Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP"

Transcrição

1 Página: 1/6 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução do antirreumático Etanercepte (por via subcutânea). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Etanercepte. 3. RESPONSABILIDADE: Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de enfermagem. 4. MATERIAIS: Bandeja, fita crepe ou etiqueta, caneta, um estojo do medicamento - cada estojo contém 1 frascoampola com pó liófilo injetável contendo 25 mg de etanercepte a, 1 seringa preenchida com 1 ml de água para injeção (diluente), 1 agulha, 1 adaptador e 2 lenços umedecidos com álcool OU seringas preenchidas em sistema aplicador plástico (caneta preenchida MYCLIC ) com solução injetável contendo 50 mg de etanercepte b e um lenço umedecido com álcool, fita microporosa e saco plástico para resíduos. DESCRIÇÃO AÇÕES AGENTES REFERÊNCIAS Prescrição médica 1 Receba a prescrição médica do Etanercepte. 2 3 Confira dados da prescrição médica (nome completo do paciente, RG hospitalar, diagnóstico, medicamento, dose, via de administração e hora). Confira também todos os itens da prescrição médica a serem realizados e possíveis alergias. Faça a identificação do medicamento (etiqueta contendo o nome e sobrenome do paciente, nome do medicamento, leito, dose, horário, via de administração). 4 Higienize as mãos. 5 Retire da geladeira o medicamento, armazenado entre 2 a 8 C e confira o nome, validade, dose necessária e apresentação. Enfermeiro, Técnico e auxiliar de enfermagem Prescrição médica Bula do fabricante para o profissional de saúde 6 Verifique o prazo de validade na seringa e o aspecto da solução. Não utilize se estiver vencido ou se a solução estiver turva, descolorada ou apresentar flocos ou partículas. Na caneta preenchida, a solução pode ser visualizada pela janela de inspeção. b 7 Cole a etiqueta contendo os dados do paciente na seringa. Aguarde o medicamento atingir a temperatura 8 ambiente. 9 a 10 a Separe o frasco ampola, retire sua tampa plástica e faça a limpeza do mesmo com um sachê com álcool etílico a 70%. Coloque o adaptador para frasco-ampola, seguindo orientações do fabricante em anexo. Bula do fabricante Enbrel Bula do fabricante Enbrel Diagrama 1 a 5 (anexo)

2 Página: 2/6 11 a 12 a 13 a 14 a Retire a tampa de borracha protetora que cobre o bico da seringa. Para isso, segure o corpo da seringa enquanto aperta a ponta da tampa com a outra mão e movimente-a para cima e para baixo até rompê-la. NÃO retire a argola branca que permanece na seringa. Conecte a seringa ao adaptador para frasco-ampola, girando no sentido horário até estar completamente presa. Injete todo o solvente no frasco-ampola. Gire delicadamente o frasco-ampola algumas vezes, para dissolução do pó. Não agite o frasco-ampola. Espere até que todo o pó esteja dissolvido (a solução deve estar límpida e incolor, sem grumos, flocos ou partículas). Enfermeiro, Técnico e auxiliar de enfermagem Bula do fabricante Enbrel 15 a Aspire na seringa o conteúdo prescrito pelo médico. Prescrição médica. 16 a 17 a Encaixe a agulha à seringa. Retire as bolhas de ar empurrando lentamente o êmbolo da seringa. Coloque a etiqueta de identificação do medicamento 18a,b na seringa Cole Leve a etiqueta prescrição contendo médica os e a dados bandeja do paciente até o paciente, na coloque-a em uma mesa auxiliar previamente limpa. Leve Higienize a prescrição as mãos. médica e a bandeja com o Confira o nome completo do paciente que consta na prescrição, com o medicamento e a pulseira de identificação. Oriente o paciente sobre o medicamento que está sendo administrado e via de administração. Pergunte ao paciente se possui alergia a algum medicamento. Escolha a região da aplicação (região lateral do braço, abdome ou coxa) alternando os locais apropriados para a injeção subcutânea. Coloque o paciente na posição mais adequada ao procedimento e exponha a região de aplicação. Higienize as mãos. Calce as luvas de procedimento. Realize a antissepsia do local selecionado com sachê embebido com álcool. Pulseira de identificação Prescrição médica Prontuário do paciente Paciente/Acompanhante NR32

3 Página: 3/6 28 Retire a proteção da agulha e segure a seringa na mão dominante, entre o polegar e indicador. 29 Faça uma prega no local selecionado. 30 Insira a agulha num ângulo 45º (Nota: o ângulo é definido com base na quantidade de tecido subcutâneo). Enfermeiro, Técnico e auxiliar de enfermagem Bula do fabricante 31 Depois que a agulha estiver no local, solte a prega. 32 Injete lentamente o conteúdo da seringa, empurrando o êmbolo com a mão oposta a que segura a seringa Retire a seringa/agulha com um único movimento, rápido e firme e coloque sobre a bandeja (sem encapar). Comprima levemente o local com algodão seco, sem massagear. Se necessário, faça um curativo. NR32 35 Observe o local da aplicação e anote qualquer tipo de reação adversa que o paciente possa apresentar após receber o medicamento. 36 Deixe o paciente confortável. 37 Despreze os materiais descartáveis e as luvas de procedimento em saco plástico para resíduos. PGRSS Higienize as mãos. Calce luvas de procedimento. Recolha o material do quarto e encaminhe-os para o expurgo. Despreze o saco plástico com resíduos no lixo laranja e a seringa/agulha em caixa de para perfurocortante. Descarte as luvas e higienize as mãos. Lave a bandeja com água e sabão, seque com papel toalha e passe álcool a 70%. Cheque o horário da administração do medicamento na prescrição médica. Registre o procedimento realizado, o local de aplicação do medicamento e intercorrências na anotação de enfermagem. Assine e carimbe. NR-32 PGRSS POP Higienização das mãos Prescrição médica. Anotação de enfermagem.

4 Página: 4/6 RISCOS Assistenciais: Preparo incorreto do medicamento (nome do paciente, nome do medicamento, dose, via e horário) Administração incorreta do medicamento (paciente, medicamento, dose, via e horário) Omissão na administração do medicamento Eventos Adversos Falhas no registro Infecção Ocupacional: Contaminação do profissional Legais: Registros incompletos ou ausentes Avaliação (G; P)* (3:1) (3;2) Mitigação (nº passo) , *Gravidade (G): 1 a 4 e a Probabilidade (P): 1 a 4 Observações Se o paciente questionar uma prescrição de terapia medicamentosa ou disser que o medicamento está diferente da dose usual, faça outra verificação com a prescrição médica e confirme com o médico. Após esse procedimento, reoriente o paciente. Todo medicamento deve ser checado imediatamente após sua administração. Quando o medicamento não for administrado, comunique o enfermeiro e/ou médico de plantão, circule o horário e anote o motivo no espaço reservado para anotações de enfermagem. Verifique e registre qualquer tipo de reação adversa apresentada pelo paciente após a administração do medicamento. Todos os incidentes relacionados a medicamentos devem ser notificados à Diretoria de Enfermagem. São considerados incidentes: evento adverso, erro, quase erro e não conformidade. A apresentação do Etanercepte de 25 mg é em frasco-ampola com pó liófilo injetável, e do Etanercepte 50 mg em seringa ou caneta preenchida dose única e pronta para uso. O medicamento deve ser armazenado entre 2 a 8 C. Não congelar. Os locais de injeção (região periumbilical e anterior da coxa) devem ser alternados a cada aplicação (Figura 1). As novas injeções nunca devem ser administradas em áreas onde a pele estiver sensível, ferida, avermelhada ou áspera.

5 Página: 5/6 Os locais de injeção devem ser alternados a cada aplicação. As novas injeções nunca devem ser administradas em áreas onde a pele estiver sensível, ferida, avermelhada ou áspera. Alguns questionamentos devem ser feitos antes da aplicação desse medicamento: gravidez, intenção de tomar vacina (vírus vivos), presença algum processo infeccioso e alergias. A tampa de borracha protetora da seringa do diluente contém látex (borracha natural seca). Os pacientes ou cuidadores devem entrar em contato com o médico antes de usar o Etanercepte se a tampa de borracha da seringa for manuseada ou se o Etanercepte for administrado a alguém com hipersensibilidade conhecida ou possível ao látex. Esse medicamento contém sacarose, portanto após a administração nos pacientes diabéticos, medir a glicemia. Os resíduos devem se desprezados em lixo apropriado, na cor laranja (químico) e os perfurocortantes na caixa adequada.

6 Página: 6/6 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: 1. Carmagnani MIS et al. Procedimentos de Enfermagem - Guia prático. São Paulo: Guanabara Koogan; Lynn P. Manual de Habilidades de Enfermagem Clínica de Taylor. Porto Alegre: Artmed; Enbrel: etanercepte Pó liofilizado 25 mg. Responsável técnico farmacêutica Edina S. M. Nakamura. Itapevi/SP:Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda Bula de remédio para profissionais. Acessado em 29 de dezembro de 2015 Disponível em: 4. Enbrel PFS: etanercepte solução 50 mg. Responsável técnico farmacêutica Edina S. M. Nakamura. Itapevi/SP:Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda Bula de remédio para profissionais. Acessado em 29 de dezembro de Disponível em: ELABORAÇÃO Elaborado por: Revisado por: Aprovado por: Nathalia Perazzo Tereran - Coren/SP:99953 Leila Blanes - Coren/SP:68603 Profa Dra Angélica G. S. Belasco Coren/SP:46874-Diretora de Enfermagem do HSP Cintia A. Pimenta Alvarenga - Coren/SP: Sueli Miyuki Yamauti CRF-SP:17.633

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/6 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução do antirreumático Etanercepte (por via subcutânea). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Etanercepte. 3. RESPONSABILIDADE:

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução da Imunoglobulina Humana a 5% (por via intravenosa) (OBS: há várias concentrações de imunoglobulina, dependendo do fabricante). 2. APLICAÇÃO:

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução de Metilprednisolona (succinato sódico) (via intravenosa). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Metilprednisolona (succinato

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução de Metilprednisolona (succinato sódico) (via intravenosa). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Metilprednisolona (succinato

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução do anticorpo monoclonal Infliximabe (por via intravenosa). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Infliximabe. 3. RESPONSABILIDADE:

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar a solução do Pamidronato Dissódico (por via intravenosa). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Pamidronato Dissódico. 3. RESPONSABILIDADE:

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Administração da solução de Rituximabe por via intravenosa. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Rituximabe. 3. RESPONSABILIDADE: s. 4. MATERIAIS: Medicamento

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar medicamentos por via subcutânea. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de medicamento por via subcutânea. Página: 1/6 3. RESPONSABILIDADE: Enfermeiros,

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/6 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar soluções e medicamentos por via subcutânea (hipodermóclise). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de soluções e/ou medicamentos por

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar medicamentos por via intramuscular. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de medicamento por via intramuscular. Página: 1/6 3. RESPONSABILIDADE:

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Administrar medicamentos por via epidural. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de medicamento por via epidural. 3. RESPONSABILIDADE: e médicos. 4. MATERIAIS:

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/7 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar soluções e medicamentos por via subcutânea (hipodermóclise). 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de soluções e/ou medicamentos por

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Administração da solução de Ganciclovir. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de Ganciclovir. 3. RESPONSABILIDADE: s. 4. MATERIAIS: Medicamento preparado pela

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS. MEDICAÇÃO INTRAMUSCULAR Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS. MEDICAÇÃO INTRAMUSCULAR Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS MEDICAÇÃO INTRAMUSCULAR Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Administrar por via intramuscular (IM) - medicamentos que naõ podem ser absorvidos diretamente pela

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/7 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar medicamentos por via intravenosa. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de medicamento por via intravenosa. 3. RESPONSABILIDADE: Enfermeiros,

Leia mais

Diretoria de Enfermagem. 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos por via intravenosa, que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

Diretoria de Enfermagem. 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos por via intravenosa, que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIA INTRAVENOSA (IV) Página 1 de 5 Emissão inicial Primeira revisão Segunda revisão SUMÁRIO Resumo de Revisões Data Set/2004 Jul/2007 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Auxiliar o médico na passagem do dreno de tórax. Página: 1/5 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes adultos com pneumotórax, hemotórax, derrame pleural ou empiema. 3. RESPONSABILIDADE:. 4. MATERIAIS:

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Administrar medicamento por sonda enteral (pré ou pós pilórica) ou gastrostomia, em pacientes com impossibilidade ou dificuldade de deglutição. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Administrar medicamento por sonda enteral (pré ou pós pilórica) ou gastrostomia, em pacientes com impossibilidade ou dificuldade de deglutição. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Promover o esvaziamento intestinal por meio de colostomia. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com colostomias em alça ou bocas

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Preparar e administrar medicamentos por via subcutânea. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com prescrição médica de medicamento por via subcutânea. 3. RESPONSABILIDADE:, técnicos

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PUNÇÃO VENOSA PERIFERICA ROTINA DE TROCA DE ACESSO PERIFÉRICO

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PUNÇÃO VENOSA PERIFERICA ROTINA DE TROCA DE ACESSO PERIFÉRICO Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem PUNÇÃO VENOSA PERIFERICA ROTINA DE TROCA DE ACESSO PERIFÉRICO ROTINA DE TROCA DE EQUIPOS DE INFUSÃO VENOSA POP_ 1. OBJETIVO Instalar cateter em trajeto

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Instalar cateter em veia jugular externa para manutenção de uma via de acesso venoso para infusão contínua de soluções, de medicamentos, ou para manutenção de uma via de

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Realizar higiene brônquica através de aspiração, proporcionando conforto ventilatório ao paciente, perviabilidade da cânula e garantia de minimização de riscos de infecções.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA AUTO APLICAÇÃO DE INSULINA

ORIENTAÇÕES PARA AUTO APLICAÇÃO DE INSULINA rte INFORMAÇÕES GERAIS Em caso de dúvidas, alterações no estado de saúde do paciente, você pode entrar em contato com o Ambulatório da ALA I do HUSM através do telefone 3220 8538. Telefones úteis: Bombeiros:

Leia mais

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador;

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador; Limpeza do Inalador Inaloterapia: Método utilizado para administração de medicamentos diretamente no trato respiratório. Vários tipos medicamentos são atualmente utilizados via inalação no tratamento das

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA POP 04 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via subcutânea.

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Controlar o volume urinário, possibilitar a eliminação da urina em pacientes imobilizados, inconscientes ou com obstrução, intraoperatório em diversas cirurgias. 2. APLICAÇÃO:

Leia mais

PREPARAÇÃO E INJEÇÃO. um guia para os pacientes. Veja a página 2 para a dosagem recomendada para adultos e crianças.

PREPARAÇÃO E INJEÇÃO. um guia para os pacientes. Veja a página 2 para a dosagem recomendada para adultos e crianças. PREPARAÇÃO E INJEÇÃO um guia para os pacientes Veja a página 2 para a dosagem recomendada para adultos e crianças. INSTRUÇÕES PARA USO ILARIS é um tratamento aprovado para a síndrome periódica associada

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Instalar cateter em veia jugular externa para manutenção de uma via de acesso venoso para infusão contínua de soluções, de medicamentos, ou para manutenção de uma via de

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO Página: 1/5 1. OBJETIVO: Controlar o volume urinário, possibilitar a eliminação da urina em pacientes imobilizados, inconscientes ou com obstrução, intraoperatório em diversas cirurgias. 2. APLICAÇÃO:

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Prestar assistência ao paciente durante a biópsia dérmica com punch. 2. APLICAÇÃO: Paciente do ambulatório de Mastologia; 3. RESPONSABILIDADE:, enfermeiro (a), técnico(a),

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Proporcionar o ambiente ideal para a reparação tecidual. Página: 1/5 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes com feridas abertas (com exposição de tecidos, ex. lesões por pressão, deiscências

Leia mais

Guia destinado a Doentes para a reconstituição e administração de Ilaris 150 mg, pó para solução injetável

Guia destinado a Doentes para a reconstituição e administração de Ilaris 150 mg, pó para solução injetável Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá ajudar, comunicando quaisquer efeitos secundários que tenha. Para

Leia mais

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 1 de 7 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. 2 APLICAÇÃO: Aos pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com prescrição

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Promover higiene e conforto do paciente acamado. Manter a integridade cutânea. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes internados e acamados. 3. RESPONSABILIDADE: Enfermeiros, Técnicos

Leia mais

Roteiro. Procedimento: Administração de medicamentos por via intramuscular.

Roteiro. Procedimento: Administração de medicamentos por via intramuscular. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM 2017 Roteiro Unidade: Terapêutica medicamentosa.

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 7. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 7. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Parte 7 Profª. Tatiane da Silva Campos VIP - Vacina poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) é apresentada sob a forma líquida em frasco multidose ou em seringa preenchida (unidose). é trivalente

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 13 Profª. Tatiane da Silva Campos Vacina sarampo, caxumba, rubéola (Tríplice Viral) apresentada sob a forma liofilizada, em frasco monodose ou multidose,

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 12. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 12. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Parte 12 Profª. Tatiane da Silva Campos Vacina febre amarela (atenuada) (FA) apresentada sob a forma liofilizada em frasco multidose, além de uma ampola de diluente. composta de vírus

Leia mais

DIABETES Aplicação de Insulina

DIABETES Aplicação de Insulina DIABETES Aplicação de Insulina LOCAIS DE APLICAÇÃO PARA CANETAS E SERINGA Estes são os locais onde você pode aplicar a sua insulina: 1. Abdome (região lateral direita e esquerda) 2. Coxas (região frontal

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade Página: 1/6 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Prevenir lesão de pele e promover higiene e conforto ao estomizado. 2. APLICAÇÃO: Pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento, com urostomia. 3. RESPONSABILIDADE:

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 1. 2. SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Prestar assistência ao paciente durante a marcação pré-operatória de lesão não palpável de mama com fio metálico*, pode ser guiada por ultrassom ou mamografia. 2.

Leia mais

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido.

1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam o tecido muscular. Obter efeito sistêmico mais rápido. ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS VIA INTRAVENOSA Página 1 de 5 Emissão inicial Primeira revisão Segunda revisão Resumo de Revisões Data Set/2004 Jul/2007 SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Administrar medicamentos que irritam

Leia mais

HORÁRIO DE MEDICAMENTOS

HORÁRIO DE MEDICAMENTOS HORÁRIO DE MEDICAMENTOS JEJUM ANTES DO CAFÉ DA MANHÃ APÓS CAFÉ DA MANHÃ APÓS ALMOÇO APÓS CAFÉ DA TARDE APÓS O JANTAR ANTES DE DEITAR AMBULATÓRIO UNIVERSITÁRIO HORÁRIO DE MEDICAMENTOS HORÁRIOS MEDICAMENTOS

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 20/01/2010 Validação 2 - Referência: 01 CCIH Higienização das Mãos 032 DE-EP Cuidados de Enfermagem no Preparo de Medicamentos 3 - Em que consiste?

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Instalar cateter em trajeto venoso periférico para manutenção de uma via de acesso para infusão de soluções ou administração de medicamentos (contínua ou intermitente).

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Prevenir lesão de pele e promover higiene e conforto ao estomizado. 2. APLICAÇÃO: Pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com colostomia ou ileostomia.

Leia mais

APRESENTAÇÕES Gel nasal com 4,5 mg/g de cloreto de sódio. Embalagens contendo 1 frasco dosador com 15 g ou 30 g.

APRESENTAÇÕES Gel nasal com 4,5 mg/g de cloreto de sódio. Embalagens contendo 1 frasco dosador com 15 g ou 30 g. MAXIDRATE cloreto de sódio APRESENTAÇÕES Gel nasal com 4,5 mg/g de cloreto de sódio. Embalagens contendo 1 frasco dosador com 15 g ou 30 g. USO TÓPICO NASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO 4,5 mg de

Leia mais

GENOTROPIN CANETA PREENCHIDA 12 mg (36 UI) somatropina. Caneta Preenchida (pó liófilo + 1 ml de diluente) Pfizer FOLHETO DE INSTRUÇÕES

GENOTROPIN CANETA PREENCHIDA 12 mg (36 UI) somatropina. Caneta Preenchida (pó liófilo + 1 ml de diluente) Pfizer FOLHETO DE INSTRUÇÕES GENOTROPIN CANETA PREENCHIDA 12 mg (36 UI) somatropina Caneta Preenchida (pó liófilo + 1 ml de diluente) Pfizer FOLHETO DE INSTRUÇÕES Informação importante Leia estas instruções completamente antes de

Leia mais

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO Informação importante relacionada com a RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO de VELCADE (bortezomib) 3,5 mg frasco para injetáveis para utilização subcutânea (SC) e intravenosa (IV) INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA ATIVIDADE DE LABORATÓRIO DE IMUNIZAÇÃO 2015

PROGRAMAÇÃO DA ATIVIDADE DE LABORATÓRIO DE IMUNIZAÇÃO 2015 MÓDULO 0701206 - ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA - 2015 PROGRAMAÇÃO DA ATIVIDADE DE LABORATÓRIO DE IMUNIZAÇÃO 2015 Documento produzido pelas Especialistas em Ensino Eloá Otrenti, Érica Gomes Pereira, Karen

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem PREPARO DE MEDICAMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO POR VIA PARENTERAL POP 01 1. OBJETIVO Padronizar condutas relacionadas às técnicas de aplicação de medicamentos

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Verificar a pressão arterial do paciente. Página: 1/5 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes internados, ambulatoriais e de pronto atendimento com prescrição médica e/ou de enfermagem de verificação

Leia mais

MAXIDRATE (cloreto de sódio) Libbs Farmacêutica Ltda. Gel Nasal 4,5 mg/g

MAXIDRATE (cloreto de sódio) Libbs Farmacêutica Ltda. Gel Nasal 4,5 mg/g MAXIDRATE (cloreto de sódio) Libbs Farmacêutica Ltda. Gel Nasal 4,5 mg/g MAXIDRATE cloreto de sódio APRESENTAÇÕES Gel nasal com 4,5 mg/g de cloreto de sódio. Embalagens contendo 1 frasco dosador com 15

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos Pentavalente: Vacina adsorvida difteria, tétano, coqueluxe (pertussis), hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae

Leia mais

APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio em embalagens contendo 1 frasco spray nasal com 100 ml ou 200mL.

APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio em embalagens contendo 1 frasco spray nasal com 100 ml ou 200mL. SALSEP JET cloreto de sódio APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio em embalagens contendo 1 frasco spray nasal com 100 ml ou 200mL. USO NASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Solução

Leia mais

GUIA DE AUTOINJEÇÃO. asfotase alfa. Solução injetável de 40 mg/ml. Solução injetável de 100 mg/ml

GUIA DE AUTOINJEÇÃO. asfotase alfa. Solução injetável de 40 mg/ml. Solução injetável de 100 mg/ml GUIA DE AUTOINJEÇÃO Solução injetável de 40 mg/ml Solução injetável de 100 mg/ml asfotase alfa Este medicamento está sujeito a monitorização adicional Introdução Este Guia de Autoinjeção destina-se a doentes

Leia mais

DESCRIÇÃO AÇÕES AGENTES REFERÊNCIAS Prescrição médica Confirme a identificação do paciente e o procedimento a Enfermeiro

DESCRIÇÃO AÇÕES AGENTES REFERÊNCIAS Prescrição médica Confirme a identificação do paciente e o procedimento a Enfermeiro MACROPROCESSO: Assistência Página: 1/5 PROCESSO GERAL: Atendimento de SUMÁRIO 1 OBJETIVO: Puncionar o cateter vascular central de longa permanência totalmente implantado (port-a-cath ou CVCTI) para administrar

Leia mais

GlucaGen HypoKit glucagon

GlucaGen HypoKit glucagon GlucaGen HypoKit glucagon IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: GlucaGen HypoKit glucagon APRESENTAÇÕES Pó liofilizado e diluente para solução injetável. A embalagem de GlucaGen HypoKit contém: - 1 frasco-ampola

Leia mais

Stelara seringa pré-cheia ou frasco para injetável

Stelara seringa pré-cheia ou frasco para injetável Stelara seringa pré-cheia ou frasco para injetável Instruções de utilização para o Doente Este guia foi desenvolvido para ajudá-lo a administrar as suas injeções de Stelara (ustecinumab) utilizando a

Leia mais

Instruções de Uso TRULICITY TM. dulaglutida (derivada de ADN recombinante) Caneta de Uso Único de 1,5 mg / 0,5 ml Uso semanal.

Instruções de Uso TRULICITY TM. dulaglutida (derivada de ADN recombinante) Caneta de Uso Único de 1,5 mg / 0,5 ml Uso semanal. QUEBRE O LACRE QUEBRE O LACRE CIFU-SUP-14AGO13 Instruções de Uso TRULICITY TM dulaglutida (derivada de ADN recombinante) Caneta de Uso Único de 1,5 mg / 0,5 ml Uso semanal Desdobre e abra Leia os dois

Leia mais

Administração de Medicamentos: Via Intramuscular

Administração de Medicamentos: Via Intramuscular Administração de Medicamentos: Via Intramuscular Silvia Regina Secoli Objetivos da aula Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de conhecer o conceito, princípios e técnicas da administração de medicamentos

Leia mais

APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio em embalagens contendo 1 frasco spray nasal com 30 ml ou 50 ml.

APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio em embalagens contendo 1 frasco spray nasal com 30 ml ou 50 ml. SALSEP cloreto de sódio APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio em embalagens contendo 1 frasco spray nasal com 30 ml ou 50 ml. USO NASAL USO ADULTO e PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml

Leia mais

GlucaGen HypoKit glucagon

GlucaGen HypoKit glucagon GlucaGen HypoKit glucagon IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: GlucaGen HypoKit glucagon APRESENTAÇÃO Pó liofilizado e diluente para solução injetável. A embalagem de GlucaGen HypoKit contém: - 1 frasco-ampola

Leia mais

Após a reconstituição do pó com o diluente forma-se uma solução contendo 1 mg (1 UI) de glucagon por ml.

Após a reconstituição do pó com o diluente forma-se uma solução contendo 1 mg (1 UI) de glucagon por ml. GLUCAGEN HYPOKIT Glucagon (biossintético) Para injeção subcutânea ou intramuscular Forma farmacêutica Pó liofilizado e diluente para solução injetável. Contém cloridrato de glucagon biossintético, equivalente

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Parte 6 Profª. Tatiane da Silva Campos DTP ou tríplice bacteriana Vacina adsorvida difteria, tétano e coqueluxe (pertussis) apresentada sob a forma líquida, em frasco multidose. combinação

Leia mais

COLETA DE URINA PARA ELEMENTOS ANORMAIS E SEDIMENTOS ( EAS) Enfª( s): Sandra Chaves e Andreia Paz, Cilene Bisagni, Elisabeth Novello

COLETA DE URINA PARA ELEMENTOS ANORMAIS E SEDIMENTOS ( EAS) Enfª( s): Sandra Chaves e Andreia Paz, Cilene Bisagni, Elisabeth Novello Revisão: PÁG: 1 CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina de jato médio para avaliação laboratorial, utilizando um recipiente específico não-estéril. FINALIDADE Realizar diagnósticos clínicos;

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA POP 02 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via

Leia mais

ClikSTAR. ClikSTAR é uma caneta reutilizável para a injeção de insulina. Você pode selecionar as doses de 1 a 80 unidades em medidas de 1 unidade.

ClikSTAR. ClikSTAR é uma caneta reutilizável para a injeção de insulina. Você pode selecionar as doses de 1 a 80 unidades em medidas de 1 unidade. ClikSTAR Caneta para aplicação de insulina Instruções para uso Antes do uso: Leia estas instruções e siga-a completamente cada vez que você usar a ClikSTAR para assegurar a dose correta. Se você não seguir

Leia mais

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO

RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO PHPT/VEL/0317/0002 Informação importante relacionada com a RECONSTITUIÇÃO, DOSAGEM E ADMINISTRAÇÃO de VELCADE (bortezomib) 3,5 mg frasco para injetáveis para utilização subcutânea (SC) e intravenosa (IV)

Leia mais

Um jeito simples e suave de Anestesiar

Um jeito simples e suave de Anestesiar Anestesia dental sem uso de agulhas Agora é Possível Sistema de Anestesia Sem Agulhas Um jeito simples e suave de Anestesiar MEDO DE AGULHA? OFEREÇA CONFORTO A SEUS PACIENTES NO MOMENTO DA ANESTESIA...

Leia mais

Caneta HUMIRA. Guia de Administração para doentes em tratamento com Humira. 10 passos para uma administração bem sucedida

Caneta HUMIRA. Guia de Administração para doentes em tratamento com Humira. 10 passos para uma administração bem sucedida Caneta Humira 10 passos para uma administração bem sucedida 1. Retire a Caneta Humira do frigorífico e coloque-a numa superfície limpa e plana. 2. Escolha um local para administração (coxas ou barriga).

Leia mais

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? SYNAGIS palivizumabe I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO APRESENTAÇÕES Pó liófilo injetável de: - 50 mg em embalagem com 01 frasco-ampola para dose única contendo palivizumabe na forma de pó liofilizado estéril

Leia mais

GlucaGen HypoKit glucagon

GlucaGen HypoKit glucagon GlucaGen HypoKit glucagon NOVO NORDISK FARM. DO BRASIL LTDA. SOLUÇÃO INJETÁVEL 1 UI/ML GlucaGen HypoKit glucagon IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: GlucaGen HypoKit glucagon APRESENTAÇÃO Pó liofilizado e diluente

Leia mais

Instruções de uso de Levemir TM FlexPen. Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar Levemir TM FlexPen.

Instruções de uso de Levemir TM FlexPen. Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar Levemir TM FlexPen. Instruções de uso de Levemir TM FlexPen Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar Levemir TM FlexPen. Introdução Levemir TM FlexPen é um sistema descartável de aplicação de insulina.

Leia mais

Roteiro. Objetivos: Administrar os medicamentos por via oral com segurança ao paciente.

Roteiro. Objetivos: Administrar os medicamentos por via oral com segurança ao paciente. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM GERAL E ESPECIALIZADA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM 2017 Roteiro Unidade: Terapêutica medicamentosa.

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 11. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 11. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM Aula 11 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondagem vesical de demora em mulher -Controlar o volume urina rio, possibilitar a eliminac a o da urina em pacientes

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM HIGIENE Aula 9 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondagem vesical de ali vio - Esvaziar a bexiga em casos de retenc aõ urinaŕia; coletar material para

Leia mais

Padronização da Seringa

Padronização da Seringa 15. PROTOCOLO DE APLICAÇÃO DE INSULINA E DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS PARA INSULINOTERAPIA DOMICILIAR Padronização da Seringa Maria Teresa da Costa Gonçalves Torquato Carla Regina de SouzaTeixeira Maria Lucia

Leia mais

BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE

BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETÁVEL Água para injeção ÁGUA PARA INJEÇÃO NOME DO PRODUTO Água para injeção APRESENTAÇÃO Solução injetável, límpida e hipotônica, estéril

Leia mais

ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR

ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR BULA PACIENTE ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETÁVEL Água para injeção ÁGUA PARA INJEÇÃO NOME DO PRODUTO Água para injeção APRESENTAÇÃO Solução injetável, límpida e hipotônica, estéril e apirogênica

Leia mais

CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina com técnica asséptica em um coletor de plástico estéril.

CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina com técnica asséptica em um coletor de plástico estéril. Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na coleta de uma amostra de urina com técnica asséptica em um coletor de plástico estéril. FINALIDADE Detectar e identificar a presença de microorganismos patogênicos

Leia mais

CONCEITO Consiste na administração de medicamentos, colírio e/ou pomada por via ocular no saco conjuntival inferior.

CONCEITO Consiste na administração de medicamentos, colírio e/ou pomada por via ocular no saco conjuntival inferior. Revisão: 22/01/2014 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na administração de medicamentos, colírio e/ou pomada por via ocular no saco conjuntival inferior. FINALIDADE Administração ocular de medicamentos de forma

Leia mais

água para injetáveis Solução injetável

água para injetáveis Solução injetável água para injetáveis Solução injetável 1 água para injetáveis 2 I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Água para injetáveis APRESENTAÇÕES Cada ampola plástica de polietileno contém 10 ml de água para injetáveis,

Leia mais

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA.

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. Micolamina ciclopirox 80mg/g MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. APRESENTAÇÃO Esmalte terapêutico para unhas: Embalagem com frasco contendo 6g de solução e 24 lixas para unhas.

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Vacina BCG vacina BCG (bacilo de Calmette e Guérin) é apresentada sob a forma liofilizada em ampola multidose, acompanhada

Leia mais

ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR

ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR BULA PACIENTE ÁGUA PARA INJEÇÃO HALEX ISTAR SOLUÇÃO INJETÁVEL Água para injeção APRESENTAÇÕES: Solução injetável. Caixa com 100 100 ml. Solução injetável. Caixa com 50 250 ml. Solução injetável. Caixa

Leia mais

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 22. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO. Calendário Vacinal Parte 22. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM IMUNIZAÇÃO Calendário Vacinal Parte 22 Profª. Tatiane da Silva Campos ASPECTOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS DA VACINAÇÃO sala de vacinação RESPONSABILIDADE da equipe de enfermagem treinada e capacitada

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 13. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 13. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM Aula 13 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondagem nasogaśtrica -Drenar o conteu do gaśtrico para descompressaõ ou realizar lavagem do estômago. -Responsabilidade:

Leia mais

Instruções de uso de NovoRapid FlexPen Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar NovoRapid FlexPen.

Instruções de uso de NovoRapid FlexPen Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar NovoRapid FlexPen. Instruções de uso de NovoRapid FlexPen Leia cuidadosamente as instruções a seguir antes de utilizar NovoRapid FlexPen. Introdução NovoRapid FlexPen é um sistema de aplicação descartável de insulina. Doses

Leia mais

ABBVIE FARMACÊUTICA LTDA PÓ LIÓFILO INJETÁVEL - 50 MG/ML MG/ML

ABBVIE FARMACÊUTICA LTDA PÓ LIÓFILO INJETÁVEL - 50 MG/ML MG/ML SYNAGIS (palivizumabe) ABBVIE FARMACÊUTICA LTDA PÓ LIÓFILO INJETÁVEL - 50 MG/ML - 100 MG/ML Av. Guido Caloi, 1935 1º andar Bloco C Santo Amaro São Paulo - SP, Brasil, CEP 05802-140 +55 11 3598.6651 Avenida

Leia mais

Ginna. (nitrato de fenticonazol)

Ginna. (nitrato de fenticonazol) Ginna (nitrato de fenticonazol) Bula para paciente Creme vaginal 0,02 g/g Ginna (nitrato de fenticonazol) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Creme vaginal FORMA FARMACÊUTICA E

Leia mais

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 2. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. HIGIENE Aula 2. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM HIGIENE Aula 2 Profª. Tatianeda Silva Campos Banho no leito - Proporcionar higiene e conforto ao paciente acamado e manter a integridade cutânea. -

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR POP 03

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR POP 03 Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR POP 03 1. OBJETIVO Estabelecer e enfatizar cuidados com a administração de medicamentos por via

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Página: 1/6 SUMÁRIO 1.OBJETIVO: Fazer a reposição de sangue e/ou componentes sanguíneos conforme a necessidade terapêutica dos pacientes. 2.APLICAÇÃO: Aos pacientes internados e ambulatoriais com prescrição

Leia mais