Estudo de mercado sobre a promoção do Emprego e a Comercialização dos produtos dos CAOS, da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo de mercado sobre a promoção do Emprego e a Comercialização dos produtos dos CAOS, da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação."

Transcrição

1 INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 1 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 1 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 1 - Estudo de mercado entre uma amostra representativa de empresas de Canárias, Madeira e Açores, com mais de 50 trabalhadores, sobre produtos e serviços que necessitam para o seu funcionamento ou cadeia de produção., foram realizadas as acções: Estudo de mercado sobre a promoção do Emprego e a Comercialização dos produtos dos CAOS, da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação. Criação de um grupo de trabalho constituído pelos coordenadores dos 6 CAO existentes na Região Autónoma da Madeira e pela Directora Técnica do STAOEP. Divulgação interna às equipas dos CAO. Apresentação do projecto, com o objectivo de estabelecer estratégias comuns de acção.

2 INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 2 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 1 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 2 - Contratação da empresa que levara a cabo o estudo de mercado seguindo as directrizes que segue la Lei de Contratos Públicos e as directrizes do Programa INTERREG III B., foram realizadas as seguinte acções: Contratação da empresa Bkat Consulting para realização do estudo de mercado. Reunião com a equipa de trabalho e a empresa, para especificação do estudo e da recolha de dados. Levantamento dos dados relativos: - Produtos tipo, quantidade e preço, - Serviços tipo e carteira de clientes, - Características e grau de autonomia dos utentes. Compilação e entrega dos dados para tratamento estatístico. Reunião da equipa com a empresa: - Apresentação do estudo estatístico, - Modelos aplicados pela empresa, - Aprovação dos inquéritos a aplicar às empresas Entrega e apresentação do Estudo de Mercado. Maio de Entrega do relatório final do estudo sobre a promoção do emprego e a comercialização dos produtos dos CAO. Proposta de Serviços: Proposta de consultadoria para a criação e execução de um plano estratégico de inovação e comercialização de produtos produzidos nos CAO da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação à empresa que realizou o estudo com o objectivo de tornar viável algumas das sugestões apresentadas no Estudo de Mercado.

3 INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 3 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 1 DO PROJECTO AVANCES Dentro da Actividade 3 Difusão dos resultados do estudo de mercado entre os Centros Especiais de Emprego/Centros Actividades Ocupacionais e outros tipos de recursos vinculados ao emprego protegido de Canárias, Madeira e Açores., foram realizadas várias acções: Difusão dos resultados do estudo: - Equipa de trabalho do projecto e Directora Regional; - Divulgação interna às equipas dos CAO; 14 a 16 de Maio de ª Reunião transnacional do AVANCES na RAM; 15 de Outubro de Reunião com representantes, da Empresa que realizou o Estudo de Mercado, do STAOEP, da DRSPPO e a Directora Regional da DREER, para dar conhecimento do trabalho realizado e propor linhas de actuação dos resultados obtidos. 7 de Dezembro de Apresentação pública no Ciclo de conferências da DREER O Direito à Diversidade na Igualdade de Oportunidades : - Projecto AVANCES, pela Directora Técnica do STAOEP DR.ª Ana Mendes; - Apresentação do Estudo de Mercado/ conclusões pela Empresa BKAT consulting.

4 Março de Divulgação do estudo na página Web do AVANCES Abril de Divulgação na edição trimestral do CAO notícias de Janeiro/Fevereiro/Março de 2008 Abril de Apresentação do estudo na Jornada de desarrollo empresarial y sinergia en la Macaronesia, dentro do contexto da 4ª reunião transnacional, em Tenerife.

5 INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 5 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 2 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 5 - Realização de um Estudo sobre a capacidade de resposta às necessidades das empresas (extraídas do estudo anterior) entre os Centros Especiais de Emprego/Centros de Actividades Ocupacionais ou outro tipo de estruturas produtivas existentes actualmente no Espaço Canárias-Madeira-Açores., foram realizadas as seguintes acções: Realização de uma mesa de trabalho com todos os CAO para melhorar a qualidade, design e possíveis estratégias de apresentação, para comercialização dos produtos e serviços. Estudo do enquadramento legal das actividades ocupacionais e emprego protegido. (Detecção de dificuldades na oferta/comercialização dos produtos e serviços (Enquadramento Legal)).

6 INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 9 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 2 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 9 Linhas estratégicas de actuação, foram realizadas as seguintes acções: Linhas estratégicas de actuação comuns dos CAO - Em relação aos produtos: - Criação de uma marca representativa; - Inovação nos designs; - Melhoria da qualidade dos produtos. Em relação aos utentes/serviços - Integração de utentes em actividades ocupacionais em estruturas de atendimento existentes na comunidade: - CAO Machico: Tratamento e manutenção de animais Centro hípico Quinta de S. Jorge. Ajudante de refeitório Escola Básica e Secundária de Machico. Tratamento e manutenção dos jardins Escola EB1/PE de Machico. Ajudante de copa - Centro de Convívio de Agua de Pena em Machico. Auxiliar de Serviços Gerais - Santa Casa da Misericórdia de Machico.

7 - CAO Funchal: Auxiliar de cozinha Escola dos Louros. Tratamento e manutenção das plantas Estufa do Jardim dos Barreiros Ajudante de cozinha e refeitório DREER. Horta e Jardinagem Escola da Seara Velha. Horta e Jardinagem Escola dos Louros. Auxiliar de Serviços Gerais - Escola da Seara Velha. - CAO Ponta Delgada: Área de culinária ADENORMA (Associação de Desenvolvimento da Costa Norte) Ajudante de mecânico - Empresa PNA.

8 INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 10 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 3 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 10 Captar iniciativas empresariais que surjam desde entidades enquadradas no sector terciário (Fundações, ONGs, etc.) que podem ser levadas a cabo por pessoas com necessidades especiais a fim de criar Centros Especiais de Emprego/Centros de Actividades Ocupacionais ou empresas com de características semelhantes em Canárias, Madeira e Açores., foram realizadas as acções: Criação de um grupo de trabalho da DREER para o estudo da viabilização do Emprego Protegido na RAM. Reunião com Vice Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional a nível Nacional - Dr. Alexandre Rosa, na qual participaram a Directora Regional, Director de Serviços e Directores Técnicos do STAOEP e STFIPD. A Empresa que fez o estudo de mercado apresentou uma proposta de projecto (a partir dos resultados obtidos) para ser analisada/trabalhada pela DREER. Assessoria à criação de uma Associação de Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais da Madeira (AAPNEM). A 10 de Março de 2008 surge a Associação - AAPNEM

9 INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 11 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 3 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 11 - Proporcionar o acessoramento e o apoio contínuo das iniciativas empresariais que surjam de aspectos relacionados com a criação de empresas, gestão administrativa e financeira, recursos humanos, etc., foram realizadas as seguintes acções: Contactos com a Associação Comercial Industrial do Funchal (ACIF - CCM) para estabelecer parceria como sócio do projecto.

10 INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 12 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 3 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 12 Proporcionar as relações comerciais entre as empresas que surjam a partir das acções realizadas dentro deste objectivo e no objectivo anterior., foram realizadas as acções: Elaboração de catálogos e publicação on-line dos produtos/serviços para divulgação à comunidade (empresas, sectores públicos e privados), por todos os CAOS. Actualização sistemática da página web dos CAO como meio de informação acerca de produtos bens e serviços efectuados pelos mesmos, assim como de todas as actividades/eventos desenvolvidos. Estabelecimento de parcerias para desenvolvimento de acções sensibilizadoras da opinião pública, realização de exposições, integração de utentes em actividades ocupacionais e comercialização de produtos (duas empresas do sector terciário: Madeira Magic e Dolce Vita). INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 13 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 3 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 13 Promover os produtos dos Centros Especiais de Emprego/Centros de Actividades Ocupacionais entre as empresas que tenham obrigação

11 de cumprir com a legislação vigente na matéria de integração de pessoas com necessidades especiais., foram realizadas as acções: Apresentação dos catálogos em empresas/entidades seleccionadas. Detecção de nichos de mercado para comercialização dos produtos dos CAO. Elaboração de protocolo com a empresa de utilidade pública Mundo da Imaginação Projectos de Animação Turística S.A. Madeira Magic para desenvolvimento de acções sensibilizadoras da opinião pública, realização de exposições, integração de utentes em actividades ocupacionais e venda de produtos. Participação e promoção de FEIRAS E EXPOSIÇÕES: Feiras de Natal Dia 4 e 25 de Novembro Baia Shopping (CAO Câmara de Lobos); - De 28 de Novembro a 1 de Dezembro Machico (CAO Machico); - Dias 1 e 2 de Dezembro Ponta Delgada (CAO Ponta Delgada) - De 12 a 14 de Dezembro Madeira Shopping (CAO Funchal); Feiras de Páscoa a 7 de Março Madeira Shopping (CAO Funchal) - 24 e 25 de Março Machico (CAO Machico) e Ponta Delgada (CAO Ponta Delgada) - 14 a 16 de Março Ponta Delgada (CAO Ponta Delgada) 1 e 2 de Junho de 2007 Feira das Sopas da Boaventura (CAO Ponta Delgada)

12 De 23 a 25 de Novembro de 2007 Feira das Vontades (CAO Funchal), (CAO Funchal P3), (CAO Ponta Delgada); De 26 a 29 de Novembro de Museu Etnográfico da Madeira - CAO Tabua; De 28 a 29 de Novembro de º Aniversário do Centro Porta Amiga Fundação AMI CAO Câmara de Lobos; De 1 a 2 de Dezembro de 2007 II Mostra de Iguarias de Natal na Fajã do Penedo - CAO Ponta Delgada; Feiras de Natal Novembro e 1 a 3 de Dezembro - Caniço Shopping (CAO Machico); - 30 de Novembro e 1 de Dezembro Mercado de Natal da Direcção Regional da Juventude SRRH (CAO Funchal); - 2 a 4 de Dezembro - Madeira Shopping (CAO Funchal); - 4 a 6 de Dezembro - Santa Cruz Shopping (CAO Machico); - 7 a 9 de Dezembro - Dolce Vita entre os dias (CAO Funchal P3, CAO Ponta Delgada e CAO Funchal); - 8 de Dezembro - Átrio da igreja de Ponta Delgada (CAO Ponta Delgada); - 11 a 13 de Dezembro - cozinha/refeitório da DREER (CAO Funchal); De 29 de Janeiro a 15 de Fevereiro de Exposição de Máscaras no Átrio da Câmara Municipal do Funchal (CAO Funchal)

13 Feiras de Páscoa 2008: - 10 a 15 de Março - Dolce Vita Funchal (CAO Funchal). Feiras do dia da mãe 2008: - 28 e 29 de Abril Museu Etnográfico da Ribeira Brava (CAO Tabua); - 28 e 29 de Abril. - Pingo Doce de Machico (CAO Machico); - 2, 3 e 4 de Maio - Fórum Madeira (CAO P3). 21 a 25 de Maio de Feira das oportunidades (CAO Ponta Delgada) 31 de Maio e 1 de Junho de Feira das Sopas, na Boaventura (CAO Ponta Delgada). Junho de Feira Santos Populares em Santa Cruz em parceria com a Casa do Povo de Santa Cruz e na celebração da Feira Misericórdias em Machico (CAO Machico). Junho de Feira Medieval em parceria com a Escola Básica e Secundária de Machico e Município de Machico com duas barracas promovendo produtos manufacturados pelo CAO Machico. 05 de Junho de Feira Em Prol do Ambiente CAO Funchal.

14 Promoção e participação em EVENTOS E ESPECTÁCULOS: Dezembro de Presépio Municipal de Câmara de Lobos (CAO Câmara de Lobos). De 4 a 9 de Dezembro de 2006 I Mostra de Arte e Criatividade. Dezembro de 2006 I concurso de presépios, exposto no Madeira Shopping. Fevereiro de Exposição Madeira Magic. 15 de Fevereiro de Baile de Carnaval na discoteca O Farol (CAO Funchal).

15 Fevereiro de Desfiles de Carnaval - 18 de Fevereiro - S.Vicente e Porto Moniz (CAO Ponta Delgada), Ponta do Sol (CAO Tabua) e em Machico (CAO Machico); - 19 de Fevereiro - Câmara de Lobos (CAO Câmara de Lobos); - 20 de Fevereiro - Cortejo Trapalhão (CAO Funchal). Abril 2007 Cortejo da Festa da Flor no Funchal (CAO Funchal); Abril anos cidade do Funchal; De 1 a 8 de Junho de 2007 I Bienal de Arte de S. Vicente 20 de Junho de II edição Uma Volta Pelo Mundo da Saúde, no Mercado Municipal de Câmara de Lobos (CAO Câmara de Lobos) De Outubro de 2007 a Julho de Liga Tabuinha (CAO Tabua).

16 No dia 26 de Outubro de Espectáculo Momentos STAOEP no Madeira Magic; No dia 29 de Novembro de V Aniversário do CAO Ponta Delgada, na casa do povo de S. Vicente.; Dezembro de 2007 II concurso de presépios, exposto no Madeira Shopping. 4 Dezembro de 2007 Caminhada pela Igualdade de Oportunidades, na cidade de Câmara de Lobos (CAO Câmara de Lobos) No dia 6 de Dezembro de Inauguração da Escultura comemorativa do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (CAO Machico); No dia 7 de Dezembro de Espectáculo musical - Participação no Ciclo de Conferências O direito à diversidade na igualdade de oportunidades com (CAO Funchal, CAO Machico, CAO Tabua, CAO Câmara de Lobos); 11 de Dezembro de Iº Festival de Karaoke e Pintura. (CAO Tabua); Durante o mês de Dezembro de Actuação do Coro Capinhas : Feira das Vontades, Casa de Saúde S. João de Deus), Madeira Shopping, LAR Vila Assunção Fundação Mary Jane Wilson, Centro Social e Paroquial de Santo António e Lar Bela Vista, Dolce Vita Shopping, Infantário Refúgio do Bebé, Escola Básica do 1º Ciclo com Pré da Camacha, Colégio Infante D. Henrique, Festa de Natal do Instituto Prisional da Cancela, Câmara Municipal do Funchal. (CAO Funchal);

17 Dezembro de Presépio Municipal de Câmara de Lobos (CAO Câmara de Lobos) 11 a 22 de Fevereiro de concurso e exposição de fotografia Um Olhar Diferente Para Um Gesto Natural, no Centro Comercial Dolce Vita. (CAO Câmara de Lobos); 15 de Janeiro de Convívio Intergeracional Baile da Vassoura. (CAO Câmara de Lobos); 30 de Janeiro de Baile de Carnaval na discoteca Copacabana. (CAO Funchal); Desfiles de Carnaval Fevereiro de 2008: - 3 de Fevereiro - S.Vicente e Porto Moniz (CAO Ponta Delgada), Ponta do Sol (CAO Tabua) e em Machico (CAO Machico); - 4 de Fevereiro - Câmara de Lobos (CAO Câmara de Lobos); - 5 de Fevereiro - Cortejo Trapalhão ( CAO Funchal).

18 14 de Fevereiro de Convívio Intergeracional Baile da Rosa (CAO Câmara de Lobos); Maio de Participação no Concurso 500 Anos da Cidade do Funchal. De 14 de Março a 4 Abril - concurso e exposição de fotografia Texturas na sala de Exposição da Junta de freguesia de Machico (CAO Machico). Abril 2008 Desfile festa da Flor na cidade do Funchal CAO Funchal). De 1 a 10 de Abril - Music art, no Dolce Vita (CAO Funchal P3). De 17 a 30 de Abril - Music art, na Junta de Freguesia de Machico. (CAO Funchal P3). 8 de Abril e 9 de Maio de Torneio de Dominó e de Damas (CAO Funchal P3).

19 No dia 9 de Maio de Dia da Europa Participação nos eventos na praça da restauração em Câmara de Lobos (CAO Câmara de Lobos), e na Escola Secundária Lucinda de Andrade S. Vicente (CAO P3). 5 a 18 de Maio de Exposição de Fotografia: Texturas, Dolce Vita. (CAO Machico) 18 e 19 de Junho de III edição Uma Volta Pelo Mundo da Saúde, no Mercado Municipal de Câmara de Lobos e palestra alusiva ao mesmo tema na Casa da Cultura de Câmara de Lobos. Desfiles de Marchas Populares em Junho de 2008: - 13 de Junho Santo António (CAO Funchal); - 17 de Junho São Pedro na Ponta do Sol (CAO Tabua); - 28 de Junho - São Pedro em Câmara de Lobos (CAO Câmara de Lobos).

20 No dia 4 de Julho de TOUCH Espectáculo Musical e Exposição de Artes Plásticas e desfile de moda 3-RRR, no Teatro Municipal Baltazar Dias(CAO Funchal e CAO P3); 15 a 18 de Julho de EXPO STAOEP, no Centro comercial Dolce Vita. INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 14 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 3 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 14 - Realização acções formativa para facilitar e promover as relações comerciais entre os centros especiais de emprego/centro de Actividades Ocupacionais e as empresas normais., foram realizadas as acções: 3 de Outubro de Ciclo de Conferências - comunicação Emprego Protegido/Emprego Apoiado em Mercado Laboral, realizada no no Auditório do Fórum Machico.

21 População Alvo: Comunidade em geral. Prelector: Vice Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional a nível Nacional - Dr. Alexandre Rosa (Entidade responsável pelas modalidades de Emprego, Emprego Protegido e Formação Profissional a Nível Nacional). Estiveram presentes nesta conferência: - Entidades empresariais dos sectores público e privado, - Representantes de Autarquias, - Presidente da ACIF-CCM (Associado do AVANCES), - Representantes do sector da Educação/Educação Especial e Reabilitação - Profissionais da DREER/DRE, - Famílias. 6 de Novembro de Ciclo de Conferências - comunicação Actividades Ocupacionais uma ponte para a vida activa, realizada no Auditório do Centro de Congressos do Porto Santo. Prelector: Directora Técnica do STAOEP - Ana Mendes 7 de Dezembro de Ciclo de Conferências - comunicação Projecto AVANCES, realizada no Auditório do Centro de Congressos da Madeira Prelectores: Directora Técnica do STAOEP - Ana Mendes e Maurício Marques da BKAT consulting. Acções formativas administradas aos Profissionais dos Centros de Actividades Ocupacionais (CAO), facilitadoras de um desempenho mais eficaz, no oferecimento de produtos e serviços dos utentes dos CAO, à comunidade..

22 TEMA Artes Decorativas: Arte com Meia de Seda Artes Decorativas: Falso Vitral e Pintura em Tecido Artes Decorativas: Fantoches Artes Decorativas: Acções de Formações realizadas no ano 2007 CARGA HORÁRIA DESTINATÁRIOS DATA Nº DE FORMANDOS 6h T.P.E.E. e A.A.S.E 1 11 e 12 de Junho 6h T.P.E.E. e A.A.S.E 26 de 27 Março 12 7,5h T.P.E.E. e A.A.S.E 18, 19 e 21 de 15 Junho 3h T.P.E.E. e A.A.S.E 14 de Junho 15 Fuxico Excel Iniciação 15h T.P.E.E./A.A.S.E. e Pessoal Auxiliar Iniciação à Informática (3 grupos) Internet e Correio Electrónico Gestão de Projectos Perspectiva Educacional 36h 9h 30h 1º Grupo T.P.E.E. 2º Grupo T.P.E.E./A.A.S.E/ Pessoal Auxiliar 3º Grupo T.P:E.E. e Pessoal Auxiliar T.P.E.E./A.A.S.E./ Pessoal Auxiliar Técnicos Superiores, Directores Técnicos, Coordenadores de CAP s e Chefes de Divisão 19, 20, 21, 22 e 26 de Novembro 1º Grupo 12,13 e 16 Julho 2º Grupo 13,16,17 e 18 Julho 3º Grupo 17,18 e 20 Julho 7 e 9 de Novembro 22,23,24,30 e 31 de Outubro º Grupo 14 2º Grupo 14 3º Grupo Reconversão Profissional / Ano 2007 (Curso de formação de nível III para ingresso na carreira, técnico profissional na categoria de técnico profissional de educação especial de 2ª classe) Tema Destinatários Data Nº de Formandos Iniciação à Informática 9 horas Guardas-nocturnos 7 e 8 de Novembro Relações Interpessoais Adaptabilidade ao Mundo do Trabalho Planificação e Avaliação de Actividades 10 horas Guardas-nocturnos 17,18,19 de Dezembro horas Guardas-nocturnos 17,18,19 de Dezembro e 21 de 10 horas Guardas-nocturnos Dezembro T.P.E.E. Técnico profissional de educação especial; A.A.S.E. Auxiliar da Acção Sócio-Educativa

23 TEMA Acções de Formações realizadas no ano 2008 CARGA HORÁRIA 20h Dinâmica de Grupos Relações 16h Interpessoais Direitos e Deveres do Funcionário 12h Público Informática I Iniciação 20h (Windows,Word) Excel Avançado 20h T.P.E.E./Pessoal Administrativo DESTINATÁRIOS DATA Nº DE FORMANDOS T.P.E.E./ Pessoal 3,4,6,7 e 9 26 Auxiliar de Junho T.P.E.E./ Pessoal 19 e 26 de 23 Auxiliar Abril T.P.E.E./ Pessoal Auxiliar e 17 de Maio T.P.E.E./ Pessoal Auxiliar 5,6,7,8 e 9 de Maio 31 de Maio, 6,7 e 14 de Junho 15 18

24 Reconversão Profissional / Ano 2008 (Curso de formação de nível III para ingresso na carreira, técnico profissional na categoria de técnico profissional de educação especial de 2ª classe) Tema Iniciação à Informática Relações Interpessoais Adaptabilidade ao Mundo do Trabalho Planificação e Avaliação de Actividades Ajudas Técnicas/Técnicas de Intervenção Terapêutica Ajudas Técnicas/ Técnicas de Intervenção Terapêutica - Transferências Técnicas de Intervenção Terapêutica Ajudas Técnicas Adaptações Tecnológicas Expressão Motora Carga Horária Destinatários Data Nº de Formandos 11 h Guardasnocturnos 11 e 12 de 10 Abril 20 h Guardasnocturnos 11,12 de 10 Janeiro 01 e 02 de Fevereiro 20 h Guardas- 4,5,19,21 de 10 nocturnos 10 h Guardasnocturnos 10 h 10 h 8 h 8 h 10 h Guardasnocturnos Guardasnocturnos Guardasnocturnos Guardasnocturnos Guardasnocturnos Janeiro 18 e 26 de Janeiro 15 e 16 de Fevereiro e 9 de Fevereiro 10 8,14 e 15 de Março e 29 de Fevereiro 10 5 de Abril 10 Expressão Plástica e Dramática Jogos Didácticos/literatura infanto-juvenil Saúde - Noções Básicas de Saúde Estágio de Formação em contexto de trabalho 8 h 18 h 20 h 16 h Guardasnocturnos Guardasnocturnos Guardasnocturnos Guardasnocturnos 23 de Fevereiro, 1, 28 e 29 de Março 25 de Março e 4,5 de Abril 17,18 e 19 de Março 18 de Outubro de 2007 a 27 de Junho de

25 INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 16 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 3 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 16 - Campanha para a promoção dos Centros Especiais de Emprego/Centro de Actividades Ocupacionais com o objectivo de estabelecer uma linha comum as experiencias que permitam optimizar a capacidade de gestão dos mesmos e a criação de novas linhas de comercialização., foram realizadas as acções: Encontro de CAO para intercâmbio de experiências e identificação de problemas/estudo de novas vias de comercialização/marketing, realizada a 18 de Setembro. INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 17 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 4 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 17 - Realização de reuniões de colaboração com os Gabinetes e equipas de trabalho das três regiões dedicados a promover e apoiar iniciativas empresariais., foram realizadas as acções: Realização de parcerias e reuniões com gabinetes e equipas de trabalho das três regiões. INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 18 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 4 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 18 - Promover o Trabalho em Rede entre as equipas e gabinetes de açessoramento das três regiões, com o objectivo de intercâmbio de experiencias, metodologias de trabalho, etc., foram realizadas as acções: Desenvolvimento do trabalho em rede com os demais sócios. INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 19 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 4 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 19: Campanha publicitaria dos Centros Especiais de Emprego/ Centro de Actividades Ocupacionais, dirigida a sociedade em geral, foram realizadas as seguintes acções: Outubro de 2007 Apresentação pública do projecto AVANCES, no museu da Casa da Luz.

26 Outubro de Divulgação através da comunicação social. Novembro e Dezembro de 2007 Confecção da doçaria para o coffee-break do Ciclo de Conferências, assim como a composição das Placas identificativas dos mesmos. Dezembro de 2007 Elaboração de T-shirts com logótipos do projecto AVANCES usadas pela organização do Ciclo de Conferências.

27 Capas para documentação de apoio aos participantes na conferência; Cartazes e panfletos para o ciclo de conferencias da DREER Natal de 2006 e Postais de Natal. Edições trimestrais - CAO Notícias Panfletos diferentes eventos Cartazes diferentes eventos

28 INFORMAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE 20 DELINEADA DENTRO DO OBJECTIVO 5 DO PROJECTO AVANCES Dentro da actividade 20 Criação de uma comissão de avaliação e qualidade com o objectivo de estabelecer mecanismo de seguimento de avaliação para as acções de projecto, na qual se estabelecerão as bases e os métodos para executar objectivos, estabelecer linhas de actuação conjunta, procurar a complementaridade e durabilidade das acções e propostas no futuro., foram realizadas as acções: Seguimento e cumprimento dos procedimentos administrativos, as bases e os métodos que se estabeleceram em linhas de actuação conjunta; Participação na comissão de avaliação e qualidade; Participação nos chats para reuniões periódica, Desenvolvimento do trabalho em rede com os demais sócios e chefe de fila. Reuniões da comissão de avaliação e qualidade; Habilitação/ instalação do SKYPE para agilização das reuniões da comissão e envio de documentação pelo mesmo. 29 de Fevereiro de Participação no Seminário em rede realizado pela SIMPROMI a (presença de um representante de cada CAO). 29 de Fevereiro e 31 de Março de Participação nas reuniões de avaliação e qualidade.

29 Cooperação transnacional 9 de Novembro de Participação na primeira Reunião Transnacional. 14 a 16 de Maio de Preparação/dinamização e participação na segunda Reunião Transnacional na Madeira). 23 de Outubro de Aceitação da proposta de ampliação de acções, orçamento e prazo do projecto. 23 a 24 de Outubro de Participação na 3ª reunião transnacional realizada nos Açores. De 7 a 9 de Abril de Participação na 4ª reunião transnacional realizada em Tenerife.

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae In pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada Institucional Rosa, Julieta Alves () Faculdade de Economia CIEO 8005 139 Faro Telefone(s) 289 800 900 (ext. 7161) 289 244 406

Leia mais

OCPLP Organização Cooperativista dos Povos de Língua Portuguesa. Proposta de Plano de Atividades e Orçamento 2014-2015

OCPLP Organização Cooperativista dos Povos de Língua Portuguesa. Proposta de Plano de Atividades e Orçamento 2014-2015 Proposta de Plano de Atividades e Orçamento 2014-2015 1 Índice: I Enquadramento II Eixos de Intervenção Estratégica III Proposta de Orçamento IV Candidaturas a Programas de Apoio 2 I Enquadramento Estratégico

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu Rede Social de Aljezur Plano de Acção (2009) Equipa de Elaboração do Plano de Acção de 2009 / Parceiros do Núcleo Executivo do CLAS/Aljezur Ana Pinela Centro Distrital

Leia mais

Plano de Acção. Rede Social 2011/2012

Plano de Acção. Rede Social 2011/2012 Plano de Acção - Rede Social Plano de Acção Rede Social Conselho Local da Acção Social de Figueira de Castelo Plano de Acção Rede Social Acções a desenvolver Objectivos Resultados esperados Calendarização

Leia mais

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO e cultura. Centro de Apoio Psicopedagógico. gico do Funchal

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO e cultura. Centro de Apoio Psicopedagógico. gico do Funchal SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO e cultura DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Centro de Apoio Psicopedagógico gico do Funchal Intervenção precoce Medida de apoio integrado, centrado na

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A DIRECÇÃO REGIONAL DE PLANEAMENTO E RECURSOS EDUCATIVOS E O SERVIÇO DE SAÚDE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, E.P.E.

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A DIRECÇÃO REGIONAL DE PLANEAMENTO E RECURSOS EDUCATIVOS E O SERVIÇO DE SAÚDE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, E.P.E. PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A DIRECÇÃO REGIONAL DE PLANEAMENTO E RECURSOS EDUCATIVOS E O SERVIÇO DE SAÚDE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, E.P.E. Considerando que incumbe ao Serviço de Saúde da Região

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CICLO DE MANUEL DA FONSECA PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES A intervenção do Psicólogo na escola baseia-se num modelo relacional e construtivista, que fundamenta uma prática psicológica

Leia mais

PROGRAMA REDE SOCIAL Co-financiado pelo Estado Português, Ministério da Segurança Social e do Trabalho PLANO DE ACÇÃO 2005-2006

PROGRAMA REDE SOCIAL Co-financiado pelo Estado Português, Ministério da Segurança Social e do Trabalho PLANO DE ACÇÃO 2005-2006 PROGRAMA REDE SOCIAL Co-financiado pelo Estado Português, Ministério da Segurança Social e do Trabalho PLANO DE ACÇÃO 2005-2006 Documento elaborado pelo: Conselho Local de Acção Social do Concelho do Núcleo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2011/2012

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2011/2012 Plano Anual de Actividades Jardins de Infância Organização do Ambiente Educativo e espaços comuns. (de 4 a 09-09-2011) Cada educadora prepara a sua sala Organizar o Ambiente Educativo educadoras. Observação

Leia mais

Educação Musical Professor Hector Teixeira

Educação Musical Professor Hector Teixeira SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO SERVIÇO TÉCNICO DE ACTIVIDADES OCUPACIONAIS CENTRO DAS ACTIVIDADES OCUPACIONAIS DE SÃO VICENTE PLANO ANUAL EDUCAÇÃO

Leia mais

Eventos. Eixo I Emprego, Formação e Qualificação. Acção: Bom Porto

Eventos. Eixo I Emprego, Formação e Qualificação. Acção: Bom Porto Eventos Eixo I Emprego, Formação e Qualificação Acção: Bom Porto - Gabinete de Empregabilidade e Empreendedorismo: Uma das acções do projecto consiste na criação de um Gabinete de atendimento na área da

Leia mais

Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa

Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Criação 1. A Conferência dos Ministros da Justiça

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016 Associação Sénior de Odivelas A Universidade Sénior de Odivelas é um projecto inovador que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando

Leia mais

Linhas de Acção. 1. Planeamento Integrado. Acções a desenvolver: a) Plano de Desenvolvimento Social

Linhas de Acção. 1. Planeamento Integrado. Acções a desenvolver: a) Plano de Desenvolvimento Social PLANO DE ACÇÃO 2007 Introdução O CLASA - Conselho Local de Acção Social de Almada, de acordo com a filosofia do Programa da Rede Social, tem vindo a suportar a sua intervenção em dois eixos estruturantes

Leia mais

Objectivo Estratégico Objectivo SMART Iniciativas a Desenvolver Responsável Recursos Data de concretização

Objectivo Estratégico Objectivo SMART Iniciativas a Desenvolver Responsável Recursos Data de concretização Novas Iniciativas A. Criação de Novos Serviços Criar serviços de valor acrescentado Desenvolver a Quinta pedagógica e terapêutica no complexo de Lomar Adequar as estruturas s existentes Obter financiamento

Leia mais

ESCOLA PROFISSIONAL DE FELGUEIRAS ESTATUTOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

ESCOLA PROFISSIONAL DE FELGUEIRAS ESTATUTOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ESCOLA PROFISSIONAL DE FELGUEIRAS ESTATUTOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º Denominação A Escola Profissional adopta a designação de ESCOLA PROFISSIONAL DE FELGUEIRAS e a abreviatura EPF. ARTIGO

Leia mais

Nota Introdutória. Objetivos da Biblioteca Escolar (de acordo com o MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR)

Nota Introdutória. Objetivos da Biblioteca Escolar (de acordo com o MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR) Nota Introdutória Objetivos da Biblioteca Escolar (de acordo com o MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR) Apoiar e promover os objetivos educativos definidos de acordo com as finalidades e currículo

Leia mais

Apresentação. Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Oliveira de Azeméis Novembro 2007

Apresentação. Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Oliveira de Azeméis Novembro 2007 Apresentação Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares Oliveira de Azeméis Novembro 2007 Apresentação SABE 12-11-2007 2 Apresentação O conceito de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) que se

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção 02 Estratégia Nacional de

Leia mais

PLANO TIC. O Coordenador TIC Egídia Fernandes Ferraz Gameiro [1] 2 0 0 9-2 0 1 0

PLANO TIC. O Coordenador TIC Egídia Fernandes Ferraz Gameiro [1] 2 0 0 9-2 0 1 0 PLANO TIC 2 0 0 9-2 0 1 0 O Coordenador TIC Egídia Fernandes Ferraz Gameiro [1] EB1/PE Santa Cruz http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pescruz eb1pescruz@madeira-edu.pt IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR TIC Egídia

Leia mais

Eixos Estratégicos Objectivos Estratégicos Objectivos Operacionais Acções. 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias

Eixos Estratégicos Objectivos Estratégicos Objectivos Operacionais Acções. 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias 1. Oferta Formativa 1.1. Dinamizar e consolidar a oferta formativa 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias 1.1.2. Promover o funcionamento de ciclos de estudos em regime

Leia mais

S.R. DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Despacho Normativo n.º 40/2005 de 7 de Julho de 2005

S.R. DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Despacho Normativo n.º 40/2005 de 7 de Julho de 2005 S.R. DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Despacho Normativo n.º 40/2005 de 7 de Julho de 2005 Pela Resolução n.º 100/2005, de 16 de Junho, foi aprovado o Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia. Desse Plano consta

Leia mais

Encarregados de Educação. Plano de Actividades 2007/2008

Encarregados de Educação. Plano de Actividades 2007/2008 Associação de Pais e Encarregados de Educação Plano de Actividades 2007/2008 A nível interno 1. Promover o bom Funcionamento administrativo da Associação Objectivo: Continuar a melhorar a organização e

Leia mais

QUERES SER VOLUNTÁRIO(A) NO GEOTA?

QUERES SER VOLUNTÁRIO(A) NO GEOTA? INVENTARIAÇÃO DE POPULAÇÕES DE AVIFAUNA DA RESERVA NATURAL LOCAL DO PAUL DE TORNADA - Quais os objetivos da tarefa? Manter, incrementar e divulgar os valores naturais da Reserva Natural Local do Paul de

Leia mais

ROJECTO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

ROJECTO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO O Capítulo 36 da Agenda 21 decorrente da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992, declara que a educação possui um papel fundamental na promoção do desenvolvimento

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO 2010 CPCJ

PLANO DE ACÇÃO 2010 CPCJ PLANO DE ACÇÃO 2010 CPCJ COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DO PESO DA RÉGUA Modalidade Alargada Divulgar os Direitos da Criança na Comunidade OBJECTIVOS ACÇÕES RECURSOS HUMANOS DA CPCJ RECURSOS

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Segurança e Higiene no Trabalho Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/7 ÁREA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO

Leia mais

::ENQUADRAMENTO ::ENQUADRAMENTO::

::ENQUADRAMENTO ::ENQUADRAMENTO:: ::ENQUADRAMENTO:: :: ENQUADRAMENTO :: O actual ambiente de negócios caracteriza-se por rápidas mudanças que envolvem a esfera politica, económica, social e cultural das sociedades. A capacidade de se adaptar

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANIMAÇÃO 2D E 3D WWW.ESSR.NET ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS / RUA MAJOR DAVID MAGNO, 139 / 4000-191 PORTO

CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE ANIMAÇÃO 2D E 3D WWW.ESSR.NET ESCOLA ARTÍSTICA DE SOARES DOS REIS / RUA MAJOR DAVID MAGNO, 139 / 4000-191 PORTO MATRÍCULA A inscrição no curso é realizada em impresso próprio, recolhido no sítio da escola, em www.essr.net, ou noutros locais de divulgação e entregue nos serviços administrativos da Escola Artística

Leia mais

Escola Secundária de Alves Redol

Escola Secundária de Alves Redol Escola Secundária de Alves Redol Áreas de intervenção A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A1. Difundir os recursos junto da organização pedagógica da escola Interacção com os Departamentos /Apresentação

Leia mais

JORNAL OFICIAL Terça-feira, 20 de agosto de 2013

JORNAL OFICIAL Terça-feira, 20 de agosto de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 20 de agosto de 2013 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS Despacho n.º 130/2013 Nomeação em comissão de serviço da licenciada Maria

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E M a r t a C o r r e i a S i m õ e s D i e t é t i c a e N u t r i ç ã o 2 0 1 3 C U R R I C U L U M V I T A E M a r t a C o r r e i a S i m õ e s Data: de de 2013 Assinatura:

Leia mais

Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário

Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário Responsabilidade Social Como estratégia de Sustentabilidade a Responsabilidade Social das Organizações, tornou-se de vital importância para o Terceiro Sector,

Leia mais

Estratégias regionais, para a investigação e inovação, implementadas nas Regiões. O que foi feito?

Estratégias regionais, para a investigação e inovação, implementadas nas Regiões. O que foi feito? Estratégias regionais, para a investigação e inovação, implementadas nas Regiões Ultraperiféricas e Cabo Verde: O que foi feito? O que está a ser fit? feito? Resolução do Conselho do Governo nº41/2008,

Leia mais

Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare. Alice no País das Maravilhas Lewis Carrol

Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare. Alice no País das Maravilhas Lewis Carrol Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare. Alice no País das Maravilhas Lewis Carrol O Grupo Grandarte nasceu da fusão de várias empresas com áreas de negócio complementares. Para responder

Leia mais

Plano Anual de Atividades CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA/CATL 2013-2014

Plano Anual de Atividades CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA/CATL 2013-2014 Fundação Centro Social de S. Pedro de, FCSR Plano Anual de Atividades CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA/CATL 2013-2014 Atividade Objetivos Recursos Calendarização Local Receção e acolhimento das crianças que vão

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009 INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009 PROJECTO EM SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Índice Introdução 1 Recursos Humanos afectos ao PSE... 3 1.1 Caracterização...

Leia mais

conciliação e igualdade

conciliação e igualdade conciliação e igualdade efr o que é? Concilliar é pôr de acordo, é juntar vontades em torno de um mesmo objectivo, é estabelecer compromissos entre soluções aparentemente incompatíveis, é atingir a harmonia

Leia mais

S. R. REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. Plano de Actividades. Ano Económico 2010

S. R. REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. Plano de Actividades. Ano Económico 2010 Plano de Actividades Ano Económico 2010 I - Nota Introdutória Ao Conselho de Administração da Assembleia Legislativa, incumbe, entre outras atribuições, exercer a gestão orçamental e financeira da Assembleia,

Leia mais

Cidadãos do Amanhã Empreendedorismo Jovem. Seminário EUROACE «Cooperação e desenvolvimento rural. Experiências e perspectivas para 2014-2020»

Cidadãos do Amanhã Empreendedorismo Jovem. Seminário EUROACE «Cooperação e desenvolvimento rural. Experiências e perspectivas para 2014-2020» Seminário EUROACE «Cooperação e desenvolvimento rural. Experiências e perspectivas para 2014-2020» 29.Abril.2014 Idanha-a-Nova DUECEIRA GAL/ELOZ. Entre serra da LOusã e Zêzere Histórico > projecto cooperação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação DEPARTAMENTO: Pré-Escolar PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - PROPOSTA DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO - 2010 / 2011 Coordenador(a):

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores

Licenciatura em Ciências da Comunicação, Vertente Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, completada com média final de 13 valores Informação Pessoal Nome Nuno Miguel Fernandes Aires Data de Nascimento 24 de Julho de 1971 Morada Avenida 5 Outubro, 25 6º andar 8000 Faro Nacionalidade Portuguesa Telemóvel 915 333 112 E-mail naires@msn.com

Leia mais

Lar, Centro Dia, SAD, Centro Convívio, Creche, Jardim Infância, ATL

Lar, Centro Dia, SAD, Centro Convívio, Creche, Jardim Infância, ATL Lar, Centro Dia, SAD, Centro Convívio, Creche, Jardim Infância, ATL 1 Sendo uma IPSS, que: Não tem fins lucrativos; Fornece serviços para melhorar a qualidade de vida dos clientes; Os lucros, se houverem,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO ANO LECTIVO 2014/2015 ESCOLA BÁSICA LIBERDADE PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Sector da Escola: Pré-Escolar / 1º Ciclo Actividades (em articulação com as prioridades do Projecto

Leia mais

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)?

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? São unidades especializadas de apoio educativo multidisciplinares que asseguram o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014/2015

Plano Anual de Atividades 2014/2015 Plano Anual de Atividades 2014/2015 Designação Objectivos Grupo alvo Calendarização Responsáveis pela actividade Recursos a afectar J F M A M J J A S O N D Humanos Materiais Logísticos Sensibilização para

Leia mais

PROFISSIONAIS CURSOS. Oferta Formativa ANO LECTIVO 2011/2012 ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA

PROFISSIONAIS CURSOS. Oferta Formativa ANO LECTIVO 2011/2012 ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA CURSOS PROFISSIONAIS Oferta Formativa ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA CONTACTOS MORADA: AV. 25 DE ABRIL TORRE DA MARINHA 2840-400 SEIXAL TELEFONE: 21 227 63 60 FAX: 21 227 63 68 E-MAIL:ce@esars.pt

Leia mais

Agrupamento de escolas de Coruche. CURSO PROFISSIONAL Ano letivo 2014/2015 Técnico de Turismo Ambiental e Rural

Agrupamento de escolas de Coruche. CURSO PROFISSIONAL Ano letivo 2014/2015 Técnico de Turismo Ambiental e Rural Agrupamento de escolas de Coruche CURSO PROFISSIONAL Ano letivo 2014/2015 Técnico de Turismo Ambiental e Rural Componente de formação: Sócio-cultural: Total de horas (a) (ciclo de formação) Português Língua

Leia mais

Regulamento de Funcionamento das Acções de Formação

Regulamento de Funcionamento das Acções de Formação Regulamento de Funcionamento das Acções de Formação A Ciência Viva tem como missão a difusão da Cultura Científica e Tecnológica apoiando acções dirigidas à promoção da Educação Científica e Tecnológica

Leia mais

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO (Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO... 3 2 ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO Missão: Atuar nas diferentes áreas (administração, planejamento e orientação educacional) com o intuito

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008

PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008 PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008 O ano de 2008 é marcado, em termos internacionais, pela comemoração dos vinte anos do Movimento Internacional de Cidades Saudáveis. Esta efeméride terá lugar em Zagreb,

Leia mais

ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA NOS JI PRÉ-ESCOLAR

ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA NOS JI PRÉ-ESCOLAR PRÉ-ESCOLAR PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DAS ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA NOS JI Ano lectivo 2009/2010 1 Princípios Orientadores de acordo com o Projecto Educativo A Lei

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES

RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE FORMAÇÃO E ADAPTAÇÕES TECNOLÓGICAS RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES 2006 ÍNDICE 1. Nota Introdutória...

Leia mais

joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt 1 Junho de 2007 até à actualidade BPLD&A, Borges da Ponte, Linhares Dias & Associados, Sociedade de Advogados, R.L.

joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt 1 Junho de 2007 até à actualidade BPLD&A, Borges da Ponte, Linhares Dias & Associados, Sociedade de Advogados, R.L. M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome FURTADO SOUSA, JOÃO MIGUEL Morada Telefone Fax Correio electrónico Profissional: jfs@bpldadvogados.com / joaofurtadosousa-48992a@adv.oa.pt Nacionalidade

Leia mais

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA

REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA MUNICÍPIO DE AZAMBUJA REGULAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE AZAMBUJA Aprovado por deliberação da Assembleia Municipal de 19 de Abril de 2011. Publicado pelo Edital n.º 73/2011. Em vigor desde 27

Leia mais

Regulamento Interno da Comissão Especializada APIFARMA VET

Regulamento Interno da Comissão Especializada APIFARMA VET Regulamento Interno da Comissão Especializada APIFARMA VET De harmonia com o disposto no artº 36º. dos Estatutos da APIFARMA é elaborado o presente Regulamento interno que tem por objectivo regulamentar

Leia mais

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ENTRE AS ADMINISTRAÇÕES PARLAMENTARES DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR DA REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU E A ASSEMBLEIA NACIONAL DA

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ENTRE AS ADMINISTRAÇÕES PARLAMENTARES DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR DA REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU E A ASSEMBLEIA NACIONAL DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR REPÚBLICA DE CABO VERDE ASSEMBLEIA NACIONAL PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ENTRE AS ADMINISTRAÇÕES PARLAMENTARES DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR DA REPÚBLICA

Leia mais

Ministério do Comércio

Ministério do Comércio Ministério do Comércio Decreto Executivo nº /07 De 03 de Setembro Convindo regulamentar o funcionamento do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério do Comércio; Nestes termos, ao abrigo

Leia mais

Normas para as Matrículas das Crianças da Educação Pré-escolar e dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário

Normas para as Matrículas das Crianças da Educação Pré-escolar e dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário Índice Legislação Geral 1 Legislação Acção Social e Seguro Escolar 2 Alargamento da Rede de Edcação pré-escolar 2 Educação Especial 3 Inclusão e Sucesso Educativo 4 Notícias 5 Encerramento do Ano Lectivo

Leia mais

CEF/0910/28031 Relatório preliminar da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento

CEF/0910/28031 Relatório preliminar da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento CEF/0910/28031 Relatório preliminar da CAE (Poli) - Ciclo de estudos em funcionamento Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.9 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora:

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TRANSPORTES

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TRANSPORTES PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TRANSPORTES PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Agências de Viagens e Transportes Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 ÁREA DE ACTIVIDADE

Leia mais

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007

Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Restituição de cauções aos consumidores de electricidade e de gás natural Outubro de 2007 Ponto de situação em 31 de Outubro de 2007 As listas de consumidores com direito à restituição de caução foram

Leia mais

DESAFIOS URBANOS 15. concurso. de arquitectura

DESAFIOS URBANOS 15. concurso. de arquitectura Espaço de Arquitectura O Espaço de Arquitectura é um portal dedicado à Arquitectura em Portugal, que assumiu o seu posicionamento em 2010, com o propósito de privilegiar a proximidade entre arquitectos

Leia mais

Competências de Gestão para Dirigentes e Técnicos de Associações Empresariais

Competências de Gestão para Dirigentes e Técnicos de Associações Empresariais Competências de Gestão para Dirigentes e Técnicos de Associações Empresariais Curso de Formação 2011 Índice PROPOSTA FORMATIVA... 3 Introdução... 3 Objectivo geral... 3 Estrutura... 3 Metodologias... 3

Leia mais

Setembro: 01 - Início do ano escolar - Início do ano letivo. Outubro:

Setembro: 01 - Início do ano escolar - Início do ano letivo. Outubro: CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADES OBJETIVOS RECURSOS HUMANOS Setembro: 01 - Início do ano escolar - Início do ano letivo Preparar o ano letivo Criar uma relação de empatia entre as crianças e os adultos da sala

Leia mais

Outonos da Vida Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo APRESENTAÇÃO

Outonos da Vida Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo APRESENTAÇÃO Outonos da Vida Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo APRESENTAÇÃO OUTONOS DA VIDA Instituição sem fins lucrativos, candidata a IPSS da área da Saúde com interacção com a Segurança

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2014 / 2015 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

PLANO TIC. O Coordenador TIC. E g í d i a F e r n a n d e s F e r r a z G a m e i r o 2 0 0 8-2 0 0 9

PLANO TIC. O Coordenador TIC. E g í d i a F e r n a n d e s F e r r a z G a m e i r o 2 0 0 8-2 0 0 9 PLANO TIC 2 0 0 8-2 0 0 9 O Coordenador TIC E g í d i a F e r n a n d e s F e r r a z G a m e i r o [1] ESCOLA EB1/PE Santa Cruz http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pescruz eb1pescruz@madeira-edu.pt IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Marketing e Comunicação para Bibliotecas Valor I Pessoas, Consultoria Empresarial, Lda Rigor nos compromissos. Excelência nos processos.

Marketing e Comunicação para Bibliotecas Valor I Pessoas, Consultoria Empresarial, Lda Rigor nos compromissos. Excelência nos processos. Marketing e Comunicação para Bibliotecas Valor I Pessoas, Consultoria Empresarial, Lda Rigor nos compromissos. Excelência nos processos. Marketing e Comunicação para Bibliotecas Atendendo ao crescente

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome GONÇALVES, RUI MANUEL DA SILVA Morada (1) TRAVESSA DA SANTA QUITÉRIA, 32 3º 1250-212 LISBOA Morada (2) RUA FERNANDO NAMORA, 147 3º DTº, 4425-651 MAIA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO Fundada a 30 de Maio de 1950 Única Associação das Agências de Viagens em Portugal Medalha de Ouro de Mérito Turístico de Portugal Medalha de Ouro

Leia mais

III. DESENVOLVIMENTO DA PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA DO INVESTIMENTO

III. DESENVOLVIMENTO DA PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA DO INVESTIMENTO PIDDAR 2009 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 111 III. DESENVOLVIMENTO DA PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA DO INVESTIMENTO PIDDAR 2010 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 113 Quadro I Programação do Investimento por Programas

Leia mais

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS INSTITUTO DIPLOMÁTICO

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS INSTITUTO DIPLOMÁTICO VAGAS PARA ESTÁGIOS SERVIÇOS INTERNOS 2º SEMESTRE DE 2012/2013 SERVIÇO VAGAS PERFIL DO ESTAGIÁRIO DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES A DESEMPENHAR Divisão de Arquivo e Biblioteca/IDI (Instituto Diplomático) Vaga I-1/2S/1213

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais

CAPÍTULO I Disposições gerais Regulamento Municipal do Banco Local de Voluntariado de Lagoa As bases do enquadramento jurídico do voluntariado, bem como, os princípios que enquadram o trabalho de voluntário constam na Lei n.º 71/98,

Leia mais

Regulamento de Estágio

Regulamento de Estágio Regulamento de Estágio Capitulo I - Do Estágio e suas Finalidades Capitulo II - Da Forma de Realização Capitulo III - Da Inscrição, Duração e Encerramento do Estágio Capitulo IV - Do Acompanhamento e Avaliação

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES

REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES (aprovado por deliberação de Câmara de 16 de junho de 2011 em conformidade com as orientações do Conselho Nacional para

Leia mais

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade

Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Memória descritiva do projecto Sanjonet Rede de Inovação e Competitividade Candidatura aprovada ao Programa Política de Cidades - Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação Síntese A cidade de S.

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Correio(s) electrónico(s) Miguel Pedro Mendes d Araújo Morada(s) Rua António Gustavo Moreira, n.º 35 Hab. 2.5 4400-660 Vila

Leia mais

A Qualificação de Jovens e Adultos

A Qualificação de Jovens e Adultos A Qualificação de Jovens e Adultos Na região do Algarve, a rede de oferta formativa tem vindo a ser construída, alargada e consolidada com a colaboração e empenho de um número crescente de entidades públicas

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO REGULAMENTO INTERNO DAS REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO ESTRANGEIRO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º (Natureza) As representações são órgãos de execução

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

Sistema de Informação e Comunicação da Rede Social de Alcochete. Sistema de Informação e Comunicação - REDE SOCIAL DE ALCOCHETE

Sistema de Informação e Comunicação da Rede Social de Alcochete. Sistema de Informação e Comunicação - REDE SOCIAL DE ALCOCHETE . Sistema de Informação e Comunicação da Rede Social de Alcochete . Objectivos e Princípios Orientadores O Sistema de Informação e Comunicação (SIC) da Rede Social de Alcochete tem como objectivo geral

Leia mais

CIDADE AMIGA DAS PESSOAS IDOSAS 2010-2013

CIDADE AMIGA DAS PESSOAS IDOSAS 2010-2013 CIDADE AMIGA DAS PESSOAS IDOSAS 2010-2013 A Sociedade e o Envelhecimento Em 2007, mais da metade da população mundial passou a morar em cidades e, em 2030, cerca de três em cada cinco pessoas viverão em

Leia mais

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA

Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar de São Paulo PLANO ANUAL DE ESCOLA Ano letivo: 2015/2016 INTRODUÇÃO Enquadramento legal Avaliação Aprovação EVENTOS 1.ºperíodo 2.ºperíodo 3.ºperíodo REUNIÕES

Leia mais

Avaliação do Projecto Curricular

Avaliação do Projecto Curricular Documento de Reflexão Avaliação do Projecto Curricular 2º Trimestre Ano Lectivo 2006/2007 Actividade Docente desenvolvida Actividade não lectiva Com base na proposta pedagógica apresentada no Projecto

Leia mais

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO DIRECÇÃO SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL E

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO DIRECÇÃO SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL E I NOTA INTRODUTÓRIA: 1. Caracterização do Ambiente Interno: MISSÃO: Estimular e facilitar o desenvolvimento das capacidades pessoais e sociais, promovendo o encaminhamento da pessoa com deficiência, sempre

Leia mais

PO AÇORES 2020 FEDER FSE

PO AÇORES 2020 FEDER FSE Apresentação pública PO AÇORES 2020 FEDER FSE Anfiteatro C -Universidade dos Açores -Ponta Delgada 04 de marçode 2015 8EIXO EMPREGO E MOBILIDADE LABORAL > Administração regional Objetivo Específico 8.1.1

Leia mais

Empreendedorismo Feminino

Empreendedorismo Feminino Empreendedorismo Feminino A Igualdade entre Mulheres e Homens é um princípio da Constituição Portuguesa e uma das tarefas fundamentais do Estado Português, que deve, não só garantir o direito à Igualdade

Leia mais

OdiArquivo 2012 CONFERÊNCIA ORÇAMENTO DE ESTADO 2012

OdiArquivo 2012 CONFERÊNCIA ORÇAMENTO DE ESTADO 2012 OdiArquivo 2012 CONFERÊNCIA ORÇAMENTO DE ESTADO 2012 A Câmara Municipal de Odivelas em colaboração com a empresa B Time realizou no dia 28 de Janeiro, no auditório do Centro de Exposições de Odivelas,

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015. Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis

PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015. Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015 Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis CAPÍTULO I AETP: A INSTITUIÇÃO 1. Introdução No decorrer do ano de 2015 prevê-se que a AETP

Leia mais

LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010.

LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010. LEI N.º 4.013 de 17 de dezembro de 2010. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUGUAIANA: Cria Cargos de Professor para os Níveis da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de provimento efetivo, no Quadro de Pessoal

Leia mais

GESTÃO MUSEOLÓGICA E SISTEMAS DE QUALIDADE Ana Mercedes Stoffel Fernandes Outubro 2007 QUALIDADE E MUSEUS UMA PARCERIA ESSENCIAL

GESTÃO MUSEOLÓGICA E SISTEMAS DE QUALIDADE Ana Mercedes Stoffel Fernandes Outubro 2007 QUALIDADE E MUSEUS UMA PARCERIA ESSENCIAL CADERNOS DE MUSEOLOGIA Nº 28 2007 135 GESTÃO MUSEOLÓGICA E SISTEMAS DE QUALIDADE Ana Mercedes Stoffel Fernandes Outubro 2007 QUALIDADE E MUSEUS UMA PARCERIA ESSENCIAL INTRODUÇÃO Os Sistemas da Qualidade

Leia mais

Plano de Actividades. Orçamento ASSOCIAÇÃO DO COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS DOS CONCELHOS DE VILA FRANCA DE XIRA E ARRUDA DOS VINHOS

Plano de Actividades. Orçamento ASSOCIAÇÃO DO COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS DOS CONCELHOS DE VILA FRANCA DE XIRA E ARRUDA DOS VINHOS Plano de Actividades e Orçamento Exercício de 2012 Plano de Actividades e Orçamento para o exercício de 2012 Preâmbulo: O Plano de Actividades do ano de 2012 foi concebido com a prudência que resulta da

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO: GRUPO DE TRABALHO (ALTERAÇÃO):

GRUPO DE TRABALHO: GRUPO DE TRABALHO (ALTERAÇÃO): GRUPO TRABALHO: CÂMARA MUNICIPAL DO CARTAXO ESTELA SILVA CÂMARA MUNICIPAL DO CARTAXO JOANA VERGAS CRUZ VERMELHA PORTUGUESA DÁRIO COSTA GRUPO TRABALHO (ALTERAÇÃO): CÂMARA MUNICIPAL DO CARTAXO CONCEIÇÃO

Leia mais