Diálise Informações Gerais UNINEFRO CLINICAS DE DIALISE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diálise Informações Gerais UNINEFRO CLINICAS DE DIALISE"

Transcrição

1 Diálise Informações Gerais UNINEFRO CLINICAS DE DIALISE

2 Monitor pressão Arterial 2 Bomba de Sangue 6 3 Bomba de Heparina 4 Dialisador 5 Monitor de pressão Venosa 6 Detector de Ar 7 7 Clamp do detector de Ar 2 1

3 Funcionamento dos Rins O Sangue entra nos rins através de uma artéria que vem do coração Rim Veia Renal Veia Cava Ureter 2 - O Sangue é limpo nos rins passando através de filtros 3 - Os produtos tóxicos passam através dos ureteres e depositam - se na bexiga como urina 5 5 Bexiga 4 - Depois de limpo o sangue volta à circulação venosa 5 - Quando a bexiga está cheia a urina sai através da uretra

4 2. O que faz exactamente a Hemodiálise Tal como os rins saudáveis, a diálise mantém o corpo saudável Assim a Diálise: Remove os produtos tóxicos e a água em excesso do corpo Mantém um correcto nível de produtos químicos no sangue Ajuda a controlar a tensão arterial

5 3. Quando é necessária? Quando os rins já não eliminam do sangue fluídos e produtos tóxicos em quantidades suficientes para assegurar a sua saúde. Isto acontece quando se perde uma grande percentagem da função renal, restando aos rins 15% ou menos do seu normal funcionamento. Podem então surgir alguns sintomas como náuseas, vómitos, edemas e fadiga. No entanto, mesmo não apresentando sintomas, o doente pode ter um nível elevado de produtos tóxicos no sangue, que justifique o início de Hemodiálise.

6 4. Como funciona a Hemodiálise? Na Hemodiálise, o monitor de diálise e um filtro especial chamado dialisador são usados para purificar o sangue. Para o sangue circular através do dialisador é necessário construir um acesso através dos vasos sanguíneos. Este é feito através de uma pequena mas delicada cirurgia. Um acesso vascular pode ser feito unindo uma artéria a uma veia para aumentar o tamnho das veias. A isto chama-se Fístula. Nessa altura coloca-se uma prótese, utilizando um tubo próprio que liga a artéria à veia. UMA PARA O LADO DA ARTÉRIA OUTRA PARA O LADO DA FÍSTULA OU PRÓTESE As agulhas são ligadas a umas linhas plásticas que transportam o sangue até ao dialisador, onde é purificado e depois devolvido ao corpo. Outro tipo alternativo de acesso à fístula ou prótese é o catéter central. Este é normalmente usado por períodos curtos de tempo (enquanto não se consegue contruir uma fístula). Em determinadas situações o catéter poderá ser definitivo.

7 5. Como é que a diálise limpa o sangue? O dialisador tem duas partes, uma para o sangue e outra para o líquido de limpeza chamado dialisante. Uma fina menbrana separa estes dois compartimentos. Os produtos do sangue do mesmo tamanho molecular, como o potássio, a ureia e a creatinina, passam através dessa fina menbrana e são assim eliminados do sangue. Os produtos de maior tamanho como as proteínas, não conseguem passar através da menbrana mantendo-se no sangue. Além dos produtos tóxicos do sangue é removido também o líquido em excesso.

8 6. Quanto tempo dura uma sessão de hemodiálise? A duração da sua sessão de diálise irá variar em função do número de horas que o seu médico considere adequado para o seu caso. O tratamento habitualmente prescrito consiste em: três sessões de hemodiálise por semana com duração máxima de 4 a 5 horas em dias alternados: à segunda, quarta e sexta feira ou à terça, quinta e sábado distribuídas por três turnos: manhã, tarde ou noite A estratégia de tratamento de diálise é da responsabilidade do seu médico nefrologista, em colaboração com os médicos residentes.

9 7. O tratamento é doloroso? Nos primeiros tratamentos de hemodiálise, as agulhas colocadas na fístula podem ser desconfortáveis. No entanto, a grande maioria dos doentes toleram bem estas picadelas e em pouco tempo habituam-se a estas funções sem problema, claro que a perícia de quem pica é fundamental! Sintomas como caímbras, dores de cabeça ou enjoos, podem, cada vez com menos frequência ocorrer durante o tratamento de hemodiálise, mas quando aparecem são facilmente removidos. É importante que os doentes sigam os conselhos que enfermeiros, médicos e nutricionistas lhes dão quanto à ingestão de líquidos e ao cumprimento de certas regras dietéticas. Com uma boa equipa de saúde, com bons produtos: filtros, monitores, água de diálise, etc e com doentes que estejam bem esclarecidos sobre a sua doença e sobre os meios de melhor a tratar, a hemodiálise dos nossos dias é uma técnica terapêutica perfeitamente aceitável, permitindo assim uma boa qualidade de vida dos doentes. Doentes esclarecidos, recursos humanos e técnicas de qualidade são como em tudo, na saúde, a chave da resolução de problemas.

10 8. A diálise pode curar a insuficiência renal? Em certos casos de insuficiência renal aguda, a diálise pode ser necessária apenas por curto período de tempo, enquanto os rins não retomam o seu funcionamento normal. No caso da insuficiência renal crónica os rins deixam de funcionar para sempre pelo que a diálise é definitiva (algumas raras excepções apenas confirmam a regra).

11 9. Os doentes em hemodiálise podem viajar? Claro. Existem vários centros de diálise em todo o país e em praticamente todo o mundo. É necessário marcar com a devida antecedência as suas deslocações. Toda a informação clínica é facilmente trocada entre o seu centro e aquele para onde se desloca. Na grande maioria das situações de deslocações não há encargos financeiros para o doente, motivados pelos tratamentos. Consulte o separador dedicado à diálise em férias para mais informações.

12 10. Os doentes em hemodiálise podem continuar a trabalhar? Claro. Muitos doentes em hemodiálise continuam a sua actividade profissional ou retomam essa actividade assim que estiverem adaptados ao tratamento. Se o seu trabalho exige muito esforço físico, pode pedir uma alteração das suas funções, através da apresentação de um relatório médico à sua entidade patronal.

13 11. A diálise pode alterar o meu estilo de vida? Altera, mas não de forma a impedir de manter um ritmo de vida pessoal, familiar e social próximo da sua realidade. A própria melhoria que o tratamento lhe vai dar ajudá-lo-á a que o seu ritmo de vida normalize progressivamente.

14 12. Que cuidados a ter com a fístula? Evitar dormir sobre o braço da fístula Evitar o uso de roupa apertada no braço da fístula Evitar usar relógio no pulso da fístula Evitar traumatismos no braço e zona da fístula Verificar o frémito na zona da fístula. Se deixar de sentir o frémito da fístula, contacte imediatamente o seu centro Contactar o seu centro no caso de surgirem sinais inflamatórios na zona da fístula: rubor, calor e dor. Lavar o membro da fístula antes de entrar para a sala de diálise, com Betadine espuma (ou similar)

15 13. A fazer hemodiálise, tenho de alterar a minha dieta? Mais do que alterar a sua dieta, o médico e o seu nutricionista ensinar-lhe-ão a comer de forma mais adaptada à sua condição. Poucos são os alimentos que lhe estarão proibidos. As quantidades de alguns alimentos, o volume de alguns líquidos ingeridos poderão ter de ser adaptados a cada doente, o que obriga também a adoptar as restrições ao seu paladar e gosto - trabalho para um bom nutricionista.

16 14. Em caso de urgência, onde posso dirigir-me? Deverá contactar a sua Unidade de Diálise durante o seu período de funcionamento. A equipa médica da sua unidade informá-lo-á do que fazer. Se por algum motivo não for possível entrar em contacto com a clínica que o trata, deverá dirigir-se ao hospital que lhe foi indicado como de apoio ao seu centro e aos seus doentes.

17 15. Como insuficiente renal, tenho beneficios fiscais? Deverá contactar o secretariado da sua Unidade de Diálise para saber como proceder.

18 CONTACTE - NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES: UNINEFRO MATOSINHOS Rua da Misericordia nº Matosinhos TLF: FAX: geral@uninefro.com UNINEFRO SANTO TIRSO Rua 5 de Outubro, s/n Santo Tirso TLF: FAX: stotirso@uninefro.com UNINEFRO SRA HORA Rua Fonte das Sete Bicas 170 3º Piso Senhora da Hora TLF: FAX: geral@uninefro.com UNINEFRO GUIMARÃES Rua Dr. Joaquim de Meira, s/n Guimarães TLF: FAX: guimaraes@uninefro.com

Hemodiálise. Remove as substâncias tóxicas e o excesso de líquido acumulado no sangue e tecidos do corpo em conseqüência da falência renal.

Hemodiálise. Remove as substâncias tóxicas e o excesso de líquido acumulado no sangue e tecidos do corpo em conseqüência da falência renal. Hemodiálise Remove as substâncias tóxicas e o excesso de líquido acumulado no sangue e tecidos do corpo em conseqüência da falência renal. Grandes quantidades de substâncias podem ser removidas relativamente

Leia mais

EM QUE CONSISTE A HEMODIALISE???

EM QUE CONSISTE A HEMODIALISE??? EM QUE CONSISTE A HEMODIALISE??? Consiste em um processo intermitente de filtração sanguínea extra- corpóreo no qual o paciente é ligado em uma maquina de Hemodiálise 3 vezes por semana, por aproximadamente

Leia mais

Uma equipa à sua disposição

Uma equipa à sua disposição INTRODUÇÃO O seu médico prescreveu-lhe um tratamento de substituição renal. O inicio de um tratamento de diálise constitui uma mudança importante na sua vida. O nosso objetivo é assegurar um tratamento

Leia mais

Como funciona a hemodiálise? Avitum

Como funciona a hemodiálise? Avitum Como funciona a hemodiálise? Avitum Por que preciso de hemodiálise? Você precisa de diálise porque sofreu uma falência de rins (renal), seus rins pararam - ou quase pararam de funcionar. Os rins são o

Leia mais

GUIA DE ACOLHIMENTO HEMODIÁLISE DO PÓLO HUC

GUIA DE ACOLHIMENTO HEMODIÁLISE DO PÓLO HUC GUIA DE ACOLHIMENTO HEMODIÁLISE DO PÓLO HUC INTRODUÇÃO O seu médico prescreveu-lhe um tratamento de substituição renal. O inicio de um tratamento de diálise constitui uma mudança importante na sua vida.

Leia mais

O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Cateter

O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Cateter O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Cateter Avitum Por que preciso de acesso vascular? Para a diálise funcionar adequadamente, ela precisa criar um caminho para tirar sangue de seu corpo, passá-lo

Leia mais

O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Fistula/Enxerto

O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Fistula/Enxerto O que preciso saber sobre meu acesso vascular? Fistula/Enxerto Fistel/Shunt Avitum Por que preciso de acesso vascular? Para a diálise funcionar adequadamente, ela precisa criar um caminho para tirar sangue

Leia mais

TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA

TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA CONHEÇA MAIS SOBRE AS OPÇÕES DE TRATAMENTO DIALÍTICO Converse com sua Equipe Renal Clínica -médico, enfermeiro, assistente social e nutricionista

Leia mais

CARTILHA DO PACIENTE SAIBA MAIS SOBRE A HEMODIÁLISE

CARTILHA DO PACIENTE SAIBA MAIS SOBRE A HEMODIÁLISE CARTILHA DO PACIENTE SAIBA MAIS SOBRE A HEMODIÁLISE 3 O RIM É um órgão no formato de um grão de feijão, que forma o sistema urinário junto com os outros órgãos: ureteres, bexiga e uretra. Possuímos dois

Leia mais

Opções de Tratamento. Introdução. Diálise Peritoneal. Estilo de vida em DP

Opções de Tratamento. Introdução. Diálise Peritoneal. Estilo de vida em DP Pág. 1/5 Opções de Tratamento i Traduzido e adaptado com a autorização da Introdução Os rins são órgãos muito importantes, mas pode acontecer que eles deixem de trabalhar. Uma diminuição repentina da função

Leia mais

Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 8

Sugestões de atividades para avaliação. Ciências 8 o ano Unidade 8 Sugestões de atividades para avaliação Ciências 8 o ano Unidade 8 5 Nome: Data: UniDaDE 8 1 A saúde é um problema exclusivo do governo, os indivíduos têm pouco o que fazer para ajudar a manter adequada

Leia mais

O SISTEMA URINÁRIO. Cap. 09 Profa. Jéssica Ciências

O SISTEMA URINÁRIO. Cap. 09 Profa. Jéssica Ciências O SISTEMA URINÁRIO Cap. 09 Profa. Jéssica Ciências - 2019 A eliminação de substâncias - EXCREÇÃO: processo pelo qual o organismo elimina substâncias que podem fazer mal ao organismo. realizado principalmente

Leia mais

2.7. Sistemas Excretores

2.7. Sistemas Excretores Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Sistemas Excretores Sistema Urinário Eliminam resíduos provenientes do metabolismo celular e produtos em excesso. Pele Mantem o organismo

Leia mais

Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e os principais excretas

Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e os principais excretas Ciências Ensino Fundamental, 8º Ano Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e os principais excretas Imagem: Schlomo Wiggins/ This image is free to use for any purpose

Leia mais

Fístula e Enxerto Arteriovenoso Orientações para pacientes e familiares

Fístula e Enxerto Arteriovenoso Orientações para pacientes e familiares Fístula e Enxerto Arteriovenoso Orientações para pacientes e familiares Serviço de Enfermagem Cardiovascular, Nefrologia e Imagem Este manual contou com a colaboração de: professoras Isabel Cristina Echer,

Leia mais

Excretas: resíduos das atividades metabólicas. Os resíduos das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados:

Excretas: resíduos das atividades metabólicas. Os resíduos das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados: SISTEMA URINÁRIO Excretas: resíduos das atividades metabólicas Os resíduos das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados: pelo sistema respiratório (ar expirado); pela pele

Leia mais

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O Clínica/Setor: Serviço de Diálise Considerando o artigo 22 do Código de Ética Médica (Resolução CFM 1931/2009), os artigos 6 III e 39 VI da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que garantem ao

Leia mais

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O HEMODIÁLISE E DIÁLISE PERITONEAL

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O HEMODIÁLISE E DIÁLISE PERITONEAL Clínica: Nefrologia - Serviço de Diálise "Considerando o artigo 22 do Código de Ética Médica (Resolução CFM 1931/2009) e os artigos 6 III e 39 VI da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que garantem

Leia mais

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio.

TRATAMENTO PELO LÍTIO. Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO Como ajudar a beneficiar por completo da terapia pelo Lítio, comercializado em Portugal na forma de Carbonato de Lítio. TRATAMENTO PELO LÍTIO 2 Conteúdo TRATAMENTO PELO LÍTIO... 3

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Informações Básicas O que é Angioplastia? A Angioplastia é uma técnica bem menos traumática que a cirurgia para desobstruir as artérias. O procedimento

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Júlio Junior

Bio. Bio. Monitor: Júlio Junior Bio. Professor: Alexandre Bandeira Monitor: Júlio Junior Fisiologia Humana 06 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROFa. FLÁVIA CARLETE NOME Nº 8º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão

Leia mais

A avaliação na ponta dos dedos

A avaliação na ponta dos dedos Reunião do Núcleo de Acessos Vasculares SPACV Mª TERESA VIEIRA Cirurgia Vascular Hospital Pulido Valente CHLN Guideline NKF K/DOQUI: Definição do termo, em relação ao acesso vascular Monitorização Exame

Leia mais

Glossário de Termos Relacionados com a Doença Renal

Glossário de Termos Relacionados com a Doença Renal Pág. 1/5 Glossário de Termos Relacionados com a Doença Renal i Traduzido e adaptado com a autorização da Já alguma vez se perguntou qual o significado de uma nova palavra usada pelo seu médico ou enfermeiro?

Leia mais

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário Drogas que atuam no sistema cardiovascular As principais classes terapêuticas: 1. Antihipertensivos 2. Antiarrítmicos 3. Antianginosos

Leia mais

3/6/ 2014 Manuela Cerqueira

3/6/ 2014 Manuela Cerqueira 3/6/ 2014 Manuela Cerqueira He, aí não!!! Anatomia: Anatomia: Túbulo proximal Túbulo distal Hansa de Henle Glomérulo Ducto colector Funções mais importantes do rim: Regulação do volume e composição dos

Leia mais

Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel

Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel Insuficiência Renal Crônica Claudia Witzel A insuficiência renal crônica (IRC) é o resultado das lesões renais irreversíveis e progressivas provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar as

Leia mais

Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca

Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART GOMES Alta Hospitalar Segura na Insu ciência Cardíaca Equipe Boas Práticas Clínicas do Hospital de Messejana HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART

Leia mais

Maio, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Hipertensão Arterial

Maio, Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco. Hipertensão Arterial Maio, 2014 Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco Hipertensão Arterial Sumário: O que é a Hipertensão Arterial (HTA)?; Causas da HTA; Fatores de Risco; Como prevenir a HTA; Sintomas; Problemas

Leia mais

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Com o apoio O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Tipos de Tratamento 1. o Compreender a doença Depois de determinado qual o tipo de tumor, o seu médico irá

Leia mais

O resultado do seu rastreio apresenta um aneurisma da aorta abdominal (AAA) de pequena dimensão

O resultado do seu rastreio apresenta um aneurisma da aorta abdominal (AAA) de pequena dimensão O resultado do seu rastreio apresenta um aneurisma da aorta abdominal (AAA) de pequena dimensão O que acontece agora? Uma exame ecografia rápido rápida, gratuita e gratuito e indolor para para homens a

Leia mais

Excreção. Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue.

Excreção. Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue. Sistema Urinário Excreção Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue. Como eliminar os produtos tóxicos que se formam nas células? Vias

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Informações Básicas O que é Cateterismo? O cateterismo é um procedimento médico utilizado para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. O

Leia mais

Transportando substancias

Transportando substancias Transportando substancias Nosso corpo possui inúmeras células que sendo aglomeradas são formados tecidos que realizam funções que são indispensáveis para a sobrevivência. Para realizar o transporte as

Leia mais

CONHEÇA MAIS SOBRE AS OPÇÕES DE TRAMAMENTO DIALÍTICO

CONHEÇA MAIS SOBRE AS OPÇÕES DE TRAMAMENTO DIALÍTICO CONHEÇA MAIS SOBRE AS OPÇÕES DE TRAMAMENTO DIALÍTICO Métodos Dialíticos Métodos intermitentes Diálise peritoneal intermitente (DPI); Hemodiálise intermitente (HI). Métodos contínuos DP ambulatorial contínua

Leia mais

O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção. efectuada por. Órgãos de excreção.

O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção. efectuada por. Órgãos de excreção. Sistema excretor O que é a excreção? As células produzem substâncias tóxicas que têm de ser removidas do organismo. Excreção efectuada por Órgãos de excreção Pele (glândulas sudoríparas) Pulmões Suor Dióxido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO INTRODUÇÃO Este folheto tenciona dar-lhe uma visão geral, muito breve, de algumas coisas que experienciará durante a sua estadia no Hospital. No entanto, se tiver qualquer

Leia mais

CIRURGIA GERAL. Guia de Acolhimento do Utente. Telf Fax:

CIRURGIA GERAL. Guia de Acolhimento do Utente. Telf Fax: CIRURGIA GERAL Guia de Acolhimento do Utente Telf. 266 740 100 Fax: 266 740 126 www.hevora.min-saude.pt geral@hevora.min-saude.pt Cirurgia Geral Este Guia tem como objetivo fornecer informações simples

Leia mais

GUIA DE ACOLHIMENTO UNIDADE DE DIÁLISE PERITONEAL

GUIA DE ACOLHIMENTO UNIDADE DE DIÁLISE PERITONEAL GUIA DE ACOLHIMENTO UNIDADE DE DIÁLISE PERITONEAL SERVIÇO DE NEFROLOGIA CHUC, EPE - Pólo Hospital Geral BEM VINDO O seu médico prescreveu-lhe um tratamento de substituição renal. O início de um tratamento

Leia mais

SISTEMA URINÁRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

SISTEMA URINÁRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? SISTEMA URINÁRIO SISTEMA URINÁRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Conjunto de órgãos responsáveis pela filtração do sangue e eliminação de substâncias tóxicas, desnecessárias ou em excesso através

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia Sistema Urinário Humano O Sistema Urinário colabora para homeostase (manutenção de um meio interno constante e compatível com a vida) através da: Osmorregulação:

Leia mais

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema circulatório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema circulatório? O sistema circulatório

Leia mais

MODELO DE BULA (Profissionais de Saúde)

MODELO DE BULA (Profissionais de Saúde) MODELO DE BULA (Profissionais de Saúde) CPHD SMP 35 FRAÇÃO ÁCIDA cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução para hemodiálise bombona plástica de 5 ou

Leia mais

Mais vale prevenir...e reduzir o risco!

Mais vale prevenir...e reduzir o risco! Mais vale prevenir......e reduzir o risco! Já ouviu falar sobre as doenças cardiovasculares? O seu médico já lhe disse qual o seu risco cardiovascular? Sabe o que significa esse risco? Que implicações

Leia mais

Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e

Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e SISTEMA EXCRETOR 1 Nos diferentes tecidos do corpo, um dos produtos da degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos é a amônia, substância muito solúvel e extremamente tóxica para as células, esmo em

Leia mais

Professor Fernando Stuchi. Sistemas Excretores

Professor Fernando Stuchi. Sistemas Excretores Sistemas Excretores Definição Para manutenção da vida de um organismo animal, todo alimento e substancia que são digeridas, as células absorvem os nutrientes necessários para o fornecimento de energia.

Leia mais

O resultado do seu exame apresenta um aneurisma da aorta abdominal de grande dimensão (AAA) que poderá exigir cirurgia

O resultado do seu exame apresenta um aneurisma da aorta abdominal de grande dimensão (AAA) que poderá exigir cirurgia O resultado do seu exame apresenta um aneurisma da aorta abdominal de grande dimensão (AAA) que poderá exigir cirurgia O que acontece agora? Uma exame ecografia rápido rápida, gratuita e gratuito e indolor

Leia mais

Terapias para IRC. Prof. Claudia Witzel

Terapias para IRC. Prof. Claudia Witzel Terapias para IRC Prof. Claudia Witzel HEMODIÁLISE Uma membrana sintética semipermeável substitui os glomérulos e túbulos renais, atuando como filtro para os rins deficiente É realizado três vezes por

Leia mais

Passaporte. Minha Insuficiência Cardíaca. para acompanhá-lo no tratamento da insuficiência cardíaca

Passaporte. Minha Insuficiência Cardíaca. para acompanhá-lo no tratamento da insuficiência cardíaca Passaporte Minha Insuficiência Cardíaca para acompanhá-lo no tratamento da insuficiência cardíaca Este Passaporte foi desenvolvido para ajudá-lo a ter um papel mais ativo no tratamento da sua insuficiência

Leia mais

CPHD SMP 35. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise

CPHD SMP 35. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise CPHD SMP 35 Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise MODELO DE BULA (Pacientes) CPHD SMP 35 FRAÇÃO ÁCIDA cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações APRESENTAÇÃO E FORMA

Leia mais

As Doenças Hereditárias do Metabolismo

As Doenças Hereditárias do Metabolismo REPÚBLICA PORTUGUESA SAÚDE Guia de Acolhimento Centro de Referência Doenças Hereditárias do Metabolismo 1 As Doenças Hereditárias do Metabolismo As doenças hereditárias do metabolismo ou doenças metabólicas

Leia mais

CPHD 35 BA. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:02

CPHD 35 BA. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:02 CPHD 35 BA Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise MODELO DE BULA (Pacientes) CPHD 35 BA bicarbonato de sódio 8,4% FRAÇÃO BÁSICA APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução para hemodiálise

Leia mais

Aula 5: Sistema circulatório

Aula 5: Sistema circulatório Aula 5: Sistema circulatório Sistema circulatório Sistema responsável pela circulação de sangue através de todo o organismo; Transporta oxigênio e todos os nutrientes necessários para a manutenção das

Leia mais

Guia de Acolhimento 1

Guia de Acolhimento 1 Guia de Acolhimento 1 O Centro de Referência de Oncologia de Adultos Cancro do Testículo centra a sua ação na assistência diferenciada aos doentes com cancro do testículo, utilizando os recursos humanos

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

Capítulo 5 Exercícios em clima quente

Capítulo 5 Exercícios em clima quente Capítulo 5 Exercícios em clima quente Objetivos de aprendizagem: 1. Ficar atento a como seu corpo responde ao fazer exercícios no calor 2. Saber como se exercitar com segurança quando está calor 3. Listar

Leia mais

Informações de utilização e cuidados

Informações de utilização e cuidados Informações de utilização e cuidados 2 Cara utilizadora do OPTISLEEP, caro utilizador do OPTISLEEP, Com certeza que reconhecem estes sintomas: Fadiga e cansaço durante todo o dia. O diagnóstico clínico

Leia mais

Sistema Urinário. Patrícia Dupim

Sistema Urinário. Patrícia Dupim Sistema Urinário Patrícia Dupim Insuficiência Renal Ocorre quando os rins não conseguem remover os resíduos metabólicos do corpo. As substância normalmente eliminadas na urina acumulam-se nos líquidos

Leia mais

CONTROLE DE ANTICOAGULAÇÃO

CONTROLE DE ANTICOAGULAÇÃO CONTROLE DE ANTICOAGULAÇÃO VOCÊ USA MAREVAN OU COUMADIN? O QUE SÃO ESSES MEDICAMENTOS? PORQUE FAZER CONTROLE DO SANGUE? O QUE É ANTICOAGULAÇÃO ORAL? O QUE É ANTICOAGULAÇÃO ORAL? É um tratamento medicamentoso

Leia mais

Cateterismo Vesical Intermitente. Manual de orientações

Cateterismo Vesical Intermitente. Manual de orientações Cateterismo Vesical Intermitente Manual de orientações Este manual contou com a colaboração das enfermeiras: Cristiane Tavares Borges, Márcia Fábris e Melânia Maria Jansen, Trinidad Corrêa Noé, Carem Gomiak

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Simdax 2,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão levossimendano Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

SALBEGO. Dessa forma, a Nipro busca ampliar a sua gama de produtos para oferecer sempre aos pacientes produtos com o padrão de qualidade Nipro.

SALBEGO. Dessa forma, a Nipro busca ampliar a sua gama de produtos para oferecer sempre aos pacientes produtos com o padrão de qualidade Nipro. SALBEGO SALBEGO A Nipro incorporou a sua linha de produtos a Salbego Laboratório Farmacêutico que atua na produção de Concentrados Polieletrolíticos para hemodiálise - CPHD desde 1989, garantindo sempre

Leia mais

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise V.04

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise V.04 CPHD AC Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise CPHD AC Cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações MODELO DE BULA (Profissional de Saúde) APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel CATETERISMO CARDÍACO CATETERISMO CARDÍACO Método diagnóstico invasivo É avaliada a presença ou não de estreitamentos nas artérias coronárias secundário às "placas de gordura" além do funcionamento das

Leia mais

Transplante Renal: uma Opção de Tratamento

Transplante Renal: uma Opção de Tratamento Pág. 1/5 Transplante Renal: uma Opção de Tratamento i Traduzido e adaptado com a autorização da O que é um transplante renal? À medida que a doença renal avança, os rins podem deixar de ser capazes de

Leia mais

Sistema circulatório

Sistema circulatório Sistema circulatório O sangue Líquido vermelho e viscoso que circula no nosso organismo, sem parar, e que tem várias funções no organismo: Transporte de gases e nutrientes Regulação da temperatura Defesa

Leia mais

CPHD AC 35 E 45 C/GLICOSE

CPHD AC 35 E 45 C/GLICOSE CPHD AC 35 E 45 C/GLICOSE Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise MODELO DE BULA (Profissional de Saúde) CPHD AC 35 C/GLICOSE CPHD AC 45 C/GLICOSE Cloreto de sódio + cloreto de potássio

Leia mais

Solução anti-séptica

Solução anti-séptica PROTOCOLO DE DEMONSTRAÇÃO E TREINO PROTOCOLO: ADMINISTRAÇÃO DE TERAPÊUTICA POR: VIA ENDOVENOSA (EV) OBJECTIVO Que os alunos observem e manipulem o material indicado na realização de uma injecção endovenosa,

Leia mais

Endereço da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia e da EPI-APFAPE Epicentro Porto (Sede) Av. da Boavista, n.º 1015-6º, sala 601 4100-128 Porto Telf./Fax: 226 054 959 epi-apfape@sapo.pt Epicentro Coimbra Av.

Leia mais

CONJUNTO DE DADOS DUQUE PARA FRACTURA GRAVE DA ANCA

CONJUNTO DE DADOS DUQUE PARA FRACTURA GRAVE DA ANCA Inclusão Definições Fractura da anca CONJUNTO DE DADOS DUQUE PARA FRACTURA GRAVE DA ANCA Critérios de diagnóstico Os doentes com idade superior a 65 anos que preencham os seguintes três critérios de diagnóstico

Leia mais

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:03

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:03 CPHD AC Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise CPHD AC cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações MODELO DE BULA (Pacientes) APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução

Leia mais

CPHD Bicabonato de Sódio 8,4%

CPHD Bicabonato de Sódio 8,4% CPHD Bicabonato de Sódio 8,4% Fresenius Medical Care Ltda Solução para Hemodiálise 8,4% MODELO DE BULA (Profissionais de Saúde) CPHD BICARBONATO DE SÓDIO 8,4% bicarbonato de sódio FRAÇÃO BÁSICA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Espaço Saúde REAÇÕES ADVERSAS A VACINAS. Satisfação dos Utentes. Nesta Edição: PÁG. 2 PÁG. 4 PÁG. 6 J A N E I R O A M A R Ç O D E 2 018

Espaço Saúde REAÇÕES ADVERSAS A VACINAS. Satisfação dos Utentes. Nesta Edição: PÁG. 2 PÁG. 4 PÁG. 6 J A N E I R O A M A R Ç O D E 2 018 Espaço Saúde N º 2 0 J A N E I R O A M A R Ç O D E 2 018 Nesta Edição: REAÇÕES ADVERSAS A VACINAS PÁG. 2 PÁG. 4 Satisfação dos Utentes 2017 PÁG. 6 P Á G I N A 2 REAÇÕES ADVERSAS A VACINAS Reação adversa

Leia mais

RESOLUÇÃO-RE N - 515, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2006

RESOLUÇÃO-RE N - 515, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2006 RESOLUÇÃO-RE N - 515, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2006 O Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuições que lhe confere inciso XI, do art. 13, do Regulamento aprovado pelo

Leia mais

Assistência ao Paciente portador de Doença Renal Crônica que requer de Hemodiálise.

Assistência ao Paciente portador de Doença Renal Crônica que requer de Hemodiálise. Assistência ao Paciente portador de Doença Renal Crônica que requer de Hemodiálise. O Nosso protocolo assistencial tem como base as diretrizes e normas elaboradas pela Society of Interventional Radiology

Leia mais

8 sinais de má circulação sanguínea

8 sinais de má circulação sanguínea 8 sinais de má circulação sanguínea Angiologista explica sinais que vão de alterações na pele até dor Se você tem pés e mãos frias e uma sensação de formigamento, pode ser que você esteja com sinais de

Leia mais

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO

- CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO - CAPÍTULO 3 - O SISTEMA CIRCULATÓRIO 01. Quais são as três estruturas básicas que compõem nosso sistema circulatório ou cardiovascular? 02. Que funções o sistema circulatório desempenha em nosso organismo?

Leia mais

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa

Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa Hipertensão arterial, uma inimiga silenciosa e muito perigosa A famosa pressão alta está associada a uma série de outras doenças, como o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca e morte súbita, entre

Leia mais

04/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Respiratório

04/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Respiratório APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Os processos envolvidos na retirada do gás carbônico e na obtenção de gás oxigênio, que ocorrem através do sangue e órgãos específicos:

Leia mais

S I S T E M A U R I N Á R I O P R O ª L E T I C I A P E D R O S O

S I S T E M A U R I N Á R I O P R O ª L E T I C I A P E D R O S O S I S T E M A U R I N Á R I O P R O ª L E T I C I A P E D R O S O SISTEMA URINÁRIO Constituído pelos órgãos uropoéticos: filtrar o sangue e formar a urina. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio,

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVA C A R D U R A Doxazosina Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

CPHD 35 BA. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:03

CPHD 35 BA. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:03 CPHD 35 BA Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise MODELO DE BULA (Profissional de Saúde) CPHD 35 BA Bicarbonato de sódio 8,4% FRAÇÃO BÁSICA APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução

Leia mais

O TRANSPORTE DO DOENTE HEMODIALISADO

O TRANSPORTE DO DOENTE HEMODIALISADO O TRANSPORTE DO DOENTE O TRANSPORTE DO DOENTE Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. Ficha Técnica Edição e distribuição: APIR Associação Portuguesa de Insuficientes

Leia mais

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:04

CPHD AC. Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda. Solução para Hemodiálise. Ver:04 CPHD AC Salbego Laboratório Farmacêutico Ltda Solução para Hemodiálise CPHD AC Cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações MODELO DE BULA (Pacientes) APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução

Leia mais

CPHD COM GLICOSE. Fresenius Medical Care Ltda. Solução para Hemodiálise

CPHD COM GLICOSE. Fresenius Medical Care Ltda. Solução para Hemodiálise CPHD COM GLICOSE Fresenius Medical Care Ltda Solução para Hemodiálise CPHD COM GLICOSE cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução para hemodiálise. CPHD

Leia mais

Dê Sangue! Dê Sangue! Sumário. Porquê dar Sangue? Horário de dadores. O Circuito do dador. Quem pode ser dador? Dúvidas sobre a dádiva de sangue!

Dê Sangue! Dê Sangue! Sumário. Porquê dar Sangue? Horário de dadores. O Circuito do dador. Quem pode ser dador? Dúvidas sobre a dádiva de sangue! 12 Sumário 1 Agora que já esclareceu todas as dúvidas de que está à espera para ir dar sangue?! Porquê dar Sangue? Horário de dadores O Circuito do dador Quem pode ser dador? Dúvidas sobre a dádiva de

Leia mais

COMPLICAÇÕES MAIS FREQUENTES DURANTE A SESSÃO DE HEMODIÁLISE

COMPLICAÇÕES MAIS FREQUENTES DURANTE A SESSÃO DE HEMODIÁLISE COMPLICAÇÕES MAIS FREQUENTES DURANTE A SESSÃO DE HEMODIÁLISE Profª:Enfª:Darlene Carvalho Diálise : Aula III (DARLLENECARVALHO@YAHOO.COM.BR COMPLICAÇÕES DURANTE A HEMODIÁLISE Hipotensão (20%-30% ) Cãibras(5%-20%),

Leia mais

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017

Sistema Circulatório. Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017 Sistema Circulatório Sistema Circulatório Apresentação: Luciana Ramalho 2017 Funções do sangue Transporte de gases respiratórios; Transporte de nutrientes; Remoção de produtos metabólicos (excretas); Distribuição

Leia mais

Embolia Pulmonar. Profº. Enf.º Diógenes Trevizan Especialização em urgência e Emergência

Embolia Pulmonar. Profº. Enf.º Diógenes Trevizan Especialização em urgência e Emergência Embolia Pulmonar Profº. Enf.º Diógenes Trevizan Especialização em urgência e Emergência Embolia Pulmonar - Conceito Entre os agravos respiratórios que apresentam elevados índices de morbidade destaca-se

Leia mais

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços.

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços. Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 10º Ano Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas

Leia mais

Doença Cardíaca, Trombose Cerebral, Diabetes e Doença Renal

Doença Cardíaca, Trombose Cerebral, Diabetes e Doença Renal Pág. 1/5 Doença Cardíaca, Trombose Cerebral, Diabetes e Doença Renal i Traduzido e adaptado com a autorização da A Doença Renal Crónica (DRC) é uma doença silenciosa, pois muitas vezes não tem sinais de

Leia mais

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Algumas mulheres podem ter problemas durante a gravidez, e reconhecer os sinais que indicam perigo na gravidez para procurar

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Elab.: Prof. Gilmar

SISTEMA CARDIOVASCULAR. Elab.: Prof. Gilmar 1 SISTEMA CARDIOVASCULAR 2 Funções Gerais: Transporte de gases respiratórios:o sangue carrega oxigênio dos pulmões para as células do corpo e dióxido de carbono das células para aos pulmões. Transporte

Leia mais

MODELO DE BULA (Pacientes)

MODELO DE BULA (Pacientes) MODELO DE BULA (Pacientes) CPHD AC 35 C/GLICOSE CPHD AC 45 C/GLICOSE cloreto de sódio + cloreto de potássio + associações APRESENTAÇÃO E FORMA FARMACÊUTICA Solução para hemodiálise bombona plástica de

Leia mais

Estrutura néfron e vascularização

Estrutura néfron e vascularização 1 Estrutura néfron e vascularização 1 = Cápsula de Bowman's, 2 = glomérulo, 3 = arteríola aferente, 4 = arteríola eferente, 5 = túbulo proximal convoluto, 6 = túbulo distal convoluto, 7 = ducto coletor,

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas as capacidades treináveis de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade,

Leia mais

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O RIM RECEPTOR

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O RIM RECEPTOR Clínica/Setor: Unidade de Transplante Considerando o artigo 22 do Código de Ética Médica (Resolução CFM 1931/2009) e os artigos 6 III e 39 VI da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que garantem

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Excretor Humano. Prof. ª Daniele Duó.

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Excretor Humano. Prof. ª Daniele Duó. Biologia Identidade dos Seres Vivos Prof. ª Daniele Duó Principal mecanismo homeostático dos animais; Retém água e sais. Elimina substâncias indesejadas amônia, ureia e ácido úrico; Toxicidade Acido úrico

Leia mais

Como se preparar para a cirurgia de sua criança: Um guia para os pais

Como se preparar para a cirurgia de sua criança: Um guia para os pais Como se preparar para a cirurgia de sua criança: Um guia para os pais Este guia irá ajudá-lo a se preparar para a operação da sua criança. Muitas famílias acreditam que aprender e conversar sobre o que

Leia mais