Mariana Cristina da Silva Gomes. Faculdade de Ciência e Tecnologia UNESP. Campus de Presidente Prudente/SP.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mariana Cristina da Silva Gomes. Faculdade de Ciência e Tecnologia UNESP. Campus de Presidente Prudente/SP."

Transcrição

1 Delimitação, Intensidade e Especialização de áreas comerciais. Uma proposição para os estudos das áreas centrais em cidades médias. Análise a partir de São Carlos (SP) e São José do Rio Preto (SP) Mariana Cristina da Silva Gomes Faculdade de Ciência e Tecnologia UNESP Campus de Presidente Prudente/SP maryana.cristina@hotmail.com INTRODUÇÃO Essa pesquisa de iniciação científica faz parte de uma das ramificações do Projeto Temático: Lógicas Econômicas e Práticas Espaciais Contemporâneas: Cidades Médias e Consumo sob coordenação da Prof.ª-. Dr.ª-. Maria Encarnação Beltrão Sposito, o projeto foi proposto pelos pesquisadores do GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais) alguns deles membros da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe) conta com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para sua realização. Segundo a proposta do projeto temático 1 : Este projeto de pesquisa tem como eixo central estudar as relações entre reestruturação urbana e reestruturação da cidade, tomando-se como referência o consumo, que será analisado segundo três planos analíticos: 1) as NOVAS LÓGICAS DE LOCALIZAÇÃO DAS EMPRESAS, desenvolvidas como estratégias dos agentes 1 Proposta de projeto temático apresentado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Proponente: Maria Encarnação Beltrão Sposito, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Presidente Prudente. Projeto temático: LÓGICAS ECONÔMICAS E PRÁTICAS ESPACIAIS CONTEMPORÂNEAS: CIDADES MÉDIAS E CONSUMO

2 econômicos, orientadas pela ampliação e pela diversificação do consumo, geram NOVAS PRÁTICAS ESPACIAIS entre os que se apropriam do espaço urbano; 2) essas práticas, tanto quanto essas lógicas, redefinem o processo de estruturação urbana, promovem REESTRUTURAÇÃO URBANA e inserem as redes urbanas em escalas mais abrangentes, revelando uma divisão interurbana do trabalho mais complexa, bem como expressam vetores do processo mais amplo de mundialização da economia e de globalização dos valores; 3) elas reorientam o processo de estruturação dos espaços urbanos, podendo-se reconhecer uma REESTRUTURAÇÃO DAS CIDADES, expressando uma nova divisão econômica e social do espaço, que revela aprofundamento das desigualdades socioespaciais, tanto quanto reconstitui as diferenças socioespaciais, agora orientadas, sobretudo, pelas novas formas de consumo. Para esta proposta de pesquisa, esses três planos analíticos só ganham sentido em suas articulações, de modo a contemplar, na análise, as condicionantes subjetivas e objetivas, as dimensões sociais e econômicas. Sob orientação do Prof. Dr. Arthur Magon Whitacker, a linha de frente abordada nesta pesquisa atende aos seguintes planos analíticos: Novas lógicas de localização das empresas e Reestruturação das cidades. O primeiro tem relação com a meta de demostrar, através do tratamento empírico e teórico dos dados, novas lógicas estratégicas de localização das empresas. O segundo surge no intuito de reconhecer uma nova divisão econômica e social do espaço, que revela aprofundamento das desigualdades socioespaciais, por meio das novas formas e novos meios de consumo. Os procedimentos de investigação para delimitação de áreas comerciais varejistas e de serviços para a definição da centralidade exercida por estas áreas é um campo de estudo importante por resvalar em duas frentes complementares, mas que não se comunicam necessariamente, o planejamento e gestão urbanos e os estudos acadêmicos. Para o desenvolvimento do projeto temático são tratadas, sob o viés do recorte territorial, seis cidades: Presidente Prudente, Marília, São Carlos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e Londrina, no estado do Paraná. Coube nesta pesquisa tratarmos de duas cidades: São Carlos/SP e São José do Rio Preto/SP.

3 OBJETIVOS Dentre os objetivos da pesquisa, procuramos identificar e delimitar as áreas de concentração de atividades comerciais e de serviços nas cidades médias em investigação a fim de identificar o perímetro composto pelos estabelecimentos e como são efetuadas tais atividades. Compreendemos ser pertinente avaliar o nível de complexidade tecnológica presente nos estabelecimentos que compõem essas áreas para identificar o nível de densidade informacional e avaliar, também, a intensidade da centralidade exercida por estas. Intencionamos propor parâmetros de comparação entre a intensidade da centralidade exercida por estas áreas no intuito de desvendar as estruturas policêntricas e multicêntricas que pode ser resultado do processo de estruturação e de reestruturação da cidade. A comparação dos resultados obtidos com a investigação da delimitação e da complexidade tecnológica com o zoneamento oficial e com a identificação de tais áreas nos planos diretores municipais permitirá que se observe a sobreposição, ou não, de tais recortes territoriais nas cidades estudadas. Por fim, intentamos estabelecer parâmetros de comparação entre a intensidade da centralidade exercida por cada área e a acessibilidade destas para desvendar as estratégias que, segundo Whitacker (2010), tem ligação com a complexidade técnica e tecnológica de determinadas empresas na conformação, reforço e/ou reconfiguração das áreas centrais. METODOLOGIAS Com este projeto, pretendemos aplicar metodologia desenvolvida em WHITACKER (2003) para a delimitação de áreas centrais e para compreensão da centralidade e compará-la às delimitações estabelecidas pelo zoneamento urbano e pelos planos diretores.

4 Trata-se de uma proposição para os estudos das áreas centrais em cidades médias a partir da análise do Índice de Densidade Informacional (Whitacker, 2003). Com isso, também teremos uma base empírica para desenvolvimento de análises sobre a reestruturação da cidade e de identificação de estruturas urbanas complexas e policêntricas. Como procedimentos metodológicos nós realizaremos levantamento bibliográfico sobre o tema e, a partir deste, tomaremos leituras para melhor esclarecimento sobre os conceitos através da consulta da bibliografia concernente. A obtenção de plantas cadastrais, plantas de zoneamento e planos diretores municipais serão feitos para identificação prévia de áreas comerciais e de serviços e se faz necessária para a delimitação e o traçado das áreas centrais, bem como para localização dessas áreas. A produção de planta-base com a representação destas áreas também será de grande valia para a delimitação dessas áreas e para o reconhecimento do traçado e distribuição dos loteamentos na cidade.. Os trabalhos de campo para reconhecimento dessas áreas e de outras possíveis áreas de especialização funcional, não representadas no material anterior e as relações com os sistemas viários e de transporte são importantes para a realização da observação in loco das áreas centrais e seu nível de densidade informacional. Para a obtenção do Índice de Densidade Informacional serão pesquisadas as devidas informações por meio de cadastros telefônicos e sítios eletrônicos destas áreas para observação qualitativa dos estabelecimentos, com a preocupação de se usar um mesmo padrão de classificação de atividades, a princípio, a CNAE, conforme três critérios: existência de home-page; prática de comércio eletrônico; produto e/ou serviço oferecido. Sistematização das informações, em quadros, tabelas e mapas, organizando-os segundo tamanho populacional das cidades, condição de capital regional ou não, pertencimento a aglomeração metropolitana ou não. E, para cada área, nível de especialização funcional, caracterização qualitativa e acessibilidade.

5 Para sistematização das informações em quadros, tabelas e mapas utilizaremos informações do plano diretor da cidade pesquisada, o CNEFE (Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos), o REGIC (Região de Influencia das Cidades), como exemplo. Por fim, análise das lógicas espaciais, procurando distinguir as áreas, segundo os critérios utilizados para a sistematização das informações, visando compreender a dinâmica estratégica de uso do solo no centro, a partir das fontes citadas a cima. RESULTADOS PRELIMINARES Dentre os resultados preliminares temos os levantamentos bibliográficos sobre o tema, em específico, buscando um aprofundamento da temática estudada, leituras sobre a metodologia aperfeiçoada por Whitacker (2003) sobre o reconhecimento e delimitação de áreas comerciais a partir do nível de densidade informacional, assim como, a pesquisa sobre a história, processo de ocupação e contextualização da atual conjuntura das cidades em análise. São Carlos/SP e São José do Rio Preto possuem características em comum e também diferenças, decorrentes do processo histórico de ocupação e desenvolvimento que ora são similares, ora são distintos, respeitados as devidas particularidades de cada cidade. Em suma, São Carlos/SP foi desmembrada de Araraquara/SP e emancipada como cidade em 1880, de acordo com o histórico do município, surgiu no contexto da expansão da cafeicultura, com a chegada da ferrovia em 1884 foi instaurado um sistema para o escoamento de produção para o porto de Santos e a partir disso observou-se um impulso ao desenvolvimento da economia na região. Com o avanço do setor industrial e a crise do café houve o desenvolvimento de São Carlos de forma significativa nos anos 1930, marcando assim a economia da cidade com a fabricação de máquinas de beneficiamento, sapatos, adubos, ferragens, móveis, macarrão e charutos, assim como as alfaiatarias, cervejarias, fundições, serrarias, tecelagem, fabrico de lápis e material de escrita e olarias. Nas décadas seguintes a

6 indústria solidifica-se com a instalação de fábricas de geladeiras, compressores, tratores e uma grande quantidade de empresas pequenas e médias, fornecedoras de produtos e serviços. Nos próximos anos a cidade recebe um grande impulso para o seu desenvolvimento tecnológico e educacional com a chegada da Escola de Engenharia de São Carlos, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), e com criação e implantação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo uma população flutuante de mais de vinte mil graduandos e pós-graduandos. Atualmente, há uma população recenseada em habitantes segundo o IBGE/2010. Dentre os títulos que a cidade recebe um deles é como a Capital da Nacional da Tecnologia. Resumidamente, segundo dados do IBGE-Cidades, a história de São José do Rio Preto tem envolvimento com os desbravamentos e ocupação do solo do interior brasileiro, quando em 1840, mineiros fixaram-se e deram início à exploração agrícola e à criação de animais domésticos, foi fundada em 19 de março São José do Rio Preto era distrito de Jaboticabal e é desmembrada e emancipada como município segundo a lei n 294, de 19 de julho de Em Whitacker (2003), é possível destacar em sua análise dados importantes para a apreensão da construção histórica da cidade de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto também foi destaque na plantação e cultivo do café, Whitacker (2003) acrescenta que O crescimento populacional acompanhou a expansão da economia cafeeira [...] (p.48). A crise cafeeira não prejudicou São José do Rio Preto, apenas fez com que diversificassem a produção reforçando sua característica de centro urbano regional. Teodózio (2008, p.167), em sua tese em que analisa o planejamento urbano dos anos 50 a 2000, aponta o quanto à cidade progrediu e: [...] se desenvolveu nas áreas de comércio e serviços especializados, medicina avançada e educação, competindo com outros mercados regionais. O número de empresas no setor da indústria era de 2.240; dos serviços 6.422; agrobussiness, 65; e do comércio ; perfazendo um total de estabelecimentos comerciais na cidade.

7 Em 2010 a população alçava mil habitantes a cidade destaca-se, entre outras atribuições, por ser pólo tecnológico em pesquisas e especialização na área médica. Na tabela abaixo é possível visualizar o número de empresas por setor, destaque especial para o avanço do setor de Serviços e Comércio. Fonte: Conjuntura Econômica de São José do Rio Preto/SP, A história e contextualização das cidades que foi, em suma, apresentada a cima foram alcançadas a partir das leituras e revelam a complexidade do estudo que deve ser continuado e aprofundado nesta fase da pesquisa. Os demais resultados oriundos deste estágio da pesquisa foram a organização cartográfica das informações a partir da obtenção de plantas cadastrais, plantas de zoneamento e planos diretores encontrados no site e em documentos emitidos pela prefeitura das respectivas cidades. Para a produção da planta-base foram usadas informações obtidas pelo IBGE, a importância da elaboração de mapas de localização e cartogramas são para que possamos identificar em análise as áreas centrais e as áreas comerciais bem como as áreas especializadas que poderão ser posteriormente delimitadas a partir dos resultados obtidos a partir do levantamento de dados.

8

9 Figura 1: Mapa de São Carlos/SP com a sobreposição das vias principais e a delimitação da área urbana censitária.

10

11 Figura 2: Mapa de São José do Rio Preto/SP com a sobreposição das vias principais e delimitação da área urbana censitária. Os próximos passos a serem cumpridos são, em síntese, os trabalhos em campo para reconhecimento dessas áreas e de outras possíveis áreas de especialização funcionais não representadas no material cartográfico anterior e as relações com os sistemas viários e de transporte. Observação in loco e coleta de dados a partir de cadastros telefônicos e sítio eletrônico, entre outros, e por fim organização, sistematização e análise das informações. BIBLIOGRAFIA SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, 28.ed. Conjuntura Econômica de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto: p. TEODÓZIO, D. M. Do sertão à cidade: planejamento urbano em São José do Rio Preto: dos anos 50 aos anos f. Tese (Doutor em Arquitetura e Urbanismo) Escola de Engenharia de São Carlos/USP, São Carlos, WHITACKER, A. M. Centralidade intraurbana e morfologia em cidades médias: transformações e permanências. In: SEMINARIO INTERNACIONAL RII y IV TALLER DE EDITORES RIER, 6, 2010, Mendoza, Argentina. Anales del XI Seminario Internacional RII y IV Taller de Editores RIER. Mendoza: Universidad Nacional del Cuyo, p WHITACKER, A. M. Reestruturação urbana e centralidade em São José do Rio Preto-SP. 243f. Tese (Doutor em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT/UNESP, Presidente Prudente, INDICAÇÃO DO ESTÁGIO DA PESQUISA Atualmente a pesquisa figura-se em fase inicial.

12

1 Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais.

1 Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais. 1 Letícia Aparecida Dias Carli Graduação em Geografia, UNESP - Campus de Presidente Prudente SP. leticiacarli1@hotmail.com Orientação: Prof. Dr. Arthur Magon Whitacker, UNESP - Campus de Presidente Prudente

Leia mais

Mapa 1 - Localização das cidades de Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São Carlos no estado de São Paulo.

Mapa 1 - Localização das cidades de Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São Carlos no estado de São Paulo. Análise comparativa do Índice de Densidade Informacional das atividades de comércio varejista; reparação de veículos automotores e motocicletas nas cidades médias paulistas de Presidente Prudente/SP, Ribeirão

Leia mais

Instituição: Faculdade de Ciências e Tecnologia. UNESP Presidente Prudente SP

Instituição: Faculdade de Ciências e Tecnologia. UNESP Presidente Prudente SP Discente: Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos Orientador: Prof. Dr. Arthur Magon Whitacker Instituição: Faculdade de Ciências e Tecnologia. UNESP Presidente Prudente SP Email: felipe_cass@hotmail.com

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

LINHA DE PESQUISA: PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO LINHA DE PESQUISA: PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO Redes urbanas, cidades médias e dinâmicas territoriais Eliseu Savério Sposito Arthur Magon Whitacker O projeto parte da diversidade de cidades que serão estudadas,

Leia mais

USO E CONSTRUÇÃO DE PLANTAS FUNCIONAIS¹

USO E CONSTRUÇÃO DE PLANTAS FUNCIONAIS¹ USO E CONSTRUÇÃO DE PLANTAS FUNCIONAIS¹ Viviane Fernanda de Oliveira vfdeoliveira@gmail.com Estudante, 5º ano de Geografia, FCT/ UNESP Presidente Prudente Bolsista FAPESP Tiago Rodrigues rodriguestr@hotmail.com

Leia mais

Processo de seleção de bolsistas de pós-doutorado

Processo de seleção de bolsistas de pós-doutorado Projeto temático: Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo Processo de seleção de bolsistas de pós-doutorado O Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições

Leia mais

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA INSTITUCIONAL/IFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: O turismo de segunda residência na Baixada Santista e a dinâmica imobiliária em Santos - SP Área do Conhecimento (Tabela do CNPq): 6. 1 3. 0 0.

Leia mais

A importância da análise da circulação de ônibus para o estudo das relações interurbanas: o caso da Região Administrativa de Presidente Prudente-SP

A importância da análise da circulação de ônibus para o estudo das relações interurbanas: o caso da Região Administrativa de Presidente Prudente-SP A importância da análise da circulação de ônibus para o estudo das relações interurbanas: o caso da Região Administrativa de Presidente Prudente-SP Introdução: Vitor Koiti Miyazaki Faculdade de Ciências

Leia mais

Centralidades do lazer noturno na Cidade de São Carlos SP e as relações de interface

Centralidades do lazer noturno na Cidade de São Carlos SP e as relações de interface Centralidades do lazer noturno na Cidade de São Carlos SP e as relações de interface Tiago Ferreira Lopes Machado Faculdade de Ciência e Tecnologia UNESP Campus de Presidente Prudente/SP unesptiago@yahoo.com.br

Leia mais

Mapeamento dos indicadores educacionais e escolares de Caarapó-MS 1

Mapeamento dos indicadores educacionais e escolares de Caarapó-MS 1 Mapeamento dos indicadores educacionais e escolares de Caarapó-MS 1 SOUZA, Luana Santos 2 VIEIRA, Alexandre Bergamin 3 Palavras chaves a) indicadores educacionais e escolares b) Caarapó c) Mapeamento d)

Leia mais

CONCEPÇÕES TEÓRICO-METOLÓGICAS SOBRE OS VAZIOS URBANOS

CONCEPÇÕES TEÓRICO-METOLÓGICAS SOBRE OS VAZIOS URBANOS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METOLÓGICAS SOBRE OS VAZIOS URBANOS Agnaldo da Silva Nascimento Mestrando em Geografia Universidade Estadual Paulista (Unesp) Campus Presidente Prudente agnaldogeografia@gmail.com INTRODUÇÃO

Leia mais

MAPEAMENTO URBANO E SOCIOECONÔMICO DA ZONA LESTE PLANO DE TRABALHO

MAPEAMENTO URBANO E SOCIOECONÔMICO DA ZONA LESTE PLANO DE TRABALHO MAPEAMENTO URBANO E SOCIOECONÔMICO DA ZONA LESTE PLANO DE TRABALHO Fonte: Emplasa 2007/ SMDU 2013 Base Cartográfica: MDC/SMDU; Emplasa, 2007 Elaboração: SMDU/SPurbanismo, 2013 Plano de Trabalho MAPEAMENTO

Leia mais

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA Graduanda em Geografia, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus

Leia mais

O CENTRO E A CENTRALIDADE EM PRESIDENTE PRUDENTE: A CONSOLIDAÇÃO DO NÚCLEO CENTRAL

O CENTRO E A CENTRALIDADE EM PRESIDENTE PRUDENTE: A CONSOLIDAÇÃO DO NÚCLEO CENTRAL O CENTRO E A CENTRALIDADE EM PRESIDENTE PRUDENTE: A CONSOLIDAÇÃO DO NÚCLEO CENTRAL Michelly Souza Lima Arthur Magon Whitacker (Orientador) Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP michellyslima@gmail.com

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

LINHA DE PESQUISA: PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO Redes urbanas, cidades médias e dinâmicas territoriais Eliseu Savério Sposito Arthur Magon Whitacker Maria Encarnação Beltrão Sposito O projeto parte da diversidade de cidades que serão estudadas, seja

Leia mais

ESTATUTO DA METRÓPOLE e REGIÕES METROPOLITANAS. no Estado do Paraná

ESTATUTO DA METRÓPOLE e REGIÕES METROPOLITANAS. no Estado do Paraná ESTATUTO DA METRÓPOLE e REGIÕES METROPOLITANAS no Estado do Paraná Seminário A Metrópole em Debate: do Estatuto à Prática Curitiba, 13 de julho de 2015 geóg. Carlos Augusto STORER Analista de Desenvolvimento

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

LINHA DE PESQUISA: PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO Redes urbanas, cidades médias e dinâmicas territoriais Eliseu Savério Sposito Arthur Magon Whitacker O projeto parte da diversidade de cidades que serão estudadas, seja em função de seus tamanhos demográficos,

Leia mais

O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS

O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS O III PLANO DIRETOR E A ZONA NORTE: A questão do rururbano na cidade de Pelotas-RS Carlos Vinícius da Silva Pinto Juliana Cristina Franz Giancarla Salamoni 1 INTRODUÇÃO A expansão do perímetro urbano,

Leia mais

São Paulo, 8 a 12 de setembro de 2014. ISBN: 978-85-7506-232-6

São Paulo, 8 a 12 de setembro de 2014. ISBN: 978-85-7506-232-6 PROCEDIMENTOS DE PESQUISA EM GEOGRAFIA DO COMÉRCIO EM LONDRINA (PR), PRESIDENTE PRUDENTE (SP) E RIBEIRÃO PRETO (SP). CLASSIFICAÇÕES DO COMÉRCIO, PRODUÇÃO DE CARTAS FUNCIONAIS E POSSIBILIDADES DE MAPEAMENTO

Leia mais

PADRÕES, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS EM CIDADES DE PORTE MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DE ASSIS, ITAPETININGA E BIRIGUI

PADRÕES, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS EM CIDADES DE PORTE MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DE ASSIS, ITAPETININGA E BIRIGUI PADRÕES, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS EM CIDADES DE PORTE MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DE ASSIS, ITAPETININGA E BIRIGUI Vitor Koiti Miyazaki Docente do Curso de Geografia - Faculdade de Ciências

Leia mais

Divisão Urbano Regional

Divisão Urbano Regional Divisão Urbano Regional Diretoria de Geociência Coordenação de Geografia 2013 DIVISÃO URBANO-REGIONAL Apresentação Produto final do Projeto Regiões de Influência das Cidades (REGIC), publicado pelo IBGE

Leia mais

Palavras Chave: Produção do Espaço Urbano; Segregação Socioespacial; Cidades Litorâneas; Santos SP; Baixada Santista.

Palavras Chave: Produção do Espaço Urbano; Segregação Socioespacial; Cidades Litorâneas; Santos SP; Baixada Santista. INSTITUCIONAL/IFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: Urbanização e segregação socioespacial na Baixada Santista: Mapeamento do município de Santos a partir dos dados do Censo - IBGE Área do Conhecimento

Leia mais

AEAMESP 21ª. Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

AEAMESP 21ª. Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários Diego Daniel Rodrigues Orlando Gonçalves Faya Junior Renata Marie Miyasaki 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO

Leia mais

As lógicas espaciais do sistema bancário: reestruturação na cidade de Presidente Prudente SP

As lógicas espaciais do sistema bancário: reestruturação na cidade de Presidente Prudente SP As lógicas espaciais do sistema bancário: reestruturação na cidade de Presidente Prudente SP Juliana Santos de Oliveira Universidade Estadual Paulista FCT/UNESP- Campus de Presidente Prudente jujuromo_31@hotmail.com

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 1.1. Motivação

1. INTRODUÇÃO 1.1. Motivação 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. Motivação A questão da interdisciplinaridade tem sido bastante discutida nos meios acadêmicos e se apresenta como necessidade para uma compreensão mais aprofundada tanto dos fenômenos

Leia mais

Boletim Gaúcho de Geografia

Boletim Gaúcho de Geografia Boletim Gaúcho de Geografia http://seer.ufrgs.br/bgg RESENHA: PASSO FUNDO E MOSSORÓ - ESTUDOS DE CASO PARA REVISÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE AS CIDADES MÉDIAS Samuel Martins Boletim Gaúcho de Geografia, 41:

Leia mais

A AÇÃO DO ESTADO E DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM ILHA COMPRIDA - SP

A AÇÃO DO ESTADO E DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM ILHA COMPRIDA - SP A AÇÃO DO ESTADO E DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO PROCESSO DE SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM ILHA COMPRIDA - SP NASCIMENTO, R. S. Departamento de Geografia - IGCE, Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 9. Urbanização I. redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 9 Urbanização I redes urbanas, o processo de urbanização, o espaço das cidades e especulação imobiliária O processo de urbanização apresenta diferentes dimensões,

Leia mais

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 Lei Complementar nº Institui o Macrozoneamento Municipal, parte integrante do Plano Diretor de Organização Físico-territorial de Jaraguá do Sul e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

Prefácio. Eliseu Savério Sposito

Prefácio. Eliseu Savério Sposito Prefácio Eliseu Savério Sposito SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SPOSITO, ES. Prefácio. In: SILVA, PFJ. Geografia das telecomunicações no Brasil [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo:

Leia mais

A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO.

A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO. A URBANIZAÇÃO PELA INDUSTRIALIZAÇÃO: MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL RENAULT EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS- BAIRRO BORDA DO CAMPO. Helen Caroline Cunha BARBOSA Universidade Federal

Leia mais

Confresa, Julho de 2018.

Confresa, Julho de 2018. Confresa, Julho de 2018. 1 Equipe de Consultores e Gestão: Prof. Ms. Luis Antonio Soares Coordenador Institucional - UNEMAT Prof. Esp. José Pedro Porrat Coordenador Geral do Plano Diretor Prof. Dr. Edevamilton

Leia mais

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento

MUNICÍPIO DE LONDRINA Plano Municipal de Saneamento Básico Relatório de Diagnóstico da Situação do Saneamento 2 CARACTERIZAÇÃO GERAL DO MUNICÍPIO 2.1 INSERÇÃO DE LONDRINA NO CONTEXTO REGIONAL Londrina está localizada na Macrorregião Sul do Brasil, na mesorregião Norte Central Paranaense em uma posição geoeconômica

Leia mais

OS PRINCIPAIS CENTROS DE GESTÃO DO TERRITÓRIO NO TOCANTINS: A CONCENTRAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO E SAÚDE NA REESTRUTURAÇÃO DA REDE URBANA

OS PRINCIPAIS CENTROS DE GESTÃO DO TERRITÓRIO NO TOCANTINS: A CONCENTRAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO E SAÚDE NA REESTRUTURAÇÃO DA REDE URBANA OS PRINCIPAIS CENTROS DE GESTÃO DO TERRITÓRIO NO TOCANTINS: A CONCENTRAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO E SAÚDE NA REESTRUTURAÇÃO DA REDE URBANA Andreia Neres Alves 1 ; Kelly Bessa 2 1 Aluna do Curso de Geografia;

Leia mais

POLÍTICA HABITACIONAL NO MUNICÍPIO DE ANGÉLICA MS: PAPÉIS URBANOS E REPRODUÇÃO SOCIAL

POLÍTICA HABITACIONAL NO MUNICÍPIO DE ANGÉLICA MS: PAPÉIS URBANOS E REPRODUÇÃO SOCIAL POLÍTICA HABITACIONAL NO MUNICÍPIO DE ANGÉLICA MS: PAPÉIS URBANOS E REPRODUÇÃO SOCIAL Wéliton Carlos dos Santos 1, Mara Lúcia Falconi da Hora Bernardelli 2 1 Estudante do Curso de Geografia - UEMS, Unidade

Leia mais

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização.

Palavras-Chave: Atividade Industrial, Humildes, Desenvolvimento, Urbanização. DINÂMICA INDUSTRIAL E IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS EM HUMILDES, FEIRA DE SANTANA/BA: PROCESSOS E AÇÕES. Vanessa da Conceição Barbosa dos Anjos Graduanda em Geografia/UEFS. vanessa.124@hotmail.com Janio Santos

Leia mais

MORFOLOGIA URBANA DAS ÁREAS DE FUNDO DE VALE DO CÓRREGO ÁGUA BÔSCOLI EM PRESIDENTE PRUDENTE, SP

MORFOLOGIA URBANA DAS ÁREAS DE FUNDO DE VALE DO CÓRREGO ÁGUA BÔSCOLI EM PRESIDENTE PRUDENTE, SP 486 MORFOLOGIA URBANA DAS ÁREAS DE FUNDO DE VALE DO CÓRREGO ÁGUA BÔSCOLI EM PRESIDENTE PRUDENTE, SP Aline Passos Scatalon, Arlete Maria Francisco Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Presidente

Leia mais

MAPEAMENTO DO USO DO SOLO EM PARTE DA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO E TRIÂNGULO MINEIRO - MG UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT -TM E CBERS 2B

MAPEAMENTO DO USO DO SOLO EM PARTE DA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO E TRIÂNGULO MINEIRO - MG UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT -TM E CBERS 2B MAPEAMENTO DO USO DO SOLO EM PARTE DA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO E TRIÂNGULO MINEIRO - MG UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT -TM E CBERS 2B JORDANA SILVA DE PAULA GEOGRAFIA RESUMO Essa pesquisa tem

Leia mais

Vitor Koiti Miyazaki Universidade Federal de Uberlândia Campus Pontal INTRODUÇÃO:

Vitor Koiti Miyazaki Universidade Federal de Uberlândia Campus Pontal INTRODUÇÃO: LOCALIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E DE SERVIÇOS COMO ELEMENTO PARA ANÁLISE DA MORFOLOGIA URBANA: UM ESTUDO SOBRE CIDADES DE PORTE MÉDIO DO ESTADO DE SÃO PAULO Vitor Koiti Miyazaki Universidade

Leia mais

Metropolização turística e suas grandes questões no nordeste brasileiro

Metropolização turística e suas grandes questões no nordeste brasileiro Metropolização turística e suas grandes questões no nordeste brasileiro Núcleo Salvador observatório das metrópoles Equipe básica Barbara-Christine Desenvolvimento Urbano e Regional/UCSal e PPG-AU Gilberto

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. A reestruturação do espaço mundial:modos de 1. Entender a reestruturação

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial 4-2011 Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL EIXO TEMÁTICO I MUNDO COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. Entender a reestruturação do espaço mundial

Leia mais

ELABORAÇÃO DE MAPA GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP.

ELABORAÇÃO DE MAPA GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP. ELABORAÇÃO DE MAPA GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP. João Osvaldo Rodrigues Nunes (joaosvaldo@fct.unesp.br), Melina Fushimi (melinafushimi@yahoo.com.br) Universidade Estadual Paulista

Leia mais

Rede densa de cidades e dinâmicas territoriais urbanas: o desenvolvimento de Mogi-Guaçu (SP) 1

Rede densa de cidades e dinâmicas territoriais urbanas: o desenvolvimento de Mogi-Guaçu (SP) 1 Rede densa de cidades e dinâmicas territoriais urbanas: o desenvolvimento de Mogi-Guaçu (SP) 1 RESUMO Ulysses Melo Carvalho Mestrando Universidade Federal do Rio Grande do Sul ulyssesgeo@gmail.com A cidade

Leia mais

Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP)

Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP) Fragilidade Ambiental Método: Processo Hierárquico Analítico (AHP) Fragilidade Ambiental Parcial Município de Cachoeira Paulista SP Marcelo Cardoso da Silva Bandoria Mestrado em Sensoriamento Remoto Instituto

Leia mais

A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E A CENTRALIDADE NA REGIÃO DE GOVERNO DE DRACENA-SP.

A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E A CENTRALIDADE NA REGIÃO DE GOVERNO DE DRACENA-SP. A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E A CENTRALIDADE NA REGIÃO DE GOVERNO DE DRACENA-SP. Carla de Souza Leão carla_sleao@hotmail.com Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia. PPGG/FCT /UNESP Campus de Presidente

Leia mais

Modelo de Avaliação de Impacto da Linha 4 Amarela nas Condições de Vida e Viagem da População Pobre Residente em suas Áreas de Influência

Modelo de Avaliação de Impacto da Linha 4 Amarela nas Condições de Vida e Viagem da População Pobre Residente em suas Áreas de Influência Modelo de Avaliação de Impacto da Linha 4 Amarela nas Condições de Vida e Viagem da População Pobre Residente em suas Áreas de Influência Maria Alice Cutrim (Fundação Seade) Maria Paula Ferreira (Fundação

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA IMPLANTAÇÃO DE LOTEAMENTOS URBANOS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL TARUMÃ/PONTA

Leia mais

EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL DANTAS ESTEVAM

EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL DANTAS ESTEVAM CURSO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL

Leia mais

IPESP, PLANEJAMENTO E INFRA-ESTRUTURAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO : ANÁLISE INICIAL DA DISTRIBUIÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS NO TERRITÓRIO PAULISTA

IPESP, PLANEJAMENTO E INFRA-ESTRUTURAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO : ANÁLISE INICIAL DA DISTRIBUIÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS NO TERRITÓRIO PAULISTA IPESP, PLANEJAMENTO E INFRA-ESTRUTURAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO 1957-1962: ANÁLISE INICIAL DA DISTRIBUIÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS NO TERRITÓRIO PAULISTA Lorena Luiza Bengosi Rodrigues (PIBIC/CNPq/FA/UEM),

Leia mais

AS EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE CAPACITAÇÃO PRÁTICA DO USO DO GEOPROCESSAMENTO EM PROJETOS

AS EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE CAPACITAÇÃO PRÁTICA DO USO DO GEOPROCESSAMENTO EM PROJETOS AS EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE CAPACITAÇÃO PRÁTICA DO USO DO GEOPROCESSAMENTO EM PROJETOS RESUMO ARCANJO 1, Amanda Maria de Freitas SILVA 2, Camila Coelho SANTOS 3, Edinilza Barbosa dos REIS 4, Christiane

Leia mais

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA. Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA. Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II Necessidade de compreensão de que MÉTODO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (METODOLOGIA) ALVES, 2008. MÉTODO NA GEOGRAFIA

Leia mais

REDE DENSA DE CIDADES E DINÂMICAS TERRITORIAIS URBANAS: O DESENVOLVIMENTO DE MOGI-GUAÇU (SP) 1

REDE DENSA DE CIDADES E DINÂMICAS TERRITORIAIS URBANAS: O DESENVOLVIMENTO DE MOGI-GUAÇU (SP) 1 Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-9 REDE DENSA DE CIDADES E DINÂMICAS TERRITORIAIS URBANAS: O DESENVOLVIMENTO DE MOGI-GUAÇU (SP) 1 2 Resumo

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO METODOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR

CARACTERIZAÇÃO METODOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR 1 CARACTERIZAÇÃO METODOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR Garrutti, E. A.; Hayashi, M. C. P. I. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial Universidade Federal de São Carlos.

Leia mais

SUMÁRIO. Tabelas, Quadros, Gráficos, Cartogramas e Fotos... 9 Prefácio Rosa Ester Rossini Introdução... 19

SUMÁRIO. Tabelas, Quadros, Gráficos, Cartogramas e Fotos... 9 Prefácio Rosa Ester Rossini Introdução... 19 SUMÁRIO Tabelas, Quadros, Gráficos, Cartogramas e Fotos... 9 Prefácio Rosa Ester Rossini... 15 Introdução... 19 1. Região de Ribeirão Preto: Um Esforço de Análise e de Síntese... 31 1.1 Período Técnico-Científico-Informacional...

Leia mais

Plano de Metas Planos Diretores. Sugestão preliminar para estudo de Conteúdo Mínimo na elaboração de Planos

Plano de Metas Planos Diretores. Sugestão preliminar para estudo de Conteúdo Mínimo na elaboração de Planos Plano de Metas 2015 Planos Diretores Sugestão preliminar para estudo de Conteúdo Mínimo na elaboração de Planos PLANO DE METAS 2015 META 14.2. Desenvolver Plano diretor Urbano e Plano Diretor Ambiental

Leia mais

DE OLHO NO FUTURO: COMO ESTARÁ GOIÂNIA DAQUI A 25 ANOS? Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3

DE OLHO NO FUTURO: COMO ESTARÁ GOIÂNIA DAQUI A 25 ANOS? Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3 Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3 GOIÂNIA, 13/11/2013 Elaboração: DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE 2 Apresentação: SÉRGIO EDWARD WIEDERHECKER 3 1 Esta apresentação

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS E A QUESTÃO DA MORADIA NO MUNICÍPIO DE DEODÁPOLIS MS

POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS E A QUESTÃO DA MORADIA NO MUNICÍPIO DE DEODÁPOLIS MS POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS E A QUESTÃO DA MORADIA NO MUNICÍPIO DE DEODÁPOLIS MS Edmilson Batista Santana 1, Mara Lúcia Falconi da Hora Bernardelli 2 1 Estudante do Curso de Geografia - UEMS, Unidade

Leia mais

Desenvolvimento Humano das Regiões do Orçamento Participativo

Desenvolvimento Humano das Regiões do Orçamento Participativo Desenvolvimento Humano das Regiões do Orçamento Participativo 2000 2010 2.433 Setores Censitários 335 Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) 83 Bairros do OP IBGE ObservaPOA PMPA/OP IBGE/ObservaPOA

Leia mais

Plano de Urbanização da Área Envolvente à VL10 - Nó de Gervide/ Rua Rocha Silvestre Termos de referência

Plano de Urbanização da Área Envolvente à VL10 - Nó de Gervide/ Rua Rocha Silvestre Termos de referência Plano de Urbanização da Área Envolvente à VL10 - Nó de Gervide/ Rua Rocha Silvestre Termos de referência O PU-VL10 possui uma área com cerca de 41,9 ha, inscrevendo-se integralmente na Unidade Operativa

Leia mais

PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR E AS ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP)

PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR E AS ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP) PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR E AS ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP) NORONHA, Elias Oliveira 1 ; FCT UNESP Presidente Prudente noronhaunesp@gmail.com HESPANHOL,

Leia mais

Antonio Castelnou DOCUMENTOS CIENTÍFICOS

Antonio Castelnou DOCUMENTOS CIENTÍFICOS Antonio Castelnou DOCUMENTOS CIENTÍFICOS Introdução CIÊNCIA (do latim scientia = conhecimento) trata-se do conjunto organizado de saberes relativos a determinada área e que é caracterizado por uma metodologia

Leia mais

SISTEMA DE ENSINO INTEGRAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE SP

SISTEMA DE ENSINO INTEGRAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE SP SISTEMA DE ENSINO INTEGRAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE SP Gustavo Antonio Valentim - FCT/UNESP Vanda Moreira Machado Lima - FCT/UNESP Resumo É notório

Leia mais

ANÁLISE DO USO DOS MOBILIÁRIOS URBANOS NAS VIAS PÚBLICAS DO SUB-BAIRRO MANGABEIRA VI, LOCALIZADO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB

ANÁLISE DO USO DOS MOBILIÁRIOS URBANOS NAS VIAS PÚBLICAS DO SUB-BAIRRO MANGABEIRA VI, LOCALIZADO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB Hawick Arnaud do Nascimento Lopes Universidade Federal da Paraíba hawickarnaud@hotmail.com Rafael de Mendonça Arruda Prefeitura Municipal de Sapé rafaelmend@ymail.com ANÁLISE DO USO DOS MOBILIÁRIOS URBANOS

Leia mais

Análise das enchentes no Estado de São Paulo durante a Operação. Verão de 2000 a 2007

Análise das enchentes no Estado de São Paulo durante a Operação. Verão de 2000 a 2007 Análise das enchentes no Estado de São Paulo durante a Operação INTRODUÇÃO Verão de 2000 a 2007 Mayra de Oliveira Melo 1 Iára Regina Nocentini André 2 Thiago Salomão de Azevedo 3 Danilo de Almeida 4 José

Leia mais

Sobre o planejamento estratégico de longo prazo para as cidades e os desafios da mobilidade urbana

Sobre o planejamento estratégico de longo prazo para as cidades e os desafios da mobilidade urbana Sobre o planejamento estratégico de longo prazo para as cidades e os desafios da mobilidade urbana Miguel Luiz Bucalem Professor Titular Escola Politécnica da USP Coordenador Científico NAP Núcleo de Apoio

Leia mais

AGLOMERADOS SUBNORMAIS 2010 DGC/CGEO, DGC/CETE, DPE/COPIS, COC/CNEFE

AGLOMERADOS SUBNORMAIS 2010 DGC/CGEO, DGC/CETE, DPE/COPIS, COC/CNEFE AGLOMERADOS SUBNORMAIS 2010 DGC/CGEO, DGC/CETE, DPE/COPIS, COC/CNEFE Apresentação Com a aceleração do processo de urbanização do Brasil a ocupação de espaços preteridos pela urbanização formal torna-se

Leia mais

Dinâmica Recente da Rede Urbana Brasileira

Dinâmica Recente da Rede Urbana Brasileira Dinâmica Recente da Rede Urbana Brasileira Entendida como um conjunto de centros funcionalmente articulados, constitui-se num REFLEXO SOCIAL, resultante da ação de vários agentes sociais. UNIVERSIDADE

Leia mais

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Parcial Município de Cachoeira Paulista SP Marcelo Cardoso da Silva Bandoria Mestrado em Sensoriamento Remoto

Leia mais

VER-A-CIDADE. Carolina Brito dos Santos. INTRODUÇÃO

VER-A-CIDADE. Carolina Brito dos Santos. INTRODUÇÃO VER-A-CIDADE Carolina Brito dos Santos carolbritos@yahoo.com.br INTRODUÇÃO Com a proximidade do fim da Educação Básica que, para muitos jovens alunos, é o fim da educação formal e a entrada no mercado

Leia mais

Atlas das Cidades Portuguesas

Atlas das Cidades Portuguesas Informação à Comunicação Social 7 de Junho de 2002 Atlas das Cidades Portuguesas Pela primeira vez o INE edita um Atlas das Cidades de Portugal, publicação que reúne um conjunto de indicadores sobre as

Leia mais

A vida entre muros. Condomínios fechados e shopping centers acentuam a separação socioespacial em cidades médias. Texto Carlos Fioravanti

A vida entre muros. Condomínios fechados e shopping centers acentuam a separação socioespacial em cidades médias. Texto Carlos Fioravanti humanidades GEOGRAFIA URBANA y A vida entre muros Condomínios fechados e shopping centers acentuam a separação socioespacial em cidades médias Texto Carlos Fioravanti Fotos Léo Ramos Chaves, de Presidente

Leia mais

3.1. Caracterização do Estado de São Paulo

3.1. Caracterização do Estado de São Paulo 42 3. METODOLOGIA DE TRABALHO Para se atingir o objetivo deste trabalho, é necessária a execução de algumas atividades preliminares, que são: apresentação de uma breve caracterização sócio-econômica do

Leia mais

Programa URB-AL Rede 7 PROJETO COMUM R7-A3-03. Cidade Coordenadora: São Paulo Brasil

Programa URB-AL Rede 7 PROJETO COMUM R7-A3-03. Cidade Coordenadora: São Paulo Brasil Programa URB-AL Rede 7 PROJETO COMUM R7-A3-03 O ACESSO AO SOLO E À HABITAÇÃO SOCIAL EM CIDADES GRANDES DE REGIÕES METROPOLITANAS DA AMÉRICA LATINA E EUROPA Cidade Coordenadora: São Paulo Brasil DOCUMENTO

Leia mais

XI UTILIZAÇÃO DE CURVA DE CONSUMO ESPECÍFICO PARA AUXÍLIO NA DEFINIÇÃO DE CONJUNTO MOTOR-BOMBA PARA ELEVATÓRIA DE ÁGUA DO TIPO BOOSTER

XI UTILIZAÇÃO DE CURVA DE CONSUMO ESPECÍFICO PARA AUXÍLIO NA DEFINIÇÃO DE CONJUNTO MOTOR-BOMBA PARA ELEVATÓRIA DE ÁGUA DO TIPO BOOSTER XI-007 - UTILIZAÇÃO DE CURVA DE CONSUMO ESPECÍFICO PARA AUXÍLIO NA DEFINIÇÃO DE CONJUNTO MOTOR-BOMBA PARA ELEVATÓRIA DE ÁGUA DO TIPO BOOSTER Romulo Ruiz Gasparini (1) Engenheiro Civil pela Universidade

Leia mais

A CONFORMAÇÃO DE NOVAS ÁREAS CENTRAIS EM CAMPINA GRANDE-PB: processo e morfologia urbana Autor: Taynan Araújo de Oliveira 1

A CONFORMAÇÃO DE NOVAS ÁREAS CENTRAIS EM CAMPINA GRANDE-PB: processo e morfologia urbana Autor: Taynan Araújo de Oliveira 1 A CONFORMAÇÃO DE NOVAS ÁREAS CENTRAIS EM CAMPINA GRANDE-PB: processo e morfologia urbana Autor: Taynan Araújo de Oliveira 1 INTRODUÇÃO A produção do espaço urbano pode ser verificada sob diferentes enfoques,

Leia mais

Análise termohigrométrica nos eixos viários centrais da malha urbana original de Sinop-MT

Análise termohigrométrica nos eixos viários centrais da malha urbana original de Sinop-MT Análise termohigrométrica nos eixos viários centrais da malha urbana original de Sinop-MT Thermohychrometric analysis in the central roads of the original urban mesh of Sinop-MT análisis termohigrométrica

Leia mais

TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DE ALJUSTREL

TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DE ALJUSTREL PLANO DE PORMENOR DO PARQUE DE INVESTIGAÇÃO, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DE ALJUSTREL TERMOS DE REFERÊNCIA 1. Introdução 2. Oportunidade da elaboração do Plano 3. Enquadramento do plano nos instrumentos

Leia mais

Alternativas políticas e respostas jurídicas diante da crise das instituições

Alternativas políticas e respostas jurídicas diante da crise das instituições UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Franca SP Brasil V SEMINÁRIO DE DIREITO DO ESTADO Alternativas políticas e respostas jurídicas diante da crise das instituições Data: 15

Leia mais

11/11/2011. Luciane Tasca. Tese de Doutorado UFRJ/IPPUR AS CONTRADIÇÕES E COMPLEMENTARIDADES NAS LEIS URBANAS DE JUIZ DE FORA

11/11/2011. Luciane Tasca. Tese de Doutorado UFRJ/IPPUR AS CONTRADIÇÕES E COMPLEMENTARIDADES NAS LEIS URBANAS DE JUIZ DE FORA Luciane Tasca AS CONTRADIÇÕES E COMPLEMENTARIDADES NAS LEIS URBANAS DE JUIZ DE FORA Dos Planos aos Projetos de Intervenção Tese de Doutorado UFRJ/IPPUR 2010 2 INTRODUÇÃO 1. JUIZ DE FORA: HISTÓRICO DO SEU

Leia mais

Disciplina: Cartografia

Disciplina: Cartografia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Presidente Prudente Faculdade de Ciências e Tecnologia Disciplina: Cartografia Prof. João Fernando C. da Silva, Departamento de Cartografia APLICAÇÕES DA CARTOGRAFIA

Leia mais

PLANO DE PORMENOR DA ZONA INDUSTRIAL DE SANTA COMBA DÃO Termos de Referência

PLANO DE PORMENOR DA ZONA INDUSTRIAL DE SANTA COMBA DÃO Termos de Referência PLANO DE PORMENOR DA ZONA INDUSTRIAL DE SANTA COMBA DÃO Novembro de 2007 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO - OPORTUNIDADE DE REVISÃO DO PLANO DE PORMENOR DA ZONA INDUSTRIAL DE SANTA COMBA DÃO 2 2. ENQUADRAMENTO LEGAL

Leia mais

Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal.

Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal. Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal. Discussão para obtenção do grau de Mestre em Urbanismo e Ordenamento do Território Patrícia

Leia mais

RESUMOS COM RESULTADOS ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)

RESUMOS COM RESULTADOS ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS) 979 RESUMOS COM RESULTADOS... 980 ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)... 982 RESUMOS COM RESULTADOS 980 PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NO MUNICÍPIO DE ÁLVARES MACHADO - SP... 981 981 PROGRAMA

Leia mais

APOIO AO EMPREENDEDORISMO)

APOIO AO EMPREENDEDORISMO) PLANO DE PORMENOR - EXPANSÃO DA ZONA INDUSTRIAL DE ALJUSTREL (CONSOLIDAÇÃO E CONCLUSÃO DAS INFRAESTRUTURAS DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO) TERMOS DE REFERÊNCIA 1. Introdução 2. Oportunidade da elaboração

Leia mais

MORADIA SOCIAL E COEXISTÊNCIAS SOCIOECOLÓGICAS

MORADIA SOCIAL E COEXISTÊNCIAS SOCIOECOLÓGICAS MORADIA SOCIAL E COEXISTÊNCIAS SOCIOECOLÓGICAS SOCIAL HOUSING AND SOCIOECOLOGICAL COEXISTENCE VIVIENDA SOCIAL Y COEXISTENCIAS SOCIOECOLÓGICAS EIXO TEMÁTICO: PRODUÇÃO DO ESPAÇO, OCUPAÇÃO, GESTÃO E CIDADANIA

Leia mais

Acompanhamento dos estágios curriculares no Programa de Formação de Professores da FEUSP

Acompanhamento dos estágios curriculares no Programa de Formação de Professores da FEUSP Acompanhamento dos estágios curriculares no Programa de Formação de Professores da FEUSP Gislaine Cristina de Oliveira, Jany Elizabeth Pereira, Marina Capusso, Sandra Torquato Bronzate, Marcos Neira e

Leia mais

1. Forma de avaliação: Participação em sala de aula, seminários e monografia final sobre o tema do planejamento das subprefeituras paulistanas.

1. Forma de avaliação: Participação em sala de aula, seminários e monografia final sobre o tema do planejamento das subprefeituras paulistanas. Disciplinas Processos e métodos de planejamento e gestão urbana e Processos, Planos e projetos urbanísticos de São Paulo. Prof. Dr. Eduardo A. C. Nobre e Profa. Dra. Maria Cristina da Silva Leme 1. Forma

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU: geotecnologias aplicadas à gestão e análise regional

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU: geotecnologias aplicadas à gestão e análise regional UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE -UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - NPGEO 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO À GEOGRAFIA São Cristóvão, 29 e 30 de Agosto

Leia mais

A EVOLUÇÃO ECONÔMICA NO SETOR TERCIÁRIO NA CIDADE ALFENAS-MG ENTRE 2005 E 2014

A EVOLUÇÃO ECONÔMICA NO SETOR TERCIÁRIO NA CIDADE ALFENAS-MG ENTRE 2005 E 2014 42 A EVOLUÇÃO ECONÔMICA NO SETOR TERCIÁRIO NA CIDADE ALFENAS-MG ENTRE 2005 E 2014 Rafaela Santos Costa de Figueiredo Graduanda em Geografia Bacharelado UNIFAL-MG Bolsista pela de Iniciação Cientifica FAPEMIG

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Fone: (31) 3409-8840 Fax: (31) 3409-8818 E-mail: colgrad@arq.ufmg.br CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA:

Leia mais

I - LICENCIATURA E BACHARELADO - Períodos e disciplinas comuns às modalidades

I - LICENCIATURA E BACHARELADO - Períodos e disciplinas comuns às modalidades PORTARIA IGCE/DTA nº 165/2015, de 18 de dezembro de 2015. de Rio Claro, no uso de suas atribuições, e Dispõe sobre a sequência aconselhada para o cumprimento da estrutura curricular do Curso de Graduação

Leia mais

ANÁLISE TERMOHIGROMÉTRICA NOS EIXOS VIÁRIOS CENTRAIS DA MALHA URBANA ORIGINAL DE SINOP-MT

ANÁLISE TERMOHIGROMÉTRICA NOS EIXOS VIÁRIOS CENTRAIS DA MALHA URBANA ORIGINAL DE SINOP-MT EIXO TEMÁTICO: ( ) Agronegócio Sustentável ( ) Boa Governança em Gestão Pública ( X ) Cidade e Meio Ambiente ( ) Direito, Políticas Públicas e Governança ( ) Gestão Democrática e o Direito a Cidade ( )

Leia mais

ARTHUR ARTEAGA DURANS VILACORTA A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE PERCEPÇÃO DE RISCO DA POPULAÇÃO NAS ESTATÍSTICAS DE INCÊNDIOS URBANOS NA CIDADE DE BELÉM

ARTHUR ARTEAGA DURANS VILACORTA A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE PERCEPÇÃO DE RISCO DA POPULAÇÃO NAS ESTATÍSTICAS DE INCÊNDIOS URBANOS NA CIDADE DE BELÉM ARTHUR ARTEAGA DURANS VILACORTA A INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE PERCEPÇÃO DE RISCO DA POPULAÇÃO NAS ESTATÍSTICAS DE INCÊNDIOS URBANOS NA CIDADE DE BELÉM Plano de trabalho apresentado ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PLANO DE PORMENOR INFRAESTRUTURAS DE APOIO DE ATIVIDADES ECONÓMICAS DE ERVIDEL TERMOS DE REFERÊNCIA ACOLHIMENTO PARA EMPRESAS, LOCALIZADO NO ESPAÇO DE

PLANO DE PORMENOR INFRAESTRUTURAS DE APOIO DE ATIVIDADES ECONÓMICAS DE ERVIDEL TERMOS DE REFERÊNCIA ACOLHIMENTO PARA EMPRESAS, LOCALIZADO NO ESPAÇO DE PLANO DE PORMENOR INFRAESTRUTURAS DE APOIO DE ACOLHIMENTO PARA EMPRESAS, LOCALIZADO NO ESPAÇO DE ATIVIDADES ECONÓMICAS DE ERVIDEL TERMOS DE REFERÊNCIA 1. Introdução 2. Oportunidade da elaboração do Plano

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970

ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 ESTRUTURAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS PR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 Claudia Aparecida Cara 1*, Marli Terezinha Szumilo Schlosser 2 [orientadora] 1 Mestranda de Geografia

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP, BRASIL.

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP, BRASIL. MAPEAMENT GEMRFÓGIC N MUNICÍPI DE PRESIDENTE PRUDENTE SP, BRASI. Melina Fushimi (melinafushimi@yahoo.com.br), João svaldo Rodrigues Nunes (joaosvaldo@fct.unesp.br) Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

PLANO DE PORMENOR ESPAÇOS RESIDENCIAIS EM SOLO URBANIZÁVEL TERMOS DE REFERÊNCIA

PLANO DE PORMENOR ESPAÇOS RESIDENCIAIS EM SOLO URBANIZÁVEL TERMOS DE REFERÊNCIA PLANO DE PORMENOR ESPAÇOS RESIDENCIAIS EM SOLO URBANIZÁVEL TERMOS DE REFERÊNCIA 1. Introdução 2. Oportunidade da elaboração do Plano 3. Enquadramento do plano nos instrumentos de gestão territorial 4.

Leia mais