ENTREVISTA COM FAMÍLIA DE PACIENTES PÓS-INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO 1 RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENTREVISTA COM FAMÍLIA DE PACIENTES PÓS-INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO 1 RESUMO"

Transcrição

1 ENTREVISTA COM FAMÍLIA DE PACIENTES PÓS-INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO 1 LEAL, Tifany Colome 2 ; GARCIA, Raquel Potter3; BUDÓ, Maria de Lourdes Denardin 4, BARBOSA, Mariane da Silva 5 ; SIMON, Bruna Sodre 6 ; GEWEHR, Melissa 7 ; SILVA, Marciele Moreira da 8 RESUMO Objetiva-se relatar a experiência da realização de entrevistas com famílias de pacientes pósinfarto agudo do miocárdio. Foram realizadas quatro entrevistas, que fazem parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado, em andamento, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ocorreram no período de fevereiro a abril de 2012, no domicílio das famílias. As percepções, durante as entrevistas, foram registradas em um diário de campo, sendo a partir dele elaborado esse relato. Percebeu-se que apesar da proximidade entre os indivíduos entrevistados, pouco sabiam acerca de características específicas dos familiares, como idade, doenças, entre outras. Também foi perceptível, a influência que determinados integrantes da família têm sobre os outros, favorecendo a análise do coletivo. Pesquisar a família proporciona satisfação ao pesquisador, uma vez que ao se trabalhar com vários integrantes, tem-se uma aproximação maior da realidade em que são vivenciadas as situações de saúde/doença. Conclui-se que cada família possui especificidades que somente poderão ser detectadas se compartilhadas entre os integrantes, por meio de suas interações e relações estabelecidas. 1 Relato de experiência.universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 2 Apresentador. Acadêmica do 4 semestre do Curso de Enfermagem da UFSM. Bolsista PIBIC 2011/2012. Santa Maria, RS, Brasil. tifanyleal@hotmail.com 3 Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM. Bolsista REUNI, Santa Maria, RS, Brasil. 4 Enfermeira. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e PPGEnf/UFSM. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Maria, RS, Brasil. 5 Acadêmica do 4º semestre do Curso de Enfermagem da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. 6 Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil. 7 Acadêmica do 8º semestre do Curso de Enfermagem da UFSM. Bolsista FAPERGS. Santa Maria, RS, Brasil. 8 Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.

2 Ainda, é preciso que sejam desenvolvidos novos trabalhos com o enfoque na família, a fim de favorecer a elaboração de estratégias que busquem construir um cuidado condizente com as necessidades da família. Descritores: Infarto do Miocárdio; Família; Coleta de dados; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem. 1. INTRODUÇÃO A entrevista é uma das principais técnicas de coleta de dados utilizadas, pelos pesquisadores, no levantamento de subsídios para as pesquisas de campo 1. Favorece a identificação de diversos fenômenos da construção potencial do entrevistado 2, obtém dados sobre o comportamento dos seres humanos em maior profundidade e pode ser aplicada aos sujeitos com qualquer nível de aprendizado, permitindo uma relação próxima entre entrevistador e entrevistado 3. Além disso, a entrevista é frequentemente utilizada nas pesquisas de campo, das ciências humanas e da saúde, por possibilitar que a fala revele os valores, as simbologias e as crenças de cada indivíduo 4. Dessa forma, ao se referir a enfermagem, a entrevista favorece a obtenção de dados congruentes com os diferentes objetos de estudo que são de interesse da área 3, como, por exemplo, o cuidado desenvolvido pela família. Essa tem sido foco central da enfermagem há algum tempo, o que remete ao progresso desse campo do conhecimento 5. A entrevista com família envolve suas peculiaridades, uma vez que o pesquisador deve estar atento não somente ao que uma pessoa fala, mas sim ao que o grupo elabora coletivamente com relação aos questionamentos. Por meio dessa técnica de coleta de dados é possível perceber o funcionamento de cada um dos integrantes no ambiente familiar, bem como as interações e influências que eles têm uns sobre os outros. Isso exige perspicácia e concentração frente à realização da entrevista, pois qualquer comunicação verbal ou não verbal pode indicar algo relevante. Ao investigar essa temática, os pesquisadores encontram uma ampla compreensão dos fenômenos familiares, bem como dimensões múltiplas dos membros integrantes desse contexto 5.

3 A entrevista com família se caracteriza, de forma diferenciada, desde o momento em que se aborda o sujeito para falar da pesquisa, pois é necessário que ele compreenda que essa se realizará com a família e não somente com ele. Destaca-se que a família é quem as pessoas dizem que são, não havendo a necessidade de existir laços de consanguinidade e se caracteriza por abranger dois integrantes ou mais 6. Desse modo, este trabalho se faz necessário, para auxiliar na divulgação de desafios e benefícios da pesquisa com família, uma vez que essa tem sido foco de diversos estudos na área da saúde, bem como das políticas públicas instauradas no país. Assim, objetiva-se relatar a experiência da realização de entrevistas com famílias de pacientes pós-infarto agudo do miocárdio. 2. METODOLOGIA Trata-se de um relato de experiência proveniente da realização de quatro entrevistas com famílias de pacientes pós-infarto agudo do miocárdio. Essas fazem parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado, em andamento, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ocorreram no período de fevereiro a abril de 2012, no domicílio das famílias e tiveram a participação da pesquisadora, bem como de uma graduanda de enfermagem, da UFSM, para auxiliar na observação das questões que permeiam a família. Todas as percepções, durante as entrevistas, foram registradas em um diário de campo, sendo a partir dele elaborado esse relato. Destaca-se que essa pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Cuidado a adultos, idosos e famílias nos diferentes cenários de atenção, do grupo de pesquisa do CNPq Cuidado, Saúde e Enfermagem, da UFSM. 3. RESULTADOS E DISCUSSÕES As entrevistas foram agendadas, com os pacientes, previamente, no ambulatório de cardiologia, no dia do convite para participação na pesquisa. Após, se realizaram, no domicílio dos pacientes, conforme a disponibilidade da família. Ao chegar no domicílio, para realização da coleta de dados, as entrevistas ocorriam com quem o paciente desejasse, desde que houvesse pelo menos dois integrantes da família. Destaca-se que a primeira entrevista foi permeada por bastante ansiedade por parte

4 do pesquisador e da graduanda, pois era a possibilidade real de colocar em prática o que até então só tinha sido visto na teoria. Após as devidas apresentações, se deu início a entrevista com a construção do genograma, o qual se caracteriza por ser um diagrama do grupo familiar, representando a estrutura familiar interna, por meio de gráficos convencionais genéticos e genealógicos. Tem a finalidade de obter uma visão geral da família 6. Destaca-se que neste momento surgiu uma dificuldade para o pesquisador, pois os integrantes se lembravam de poucos dados do restante da família, o que prejudicou a elaboração do diagrama. Esse desafio, também fez parte das outras entrevistas realizadas, demonstrando que apesar da proximidade entre os indivíduos, pouco sabiam acerca de características específicas dos familiares, como idade, doenças, entre outras. Também foi perceptível, a influência que determinados integrantes da família têm sobre os outros. Isso, de certa forma, foi importante para a análise do coletivo, porém difícil para a condução da entrevista com questões circulares, as quais se caracterizam por serem realizadas com famílias, devendo reunir ideias individuais de todos os participantes sobre um tema 6. Várias vezes um mesmo integrante dominava os assuntos que estavam sendo realizados, então cabia ao pesquisador retomar a participação dos outros e, frequentemente instigar para que sua percepção não fosse incentivada pelo familiar dominante. Dessa forma, conceber a família como categoria de análise é mais complexo do que estudar indivíduos, pois há mais pessoas a serem estudadas e avaliadas, bem como o todo familiar 5. Outra questão percebida se relacionou ao número de integrantes da família que participou das entrevistas. Quando quatro participaram, os relatos pareceram mais ricos, demonstrando a realidade de parte do funcionamento familiar. Nas entrevistas realizadas somente com dois integrantes foi necessário um maior empenho da pesquisadora, a fim de alcançar aquilo que não podia ser observado pelas interações entre os integrantes que ali não estavam presentes, mas aquilo que foi somente citado. Ressalta-se que apesar do receio de trabalhar com várias pessoas ao mesmo tempo e também da dúvida quanto à recepção no seu domicílio, grande parte, dos membros das famílias demonstraram, durante a visita para coleta de dados, acolhimento e interação com o pesquisador. Assim, pesquisar a família proporcionou satisfação ao pesquisador, uma vez que ao se trabalhar com vários integrantes tem-se uma aproximação maior da realidade em que são vivenciadas as situações de saúde/doença.

5 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Cada família possui especificidades que somente poderão ser detectadas se compartilhadas entre os integrantes, por meio de suas interações e relações estabelecidas. Ainda, trabalhos com o enfoque na família são incentivados, devido à necessidade da elaboração de estratégias que busquem identificar as fragilidades e potencialidades de cada indivíduo do núcleo familiar para que, a partir disso, se possa construir um cuidado condizente com as necessidades da família. 5. REFERÊNCIAS 1 Minayo MCS (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26 ed. Petrópolis: Vozes, p. 2 Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. Construção teóricoepistemológica: discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis: Vozes, Oliveira RBG, et al. A entrevista nas pesquisas qualitativas de enfermagem pediátrica. Rev Bras Enferm Mar-Abr 63 (2): Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: Hucitec, Angelo M, et al. Família como categoria de análise e campo de investigação em enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP, 2009, 43 (2): Wright LM, Leahey M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. [trad. Sílvia Spada]. 4ª ed., São Paulo: Roca, p.

O genograma consiste na representação gráfica de informações sobre a família e, à medida que vai sendo construído, evidencia a dinâmica familiar e as

O genograma consiste na representação gráfica de informações sobre a família e, à medida que vai sendo construído, evidencia a dinâmica familiar e as O genograma consiste na representação gráfica de informações sobre a família e, à medida que vai sendo construído, evidencia a dinâmica familiar e as relações entre seus membros. É um instrumento padronizado,

Leia mais

REDES DE APOIO SOCIAL E SUA RELEVÂNCIA NA REESTRUTURAÇÃO FAMILIAR FRENTE AO ADOECIMENTO CRÔNICO 1

REDES DE APOIO SOCIAL E SUA RELEVÂNCIA NA REESTRUTURAÇÃO FAMILIAR FRENTE AO ADOECIMENTO CRÔNICO 1 REDES DE APOIO SOCIAL E SUA RELEVÂNCIA NA REESTRUTURAÇÃO FAMILIAR FRENTE AO ADOECIMENTO CRÔNICO 1 BARBOSA, Mariane da Silva 2 ; BUDÓ, Maria de Lourdes Denardin 3 ; GARCIA, Raquel Pötter 4 ; GEWEHR, Melissa

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO GENOGRAMA E DO ECOMAPA PARA O CUIDADO AS FAMÍLIAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA ENFERMAGEM 1

CONTRIBUIÇÕES DO GENOGRAMA E DO ECOMAPA PARA O CUIDADO AS FAMÍLIAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA ENFERMAGEM 1 CONTRIBUIÇÕES DO GENOGRAMA E DO ECOMAPA PARA O CUIDADO AS FAMÍLIAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA ENFERMAGEM 1 SILVA, Marciele Moreira da 2 ; BUDÓ, Maria de Lourdes Denardin 3 ; SILVA, Silvana de Oliveira

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO PROCESSO MORTE E MORRER CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

RUBRICA NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DO ESTADO DA ARTE 1 MENA, L. P. ¹, IRALA, V. B.² RESUMO

RUBRICA NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DO ESTADO DA ARTE 1 MENA, L. P. ¹, IRALA, V. B.² RESUMO RUBRICA NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DO ESTADO DA ARTE 1 MENA, L. P. ¹, IRALA, V. B.² ¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Bagé RS Brasil lizianemena1@gmail.com ² Universidade Federal do Pampa

Leia mais

A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica

A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica Igor Michel Ramos dos Santos Graduando em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas iigor_ramos@hotmail.com

Leia mais

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre: alunos

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre: alunos RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre: 2016-2 35 alunos Disciplina: Módulo 6 RMP 110006 - Metodologia da e Produção Científica Professores Responsáveis: Bertoncello (NFR)

Leia mais

GRUPO DE GESTANTES: A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES E O COMPARTILHAR DE CUIDADOS NO PRÉ-NATAL

GRUPO DE GESTANTES: A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES E O COMPARTILHAR DE CUIDADOS NO PRÉ-NATAL GRUPO DE GESTANTES: A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES E O COMPARTILHAR DE CUIDADOS NO PRÉ-NATAL Viviane Alberto Acadêmica do curso de Enfermagem, ULBRA Cachoeira do Sul, RS vivialberto1@gmail.com RESUMO

Leia mais

UFPB PRG X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

UFPB PRG X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CCSDEMCAMT0 O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA ENFERMAGEM EM CLÍNICA I: OPINIÃO DOS DISCENTES Danielle Alves Figueiredo (1) Lecidâmia Cristina Leite Damascena () Jacira

Leia mais

A AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS EQUIPES DE ESF 1

A AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS EQUIPES DE ESF 1 A AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DAS EQUIPES DE ESF 1 Barbara Letícia Dudel Mayer 2, Terezinha Heck Weiller 3. 1 Trabalho desenvolvido através de Projeto de Pesquisa de Mestrado do Programa

Leia mais

Conteúdo programático e Bibliografia:

Conteúdo programático e Bibliografia: 1 Conteúdo programático e Bibliografia: 8 abril (segunda-feira) - Apresentação da disciplina. - Fundamentos básicos da pesquisa qualitativa em saúde: desenho, concepção, pressupostos, modelos, técnicas

Leia mais

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2 CARACTERIZAÇÃO DA PRODUCÃO CIENTÍFICA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula

Leia mais

ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA: CUIDADO AO INDIVÍDUO COM ESTOMIA E SUA FAMÍLIA

ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA: CUIDADO AO INDIVÍDUO COM ESTOMIA E SUA FAMÍLIA ENFERMEIRO ESTOMATERAPEUTA: CUIDADO AO INDIVÍDUO COM ESTOMIA E SUA FAMÍLIA SIMON 1, Bruna Sodré; BUDÓ 2, Maria de Lourdes Denardin; GARCIA 3, Raquel Potter; SCHIMITH 4, Maria Denise; SILVA 5, Marciele

Leia mais

VIVÊNCIA DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA CIRÚRGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

VIVÊNCIA DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA CIRÚRGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVÊNCIA DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CLÍNICA CIRÚRGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Bruna, Sodré Simon 1 ; Crhis, de Brum Netto 2 ; Helena, Carolina Noal 3 ; Raquel, Pötter Garcia

Leia mais

PERSPECTIVAS FUTURAS DA TAXONOMIA II DA NANDA INTERNACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO, ASSISTÊNCIA E PESQUISA 1

PERSPECTIVAS FUTURAS DA TAXONOMIA II DA NANDA INTERNACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO, ASSISTÊNCIA E PESQUISA 1 PERSPECTIVAS FUTURAS DA TAXONOMIA II DA NANDA INTERNACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO, ASSISTÊNCIA E PESQUISA 1 OLIVEIRA, Luciana Griebeler 2 ; OLIVEIRA, Stefanie Griebeler 3 ; GARCIA, Raquel Pötter

Leia mais

AS ANALOGIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIALIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS

AS ANALOGIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIALIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS AS ANALOGIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIALIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS Quênia Batista de Oliveira¹; Magno Clery da Palma Santos² ¹Discente da Licenciatura em Ciências

Leia mais

O USO DE TECNOLOGIAS LEVES EM PRONTO SOCORRO PEDIÁTRICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

O USO DE TECNOLOGIAS LEVES EM PRONTO SOCORRO PEDIÁTRICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 O USO DE TECNOLOGIAS LEVES EM PRONTO SOCORRO PEDIÁTRICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 LAMPERTI, Vanessa Telles 2 ; ARRUÉ, Andrea Moreira 3 ; NEVES, Eliane Tatsch 4 ; LAMB, Fabrício Alberto 5 ; PIESZAK, Greice

Leia mais

PROGRAMA ANALÍTICO E EMENTA DE DISCIPLINA DA PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA ANALÍTICO E EMENTA DE DISCIPLINA DA PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA ANALÍTICO E EMENTA DE DISCIPLINA DA PÓS-GRADUAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Disciplina Pesquisa em Enfermagem e Saúde Departamento Departamento de Enfermagem Professor Responsável pela Disciplina Profª. Drª.

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIENTES E PRÁTICAS MOTIVADORAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Apresentação: Pôster

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIENTES E PRÁTICAS MOTIVADORAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Apresentação: Pôster 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AMBIENTES E PRÁTICAS MOTIVADORAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Apresentação: Pôster Juliana Célia de Lima 1 ; Michela Caroline Macêdo 2 Introdução Nos dias atuais

Leia mais

FAMÍLIA, ESCOLA E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

FAMÍLIA, ESCOLA E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. FAMÍLIA, ESCOLA E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Andréia Jaqueline Devalle Rech - Autora Soraia Napoleão Freitas Co-autora Universidade Federal de Santa Maria Eixo Temático: Família

Leia mais

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Alfabetização Interdisciplinar. Ciências e Linguagens.

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Alfabetização Interdisciplinar. Ciências e Linguagens. O ENSINO DE CIÊNCIAS E LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O ESPAÇO EM UMA LINGUAGEM INTERDISCIPLINAR Área temática: Responsável pelo trabalho: BRABO, J.N.C. Instituição: Universidade

Leia mais

PERCEPÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS RESIDENTES SOBRE IDOSOS CUIDADORES DE IDOSOS EM UM AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

PERCEPÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS RESIDENTES SOBRE IDOSOS CUIDADORES DE IDOSOS EM UM AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PERCEPÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS RESIDENTES SOBRE IDOSOS CUIDADORES DE IDOSOS EM UM AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Marluce Umbelino França, Flávia Laís da Silva Residência Multiprofissional

Leia mais

CUIDADO A PESSOAS COM DOENÇA CRÔNICA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1

CUIDADO A PESSOAS COM DOENÇA CRÔNICA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 CUIDADO A PESSOAS COM DOENÇA CRÔNICA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 GEWEHR, Melissa 2 ; LEAL, Tifany Colomé 3 ; GARCIA, Raquel Potter 4 ; ROBAINA, Marianne Lopes 5 ; SOARES, Rhea Silvia

Leia mais

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre:

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre: RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PLANO DE ENSINO Semestre: 2014-2 Disciplina: Módulo 6 RMP 110006 - Metodologia da e Produção Científica Professores Responsáveis: Bertoncello (NFR) (Coornadora

Leia mais

GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Linha de Pesquisa: Gestão em Serviços de Saúde Responsável pelo trabalho: SOARES, M. I. Instituição: Universidade

Leia mais

CRIANÇAS E ADULTOS EM DIFERENTES CONTEXTOS: A INFÂNCIA, A CULTURA CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO

CRIANÇAS E ADULTOS EM DIFERENTES CONTEXTOS: A INFÂNCIA, A CULTURA CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO CRIANÇAS E ADULTOS EM DIFERENTES CONTEXTOS: A INFÂNCIA, A CULTURA CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO Alunas: Alexandra Couto, Camila Barros, Luciana Alves, Simone Nascimento Objetivo: Coordenadora: Sonia Kramer

Leia mais

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM CUIDADO DE ENFERMAGEM NA DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS NEONATAIS POR MEIO DO TESTE DO PEZINHO

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM CUIDADO DE ENFERMAGEM NA DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS NEONATAIS POR MEIO DO TESTE DO PEZINHO II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM Fortaleza CE 23 a 25 de Maio de 2016 CUIDADO DE ENFERMAGEM NA DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS NEONATAIS POR MEIO DO TESTE DO PEZINHO Ana Caroline Andrade

Leia mais

MONITORIA DA DISCIPLINA SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA:

MONITORIA DA DISCIPLINA SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA: CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 MONITORIA DA DISCIPLINA SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Jaqueline Diógenes da Silva Graduanda

Leia mais

PERCEPÇÃO DAS VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES DOS VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA 1

PERCEPÇÃO DAS VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES DOS VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA 1 PERCEPÇÃO DAS VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES DOS VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA 1 Felipe Dos Santos Borges 2, Jaqueline Herter Soares 3, Bianca Lima Stein 4, Elenita

Leia mais

ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS *

ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS * ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS * Estela Regina Garlet 1 José Luís Guedes dos Santos 2 Maria Alice Dias da Silva

Leia mais

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente.

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) Jackeline Império Soares 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar

Leia mais

5 Metodologia. 5.1 Tipo de Pesquisa

5 Metodologia. 5.1 Tipo de Pesquisa 5 Metodologia 5.1 Tipo de Pesquisa Para a realização desta pesquisa, foi adotada uma metodologia qualitativa (CRESWELL, 1998), baseada em entrevistas em profundidade. O estudo qualitativo é útil quando

Leia mais

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN:

Universidade Pública na Formação de Professores: ensino, pesquisa e extensão. São Carlos, 23 e 24 de outubro de ISBN: EXPERIMENTAÇÃO: AVALIAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM BIOLOGIA POR UM GRUPO DE ALUNOS EM UMA SEQUÊNCIA DE PRÁTICA EXPERIMENTAL João Luís de Abreu Vieira*; Silvia Frateschi Trivelato* & Daniel Manzoni

Leia mais

AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS

AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS AVALIAÇÃO E VOZ DOCENTE - COMPREENSÕES DOS PROFESSORES SOBRE A REPROVAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM CICLOS INTRODUÇÃO Andressa Farias Vidal UNIRIO e RME Niterói Esta pesquisa é fruto

Leia mais

ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO ELETROMAGNETISMO: UMA AULA PRÁTICA COM USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Maynã Luan Nascimento Melo (1); Eliton da Silva Lima (2); Walmir Benedito Reis Tavares (3); Ana Clecia

Leia mais

SER BOLSISTA ASSISTENCIAL EM UMA UNIDADE DE CLÍNICA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

SER BOLSISTA ASSISTENCIAL EM UMA UNIDADE DE CLÍNICA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 SER BOLSISTA ASSISTENCIAL EM UMA UNIDADE DE CLÍNICA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 MARTINS, Mayani Suertegaray 2 ; GIRARDON-PERLINI, Nara Marilene Oliveira 3 ; SANTOS, Naiana Oliveira dos 4 ; DEBUS,

Leia mais

AVALIAÇÕES EXTERNAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA SME/RJ. Resumo

AVALIAÇÕES EXTERNAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA SME/RJ. Resumo AVALIAÇÕES EXTERNAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DA SME/RJ Claudia Claro Chaves de Andrade Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Resumo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL Viviane Alberto Acadêmica do curso de Enfermagem, ULBRA Cachoeira do Sul, RS vivialberto1@gmail.com Camila Barreto Nunes Orientadora, Professora

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO DA FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA RECREAÇÃO REABILITADORA: Uma intervenção na sociedade

PROGRAMA DE EXTENSÃO DA FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA RECREAÇÃO REABILITADORA: Uma intervenção na sociedade PROGRAMA DE EXTENSÃO DA FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA RECREAÇÃO REABILITADORA: Uma intervenção na sociedade ANGÉLICA DIAS DA ROSA 1 TATIANA VALÉRIA TREVISAN 2 SILMAR ZANON 3 RESUMO O Programa de Extensão

Leia mais

DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO NUMA ESCOLA TÉCNICA EM CAMPINA GRANDE-PB

DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO NUMA ESCOLA TÉCNICA EM CAMPINA GRANDE-PB DESAFIOS E NECESSIDADES DE INCLUSÃO NUMA ESCOLA TÉCNICA EM CAMPINA GRANDE-PB Jakson Luis Galdino Dourado (1); Thiego Barros de Almeida Bradão (2) (Universidade Estadual da Paraíba, jaksonpsi@gmail.com)

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Paula Roberta Galvão Simplício paularoberta.gs@gmail.com Leonara Evangelista de Figueiroa Leonara100@gmail.com

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS

A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR NO AMBIENTE HOSPITALAR: LIMITES E PERSPECTIVAS Elizabeth Magda Silva Ferreira Universidade Federal de Pernambuco magda_pedagogia@yahoo.com.br Thamyris Mariana

Leia mais

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 Claudio Edilberto Höfler 2, Jovani Patias 3, Bruna Gabriela Warmbier 4. 1 Projeto de Pesquisa realizado no Curso de Administração

Leia mais

RELAÇÕES DE TRABALHO E SUBJETIVIDADE EM EQUIPES INTERDISCIPLINARES DE ATENÇÃO À SAÚDE 1 ELIANE MATOS 2 DENISE PIRES 3

RELAÇÕES DE TRABALHO E SUBJETIVIDADE EM EQUIPES INTERDISCIPLINARES DE ATENÇÃO À SAÚDE 1 ELIANE MATOS 2 DENISE PIRES 3 RELAÇÕES DE TRABALHO E SUBJETIVIDADE EM EQUIPES INTERDISCIPLINARES DE ATENÇÃO À SAÚDE 1 ELIANE MATOS 2 DENISE PIRES 3 Nas últimas décadas a interdisciplinaridade vem sendo colocada como uma necessidade

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul AMBULATÓRIO DE FERIDAS CRÔNICAS: PERCEPÇÃO DE ACADÊMICAS DO CURSO DE ENFERMAGEM SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Área temática:

Leia mais

NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos

NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos Laboratório de pesquisa em desenvolvimento e promoção da linguagem infantil - DEPROLIN

Leia mais

A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1

A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1 A ENFERMAGEM NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A VISIBILIDADE DA PROFISSÃO 1 NASCIMENTO, Letícia 2 ; NEVES, Eliane Tatsch 3 ; PIESZAK, Greice Machado 4 ; POTRICH, Tassiana

Leia mais

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens.

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Sérgio Bassalo Paludeto 1, Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação. Universidade de Franca UNIFRAN, Franca (SP), Brasil. 2. Professor

Leia mais

Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos

Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos Caros estudantes, Apresentamos a seguir um roteiro que tem o objetivo de ajudá-los a se preparar para a elaboração, apresentação e discussão

Leia mais

Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira

Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira Atividades desenvolvidas na E.E.E.M. Dr Luiz Mércio Teixeira Bolsistas: Ana Luiza Porto (voluntária); Daniela Lêdo; Mayra Santos; Samara Pereira; Viviane Cuadros. Supervisora: Professora do magistério

Leia mais

MINHA TRAJETÓRIA NO ENSINO Graduação de enfermagem desde 1989 (UFTM; EERP-USP; FEN/UFG) Especialização desde 1992 Mestrado desde 2003 Educação permane

MINHA TRAJETÓRIA NO ENSINO Graduação de enfermagem desde 1989 (UFTM; EERP-USP; FEN/UFG) Especialização desde 1992 Mestrado desde 2003 Educação permane EXPERIÊNCIAS DE APLICAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) NO ÂMBITO DO ENSINO DE ENFERMAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Maria Márcia Bachion MINHA TRAJETÓRIA NO ENSINO Graduação de

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Práticas pedagógicas na escola Miguel Beltrame - bairro Pé de Plátano/ Santa Maria - RS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Práticas pedagógicas na escola Miguel Beltrame - bairro Pé de Plátano/ Santa Maria - RS EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Práticas pedagógicas na escola Miguel Beltrame - bairro Pé de Plátano/ Santa Maria - RS Bruna Camila Dotto 1 Letícia Ramires Corrêa 2 Resumo: O uso inadequado dos recursos naturais

Leia mais

& EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-OPERATÓRIO:

& EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-OPERATÓRIO: & EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-OPERATÓRIO: Uma Vivência de Acadêmicas de Enfermagem Caliandra Marta Dissen 1 Natiellen Quatrin Freitas 2 Thais Picolin Sangoi 3 Carmem Lúcia Colomé Beck 4 Francine Cassol Prestes

Leia mais

Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos

Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos Caros estudantes, Apresentamos a seguir um roteiro que tem o objetivo de ajudá-los a se preparar para a elaboração, apresentação e discussão

Leia mais

OS DOCENTES DE ENFERMAGEM FRENTE AO PROCESSO DE MORTE E MORRER 1

OS DOCENTES DE ENFERMAGEM FRENTE AO PROCESSO DE MORTE E MORRER 1 OS DOCENTES DE ENFERMAGEM FRENTE AO PROCESSO DE MORTE E MORRER 1 BANDEIRA, Danieli 2 ; COGO, Silvana Bastos 3 RESUMO Nesta pesquisa, delineada como qualitativa e descritiva, objetivou-se conhecer as experiências

Leia mais

TÍTULO: A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO.

TÍTULO: A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO. TÍTULO: A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Psicologia INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE JAGUARIÚNA - FAJ AUTOR(ES):

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOCENTE E GESTORA A RESPEITO DA SUPERVISÃO DE ENSINO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA

A PERCEPÇÃO DOCENTE E GESTORA A RESPEITO DA SUPERVISÃO DE ENSINO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA A PERCEPÇÃO DOCENTE E GESTORA A RESPEITO DA SUPERVISÃO DE ENSINO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA Elijane dos Santos Yoshie Ussami Ferrari Leite FCT- UNESP- Presidente Prudente

Leia mais

HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA: ELIMINANDO PARADIGMAS SOCIAIS.

HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA: ELIMINANDO PARADIGMAS SOCIAIS. HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA: ELIMINANDO PARADIGMAS SOCIAIS. Maria de Fátima Carvalho Costa; Adenilza Silva Sousa; Mônica Soares da Silva; Glageane da Silva Souza. Universidade Federal de Campina Grande,

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Raphael Monteiro de Oliveira 1, Cintia Silva Fassarella 2 RESUMO

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU FURB CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE MESTRADO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU FURB CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU FURB CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS - 2006 O PROGRAMA BOLSA ESCOLA NO MUNICÍPIO

Leia mais

RODAS DE CONVERSA NA BIBLIOTECA: EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL-RS

RODAS DE CONVERSA NA BIBLIOTECA: EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL-RS Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) RODAS DE CONVERSA NA BIBLIOTECA: EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL-RS Laís Braga Costa (IFFar) - lais.costa@iffarroupilha.edu.br Márcia

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem ESTRATÉGIAS DE ENFERMAGEM PARA EMANCIPAÇÃO DO CUIDADO FAMILIAR NA UNIDADE PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de Pesquisa: Enfermagem e saúde materno-infantil Responsável pelo trabalho: PAGANO, L.M.

Leia mais

Interdisciplinaridade: pedra fundamental no ensino do cuidado em saúde- uma pesquisa social

Interdisciplinaridade: pedra fundamental no ensino do cuidado em saúde- uma pesquisa social Interdisciplinaridade: pedra fundamental no ensino do cuidado em saúde- uma pesquisa social Maria Ângela Prates Puppin 1, Vera Maria Sabóia 1 1 Universidade Federal Fluminense RESUMO Este projeto aborda

Leia mais

Análise de erro de medicação sob a ótica de auxiliares/técnicos de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva

Análise de erro de medicação sob a ótica de auxiliares/técnicos de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva VI Simpósio Internacional de Enfermagem (SIEN) Análise de erro de medicação sob a ótica de auxiliares/técnicos de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Daniela Benevides Ortega Enfermeira da UTI

Leia mais

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química Monialine Santos de Sousa 1, Juliana da Conceição Souza Lima 1, Andressa Marques Leite 1, Raíla Vieira

Leia mais

Potencialidades de atividades baseadas em Categorias do Cotidiano em uma sala de aula da Educação Básica

Potencialidades de atividades baseadas em Categorias do Cotidiano em uma sala de aula da Educação Básica Potencialidades de atividades baseadas em Categorias do Cotidiano em uma sala de aula da Educação Básica Cleiton Ramos de Souza 1 GD 7 Formação de Professores que Ensinam Matemática Este trabalho tem porobjetivo

Leia mais

INDICADORES DE DESEMPENHO - Contrato 001/2015 de 28/12/2015

INDICADORES DE DESEMPENHO - Contrato 001/2015 de 28/12/2015 INDICADORES DE DESEMPENHO - Contrato 001/2015 de 28/12/2015 Metas Qualitativas Indicador Data limite para a implantação Resultado no 4º Trimestre Atingimento das metas Estabelecer os Fluxos de Acesso Baseado

Leia mais

ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE PELOTAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO FLUXOGRAMA. Obstetrícia/UFPel.

ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE PELOTAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO FLUXOGRAMA. Obstetrícia/UFPel. ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE PELOTAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO FLUXOGRAMA HARTER, Jenifer 1 ; NUNES, Bruno Pereira 1 ; MACHADO, Natanielle Cardona 1 ; LOMBARDI, Geovani

Leia mais

PERCEPÇÕES RELATADAS PELO ENFERMEIRO NO MOMENTO DA ALTA DOS PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO.

PERCEPÇÕES RELATADAS PELO ENFERMEIRO NO MOMENTO DA ALTA DOS PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO. PERCEPÇÕES RELATADAS PELO ENFERMEIRO NO MOMENTO DA ALTA DOS PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO. Taiane Aparecida de Souza 1 ;Thabata Cristine F. Santana 2 ; Flávia Alves Ribeiro 3 ; Maria

Leia mais

AS TECNOLOGIAS LUDICAS COMO INSTRUMENTO DE CUIDADO PARA A ENFERMAGEM NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

AS TECNOLOGIAS LUDICAS COMO INSTRUMENTO DE CUIDADO PARA A ENFERMAGEM NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA AS TECNOLOGIAS LUDICAS COMO INSTRUMENTO DE CUIDADO PARA A ENFERMAGEM NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA 1 Kamila Azevedo de Souza Talarico, 1 Lívia de Alcantara Sales, 1 Nathalia da Silva Pimentel Reis, 1 Nathalia

Leia mais

SISTEMA PARA MONITORAR O IDOSO EM RELAÇÃO À VULNERABILIDADE SOCIAL. Felipe Lima Morais¹; Dr. Odival Faccenda²; Dra. Márcia Regina Martins Alvarenga ³

SISTEMA PARA MONITORAR O IDOSO EM RELAÇÃO À VULNERABILIDADE SOCIAL. Felipe Lima Morais¹; Dr. Odival Faccenda²; Dra. Márcia Regina Martins Alvarenga ³ SISTEMA PARA MONITORAR O IDOSO EM RELAÇÃO À VULNERABILIDADE SOCIAL Felipe Lima Morais¹; Dr. Odival Faccenda²; Dra. Márcia Regina Martins Alvarenga ³ Uems, 79804-970 Dourados-MS, E-mail: felipelimamorais@gmail.com

Leia mais

PRODUTO: PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO SEMESTRAL DA DINÂMICA DO GRUPO TERAPÊUTICO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

PRODUTO: PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA AVALIAÇÃO SEMESTRAL DA DINÂMICA DO GRUPO TERAPÊUTICO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP Campus Baixada Santista Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde GISELE PAIVA TESE: GRUPO INTERDISCIPLINAR DE TERAPIA DA MÃO DO AMBULATÓRIO DE TERAPIA

Leia mais

ACOLHIMENTO E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS: CAMINHO PARA A GARANTIA DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE 1

ACOLHIMENTO E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS: CAMINHO PARA A GARANTIA DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE 1 0 ACOLHIMENTO E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS: CAMINHO PARA A GARANTIA DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE 1 RAMPELOTTO, Geórgia Figueira²; COLOMÉ, Juliana Silveira 3 ; ROSA, Ketelin Carolaine Machado da 4 ¹

Leia mais

A COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIRO E O BINÔMIO CRIANÇA/FAMÍLIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA 1

A COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIRO E O BINÔMIO CRIANÇA/FAMÍLIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA 1 A COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIRO E O BINÔMIO CRIANÇA/FAMÍLIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA 1 BARROS, Camilla Silva de 2 ; NEVES, Eliane Tatsch 3 ; ZAMBERLAN, Kellen Cervo 4 ; RESUMO Trata-se de um relato de experiência

Leia mais

CONHECENDO O PAI ADOLESCENTE. Sonia Maria Könzgen Meincke 1 Ana Cândida Lopes Corrêa2 Marilu Correa Soares3 Simoní Saraiva Bordignon4

CONHECENDO O PAI ADOLESCENTE. Sonia Maria Könzgen Meincke 1 Ana Cândida Lopes Corrêa2 Marilu Correa Soares3 Simoní Saraiva Bordignon4 CONHECENDO O PAI ADOLESCENTE Sonia Maria Könzgen Meincke 1 Ana Cândida Lopes Corrêa2 Marilu Correa Soares3 Simoní Saraiva Bordignon4 Introdução: No Brasil existem cerca de 39 milhões de adolescentes conforme

Leia mais

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MESTRADO 2017 PESQUISA EM EDUCAÇÃO Profa. Me. Kátia de Aguiar Barbosa Sábado 2 de dezembro de 2017 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA. Analisar a atualidade da pesquisa em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA PROCESSO SELETIVO NA MODALIDADE DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA RECURSOS DO EDITAL004/2019 IC HUSM O coordenador do projeto de pesquisa- Profa Dra Michele Vargas Garcia, projeto sob o número no GAP 046284

Leia mais

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele²

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia/ULBRA Campus Guaíba, coordenadora

Leia mais

A EMERGÊNCIA DA LIDERANÇA NO CONTEXTO DA GESTÃO CULTURAL: UM ESTUDO DE CASO DO GRUPO THOLL

A EMERGÊNCIA DA LIDERANÇA NO CONTEXTO DA GESTÃO CULTURAL: UM ESTUDO DE CASO DO GRUPO THOLL A EMERGÊNCIA DA LIDERANÇA NO CONTEXTO DA GESTÃO CULTURAL: UM ESTUDO DE CASO DO GRUPO THOLL Charles Vargas, Tamara Cecilia Karawejczyk (orient.) (UNILASALLE) Área Temática: Ciências Humanas Resumo: Conhecer

Leia mais

O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA

O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA O OLHAR DO PROFESSOR DA EJA: METODOLOGIA COM CARÁTER INVESTIGATIVO EM SALA DE AULA INTRODUÇÃO Renata Nery Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia natinhanery@hotmail.com Baraquizio Braga do

Leia mais

VISÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE SUA PRÁTICA DE COMUNICAÇÃO ORAL NO CONTATO COM OS ALUNOS

VISÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE SUA PRÁTICA DE COMUNICAÇÃO ORAL NO CONTATO COM OS ALUNOS 1 VISÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE SUA PRÁTICA DE COMUNICAÇÃO ORAL NO CONTATO COM OS ALUNOS Maria Lucia Suzigan Dragone Docente Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e

Leia mais

PERCEPÇÃO DE PRIVACIDADE DOS USUÁRIOS ACERCA DA VISITA DOMICILIAR

PERCEPÇÃO DE PRIVACIDADE DOS USUÁRIOS ACERCA DA VISITA DOMICILIAR PERCEPÇÃO DE PRIVACIDADE DOS USUÁRIOS ACERCA DA VISITA DOMICILIAR Luciana Rodrigues Botelho 1 ; Jamila Geri Tomaschewski 2 ; Edison Luiz Devos Barlem 3 ; Valéria Lerch Lunardi 4 ; Carla Rosane da Costa

Leia mais

MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS, METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS, METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS, METODOLÓGICOS DO SERVIÇO

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA INTERFACE DA SEGURANÇA DO PACIENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR

I Workshop dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA INTERFACE DA SEGURANÇA DO PACIENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA INTERFACE DA SEGURANÇA DO PACIENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR Linha de Pesquisa: Gestão em serviços de saúde. Responsável pelo trabalho: SILVA, A. T. Instituição: Escola de Enfermagem

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISAS E A OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E VISIBILIDADE DA ENFERMAGEM 1

A PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISAS E A OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E VISIBILIDADE DA ENFERMAGEM 1 A PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISAS E A OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E VISIBILIDADE DA ENFERMAGEM 1 NASCIMENTO, Letícia 2 ; NEVES, Eliane Tatsch 3 ; PIESZAK, Greice Machado 4 ; POTRICH, Tassiana 5 RESUMO

Leia mais

Palavras-chave: Formação docente. ensino de História. metodologia. técnica de seminário.

Palavras-chave: Formação docente. ensino de História. metodologia. técnica de seminário. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

EQUIPE INTERDISCIPLINAR E A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA 1

EQUIPE INTERDISCIPLINAR E A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA 1 EQUIPE INTERDISCIPLINAR E A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA 1 SCHIMDT, Alessandra 2 ; PESERICO, Anahlú 3 ; MOREIRA, Cristiane 4 ; SMEHA, Luiza 5 ;

Leia mais

3 Metodologia Tipos de Pesquisa

3 Metodologia Tipos de Pesquisa 3 Metodologia O presente capítulo apresenta a metodologia adotada para a pesquisa de campo. São discutidos os seguintes temas: o tipo de pesquisa, a seleção dos entrevistados, o procedimento de coleta

Leia mais

Transversalidade entre as Políticas de Saúde Mental e Saúde da Mulher: Uma nova abordagem da Pesquisa em Enfermagem

Transversalidade entre as Políticas de Saúde Mental e Saúde da Mulher: Uma nova abordagem da Pesquisa em Enfermagem Transversalidade entre as Políticas de Saúde Mental e Saúde da Mulher: Uma nova abordagem da Pesquisa em Enfermagem Iandra Rodrigues da Silva 1 ; Dária Catarina Silva Santos 2 ; Aline Barros de Oliveira

Leia mais

Pesquisa ANTES E DEPOIS DA AMBIENTAÇÃO NO HEMORIO

Pesquisa ANTES E DEPOIS DA AMBIENTAÇÃO NO HEMORIO Pesquisa ANTES E DEPOIS DA AMBIENTAÇÃO NO HEMORIO Nome: Avaliação do projeto Aquário Carioca em uma unidade hospitalar especializada em hematologia e hemoterapia no Estado do Rio de Janeiro: as percepções

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq INTRODUÇÃO Este texto apresenta a pesquisa em andamento

Leia mais

Método Clínico-Qualitativo: Pesquisa Qualitativa em Settings de Saúde

Método Clínico-Qualitativo: Pesquisa Qualitativa em Settings de Saúde Método Clínico-Qualitativo: Pesquisa Qualitativa em Settings de Saúde Egberto Ribeiro Turato 1, Claudinei José Gomes Campos 2, Aldair Weber 3, Rodrigo Almeirda Bastos 4 1,3,4 Faculdade de Ciências Médicas

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE CRISE CONVULSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE CRISE CONVULSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE CRISE CONVULSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EIXO 5: ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE RESUMO Luiza Helena Holanda de Lima Silva 1 Fernanda Aline Rodrigues dos Santos 2

Leia mais

Profª. Rebeca, agradecemos sua gentileza em nos prestigiar com esta entrevista!

Profª. Rebeca, agradecemos sua gentileza em nos prestigiar com esta entrevista! da: Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira 1 Por Flavio Biasutti Valadares (via correio eletrônico) A convite da Profª Mariana Baroni Profª. Rebeca, agradecemos sua gentileza em nos prestigiar com esta

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO IDOSO HOSPITALIZADO. Andressa de Fátima Silva* (PIBIC/AF/IS/CNPq), Herbert Leopoldo de Freitas Góes (Orientador), Viviani Camboin

Leia mais

CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA

CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA CUIDADOS DE ENFERMAGEM ÀS PESSOAS PORTADORAS DE COLOSTOMIA E/OU ILEOSTOMIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: NOTA PRÉVIA Cláudia Bruna Perin¹ Érika Eberlline Pacheco dos Santos² Resumo O enfermeiro da Estratégia

Leia mais

Palavras-chaves: Hospital. Atendimento Escolar. Formação.

Palavras-chaves: Hospital. Atendimento Escolar. Formação. 02007 ESCOLA HOSPITALAR: PROPOSTA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA AO ESCOLAR HOSPITALIZADO NO ESTADO DO PIAUÍ Resumo: SOUSA, Francisca Maria de - PUCPR cineidesousa@yahoo.com.br WOLF, Rosângela Abreu do Prado

Leia mais

Investigação qualitativa na promoção da saúde do idoso institucionalizado: a potência da conjugação de técnicas e de participantes

Investigação qualitativa na promoção da saúde do idoso institucionalizado: a potência da conjugação de técnicas e de participantes Investigação qualitativa na promoção da saúde do idoso institucionalizado: a potência da conjugação de técnicas e de participantes Natália de Cássia Horta 1, Marina Celly Martins Ribeiro de Souza 2, Quesia

Leia mais

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIROS E FAMILIARES IDOSOS DE PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIROS E FAMILIARES IDOSOS DE PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIROS E FAMILIARES IDOSOS DE PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Laura Cristhiane Mendonça Rezende- UFPB lauracristhiane@hotmail.com Kátia Neyla de Freitas Macêdo

Leia mais