TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE PRECURSOR POLIMÉRICO PARA A FORMAÇÃO DE CAMADAS PROTETORAS CONTENDO CÉRIO SOBRE AÇO ELETROZINCADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE PRECURSOR POLIMÉRICO PARA A FORMAÇÃO DE CAMADAS PROTETORAS CONTENDO CÉRIO SOBRE AÇO ELETROZINCADO"

Transcrição

1 TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE PRECURSOR POLIMÉRICO PARA A FORMAÇÃO DE CAMADAS PROTETORAS CONTENDO CÉRIO SOBRE AÇO ELETROZINCADO Kellie Provazi de Souza (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Brasil)* Célia Regina Tomachuk (Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo Brasil) Fernanda Martins Queiroz (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Brasil) José Mário Ferreira Jr. (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Brasil) Celso Canova (Hi-Tec Indústria Química, Indaiatuba - Brasil) Paulo Alberto Pires (Hi-Tec Indústria Química, Indaiatuba - Brasil) Elisabeth Lillian Vicente (Hi-Tec Indústria Química, Indaiatuba - Brasil) Isolda Costa (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Brasil) RESUMO O efeito de tratamento da superfície à base de um precursor polimérico em presença de composto de cério na resistência à corrosão de aço eletrozincado foi investigado. O objetivo foi avaliar a viabilidade desse tratamento como base para aplicação de tintas em peças eletrozincadas. A influência do uso do banho e do tempo de tratamento na resistência à corrosão e aderência das tintas foi avaliada por ensaios de névoa salina e espectroscopia de impedância eletroquímica. As peças eletrozincadas e tratadas foram recobertas com tinta KTL e submetidas a ensaio de névoa salina (ABNT NBR 8094).

2 SURFACE TREATMENTS BASED ON POLYMERIC PRECURSOR FOR THE FORMATION OF PROTECTIVE LAYERS CONTAINING CERIUM ON ELECTROGALVANIZED STEEL ABSTRACT The effect of surface treatment based on polymeric precursor in the presence of cerium compound in corrosion resistance galvanized steel was investigated. The objective was to evaluate the feasibility of this treatment as a basis for application of paints in galvanized parts. The influence of the use of the bath and the treatment time in the corrosion resistance and the paint adhesion was evaluated by salt spray tests and electrochemical impedance spectroscopy. The galvanized and treated parts were coated with KTL paint and subjected to salt spray test (ABNT NBR 8094). * Av. Professor Lineu Prestes, 2242, São Paulo, SP, kprovazi@gmail.com INTRODUÇÃO Diversos estudos vêm sendo feitos no aço eletrozincado para aumentar sua resistência à corrosão [1,2] e aderência à tintas [3] com o objetivo de substituir os tratamentos mais usados que são a base de cromo hexavalente, que apresentam boa resistência à corrosão mas são conhecidos por serem carcinogênicos, tóxicos e por gerarem resíduos que causam problemas ambientais [4]. Trabalhos anteriores do grupo testaram tratamentos a base de cério, 2- butino-1,4-diol propoxilato e nióbio com tempos de tratamento de 10, 20 e 30 minutos que apresentaram resultados satisfatórios [5], porém a presença do nióbio foi considerada ineficaz nas condições estudadas [6], e a diminuição do tempo de tratamento e eliminação de etapas foi necessária para viabilizar economicamente a aplicação do tratamento na indústria. No presente estudo é investigado o efeito de tratamentos de superfície no aço eletrozincado em um banho à base de cério e 2-butino-1,4-diol propoxilato por 5 e 7 minutos na resistência à corrosão de aço eletrozincado e na aderência da tinta do tipo cataforética KTL. O objetivo é avaliar a viabilidade desses tratamentos como base para aplicação de tintas em peças eletrozincadas. A influência da durabilidade do banho e do tempo de

3 tratamento na resistência à corrosão e aderência das tintas foi avaliada por ensaios de névoa salina e espectroscopia de impedância eletroquímica. MATERIAIS E MÉTODOS Peças do aço SAE/AISI 1010 foram preparadas seguindo o procedimento descrito abaixo: - desengraxe anódico durante 2 minutos aplicando uma densidade de corrente de 2 A dm -2 em solução alcalina à base de silicato; - decapagem durante 2 minutos em solução de HCl 1:1 contendo 10 ml L -1 de inibidor de corrosão do ferro; - ativação, durante 30 segundos, em solução contendo 5% de bifluoreto de amônio; - eletrodeposição de zinco (a eletrodeposição de zinco alcalino isento de íons cianetos foi feita com um banho de 12,5 g L -1 de óxido de zinco, 170 g L -1 de hidróxido de potássio, 50 g L -1 de carbonato de potássio e aditivos. A densidade de corrente aplicada foi de 2 A dm -2 a temperatura ambiente (23 2) C, por 45 minutos; Para o tratamento de conversão as peças foram tratadas seguindo as etapas descritas abaixo: - ativação em solução de ácido nítrico ph 1; - imersão no banho de tratamento de conversão de Ce(NO 3 ) 3 com 2- butino-1,4-diol propoxilato por tempos de 5 e 7 minutos, sendo os nomes dos corpos de prova de respectivamente, 5 e 7. As peças formadas em banho novo foram chamadas de Lote 1, as peças tratadas em banho utilizado duas vezes foram chamadas de Lote 2. - secagem em estufa por 15 minutos à 80 C. Para os ensaios de névoa salina, as amostras zincadas e tratadas com cério e o precursor polimérico foram pintadas com tinta cataforética KLT por eletrodeposição por imersão. As peças tratadas foram caracterizadas por espectroscopia de impedância eletroquímica e as tratadas e pintadas foram caracterizadas por névoa salina, conforme norma ABNT NBR 8094, por 600 h.

4 RESULTADOS 15º Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície Em trabalho anterior, foi estudada a influência do tempo de tratamento de passivação (a base de cério e precursor polimérico) na morfologia e resistência à corrosão de aço eletrozincado. Foi encontrado que melhor tempo de tratamento entre os investigados (1, 3, 5, 7 e 9 minutos) foi o de 5 minutos. Todavia, foi observada formação de precipitados no banho de passivação com o tempo de uso do banho. Observou-se também que o filme formado na superfície do material apresentava coloração diferente dependente do uso do banho. A amostra passivada em banho sem uso anterior apresentava cor azulada (Figura 1 A) enquanto a passivada em banho usado, apresentou cor amarelada (Figura 1 B). As amostras de aço eletrozincado tratadas com cério e precursor polimérico por 5 minutos foram analisadas por EIE por até 7 dias de imersão em solução de NaCl 0,1 M. O efeito do uso do banho também foi investigado, sendo que as amostras denominadas 1º Lote foram passivada em um banho novo, e as amostras denominadas 2º. Lote, foram passivadas utilizando um banho que já tinha sido usado uma vez.

5 O s result ados dos ensai os de EIE (Figura 2) mostraram maiores impedâncias e maior estabilidade da superfície sobre o cp 5 L1 (Figura 2 A) em relação ao cp 5 L2 (Figura 2B). A diminuição de impedância entre 1 e 6 dias de imersão para este último tipo de cp, seguida por um grande aumento desta, indica que houve interação do eletrólito (solução NaCl 0,1 M) com o substrato metálico e, consequentemente formação de produto de corrosão aderente, causando o aumento de impedância entre 6 e 7 dias. Foi observada formação de precipitados no banho com o tempo de uso. Esta altera a composição do banho e indica que a camada formada em banho menos concentrado do que o adotado inicialmente causa uma superfície com características bem diversas da formada em um banho de maior concentração. Para avaliar a interação do filme formado pelo tratamento de passivação com a tinta KTL cataforética foram realizados ensaios de névoa salina por 600 h. Os resultados mostraram que o cp com o tratamento 5 L1 não passou no teste (Figura 3 A) seguindo os critérios da norma ABNT NBR Por sua vez, o tratamento 5 L2 (Figura 3 B), teve desempenho similar ao de revestimento de conversão de cromo hexavalente (resultados não mostrados).

6 A amostra mostrada na Figura 3 A não foi aprovada no ensaio de névoa salina porque nela houve grande incidência de bolhas e perda de aderência com o substrato metálico. A amostra passivada em banho já usado, todavia, apresentou comportamento similar ao observado para amostras de aço eletrozincado e com revestimento de conversão de cromato. Vários fatores ocasionam a ocorrência de bolhas, dentre os quais, cita-se: presença de sais na superfície, falhas no tratamento de passivação, enxágues de pré-pintura contaminados, falha na pintura, entre outros. Vale salientar que a amostra que não passou no teste de névoa salina (Figura 3 A) foi a que apresentou maior impedância, quando testada sem tinta (Figura 1 A). A maior impedância pode ser explicada pela formação de um filme mais contínuo. porém que fornece menor aderência à tinta aplicada. Esta seria a causa para o aparecimetno de grande quantidade de bolhas em volta do risco e, mesmo, longe dele. Por sua vez, as descontinuidades no filme passivo podem fornecer ancoragem para a tinta e maior resistência à corrosão. CONCLUSÔES Os resultados de EIE indicam forte influência das características do banho à base de cério e precursor polimérico, sendo estas alteradas pelo uso do banho para a passivação de amostras eletrozincadas devido à precipitação de compostos pouco solúveis e modificação do ph do banho. Foi também observado que os resultados de EIE em corpos-de-prova sem tinta, podem conduzir a conclusões errôneas. O ensaio de névoa salina (ASTM B117) para corpos-de-prova com tinta do tipo cataforética KLT, conduzido por 600 h, mostrou que a superfície com maior impedância e indicativa de maior estabilidade, foi a que não passou no ensaio de névoa salina. Os resultados sugerem que a razão para isto foia ausência de boa aderência entre a tinta e o substrato metálico que pode ser favorecido pela presença de descontinuidades no filme passivo formado. AGRADECIMENTOS Agradecemos à FAPESP, CNPq pelo apoio financeiro.

7 REFERÊNCIAS 15º Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície [1] PENG, T.; MAN, R. Rare earth and silane as chromate replacers for corrosion protection on galvanized steel. Journal of Rare Earths, v. 27, n. 1, p , [2] ARAMAKI, K. Preparation of chromate free, self-healing polimer films containing sodium silicate on zinc pretreated in a cerium (III) nitrate solution for preventing zinc corrosion at scratches in 0.5 NaCl. Corrosion Science, v. 44, n. 6, p , [3] COSTA, A. N. C.; SANTOS, J. C.; CARVALHO, J. E. R.; OLIVEIRA, N. S.; MARTINS, T. S. Utilização de pré-tratamento a base de nanotecnologia em linha de pintura da indústria automobilística. Tecnol. Metal. Mater. Miner., v. 9, n. 3, p , [4] LAMB, A.; EVANS, G.; KING, J. R. Mathematical modelling of toxicity associated with intracellular chromium reduction. Bulletin of Mathematical Bilology, v 2, p 1-29, [5] FERREIRA, J. M.; ROSSI, J. L.; BAKER, M.A.; HINDER, S. J.; COSTA, I. Deposition and characterization of a new mixed organic/inorganic cerium containing coating for the corrosion protection of electrogalvanized steel. International Journal of Electrochemical, 9 (2014). [6] SOUZA, K. P., TOMACHUK, C. R., PALOMINO L. E. M., COSTA I. Passivation of Electrogalvanized steel with Conversion Coatings in Cr VI-Free solutions. In: 10th Symposium on Electrochemical Methods in Corrosion Research, Maragogi, AL, Brasil, Anais do 10th Symposium on Electrochemical Methods in Corrosion Research, 2012.

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO AÇO ELETROZINCADO REVESTIDO COM CAMADA DE CONVERSÃO DE CÉRIO E 2-BUTINO-1,4-DIOL PROPOXILATO

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO AÇO ELETROZINCADO REVESTIDO COM CAMADA DE CONVERSÃO DE CÉRIO E 2-BUTINO-1,4-DIOL PROPOXILATO AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO AÇO ELETROZINCADO REVESTIDO COM CAMADA DE CONVERSÃO DE CÉRIO E 2-BUTINO-1,4-DIOL PROPOXILATO K. Provazi*,1, C. R. Tomachuk 2, J. M. F. Junior 1, I. Costa 1 *Av. Professor

Leia mais

M.C.G. dos Santos; C. M. A. Freire

M.C.G. dos Santos; C. M. A. Freire ISSN 1517-7076 artigo 11526, pp.1576-1586, 2013 Avaliação da resistência à corrosão de eletrodepósitos de liga sobre aço tratado com filmes contendo sais de terras raras e silanos BTSE, BTESPTS Evaluation

Leia mais

ipen AUTARQUIA ASSOCIADA À UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ipen AUTARQUIA ASSOCIADA À UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ipen AUTARQUIA ASSOCIADA À UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INVESTIGAÇÃO DO TRATAMENTO COM MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS PARA SUBSTITUIÇÃO DA CROMATIZAÇÃO DA LIGA AA5052H32 NO PREPARO DA SUPERFÍCIE PRÉVIO A PINTURA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO DE AÇO ELETROGALVANIZADO, PASSIVADO COM CROMO TRIVALENTE E PINTADO SISTEMA ELETROGALVANIZADO CROMO III PINTURA1

AVALIAÇÃO DA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO DE AÇO ELETROGALVANIZADO, PASSIVADO COM CROMO TRIVALENTE E PINTADO SISTEMA ELETROGALVANIZADO CROMO III PINTURA1 AVALIAÇÃO DA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO DE AÇO ELETROGALVANIZADO, PASSIVADO COM CROMO TRIVALENTE E PINTADO SISTEMA ELETROGALVANIZADO CROMO III PINTURA 1 Fernanda Martins Queiroz 2 Cecília Inês Elsner 3 Alejandro

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ZIRCÔNIO E TANINO EM AÇO GALVANIZADO

AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ZIRCÔNIO E TANINO EM AÇO GALVANIZADO AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ZIRCÔNIO E TANINO EM AÇO GALVANIZADO Josiane Soares Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil)*, Raquel Dei Agnoli (Universidade Federal do

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/5 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/5 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE FUNDO RICA EM ZINCO À BASE DE Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/5 NE-024 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE Zr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE Zr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE Zr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO J.S. Costa* 1, J. Zoppas Ferreira 1 Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - Porto Alegre, RS CEP 91501-970 - Campus

Leia mais

AUMENTO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETROZINCADOS COM PRODUTOS ECO-COMPATÍVEIS

AUMENTO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETROZINCADOS COM PRODUTOS ECO-COMPATÍVEIS AUMENTO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETROZINCADOS COM PRODUTOS ECO-COMPATÍVEIS Célia Regina Tomachuk, Tullio Monetta, Francesco Bellucci UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI NAPOLI FEDERICO II, DIPARTIMENTO DI

Leia mais

PASSIVAÇÃO, COM CAMADA ESPESSA, À BASE DE SAIS DE CROMO TRIVALENTE APLICADA EM TEMPERATURA AMBIENTE SOBRE AÇO ELETROZINCADO1

PASSIVAÇÃO, COM CAMADA ESPESSA, À BASE DE SAIS DE CROMO TRIVALENTE APLICADA EM TEMPERATURA AMBIENTE SOBRE AÇO ELETROZINCADO1 PASSIVAÇÃO, COM CAMADA ESPESSA, À BASE DE SAIS DE CROMO TRIVALENTE APLICADA EM TEMPERATURA AMBIENTE SOBRE AÇO ELETROZINCADO 1 Alessandra Setúbal Santos 2 Célia Regina Tomachuk 3 Fernanda Martins Queiróz

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CAMADAS DE CONVERSÃO DE CÉRIO COMO ALTERNATIVA PARA SUBSTITUIÇÃO DA CROMATIZAÇÃO SOBRE AÇO ELETROGALVANIZADO

AVALIAÇÃO DE CAMADAS DE CONVERSÃO DE CÉRIO COMO ALTERNATIVA PARA SUBSTITUIÇÃO DA CROMATIZAÇÃO SOBRE AÇO ELETROGALVANIZADO AVALIAÇÃO DE CAMADAS DE CONVERSÃO DE CÉRIO COMO ALTERNATIVA PARA SUBSTITUIÇÃO DA CROMATIZAÇÃO SOBRE AÇO ELETROGALVANIZADO M. de Oliveira 1, W. I. A. Santos 1, J. M. Ferreira-Jr 1, C. R. Tomachuk 1, I.

Leia mais

ESTUDO E COMPARAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE CONVERSÃO À BASE DE Zr e Cr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO

ESTUDO E COMPARAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE CONVERSÃO À BASE DE Zr e Cr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO ESTUDO E COMPARAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE CONVERSÃO À BASE DE Zr e Cr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO Josiane Soares Costa 1, Tamyres C. Rosa 2, Jane Zoppas Ferreira 3 1 UFRGS (Josiane.costa@ufrgs.br)

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA EPÓXI ALCATRÃO DE HULHA CURADA COM Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/6 NE-012 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

ELETRODEPOSIÇÃO DE FILMES DE POLIPIRROL EM MEIO ORGÂNICO CONTENDO ÁCIDO FOSFÓRICO. Rua Pedro Vicente, 625, , Canindé, São Paulo

ELETRODEPOSIÇÃO DE FILMES DE POLIPIRROL EM MEIO ORGÂNICO CONTENDO ÁCIDO FOSFÓRICO. Rua Pedro Vicente, 625, , Canindé, São Paulo ELETRODEPOSIÇÃO DE FILMES DE POLIPIRROL EM MEIO ORGÂNICO CONTENDO ÁCIDO FOSFÓRICO R. B. Hilario 1*, K. M. Bezerra¹, A. S. Liu 1, L. Y. Cho 2 Rua Pedro Vicente, 625, 01109-010, Canindé, São Paulo * rodrigobarbosahilario@gmail.com

Leia mais

TECNOLOGIA ALTERNATIVA PARA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO

TECNOLOGIA ALTERNATIVA PARA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO Titulo do Trabalho TECNOLOGIA ALTERNATIVA PARA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO Nome do Autor Principal Herbert Duchatsch Johansen Nome do Orientador Artur de Jesus Motheo Instituição Universidade

Leia mais

Investigação de tratamentos alternativos à cromatização aplicados sobre eletrogalvanizado

Investigação de tratamentos alternativos à cromatização aplicados sobre eletrogalvanizado Investigação de tratamentos alternativos à cromatização aplicados sobre eletrogalvanizado J.M. Ferreira-Jr 1, C.R. Tomachuk 1, M. de Oliveira 1, W.I.A. Santos 1, I. Costa 1 1 Instituto de Pesquisas Energéticas

Leia mais

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE NANOPARTÍCULAS DE Ag-SiO COMO ADITIVOS EM REVESTIMENTOS ANTICORROSIVOS

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE NANOPARTÍCULAS DE Ag-SiO COMO ADITIVOS EM REVESTIMENTOS ANTICORROSIVOS ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE NANOPARTÍCULAS DE Ag-SiO COMO ADITIVOS EM REVESTIMENTOS ANTICORROSIVOS Pletsch, R.O (1)*.; Bouchonneau, N. (1) ; Vieira, M.R.S. (1) ; Alves, K.G.B. (1) ; Melo, C. P. De (2) ; Urtiga

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA À BASE DE SILICATO DE ETILA PIGMENTADA COM ZINCO E ALUMÍNIO Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/6 NE-014 1ª Edição 1. OBJETIVO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE DO FOSFATO TRICATIÔNICO COM NIÓBIO POR ENSAIO DE CORROSÃO ACELERADA

AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE DO FOSFATO TRICATIÔNICO COM NIÓBIO POR ENSAIO DE CORROSÃO ACELERADA AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE DO FOSFATO TRICATIÔNICO COM NIÓBIO POR ENSAIO DE CORROSÃO ACELERADA R. C. Lima (IPEN) 1 ; A. C. OLiveira Sobrinho (IPEN) 1, A. Oliveira (ITW) 2 ; I. Costa (IPEN) 1 1 Instituto

Leia mais

EFEITO DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA AA2024-T3

EFEITO DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA AA2024-T3 EFEITO DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA AA2024-T3 Resumo doi: 10.4322/tmm.00603002 Solange de Souza 1 Daniel Sierra Yoshikawa 2 Sérgio Luiz de Assis 3 Wagner Izaltino Alves

Leia mais

Metalurgia e materiais

Metalurgia e materiais Aline Viomar et al. Metalurgia e materiais Metallurgy and materials Aplicação de SAM em liga de alumínio AA 24-T3 com desengraxe alcalino Application of SAM in AA 24-T3 aluminum alloy with alkaline degrease

Leia mais

Tratamento, Pintura, Proteção e Aços utilizados.

Tratamento, Pintura, Proteção e Aços utilizados. Tratamento, Pintura, Proteção e Aços utilizados. 1 I TRATAMENTO SUPERFICIAL DO AÇO: PROCESSO UTILIZADO: Spray pressurizado aquecido e envolvente de alta pressão. FUNÇÕES: Remover todas as impurezas da

Leia mais

Uso de revestimento de conversão à base de zircônio em substituição ambientalmente correta aos processos de cromatização e fosfatização

Uso de revestimento de conversão à base de zircônio em substituição ambientalmente correta aos processos de cromatização e fosfatização Uso de revestimento de conversão à base de zircônio em substituição ambientalmente correta aos processos de cromatização e fosfatização Zaro, Gustavo; Abreu,Tiago M. de; Ferreira, Jane Z. Laboratório de

Leia mais

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE INIBIDORES NA RESISTÊNCIA A CORROSÃO DE AÇO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE INIBIDORES NA RESISTÊNCIA A CORROSÃO DE AÇO DE CONSTRUÇÃO CIVIL AVALIAÇÃO DO EFEITO DE INIBIDORES NA RESISTÊNCIA A CORROSÃO DE AÇO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Marina M. Mennucci, Fernando M. dos Reis, Lucia H. Higa, Isolda Costa Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares,

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PH E DO TEMPO DE IMERSÃO NA SILANIZAÇÃO JUNTO DE TANINOS PARA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA DE AÇOS GALVANIZADOS

INFLUÊNCIA DO PH E DO TEMPO DE IMERSÃO NA SILANIZAÇÃO JUNTO DE TANINOS PARA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA DE AÇOS GALVANIZADOS 6 a 1 de Novembro de 216, Natal, RN, Brasil INFLUÊNCIA DO PH E DO TEMPO DE IMERSÃO NA SILANIZAÇÃO JUNTO DE TANINOS PARA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA DE AÇOS GALVANIZADOS Bruno Pienis Garcia Álvaro Meneguzzi

Leia mais

ESTUDO DA OCORRÊNCIA DA CORROSÃO EM AÇOS INOXIDÁVEIS AISI 316L E 444 UTILIZADOS NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA

ESTUDO DA OCORRÊNCIA DA CORROSÃO EM AÇOS INOXIDÁVEIS AISI 316L E 444 UTILIZADOS NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA ESTUDO DA OCORRÊNCIA DA CORROSÃO EM AÇOS INOXIDÁVEIS AISI 316L E 444 UTILIZADOS NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA Júlio César Nogueira Dias 1, Regina Célia Barbosa de Oliveira 2, Adriana Nunes Correia 2 e Hamilton

Leia mais

REVESTIMENTOS NANOESTRUTURADOS COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS

REVESTIMENTOS NANOESTRUTURADOS COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS REVESTIMENTOS NANOESTRUTURADOS COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS Daniela da Fonseca 1 Rogério Santejano 2 Ester Schmidt Rieder 3 Resumo Neste estudo, revestimentos de nanopartículas de TiO 2 dopados com

Leia mais

AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO ORGÂNICO SOBRE AÇO GALVANIZADO DE DIFERENTES TAMANHOS DE GRÃO

AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO ORGÂNICO SOBRE AÇO GALVANIZADO DE DIFERENTES TAMANHOS DE GRÃO AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO ORGÂNICO SOBRE AÇO GALVANIZADO DE DIFERENTES TAMANHOS DE GRÃO Vitor Bonamigo Moreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil) Avenida Bento Gonçalves, 9500, Setor IV,

Leia mais

REVESTIMENTO DUPLEX NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 CONTRA A CORROSÃO. Rua Pedro Vicente, 625, , Canindé, São Paulo, SP

REVESTIMENTO DUPLEX NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 CONTRA A CORROSÃO. Rua Pedro Vicente, 625, , Canindé, São Paulo, SP REVESTIMENTO DUPLEX NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 CONTRA A CORROSÃO K. M. Bezerra 1* ; A. S. Liu 1 ; F. E. P. dos Santos 2 ; L. Y. Cho 2 Rua Pedro Vicente, 625, 01109-010, Canindé, São Paulo, SP *karinemirb@gmail.com

Leia mais

EFEITO DO REVESTIMENTO A BASE DE CONVERSÃO A BASE DE CERIO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CORROSÃO DA LIGA DE MAGNESIO AZ91D

EFEITO DO REVESTIMENTO A BASE DE CONVERSÃO A BASE DE CERIO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CORROSÃO DA LIGA DE MAGNESIO AZ91D EFEITO DO REVESTIMENTO A BASE DE CONVERSÃO A BASE DE CERIO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CORROSÃO DA LIGA DE MAGNESIO AZ91D Rafael Luiz Emiliano Ferreira 1, Olandir Vercino Correa 2,*, Renato Altobelli Antunes

Leia mais

15º Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície 4º INTERFINISH Latino Americano

15º Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície 4º INTERFINISH Latino Americano INFLUÊNCIA DA ATIVAÇÃO SUPERFICIAL DOS REVESTIMENTOS À BASE DE ZIRCÔNIO E TANINO EM SUBSTRATOS DE ZINCO Josiane Soares Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil)*, Raquel Dei Agnoli (Universidade

Leia mais

Aplicação de diferentes tipos de taninos comerciais como agentes de passivação do aço galvanizado para substituição da cromatização

Aplicação de diferentes tipos de taninos comerciais como agentes de passivação do aço galvanizado para substituição da cromatização Aplicação de diferentes tipos de taninos comerciais como agentes de passivação do aço galvanizado para substituição da cromatização Use of different commercial tannins as passivation agents on hot-dip

Leia mais

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 439 COMO ELETRODO INDICADOR EM TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 439 COMO ELETRODO INDICADOR EM TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA 16 TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 439 COMO ELETRODO INDICADOR EM TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: QUÍMICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE SÃO

Leia mais

Caracterização e desempenho de ligas de zinco/níquel e estanho/zinco

Caracterização e desempenho de ligas de zinco/níquel e estanho/zinco Band28 1/1/04 5:33 AM Page 1 Artigos Técnicos Caracterização e desempenho de ligas de zinco/níquel e estanho/zinco Este estudo visa a melhoria dos processos de resistência à corrosão, avaliando o desempenho

Leia mais

CORROSÃO EM MEIO DE DIESEL DO AÇO CARBONO REVESTIDO COM COBRE. Danielle Cristina Silva (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil)

CORROSÃO EM MEIO DE DIESEL DO AÇO CARBONO REVESTIDO COM COBRE. Danielle Cristina Silva (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil) CORROSÃO EM MEIO DE DIESEL DO AÇO CARBONO REVESTIDO COM COBRE Danielle Cristina Silva (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil) Julian Johann (Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil) Maico

Leia mais

Conteúdo: 1. HISTÓRICO 2. MISSÃO 3. VISÃO 4. VALORES

Conteúdo: 1. HISTÓRICO 2. MISSÃO 3. VISÃO 4. VALORES Conteúdo: 1. HISTÓRICO 2. MISSÃO 3. VISÃO 4. VALORES 1. HISTÓRICO: Fundado em 1970, na cidade de São Paulo, em colaboração com o instituto inglês ZALIS (Zinc and Lead International Service), inicialmente

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-016 TINTA DE ACABAMENTO EPÓXI SEM SOLVENTE. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-016 TINTA DE ACABAMENTO EPÓXI SEM SOLVENTE. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA TINTA DE ACABAMENTO EPÓXI SEM SOLVENTE Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-016 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE ADERÊNCIA EPÓXI-ISOCIANATO- Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência.03.16 1/7 NE-025 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174848 Corrosão e proteção contra corrosão de ímãs permanentes de (Nd,Pr)-Fe-B Célia Aparecida Lino dos Santos Trabalho apresentado na REUNIÃO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

TRATAMENTOS ALTERNATIVOS À CROMATIZAÇÃO COM CROMO HEXAVALENTE E SEUS EFEITOS NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO ALUMÍNIO

TRATAMENTOS ALTERNATIVOS À CROMATIZAÇÃO COM CROMO HEXAVALENTE E SEUS EFEITOS NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO ALUMÍNIO TRATAMENTOS ALTERNATIVOS À CROMATIZAÇÃO COM CROMO HEXAVALENTE E SEUS EFEITOS NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO ALUMÍNIO 1050 1 Wagner Izaltino Alves dos Santos 2 Daniel Sierra Yoshikawa 2 Sergio Luiz de Assis

Leia mais

Estudo do desempenho de filmes contendo sais de terras raras como inibidores de corrosão da liga ZnFe eletrodepositada sobre aço

Estudo do desempenho de filmes contendo sais de terras raras como inibidores de corrosão da liga ZnFe eletrodepositada sobre aço ISSN 1517-7076 artigo 11485, pp.1144-1157, 2012 Estudo do desempenho de filmes contendo sais de terras raras como inibidores de corrosão da liga ZnFe eletrodepositada sobre aço Study of the performance

Leia mais

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE CAIXILHOS DE ACO REVESTIDOS E/OU PINTURA

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE CAIXILHOS DE ACO REVESTIDOS E/OU PINTURA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE CAIXILHOS DE ACO REVESTIDOS E/OU PINTURA Olga Ferraz Eduardo Cavalcanti Instituto Nacional de Tecnologia INT Catia Mac Cord Simões Coelho Fernando José de Matos Instituto Brasileiro

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DA PASSIVAÇÃO DOS AÇOS AISI 430 E AISI 439 COM ÁCIDO NÍTRICO EM DIFERENTES TEMPERATURAS

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DA PASSIVAÇÃO DOS AÇOS AISI 430 E AISI 439 COM ÁCIDO NÍTRICO EM DIFERENTES TEMPERATURAS TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DA PASSIVAÇÃO DOS AÇOS AISI 430 E AISI 439 COM ÁCIDO NÍTRICO EM DIFERENTES TEMPERATURAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: QUÍMICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

INFLUÊNCIA DA FOSFATIZAÇÃO NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 POR FILMES DE POLIPIRROL

INFLUÊNCIA DA FOSFATIZAÇÃO NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 POR FILMES DE POLIPIRROL INFLUÊNCIA DA FOSFATIZAÇÃO NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 POR FILMES DE POLIPIRROL M. R. Ygei 1*, K. M. Bezerra 1, M. de Aquino 1, A. S. Liu 1, L. Y. Cho 2 Rua Pedro Vicente, 625, 01109-010, Canindé, São

Leia mais

TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS PARA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA ALCLAD 7475-T761

TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS PARA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA ALCLAD 7475-T761 TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS PARA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA ALCLAD 7475-T761 S. L. Assis 1, S. de Souza 1, D. S. Yoshikawa 2 e I. Costa 1 1 IPEN/CNEN CCTM - Centro

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA EPÓXI ALCATRÃO DE HULHA CURADA COM Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-013 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE-017 TINTA DE ALUMÍNIO FENÓLICA. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/6 NE-017 TINTA DE ALUMÍNIO FENÓLICA. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA TINTA DE ALUMÍNIO FENÓLICA Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/6 NE-017 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1 Da ABNT

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE-010 TINTA ALQUÍDICA. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/6 NE-010 TINTA ALQUÍDICA. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA TINTA ALQUÍDICA Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/6 NE-010 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1 Da ABNT (Associação

Leia mais

Fotografia 43 - Corpo-de-prova 9 - gota salina com ferricianeto de potássio e fenolftaleina

Fotografia 43 - Corpo-de-prova 9 - gota salina com ferricianeto de potássio e fenolftaleina 70 3mm 3mm a b Fotografia 41 - Corpo-de-prova 7 - gota salina com fenolftaleina e ferricianeto de potássio Fotografia 42 - Corpo-de-prova 8 - gota salina com a) fenolftaleina e ferricianeto de potássio

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE FUNDO EPÓXI PIGMENTADA COM ALUMÍNIO, CURADA COM POLIAMINA Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-022 1ª Edição 1. OBJETIVO

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/11 ESQUEMAS DE PINTURA DE EQUIPAMENTOS E ESTRUTURAS METÁLICAS NE-004. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/11 ESQUEMAS DE PINTURA DE EQUIPAMENTOS E ESTRUTURAS METÁLICAS NE-004. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA ESQUEMAS DE PINTURA DE EQUIPAMENTOS E Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/11 NE-004 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

Workshop de Galvanização a fogo Experiências e Aplicações 11 de setembro de Galvanização a Fogo: O que é e seus benefícios.

Workshop de Galvanização a fogo Experiências e Aplicações 11 de setembro de Galvanização a Fogo: O que é e seus benefícios. Workshop de Galvanização a fogo Experiências e Aplicações 11 de setembro de 2018 Galvanização a Fogo: O que é e seus benefícios. VISÃO: LIDERAR E APOIAR OS SETORES DOS METAIS ZINCO, NÍQUEL E CHUMBO NO

Leia mais

TANINO COMO AGENTE INIBIDOR DO PROCESSO CORROSIVO

TANINO COMO AGENTE INIBIDOR DO PROCESSO CORROSIVO Resumo TANINO COMO AGENTE INIBIDOR DO PROCESSO CORROSIVO Gabriele Tais Linden 1 Nádia Teresinha Schröder 2 Ester Schmidt Rieder 3 Com o objetivo de reduzir a corrosão metálica, com agentes de baixo impacto

Leia mais

VICTOR ERNESTO PEREZ HERNANDEZ

VICTOR ERNESTO PEREZ HERNANDEZ 1 VICTOR ERNESTO PEREZ HERNANDEZ COMPORTAMENTO DE CORROSÃO DE CAMADAS ISENTAS DE CROMO HEXAVALENTE E SEM ENXÁGUE APLICADAS SOBRE SUPERFÍCIES ELETROZINCADAS PRODUZIDAS EM LINHAS CONTÍNUAS São Paulo 215

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO L NOS PRÉ-TRATAMENTOS, PINTURA E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS GALVANIZADOS A QUENTE GA*

INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO L NOS PRÉ-TRATAMENTOS, PINTURA E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS GALVANIZADOS A QUENTE GA* ISSN 1516-392X INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO L NOS PRÉ-TRATAMENTOS, PINTURA E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS GALVANIZADOS A QUENTE GA* 1 Egnalda Pereira da Silva Pimenta 2 José Geraldo Moreira Resumo Os aços

Leia mais

Guia de Defeito Zinco Alcalino sem Cianeto

Guia de Defeito Zinco Alcalino sem Cianeto Guia de Defeito Zinco Alcalino sem Cianeto Deposito fosco com a1) Concentração do banho e dos a1) Anotar os valores, para granulação bem fina em toda aditivos dentro do especificado referências futuras.

Leia mais

USO DO AÇO PRE-GALVANIZADO EM ESTRUTURAS DE SUPORTE DE PAINEIS SOLARES*

USO DO AÇO PRE-GALVANIZADO EM ESTRUTURAS DE SUPORTE DE PAINEIS SOLARES* 9 USO DO AÇO PRE-GALVANIZADO EM ESTRUTURAS DE SUPORTE DE PAINEIS SOLARES* Humberto Napoli Bellei 1 Egnalda Pereira da Silva Pimenta 2 Resumo O Sol é a principal fonte de energia sustentável com enorme

Leia mais

COMPARAÇÃO DA RESISTÊNCIA A OXIDAÇÃO DE ARAMES GALVANIZADOS POR IMERSÃO A QUENTE APLICANDO DIFERENTES CAMADAS DE CONVERSÃO A BASE DE CROMO*

COMPARAÇÃO DA RESISTÊNCIA A OXIDAÇÃO DE ARAMES GALVANIZADOS POR IMERSÃO A QUENTE APLICANDO DIFERENTES CAMADAS DE CONVERSÃO A BASE DE CROMO* 1572 COMPARAÇÃO DA RESISTÊNCIA A OXIDAÇÃO DE ARAMES GALVANIZADOS POR IMERSÃO A QUENTE APLICANDO DIFERENTES CAMADAS DE CONVERSÃO A BASE DE CROMO* João Vitor Mokan 1 Jane Zoppas Ferreira 2 Resumo O presente

Leia mais

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE ZIRCÔNIO COMO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO EM AÇO GALVANIZADO

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE ZIRCÔNIO COMO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO EM AÇO GALVANIZADO ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE ZIRCÔNIO COMO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO EM AÇO GALVANIZADO G. Zaro; J. Z. Ferreira ¹LACOR UFRGS, Mestrando ; ²LACOR- UFRGS, Doutora gustavo.zaro@gmail.com

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES FINOS DE OXA- LATO PARA A PROTEÇÃO À CORROSÃO DE ZINCO METÁLICO RESUMO

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES FINOS DE OXA- LATO PARA A PROTEÇÃO À CORROSÃO DE ZINCO METÁLICO RESUMO DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES FINOS DE OXA- LATO PARA A PROTEÇÃO À CORROSÃO DE ZINCO METÁLICO Oliveira, M 1., Ferreira Jr, J.M 2., Baker, M. A 2., Rossi, J 1., Costa, I 1. 1 Instituto de Pesquisas

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/9 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/9 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE FUNDO EPÓXI-FOSFATO DE ZINCO DE Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência.03.16 1/9 NE-026 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA EPÓXI MODIFICADA ISENTA DE Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-030 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1

Leia mais

Palavras-chave: sais, óxidos, superfície, preparação, limpeza.

Palavras-chave: sais, óxidos, superfície, preparação, limpeza. Copyright 2016, ABRACO Trabalho apresentado durante o INTERCORR 2016, em Búzios/RJ no mês de maio de 2016. As informações e opiniões contidas neste trabalho são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

Leia mais

Estudo da influência do teor de bismuto no revestimento de zinco sobre o comportamento de corrosão de um aço galvanizado

Estudo da influência do teor de bismuto no revestimento de zinco sobre o comportamento de corrosão de um aço galvanizado Estudo da influência do teor de bismuto no revestimento de zinco sobre o comportamento de corrosão de um aço galvanizado Mara Cristina Lopes de Oliveira, Camile Paula Theodoro, Renato Altobelli Antunes

Leia mais

PRUMO/TS Resolução de problema de incrustações e bolhas em peças de açocarbono zincadas, do setor automotivo

PRUMO/TS Resolução de problema de incrustações e bolhas em peças de açocarbono zincadas, do setor automotivo PRUMO/TS Resolução de problema de incrustações e bolhas em peças de açocarbono zincadas, do setor automotivo Cleiton dos Santos Mattos 1, Marcela Torquato Nunes 2, Vinicius Dantas Cortez 3, Vicente N.

Leia mais

A eficiência da Galvanização no aumento da vida útil do aço. Luiza Abdala Eng. Química - Desenvolvimento de Mercado ICZ e Nexa Resources

A eficiência da Galvanização no aumento da vida útil do aço. Luiza Abdala Eng. Química - Desenvolvimento de Mercado ICZ e Nexa Resources A eficiência da Galvanização no aumento da vida útil do aço Luiza Abdala Eng. Química - Desenvolvimento de Mercado ICZ e Nexa Resources METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao

Leia mais

ANÁLISE GRAVIMÉTRICA DO REVESTIMENTO DE ZINCO-NÍQUEL DE UM AÇO 22MnB5 E ZINCO PURO

ANÁLISE GRAVIMÉTRICA DO REVESTIMENTO DE ZINCO-NÍQUEL DE UM AÇO 22MnB5 E ZINCO PURO ANÁLISE GRAVIMÉTRICA DO REVESTIMENTO DE ZINCO-NÍQUEL DE UM AÇO 22MnB5 E ZINCO PURO P. D. O. L. Costa, J. L. Rossi, I. Costa, C. P. Couto Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-SP) Av. Prof.

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/8 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/8 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA EPÓXI DE ALTA ESPESSURA CURADA COM Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência.03.16 1/8 NE-019 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO QUANTO À CORROSÃO DE FILMES HÍBRIDOS POR SVET*

CARACTERIZAÇÃO QUANTO À CORROSÃO DE FILMES HÍBRIDOS POR SVET* CARACTERIZAÇÃO QUANTO À CORROSÃO DE FILMES HÍBRIDOS POR SVET* Caroline Antunes Corrêa 1 Matias de Angelis Korb 2 Sandra Raquel Kunst 3 Célia de Fraga Malfatti 4 Resumo Filmes híbridos estão sendo utilizados

Leia mais

INFLUÊNCIA DE MANCHAS NA SUPERFÍCIE DA CAMADA DE ZINCO NA FOSFATIZAÇÃO, PINTURA E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS GALVANIZADOS

INFLUÊNCIA DE MANCHAS NA SUPERFÍCIE DA CAMADA DE ZINCO NA FOSFATIZAÇÃO, PINTURA E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS GALVANIZADOS INFLUÊNCIA DE MANCHAS NA SUPERFÍCIE DA CAMADA DE ZINCO NA FOSFATIZAÇÃO, PINTURA E RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS GALVANIZADOS doi: 10.4322/tmm.00604011 Egnalda Pereira da Silva Pimenta 1 Evandro de Azevedo

Leia mais

RESUMO. Palavras chave: tratamento de superfície; pintura; cromatização.

RESUMO. Palavras chave: tratamento de superfície; pintura; cromatização. DESENVOLVIMENTO DE MODELO GRÁFICO QUE APRESENTA A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DO PROCESSO DE CROMATIZAÇÃO NA ESPESSURA DA PELÍCULA CROMATIZADA OBTIDA NOS PROCESSOS INDUSTRIAIS DE PRÉ-TRATAMENTO QUÍMICO PARA

Leia mais

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil Influência do ph do sol nas propriedades finais da camada de conversão química formada a partir do precursor silano GPTMS aplicado sobre o aço galvanizado. H. C. de Oliveira a, *, O. A. Neuwald b, L. V.

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA

APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA Marta Gomes Francisco (UFF - EEIMVR) Tânia Maria Cavalcanti Nogueira (UFF - EEIMVR) 6 COTEQ

Leia mais

RESISTÊNCIA À CORROSÃO EM CHAPAS PINTADAS SUBMETIDAS À PRÉ TRATAMENTO À BASE DE NANOTECNOLOGIA

RESISTÊNCIA À CORROSÃO EM CHAPAS PINTADAS SUBMETIDAS À PRÉ TRATAMENTO À BASE DE NANOTECNOLOGIA 100 RESISTÊNCIA À CORROSÃO EM CHAPAS PINTADAS SUBMETIDAS À PRÉ TRATAMENTO À BASE DE NANOTECNOLOGIA RESISTANCE TO CORROSION IN PAINTED PLATES SUBMITTED TO PRE- TREATMENT BASED ON NANOTECHNOLOGY Maira da

Leia mais

CAMADAS DUPLAS DE SILA OS COMO PRÉ- TRATAME TO PARA PI TURA DE SUPERFÍCIES DE AÇO

CAMADAS DUPLAS DE SILA OS COMO PRÉ- TRATAME TO PARA PI TURA DE SUPERFÍCIES DE AÇO CAMADAS DUPLAS DE SILA OS COMO PRÉ- TRATAME TO PARA PI TURA DE SUPERFÍCIES DE AÇO Jonathan T. Ramos 1 *, Cristiane M. Becker 2, Alvaro Meneguzzi 1, Jane Zoppas-Ferreira 1 1 Universidade Federal do Rio

Leia mais

OBTENÇÃO DE LIGAS AMORFAS A BASE DE Fe-Cr-Co-P ATRAVÉS DE ELETRODEPOSIÇÃO

OBTENÇÃO DE LIGAS AMORFAS A BASE DE Fe-Cr-Co-P ATRAVÉS DE ELETRODEPOSIÇÃO OBTENÇÃO DE LIGAS AMORFAS A BASE DE Fe-Cr-Co-P ATRAVÉS DE ELETRODEPOSIÇÃO C.AC Souza 1, I.A Carlos 2, F. Avila 1, D.V. Ribeiro, A.L.R. Tachard, L. Santos 1 Rua Aristides Novis, n 2, Salvador/BA, CEP: 40210630-Caldassouza@hotmail.com

Leia mais

Metalurgia & Materiais

Metalurgia & Materiais Delci Fátima M. Casagrande et al. Metalurgia & Materiais Estudo de camadas eletrodepositadas a partir de soluções livres de cianeto (Study of coatings electrodeposited from free cyanide solutions) Delci

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE CAMADAS OXIDADAS CICLICAMENTE EM ALTAS TEMPERATURAS EM LIGAS Fe-5Si-5Cr E LIGAS Fe-Mn-Si-Cr-Ni.

CARACTERIZAÇÃO DE CAMADAS OXIDADAS CICLICAMENTE EM ALTAS TEMPERATURAS EM LIGAS Fe-5Si-5Cr E LIGAS Fe-Mn-Si-Cr-Ni. CARACTERIZAÇÃO DE CAMADAS OXIDADAS CICLICAMENTE EM ALTAS TEMPERATURAS EM LIGAS Fe-5Si-5Cr E LIGAS Fe-Mn-Si-Cr-Ni. A. J. Araújo, Souza V.F., Maestro C.A.R., A. M. S. Malafaia. Departamento de Engenharia

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CAJU COMO INIBIDOR DE CORROSÃO PARA O ALUMÍNIO 3003

UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CAJU COMO INIBIDOR DE CORROSÃO PARA O ALUMÍNIO 3003 UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CAJU COMO INIBIDOR DE CORROSÃO PARA O ALUMÍNIO 3003 C.S.Carvalho², J. M. Queiroz 1, L. C. Gomes 1, J. H. Rickli 2, L. Tussolini 2, T. B. Miguel 1, M. Tussolini 1 1 Instituto Federal

Leia mais

CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO EM SOLUÇÕES ÁCIDAS

CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO EM SOLUÇÕES ÁCIDAS The Journal of Engineering and Exact Sciences - JCEC ISSN: 2527-1075 Vol. 03 N. 08 (2017) 1250-1258 doi: 10.18540/jcecvl3iss8pp1250-1258 OPEN ACCESS CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO EM SOLUÇÕES ÁCIDAS CORROSION

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 TINTA EPÓXI, SEM SOLVENTES, TOLERANTE A SUPERFÍCIES ÚMIDAS NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 TINTA EPÓXI, SEM SOLVENTES, TOLERANTE A SUPERFÍCIES ÚMIDAS NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA TINTA EPÓXI, SEM SOLVENTES, TOLERANTE A Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-029 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

Influência do Teor de Sais Solúveis Presentes no Aço Carbono no Desempenho Anticorrosivo de um Sistema de Pintura Epóxi Multicamada

Influência do Teor de Sais Solúveis Presentes no Aço Carbono no Desempenho Anticorrosivo de um Sistema de Pintura Epóxi Multicamada Influência do Teor de Sais Solúveis Presentes no Aço Carbono no Desempenho Anticorrosivo de um Sistema de Pintura Epóxi Multicamada Camila Aparecida Zimmermann Sumário INTRODUÇÃO OBJETIVO ETAPAS DO TRABALHO

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CAJU COMO INIBIDOR DE CORROSÃO PARA O AÇO CARBONO

UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CAJU COMO INIBIDOR DE CORROSÃO PARA O AÇO CARBONO UTILIZAÇÃO DO BAGAÇO DE CAJU COMO INIBIDOR DE CORROSÃO PARA O AÇO CARBONO C.S.Carvalho², L. V. Rodrigues 1, J. H. Rickli 2, L. Tussolini 2, T. B. Miguel 1, M. Tussolini 1 1 Instituto Federal de Mato Grosso,

Leia mais

Estudo de Filmes Poliméricos contendo os Silanos γ-ups e VS como Passivantes em Superfícies Galvanizadas e Eletrodepósitos de Ligas Zn/Fe e Zn/Co

Estudo de Filmes Poliméricos contendo os Silanos γ-ups e VS como Passivantes em Superfícies Galvanizadas e Eletrodepósitos de Ligas Zn/Fe e Zn/Co ISSN 1517-7076 Revista Matéria, v. 10, n. 4, pp. 549 555, 2005 http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10675 Estudo de Filmes Poliméricos contendo os Silanos γ-ups e VS como Passivantes em

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/9 TINTA EPÓXI POLIAMIDA DE ALTA ESPESSURA E ELEVADO TEOR DE SÓLIDOS NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/9 TINTA EPÓXI POLIAMIDA DE ALTA ESPESSURA E ELEVADO TEOR DE SÓLIDOS NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA TINTA EPÓXI POLIAMIDA DE ALTA ESPESSURA E Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência.03.16 1/9 NE-021 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TRATAMENTOS SUPERFICIAIS E ÍONS Ce(IV) NA OBTENÇÃO DE REVESTIMENTOS HÍBRIDOS. P. Segura 1, I. V. Aoki 2, C. R.

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TRATAMENTOS SUPERFICIAIS E ÍONS Ce(IV) NA OBTENÇÃO DE REVESTIMENTOS HÍBRIDOS. P. Segura 1, I. V. Aoki 2, C. R. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TRATAMENTOS SUPERFICIAIS E ÍONS Ce(IV) NA OBTENÇÃO DE REVESTIMENTOS HÍBRIDOS P. Segura 1, I. V. Aoki 2, C. R. Martins 1 1 Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 183

Norma Técnica SABESP NTS 183 Norma Técnica SABESP NTS 183 Massa epóxi sem solvente Especificação São Paulo Outubro - 2002 NTS 183 : 2002 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...1 3

Leia mais

Encontro e Exposição Brasileira de tratamento de superficie III INTERFINISH Latino Americano

Encontro e Exposição Brasileira de tratamento de superficie III INTERFINISH Latino Americano Revestimento de alumínio obtido pelo método sol-gel para a proteção contra a corrosão de superfícies metálicas Jucimara Kulek de Andrade 1, Larissa Oliveira Berbel 1, Maico Taras da Cunha 1, Marilei Fátima

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO DA PASSIVAÇÃO DO AISI 316-L COM ÁCIDO NÍTRICO EM PRESENÇA DE MEIO CORROSIVO DE ÁCIDO CLORÍDRICO ATÉ 0,50 MOL. L-1

TÍTULO: ESTUDO DA PASSIVAÇÃO DO AISI 316-L COM ÁCIDO NÍTRICO EM PRESENÇA DE MEIO CORROSIVO DE ÁCIDO CLORÍDRICO ATÉ 0,50 MOL. L-1 Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ESTUDO DA PASSIVAÇÃO DO AISI 316-L COM ÁCIDO NÍTRICO EM PRESENÇA DE MEIO CORROSIVO DE ÁCIDO

Leia mais

ESTUDO DA TEMPERATURA DE TRATAMENTO TÉRMICO PARA FORMAÇÃO DE CAMADA DE CONVERSÃO DE BOEHMITA, PRODUZIDA POR DIP COATING EM SOL-GEL

ESTUDO DA TEMPERATURA DE TRATAMENTO TÉRMICO PARA FORMAÇÃO DE CAMADA DE CONVERSÃO DE BOEHMITA, PRODUZIDA POR DIP COATING EM SOL-GEL ESTUDO DA TEMPERATURA DE TRATAMENTO TÉRMICO PARA FORMAÇÃO DE CAMADA DE CONVERSÃO DE BOEHMITA, PRODUZIDA POR DIP COATING EM SOL-GEL A. V. C. Braga 1 ; D. C. B. do Lago 1 ; L. F. de Senna 1 1 Universidade

Leia mais

EFEITO DA VARIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CURA EM UM SISTEMA DE PINTURA E-COAT (EPÓXI) E PINTURA A PÓ (POLIÉSTER) APLICADO EM AÇO CARBONO

EFEITO DA VARIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CURA EM UM SISTEMA DE PINTURA E-COAT (EPÓXI) E PINTURA A PÓ (POLIÉSTER) APLICADO EM AÇO CARBONO EFEITO DA VARIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CURA EM UM SISTEMA DE PINTURA E-COAT (EPÓXI) E PINTURA A PÓ (POLIÉSTER) APLICADO EM AÇO CARBONO M. Scarabotto 1 ; L. C. Scienza 2* 1- Marcopolo S.A. Caxias do Sul RS

Leia mais

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento)

INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento) INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pintura KTL - Eletroforese catódica (pintura de proteção) Pintura a Pó (acabamento) HISTÓRICO Fundada março de 1992, na cidade de Santo André, Grande São Paulo, utilizando-se

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE DECAPAGEM E DE PASSIVAÇÃO E APLICAÇÃO DE PINTURA EM AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE DECAPAGEM E DE PASSIVAÇÃO E APLICAÇÃO DE PINTURA EM AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE DECAPAGEM E DE PASSIVAÇÃO E APLICAÇÃO DE PINTURA EM AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO Marli Ohba João Carlos Lazarini RHODIA DO BRASIL LTDA Davi Dianes RHODIA INC 6 COTEQ Conferência

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-006 PINTURA DE AÇO GALVANIZADO. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-006 PINTURA DE AÇO GALVANIZADO. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA PINTURA DE AÇO GALVANIZADO Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-006 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1 Das

Leia mais

ANÁLISE DOS EFEITOS DA CORROSÃO EM ELETRODO DE ATERRAMENTO ELÉTRICO COBREADO RESUMO

ANÁLISE DOS EFEITOS DA CORROSÃO EM ELETRODO DE ATERRAMENTO ELÉTRICO COBREADO RESUMO ANÁLISE DOS EFEITOS DA CORROSÃO EM ELETRODO DE ATERRAMENTO ELÉTRICO COBREADO Filho, W.C. 1 ; Vieira, M.R.S. 1 *;de Melo, I.R; Pereira, R.F.C.; Urtiga Filho, S. L. 1 ¹Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

Alternativa de tratamento de efluentes galvânicos contendo cianetos com remoção e reutilização dos contaminantes

Alternativa de tratamento de efluentes galvânicos contendo cianetos com remoção e reutilização dos contaminantes Alternativa de tratamento de efluentes galvânicos contendo cianetos com remoção e reutilização dos contaminantes Rui Simas, TSM Treinamento Serviços e Consultoria Ltda. Urivald Pawlowsky, Universidade

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 168

Norma Técnica SABESP NTS 168 Norma Técnica SABESP NTS 168 Tinta epóxi alcatrão de hulha com pigmento inibidor de corrosão Especificação São Paulo Novembro - 2001 NTS 168 : 2001 Norma Técnica SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1 2 NORMAS

Leia mais

Metalurgia e materiais

Metalurgia e materiais Sandra Raquel Kunst et al. Metalurgia e materiais Metallurgy and materials Influência do processo de cura das películas híbridas no desempenho de revestimentos obtidos por pintura epoxídica Influence of

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES. Autarquia associada à Universidade de São Paulo

INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES. Autarquia associada à Universidade de São Paulo INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES Autarquia associada à Universidade de São Paulo MODIFICAÇÃO DA SUPERFÍCIE DE AÇO ELETROZINCADO PARA PROTEÇÃO CONTRA A CORROSÃO POR REVESTIMENTOS ISENTOS DE

Leia mais

POTENCIALIDADE DAS CAMADAS DE CONVERSÃO DE CÉRIO (CCCe) NA SUBSTITUIÇÃO DO CROMATO SOBRE A LIGA AA 2024 T3 CLAD

POTENCIALIDADE DAS CAMADAS DE CONVERSÃO DE CÉRIO (CCCe) NA SUBSTITUIÇÃO DO CROMATO SOBRE A LIGA AA 2024 T3 CLAD POTENCIALIDADE DAS CAMADAS DE CONVERSÃO DE CÉRIO (CCCe) NA SUBSTITUIÇÃO DO CROMATO SOBRE A LIGA AA 2024 T3 CLAD W.A.S.Izaltino 1 ; M. Oliveira 1 ; I. Costa 1 1 - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares,

Leia mais