LEVANTAMENTO DE QUEIXAS FÍSICAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE TRÊS LAGOAS/MS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEVANTAMENTO DE QUEIXAS FÍSICAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE TRÊS LAGOAS/MS"

Transcrição

1 LEVANTAMENTO DE QUEIXAS FÍSICAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE TRÊS LAGOAS/MS CLAUDINEI APARECIDO DOS SANTOS Discente do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS MARISTELA DO NASCIMENTO ATALAIA Discente do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS GRACIELA JUNQUEIRA DE ABREU Docente MSc. do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS Juliana de Carvalho Apolinário Coelho Docente MSc. do Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS RESUMO A má postura adquirida pelos alunos na realização dos seus estudos e na prática de suas atividades físicas e de lazer pode acarretar problemas posturais, que se não diagnosticados e tratados precocemente podem causar problemas ainda mais graves na vida adulta desses alunos. O objetivo deste estudo é identificar as queixas físicas e os hábitos posturais durante as atividades diárias de alunos do ensino fundamental de uma escola de Três Lagoas/MS. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, realizado com 72 alunos do ensino fundamental da rede municipal, com idade variando de 6 a 14 anos. O levantamento dessas queixas foi feito através da aplicação de questionário entre os alunos selecionados. Palavras-chave: ensino fundamental, queixas físicas, postura. INTRODUÇÃO A postura é o resultado de hábitos que o indivíduo adquire com o passar dos anos, os adolescentes são os que mais sofrem e desenvolvem alterações posturais, ou por permanecerem muito tempo em posições inadequadas, ou ainda carregarem muito peso, considerando que suas estruturas ainda não se encontram totalmente desenvolvidas (MAGGE, 2005).

2 A fase da vida que mais chama a atenção quanto aos problemas posturais é o período escolar, pois nessa idade não existe a preocupação com a postura adequada. Além disto, os estudantes permanecem por um longo período de tempo nas escolas, que podem não apresentar condições ergonômicas adequadas, fazendo com isso que os alunos utilizem posturas que podem prejudicá-los com o passar dos anos (PAPALIA; OLDS, 2000). A quase totalidade dos problemas posturais tem sua origem na infância, uma vez que as crianças em idade escolar estão em um período de acomodação das estruturas anatômicas de seus corpos. Entretanto, a maioria dos desvios posturais na criança em crescimento é classificada como desvio de desenvolvimento e, quando os padrões se tornam habituais, podem resultar em alterações posturais patológicas. (MOMESSO, l997). A má postura que as crianças costumam adquirir na escola e em casa para realizar suas atividades podem causar não só problemas musculoesqueléticos, mas também problemas respiratórios, visuais, entre outros. Problemas esses que, se não tratados, elas levarão para a vida adulta, podendo até se agravar com o passar do tempo (MAGGE, 2005). O presente estudo tem como objetivo identificar as queixas físicas e os hábitos posturais durante as atividades diárias de alunos do ensino fundamental de uma escola de Três Lagoas/MS. 1. POSTURA Postura é a posição assumida pelo corpo, quer seja por meio da ação integrada dos músculos, operando para contra atuar com a força da gravidade, quer seja quando mantida durante a inatividade muscular (PAPALIA; OLDS, 2000). A postura mantida e os maus hábitos posturais podem influenciar e alterar a morfologia de algumas estruturas ósseas, durante a infância e a adolescência. Levando na vida adulta a diversas complicações em níveis funcionais, ortopédicos, respiratórios entre outros, além de dores musculares devido às compensações do organismo (MORO, 2005).

3 A postura adequada é aquela que melhor se ajusta ao nosso sistema musculoesquelético, equilibrando e distribuindo todo o esforço de nossas atividades diárias, favorecendo a menor sobrecarga em cada uma de suas partes. A má postura é aquela em que o relacionamento entre as várias partes do corpo induz a agressão da estrutura de suporte, promovendo fadiga e o aumento do processo degenerativo (PEREIRA, 2001). 1.1 FATORES QUE INFLUENCIAM A POSTURA EM ESTUDANTES São diversos os fatores que interferem a postura dos estudantes, no que se refere ao ambiente escolar percebe-se que os problemas são diversos, como por exemplo, dificuldades ergonômicas, arquitetura desfavorável do imóvel, disposição e proporções inadequadas do mobiliário escolar. O mobiliário escolar atualmente utilizado apresenta carteiras e cadeiras diametralmente inadequadas à criança, cuja fabricação ocorre em grande quantidade, tornando precária a qualidade de uso. A condição do mobiliário usado pela criança é importante e deve adequar-se à atividade e ao tamanho da mesma. Nas escolas, o mobiliário é único e atende a todas as idades, do ensino fundamental ao médio, não oferecendo o conforto necessário para o tempo de atividade exigida, obrigando a criança a assumir uma postura inadequada, alterando consequentemente o seu desenvolvimento e a sua postura normal. Reis et al (2003), afirma que a maioria das escolas públicas do Brasil possuem mobiliário escolar inadequado. Os autores esclareceram que o mesmo mobiliário escolar é utilizado nos três turnos com clientelas diferentes, ou seja, indivíduos com medidas antropométricas diferenciadas. Os autores ressaltam que a altura poplítea fica próxima de 27 cm em crianças de 7 anos de idade e até 50 cm em adultos de 18 anos. As escrivaninhas, da mesma maneira que as cadeiras necessitam possuir várias alturas. Uma escrivaninha muito alta estimula a má postura, especialmente do pescoço. Uma escrivaninha muito baixa estimula a postura relaxada. A relação entre as alturas da cadeira e da escrivaninha é também muito importante, pois se a altura da cadeira estiver correta e a altura da mesa incorreta, os benefícios do móvel correto são desperdiçados (OLIVER, 1998 p. 22).

4 Portanto, um mobiliário escolar do tipo regulável, é a mais importante adequação ergonômica apresentada até o presente momento, para superar os velhos problemas encontrados na sala de aula (MORO, 2005). 1.2 A MOCHILA E O MATERIAL ESCOLAR Os alunos carregam todos os dias para a escola uma enorme quantidade de livros e de materiais em suas mochilas, e quando carregadas de forma inadequada, este se torna um grande problema para os mesmos. O excesso de material escolar nas mochilas deixa a criança com a postura alterada, pois usando a bolsa em um dos ombros, há uma sobrecarga em um dos lados do corpo, o que aumenta o risco de escoliose e dores musculares (SANTOS, 1999). O excesso de peso que a criança transporta todos os dias pode dar origem a deformações graves na coluna vertebral, uma vez que a criança ainda se encontra em fase de crescimento, sendo a sua constituição musculoesquelética ainda muito frágil (MAGGE, 2005). O efeito combinado de mochilas pesadas, posição da carga no corpo, tamanho e forma da carga, distribuição da mesma, tempo gasto em carregá-las, características físicas e condições físicas dos indivíduos foram hipotetizadas como fatores associados às disfunções causadas pelas mochilas (CHANSIRINUKOR et al, 2001). Weir (2002), em seus estudos concluiu que mochilas pesadas sobre a coluna vertebral também afetam a mecânica pulmonar e seus volumes, onde as cargas superiores a 20% do peso corporal mostraram diminuir os volumes pulmonares em 43 crianças em idade escolar, e que a redução da carga para 10% do peso corporal manteria a postura normal, bem como a função pulmonar em crianças. 1.3 FISIOTERAPIA PREVENTIVA Os problemas físicos que podem acometer crianças e adolescentes tendo início na fase de crescimento e constituem fator de risco para o aparecimento de disfunções da coluna vertebral, muitas vezes irreversíveis na fase adulta.

5 A idade escolar compreende a fase ideal para recuperar estas disfunções de maneira eficaz. A fase escolar representa o melhor momento para o estímulo de hábitos saudáveis, como prevenção do desenvolvimento de alterações posturais em estudantes, a fisioterapia fornece orientações que visam evitar as posições habituais ou atividades que aumentem as curvaturas da coluna vertebral dos alunos (ZAPATER, 2004). A fisioterapia preventiva escolar ainda representa um campo de atuação pouco explorado pelo fisioterapeuta, tendo como foco de ação os aspectos relacionados à postura, problemas físicos e o estresse infantil. Toda criança além de crescer, ou seja, ganhar peso e altura necessita adquirir habilidades físicas e motoras e é muito importante observar permanentemente o desenvolvimento físico e a postura da criança. (ZAPATER, 2004). A atuação preventiva consiste em disponibilizar aos alunos e professores, informações que promovam o conhecimento sobre a saúde em geral e sobre as questões posturais, que envolvam prioritariamente as necessidades da atividade escolar. Procura também, orientar, ensinar sobre as questões da saúde física, sobre posturas e atividades como sentar, escrever e carregar mochilas. Os professores devem trabalhar em parceria com os pais, alertando-os no caso de detectarem algum desvio postural na criança; quanto aos pais, estes devem procurar um profissional de saúde capaz de avaliar e de indicar o tratamento mais adequado para corrigir o problema de seus filhos, e ninguém mais especializado do que o fisioterapeuta para orientar sobre essa prevenção. 2 CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS CRIANÇAS ENTRE 6 A 14 ANOS A palavra crescimento é empregada para representar o desenvolvimento físico da criança até a adolescência (PAPALIA; OLDS, 2000). O crescimento diminui entre os seis e quatorze anos de idade, até o salto, que ocorre no final deste período. No entanto, percebe-se uma diferença impressionante entre as crianças de seis anos, que ainda são pequenas e as crianças de quatorze, que começam a parecerem adultas. A postura e suas prováveis alterações é o que comprova a passagem da criança pequena para criança em idade escolar, período em que ocorre uma

6 transformação de sua postura, ou seja, em sua conformação física. (PAPALIA; OLDS, 2000). Na faixa etária dos 6 aos 14 anos de idade começam a surgir adaptações funcionais, consequentes do desenvolvimento corporal, emocional e de atividades, podendo levar aos desvios da coluna vertebral, uma vez que a mobilidade é extrema e a postura se adapta às atividades desenvolvidas (CARVALHO, 2003). Durante a terceira infância as crianças crescem de 2,5 a 7,6 cm a cada ano e ganham em torno de 2,2 a 3,6 kg, duplicando seu peso corporal médio. No final deste estágio, entre os 10 e 12 anos, as meninas sofrem o surto de crescimento, adquirindo cerca de 4,5 kg por ano (estes dados com referências americanas). Tornam-se mais pesadas e mais altas que os meninos, permanecendo assim até os 12 ou 13 anos, quando inicia o surto de crescimento dos meninos. As meninas também conservam um pouco mais de tecido adiposo do que os meninos, o que persiste até a idade adulta (PAPALIA; OLDS, 2000, p. 20). Segundo Braccialli (2000) deve-se ficar atento às alterações posturais encontradas em crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, por ser um período intermediário entre o primeiro estirão de crescimento, que ocorre do nascimento até o 3º ano de idade e o segundo, que acontece na adolescência. Vários fatores podem interferir na postura corporal do adolescente e entre os mais comuns apresentam-se hábitos errados de postura, hereditariedade, traumatismo, doenças inflamatórias, enfermidades musculoesqueléticas, debilidade muscular ou neural, estresse, desnutrição, roupas inadequadas, sobrepeso e obesidade (MAGGE, 2005). O clímax dos problemas de coluna acontece no início da idade escolar. Um grande número de orientadores e crianças não tem a mínima noção do que fazer para evitar os enormes problemas decorrentes dos malefícios espinhais (MOMESSO, 1997). A fase da adolescência é demasiadamente conturbada pelas diversas alterações que naturalmente ocorrem devido ao desequilíbrio de crescimento e desenvolvimento, possibilitando, então, o surgimento de problemas posturais bastante numerosos. Neste período, a postura normal é sensivelmente afetada pelo chamado pico de crescimento, fase na qual as alterações ocorrem com a maior frequência (PINTO; LOPES, 2001).

7 É nesse período de pico de crescimento que a coluna vertebral se desenvolve com maior rapidez, provocando, algumas vezes, um crescimento desigual das vértebras, ou um desenvolvimento desequilibrado da musculatura dorsal. Desde modo, é neste momento que a fisioterapia preventiva atua, através do trabalho de prevenção que deve ser proporcionado a esses adolescentes, para que não apresentem alterações posturais ou problemas mais sérios em sua estrutura física, como deformidades (MAGGE, 2005). 3 ESTUDO DE CASO 3.1. CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE E MOBILIÁRIO As salas de aulas da escola pesquisada, apresentam aproximadamente 15 metros de comprimento e 8 de largura, contendo em cada uma, um quadro negro com 5 metros de comprimento e 1 metro de largura. A iluminação e a ventilação das salas é feita de forma natural e artificial, com janelas, 2 ventiladores e 4 lâmpadas fluorescentes. As salas de aula são distribuídas em 5 pavilhões, que contem em média de 4 à 5 salas, cada sala contendo em média 20 alunos. O mobiliário escolar apresenta as mesmas medidas para todas as turmas, sem levar em consideração as diferenças no tamanho dos alunos, como mostra a Figura 1. As carteiras apresentam 73 cm de altura, 37 cm de largura e 58 cm de comprimento. As cadeiras apresentam altura total de 74 cm, altura até o assento 44 cm e o assento 35 cm de profundidade. Figura 1: Mobiliário escolar Fonte: Pesquisa Própria

8 Foram avaliados 72 alunos que apresentaram características, conforme mostra a Tabela 1. CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO Frequência absoluta Frequência relativa (n) (%) GÊNERO Feminino 41 56,94 Masculino 31 43,06 SÉRIE Primeira 2 2,78 Segunda 4 5,56 Terceira 13 18,06 Quarta 23 31,94 Quinta 12 16,67 Sexta IDADE 6 1 1, , , , , , , ,39 Tabela 1: Características da população Fonte: Pesquisa própria Os alunos apresentam altura variando entre 1,31m a 1,67m, massa corpórea entre 19,2kg a 70,7 kg e IMC entre 11,73 a 35,47. Dos 72 alunos avaliados, 70 praticam atividades físicas (97%) e 02 (3%) não praticam nenhuma atividade física, Quando os alunos foram questionados sobre quais atividades físicas costumam realizar com maior frequência e quais atividades de lazer são as suas favoritas foram obtidas os dados apresentados na Tabela 2. ATIVIDADES FÍSICAS Frequência absoluta (n) Frequência relativa (%) Pular corda 1 1,39 Futebol 39 54,17 Basquete 10 13,89 Volei 38 52,78 Natação 22 30,56 Andar de bicicleta 31 43,06 Queimada 1 1,39

9 Corrida 12 16,67 Capoeira 1 1,39 Hip Hop 1 1,39 Boxe 1 1,39 ATIVIDADES DE LAZER TV 44 61,11 Computador 29 40,28 Vídeo game 38 52,78 Tabela 2: Atividades físicas e de lazer Fonte: Pesquisa própria Ao se verificar a posição em que os alunos preferem assistir televisão ou dormir e sobre o uso do travesseiro pode-se observar os resultados relacionados na tabela 3. Posição que preferem ver TV Frequência absoluta (n) Frequência relativa (%) Deitado no sofá Deitado no chão Sentado no sofá 3 4 Posição em que preferem dormir Decúbito ventral Decúbito dorsal Decúbito lateral Usam travesseiro Sim Não 4 6 Fonte: Pesquisa própria Outro fator analisado na pesquisa foi como os alunos se sentam durante as aulas. Dentre o total de participantes, 22 alunos responderam que quando se sentam apoiam os pés no chão, 18 alunos se sentam com as pernas entrelaçadas para trás, 17 apoiam os braços na carteira, levando o tronco para frente, 5 alunos cruzam as pernas estendidas e 10 dizem que se sentam sobre uma das pernas. Os dados colhidos nesse quesito merecem maior atenção, principalmente porque apenas 22 alunos apóiam os pés no chão, o que é considerado adequado, do ponto de vista ergonômico, na hora de se sentar, enquanto que 50 alunos assumem outras posturas quando estão sentados nas carteiras na escola. O modo como é feito o transporte do material escolar também foi avaliado, sendo que 51 alunos transportam o material em mochilas sobre as costas, 12 alunos a usam, transportando-a lateralmente e somente 9 alunos usam bolsas equipadas com rodinhas para transportarem seu material escolar. Quanto à percepção do peso das mochilas, apenas 16 alunos referiram sentir a mochila muito pesada e 56 deles referem não perceberem excesso de peso, de acordo com o Gráfico 7. As mochilas também foram pesadas e o peso variava de 1,5 kg a 6,9 kg.

10 Foi analisada a relação entre a massa corporal dos alunos e o peso das mochilas que eles transportam todos os dias para a escola. Conforme a literatura, o peso ideal da mochila que uma criança pode transportar não pode ultrapassar 10% de seu peso corporal, com o objetivo de evitar lesões nas estruturas físicas das crianças, como alterações posturais e sintomas decorrentes dessas alterações. Quando os dados foram analisados, foi possível verificar que dos 72 alunos participantes da pesquisa, 22 deles, o que corresponde à 30,5% transportam suas mochilas com excesso de peso. Quando questionados sobre em qual local da casa costumam estudar, 28 alunos responderam que costumam realizar suas tarefas escolares na cama, enquanto 35 alunos costumam se posicionar na mesa e o sofá é o local preferido de 5 alunos para realizar seus estudos. No chão foi a resposta de mais 4 alunos. De todos os participantes, 52 alunos avaliados dizem que preferem estudar deitados, enquanto 20 preferem estudar sentados. A maioria dos alunos relatou sentir dores de cabeça e algum tipo de dor física, dor essa que acomete principalmente a região da coluna vertebral. A maioria dos participantes, representada por 55 alunos não apresenta deficiência visual, ao passo que 17 apresentam algum tipo de dificuldade para visualização. CONCLUSÃO Através da realização desta pesquisa e diante dos resultados obtidos e analisados, pode-se perceber que crianças e adolescentes apresentam queixas físicas, principalmente na coluna vertebral, dores que podem ter relação com os hábitos posturais inadequados que eles assumem para se sentarem durante as aulas e durante as atividades diárias fora da escola. Pode-se deduzir que os problemas posturais em estudantes estão cada vez mais presentes, e que as alterações que ocorrem nessa fase podem trazer danos na coluna vertebral, que provavelmente os acompanharão por toda a sua trajetória de vida. Nos estudos utilizados, a prevalência das alterações posturais é considerável e em cada pesquisa houve sempre uma quantidade expressiva de

11 alterações posturais na coluna vertebral. As únicas contradições encontradas sobre o assunto nos estudos utilizados referiram-se a idade e gênero dos alunos. No presente estudo, os fatores de risco relacionados ao aparecimento de alterações posturais na coluna vertebral foram a idade, o peso corporal, as atividades de vida diária, as atividades escolares, os calçados utilizados para a prática de atividade física, o mobiliário escolar e o peso da mochila escolar. Todos estes fatores associados podem estar produzindo os sintomas referidos pelos participantes da pesquisa, sendo agravados com a ausência de um programa de prevenção, com o objetivo de fornecer orientações e adequações no ambiente, que auxiliem a correção dos problemas observados. Com esse estudo, pode-se verificar a importância da presença de um profissional da fisioterapia nas escolas, para que assim, através da implantação de medidas de intervenção, como a ergonomia escolar, avaliações e orientações posturais, seja durante as atividades escolares ou de lazer, os problemas relacionados nesta pesquisa sejam minimizados ou solucionados. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRACCIALLI, L. M. P. Estudo das Relações Existentes entre Crescimento e Desvios na Postura. Revista Reabilitar. São Paulo. v. 09, n. 03, CARVALHO, L. A. P. Análise cinemática do Perfil da Coluna Vertebral durante o Transporte da Mochila Escolar. Dissertação de Mestrado. Pós-graduação do Curso de Engenharia Mecânica - Área de Gestão da Produção ergonômica, Setor de tecnologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, CHANSIRINUKOR, W e cols. Effects os backpacks on students: measurement of cervical and shoulder posture. Aust J Physiother, vol. 47, n. 2, p , MAGGE, J. D. Avaliação Musculoesquelética. 4 ed. São Paulo: Manole, MOMESSO, B. R. Proteja sua Coluna, São Paulo: Ícone, l997. MORO, A. R. P. Ergonomia na Sala de Aula -Constrangimentos Posturais impostos pelo Mobiliário Escolar. Revista Digital - Buenos Aires. v. l0 n 85, jan Disponível em <http//. Acesso 23 abr OLIVER, J. MIDDLEDITCH, A. A anatomia funcional da Coluna vertebral. Rio de Janeiro: Revinter, 1998.

12 PAPALIA, D. E; OLDS, S.W. Desenvolvimento Humano. 7 ed. Porto Alegre: Artmed PEREIRA, E. R. Fundamentos de Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho. Rio de janeiro: Taba Cultural, PINTO, H. H. C; LÓPES, R. F.A. Problemas Posturais em Alunos do Centro de Ensino Médio 0l Paranoá-DF. Revista Digital Buenos Aires. v. 07, n.42, nov.200l. Disponível em <http// Acesso em l4 de mar REIS, P.; MORO, A. R. et al. A altura do mobiliário escolar e a distribuição de pressão na região glútea em crianças. Congresso Internacional de Educação Física FIEP Foz do Iguaçu, SANTOS, S. G. Educação Postural Mediante um Trabalho de Tronco. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Paraná. v. 03, n. 02, l999. ZAPATER AR, Silveira DM, Vitta A, Padovani CR, Silva JCP. Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares. Ciênc Saúde Coletiva. 2004;9(1): WEIR, E. Avoiding the back-to-school backache. CMAJ, v. 167, n. 6, 2002.

O uso de práticas ergonômicas e de ginástica laboral nas escolas

O uso de práticas ergonômicas e de ginástica laboral nas escolas O uso de práticas ergonômicas e de ginástica laboral nas escolas Dessyrrê Aparecida Peixoto da Silva¹; Júlio César dos Santos² ¹Estudante de Engenharia de Produção, Bolsista de Extensão Universitária (PIBEX)

Leia mais

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas O que é escoliose? É um desvio látero-lateral que acomete acoluna vertebral. Esta, quando olhada de frente, possui aparência reta em pessoas saudáveis. Ao

Leia mais

A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos

A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos A importância da Ergonomia Voltada aos servidores Públicos Fisioterapeuta: Adriana Lopes de Oliveira CREFITO 3281-LTT-F GO Ergonomia ERGONOMIA - palavra de origem grega, onde: ERGO = trabalho e NOMOS

Leia mais

Postura corporal hábitos causas e consequências

Postura corporal hábitos causas e consequências Postura corporal hábitos causas e consequências AFINAL O QUE É POSTURA? Postura Definir Postura ideal é praticamente impossível. Porém, para Momesso (1997) postura, é a atitude que o corpo adota, mediante

Leia mais

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE UM ESTUDO QUANTO À APLICABILLIDADE DO PROGRAMA PARA COLETORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE NITERÓI ALESSANDRA ABREU LOUBACK, RAFAEL GRIFFO

Leia mais

INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO

INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO POSTURA INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO *Antigamente : quadrúpede. *Atualmente: bípede *Principal marco da evolução das posturas em 350.000 anos. *Vantagens: cobrir grandes distâncias com o olhar, alargando seu

Leia mais

DE VOLTA ÀS AULAS... CUIDADOS COM A POSTURA E O PESO DA MOCHILA!

DE VOLTA ÀS AULAS... CUIDADOS COM A POSTURA E O PESO DA MOCHILA! DE VOLTA ÀS AULAS... CUIDADOS COM A POSTURA E O PESO DA MOCHILA! SUA MOCHILA NÃO PODE PESAR MAIS QUE 10% DO SEU PESO CORPORAL. A influência de carregar a mochila com o material escolar nas costas, associado

Leia mais

PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA

PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 PREVALÊNCIA DE LOMBALGIA EM ALUNOS DE FISIOTERAPIA E SUA RELAÇÃO COM A POSTURA SENTADA Juliana Camilla

Leia mais

DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DA LIMPEZA

DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DA LIMPEZA DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DA LIMPEZA ROSEMARA SANTOS DENIZ AMARILLA (1), BRUNO BORSATTO (2), RODRIGO EDUARDO CATAI (3) (1) Mestrado em Engenharia Civil / UTFPR

Leia mais

CARACTERÍSTICAS POSTURAIS DE IDOSOS

CARACTERÍSTICAS POSTURAIS DE IDOSOS CARACTERÍSTICAS POSTURAIS DE IDOSOS 1INTRODUÇÃO A partir dos 40 anos, a estatura começa a se reduzir em torno de um centímetro por década¹.a capacidade de manter o equilíbrio corporal é um prérequisito

Leia mais

Cuidados Posturais. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior

Cuidados Posturais. Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Cuidados Posturais Prof Paulo Fernando Mesquita Junior Vídeo: Cuidados_posturais_Dr.MiguelMastropaulo A postura correta Considera-se uma boa postura aquela condição em que o alinhamento corporal proporciona

Leia mais

Coluna no lugar certo Fisioterapeutas utilizam método que reduz dores nas costas em poucas sessões e induz paciente a fazer exercícios em casa

Coluna no lugar certo Fisioterapeutas utilizam método que reduz dores nas costas em poucas sessões e induz paciente a fazer exercícios em casa Atualizado aos domingos ESTADO DE MINAS Coluna no lugar certo Fisioterapeutas utilizam método que reduz dores nas costas em poucas sessões e induz paciente a fazer exercícios em casa Ellen Cristie Dores

Leia mais

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL)

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Projeto: Unidade de Correção Postural AMIL Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Autores: LACOMBE,Patricia, FURLAN, Valter, SONSIN, Katia. Instituição: Instituto

Leia mais

LER/DORT. www.cpsol.com.br

LER/DORT. www.cpsol.com.br LER/DORT Prevenção através s da ergonomia DEFINIÇÃO LER: Lesões por Esforços Repetitivos; DORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho; São doenças provocadas pelo uso inadequado e excessivo

Leia mais

Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia

Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia Dr. Leandro Gomes Pistori Fisioterapeuta CREFITO-3 / 47741-F Fone: (16) 3371-4121 Dr. Paulo Fernando C. Rossi Fisioterapeuta CREFITO-3 / 65294 F Fone: (16) 3307-6555

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva.

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Entender os benefícios

Leia mais

VAMOS MANTER A POSTURA CORPORAL EM DIA!

VAMOS MANTER A POSTURA CORPORAL EM DIA! VAMOS MANTER A POSTURA CORPORAL EM DIA! ELICA MARIA FRACASSI 1 IGOR SULINO DOS SANTOS 1 MARCELO EUGÊNIO VIEIRA 2 1 Aluna regular do 1º ano do E.M da ETEC Gustavo Teixeira São Pedro (SP) (Igor_sulino@live.com)

Leia mais

Uso de salto alto pode encurtar músculos e tendões e até provocar varizes!!!

Uso de salto alto pode encurtar músculos e tendões e até provocar varizes!!! Uso de salto alto pode encurtar músculos e tendões e até provocar varizes!!! Dores frequentes nos pés, calosidades e vermelhidão são os primeiros sinais de abuso do salto alto e bico fino. Bonitos, elegantes

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA

CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA CARTILHA DE AUTOCUIDADO DE COLUNA APRENDA A CUIDAR DA SUA COLUNA Elaboração: Júlia Catarina Sebba Rios Pesquisa: Efeitos de um programa educacional de autocuidado de coluna em idosos ati vos e sedentários

Leia mais

Fisioterapia nas Ataxias. Manual para Pacientes

Fisioterapia nas Ataxias. Manual para Pacientes Fisioterapia nas Ataxias Manual para Pacientes 2012 Elaborado por: Fisioterapia: Dra. Marise Bueno Zonta Rauce M. da Silva Neurologia: Dr. Hélio A. G. Teive Ilustração: Designer: Roseli Cardoso da Silva

Leia mais

Educação Acessível para Todos

Educação Acessível para Todos Educação Acessível para Todos Instituto Paradigma A inclusão das crianças com deficiência nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental não constitui um debate diferente da inclusão social de todos

Leia mais

Cuidando da Coluna e da Postura. Texto elaborado por Luciene Maria Bueno. Coluna e Postura

Cuidando da Coluna e da Postura. Texto elaborado por Luciene Maria Bueno. Coluna e Postura Cuidando da Coluna e da Postura Texto elaborado por Luciene Maria Bueno Coluna e Postura A coluna vertebral possui algumas curvaturas que são normais, o aumento, acentuação ou diminuição destas curvaturas

Leia mais

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Burri Martins Esse texto compara as morbidades referidas

Leia mais

Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles, M.Sc.

Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles, M.Sc. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles,

Leia mais

Manutenção de Cadeiras de Rodas

Manutenção de Cadeiras de Rodas Manutenção de Cadeiras de Rodas Av. Vereador José Diniz, 3300 15º. andar CEP 04604-006 SãoPaulo- SP Tel. / Fax: 55 11 5049 0075 Instituto@iparadigma.org.br Índice Introdução 1 Conhecendo a Cadeira de Rodas

Leia mais

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes*

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* * Fisioterapeuta. Pós-graduanda em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica. CREFITO 9/802 LTT-F E-mail: laisbmoraes@terra.com.br Osteoporose

Leia mais

ERGONOMIA CENTRO DE EDUCAÇÃO MÚLTIPLA PROFESSOR: RODRIGO ARAÚJO 3 MÓDULO NOITE

ERGONOMIA CENTRO DE EDUCAÇÃO MÚLTIPLA PROFESSOR: RODRIGO ARAÚJO 3 MÓDULO NOITE ERGONOMIA CENTRO DE EDUCAÇÃO MÚLTIPLA PROFESSOR: RODRIGO ARAÚJO 3 MÓDULO NOITE A ERGONOMIA ESTUDA A SITUAÇÃO DE TRABALHO: Atividade Ambiente (iluminação, ruído e calor) Posto de trabalho Dimensões, formas

Leia mais

DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL: avaliação postural em adolescentes da faixa etária entre 11 a 16 anos

DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL: avaliação postural em adolescentes da faixa etária entre 11 a 16 anos DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL: avaliação postural em adolescentes da faixa etária entre 11 a 16 anos CAROLINE GONSALEZ FLAVIO PILOTO CIRILLO JULIANA THIEMI IMANO KAMILLA FERNANDES LINS SP 2009 DEFORMIDADES

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO ISO-STRETCHING

CURSO DE FORMAÇÃO ISO-STRETCHING CURSO DE FORMAÇÃO ISO-STRETCHING O Curso de Formação em Iso Stretching é ministrado pelo fundador da técnica, o osteopata e fisioterapeuta francês Bernard Redondo. O método Iso Stretching foi desenvolvido

Leia mais

1 Aluno Curso de Educação Física,UFPB 2 Professor Departamento de Educação Física, UFPB 3 Professor Departamento de Biofísica e Fisiologia, UFPI

1 Aluno Curso de Educação Física,UFPB 2 Professor Departamento de Educação Física, UFPB 3 Professor Departamento de Biofísica e Fisiologia, UFPI ATUALIZAÇÃO DE CARGAS EM TREINAMENTO DE HIPERTROFIA DE MULHERES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO Pablo Rebouças Marcelino 1 Filipe Antonio de Barros Sousa 1 Anielle Chaves de Araujo 1 Alexandre Sérgio Silva 2

Leia mais

Ergonomia é o estudo do. relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e. particularmente a aplicação dos

Ergonomia é o estudo do. relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e. particularmente a aplicação dos ERGONOMIA ERGONOMIA relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos deste relacionamento. Em

Leia mais

TÉCNICAS EM AVALIAÇÃO E REEDUCAÇÃO POSTURAL

TÉCNICAS EM AVALIAÇÃO E REEDUCAÇÃO POSTURAL 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA TÉCNICAS

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

Por esse motivo é tão comum problemas na coluna na sua grande maioria posturais.

Por esse motivo é tão comum problemas na coluna na sua grande maioria posturais. R.P.G. E A MECÂNICA DA NOSSA COLUNA VERTEBRAL * Dr. Gilberto Agostinho A coluna vertebral, do ponto de vista mecânico é um verdadeiro milagre. São 33 vértebras (7 cervicais + 12 torácicas + 5 lombares

Leia mais

O Dimensionamento do Centro de Produção

O Dimensionamento do Centro de Produção O Dimensionamento do Centro de Produção (posto de trabalho) ANTROPOMETRIA estudo e sistematização das medidas físicas do corpo humano. ANTROPOMETRIA ESTÁTICA - refere-se a medidas gerais de segmentos corporais,

Leia mais

ERGONOMIA. FACCAMP Tecnologia em Segurança no Trabalho Profº Vitorino

ERGONOMIA. FACCAMP Tecnologia em Segurança no Trabalho Profº Vitorino FACCAMP Tecnologia em Segurança no Trabalho Profº Vitorino O que é ergonomia? (e não ergonometria e muito menos ergologia) Adaptação do trabalho ao ser humano: O trabalho tem todo um pano de fundo de sofrimento:

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

Considerada como elemento essencial para a funcionalidade

Considerada como elemento essencial para a funcionalidade 13 Epidemiologia e Flexibilidade: Aptidão Física Relacionada à Promoção da Saúde Gláucia Regina Falsarella Graduada em Educação Física na Unicamp Considerada como elemento essencial para a funcionalidade

Leia mais

(Modelo de) Relatório: 1-Introdução. 2-Materiais e métodos. 3-Análise descritiva dos dados

(Modelo de) Relatório: 1-Introdução. 2-Materiais e métodos. 3-Análise descritiva dos dados (Modelo de) Relatório: 1-Introdução (Nessa seção faz-se uma apresentação/contextualização do problema e descreve-se como está organizado o relatório) Ex: Neste trabalho temos o objetivo de traçar o perfil

Leia mais

Programa de Ginástica Laboral

Programa de Ginástica Laboral Programa de Ginástica Laboral 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Programa de Ginástica Laboral (PGL) Promoção e Organização: Centro de Educação Física, Esportes e Recreação Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto.

Leia mais

AS VARIAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS APLICADOS NAS SESSÕES DE GINÁSTICA LABORAL

AS VARIAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS APLICADOS NAS SESSÕES DE GINÁSTICA LABORAL AS VARIAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS APLICADOS NAS SESSÕES DE GINÁSTICA LABORAL Junior, A. C. de J. Sebastião, J. S. Pimentel, E. S. Moreira, R. S. T.. RESUMO A área da ginástica laboral vem crescendo bastante

Leia mais

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M.

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Nome: n.º Barueri, / / 2009 1ª Postagem Disciplina: Educação Física 3ª série E.M ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Orientações para desenvolvimento da atividade: Esse será um texto a ser utilizado no

Leia mais

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS INTRODUÇÃO Um grande grupo muscular, que se situa na parte posterior da coxa é chamado de isquiotibiais (IQT), o grupo dos IQT é formado pelos músculos bíceps femoral, semitendíneo

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

Adaptação do trabalho ao homem. Pessoas diferentes Capacidades físicas e mentais diferentes.

Adaptação do trabalho ao homem. Pessoas diferentes Capacidades físicas e mentais diferentes. Adaptação do trabalho ao homem. Pessoas diferentes Capacidades físicas e mentais diferentes. Tarefas que exijam elevada acuidade visual Visão desfocada e sensação de olhos a arder. Teclar de forma incorrecta

Leia mais

FISIOTERAPIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE ATIVIDADES DE PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE

FISIOTERAPIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE ATIVIDADES DE PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE FISIOTERAPIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE ATIVIDADES DE PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE GERMANO¹, Cristina de Fátima Martins; LEMOS², Moema Teixeira Maia; LIMA 3, Vânia Cristina Lucena;

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM A FIBROMIALGIA consiste numa síndrome - conjunto de sinais e sintomas - com manifestações de

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

EDUCAÇÃO POSTURAL PARA SAÚDE

EDUCAÇÃO POSTURAL PARA SAÚDE EDUCAÇÃO POSTURAL PARA SAÚDE CHRISTEN JUNIOR, Edson Ivo christen_jr@brturbo.com.br NASÁRIO, Júlio Cesar julionasario@bol.com.br Eixo Temático: Educação e Saúde Agência Financiadora: não contou com financiamento

Leia mais

Displasia coxofemoral (DCF): o que é, quais os sinais clínicos e como tratar

Displasia coxofemoral (DCF): o que é, quais os sinais clínicos e como tratar Displasia coxofemoral (DCF): o que é, quais os sinais clínicos e como tratar A displasia coxofemoral (DCF) canina é uma doença ortopédica caracterizada pelo desenvolvimento inadequado da articulação coxofemoral.

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Nesta aula veremos a importância da coordenação motora para o desenhista e como ela pode ser desenvolvida através de exercícios específicos. (Mateus Machado) A IMPORTANCIA DA COORDENAÇÃO MOTORA Antes

Leia mais

APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO... 272

APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO... 272 APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO.... 272 APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL: ESTUDO DOS FATORES DE ATRASO E DE ADIAMENTO DA ADAPTAÇÃO.

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. REFLEXÕES INICIAIS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA INCLUIR OS DEFICIENTES AUDITIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Ana Caroline Alves Flávia Temponi Góes** Resumo Neste trabalho apresento um estudo acerca

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. Ergonomia aplicada ao Design de produtos: Um estudo de caso sobre o Design de bicicletas 1 INTRODUÇÃO

1 INTRODUÇÃO. Ergonomia aplicada ao Design de produtos: Um estudo de caso sobre o Design de bicicletas 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho foi elaborado com o objetivo mostrar ser viável o uso de bicicletas que proporcionem conforto e segurança e advertir para o surgimento de fisiopatologias nos usuários de bicicletas.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHOPINZINHO PR SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GESTÃO 2012-2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHOPINZINHO PR SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GESTÃO 2012-2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE CHOPINZINHO PR SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GESTÃO 2012-2015 PROJETO TERCEIRA IDADE ATIVA EDUCADORAS FÍSICAS: LÍDIA POSSO SIMIONATO (responsável) ALANA M. C. KNAKIEWICZ (estagiária)

Leia mais

No contexto epidemiológico do Brasil, as alterações da. Postura Corporal e Qualidade de Vida na Escola

No contexto epidemiológico do Brasil, as alterações da. Postura Corporal e Qualidade de Vida na Escola 8 Postura Corporal e Qualidade de Vida na Escola Gláucia Regina Falsarella Graduada em Educação Física - Unicamp Estela Marina Alves Boccaletto Mestre em Educação Física - Unicamp Frederico Tadeu Deloroso

Leia mais

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos L E R

SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO. Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos L E R SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos L E R O QUE SÃO AS LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS LER são doenças do trabalho provocadas pelo uso inadequado e excessivo do

Leia mais

Qualidade de vida laboral

Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral INTRODUÇÃO: Prevenir doenças ocupacionais (DORT Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho / LER Lesões por Esforços Repetitivos) decorrentes

Leia mais

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM OBESIDADE INFANTIL. Centro de Saúde da Marinha Grande Ana Laura Baridó

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM OBESIDADE INFANTIL. Centro de Saúde da Marinha Grande Ana Laura Baridó PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM OBESIDADE INFANTIL Centro de Saúde da Marinha Grande Ana Laura Baridó 1 A obesidade é considerada a epidemia do séc. XXI (OMS) Em Portugal tem vindo a aumentar vertiginosamente

Leia mais

Níveis de atenção à saúde e serviços de saúde

Níveis de atenção à saúde e serviços de saúde Níveis de atenção à saúde e serviços de saúde Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não a mera ausência de doenças (OMS, 1949) Antes de falar sobre os níveis de atenção à saúde

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A INTERVENÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A INTERVENÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A INTERVENÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM CAROLINE SILVA DE OLIVEIRA Discente do Curso de Licenciatura Plena do Curso de Educação Física das Faculdades Integradas

Leia mais

TRABALHO EDUCATIVO POSTURAL: PREVENÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES

TRABALHO EDUCATIVO POSTURAL: PREVENÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES TRABALHO EDUCATIVO POSTURAL: PREVENÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES KRANN, Ana Carolina; MACHADO, Bruna; PESSOTA, Carla; RIBEIRO, Daniela; VIERA, Géssica; BRAUNER, Greice; GASPARETTO, Andriele; FLECK, Caren. Trabalho

Leia mais

POSTURA CORPORAL/DOENÇAS OCUPACIONAIS: UM OLHAR DA ENFERMAGEM SOBRE AS DOENÇAS OSTEOARTICULARES

POSTURA CORPORAL/DOENÇAS OCUPACIONAIS: UM OLHAR DA ENFERMAGEM SOBRE AS DOENÇAS OSTEOARTICULARES Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2013, v. 17, n. 17, p. 54 60 POSTURA CORPORAL/DOENÇAS OCUPACIONAIS: UM OLHAR DA ENFERMAGEM SOBRE AS DOENÇAS OSTEOARTICULARES BARBOSA, Bruno Ferreira do Serrado 1 SILVA,

Leia mais

Aplicação da equação do NIOSH para uma análise ergonômica em um mercado hortifruti.

Aplicação da equação do NIOSH para uma análise ergonômica em um mercado hortifruti. Aplicação da equação do NIOSH para uma análise ergonômica em um mercado hortifruti. Luciana MENDONÇA 1 ; Marislaine COSTA 1 ; Poliane LOPES 1 ; Valdevan MORAIS 1 ; Wemerton LUIS 2. 1 Estudante de Engenharia

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE IDOSAS PARTICIPANTES DE GRUPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA A TERCEIRA IDADE Liziane da Silva de Vargas;

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1).

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1). TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS ASSISTIDOS PELA APAE DE VIÇOSA, MG. AUTORES: André

Leia mais

Dicas para o ensino e prática de atividades motoras e mecanismos de informações para pessoas com deficiência visual

Dicas para o ensino e prática de atividades motoras e mecanismos de informações para pessoas com deficiência visual Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Dicas para o ensino e prática de atividades motoras e mecanismos de informações para pessoas com deficiência

Leia mais

PROC. Nº 0838/06 PLL Nº 029/06 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 0838/06 PLL Nº 029/06 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A obesidade é uma das patologias nutricionais que mais tem apresentado aumento em seus números, não apenas nos países ricos, mas também nos países industrializados. Nos últimos anos,

Leia mais

DISCUSSÕES SOBRE ERGONOMIA E CONFORTO TÉRMICO EM RELAÇÃO AO VESTUÁRIO. Maristela Gomes de Camargo

DISCUSSÕES SOBRE ERGONOMIA E CONFORTO TÉRMICO EM RELAÇÃO AO VESTUÁRIO. Maristela Gomes de Camargo DISCUSSÕES SOBRE ERGONOMIA E CONFORTO TÉRMICO EM RELAÇÃO AO VESTUÁRIO Maristela Gomes de Camargo Resumo: Este estudo discute os aspectos de usabilidade e ergonomia relacionados ao conforto térmico; e o

Leia mais

ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA,

ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA, ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA, Giana²; GÖRSKI, Bruna²; PAZ, Fabiane²; ORSOLIN, Giulianna²; ROSA, Izabel²; TONETTO, Priscila²; SACCOL, Ana Lúcia de Freitas² ¹ Trabalho desenvolvido durante

Leia mais

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA FACULDADE DE ENGENHARIA INDUSTRAL MECÂNICA MACA ESPECIAL PARA MASSAGEM EM GESTANTES Discentes: Bruno Zuccolo Machado Fábio dos Santos Medeiros Rafael Lopes Aurélio Thiago Pinto

Leia mais

Luxação da Articulação Acrômio Clavicular

Luxação da Articulação Acrômio Clavicular Luxação da Articulação Acrômio Clavicular INTRODUÇÃO As Luxações do ombro são bem conhecidas especialmente durante a prática de alguns esportes. A maior incidencia de luxção do ombro são na verdade luxação

Leia mais

Uma Definição: "Estudo entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente".

Uma Definição: Estudo entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente. ERGONOMIA: palavra de origem grega. ERGO = que significa trabalho NOMOS = que significa regras Uma Definição: "Estudo entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente". Tríade básica da Ergonomia:

Leia mais

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal. Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal. Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Porto\Portugal Discente: Genaina Bibiano Vieira Disciplina: Desenvolvimento Humano Uma perspectiva comportamental em Adolescentes Obesos: Brasil x Portugal

Leia mais

Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres

Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres 2 Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres Ana Paula Bueno de Moraes Oliveira Graduada em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas Especialista

Leia mais

Desenvolvimento de Cadeira para Atividades Pedagógicas e de Reabilitação para Crianças com Deficiências Múltiplas

Desenvolvimento de Cadeira para Atividades Pedagógicas e de Reabilitação para Crianças com Deficiências Múltiplas Desenvolvimento de Cadeira para Atividades Pedagógicas e de Reabilitação para Crianças com Deficiências Múltiplas Mauro Erlei Schneider Martin, UniRitter mauromartin@uniritter.edu.br Gustavo Portella dos

Leia mais

Lesões Músculo-esqueléticas na Medicina Dentária

Lesões Músculo-esqueléticas na Medicina Dentária Lesões Músculo-esqueléticas na Medicina Dentária Paula Carneiro, Mónica Barroso, Ana Cristina Braga Departamento de Produção e Sistemas Escola de Engenharia Universidade do Minho Workshop Atenção! Mais

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS TÉCNICAS MINISTRADAS NA DISCIPLINA DE RTM II PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO DISCENTE DE FISIOTERAPIA

A IMPORTÂNCIA DAS TÉCNICAS MINISTRADAS NA DISCIPLINA DE RTM II PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO DISCENTE DE FISIOTERAPIA A IMPORTÂNCIA DAS TÉCNICAS MINISTRADAS NA DISCIPLINA DE RTM II PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO DISCENTE DE FISIOTERAPIA RESUMO SILVA 1, Thays Gonçalves ALMEIDA 2, Rogério Moreira de Centro de Ciências da

Leia mais

RELAÇÃO DA POSTURA ADOTADA PARA DORMIR E A QUEIXA DE LOMBALGIA

RELAÇÃO DA POSTURA ADOTADA PARA DORMIR E A QUEIXA DE LOMBALGIA ISBN 978-85-61091-05-7 V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 RELAÇÃO DA POSTURA ADOTADA PARA DORMIR E A QUEIXA DE LOMBALGIA Fernanda Cristina Pereira 1

Leia mais

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA

Sitec Power Soluções em Energia ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA ENERGIA REATIVA E FATOR DE POTÊNCIA O QUE É ENERGIA ATIVA E REATIVA? Sim, mas apesar de necessária, a utilização de Energia Reativa deve ser a menor possível. O excesso de Energia Reativa exige condutores

Leia mais

04/11/2012. rígida: usar durante a noite (para dormir) e no início da marcha digitígrada, para manter a ADM do tornozelo.

04/11/2012. rígida: usar durante a noite (para dormir) e no início da marcha digitígrada, para manter a ADM do tornozelo. 04/11/2012 Prolongar o tempo de deambulação independente. Manter a postura correta. Garantir o bom funcionamento das funções cardiorrespiratória e digestiva. Manter a amplitude do movimento. Garantir o

Leia mais

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO. Clique para editar os estilos do texto

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO. Clique para editar os estilos do texto Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa Clique para editar os estilos do texto de São Paulo XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO 2015 1 Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa

Leia mais

3.4 Deformações da coluna vertebral

3.4 Deformações da coluna vertebral 87 3.4 Deformações da coluna vertebral A coluna é um dos pontos mais fracos do organismo. Sendo uma peça muito delicada, está sujeita a diversas deformações. Estas podem ser congênitas (desde o nascimento

Leia mais

Desenvolvimento Motor de Crianças Prof. Maicon Albuquerque

Desenvolvimento Motor de Crianças Prof. Maicon Albuquerque Desenvolvimento Motor de Crianças Prof. Maicon Albuquerque O Desenvolvimento Motor (DM) pode ser entendido como um processo seqüencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano

Leia mais

Apresentação. 1. Introdução. 2. Situação Problema

Apresentação. 1. Introdução. 2. Situação Problema EASY GLASS Easy Glass Resumo O Easy Glass é um projeto desenvolvido para implantar a manutenção dos pára-brisas dos veículos ferroviários, cujo objetivo consiste na implantação de um guindaste de coluna

Leia mais

Dicas para uma boa noite de sono

Dicas para uma boa noite de sono Dicas para uma boa noite de sono Ter uma boa noite de sono é um dos melhores hábitos para melhorar a saúde: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças

Leia mais

ALTERAÇÕES RESPIRATÓRIAS RELACIONADAS À POSTURA

ALTERAÇÕES RESPIRATÓRIAS RELACIONADAS À POSTURA ALTERAÇÕES RESPIRATÓRIAS RELACIONADAS À POSTURA Karina de Sousa Assad * Layana de Souza Guimarães ** RESUMO A proposta desse artigo é demonstrar que algumas alterações posturais podem levar a distúrbios

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

DICAS PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA NA ILUMINAÇÃO

DICAS PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA NA ILUMINAÇÃO DICAS PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA NA ILUMINAÇÃO INTRODUÇÃO A energia elétrica é um recurso importante e indispensável em nossas vidas. Além de proporcionar conforto e segurança à população, garante

Leia mais

Desvios da Coluna Vertebral e Algumas Alterações. Ósseas

Desvios da Coluna Vertebral e Algumas Alterações. Ósseas Desvios da Coluna Vertebral e Algumas Alterações Ósseas DESVIOS POSTURAIS 1. LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO:

Leia mais

Introdução. O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e. humano.

Introdução. O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e. humano. Introdução O conforto e a Segurança abrangem aspectos físicos, psicossociais e espirituais e constituem necessidades básicas do ser humano. Movimentação do paciente Para que o paciente se sinta confortável

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba?

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE NO ESTADO DA PARAÍBA: Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? REALIZAÇÃO: SaferNet Brasil

Leia mais