Cadastro Técnico Multifinalitário e os Desafios das Prefeituras. Romay Conde Garcia Arquiteto e Urbanista

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cadastro Técnico Multifinalitário e os Desafios das Prefeituras. Romay Conde Garcia Arquiteto e Urbanista"

Transcrição

1 Cadastro Técnico Multifinalitário e os Desafios das Prefeituras Romay Conde Garcia Arquiteto e Urbanista

2 Propósitos mediação entre planejamento (governo) e a sociedade civil a ação de intervir é concebida como processo as trocas com o ambiente e entre as partes do sistema estão sujeitas a perturbações (...) comportamentos desordenados que se agitam aleatoriamente, em todas as direções Lia Machado

3 É possível controlar a Cidade? deveria ser algo banal e corriqueiro, de tão elementar, mas de fato é raro que cadastros técnicos e plantas genéricas de valores (...) sejam regular e rigorosamente atualizados (SOUZA, 2002) A desatualização dos cadastros, reflete muito mais que simples desleixo administrativo. Reflete o esgotamento de um tipo de planejamento e compreensão do espaço urbano e põe em xeque a capacidade do Estado em controlar este espaço.

4 O Cadastro na História A palavra grega Καταστρασις era utilizada para inserimento ou accorpamento de propriedade. Já o termo Καταστραωμα significava procedimento de registro em livro público. A palavra latina capitastrum deriva de caput, unidade de coleta do censo romano, que por sua vez, tratava-se de uma pesquisa per capita. Ou seja, Capistatrum. é um registro de informações per capita, um rol de unidades.

5 O Cadastro na História A origem do termo aponta para um procedimento de identificação de uma unidade ou parte do todo. Desde os primórdios é instrumento de controle de dados, seja por parte do Estado ou de particulares. Este procedimento, em geral, está diretamente relacionado a um objetivo específico que acaba por determinar o que será cadastrado e os dados a armazenar.

6 O Cadastro e Agrimensura Heródoto (1400 AC) menciona que no Egipto trabalhavam uns técnicos chamados "esticadores de cordas", com as quais se encarregavam de demarcar limites das propriedades depois das cheias do Nilo Na Roma antiga, eram os tratados de Agrimensura que orientavam o processo de formação das cidades.

7 O Cadastro e Agrimensura O Cadastro Florentino, realizado entre 1427 e 1430, não se limitou a inventariar e valorar as propriedades, incluindo um censo populacional e patrimonial. O Cadastro Francês, bastante influenciado por Laplace, iniciouse em 1808 e levou 50 anos. Complementava o Código Civil Napoleônico.

8 Cadastro no Brasil Originalmente, os cadastros municipais no Brasil focaram o tributo e por isso foram chamados de cadastros prediais O primeiro cadastro imobiliário, criado para fins de tributação teria sido o da Cidade do Rio de Janeiro, em decorrência da criação da dízima urbana, pelo alvará real de 27/09/1808.

9 Dízima Predial O lançamento era feito a partir de convocação dos locatários do distrito fiscal, que deveriam apresentar os recibos e contratos de aluguel. No "róes" do lançamento estaria a base de um cadastro imobiliário, que contaria com as seguintes informações: nome do logradouro / número de ordem / se térreo, assobradado ou desdobrado / número de andares / número de lojas / estado de conservação: se em ruínas, em construção, reconstrução ou desocupados / se isento / nome dos proprietários ou usufructários / valor locativo anual

10 Os Cartórios O primeiro cartório, então chamado de Registro Geral, foi criado apenas em Antes, a Lei de Terras, de 1850/54, enfrentava vários problemas na legitimação das posses, devido à insuficiência de recursos oficiais para medição de terras e às irregularidades processuais que incluía o registro de terras no livro do vigário das freguesias.

11 Para reflexão... A distância entre o Cadastro Fiscal e o Registro de Imóveis era tamanha que o Decreto 7051, de 18 de outubro de 1878, que reformulou o imposto predial, estabelecia que se algum prédio fosse edificado em terreno alheio, será inscrito no nome do construtor. Este dispositivo que, de certo modo, consagra a informalidade da construção e a posse de terrenos, mesmo quando já havia sido criado o Registro de Imóveis, permanece até hoje como o cerne da questão cadastral nas Prefeituras.

12 Cadastro no Brasil: SERFHAU Em 1964 foi criado o Serviço Federal de Habitação e Urbanismo - SERFHAU - e o Plano de Desenvolvimento Local Integrado PDLI. Surgem metodologias de Cadastro Técnico: voltado para elaboração de Planos Diretores. O Cadastro Técnico Municipal CTM é um conjunto de arquivos que contém o registro de dados de base imobiliária urbana. As finalidades mais imediatas do CTM se referem ao planejamento físico e controle do uso do solo, a arrecadação municipal e a implantação dos serviços urbanos.

13 Cadastro no Brasil: CIATA Em 1966 é feita a Reforma Tributária que altera a base de cálculo do imposto de valor locacional para valor venal. Surge a necessidade de se alterar a estrutura dos Cadastros Imobiliários. Em 1977 o Serviço de Processamento de Dados SERPRO, lança o projeto CIATA - Convênio de Incentivos ao Aperfeiçoamento Técnico- Administrativo das Pequenas Municipalidades. Em 1992 o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara lança um componente voltado para melhoria da arrecadação de IPTU.

14 O que é Cadastro Técnico? sistema de informação da terra atualizado e baseado em parcelas, contendo um registro de interesses sobre a terra, a descrição geométrica das parcelas e outros registros que descrevem a natureza dos interesses,a propriedade ou o controle desses interesses e, freqüentemente, o valor da parcela e suas benfeitorias (FIG, 1998).

15 O que é Cadastro Técnico? O cadastro técnico multifinalitário deve ser entendido como um sistema de registro da propriedade imobiliária, feito de forma geométrica e descritiva constituindo-se no veículo mais ágil e completo para a parametrização dos modelos explorados de planejamento, sempre respaldados quanto à estruturação e funcionalidade. (BLACHUT, LOCH, 1993)

16 O que é Cadastro Técnico MUNICIPAL?

17 Premissas

18 Rupturas

19 Cadastro Técnico Municipal É um sistema de informações, de caráter local, destinado a subsidiar o planejamento, a tributação, o licenciamento de atividades, a fiscalização e todas as funções que emanam das competências dos Municípios relacionadas à gestão espaço urbano e... segundo as diretrizes de governo!

20 CT: sistema de informações Sistema de Informações: componentes relacionados entre si atuando conjuntamente para coletar, processar e prover informações aos sistemas e/ou processos de decisão, coordenando, controlando, analisando e visualizando processos internos às organizações. Laudon & Laudon (1996)

21 CT: sistema de informações

22 Características de um SIO

23 Características das Informações Cadastrais

24 Características das Informações Cadastrais

25 Características das Informações Cadastrais

26 Características das Informações Cadastrais

27 Informações do Sistema O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá. Milton Santos (1996)

28 Espaço: Forma, Função, Estrutura e Processo Forma: aspecto visível do objeto, referindo-se, ainda, ao seu arranjo, que passa a constituir um padrão espacial; Função: tarefa, atividade ou papel a ser desempenhado pelo objeto; Estrutura: maneira pela qual os objetos estão interrelacionados Processo: estrutura em seu movimento de transformação, ação que se realiza continuamente visando um resultado qualquer, implicando tempo e mudança (Milton Santos)

29 Espaço: Sistema de Objetos Contribuição do Geoprocessamento: o entendimento das representações computacionais do espaço Ontologia Orientação ao Objeto Topologia

30 Município Sistema Geral Zona Rural Zona Urbana Bairros Setores Glebas Loteamentos Quadras Logradouros Lotes Endereço Trechos Log Edifícios Imóvel Unidades

31 Representação do Sistema Cadastral Cartografia Mapa ou planta de referência cadastral; Plantas de loteamentos e plantas de quadra. Imagens de satélite; Ortofotocartas e fotografias aéreas; Tudo isso em meio analógico ou digital

32

33

34

35 Sistema de Objetos Loteamentos e Glebas

36 Sistema de Objetos Loteamentos e Glebas

37 Sistema de Objetos Loteamentos e Glebas

38 Sistema de Objetos Quadra ou Quarteirões A quadra pode ser entendida como um agrupamento de lotes, originário de processo de parcelamento do solo urbano, eventualmente delimitado por logradouros, rios, glebas, divisas de loteamentos e perímetro urbano.

39 Sistema de Objetos A Origem da Quadra Elemento típico de modelo urbanístico racionalista, que valoriza formas regulares geométricas para dividir público x privado fluxos x fixos Plano para Mileto - Hipódamo

40 Sistema de Objetos Problemas das Quadras Rocinha Rio de Janeiro

41 Sistema de Objetos Problemas das Quadras Santo Antônio e Caixa d Água Rio de Janeiro

42 Sistema de Objetos Problemas das Quadras Cascatinha Nova Friburgo

43 Itaipu - Niterói Sistema de Objetos Problemas das Quadras

44

Cadastro Técnico Multifinalitário e os Desafios das Prefeituras. Romay Conde Garcia Arquiteto e Urbanista

Cadastro Técnico Multifinalitário e os Desafios das Prefeituras. Romay Conde Garcia Arquiteto e Urbanista Cadastro Técnico Multifinalitário e os Desafios das Prefeituras Romay Conde Garcia Arquiteto e Urbanista Propósitos Fundamentar uma metodologia que esteja efetivamente a serviço da GESTÃO mediação entre

Leia mais

ANEXO I EXIGÊNCIAS PARA PROJETOS DE PARCELAMENTO

ANEXO I EXIGÊNCIAS PARA PROJETOS DE PARCELAMENTO ANEXO I EXIGÊNCIAS PARA PROJETOS DE PARCELAMENTO 12 EXIGÊNCIAS PARA PROJETOS DE PARCELAMENTO I - Cronograma de execução das obras com duração máxima de quatro anos; II - Certidão atualizada da matrícula

Leia mais

MANUTENÇÃO CADASTRAL E. Roberto Freitas Soares da Silva Filho

MANUTENÇÃO CADASTRAL E. Roberto Freitas Soares da Silva Filho MANUTENÇÃO CADASTRAL E FERRAMENTAS GEO Roberto Freitas Soares da Silva Filho CTM DE BELO HORIZONTE DADOS DO MUNICÍPIO: 335 km²; 17.255 quadras CTM; 16.752 logradouros; 51.375 trechos de logradouros; 350.795

Leia mais

Cadastro Territorial Multifinalitário - confiabilidade e qualidade dos dados -

Cadastro Territorial Multifinalitário - confiabilidade e qualidade dos dados - Multifinalitário - confiabilidade e qualidade dos dados - Prof. Artur Caldas Brandão acaldas@ufba.br Universidade Federal da Bahia UFBA MundoGEO#connect 2011 São Paulo-SP 1 MundoGEO#connect 2011 Seminário

Leia mais

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO Bem Vindo! IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA - IPTU; O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) é um imposto brasileiro

Leia mais

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 Programa 1. Introdução 2. Legislação Cadastral 3. Questões Cadastrais 4. Metodologia do Cadastro Territorial 5. Cadastro

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana e Cidades Inteligentes

Regularização Fundiária Urbana e Cidades Inteligentes Regularização Fundiária Urbana e Cidades Inteligentes Como iniciar um case de sucesso JOSÉ CELSO VILELA REGISTRADOR DE IMÓVEIS EM ITABIRA-MG DIRETOR DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO CORI-MG Por que promover

Leia mais

O IPTU NO BRASIL. CONABRASF Brasília 11 de dezembro de Erika Amorim Araujo Consultora em Finanças Públicas

O IPTU NO BRASIL. CONABRASF Brasília 11 de dezembro de Erika Amorim Araujo Consultora em Finanças Públicas O IPTU NO BRASIL CONABRASF Brasília 11 de dezembro de 2008 Erika Amorim Araujo (earaujo@fiscolab.com.br) Consultora em Finanças Públicas Principais Características do IPTU Tributo tipicamente local que

Leia mais

4.2. Considerações sobre a Obtenção de Dados. Base Legal

4.2. Considerações sobre a Obtenção de Dados. Base Legal Base Legal No Registro de Imóveis são feitos a matrícula, o registro e a averbação de atos referentes a imóveis ou a direitos a eles relacionados. Na designação genérica de REGISTRO estão compreendidas

Leia mais

COLETA DE IMAGENS AÉREAS

COLETA DE IMAGENS AÉREAS Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná Fundação de Apoio à Universidade Federal do Paraná. COLETA DE IMAGENS AÉREAS Lei Federal nº 10.257/2001. Lei Federal nº 11.977/2009. Lei Federal nº 12.651/2012.

Leia mais

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS Conceito Espécies MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS DE USO E GOZO a) Superfície a.1. Conceito a.2. Objeto a.3. Extinção

Leia mais

Estruturação da Arrecadação do IPTU: Caso do Município de Campo Grande-MS

Estruturação da Arrecadação do IPTU: Caso do Município de Campo Grande-MS Estruturação da Arrecadação do IPTU: Caso do Município de Campo Grande-MS Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Diretor-Presidente do PLANURB Instituto Municipal de Planejamento Urbano Sumário 1. Estrutura

Leia mais

GESIG Gestão Estratégica com Sistema de Informação Geográfica

GESIG Gestão Estratégica com Sistema de Informação Geográfica Cadastro Territorial Territorial Multifinalitário Multifinalitário -- CTM CTM Cadastro GESIG Gestão Estratégica com Sistema de Informação Geográfica Ordenamento Territorial Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

SEMINÁRIO. Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais Comarca de Viçosa

SEMINÁRIO. Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais Comarca de Viçosa SEMINÁRIO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS: O PAPEL DAS PREFEITURAS, DO PODER JUDICIÁRIO E DOS CARTÓRIOS Poder Judiciário do Estado de

Leia mais

O Cadastro Territorial: Disposições gerais, benefícios e desafíos

O Cadastro Territorial: Disposições gerais, benefícios e desafíos Seminário Regional Norte Diretrizes Nacionais para o Cadastro Territorial Multifinalitário O Cadastro Territorial: Disposições gerais, benefícios e desafíos Macapá, AP 6 y 7 Junho 2014 1 Evolução do debate

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COM CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COM CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO SISTEMA DE INFORMAÇÕES MUNICIPAIS IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COM CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO -RS JANEIRO DE 2014 Pág. 1 : 7 SECRETARIA DE MUNICÍPIO DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE

Leia mais

IPTU NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Diagnóstico do Lançamento de 2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA

IPTU NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Diagnóstico do Lançamento de 2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA IPTU NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Diagnóstico do Lançamento de 2017 A participação dos impostos nas receitas tributárias 70% Participação Relativa dos Impostos 60% 51,4% ISS 59,7% 50% 40% 30% 33,7% IPTU

Leia mais

Bauhaus Sistemas Sistema Terra. Cadastro Imobiliário. O conteúdo a seguir mostrará as características e funcionalidades do cadastro imobiliário.

Bauhaus Sistemas Sistema Terra. Cadastro Imobiliário. O conteúdo a seguir mostrará as características e funcionalidades do cadastro imobiliário. Treinamento Bauhaus Sistemas Sistema Terra Cadastro Imobiliário O conteúdo a seguir mostrará as características e funcionalidades do cadastro imobiliário. CADASTRO IMOBILIÁRIO Cadastro de imóveis O cadastro

Leia mais

SysRecad. Cadastramento Seletivo de Imóveis Irregulares

SysRecad. Cadastramento Seletivo de Imóveis Irregulares SysRecad Cadastramento Seletivo de Imóveis Irregulares Conceito O SysRecad é um Sistema de Gestão Municipal baseado em Geotecnologias que identifica os imóveis irregulares de acordo com o cadastro imobiliário

Leia mais

INFORMAÇÃO BÁSICA PARA EDIFICAÇÕES

INFORMAÇÃO BÁSICA PARA EDIFICAÇÕES 1 / 4 Nº da Solicitação: 360615 Data Solicitação: 08/03/2016 Índice Cadastral do IPTU: 240.017E.005.001-5 IDENTIFICAÇÃO DO LOTE Regional: NOROESTE Zona Fiscal: 240 Quarteirão: 017E Lote: 005 Planta de

Leia mais

O sistema cartográfico do cadastro urbano é composto:

O sistema cartográfico do cadastro urbano é composto: 4.3. Mapeamento Cadastral O sistema cartográfico do cadastro urbano é composto: Planta Geral do Município (1/25.000) Planta de Referência Cadastral (1:10.000 ou 1:5.000) Planta de Quadras (1:2.000 ou 1:1.000)

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE BASE CARTOGRÁFICA E BASE DESCRITIVA DO CADASTRO IMOBILIÁRIO FISCAL COM SUPORTE EM IMAGENS DE SATÉLITE

COMPATIBILIZAÇÃO DE BASE CARTOGRÁFICA E BASE DESCRITIVA DO CADASTRO IMOBILIÁRIO FISCAL COM SUPORTE EM IMAGENS DE SATÉLITE COMPATIBILIZAÇÃO DE BASE CARTOGRÁFICA E BASE DESCRITIVA DO CADASTRO IMOBILIÁRIO FISCAL COM SUPORTE EM IMAGENS DE SATÉLITE Prosperino Sarubbi Neto 1 Jonas Bezerra de Melo Junior 2 Profª. Drª. Ana Lúcia

Leia mais

PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. Sistema de Informação Geográfica SIG

PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. Sistema de Informação Geográfica SIG Faculdade de Engenharia de Minas Gerais Campus Gameleira INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA DE SOUZA Graduação em Engenharia de Agrimensura PREFEITURA DE UBERLÂNDIA Sistema de Informação Geográfica SIG Dayana

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Prefeitura Municipal de Manoel Viana "Administrando para o povo"

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Prefeitura Municipal de Manoel Viana Administrando para o povo ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL LEI NQ 1711, DE 03 DE MARÇO DE 2009, A PREFEITA MUNICIPAL. Faço saber, em disposto no artigo 56 da Lei Orgânica Municipal, que a Câmara Municipal aprovou e Eu sanciono e promulgo

Leia mais

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 Programa 1. Introdução 2. Legislação Cadastral 3. Questões Cadastrais 4. Metodologia do Cadastro Territorial 5. Cadastro

Leia mais

TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1

TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1 TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1 1 APRESENTAÇÃO O WebGIS é um instrumento que visa por meio da tecnologia de softwares e aplicativos melhorar a gestão de diversos setores da área pública, como controle

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei 13.465/2017 Paola de Castro Ribeiro Macedo Oficial de Registro de Imóveis de Taubaté-SP. MECANISMOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Leia mais

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO especiais e cópia de seu documento de identificação oficial

Leia mais

LEI Nº DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014.

LEI Nº DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014. LEI Nº 2.711 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014. ADAPTA AO CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DA BARRA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

SOFTWARE DE CADASTRO MOBILIÁRIO, IMOBILIÁRIO E LOGRADOUROS

SOFTWARE DE CADASTRO MOBILIÁRIO, IMOBILIÁRIO E LOGRADOUROS SOFTWARE DE CADASTRO MOBILIÁRIO, IMOBILIÁRIO E LOGRADOUROS O software de cadastro mobiliário, imobiliário e logradouros permite armazenar os dados dos imóveis e vias em um banco de dados geográfico e disponibiliza

Leia mais

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural A Lei nº 13.465/17 e suas PerverCidades Rosane Tierno - São Paulo - 10/10/17 PerverCidade 0 Cidade Mercado x Cidade Direito Cidade propriedade

Leia mais

MÉTODO COMPARATIVO DE DADOS DE MERCADO APLICADO À ELABORAÇÃO DA PLANTA GENÉRICA DE VALORES - Caso de Porto Alegre -

MÉTODO COMPARATIVO DE DADOS DE MERCADO APLICADO À ELABORAÇÃO DA PLANTA GENÉRICA DE VALORES - Caso de Porto Alegre - MÉTODO COMPARATIVO DE DADOS DE MERCADO APLICADO À ELABORAÇÃO DA PLANTA GENÉRICA DE VALORES - Caso de Porto Alegre - 1 SUMÁRIO Conceitos Básicos Método Comparativo de Dados para avaliação de imóvel Método

Leia mais

CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: A IMPORTÂNCIA DOS IDENTIFICADORES NO BANCO DE DADOS SIG

CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: A IMPORTÂNCIA DOS IDENTIFICADORES NO BANCO DE DADOS SIG CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: A IMPORTÂNCIA DOS IDENTIFICADORES NO BANCO DE DADOS SIG Acacia Maria Barros Souza 1, Fernanda dos Santos Lopes Cruz 2, Cleverton dos Santos 3, Gleideneides Teles

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos municipais iptu MATERIAL ANTECEDENTE ESPACIAL TEMPORAL PESSOAL CONSEQUENTE QUANTITATIVO SENTENÇA V / F É legítima a cobrança de IPTU de concessionário

Leia mais

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal Lei Federal n 13.465/17 Novo Marco Legal NOVO MARCO LEGAL Foi publicada no dia 11 de julho de 2017 a Lei Federal n 13.465/17 que converteu a MP 759/2016, e altera 28 dispositivos legais, entre eles: Código

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE APOIO AO CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO, EM AÇÕES DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO MUNICÍPIO DE CAAPORÃ/ PB.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE APOIO AO CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO, EM AÇÕES DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO MUNICÍPIO DE CAAPORÃ/ PB. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE APOIO AO CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO, EM AÇÕES DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO MUNICÍPIO DE CAAPORÃ/ PB. Jordana COIMBRA01 (1); Ermano FALCÃO02 (2); Vera WANDERLEY03

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016

LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016 LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016 DISPÕE SOBRE ISENÇÃO POR TEMPO DETERMINADO DE IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU PARA LOTEAMENTOS APROVADOS, REGULARIZADOS E REGISTRADOS NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO

Leia mais

O IPTU no Brasil. Oportunidades e Restrições para a Exploração do Imposto como Fonte de Financiamento Local

O IPTU no Brasil. Oportunidades e Restrições para a Exploração do Imposto como Fonte de Financiamento Local O IPTU no Brasil Oportunidades e Restrições para a Exploração do Imposto como Fonte de Financiamento Local I Seminário Nacional Política e Administração do Imposto sobre a Propriedade Imobiliária: Implementação

Leia mais

A NOVA LEI. Lei Congresso Audiências Seminários. MP 759: Política Nacional Dezembro/16. GT - REURB MCidades. Decreto 9.310

A NOVA LEI. Lei Congresso Audiências Seminários. MP 759: Política Nacional Dezembro/16. GT - REURB MCidades. Decreto 9.310 A NOVA LEI GT - REURB MCidades Agosto/16 MP 759: Política Nacional Dezembro/16 Congresso Audiências Seminários Lei 13.465 Novo Paradigma Julho/17 Decreto 9.310 Março/18 Dez/18 NOVO MARCO Lei Federal 13.465

Leia mais

Resumo das funcionalidades do sistema: Menu de parâmetros

Resumo das funcionalidades do sistema: Menu de parâmetros Sistema de gestão de tributos, onde é controlado o cálculo, lançamento, inscrição em dívida e acompanhamento de processos. Com o sistema itributos, o município pode ter todo seu CTM (Código Tributário

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL CONFORME LEI FEDERAL 13.465/2017 Registro de Imóvel 02 A Prefeitura Municipal de Confins, está iniciando o Programa de Regularização Fundiária que irá promover

Leia mais

APOIO AO EMPREENDEDORISMO)

APOIO AO EMPREENDEDORISMO) PLANO DE PORMENOR - EXPANSÃO DA ZONA INDUSTRIAL DE ALJUSTREL (CONSOLIDAÇÃO E CONCLUSÃO DAS INFRAESTRUTURAS DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO) TERMOS DE REFERÊNCIA 1. Introdução 2. Oportunidade da elaboração

Leia mais

Habitação, Construção e Obras Públicas. Anexo nº 2 - Sistema Conceptual completo

Habitação, Construção e Obras Públicas. Anexo nº 2 - Sistema Conceptual completo Bens e serviços imobiliários Alojamento Alojamento colectivo Alojamento de convivência Estabelecimento hoteleiro e similar Alojamento familiar Alojamento familiar clássico Alojamento sobrelotado Alojamento

Leia mais

PROJETO DE LEI N 020/2013

PROJETO DE LEI N 020/2013 PROJETO DE LEI N 020/2013 Plano Municipal de Incentivo a Projetos Habitacionais Programa Minha Casa Minha Vida Desoneração - Condições Interesse Social. O Prefeito do Município de Carmo do Cajuru, Estado

Leia mais

Avaliação da governança fundiária para o desenvolvimento contemporâneo de áreas em urbanização no Brasil

Avaliação da governança fundiária para o desenvolvimento contemporâneo de áreas em urbanização no Brasil II Conferencia y Reunión de la Red Interamericana de Catastro y Registro de la Propiedad Taller Gobernanza de la Tierra Ciudad de Panamá, Panamá Avaliação da governança fundiária para o desenvolvimento

Leia mais

LEI Nº DE 27 DE MAIO DE 2014

LEI Nº DE 27 DE MAIO DE 2014 (PROJETO DE LEI Nº. 42/2014 PMA) LEI Nº. 2.514 DE 27 DE MAIO DE 2014 SÚMULA: Altera as alíneas a, e f, do 3º, do art. 2º, da Lei Municipal n. 2.282 de 28 de dezembro de 2011 e alt era a Lei n. 1.420 de

Leia mais

TRIBUTAÇÃO PELO IPTU: GEOINFORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

TRIBUTAÇÃO PELO IPTU: GEOINFORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO CADASTRAL TRIBUTAÇÃO PELO IPTU: GEOINFORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO CADASTRAL Lauro Marino Wollmann Agente Fiscal da Receita Municipal Secretaria da Fazenda - Porto Alegre Porto Alegre, 20 de novembro de 2014. Para exigir

Leia mais

Oficina sobre Aspectos Legais e Jurídicos em Relação à Tributação Imobiliária e Gestão Territorial. Gustavo Nygaard

Oficina sobre Aspectos Legais e Jurídicos em Relação à Tributação Imobiliária e Gestão Territorial. Gustavo Nygaard Oficina sobre Aspectos Legais e Jurídicos em Relação à Tributação Imobiliária e Gestão Territorial d Gustavo Nygaard nygaard@tozzinifreire.com.br Painel II - Quantificação e Distribuição da Carga Tributária

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA ESTADO DA BAHIA - BRASIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA ESTADO DA BAHIA - BRASIL DECRETO Nº 2.985/2018. Aplica aos créditos da Fazenda Pública Municipal, o INDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO-IPCA-IBGE, acumulado no exercício anterior, a partir de 02 de janeiro de 2019, conforme

Leia mais

O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB

O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB XXVII CONGRESSO ESTADUAL DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB LUCIANO MATHEUS ROCHA CHAGAS Escrevente Substituto Registro de Imóveis de Inhapim-MG Aurélio Buarque

Leia mais

A importância de um Cadastro Territorial Multifinalitário(CTM) para a avaliação em massa de imóveis

A importância de um Cadastro Territorial Multifinalitário(CTM) para a avaliação em massa de imóveis A importância de um Cadastro Territorial Multifinalitário(CTM) para a avaliação em massa de imóveis Profa. Dra. Andrea F.T. Carneiro Programa de Pós graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Leia mais

Rua António Saúde nº 11 a 13, freguesia São Domingos de Benfica, concelho Lisboa

Rua António Saúde nº 11 a 13, freguesia São Domingos de Benfica, concelho Lisboa PALÁCIO E QUINTA DA ALFARROBEIRA DEZ 13 LOCALIZAÇÃO Rua António Saúde nº 11 a 13, freguesia São Domingos de Benfica, concelho Lisboa O imóvel designado por Palácio e Quinta da Alfarrobeira localiza-se

Leia mais

Art. 1º O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, a Taxa de Limpeza Pública - TLP,

Art. 1º O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, a Taxa de Limpeza Pública - TLP, DECRETO nº 311, de 03 de fevereiro de 2006 Dispõe sobre o lançamento e a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU, da Taxa de Limpeza Pública TLP, da Taxa de Conservação

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EM DELPHI PARA A MANIPULAÇÃO DE BANCO DE DADOS DE SISTEMAS CADASTRAIS

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EM DELPHI PARA A MANIPULAÇÃO DE BANCO DE DADOS DE SISTEMAS CADASTRAIS p.419-423. DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EM DELPHI PARA A MANIPULAÇÃO DE BANCO DE DADOS DE SISTEMAS CADASTRAIS GUILHERME HENRIQUE BARROS DE SOUZA ROBERTO RUANO DALAQUA AMILTON AMORIM FCT/UNESP - Depto.

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO CTM EM MUNICÍPIOS DA PARAÍBA: PRIMEIROS RESULTADOS

CAPACITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO CTM EM MUNICÍPIOS DA PARAÍBA: PRIMEIROS RESULTADOS CAPACITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO CTM EM MUNICÍPIOS DA PARAÍBA: PRIMEIROS RESULTADOS XAVIER, Ana Paula Campos 1 COSTA, Antônio Carlos Brito Vital 2 DANTAS, José Carlos 3 OLIVEIRA, Nádja Melo 4 SILVA, Richarde

Leia mais

Processo de Input - Procedimentos Administrativos: Atualização via parcelamento - loteamento.

Processo de Input - Procedimentos Administrativos: Atualização via parcelamento - loteamento. Atualização via parcelamento - loteamento. Aprovação do projeto Regularização das parcelas no Registro de Imóveis Concessão da Licença de Obras de Urbanização Digitação de no sistema de licenciamento (módulo

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE Art. 1.225. São direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel;

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO fevereiro de 2016 a 04 de março de 2016. PALÁCIO RIO BRANCO, 22 de fevereiro de 2016. Ailton Cardozo de Araujo : Presidente Poder Executivo PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA - PMC DECRETO Nº 140 Regulamenta

Leia mais

DECRETO Nº 182 DE 21 DE MARÇO DE 2017

DECRETO Nº 182 DE 21 DE MARÇO DE 2017 DECRETO Nº 182 DE 21 DE MARÇO DE 2017 Notifica do lançamento de ofício de tributos municipais relativos ao exercício de 2017, dispõe sobre forma e os prazos de pagamentos dos respectivos créditos tributários

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE INSTITUTO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS CENTRO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE INSTITUTO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS CENTRO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE INSTITUTO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS CENTRO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO MANUAL DE PREENCHIMENTO DO BOLETIM DE CADASTRO SOCIECONOMICO Cadastro Socioeconômico

Leia mais

LEI Nº DE 27 DE MAIO DE 2014

LEI Nº DE 27 DE MAIO DE 2014 (PROJETO DE LEI Nº. 43/2014 PMA) LEI Nº. 2.515 DE 27 DE MAIO DE 2014 SÚMULA: Altera as alíneas a, e f, do 3º, do art. 2º, da Lei Municipal n. 2.282 de 28 de dezembro de 2011, alte ra o Anexo III da Lei

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica:

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica: Prefeitura Municipal de Santa Brígida 1 Sexta-feira Ano Nº 1663 Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica: Decreto Municipal Nº 313/2018, de - Altera o Decreto Municipal 277/2018 que estabeleceu o

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU Solicitante: 1 CASO O IMÓVEL SEJA ATINGIDO POR ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) - MARGEM DE CURSO D ÁGUA, DEVERÁ OBEDECER A LEI FEDERAL Nº 12651 - CÓDIGO FLORESTAL, DE 25 DE MAIO DE 2012. CONFORME

Leia mais

Manual do Navegador Sig Cuiabá

Manual do Navegador Sig Cuiabá Manual do Navegador Sig Cuiabá Módulo Público - Versão 1.3 04/2015 Elaboração: Gilmar Souza Acácio Conteúdo Introdução... 3 Características de um SIG... 3 Requisitos para a utilização do Sig Cuiabá...

Leia mais

INFORMAÇÃO BÁSICA PARA EDIFICAÇÕES

INFORMAÇÃO BÁSICA PARA EDIFICAÇÕES 1 / 4 IDENTIFICAÇÃO DO LOTE Índice Cadastral do IPTU: 120.076.009.001-0 Regional: CENTRO-SUL Zona Fiscal: 120 Quarteirão: 076 Lote: 009 Planta de Parcelamento do Solo (CP): Cadastro Técnico Municipal (CTM)

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA. O Custo-benefício para o Município na Prática

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA. O Custo-benefício para o Município na Prática REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA O Custo-benefício para o Município na Prática LUCIANO MATHEUS ROCHA CHAGAS Escrevente Substituto Registro de Imóveis de Inhapim-MG BRASIL População (1900): 17.438.434 habitantes

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS Gabinete do Prefeito Projeto de Lei nº 15 de 19 de janeiro de 2009 Altera as Leis nº 1.783, de 30 de Novembro de 1977; nº 1.943, de 10 de Dezembro de 1979; nº 5.043, de 22 de Dezembro de 2005 e nº 5.256, de 21 de Dezembro

Leia mais

Prefeitura de São José dos Campos CNPJ / ISENÇÕES OU REDUÇÕES SOLICITE ANTES DO VENCIMENTO DA 1ª PARCELA

Prefeitura de São José dos Campos CNPJ / ISENÇÕES OU REDUÇÕES SOLICITE ANTES DO VENCIMENTO DA 1ª PARCELA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SECRETARIA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANÇAS IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA E TAXAS INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA EXERCÍCIO Nº AVISO DOCTO DE ORIGEM

Leia mais

Art. 1º. Altera a redação do caput do art. 3º, que passa a ser a seguinte:

Art. 1º. Altera a redação do caput do art. 3º, que passa a ser a seguinte: Lei Complementar n.º 35/2015 De 30 de dezembro de 2015. Altera dispositivos da Lei nº 255, de 23 de dezembro de 1998. O PREFEITO MUNICIPAL DE VALE DO SOL, no uso de suas atribuições legais, faz saber,

Leia mais

DECRETO Nº DE 3 DE OUTUBRO DE 2011.

DECRETO Nº DE 3 DE OUTUBRO DE 2011. DECRETO Nº 34522 DE 3 DE OUTUBRO DE 2011. Aprova as diretrizes para a demolição de edificações e relocação de moradores em assentamentos populares O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS Gustavo Leonardo Wloch Arquiteto e Urbanista Assessoria de Planejamento Territorial AMAVI Outubro/2016 OBJETIVOS Explanar sobre o processo de elaboração

Leia mais

Tipos de dados. Fonte: Cap. 2 Conceitos Básicos em Ciência da Geoinformação

Tipos de dados. Fonte: Cap. 2 Conceitos Básicos em Ciência da Geoinformação Tipos de dados Fonte: Cap. 2 Conceitos Básicos em Ciência da Geoinformação Geoprocessamento Definição Denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento

Leia mais

O art. 1º da Lei nº 8.621, de 03/07/2014, dispõe sobre os limites estabelecidos nos incisos I, II e III do art. 4º desta Lei. LEI Nº 8.

O art. 1º da Lei nº 8.621, de 03/07/2014, dispõe sobre os limites estabelecidos nos incisos I, II e III do art. 4º desta Lei. LEI Nº 8. DOM DE 28 A 30 /09/2013 O art. 1º da Lei nº 8.621, de 03/07/2014, dispõe sobre os limites estabelecidos nos incisos I, II e III do art. 4º desta Lei. LEI Nº 8.473/2013 Aprova os Valores Unitários Padrão

Leia mais

DECRETA: CAPÍTULO I DO PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO INTEGRADA

DECRETA: CAPÍTULO I DO PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO INTEGRADA DECRETO Nº 83/2016, DE 07 DE JANEIRO DE 2016. Institui o PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO INTEGRADA - PROFIS e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CORRENTE, ESTADO DO PIAUÍ, no uso das atribuições

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Gabinete do Prefeito Subsecretaria de Serviços Compartilhados Coordenadoria Geral de Gestão Institucional

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Gabinete do Prefeito Subsecretaria de Serviços Compartilhados Coordenadoria Geral de Gestão Institucional Comissão Especial Comissão de Avaliação Especial de Avaliação Conselho de Contribuintes Conselho do de Município Contribuintes do Rio do Município de Janeiro do Rio de Janeiro Secretaria Municipal Secretaria

Leia mais

INFORMAÇÃO PRÉVIA MUNICÍPIO DO SEIXAL CÂMARA MUNICIPAL. Livro: Registo N.º: /Ano: Entrada de: Classif. Ou Proc N.º: Registado por:

INFORMAÇÃO PRÉVIA MUNICÍPIO DO SEIXAL CÂMARA MUNICIPAL. Livro: Registo N.º: /Ano: Entrada de: Classif. Ou Proc N.º: Registado por: MUNICÍPIO DO SEIXAL CÂMARA MUNICIPAL Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal do Seixal Livro: Registo N.º: /Ano: Entrada de: Classif. Ou Proc N.º: Registado por: SGD Sistema de Gestão Documental INFORMAÇÃO

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL do Município de Nova Colinas - MA

DIÁRIO OFICIAL do Município de Nova Colinas - MA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA COLINAS Rua São Francisco, s/n, Centro Nova Colinas - MA CNPJ: 01.608.768/0001-05 Lei n 201/2018. EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE SANÇÃO E PROMULGAÇÃO LEGAL Pelo presente EDITAL DE

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO SIAD,

GEOPROCESSAMENTO SIAD, Aplicações do SIG GEOPROCESSAMENTO SIAD, 2005 SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS SIG é um sistema que engloba hardware, software, procedimentos e módulos, ou subsistemas, integrados e projetados para dar

Leia mais

MundoGEO#Connect LatinAmerica REESTRUTURAÇÃO CADASTRAL E GEOTECNOLOGIAS: TORNANDO CASCAVEL UMA CIDADE INTELIGENTE

MundoGEO#Connect LatinAmerica REESTRUTURAÇÃO CADASTRAL E GEOTECNOLOGIAS: TORNANDO CASCAVEL UMA CIDADE INTELIGENTE REESTRUTURAÇÃO CADASTRAL E GEOTECNOLOGIAS: TORNANDO CASCAVEL UMA CIDADE INTELIGENTE TERRITÓRIO Altitude: 785 metros Área Territorial: 2.091,401 Km² Distância à Capital: 491 km Clima: Subtropical mesotérmico

Leia mais

ESCLARECIMENTOS LANÇAMENTO IPTU 2017

ESCLARECIMENTOS LANÇAMENTO IPTU 2017 ESCLARECIMENTOS LANÇAMENTO IPTU 2017 PLANEJAMENTO DE LANÇAMENTO É PRECISO EVITAR A POLÊMICA NO LANÇAMENTO DO IPTU. A população precisa ser esclarecida de forma isenta e responsável da base de cálculo do

Leia mais

Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - SINTER

Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - SINTER Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - SINTER Sistema de Registro Eletrônico Regulamentação do Capítulo II da Lei 11.977, de 2009 O QUE ESTÁ PREVISTO NA LEI: Serviços de Registros Públicos

Leia mais

CONTAGEM - Praça da Cemig Cidade Industrial

CONTAGEM - Praça da Cemig Cidade Industrial CONTAGEM - Praça da Cemig Cidade Industrial Captação e Aplicação de Recursos para Modernização Administrativa Financeira ANEA - Associação Nacional de Empresas de Aerolevantamentos MUNDOGEO#CONNECT São

Leia mais

Fonte: Prof. Everton Silva UNESC Cadastro Técnico de Criciúma, SC. (2001).

Fonte: Prof. Everton Silva UNESC Cadastro Técnico de Criciúma, SC. (2001). Fonte: Prof. Everton Silva NESC Cadastro Técnico de Criciúma, SC. (2001). Boletim de Cadastro Imobiliário de Criciúma O boletim de cadastro imobiliário possui dados que atendem a diversas finalidades,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº DE DE DE (Autoria do Projeto: Poder Executivo)

LEI COMPLEMENTAR Nº DE DE DE (Autoria do Projeto: Poder Executivo) LEI COMPLEMENTAR Nº DE DE DE 2.013 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre loteamento fechado e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, FAÇO SABER QUE A CÂMARA LEGISLATIVA

Leia mais

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo)

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre loteamento fechado edá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, Faço saber que a Câmara Legislativa do Distrito

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes

Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes REGULARIZAÇÃO É o ato ou efeito de regularizar, de resolver, de tonar regular, tornar razoável. FUNDIÁRIA É um adjetivo

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO A CARREIRA. A Engenharia de Agrimensura e Cartográfica é uma carreira promissora? 08/03/16

MERCADO DE TRABALHO A CARREIRA. A Engenharia de Agrimensura e Cartográfica é uma carreira promissora? 08/03/16 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes MERCADO DE TRABALHO Introdução a Engenharia de Agrimensura e Cartográfica A CARREIRA A Engenharia de Agrimensura

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE SÃO PAULO NO CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE APLICAÇÃO DO PEUC E OUTROS INSTRUMENTOS

A EXPERIÊNCIA DE SÃO PAULO NO CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE APLICAÇÃO DO PEUC E OUTROS INSTRUMENTOS A EXPERIÊNCIA DE SÃO PAULO NO CUMPRIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE APLICAÇÃO DO PEUC E OUTROS INSTRUMENTOS I Seminário da Área de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente Procuradoria-Geral do

Leia mais

COMITÊ DE DESBUROCRATIZAÇÃO

COMITÊ DE DESBUROCRATIZAÇÃO CASCAVEL -PR COMITÊ DE DESBUROCRATIZAÇÃO Iniciativa: Sinduscon Oeste PR Parceiros: AMOP Associação dos Municípios do Oeste do PR (54Mun.) Associações de Engenheiros e Arquitetos do Oeste do Paraná CREA/PR

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO SISTEMA CADASTRAL DE JOÃO PESSOA: UMA REALIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO ÚNICO

DIAGNÓSTICO DO SISTEMA CADASTRAL DE JOÃO PESSOA: UMA REALIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO ÚNICO DIAGNÓSTICO DO SISTEMA CADASTRAL DE JOÃO PESSOA: UMA REALIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO ÚNICO Erika Rodrigues Dias 1, Gilmara Dannielle Carvalho de Rocha 1, Katia

Leia mais

MAPEAMENTO URBANO COMO BASE PARA UM SIG DA LOCALIDADE DE MINAS DO CAMAQUÃ, CAÇAPAVA DO SUL, RS

MAPEAMENTO URBANO COMO BASE PARA UM SIG DA LOCALIDADE DE MINAS DO CAMAQUÃ, CAÇAPAVA DO SUL, RS MAPEAMENTO URBANO COMO BASE PARA UM SIG DA LOCALIDADE DE MINAS DO CAMAQUÃ, CAÇAPAVA DO SUL, RS URBAN MAPPING AS A BASIS FOR GIS TOWN OF MINAS DO CAMAQUÃ, CAÇAPAVA DO SUL, RS André da Costa Calderipe Universidade

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE. LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE. LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017 LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017 Dispõe sobre a aprovação de projetos de condomínio horizontal de lotes no perímetro urbano do município de São Felipe/BA, através da Secretaria Municipal de Obras,

Leia mais

EXERCÍCIO IV PROJETO DA PAISAGEM, O ESPAÇO LIVRE URBANO RUAS, PRAÇAS, PARQUES E ESPAÇOS LIVRES PRIVADOS.

EXERCÍCIO IV PROJETO DA PAISAGEM, O ESPAÇO LIVRE URBANO RUAS, PRAÇAS, PARQUES E ESPAÇOS LIVRES PRIVADOS. DOC. 03/AUP 650/2014 FAUUSP DEPARTAMENTO DE PROJETO Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente AUP 650 ARQUITETURA DA PAISAGEM Disciplina Obrigatória Créditos: (06cr/aula + 02cr/trabalho) 2º Semestre de

Leia mais

A regularização fundiária urbana e o novo marco legal

A regularização fundiária urbana e o novo marco legal A regularização fundiária urbana e o novo marco legal 1 O processo para aprovação de parcelamentos PROJETO DE PARCELAMENTO APROVAÇÃO NA PREFEITURA E ÓRGÃOS AMBIENTAIS REGISTRO NO CARTÓRIO COMERCIALIZAÇÃO

Leia mais

MUNICÍPIO DE JACAREÍ

MUNICÍPIO DE JACAREÍ MANUAL 1. Este manual contém as exigências técnicas necessárias à obtenção de Licença de Obras de construção, ampliação de edificações, Certificado de Mudança de Uso e Habite-se, através da aprovação de

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado Gestão do Território e Habitação SEGETH PARCELAMENTO DO SOLO URBANO

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado Gestão do Território e Habitação SEGETH PARCELAMENTO DO SOLO URBANO SEGETH URBANO PROCEDIMENTOS CONPLAN 30/04/2015 TEREZA LODDER COORDENADORA DE URBANISMO - / URBANO Sob o ponto de vista legal, o parcelamento do solo é o processo físico-jurídico pelo qual o proprietário

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COM CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COM CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO SISTEMA DE INFORMAÇÕES MUNICIPAIS IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COM CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO -RS MARÇO DE 2015 Pág. 1 : 8 SECRETARIA DE MUNICÍPIO DO PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE

Leia mais

CONSULTA PARA REQUERER ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO

CONSULTA PARA REQUERER ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO ENDEREÇO: LOTEAMENTO: Testada Minima RUA FRANCISCO KNOPIK CIAR Nº: 0 QUADRA: ESTA CONSULTA É APENAS INFORMATIVA, NÃO PERMITE O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO PARÂMETROS DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE DEVERÁ

Leia mais

o í DE u,r*x DE 2014.

o í DE u,r*x DE 2014. Prefeitura de ' MENSAGEM o í DE u,r*x DE 2014. Senhor Presidente, Tenho a honra de submeter a essa Augusta Casa Legislativa, Projeto de Lei que regulamenta o Título III, Capítulo IX, Seção V, da Lei Complementar

Leia mais