PREPARAÇÃO E INJEÇÃO. um guia para os pacientes. Veja a página 2 para a dosagem recomendada para adultos e crianças.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREPARAÇÃO E INJEÇÃO. um guia para os pacientes. Veja a página 2 para a dosagem recomendada para adultos e crianças."

Transcrição

1 PREPARAÇÃO E INJEÇÃO um guia para os pacientes Veja a página 2 para a dosagem recomendada para adultos e crianças.

2 INSTRUÇÕES PARA USO ILARIS é um tratamento aprovado para a síndrome periódica associada à criopirina, também conhecida como CAPS: Fcas síndrome autoinflamatória familiar ao frio Mws síndrome de Muckle-Wells NOMID/CINCA doença inflamatória multissistêmica de início neonatal, também conhecida como síndrome articular cutânea neurológica infantil crônica ILARIS pode ser usado por adultos e crianças com 4 anos de idade ou mais, que tenham um Peso corporal acima de 15 kg, mediante prescrição médica. ILARIS é administrado de forma conveniente, as injeções são aplicadas a pele em dose única, apenas uma vez a cada 8 semanas. As instruções passo a passo aqui apresentadas têm o objetivo de explicar o preparo e aplicação do ILARIS para tornar o seu uso rápido e fácil. Preparar a injeção leva cerca de 30 minutos. Dosagem para adultos Dosagem para todos os adultos Peso Dose 40 kg 1,0 ml A dose recomendada de ILARIS para adultos com peso corporal igual ou superior a 40 kg é de 150 mg. (Quando reconstituído, isto é equivalente a 1,0 ml) Dosagem para crianças A dose recomendada para crianças com peso corporal entre 15 kg e 40 kg é de 2 mg/kg. Em alguns casos, pode ser necessária uma dose mais alta (4 mg/kg), o seu médico deve explicar se isto ocorrer. Peso x Dose = Volume do medicamento necessário para injeção 150 Volume: Quantidade do medicamento reconstituído a ser colocada na seringa (medido em ml) Peso: Peso da criança (medido em kg) Dose: Esta é a dose que foi prescrita pelo médico (medida em mg/kg) Por exemplo, volume a injetar para uma criança de 15 kg que recebeu prescrição de 2 mg/kg: 15 kg x 2 mg/kg = 0,2 ml 150 Por exemplo, volume a injetar para uma criança de 26 kg que recebeu prescrição de 4 mg/kg: 26 kg x 4 mg/kg = 0,7 ml 150 Antes de você começar... Você e seu médico devem decidir juntos se você mesmo(a) irá ou não aplicar ILARIS. Se você for autoaplicar ILARIS, o seu médico ensinará a maneira adequada de fazê-lo. Não tente você mesmo aplicar ILARIS se não tiver sido adequadamente treinado(a) ou se você não estiver seguro(a) sobre como fazê-lo. Leia estas instruções completamente. Se você tiver qualquer dúvida sobre qualquer das etapas, converse com seu médico antes de iniciá-las. Então: Encontre um local limpo para preparar e injetar ILARIS Lave suas mãos com água e sabão Verifique a data de validade dos frascos e seringas. Não os use após a data de vencimento. - Não use frascos que tenham sido abertos por mais de 4 horas. Use sempre agulhas e seringas novas, com a embalagem fechada.

3 Começando Reuna os itens que você irá precisar Incluído na embalagem A Um frasco de ILARIS pó Importantes instruções de armazenagem Sempre siga essas instruções de armazenagem para ILARIS : Armazene em um refrigerador (2 o C-8 o C) Não congele o produto Armazene na embalagem original a fim de proteger contra a luz Se ILARIS não for usado imediatamente após a reconstituição, conforme orientado: Refrigere (2 o C-8 o C) e use dentro de 24 horas Não incluído na embalagem Um frasco de água estéril para injeção (não refrigere) B Uma seringa de 1,0 ml C Uma agulha 18 G x 2 (50 mm) para reconstituir o pó ( agulha de transferência ) D

4 Uma agulha 27 G x 0,5 (13 mm) para injeção ( agulha de injeção ) E Chumaços de algodão com álcool F Chumaços de algodão secos e limpos G Um curativo adesivo H Um recipiente adequado para descarte de agulhas, seringas e frascos usados (contêiner para material cortante/afiado) I

5 Como Fazer a Diluição de ILARIS Primeiro Remova as capas protetoras dos frascos de ILARIS (A) e de água (B). Não toque nas tampas dos frascos. Limpe as tampas com o chumaço de algodão com álcool (F). 2. Abra as embalagens contendo a seringa (C) e a agulha de transferência (D) e coloque a agulha na seringa 3. Remova cuidadosamente a capa da agulha de transferência e coloque-a de lado. Puxe o êmbolo para baixo até a marca de 1,0 ml, enchendo a seringa com ar. Introduza a agulha no frasco de água pelo centro da tampa de borracha. 4. Empurre suavemente o êmbolo completamente para baixo até que o ar na seringa seja injetado no frasco. Em seguida Vire o frasco e a seringa juntos de cabeça para baixo e traga-os ao nível dos olhos 6. Certifique-se de que a ponta da agulha de transferência esteja coberta pela água e puxe lentamente o êmbolo da seringa para baixo até passar levemente a marca de 1,0 ml. Se você constatar bolhas na seringa, remova-as conforme instruído pelo seu médico ou farmacêutico. 7. Certifique-se de que 1,0 ml de água se encontra na seringa e então retire a agulha do frasco. (Haverá sobra de água no frasco).

6 Como Fazer a Diluição de ILARIS (continuação) Você está chegando lá Introduza a agulha de transferência no frasco de ILARIS pó através do centro da tampa, sem tocar na agulha ou na tampa. Injete lentamente 1,0 ml de água no frasco. 9. Remova cuidadosamente do frasco a seringa com a agulha de transferência. Coloque então novamente a capa da agulha, conforme instruído pelo seu médico ou farmacêutico. Quase pronto Sem tocar na tampa de borracha, gire (não agite) o frasco lentamente em um ângulo de cerca de 45 graus por cerca de 1 minuto. Deixe o frasco parado por 5 minutos. Alguns poucos passos mais Agora, vire o frasco gentilmente de cabeça para baixo e para cima novamente por 10 vezes, sem tocar a tampa de borracha. 12. Deixe o frasco parado por cerca de 15 minutos à temperatura ambiente até que o líquido se torne claro ou quase claro. Não agite. Não use se a solução parecer escura. 13. Certifique-se de que toda a solução esteja na parte de baixo do frasco. Se gotas permanecerem na tampa, dê uma leve batida no lado do frasco para removê-las. A solução deve ser um líquido claro a quase claro. Se você não for usar a solução imediatamente, a mesma deve ser armazenada no refrigerador (2 o C-8 o C) e usada dentro de 24 horas.

7 Preparando a injeção Você agora está pronto(a) para preparar a injeção de ILARIS 14. Limpe a tampa de borracha do frasco contendo a solução de ILARIS com um novo chumaço de algodão com álcool. 15. Retire a capa da agulha de transferência. Puxe o êmbolo da seringa até a marca de 1,0 ml, enchendo a seringa com ar. Enfie a agulha da seringa no frasco da solução de ILARIS através do centro da tampa de borracha. Então, empurre gentilmente o êmbolo completamente para baixo até que o ar seja injetado no frasco. Não injete ar dentro do medicamento. 16. Não vire o frasco e a seringa de cabeça para baixo. Empurre a agulha dentro do frasco até que a mesma alcance a borda inferior. 17. Incline o frasco de forma que a quantidade necessária de solução possa ser colocada na seringa. A quantidade depende da dose a ser injetada (0,2 ml a 1,0 ml). Seu médico o(a) instruirá sobre a quantidade certa para você. 18. Puxe lentamente o êmbolo da seringa para cima até a marca correta (0,2 ml a 1,0 ml), enchendo a seringa com a solução de ILARIS. Se houver bolhas de ar na seringa, remova-as conforme instruído pelo seu médico. Certifique-se de que a quantidade correta de solução esteja na seringa. 19. Remova a seringa e a agulha do frasco. (Poderá haver certa quantidade de solução restante no frasco). Coloque novamente a capa da agulha de transferência, conforme instruído pelo seu médico ou farmacêutico. Remova a agulha de transferência da seringa. Coloque a agulha de transferência no recipiente para material cortante (I). 20. Abra a embalagem contendo a agulha de injeção (E) e coloque-a na seringa. Deixe a seringa de lado Se você tiver alguma pergunta sobre como preparar a injeção de ILARIS, contate seu médico ou enfermeira.

8 Aplicando a Injeção Você pode fazê-lo Escolha um local de injeção na parte superior do braço, parte superior da coxa, abdômen ou nádegas. Não use uma área que apresente uma erupção cutânea ou pele rachada, ou que esteja machucada ou com nódulos. Não injete em tecido de cicatriz, uma vez que isto pode impedir que ILARIS funcione conforme deveria. 22. Limpe o local de injeção com um novo chumaço de algodão com álcool. Espere a área secar. Retire a capa da agulha de injeção. 23. Aperte gentilmente para cima a pele no local da injeção. Segure a seringa em um ângulo de 90 graus e em um movimento suave e único, empurre a agulha diretamente para baixo completamente dentro da pele. 24. Mantenha a agulha totalmente dentro da pele enquanto lentamente empurra o êmbolo da seringa até que o tubo esteja vazio. Solte a pele que você estava apertando e puxe a agulha para fora. Descarte a agulha e a seringa no recipiente para material cortante, sem colocar novamente a capa ou remover a agulha.

9 Após a Injeção Você está quase acabando Não esfregue a área da injeção. Se houver algum sangramento, coloque um chumaço de algodão seco e limpo sobre a área e pressione gentilmente por 1 a 2 minutos, ou até que o sangramento pare. Coloque então o curativo adesivo (H). 26. Certifique-se de colocar as agulhas e a seringa no recipiente para material cortante ou conforme seu médico ou farmacêutico o(a) instruiu. Nunca use qualquer das seringas ou agulhas mais de uma vez. 27. Descarte adequadamente os frascos contendo o restante de água e solução de ILARIS (se tiver havido sobra), conforme seu médico ou farmacêutico o(a) instruiu. Descarte qualquer produto não usado ou materiais residuais conforme as regras em sua comunidade. Mantenha o recipiente para material cortante longe do alcance de crianças. Descarte-o conforme orientado pelo seu médico ou farmacêutico. Se você tiver qualquer pergunta sobre como injetar ILARIS, contate seu médico, farmacêutico ou enfermeira.

10 INFORMAÇÕES de contato Nome do Médico: Nome da Clínica: Endereço:

11 ANOTAçÕES

12 IS_GUIA PACIENTES 2,0 1110BR Novartis Biociências S.A. Impresso em 09/2010. Material informativo destinado exclusivamente a pacientes com prescrição do produto.

Guia destinado a Doentes para a reconstituição e administração de Ilaris 150 mg, pó para solução injetável

Guia destinado a Doentes para a reconstituição e administração de Ilaris 150 mg, pó para solução injetável Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá ajudar, comunicando quaisquer efeitos secundários que tenha. Para

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA AUTO APLICAÇÃO DE INSULINA

ORIENTAÇÕES PARA AUTO APLICAÇÃO DE INSULINA rte INFORMAÇÕES GERAIS Em caso de dúvidas, alterações no estado de saúde do paciente, você pode entrar em contato com o Ambulatório da ALA I do HUSM através do telefone 3220 8538. Telefones úteis: Bombeiros:

Leia mais

Stelara seringa pré-cheia ou frasco para injetável

Stelara seringa pré-cheia ou frasco para injetável Stelara seringa pré-cheia ou frasco para injetável Instruções de utilização para o Doente Este guia foi desenvolvido para ajudá-lo a administrar as suas injeções de Stelara (ustecinumab) utilizando a

Leia mais

HORÁRIO DE MEDICAMENTOS

HORÁRIO DE MEDICAMENTOS HORÁRIO DE MEDICAMENTOS JEJUM ANTES DO CAFÉ DA MANHÃ APÓS CAFÉ DA MANHÃ APÓS ALMOÇO APÓS CAFÉ DA TARDE APÓS O JANTAR ANTES DE DEITAR AMBULATÓRIO UNIVERSITÁRIO HORÁRIO DE MEDICAMENTOS HORÁRIOS MEDICAMENTOS

Leia mais

BASAGLAR KwikPen insulina glargina (100 unidades/ml, caneta 3 ml) POR FAVOR, LEIA ESTAS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR

BASAGLAR KwikPen insulina glargina (100 unidades/ml, caneta 3 ml) POR FAVOR, LEIA ESTAS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR CDL10MAI16 INSTRUÇÕES DE USO BASAGLAR KwikPen insulina glargina (100 unidades/ml, caneta 3 ml) POR FAVOR, LEIA ESTAS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR Leia as Instruções de Uso antes da primeira vez que for utilizar

Leia mais

GUIA DE AUTOINJEÇÃO. asfotase alfa. Solução injetável de 40 mg/ml. Solução injetável de 100 mg/ml

GUIA DE AUTOINJEÇÃO. asfotase alfa. Solução injetável de 40 mg/ml. Solução injetável de 100 mg/ml GUIA DE AUTOINJEÇÃO Solução injetável de 40 mg/ml Solução injetável de 100 mg/ml asfotase alfa Este medicamento está sujeito a monitorização adicional Introdução Este Guia de Autoinjeção destina-se a doentes

Leia mais

ClikSTAR. ClikSTAR é uma caneta reutilizável para a injeção de insulina. Você pode selecionar as doses de 1 a 80 unidades em medidas de 1 unidade.

ClikSTAR. ClikSTAR é uma caneta reutilizável para a injeção de insulina. Você pode selecionar as doses de 1 a 80 unidades em medidas de 1 unidade. ClikSTAR Caneta para aplicação de insulina Instruções para uso Antes do uso: Leia estas instruções e siga-a completamente cada vez que você usar a ClikSTAR para assegurar a dose correta. Se você não seguir

Leia mais

Cartucho de. FORTÉO Colter Pen

Cartucho de. FORTÉO Colter Pen CM29OUT10 FORTÉO Colter Pen Injeção de teriparatida (derivada de ADN recombinante) Instruções de Uso Antes de usar seu novo FORTÉO Colter Pen, por favor leia completamente frente e verso deste Manual do

Leia mais

DIABETES Aplicação de Insulina

DIABETES Aplicação de Insulina DIABETES Aplicação de Insulina LOCAIS DE APLICAÇÃO PARA CANETAS E SERINGA Estes são os locais onde você pode aplicar a sua insulina: 1. Abdome (região lateral direita e esquerda) 2. Coxas (região frontal

Leia mais

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador;

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador; Limpeza do Inalador Inaloterapia: Método utilizado para administração de medicamentos diretamente no trato respiratório. Vários tipos medicamentos são atualmente utilizados via inalação no tratamento das

Leia mais

Stelara seringa pré-cheia ou frasco para injetável

Stelara seringa pré-cheia ou frasco para injetável Stelara seringa pré-cheia ou frasco para injetável Instruções de utilização para o Profissional de Saúde Este guia foi desenvolvido para ajudar os seus doentes a autoadministrarem Stelara (ustecinumab)

Leia mais

NÃO TRANSFIRA ESTA MEDICAÇÃO PARA UMA SERINGA.

NÃO TRANSFIRA ESTA MEDICAÇÃO PARA UMA SERINGA. 1 CM05ABR06 Leia e siga essas instruções cuidadosamente. Byetta exenatida 250 mcg/ml, 2,4 ml 10 mcg Manual de Instruções BYETTA exenatida Caneta injetora descartável Instruções de Uso Leia e siga essas

Leia mais

Instruções de uso de Levemir TM FlexPen. Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar Levemir TM FlexPen.

Instruções de uso de Levemir TM FlexPen. Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar Levemir TM FlexPen. Instruções de uso de Levemir TM FlexPen Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar Levemir TM FlexPen. Introdução Levemir TM FlexPen é um sistema descartável de aplicação de insulina.

Leia mais

AllStar. Agulha Capa interna Lacre de proteção Lacre de borracha Êmbolo da agulha Rosquear a agulha Inserir o refil (veja Etapa 1) (vide etapa 3)

AllStar. Agulha Capa interna Lacre de proteção Lacre de borracha Êmbolo da agulha Rosquear a agulha Inserir o refil (veja Etapa 1) (vide etapa 3) AllStar AllStar Leia este manual atenciosamente Instruções de Uso Dispositivo reutilizável de liberação de insulina Componentes da AllStar Agulha da caneta (não incluída) Refil (não incluído) Capa externa

Leia mais

GUIA DE AUTOINJEÇÃO. (asfotase alfa) Solução injetável de 40 mg/ml. Solução injetável de 100 mg/ml

GUIA DE AUTOINJEÇÃO. (asfotase alfa) Solução injetável de 40 mg/ml. Solução injetável de 100 mg/ml GUIA DE AUTOINJEÇÃO (asfotase alfa) Solução injetável de 40 mg/ml Solução injetável de 100 mg/ml Este medicamento está sujeito a monitorização adicional Introdução Este Guia de Autoinjeção destina-se a

Leia mais

Instruções de Uso TRULICITY TM. dulaglutida (derivada de ADN recombinante) Caneta de Uso Único de 1,5 mg / 0,5 ml Uso semanal.

Instruções de Uso TRULICITY TM. dulaglutida (derivada de ADN recombinante) Caneta de Uso Único de 1,5 mg / 0,5 ml Uso semanal. QUEBRE O LACRE QUEBRE O LACRE CIFU-SUP-14AGO13 Instruções de Uso TRULICITY TM dulaglutida (derivada de ADN recombinante) Caneta de Uso Único de 1,5 mg / 0,5 ml Uso semanal Desdobre e abra Leia os dois

Leia mais

Instruções de uso de NovoRapid FlexPen Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar NovoRapid FlexPen.

Instruções de uso de NovoRapid FlexPen Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar NovoRapid FlexPen. Instruções de uso de NovoRapid FlexPen Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar NovoRapid FlexPen. Introdução NovoRapid FlexPen é um sistema de aplicação descartável de insulina. Doses

Leia mais

GUIA DE INJEÇÃO Pais / Acompanhantes de crianças

GUIA DE INJEÇÃO Pais / Acompanhantes de crianças GUIA DE INJEÇÃO Pais / Acompanhantes de crianças (asfotase alfa) Solução injetável de 40 mg/ml Solução injetável de 100 mg/ml Este medicamento está sujeito a monitorização adicional Introdução Este Guia

Leia mais

ILARIS canaquinumabe. APRESENTAÇÃO Ilaris 150 mg embalagem contendo 1 frasco-ampola com pó para solução injetável.

ILARIS canaquinumabe. APRESENTAÇÃO Ilaris 150 mg embalagem contendo 1 frasco-ampola com pó para solução injetável. ILARIS canaquinumabe APRESENTAÇÃO Ilaris 150 mg embalagem contendo 1 frasco-ampola com pó para solução injetável. VIA SUBCUTÂNEA USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS COMPOSIÇÃO Cada frasco-ampola de

Leia mais

Um jeito simples e suave de Anestesiar

Um jeito simples e suave de Anestesiar Anestesia dental sem uso de agulhas Agora é Possível Sistema de Anestesia Sem Agulhas Um jeito simples e suave de Anestesiar MEDO DE AGULHA? OFEREÇA CONFORTO A SEUS PACIENTES NO MOMENTO DA ANESTESIA...

Leia mais

GENOTROPIN CANETA PREENCHIDA 12 mg (36 UI) somatropina. Caneta Preenchida (pó liófilo + 1 ml de diluente) Pfizer FOLHETO DE INSTRUÇÕES

GENOTROPIN CANETA PREENCHIDA 12 mg (36 UI) somatropina. Caneta Preenchida (pó liófilo + 1 ml de diluente) Pfizer FOLHETO DE INSTRUÇÕES GENOTROPIN CANETA PREENCHIDA 12 mg (36 UI) somatropina Caneta Preenchida (pó liófilo + 1 ml de diluente) Pfizer FOLHETO DE INSTRUÇÕES Informação importante Leia estas instruções completamente antes de

Leia mais

APRESENTAÇÕES Solução para injeção subcutânea de 140 mg/ml em embalagens com 1 seringa preenchida ou 1, 2 ou 3 canetas preenchidas SureClick.

APRESENTAÇÕES Solução para injeção subcutânea de 140 mg/ml em embalagens com 1 seringa preenchida ou 1, 2 ou 3 canetas preenchidas SureClick. REPATHA evolocumabe APRESENTAÇÕES Solução para injeção subcutânea de 140 mg/ml em embalagens com 1 seringa preenchida ou 1, 2 ou 3 canetas preenchidas SureClick. USO SUBCUTÂNEO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

AMBICARE INDUSTRIAL Tratamento de Resíduos, S.A. HYDROSCOUT (USEPA SW-846 DRAFT METHOD 9001) Pág 1 de 5

AMBICARE INDUSTRIAL Tratamento de Resíduos, S.A. HYDROSCOUT (USEPA SW-846 DRAFT METHOD 9001) Pág 1 de 5 HYDROSCOUT (USEPA SW-846 DRAFT METHOD 9001) Pág 1 de 5 HYDROSCOUT Cada embalagem de reagentes contém: 1 40 tubos de plástico com tampa branca e septo cinzento, com uma ampola cinzenta. 2 40 ampolas de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES KIT TRATAMENTO INICIAL. Canetas LYXUMIA. 10mcg / 20 mcg

MANUAL DE INSTRUÇÕES KIT TRATAMENTO INICIAL. Canetas LYXUMIA. 10mcg / 20 mcg MANUAL DE INSTRUÇÕES KIT TRATAMENTO INICIAL Canetas LYXUMIA 10mcg / 20 mcg Page 2 of 14 LYXUMIA (10 mcg) (20 mcg) lixisenatida Contém 2 (duas) canetas descartáveis preenchidas com 14 doses cada uma. Caneta

Leia mais

Hipertonic. Ophthalmos S/A. Solução ocular (colírio) 5% Ophthalmos S/A

Hipertonic. Ophthalmos S/A. Solução ocular (colírio) 5% Ophthalmos S/A . Hipertonic Solução ocular (colírio) 5% HIPERTONIC 5% cloreto de sódio FORMA FARMACÊUTICA: Colírio. VIA DE ADMINISTRAÇÃO: USO OFTÁLMICO. APRESENTAÇÃO: Cartucho contendo frasco gotejador plástico com 10

Leia mais

Guia de administração para os doentes pediátricos dirigido aos cuidadores. Leia este guia antes de administrar a injeção à sua criança.

Guia de administração para os doentes pediátricos dirigido aos cuidadores. Leia este guia antes de administrar a injeção à sua criança. Humira Guia de administração para os doentes pediátricos dirigido aos cuidadores Leia este guia antes de administrar a injeção à sua criança. Mantenha o medicamento no frigorífico (a uma temperatura entre

Leia mais

Humalog KwikPen insulina lispro (derivada de ADN recombinante)

Humalog KwikPen insulina lispro (derivada de ADN recombinante) CM11JUN09 Humalog KwikPen insulina lispro (derivada de ADN recombinante) MANUAL DO USUÁRIO PARA A CANETA INJETORA DESCARTÁVEL Introdução A caneta de aplicação de insulina Humalog KwikPen é projetada para

Leia mais

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Converse com o seu médico para obter maiores esclarecimentos sobre a ação do produto e sua utilização.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Converse com o seu médico para obter maiores esclarecimentos sobre a ação do produto e sua utilização. EXTAVIA betainterferona 1b APRESENTAÇÕES Extavia 0,3 mg embalagens contendo 5 ou 15 frascos-ampola com liofilizado + 5 ou 15 seringas pré-carregadas com diluente. VIA SUBCUTÂNEA USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais

Kit de atualização do Sistema de infusão ( ) MANUAL DO USUÁRIO

Kit de atualização do Sistema de infusão ( ) MANUAL DO USUÁRIO Kit de atualização do Sistema de infusão (1021421) MANUAL DO USUÁRIO KIT DE ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFUSÃO P50 (1021421) Este kit de atualização permitirá melhorar seu Braço para injeções I.V. 3B Scientific

Leia mais

Diretoria de Enfermagem. 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos por via intravenosa, que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

Diretoria de Enfermagem. 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos por via intravenosa, que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIA INTRAVENOSA (IV) Página 1 de 5 Emissão inicial Primeira revisão Segunda revisão SUMÁRIO Resumo de Revisões Data Set/2004 Jul/2007 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos

Leia mais

0,26 0,27 mg (equivalente a 0,25 mg de cetrorrelix base)

0,26 0,27 mg (equivalente a 0,25 mg de cetrorrelix base) Apresentação Pó liofilizado para solução injetável 0,25 mg. Embalagem contendo 1 frasco-ampola, 1 seringa preenchida com 1 ml de diluente, 1 agulha para injeção (calibre 20), 1 agulha hipodérmica para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZADITEN 0,25 mg/ml, colírio, solução em unidoses Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Padronização da Seringa

Padronização da Seringa 15. PROTOCOLO DE APLICAÇÃO DE INSULINA E DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS PARA INSULINOTERAPIA DOMICILIAR Padronização da Seringa Maria Teresa da Costa Gonçalves Torquato Carla Regina de SouzaTeixeira Maria Lucia

Leia mais

GlucaGen HypoKit glucagon

GlucaGen HypoKit glucagon GlucaGen HypoKit glucagon IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: GlucaGen HypoKit glucagon APRESENTAÇÕES Pó liofilizado e diluente para solução injetável. A embalagem de GlucaGen HypoKit contém: - 1 frasco-ampola

Leia mais

CETROTIDE acetato de cetrorrelix Merck S/A Pó liofilizado para solução injetável 0,25 mg

CETROTIDE acetato de cetrorrelix Merck S/A Pó liofilizado para solução injetável 0,25 mg CETROTIDE acetato de cetrorrelix Merck S/A injetável 0,25 mg Apresentação injetável 0,25 mg. Embalagem contendo 1 frasco-ampola, 1 seringa preenchida com 1 ml de diluente, 1 agulha para injeção (calibre

Leia mais

CETROTIDE acetato de cetrorrelix Merck S/A Pó liofilizado para solução injetável 0,25 mg

CETROTIDE acetato de cetrorrelix Merck S/A Pó liofilizado para solução injetável 0,25 mg CETROTIDE acetato de cetrorrelix Merck S/A injetável 0,25 mg Apresentação injetável 0,25 mg. Embalagem contendo 1 frasco-ampola, 1 seringa preenchida com 1 ml de diluente, 1 agulha para injeção (calibre

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 20/01/2010 Validação 2 - Referência: 01 CCIH Higienização das Mãos 032 DE-EP Cuidados de Enfermagem no Preparo de Medicamentos 3 - Em que consiste?

Leia mais

Preparo e aplicação de insulina sem mistério

Preparo e aplicação de insulina sem mistério Preparo e aplicação de insulina sem mistério Agulhas para canetas e Seringas BD Ultra-Fine Tenho Diabetes Mellitus e o médico prescreveu insulina E agora, o que devo fazer? A equipe técnica do Centro BD

Leia mais

INSTRUÇÕES RELATIVAS À AUTO-INJECÇÃO DE FRAGMIN

INSTRUÇÕES RELATIVAS À AUTO-INJECÇÃO DE FRAGMIN INSTRUÇÕES RELATIVAS À AUTO-INJECÇÃO DE FRAGMIN Indicações importantes e sugestões práticas relativamente à auto-inoculação correcta e segura da injecção subcutânea Um serviço de Pfi zer PFE Switzerland

Leia mais

Aerochamber Máscara de adulto/bocal

Aerochamber Máscara de adulto/bocal Instruções de utilização fonte: folheto informativo (tradução adaptada do folheto em inglês) Examine cuidadosamente o produto em busca de danos, falta de peças ou objetos estranhos. Remova todos os objetos

Leia mais

GlucaGen HypoKit glucagon

GlucaGen HypoKit glucagon GlucaGen HypoKit glucagon IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: GlucaGen HypoKit glucagon APRESENTAÇÃO Pó liofilizado e diluente para solução injetável. A embalagem de GlucaGen HypoKit contém: - 1 frasco-ampola

Leia mais

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO Informação importante relacionada com a RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO de VELCADE (bortezomib) 3,5 mg frasco para injetáveis para utilização subcutânea (SC) e intravenosa (IV) INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA

Leia mais

NovoSeven Seringa Preenchida alfaeptacogue ativado fator recombinante de coagulação VIIa

NovoSeven Seringa Preenchida alfaeptacogue ativado fator recombinante de coagulação VIIa NovoSeven Seringa Preenchida alfaeptacogue ativado fator recombinante de coagulação VIIa IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO NovoSeven Seringa Preenchida alfaeptacogue ativado (fator recombinante de coagulação

Leia mais

HumaPen SAVVIO CANETA PARA APLICAÇÃO DE INSULINA INSTRUÇÕES DE USO

HumaPen SAVVIO CANETA PARA APLICAÇÃO DE INSULINA INSTRUÇÕES DE USO CDL28SET16 HumaPen SAVVIO CANETA PARA APLICAÇÃO DE INSULINA INSTRUÇÕES DE USO INTRODUÇÃO A caneta HumaPen SAVVIO é projetada para facilitar o seu uso. Você pode aplicar múltiplas doses a partir de um refil

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA ATIVIDADE DE LABORATÓRIO DE IMUNIZAÇÃO 2015

PROGRAMAÇÃO DA ATIVIDADE DE LABORATÓRIO DE IMUNIZAÇÃO 2015 MÓDULO 0701206 - ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA - 2015 PROGRAMAÇÃO DA ATIVIDADE DE LABORATÓRIO DE IMUNIZAÇÃO 2015 Documento produzido pelas Especialistas em Ensino Eloá Otrenti, Érica Gomes Pereira, Karen

Leia mais

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR

ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR BULA PACIENTE ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETÁVEL Água para injeção ÁGUA PARA INJEÇÃO NOME DO PRODUTO Água para injeção APRESENTAÇÃO Solução injetável, límpida e hipotônica, estéril e apirogênica

Leia mais

Repatha. (evolocumabe) Amgen Biotecnologia do Brasil Ltda. Solução injetável. 140 mg/ml

Repatha. (evolocumabe) Amgen Biotecnologia do Brasil Ltda. Solução injetável. 140 mg/ml A Repatha (evolocumabe) Amgen Biotecnologia do Brasil Ltda Solução injetável 140 mg/ml REPATHA evolocumabe APRESENTAÇÕES Solução injetável 140 mg/ml em embalagens com 1 ou 2 canetas preenchidas SureClick.

Leia mais

Caneta HUMIRA. Guia de Administração para doentes em tratamento com Humira. 10 passos para uma administração bem sucedida

Caneta HUMIRA. Guia de Administração para doentes em tratamento com Humira. 10 passos para uma administração bem sucedida Caneta Humira 10 passos para uma administração bem sucedida 1. Retire a Caneta Humira do frigorífico e coloque-a numa superfície limpa e plana. 2. Escolha um local para administração (coxas ou barriga).

Leia mais

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Manual de Instruções ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: Antes de utilizar o aparelho, leia atentamente as

Leia mais

Para uso exclusivo com refis de 3 ml (100 UI/mL) de insulina Lilly. Não usar com refis de insulina de outras marcas.

Para uso exclusivo com refis de 3 ml (100 UI/mL) de insulina Lilly. Não usar com refis de insulina de outras marcas. CDL28SET16 HumaPen LUXURA HD CANETA PARA APLICAÇÃO DE INSULINA INSTRUÇÕES DE USO Para uso exclusivo com refis de 3 ml (100 UI/mL) de insulina Lilly. Não usar com refis de insulina de outras marcas. A cor

Leia mais

Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico.

Utilize este medicamento exatamente como está descrito neste folheto, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

ILARIS canaquinumabe. USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças acima de 4 anos)

ILARIS canaquinumabe. USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças acima de 4 anos) ILARIS canaquinumabe Forma farmacêutica, via de administração e apresentações Pó para solução injetável via subcutânea. Ilaris 150 mg embalagem contendo 1 frasco-ampola. USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças

Leia mais

Após a reconstituição, cada 1 ml da solução contém 0,25 mg (8 milhões de UI) de betainterferona 1b recombinante.

Após a reconstituição, cada 1 ml da solução contém 0,25 mg (8 milhões de UI) de betainterferona 1b recombinante. EXTAVIA betainterferona 1b APRESENTAÇÕES Extavia 0,25 mg/ml embalagem contendo 15 frascos-ampola com liofilizado de 0,3 mg de betainterferona 1b recombinante + 15 seringas de 2,25 ml preenchidas com 1,2

Leia mais

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO PHPT/VEL/0317/0002 Informação importante relacionada com a RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO de VELCADE (bortezomib) 3,5 mg frasco para injetáveis para utilização subcutânea (SC) e intravenosa (IV)

Leia mais

Cada embalagem de Zonovate contém: 1 frasco com pó + 4 ml de diluente na seringa preenchida + 1 haste do êmbolo + 1 adaptador de frasco

Cada embalagem de Zonovate contém: 1 frasco com pó + 4 ml de diluente na seringa preenchida + 1 haste do êmbolo + 1 adaptador de frasco Zonovate alfaturoctocogue fator VIII de coagulação recombinante Identificação do medicamento Zonovate alfaturoctocogue (fator VIII de coagulação recombinante) APRESENTAÇÕES Pó liofilizado e diluente para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Meropenem Ibigen 500 mg pó para solução injectável ou para perfusão Meropenem Ibigen 1000 mg pó para solução injectável ou para perfusão Meropenem Leia

Leia mais

Suporte de Fácil Fixação Nokia HH-20 e CR-114/115

Suporte de Fácil Fixação Nokia HH-20 e CR-114/115 Suporte de Fácil Fixação Nokia HH-20 e CR-114/115 B D C 1 A E Edição 2.0 A C D 2 G F E B 4 3 8 5 6 9 7 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e o logotipo Nokia Original

Leia mais

Questionário para pacientes que injetam medicamentos para diabetes

Questionário para pacientes que injetam medicamentos para diabetes Questionário para pacientes que injetam medicamentos para diabetes Código: Para ser completado pelo seu enfermeiro Código de telefone do país / / Número do centro Número do paciente (na sequência de 1-25)

Leia mais

Para uso somente com PUREGON em carpule (injeção de betafolitropina)

Para uso somente com PUREGON em carpule (injeção de betafolitropina) PUREGON PEN Instruções de uso Para uso somente com PUREGON em carpule (injeção de betafolitropina) AVISO IMPORTANTE: Por favor, leia primeiramente estas informações sobre segurança. 1. PUREGON PEN é um

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/6 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução do antirreumático Etanercepte (por via subcutânea). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Etanercepte. 3. RESPONSABILIDADE:

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via subcutânea.

Leia mais

Ginna. (nitrato de fenticonazol)

Ginna. (nitrato de fenticonazol) Ginna (nitrato de fenticonazol) Bula para paciente Creme vaginal 0,02 g/g Ginna (nitrato de fenticonazol) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Creme vaginal FORMA FARMACÊUTICA E

Leia mais

NITRATO DE FENTICONAZOL EMS S/A CREME VAGINAL. 0,02 g/g

NITRATO DE FENTICONAZOL EMS S/A CREME VAGINAL. 0,02 g/g NITRATO DE FENTICONAZOL EMS S/A CREME VAGINAL 0,02 g/g I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO nitrato de fenticonazol Medicamento genérico, Lei nº 9.787 de 1999 APRESENTAÇÕES Creme vaginal 0,02 g: Bisnaga com

Leia mais

ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR

ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR BULA PACIENTE ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETÁVEL Água para injeção APRESENTAÇÕES: Solução injetável. Caixa com 100 100 ml. Solução injetável. Caixa com 50 250 ml. Solução injetável. Caixa

Leia mais

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 1 de 7 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 2 APLICAÇÃO: Aos pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com prescrição

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. Auto Lanceta G -tech

INSTRUÇÕES DE USO. Auto Lanceta G -tech INSTRUÇÕES DE USO Auto Lanceta G -tech MODELOS: Auto Lanceta G-tech 16G; Auto Lanceta G-tech 18G; Auto Lanceta G-tech 18G - Blade; Auto Lanceta G-tech 21G; Auto Lanceta G-tech 21G - Blade; Auto Lanceta

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/6 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução do antirreumático Etanercepte (por via subcutânea). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Etanercepte. 3. RESPONSABILIDADE:

Leia mais

Meropenem Roth 500 mg Pó para solução injectável ou para perfusão Meropenem Roth 1000 mg Pó para solução injectável ou para perfusão

Meropenem Roth 500 mg Pó para solução injectável ou para perfusão Meropenem Roth 1000 mg Pó para solução injectável ou para perfusão Folheto informativo: Informação para o utilizador Meropenem Roth 500 mg Pó para solução injectável ou para perfusão Meropenem Roth 1000 mg Pó para solução injectável ou para perfusão Meropenem tri-hidratado

Leia mais

Conjunto de slides educacionais

Conjunto de slides educacionais Conjunto de slides educacionais Objectivos de aprendizagem e conteúdo Objectivos de aprendizagem: Familiarização com as principais diferenças de NovoSeven estável à temperatura ambiente, Compreensão dos

Leia mais

Uso de Citarabina Orientações ao paciente

Uso de Citarabina Orientações ao paciente Educação em Saúde VOL. 59 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA Uso de Citarabina Orientações ao paciente Como o medicamento se apresenta? Apresenta-se preparado em seringas de ml (dose de ml). Este medicamento é um líquido

Leia mais

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIA INTRAVENOSA Página 1 de 5 Emissão inicial Primeira revisão Segunda revisão Resumo de Revisões Data Set/2004 Jul/2007 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam

Leia mais

HumaPen Ergo II CANETA PARA APLICAÇÃO DE INSULINA INSTRUÇÕES DE USO

HumaPen Ergo II CANETA PARA APLICAÇÃO DE INSULINA INSTRUÇÕES DE USO CDL29JAN16 HumaPen Ergo II CANETA PARA APLICAÇÃO DE INSULINA INSTRUÇÕES DE USO Para uso exclusivo com refis de 3 ml (100 UI/mL) de insulina Lilly. Não usar com refis de insulina de outras marcas. A cor

Leia mais

nitrato de fenticonazol

nitrato de fenticonazol nitrato de fenticonazol Bula para paciente nitrato de fenticonazol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:,. Embalagem com 1 bisnaga contendo 40 g + 7 aplicadores

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR SICCAFLUID 2,5 mg/g gel oftálmico Carbómero 974P APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM - PREPARAR MEDICAMENTO EM AMPOLA

INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM - PREPARAR MEDICAMENTO EM AMPOLA INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM - PREPARAR MEDICAMENTO EM AMPOLA PROCEDIMENTO Objectivo: Retirar de uma ampola, usando técnica asséptica, para administrar por via parenteral. Considerações Prévias/Avaliação

Leia mais

Hemcibra MD emicizumabe. Roche

Hemcibra MD emicizumabe. Roche Hemcibra MD emicizumabe Roche APRESENTAÇÕES Solução injetável de 30 mg/ml: caixa com 1 frasco-ampola de dose única de 30 mg (1 ml). Solução injetável de 150 mg/ml: caixa com 1 frasco-ampola de dose única

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução de Metilprednisolona (succinato sódico) (via intravenosa). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Metilprednisolona (succinato

Leia mais

Ginna. (nitrato de fenticonazol)

Ginna. (nitrato de fenticonazol) Ginna (nitrato de fenticonazol) Bula para paciente Creme vaginal 0,02 g/g Creme vaginal Ginna (nitrato de fenticonazol) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA FORMA FARMACÊUTICA E

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução de Metilprednisolona (succinato sódico) (via intravenosa). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Metilprednisolona (succinato

Leia mais

Saiba como Administrar HEPARINA DE BAIXO PESO MOLECULAR (HBPM)

Saiba como Administrar HEPARINA DE BAIXO PESO MOLECULAR (HBPM) Saiba como Administrar HEPARINA DE BAIXO PESO MOLECULAR (HBPM) 01 Introdução O seu médico ou o seu enfermeiro(a) já lhe devem ter explicado como administrar a sua HBPM provavelmente enquanto se encontrava

Leia mais

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Folheto informativo: Informação para o utilizador Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Água para Preparações Injectáveis Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

Identificando áreas de atolamento de papel

Identificando áreas de atolamento de papel Eliminando atolamentos A seleção cuidadosa da mídia de impressão e seu correto carregamento evitam a maioria dos atolamentos. Se mesmo assim ocorrerem atolamentos, siga as etapas descritas nesta seção.

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Vacina BCG vacina BCG (bacilo de Calmette e Guérin) é apresentada sob a forma liofilizada em ampola multidose, acompanhada

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO LIQUIBAND

INSTRUÇÕES DE USO LIQUIBAND INSTRUÇÕES DE USO LIQUIBAND Descrição: LIQUIBAND é um adesivo cutâneo tópico de cianoacrilato, apresentado num compartimento de polipropileno, de uma utilização, estéril, com extremidade de aplicação de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA MOTOSSERRA PROFISSIONAL A GASOLINA - BRUTATEC

MANUAL DO USUÁRIO DA MOTOSSERRA PROFISSIONAL A GASOLINA - BRUTATEC ATENÇÃO: Por favor, certifique-se de que as pessoas que forem usar este equipamento leiam e entendam este manual do usuário antes de usar a máquina. MANUAL DO USUÁRIO DA MOTOSSERRA PROFISSIONAL A GASOLINA

Leia mais

Informações ao Consumidor Teste KH

Informações ao Consumidor Teste KH Informações ao Consumidor Teste KH A alcalinidade, ou reserva alcalina num aquário marinho, corresponde à quantidade de ácido que é necessária para converter todos os íons bicarbonato e carbonato do meio

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução do anticorpo monoclonal Infliximabe (por via intravenosa). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Infliximabe. 3. RESPONSABILIDADE:

Leia mais

Módulos de memória. Guia do usuário

Módulos de memória. Guia do usuário Módulos de memória Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem os

Leia mais

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS - GABARITO. 1. Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item.

AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS - GABARITO. 1. Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item. AVALIAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS - GABARITO 1. Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item. O preparo do medicamento deve ser realizado apenas quando houver certeza

Leia mais

Identificando áreas de atolamento de papel

Identificando áreas de atolamento de papel Selecionando cuidadosamente os materiais de impressão e carregando-os adequadamente, será possível evitar atolamento de papel na maioria das vezes. (Veja as sugestões em, Dicas para evitar atolamentos

Leia mais

GlucaGen HypoKit glucagon

GlucaGen HypoKit glucagon GlucaGen HypoKit glucagon NOVO NORDISK FARM. DO BRASIL LTDA. SOLUÇÃO INJETÁVEL 1 UI/ML GlucaGen HypoKit glucagon IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: GlucaGen HypoKit glucagon APRESENTAÇÃO Pó liofilizado e diluente

Leia mais

Imunoglucan Glucana (β-1,3-d-glicopiranose)

Imunoglucan Glucana (β-1,3-d-glicopiranose) Imunoglucan Glucana (β-1,3-d-glicopiranose) INFAN- INDÚSTRIA QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A Frasco Ampola (5mL) MODELO DE BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÃO Suspensão injetável 2mg/mL - Frasco-ampola

Leia mais