de 1939, o qual regulamentou

Leia mais

2. Transcreve-se a seguir as informações constantes no Despacho: Solicito parecer jurídico em relação ao assunto.

2. Transcreve-se a seguir as informações constantes no Despacho: Solicito parecer jurídico em relação ao assunto. Parecer Jurídico nº 14/2015 Interessado: CAU/DF. Assunto: Questionamento sobre a obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical Ementa: Direito Administrativo. Questionamento sobre a obrigatoriedade

Leia mais

BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 03 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 29 Autor: Deputado Marco Maia Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

Respostas essenciais para tirar todas as suas dúvidas sobre Contribuição Sindical. + 7 bônus para você

Respostas essenciais para tirar todas as suas dúvidas sobre Contribuição Sindical. + 7 bônus para você 20 Respostas essenciais para tirar todas as suas dúvidas sobre Contribuição Sindical + 7 bônus para você 1) O que é Contribuição Sindical Laboral? Conhecida também como Imposto Sindical, não deve ser confundida

Leia mais

Cartilha de Contribuição

Cartilha de Contribuição Cartilha de Contribuição 1) O QUE É A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL? É a principal fonte de custeio das entidades sindicais. Ela objetiva o fortalecimento das empresas que representa, pois financia as diversas

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - QUEM PAGA?

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - QUEM PAGA? CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - QUEM PAGA? Fonte: [http://www.cnpl.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=50&itemid=38] [http://www.crors.org.br/detalhe.php?t=paginacao_noticia/editor_detalhe.php&id=nyj1mays]

Leia mais

BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 10 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 416 e 560 Autor: Tipo de emenda: Deputado João Daniel

Leia mais

BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 05 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 717 e 916 Autor: Tipo de emenda: Artigo: Tema: Deputado

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais Contribuições Profissionais. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais Contribuições Profissionais Real Direto Fiscal Proporcional Periódico Legislação Básica Constituição Federal, art. 149 CLT, Art. 580. Lei 12.514/11 Contribuições Profissionais

Leia mais

Aula 12 Constituição Formal de Empresa

Aula 12 Constituição Formal de Empresa Considerações iniciais Todas as sociedades empresariais e entidades, independente do seu objeto social e porte econômico, estão sujeitas às regras estabelecidas pelo MTE, quando tiverem pessoas físicas

Leia mais

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I DA FIXAÇÃO E DO RECOLHIMENTO DA IMPOSTO SINDICAL

CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I DA FIXAÇÃO E DO RECOLHIMENTO DA IMPOSTO SINDICAL CAPÍTULO III DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL SEÇÃO I DA FIXAÇÃO E DO RECOLHIMENTO DA IMPOSTO SINDICAL Art. 578 - As contribuições devidas aos Sindicatos pelos que participem das categorias econômicas ou profissionais

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PAGAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 1) PERGUNTA: Quem deve pagar a contribuição sindical? Resposta: O Art. 579 da CLT estabelece que a Contribuição Sindical

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19 MEDIDA PROVISÓRIA Nº 873/19 Publicada em 1º de março de 2019, a Medida Provisória nº 873/19 promoveu alterações em dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho no que pertine à contribuição sindical,

Leia mais

TBELA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

TBELA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL TBELA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Os dados são referentes aos cálculos aplicáveis aos empregados e agentes do comércio organizados em firmas ou empresas, entidades ou instituições com capital arbitrado e

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 13/2018

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 13/2018 EMENTA: REFORMA TRABALHISTA. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL. ART. 545 CLT. NÃO OBRIGATORIEDADE. NECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO PELO EMPREGADO. PROCEDIMENTO. Serve o presente para que seja esclarecido a respeito da

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Sociais Direitos Sociais Parte 7 Profª. Liz Rodrigues - Direitos coletivos dos trabalhadores (art. 8º a 11 da CF/88): - liberdade sindical e substituição processual; - direito

Leia mais

UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA Consultoria Jurídica Contribuição Sindical

UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA Consultoria Jurídica Contribuição Sindical UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA 2017 Contribuição Sindical O que é a Contribuição Sindical: É a contribuição devida por aqueles que participam de uma determinada categoria econômica ou profissional em favor do

Leia mais

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II DIREITO COLETIVO DO TRABALHO - II ocriação e Registro do Sindicato o Receitas dos sindicato (contribuição sindical, confederativa, assistencial e mensalidade associativa) ofunções do sindicato / Prerrogativas

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas Publicado em SENAI (http://www.senairs.org.br) Início > Perguntas e Respostas Perguntas e Respostas 1. Fundamentação Legal Qual é a fundamentação para o pagamento da contribuição sindical? A Contribuição

Leia mais

O SICOP e a FECOMERCIÁRIOS celebraram Convenção Coletiva de Trabalho,com vigência de 01/09/2009 até 31/08/2010, cujas principais cláusulas destacamos:

O SICOP e a FECOMERCIÁRIOS celebraram Convenção Coletiva de Trabalho,com vigência de 01/09/2009 até 31/08/2010, cujas principais cláusulas destacamos: CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2009-2010 (COMECIÁRIOS DO INTERIOR) CIRCULAR O SICOP e a FECOMERCIÁRIOS celebraram Convenção Coletiva de Trabalho,com vigência de 01/09/2009 até 31/08/2010, cujas principais

Leia mais

BLOCO 17 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 17 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 17 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 866 Autor: Deputado Orlando Silva Tipo de emenda:

Leia mais

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica

Zilmara Alencar Consultoria Jurídica INFORME n. 13/2016 Resumo: Portaria n. 521, de 4 de maio de 2016, que substitui os Anexos I e II da Portaria n. 488, de 23 de novembro de 2005, referentes à Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Orientador Empresarial ORIENTAÇÕES TRABALHO CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL: Considerações Gerais SUMÁRIO 1. Obrigatoriedade 1.1 - Atividade

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2014 Dia: 06 Salário Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT. Quando o pagamento

Leia mais

TERMO DE ADITAMENTO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2014

TERMO DE ADITAMENTO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2014 TERMO DE ADITAMENTO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2014 JORNADA NORMAL DE TRABALHO - Atendido ao disposto no artigo 3 da Lei n 12.790/2013, a jornada normal dos empregados comerciários não excederá

Leia mais

Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Fevereiro de 2015

Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Fevereiro de 2015 Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Fevereiro de 2015 Dia: 06/02/2015 Pagamento de Salários Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos

Leia mais

Guia Trabalhista: Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU): Modelo

Guia Trabalhista: Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU): Modelo Guia Trabalhista: Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU): Modelo Resumo: Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos os aspectos pertinentes ao modelo da Guia de Recolhimento

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (IMPOSTO SINDICAL)

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (IMPOSTO SINDICAL) CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (IMPOSTO SINDICAL) A Contribuição Sindical é o mais importante instrumento de atuação das entidades sindicais para o exercício de atividades que visam o interesse da categoria dos

Leia mais

Trabalhista/Previdenciária Mês: 02/2015

Trabalhista/Previdenciária Mês: 02/2015 Trabalhista/Previdenciária Mês: 02/2015 Dia: 06 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia

Leia mais

PROJETO DE LEI 6.708/2009 CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL REGULAMENTAÇÃO

PROJETO DE LEI 6.708/2009 CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL REGULAMENTAÇÃO PROJETO DE LEI 6.708/2009 CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL REGULAMENTAÇÃO 1 1. EMENTA - Projeto de lei nº 6708/2009 (nº de origem no Senado 248/2006) de autoria do Senador Paulo Paim (PT/RS) dispondo sobre a

Leia mais

BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 06 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 862 Autor: Tipo de emenda: Laércio Oliveira Aditiva

Leia mais

Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Abril de 2015

Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Abril de 2015 Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Abril de 2015 Dia: 07/04/2015 Pagamento de Salários Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT.

Leia mais

CIRCULAR CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2013

CIRCULAR CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2013 CIRCULAR CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2013 Esta circular do segmento VAREJISTA se aplica aos comerciários da base comum dos sindicatos signatários deste documento: SINCOMÉRCIARIOS E SINCOMÉRCIO,

Leia mais

CONCLUÍDAS AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS COM OS COMERCIÁRIOS

CONCLUÍDAS AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS COM OS COMERCIÁRIOS CONCLUÍDAS AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS COM OS COMERCIÁRIOS O SICAP concluiu as negociações coletivas com os comerciários da Capital, Interior, ABC e Cotia, tendo celebrado Convenções Coletivas de Trabalho

Leia mais

Está prevista no art. 149 da Constituição Federal e no artigo 578 e seguintes, da Consolidação das Leis do Trabalho CLT.

Está prevista no art. 149 da Constituição Federal e no artigo 578 e seguintes, da Consolidação das Leis do Trabalho CLT. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL 2018 Perguntas Frequentes 1) O que é Contribuição Sindical? A Contribuição Sindical é o mais importante instrumento de atuação das entidades sindicais para o exercício de

Leia mais

BLOCO 16 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808

BLOCO 16 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 BLOCO 16 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 144 Autor: Deputado Hildo Rocha Tipo de emenda: Aditiva

Leia mais

Trabalhista/Previdenciária Mês: 03/2016

Trabalhista/Previdenciária Mês: 03/2016 Trabalhista/Previdenciária Mês: 03/2016 Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia

Leia mais

PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Com o advento da Lei nº. 13.467/2017, que introduziu no ordenamento jurídico nacional a malfadada Reforma Trabalhista, foram substancialmente alteradas

Leia mais

DR. JONAS DA COSTA MATOS

DR. JONAS DA COSTA MATOS DR. JONAS DA COSTA MATOS DEFINIÇÃO LEGAL A Contribuição Sindical Urbana ou Rural, antigo Imposto Sindical, não é um imposto, mas uma contribuição compulsória (obrigatória) que deve ser recolhida anualmente,

Leia mais

Calendário Mensal das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias Outubro de 2016

Calendário Mensal das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias Outubro de 2016 Calendário Mensal das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias Outubro de 2016 Nota: Em caso de feriados estaduais e municipais, os vencimentos das obrigações principais deverão ser antecipados

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MAIO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MAIO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MAIO DE 2014 Dia: 07 CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados Envio ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), até o dia 07 de cada mês,

Leia mais

SINUSC Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Santa Catarina

SINUSC Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Santa Catarina A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Em diversas reuniões entre o CFN e a FNN, ficou ajustado que toda e qualquer questão referente a contribuição sindical, DIRIGIDAS AOS CONSELHOS, estes orientariam o profissional

Leia mais

BLOCO 13 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808

BLOCO 13 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 BLOCO 13 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emenda: 414, 497 e 962 Autor: Deputado João Daniel (PT/SE),

Leia mais

Trabalhista/Previdenciária Mês: 10/2016

Trabalhista/Previdenciária Mês: 10/2016 Trabalhista/Previdenciária Mês: 10/2016 Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia

Leia mais

SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO

SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO A OCB/TO é formada por cooperativas singulares, federações e centrais de todos os ramos. Pela Lei 5.764/71, ainda em vigor, todas

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 09/2014 Previdência Dia: 05 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social NOVEMBRO/2016

GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social NOVEMBRO/2016 Previdência Trabalhista/Previdenciária Mês: 12/2016 Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia de Recolhimento do Fundo

Leia mais

Série: 3/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA

Série: 3/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA Série: 3/ 10 VERÁSQUEUMFILHOTEUNÃOFOGEÀLUTA ASSEMBLEIA GERAL DELIBERATIVA DA CATEGORIA PARA AUTORIZAR A COBRANÇA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: REQUISITOS. A Zilmara Alencar Consultoria Jurídica - ZAC dando

Leia mais

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas.

ENTENDA SEUS DIREITOS. O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. ENTENDA SEUS DIREITOS O SINDEMED reservou este espaço para esclarecer seus direitos trabalhistas. As contribuições cobradas pelos Sindicatos são motivos de muitas dúvidas pelos empregados. Assim, a fim

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 12/2014 Previdência Dia: 05 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

BLOCO 12 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 12 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 12 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 339 e 381 Autor: Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP)

Leia mais

SINAC/CIR/001/2014 São Paulo, 02 de janeiro de Prezado Administrador de Consórcios, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2014

SINAC/CIR/001/2014 São Paulo, 02 de janeiro de Prezado Administrador de Consórcios, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2014 SINAC/CIR/001/2014 São Paulo, 02 de janeiro de 2014. Prezado Administrador de Consórcios, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2014 Encaminhamos-lhe a ficha de compensação bancária para recolhimento

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: DF000660/2012 DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/11/2012 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR065811/2012 NÚMERO DO PROCESSO: 46206.021348/2012-77

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2011

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2011 SINAC/CIR/001/2011 São Paulo, 03 de janeiro de 2011. Prezado Administrador de Consórcios, CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL EXERCÍCIO 2011 Encaminhamos-lhe a ficha de compensação bancária para recolhimento

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIARIAS SETEMBRO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIARIAS SETEMBRO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIARIAS SETEMBRO DE 2014 Dia: 05/09/2014 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE 2014 Dia: 06 Salário Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT. 1. Quando o pagamento

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 10/2014 Previdência Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

ADITAMENTO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO / ITATIBA E VINHEDO

ADITAMENTO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO / ITATIBA E VINHEDO ADITAMENTO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO - 2 0 0 4 / 2 0 0 6 ITATIBA E VINHEDO PROCESSO DRT/SP JUNDIAI/SP Nº 47998-03717-05-12 Por este instrumento, e na melhor forma de direito, de um lado, como representante

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 07/2015 Previdência Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 04/2015 Previdência Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 22/12/2011

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 22/12/2011 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR061899/2012 NÚMERO DO PROCESSO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 47998.008319/2011-22 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 08/2015 Previdência Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical.

O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical. O fazer de nossas mãos pelo fortalecimento sindical. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O que é? É um tributo previsto na Constituição Federal (CF) e Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), cujo recolhimento é obrigatório.

Leia mais

Salários, Reajustes e Pagamento

Salários, Reajustes e Pagamento TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2011 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR065290/2010 NÚMERO DO PROCESSO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 46254.003732/2009-17

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Da Comissão Especial destinada a estudar e apresentar propostas com relação ao financiamento da atividade sindical) Altera os artigos 529, 530, 548, 580 e 592 da Consolidação

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2016/2017 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SC002162/2016 DATA DE REGISTRO NO MTE: 01/09/2016 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR053909/2016 NÚMERO DO PROCESSO: 46220.005558/2016-63

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: DF000531/2017 DATA DE REGISTRO NO MTE: 30/08/2017 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR050673/2017 NÚMERO DO PROCESSO: 46206.008303/2017-11

Leia mais

Sindicato dos Comerciários de São Paulo Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo 2017/2018

Sindicato dos Comerciários de São Paulo Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo 2017/2018 Por este instrumento, o SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE SÃO PAULO, CNPJ nº 60.989.944/0001-65 e registro sindical nº 4.009/41, com base no município de São Paulo, e sede na Rua Formosa nº 99, nesta Capital,

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A IMPOSSIBILIDADE DO PAGAMENTO PROPORCIONAL DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DOS EMPREGADORES. Roberto Lopes Advogado

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A IMPOSSIBILIDADE DO PAGAMENTO PROPORCIONAL DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DOS EMPREGADORES. Roberto Lopes Advogado TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Sindical A IMPOSSIBILIDADE DO PAGAMENTO PROPORCIONAL DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DOS EMPREGADORES Roberto Lopes Advogado O artigo 587 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

Leia mais

DISTRIBUIDORES DE VEÍCULOS NO ESTADO DE SÃO PAULO- SINCODIV, inscrito no

DISTRIBUIDORES DE VEÍCULOS NO ESTADO DE SÃO PAULO- SINCODIV, inscrito no TERMO DE ADITAMENTO À CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO CELEBRADA ENTRE O SINDICATO DOS CONCESSIONÁRIOS E DISTRIBUIDORES DE VEÍCULOS NO ESTADO DE SÃO PAULO- SINCODIV, E O SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 03/2015 Previdência Dia: 06 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS

PARECER CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS PARECER 10-2015 CONSULENTE: Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS Consulta-nos o Senhor João R. Sehnem, em nome da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul

Leia mais

Sindicato e Organização das OCEMG

Sindicato e Organização das OCEMG Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de MG - OCEMG Funções do sindicato patronal: Assistencial: no âmbito dos sindicatos patronais, essencialmente, e a assessoria na área jurídica e econômica.

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS OUTUBRO DE Dia: 06/10/2014. Dia: 07/10/2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS OUTUBRO DE Dia: 06/10/2014. Dia: 07/10/2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS OUTUBRO DE 2014 Dia: 06/10/2014 Salário Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT. 1. Quando

Leia mais

BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL

BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL BLOCO 15 DA SÉRIE ZAC POR DENTRO DA MP 808 PARTE I CUSTEIO SINDICAL ANÁLISE DAS EMENDAS À MEDIDA PROVISÓRIA 808/2017 SOBRE O CUSTEIO SINDICAL Emendas: 587 Autor: Senador Paulo Paim Tipo de emenda: Modificativa

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS ABRIL DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS ABRIL DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS ABRIL DE 2014 Dia: 04 Salário Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT. Quando o pagamento

Leia mais

CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES

CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES CUSTEIO SINDICAL: ENTENDA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FONTES O Direito Coletivo do Trabalho tem como figura principal o sindicato, cuja finalidade é a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais

Leia mais

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016 TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2015/2016 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MT000249/2015 DATA DE REGISTRO NO MTE: 11/05/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR022255/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46210.000856/2015-03

Leia mais

ANO XXIV ª SEMANA DE JANEIRO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2013

ANO XXIV ª SEMANA DE JANEIRO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2013 ANO XXIV - 2013-3ª SEMANA DE JANEIRO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 03/2013 ASSUNTOS TRABALHISTAS SALÁRIO-MÍNIMO - A PARTIR DE 1º DE JANEIRO/2013... Pág. 44 CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PATRONAL - CONSIDERAÇÕES

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MARÇO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MARÇO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MARÇO DE 2014 Dia: 06 Salário Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT. Quando o pagamento

Leia mais

DOU de 06/05/2016 (nº 86, Seção 1, pág. 141) MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 521, DE 4 DE MAIO DE 2016

DOU de 06/05/2016 (nº 86, Seção 1, pág. 141) MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 521, DE 4 DE MAIO DE 2016 DOU de 06/05/2016 (nº 86, Seção 1, pág. 141) MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 521, DE 4 DE MAIO DE 2016 Substitui os Anexos I e II da Portaria nº 488, de 23

Leia mais

Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO Organização Sindical BASE LEGAL DO SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO ORGANIZAÇÃO SINDICAL O sistema sindical previsto na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 8º, estabelece diretrizes baseadas nos seguintes

Leia mais

SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO

SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS NO ESTADO DO TOCANTINS OCB/TO A OCB/TO é formada por cooperativas singulares, federações e centrais de todos os ramos. Pela Lei 5.764/71, ainda em vigor, todas

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Contribuição Sindical - Empregados

Orientações Consultoria De Segmentos Contribuição Sindical - Empregados Contribuição Sindical - Empregados 25/04/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 3.1 Desconto e Anotações... 4 3.2 Admissão

Leia mais