AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO ORGÂNICO SOBRE AÇO GALVANIZADO DE DIFERENTES TAMANHOS DE GRÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO ORGÂNICO SOBRE AÇO GALVANIZADO DE DIFERENTES TAMANHOS DE GRÃO"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO ORGÂNICO SOBRE AÇO GALVANIZADO DE DIFERENTES TAMANHOS DE GRÃO Vitor Bonamigo Moreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil) Avenida Bento Gonçalves, 9500, Setor IV, Prédio 74 CEP Porto Alegre RS Brasil Álvaro Meneguzzi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil) Jane Zoppas Ferreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil) RESUMO Este trabalho tem o objetivo de avaliar o desempenho de sistemas duplex utilizando aços galvanizados de dois tamanhos de grão diferentes e a possibilidade de atenuar as diferenças de comportamento com pré-tratamentos de superfície. Foram preparadas amostras de aço galvanizado de grãos grosseiro e refinado passando pelos tratamentos superficiais de desengraxe/fosfatização/nanocerâmico + pintura. Nas amostras desengraxadas foi verificada melhor aderência da tinta ao galvanizado de grão refinado, diferença ausente nas amostras com os demais tratamentos. Observou-se que o galvanizado de grão grosseiro apresentou melhores resultados nos ensaios que avaliaram a proteção contra a corrosão. Foi confirmada, por ataque químico, a presença de cromo na superfície do mesmo, evidência da cromatização anterior à coleta das amostras. Presença esta que não se repete no galvanizado de grão refinado, motivo da diferença de desempenho entre ambos. ABSTRACT This research aims to evaluate the performance of duplex systems using galvanized steels of two different spangles and the possibility of mitigating the differences of performance with surface treatments. Hot-dip galvanized steel samples of large and small spangle were submitted to the surface treatments of degreasing / phosphate / nanoceramic + painting. The degreased samples have shown a higher paint adhesion on small spangle galvanized steel, difference not noticed on samples submitted to other treatments. The large spangle samples had better performance on corrosion tests. It was confirmed, by chemical attack, the presence of chromate on the large spangle galvanized steel, evidence of chromate treatment prior to the sample collection. The same method showed absence of chromate on the small spangle samples, which explains the different performance of the two samples.

2 INTRODUÇÃO As boas propriedades de resistência à corrosão e a relativa simplicidade de sua produção fazem do aço galvanizado um material de grande uso em vários setores da indústria. A proteção fornecida pelo revestimento de zinco no aço é fruto da combinação de dois diferentes mecanismos de proteção contra a corrosão: a proteção por barreira e a proteção catódica [1]. Há ainda a possibilidade de se aumentar esta proteção lançando mão dos sistemas duplex, que consistem na pintura do aço galvanizado, resultando em um efeito sinérgico de proteção, em virtude do pequeno volume e baixa solubilidade dos produtos de corrosão do zinco, que não rompem a barreira adicional da tinta e mantém a integridade do revestimento [2]. Tratamentos superficiais, como fosfatização e cromatização, também são utilizados para alterar as propriedades do aço galvanizado, podendo ser utilizados em etapas anteriores à pintura, mas os seus custos ecológicos impulsionam a busca por tratamentos de menor impacto ambiental sem grande comprometimento das propriedades finais [3]. Neste contexto o uso de revestimentos nanocerâmicos apresenta-se como uma alternativa promissora, visto que a sua produção não envolve o uso de produtos tóxicos e a espessura da camada obtida é nanométrica, significativamente menor que a espessura das camadas resultantes de outros tratamentos [4]. Apesar de ser um material consolidado no mercado, o aço galvanizado tem, por vezes, o seu fornecimento um tanto escasso, obrigando as empresas de pequeno e médio porte a utilizar diferentes fornecedores de aços galvanizados em função da sua disponibilidade. Sendo assim, este trabalho tem a finalidade de caracterizar os sistemas duplex obtidos com dois aços galvanizados de diferentes tamanhos de grão, além da verificação da influência dos tratamentos prévios de fosfatização e nanocerâmico nas propriedades dos sistemas com ambos os aços galvanizados utilizados. 1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1.1 Materiais Os seguintes materiais foram utilizados na confecção das amostras: a) Chapas de aço galvanizado por imersão a quente de grão grosseiro (60x120x1 mm); b) Chapas de aço galvanizado por imersão a quente de grão refinado (60x120x1 mm); c) Desengraxante Saloclean 667N (Klintex); d) Solução aquosa para fosfatização, contendo H 3 PO 4, HNO 3, ZnO e NaSO 4 ; e) Solução para formação de revestimento nanocerâmico à base de óxido de zircônio contendo ácido hexafluorzircônio; f) Revestimento à base de resina acrílica modificada Likgalvite (Liko Tintas Industriais). 1.2 Método de confecção das amostras A confecção das amostras seguiu o fluxograma da Figura 1, abaixo.

3 Figura 1. Fluxograma seguido na confecção das amostras.

4 Sendo assim, obtiveram-se seis diferentes grupos de amostras, que serão referidos ao longo do trabalho da seguinte maneira: a) Galvanizado de grão refinado unicamente desengraxado (RD); b) Galvanizado de grão grosseiro unicamente desengraxado (GD); c) Galvanizado de grão refinado fosfatizado (RF); d) Galvanizado de grão grosseiro fosfatizado (GF); e) Galvanizado de grão refinado com revestimento nanocerâmico (RN); f) Galvanizado de grão grosseiro com revestimento nanocerâmico (GN). 1.3 Métodos de análise utilizados As amostras pintadas foram submetidas a diferentes ensaios com o objetivo de se obter uma caracterização detalhada dos revestimentos formados: a) Ensaio de flexão com mandril cônico segundo a norma ABNT NBR 10545; b) Ensaio de aderência da tinta conforme a especificação da norma ABNT NBR 11003; c) Espectroscopia de impedância eletroquímica em potenciostato Autolab PGSTAT 302, do fabricante Ecochemie, e uma célula convencional de três eletrodos, sendo um eletrodo de Ag/AgCl o eletrodo de referência e um eletrodo de platina o contra-eletrodo. A solução utilizada foi de NaCl 0,1 mol/l, sendo a área da amostra exposta à solução de 0,63 cm 2 ; d) Ensaio de corrosão acelerada em câmara de névoa salina (ASTM B117) com o grau de corrosão das amostras sendo avaliado segundo as normas NBR 5841 e NBR 5770; e) Verificação da presença de cromo na superfície por ataque com ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ) na presença de difenilcarbazida. A alteração da coloração da solução indica a presença de cromo. 2. RESULTADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Todas as amostras que foram analisadas através dos ensaios citados na seção 1.3 serão referidas da seguinte maneira: XY # Onde X refere-se ao tamanho de grão do zinco da galvanização (G para grosseiro e R para refinado), Y se refere ao pré-tratamento utilizado (D para unicamente desengraxe, F para fosfatização e N para nanocerâmico) e # é o número de identificação da amostra. Sendo assim, RN 3, por exemplo, refere-se a uma amostra de galvanizado de grão refinado com revestimento nanocerâmico cujo número de identificação é Ensaio de flexão com mandril cônico Todos os corpos de prova ensaiados apresentaram fissuras quando flexionados na seção mais espessa do mandril cônico. Sendo assim, é possível afirmar que o revestimento orgânico utilizado, mesmo quando combinado com os pré-tratamentos de fosfatização e de nanocerâmicos, sempre apresentou flexibilidade inferior a 2,3%, segundo a norma ABNT NBR Apesar do desempenho do revestimento ter sido quantitativamente igual em todos os casos, é relevante uma análise qualitativa do comportamento dos corpos-de-prova. A Figura 2 mostra seis fotografias de corpos-de-prova ensaiados, sendo um de cada grupo citado na seção 1.2.

5 Figura 2. Corpos-de-prova após ensaio de flexão em mandril cônico. a) Grão grosseiro desengraxado b) Grão grosseiro fosfatizado c) Grão grosseiro com nanocerâmico d) Grão refinado desengraxado e) Grão refinado fosfatizado f) Grão refinado com nanocerâmico Pela análise visual das fotografias é possível perceber que houve maior descascamento do revestimento em todos os galvanizados de grão grosseiro, se comparados com os seus equivalentes de grão refinado. Isto leva a crer que a tinta teve melhor aderência nos galvanizados de grão refinado, o que será avaliado na seção seguinte. 2.2 Ensaio de aderência da tinta Foram ensaiados dois corpos-de-prova de cada grupo, e os graus de aderência obtidos foram os mostrados na Tabela 1, segundo a norma ABNT NBR Tabela 1. Resultados do ensaio de aderência conforme a norma ABNT NBR Amostra Grau de aderência obtido GD 4 4 GD 5 4 RD 4 3 RD 5 1 GF 1 0 GF 2 0

6 RF 2 0 RF 3 0 GN 2 0 GN 3 0 RN 2 0 RN 3 0 Lembrando que o grau de aderência medido pela norma é em função da área de revestimento destacada ao se remover a fita adesiva, um grau de aderência maior indica uma pior aderência, enquanto que uma melhor aderência é indicada pelo não destacamento de tinta, resultando em um grau menor. Percebe-se que nas amostras desengraxadas a aderência da tinta é superior para o galvanizado de grão refinado. Além disso, é notório o aumento da aderência da tinta com o emprego dos pré-tratamentos, que resultaram em grau de aderência máximo para ambos os galvanizados. 2.3 Espectroscopia de impedância eletroquímica Os ensaios de espectroscopia de impedância eletroquímica foram realizados com três amostras de cada grupo com períodos de 3, 24, 48 e 72 h após a montagem das respectivas células. As curvas de Nyquist foram traçadas com o objetivo de comparar-se a resistência à corrosão das amostras. Os gráficos indicam a resistência à passagem de corrente de cada amostra, sendo que uma maior resistência resulta em uma curva maior e indica uma menor tendência a sofrer corrosão. A Figura 3 mostra as curvas de Nyquist para os ensaios realizados com amostras de todos os grupos três horas após a montagem da célula. Figura 3. Espectroscopias de impedância eletroquímica realizadas três horas após a montagem das células. a) Desengraxadas e pintadas b) fosfatizadas e

7 pintadas c) com revestimento nanocerâmico e pintadas. A Figura 4 traz os resultados do ensaio realizado com as amostras desengraxadas e pintadas 24, 48 e 72 h após a montagem das células.

8 Figura 4. Espectroscopias de impedância eletroquímica realizadas 24, 48 e 72 h após a montagem das células em amostras desengraxadas e pintadas. A Figura 5 mostra os mesmos ensaios da Figura 4, porém estes foram realizados com as amostras desengraxadas, com revestimento nanocerâmico e pintadas. Figura 5. Espectroscopias de impedância eletroquímica realizadas 24, 48 e 72 h após a montagem das células em amostras com revestimento nanocerâmico e pintadas. A Figura 6 mostra as curvas de Nyquist para os ensaios realizados em amostras desengraxadas, fosfatizadas e pintadas realizados 24, 48 e 72 h após a montagem das células. Figura 6. Espectroscopias de impedância eletroquímica realizadas a)24 h b)48 h e c)72 h após a montagem das células com amostras fosfatizadas e pintadas. Nota-se que as impedâncias medidas para as amostras de galvanizado de grão grosseiro, independentemente do pré-tratamento superficial utilizado, são superiores

9 àquelas medidas para os galvanizados de grão refinado. A única exceção é o caso da Figura 6b, onde ocorreu o oposto. Esta observação vai de encontro à expectativa criada em função dos resultados de aderência, visto que é esperado que, dentre amostras com mesmo tratamento superficial, aquelas amostras com maior aderência da tinta, cujo objetivo é a proteção da superfície, apresentassem maiores impedâncias. Os tratamentos superficiais utilizados resultaram em aumentos significativos das impedâncias medidas, sendo que as amostras fosfatizadas apresentaram maiores valores de impedância que aquelas com nanocerâmico para todos os tempos de ensaio utilizados. 2.4 Ensaio de corrosão acelerada em névoa salina Em ensaio de corrosão acelerada em névoa salina com duração de 360 h foi avaliado o desempenho dos revestimentos estudados. No início do ensaio todas as amostras apresentavam graus T0, D0 e F0. Os resultados são apresentados na Tabela 2. O caractere - indica que tal grau de corrosão não foi observado. Além disso, é válido ressaltar que as medidas foram feitas apenas em dias úteis, o que justifica a ocorrência de casos como o da amostra RD 3, por exemplo, onde não foi observado o tamanho de bolhas do grau T1, observando-se diretamente o grau T2. Tabela 2. Avaliação da corrosão de corpos de prova em ensaio de corrosão acelerada em névoa salina. Tempo até atingir grau de corrosão avaliado Amostra (horas) T1 T2 T3 T4 D1 D2 D3 D4 F1 GD GD GD RD RD RD GF GF GF RF RF RF GN GN GN RN RN RN

10 Verificou-se que, dentre as amostras desengraxadas, o desempenho daquelas com grão grosseiro foi superior, o que está de acordo com os resultados obtidos nos ensaios eletroquímicos. Com a aplicação dos pré-tratamentos de fosfatização e nanocerâmico, a diferença de resistência à corrosão observada nas amostras desengraxadas não se repete. Ambos os pré-tratamentos equilibram o desempenho entre os galvanizados de grão grosseiro e de grão refinado, resultando em uma ligeira diferença na evolução do processo corrosivo, que é mais lento nas amostras de grão grosseiro. Não houve aumento do grau de enferrujamento de nenhuma das amostras ensaiadas, resultado este justificado pela grande capacidade protetora do sistema duplex aplicado no aço. 2.5 Verificação da presença de cromo na superfície Em virtude do desempenho superior das amostras de grão de galvanizado grosseiro no que diz respeito à resistência à corrosão, mesmo com grau de aderência inferior no caso das amostras desengraxadas, ponderou-se sobre a possibilidade da existência de algum outro pré-tratamento anterior à coleta das amostras. Sendo assim, fez-se a verificação da presença de cromato na superfície, uma vez que a cromatização é um tratamento largamente utilizado para melhorar as propriedades corrosivas de aços galvanizados. A Figura 7 mostra o resultado do teste realizado, onde a coloração rosada indica a presença de cromo. a) b) Figura 7. Verificação da presença de cromo na superfície dos aços galvanizados desengraxados. a) Aço galvanizado de grão refinado b) Aço galvanizado de grão grosseiro. Este teste mostra que houve tratamento de cromatização no aço galvanizado de grão grosseiro anteriormente à coleta das mesmas. Isto pode ser um dos motivos para o seu melhor desempenho em proteção à corrosão. 3. CONCLUSÕES Notou-se uma diferença do grau de aderência da tinta sobre os dois aços

11 galvanizados avaliados. O aço galvanizado de grão refinado propiciou melhor aderência da tinta, o que é de grande interesse para as aplicações de sistemas duplex. Essa diferença, porém, é reduzida tanto pela fosfatização quanto pelo revestimento nanocerâmico na mesma, conferindo, em ambos os casos, grau de aderência máximo para os dois aços galvanizados utilizados. Os ensaios de espectroscopia de impedância eletroquímica revelaram que o aço galvanizado de grão grosseiro desengraxado e pintado apresentava melhor resistência à corrosão que o aço galvanizado de grão refinado nas mesmas condições, tendência esta confirmada pelos ensaios de corrosão acelerada. A fosfatização de ambos os galvanizados proporcionou um desempenho semelhante para os dois, superior àquele das amostras apenas desengraxadas, com uma evolução da corrosão um pouco mais lenta para o aço galvanizado de grão grosseiro. Já com a aplicação de revestimento nanocerâmico, o desempenho observado foi superior ao das amostras fosfatizadas e, mais uma vez, houve melhora significativa no comportamento de ambos os galvanizados, com ligeira superioridade para o aço galvanizado de grão grosseiro. O desempenho superior do aço galvanizado de grão grosseiro foi inesperado, uma vez que ambos os aços, segundo o fornecedor, possuem a mesma proporção de zinco por área. Além disso, era esperado que a pior aderência da tinta resultasse em piores desempenhos no ensaio de corrosão acelerada, mas ocorreu justamente o contrário, o que acarretou na formulação da hipótese de que este aço havia passado por algum outro tratamento de superfície, como a cromatização, que não havia sido informado pelo fornecedor. A verificação da presença de cromo na superfície dos aços galvanizados trouxe a resposta a esta questão, uma vez que o aço galvanizado de grão refinado não possui cromo em sua superfície, enquanto que o aço galvanizado de grão grosseiro possui. Esta confirmação justifica a obtenção de melhores resultados nos ensaios de corrosão do mesmo, mas tal diferença de desempenho pode ser fruto de outros fatores, como diferença na data de fabricação das amostras, por exemplo. 4. Referências bibliográficas 1. Asgari, H., Toroghinejad, M.R. e Golozar, M.A. Effect of coating thickness on modifying the texture and corrosion performance of hot-dip galvanized coatings. Current Applied Physics. 2009, Vols. 9 p Eijnsberger, J. F. H. van. Duplex systems: hot-dip galvanizing plus painting. Amsterdã : Elsevier, Ramezanzadeh, B., Attar, M.M. e Farzam, M. Corrosion performance of a hotdip galvanized steel treated by different kinds of conversion coatings. Surface & Coatings Technology. 2010, Vols. 205 p Saji, V. S. e Thomas, J. Nanomaterials for corrosion protection. Current Science. 2007, Vol. 92.

Avaliação de revestimento orgânico sobre aço galvanizado de diferentes tamanhos de grão

Avaliação de revestimento orgânico sobre aço galvanizado de diferentes tamanhos de grão UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG02298 - Trabalho de Diplomação Avaliação de revestimento orgânico sobre aço galvanizado de diferentes tamanhos

Leia mais

Uso de revestimento de conversão à base de zircônio em substituição ambientalmente correta aos processos de cromatização e fosfatização

Uso de revestimento de conversão à base de zircônio em substituição ambientalmente correta aos processos de cromatização e fosfatização Uso de revestimento de conversão à base de zircônio em substituição ambientalmente correta aos processos de cromatização e fosfatização Zaro, Gustavo; Abreu,Tiago M. de; Ferreira, Jane Z. Laboratório de

Leia mais

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE Zr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE Zr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE Zr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO J.S. Costa* 1, J. Zoppas Ferreira 1 Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - Porto Alegre, RS CEP 91501-970 - Campus

Leia mais

ESTUDO E COMPARAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE CONVERSÃO À BASE DE Zr e Cr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO

ESTUDO E COMPARAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE CONVERSÃO À BASE DE Zr e Cr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO ESTUDO E COMPARAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE CONVERSÃO À BASE DE Zr e Cr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO Josiane Soares Costa 1, Tamyres C. Rosa 2, Jane Zoppas Ferreira 3 1 UFRGS (Josiane.costa@ufrgs.br)

Leia mais

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE ZIRCÔNIO COMO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO EM AÇO GALVANIZADO

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE ZIRCÔNIO COMO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO EM AÇO GALVANIZADO ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE ZIRCÔNIO COMO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO EM AÇO GALVANIZADO G. Zaro; J. Z. Ferreira ¹LACOR UFRGS, Mestrando ; ²LACOR- UFRGS, Doutora gustavo.zaro@gmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ZIRCÔNIO E TANINO EM AÇO GALVANIZADO

AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ZIRCÔNIO E TANINO EM AÇO GALVANIZADO AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ZIRCÔNIO E TANINO EM AÇO GALVANIZADO Josiane Soares Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil)*, Raquel Dei Agnoli (Universidade Federal do

Leia mais

TANINO COMO AGENTE INIBIDOR DO PROCESSO CORROSIVO

TANINO COMO AGENTE INIBIDOR DO PROCESSO CORROSIVO Resumo TANINO COMO AGENTE INIBIDOR DO PROCESSO CORROSIVO Gabriele Tais Linden 1 Nádia Teresinha Schröder 2 Ester Schmidt Rieder 3 Com o objetivo de reduzir a corrosão metálica, com agentes de baixo impacto

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SINALIZAÇÃO VERTICAL Página 1 de 5 1. OBJETIVO Esta especificação técnica fixa condições exigíveis para o fornecimento de placas de regulamentação, advertência ou indicativas para sinalização vertical

Leia mais

Nº Esquemas de pintura de proteção anticorrosiva para condições especiais de exposição

Nº Esquemas de pintura de proteção anticorrosiva para condições especiais de exposição COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175294 Esquemas de pintura de proteção anticorrosiva para condições especiais de exposição Marcio Bispo de Almeida Neusvaldo Lira de Almeida Dii Taline Lima Bernardo Batista Rocha

Leia mais

Goniwater IN. Resultados de Ensaio Salt Spray

Goniwater IN. Resultados de Ensaio Salt Spray Goniwater IN Resultados de Ensaio Salt Spray Mais de 3 anos de P&D... Desenvolvida pela Marangoni para pintar os produtos fornecidos para o exigente mercado elétrico Resultado dos quase 70 anos da Marangoni

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE DO FOSFATO TRICATIÔNICO COM NIÓBIO POR ENSAIO DE CORROSÃO ACELERADA

AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE DO FOSFATO TRICATIÔNICO COM NIÓBIO POR ENSAIO DE CORROSÃO ACELERADA AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE DO FOSFATO TRICATIÔNICO COM NIÓBIO POR ENSAIO DE CORROSÃO ACELERADA R. C. Lima (IPEN) 1 ; A. C. OLiveira Sobrinho (IPEN) 1, A. Oliveira (ITW) 2 ; I. Costa (IPEN) 1 1 Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG 02298 TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO COMPARAÇÃO DO PRÉ-TRATAMENTO DE FOSFATIZAÇÃO VIA INDUSTRIAL COM O PROCESSO DE REVESTIMENTO

Leia mais

Workshop de Galvanização a fogo Experiências e Aplicações 11 de setembro de Galvanização a Fogo: O que é e seus benefícios.

Workshop de Galvanização a fogo Experiências e Aplicações 11 de setembro de Galvanização a Fogo: O que é e seus benefícios. Workshop de Galvanização a fogo Experiências e Aplicações 11 de setembro de 2018 Galvanização a Fogo: O que é e seus benefícios. VISÃO: LIDERAR E APOIAR OS SETORES DOS METAIS ZINCO, NÍQUEL E CHUMBO NO

Leia mais

Fotografia 43 - Corpo-de-prova 9 - gota salina com ferricianeto de potássio e fenolftaleina

Fotografia 43 - Corpo-de-prova 9 - gota salina com ferricianeto de potássio e fenolftaleina 70 3mm 3mm a b Fotografia 41 - Corpo-de-prova 7 - gota salina com fenolftaleina e ferricianeto de potássio Fotografia 42 - Corpo-de-prova 8 - gota salina com a) fenolftaleina e ferricianeto de potássio

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA

COMUNICAÇÃO TÉCNICA COMUNICAÇÃO TÉCNICA 174615.1 Armaduras de aço com revestimento dúplex (zinco + epóxi) para o prolongamento de vida útil de armaduras de concreto armado Mayara Stecanella Pacheco Adriana de Araújo José

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 183

Norma Técnica SABESP NTS 183 Norma Técnica SABESP NTS 183 Massa epóxi sem solvente Especificação São Paulo Outubro - 2002 NTS 183 : 2002 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...1 3

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Escola de Engenharia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Escola de Engenharia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais PPGE3M DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ESTUDO

Leia mais

P o d e s e r u t i l i z a d o c o m o r e v e s t i m e n t o i n t e r m e d i á r i o e m a p l i c a ç õ e s t é c n i c a s.

P o d e s e r u t i l i z a d o c o m o r e v e s t i m e n t o i n t e r m e d i á r i o e m a p l i c a ç õ e s t é c n i c a s. AÇOS REVESTIDOS Além dos acabamentos de superfície convencionais, a tira relaminada pode ainda ser revestida superficialmente pelos mais diversos metais com propósitos técnicos, decorativos ou outros fins,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG 02298 TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO UTILIZAÇÃO DE TANINO COMO PASSIVADOR DA FOSFATIZAÇÃO EM AÇO GALVANIZADO Pietro Sinigaglia

Leia mais

TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE PRECURSOR POLIMÉRICO PARA A FORMAÇÃO DE CAMADAS PROTETORAS CONTENDO CÉRIO SOBRE AÇO ELETROZINCADO

TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE PRECURSOR POLIMÉRICO PARA A FORMAÇÃO DE CAMADAS PROTETORAS CONTENDO CÉRIO SOBRE AÇO ELETROZINCADO TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE PRECURSOR POLIMÉRICO PARA A FORMAÇÃO DE CAMADAS PROTETORAS CONTENDO CÉRIO SOBRE AÇO ELETROZINCADO Kellie Provazi de Souza (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Leia mais

CAMADAS DUPLAS DE SILA OS COMO PRÉ- TRATAME TO PARA PI TURA DE SUPERFÍCIES DE AÇO

CAMADAS DUPLAS DE SILA OS COMO PRÉ- TRATAME TO PARA PI TURA DE SUPERFÍCIES DE AÇO CAMADAS DUPLAS DE SILA OS COMO PRÉ- TRATAME TO PARA PI TURA DE SUPERFÍCIES DE AÇO Jonathan T. Ramos 1 *, Cristiane M. Becker 2, Alvaro Meneguzzi 1, Jane Zoppas-Ferreira 1 1 Universidade Federal do Rio

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 135

Norma Técnica SABESP NTS 135 Norma Técnica SABESP NTS 135 TINTA EPÓXI ISOCIANATO Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 135 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...1

Leia mais

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE CAIXILHOS DE ACO REVESTIDOS E/OU PINTURA

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE CAIXILHOS DE ACO REVESTIDOS E/OU PINTURA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE CAIXILHOS DE ACO REVESTIDOS E/OU PINTURA Olga Ferraz Eduardo Cavalcanti Instituto Nacional de Tecnologia INT Catia Mac Cord Simões Coelho Fernando José de Matos Instituto Brasileiro

Leia mais

Conteúdo: 1. HISTÓRICO 2. MISSÃO 3. VISÃO 4. VALORES

Conteúdo: 1. HISTÓRICO 2. MISSÃO 3. VISÃO 4. VALORES Conteúdo: 1. HISTÓRICO 2. MISSÃO 3. VISÃO 4. VALORES 1. HISTÓRICO: Fundado em 1970, na cidade de São Paulo, em colaboração com o instituto inglês ZALIS (Zinc and Lead International Service), inicialmente

Leia mais

Desempenho Anticorrosivo de Esquemas de Pintura com Tintas de Base Aquosa Estudo Realizado

Desempenho Anticorrosivo de Esquemas de Pintura com Tintas de Base Aquosa Estudo Realizado Desempenho Anticorrosivo de Esquemas de Pintura com Tintas de ase Aquosa Estudo Realizado Victor Solymossy Joaquim Pereira Quintela Colaboração: Fernando Fragata Sumário Introdução Metodologia Ensaios

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PH E DO TEMPO DE IMERSÃO NA SILANIZAÇÃO JUNTO DE TANINOS PARA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA DE AÇOS GALVANIZADOS

INFLUÊNCIA DO PH E DO TEMPO DE IMERSÃO NA SILANIZAÇÃO JUNTO DE TANINOS PARA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA DE AÇOS GALVANIZADOS 6 a 1 de Novembro de 216, Natal, RN, Brasil INFLUÊNCIA DO PH E DO TEMPO DE IMERSÃO NA SILANIZAÇÃO JUNTO DE TANINOS PARA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA DE AÇOS GALVANIZADOS Bruno Pienis Garcia Álvaro Meneguzzi

Leia mais

USO DO AÇO PRE-GALVANIZADO EM ESTRUTURAS DE SUPORTE DE PAINEIS SOLARES*

USO DO AÇO PRE-GALVANIZADO EM ESTRUTURAS DE SUPORTE DE PAINEIS SOLARES* 9 USO DO AÇO PRE-GALVANIZADO EM ESTRUTURAS DE SUPORTE DE PAINEIS SOLARES* Humberto Napoli Bellei 1 Egnalda Pereira da Silva Pimenta 2 Resumo O Sol é a principal fonte de energia sustentável com enorme

Leia mais

AUMENTO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETROZINCADOS COM PRODUTOS ECO-COMPATÍVEIS

AUMENTO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETROZINCADOS COM PRODUTOS ECO-COMPATÍVEIS AUMENTO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETROZINCADOS COM PRODUTOS ECO-COMPATÍVEIS Célia Regina Tomachuk, Tullio Monetta, Francesco Bellucci UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI NAPOLI FEDERICO II, DIPARTIMENTO DI

Leia mais

Organização: Tecnologia em Revestimentos

Organização: Tecnologia em Revestimentos Organização: Tecnologia em Revestimentos Revestimento Epóxi Novolac de Alto Desempenho à Corrosão para Aplicação em Superfícies Ferrosas Preparadas por Meio de Ferramentas Mecânicas, nos Serviços de Manutenção

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/5 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/5 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE FUNDO RICA EM ZINCO À BASE DE Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/5 NE-024 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE-017 TINTA DE ALUMÍNIO FENÓLICA. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/6 NE-017 TINTA DE ALUMÍNIO FENÓLICA. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA TINTA DE ALUMÍNIO FENÓLICA Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/6 NE-017 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1 Da ABNT

Leia mais

Falhas prematuras de esquemas de pintura aplicados em aço galvanizado novo - Principais causas - Fábio Kränkel

Falhas prematuras de esquemas de pintura aplicados em aço galvanizado novo - Principais causas - Fábio Kränkel Falhas prematuras de esquemas de pintura aplicados em aço galvanizado novo - Principais causas - Fábio Kränkel EXPECTATIVA DE DURABILIDADE Aço galvanizado x Intempéries A durabilidade das estruturas galvanizadas

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA À BASE DE SILICATO DE ETILA PIGMENTADA COM ZINCO E ALUMÍNIO Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/6 NE-014 1ª Edição 1. OBJETIVO

Leia mais

ENG TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO REVESTIMENTO DE SILANO COM INIBIDOR A BASE DE TANINO PARA O AÇO GALVANIZADO

ENG TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO REVESTIMENTO DE SILANO COM INIBIDOR A BASE DE TANINO PARA O AÇO GALVANIZADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG 02298 TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO REVESTIMENTO DE SILANO COM INIBIDOR A BASE DE TANINO PARA O AÇO GALVANIZADO Lorenzo

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA EPÓXI ALCATRÃO DE HULHA CURADA COM Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/6 NE-012 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

Pintura de Aço Galvanizado (Sistema Duplex) - Principais Causas de Falhas Prematuras -

Pintura de Aço Galvanizado (Sistema Duplex) - Principais Causas de Falhas Prematuras - Pintura de Aço Galvanizado (Sistema Duplex) - Principais Causas de Falhas Prematuras - Fernando Fragata Heron Mendes Celso Gnecco Fábio Krankel Felipe Naciuk Organização: Sinergismo do SISTEMA DUPLEX Dependendo

Leia mais

Caracterização e desempenho de ligas de zinco/níquel e estanho/zinco

Caracterização e desempenho de ligas de zinco/níquel e estanho/zinco Band28 1/1/04 5:33 AM Page 1 Artigos Técnicos Caracterização e desempenho de ligas de zinco/níquel e estanho/zinco Este estudo visa a melhoria dos processos de resistência à corrosão, avaliando o desempenho

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 139

Norma Técnica SABESP NTS 139 NTS 139 TINTA ESMALTE SINTÉTICO Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 139 : 2001 S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...1 3 CONDIÇÕES GERAIS...1 3.1 Aparência

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 168

Norma Técnica SABESP NTS 168 Norma Técnica SABESP NTS 168 Tinta epóxi alcatrão de hulha com pigmento inibidor de corrosão Especificação São Paulo Novembro - 2001 NTS 168 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 NORMAS

Leia mais

RESISTÊNCIA À CORROSÃO EM CHAPAS PINTADAS SUBMETIDAS À PRÉ TRATAMENTO À BASE DE NANOTECNOLOGIA

RESISTÊNCIA À CORROSÃO EM CHAPAS PINTADAS SUBMETIDAS À PRÉ TRATAMENTO À BASE DE NANOTECNOLOGIA 100 RESISTÊNCIA À CORROSÃO EM CHAPAS PINTADAS SUBMETIDAS À PRÉ TRATAMENTO À BASE DE NANOTECNOLOGIA RESISTANCE TO CORROSION IN PAINTED PLATES SUBMITTED TO PRE- TREATMENT BASED ON NANOTECHNOLOGY Maira da

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 142

Norma Técnica SABESP NTS 142 Norma Técnica SABESP NTS 142 TINTA DE FUNDO EPÓXI MODIFICADO DE ALTA ESPESSURA Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 142 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE ADERÊNCIA EPÓXI-ISOCIANATO- Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência.03.16 1/7 NE-025 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1

Leia mais

NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO NTD 3.0

NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO NTD 3.0 NTD 3.0.05 ESPECIFICAÇÕES E PADRÕES DE ENTRADA DE UNIDADES MARÇO-1996 DIRETORIA DE DISTRIBUIÇÃO SUPERINTENDENCIA DE ENGENHARIA E NORMATIZAÇÃO GERÊNCIA DE NORMATIZAÇÃO 1/13 NORMA TÉCNICA DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 138

Norma Técnica SABESP NTS 138 Norma Técnica SABESP NTS 138 TINTA EPÓXI ÓXIDO DE FERRO DE ALTA ESPESSURA Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 138 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 26 / 07 / 2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de Suporte de Topo Para Isolador Pilar para utilização nas Redes de Distribuição

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 136

Norma Técnica SABESP NTS 136 Norma Técnica SABESP NTS 136 TINTA EPÓXI MASTIC Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 136 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...1

Leia mais

REVESTIMENTOS NANOESTRUTURADOS COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS

REVESTIMENTOS NANOESTRUTURADOS COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS REVESTIMENTOS NANOESTRUTURADOS COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS Daniela da Fonseca 1 Rogério Santejano 2 Ester Schmidt Rieder 3 Resumo Neste estudo, revestimentos de nanopartículas de TiO 2 dopados com

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE FUNDO EPÓXI PIGMENTADA COM ALUMÍNIO, CURADA COM POLIAMINA Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-022 1ª Edição 1. OBJETIVO

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA EPÓXI ALCATRÃO DE HULHA CURADA COM Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-013 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

AUMENTO DE CAPACIDADE PRODUTIVA

AUMENTO DE CAPACIDADE PRODUTIVA AUMENTO DE CAPACIDADE PRODUTIVA A Brasmetal Waelzholz investe em tecnologia de ponta para aumentar a produtividade, reduzir custos e oferecer produtos cada vez melhores. Plano interno da fábrica TIRAS

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 26 / 07 / 2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de suporte L para fixação de Chave Fusível e para-raios em cruzeta para utilização

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/8 NE-015 TINTA DE ACABAMENTO EPÓXI. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/8 NE-015 TINTA DE ACABAMENTO EPÓXI. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA TINTA DE ACABAMENTO EPÓXI Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência.03.16 1/8 NE-015 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1 Da ABNT (Associação

Leia mais

Catálogo de produtos

Catálogo de produtos Catálogo de produtos Galvanização a fogo (zincagem por imersão a quente) - Conforme NBR 6323 O processo de zincagem por imersão a quente é o mesmo que qualquer produto, podendo variar na espessura da camada

Leia mais

Estudo da influência do teor de bismuto no revestimento de zinco sobre o comportamento de corrosão de um aço galvanizado

Estudo da influência do teor de bismuto no revestimento de zinco sobre o comportamento de corrosão de um aço galvanizado Estudo da influência do teor de bismuto no revestimento de zinco sobre o comportamento de corrosão de um aço galvanizado Mara Cristina Lopes de Oliveira, Camile Paula Theodoro, Renato Altobelli Antunes

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso de cabeça quadrada. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso de cabeça quadrada. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 30/01/2018 1 de 14 1 EFINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso de cabeça quadrada utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

Faculdade Multivix Campus Vitória - Rua José Alves, Goiabeiras, , Vitória - ES

Faculdade Multivix Campus Vitória - Rua José Alves, Goiabeiras, , Vitória - ES VANTAGENS DO SISTEMA DUPLEX A PINTURA DO AÇO GALVANIZADO À QUENTE COMO UMA ALTERNATIVA EFICIENTE PARA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO Wandercleiton da Silva Cardoso Brena da Silva Porcino; Faculdade Multivix

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-016 TINTA DE ACABAMENTO EPÓXI SEM SOLVENTE. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-016 TINTA DE ACABAMENTO EPÓXI SEM SOLVENTE. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA TINTA DE ACABAMENTO EPÓXI SEM SOLVENTE Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-016 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SINALIZAÇÃO VERTICAL Página 1 de 5 1. OBJETIVO Esta especificação técnica fixa condições exigíveis para o fornecimento de placas de orientação, simples e moduladas para sinalização vertical de trânsito,

Leia mais

CC-MD 24 RESERVATORIO ELEVADO 16agosto17

CC-MD 24 RESERVATORIO ELEVADO 16agosto17 CC-MD 24 RESERVATORIO ELEVADO 16agosto17 INTRODUÇÃO: O presente Memorial descreve e especifica os requisitos mínimos para fornecimento e instalação de reservatório de agua potável e incêndio, para a Escola

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174848 Corrosão e proteção contra corrosão de ímãs permanentes de (Nd,Pr)-Fe-B Célia Aparecida Lino dos Santos Trabalho apresentado na REUNIÃO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28

Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28 60 Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28 Fotografia 30 - Microestrutura destacada em amarelo na Fotografia 28 61 Tabela 11- Composição química do revestimento da chapa L

Leia mais

WCSE2018_17 PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS EM ÁREA DE MANGUE E POLUIÇÃO INDUSTRIAL DE ALTA AGRESSIVIDADE

WCSE2018_17 PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS EM ÁREA DE MANGUE E POLUIÇÃO INDUSTRIAL DE ALTA AGRESSIVIDADE WCSE2018_17 PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS EM ÁREA DE MANGUE E POLUIÇÃO INDUSTRIAL DE ALTA AGRESSIVIDADE Bartolomeu Neves Cordeiro, Cristina da Costa Amorim Eletrobras Chesf Centro de Pesquisas de Energia

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE-010 TINTA ALQUÍDICA. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/6 NE-010 TINTA ALQUÍDICA. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA TINTA ALQUÍDICA Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/6 NE-010 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1 Da ABNT (Associação

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/9 NE-006 PINTURA DE AÇO GALVANIZADO 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/9 NE-006 PINTURA DE AÇO GALVANIZADO 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA Aprovação Comissão de Política Tecnológica das Empresas Eletrobras CPT 1/9 NE-006 Vigência 15.10.2018 2ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1 Das Empresas Eletrobras 2.2

Leia mais

CAIXA PADRÃO DAE PARA HIDRÔMETROS

CAIXA PADRÃO DAE PARA HIDRÔMETROS CAIXA PADRÃO DAE PARA HIDRÔMETROS ETM 007 VERSÃO 2 Jundiaí 2014 ETM-007 Sumário 1 Objetivo...2 2 Referências normativas...2 3 Definições...2 4 Requisitos gerais...2 Requisitos da caixa padrão DAE S/A para

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CONCRETO QUE CONTÉM ESCÓRIA DE COBRE NA SUBSTITUIÇÃO EM PARTE DO AGREGADO MIÚDO

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CONCRETO QUE CONTÉM ESCÓRIA DE COBRE NA SUBSTITUIÇÃO EM PARTE DO AGREGADO MIÚDO ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CONCRETO QUE CONTÉM ESCÓRIA DE COBRE NA SUBSTITUIÇÃO EM PARTE DO AGREGADO MIÚDO DE CASTRO, Mário Lúcio Oliveira Júnior Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 03 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso tipo J utilizado na fixação de células capacitivas na montagem de

Leia mais

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento)

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento) INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento) Revisão 19/07/2017 HISTÓRICO Fundada em março de 1992, iniciou suas atividades na cidade de

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 30/01/2018 1 de 15 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para haste de aterramento e acessórios, para utilização nas Redes de Distribuição das

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA EPÓXI MODIFICADA ISENTA DE Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-030 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9 01/03/2018 1 de 9 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Cantoneira para Braço C, utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

AVALIAÇAO DO EFEITO DE CAMPOS MAGNÉTICOS NA QUALIDADE DO REVESTIMENTO DE ZINCO NO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO A FOGO

AVALIAÇAO DO EFEITO DE CAMPOS MAGNÉTICOS NA QUALIDADE DO REVESTIMENTO DE ZINCO NO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO A FOGO AVALIAÇAO DO EFEITO DE CAMPOS MAGNÉTICOS NA QUALIDADE DO REVESTIMENTO DE ZINCO NO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO A FOGO 1 M. T. BAÚ; 2 K. V. S. DAMIN; 3 F. B. MENDES; 4 M. A. FIORI; 5 F. M. MICHELON 1,2,5 Instituto

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE TANINOS E SILANO NA PASSIVAÇÃO DE AÇO GALVANIZADO

ASSOCIAÇÃO DE TANINOS E SILANO NA PASSIVAÇÃO DE AÇO GALVANIZADO Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais PPGE3M Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais LACOR ASSOCIAÇÃO

Leia mais

CURSO DE INSPETOR ICZ - INSTITUTO DE METAIS NÃO FERROSOS LANÇAMENTO

CURSO DE INSPETOR ICZ - INSTITUTO DE METAIS NÃO FERROSOS LANÇAMENTO LANÇAMENTO - 2015 O ICZ tem o prazer de comunicar que está lançando nos meses de fevereiro e março os seguintes cursos: 1. Curso de Inspetor de Galvanização Dias 03 e 04 de fevereiro ou 17 e 18 de março;

Leia mais

APLICAÇÃO DO REVESTIMENTO DE MoB/CoCr PARA PROTEÇÃO DAS PEÇAS IMERSAS NO BANHO DE 55%Al-Zn*

APLICAÇÃO DO REVESTIMENTO DE MoB/CoCr PARA PROTEÇÃO DAS PEÇAS IMERSAS NO BANHO DE 55%Al-Zn* APLICAÇÃO DO REVESTIMENTO DE MoB/CoCr PARA PROTEÇÃO DAS PEÇAS IMERSAS NO BANHO DE 55%Al-Zn* Enori Gemelli 1 Fernando de Carvalho 2 George Fabre Locatelli 3 Juarez Rybu Mascarello 4 Resumo Um complexo de

Leia mais

Fabricante/Fornecedor: Fabricar/Fornecer materiais conforme exigências desta Especificação Técnica.

Fabricante/Fornecedor: Fabricar/Fornecer materiais conforme exigências desta Especificação Técnica. 29/01/2018 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Arruela Presilha, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/9 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/9 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE FUNDO EPÓXI-FOSFATO DE ZINCO DE Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência.03.16 1/9 NE-026 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

3 REFERÊNCIAS 4 DISPOSIÇÕES GERAIS

3 REFERÊNCIAS 4 DISPOSIÇÕES GERAIS Elaborador: Mário Sérgio de Medeiros Damascena ET - 05.117.01 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de pino de isolador para utilização

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso olhal. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso olhal. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 05/10/2017 1 de 12 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso olhal das Redes de Distribuição e Transmissão da CEMAR - Companhia Energética

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 24/09/2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Cantoneira para Braço C, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO REVESTIMENTO POLIMÉRICO DE EMBALAGENS DE FOLHA DE FLANDRES PARA ALIMENTOS EM CONSERVA

CARACTERIZAÇÃO DO REVESTIMENTO POLIMÉRICO DE EMBALAGENS DE FOLHA DE FLANDRES PARA ALIMENTOS EM CONSERVA CARACTERIZAÇÃO DO REVESTIMENTO POLIMÉRICO DE EMBALAGENS DE FOLHA DE FLANDRES PARA ALIMENTOS EM CONSERVA B. S. VARGAS 1, S. N. da SILVA 2 e L. M. RODRIGUES 3 1 Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé,

Leia mais

Keywords: AISI 316 steel, Electrochemical corrosion, Electrochemical polarization spectroscopy

Keywords: AISI 316 steel, Electrochemical corrosion, Electrochemical polarization spectroscopy Estudo da Resistência à Corrosão em Junta Soldada de Aço Inoxidável 316 Valter Florencio¹, Wilson José Biguetti¹, Fabio dos Santos Silva¹, Márcio Fernando Thomas¹, Emmanuelle Sá Freitas 1,2 ¹Universidade

Leia mais

REAPROVEITAMENTO DE EXTRATO VEGETAL DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA DO SETOR MADEIREIRO COMO PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO PARA AÇO GALVANIZADO

REAPROVEITAMENTO DE EXTRATO VEGETAL DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA DO SETOR MADEIREIRO COMO PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO PARA AÇO GALVANIZADO REAPROVEITAMENTO DE EXTRATO VEGETAL DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA DO SETOR MADEIREIRO COMO PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO PARA AÇO GALVANIZADO Guilherme Lahm Feron (Feron, G. L.) Bruno Pienis Garcia (Garcia, B. P.)

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 11 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Arruela Presilha, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-006 PINTURA DE AÇO GALVANIZADO. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-006 PINTURA DE AÇO GALVANIZADO. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA PINTURA DE AÇO GALVANIZADO Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-006 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1 Das

Leia mais

Avaliação do revestimento de conversão à base de zircônio e tanino sobre aço zincado por eletrodeposição

Avaliação do revestimento de conversão à base de zircônio e tanino sobre aço zincado por eletrodeposição Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais PPGE3M Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais LACOR DISSERTAÇÃO

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01/03/ de 9 01/03/2018 1 de 9 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Estribo para Braço Tipo L, utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 24/09/2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para Braço Tipo L, utilizados nas Redes de Distribuição da Companhia Energética do Maranhão-CEMAR

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 134

Norma Técnica SABESP NTS 134 Norma Técnica SABESP NTS 134 TINTA EPÓXI DE ALTA ESPESSURA Especificação São Paulo Revisão 1 - Julho - 2002 NTS 134 : 2002 Norma Técnica SA BESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA

APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA Marta Gomes Francisco (UFF - EEIMVR) Tânia Maria Cavalcanti Nogueira (UFF - EEIMVR) 6 COTEQ

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Engenharia Química 2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Química 3

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Engenharia Química 2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Química 3 Aplicação dos silsesquioxanos dicarboxilatos de cadeia longa derivados do precursor dicatiônico bis(3-n-propiltrihidroxisilil)- 1,4 diazoniabiciclo como filmes protetores para metais A.B.QUEVEDO 1, G.B.

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01 / 04 / 2013 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de arruela quadrada para utilização nas redes e linhas de distribuição e subestações

Leia mais

INFLUÊNCIA DA FOSFATIZAÇÃO NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 POR FILMES DE POLIPIRROL

INFLUÊNCIA DA FOSFATIZAÇÃO NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 POR FILMES DE POLIPIRROL INFLUÊNCIA DA FOSFATIZAÇÃO NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 POR FILMES DE POLIPIRROL M. R. Ygei 1*, K. M. Bezerra 1, M. de Aquino 1, A. S. Liu 1, L. Y. Cho 2 Rua Pedro Vicente, 625, 01109-010, Canindé, São

Leia mais

ESTUDO DA CORROSÃO DO Al RECICLADO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

ESTUDO DA CORROSÃO DO Al RECICLADO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS ESTUDO DA CORROSÃO DO Al RECICLADO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS T. SILVA 1, D. MIRANDA 1, G. ALVES 3, O.L ROCHA 2, J.C. CARDOSO FILHO 1 1 Universidade Federal do Pará/ Laboratório de Corrosão 2 Instituto Federal

Leia mais

R 1 N = C = O R NH 2 R - OH R 3 N = C = O

R 1 N = C = O R NH 2 R - OH R 3 N = C = O Tintas Poliaspárticas & Tintas de Poliuretano Alifático Estudo das Características Físico-químicas R N = C = O R 1 N = C = O R NH 2 R - OH R 3 N = C = O Autor : Fernando de Loureiro FRAGATA Metodologia

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO L NOS PRÉ-TRATAMENTOS, PINTURA E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS GALVANIZADOS A QUENTE GA*

INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO L NOS PRÉ-TRATAMENTOS, PINTURA E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS GALVANIZADOS A QUENTE GA* ISSN 1516-392X INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO L NOS PRÉ-TRATAMENTOS, PINTURA E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS GALVANIZADOS A QUENTE GA* 1 Egnalda Pereira da Silva Pimenta 2 José Geraldo Moreira Resumo Os aços

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 140

Norma Técnica SABESP NTS 140 Norma Técnica SABESP NTS 140 TINTA POLIURETANO Especificação São Paulo Revisão 1 - Julho - 2002 NTS 140 : 2002 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...1

Leia mais

ESTUDO DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA EM ESTRUTURAS DE AÇO GALVANIZADO DE CARROCERIAS DE ÔNIBUS PARA USO EM AMBIENTES AGRESSIVOS

ESTUDO DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA EM ESTRUTURAS DE AÇO GALVANIZADO DE CARROCERIAS DE ÔNIBUS PARA USO EM AMBIENTES AGRESSIVOS REVISTA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESTUDO DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA EM ESTRUTURAS DE AÇO GALVANIZADO DE CARROCERIAS DE ÔNIBUS PARA USO EM AMBIENTES AGRESSIVOS Alessandro José Büsemayer Faculdade Anhanguera

Leia mais

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 T A B E L A 1

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 T A B E L A 1 FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - 811800/19 T A B E L A 1 Código Dimensões (mm) Código Dimensões (mm) COPEL A B (mín.) COPEL A B (mín.) 1800 15010938 40 ± 1.5 35 1809 15011065 250 ± 3.0 170

Leia mais

Raquel Guimarães Lang 1, Caroline Cruz Cézar Machado¹, Paula Marques Pestana¹, Felipe Bertelli¹, Emmanuelle Sá Freitas 1, 2

Raquel Guimarães Lang 1, Caroline Cruz Cézar Machado¹, Paula Marques Pestana¹, Felipe Bertelli¹, Emmanuelle Sá Freitas 1, 2 Influência da velocidade de varredura sobre parâmetros da polarização linear no Aço Inox 316 Raquel Guimarães Lang 1, Caroline Cruz Cézar Machado¹, Paula Marques Pestana¹, Felipe Bertelli¹, Emmanuelle

Leia mais