ANÁLISE CRÍTICA DOS EFEITOS DO CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE E DA CLÁUSULA DE RESERVA DE PLENÁRIO (*)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE CRÍTICA DOS EFEITOS DO CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE E DA CLÁUSULA DE RESERVA DE PLENÁRIO (*)"

Transcrição

1 1 ANÁLISE CRÍTICA DOS EFEITOS DO CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE E DA CLÁUSULA DE RESERVA DE PLENÁRIO (*) (*) O Autor: Fábio Alves Dos Reis Professor de Direito, Advogado, Pós-Graduado Especialista em Direito Processual Civil pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, Mestrando em Direito da Sociedade Da Informação, pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Mediador pela Escola Paulista de Magistratura; Membro da Comissão de direito da Sociedade da Informação da OAB. Currículo Lattes: SUMÁRIO 1.1.Resumo. 1.2.Abstract. 1.3.Palavra-chave. 2.Introdução. 3.Norma Jurídica. 4.Conflito de Normas. 5.Controle de Constitucionalidade. 6.Efeitos Produzidos por Meio do Controle Difuso de Constitucionalidade. 7.O Efeito Erga Omnes no Controle Difuso de Constitucionalidade. 8.Considerações Finais. 9.Referencias RESUMO O artigo procura demonstrar os diferentes sistemas de controle de constitucionalidade adotados pela constituição brasileira e, posteriormente, fazer uma análise dos efeitos que a declaração de inconstitucionalidade gera nos casos concretos.

2 2 Finalmente levanta-se uma crítica sobre a Cláusula de Reserva de Plenário e o efeito ex nunc e inter partes do controle difuso de constitucionalidade ABSTRACT The present essay tries to demonstrate the different systems of control of constitutionality taken on by the Brazilian Constitution and, later, to do an analysis of the effects into the concrete cases. Finally, as examination of the Plenary Session Reservation's Clause and the ex nunc and inter parts effect of the diffuse control of constitutionality is made PALAVRA-CHAVE efeitos. Direito Constitucional; controle de constitucionalidade; controle difuso; 2. INTRODUÇÃO O processo deita suas raízes na Constituição Federal e todas as regras do ordenamento jurídico devem ser interpretadas de acordo como os princípios por ela resguardados. É nesse contexto que nasce o Direito Civil Constitucional, visando com que o Código Civil e demais leis de ordem material e processual sejam interpretados de acordo com a Constituição Federal. Assim o direito passa a ser reconstruído sob novos parâmetros, onde se busca acima de tudo a consagração da cidadania e da dignidade da pessoa humana. Pretende o presente artigo ponderar sobre o controle difuso de constitucionalidade das leis e os seus efeitos nos demais pleitos que envolvam a mesma norma jurídica.

3 3 MORAES assevera a importância do controle de constitucionalidade das leis nos seguintes termos: O controle de constitucionalidade configura-se, portanto, como garantia de supremacia dos direitos e garantias fundamentais previstos na constituição que, além de configurarem limites ao poder do Estado, são também uma parte da legitimação do próprio Estado, determinando seus deveres e tornando possível o processo democrático em um Estado de Direito NORMA JURÍDICA As normas jurídicas derivam da necessidade do homem em regular o comportamento de todos os membros de uma sociedade para que convivam de uma forma harmônica e igualitária haja vista que da vida em sociedade surgem interesses divergentes que devem ser compatibilizados na busca do equilíbrio e da paz. Dessa forma, podemos sempre afirmar que a norma está diretamente correlata à existência de um direito, o qual implica em um sistema normativo. GUERRA e MERÇON afirmam que a norma jurídica pode ser vista por dois ângulos, quais sejam: sentido stricto e sentido lato; vejamos: Doravante, em sentido stricto, a norma jurídica equivale às espécies normativas constitucional e infraconstitucional de origem legislativa (norma legislativa). Entretanto, já em sentido lato, corresponde a um gênero, no qual se incluem como espécies não só as espécies normativas de origem legislativa, mas também, a analogia, os costumes e os Princípios Gerais do Direito. 2 características: Segundo os doutrinadores, a norma jurídica apresenta as seguintes 1 MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 15ª ed. São Paulo: Atlas, 2004, p GUERRA, Sidney. MERÇON, Gustavo. Direito Constitucional aplicado à função legislativa. 1º ed. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2002, p. 84.

4 4 a) bilateralidade: a norma é uma correlação entre um direito e um dever, onde uma das partes tem a faculdade de exigir a observância de um dever imposto pela norma a outra parte. b) imperatividade: a norma é sempre imperativa e decreta um comando que deve ser observado. c) heteronomia: a norma submete o individuo independente de sua vontade e independente do conhecimento da norma ou não. Neste sentido dispõe o art. 3º da Lei de Introdução ao Código Civil: Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. d) generalidade: a norma jurídica é universal e atinge a todos os que estiverem na mesma situação jurídica. Este é o principio da isonomia consagrado no art. 5º da Constituição Federal: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...). e) coercibilidade: a não observância das normas jurídicas submete o individuo a uma sanção. 4. CONFLITO DE NORMAS O ordenamento jurídico brasileiro é composto por um conjunto hierárquico de normas, onde a Constituição Federal é o fundamento para as demais. Dessa forma, todas as normas jurídicas devem estar de acordo com os preceitos constitucionais para que sejam considerados válidos, tanto do ponto de vista formal, quanto material. Nesse sentido afirma MORAES: A análise da constitucionalidade das espécies normativas consubstancia-se em compará-las com determinados requisitos formais e materiais, a fim de verificar-se sua compatibilidade com as normas constitucionais 3. No caso da existência de conflito entre as normas infraconstitucionais e a Constituição Federal no que diga respeito quer quanto ao processo de elaboração das normas, quer quanto ao seu conteúdo, a norma será declarada inconstitucional. 3 MORAES, Alexandre de. Op. cit., p. 600.

5 5 No Brasil adota-se o sistema de Constituição Rígida, de forma que para que suas normas sejam alteradas é necessário a provação de 3/5 em 2 turnos nas duas casas do Congresso Nacional, de acordo com o que dispõe o art. 60 da Constituição Federal. MORAES leciona que a existência de escalonamento normativo é pressuposto necessário para a supremacia constitucional, pois, ocupando a constituição a hierarquia do sistema normativo é nela que o legislador encontrara a forma de elaboração legislativa e o seu conteúdo 4. Entende-se nesse sentido que a rigidez constitucional confere a constituição uma posição hierárquica superior às demais normas do ordenamento jurídico. De acordo com o entendimento de BONAVIDES o controle da constitucionalidade é uma conseqüência das Constituições rígidas, resultando na superioridade da lei constitucional sobre a lei ordinária. Nesse sentido afirma: O órgão legislativo, ao derivar da Constituição sua competência, não pode obviamente introduzir no sistema jurídico leis contrárias às disposições constitucionais: essas leis se reputariam nulas, inaplicáveis, sem validade e inconsistentes com a ordem jurídica estabelecida CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE O controle de constitucionalidade é pressuposto essencial para a segurança jurídica e para isso é necessária a existência de um órgão que o exerça. Ele se apresenta ora como controle formal, ora como controle material. O controle formal é um controle jurídico e diz respeito tão somente ao procedimento 4 MORAES, Alexandre de. Op. cit., p BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 6ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 1997.

6 6 adotado na criação da norma; ou seja, não diz respeito ao conteúdo ou substância da norma. O controle material incide sobre o conteúdo da norma e pode ser exercido por um órgão político ou jurisdicional. Quanto ao momento, o controle de constitucionalidade pode ser classificado em preventivo ou repressivo; vejamos: O controle preventivo tem por objetivo impedir que um projeto de lei inconstitucional venha a ser uma lei. Ocorre antes da lei nascer e é exercido das seguintes formas: a) Por meio da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e do Senado. Nas esferas Federais, Estaduais, Distrital e Municipais, por meio dos seguintes poderes: Poder Legislativo Federal (Câmara e Senado), Estadual (Assembléia Legislativa), Distrito Federal (Câmara Legislativa), Municípios (Câmara Municipal). Lei Federal é o único projeto-lei que passa por duas CCJ distintas. O art. 58 da Constituição Federal prevê a criação de Comissões constituídas na forma do respectivo regimento; vejamos: Art. 58. O congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação. O art. 63, subseção IV, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados criou a Comissão de Constituição e Justiça; vejamos: Art. 63. Compete à Comissão de Constituição e Justiça: I examinar a admissibilidade das proposições em geral, quanto à constitucionalidade, juridicidade, legalidade, regimentalidade, técnica legislativa e redação; II responder a consultas formuladas pelo Presidente da Câmara Legislativa, Mesa Diretora ou outra Comissão sobre os aspectos do inciso anterior; III

7 7 analisar e, quando necessário, emitir parecer sobre o mérito das matérias seguintes (...). 1º É terminativo o parecer da Comissão de Constituição e Justiça sobre a admissibilidade das proposições quanto à constitucionalidade, juridicidade e legalidade, cabendo recurso ao Plenário interposto por um oitavo dos Deputados Distritais, no prazo de cinco dias. 2º Os vícios de linguagem, de técnica legislativa e de regimentalidade, se possível, serão sanados pela própria Comissão, e, não sendo, a proposição será remetida ao Presidente da Câmara Legislativa para ser devolvida ao autor. b) Sanção e Veto do Presidente da República, ou seja, por meio do Poder Executivo. O Presidente da República, entendendo o projeto de lei inconstitucional poderá vetá-lo nos termos do art. 66, 1º da Constituição Federal. Art. 66, 1º. Se o Presidente da República considerar o projeto, no todo, ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público. O poder judiciário pode exercer controle preventivo através de Mandado de Segurança ao STF por inconstitucionalidade do projeto de lei. O controle repressivo ocorre quando a lei já está em vigor. Caso haja um erro do lado preventivo, pode se desfazer essa lei que escapou dos trâmites legais e passou a ser uma lei inconstitucional. É exercido através do controle difuso e do controle concentrado.

8 8 MORAES afirma que no Direito Constitucional brasileiro, em regra foi adotado o controle de constitucionalidade repressivo jurídico ou judiciário, em que é o próprio Poder Judiciário que realiza o controle da lei ou ato normativo. 6 O controle Difuso/Concreto/Via defesa/ Via de Exceção/ Incidental ocorre quando qualquer pessoa em um caso concreto queira contestar a constitucionalidade de uma lei. A Inconstitucionalidade da Lei pode ser suscitada em qualquer foro, sendo que a ação competente é a ação de embargos á execução da sentença ou Recurso Extraordinário ao STF. O objetivo principal não é a declaração da inconstitucionalidade, mas embargar execução. O efeito é inter partes mesmo quando julgado pelo STF. O STF obrigatoriamente deve comunicar ao Senado para que suspenda a execução da lei, se assim entender o que se denomina cláusula de reserva de plenário. O controle Concentrado/ Abstrato/ Direto/ Via de Ação/ Fiscalização Abstrata é exercido somente pelos legitimados do art. 103 da Constituição Federal, de forma que não cabe a qualquer cidadão questionar a inconstitucionalidade da lei, mas tão somente Presidente da República, Governador do Estado e Governador do Distrito Federal, Mesa da Câmara dos Deputados, Mesa do Senado Federal, Mesa da Assembléia legislativa em âmbito Estadual, Mesa da Câmara Legislativa em âmbito Distrital, Procurador Geral da República, Conselho Federal da OAB, Entidade de classe de âmbito nacional (representada em no mínimo nove estados), Confederação Sindical (união dos sindicatos a nível Federal) e Partido Político com Representação no Congresso Nacional. O controle concentrado se dá por meio das seguintes ações: Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica, Supridora da Omissão e Interventiva; Ação Declaratória de Constitucionalidade e Ação de Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental. A Principal diferença entre o controle Difuso e Concentrado são os efeitos que produzem, enquanto aquele gera efeitos somente inter partes e ex tunc este gera efeito erga omnes e vinculante ao poder judiciário e administração pública Federal, 6 MORAES, Alexandre de. Op. cit., p. 606.

9 9 Estadual e Municipal. O efeito em controle concentrado pode ser tanto ex tunc quanto ex nunc. Em liminar gera efeito ex nunc, em decisão final gera efeito ex tunc. 6. EFEITOS PRODUZIDOS POR MEIO CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE O Controle de Constitucionalidade por Meio Difuso ou Concreto pode ser realizado pelo Primeiro Grau de jurisdição e pelo Segundo Grau de Jurisdição 7. O magistrado pode, por meio da via de exceção, declarar a inconstitucionalidade de uma determinada lei, mediante requerimento da parte ou não, quando decidir por deixar de aplicar uma determinada norma no caso concreto ao entendê-la inconstitucional. Segundo BONAVIDES, o controle de Constitucionalidade por via de exceção, aplicado às inconstitucionalidades legislativas ocorre quando, no curso de um pleito judiciário, uma das partes levante, em defesa de sua causa, a objeção de inconstitucionalidade da lei que se lhe quer aplicar. O entendimento se revela no sentido que o julgamento da inconstitucionalidade da lei só diz respeito às partes em juízo e a sentença não conduz a anulação da lei, mas tão somente sua não aplicação ao caso particular objeto da demanda. Assim a lei não desaparece do ordenamento jurídico e pode ter aplicação em outros processos. Nesse sentido afirma MORAES: Os tribunais em qualquer processo, tem a faculdade e a obrigação de não aplicar a um caso concreto as leis e atos normativos que considerem inconstitucionais. Este controle não acarreta a anulação da lei ou do ato normativo com efeitos erga omnes, aplicando-se somente ao caso concreto em que a norma foi julgada inconstitucional 8. 7 MEZZOMO. Marcelo Colombelli. Introdução ao controle de constitucionalidade, difuso e concentrado. Artigo retirado da seguinte página da internet: acessada em 23 de março de 2008 ás 18:00 hrs. 8 MORAES, Alexandre de. Op. cit., p. 608.

10 10 Pela via de exceção (controle difuso), qualquer juiz ou Tribunal que estiver analisando um caso concreto deve manifestar-se sobre a inconstitucionalidade alegada ou verificada. Vale dizer: qualquer órgão judicante singular, Tribunal Estadual ou Tribunal Federal, por provocação ou de ofício, tem competência para apreciar a constitucionalidade das leis e atos normativos pela via de exceção. 9 O controle de Constitucionalidade realizado na Segunda Instância se dá mediante propositura incidente de inconstitucionalidade junto ao STF, regulado pelos artigos 480 à 482 do CPC e artigo 102, inciso III, da CF/88; vejamos: Art Argüida a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, ouvido o Ministério Público, submeterá a questão à turma ou câmara, a que tocar o conhecimento do processo. Art Se a alegação for rejeitada, prosseguirá o julgamento; se for acolhida, será lavrado o acórdão, a fim de ser submetida a questão ao tribunal pleno.parágrafo único. Os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário, ou ao órgão especial, a argüição de inconstitucionalidade, quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão. Art Remetida a cópia do acórdão a todos os juízes, o presidente do tribunal designará a sessão de julgamento. 1 o O Ministério Público e as pessoas jurídicas de direito público responsáveis pela edição do ato questionado, se assim o requererem, poderão manifestar-se no incidente de inconstitucionalidade, observados os prazos e condições fixados no Regimento Interno do Tribunal. 2 o Os titulares do direito de propositura referidos no art. 103 da Constituição poderão manifestar-se, por escrito, sobre a questão constitucional objeto de apreciação pelo órgão especial ou pelo Pleno do Tribunal, no prazo fixado em Regimento, sendo-lhes assegurado o direito de apresentar memoriais ou de pedir a juntada de 9 CHIMENTI, Ricardo Cunha. O Controle da Constitucionalidade das Leis e dos Atos Normativos Artigo retirado da seguinte página da internet acessada em 23 de março de 2008 ás 13:00 hrs.

11 11 documentos. 3 o O relator, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, poderá admitir, por despacho irrecorrível, a manifestação de outros órgãos ou entidades. Art Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: III - julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituição; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituição. d) julgar válida lei local contestada em face de lei federal. Quando a inconstitucionalidade for suscitada perante o STF, através de Recurso Extraordinário, a declaração da inconstitucionalidade deve ser feita através da maioria absoluta da totalidade dos membros do tribunal, sob pena de nulidade da decisão. Isso se dá com fundamento no art. 97 da Constituição Federal, que disciplina sobre a reserva de plenário; vejamos: Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo de Poder Público. leciona: O professor MORAES, comentando o mencionado artigo, neste sentido Esta verdadeira cláusula de reserva de plenário atua como verdadeira condição de eficácia jurídica da própria declaração jurisdicional de inconstitucionalidade dos atos do Poder Público,

12 12 aplicando-se para todos os tribunais, via difusa, e para o Supremo Tribunal Federal, também no controle concentrado. 10 A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal tem reiteradamente proclamado que a desconsideração do princípio em causa gera, como inevitável efeito, a nulidade absoluta da decisão judicial colegiada que, emanando de órgão meramente fracionário, haja declarado a inconstitucionalidade de determinado ato estatal. 11 A cláusula de reserva de plenário se fundamenta no princípio da segurança jurídica; todavia é vista com ressalva pelo STF que somente obriga a sua aplicação quando for a primeira vez que o tribunal estiver apreciando e declarando a inconstitucionalidade da norma hostilizada. (verificar RE nº , Relator Min. Ilmar Galvão; Agravo de Instrumento nº , Relator Min. Celso de Mello). respeito: Vejamos transcrição de decisão proferido pelo STF a esse Versando a controvérsia sobre ato normativo já declarado inconstitucional pelo guardião maior da Carta Política da República o Supremo Tribunal Federal descabe o deslocamento previsto no art. 97 do referido Diploma maior. O julgamento de plano pelo órgão fracionado homenageia não só a racionalidade, como também implica interpretação teleológica do art. 97 em comento, evitando a burocratização dos atos judiciais no que nefasta ao princípio da economia e da celeridade. A razão de ser do preceito está na necessidade de evitar-se que órgãos fracionados apreciem, pela primeira vez, a pecha de inconstitucionalidade argüida em relação a um certo ato normativo.(rtj 162/765) 10 MORAES, Alexandre de. Op. cit., p MORAES, Alexandre de. Op. cit., p Não ofende o art. 97 da CF decisão de órgão fracionário de tribunal que declara a inconstitucionalidade de norma já considerada inconstitucional pelo STF, ainda que incidentemente. Precedentes citados: RE , RE (AgRg), RE , RE Re PR, rel. Min. Sepúlveda Pertence,

13 13 7. O EFEITO ERGA OMNES NO CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE Verifica-se que há a possibilidade de que a decisão proferida em um caso concreto tenha a sua abrangência ampliada, passando a ser oponível contra todos (eficácia erga omnes). A constituição prevê que poderá o Senado Federal suspender a execução de lei (municipal, estadual ou federal), declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal. Tal atribuição prevista no artigo 52, X, CF, permitirá, portanto, a ampliação dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade originária de casos concretos (via difusa). A suspensão da execução será procedida por meio de resolução do Senado federal, que é provocado pelo STF, cujos efeitos vincularão a todos apenas após a publicação da resolução. Nesses casos o efeito é irretroativo, pois é para terceiros 13. Neste sentido vejamos o disposto no art. 52, inciso X da Constituição Federal: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal. X - suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal; O questionamento surge com relação à discricionariedade do STF em retratar a decisão de inconstitucionalidade da lei e ao dever do Senado em acatar o posicionamento do STF. Respondendo o primeiro questionamento, podemos citar a explanação de MIRANDA MAIA, ao lecionar que o Supremo Tribunal Federal, na qualidade de guardião dos preceitos e princípios constitucionais, poderá, havendo decidido em última instância pela inconstitucionalidade, encaminhar o correspondente acórdão ao Senado Federal, instando para que este edite Resolução suspendendo a eficácia da lei inconstitucional em todo o país. Apenas o Senado poderá imprimir efeito erga omnes à 13 MACHADO, Mariana de Moura A. A. Controle de Constitucionalidade. Artigo retirado da seguinte página da internet: acessada em 23 de março de 2008 ás 13:00 hrs.

14 14 declaração de inconstitucionalidade in concreto 14. Entende-se, portanto, tratar-se de medida discricionária do STF, que poderá ou não retratar a decisão de inconstitucionalidade de lei federal ao Senado. Outrossim, não se pode negar a fundamental importância da decisão do Senado eis que somente esta decisão tem o poder de fazer com que seus efeitos passem a valer erga omnes, a partir de sua publicação. Igualmente, não tem o Senado obrigatoriedade de acatar o entendimento do STF, podendo manter o entendimento sobre a constitucionalidade da lei. 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS Em regra, no sistema difuso, a abrangência da decisão sentenciada pelo juiz, é apenas entre as partes envolvidas no processo. Tendo em vista a cláusula de reserva de plenário adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro, só há a possibilidade de que a decisão proferida em um caso concreto seja oponível contra todos (eficácia erga omnes) quando o Senado Federal suspender a execução de lei que fora declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal. Vejamos o que dispõe o art. 52, X, CF: Art. 52, X. Compete privativamente ao Senado Federal suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do supremo Tribunal Federal. Todavia, ressalta-se que a atribuição do Senado Federal é discricionária, ou seja, ele não está obrigado a proceder à edição da resolução suspensiva da lei inconstitucional e uma vez permanecendo inerte no sentido de editar uma Resolução Suspensiva, a sociedade como um todo resta prejudicada, pois a lei já declarada 14 MIRANDA MAIRA, Karla de Almeida. Constitucionalidade: Sistemas e Formas. Artigo retirado da seguinte página da internet: acessada em 23 de março de 2008 ás 23:00 hrs.

15 15 inconstitucional continua sendo aplicada, mesmo tendo sido votada pela maioria absoluta dos membros do STF. MENDES, sobre a cláusula de reserva de plenário, afirma o seguinte: Ora, se a razão maior de ser do controle de constitucionalidade é a proteção dos direitos fundamentais e da supremacia da Carta Magna e se o órgão jurisdicional competente para declarar, em última instância, a inconstitucionalidade de uma lei já o fez por maioria absoluta de seus membros, tal decisão, ainda que em sede de controle difuso de constitucionalidade deveria ter efeitos ex tunc e erga omnes 15. Dessa forma, uma vez tendo Supremo Tribunal Federal apreciado a inconstitucionalidade da lei, não há razão para essa lei continuar tendo eficácia no ordenamento jurídico. A referida decisão deve aproveitar a todos os jurisdicionados, até mesmo por questão de segurança jurídica, pois uma lei inconstitucional será sempre inconstitucional e não poderá ser ineficaz para determinada pessoa e produzir efeitos para os demais. MENDEZ defende que os efeitos da lei inconstitucional devem ser retroativos a data em que entrou em vigor vez que: Uma lei declarada inconstitucional já nasceu inconstitucional, não se tornou inconstitucional, sendo assim, desde o momento em que a lei entrou em vigor, os atos emanados a partir dela (quando declarada a inconstitucionalidade) são nulos. A declaração de inconstitucionalidade de uma lei, ainda que em sede de controle difuso, por óbvio, tem cunho declaratório, ou seja, declara uma situação pré-existente, a própria inconstitucionalidade da norma. A inconstitucionalidade da lei já existia desde o seu nascedouro, só não havia sido declarada, não havendo, pois, como aceitar válidos os atos praticados com base em 15 MENDEZ, Cristiano Feitosa. Ensaio acerca da extensão dos efeitos do controle difuso de constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal a prevalência do tratado internacional na sistemática jurídica do estado do Brasil. Artigo retirado do endereço eletrônico :ewvvzegclf8j Acesso em 08 de junho de 2006 ás 21:45 hrs.

16 16 uma lei inconstitucional. Os atos inconstitucionais são nulos, assim como nulos são os derivados, não possuem eficácia jurídica, e, se nulo são, a nulidade abrange a todos, pois a todos a lei atinge 16. Verifica-se, portanto, que tal sistemática legislativa vem acarretar severo prejuízo a segurança jurídica e ao próprio processo e, fere os princípios basilares da constituição, que são: a economia, celeridade processual, e a efetividade da jurisdição. Ora, se uma vez a inconstitucionalidade de uma lei já fora declarada, não há razão alguma para que a mesma norma jurídica continue sendo valida e eficaz para os demais processos que versem sobre a mesma matéria. Tal fato se configura um antagônico e abusivo e a mais pura expressão de descaso ao ordenamento jurídico como um todo. 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAHIA, A. G. M. L. Controle difuso de constitucionalidade das leis e espaço público no Brasil. Artigo retirado do endereço eletrônico Acesso em 08 de junho de 2006 ás 21:45 hrs. BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. 6ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, CHIMENTI, Ricardo Cunha. O Controle da Constitucionalidade das Leis e dos Atos Normativos. Artigo retirado da seguinte página da internet acessada em 23 de março de 2008 ás 13:00 hrs. GUERRA, S. MERÇON, G. Direito Constitucional aplicado à função legislativa. 1º ed. Rio de Janeiro: América Jurídica, MENDEZ, Cristiano Feitosa. Op. Cit.

17 17 MACHADO, Mariana de Moura A. A. Controle de Constitucionalidade. Artigo retirado da seguinte página da internet: acessada em 23 de março de 2008 ás 13:00 hrs. MENDEZ, Cristiano Feitosa. Ensaio acerca da extensão dos efeitos do controle difuso de constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal a prevalência do tratado internacional na sistemática jurídica do estado do Brasil. Artigo retirado do endereço eletrônico :ewvvzegclf8j BR&gl=br&ct=clnk&cd=6. Acesso em 08 de junho de 2006 ás 21:45 hrs MEZZOMO. Marcelo Colombelli. Introdução ao controle de constitucionalidade, difuso e concentrado. Artigo retirado da seguinte página da internet: acessada em 23 de março de 2008 ás 18:00 hrs. MIRANDA MAIRA, Karla de Almeida. Constitucionalidade: Sistemas e Formas. Artigo retirado da seguinte página da internet: acessada em 23 de março de 2008 ás 23:00 hrs. MORAES, A. de. Direito Constitucional. 15ª ed. São Paulo: Atlas, MENDEZ, C. F. Ensaio acerca da extensão dos efeitos do controle difuso de constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal a prevalência do tratado internacional na sistemática jurídica do estado do Brasil. Artigo retirado do endereço eletrônico :ewvvzegclf8j : &hl=pt-br&gl=br&ct=clnk&cd=6. Acesso em 08 de junho de 2006 ás 21:45 hrs MOTA, L. P. SPITZCOVESKY, C. Curso de Direito Constitucional. 5º ed. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, NASCIMENTO FILHO, F. Da Ação Direita de Declaração de Inconstitucionalidade. 1ª ed. Rio de Janeiro, Lúmen Júris Ltda, 1996.

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

DIREITO Processual CIVIL

DIREITO Processual CIVIL DIREITO Processual CIVIL Processos de Competência Originária dos Tribunais Parte 2 Prof. Marcelo Barbi Art. 949. Se a arguição for: I - rejeitada, prosseguirá o julgamento; II - acolhida, a questão será

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA

Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 04 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 04 CONTROLE DIFUSO ANÁLISE TEÓRICA Conceito A

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de constitucionalidade Pressupostos Rigidez constitucional Supremacia da constituição Controle da constitucionalidade Inconstitucionalidade das Leis Natureza

Leia mais

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico

CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE. O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE O controle de constitucionalidade difuso está presente no ordenamento jurídico 1 brasileiro desde a Constituição Provisória da República de 1890, tendo como inspiração

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE I. CONCEITO É a verificação da compatibilidade de uma lei ou ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos de constitucionalidade.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Controle de constitucionalidade no Estado de Sergipe. A legislação municipal e o controle concentrado Carlos Henrique dos Santos * O controle de constitucionalidade é um meio indireto

Leia mais

a) V, F, V, V. b) F, V, V, V. c) V, V, F, F. d) V, V, F, V. Dica: Aula 01 e Apostila 01 FIXAÇÃO

a) V, F, V, V. b) F, V, V, V. c) V, V, F, F. d) V, V, F, V. Dica: Aula 01 e Apostila 01  FIXAÇÃO FIXAÇÃO 1. Ao dispor a respeito do princípio da indissolubilidade do vínculo federativo, a CF afastou o direito de secessão das unidades da Federação, podendo a União, quando demonstrada a intenção de

Leia mais

0 % das questões (0 de 20)

0 % das questões (0 de 20) DN DireitoNet Testes Controle de constitucionalidade I Você acertou 0 % das questões (0 de 20) Tente novamente Seu aproveitamento poderia ser melhor. Para estudar mais sobre este assunto, consulte os resumos

Leia mais

Professor Otávio Piva

Professor Otávio Piva CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE 1) (Analista/TRT-6/2012) Segundo a Constituição Federal, a decisão proferida na ADC-19 produzirá (A) eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais

Leia mais

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1

CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 Sumário CAPÍTULO 1: NOTAS INTRODUTÓRIAS...1 1. Introdução...1 2. Pressupostos Teóricos do Controle de Constitucionalidade...2 3. Supremacia Constitucional Fundamento do Mecanismo de Controle de Constitucionalidade...2

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Declaratória de Constitucionalidade Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Previsão constitucional da Ação Declaratória de Constitucionalidade: Art.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica ADI ou ADIN Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Controle Concentrado: realizado apenas pelo STF, é feito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Súmula Vinculante Prof. Alexandre Demidoff SÚMULA VINCULANTE: -> necessidade de harmonização de entendimentos -> implementação de celeridade processual

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Teve origem na Constituição Austríaca de 1920 ( Kelsen) A Áustria assim, o primeiro Tribunal dedicado exclusivamente

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Parte II Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ADMISSIBILIDADE AMICUS Art. 7 o [...] CURIE 2 o O relator, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Mensagem de Veto Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA

PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA PROF. RAUL DE MELLO FRANCO JR. UNIARA Conceito Controlar a constitucionalidade de lei ou ato normativo significa: a) impedir a subsistência da eficácia de norma contrária à Constituição (incompatibilidade

Leia mais

PROCESSO CONSTITUCIONAL PROF. RENATO BERNARDI

PROCESSO CONSTITUCIONAL PROF. RENATO BERNARDI CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Conceito: assegurar a supremacia da Constituição Federal. supremacia formal da Constituição Federal rigidez constitucional. Controlar a constitucionalidade consiste em examinar

Leia mais

Bem Vindo a mais um CURSO da

Bem Vindo a mais um CURSO da Bem Vindo a mais um CURSO da Aqui tem qualificação de Verdade! ARGUIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEIS MUNICIPAIS Luciano Marlon Ribas Machado Procurador do Município Advogado Especialista em Direito

Leia mais

Polo ativo: uma das pessoas públicas ou privadas prevista no art. 103 da CF. Presidente da República. Mesa do Senado Federal

Polo ativo: uma das pessoas públicas ou privadas prevista no art. 103 da CF. Presidente da República. Mesa do Senado Federal Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Constitucional Aula 10 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Beatriz Moreira Souza 1. Fundamento da ADI (art. 102, I, a da CF c/c art.103

Leia mais

LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999

LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999 LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE A idéia de controle de constitucionalidade está ligada à supremacia da Constituição sobre todo o ordenamento jurídico e, também, à idéia de rigidez constitucional e proteção

Leia mais

PONTO 1: Controle de Constitucionalidade 1. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PONTO 1: Controle de Constitucionalidade 1. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE 1 DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Controle de Constitucionalidade 1. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE 1.1 CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE, INDIRETO, JUDICIAL, SUBJETIVO, CONCRETO,

Leia mais

TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EMENTÁRIO DE TEMAS: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:. I - processar e julgar, originariamente:a)

Leia mais

Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase

Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional Procurador Legislativo 1ª fase 1) FGV - Procurador Legislativo - AL MT (2013) Quanto às ações constitucionais, assinale a afirmativa incorreta. a)

Leia mais

) Conforme entendimento doutrinário, jurisprudencial e legislativ o cabe ação direta de inconstitucionalidade de: Exceto.

) Conforme entendimento doutrinário, jurisprudencial e legislativ o cabe ação direta de inconstitucionalidade de: Exceto. ) Conforme entendimento doutrinário, jurisprudencial e legislativ o cabe ação direta de inconstitucionalidade de: Exceto. ADI de normas constitucionais originárias; lei ou ato normativo anterior à Constituição;

Leia mais

Presidência da República

Presidência da República Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Mensagem de Veto Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA LIMITES INSTITUCIONAIS LIMITES IMPLICAM EM FRONTEIRAS MÍNIMAS E MÁXIMAS:

Leia mais

CONTROLE DIFUSO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE DIFUSO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE DIFUSO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Marbury x Madison 1803 - EUA Primeira vez que um Tribunal declarou a inconstitucionalidade de uma lei federal por

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Capítulo I Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Capítulo I Teoria geral do controle de constitucionalidade... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

DIREITO CONSTITUCIONAL CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DIREITO CONSTITUCIONAL CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Atualizado em 22/10/2015 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE MODELOS DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE No que diz respeito ao número de órgãos do Poder

Leia mais

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Rafael Pandolfo Advogado. Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RS. Consultor

Leia mais

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são:

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são: Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 07 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. Conceito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA Módulo 29 Recursos. Da ordem dos processos nos Tribunais. Do incidente de assunção de competência. Do incidente de arguição de inconstitucionalidade. Do conflito de competência. Homologação de decisão

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

Sumário PROPOSTA DA COLEÇÃO LEIS ESPECIAIS PARA CONCURSOS... 15

Sumário PROPOSTA DA COLEÇÃO LEIS ESPECIAIS PARA CONCURSOS... 15 Sumário PROPOSTA DA COLEÇÃO LEIS ESPECIAIS PARA CONCURSOS... 15 Capítulo I TEORIA GERAL DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE... 17 1. Pressupostos do controle de constitucionalidade... 17 2. Espécies de

Leia mais

Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade

Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade Direito Constitucional Direitos Fundamentais e Constitucionalidade Determinação! Concursos Promotor de Justiça 16 14 12 10 8 6 4 2 0 Concurso Promotor de Justiça - Análise estatística das últimas provas

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade Cláusula de Reserva de Plenário ou da full bench(plenário): Art. 97 e 93, XI Maioria absoluta da totalidade dos membros do tribunal ou, onde houver, dos integrantes do respectivo

Leia mais

ADIn genérica Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira

ADIn genérica Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira ADIn genérica Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Ação Direita de Inconstitucionalidade

Leia mais

Direito Constitucional III

Direito Constitucional III NATAN BATISTA Direito Constitucional III Teoria e Legislação Sumário: Controle de Constitucionalidade Página 1 1. Introdução Página 1 2. Das Espécies de Inconstitucionalidade Página 2 2.1. Inconstitucionalidade

Leia mais

A TENDÊNCIA À ABSTRATIVIZAÇÃO DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DIFUSO NO DIREITO BRASILEIRO

A TENDÊNCIA À ABSTRATIVIZAÇÃO DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DIFUSO NO DIREITO BRASILEIRO 1 A TENDÊNCIA À ABSTRATIVIZAÇÃO DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DIFUSO NO DIREITO BRASILEIRO GUIDO NAZARETH JÚNIOR 1 THIAGO VIEIRA BARBOSA 2 Resumo: O presente trabalho visa expor o instituto do controle

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DOS ATOS NORMATIVOS

DIREITO CONSTITUCIONAL O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DOS ATOS NORMATIVOS DIREITO CONSTITUCIONAL O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DOS ATOS NORMATIVOS LEGISLAÇÃO e Jurisprudência CRFB/88 Lei no. 9.868/99 Lei no. 9.882/99 Lei no. 11.418/2006 www.stf.gov.br apostila de jurisprudência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Recursos Especial e Extraordinário em Matéria Penal Prof. Gisela Esposel - PREVISÃO LEGAL: artigo 102, III e artigo 105,III da CR/88. - Art.102 Compete ao Supremo

Leia mais

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II Professor Juliano Napoleão UNIDADE 2 ADI e ADC 2.1 Competência STF 2.2 Parâmetro Ordem constitucional global: Texto constitucional; Princípios constitucionais

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO 1) CESGRANRIO BACEN Analista - Área 1-2009 Determinado município aprovou uma lei estabelecendo horário de funcionamento do comércio

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO. DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 6. Profª. Bruna Vieira

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO. DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 6. Profª. Bruna Vieira PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 6 Profª. Bruna Vieira Profa. Bruna Leyraud Vieira Mestranda em Direito no UNISAL, aluna especial no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da

Leia mais

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE Professora: Carolinne Brasil CONSTITUCIONALIDADE 1. O Conselho Federal da OAB ajuizou, junto ao STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI),

Leia mais

AULA 10. Petição inicial. Amicus Curae Rejeição da PI Agravo Regimental (pode entrar até o pedido de inclusão de pauta Provido Não provido: arquivo

AULA 10. Petição inicial. Amicus Curae Rejeição da PI Agravo Regimental (pode entrar até o pedido de inclusão de pauta Provido Não provido: arquivo Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 10 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 10 Conteúdo da aula: Controle de Constitucionalidade

Leia mais

AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE PEÇA PRÁTICA

AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE PEÇA PRÁTICA AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE (ADECON OU ADC).4 Introdução...4 O que é a ADC?...4 Objeto...6 Competência...6

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Controle Preventivo: Comissões de Constituição e Justiça e Veto Jurídico. Profª. Liz Rodrigues - Noções gerais: o controle de constitucionalidade

Leia mais

AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins AÇÃO DECLATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins A ADC Foi incluída pela EC nº03/1993 Objetivo: Obtenção da declaração de que o ato normativo tem objeto constitucional.

Leia mais

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016 INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Inspirado no Direito Alemão e no Direito Inglês. Conceito: Trata-se de procedimento que visa a produção de decisões judiciais para a fixação de TESES JURÍDICAS

Leia mais

2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional PARTE I EFICÁCIA DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional PARTE I EFICÁCIA DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 17 INTRODUÇÃO... 19 1. Jurisdição constitucional... 19 2. O Supremo Tribunal Federal: cúpula do Poder Judiciário e Corte Constitucional... 20 3. Sistema de controle de

Leia mais

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal Art.102... 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia

Leia mais

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira SÚMULA VINCULANTE Sessão da tarde Professora Bruna Vieira Súmula Vinculante - art. 103-A da CF e Lei nº 11.417/06 Edição: só pelo o Supremo Tribunal Federal (de ofício ou por provocação). Legitimados:

Leia mais

Cacildo Baptista Palhares Júnior: advogado em Araçatuba (SP) Respostas a perguntas de Direito Constitucional da primeira fase do concurso de 2007 para Defensor da União Acerca do Poder Judiciário, julgue

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Métodos de interpretação clássicos Interpretação Teleológica Por esse método, tenta-se interpretar a norma tendo em vista a finalidade para que foi

Leia mais

Prefácio Nota do autor Parte I Introdução ao controle

Prefácio Nota do autor Parte I Introdução ao controle Su m á r i o Prefácio... 17 Nota do autor... 21 Parte I Introdução ao controle de constitucionalidade Capítulo I O novo marco teórico do direito: a Constituição como centro dos sistemas jurídicos contemporâneos

Leia mais

TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EMENTÁRIO DE TEMAS: A argüição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma

Leia mais

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: 274 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 274 Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Nesta

Leia mais

INCIDENTE DE INCONSTITUCIONALIDADE ALCANCE DA NORMA CONTIDA NO ART. 481, PARÁGRAFO ÚNICO DO CPC, ACRESCENTADO PELA LEI Nº 9.756/98

INCIDENTE DE INCONSTITUCIONALIDADE ALCANCE DA NORMA CONTIDA NO ART. 481, PARÁGRAFO ÚNICO DO CPC, ACRESCENTADO PELA LEI Nº 9.756/98 INCIDENTE DE INCONSTITUCIONALIDADE ALCANCE DA NORMA CONTIDA NO ART. 481, PARÁGRAFO ÚNICO DO CPC, ACRESCENTADO PELA LEI Nº 9.756/98 SIDNEY HARTUNG BUARQUE INTRODUÇÃO Para um minucioso, embora resumido exame

Leia mais

Recurso ordinário constitucional

Recurso ordinário constitucional Recurso ordinário constitucional Previsão 496 V e 539 CPC 102 II e 105 II CF/88 Atividade do STJ e STF Serve para dar segundo grau de jurisdição às ações que se iniciam nas instâncias inferiores (não na

Leia mais

Polo ativo: uma das pessoas públicas ou privadas prevista no art. 103 da CF. Presidente da República. Mesa do Senado Federal

Polo ativo: uma das pessoas públicas ou privadas prevista no art. 103 da CF. Presidente da República. Mesa do Senado Federal Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Constitucional Aula 10 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Beatriz Moreira Souza 1. Fundamento da ADI (art. 102, I, a da CF c/c art.103

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Aulas 17 a 20

DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Aulas 17 a 20 DIREITO CONSTITUCIONAL AUDITOR FISCAL DO TRABALHO Professor: Cibele Fernandes Dias Aulas: Prof. Cibele Fernandes Dias www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 6 PONTOS DO EDITAL 1 : 8 Poder Judiciário. 8.1

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Organização dos Poderes CESGRANRIO 1) CESGRANRIO PETROBRAS Advogado Júnior - 2015 Sr. X é Deputado Federal e, como uma das primeiras informações que recebe do Congresso,

Leia mais

Aula 10. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: TEORIA GERAL (continuação)

Aula 10. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE: TEORIA GERAL (continuação) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Controle de Constitucionalidade: Teoria geral 10 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 10 CONTROLE

Leia mais

1 Direito processual constitucional, 7

1 Direito processual constitucional, 7 1 Direito processual constitucional, 7 1.1 Esclarecimentos iniciais, 7 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 8 1.3 Jurisdição, processo, ação e defesa, 10 1.4 Constituição e processo,

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE A idéia de controle de constitucionalidade está ligada à supremacia da Constituição sobre todo o ordenamento jurídico e, também, à idéia de rigidez constitucional e proteção

Leia mais

Controle de Constitucionalidade. - Busca retirar do ordenamento jurídico lei ou ato normativo viciado (formal ou materialmente)

Controle de Constitucionalidade. - Busca retirar do ordenamento jurídico lei ou ato normativo viciado (formal ou materialmente) Controle de Constitucionalidade Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) - Busca retirar do ordenamento jurídico lei ou ato normativo viciado (formal ou materialmente) - Objeto da ADI é o ato normativo

Leia mais

CASOTECA DIREITO GV PRODUÇÃO DE CASOS 2011

CASOTECA DIREITO GV PRODUÇÃO DE CASOS 2011 CASO LEI CIDADE LIMPA NOTA DE ENSINO 5 ELEMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOTA DE ENSINO APRESENTAÇÃO Nesta nota de ensino serão trabalhados os conceitos iniciais de controle de constitucionalidade nas

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2009/02 DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL III PROFESSOR: SERGIO ROBERTO LEAL DOS SANTOS TURMA:

Leia mais

Exercícios de Fixação Controle de Constitucionalidade

Exercícios de Fixação Controle de Constitucionalidade Exercícios de Fixação Controle de Constitucionalidade Vamos repassar a matéria ministrada na aula!!! Parte introdutória: 1) Quanto à natureza do órgão: a) o controle de constitucionalidade pode ser: b)

Leia mais

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO... 4 Apontamentos Iniciais...4 Legitimidade... 5 Competência... 5 Procedimento...6

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Supremo Tribunal Federal. Profª. Liz Rodrigues - Supremo Tribunal Federal: guardião da Constituição. - Composição: onze Ministros, escolhidos dentre

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ADPF Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Previsão constitucional da ADPF: Art. 102. (...) 1.º A argüição

Leia mais

tl$4 Gazeta Jurídica

tl$4 Gazeta Jurídica ALESSANDRA APARECIDA CALVOSO GOMES PIGNATARI Doutoranda e mestre em direito processual pela USP Especialista em direito processual civil pela PUC-SP Advogada em São Paulo e professora de direito processual

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 33, DE 2011 Altera a quantidade mínima de votos de membros de tribunais para declaração de inconstitucionalidade

Leia mais

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário Direito Processual Civil Recurso Especial e Extraordinário Recurso Especial e Extraordinário Art. 1.029: O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição Federal, serão

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde O prequestionamento 1. Conceito O prequestionamento é a exigência que se impõe ao recorrente de discutir

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº /2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº /2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº 11.418/2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS Ary Jorge Almeida Soares Advogado A Lei nº 11.418/2006, de 19 de dezembro de

Leia mais

CONTROLE ASPECTOS DE UMA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL: UMA DISPUTA DE PARADIGMAS TEORIA GERAL DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE...

CONTROLE ASPECTOS DE UMA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL: UMA DISPUTA DE PARADIGMAS TEORIA GERAL DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE... SUMÁRIO Capítulo 1 CONTROLE ASPECTOS DE UMA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL: UMA DISPUTA DE PARADIGMAS... 29 1. Estado de direito e o conceito de paradigma... 30 2. O paradigma do estado liberal... 34 3. O paradigma

Leia mais

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. APONTAMENTOS INICIAIS... 4 Hipóteses de Cabimento...4 Legitimidade Ativa e Passiva...6 Competência...6 Medida Cautelar...6 Procedimento...7

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Sobre o recurso extraordinário contra decisões proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça. Hipóteses de cabimento Marcelo Moura da Conceição * De uma interpretação conjunta dos

Leia mais

Controle de Constitucionalidade

Controle de Constitucionalidade Controle de Constitucionalidade 1. Aspectos Gerais Introdução 1. Aspectos Gerais Conceito 1. Aspectos Gerais Pressupostos Constituição rígida Supremacia constitucional Órgão responsável pelo controle As

Leia mais

O STF e o Direito à Vida: onde começa e onde termina? "Preparando-se para a ADPF 54: considerações elementares sobre a ADPF" Prof.

O STF e o Direito à Vida: onde começa e onde termina? Preparando-se para a ADPF 54: considerações elementares sobre a ADPF Prof. O STF e o Direito à Vida: onde começa e onde termina? "Preparando-se para a ADPF 54: considerações elementares sobre a ADPF" Prof. Jorge Radi Junior 17/10/2012 Copyright set-12 Jorge Radi Junior. Todos

Leia mais

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO AULA 14 PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL Art. 1.029 do CPC O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição

Leia mais

Órgão Especial DECISÃO

Órgão Especial DECISÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 0065375-50.2017.8.19.0000 REPRESENTANTE: ASSOCIAÇÃO DE SUPERMERCADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - ASSERJ REPRESENTADO: ESTADO DO RIO DE JANEIRO REPRESENTADO: ASSEMBLEIA

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

QUARTA PARTE. Direito Constitucional Processual e Garantias Processuais Constitucionais

QUARTA PARTE. Direito Constitucional Processual e Garantias Processuais Constitucionais QUARTA PARTE Direito Constitucional Processual e Garantias Processuais Constitucionais 31. Controle concreto da constitucionalidade de normas (Art. 100 I GG) GRUNDGESETZ Artigo 100 (Controle de constitucionalidade

Leia mais

Aula 11. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO (Cont.)

Aula 11. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO (Cont.) Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 11 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 11 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO

Leia mais

PROPOSTA DE SÚMULA VINCULANTE N. 69

PROPOSTA DE SÚMULA VINCULANTE N. 69 PROPOSTA DE SÚMULA VINCULANTE N. 69 O que é: O enunciado da súmula terá por objeto a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, acerca das quais haja, entre órgãos judiciários ou entre

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA A ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS E TÓPICOS DE DISCUSSÃO PARA A III ASSEMBLEIA DA CJCPLP

QUESTIONÁRIO PARA A ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS E TÓPICOS DE DISCUSSÃO PARA A III ASSEMBLEIA DA CJCPLP QUESTIONÁRIO PARA A ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS E TÓPICOS DE DISCUSSÃO PARA A III ASSEMBLEIA DA CJCPLP Tema: Jurisdição Constitucional e Protecção dos Direitos Fundamentais Local: Benguela Angola, de 2 a

Leia mais

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II Professor Juliano Napoleão UNIDADE 1 O controle de constitucionalidade no Brasil 1.1 Considerações iniciais: conceito, pressupostos e objetivos do

Leia mais