SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO A PESQUISA E EXTENSÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO A PESQUISA E EXTENSÃO"

Transcrição

1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO A PESQUISA E EXTENSÃO Docente: Éberton da Silva Marinho ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet 13/11/2013

2 SUMÁRIO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL ENSINO SUPERIOR CURSOS DE EXTENSÃO

3 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

4 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. Foi citada pela primeira vez na Constituição de A primeira LDB foi criada em 1961, seguida por uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996.

5 LEI DE DIRETRIZES E BASES Com a promulgação da Constituição de 1988, a LDB anterior (4024/61) foi considerada obsoleta, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído. A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e préescolas) como primeira etapa da educação básica.

6 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Darcy Ribeiro foi o relator da lei 9394/96 Gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa i ti das unidades d escolares (art. 3 e 15) Ensino fundamental obrigatório e gratuito (art. 4) Carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educação básica (art. 24) Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26)

7 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Formação de docentes para atuar na educação básica em curso de nível superior, sendo aceito para a educação infantil e as quatro primeiras séries do fundamental formação em curso Normal do ensino médio (art. 62) Formação dos especialistas da educação em curso superior de pedagogia ou pós-graduação (art. 64) A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público (art. 69) Dinheiro público pode financiar escolas comunitárias, confessionais i e filantrópicas i (art. 77) Prevê a criação do Plano Nacional de Educação (art. 87)

8 ESTRUTURA Possui 92 artigos, organizados da seguinte maneira: Título I - Da educação Título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional Título III - Do Direito à Educação e do Dever de Educar Título IV - Da Organização da Educação Nacional Título V - Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino Capítulo I - Da Composição dos Níveis Escolares Capítulo II - Da Educação Básica Seção I - Das Disposições Gerais Seção II - Da Educação Infantil Seção III -Do Ensino Fundamental Seção IV - Do Ensino Médio Seção V - Da Educação de Jovens e Adultos Capítulo III - Da Educação Profissional Capítulo IV - Da Educação Superior Capítulo V - Da Educação Especial Título VI - Dos Profissionais da Educação Título VII - Dos Recursos Financeiros Título VIII - Das Disposições Gerais Título IX - Das Disposições Transitórias

9 OLHAR A LEI Nº DE 20 OLHAR A LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

10 ENSINO SUPERIOR

11 ENSINO SUPERIOR O ensino superior, educação superior ou ensino terciário é o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais.

12 ENSINO SUPERIOR Desde 1950, o artigo 2º do primeiro protocolo à Convenção Europeia dos Direitos Humanos obriga todos os signatários a garantir o direito à educação. A nível mundial, o Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais de 1966, das Nações Unidas, garante este direito no seu artigo 13º, que estabelece que "a educação superior deverá tornar-se de acesso egualitário para todos, com base na capacidade, por todos os meios apropriados e, em particular, pela introdução progressiva da educação gratuita".

13 ENSINO SUPERIOR O ensino superior constitui i o nível educacional que se segue à finalização do ensino secundário numa escola secundária, liceu, ginásio ou outro estabelecimento de ensino. O ensino superior compreende normalmente estudos de graduação e estudos de pós-graduação, bem como estudos e formação de natureza vocacional. O ensino superior é realizado em estabelecimentos genericamente conhecidos como "instituições de ensino superior", que podem incluir instituições universitárias - como as universidades, id d as faculdades d e os colégios universitários - e instituições de ensino superior técnico e vocacional - como os politécnicos, as escolas superiores e oscolégios comunitários nos EUA. A realização de cada um dos ciclos do ensino superior confere geralmente um certificado, um diploma profissional ou um grau acadêmico.

14 ENSINO SUPERIOR O ensino superior inclui normalmente estudos, investigação, trabalhos práticos e, ocasionalmente, atividades sociais realizadas no âmbito da instituição de ensino superior. No âmbito dos estudos, os mesmos incluem tanto os de nível de graduação (referido ocasionalmente como "ensino terciário") como os de nível de pósgraduação.

15 ENSINO SUPERIOR NO BRASIL No Brasil, a educação superior é composta por cinco modalidades: cursos sequenciais, i os quais podem ser de formação específica, (que conferem diploma), ou de complementação de estudos, que oferecem certificado de conclusão; graduação, que compreende: bacharelado; licenciatura; tecnológico. pós-graduação, composta pelos níveis de especialização (pós-graduação lato sensu), mestrado e doutorado (pós- graduação stricto sensu); extensão, representada por cursos livres e abertos a candidatos que atendam aos requisitos determinados pelas instituições de ensino.

16 CURSOS SEQUENCIAIS Os cursos sequenciais são cursos de nível superior, mas não têm o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso sequencial é uma formação específica em um dado "campo do saber" e não em uma "área de conhecimento e suas habilitações".

17 CURSOS SEQUENCIAIS Por exemplo, na área de computação, pode-se ter um Curso Sequencial em Redes de Computadores, onde o objetivo é claro e pode ser atingido em um prazo relativamente curto. Os cursos sequenciais são considerados, assim, uma modalidade de curso superior onde os alunos podem, após concluírem o ensino médio, obter uma qualificação superior, ampliando seus conhecimentos em um dado campo do saber, sem a necessidade d de ingressar em um curso de graduação.

18 BACHARELADO São obtidos normalmente em cursos superiores que podem durar de três a seis anos, com extensões de mais anos com Especializações, Mestrados, Doutorados e Pós-doutorados. Alguns cursos oferecem duas ou mais habilitações, como na Licenciatura e o bacharelado propriamente dito, o que varia de instituição para instituição. Por esse motivo, alguns duram de nove a dez semestres letivos em média, com cursos de férias que aceleram à formatura.

19 LICENCIADO No Brasil, a licenciatura habilita seu titular a ser professor em escolas de Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Licenciaturas e níveis de ensino correspondentes Licenciatura em Pedagogia: g Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais); Licenciaturas em áreas específicas do conhecimento: Ensino Fundamental (séries finais) e no Ensino Médio.

20 TECNÓLOGO No Brasil, o tecnólogo é o profissional, i de nível superior formado em um curso superior de tecnologia. Essa modalidade de graduação visa formar profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. Seu formato, portanto, pode ser mais compacto, com duração em alguns casos menor que a dos cursos de graduação tradicionais. Por ser um profissional de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade a seus estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu(Especialização). Além disso, podem se candidatar a cargos públicos e privados em que a exigência seja ter o nível superior completo.

21 CURSOS DE EXTENSÃO

22 CURSOS DE EXTENSÃO A oferta de cursos de extensão está embasada na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, conhecida como LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, que em seus artigos 43 e 44 normatizam a matéria, dizendo que: Art. 43. A educação superior tem por finalidade: I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; II - formar diplomados d nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar a na sua formação contínua; III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

23 CURSOS DE EXTENSÃO IV -promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração; VI -estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

24 CURSOS DE EXTENSÃO At Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: I - cursos seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições i i de ensino, desde d que tenham concluído o ensino médio ou equivalente; II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo; III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências i das instituições i i de ensino;

25 CURSOS DE EXTENSÃO IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.parágrafo único. Os resultados do processo seletivo referido no inciso II do caput deste artigo serão tornados públicos pelas instituições i de ensino superior, sendo obrigatória i a divulgação da relação nominal dos classificados, a respectiva ordem de classificação, bem como do cronograma das chamadas para matrícula, de acordo com os critérios para preenchimento das vagas constantes do respectivo ecti edital.

26 CURSOS DE EXTENSÃO Em consonância com o mesmo diploma legal, l a oferta dá-se no âmbito da educação superior, ministrada por IES, de acordo com o artigo 45, que dispõe: Art. 45. A educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização.os cursos de extensão no âmbito da educação superior, como os cursos sequenciais, i cursos de graduação, de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu, somente podem ser ofertados por Faculdades, Centros Universitários e Universidades, pois são exclusivos de Instituições de Ensino Superior devidamente credenciadas junto ao Ministério da Educação.

27 DÚVIDAS Endereço eletrônico da disciplina: 27

Conhecimentos Diversos

Conhecimentos Diversos Conhecimentos Diversos Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996 com as devidas atualizações): Da Educação Superior (Título V: Capítulo IV) Professora Bruna Refosco www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Tema 4. Legislação educacional e gestão acadêmica para a qualidade do Ensino, Pesquisa e Extensão. Marcos Elias Moreira

Tema 4. Legislação educacional e gestão acadêmica para a qualidade do Ensino, Pesquisa e Extensão. Marcos Elias Moreira Tema 4 Legislação educacional e gestão acadêmica para a qualidade do Ensino, Pesquisa e Extensão Marcos Elias Moreira Legislação educacional e gestão acadêmica para a qualidade do ensino, Pesquisa e Extensão.

Leia mais

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

LDB. Lei de diretrizes e bases da educação nacional

LDB. Lei de diretrizes e bases da educação nacional LDB Lei de diretrizes e bases da educação nacional Edição atualizada até março de 2017 Lei n o 9.394/1996 29 IV cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais; V estudos realizados em instituições

Leia mais

Educação e Federação na Constituição

Educação e Federação na Constituição Introdução Educação na Constituição Federal; Federação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Constituição Estadual Lei nº 10.403/71 Conselho Estadual de Educação Regulamento Decreto nº 52.811/71

Leia mais

Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas

Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas Profa. Rosana Leite de Melo Coordenadora Geral das Residências em Saúde Secretaria Executiva da CNRM LEI Nº 9.394, 20 de dezembro DE

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR 2012/1 1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR 2012/1 1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR 2012/1 1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO CAMPUS: Alegrete CURSO: Licenciatura em Matemática NÍVEL: Superior COMPONENTE CURRICULAR: Planejamento Educacional e Currículo SEMESTRE/SÉRIE:

Leia mais

Residência xespecializações Médicas. Profa. Rosana Leite de Melo Coordenadora Geral das Residências em Saúde Secretaria Executiva da CNRM

Residência xespecializações Médicas. Profa. Rosana Leite de Melo Coordenadora Geral das Residências em Saúde Secretaria Executiva da CNRM Residência xespecializações Médicas Profa. Rosana Leite de Melo Coordenadora Geral das Residências em Saúde Secretaria Executiva da CNRM LEI Nº 9.394, 20 de dezembro DE 1996 - Diretrizes e Bases Educacionais

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECA

REGULAMENTO BIBLIOTECA REGULAMENTO BIBLIOTECA SALVADOR/BAHIA SUMÁRIO CAPÍTULO I... 2 CONSTITUIÇÃO E FINALIDES... 2 CAPÍTULO II... 3 DOS SERVIÇOS... 3 CAPÍTULO III... 3 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO... 3 CAPÍTULO IV... 3 DO CADASTRO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR 2012/1 1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE/SÉRIE: 1ºsem/2012 TURMA: 101 TURNO: Noturno C/H: 80 horas

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR 2012/1 1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE/SÉRIE: 1ºsem/2012 TURMA: 101 TURNO: Noturno C/H: 80 horas PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR 2012/1 1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO CAMPUS: Alegrete CURSO: Licenciatura em Matemática NÍVEL: Superior COMPONENTE CURRICULAR: Matemática Básica I SEMESTRE/SÉRIE: 1ºsem/2012

Leia mais

CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO, AUTONOMIA, SEDE E FORO

CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO, AUTONOMIA, SEDE E FORO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO, AUTONOMIA, SEDE E FORO Art. 1 o A é uma instituição privada de educação superior, com sede e limite territorial de atuação no município de Curitiba, Estado do Paraná, mantida

Leia mais

Análise das provas dos vestibulares da Universidade Federal da Paraíba segundo a Taxonomia de Bloom

Análise das provas dos vestibulares da Universidade Federal da Paraíba segundo a Taxonomia de Bloom Análise das provas dos vestibulares da Universidade Federal da Paraíba segundo a Taxonomia de Bloom João Batista Moura de Resende Filho (PG) Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa PB. Mestrando

Leia mais

ANEXO I. Habilitação e Escolaridade exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. Habilitação e Escolaridade

ANEXO I. Habilitação e Escolaridade exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. Habilitação e Escolaridade PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro marianaeducamg@tlook.com ANEXO I exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. 1. Cargo:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro marianaeducamg@outlook.com PORTARIA Nº 01, DE 10 DE JANEIRO DE 2017 Estabelece critérios e define procedimentos

Leia mais

A qualidade da educação superior no Brasil e o contexto da inclusão social: desafios para a avaliação

A qualidade da educação superior no Brasil e o contexto da inclusão social: desafios para a avaliação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MAIO 2009 A qualidade da educação superior no Brasil e o contexto da inclusão social: desafios para a avaliação Profª. Drª. Maria Isabel

Leia mais

Altera o Estatuto da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Altera o Estatuto da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. DECRETO N o 2.329, de 09 de agosto de 2004 Altera o Estatuto da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, usando da competência privativa que

Leia mais

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE TÍTULOS NOME DO CANDIDATO: ÁREA / DISCIPLINA: NÚMERO DE INSCRIÇÃO:

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE TÍTULOS NOME DO CANDIDATO: ÁREA / DISCIPLINA: NÚMERO DE INSCRIÇÃO: CONCURSO PÚBLICO DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS EDITAL Nº 29/2013 E EDITAL Nº 04/2014 PROVA DE TÍTULOS PARA OS CARGOS DE PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR FORMULÁRIO DE CADASTRO

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE A ENSILIS S.A. E O SPLIU CHEQUE ENSINO

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE A ENSILIS S.A. E O SPLIU CHEQUE ENSINO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE A ENSILIS S.A. E O SPLIU CHEQUE ENSINO Entre ENSILIS Educação e Formação, S.A., entidade instituidora do ISLA-Lisboa, com sede Quinta do Bom Nome, Estrada da Correia, n.º

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2014 (FACET)

EDITAL Nº. 001/2014 (FACET) EDITAL Nº. 001/2014 (FACET) O Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat), o Campus Universitário Vale do Teles Pires, a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas e a Pró-reitora de Pesquisa e Pósgraduação

Leia mais

Cada qual vê o que quer,

Cada qual vê o que quer, Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar Porque eu sou do tamanho do que vejo E não do tamanho da minha Altura (Fernando Pessoa) ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS Eng. Civil e Advogado JOSÉ TADEU DA

Leia mais

FAMED FACULDADE MENINO DEUS

FAMED FACULDADE MENINO DEUS 2016 a) Os inscritos que não puderem ou não desejarem participar de qualquer um dos eventuais módulos dos cursos/eventos não farão jus a qualquer tipo de ressarcimento financeiro ou de presença noutro

Leia mais

Lei n.º de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil. Profº Carlinhos Costa

Lei n.º de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil. Profº Carlinhos Costa Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil Profº Carlinhos Costa Níveis Etapas Fases Idade / Duração EDUCAÇÃO BÁSICA Educação Infantil Ensino Fundamental Creche

Leia mais

Luiz Dourado CNE/UFG Recife,

Luiz Dourado CNE/UFG Recife, Luiz Dourado CNE/UFG Recife, 16.09.15 PNE e a formação dos profissionais do magistério da Educação Básica Brasil: desigual e combinado; Conferências nacionais e FNE; Pne: princípios, metas e estratégias;

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 Tramitação 1988 Promulgação da Constituição Federal 1988 a 1991 Início de discussão do projeto Jorge Hage na Câmara 1992 Darcy Ribeiro, apoiado por

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA Edital de Cadastro Emergencial para Docentes Candidatos à contratação em LIBRAS Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial (Deficiência Intelectual, Deficiência Auditiva e Transtorno do Espectro Autista)

Leia mais

Aula inicial de metodologia. Um entendimento

Aula inicial de metodologia. Um entendimento Aula inicial de metodologia Um entendimento O que é conhecimento? Apreensão intelectual de um fato ou de uma verdade, como domínio (teórico ou prático) de um assunto, uma arte, uma ciência, uma técnica,

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE CADASTRO EMERGENCIAL 2019

EDITAL DE ABERTURA DE CADASTRO EMERGENCIAL 2019 EDITAL DE ABERTURA DE CADASTRO EMERGENCIAL 2019 A Dirigente Regional de Ensino, nos termos da Resolução SE 71/2018, considerando que não há número suficiente de docentes regularmente inscritos para atender

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL Nº 01/2016

PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL Nº 01/2016 PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL Nº 01/2016 A Cruzeiro do Sul S/A, por meio da Pró-Reitoria de Educação

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases

Lei de Diretrizes e Bases Lei de Diretrizes e Bases 01. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, a avaliação do desempenho do aluno deverá ser contínua e cumulativa, considerando-se a: a) prevalência dos aspectos quantitativos sobre

Leia mais

1. DO REGULAMENTO 3. DO QUADRO DE CARREIRA

1. DO REGULAMENTO 3. DO QUADRO DE CARREIRA 1. DO REGULAMENTO A Faculdade de Ciências da Saúde IGESP organiza a carreira de seus docentes por meio de Plano de Carreira em que se articulam critérios relacionados ao tempo de atuação na Instituição

Leia mais

EDITAL IFRS Nº 069/2017

EDITAL IFRS Nº 069/2017 EDITAL IFRS Nº 069/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR O Reitor Substituto do Instituto

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE)

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais

Leia mais

Seminário sobre LDB da Educação Nacional TALITA CRISTINI BATISTA LOPES MARIANA DA COSTA LOUREIRO COTOVICZ

Seminário sobre LDB da Educação Nacional TALITA CRISTINI BATISTA LOPES MARIANA DA COSTA LOUREIRO COTOVICZ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto Multidisciplinar Departamento de Tecnologias e Linguagens Seminário sobre LDB da Educação Nacional TALITA CRISTINI BATISTA LOPES MARIANA DA COSTA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ EDITAL Nº 8/UFOPA, DE 23 DE AGOSTO DE 2010 PROCESSO SELETIVO DE 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ EDITAL Nº 8/UFOPA, DE 23 DE AGOSTO DE 2010 PROCESSO SELETIVO DE 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ EDITAL Nº 8/UFOPA, DE 23 DE AGOSTO DE 2010 PROCESSO SELETIVO DE 2011 O Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA torna público o presente

Leia mais

Resolução nº 09, de 05 de fevereiro de 2009

Resolução nº 09, de 05 de fevereiro de 2009 Resolução nº 09, de 05 de fevereiro de 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE CONSELHO UNIVERSITÁRIO Resolução nº 09, de 05 de fevereiro de 2009 A Presidente do Conselho Universitário da Universidade Federal

Leia mais

RESOLUÇÃO CA nº. 14/12

RESOLUÇÃO CA nº. 14/12 RESOLUÇÃO CA nº. 14/12 Altera a Resolução CA nº 28/10, de 20/10/10, e dá outras providências. O Vice-Reitor, no exercício da presidência do, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto na

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA Edital de Cadastro Emergencial para Docentes Candidatos à contratação para Atribuição de Aulas de LIBRAS Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial (deficiências intelectual e auditiva) no Ensino

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CONSELHOS UNIVERSITÁRIO E DE ENSINO E PESQUISA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CONSELHOS UNIVERSITÁRIO E DE ENSINO E PESQUISA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CONSELHOS UNIVERSITÁRIO E DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO nº 020 de 11 de junho de 2013. Dispõe sobre as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR. _01 (uma) vaga ao posto de trabalho de Professor Coordenador dos anos iniciais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR. _01 (uma) vaga ao posto de trabalho de Professor Coordenador dos anos iniciais SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO ESCOLA ESTADUAL JARDIM DR. PAULO GOMES ROMEO --------------------------- FUNDADA EM 22/05/2015 -----------------------------

Leia mais

EDITAL 01/2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR

EDITAL 01/2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR EDITAL 01/2018 EDITAL DE INSCRIÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR Fundamento legal: Resolução SE 75, de 30-12-2014 alterada pela Resolução SE 3, de 12-1-2015 e Resolução SE 6, de 20-01-2017 que dispõe sobre

Leia mais

Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado

Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado Projeto de Lei nº 6.840, de 2013 Posicionamento CONSED Comentado Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a organização

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A Geografia Levada a Sério

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.  A Geografia Levada a Sério ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 Fundamentos de Políticas Públicas O TRONO DE ESTUDAR

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Leia mais

EDITAL Nº 032 DE 26 DE ABRIL DE 2018.

EDITAL Nº 032 DE 26 DE ABRIL DE 2018. EDITAL Nº 032 DE 26 DE ABRIL DE 2018. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR O Reitor Substituto

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA (Aprovada pela Resolução CEPE 054E/2015) UNIVERSIDADE DO CEUMA UNICEUMA NORMAS ESPECÍFICAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA 1 Disciplina e regulamenta o funcionamento

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília CHAMADA INTERNA IFB Nº 08 /2017, DE 07 DE AGOSTO DE 2017 Recebimento de candidaturas para credenciamento de docentes no Mestrado Profissional em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) O

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA Edital de Cadastro Emergencial para Docentes Candidatos à contratação em LIBRAS Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial (Deficiências: Intelectual, Auditiva, Visual e Transtorno do Espectro Autista)

Leia mais

EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017

EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017 EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017 EDITAL RELATIVO ÀS SOLICITAÇÕES DE INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR PARA O PERÍODO 2017.2 A Universidade Estadual do Piauí - UESPI,

Leia mais

03/04/2017. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza

03/04/2017. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza Preâmbulo...assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL AEE/UFSM 01/2009 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), em parceria com o Programa Universidade

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*)

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) Página 1 de 8 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso

Leia mais

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 CONSELHO DE GRADUAÇÃO Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciaturas da UFSCar. O Conselho de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 05/ ALUNO EXTERNO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 05/ ALUNO EXTERNO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza Câmpus

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/CONSUP/IFRO, DE 08 DE MAIO DE 2015.

RESOLUÇÃO Nº 08/CONSUP/IFRO, DE 08 DE MAIO DE 2015. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 08/CONSUP/IFRO, DE 08 DE MAIO DE

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE/2013

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE/2013 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 1º SEMESTRE/2013 A Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Estado de Minas Gerais, no uso das atribuições que lhes confere a Resolução CEPE/UEMG

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 001/2018 PARTICIPANTE EXTERNO

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 001/2018 PARTICIPANTE EXTERNO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza Câmpus

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO

DE PÓS-GRADUAÇÃO 6.2.2. DE PÓS-GRADUAÇÃO As áreas de abrangência da UFOB têm experimentado importante crescimento econômico e populacional nos últimos 30 anos, fato que tem ampliado significativamente a demanda por profissionais

Leia mais

Ângela Maria Paiva Cruz REITORA

Ângela Maria Paiva Cruz REITORA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 044/2017-CONSEPE, de 04 de abril de 2017. Dispõe sobre a Política Linguística da UFRN. A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA No -1.140, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013 (*) Institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e define suas diretrizes gerais, forma, condições

Leia mais

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA OLÍMPIA 2014 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA FAER REGULAMENTO CAPÍTULO I - APRESENTAÇÃO Art. 1º O presente regulamento tem como finalidade

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 001/2019 PARTICIPANTE EXTERNO

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 001/2019 PARTICIPANTE EXTERNO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza Câmpus

Leia mais

Nota 01/2017- Colégio de Dirigentes/CODIR

Nota 01/2017- Colégio de Dirigentes/CODIR Nota 01/2017- Colégio de Dirigentes/CODIR Esclarecimentos quanto à oferta de Cursos de Complementação Pedagógica no formato de Especialização para Docentes não licenciados no âmbito do IFPA Considerando

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS - CUR INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PACTO NACIONAL

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT. RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU ISESJT RESOLUÇÃO CONSUP Nº 03/2014 Floriano, 10 de janeiro de 2014. Fixa normas para o Programa de Iniciação Científica, no Instituto Superior de Educação

Leia mais

EDITAL N o 10, DE 7 DE JUNHO DE 2017

EDITAL N o 10, DE 7 DE JUNHO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG CAMPUS OURO BRANCO Rua Afonso Sardinha, nº 90 Bairro Pioneiros

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

O ciclo profissional tem por finalidade a preparação do aluno para o exercício de atividades profissionais.

O ciclo profissional tem por finalidade a preparação do aluno para o exercício de atividades profissionais. MANUAL DO ALUNO Esta Instituição de Ensino Superior, atendendo ao disposto na Constituição Federal e na Lei das Diretrizes e Bases da Educação, oferece o ensino superior, tendo por objetivo na área dos

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º de 20 de dezembro de 1996

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Tramitação 1988 Promulgação da Constituição Federal 1988 a 1991 Início de discussão do projeto Jorge Hage na Câmara

Leia mais

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS DA UTFPR

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

Leia mais

EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM

EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COORDENAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA EDITAL 01/2019 PIBID-LEDUCARR-CNM

Leia mais

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Picos através

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 025/2011 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA -UESB, no uso de suas

Leia mais

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO Lei Nº 13.146 de 06/07/2015 Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Art. 3 o Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:... XIII - profissional

Leia mais

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 MANUAL DO CANDIDATO Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 Telefones: (43) 3174-5454 ou 3174-5464 E-mail: secretaria@faculdadecatuai.com.br Horário:

Leia mais

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001.

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001. *) **) ***) ****) RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. O Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação,

Leia mais

Encaminhamentos para os trabalhos de revisão do Estatuto 03 de novembro de 2016.

Encaminhamentos para os trabalhos de revisão do Estatuto 03 de novembro de 2016. Encaminhamentos para os trabalhos de revisão do Estatuto 03 de novembro de 2016. A gestão atual comprometeu-se enfrentar o desafio de revisar/atualizar o Estatuto à nova realidade e às necessidades da

Leia mais

EDITAL CADASTRAMENTO EMERGENCIAL Maio/2018

EDITAL CADASTRAMENTO EMERGENCIAL Maio/2018 EDITAL CADASTRAMENTO EMERGENCIAL Maio/2018 Ciências Físicas e Biológicas, Educação Especial (Deficiência Intelectual DI, Transtorno do Espectro Autismo TEA, Deficiência Auditiva DA, Deficiência Visual

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL Processo Seletivo Público 2017 (Lei Federal nº /2005) ERRATA - Edital nº 02/2017

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL Processo Seletivo Público 2017 (Lei Federal nº /2005) ERRATA - Edital nº 02/2017 1 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL Processo Seletivo Público 2017 (Lei Federal nº 11.129/2005) ERRATA - Edital nº 02/2017 Seleção de candidatos às vagas do Programa de Pós Graduação

Leia mais

INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS O Incentivo à Qualificação é um benefício, na forma de retribuição financeira, calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO JUIZ DE FORA EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO JUIZ DE FORA EDITAL O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora ESTÁCIO JUIZ DE FORA divulga processo seletivo para formação de cadastro de reserva, regime celetista, para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação,

Leia mais

1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR

1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR 1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br 2 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br LDB 01. (Ano: 2012 - Banca: CESPE - Órgão: PRF - Prova: Técnico em Assuntos

Leia mais

EDITAL Nº 02/2018 SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

EDITAL Nº 02/2018 SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE PRÁTICA DISCENTE EDITAL Nº 02/2018 SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES COORDENADORES

Leia mais

Polo. Rio de Janeiro. Duque de Caxias. Nova Friburgo. Campos de Goytacazes

Polo. Rio de Janeiro. Duque de Caxias. Nova Friburgo. Campos de Goytacazes MNISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO N 01/2017

Leia mais

Componente Curricular CH Vagas Formação Exigida PED.PARFOR.14 - Abordagens Teórico-metodológicas De Arteeducação

Componente Curricular CH Vagas Formação Exigida PED.PARFOR.14 - Abordagens Teórico-metodológicas De Arteeducação EDITAL IFRS Nº 31/2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARFOR O Reitor pro tempore do Instituto Federal

Leia mais

DIRETRIZES CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO UTFPR

DIRETRIZES CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA UTFPR Resolução

Leia mais

(Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de )

(Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de ) (Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de 17.06.2008) IV - atividades realizadas em laboratórios de ensino e pesquisa, quando for o caso;e V - demais atividades inerentes aos respectivos níveis de formação, definidos

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP

REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP REGULAMENTO DO CENTRO DE PESQUISA (CEPES) DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB/IDP TEXTO COMPILADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017 FAI

EDITAL Nº 001/2017 FAI EDITAL Nº 001/2017 FAI A FACULDADE ITAPURANGA FAI divulga processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação em Administração e Ciências Contábeis.

Leia mais

Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos

Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos Resolução 01/2017-PPGEP Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no

Leia mais

EDITAL N.º 10/ PPG/CPG/UEMA

EDITAL N.º 10/ PPG/CPG/UEMA EDITAL N.º 10/2019 - PPG/CPG/UEMA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA) torna público para o conhecimento dos interessados que, no período de 25 de

Leia mais

Assunto: Altera a Resolução do Colegiado de Cursos nº 10/2013, sobre Regulamentação das Atividades Complementares na Faculdade Una de Betim.

Assunto: Altera a Resolução do Colegiado de Cursos nº 10/2013, sobre Regulamentação das Atividades Complementares na Faculdade Una de Betim. COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO Nº 01/2015 Assunto: Altera a Resolução do Colegiado de Cursos nº 10/2013, sobre Regulamentação das Atividades Complementares na Faculdade Una de Betim. O Colegiado de Cursos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO EDITAL N. 001/2018/EDH PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNEMAT, EM PARCERIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE EDITAL n. 41/ UNESC Dispõe sobre os critérios de seleção de estudantes de pós-graduação, dos Programas de Pós-graduação stricto sensu; para participar do Programa Observatório de Educação - OBEDUC. O Magnífico

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul EDITAL Nº 041, DE 25 DE MAIO DE 2018. PROCESSO SELETIVO

Leia mais