Faculdade Multivix Campus Vitória - Rua José Alves, Goiabeiras, , Vitória - ES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdade Multivix Campus Vitória - Rua José Alves, Goiabeiras, , Vitória - ES"

Transcrição

1 VANTAGENS DO SISTEMA DUPLEX A PINTURA DO AÇO GALVANIZADO À QUENTE COMO UMA ALTERNATIVA EFICIENTE PARA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO Wandercleiton da Silva Cardoso Brena da Silva Porcino; Faculdade Multivix Campus Vitória - Rua José Alves, Goiabeiras, , Vitória - ES Resumo A corrosão do aço é um problema recorrente, principalmente em ambientes com alto teor de cloretos. A galvanização a quente é uma alternativa eficiente para proteger os aços contra a corrosão e, conforme a agressividade do meio existe ainda a possibilidade de garantir uma proteção extra do galvanizado com a pintura sobre a sua superfície, processo conhecido como duplex. No processo de galvanização a quente o aço é revestido com zinco, após a imersão em um banho de zinco líquido fundido entre 450 e 490ºC, toda superfície da peça é revestida e protegida pelo zinco. A camada de zinco depositada apresenta uma espessura usual de 75 a 125 µm e com o jateamento abrasivo antes da galvanização, pode-se atingir uma camada de até 250 μm de espessura. O revestimento duplex que consiste na galvanização por imersão a quente seguida de pintura do aço estrutural, fornece resistência adicional à corrosão, pois a galvanização protege o aço base, proporcionando proteção catódica e de barreira enquanto a pintura por sua vez confere proteção por barreira e por inibição anódica à camada de galvanização, isolando-a do ataque corrosivo dos cloretos e sulfetos da atmosfera. A pintura do aço galvanizado é indicada entre 24 e 48 horas após galvanização, a fim de evitar a formação de oxido de zinco no substrato. O aumento da vida útil do aço estrutural é importante para a indústria de modo geral, seja por aspectos econômicos quanto de segurança aos usuários. Neste trabalho, foi feita uma avaliação dos benefícios do sistema duplex concluindo que este processo aumenta a vida útil do aço e atualmente este processo é a alternativa mais econômica e eficiente para proteção do aço contra corrosão. Palavras chaves: galvanização por imersão a quente, galvanização a fogo, corrosão, sistema duplex, aços galvanizados.

2 1. INTRODUÇÃO A corrosão é um fenômeno natural, que consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. Atualmente a corrosão do aço é um problema global e recorrente, principalmente em ambientes com altos teores de cloretos. A empresa norte-americana CCTechnologies avaliou que os custos com corrosão representem cerca de 4% do PIB das nações industrializadas, percentual que tende a ser maior na economia dos países emergentes, em média 5% do PIB. No ano passado (2013) o PIB do Brasil foi de R$ 4,84 trilhões, então a perda por corrosão no país considerando 5% do PIB representa um valor total de R$ 242 bilhões. (GENTIL, 2011). A galvanização constitui-se no processo de melhor custo/benefício em relação a outros processos de proteção contra corrosão, como óleo, tintas, vernizes, resinas e outros. A durabilidade da estrutura metálica é diretamente proporcional à espessura da camada de zinco de recobrimento e está relacionada ao ambiente no qual a estrutura está inserida. Determinadas essas variáveis, é possível estimar a vida útil de uma estrutura. A pintura no sistema duplex diminui a velocidade com que o zinco é consumido, aumentando bastante à vida do aço galvanizado. Por outro lado, uma vez que a pintura tenha sido danificada ou desgastada pela ação das intempéries, o zinco estará disponível para proporcionar proteção catódica, proteção por inibição anódica e por barreira proporcionando um efeito sinérgico que somente um sistema duplex pode proporcionar proteção contra corrosão por um tempo de 1,5 a 2,5 vezes maiores do que a soma dos períodos de vida útil do revestimento metálico (galvanização) e revestimento orgânico (pintura) proporcionado pelo zinco e pintura individualmente. (GENTIL, 2011) 2. GALVANIZAÇÃO A QUENTE A galvanização é o revestimento do aço com zinco e neste processo, a peça é totalmente imersa no banho de zinco líquido (zinco fundido entre 450 e 490ºC) e toda superfície da peça será revestida e protegida pelo zinco. A camada de zinco depositada apresenta uma espessura usual de µm em peças. Com jateamento abrasivo antes da galvanização, pode-se atingir uma camada com até 250 μm de espessura de camada uniforme. (CIRANO, 2009). As ligas formadas entre o ferro e o zinco na superfície de contato fazem com que o revestimento se integre na base de metal, de tal forma que, além da proteger o aço, o revestimento de zinco também permite o manuseio, transporte e montagem das peças galvanizadas sem causar danos à superfície (YEOMANS, 2004). A galvanização por imersão a quente, popularmente conhecida como galvanização à fogo é o processo mais eficiente contra a corrosão, pois diferente de outros processos, confere ao aço proteção por barreira e proteção catódica. A durabilidade da estrutura metálica é diretamente proporcional à espessura da camada de zinco de recobrimento e está relacionada ao

3 ambiente no qual a estrutura está inserida. Determinadas essas variáveis, é possível estimar a vida útil de uma estrutura (GENTIL, 2011). PROTEÇÃO POR BARREIRA No processo de galvanização, é formada uma barreira que isola o aço do meio ambiente, interna e externamente. Isto ocorre pela penetração do zinco na rede cristalina do aço, resultando em uma difusão intermetálica, ou seja, na formação de ligas de Fe-Zn no substrato do metal. A camada ETA formada após a galvanização do aço é zinco puro que quando oxidado na presença do ar e da umidade, ele passa por uma série de reações químicas, mudando do zinco metálico na superfície para outros compostos químicos (GENTIL, 2011). Na presença de ar, o zinco recém-exposto reage com o oxigênio para formar uma camada de óxido muito fina (ZnO). Na presença de umidade, o óxido de zinco reage com a água, resultando na formação de hidróxido de zinco [Zn(OH)2]. Com o tempo e sob influência do desgaste cíclico, o produto final da corrosão é o carbonato de zinco (ZnCO3) que é (formado pela reação entre o hidróxido de zinco e o dióxido de carbono no ar. Zn + ½O 2 ZnO ZnO + H 2 O Zn(OH) 2 Zn(OH) 2 + CO 2 ZnCO 3 + H 2 O O carbonato de zinco é um filme fino, firme, compacto e estável (insolúvel em água). Quando a superfície é novamente exposta à água ou à condensação, o filme protetor serve como uma barreira entre a umidade e o zinco que está por baixo. Temos então a proteção por barreira do aço galvanizado, mesmo que a pintura do galvanizado sofra algum dano e o metal seja exposto ao meio eletroquímico. Essa camada química é chamada de filme passivo. É a presença deste filme que diminui a reatividade do zinco, reduzindo dramaticamente o índice de corrosão do revestimento de zinco. O filme passivo é formado sobre a camada ETA do aço galvanizado. A Figura 1 ilustra, em corte transversal as camadas de aço galvanizado, e mostra uma microestrutura típica de revestimento, que consiste em três camadas de liga Fe-Zn (gama, delta e zeta) e uma camada de zinco metálico puro (eta) (CIRANO, 2009).

4 Figura 1 Formação de Camadas: Liga ferro-zinco. PROTEÇÃO CATÓDICA Na galvanização a fogo a camada ETA é oxidada na presença do ar, umidade e gás carbônico garantindo a proteção por barreira do filme passivo e se este filme se romper em função dos agentes oxidantes mais agressivos, o zinco por ser mais eletronegativo que o aço, sofre corrosão preferencial ao aço e sacrifica-se para protegê-lo. Por conseguinte, a galvanização por imersão a quente oferecerá essa proteção catódica. (CIRANO, 2009). Este processo aumenta a proteção em casos de o revestimento sofrer danificação que provoque cavidades (riscos) na camada de zinco. Os sais de zinco, formados na corrosão do zinco, por serem aderentes e insolúveis, se depositam sobre a superfície exposta do aço, isolando-o novamente do meio ambiente, pois uma célula galvânica é formada e o zinco em volta do ponto de danificação sofre corrosão e o aço é protegido, pois ele é catódico em relação ao revestimento de zinco (Figura 2). Figura 2 Mecanismo de proteção catódica.

5 3. SISTEMA DUPLEX O objetivo da aplicação de pintura, sobre uma superfície galvanizada é aumentar a durabilidade da estrutura, impedindo o processo de corrosão. Com este propósito, foram desenvolvidas as chamadas tintas anticorrosivas exclusivas para superfícies metálicas galvanizadas. Para que possam ter alto desempenho, estas tintas devem possuir pelo menos três propriedades importantes: aderência, impermeabilidade e flexibilidade. Existem basicamente três mecanismos de proteção: barreira, inibição (passivação anódica) e eletroquímico (proteção catódica). Na proteção por barreira a tinta faz uma barreira e isola o metal do meio corrosivo. As mais eficientes, entretanto, são as mais espessas e com resinas de alta impermeabilidade e alta aderência. Sabe-se, porém, que todas as películas são parcialmente permeáveis. No entanto, quanto mais tempo o vapor de água, o oxigênio e os gases corrosivos levarem para atravessar a película, melhor é a tinta. Na proteção por passivação anódica as tintas possuem em sua composição pigmentos anticorrosivos de inibição anódica que têm a propriedade de alterar a agressividade do meio corrosivo, formando camadas isolantes junto ao metal, quando os agentes corrosivos atravessam a película de tinta. Na proteção catódica o aço galvanizado será protegido, pois a tinta de fundo indicada normalmente é um primer de aderência epóxi isocianato alifático bicomponente especialmente desenvolvido para promover adesão em superfícies não ferrosas como aço galvanizado e sua principal vantagem com relação aos primers de aderência tradicionais é que permite e aceita todos os tipos de acabamentos epóxis, acrílicos, alquídicos, poliuretanos e vinílicos. 4. CONCLUSÕES Atualmente os técnicos e engenheiros indicam o uso do sistema duplex (galvanização e pintura), pois quando usados em conjunto, o controle da corrosão é superior a cada um dos métodos usados isoladamente. A galvanização protege o substrato do aço, proporcionando proteção catódica e de barreira e a pintura por sua vez dá proteção adicional de barreira e por inibição anódica à camada de galvanização, isolando-a do ataque corrosivo dos cloretos e sulfetos da atmosfera. A pintura diminui a velocidade com que o zinco é consumido, aumentando bastante a vida do aço galvanizado. Por outro lado, uma vez que a pintura tenha sido danificada ou desgastada pela ação das intempéries, o zinco estará disponível para proporcionar proteção catódica e por barreira. A pintura do aço galvanizado é indicada entre 24 e 48 horas após galvanização, a fim de evitar a formação de oxido de zinco na superfície do aço galvanizado e garantir uma maior aderência da pintura ao substrato. Em suma, podemos afirmar que atualmente o sistema duplex de galvanização e pintura é atualmente a alternativa mais econômica e eficiente para proteção do aço contra corrosão.

6 5. REFERÊNCIAS [1] GENTIL, Vicente. Corrosão. Editora LTC. 6ª ed. São Paulo, [2] AMERICAN GALVANIZERS ASSOCIATION. Duplex Systems. Disponível em: < Acesso em: 20 out [3] YEOMENS, S.R. Galvanized steel reinforcement in concrete: an overview. Elsevier, [4] ICZ. Portal da Galvanização: galvanização por imersão à quente. Disponível em < Acesso em: 20 set [5] AMERICAN GALVANIZERS ASSOCIATION. Hot-Dip Galvanizing. Disponível em: < Acesso em: 20 out [6] B.F. TutikianI; T. HilgertI; J.J. HowlandII. Comparativo da aderência do concreto com aço sem proteção e o aço galvanizado a quente. Rev. IBRACON Estrut. Mater. vol.7 no.2 São Paulo Apr [7] SiLVA, TA1; MODENESI, PJ2. Efeito do Tipo de Revestimento na Soldagem a Ponto de Aços Galvanizados. Soldag. insp. São Paulo, Vol. 15, No. 3, p , Jul/Set 2010 [8] MATHIEU, S., PATOU, P. Zinc Coating Influence on Spot Weldability of Hot- Dip Galvanized Steel Sheets. SAE Paper Series n , 1985,8p. [9] BRT. Serviço Brasileiro de Resposta Tecnica: galvanização. Disponível em < >. Acesso em: 20 set [10] CIRANO, Gewehr Campanher. Otimização experimental em processo de galvanização de arames de camada pesada. Dissertação para obtenção de titulo de mestre em engenharia. Porto Alegre RS, 2009.

Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle

Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle Curso Técnico Integrado em Química Físico-química III VÍDEO AULA Corrosão: Definições e implicações práticas Aspectos termodinâmicos Formas de controle 1 Professor: Me. Sebastião Junior T. Vasconcelos

Leia mais

Conteúdo: 1. HISTÓRICO 2. MISSÃO 3. VISÃO 4. VALORES

Conteúdo: 1. HISTÓRICO 2. MISSÃO 3. VISÃO 4. VALORES Conteúdo: 1. HISTÓRICO 2. MISSÃO 3. VISÃO 4. VALORES 1. HISTÓRICO: Fundado em 1970, na cidade de São Paulo, em colaboração com o instituto inglês ZALIS (Zinc and Lead International Service), inicialmente

Leia mais

ELETROGALVANIZAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

ELETROGALVANIZAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA 70 ELETROGALVANIZAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA Wandercleiton da Silva Cardoso 1, Brena da Silva Porcino 2,Vitor Toniato Campana 2 1Mestre em engenharia de materiais e metalurgia pelo Instituto Federal

Leia mais

Workshop de Galvanização a fogo Experiências e Aplicações 11 de setembro de Galvanização a Fogo: O que é e seus benefícios.

Workshop de Galvanização a fogo Experiências e Aplicações 11 de setembro de Galvanização a Fogo: O que é e seus benefícios. Workshop de Galvanização a fogo Experiências e Aplicações 11 de setembro de 2018 Galvanização a Fogo: O que é e seus benefícios. VISÃO: LIDERAR E APOIAR OS SETORES DOS METAIS ZINCO, NÍQUEL E CHUMBO NO

Leia mais

A eficiência da Galvanização no aumento da vida útil do aço. Luiza Abdala Eng. Química - Desenvolvimento de Mercado ICZ e Nexa Resources

A eficiência da Galvanização no aumento da vida útil do aço. Luiza Abdala Eng. Química - Desenvolvimento de Mercado ICZ e Nexa Resources A eficiência da Galvanização no aumento da vida útil do aço Luiza Abdala Eng. Química - Desenvolvimento de Mercado ICZ e Nexa Resources METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao

Leia mais

CIN Protective Coatings REVESTIMENTOS DE ALTA DURABILIDADE. Escola Superior de Tecnologia de Tomar 13 de Maio 2014

CIN Protective Coatings REVESTIMENTOS DE ALTA DURABILIDADE. Escola Superior de Tecnologia de Tomar 13 de Maio 2014 CIN Protective Coatings REVESTIMENTOS DE ALTA DURABILIDADE Escola Superior de Tecnologia de Tomar 13 de Maio 2014 1 PORQUÊ PINTAR? Estética Cor Imagem Funcional Protecção anticorrosiva Protecção ao fogo

Leia mais

Autor: Celso Gnecco...Gerente de Treinamento Técnico... Sherwin-Williams do Brasil - Divisão Sumaré

Autor: Celso Gnecco...Gerente de Treinamento Técnico... Sherwin-Williams do Brasil - Divisão Sumaré Autor: Celso Gnecco...Gerente de Treinamento Técnico... Sherwin-Williams do Brasil - Divisão Sumaré Se a galvanização a quente já é, por si mesma, uma grande proteção anticorrosiva, então por que pintá-la?

Leia mais

CORROSÃO PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES. Prof. Mazer AULA 05

CORROSÃO PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES. Prof. Mazer AULA 05 AULA 05 Prof. Mazer PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES 2 FUNDAMENTOS GERAIS: O concreto protege a armadura de duas formas: - Confere uma barreira física separando o aço do meio-ambiente - A água no

Leia mais

RADIADORES GALVANIZADOS & GALVANIZADOS PINTADOS PAULO SILVA SOBRINHO & MARCELO RAYMUNDO

RADIADORES GALVANIZADOS & GALVANIZADOS PINTADOS PAULO SILVA SOBRINHO & MARCELO RAYMUNDO RADIADORES GALVANIZADOS & GALVANIZADOS PINTADOS PAULO SILVA SOBRINHO & MARCELO RAYMUNDO SOBRE A MARANGONI Anos 40 - Sr. José Marangoni cria uma pequena oficina de reparos em equipamentos elétricos. Com

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA GALVANIZAÇÃO POR IMERSÃO A QUENTE EM ESTRUTURAS DE WIND FENCE

UTILIZAÇÃO DA GALVANIZAÇÃO POR IMERSÃO A QUENTE EM ESTRUTURAS DE WIND FENCE Tema: Proteção das estruturas: corrosão e incêndio UTILIZAÇÃO DA GALVANIZAÇÃO POR IMERSÃO A QUENTE EM ESTRUTURAS DE WIND FENCE Luiza Abdala¹ Daniele B. P. Albagli² Resumo Wind Fences são estruturas metálicas,

Leia mais

Catálogo de produtos

Catálogo de produtos Catálogo de produtos Galvanização a fogo (zincagem por imersão a quente) - Conforme NBR 6323 O processo de zincagem por imersão a quente é o mesmo que qualquer produto, podendo variar na espessura da camada

Leia mais

GALVANIZAÇÃO ELETROLITICA CONTINUA DE CHAPAS DE AÇO. Faculdade Multivix Campus Vitória - Rua José Alves, 301 - Goiabeiras, 29075-080, Vitória - ES

GALVANIZAÇÃO ELETROLITICA CONTINUA DE CHAPAS DE AÇO. Faculdade Multivix Campus Vitória - Rua José Alves, 301 - Goiabeiras, 29075-080, Vitória - ES GALVANIZAÇÃO ELETROLITICA CONTINUA DE CHAPAS DE AÇO Wandercleiton da Silva Cardoso; Brena da Silva Porcino; Faculdade Multivix Campus Vitória - Rua José Alves, 301 - Goiabeiras, 29075-080, Vitória - ES

Leia mais

I Marcelo Almeida. é tão difundida no Brasil quanto nos outros países. desenvolvidos. É que, por desconhecimento e/ou

I Marcelo Almeida. é tão difundida no Brasil quanto nos outros países. desenvolvidos. É que, por desconhecimento e/ou MATÉRIA TÉCNICA GALVANIZAÇÃO POR IMERSÃO A QUENTE* I Marcelo Almeida I A cultura da galvanização por imersão a quente não é tão difundida no Brasil quanto nos outros países desenvolvidos. É que, por desconhecimento

Leia mais

Painel: Corrosão em Ativos de Geração

Painel: Corrosão em Ativos de Geração Painel: Corrosão em Ativos de Geração A Corrosão em Linhas de Transmissão e Subestações Alberto P. Ordine, Cristina C. Amorim, Elber V. Bendinelli, Marcos M. Sá Centro de Pesquisas de Energia Elétrica

Leia mais

Como a galvanização reduz custos e aumenta a durabilidade das estruturas de painéis fotovoltaicos. Julho/2017

Como a galvanização reduz custos e aumenta a durabilidade das estruturas de painéis fotovoltaicos. Julho/2017 Como a galvanização reduz custos e aumenta a durabilidade das estruturas de painéis fotovoltaicos Julho/2017 Energia Solar Energia Solar irradiada capaz de produzir 1700kWh/ano.m² Disponibilidade depende

Leia mais

O aço é nossa principal matéria-prima, mas o que realmente nos move é a evolução do negócio dos nossos clientes.

O aço é nossa principal matéria-prima, mas o que realmente nos move é a evolução do negócio dos nossos clientes. A empresa que nasceu em 1982, em Cascavel-PR, tinha seu foco na produção de peças para reposição de equipamentos de armazenagem. E foi processando e transformando sua principal matéria-prima, o aço, que

Leia mais

A Importância das Tintas Ricas em Zinco no Desempenho dos Esquemas de Pintura

A Importância das Tintas Ricas em Zinco no Desempenho dos Esquemas de Pintura A Importância das Tintas Ricas em Zinco no Desempenho dos Esquemas de Pintura Cristina Amorim Marcos Sá Fernando Fragata Participação Especial Eng. Sebastião Alves Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento

Leia mais

FORUM PERNAMBUCANO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTAVEL SINDUSCON 2014 RECIFE/PE IMPACTO DO CUSTO DA GALVANIZAÇÃO A QUENTE AUTOR: ENG.

FORUM PERNAMBUCANO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTAVEL SINDUSCON 2014 RECIFE/PE IMPACTO DO CUSTO DA GALVANIZAÇÃO A QUENTE AUTOR: ENG. FORUM PERNAMBUCANO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTAVEL SINDUSCON 2014 RECIFE/PE IMPACTO DO CUSTO DA GALVANIZAÇÃO A QUENTE AUTOR: ENG. ILO BORBA 1 Introdução Estima-se que os custos com a corrosão, representem cerca

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Estruturas Metálicas

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Estruturas Metálicas Motores Automação Eneria Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Estruturas Metálicas www.we.net Soluções para estruturas metálicas 2 Soluções para Estruturas Metálicas Soluções em tintas

Leia mais

Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28

Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28 60 Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28 Fotografia 30 - Microestrutura destacada em amarelo na Fotografia 28 61 Tabela 11- Composição química do revestimento da chapa L

Leia mais

Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR

Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR Organização: REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA DE INIBIDOES DE CORROSÃO POR VAPOR REVESTIMENTOS MONOCAMADA VpCI ALUMÍNIO DE LONGA DURABILIDADE NANO TECNOLOGIA

Leia mais

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica. Corrosão e Proteção Anticorrosiva. Cristina Amorim. Laboratório de Corrosão do Cepel

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica. Corrosão e Proteção Anticorrosiva. Cristina Amorim. Laboratório de Corrosão do Cepel Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Corrosão e Proteção Anticorrosiva Cristina Amorim Laboratório de Corrosão do Cepel Departamento de Laboratórios do Fundão (DLF) Departamento de Materiais, Eficiência

Leia mais

Fotografia 43 - Corpo-de-prova 9 - gota salina com ferricianeto de potássio e fenolftaleina

Fotografia 43 - Corpo-de-prova 9 - gota salina com ferricianeto de potássio e fenolftaleina 70 3mm 3mm a b Fotografia 41 - Corpo-de-prova 7 - gota salina com fenolftaleina e ferricianeto de potássio Fotografia 42 - Corpo-de-prova 8 - gota salina com a) fenolftaleina e ferricianeto de potássio

Leia mais

Goniwater IN. Resultados de Ensaio Salt Spray

Goniwater IN. Resultados de Ensaio Salt Spray Goniwater IN Resultados de Ensaio Salt Spray Mais de 3 anos de P&D... Desenvolvida pela Marangoni para pintar os produtos fornecidos para o exigente mercado elétrico Resultado dos quase 70 anos da Marangoni

Leia mais

1 Introdução Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica... 5

1 Introdução Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica... 5 Sumário 1 Introdução................................ 1 2 Princípios Básicos da Corrosão Eletroquímica........ 5 2.1 POTENCIAIS ELETROQUÍMICOS............................ 5 2.2 PILHAS DE CORROSÃO...................................17

Leia mais

CLEANERS LUBRICANTS ANTI-CORROSION INDUSTRIAL PRODUCTS PAINTS WELDING ADHESIVES SPECIALTY MRO CHEMICAL SOLUTIONS ACCESSORIES

CLEANERS LUBRICANTS ANTI-CORROSION INDUSTRIAL PRODUCTS PAINTS WELDING ADHESIVES SPECIALTY MRO CHEMICAL SOLUTIONS ACCESSORIES CLEANERS LUBRICANTS ANTI-CORROSION PAINTS INDUSTRIAL PRODUCTS WELDING ADHESIVES SPECIALTY ACCESSORIES MRO CHEMICAL SOLUTIONS ANTI CORROSÃO PROTECÇÃO TEMPORÁRIA ARMAZENAMENTO NO INTERIOR ARMAZENAMENTO NO

Leia mais

Sistemas construtivos e Materiais Inovadores

Sistemas construtivos e Materiais Inovadores Sistemas construtivos e Materiais Inovadores Como aumentar a vida útil e confiabilidade de estruturas através da Galvanização A corrosão da armação provoca a redução da seção do aço ou até mesmo a sua

Leia mais

ENGº William Marques Desenvolvimento de Mercado ICZ Instituto de Metais não Ferrosos IZA International Zinc Association Aplicações Internacionais da

ENGº William Marques Desenvolvimento de Mercado ICZ Instituto de Metais não Ferrosos IZA International Zinc Association Aplicações Internacionais da ENGº William Marques Desenvolvimento de Mercado ICZ Instituto de Metais não Ferrosos IZA International Zinc Association Aplicações Internacionais da Galvanização Contra a Corrosão em Pontes e Viadutos

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO/ CAMPUS PINHEIRAL

CADERNO DE ENCARGOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO/ CAMPUS PINHEIRAL CADERNO DE ENCARGOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO/ CAMPUS PINHEIRAL OBJETO: Contratação de Empresa para Obra de Reforma e Manutenção Predial das Edificações do Campus

Leia mais

CORROSÃO. Processo de destruição superficial de um metal, dando origem a sais iónicos (óxidos hidróxidos) do referido metal

CORROSÃO. Processo de destruição superficial de um metal, dando origem a sais iónicos (óxidos hidróxidos) do referido metal CORROSÃO Processo de destruição superficial de um metal, dando origem a sais iónicos (óxidos hidróxidos) do referido metal Corrosão Química: reacção superficial de transferência de carga em ambiente seco

Leia mais

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ZINCO E MELHORIA NA QUALIDADE DE ARAMES DE CAMADA PESADA*

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ZINCO E MELHORIA NA QUALIDADE DE ARAMES DE CAMADA PESADA* REDUÇÃO DE CONSUMO DE ZINCO E MELHORIA NA QUALIDADE DE ARAMES DE CAMADA PESADA* Cirano Gewehr Campanher 1 João Vinícius de Souza Vares 2 Resumo O presente trabalho apresenta um projeto de melhoria em processo

Leia mais

Sistemas Estruturais em Aço MÓDULO. Proteção Anticorrosiva de Estruturas Metálicas

Sistemas Estruturais em Aço MÓDULO. Proteção Anticorrosiva de Estruturas Metálicas Sistemas Estruturais em Aço MÓDULO Proteção Anticorrosiva de Estruturas Metálicas 1 Porque é necessário o tratamento anti-corrosivo das estruturas de aço? Apesar de este curso ter como foco os sistemas

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Implementos Agrícolas

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Implementos Agrícolas Motores Automação Eneria Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Implementos Arícolas www.we.net Soluções para Implementos Arícolas Cada semento de mercado tem suas características específicas.

Leia mais

CURSO DE INSPETOR ICZ - INSTITUTO DE METAIS NÃO FERROSOS LANÇAMENTO

CURSO DE INSPETOR ICZ - INSTITUTO DE METAIS NÃO FERROSOS LANÇAMENTO LANÇAMENTO - 2015 O ICZ tem o prazer de comunicar que está lançando nos meses de fevereiro e março os seguintes cursos: 1. Curso de Inspetor de Galvanização Dias 03 e 04 de fevereiro ou 17 e 18 de março;

Leia mais

A Galvanização a fogo reduz custos e aumenta a durabilidade das estruturas dos painéis fotovoltaicos. Junho/2018

A Galvanização a fogo reduz custos e aumenta a durabilidade das estruturas dos painéis fotovoltaicos. Junho/2018 A Galvanização a fogo reduz custos e aumenta a durabilidade das estruturas dos painéis fotovoltaicos. Junho/2018 ICZ VISÃO: LIDERAR E APOIAR OS SETORES DOS METAIS ZINCO, NÍQUEL E CHUMBO NO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Prof. Heni Mirna Cruz Santos

Prof. Heni Mirna Cruz Santos Prof. Heni Mirna Cruz Santos henimirna@hotmail.com s.f. Ato ou efeito de pintar. Camada de recobrimento de uma superfície, com funções protetora e PINTURA decorativa, obtida pela aplicação de tintas e

Leia mais

Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos.

Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos. Sistemas de pintura Oque é? Conjunto estabelecido pela associação da tinta de acabamento a respectivas massas e fundos, através de ferramentas/utensílios específicos. Sua aplicação resulta em uma película

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Energia

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Energia Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Energia Soluções para Usinas Hidrelétricas ERD 33 Tinta epóxi poliamida, de alto teor de sólidos Revestimento aplicável

Leia mais

Falhas prematuras de esquemas de pintura aplicados em aço galvanizado novo - Principais causas - Fábio Kränkel

Falhas prematuras de esquemas de pintura aplicados em aço galvanizado novo - Principais causas - Fábio Kränkel Falhas prematuras de esquemas de pintura aplicados em aço galvanizado novo - Principais causas - Fábio Kränkel EXPECTATIVA DE DURABILIDADE Aço galvanizado x Intempéries A durabilidade das estruturas galvanizadas

Leia mais

Corrosão e degradação de materiais. Modificação aparência. Interação Comprometimento pp mecânicas

Corrosão e degradação de materiais. Modificação aparência. Interação Comprometimento pp mecânicas Corrosão e degradação de materiais Modificação aparência Interação Comprometimento pp mecânicas Deterioração é diferente para os diversos tipos de materiais: M Dissolução (corrosão) Formação de crosta

Leia mais

Linha Industrial Especial

Linha Industrial Especial Quem Somos Com tradição de mais de meio século, a Solventex Tintas oferece ao mercado de tintas industriais produtos nobres com alta performance e tecnologia. Isso tem possibilitado à empresa manter-se

Leia mais

Cobertura Quadra Poliesportiva Escola Batista Timóteo - MG Foto: Edmar Silva. Inox é a solução para coberturas e fachadas

Cobertura Quadra Poliesportiva Escola Batista Timóteo - MG Foto: Edmar Silva. Inox é a solução para coberturas e fachadas Inox é a solução para coberturas e fachadas Cobertura Quadra Poliesportiva Escola Batista Timóteo - MG Foto: Edmar Silva Cobertura Quadra Poliesportiva Sesi Timóteo - MG Foto: Edmar Silva Beleza e durabilidade

Leia mais

Organização: Tecnologia em Revestimentos

Organização: Tecnologia em Revestimentos Organização: Tecnologia em Revestimentos Revestimento Epóxi Novolac de Alto Desempenho à Corrosão para Aplicação em Superfícies Ferrosas Preparadas por Meio de Ferramentas Mecânicas, nos Serviços de Manutenção

Leia mais

PINTURA & ACABAMENTOS

PINTURA & ACABAMENTOS PINTURA & ACABAMENTOS 01/05/2005 Pag.: 1 de 12 LEGENDA TXE-123 PIE-100 primer anti-corrosivo epoxi primer de aderência - epoxi isocianato PAE-200 primer selador epoxi de alta espessura SELADORA VLU-400

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE GALVANIZAÇÃO NA MORFOLOGIA DAS CAMADAS DE Zn E Fe-Zn *

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE GALVANIZAÇÃO NA MORFOLOGIA DAS CAMADAS DE Zn E Fe-Zn * INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE GALVANIZAÇÃO MORFOLOGIA DAS CAMADAS DE Zn E Fe-Zn * Tiago Salzmann Vilela 1 Resumo No mercado de arames galvanizados destinados a indústria é exigida a uniformidade da camada

Leia mais

ESTUDO DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA EM ESTRUTURAS DE AÇO GALVANIZADO DE CARROCERIAS DE ÔNIBUS PARA USO EM AMBIENTES AGRESSIVOS

ESTUDO DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA EM ESTRUTURAS DE AÇO GALVANIZADO DE CARROCERIAS DE ÔNIBUS PARA USO EM AMBIENTES AGRESSIVOS REVISTA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESTUDO DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA EM ESTRUTURAS DE AÇO GALVANIZADO DE CARROCERIAS DE ÔNIBUS PARA USO EM AMBIENTES AGRESSIVOS Alessandro José Büsemayer Faculdade Anhanguera

Leia mais

O NOVO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO PARA SISTEMAS DE CAMINHO DE CABOS DA OBO BETTERMANN

O NOVO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO PARA SISTEMAS DE CAMINHO DE CABOS DA OBO BETTERMANN DOUBLE DIP O NOVO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO PARA SISTEMAS DE CAMINHO DE CABOS DA OBO BETTERMANN A OBO Bettermann inclui na sua ampla gama de produtos uma grande variedade de soluções em calha caminho de

Leia mais

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100%

Pintura 100% Sólidos ST BOLETIM TÉCNICO. Pintura 100% BOLETIM TÉCNICO Pintura 100% Sólidos ST DESCRIÇÃO DO PRODUTO A Pintura 100% Sólidos ST é um sistema de pintura epóxi, 100% sólidos, bi-componente, formulado para proporcionar, através de uma película protetora

Leia mais

CORROSÃO ATMOSFÉRICA. É extremamente dependente das condições no local de exposição.

CORROSÃO ATMOSFÉRICA. É extremamente dependente das condições no local de exposição. CORROSÃO ATMOSFÉRICA Ocorre sob um filme fino de eletrólito adsorvido à superfície do metal É extremamente dependente das condições no local de exposição. CORROSÃO ATMOSFÉRICA Classificação das atmosferas:

Leia mais

ELECTROQUÍMICA E CORROSÃO

ELECTROQUÍMICA E CORROSÃO Valentim M B Nunes, 2003 ELECTROQUÍMICA E CORROSÃO CORROSÃO 1. Corrosão Podemos definir como corrosão a interacção físico-química de um metal com o meio do qual resultam alterações das propriedades do

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Transformadores

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Transformadores Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Transformadores Soluções para Transformadores A WEG possui grande experiência na fabricação de transformadores e equipamentos

Leia mais

TECNOLOGIAS E APLICABILIDADE DAS TINTAS IMOBILIÁRIAS

TECNOLOGIAS E APLICABILIDADE DAS TINTAS IMOBILIÁRIAS TECNOLOGIAS E APLICABILIDADE DAS TINTAS IMOBILIÁRIAS FESTCOR A TINTA DO NORDESTE NOSSO MERCADO 1200 PDVS 320 CONSTRUTORAS NOSSOS PLAYERS Este é o Mundo Festcor CASE DE SUCESSO!!! CASE DE SUCESSO!!! CERTIFICADOS

Leia mais

FORMAÇÃO DE CORROSÃO GALVÂNICA

FORMAÇÃO DE CORROSÃO GALVÂNICA FORMAÇÃO DE CORROSÃO GALVÂNICA EJC ENGENHARIA DE UTILIDADES WWW.EJCENGENHARIA.COM.BR CORROSÃO GALVÂNICA O aço inox ou o alumínio, quando utilizados em placas de identificação para vasos de pressão, através

Leia mais

REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT & STRENGTHENING

REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT & STRENGTHENING REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT & STRENGTHENING REABILITAÇÃO E PROTECÇÃO DE BETÃO 26 MARÇO 2105, PEDRO AZEVEDO SIKA PORTUGAL/ REFURBISHMENT &

Leia mais

ESTUDO DA CORROSÃO ÁCIDA DE FERRO FUNDIDO CINZENTO E AÇO VISANDO A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO

ESTUDO DA CORROSÃO ÁCIDA DE FERRO FUNDIDO CINZENTO E AÇO VISANDO A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO ESTUDO DA CORROSÃO ÁCIDA DE FERRO FUNDIDO CINZENTO E AÇO VISANDO A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO P.O.B.FERREIRA 1, A. F. LIMA 1 e S.C. DANTAS 1 1 Universidade Federal Do Triângulo Mineiro, Faculdade de Engenharia

Leia mais

IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas São Paulo/SP

IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas São Paulo/SP IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas São Paulo/SP 15 de agosto de 2017 9:30 h as 10:15 h Sistema duplex Celso Gnecco Sherwin-Williams 35 + 10 = 45 min Sistema duplex é a tinta aplicada sobre o aço galvanizado

Leia mais

Estruturas Mistas e Híbridas. Proteção Estrutural. Fabio Domingos Pannoni, Ph.D. Consultor Técnico Gerdau

Estruturas Mistas e Híbridas. Proteção Estrutural. Fabio Domingos Pannoni, Ph.D. Consultor Técnico Gerdau Estruturas Mistas e Híbridas Proteção Estrutural Fabio Domingos Pannoni, Ph.D. Consultor Técnico Gerdau Introdução NBR 8800:2008 Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de

Leia mais

CORROSÃO DE ARMADURAS. Causas, Mecanismo, Recuperação

CORROSÃO DE ARMADURAS. Causas, Mecanismo, Recuperação CORROSÃO DE ARMADURAS Causas, Mecanismo, Recuperação GENERALIDADES Corrosão: interação destrutiva de um material com o ambiente, entendida como o inverso do processo metalúrgico (transformação de um metal

Leia mais

Como o Zinco Protege o Aço Rev1.1jan 2011

Como o Zinco Protege o Aço Rev1.1jan 2011 - Um programa do International Zinc Association 3. Corrosão Mecanismos, Prevenção e Teste GalvInfoNote 3.1 Como o Zinco Protege o Aço Rev1.1jan 2011 Introdução A chapa de aço é um produto muito versátil.

Leia mais

WCSE2018_17 PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS EM ÁREA DE MANGUE E POLUIÇÃO INDUSTRIAL DE ALTA AGRESSIVIDADE

WCSE2018_17 PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS EM ÁREA DE MANGUE E POLUIÇÃO INDUSTRIAL DE ALTA AGRESSIVIDADE WCSE2018_17 PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS EM ÁREA DE MANGUE E POLUIÇÃO INDUSTRIAL DE ALTA AGRESSIVIDADE Bartolomeu Neves Cordeiro, Cristina da Costa Amorim Eletrobras Chesf Centro de Pesquisas de Energia

Leia mais

Índice. Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio...

Índice. Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio... Índice Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio... VII IX XI CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 Definição da Corrosão... 1 1.2 Importância Econômica da Corrosão... 3 1.3 Análise Econômica

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO E MEDIÇÃO NO ENSAIO DE PREECE EM ARAMES GALVANIZADOS (CLASSE B)*

INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO E MEDIÇÃO NO ENSAIO DE PREECE EM ARAMES GALVANIZADOS (CLASSE B)* Tema: Engenharia de Superfície INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO E MEDIÇÃO NO ENSAIO DE PREECE EM ARAMES GALVANIZADOS (CLASSE B)* Tiago Salzmann Vilela 1 Resumo No mercado de arames e cordoalhas galvanizadas

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PINTURA NUMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-016 ET-65-940-CPG-016 1 / 7 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ESTA FOLHA DE CONTROLE INDICA EM

Leia mais

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI

PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI Ultra Polimeros PEEK Polimeros de Alta-Performance Polimeros de Engenharia PFA PTFE POLIAMIDA PU EVA EPOXI SEMI-CRISTALINO PEEK - Poli(éter-éter-cetona) PEEK é um termoplástico de Ultra Performance que

Leia mais

PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO DE METAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO DE METAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO DE METAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Agenislu Barbosa Alves 1 Amanda da Silva Santos 2 Ana Paula Santos Bastos 3 Fabiane Freitas Gomes 4 Falkner Damasceno de Oliveira 5 Larissa

Leia mais

COMO PROTEGER O AÇO DA CORROSÃO A importância da norma EN ISO 12944:

COMO PROTEGER O AÇO DA CORROSÃO A importância da norma EN ISO 12944: COMO PROTEGER O AÇO DA CORROSÃO A importância da norma Esquemas de pintura para protecção anticorrosiva CONTEÚDO Enquadramento versus EN ISO 12944:1998 Composição da EN ISO 12944 Âmbito da EN ISO 12944-5

Leia mais

Tratamento, Pintura, Proteção e Aços utilizados.

Tratamento, Pintura, Proteção e Aços utilizados. Tratamento, Pintura, Proteção e Aços utilizados. 1 I TRATAMENTO SUPERFICIAL DO AÇO: PROCESSO UTILIZADO: Spray pressurizado aquecido e envolvente de alta pressão. FUNÇÕES: Remover todas as impurezas da

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 13 Pintura PINTURA Camada de recobrimento de uma superfície, com funções protetora e decorativa, obtida pela aplicação de tintas e vernizes, através de técnicas específicas. SISTEMA

Leia mais

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO CONSTRUÇÃO CIVIL III TC 038 EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO PROF. ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO 10/04 12/04 17/04 19/04 24/04 26/04 03/05 08/05 HISTÓRICO ESTRUTURAS METÁLICAS DETALHES CONSTRU. ESTRUTURAS METÁLICAS

Leia mais

Estudo das reações químicas para geração de energia.

Estudo das reações químicas para geração de energia. Estudo das reações químicas para geração de energia. Células Galvânicas (Pilhas e Baterias): Conversão de Energia Química em Energia Elétrica (Reações Espontâneas) Células Eletrolíticas: Conversão de Energia

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA

APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA Marta Gomes Francisco (UFF - EEIMVR) Tânia Maria Cavalcanti Nogueira (UFF - EEIMVR) 6 COTEQ

Leia mais

ESTUDO DA CORROSÃO DO Al RECICLADO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

ESTUDO DA CORROSÃO DO Al RECICLADO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS ESTUDO DA CORROSÃO DO Al RECICLADO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS T. SILVA 1, D. MIRANDA 1, G. ALVES 3, O.L ROCHA 2, J.C. CARDOSO FILHO 1 1 Universidade Federal do Pará/ Laboratório de Corrosão 2 Instituto Federal

Leia mais

Revestimento especial Corrotect. Proteção anticorrosiva para rolamentos

Revestimento especial Corrotect. Proteção anticorrosiva para rolamentos Revestimento especial Corrotect Proteção anticorrosiva para rolamentos Revestimento especial Corrotect A corrosão é o inimigo número 1 dos metais e o Grupo Schaeffler está sempre buscando soluções para

Leia mais

ESTUDO DO EFEITO DA TEMPERATURA DO BANHO NA ELETRODEPOSIÇÃO DA LIGA Fe-Mo

ESTUDO DO EFEITO DA TEMPERATURA DO BANHO NA ELETRODEPOSIÇÃO DA LIGA Fe-Mo ESTUDO DO EFEITO DA TEMPERATURA DO BANHO NA ELETRODEPOSIÇÃO DA LIGA Fe-Mo Lorena Vanessa Medeiros Dantas¹; Victória Maria dos Santos Pessigty; Luana Sayuri Okamura; José Anderson Machado Oliveira; Renato

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Câmaras Frigoríficas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

Corrosão Metálica. Introdução. O que é corrosão? Classificação dos processos de corrosão. Principais tipos de corrosão

Corrosão Metálica. Introdução. O que é corrosão? Classificação dos processos de corrosão. Principais tipos de corrosão Corrosão Metálica Introdução O estudo da corrosão de superfícies é importante para a solução de problemas de peças e equipamentos. Ter o conhecimento dos tipos de corrosão existentes, compreender os seus

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO Sika Permacor-1705

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO Sika Permacor-1705 FICHA TÉCNICA DE PRODUTO PRIMER ALQUÍDICO PARA AÇO, BASE SOLVENTE. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Sika Permacor -1705 é um primer mono componente, indicado para proteção contra corrosão em estruturas de aço. USOS

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-006 PINTURA DE AÇO GALVANIZADO. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-006 PINTURA DE AÇO GALVANIZADO. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA PINTURA DE AÇO GALVANIZADO Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-006 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1 Das

Leia mais

Processo de Soldagem por Difusão

Processo de Soldagem por Difusão Processo de Soldagem por Difusão Prof. Luiz Gimenes Jr. Prof. Marcos Antonio Tremonti INTRODUÇÃO O processo de Soldagem por difusão é utilizado para unir materiais : iguais, com composição química semelhante

Leia mais

AVALIAÇÃO DO VERNIZ INTERNO DE EMBALAGENS METÁLICAS PARA ALIMENTOS AÇUCARADOS LÁCTEOS

AVALIAÇÃO DO VERNIZ INTERNO DE EMBALAGENS METÁLICAS PARA ALIMENTOS AÇUCARADOS LÁCTEOS AVALIAÇÃO DO VERNIZ INTERNO DE EMBALAGENS METÁLICAS PARA ALIMENTOS AÇUCARADOS LÁCTEOS 1. INTRODUÇÃO No início do século XIX, durante as guerras Napoleônicas, pela necessidade de conservação dos alimentos

Leia mais

TECNOLOGIA EPD-H A TECNOLOGIA

TECNOLOGIA EPD-H A TECNOLOGIA A TECNOLOGIA Tecnologia de decapagem e passivação feita através de reação eletrolítica, desenvolvida pelo GRUPO HUMMA para aplicação em aços inoxidáveis e ligas especiais para limpeza de peças, componentes

Leia mais

Pintura de Aço Galvanizado (Sistema Duplex) - Principais Causas de Falhas Prematuras -

Pintura de Aço Galvanizado (Sistema Duplex) - Principais Causas de Falhas Prematuras - Pintura de Aço Galvanizado (Sistema Duplex) - Principais Causas de Falhas Prematuras - Fernando Fragata Heron Mendes Celso Gnecco Fábio Krankel Felipe Naciuk Organização: Sinergismo do SISTEMA DUPLEX Dependendo

Leia mais

ESTOQUE VARIADO E À PRONTA ENTREGA

ESTOQUE VARIADO E À PRONTA ENTREGA TELHAS METÁLICAS ESTOQUE VARIADO E À PRONTA ENTREGA Fundada em 1976 na cidade de Aparecida de Goiânia/GO, a Metalforte começou a sua história como uma indústria metalúrgica de carretas agrícolas. Crescemos

Leia mais

Disciplina: Projeto de Ferramentais I

Disciplina: Projeto de Ferramentais I Aula 04: Processos de Fundição em Moldes Metálicos por Gravidade (Coquilhas) 01: Introdução - Características do processo - Etapas envolvidas. - Fatores econômicos e tecnológicos - Ligas empregadas 02:

Leia mais

Construção. Pintura Intumescente a base de agua, para uso interno em estruturas de aço. Descrição do Produto. Dados do Produto. Forma.

Construção. Pintura Intumescente a base de agua, para uso interno em estruturas de aço. Descrição do Produto. Dados do Produto. Forma. Ficha do Produto Edição 25/03/2014 Identificação 02 06 04 00 003 0 000029 Sika Unitherm Steel W30 Pintura Intumescente a base de agua, para uso interno em estruturas de aço Descrição do Produto Sika Unitherm

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 157

Norma Técnica SABESP NTS 157 Norma Técnica SABESP NTS 157 Esquema de pintura para equipamentos e materiais em aço carbono ou ferro fundido novos em contato direto com esgoto Especificação São Paulo Rev.1 - Outubro - 2001 NTS 157 :

Leia mais

Estruturas Metálicas. Módulo IV. Tratamento de Superfície/Proteção

Estruturas Metálicas. Módulo IV. Tratamento de Superfície/Proteção Estruturas Metálicas Módulo IV Tratamento de Superfície/Proteção Tratamento de Superfície/Proteção Anticorrosiva A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do

Leia mais

# $ %&' ( ) # " # % " *! " $ % + (, " $ - & "! "! " $ %&. ' ( ) #! " $ %' & +!

# $ %&' ( ) #  # %  *!  $ % + (,  $ - & ! !  $ %&. ' ( ) #!  $ %' & +! / 0 1 0 2 5 4 4 0 3 4 4 ORIGINAL REV. A REV. B REV. C REV. D REV. E REV. F REV. G DATA 01.09.99 01.09.99 10.07.00 EXECUÇÃO J.S. J.S. J.S. VERIFICAÇÃO J.S. J.S. J.S. APROVAÇÃO 6 1.0 0BJETIVO O objetivo

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 154

Norma Técnica SABESP NTS 154 Norma Técnica SABESP NTS 154 Esquema de pintura para equipamentos e materiais em aço-carbono ou ferro fundido novos instalados em ambiente não-agressivo Especificação São Paulo Maio - 2001 NTS 154 : 2001

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/9 NE-006 PINTURA DE AÇO GALVANIZADO 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/9 NE-006 PINTURA DE AÇO GALVANIZADO 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA Aprovação Comissão de Política Tecnológica das Empresas Eletrobras CPT 1/9 NE-006 Vigência 15.10.2018 2ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 2.1 Das Empresas Eletrobras 2.2

Leia mais

Embalagens metálicas: Folhas metálicas e de alumínio

Embalagens metálicas: Folhas metálicas e de alumínio Embalagens metálicas: Folhas metálicas e de alumínio Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Por que utilizar

Leia mais

XV COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/SP

XV COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/SP XV COBREAP - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS - IBAPE/SP - 2009 NATUREZA DO TRABALHO: TRABALHO DE PERÍCIA Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar o potencial de corrosão

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA. Construção Civil II Curso: Engenharia Civil Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco DISCIPLINA Construção Civil II Aula 07 Pinturas Prof. Dr. Alberto Casado Lordsleem Jr. Sumário Aula 07 Pinturas Funções

Leia mais

LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO. Em Sistemas Críticos de Alta Pureza

LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO. Em Sistemas Críticos de Alta Pureza LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO Em Sistemas Críticos de Alta Pureza TIPOS DE CONTAMINAÇÃO (FONTES) Contaminação Orgânica Sujidade oriunda de resíduos dos produtos, gorduras, proteínas, óleos, etc. Contaminação

Leia mais

Corrosão e Eletroquímica

Corrosão e Eletroquímica Química Aplicada Corrosão e Eletroquímica O corrosionista tem por objetivo estudar a deterioração dos materiais pela ação do meio em que são usados. Existe um grande interesse prático neste estudo uma

Leia mais

PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11

PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11 PRODUTOS SIDERÚRGICOS MCC1001 AULA 11 Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil 1. PRODUTOS

Leia mais

AVALIAÇAO DO EFEITO DE CAMPOS MAGNÉTICOS NA QUALIDADE DO REVESTIMENTO DE ZINCO NO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO A FOGO

AVALIAÇAO DO EFEITO DE CAMPOS MAGNÉTICOS NA QUALIDADE DO REVESTIMENTO DE ZINCO NO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO A FOGO AVALIAÇAO DO EFEITO DE CAMPOS MAGNÉTICOS NA QUALIDADE DO REVESTIMENTO DE ZINCO NO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO A FOGO 1 M. T. BAÚ; 2 K. V. S. DAMIN; 3 F. B. MENDES; 4 M. A. FIORI; 5 F. M. MICHELON 1,2,5 Instituto

Leia mais

Autor: Giulliano Polito

Autor: Giulliano Polito Autor: Giulliano Polito OBJETIVO Orientar quanto a especificação do melhor sistema de pintura sobre argamassa; Apresentar Patologias usuais em sistemas de pintura sobre argamassa. 7 QUALIDADE Os Principais

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 158

Norma Técnica SABESP NTS 158 Norma Técnica SABESP NTS 158 Esquema de pintura para equipamentos e materiais metálicos não-ferrosos em contato direto com esgoto Especificação São Paulo Rev. 1 - Outubro - 2001 NTS 158 : 2001 Norma Técnica

Leia mais

ELETROQUÍMICA. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª Loraine Jacobs DAQBI

ELETROQUÍMICA. paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs. Profª Loraine Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Profª Loraine Jacobs DAQBI CORROSÃO Corrosão Processo espontâneo Contato do metal com um eletrólito Reações Anódicas e Catódicas Frequente

Leia mais