PERCURSOS. André Falcão, Carlos Augusto, Rafael Broédel e Lucas Dipré

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PERCURSOS. André Falcão, Carlos Augusto, Rafael Broédel e Lucas Dipré"

Transcrição

1 PERCURSOS André Falcão, Carlos Augusto, Rafael Broédel e Lucas Dipré Serra 2011

2 Índice 1...O que é caminho e circuito Caminho Circuito Classificação 2...Caminhos Eulerianos Definição Como surgiu Modelo do Problema Caminho Aberto e Caminho Fechado Aplicações 3...Circuito Hamiltoniano Verificação e Classificação O problema do caixeiro viajante 4...Pseudocódigo 5...Exercícios 6...Referências

3 1) Caminhos e Circuitos 1.1) Caminho É uma seqüência de vértices ligados por arestas. As arestas fazem parte do caminho. Caminho Caminho ) Circuito É um caminho formado por x + 1 vértices. Deve começar e terminar no mesmo vértice. Mesmo escolhendo o vértice inicial ao acaso, ele continuará sendo um circuito. A seqüência dos vértices x1, x2, x5, x4, x1 forma um circuito.

4 1.3) Classificação Simples: Um caminho é considerado simples se ele não contem a mesma aresta mais de uma vez. Idêntico: Dois ciclos são idênticos quando um for obtido a partir do outro através da troca de seus vértices. Em outras palavras, iniciar o ciclo em outro vértice.

5 2) Caminhos Eulerianos 2.1) Definição: Caminhos eulerianos são caminhos nos quais se utilizam todas as arestas uma única só vez num determinado grafo. 2.2) Como Surgiu: O caminho euleriano surgiu com o famoso problema das Sete pontes de Königsberg (que foi uma das principais fundações da teoria dos grafos), onde os moradores da cidade de Königsberg (território da Prússia até 1945, atual Kaliningrado, na Rússia), que é cortada pelo Rio Prególia, onde há duas grandes ilhas que, juntas, formam um complexo que na época continha sete pontes, discutiam nas ruas da cidade a possibilidade de atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma. Havia-se tornado uma lenda popular à possibilidade da façanha quando Euler, em 1736, provou que não existia caminho que possibilitasse tais restrições. Representação das pontes.

6 2.3) Modelo do Problema: Euler usou um raciocínio muito simples. Transformou os caminhos em retas e suas intersecções em pontos, criando possivelmente o primeiro grafo da história. O Grafo utilizado como modelo é definido como: V = { m m é uma ilha ou uma margem } A = { (m1,m2, p} existe uma ponte p unindo as margens ou ilhas m1 e m2 } Os conjuntos acima são apresentados, a seguir, na forma extensiva, contendo todos seus elementos, extraídos do problema: V = { 1, 2, 3, 4 } A = { (1,3,e), (1,3,f), (1,2,a), (1,2,b), (1,4,d), (2,4,c), (3,4,g) } Com isso, podemos construir o seguinte grafo: Grafo G Observação sobre o grafo G: Não Orientado: O mesmo caminho faz ligação de uma vértice a outra e vice-verso, exemplo: o caminho a pode ser usado para ligar o vértice 1 ao vértice 2, e o vértice 2 ao vértice 1, [(1,2,a), (2,1,a)].

7 Multigrafo: Um vértice pode ter mais de um caminho para outro mesmo vértice, como exemplo, os vértices 1 e 2 tem os caminhos a e b fazendo ligação entre eles. Conexo: Todo vértice está ligado à pelo menos um outro vértice. Solução: TEOREMA: Um grafo conexo é um grafo de Euler se e somente se todos os seus vértices são de grau par (caminho fechado) ou existir exatamente dois vértices de grau ímpar (caminho aberto). 2.4) Caminho Aberto e Caminho Fechado: A diferença entre um caminho euleriano aberto e um fechado está no final do caminho. Caso se parta e se chegue no mesmo vértice teremos um caminho fechado. Caso a partida não coincida com a chegada teremos um caminho euleriano aberto. Exemplo Caminho Fechado: Exemplo Caminho Aberto:

8 Prova: Imagine que G seja um grafo de Euler. Então ele contém um caminho de Euler. Seguindo esse caminho nota-se que chegamos num vértice 'entrando por uma aresta e encontramos outra para 'sair' do vértice e continuar o caminho. Se houver outras arestas adjacentes ao vértice, 'entramos' por uma destas arestas e devemos encontrar uma, ainda não visitada, para 'sairmos' do vértice. Se houver um número n ímpar de arestas em pelo menos um dos vértices, ao realizar o caminhamento, em um determinando momento, entramos no vértice e não haverá saída ainda não visitada. O caminhamento não pode continuar. Solução: Pela análise do grafo modelo G para o problema das pontes de Königsberg, observa-se que para todo vértice seu grau é ímpar. Logo, o grafo G não é um grafo de Euler. Isso significa que o problema não possui solução. 2.5) Aplicações: As aplicações dos caminhos eulerianos se relacionam, basicamente, com problemas de atendimento seqüencial, sobre um conjunto de usuários de um serviço oferecido no interior de uma rede de tráfego, tais como, entrega de correio, coleta de lixo, vendas por atacado, etc. Imagine um carteiro que deve percorrer um roteiro todo dia. O problema é de identificar esse roteiro de maneira a minimizar a distância total percorrida. Essa situação pode ser representada por um grafo onde as arestas correspondem às ruas e os vértices correspondem aos cruzamentos.

9 3) O Problema do Circuito de Hamilton O famoso matemático William Rowan Hamilton ( ) colocou um problema em teoria de grafos que consistia em dizer se um caminho num grafo é um caminho elementar que contém todos os vértices do grafo. Um ciclo hamiltoniano é um ciclo que contém todos os vértices do grafo. Um grafo dizse grafo hamiltoniano se contém um ciclo hamiltoniano. Tentativa e erro O problema do ciclo Hamiltoniano pode ser resolvido para um determinado grafo usando a técnica de tentativa e erro, a teoria do algoritmo é o seguinte: Comece por um nó do grafo e tente alguns caminhos escolhendo diversos arcos. Se o caminho resulta em um nó repetido, não é um ciclo, jogue-o fora e tente um caminho diferente. Se o caminho pode ser completado para formar um ciclo, verifique se todos os nós são visitados, se não jogue-o fora e tente um caminho diferente. Continue assim até tentar todos os caminhos possíveis ou encontrar um caminho que sirva. Na teoria, para grafos muito pequenos esse algoritmo é razoavelmente aceitável, mas para grafos mais robustos ele é ineficiente, pois vão existir caminhos demais para se tentar. Euler x Hamilton Diferentemente de Leonhard Euler ( ), Hamilton não conseguiu um algoritmo simples para determinar, para um grafo arbitrário, se existe um caminho Hamiltoniano. De fato existe uma teoria de que esse algoritmo nunca será encontrado pois o algoritmo tem comprovadamente complexidade n², e com uma quantidade grande de caminhos fica impraticável uma resolução como a encontrada por Euler em seu algoritmo. 3.1) Verificação e Classificação Não existe uma equação polinomial absoluta para saber se um grafo tem ou não requisitos para ser um circuito hamiltoniano. Apenas utilizando-se de testes de caminhos no grafo para fazer a checagem, o que aumenta a complexidade exponencialmente. No entanto, algumas condições permitem verificar se um grafo é ou não hamiltoniano: 1. Se um n-grafo simples com três ou mais vértices satisfaz grau(v) + grau(w) n para quaisquer vértices não vizinhos um do outro, então o grafo é hamiltoniano. 2. Se um grafo simples com três ou mais vértices, vértices esses que tem o grau não inferior a metade do número de vértices. Então o grafo é hamiltoniano.

10 3.2) O Problema do Caixeiro Viajante Se considerarmos um grafo com peso, se existe um circuito hamiltoniano para o grafo, podemos encontrar um peso mínimo? Esse é o famoso problema do caixeiro viajante, que continua sofrendo com o problema da ineficiência do algoritmo para um grafo arbitrário de tamanho mais robusto, mas com o desenvolvimento de algoritmos como o do vizinho mais próximo torna possível a verificação de grafos maiores, mas não de todo e qualquer grafo. Exemplos Exemplo de dois grafos que não admitem Circuito de Hamilton: Segue-se o exemplo de um grafo que admite Circuito de Hamilton: um ircuito poderá ser AHGFEDIBCA: Reparemos que a figura anterior foi obtida da figura (b) acrescentando uma aresta, a aresta CA.

11 4) Pseudocódigo ALGORITMO CaminhodeEuler CaminhoDeEuler (matriz n x n A) //Determina se existe um caminho de Euler em um grafo conexo //sem laços e com matriz de adjacências A Variáveis Locais: int total //numero de nos impares encontrados até agora int grau //o grau do nó int i,j //índices da matriz total = 0 i=1 enquanto total<=2 e i<=n faça grau=0 para j=1 até n faça grau=grau+a[i,j] fim do para se impar(grau) entao total = total + 1 fim do se i=i+1 fim do enquanto se total > 2 então escreva ("Não Existe Caminho de Euler") senão escreva ("Existe Caminho de Euler") fim do se fim do CaminhoDeEuler

12 5) Exercícios 1-Julgue as Sentenças a Seguir: a) Um Grafo com quatro nós Impares ainda pode ser conexo. b) Existe um Caminho de Euler em qualquer grafo com um número par de nós impares. c) Existe um algoritmo O(n²) que testa a existência de um caminho de Euler em um grafo com nós. d) Um Circuito Hamiltoniano usa cada arco e cada nó do grafo exatamente uma vez, exceto o nó que é ao mesmo tempo, Inicial e final. e) Não se conhece nenhum algoritmo que resolva o problema do circuito hamiltoniano. 2-Dado o Grafo a seguir: Determine se o Grafo especificado tem o caminho de Euler de acordo com o Teorema de Euler.

13 3- A partir da matriz a seguir, diga se existe um ciclo Euleriano: Respostas: 1- a) V b) F c) V d) F e) F 2- Sim, existe ciclo euleriano pois todos os nós tem grau par. 3- Não, pois os nós 1,2,4 e 5 tem grau impar, que vai contra o Teorema do Caminho de Euler.

14 6) Referencias: tm GERSTING, J. L., Fundamentos Matemáticos para a Ciência da Computação, Ed. LTC, 5ª Ed. 2008, Capítulo 6.2. Imagens retiradas do Google Imagens.

Alguns probleminhas...

Alguns probleminhas... Introdução Vários problemas da computação, com aplicações em diversos problemas importantes, nasceram de jogos ou brincadeiras. Hoje veremos uma pequana amostra deste fato. Alguns probleminhas... Problema

Leia mais

x y Grafo Euleriano Figura 1

x y Grafo Euleriano Figura 1 Grafo Euleriano Um caminho simples ou um circuito simples é dito euleriano se ele contém todas as arestas de um grafo. Um grafo que contém um circuito euleriano é um grafo euleriano. Um grafo que não contém

Leia mais

Noções da Teoria dos Grafos. André Arbex Hallack

Noções da Teoria dos Grafos. André Arbex Hallack Noções da Teoria dos Grafos André Arbex Hallack Junho/2015 Índice 1 Introdução e definições básicas. Passeios eulerianos 1 1.1 Introdução histórica..................................... 1 1.2 Passeios

Leia mais

Árvore de Suporte de Comprimento Mínimo Minimal Spanning Tree

Árvore de Suporte de Comprimento Mínimo Minimal Spanning Tree Investigação Operacional Árvore de Suporte de Comprimento Mínimo Minimal Spanning Tree Slide Transparências de apoio à leccionação de aulas teóricas Maria Antónia Carravilla José Fernando Oliveira Árvore

Leia mais

UNIP - Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Estrutura de Dados. AULA 8 Grafos. Estrutura de Dados 1

UNIP - Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Estrutura de Dados. AULA 8 Grafos. Estrutura de Dados 1 UNIP - Ciência da Computação e Sistemas de Informação Estrutura de Dados AULA 8 Grafos Estrutura de Dados 1 Grafos - Motivação Muitas aplicações em computação necessitam considerar conjunto de conexões

Leia mais

Circuitos Eulerianos Ciclos Hamiltonianos O Problema do Caixeiro Viajante CAMINHAMENTOS BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 7.

Circuitos Eulerianos Ciclos Hamiltonianos O Problema do Caixeiro Viajante CAMINHAMENTOS BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 7. Matemática Discreta Capítulo 7 SUMÁRIO CAMINHAMENTOS BASEADO EM TOWNSEND (1987), CAP. 7 Circuitos Eulerianos Ciclos Hamiltonianos O Problema do Caixeiro Viajante Newton José Vieira 30 de julho de 2007

Leia mais

Noções da Teoria dos Grafos

Noções da Teoria dos Grafos Noções da Teoria dos Grafos André Arbex Hallack Índice 1 Introdução e definições básicas. Passeios eulerianos 1 2 Ciclos hamiltonianos 7 3 Árvores 11 4 Emparelhamento em grafos 15 5 Grafos planares: Colorindo

Leia mais

04 Grafos: caminhos e coloração SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II

04 Grafos: caminhos e coloração SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II 04 Grafos: caminhos e coloração SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2011/1 Moacir Ponti Jr.

Leia mais

Noções da Teoria dos Grafos. André Arbex Hallack

Noções da Teoria dos Grafos. André Arbex Hallack Noções da Teoria dos Grafos André Arbex Hallack Junho/2015 Índice 1 Introdução e definições básicas. Passeios eulerianos 1 2 Ciclos hamiltonianos 5 3 Árvores 7 4 Emparelhamento em grafos 11 5 Grafos planares:

Leia mais

Comunicação e redes. Aula 2: Teoria dos Grafos Conceitos básicos. Professor: Guilherme Oliveira Mota.

Comunicação e redes. Aula 2: Teoria dos Grafos Conceitos básicos. Professor: Guilherme Oliveira Mota. Comunicação e redes Aula 2: Teoria dos Grafos Conceitos básicos Professor: Guilherme Oliveira Mota g.mota@ufabc.edu.br Aula passada Redes complexas Grafo G: Conjunto de pontos e linhas ligando esses pontos

Leia mais

GRAFOS. Prof. André Backes. Como representar um conjunto de objetos e as suas relações?

GRAFOS. Prof. André Backes. Como representar um conjunto de objetos e as suas relações? 8/0/06 GRAFOS Prof. André Backes Definição Como representar um conjunto de objetos e as suas relações? Diversos tipos de aplicações necessitam disso Um grafo é um modelo matemático que representa as relações

Leia mais

Grafos: caminhos mínimos

Grafos: caminhos mínimos quando o grafo é sem pesos, a determinação de um caminho mais curto pode ser feita através de uma busca em largura caminho mais curto é aquele que apresenta o menor número de arestas quando o grafo tem

Leia mais

Capítulo 1. Aula Caminhos de Euler e Hamilton Caminhos de Euler e Circuitos

Capítulo 1. Aula Caminhos de Euler e Hamilton Caminhos de Euler e Circuitos Capítulo 1 Aula 8 1.1 Caminhos de Euler e Hamilton Podemos percorrer as margens de um grafo iniciando em um vértice e retornando a ele percorrendo cada borda do grafo exatamente uma vez? Da mesma forma,

Leia mais

As Pontes de Königsberg

As Pontes de Königsberg As Pontes de Königsberg Anderson Freitas Ferreira e Lívia Minami Borges 13 de junho de 2015 Resumo A teoria de grafos teve seu início em 1736, quando Euler utilizou uma estrutura para resolver o Problema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS COORDENADOR: Dr. MARCIO LIMA TEXTO: Torre de Hanói e Triângulo de Sierpinski AUTOR: André Brito (estagiário da BOM) ORIENTADOR: Dr. Professor

Leia mais

GRAFOS: UMA INTRODUÇÃO

GRAFOS: UMA INTRODUÇÃO GRAFOS: UMA INTRODUÇÃO Vilmar Trevisan -Instituto de Matemática - UFRGS Junho de 2006 Grafos: uma introdução Informalmente, um grafo é um conjunto de pontos no plano ligados entre por flechas ou por segmentos

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA PARA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

MATEMÁTICA DISCRETA PARA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA DISCRETA PARA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Profa. Kathya Collazos Linares *As aulas baseiam-se no material do Professor Antonio Alfredo Ferreira Loureiro O problema das sete pontes de Königsberg

Leia mais

GRAFOS Aula 04 Caminhos, Conexidade e Distância Max Pereira

GRAFOS Aula 04 Caminhos, Conexidade e Distância Max Pereira Ciência da Computação GRAFOS Aula 04 Caminhos, Conexidade e Distância Max Pereira Um grafo é dito conexo se for possível visitar qualquer vértice, partindo de um outro qualquer, passando pelas suas arestas.

Leia mais

Teoria dos Grafos. Profa. Alessandra Martins Coelho

Teoria dos Grafos. Profa. Alessandra Martins Coelho Teoria dos Grafos Profa. Alessandra Martins Coelho fev/2014 Avaliação 2 Provas 30 pontos cada; 3 Implementações 10 pontos cada; 1 Seminário 10 pontos; Listas de exercícios Listas não valem nota, entretanto...

Leia mais

Grafos Eulerianos e o Problema do Carteiro Chinês

Grafos Eulerianos e o Problema do Carteiro Chinês Prof. Ademir A. Constantino DIN - UEM 1 Grafos Eulerianos e o Problema do Carteiro Chinês Prof. Ademir Constantino Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá Prof. Ademir A. Constantino

Leia mais

BCC204 - Teoria dos Grafos

BCC204 - Teoria dos Grafos BCC204 - Teoria dos Grafos Marco Antonio M. Carvalho (baseado nas notas de aula do prof. Haroldo Gambini Santos) Departamento de Computação Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Universidade Federal

Leia mais

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada.

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada. Teoria dos Grafos Valeriano A de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilceunespbr, socorro@ibilceunespbr Grafos Hamiltonianos Preparado a partir do texto: Rangel, Socorro

Leia mais

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira, Socorro Rangel, Silvio A. de Araujo. Departamento de Matemática Aplicada

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira, Socorro Rangel, Silvio A. de Araujo. Departamento de Matemática Aplicada Teoria dos Grafos Valeriano A de Oliveira, Socorro Rangel, Silvio A de Araujo Departamento de Matemática Aplicada Capítulo 12: Grafos Hamiltonianos Preparado a partir do texto: Rangel, Socorro Teoria do

Leia mais

Grafos Hamiltonianos e o Problema do Caixeiro Viajante. Prof. Ademir Constantino Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá

Grafos Hamiltonianos e o Problema do Caixeiro Viajante. Prof. Ademir Constantino Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá Grafos Hamiltonianos e o Problema do Caixeiro Viajante Prof. Ademir Constantino Departamento de Informática Universidade Estadual de Maringá Grafo Hamiltoniano Definição: Um circuito hamiltoniano em um

Leia mais

Capítulo 2- Modelos de grafos.

Capítulo 2- Modelos de grafos. Capítulo 2- Modelos de grafos. 2.1- Introdução (pág. 8) [Vídeo 24] Grafo- é um esquema constituído por pontos (ou vértices) e por segmentos (ou arestas). (8) Exemplo 1(pág.8) Um grafo diz-se conexo se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO. 5 a Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO. 5 a Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA COMBINATÓRIA 5 a Lista de Exercícios 1. O grafo de intersecção de uma coleção de conjuntos A 1,..., A n é o grafo

Leia mais

Cap. 2 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos

Cap. 2 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos Teoria dos Grafos e Aplicações 8 Cap. 2 Conceitos Básicos em Teoria dos Grafos 2.1 Grafo É uma noção simples, abstrata e intuitiva, usada para representar a idéia de alguma espécie de relação entre os

Leia mais

1 Trajeto Euleriano. > Trajeto Euleriano 0/20

1 Trajeto Euleriano. > Trajeto Euleriano 0/20 Conteúdo 1 Trajeto Euleriano > Trajeto Euleriano 0/20 Um trajeto Euleriano em um grafo G é um trajeto que utiliza todas as arestas do grafo. Definição Um grafo G é Euleriano se e somente se possui um trajeto

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais- 11º ano (Versão: para o manual a partir de 2016/17)

Matemática Aplicada às Ciências Sociais- 11º ano (Versão: para o manual a partir de 2016/17) Matemática Aplicada às Ciências Sociais- 11º ano (Versão: para o manual a partir de 2016/17) Professor: Pedro Nóia Livro adotado: Matemática Aplicada às Ciências Sociais- 11º ano Elisabete Longo e Isabel

Leia mais

2. Desenhe o grafo orientado G = (X, Γ) para: 3. Em cada alínea dois grafos são iguais. Identifique-os. (a) (b) (c)

2. Desenhe o grafo orientado G = (X, Γ) para: 3. Em cada alínea dois grafos são iguais. Identifique-os. (a) (b) (c) 1. Desenhe o grafo não orientado G = (X, Γ) para: (a) X = {a, b, c, d} e Γ = {{a, b}, {b, c}, {c, d}}. (b) X = {a, b, c, d} e Γ = φ. (c) X = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8} e Γ = {{1, 2}, {2, 2}, {2, 3}, {3,

Leia mais

Teoria e Algoritmos em Grafos

Teoria e Algoritmos em Grafos Teoria e Algoritmos em Grafos 2018.2 Percursos Caminhos que percorrem todos os vértices ou todas as arestas de um grafo são chamados percursos. Ciclo Hamiltoniano Ciclos Hamiltonianos são ciclos que percorrem

Leia mais

Teoria dos grafos. FATEC Carapicuíba Augusto de Toledo Cruz Junior

Teoria dos grafos. FATEC Carapicuíba Augusto de Toledo Cruz Junior Teoria dos grafos FATEC Carapicuíba Augusto de Toledo Cruz Junior Teoria dos grafos HISTÓRICO 2 Origem O artigo do matemático e físico suiço Leonhard Euler, publicado em 1736, sobre o problema das Sete

Leia mais

Estrutura de Dados e Algoritmos e Programação e Computadores II. Aula 10: Introdução aos Grafos

Estrutura de Dados e Algoritmos e Programação e Computadores II. Aula 10: Introdução aos Grafos Estrutura de Dados e Algoritmos e Programação e Computadores II Aula 10: Introdução aos Grafos História O assunto que se constitui no marco inicial da teoria de grafos é na realidade um problema algorítmico.

Leia mais

Teoria dos Grafos. Motivação

Teoria dos Grafos. Motivação Teoria dos Grafos Aula 1 Primeiras Ideias Prof a. Alessandra Martins Coelho março/2013 Motivação Muitas aplicações em computação necessitam considerar conjunto de conexões entre pares de objetos: Existe

Leia mais

Teoria dos Grafos. Apresentação da disciplina. Profa. Sheila Morais de Almeida. março DAINF-UTFPR-PG

Teoria dos Grafos. Apresentação da disciplina. Profa. Sheila Morais de Almeida. março DAINF-UTFPR-PG Apresentação da disciplina Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG março - 2016 Identificação da Disciplina Disciplina:. Docente: Sheila Morais de Almeida (sheilaalmeida@utfpr.edu.br) Página da

Leia mais

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada.

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada. Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br Grafos Eulerianos Preparado a partir do texto: Rangel, Socorro.

Leia mais

Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira. MACS 11.º Ano Problema do Caixeiro Viajante

Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira. MACS 11.º Ano Problema do Caixeiro Viajante Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira MACS 11.º Ano Problema do Caixeiro Viajante Problema do Caixeiro Viajante Trata-se de um problema matemático que consiste, sendo dado um conjunto de cidades

Leia mais

Pesquisa Operacional II. Professor João Soares de Mello

Pesquisa Operacional II. Professor João Soares de Mello Pesquisa Operacional II Professor João Soares de Mello http://www.uff.br/decisao/notas.htm Ementa Teoria dos grafos (pré-requisitos: PO I, Álgebra Linear) Programação não linear (pré-requisitos: PO I,

Leia mais

Escola Secundária Garcia de Orta

Escola Secundária Garcia de Orta Escola Secundária Garcia de Orta Porto 2008 Miguel Duarte nº19 11ºA Índice Introdução...pág.3 O que é um Grafo?...pág.4 Classificação de arcos e adjacência de vértices...pág.5 Grafos não-orientados, circuitos

Leia mais

TEORIA DOS GRAFOS UMA APLICAÇÃO DE LOGÍSTICA PARA O ENSINO MÉDIO. Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala

TEORIA DOS GRAFOS UMA APLICAÇÃO DE LOGÍSTICA PARA O ENSINO MÉDIO. Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala TEORIA DOS GRAFOS UMA APLICAÇÃO DE LOGÍSTICA PARA O ENSINO MÉDIO mmmoala@fafica.br Breve Histórico Leonhard Euler (Matemático Suíço) - Pai da Teoria dos Grafos Nascimento de abril de 77 / 8 de setembro

Leia mais

Circuitos Hamiltorianos

Circuitos Hamiltorianos Circuitos Hamiltorianos Vimos que o teorema de euler resolve o problema de caracterizar grafos que tenham um circuito em que cada aresta apareça exatamente uma vez. Vamos estudar aqui uma questão relacionada.

Leia mais

Teoria dos grafos. Caminho euleriano e Hamiltoniano. Prof. Jesuliana N. Ulysses

Teoria dos grafos. Caminho euleriano e Hamiltoniano. Prof. Jesuliana N. Ulysses 1 7 Teoria dos grafos Caminho euleriano e Hamiltoniano Grafo Euleriano Grafo onde é possível achar um caminho fechado (ciclo), passando em cada aresta uma única vez Quais são os grafos de Euler? Teorema:

Leia mais

Grafos IFRN. Prof.Robinson Alves

Grafos IFRN. Prof.Robinson Alves Grafos IFRN Prof.Robinson Alves Caminhos É uma seqüência de arestas onde o vértice final de uma aresta é o vértice inicial da próxima v c c3 c1 c6 c4 {c1,c,c4,c5,c6} {c,c3,c4,c5} {,v,,,v5} {v,,,v5,} c5

Leia mais

Daniel da Rosa Mesquita. Resolução de Problemas Relacionados à Teoria de Grafos no. Ensino Fundamental

Daniel da Rosa Mesquita. Resolução de Problemas Relacionados à Teoria de Grafos no. Ensino Fundamental 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA MESTRADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Daniel da Rosa Mesquita Resolução de Problemas

Leia mais

Teoria dos Grafos. Maria Claudia Silva Boeres. UFES. Teoria dos Grafos

Teoria dos Grafos. Maria Claudia Silva Boeres. UFES. Teoria dos Grafos Maria Claudia Silva Boeres boeres@inf.ufes.br Motivação Por que estudar grafos? Importante ferramenta matemática com aplicação em diversas áreas do conhecimento Utilizados na definição e/ou resolução de

Leia mais

Grafos: aplicações. Grafos: árvore geradora mínima

Grafos: aplicações. Grafos: árvore geradora mínima árvore geradora mínima caminhos mínimos problemas tipo 1 desejase conectar todos os computadores em um prédio usando a menor quantidade possível de cabos uma companhia aérea deseja voar para algumas cidades

Leia mais

Ciência da Computação Engenharia de Computação Mestrado em Informática. Teoria dos Grafos. Maria Claudia Silva Boeres.

Ciência da Computação Engenharia de Computação Mestrado em Informática. Teoria dos Grafos. Maria Claudia Silva Boeres. Ciência da Computação Engenharia de Computação Mestrado em Informática Maria Claudia Silva Boeres boeres@inf.ufes.br Programa 1.Conceitos Básicos 2.Grafos Eulerianos e Hamiltonianos 3.Caminhos, Ciclos

Leia mais

Parte B Teoria dos Grafos

Parte B Teoria dos Grafos 45 Parte B Teoria dos Grafos B. Grafos e Subgrafos Um grafo G é uma tripla ordenada (V(G), E(G), ), constituindo de um conjunto não vazio V(G) de vértices, um conjunto disjunto E(G) das arestas e uma função

Leia mais

01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II

01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II 01 Grafos: parte 1 SCC0503 Algoritmos e Estruturas de Dados II Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2011/1 Moacir Ponti Jr. (ICMCUSP) 01

Leia mais

Teoria dos Grafos. Edson Prestes

Teoria dos Grafos. Edson Prestes Edson Prestes Referências P. O. Boaventura Netto, Grafos: Teoria, Modelos e Algoritmos, São Paulo, E. Blucher 2001; R. J. Trudeau, Introduction to Graph Theory, New York, Dover Publications, 1993; Kaufmann,

Leia mais

Alguns Problemas Clássicos Sobre Grafos

Alguns Problemas Clássicos Sobre Grafos Alguns Problemas Clássicos Sobre Grafos Elon Lages Lima IMPA/CNPq O conceito de grafo é simples, porém fértil em aplicações e problemas atraentes. Ele já foi abordado, nesta Revista, em pelo menos três

Leia mais

Teoria dos Grafos AULA 1

Teoria dos Grafos AULA 1 Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Silvio A. de Araujo Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br, saraujo@ibilce.unesp.br AULA 1 Introdução,

Leia mais

Teoria dos Grafos Introdu c ao

Teoria dos Grafos Introdu c ao Teoria dos Grafos Introdução Referências P. O. Boaventura Netto, Grafos: Teoria, Modelos e Algoritmos, São Paulo, E. Blucher 001; R. J. Trudeau, Introduction to Graph Theory, New York, Dover Publications,

Leia mais

Matemática Discreta - Exercícios de Grafos

Matemática Discreta - Exercícios de Grafos UALG - 0/0 1. Seja G o grafo cuja matriz de adjacência é: 1 8 9 1 8 9 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 1 0 1 1 0 1 1 0 1 0 1 0 1 1 0 1 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0

Leia mais

Teoria dos Grafos AULA 1

Teoria dos Grafos AULA 1 Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br AULA 1 Introdução, Conceitos Iniciais, Isomorfismo Preparado

Leia mais

TEORIA DOS GRAFOS TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATEMÁTICA DISCRETA II PROFº MARCOS NASCIMENTO

TEORIA DOS GRAFOS TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATEMÁTICA DISCRETA II PROFº MARCOS NASCIMENTO TEORIA DOS GRAFOS TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MATEMÁTICA DISCRETA II PROFº MARCOS NASCIMENTO Por que estudar grafos? Importante ferramenta matemática com aplicação em diversas áreas

Leia mais

O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste

O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste O estudo utilizando apenas este material não é suficiente para o entendimento do conteúdo. Recomendamos a leitura das referências no final deste material e a resolução (por parte do aluno) de todos os

Leia mais

Teoria dos Grafos Aula 16

Teoria dos Grafos Aula 16 Teoria dos Grafos Aula 16 Aula passada Primeira prova Aula de hoje Pontes de Königsberg Ciclo Euleriano Ciclo Hamiltoniano Quem foi Turing? As 7 Pontes de Königsberg Königsberg, cidade na Prússia (atual

Leia mais

GRAFOS E ALGORITMOS TEORIA DE GRAFOS

GRAFOS E ALGORITMOS TEORIA DE GRAFOS GRAFOS E ALGORITMOS TEORIA DE GRAFOS 1a. PARTE Prof. Ronaldo R. Goldschmidt rribeiro@univercidade.br ronaldo_goldschmidt@yahoo.com.br ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO E MOTIVAÇÃO 2. FUNDAMENTOS 3. CONECTIVIDADE 4.

Leia mais

Helena Alves Rafael Sousa Rui Pedro Soares. MACS - Helena, Rafael, Rui Pedro 1

Helena Alves Rafael Sousa Rui Pedro Soares. MACS - Helena, Rafael, Rui Pedro 1 Helena Alves Rafael Sousa Rui Pedro Soares MACS - Helena, Rafael, Rui Pedro 1 Disciplina bienal de componente de formação específica com carga horária distribuída por 3 aulas de 90 minutos cada. MACS -

Leia mais

Introdução a Teoria dos Grafos Raimundo Macêdo

Introdução a Teoria dos Grafos Raimundo Macêdo Doutorado em Ciência da Computação lgoritmos e Grafos Raimundo Macêdo LaSiD/DCC/UF Introdução a Teoria dos Grafos Raimundo Macêdo Definição Estrutura que consiste em dois conjuntos: um conjunto de vértices

Leia mais

Grafos - Motivação. Grafos - Motivação. Algoritmos e Estruturas de Dados II Introdução a Grafos

Grafos - Motivação. Grafos - Motivação. Algoritmos e Estruturas de Dados II Introdução a Grafos Algoritmos e Estruturas de Dados II Introdução a Profa. M. Cristina/ Profa. Rosane (2010) Material de aula original: Profa. Josiane M. Bueno - Motivação : conceito introduzido por Euler, em 1736 Problema

Leia mais

Grafos IFRN. Prof. Robinson Alves

Grafos IFRN. Prof. Robinson Alves Grafos IFRN Prof. Robinson Alves Problema do Caixeiro Viajante Consiste em determinar o menor caminho, passando por todos os vértices uma única vez e retornando ao vértice de origem Métodos: Tentativa

Leia mais

Teoria da Computação. Complexidade computacional classes de problemas

Teoria da Computação. Complexidade computacional classes de problemas Teoria da Computação Complexidade computacional classes de problemas 1 Universo de problemas Problemas indecidíveis ou não-computáveis Não admitem algoritmos Problemas intratáveis Não admitem algoritmos

Leia mais

2 Definição do Problema

2 Definição do Problema Definição do Problema. Formulação Matemática O problema do Fluxo Máximo entre todos os pares de nós surge no contexto de redes, estas representadas por grafos, e deriva-se do problema singular de fluxo

Leia mais

5COP096 TeoriadaComputação

5COP096 TeoriadaComputação Sylvio 1 Barbon Jr barbon@uel.br 5COP096 TeoriadaComputação Aula 13 Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior Sumário - Problemas NP-Completo Algoritmos Não-deterministas; Classes NP-Completo e NP-Dificil; Teorema

Leia mais

Departamento de Engenharia de Produção UFPR 57

Departamento de Engenharia de Produção UFPR 57 Departamento de Engenharia de Produção UFPR 57 Introdução a Grafos Muitos problemas de otimização podem ser analisados utilizando-se uma estrutura denominada grafo ou rede. Problemas em redes aparecem

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA GRAFOS (1/4) Carlos Luz. EST Setúbal / IPS. 28 Maio - 3 Junho 2012

MATEMÁTICA DISCRETA GRAFOS (1/4) Carlos Luz. EST Setúbal / IPS. 28 Maio - 3 Junho 2012 MATEMÁTICA DISCRETA GRAFOS (1/4) Carlos Luz EST Setúbal / IPS 28 Maio - 3 Junho 2012 Carlos Luz (EST Setúbal / IPS) Grafos (1/4) 28 Maio - 3 Junho 2012 1 / 34 Noção de Grafo De nição Um grafo não orientado

Leia mais

Problemas de Busca (a.k.a NP) - parte 2

Problemas de Busca (a.k.a NP) - parte 2 Problemas de Busca (a.k.a NP) - parte 2 André Vignatti DINF- UFPR Euler e Rudrata No verão de 1735 Leonhard Euler, o famoso matemático suíço, estava andando nas pontes da cidade de Königsberg, na Prússia

Leia mais

Uma forma de classificação

Uma forma de classificação Uma forma de classificação L. Não-RE ou f. nãocomputáveis LRE ou MT ou f. comput. L. Indecidíveis ou Procedimentos L. Recursivas ou Decidíveis ou Algoritmos Outra forma de classificação Problemas Indecidíveis

Leia mais

APLICAÇÕES DE BUSCA EM GRAFOS

APLICAÇÕES DE BUSCA EM GRAFOS APLICAÇÕES DE BUSCA EM GRAFOS David Krenkel Rodrigues de Melo david.melo1992@gmail.com Prof. Leonardo Sommariva, Estrutura de Dados RESUMO: São inúmeras as aplicaçõe de grafos, bem como os problemas clássicos

Leia mais

Fábio Protti - UFF Loana T. Nogueira - UFF Sulamita Klein UFRJ

Fábio Protti - UFF Loana T. Nogueira - UFF Sulamita Klein UFRJ Fábio Protti - UFF Loana T. Nogueira - UFF Sulamita Klein UFRJ Suponha que temos um grupo de pessoas (funcionário de uma empresa) que serão submetidos a um treinamento. Queremos identificar os grupos de

Leia mais

Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude. Prof. Humberto Brandão

Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude. Prof. Humberto Brandão Projeto e Análise de Algoritmos NP Completude Prof. Humberto Brandão humberto@bcc.unifal-mg.edu.br Universidade Federal de Alfenas versão da aula: 0.4 Introdução Problemas intratáveis ou difíceis são comuns

Leia mais

Alg l ori r t i m t os e E str t u r tu t ra r s d e D ados I I Intr t o r duçã ç o ã a a Gr G a r f a o f s P of o a. M. C r C ist s ina n a /

Alg l ori r t i m t os e E str t u r tu t ra r s d e D ados I I Intr t o r duçã ç o ã a a Gr G a r f a o f s P of o a. M. C r C ist s ina n a / Algoritmos e Estruturas de Dados II Introdução a Grafos Profa. M. Cristina / Profa. Rosane (2012) Baseado no material de aula original: Profª. Josiane M. Bueno Divisão do arquivo 1ª parte: Motivação Definição:

Leia mais

Algoritmos de aproximação - Problema do caixeiro viajante

Algoritmos de aproximação - Problema do caixeiro viajante Algoritmos de aproximação - Problema do caixeiro viajante Marina Andretta ICMC-USP 30 de setembro de 2015 Baseado no livro Uma introdução sucinta a Algoritmos de Aproximação, de M. H. Carvalho, M. R. Cerioli,

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados II Introdução a Grafos. Divisão do arquivo

Algoritmos e Estruturas de Dados II Introdução a Grafos. Divisão do arquivo Algoritmos e Estruturas de Dados II Introdução a Profa. M. Cristina / Profa. Rosane (2010/11) Baseado no material de aula original: Profª. Josiane M. Bueno Divisão do arquivo 1ª parte: Motivação Definição:

Leia mais

ESTRUTURAS DISCRETAS (INF 1631) GRAFOS. 1. O que é um grafo? Defina um grafo orientado. Defina um grafo não-orientado.

ESTRUTURAS DISCRETAS (INF 1631) GRAFOS. 1. O que é um grafo? Defina um grafo orientado. Defina um grafo não-orientado. PUC-Rio Departamento de Informática Profs. Marcus Vinicius S. Poggi de Aragão Período: 0. Horário: as-feiras e as-feiras de - horas de maio de 0 ESTRUTURAS DISCRETAS (INF 6) a Lista de Exercícios Procure

Leia mais

As pontes de Königsberg

As pontes de Königsberg As pontes de Königsberg Adérito Araújo Centro de Matemática da Universidade de Coimbra A cidade de Königsberg Era uma vez uma cidade chamada Königsberg ( montanha do rei ) na antiga Prússia. Fundada em

Leia mais

Programa. 1 Parte 1 - Conjuntos e Aplicações. 1 Conjuntos. 4 Indução Matemática e Divisibilidade. 5 Congruências Lineares

Programa. 1 Parte 1 - Conjuntos e Aplicações. 1 Conjuntos. 4 Indução Matemática e Divisibilidade. 5 Congruências Lineares Programa Matemática Discreta 2008/09 Jorge Manuel L. André FCT/UNL 1 Parte 1 - Conjuntos e Aplicações 1 Conjuntos 2 Relações Binárias 3 Aplicações 4 Indução Matemática e Divisibilidade 5 Congruências Lineares

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro 2018/2019. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 1 / 47

MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro 2018/2019. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 1 / 47 1 / 47 MATEMÁTICA DISCRETA Patrícia Ribeiro Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/2019 2 / 47 1 Combinatória 2 Aritmética Racional 3 3 / 47 Capítulo 3 4 / 47 não orientados Um grafo não orientado

Leia mais

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira, Socorro Rangel, Silvio A. de Araujo. Capítulo 11: Grafos Eulerianos. Departamento de Matemática Aplicada

Teoria dos Grafos. Valeriano A. de Oliveira, Socorro Rangel, Silvio A. de Araujo. Capítulo 11: Grafos Eulerianos. Departamento de Matemática Aplicada Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira, Socorro Rangel, Silvio A. de Araujo Departamento de Matemática Aplicada Capítulo 11: Grafos Eulerianos Preparado a partir do texto: Rangel, Socorro. Teoria do

Leia mais

Introdução a Grafos Letícia Rodrigues Bueno

Introdução a Grafos Letícia Rodrigues Bueno Introdução a Grafos Letícia Rodrigues Bueno UFABC Teoria dos Grafos - Motivação Objetivo: aprender a resolver problemas; Como: usando grafos para modelar os problemas; Grafos: ferramenta fundamental de

Leia mais

Estudo e Implementação de Algoritmos de Roteamento sobre Grafos em um Sistema de Informações Geográficas

Estudo e Implementação de Algoritmos de Roteamento sobre Grafos em um Sistema de Informações Geográficas Estudo e Implementação de Algoritmos de Roteamento sobre Grafos em um Sistema de Informações Geográficas RUDINI MENEZES SAMPAIO 1 HORÁCIO HIDEKI YANASSE 2 1 UFLA Universidade Federal de Lavras DCC Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Grafos no Ensino Médio Uma Inserção Possível PRODUTO DA DISSERTAÇÃO SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Leia mais

GRAFOS. Introdução Conceitos Fundamentais

GRAFOS. Introdução Conceitos Fundamentais GRAFOS Introdução Conceitos Fundamentais Uma aplicação do produto de matrizes Agora é a sua vez... Considere o diagrama seguinte Determine, o número de formas diferentes de ir de a 1 até e 2 e de a 2

Leia mais

Redes. ADSA António Câmara

Redes. ADSA António Câmara Redes ADSA António Câmara Redes Método do caminho mais curto Localização de equipamentos Minimum spanning tree Carteiro chinês Caixeiro viajante Links Redes Redes são sistemas de linhas (arcos) ligando

Leia mais

Introdução à Teoria do Grafos Notas de aula. Socorro Rangel últimas atualizações: (2009), (2012)

Introdução à Teoria do Grafos Notas de aula. Socorro Rangel últimas atualizações: (2009), (2012) Campus de São José do Rio Preto Introdução à Teoria do Grafos Notas de aula Socorro Rangel (socorro@ibilce.unesp.br) últimas atualizações: (2009), (2012) Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados II Grafos conceitos gerais. Thiago A. S. Pardo Profa. M. Cristina Material de aula da Profa. Josiane M.

Algoritmos e Estruturas de Dados II Grafos conceitos gerais. Thiago A. S. Pardo Profa. M. Cristina Material de aula da Profa. Josiane M. Algoritmos e Estruturas de Dados II conceitos gerais Thiago A. S. Pardo Profa. M. Cristina Material de aula da Profa. Josiane M. Bueno Valorados Um grafo valorado (ponderado/com pesos) G(V,A) consiste

Leia mais

Matemática Discreta para Computação: Prova 1 06/09/2017

Matemática Discreta para Computação: Prova 1 06/09/2017 Matemática Discreta para Computação: Prova 1 06/09/2017 Aluno(a): 1. Considere as premissas: Se o universo é finito, então a vida é curta., Se a vida vale a pena, então a vida é complexa., Se a vida é

Leia mais

Grafos I. Figura 1: Mapa de Königsberg

Grafos I. Figura 1: Mapa de Königsberg Programa Olímpico de Treinamento Curso de Combinatória - Nível Prof. Bruno Holanda Aula 0 Grafos I O que é um grafo? Se você nunca ouviu falar nisso antes, esta é certamente uma pergunta que você deve

Leia mais

Prof. Marco Antonio M. Carvalho

Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Marco Antonio M. Carvalho Lembretes! Lista de discussão! Endereço:! programaacao@googlegroups.com! Solicitem acesso:! http://groups.google.com/group/programaacao! Página com material dos treinamentos!

Leia mais

Conteúdo. Histórico. Notas. Teoria dos Grafos BCC204. Notas. Notas. 1736: Euler e as Pontes de Königsberg

Conteúdo. Histórico. Notas. Teoria dos Grafos BCC204. Notas. Notas. 1736: Euler e as Pontes de Königsberg Teoria dos Grafos BCC204 Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 15 de março de 2011 1 / 31 Conteúdo 1 Introdução 2 Exemplos 3 4 Representação 2 / 31 Histórico 1736: Euler e as

Leia mais

NOTAS DE AULA 1 METAHEURÍSTICA 13/10/2016

NOTAS DE AULA 1 METAHEURÍSTICA 13/10/2016 NOTAS DE AULA 1 METAHEURÍSTICA 13/10/2016 Metaheurística: São técnicas de soluções que gerenciam uma interação entre técnicas de busca local e as estratégias de nível superior para criar um processo de

Leia mais

Percursos em um grafo

Percursos em um grafo Percursos em um grafo Definição Um percurso ou cadeia é uma seqüência de arestas sucessivamente adjacentes, cada uma tendo uma extremidade adjacente à anterior e a outra a subsequente (à exceção da primeira

Leia mais

Algoritmos em Grafos - Aula 02 Introdução à Teoria dos Grafos

Algoritmos em Grafos - Aula 02 Introdução à Teoria dos Grafos Algoritmos em Grafos - Aula 02 Introdução à Teoria dos Grafos Prof a. Laura Silva de Assis PPCIC - Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso

Leia mais

76) 1.1 Sim 1.2 Não 1.3 Não

76) 1.1 Sim 1.2 Não 1.3 Não 6) 1.1 Sim 1.2 Não 1. Não 2.1 2.2 2.. Os grafos dos exercícios 2.1 e 2.2 são conexos, pois existe sempre uma sequência de arestas a unir quaisquer dois vértices. 4.1 Grafo I vértices: ; arestas: 2 Grafo

Leia mais

SCC Modelagem Computacional em Grafos Introdução a Grafos

SCC Modelagem Computacional em Grafos Introdução a Grafos SCC0216 - Modelagem Computacional em Grafos Introdução a Grafos Prof. Alneu (alneu@icmc.usp.br ) / Profa. Rosane (rminghim@icmc.usp.br) PAE: Alan (alan@icmc.usp.br) / Henry (henry@icmc.usp.br) Baseado

Leia mais

Teoria dos Grafos. Grafos Eulerianos

Teoria dos Grafos.  Grafos Eulerianos Teoria dos Grafos Valeriano A. de Oliveira Socorro Rangel Silvio A. de Araujo Departamento de Matemática Aplicada antunes@ibilce.unesp.br, socorro@ibilce.unesp.br, saraujo@ibilce.unesp.br Grafos Eulerianos

Leia mais

Teoria dos Grafos. Edson Prestes

Teoria dos Grafos. Edson Prestes Edson Prestes As arestas possuem a função de indicar o relacionamento(espacial, comportamental, temporal) entre os elementos de um grafo. Em diversas situações esta relação não é simétrica, ou seja, par

Leia mais

GRAFOS Aula 03 Representações de Grafos Max Pereira

GRAFOS Aula 03 Representações de Grafos Max Pereira Ciência da Computação GRAFOS Aula 03 Representações de Grafos Max Pereira A maior vantagem de um grafo é a sua representação visual da informação. Mas para a manipulação e armazenamento em um computador,

Leia mais