Como funciona a hemodiálise? Avitum

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como funciona a hemodiálise? Avitum"

Transcrição

1 Como funciona a hemodiálise? Avitum

2 Por que preciso de hemodiálise? Você precisa de diálise porque sofreu uma falência de rins (renal), seus rins pararam - ou quase pararam de funcionar. Os rins são o sistema de filtro do corpo, livrando-se de toxinas e substâncias químicas que você não precisa, e mantêm o fluido e as substâncias químicas que você precisa. A hemodiálise é um tratamento que remove toxinas como a ureia e a creatinina de seu corpo. Córtex Medula renal Artéria renal Veia renal Uréter Rim Uréter Bexiga O rim humano Urethra

3 Como é feita a hemodiálise? Durante a hemodiálise, sangue é removido de seu corpo e filtrado através do dialisador antes de ser devolvido a seu corpo. O dialisador possui centenas de pequenos tubos através dos quais o sangue viaja. Esses tubos são feitos de uma membrana especial que possui milhares de pequenos orifícios permitindo que algumas substâncias químicas e toxinas passem através e fora de seu sangue. Essas substâncias químicas e toxinas são então eliminadas pelo aparelho de diálise. Do outro lado dos tubos há uma água especialmente tratada chamada dialisante. Essa é uma água bastante limpa que passou por um processo especial no centro de diálise para remover qualquer substância química que possa causar dano a você durante o tratamento. Essa água é então misturada com o concentrado dialisante pelo aparelho de diálise para uma prescrição específica antes de passar pelo dialisador.

4 Como o dialisador limpa meu sangue? Como já vimos, o dialisador tem duas partes principais: uma parte para seu sangue e a outra para o dialisante. Ambas as partes são separadas uma da outra pela membrana do dialisador. O sangue e o dialisante nunca são misturados, são sempre mantidos separados. Células do sangue, proteínas e outras importâncias permanecem em seu sangue por serem muito grandes para passar pela membrana. Produtos residuais menores como a ureia, o sódio e o potássio, assim como excesso de fluido, passam pela membrana e são removidos. Mudanças no fluido dialisante podem ser feitos para atender suas necessidades específicas e são determinadas por sua prescrição de diálise.

5 Que tipo de coisa é removida durante a diálise? Há uma ampla variedade de coisas removidas durante a diálise, portanto iremos somente explorar algumas dessas substâncias químicas mais comuns. Como seus rins são normalmente responsáveis por remover e regular essas substâncias químicas, a diálise tem de fazer esse trabalho para você.a ureia é o resultado do metabolismo da proteína pelo seu sangue. Por seus rins não estarem mais funcionando muito bem, isso se acumula em seu corpo e pode fazer com que você se sinta mal. Então a diálise é muito importante para remover essa toxina. A creatinina também é uma substância química resultado de um metabolismo normal do corpo, e também é removida e controlada pela diálise. Conforme você se alimenta, você digere eletrólitos como o sódio e o potássio. Muito sódio pode deixá-lo com sede, o que resultará em você bebendo muito líquido. Isso também afetará sua pressão sanguínea. Você já estará ciente de que está em uma dieta baixa em potássio, e muito potássio em seu corpo pode deixá-lo fraco, e também irá afetar o funcionamento de seu coração. Portanto, é importante que a diálise remova o excesso de potássio. Líquido será acumulado entre as sessões de diálise conforme você bebe, e esse fluido ficará em seu sangue. A diálise irá remover esse excesso de fluido.

6 Como o sangue entra e sai do meu corpo? A eficiência da diálise depende da habilidade de tirar sangue de você e passá-lo através do dialisador. Isso é alcançado ao se usar o acesso vascular que você atualmente possui. Uma tubulação de sangue é fixada em seu acesso e uma bomba no equipamento de diálise bombeia o sangue do seu corpo através do dialisador e de volta para você. Você irá notar que o sangue corre em um circuito contínuo: de você através do dialisador e então de volta. Isso significa que apenas uma pequena quantidade de seu sangue fica fora de você em algum momento.

7 Quantos tipos de acesso vascular existem? As opções para acesso vascular são: uma fístula arteriovenosa ou enxerto ou um cateter venoso central Nós iremos abordar esses tipos de acesso vascular e o cuidado que se deve ter com eles mais adiante. Fistula arteriovenosa Linha venosa Linha arterial

8 Quanto tempo irá durar o tratamento de diálise? A maioria das pessoas tem diálise três vezes por semana, e cada tratamento dura cerca de quatro horas. No entanto, conforme você prossegue, a duração do tratamento pode necessitar de mudança para assegurar que você tenha uma dose adequada de diálise. Quanto mais tempo você tem de diálise, mais resíduos e fluidos são removidos. O total de diálise que você precisa depende de: quanto tempo seus rins funcionam o quanto de peso de fluido você ganha entre os tratamentos de diálise o quanto você pesa o quanto de resíduo você tem em seu sangue Seu médico irá fazer uma prescrição de diálise a você em que detalha o quanto de diálise precisará, o tamanho do dialisador e o tipo de concentrado dialisante. Estudos mostraram que receber a quantidade certa de diálise melhora a sua saúde, faz com que se sinta melhor, o mantém longe do hospital e o ajuda a viver mais.

9 Como opera o equipamento de diálise? O equipamento de hemodiálise possui várias funções diferentes, todas designadas para fazer de seu tratamento o mais eficiente e seguro possível. É como um grande computador e uma bomba. Assim como bombeia seu sangue para o dialisador, ele mantém o controle do: fluxo sanguíneo sua pressão sanguínea o quanto de fluido é removido e muitas outras pressões vitais e informações que ajudam as equipes médicas e de enfermagem a assegurar que você tenha o melhor tratamento possível. Também é responsável por misturar o concentrado dialisante e a água pura. É responsável por ajudar a expelir as toxinas através da membrana do dialisador.

10 O que acontece quando eu chego para a diálise? Há uma rotina geral que é comum para todos os pacientes quando chegam para a diálise. Quando você entra na sala de diálise irão pedir que lave suas mãos como parte de nossa rotina de controle de infecções. Você então será pesado para que a enfermeira possa calcular quanto fluido será necessário remover durante a diálise. Antes de você iniciar a diálise, a enfermeira irá avaliar sua condição geral ao conferir a pressão sanguínea e o pulso, e talvez sua temperatura. Nesse momento, é importante dizer à enfermeira se não vem se sentido bem desde sua última diálise, ou se há algo mais o preocupando antes de iniciar seu tratamento.

11 O que acontece durante a diálise? Uma vez que você estiver "conectado" e o tratamento de diálise tiver começado, você está livre para fazer o que quiser - contanto que se lembre de que está restrito à cadeira de diálise. Há várias coisas que você pode fazer durante seu tratamento: Conversar com outros pacientes Ler um livro Ouvir música ou um áudio livro Jogar video games portáteis Fazer palavras cruzadas Escrever cartas Cochilar Se exercitar. Alguns centros possuem equipamentos especiais de exercício para pacientes em diálise A enfermeira também irá verificar sua pressão sanguínea e o pulso pelo menos uma vez por hora, e fará uma anotação dos ajustes do aparelho para assegurar que seu tratamento está progredindo corretamente. Também haverá tempo para que você faça perguntas sobre a diálise.

12 Por que o aparelho de diálise tem um alarme? Uma das funções do aparelho de diálise é monitorar seu tratamento e assegurar que você está seguro durante seu tratamento de diálise. Durante toda a diálise ele mede a pressão dentro da tubulação de sangue e do dialisador. O aparelho de diálise também mede o fluxo sanguíneo, a temperatura e a mistura correta do dialisante. Quando seu tratamento começar, sua enfermeira estabelecerá limites para todas essas pressões. Se o aparelho medir qualquer uma dessas pressões fora desses limites, o aparelho dispara um alarme para avisar a enfermeira do problema. Com alguns dos alarmes, o aparelho também irá interromper o bombeamento do sangue ou o fluxo do dialisante. Isso para assegurar que você esteja seguro até que o problema tenha sido resolvido. O alarme também dispara quando o tratamento encerrar.

13 Vou me sentir melhor após a diálise? A menos que você esteja doente por outros motivos além da insuficiência renal, a diálise irá ajudá-lo a se sentir melhor. Você poderá se sentir muito cansado após sua primeira série de tratamentos de diálise, e pode levar algum tempo até que se ajuste à diálise. Pode levar algumas semanas até que note uma real diferença em como você se sente. E geralmente após cerca de 3 (três) meses você provavelmente verá uma grande diferença em como se sente e o que é capaz de fazer. Uma das mudanças positivas que muitos sentem é a da volta do apetite. No entanto, se seus tratamentos de diálise continuarem a deixá-lo indisposto e cansado, assegure-se de que avise à enfermeira ou ao médico para que eles possam ajudá-lo a se sentir melhor.

14 Quais são algumas das complicações... As duas complicações mais comuns durante a diálise são a pressão sanguínea baixa (hipotensão) e cãibras. A pressão sanguínea baixa durante a diálise ocorre quando muito fluido é removido de forma muito rápida. Pode ser que você tenha bebido muito líquido entre as sessões de diálise e a equipe de diálise ache muito difícil remover a quantidade correta. Portanto, é importante que você permaneça com sua restrição de fluidos. Se você tomar medicamento para pressão sanguínea, verifique com a equipe se deve tomá-lo antes do seu tratamento de diálise. Sempre fale para a equipe se começar a se sentir com tontura ou náusea durante o tratamento, pois esses sintomas podem significar que sua pressão sanguínea está caindo.

15 ... que podem acontecer durante a diálise? Cãibras geralmente ocorrem nas pernas e podem ser desconfortáveis. Há várias razões para o surgimento de cãibras, e elas diferem de paciente para paciente. A causa mais comum está ligada à remoção de grandes volumes de fluido durante a diálise. Assegure-se de relatar à equipe assim que começar a sentir cãibras para que eles possam ajudá-lo a prevenir que piorem. Riscos de infecções continuam durante a diálise por causa da natureza do tratamento. A equipe de diálise é treinada em métodos para reduzir riscos de infecção, mas você também tem um papel nisso. Quando você entrar e sair da sala de tratamento de diálise, assegure-se de que lavou as mãos. Sempre avise a equipe de enfermagem antes de iniciar a diálise se você acredita ter algum tipo de infecção.

16 Quais minhas funções durante a diálise? No centro de diálise Assegure-se de avisar a enfermeira sobre qualquer problema que você tenha tido desde a última sessão de diálise antes de iniciar o tratamento. Lave as mãos antes de entrar e ao sair da sala de diálise. Avise às enfermeiras se não se sentir bem durante o tratamento. Se você quiser se tornar mais envolvido em seu tratamento de diálise, peça à equipe de enfermagem. Em casa Siga o aconselhamento dado a você sobre sua dieta e ingestão de fluido. Assegure-se de tomar seus aglutinantes de fosfato a cada refeição. Seja tão ativo quanto puder, exercícios o ajudarão a se sentir mais forte e mais envolvido no dia-a-dia.

17 O que acontece no final da diálise? Quando seu tratamento de diálise terminar, seu sangue será retornado limpo, e então você será desligado do aparelho de diálise. Se você estiver usando um cateter venoso central, ele será tampado até seu próximo tratamento. No entanto, se você estiver usando uma fístula ou enxerto, as agulhas serão removidas e apenas quando a enfermeira estiver certeza de que o sangramento parou você poderá deixar o centro de diálise. Sua pressão sanguínea será verificada para assegurar que é seguro para você sair da cadeira. Isso é importante pois você pode às vezes se sentir fraco na primeira vez em que se levantar após o tratamento. Seu peso será novamente verificado e registrado. Essa avaliação é importante e sua enfermeira quer ter certeza de que é seguro para você deixar a sala de diálise e esperar por seu transporte para casa. Se em qualquer momento você não se sentir bem, assegure-se de avisar à enfermeira antes de deixar o centro de diálise.

18 Então, e daqui para frente? Agora que você leu tudo isso, uma enfermeira ou médico irá voltar para responder qualquer outra pergunta que você possa ter. Lembre-se, você pode fazer perguntas a qualquer momento. Haverá outros livretos para você ler mais tarde e que irão incluir os seguintes assuntos: Hemodiálise uma breve introdução Como funciona a hemodiálise? Cuidando de seu acesso vascular Administrando sua ingestão de fluido A dieta de diálise Remédios comuns usados em diálise Aumentando sua independência Transplante Nós esperamos que isso vá ajudá-lo a se adaptar à diálise, ajudando-o a se sentir melhor. Lembre-se, você pode fazer perguntas sobre seu tratamento a qualquer momento.

19 B. Braun Avitum Av. Eugênio Borges 1092 São Gonçalo Niterói Tel

O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Fistula/Enxerto

O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Fistula/Enxerto O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Fistula/Enxerto Fistel/Shunt Avitum Por que preciso de acesso vascular? Para a diálise funcionar adequadamente, ela precisa criar um caminho para tirar sangue

Leia mais

O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Cateter

O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Cateter O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Cateter Avitum Por que preciso de acesso vascular? Para a diálise funcionar adequadamente, ela precisa criar um caminho para tirar sangue de seu corpo, passá-lo

Leia mais

Hemodiálise. Remove as substâncias tóxicas e o excesso de líquido acumulado no sangue e tecidos do corpo em conseqüência da falência renal.

Hemodiálise. Remove as substâncias tóxicas e o excesso de líquido acumulado no sangue e tecidos do corpo em conseqüência da falência renal. Hemodiálise Remove as substâncias tóxicas e o excesso de líquido acumulado no sangue e tecidos do corpo em conseqüência da falência renal. Grandes quantidades de substâncias podem ser removidas relativamente

Leia mais

Diálise Informações Gerais UNINEFRO CLINICAS DE DIALISE

Diálise Informações Gerais UNINEFRO CLINICAS DE DIALISE Diálise Informações Gerais UNINEFRO CLINICAS DE DIALISE 5 3 4 1 Monitor pressão Arterial 2 Bomba de Sangue 6 3 Bomba de Heparina 4 Dialisador 5 Monitor de pressão Venosa 6 Detector de Ar 7 7 Clamp do detector

Leia mais

EM QUE CONSISTE A HEMODIALISE???

EM QUE CONSISTE A HEMODIALISE??? EM QUE CONSISTE A HEMODIALISE??? Consiste em um processo intermitente de filtração sanguínea extra- corpóreo no qual o paciente é ligado em uma maquina de Hemodiálise 3 vezes por semana, por aproximadamente

Leia mais

TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA

TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA CONHEÇA MAIS SOBRE AS OPÇÕES DE TRATAMENTO DIALÍTICO Converse com sua Equipe Renal Clínica -médico, enfermeiro, assistente social e nutricionista

Leia mais

Fístula e Enxerto Arteriovenoso Orientações para pacientes e familiares

Fístula e Enxerto Arteriovenoso Orientações para pacientes e familiares Fístula e Enxerto Arteriovenoso Orientações para pacientes e familiares Serviço de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem Este manual contou com a colaboração de: professoras Isabel Cristina Echer,

Leia mais

Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 8

Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 8 Sugestões de atividades para avaliação Ciências 8 o ano Unidade 8 5 Nome: Data: UniDaDE 8 1 A saúde é um problema exclusivo do governo, os indivíduos têm pouco o que fazer para ajudar a manter adequada

Leia mais

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O Clínica/Setor: Serviço de Diálise Considerando o artigo 22 do Código de Ética Médica (Resolução CFM 1931/2009), os artigos 6 III e 39 VI da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que garantem ao

Leia mais

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum Hemodiálise Uma breve introdução Avitum O que é hemodiálise? Na hemodiálise, um rim artificial (hemodialisador) é usado para remover resíduos, substâncias químicas extras e fluido de seu sangue. Para colocar

Leia mais

Dieta de hemodiálise. Avitum

Dieta de hemodiálise. Avitum Dieta de hemodiálise Avitum Por que preciso ter uma dieta especial agora que estou em diálise? Embora a diálise remova muitos dos produtos residuais de seu sangue, ainda assim você precisa ter cuidado

Leia mais

MODELO DE BULA (Profissionais de Saúde)

MODELO DE BULA (Profissionais de Saúde) MODELO DE BULA (Profissionais de Saúde) CPHD SMP 35 FRAÇÃO ÁCIDA cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução para hemodiálise bombona plástica de 5 ou

Leia mais

MODELO DE BULA (Pacientes)

MODELO DE BULA (Pacientes) MODELO DE BULA (Pacientes) CPHD AC 35 C/GLICOSE CPHD AC 45 C/GLICOSE cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução para hemodiálise bombona plástica de

Leia mais

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:03

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:03 CPHD AC Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise CPHD AC cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações MODELO DE BULA (Pacientes) APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução

Leia mais

CPHD SMP 35. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise

CPHD SMP 35. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise CPHD SMP 35 Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise MODELO DE BULA (Pacientes) CPHD SMP 35 FRAÇÃO ÁCIDA cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações APRESENTAÇÃO E FORMA

Leia mais

O SISTEMA URINÁRIO. Cap. 09 Profa. Jéssica Ciências

O SISTEMA URINÁRIO. Cap. 09 Profa. Jéssica Ciências O SISTEMA URINÁRIO Cap. 09 Profa. Jéssica Ciências - 2019 A eliminação de substâncias - EXCREÇÃO: processo pelo qual o organismo elimina substâncias que podem fazer mal ao organismo. realizado principalmente

Leia mais

Transplante de rim. Perguntas frequentes. Avitum

Transplante de rim. Perguntas frequentes. Avitum Transplante de rim Perguntas frequentes Avitum Por que irei precisar de um transplante de rim? Quando o rim de uma pessoa falha há três tratamentos disponíveis: Hemodiálise Diálise Peritoneal Transplante

Leia mais

Capítulo 3 Angina. 1. Definir angina 2. Descrever como você é afetado por angina 3. Saber prevenir e lidar com angina durante exercícios

Capítulo 3 Angina. 1. Definir angina 2. Descrever como você é afetado por angina 3. Saber prevenir e lidar com angina durante exercícios Capítulo 3 Angina Objetivos de aprendizagem 1. Definir angina 2. Descrever como você é afetado por angina 3. Saber prevenir e lidar com angina durante exercícios Capítulo 3 Angina Página 40 O que é angina?

Leia mais

CPHD 35 BA. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:02

CPHD 35 BA. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:02 CPHD 35 BA Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise MODELO DE BULA (Pacientes) CPHD 35 BA bicarbonato de sódio 8,4% FRAÇÃO BÁSICA APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução para hemodiálise

Leia mais

SALBEGO. Dessa forma, a Nipro busca ampliar a sua gama de produtos para oferecer sempre aos pacientes produtos com o padrão de qualidade Nipro.

SALBEGO. Dessa forma, a Nipro busca ampliar a sua gama de produtos para oferecer sempre aos pacientes produtos com o padrão de qualidade Nipro. SALBEGO SALBEGO A Nipro incorporou a sua linha de produtos a Salbego Laboratório Farmacêutico que atua na produção de Concentrados Polieletrolíticos para hemodiálise - CPHD desde 1989, garantindo sempre

Leia mais

CARTILHA DO PACIENTE SAIBA MAIS SOBRE A HEMODIÁLISE

CARTILHA DO PACIENTE SAIBA MAIS SOBRE A HEMODIÁLISE CARTILHA DO PACIENTE SAIBA MAIS SOBRE A HEMODIÁLISE 3 O RIM É um órgão no formato de um grão de feijão, que forma o sistema urinário junto com os outros órgãos: ureteres, bexiga e uretra. Possuímos dois

Leia mais

Entendendo seus resultados sanguíneos. Avitum

Entendendo seus resultados sanguíneos. Avitum Entendendo seus resultados sanguíneos Avitum Por que você precisa verificar meu sangue tantas vezes? Todos os meses tiramos uma série de amostras de sangue para verificar se você está dialisando bem, e

Leia mais

Excretas: resíduos das atividades metabólicas. Os resíduos das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados:

Excretas: resíduos das atividades metabólicas. Os resíduos das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados: SISTEMA URINÁRIO Excretas: resíduos das atividades metabólicas Os resíduos das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados: pelo sistema respiratório (ar expirado); pela pele

Leia mais

Hemolenta. Bula para paciente. Solução para hemodiálise 6,14 MG/ML + 0,18596 MG/ML

Hemolenta. Bula para paciente. Solução para hemodiálise 6,14 MG/ML + 0,18596 MG/ML Hemolenta Bula para paciente Solução para hemodiálise 6,14 MG/ML + 0,18596 MG/ML HEMOLENTA (cloreto de sódio + sulfato de magnésio heptaidratado) Solução para Hemodiálise SOLUÇÃO - SISTEMA FECHADO MEDFLEX

Leia mais

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:04

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:04 CPHD AC Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise CPHD AC Cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações MODELO DE BULA (Pacientes) APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução

Leia mais

CONHEÇA MAIS SOBRE AS OPÇÕES DE TRAMAMENTO DIALÍTICO

CONHEÇA MAIS SOBRE AS OPÇÕES DE TRAMAMENTO DIALÍTICO CONHEÇA MAIS SOBRE AS OPÇÕES DE TRAMAMENTO DIALÍTICO Métodos Dialíticos Métodos intermitentes Diálise peritoneal intermitente (DPI); Hemodiálise intermitente (HI). Métodos contínuos DP ambulatorial contínua

Leia mais

CPHD AC 35 E 45 C/GLICOSE

CPHD AC 35 E 45 C/GLICOSE CPHD AC 35 E 45 C/GLICOSE Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise MODELO DE BULA (Pacientes) CPHD AC 35 C/GLICOSE CPHD AC 45 C/GLICOSE Cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações

Leia mais

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio.

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO 2 Conteúdo TRATAMENTO PELO LÍTIO... 3

Leia mais

CPHD AC 35 E 45 C/GLICOSE

CPHD AC 35 E 45 C/GLICOSE CPHD AC 35 E 45 C/GLICOSE Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise MODELO DE BULA (Profissional de Saúde) CPHD AC 35 C/GLICOSE CPHD AC 45 C/GLICOSE Cloreto de sódio + cloreto de potássio

Leia mais

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise V.04

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise V.04 CPHD AC Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise CPHD AC Cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações MODELO DE BULA (Profissional de Saúde) APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e os principais excretas

Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e os principais excretas Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e os principais excretas Imagem: Schlomo Wiggins/ This image is free to use for any purpose

Leia mais

CPHD COM GLICOSE. Fresenius Medical Care Ltda. Solução para Hemodiálise

CPHD COM GLICOSE. Fresenius Medical Care Ltda. Solução para Hemodiálise CPHD COM GLICOSE Fresenius Medical Care Ltda Solução para Hemodiálise CPHD COM GLICOSE cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução para hemodiálise. CPHD

Leia mais

CPHD 35 BA. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:03

CPHD 35 BA. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:03 CPHD 35 BA Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise MODELO DE BULA (Profissional de Saúde) CPHD 35 BA Bicarbonato de sódio 8,4% FRAÇÃO BÁSICA APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução

Leia mais

Excreção. Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue.

Excreção. Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue. Sistema Urinário Excreção Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue. Como eliminar os produtos tóxicos que se formam nas células? Vias

Leia mais

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo.

Disocor é indicado no tratamento da deficiência da carnitina, resultante de defeitos congénitos do metabolismo. Folheto informativo: Informação para o doente Disocor 1000 mg/10 ml solução oral Levocarnitina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Simdax 2,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão levossimendano Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

CPHD COM GLICOSE. Fresenius Medical Care Ltda. Solução para Hemodiálise

CPHD COM GLICOSE. Fresenius Medical Care Ltda. Solução para Hemodiálise CPHD COM GLICOSE Fresenius Medical Care Ltda Solução para Hemodiálise CPHD COM GLICOSE cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução para hemodiálise. CPHD

Leia mais

Sistema Urinário. Patrícia Dupim

Sistema Urinário. Patrícia Dupim Sistema Urinário Patrícia Dupim Insuficiência Renal Ocorre quando os rins não conseguem remover os resíduos metabólicos do corpo. As substância normalmente eliminadas na urina acumulam-se nos líquidos

Leia mais

Projecto de folheto informativo

Projecto de folheto informativo Projecto de folheto informativo APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte

Leia mais

CPHD Bicabonato de Sódio 8,4%

CPHD Bicabonato de Sódio 8,4% CPHD Bicabonato de Sódio 8,4% Fresenius Medical Care Ltda Solução para Hemodiálise 8,4% MODELO DE BULA (Profissionais de Saúde) CPHD BICARBONATO DE SÓDIO 8,4% bicarbonato de sódio FRAÇÃO BÁSICA APRESENTAÇÃO

Leia mais

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O HEMODIÁLISE E DIÁLISE PERITONEAL

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O HEMODIÁLISE E DIÁLISE PERITONEAL Clínica: Nefrologia - Serviço de Diálise "Considerando o artigo 22 do Código de Ética Médica (Resolução CFM 1931/2009) e os artigos 6 III e 39 VI da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que garantem

Leia mais

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo:

Motorista, você é a peça mais importante. de seu caminhão. Se sua saúde não. anda bem, tudo o mais corre perigo: Motorista, você é a peça mais importante de seu caminhão. Se sua saúde não anda bem, tudo o mais corre perigo: o caminhão, a carga, sua vida e o sustento de sua família. Neste material você vai encontrar

Leia mais

Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca

Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART GOMES Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca Equipe Boas Práticas Clínicas do Hospital de Messejana HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART

Leia mais

GUIA DE ACOLHIMENTO HEMODIÁLISE DO PÓLO HUC

GUIA DE ACOLHIMENTO HEMODIÁLISE DO PÓLO HUC GUIA DE ACOLHIMENTO HEMODIÁLISE DO PÓLO HUC INTRODUÇÃO O seu médico prescreveu-lhe um tratamento de substituição renal. O inicio de um tratamento de diálise constitui uma mudança importante na sua vida.

Leia mais

CPHD 24/34. Fresenius Medical Care Ltda. Solução para Hemodiálise

CPHD 24/34. Fresenius Medical Care Ltda. Solução para Hemodiálise CPHD 24/34 Fresenius Medical Care Ltda Solução para Hemodiálise MODELO DE BULA (Profissionais de Saúde) CPHD 24/34 cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações FRAÇÃO ÁCIDA APRESENTAÇÃO E FORMA

Leia mais

Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e

Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e SISTEMA EXCRETOR 1 Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e extremamente tóxica para as células, esmo em

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cloreto de sódio Noridem 9 mg/ml Solução injectável Cloreto de sódio APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

Easypump C-bloc RA. Informação ao paciente

Easypump C-bloc RA. Informação ao paciente Informação ao paciente TM Controle da dor com Com o objetivo de acelerar sua recuperação e minimizar sua dor, seu anestesiologista recomendou a utilização de um cateter e de uma bomba descartável chamada.

Leia mais

Orientação Medicamentosa para pessas com Hipertensão

Orientação Medicamentosa para pessas com Hipertensão Orientação Medicamentosa para pessas com Hipertensão ORIENTAÇÃO MEDICAMENTOSA PARA PESSOAS COM HIPERTENSÃO Organizadora: Grace Kelly Matos e Silva Este material tem o objetivo de orientar os pacientes

Leia mais

Hemolenta com glicose

Hemolenta com glicose Hemolenta com glicose Bula para paciente Solução para hemodiálise (6,435 + 0,1525 + 1) MG/ML HEMOLENTA COM GLICOSE cloreto de sódio + cloreto de magnésio hexaidratado + glicose monoidratada Solução para

Leia mais

Como se preparar para a cirurgia de sua criança: Um guia para os pais

Como se preparar para a cirurgia de sua criança: Um guia para os pais Como se preparar para a cirurgia de sua criança: Um guia para os pais Este guia irá ajudá-lo a se preparar para a operação da sua criança. Muitas famílias acreditam que aprender e conversar sobre o que

Leia mais

O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção. efectuada por. Órgãos de excreção.

O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção. efectuada por. Órgãos de excreção. Sistema excretor O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção efectuada por Órgãos de excreção Pele (glândulas sudoríparas) Pulmões Suor Dióxido

Leia mais

Terapias para IRC. Prof. Claudia Witzel

Terapias para IRC. Prof. Claudia Witzel Terapias para IRC Prof. Claudia Witzel HEMODIÁLISE Uma membrana sintética semipermeável substitui os glomérulos e túbulos renais, atuando como filtro para os rins deficiente É realizado três vezes por

Leia mais

Opções de Tratamento. Introdução. Diálise Peritoneal. Estilo de vida em DP

Opções de Tratamento. Introdução. Diálise Peritoneal. Estilo de vida em DP Pág. 1/5 Opções de Tratamento i Traduzido e adaptado com a autorização da Introdução Os rins são órgãos muito importantes, mas pode acontecer que eles deixem de trabalhar. Uma diminuição repentina da função

Leia mais

8 sinais de má circulação sanguínea

8 sinais de má circulação sanguínea 8 sinais de má circulação sanguínea Angiologista explica sinais que vão de alterações na pele até dor Se você tem pés e mãos frias e uma sensação de formigamento, pode ser que você esteja com sinais de

Leia mais

Termo de Assentimento

Termo de Assentimento Termo de Assentimento Assentimento do menor (7 a 11 anos de idade) para participar de uma pesquisa (LEMBRE-SE: O TERMO DE ASSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO NÃO DEVE SER UMA COLAGEM DO PROJETO, COM TERMOS

Leia mais

Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel

Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel A insuficiência renal crônica (IRC) é o resultado das lesões renais irreversíveis e progressivas provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar as

Leia mais

2.7. Sistemas Excretores

2.7. Sistemas Excretores Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Sistemas Excretores Sistema Urinário Eliminam resíduos provenientes do metabolismo celular e produtos em excesso. Pele Mantem o organismo

Leia mais

Uma equipa à sua disposição

Uma equipa à sua disposição INTRODUÇÃO O seu médico prescreveu-lhe um tratamento de substituição renal. O inicio de um tratamento de diálise constitui uma mudança importante na sua vida. O nosso objetivo é assegurar um tratamento

Leia mais

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Informações Básicas O que é Cateterismo? O cateterismo é um procedimento médico utilizado para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. O

Leia mais

Capítulo 16 Intimidade Sexual

Capítulo 16 Intimidade Sexual Capítulo 16 Intimidade Sexual Você sabia? Muitas pessoas que sofreram algum evento cardíaco têm medo de voltar a fazer sexo ou preocupações a esse respeito. Sentir medo ou preocupação é uma forma de o

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROFa. FLÁVIA CARLETE NOME Nº 8º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão

Leia mais

Passaporte. Minha Insuficiência Cardíaca. para acompanhá-lo no tratamento da insuficiência cardíaca

Passaporte. Minha Insuficiência Cardíaca. para acompanhá-lo no tratamento da insuficiência cardíaca Passaporte Minha Insuficiência Cardíaca para acompanhá-lo no tratamento da insuficiência cardíaca Este Passaporte foi desenvolvido para ajudá-lo a ter um papel mais ativo no tratamento da sua insuficiência

Leia mais

Doação Renal em Vida 90% 81% O que é a doação renal em vida? Quais são as vantagens da doação renal em vida?

Doação Renal em Vida 90% 81% O que é a doação renal em vida? Quais são as vantagens da doação renal em vida? Pág. 1/5 Doação Renal em Vida i Traduzido e adaptado com a autorização da O que é a doação renal em vida? O transplante renal é uma modalidade de tratamento para a doença renal terminal, também chamada

Leia mais

Sabia Que? Idades 5-10 anos. Sobre a célula Falciforme

Sabia Que? Idades 5-10 anos. Sobre a célula Falciforme Sabia Que? Idades 5-10 anos Sobre a célula Falciforme Sabia Que? O disturbio da celula falciforme e uma doenca nos globulos vermelhos. Voce nasce com isso, pois herda dos seus pais (e heriditario). Significa

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL SANGRIA TERAPÊUTICA

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL SANGRIA TERAPÊUTICA P.: 01/05 1. OBJETIVO Padronizar o atendimento de solicitação de Sangria Terapêutica, ST, nas Agências Transfusionais do HCRP. *1 2. APLICAÇÃO Na realização de Sangria Terapêutica ou flebotomia terapêutica.

Leia mais

Cálculo Renal. O que é? Causas Tratamento. E-book

Cálculo Renal. O que é? Causas Tratamento. E-book O que é? Causas Tratamento E-book Índice 3 4 68 9 10 12 O que é? Histórico e causas Como prevenir Tratamentos Fique atento! Procedimentos Considerações O que é? O cálculo renal, popularmente conhecido

Leia mais

DIAMIN (alanilglutamina) Claris Produtos Farmacêuticos do Brasil Ltda. Solução para diluição para infusão 200 mg/ml

DIAMIN (alanilglutamina) Claris Produtos Farmacêuticos do Brasil Ltda. Solução para diluição para infusão 200 mg/ml DIAMIN (alanilglutamina) Claris Produtos Farmacêuticos do Brasil Ltda. Solução para diluição para infusão 200 mg/ml I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO DIAMIN TM alanilglutamina APRESENTAÇÕES Solução para

Leia mais

Prepare-se para a consulta com seu médico

Prepare-se para a consulta com seu médico Prepare-se para a consulta com seu médico Use esse guia para fazer as perguntas certas durante a sua consulta e para estar equipado com a informação correta. Você pode receber uma indicação para consultar

Leia mais

SISTEMA URINÁRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

SISTEMA URINÁRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? SISTEMA URINÁRIO SISTEMA URINÁRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Conjunto de órgãos responsáveis pela filtração do sangue e eliminação de substâncias tóxicas, desnecessárias ou em excesso através

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

Assistência ao Paciente portador de Doença Renal Crônica que requer de Hemodiálise.

Assistência ao Paciente portador de Doença Renal Crônica que requer de Hemodiálise. Assistência ao Paciente portador de Doença Renal Crônica que requer de Hemodiálise. O Nosso protocolo assistencial tem como base as diretrizes e normas elaboradas pela Society of Interventional Radiology

Leia mais

Guia de discussão do participante do estudo sobre estudos clínicos

Guia de discussão do participante do estudo sobre estudos clínicos Guia de discussão do participante do estudo sobre estudos clínicos Caro(a), Agradecemos por você ter considerado a participação em um estudo clínico. Entendemos que este pode ser um momento difícil e emotivo

Leia mais

CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR

CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR A Circulação Extracorpórea marcou o início da fase moderna da Cirurgia Cardiovascular. Seu desenvolvimento e evolução permitiu que patologias cardiovasculares

Leia mais

COMPLICAÇÕES MAIS FREQUENTES DURANTE A SESSÃO DE HEMODIÁLISE

COMPLICAÇÕES MAIS FREQUENTES DURANTE A SESSÃO DE HEMODIÁLISE COMPLICAÇÕES MAIS FREQUENTES DURANTE A SESSÃO DE HEMODIÁLISE Profª:Enfª:Darlene Carvalho Diálise : Aula III (DARLLENECARVALHO@YAHOO.COM.BR COMPLICAÇÕES DURANTE A HEMODIÁLISE Hipotensão (20%-30% ) Cãibras(5%-20%),

Leia mais

Transplante Renal: uma Opção de Tratamento

Transplante Renal: uma Opção de Tratamento Pág. 1/5 Transplante Renal: uma Opção de Tratamento i Traduzido e adaptado com a autorização da O que é um transplante renal? À medida que a doença renal avança, os rins podem deixar de ser capazes de

Leia mais

1. S e u f r i g o b a r D a d o s t é c n i c o s D i a g r a m a e l é t r i c o... 4

1. S e u f r i g o b a r D a d o s t é c n i c o s D i a g r a m a e l é t r i c o... 4 Conteudo: 1. S e u f r i g o b a r.................................. 3 2. D a d o s t é c n i c o s............................. 3 3. D i a g r a m a e l é t r i c o.............................. 4 4.

Leia mais

Filtração Glomerular. Entregue Sua Apresentação

Filtração Glomerular. Entregue Sua Apresentação Filtração Glomerular Entregue Sua Apresentação Reabsorção e Excreção Córtex Renal Medula Renal Reabsorção Urina produzida Todo processo de filtração glomerular SUBSTÂNCIAS NITROGENADAS A creatina é produzida

Leia mais

LABIRIN. dicloridrato de betaistina

LABIRIN. dicloridrato de betaistina LABIRIN dicloridrato de betaistina APRESENTAÇÃO Comprimidos de 24 mg. Caixa com 30 e 60 comprimidos. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada comprimido contém: dicloridrato de betaistina... 24 mg Excipientes

Leia mais

Capítulo 5 Exercícios em clima quente

Capítulo 5 Exercícios em clima quente Capítulo 5 Exercícios em clima quente Objetivos de aprendizagem: 1. Ficar atento a como seu corpo responde ao fazer exercícios no calor 2. Saber como se exercitar com segurança quando está calor 3. Listar

Leia mais

Aula 5: Sistema circulatório

Aula 5: Sistema circulatório Aula 5: Sistema circulatório Sistema circulatório Sistema responsável pela circulação de sangue através de todo o organismo; Transporta oxigênio e todos os nutrientes necessários para a manutenção das

Leia mais

Grupo Hospitalar Conceição Hospital Cristo Redentor. Rotina de Hemodiálise Contínua de Baixo Fluxo. Enfermeira Lílian Costa Enfermeira Celina Marques

Grupo Hospitalar Conceição Hospital Cristo Redentor. Rotina de Hemodiálise Contínua de Baixo Fluxo. Enfermeira Lílian Costa Enfermeira Celina Marques Grupo Hospitalar Conceição Hospital Cristo Redentor Rotina de Hemodiálise Contínua de Baixo Fluxo Enfermeira Lílian Costa Enfermeira Celina Marques Rotina de Hemodiálise Contínua de Baixo Fluxo 2 HEMODIÁLISE

Leia mais

Cloreto de sódio 20% Braun 200 mg/ml Concentrado para solução para perfusão

Cloreto de sódio 20% Braun 200 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Folheto Informativo: Informação para o utilizador Cloreto de sódio 20% Braun 200 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Cloreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

Como lidar com os problemas de deglutição após um Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Como lidar com os problemas de deglutição após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Como lidar com os problemas de deglutição após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) How to Manage Swallowing Problems After a Stroke - Portuguese Informação para pacientes e famílias Leia esta informação

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Registro de Ficha Técnica de Produtos

Registro de Ficha Técnica de Produtos Página 1 de 5 RELATÓRIO TÉCNICO - 10 Nome do Produto: DIALISADORES DE POLIETERSULFONA DIALINE HMP220 - MÉDIO FLUXO 2.2 m² Número do registro (ANVISA): 80188510008 Referências: 91000MF30222 médio fluxo

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Informações Básicas O que é Angioplastia? A Angioplastia é uma técnica bem menos traumática que a cirurgia para desobstruir as artérias. O procedimento

Leia mais

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Com o apoio O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Tipos de Tratamento 1. o Compreender a doença Depois de determinado qual o tipo de tumor, o seu médico irá

Leia mais

Lembre-se dos seus direitos:

Lembre-se dos seus direitos: Os seguintes direitos e regalias são-lhe garantidos ao abrigo da lei da Inglaterra e do País de Gales e em concordância com a Convenção Europeia dos Direitos Humanos. Lembre-se dos seus direitos: 1. Informe

Leia mais

Venoruton cápsula 300 mg

Venoruton cápsula 300 mg Venoruton cápsula 300 mg Venoruton rutosídeos Embalagem contendo 8, 20, 30 ou 60 cápsulas USO ORAL USO ADULTO Composição - Cada cápsula de VENORUTON contém 300 mg de rutosídeos. Excipientes - polietilenoglicol

Leia mais

CHAT 20/10/2004 Dr. Paulo

CHAT 20/10/2004 Dr. Paulo CHAT 20/10/2004 Dr. Paulo 21:02:47 Dr_Online entra na sala 21:28:45 Joel entra na sala 21:33:48 [Joel] Existe alguém no site para conversar? Dr. Online esta? 21:34:05 [Dr_Online] sim 21:34:58 [Joel] Boa

Leia mais

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab)

Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA. (pembrolizumab) Brochura de informação para o doente sobre KEYTRUDA (pembrolizumab) Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de nova informação de segurança. Poderá

Leia mais

Glossário de Termos Relacionados com a Doença Renal

Glossário de Termos Relacionados com a Doença Renal Pág. 1/5 Glossário de Termos Relacionados com a Doença Renal i Traduzido e adaptado com a autorização da Já alguma vez se perguntou qual o significado de uma nova palavra usada pelo seu médico ou enfermeiro?

Leia mais

Sistema Renal. Profa Msc Melissa Kayser

Sistema Renal. Profa Msc Melissa Kayser Sistema Renal Profa Msc Melissa Kayser Componentes anatômicos Rins Ureteres Bexiga urinária Uretra O sangue é filtrado nos rins, onde os resíduos são coletados em forma de urina, que flui para pelve renal,

Leia mais

Surecan Safety II. Agulhas tipo Huber com dispositivo de segurança para punção de cateteres de acesso totalmente implantáveis DEHP FREE E LATEX FREE

Surecan Safety II. Agulhas tipo Huber com dispositivo de segurança para punção de cateteres de acesso totalmente implantáveis DEHP FREE E LATEX FREE Surecan Safety II Agulhas tipo Huber com dispositivo de segurança para punção de cateteres de acesso totalmente implantáveis Access Ports Systems DEHP FREE E LATEX FREE Surecan Safety II Com baixo perfil,

Leia mais

São exemplos de órgãos que realizam excreção em nosso corpo: Rins (exemplo de substância excretada = uréia);

São exemplos de órgãos que realizam excreção em nosso corpo: Rins (exemplo de substância excretada = uréia); O sistema excretor é formado pelo conjunto de órgãos que permitem a eliminação de substâncias encontradas em excesso no corpo ou algumas são nocivas à saúde humana; Muitos metabólitos (Ex: uréia, H +,

Leia mais

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O RIM RECEPTOR

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O RIM RECEPTOR Clínica/Setor: Unidade de Transplante Considerando o artigo 22 do Código de Ética Médica (Resolução CFM 1931/2009) e os artigos 6 III e 39 VI da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que garantem

Leia mais