AUMENTO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETROZINCADOS COM PRODUTOS ECO-COMPATÍVEIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUMENTO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETROZINCADOS COM PRODUTOS ECO-COMPATÍVEIS"

Transcrição

1 AUMENTO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETROZINCADOS COM PRODUTOS ECO-COMPATÍVEIS Célia Regina Tomachuk, Tullio Monetta, Francesco Bellucci UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI NAPOLI FEDERICO II, DIPARTIMENTO DI INGEGNERIA DEI MATERIALI E DELLA PRODUZIONE, NAPOLI, ITÁLIA 6 COTEQ Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos 22 CONBRASCORR Congresso Brasileiro de Corrosão Salvador - Bahia 19 a 21 de agosto de 2002 As informações e opiniões contidas neste trabalho são de exclusiva responsabilidade do (s) autor(es).

2 SINÓPSE Avaliação da resistência à corrosão de três tratamentos alternativos (cromatização com cromo trivalente, nitro-cobaltação e fosfatização) aplicados em eletrozincados obtidos industrialmente. Os ensaios foram realizados com a técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica em solução aerada de NaCl 0,6N. O desempenho dos eletrodepósitos foi comparado com o de um revestimento passivado com cromo hexavalente obtido nas mesmas condições. A nitro-cobaltação mostrou propriedades protetivas comparáveis ao tratamento tradicional de cromatização com cromo hexavalente. A fosfatização mostrou, inicialmente, uma boa ação protetiva mas essa diminui consideravelmente com o decorrrer do tempo. A cromatização com cromo trivalente mostrou uma baixa resistência à corrosão. Palavra Chaves: corrosão; tratamentos alternativos; cromatização; eletrozincado; impedância eletroquímica.

3 1. INTRODUÇÃO Revestimentos de zinco eletrodepositado vem sendo utilizados há muito tempo, principalmente na indústria automotiva e de construção civil, visando à obtenção de revestimentos com boa resistência à corrosão. Com objetivo de melhorar as características desses revestimentos foram desenvolvidos pós-tratamentos superficiais, conhecidos como cromatização, a base de cromo hexavalente. Porém, ocorre recordar a necessidade de se eliminar em breve tempo o uso de cromo hexavalente, considerado substância cancerógena (1), a fim de cumprir normas internacionais. Atualmente estão sendo propostas diversas alternativas, entre elas tratamentos de passivação a base de cromo trivalente, de molibdênio, de terras raras e o emprego de resinas (2,3), mas pouco ou quase nada se conhece sobre esses processos e, os mesmos não tem fornecido boas respostas com relação à resistência à corrosão, comparados àqueles obtidos com tratamentos de cromatização a base de cromo hexavalente (4,5,6). Esse trabalho visa avaliar, quanto à resistência à corrosão, três tratamentos alternativos (cromatização a base de cromo trivalente, nitro-cobaltação e fosfatização), aplicados em eletrozincados em comparação aos resultados obtidos para eletrozincados cromatizados com cromo hexavalente. 2. METODOLOGIA UTILIZADA As amostras de eletrozincados (7,5x10 cm 2 ) foram produzidas industrialmente com os seguintes tratamentos de passivação: () cromatização a base de Cr 3+ ; () nitro-cobaltação; () fosfatização; e () cromatização a base de Cr 6+. As medidas de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) foram realizadas a temperatura ambiente, na faixa de 10-2 a 10 5 Hz, utilizando um analisador de resposta em freqüência (FRA) Solartron 1260 conectado a interface eletroquímica Solartron EI A amplitude do sinal senoidal foi de 15 mv. Todas as medidas foram realizadas em solução aerada de NaCl 0,6 N. As medidas foram feitas periodicamente até o aparecimento de produtos de corrosão (análise macroscópica). A célula eletroquímica consiste em um tubo de polimetilmetacrilato (PMM) com área exposta de 7,07 cm 2, fixado com adesivo silicônico (Saratoga HD-350), diretamente sobre o revestimento protetivo, que por sua vez, recobre o substrato metálico. O eletrodo de referência utilizado foi de calomelano saturado (ECS) e o contra-eletrodo, eletrodo de platina. Todos os ensaios foram realizados dentro de uma gaiola de Faraday minimizando assim qualquer interferência externa.

4 Os dados obtidos com EIE foram simulados com um circuito equivalente apropriado utilizando o programa ZView da Solartron. As medidas de espessuras foram realizadas utilizando o equipamento Helmut Fischer da DUALSCOPE MP4. 3. RESULDOS E DISCUSSÕES Na Tabela 1, estão apresentadas as espessuras dos eletrozincados submetidos a diferentes tratamentos de passivação. Observa-se que todos possuem espessuras semelhantes e uniforme em toda sua extensão. Amostras com tratamentos, and apresentam coloração cinza claro brilhante, enquanto que o tratamento apresenta coloração mais escura e fosca. Não foi possível medir a espessura da camada de passivação. Espectros de impedância A resistência à corrosão dos revestimentos foi analisada com ensaios de EIE em solução aerada de NaCl 0,6 N e, os resultados a tempo zero e depois de 24 horas de imersão, estão apresentados nas Figuras 1 ( a e b ) e 2 ( a e b ), respectivamente. As propriedades dos revestimentos podem ser obtidas com informações a altas freqüências, enquanto que a baixas freqüências é possível obter informações relacionadas a interface substrato/solução. Na Figura 1(a) ilustra o andamento do z em função da freqüência, a tempo zero, dos diferentes revestimentos sem estudo. Observa-se que a altas freqüências ( Hz), as amostras apresentam comportamento similar. A médias freqüências, todas as amostras, apresentam um comportmento pseudocapacitivo e, a baixa freqüência (0,02 Hz) observa-se um andamento resistivo. O revestimento apresenta valor de z maior, indicando que inicislmente há uma menor velocidade de degradação, seguido dos revestimentos e, respectivamente. O revestimento apresenta duas regiões com andamento resistivo (entre 1 a 10 Hz e entre 10-2 a10-1 Hz), o qual sugere heterogeneidade em sua superficie, confirmado com o diagrama de ângulo de fase. Na Figura 1(b) ilustra o diagrama de ângulo de fase em função da freqüência, a tempo zero, dos diferentes revestimentos sem estudo. O ângulo de fase é o mais sensível indicador da degradação dos tratamentos (7). Observa-se que os revestimentos e apresentam apenas uma constante de tempo com máximo a 70. Os revestimentos e apresentam a baixa freqüência (1 Hz) uma segunda constante de tempo, o que suggere que a camada de conversão não é compacta. Na Figura 2(a) ilustra o andamento do z em função da freqüência, após 24 horas de imersão em solução aerada de NaCl 0,6N, dos diferentes revestimentos sem estudo. Observa-se que os revestimentos e apresentaram valores de z de uma ordem

5 de grandeza menor em relação aos demais, tanto a baixas como a altas freqüências. Esse tipo de comportamento pode ser explicado supondo que os produtos de corrosão não atuam como efeito barreira mas, provavelmente, esses produtos reagem com o substrato causando degradação do mesmo. O revestimento mostrou um aumento nos valores de z a baixas freqüências e uma pequena modificação a médias freqüências, durante o tempo de imersão na solução teste. O revestimento que inicialmente já apresentava sinais de degradação, com o decorrer do tempo apresentou melhorias, provavelmente, devido a compactação dos produtos de corrosão dentro dos poros da camada de conversão causando inibição no processo corrosivo. Na Figura 2(b) ilustra o diagrama de ângulo de fase em função da freqüência, após 24 horas de imersão em solução aerada de NaCl 0,6N, dos diferentes revestimentos em estudo. Observa-se que os revestimentos apresentam três constantes de tempo indicando uma diminuição nas suas propriedades protetivas. Macroscópicamente, é possível observar produtos de corrosão branca na superfície de todas as amostras. Os revestimentos e tambem apresentaram pontos de corrosão vermelha em sua superfície. O revestimento foi o menos atacado. A distribuição e o tamanho da área corroída depende do tipo de pós-tratamento aplicado. Circuito equivalente Os espectros de impedância, obtidos com EIE e mostrados nas Figuras 1 e 2, foram analisados com base no circuito equivalente apresentado na Figura 3. As análises quantitativas foram feitas utilizando o programa ZView da Solartrom. A Figura 3 ilustra o circuito equivalente utilizado e seus componentes: R sol representa a resistência da solução salina; Q c a pseudocapacitância da camada de passivação; R c a resistência oferecida pelas microfissuras e porosidades presentes na camada de passivação, através da qual a solução salina entra em contato com o substrato; Q dl e R ct representam respectivamente o pseudocapacitor da dupla camada e a resistência de transferência de carga correspondente a interface do revestimento Zn e a camada de passivação. Q c e Q dl foram matematicamente modeladas usando elemento de fase constante (CPE). O circuito equivalente mostrado na Figura 3 descreve muito bem os dados experimentais encontrados nessa investigação, para todos os tempos de exposição na solução em exame. A comparação dos dados experimentais e simulados foram omitidos por questão de simplicidade. A partir do circuito equivalente, representado na Figura 3, os valores dos elementos do circuito foram facilmente determinados e estão representados na Figura 4.

6 Na Figura 4(a) e 4(b) estão representados os valores de R c e Q c dos revestimentos sem estudo, respectivamente. Observa-se os valores de R c dos tratamentos e, inicialmente aumentam e após 1h de imersão em solução aerada de NaCl 0,6N, diminuem bruscamente em correspondência a um aumento nos seus valores de Q c. Os altos valores de R c podem indicar a oclusão dos defeitos superficais por produtos de corrosão, devido a oxidação do zinco, porém esses não exercem efeito barreira e depois de uma hora de imersão inicia-se a degradação do substrato. Os revestimentos e apresentam comportamento similar. Observa-se, inicialmente um ligeiro aumento seguido de uma ligeira diminuição nos valores de R c, em correspondência, os valores de Q c tendem a ser manter constantes. Na Figura 4(d) e 4(e) estão representados os valores de R ct e Q dl dos revestimentos sem estudo, respectivamente. A resistência de transferência de carga é inversamente proporcional a área recoberta, enquanto que Q dl é proporcional a área exposta do eletrólito no substrato. Um contínuo aumento nos valores de Q dl e diminuição nos valores de R ct, observado para os revestimentos e indica que a área exposta do substrato metálico está aumentando. Esse comportamento explica o aparecimento da corrosão vermelha na superficie, após o ensaio EIE, observado macroscopicamente. Portanto, esses revestimentos apresentam baixa ação protetiva em ambiente salino. Por outro lado, o revestimento mostrou propriedades protetivas comparáveis ao revestimento. 4. CONCLUSÕES A partir dos resultados apresentados, as seguintes conclusões podem ser tiradas: o pós-tratamento de nitro-cobaltação mostrou propriedades protetivas comparáveis ao tratamento tradicional de cromatização com cromo hexavalente; a fosfatização mostrou, inicialmente, uma boa ação protetiva mas essa diminui consideravelmente com o decorrrer do tempo e; a cromatização com cromo trivalente mostrou-se uma baixa resistência à corrosão. 5. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem a FAPESP, Brasil, (processo 97/ ) pelo apoio financeiro dado a essa pesquisa. 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (1) Hagans P.L. e Hass C.M, Chromate conversion coatings, Surface Engineering, ASM Handbook, 5, , 1994.

7 (2) Tomachuk C.R. e Freire C.M.A., Alternativas ao cromo hexavalente, de baixo impacto ambiental, para eletrozincados e chapas de alumínio Parte I, Tratamento de Superficie, 111, 38-43, (3) Tomachuk C.R. e Freire C.M.A., Alternativas ao cromo hexavalente, de baixo impacto ambiental, para eletrozincados e chapas de alumínio Parte II, submetido a publicação (Tratamento de Superficie). (4) Fratesi R., Roventi G. e Bellezze T., Rivestimenti in lega ZnFe con diversi trattamenti di passivazione a base de Cr 3+ e Cr 6+ : morfologia e resistenza a corrosione. In: 4 Congresso Nazionale AIMAT, 2, , (5) Almeida E., Diamantino T.C., Figueiredo M.O. e Sa C., Oxidising alternative species to chromium VI in zinc galvanized steel surface treatment. Part 1- A morphological and chemical study, Surface and Coating Technology, 6, 8-17, (6) Almeida E., Fedrizzi L. e Diamantino T.C., Oxidising alternative species to chromium VI in zinc galvanized steel surface treatment. Part 2 An electrochemical study, Surface and Coating Technology, 105, , (7) Mansfeld F., Use of electrochemical impedance spectroscopy for the study of corrosion protection by polymer coatings, Journal of Applied Electrochemistry, 25, , Tabela 1: Espessura das amostras com pós-tratamento superficial identificação das amostras pós-tratamentos baseado em espessura total dos revestimentos (µm) Cr 3+ 9,0 nitro-cobalto 9,8 fosfato 9,8 Cr 6+ 8,7

8 f, Hz f, Hz (b) (a) Fig.1: Gráfico de Bode (a) módulo de impedância e (b) ângulo de fase, dos revestimentos imersos em solução aerada de NaCl 0,6N, a tempo zero f, Hz f, Hz (b) (a) Fig.2: Gráfico de Bode (a) módulo de impedância e (b) ângulo de fase, dos revestimentos após 24 horas de imersão em solução aerada de NaCl 0,6N. Fig. 3: Circuito elétrico equivalente

9 t, h (a) t, h (b) t, h (c) (d) Fig. 4: Valores de R c (a), Q c (b); R ct (a); Q dl (c) em função do tempo de imersão em solução aerada de NaCl 0,6N, obtidos a partir do programa ZView, para os diferentes revestimentos em estudo t, h

ESTUDO E COMPARAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE CONVERSÃO À BASE DE Zr e Cr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO

ESTUDO E COMPARAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE CONVERSÃO À BASE DE Zr e Cr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO ESTUDO E COMPARAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE CONVERSÃO À BASE DE Zr e Cr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO Josiane Soares Costa 1, Tamyres C. Rosa 2, Jane Zoppas Ferreira 3 1 UFRGS (Josiane.costa@ufrgs.br)

Leia mais

Uso de revestimento de conversão à base de zircônio em substituição ambientalmente correta aos processos de cromatização e fosfatização

Uso de revestimento de conversão à base de zircônio em substituição ambientalmente correta aos processos de cromatização e fosfatização Uso de revestimento de conversão à base de zircônio em substituição ambientalmente correta aos processos de cromatização e fosfatização Zaro, Gustavo; Abreu,Tiago M. de; Ferreira, Jane Z. Laboratório de

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA

APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA APLICAÇÃO DA TÉCNICA VOLTAMÉTRICA NO ESTUDO DO GRAU DE RECOBRIMENTO DO FILME DE CROMATIZAÇÃO SOBRE CHAPA ZINCADA Marta Gomes Francisco (UFF - EEIMVR) Tânia Maria Cavalcanti Nogueira (UFF - EEIMVR) 6 COTEQ

Leia mais

Investigação de tratamentos alternativos à cromatização aplicados sobre eletrogalvanizado

Investigação de tratamentos alternativos à cromatização aplicados sobre eletrogalvanizado Investigação de tratamentos alternativos à cromatização aplicados sobre eletrogalvanizado J.M. Ferreira-Jr 1, C.R. Tomachuk 1, M. de Oliveira 1, W.I.A. Santos 1, I. Costa 1 1 Instituto de Pesquisas Energéticas

Leia mais

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE Zr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE Zr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE Zr NO AÇO ZINCADO POR ELETRODEPOSIÇÃO J.S. Costa* 1, J. Zoppas Ferreira 1 Av. Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia - Porto Alegre, RS CEP 91501-970 - Campus

Leia mais

PASSIVAÇÃO, COM CAMADA ESPESSA, À BASE DE SAIS DE CROMO TRIVALENTE APLICADA EM TEMPERATURA AMBIENTE SOBRE AÇO ELETROZINCADO1

PASSIVAÇÃO, COM CAMADA ESPESSA, À BASE DE SAIS DE CROMO TRIVALENTE APLICADA EM TEMPERATURA AMBIENTE SOBRE AÇO ELETROZINCADO1 PASSIVAÇÃO, COM CAMADA ESPESSA, À BASE DE SAIS DE CROMO TRIVALENTE APLICADA EM TEMPERATURA AMBIENTE SOBRE AÇO ELETROZINCADO 1 Alessandra Setúbal Santos 2 Célia Regina Tomachuk 3 Fernanda Martins Queiróz

Leia mais

TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE PRECURSOR POLIMÉRICO PARA A FORMAÇÃO DE CAMADAS PROTETORAS CONTENDO CÉRIO SOBRE AÇO ELETROZINCADO

TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE PRECURSOR POLIMÉRICO PARA A FORMAÇÃO DE CAMADAS PROTETORAS CONTENDO CÉRIO SOBRE AÇO ELETROZINCADO TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE PRECURSOR POLIMÉRICO PARA A FORMAÇÃO DE CAMADAS PROTETORAS CONTENDO CÉRIO SOBRE AÇO ELETROZINCADO Kellie Provazi de Souza (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CAMADAS DE CONVERSÃO DE CÉRIO COMO ALTERNATIVA PARA SUBSTITUIÇÃO DA CROMATIZAÇÃO SOBRE AÇO ELETROGALVANIZADO

AVALIAÇÃO DE CAMADAS DE CONVERSÃO DE CÉRIO COMO ALTERNATIVA PARA SUBSTITUIÇÃO DA CROMATIZAÇÃO SOBRE AÇO ELETROGALVANIZADO AVALIAÇÃO DE CAMADAS DE CONVERSÃO DE CÉRIO COMO ALTERNATIVA PARA SUBSTITUIÇÃO DA CROMATIZAÇÃO SOBRE AÇO ELETROGALVANIZADO M. de Oliveira 1, W. I. A. Santos 1, J. M. Ferreira-Jr 1, C. R. Tomachuk 1, I.

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ZIRCÔNIO E TANINO EM AÇO GALVANIZADO

AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ZIRCÔNIO E TANINO EM AÇO GALVANIZADO AVALIAÇÃO DO ENVELHECIMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ZIRCÔNIO E TANINO EM AÇO GALVANIZADO Josiane Soares Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil)*, Raquel Dei Agnoli (Universidade Federal do

Leia mais

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE INIBIDORES NA RESISTÊNCIA A CORROSÃO DE AÇO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE INIBIDORES NA RESISTÊNCIA A CORROSÃO DE AÇO DE CONSTRUÇÃO CIVIL AVALIAÇÃO DO EFEITO DE INIBIDORES NA RESISTÊNCIA A CORROSÃO DE AÇO DE CONSTRUÇÃO CIVIL Marina M. Mennucci, Fernando M. dos Reis, Lucia H. Higa, Isolda Costa Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares,

Leia mais

Márcio Fernando Thomas¹, Fabio dos Santos Silva¹, Valter Florencio¹, Wilson José Biguetti¹, Emmanuelle Sa Freitas¹, ²

Márcio Fernando Thomas¹, Fabio dos Santos Silva¹, Valter Florencio¹, Wilson José Biguetti¹, Emmanuelle Sa Freitas¹, ² Comparativo no Comportamento entre Junta Soldada e Metal de Base de uma Liga de Aço Inoxidável Submetida a Ensaio de Corrosão por Espectrometria de Impedância Eletroquímica Márcio Fernando Thomas¹, Fabio

Leia mais

4 Resultados Metal de base Temperatura ambiente. (a)

4 Resultados Metal de base Temperatura ambiente. (a) 4 Resultados 4.1. Análise de difração de Raios-X Após os corpos de prova serem submetidos ao meio contendo CO 2 (ensaio de imersão) por, estes foram levados para análise de Raios-X. Esta análise foi realizada

Leia mais

Corrosão por Cloreto em Aços Inoxidáveis Duplex (AID s)

Corrosão por Cloreto em Aços Inoxidáveis Duplex (AID s) Corrosão por Cloreto em Aços Inoxidáveis Duplex (AID s) Aluno: Patricia Camelo Mozart Orientador: Ivani de S. Bott Co- orientador: Elisa Janzen Kassab 1. Resumo A motivação principal deste trabalho é estudar

Leia mais

Avaliação da resistência à corrosão de Aço SAE 1045 mediante técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica Fábio dos Santos Silva 1, Wilson José Biguetti 1, Valter Florencio 1, William Aparecido

Leia mais

TECNOLOGIA ALTERNATIVA PARA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO

TECNOLOGIA ALTERNATIVA PARA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO Titulo do Trabalho TECNOLOGIA ALTERNATIVA PARA PROTEÇÃO CONTRA CORROSÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO Nome do Autor Principal Herbert Duchatsch Johansen Nome do Orientador Artur de Jesus Motheo Instituição Universidade

Leia mais

TANINO COMO AGENTE INIBIDOR DO PROCESSO CORROSIVO

TANINO COMO AGENTE INIBIDOR DO PROCESSO CORROSIVO Resumo TANINO COMO AGENTE INIBIDOR DO PROCESSO CORROSIVO Gabriele Tais Linden 1 Nádia Teresinha Schröder 2 Ester Schmidt Rieder 3 Com o objetivo de reduzir a corrosão metálica, com agentes de baixo impacto

Leia mais

AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO ORGÂNICO SOBRE AÇO GALVANIZADO DE DIFERENTES TAMANHOS DE GRÃO

AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO ORGÂNICO SOBRE AÇO GALVANIZADO DE DIFERENTES TAMANHOS DE GRÃO AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO ORGÂNICO SOBRE AÇO GALVANIZADO DE DIFERENTES TAMANHOS DE GRÃO Vitor Bonamigo Moreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil) Avenida Bento Gonçalves, 9500, Setor IV,

Leia mais

5 Resultados Caracterização Microestrutural

5 Resultados Caracterização Microestrutural 5 Resultados 5.. Caracterização Microestrutural A análise microestrutural foi realizada através de microscopia ótica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). As amostras foram preparadas pelo

Leia mais

ANÁLISE DOS EFEITOS DA CORROSÃO EM ELETRODO DE ATERRAMENTO ELÉTRICO COBREADO RESUMO

ANÁLISE DOS EFEITOS DA CORROSÃO EM ELETRODO DE ATERRAMENTO ELÉTRICO COBREADO RESUMO ANÁLISE DOS EFEITOS DA CORROSÃO EM ELETRODO DE ATERRAMENTO ELÉTRICO COBREADO Filho, W.C. 1 ; Vieira, M.R.S. 1 *;de Melo, I.R; Pereira, R.F.C.; Urtiga Filho, S. L. 1 ¹Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

Espectroscopia de Impedância Electroquímica

Espectroscopia de Impedância Electroquímica Mestrado em Química e Química Tecnológica Estrutura e Caracterização de Superfícies e Interfaces - 018/019 Espectroscopia de Impedância Electroquímica Ana S. Viana Ext. 8.4.66 (Gabinete) 8.3.47 (Laboratório)

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO AÇO ELETROZINCADO REVESTIDO COM CAMADA DE CONVERSÃO DE CÉRIO E 2-BUTINO-1,4-DIOL PROPOXILATO

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO AÇO ELETROZINCADO REVESTIDO COM CAMADA DE CONVERSÃO DE CÉRIO E 2-BUTINO-1,4-DIOL PROPOXILATO AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DO AÇO ELETROZINCADO REVESTIDO COM CAMADA DE CONVERSÃO DE CÉRIO E 2-BUTINO-1,4-DIOL PROPOXILATO K. Provazi*,1, C. R. Tomachuk 2, J. M. F. Junior 1, I. Costa 1 *Av. Professor

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES FINOS DE OXA- LATO PARA A PROTEÇÃO À CORROSÃO DE ZINCO METÁLICO RESUMO

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES FINOS DE OXA- LATO PARA A PROTEÇÃO À CORROSÃO DE ZINCO METÁLICO RESUMO DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES FINOS DE OXA- LATO PARA A PROTEÇÃO À CORROSÃO DE ZINCO METÁLICO Oliveira, M 1., Ferreira Jr, J.M 2., Baker, M. A 2., Rossi, J 1., Costa, I 1. 1 Instituto de Pesquisas

Leia mais

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO E DE AÇO ELETRODEPOSITADO COM ZnFe REVESTIDO POR RESINAS DE SILICONE

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO E DE AÇO ELETRODEPOSITADO COM ZnFe REVESTIDO POR RESINAS DE SILICONE RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO E DE AÇO ELETRODEPOSITADO COM ZnFe REVESTIDO POR RESINAS DE SILICONE M. E. P. Souza (1) (2) (*), E. Ariza (2), M. Ballester (3), I. V. P. Yoshida (4), L. A. Rocha

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Engenharia Química 2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Química 3

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Engenharia Química 2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Química 3 Aplicação dos silsesquioxanos dicarboxilatos de cadeia longa derivados do precursor dicatiônico bis(3-n-propiltrihidroxisilil)- 1,4 diazoniabiciclo como filmes protetores para metais A.B.QUEVEDO 1, G.B.

Leia mais

P o d e s e r u t i l i z a d o c o m o r e v e s t i m e n t o i n t e r m e d i á r i o e m a p l i c a ç õ e s t é c n i c a s.

P o d e s e r u t i l i z a d o c o m o r e v e s t i m e n t o i n t e r m e d i á r i o e m a p l i c a ç õ e s t é c n i c a s. AÇOS REVESTIDOS Além dos acabamentos de superfície convencionais, a tira relaminada pode ainda ser revestida superficialmente pelos mais diversos metais com propósitos técnicos, decorativos ou outros fins,

Leia mais

CORROSÃO PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES. Prof. Mazer AULA 05

CORROSÃO PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES. Prof. Mazer AULA 05 AULA 05 Prof. Mazer PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES 2 FUNDAMENTOS GERAIS: O concreto protege a armadura de duas formas: - Confere uma barreira física separando o aço do meio-ambiente - A água no

Leia mais

Estudo de Filmes Poliméricos contendo os Silanos γ-ups e VS como Passivantes em Superfícies Galvanizadas e Eletrodepósitos de Ligas Zn/Fe e Zn/Co

Estudo de Filmes Poliméricos contendo os Silanos γ-ups e VS como Passivantes em Superfícies Galvanizadas e Eletrodepósitos de Ligas Zn/Fe e Zn/Co ISSN 1517-7076 Revista Matéria, v. 10, n. 4, pp. 549 555, 2005 http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10675 Estudo de Filmes Poliméricos contendo os Silanos γ-ups e VS como Passivantes em

Leia mais

Raquel Guimarães Lang 1, Caroline Cruz Cézar Machado¹, Paula Marques Pestana¹, Felipe Bertelli¹, Emmanuelle Sá Freitas 1, 2

Raquel Guimarães Lang 1, Caroline Cruz Cézar Machado¹, Paula Marques Pestana¹, Felipe Bertelli¹, Emmanuelle Sá Freitas 1, 2 Influência da velocidade de varredura sobre parâmetros da polarização linear no Aço Inox 316 Raquel Guimarães Lang 1, Caroline Cruz Cézar Machado¹, Paula Marques Pestana¹, Felipe Bertelli¹, Emmanuelle

Leia mais

M.C.G. dos Santos; C. M. A. Freire

M.C.G. dos Santos; C. M. A. Freire ISSN 1517-7076 artigo 11526, pp.1576-1586, 2013 Avaliação da resistência à corrosão de eletrodepósitos de liga sobre aço tratado com filmes contendo sais de terras raras e silanos BTSE, BTESPTS Evaluation

Leia mais

Caracterização e desempenho de ligas de zinco/níquel e estanho/zinco

Caracterização e desempenho de ligas de zinco/níquel e estanho/zinco Band28 1/1/04 5:33 AM Page 1 Artigos Técnicos Caracterização e desempenho de ligas de zinco/níquel e estanho/zinco Este estudo visa a melhoria dos processos de resistência à corrosão, avaliando o desempenho

Leia mais

AUMENTO DE CAPACIDADE PRODUTIVA

AUMENTO DE CAPACIDADE PRODUTIVA AUMENTO DE CAPACIDADE PRODUTIVA A Brasmetal Waelzholz investe em tecnologia de ponta para aumentar a produtividade, reduzir custos e oferecer produtos cada vez melhores. Plano interno da fábrica TIRAS

Leia mais

ESTUDOS DA CORROSÃO DE ELETRODEPÓSITOS DE Zn -Ni, Zn-Fe E Zn-Co EM MEIO DE CLORETO E DE SULFATO

ESTUDOS DA CORROSÃO DE ELETRODEPÓSITOS DE Zn -Ni, Zn-Fe E Zn-Co EM MEIO DE CLORETO E DE SULFATO ESTUDOS DA CORROSÃO DE ELETRODEPÓSITOS DE Zn -Ni, Zn-Fe E Zn-Co EM MEIO DE CLORETO E DE SULFATO Pedro de Lima Neto Adriana de Oliveira Sousa Maria Ionete Chaves Nogueira Regilany Paulo Colares Departamento

Leia mais

ESTUDO DA CORROSÃO DO Al RECICLADO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS

ESTUDO DA CORROSÃO DO Al RECICLADO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS ESTUDO DA CORROSÃO DO Al RECICLADO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS T. SILVA 1, D. MIRANDA 1, G. ALVES 3, O.L ROCHA 2, J.C. CARDOSO FILHO 1 1 Universidade Federal do Pará/ Laboratório de Corrosão 2 Instituto Federal

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO USO DO IMIDAZOL COMO INIBIDOR DE CORROSÃO DO AÇO 420-R.

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO USO DO IMIDAZOL COMO INIBIDOR DE CORROSÃO DO AÇO 420-R. TÍTULO: AVALIAÇÃO DO USO DO IMIDAZOL COMO INIBIDOR DE CORROSÃO DO AÇO 420-R. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: QUÍMICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - FASB

Leia mais

ALGUNS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE REVESTIMENTOS COMERCIAIS ALTERNATIVOS AO CÁDMIO. Luís Alexandre Sores da Silva COPPE/UFRJ

ALGUNS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE REVESTIMENTOS COMERCIAIS ALTERNATIVOS AO CÁDMIO. Luís Alexandre Sores da Silva COPPE/UFRJ ALGUNS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE REVESTIMENTOS COMERCIAIS ALTERNATIVOS AO CÁDMIO Luís Alexandre Sores da Silva COPPE/UFRJ Lúcio Sathler COPPE/UFRJ Marcelo Torres Piza Paes CENPES/PETROBRÁS

Leia mais

INFLUÊNCIA DA FOSFATIZAÇÃO NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 POR FILMES DE POLIPIRROL

INFLUÊNCIA DA FOSFATIZAÇÃO NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 POR FILMES DE POLIPIRROL INFLUÊNCIA DA FOSFATIZAÇÃO NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 POR FILMES DE POLIPIRROL M. R. Ygei 1*, K. M. Bezerra 1, M. de Aquino 1, A. S. Liu 1, L. Y. Cho 2 Rua Pedro Vicente, 625, 01109-010, Canindé, São

Leia mais

3º - CAPÍTULO: RESULTADOS e DISCUSSÃO

3º - CAPÍTULO: RESULTADOS e DISCUSSÃO 3º - CAPÍTUL: RESULTADS e DISCUSSÃ 39 40 3 3.1 - Estudo de Dependência do ph na Formação do Filme 3.1.1 - Comportamento Eletroquímico de Ácido 4-HFA Voltametria cíclica em solução aquosa contendo o par

Leia mais

Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28

Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28 60 Fotografia 29 - Microestrutura destacada em vermelho na Fotografia 28 Fotografia 30 - Microestrutura destacada em amarelo na Fotografia 28 61 Tabela 11- Composição química do revestimento da chapa L

Leia mais

Estudo do desempenho de filmes contendo sais de terras raras como inibidores de corrosão da liga ZnFe eletrodepositada sobre aço

Estudo do desempenho de filmes contendo sais de terras raras como inibidores de corrosão da liga ZnFe eletrodepositada sobre aço ISSN 1517-7076 artigo 11485, pp.1144-1157, 2012 Estudo do desempenho de filmes contendo sais de terras raras como inibidores de corrosão da liga ZnFe eletrodepositada sobre aço Study of the performance

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESPESSURA, DUREZA E RESISTÊNCIA A CORROSÃO DE UMA CAMADA ANÓDICA COLORIDA

AVALIAÇÃO DA ESPESSURA, DUREZA E RESISTÊNCIA A CORROSÃO DE UMA CAMADA ANÓDICA COLORIDA AVALIAÇÃO DA ESPESSURA, DUREZA E RESISTÊNCIA A CORROSÃO DE UMA CAMADA ANÓDICA COLORIDA N. N. Regone UNESP/Campus de São João da Boa Vista Avenida Doutor Octávio da Silva Bastos -2439 Jardim Nova São João

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE TANINOS E SILANO NA PASSIVAÇÃO DE AÇO GALVANIZADO

ASSOCIAÇÃO DE TANINOS E SILANO NA PASSIVAÇÃO DE AÇO GALVANIZADO Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais PPGE3M Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais LACOR ASSOCIAÇÃO

Leia mais

ELETRODEPOSIÇÃO DE FILMES DE POLIPIRROL EM MEIO ORGÂNICO CONTENDO ÁCIDO FOSFÓRICO. Rua Pedro Vicente, 625, , Canindé, São Paulo

ELETRODEPOSIÇÃO DE FILMES DE POLIPIRROL EM MEIO ORGÂNICO CONTENDO ÁCIDO FOSFÓRICO. Rua Pedro Vicente, 625, , Canindé, São Paulo ELETRODEPOSIÇÃO DE FILMES DE POLIPIRROL EM MEIO ORGÂNICO CONTENDO ÁCIDO FOSFÓRICO R. B. Hilario 1*, K. M. Bezerra¹, A. S. Liu 1, L. Y. Cho 2 Rua Pedro Vicente, 625, 01109-010, Canindé, São Paulo * rodrigobarbosahilario@gmail.com

Leia mais

Avaliação do revestimento de conversão à base de zircônio e tanino sobre aço zincado por eletrodeposição

Avaliação do revestimento de conversão à base de zircônio e tanino sobre aço zincado por eletrodeposição Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais PPGE3M Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais LACOR DISSERTAÇÃO

Leia mais

TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS PARA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA ALCLAD 7475-T761

TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS PARA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA ALCLAD 7475-T761 TRATAMENTOS DE SUPERFÍCIE À BASE DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS PARA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA ALCLAD 7475-T761 S. L. Assis 1, S. de Souza 1, D. S. Yoshikawa 2 e I. Costa 1 1 IPEN/CNEN CCTM - Centro

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PH E DO TEMPO DE IMERSÃO NA SILANIZAÇÃO JUNTO DE TANINOS PARA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA DE AÇOS GALVANIZADOS

INFLUÊNCIA DO PH E DO TEMPO DE IMERSÃO NA SILANIZAÇÃO JUNTO DE TANINOS PARA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA DE AÇOS GALVANIZADOS 6 a 1 de Novembro de 216, Natal, RN, Brasil INFLUÊNCIA DO PH E DO TEMPO DE IMERSÃO NA SILANIZAÇÃO JUNTO DE TANINOS PARA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA DE AÇOS GALVANIZADOS Bruno Pienis Garcia Álvaro Meneguzzi

Leia mais

ELETROQUÍMICA. Prof a. Dr a. Carla Dalmolin

ELETROQUÍMICA. Prof a. Dr a. Carla Dalmolin ELETROQUÍMICA Prof a. Dr a. Carla Dalmolin MÉTODOS DE IMPEDÂNCIA Espectroscopia de Impedância Eletroquímica Aplicada à caracterização de processos de eletrodo e de interfaces complexas Deve ser utilizada

Leia mais

3 Materiais e métodos

3 Materiais e métodos 3 Materiais e métodos 3.1. Materiais Os materiais investigados tanto para os ensaios de imersão quando para os ensaios eletroquímicos foram o metal de base (MB) e as juntas soldadas (JS) longitudinais

Leia mais

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE NANOPARTÍCULAS DE Ag-SiO COMO ADITIVOS EM REVESTIMENTOS ANTICORROSIVOS

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE NANOPARTÍCULAS DE Ag-SiO COMO ADITIVOS EM REVESTIMENTOS ANTICORROSIVOS ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE NANOPARTÍCULAS DE Ag-SiO COMO ADITIVOS EM REVESTIMENTOS ANTICORROSIVOS Pletsch, R.O (1)*.; Bouchonneau, N. (1) ; Vieira, M.R.S. (1) ; Alves, K.G.B. (1) ; Melo, C. P. De (2) ; Urtiga

Leia mais

Revestimentos auto-reparadores de sol-gel dopados com zeólitos permutados com Cério

Revestimentos auto-reparadores de sol-gel dopados com zeólitos permutados com Cério 6 as Jornadas Corrosão e Protecção de Materiais Revestimentos auto-reparadores de sol-gel dopados com zeólitos permutados com Cério Susana A.S. Dias 1, S.V. Lamaka 2, T.C. Diamantino 1 e M.G. Ferreira

Leia mais

Estudo preliminar da deposição voltamétrica de estanho sobre aço em meio ácido

Estudo preliminar da deposição voltamétrica de estanho sobre aço em meio ácido Estudo preliminar da deposição voltamétrica de estanho sobre aço em meio ácido Marcos Aurélio Nunes da Silva Filho, Ana Lídia Tomaz de Melo, Denis Valony Martins Paiva, Laudelyna Rayanne Freitas de Oliveira,

Leia mais

Revestimento de zircônio obtido pelo método sol-gel para a proteção contra a corrosão do alumínio AA 3003

Revestimento de zircônio obtido pelo método sol-gel para a proteção contra a corrosão do alumínio AA 3003 Revestimento de zircônio obtido pelo método sol-gel para a proteção contra a corrosão do alumínio AA 3003 Larissa Oliveira Berbel 1, Jucimara Kulek de Andrade 1, Isolda Costa 2, Maico Taras da Cunha 1,

Leia mais

EFEITO DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA AA2024-T3

EFEITO DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA AA2024-T3 EFEITO DE MOLÉCULAS AUTO-ORGANIZÁVEIS NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA AA2024-T3 Resumo doi: 10.4322/tmm.00603002 Solange de Souza 1 Daniel Sierra Yoshikawa 2 Sérgio Luiz de Assis 3 Wagner Izaltino Alves

Leia mais

REVESTIMENTOS NANOESTRUTURADOS COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS

REVESTIMENTOS NANOESTRUTURADOS COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS REVESTIMENTOS NANOESTRUTURADOS COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS Daniela da Fonseca 1 Rogério Santejano 2 Ester Schmidt Rieder 3 Resumo Neste estudo, revestimentos de nanopartículas de TiO 2 dopados com

Leia mais

CORROSÃO E ELETRODEPOSIÇÃO

CORROSÃO E ELETRODEPOSIÇÃO CORROSÃO E ELETRODEPOSIÇÃO Princípios de Eletroquímica Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo Departamento de FísicoF sico-química Instituto de Química de são Carlos Universidade de São Paulo 1 Princípios de

Leia mais

Keywords: AISI 316 steel, Electrochemical corrosion, Electrochemical polarization spectroscopy

Keywords: AISI 316 steel, Electrochemical corrosion, Electrochemical polarization spectroscopy Estudo da Resistência à Corrosão em Junta Soldada de Aço Inoxidável 316 Valter Florencio¹, Wilson José Biguetti¹, Fabio dos Santos Silva¹, Márcio Fernando Thomas¹, Emmanuelle Sá Freitas 1,2 ¹Universidade

Leia mais

Caracterização do aço UNS S31254 em meios de NaCl 0,11 mol L -1 contendo soroalbumina bovina por diferentes técnicas

Caracterização do aço UNS S31254 em meios de NaCl 0,11 mol L -1 contendo soroalbumina bovina por diferentes técnicas 3.2.3. Caracterização do aço UNS S31254 em meios de NaCl,11 mol L -1 contendo soroalbumina bovina por diferentes técnicas 3.2.3.1. Medidas de polarização anódica potenciostática e potenciodinâmica Até

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Escola de Engenharia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Escola de Engenharia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais Dissertação de Mestrado Estudo e otimização

Leia mais

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE ZIRCÔNIO COMO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO EM AÇO GALVANIZADO

ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE ZIRCÔNIO COMO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO EM AÇO GALVANIZADO ESTUDO DO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO À BASE DE ZIRCÔNIO COMO REVESTIMENTO DE CONVERSÃO EM AÇO GALVANIZADO G. Zaro; J. Z. Ferreira ¹LACOR UFRGS, Mestrando ; ²LACOR- UFRGS, Doutora gustavo.zaro@gmail.com

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174029.1 Corrosão galvânica do par aço-carbono/aço inoxidável em ácido sulfúrico concentrado. Claudete Silva Barbosa Neusvaldo Lira de Almeida Gutemberg de Souza Pimenta Robson Rodrigues

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS ELETROQUÍMICAS NA AVALIAÇÃO DA POROSIDADE DE CAMADAS FOSFATIZADAS

UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS ELETROQUÍMICAS NA AVALIAÇÃO DA POROSIDADE DE CAMADAS FOSFATIZADAS UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS ELETROQUÍMICAS NA AVALIAÇÃO DA POROSIDADE DE CAMADAS FOSFATIZADAS Célia A. Lino dos Santos (1), Edwilson Leite (2), Antenor Ferreira Filho (2) e Zehbour Panossian (1)(*) Trabalho

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DA PASSIVAÇÃO DOS AÇOS AISI 430 E AISI 439 COM ÁCIDO NÍTRICO EM DIFERENTES TEMPERATURAS

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DA PASSIVAÇÃO DOS AÇOS AISI 430 E AISI 439 COM ÁCIDO NÍTRICO EM DIFERENTES TEMPERATURAS TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO DA PASSIVAÇÃO DOS AÇOS AISI 430 E AISI 439 COM ÁCIDO NÍTRICO EM DIFERENTES TEMPERATURAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: QUÍMICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

SELEÇÃO DE INIBIDORES PARA FLUIDOS DE COMPLETAÇÃO ( PACKER FLUIDS )

SELEÇÃO DE INIBIDORES PARA FLUIDOS DE COMPLETAÇÃO ( PACKER FLUIDS ) SELEÇÃO DE INIBIDORES PARA FLUIDOS DE COMPLETAÇÃO ( PACKER FLUIDS ) Alberto Klayson S. C. (1), O. R. Mattos (1), C. J. B. M. Joia (2) (1) Lab. de Corrosão PEMM / COPPE / UFRJ, Cx. Postal 6855, CEP 21945-97

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA

COMUNICAÇÃO TÉCNICA COMUNICAÇÃO TÉCNICA 174615.1 Armaduras de aço com revestimento dúplex (zinco + epóxi) para o prolongamento de vida útil de armaduras de concreto armado Mayara Stecanella Pacheco Adriana de Araújo José

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/5 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/5 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: TINTA DE FUNDO RICA EM ZINCO À BASE DE Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/5 NE-024 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

OBTENÇÃO DE LIGAS AMORFAS A BASE DE Fe-Cr-Co-P ATRAVÉS DE ELETRODEPOSIÇÃO

OBTENÇÃO DE LIGAS AMORFAS A BASE DE Fe-Cr-Co-P ATRAVÉS DE ELETRODEPOSIÇÃO OBTENÇÃO DE LIGAS AMORFAS A BASE DE Fe-Cr-Co-P ATRAVÉS DE ELETRODEPOSIÇÃO C.AC Souza 1, I.A Carlos 2, F. Avila 1, D.V. Ribeiro, A.L.R. Tachard, L. Santos 1 Rua Aristides Novis, n 2, Salvador/BA, CEP: 40210630-Caldassouza@hotmail.com

Leia mais

Nº Esquemas de pintura de proteção anticorrosiva para condições especiais de exposição

Nº Esquemas de pintura de proteção anticorrosiva para condições especiais de exposição COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175294 Esquemas de pintura de proteção anticorrosiva para condições especiais de exposição Marcio Bispo de Almeida Neusvaldo Lira de Almeida Dii Taline Lima Bernardo Batista Rocha

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG 02298 TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO UTILIZAÇÃO DE TANINO COMO PASSIVADOR DA FOSFATIZAÇÃO EM AÇO GALVANIZADO Pietro Sinigaglia

Leia mais

CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO EM SOLUÇÕES ÁCIDAS

CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO EM SOLUÇÕES ÁCIDAS The Journal of Engineering and Exact Sciences - JCEC ISSN: 2527-1075 Vol. 03 N. 08 (2017) 1250-1258 doi: 10.18540/jcecvl3iss8pp1250-1258 OPEN ACCESS CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO EM SOLUÇÕES ÁCIDAS CORROSION

Leia mais

Metalurgia e materiais

Metalurgia e materiais Aline Viomar et al. Metalurgia e materiais Metallurgy and materials Aplicação de SAM em liga de alumínio AA 24-T3 com desengraxe alcalino Application of SAM in AA 24-T3 aluminum alloy with alkaline degrease

Leia mais

FILMES HÍBRIDOS ORGÂNICO-INORGÂNICOS A PARTIR DE ÓLEO DE MAMONA EPOXIDADO USADOS COMO PROTEÇÃO ANTI-CORROSIVA

FILMES HÍBRIDOS ORGÂNICO-INORGÂNICOS A PARTIR DE ÓLEO DE MAMONA EPOXIDADO USADOS COMO PROTEÇÃO ANTI-CORROSIVA FILMES HÍBRIDS RGÂNIC-INRGÂNICS A PARTIR DE ÓLE DE MAMNA EPXIDAD USADS CM PRTEÇÃ ANTI-CRRSIVA D.S. Azambuja, M.A. de Luca, M. Martinelli, M.A. Jacobi, V.F. Fraga, P.S. Correa Av.Bento Gonçalves 9500, CEP

Leia mais

ELETROQUÍMICA. Prof a. Dr a. Carla Dalmolin

ELETROQUÍMICA. Prof a. Dr a. Carla Dalmolin ELETROQUÍMICA Prof a. Dr a. Carla Dalmolin CONCEITOS BÁSICOS Eletroquímica Fenômenos químicos associados à transferência de cargas elétricas Duas semi-reações de transferência de carga em direções opostas

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO DA PASSIVAÇÃO DO AISI 316-L COM ÁCIDO NÍTRICO EM PRESENÇA DE MEIO CORROSIVO DE ÁCIDO CLORÍDRICO ATÉ 0,50 MOL. L-1

TÍTULO: ESTUDO DA PASSIVAÇÃO DO AISI 316-L COM ÁCIDO NÍTRICO EM PRESENÇA DE MEIO CORROSIVO DE ÁCIDO CLORÍDRICO ATÉ 0,50 MOL. L-1 Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ESTUDO DA PASSIVAÇÃO DO AISI 316-L COM ÁCIDO NÍTRICO EM PRESENÇA DE MEIO CORROSIVO DE ÁCIDO

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174848 Corrosão e proteção contra corrosão de ímãs permanentes de (Nd,Pr)-Fe-B Célia Aparecida Lino dos Santos Trabalho apresentado na REUNIÃO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

Efeito da Concentração do Fluoreto sobre o Comportamento Eletroquímico do Ti e da liga Ti6Al4V em Tampões Citrato

Efeito da Concentração do Fluoreto sobre o Comportamento Eletroquímico do Ti e da liga Ti6Al4V em Tampões Citrato ISSN 1517-7076 Revista Matéria, v. 10, n. 1, pp. 93 100, Março de 2005 http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10638 RESUMO Efeito da Concentração do Fluoreto sobre o Comportamento Eletroquímico

Leia mais

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETRODEPÓSITOS Ni-Fe OBTIDOS A PARTIR DE ELETRÓLITOS DE WATTS MODIFICADOS.

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETRODEPÓSITOS Ni-Fe OBTIDOS A PARTIR DE ELETRÓLITOS DE WATTS MODIFICADOS. RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE ELETRODEPÓSITOS Ni-Fe OBTIDOS A PARTIR DE ELETRÓLITOS DE WATTS MODIFICADOS. I. P. de S. A. HENRIQUES 1, R. de S. CUNHA 2 e G. P. da SILVA 3 1 Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE DO FOSFATO TRICATIÔNICO COM NIÓBIO POR ENSAIO DE CORROSÃO ACELERADA

AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE DO FOSFATO TRICATIÔNICO COM NIÓBIO POR ENSAIO DE CORROSÃO ACELERADA AVALIAÇÃO DA DURABILIDADE DO FOSFATO TRICATIÔNICO COM NIÓBIO POR ENSAIO DE CORROSÃO ACELERADA R. C. Lima (IPEN) 1 ; A. C. OLiveira Sobrinho (IPEN) 1, A. Oliveira (ITW) 2 ; I. Costa (IPEN) 1 1 Instituto

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PROCESSO GALVANOSTÁTICO NA ANODIZAÇÃO E COLORIMENTO DE UMA LIGA DE ALUMÍNIO

INFLUÊNCIA DO PROCESSO GALVANOSTÁTICO NA ANODIZAÇÃO E COLORIMENTO DE UMA LIGA DE ALUMÍNIO INFLUÊNCIA DO PROCESSO GALVANOSTÁTICO NA ANODIZAÇÃO E COLORIMENTO DE UMA LIGA DE ALUMÍNIO N. N. Regone, A. A. Ferreira UNESP-Campus de São João da Boa Vista Av. Profª Isette Corrêa Fontão, 505 Bairro:

Leia mais

OXIDAÇÃO POR PLASMA ELETROLÍTICO EM LIGAS DE ALUMÍNIO CARACTERIZAÇÃO ELETROQUÍMICA

OXIDAÇÃO POR PLASMA ELETROLÍTICO EM LIGAS DE ALUMÍNIO CARACTERIZAÇÃO ELETROQUÍMICA OXIDAÇÃO POR PLASMA ELETROLÍTICO EM LIGAS DE ALUMÍNIO CARACTERIZAÇÃO ELETROQUÍMICA Bruna Almeida Barbosa, brunna_barbosa@hotmail.com 1 Maria Eliziane Pires de Souza, maria.eliziane@ufma.br 2 1 Brintel

Leia mais

Ruth Flavia Vera Villamil Jaimes et al. Implantes

Ruth Flavia Vera Villamil Jaimes et al. Implantes Ruth Flavia Vera Villamil Jaimes et al. Implantes Evolução temporal da interfase aço inoxidável P558/solução de cloreto de sódio por espectroscopia de impedância eletroquímica Ruth Flavia Vera Villamil

Leia mais

15º Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície 4º INTERFINISH Latino Americano

15º Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície 4º INTERFINISH Latino Americano INFLUÊNCIA DA ATIVAÇÃO SUPERFICIAL DOS REVESTIMENTOS À BASE DE ZIRCÔNIO E TANINO EM SUBSTRATOS DE ZINCO Josiane Soares Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil)*, Raquel Dei Agnoli (Universidade

Leia mais

REVESTIMENTO DUPLEX NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 CONTRA A CORROSÃO. Rua Pedro Vicente, 625, , Canindé, São Paulo, SP

REVESTIMENTO DUPLEX NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 CONTRA A CORROSÃO. Rua Pedro Vicente, 625, , Canindé, São Paulo, SP REVESTIMENTO DUPLEX NA PROTEÇÃO DO ALUMÍNIO 2024 CONTRA A CORROSÃO K. M. Bezerra 1* ; A. S. Liu 1 ; F. E. P. dos Santos 2 ; L. Y. Cho 2 Rua Pedro Vicente, 625, 01109-010, Canindé, São Paulo, SP *karinemirb@gmail.com

Leia mais

RESUMO. Palavras chave: tratamento de superfície; pintura; cromatização.

RESUMO. Palavras chave: tratamento de superfície; pintura; cromatização. DESENVOLVIMENTO DE MODELO GRÁFICO QUE APRESENTA A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DO PROCESSO DE CROMATIZAÇÃO NA ESPESSURA DA PELÍCULA CROMATIZADA OBTIDA NOS PROCESSOS INDUSTRIAIS DE PRÉ-TRATAMENTO QUÍMICO PARA

Leia mais

Haroldo de Araújo Ponte*, Alexandre Michel Maul a, Evandro de Azevedo Alvarenga b

Haroldo de Araújo Ponte*, Alexandre Michel Maul a, Evandro de Azevedo Alvarenga b ESTUDO DAS CONDIÇÕES UTILIZADAS NA TÉCNICA DE DISSOLUÇÃO ANÓDICA VOLTAMÉTRICA APLICADA À DETERMINAÇÃO DA POROSIDADE DE REVESTIMENTOS DE FOSFATO EM CHAPAS DE AÇO GALVANIZADAS Haroldo de Araújo Ponte*, Alexandre

Leia mais

ESTUDO DA OCORRÊNCIA DA CORROSÃO EM AÇOS INOXIDÁVEIS AISI 316L E 444 UTILIZADOS NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA

ESTUDO DA OCORRÊNCIA DA CORROSÃO EM AÇOS INOXIDÁVEIS AISI 316L E 444 UTILIZADOS NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA ESTUDO DA OCORRÊNCIA DA CORROSÃO EM AÇOS INOXIDÁVEIS AISI 316L E 444 UTILIZADOS NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA Júlio César Nogueira Dias 1, Regina Célia Barbosa de Oliveira 2, Adriana Nunes Correia 2 e Hamilton

Leia mais

Palavras-chave: Porosidade, Revestimentos, Filmes finos, Eletroquímica.

Palavras-chave: Porosidade, Revestimentos, Filmes finos, Eletroquímica. ANÁLISE POR TÉCNICA ELETROQUÍMICA DA POROSIDADE DE REVESTIMENTOS SOBRE SUPERFÍCIES METÁLICAS Haroldo de Araújo Ponte Universidade Federal do Paraná, Departamento de Tecnologia Química, Laboratório de Eletroquímica

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO QUANTO À CORROSÃO DE FILMES HÍBRIDOS POR SVET*

CARACTERIZAÇÃO QUANTO À CORROSÃO DE FILMES HÍBRIDOS POR SVET* CARACTERIZAÇÃO QUANTO À CORROSÃO DE FILMES HÍBRIDOS POR SVET* Caroline Antunes Corrêa 1 Matias de Angelis Korb 2 Sandra Raquel Kunst 3 Célia de Fraga Malfatti 4 Resumo Filmes híbridos estão sendo utilizados

Leia mais

ELETRODO OU SEMIPILHA:

ELETRODO OU SEMIPILHA: ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida por reações espontâneas de oxirredução (pilhas) e as reações não espontâneas que ocorrem quando submetidas a uma corrente elétrica (eletrólise).

Leia mais

ANÁLISE DE DESCONTINUIDADES EM FILMES ELETRODEPOSITADOS POR VOLTAMETRIA ANÓDICA.

ANÁLISE DE DESCONTINUIDADES EM FILMES ELETRODEPOSITADOS POR VOLTAMETRIA ANÓDICA. ANÁLISE DE DESCONTINUIDADES EM FILMES ELETRODEPOSITADOS POR VOLTAMETRIA ANÓDICA. Haroldo A. Ponte *, Ana Carolina Tedeschi Gomes, Alexandre Michel Maul * Laboratório de Eletroquímica Aplicada, Departamento

Leia mais

Eletroquímica. Eletroquímica: Pilhas Galvânicas. Potencial de redução. Força eletromotriz. Equação de Nernst. Electrólise.

Eletroquímica. Eletroquímica: Pilhas Galvânicas. Potencial de redução. Força eletromotriz. Equação de Nernst. Electrólise. Eletroquímica IX Eletroquímica: Pilhas Galvânicas. Potencial de redução. Força eletromotriz. Equação de Nernst. Electrólise. Eletroquímica A Eletroquímica estuda a relação entre a eletricidade e as reações

Leia mais

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO E DE AÇO ELETRODEPOSITADO COM ZnFe REVESTIDO POR RESINAS DE SILICONE

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO E DE AÇO ELETRODEPOSITADO COM ZnFe REVESTIDO POR RESINAS DE SILICONE RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇO GALVANIZADO E DE AÇO ELETRODEPOSITADO COM ZnFe REVESTIDO POR RESINAS DE SILICONE M.E.P.Souza 1,2*, E.Ariza 2, M.Ballester 3, I.V.P.Yoshida 4, L.A. Rocha 2,5, C.M.A.Freire

Leia mais

Estudo das Propriedades da Tinta Epóxi-Nb 2 O 5 Aplicada na Indústria Química

Estudo das Propriedades da Tinta Epóxi-Nb 2 O 5 Aplicada na Indústria Química Artigo Estudo das Propriedades da Tinta Epóxi-Nb 2 O 5 Aplicada na Indústria Química Serenário, M. E. D.;* Abreu, F. T.; Souza, R. C.; Santos, B. A. F.; Miranda, L. R. M.; Bueno, A. H. S. Rev. Virtual

Leia mais

Capítulo 2. Experimental.

Capítulo 2. Experimental. Capítulo 2. Experimental. 24 Neste trabalho foram estudados os aços inoxidáveis austeníticos UNS S31254, ASTM F138, AISI 316L e ISO 5832-9, cujas composições químicas são mostradas na tabela 2.1. Os aços

Leia mais

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE CAIXILHOS DE ACO REVESTIDOS E/OU PINTURA

RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE CAIXILHOS DE ACO REVESTIDOS E/OU PINTURA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE CAIXILHOS DE ACO REVESTIDOS E/OU PINTURA Olga Ferraz Eduardo Cavalcanti Instituto Nacional de Tecnologia INT Catia Mac Cord Simões Coelho Fernando José de Matos Instituto Brasileiro

Leia mais

Índice. Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio...

Índice. Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio... Índice Agradecimentos... Prefácio da Edição Revisada... Prefácio... VII IX XI CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 Definição da Corrosão... 1 1.2 Importância Econômica da Corrosão... 3 1.3 Análise Econômica

Leia mais

Aplicação de diferentes tipos de taninos comerciais como agentes de passivação do aço galvanizado para substituição da cromatização

Aplicação de diferentes tipos de taninos comerciais como agentes de passivação do aço galvanizado para substituição da cromatização Aplicação de diferentes tipos de taninos comerciais como agentes de passivação do aço galvanizado para substituição da cromatização Use of different commercial tannins as passivation agents on hot-dip

Leia mais

PMT AULAS 1 E 2 Augusto Camara Neiva. PMT Augusto Neiva

PMT AULAS 1 E 2 Augusto Camara Neiva. PMT Augusto Neiva PMT3130 2017 - AULAS 1 E 2 Augusto Camara Neiva 1 2 3 4 AS AULAS NÃO SEGUIRÃO LINEARMENTE A APOSTILA HOJE: ELETROQUÍMICA 5 MOLÉCULA DE ÁGUA A molécula de água é polar e, portanto, a água pode alojar íons

Leia mais

4.3 MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA - MICROESTRUTURAS DOS REVESTIMENTOS APROVADOS E REJEITADOS

4.3 MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA - MICROESTRUTURAS DOS REVESTIMENTOS APROVADOS E REJEITADOS 51 4.3 MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA - MICROESTRUTURAS DOS REVESTIMENTOS APROVADOS E REJEITADOS Nas Fotografias 21 e 22 são apresentadas as microestruturas da camada de zinco da porca defeituosa,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EEL7040 Circuitos Elétricos I - Laboratório AULA 05 SEGUNDA PARTE OSCILOSCÓPIO 1 INTRODUÇÃO Nas aulas anteriores de laboratório

Leia mais

EFEITO DO REVESTIMENTO A BASE DE CONVERSÃO A BASE DE CERIO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CORROSÃO DA LIGA DE MAGNESIO AZ91D

EFEITO DO REVESTIMENTO A BASE DE CONVERSÃO A BASE DE CERIO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CORROSÃO DA LIGA DE MAGNESIO AZ91D EFEITO DO REVESTIMENTO A BASE DE CONVERSÃO A BASE DE CERIO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CORROSÃO DA LIGA DE MAGNESIO AZ91D Rafael Luiz Emiliano Ferreira 1, Olandir Vercino Correa 2,*, Renato Altobelli Antunes

Leia mais