Regularização Fundiária Urbana e Cidades Inteligentes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regularização Fundiária Urbana e Cidades Inteligentes"

Transcrição

1 Regularização Fundiária Urbana e Cidades Inteligentes Como iniciar um case de sucesso JOSÉ CELSO VILELA REGISTRADOR DE IMÓVEIS EM ITABIRA-MG DIRETOR DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO CORI-MG

2 Por que promover regularização fundiária? Não existe Smart City sem uma efetiva gestão do território! Não há gestão territorial sem permanente intercâmbio de informações entre: Município Registro de Imóveis

3 O que é irregularidade fundiária? (perspectiva registral) 1). Falta de individualização de matrícula; Ex: Parcelamento não aprovado (Lei 6.766/79). 2). Falta de atualização de titularidade dominial; Ex: Imóvel registrado em nome do falecido bisavô do atual ocupante. 3). Falta de averbação de construção; Ex: Imóveis sem Habite-se. 4). Outros níveis eventuais: Ex: Falta de instituição de Condomínio Edilício. 5). Falta de Georreferenciamento urbano: Lei Municipal pode obrigar o Georreferenciamento. Ex: Plano Diretor de Itabira.

4 Como a irregularidade fundiária afeta os Municípios? A irregularidade fundiária está na RAIZ do subdesenvolvimento econômico! (THE WORLD BANK. Urban Policy and Economic Development An Agenda for the 1990s. A World Bank policy paper. Washington, 1991). E POR QUÊ?

5 IMÓVEIS IRREGULARES NÃO SÃO ACEITOS COMO GARANTIA EM OPERAÇÕES DE CRÉDITO PELO SISTEMA FINANCEIRO! Como a irregularidade fundiária afeta os Municípios? Imóvel - acepção dupla: 1). Palco da atividade humana; Ex: moradia, indústria, comércio, serviços, agricultura, extrativismo, etc. 2). Alavancagem econômica. Garantia real em operações de crédito, para cidadãos e empresas!

6 Entendendo a relação Cadastro-Registro: O Cadastro, em regra, não depende de regularidade urbanística. O IPTU é cobrado mesmo sem aprovação urbanística da unidade territorial ou predial. Problema interno à Prefeitura (Fazenda Pública x Urbanismo). A alteração do Registro depende de prévia aprovação urbanística. Loteamentos, desmembramentos, desdobros, unidades condominiais, etc. só podem ensejar abertura de novas matrículas após aprovação urbanística municipal.

7 Entendendo a relação Cadastro-Registro: Unidade de referência para abertura de Índice Cadastral é completamente diversa daquela usada para abertura de matrícula. Ex: abertura de I.C. para abrigar uma PJ em um cômodo de uma casa não pressupõe matrícula pra unidade autônoma. Contribuinte do IPTU não precisa ser proprietário, nem comprovar origem registral. Ex: locatário pode ser contribuinte de IPTU mesmo se locador não é o proprietário que consta da matrícula.

8 Entendendo a relação Cadastro-Registro: DESATUALIZAÇÃO CONSTANTE DE INFORMAÇÕES DE AMBOS OS BANCOS DE DADOS: Cadastro Fiscal é atualizado conforme informações de posse. IPTU é anualizado, e base de contribuintes é extensa (inclui possuidor). Contribuinte cadastrado pode repassar custo do imposto ao possuidor, sem necessidade de atualizar cadastro. Registro não é atualizável de ofício. É episódico (não periódico): depende do impulso do próprio interessado. Registro obedece a normas rígidas, complexas, e tem custo importante para acesso.

9 Entendendo a relação Cadastro-Registro: Imóveis irregulares podem ser tributados anualmente pelo IPTU. Mas NÃO SÃO TRIBUTADOS pelo ITBI, porque transmissões se dão de maneira INFORMAL. Assim, a perda de receita dos Municípios é ENORME! Com a regularização, há um significativo incremento de receita permanente para o Município, SEM AUMENTO DE IMPOSTOS, apenas se aumentando a base de arrecadação.

10 Exemplo: situação de Itabira. Inscrições Cadastrais: Matrículas de imóveis urbanos: X Menos de 30%!

11 Como promover Regularização Fundiária? Cooperação Técnica com o Registro de Imóveis local. Criação de Grupo de Trabalho Multidisciplinar (Urbanismo, Fazenda, Meio- Ambiente, Ação Social, Obras), para: Identificação de situações de irregularidade; Cadastro de beneficiários; Estudo de formas de titulação aplicáveis (ver MPV 759). Proposição de medidas saneadoras; Elaboração de projetos para captação de recursos junto a organismos de fomento; Estímulo à criação de Associações de Moradores para aumento de escala, organização da demanda e rateio de despesas.

12 Medidas importantes para a Regularização e para o aperfeiçoamento da relação entre Cadastro e Registro: Georreferenciamento da área a ser regularizada; Cadastro Multifinalitário das unidades imobiliárias identificadas.

13 Como integrar Cadastro e Registro? Portaria 511/2009, do Ministério das Cidades: SISTEMA DE INFORMAÇÕES TERRITORIAIS (S.I.T.): A. Cadastro Territorial Multifinalitário (C.T.M.) B. Sistema de Cadastro e Registro Territorial (SICART) (Município + CRI).

14 Como integrar Cadastro e Registro? Portaria 511/2009, do Ministério das Cidades: Parcelas Cadastrais (P.C. s): Art. 3º Toda e qualquer porção da superfície territorial no município deve ser cadastrada em parcelas. Art. 2º A parcela cadastral é a menor unidade do cadastro, definida como uma parte contígua da superfície terrestre com regime jurídico único. (...) 3º Deverá ser atribuído a toda parcela um código único e estável.

15 Etapas de Implementação do SIT: 1). Aerolevantamento de toda a área urbana do Município. 2). Cadastramento de todas as Parcelas Cadastrais (P.C. s). 3). Alimentação e atualização de dados pelas Secretarias Municipais. 4). Gestão de dados pelo setor de Geoprocessamento do Município. 5). Compartilhamento de dados com o Registro de Imóveis (SICART). 6). Acesso às informações por cidadãos e empresas.

16 Cadastro Territorial Multifinalitário (C.T.M.): Urbanismo; Obras; Meio Ambiente; Tributação; SAAE; Ação Social; Desenvolvimento Econômico; Saúde; Educação, etc.

17 Sistema de Cadastro e Registro Territorial (SICART): Matrículas urbanas geralmente não são georreferenciadas. Registrador não pode obrigar pessoas a registrarem seus títulos. Como fazer o compartilhamento de dados se atualização do RI não é obrigatória? Solução: Criação de um Banco de Dados externo ao Cartório e ao Município. Município: Urbanismo Meio Ambiente Obras Desenvolvimento Econômico Ação Social Fazenda Pública Registro de Imóveis Todos os dados das matrículas

18 Sistema de Cadastro e Registro Territorial (SICART): Forma de Vinculação: Matrícula Registral >>> Índice Cadastral >>> Parcela Cadastral (GEO). Resultado: Mapa on-line indica todos os níveis de irregularidade fundiária, com base no cruzamento de dados entre Município e Registro de Imóveis. (Individualização de matrícula, atualização de titularidade, regularidade construtiva, regime condominial edilício, etc.).

19 Como estamos fazendo em Itabira? Termo de Cooperação Técnica entre CRI e Município. +

20 Como estamos fazendo em Itabira? Parceria entre Registro de Imóveis e empresa especializada para desenvolvimento e implantação do S.I.T. Parceria entre Registro de Imóveis e empresa especializada para implantação de Metodologia DELPHI para revisão do I.T.B.I. municipal. Parceria com iniciativa privada para viabilização de Aerolevantamento e Cadastro de Parcelas. Criação de Associação de Moradores para organizar a demanda municipal por Regularização Fundiária.

21 Etapas da Cooperação Técnica: Termo de Cooperação Técnica CRI-Município. Contratação de empresa desenvolvedora do SIT pelo CRI. Implantação de Metodologia Delphi para revisão de ITBI. Termo de Referência para o Aerolevantamento Termo de Referência para o Cadastro de Parcelas. Contratação e Execução do Aerolevantamento e Cadastro de PC s. Termo de Referência para o SIT. Implantação do CTM. Implantação do SICART.

22 SIT é um caminho sem volta! Projeto de Lei nº3.876-a/2015 Câmara dos Deputados: Art.26. O Município que não arrecadar receita tributária em face de desatualização do CTM e ou de avaliação imobiliária, estará sujeito ao que estabelece o art. 11 da Lei Complementar n 101, de 04 de maio de 2000 e demais legislações pertinentes. MUNICÍPIO PERDE DIREITO A TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS DA LRF! Art.27. Os Municípios que não tenham CTM e avaliação de imóveis atualizados aprovados terão o prazo de 5 (cinco) anos para o seu encaminhamento para aprovação pela Câmara Municipal. Art.29. Sem prejuízo da punição de outros agentes públicos envolvidos e da aplicação de outras sanções cabíveis, o Prefeito incorre em improbidade administrativa, nos termos da Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992, quando agir negligentemente na arrecadação de tributo ou renda, devendo manter atualizados os dados de avaliação imobiliária e cadastrais, bem como, no que diz respeito à conservação do patrimônio público, neste compreendido a integridade do CTM.

23 Sugestão para outros Municípios mineiros: Qualidade Técnica Redução de custos pela escala + Sustentabilidade jurídica

24 Muito Obrigado! Contato: Desenvolvimento em parceria com:

COLETA DE IMAGENS AÉREAS

COLETA DE IMAGENS AÉREAS Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná Fundação de Apoio à Universidade Federal do Paraná. COLETA DE IMAGENS AÉREAS Lei Federal nº 10.257/2001. Lei Federal nº 11.977/2009. Lei Federal nº 12.651/2012.

Leia mais

PARA QUE e COMO fazer REURB em seu Município.

PARA QUE e COMO fazer REURB em seu Município. PARA QUE e COMO fazer REURB em seu Município. José Celso Vilela Registrador de Imóveis em Itabira Coord. Departamento de Regularização Fundiária do CORI-MG Contextualização necessária A irregularidade

Leia mais

Rede de Gestão Integrada de Informações Territoriais

Rede de Gestão Integrada de Informações Territoriais Rede de Gestão Integrada de Informações Territoriais Sistema de Registro Eletrônico Regulamentação do Capítulo II da Lei 11.977, de 2009 O QUE ESTÁ PREVISTO NA LEI: Serviços de Registros Públicos emitem

Leia mais

Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - SINTER

Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - SINTER Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - SINTER Sistema de Registro Eletrônico Regulamentação do Capítulo II da Lei 11.977, de 2009 O QUE ESTÁ PREVISTO NA LEI: Serviços de Registros Públicos

Leia mais

EGLAÍSA CUNHA Gerente de Capacitação Ministério das Cidades

EGLAÍSA CUNHA Gerente de Capacitação Ministério das Cidades EGLAÍSA CUNHA Gerente de Capacitação Ministério das Cidades capacitacao@cidades.gov.br O Processo de Urbanização no Brasil 1960 2010 55% População Rural 16% População Rural 45% População Urbana 84% População

Leia mais

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015

CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO. Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 CADASTRO TÉCNICO E PLANEJAMENTO URBANO Profa. Dra. Maria Cecília Bonato Brandalize 2015 Programa 1. Introdução 2. Legislação Cadastral 3. Questões Cadastrais 4. Metodologia do Cadastro Territorial 5. Cadastro

Leia mais

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal Lei Federal n 13.465/17 Novo Marco Legal NOVO MARCO LEGAL Foi publicada no dia 11 de julho de 2017 a Lei Federal n 13.465/17 que converteu a MP 759/2016, e altera 28 dispositivos legais, entre eles: Código

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes

Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes REGULARIZAÇÃO É o ato ou efeito de regularizar, de resolver, de tonar regular, tornar razoável. FUNDIÁRIA É um adjetivo

Leia mais

A Fundação Itesp vinculada à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania planeja e executa as políticas agrária e fundiária no Estado de São Paulo

A Fundação Itesp vinculada à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania planeja e executa as políticas agrária e fundiária no Estado de São Paulo A Fundação Itesp vinculada à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania planeja e executa as políticas agrária e fundiária no Estado de São Paulo e é responsável pelo reconhecimento das comunidades

Leia mais

PROJETO DE LEI N 020/2013

PROJETO DE LEI N 020/2013 PROJETO DE LEI N 020/2013 Plano Municipal de Incentivo a Projetos Habitacionais Programa Minha Casa Minha Vida Desoneração - Condições Interesse Social. O Prefeito do Município de Carmo do Cajuru, Estado

Leia mais

O REGISTRO DE IMÓVEIS E A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. Francisco José Rezende dos Santos

O REGISTRO DE IMÓVEIS E A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. Francisco José Rezende dos Santos O REGISTRO DE IMÓVEIS E A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA Francisco José Rezende dos Santos A Regularização Fundiária sob o ponto de vista jurídico, ou seja, o processo que reúne um conjunto de medidas que excluem

Leia mais

CNIR - IN 1581/2015. Vinculação de cadastros de imóveis rurais INCRA e RFB

CNIR - IN 1581/2015. Vinculação de cadastros de imóveis rurais INCRA e RFB CNIR - IN 1581/2015 Vinculação de cadastros de imóveis rurais INCRA e RFB Pauta Lei Federal nº 10.267/2001 Cadastro x Registro IN Conjunta nº 1.581/2015 Procedimento de atualização cadastral no INCRA Preocupações

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS URBANOS Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759 2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - ESTATÍSTICAS

Leia mais

Regularização Fundiária em São Mateus

Regularização Fundiária em São Mateus Regularização Fundiária em São Mateus Legislações Pertinente: Lei 6.015/73 Lei 6.766/79 Lei 9.785/99 Lei 10.257/01 Lei 11.977/09 Lei 12.424/11 Legislações Municipais Regularização Fundiária Conceito -

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016

LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016 LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016 DISPÕE SOBRE ISENÇÃO POR TEMPO DETERMINADO DE IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU PARA LOTEAMENTOS APROVADOS, REGULARIZADOS E REGISTRADOS NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO

Leia mais

A implantação do CNIR e a participação da RFB na. Workshop Cadastro Rural e Governança de Terras São Paulo, 03 de agosto de 2016

A implantação do CNIR e a participação da RFB na. Workshop Cadastro Rural e Governança de Terras São Paulo, 03 de agosto de 2016 A implantação do CNIR e a participação da RFB na governança de terras Workshop Cadastro Rural e Governança de Terras São Paulo, 03 de agosto de 2016 "O Cadastro poderia ter sido a verdadeira constituição

Leia mais

O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB

O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB XXVII CONGRESSO ESTADUAL DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB LUCIANO MATHEUS ROCHA CHAGAS Escrevente Substituto Registro de Imóveis de Inhapim-MG Aurélio Buarque

Leia mais

Smart Cities. Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa

Smart Cities. Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa Smart Cities Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa O que é uma Cidade Inteligente? Usa da tecnologia para melhorar a qualidade

Leia mais

Lançamento proporcional do IPTU no Município de São Paulo. Fábio Antonio Bertarelli

Lançamento proporcional do IPTU no Município de São Paulo. Fábio Antonio Bertarelli Lançamento proporcional do IPTU no Município de São Paulo Fábio Antonio Bertarelli fbertarelli@prefeitura.sp.gov.br Questão jurídica: pode haver mais de um fato gerador do IPTU? Legislação municipal -

Leia mais

MISSÃO. Soluções Integradas

MISSÃO. Soluções Integradas MISSÃO Soluções Integradas com o objetivo de atualização de dados, modernização de sistemas e implantação de novas alternativas que visem a arrecadação de tributos e taxas e a regularização fundiária em

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759/2016

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759/2016 junho 2017 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS URBANOS Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759/2016 XLIV ENCONTRO DOS OFICIAIS DE

Leia mais

Cadastro Territorial Multifinalitário - confiabilidade e qualidade dos dados -

Cadastro Territorial Multifinalitário - confiabilidade e qualidade dos dados - Multifinalitário - confiabilidade e qualidade dos dados - Prof. Artur Caldas Brandão acaldas@ufba.br Universidade Federal da Bahia UFBA MundoGEO#connect 2011 São Paulo-SP 1 MundoGEO#connect 2011 Seminário

Leia mais

Código Nacional do Imóvel A34HMYZ-8. Cada Imóvel, urbano ou rural, será identificado por um código cadastral unívoco em âmbito nacional.

Código Nacional do Imóvel A34HMYZ-8. Cada Imóvel, urbano ou rural, será identificado por um código cadastral unívoco em âmbito nacional. Identificador Único Cadastral Código Nacional do Imóvel A34HMYZ-8 Cada Imóvel, urbano ou rural, será identificado por um código cadastral unívoco em âmbito nacional. Chave alfanumérica sem significado

Leia mais

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018.

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. Dispõe sobre a regularização fundiária de imóveis localizados no Município de Caravelas, Bahia, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CARAVELAS,

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL CONFORME LEI FEDERAL 13.465/2017 Registro de Imóvel 02 A Prefeitura Municipal de Confins, está iniciando o Programa de Regularização Fundiária que irá promover

Leia mais

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA. Brasil Uso das informações cadastrais aplicadas ao meio-ambiente.

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA. Brasil Uso das informações cadastrais aplicadas ao meio-ambiente. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA Brasil 2011 Uso das informações cadastrais aplicadas ao meio-ambiente. 1) Funcionamento - Cadastro 1.1 Sistema Nacional de Cadastro Rural Estrutura

Leia mais

Estruturação da Arrecadação do IPTU: Caso do Município de Campo Grande-MS

Estruturação da Arrecadação do IPTU: Caso do Município de Campo Grande-MS Estruturação da Arrecadação do IPTU: Caso do Município de Campo Grande-MS Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Diretor-Presidente do PLANURB Instituto Municipal de Planejamento Urbano Sumário 1. Estrutura

Leia mais

Declaração Eletrônica de Cadastro Rural. Sistema Nacional de Cadastro Rural - SNCR

Declaração Eletrônica de Cadastro Rural. Sistema Nacional de Cadastro Rural - SNCR Declaração Eletrônica de Cadastro Rural Sistema Nacional de Cadastro Rural - SNCR Cadastramento Rural CADASTRAMENTO RURAL -Previsão legal: Leis nºs 4.504/64 e 5.868/72; - Objetivo: Controle da malha fundiária

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Gabinete do Prefeito Subsecretaria de Serviços Compartilhados Coordenadoria Geral de Gestão Institucional

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Gabinete do Prefeito Subsecretaria de Serviços Compartilhados Coordenadoria Geral de Gestão Institucional Comissão Especial Comissão de Avaliação Especial de Avaliação Conselho de Contribuintes Conselho do de Município Contribuintes do Rio do Município de Janeiro do Rio de Janeiro Secretaria Municipal Secretaria

Leia mais

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos O CONDOMÍNIO DE LOTES Francisco José Rezende dos Santos TIPOS DE OCUPAÇÃO URBANA Na sistemática atual que trata dos tipos de ocupação urbana, existem espécies que devemos analisar de forma diferenciada,

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA. O Custo-benefício para o Município na Prática

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA. O Custo-benefício para o Município na Prática REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA O Custo-benefício para o Município na Prática LUCIANO MATHEUS ROCHA CHAGAS Escrevente Substituto Registro de Imóveis de Inhapim-MG BRASIL População (1900): 17.438.434 habitantes

Leia mais

1. Registro com valor declarado

1. Registro com valor declarado TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 2018 ISS = 2,000000% UFESP 25,70 1. com valor declarado a 0,01 Até 1.543,00 104,40 29,67 20,31 5,49 7,17 5,01 2,09 174,14 b 1.543,01 Até 3.854,00 167,52 47,61

Leia mais

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS EM FACE DO REEQUILÍBRIO FEDERATIVO Março/2017 Palestrante: Antônio José Calhau de Resende FORMAS DE ESTADO: Estado Federal ou Federação:

Leia mais

TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 1. com valor declarado a 0,01 Até 1.505,00 101,84 28,94 14,92 5,36 6,99 4,89 162,94 b 1.505,01 Até 3.759,00 163,41 46,45 23,94 8,60 11,22 7,84 261,46 c 3.759,01 Até 6.266,00 293,16 83,32 42,96 15,43 20,12

Leia mais

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo)

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre loteamento fechado edá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, Faço saber que a Câmara Legislativa do Distrito

Leia mais

CONTAGEM - Praça da Cemig Cidade Industrial

CONTAGEM - Praça da Cemig Cidade Industrial CONTAGEM - Praça da Cemig Cidade Industrial Captação e Aplicação de Recursos para Modernização Administrativa Financeira ANEA - Associação Nacional de Empresas de Aerolevantamentos MUNDOGEO#CONNECT São

Leia mais

Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse

Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse Alexandre Junqueira Gomide alexandre@junqueiragomide.com.br www.civileimobiliario.com.br MP 759/2016 Relevância

Leia mais

1. Registro com valor declarado DISCRIMINAÇÃO (R$)

1. Registro com valor declarado DISCRIMINAÇÃO (R$) TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS Tabela elaborada sob responsabilidade da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo ARISP. Em vigor a partir de 8 de janeiro de 2014. Lei 11.331,

Leia mais

LEI Nº DE 27 DE MAIO DE 2014

LEI Nº DE 27 DE MAIO DE 2014 (PROJETO DE LEI Nº. 43/2014 PMA) LEI Nº. 2.515 DE 27 DE MAIO DE 2014 SÚMULA: Altera as alíneas a, e f, do 3º, do art. 2º, da Lei Municipal n. 2.282 de 28 de dezembro de 2011, alte ra o Anexo III da Lei

Leia mais

A regularização fundiária urbana e o novo marco legal

A regularização fundiária urbana e o novo marco legal A regularização fundiária urbana e o novo marco legal 1 O processo para aprovação de parcelamentos PROJETO DE PARCELAMENTO APROVAÇÃO NA PREFEITURA E ÓRGÃOS AMBIENTAIS REGISTRO NO CARTÓRIO COMERCIALIZAÇÃO

Leia mais

Certificação de Imóveis Rurais/SIGEF Questões práticas

Certificação de Imóveis Rurais/SIGEF Questões práticas Certificação de Imóveis Rurais/SIGEF Questões práticas V Encontro Regional do CORI-MG Governador Valadares - MG Marialice Souzalima Campos Cronograma Regramento Legal O que é Sigef? Como funciona Dúvidas

Leia mais

Projeto - Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - SINTER

Projeto - Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - SINTER Projeto - Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais - SINTER Justificativa Dificuldade de identificação do patrimônio do contribuinte Pulverização de dados de imóveis em diversos órgãos e

Leia mais

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 15 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado Gestão do Território e Habitação SEGETH PARCELAMENTO DO SOLO URBANO

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado Gestão do Território e Habitação SEGETH PARCELAMENTO DO SOLO URBANO SEGETH URBANO PROCEDIMENTOS CONPLAN 30/04/2015 TEREZA LODDER COORDENADORA DE URBANISMO - / URBANO Sob o ponto de vista legal, o parcelamento do solo é o processo físico-jurídico pelo qual o proprietário

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana - Generalidades -

Regularização Fundiária Urbana - Generalidades - 34º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis Belém do Pará - 2 a 9 de maio de 2015 - João Pedro Lamana Paiva Registrador de Imóveis da 1ª Zona de Porto gre Regularização Fundiária Urbana -

Leia mais

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29 folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/2013 11:05:29 O que é? O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. Objetivos? Promover a identificação

Leia mais

36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS São Paulo, 26 de outubro de 2017 CONDOMÍNIOS URBANOS (À LUZ DA LEI N. 13.465/2017) RODRIGO NUMERIANO DUBOURCQ DANTAS Doutor em Direito Tributário

Leia mais

Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana

Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana Seminário: Regularização Fundiária a nova lei, seus avanços e desafios Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana FAMURS Porto Alegre, 16 de abril de 2018 Contextualização 11.977 Lei Federal n.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica:

Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica: Prefeitura Municipal de Santa Brígida 1 Quarta-feira Ano Nº 1497 Prefeitura Municipal de Santa Brígida publica: Decreto Municipal Nº277/2018, de 02 de janeiro de 2018-Estabelece o calendário fiscal para

Leia mais

Políticas Públicas e o PPA na SPU. Cristiano De Angelis

Políticas Públicas e o PPA na SPU. Cristiano De Angelis Políticas Públicas e o PPA na SPU Cristiano De Angelis Tópicos da Apresentação 1. Gestão de Políticas Públicas 2. Desafios da SPU X Desafios do PPA 3. Evolução Histórica da SPU 4. A nova visão da SPU e

Leia mais

Grupos de Trabalho. Projeto Rede de Gestão Integrada de Informações Territoriais

Grupos de Trabalho. Projeto Rede de Gestão Integrada de Informações Territoriais Grupos de Trabalho Projeto Rede de Gestão Integrada de Informações Territoriais Líder do projeto Ministério da Fazenda Gerência Executiva Receita Federal do Brasil Brasília, 16 de maio de 2013. SUMÁRIO

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS... 19 PARTE I CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 25 CAPÍTULO 2 PROPRIEDADE... 29 2.1. Propriedade formal e domínio... 34 2.2. A transferência da propriedade como um processo...

Leia mais

CADASTRO E GOVERNANÇA DE TERRAS WORKSHOP SRB/IBA

CADASTRO E GOVERNANÇA DE TERRAS WORKSHOP SRB/IBA CADASTRO E GOVERNANÇA DE TERRAS WORKSHOP SRB/IBA FRANCISCO DE GODOY BUENO Advogado, Sócio do Bueno, Mesquita e Advogados. Formado pela Faculdade de Direito da USP (2006) Mestrando em Direito Civil pela

Leia mais

nº de protocolos de serviços nº de problemas burocráticos resolvidos pelo SAC das Prefeituras

nº de protocolos de serviços nº de problemas burocráticos resolvidos pelo SAC das Prefeituras Ações / projetos Indicadores de controle Criar os locais para abrigar o Espaço do Cidadão para ser o lócus do Sistema Municipal de Planejamento de cada município, promotor da democratização das informações

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL LEI N. 2.738, DE 16 DE JULHO DE 2013. "DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA "IMÓVEL LEGAL" E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS." MARCIA MOURA, Prefeita

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Ministro de Estado MARCIO FORTES DE ALMEIDA. Secretário-Executivo RODRIGO JOSÉ PEREIRA-LEITE FIGUEIREDO

MINISTÉRIO DAS CIDADES. Ministro de Estado MARCIO FORTES DE ALMEIDA. Secretário-Executivo RODRIGO JOSÉ PEREIRA-LEITE FIGUEIREDO MINISTÉRIO DAS CIDADES Ministro de Estado MARCIO FORTES DE ALMEIDA Secretário-Executivo RODRIGO JOSÉ PEREIRA-LEITE FIGUEIREDO Diretor de Desenvolvimento Institucional ELCIONE DINIZ MACEDO Gerência de Capacitação

Leia mais

Recife, 19 de julho de Armando Moutinho Perin Advogado

Recife, 19 de julho de Armando Moutinho Perin Advogado Recife, 19 de julho de 2016 Armando Moutinho Perin Advogado Constituição Federal de 1988 Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I direito tributário,

Leia mais

A Experiência da UFPA Projeto Moradia Cidadã

A Experiência da UFPA Projeto Moradia Cidadã UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PROJETO MORADIA CIDADÃ ASSISTÊNCIA TÉCNICA APLICADA À REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM MUNICÍPIOS DA AMAZÔNIA A Experiência da UFPA Projeto Moradia Cidadã MYRIAN CARDOSO FAESA/UFPA

Leia mais

PROJETOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL

PROJETOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL PROJETOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE INTERESSE SOCIAL CONFORME LEI FEDERAL 13.465/2017 Registro de Imóvel 02 A COHAPAR, representando o Governo do Estado, está promovendo a fundiária de interesse social

Leia mais

LEI /17 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ETAPAS, HIPÓTESES E CASOS PRÁTICOS

LEI /17 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ETAPAS, HIPÓTESES E CASOS PRÁTICOS LEI 13.465/17 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ETAPAS, HIPÓTESES E CASOS PRÁTICOS III Encontro Estadual CORI-MG Belo Horizonte dezembro de 2017 Ana Cristina de Souza Maia Oficial RI Mariana Michely Freire Oficial

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 38, DE 23 DE OUTUBRO DE 2002

RESOLUÇÃO Nº 38, DE 23 DE OUTUBRO DE 2002 INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA Conselho Diretor RESOLUÇÃO Nº 38, DE 23 DE OUTUBRO DE 2002 O CONSELHO DIRETOR DO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA - INCRA, autarquia

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana Lei Federal /17

Regularização Fundiária Urbana Lei Federal /17 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS URBANOS Regularização Fundiária Urbana Lei Federal 13.465/17 2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - ESTATÍSTICAS

Leia mais

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO Bem Vindo! IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA - IPTU; O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) é um imposto brasileiro

Leia mais

BEM-VINDO a mais um Curso

BEM-VINDO a mais um Curso BEM-VINDO a mais um Curso TRIBUTAÇÃO MUNICIPAL Impostos Municipais: Noções Essenciais Professor Instrutor: JANETE PROBST MUNHOZ Receita e renuncia de Receita RECEITA IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO BRASIL: IMPACTOS DA LEI Nº /17. Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO BRASIL: IMPACTOS DA LEI Nº /17. Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO BRASIL: IMPACTOS DA LEI Nº 13.465/17 Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa Definições A regularização fundiária é o processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais

Leia mais

VII Congresso Mineiro de Vereadores

VII Congresso Mineiro de Vereadores VII Congresso Mineiro de Vereadores A atuação da Câmara na análise de projetos de criação e majoração de tributos Prof. Dr. Wladimir Rodrigues Dias Belo Horizonte, 14 de março de 2017 A atuação da Câmara

Leia mais

INOVAÇÕES NO GEORREFERENCIAMENTO E NA CERTIFICAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS

INOVAÇÕES NO GEORREFERENCIAMENTO E NA CERTIFICAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS INOVAÇÕES NO GEORREFERENCIAMENTO E NA CERTIFICAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS Kilder José Barbosa Kilder Barbosa - Engenheiro Engenheiro Agrimensor Agrimensor Analista em Reforma e Desenvolvimento AgrárioAnalista/INCRA

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Impostos municipais iptu MATERIAL ANTECEDENTE ESPACIAL TEMPORAL PESSOAL CONSEQUENTE QUANTITATIVO SENTENÇA V / F É legítima a cobrança de IPTU de concessionário

Leia mais

PMAT VITÓRIA - ES. Junho de Julho Gilson Fernando Cordeiro Silveira Gerente de Clientes e Negócios VIGOV\SUPUJ\GEPUB

PMAT VITÓRIA - ES. Junho de Julho Gilson Fernando Cordeiro Silveira Gerente de Clientes e Negócios VIGOV\SUPUJ\GEPUB PMAT VITÓRIA - ES Junho de 2017 Gilson Fernando Cordeiro Silveira Gerente de Clientes e Negócios VIGOV\SUPUJ\GEPUB Julho 2015 PMAT PMAT Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão

Leia mais

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária O Ordenamento Fundiário no Brasil Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA MISSÃO Implementar a política de reforma agrária e realizar

Leia mais

O sistema cartográfico do cadastro urbano é composto:

O sistema cartográfico do cadastro urbano é composto: 4.3. Mapeamento Cadastral O sistema cartográfico do cadastro urbano é composto: Planta Geral do Município (1/25.000) Planta de Referência Cadastral (1:10.000 ou 1:5.000) Planta de Quadras (1:2.000 ou 1:1.000)

Leia mais

Assunto: Documentos Necessários para Solicitação de Serviços. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Assunto: Documentos Necessários para Solicitação de Serviços. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS Assunto: Documentos Necessários para Solicitação de Serviços. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS TODOS OS DOCUMENTOS ABAIXO DEVERÃO SER APRESENTADOS EM ORIGINAL E CÓPIA. LIGAÇÃO NOVA Cópia da planta de situação com

Leia mais

1. Registro com valor declarado. Secretaria da Fazenda. Registro Civil. a 0,01 Até 1.592,00 107,77 30,63 20,96 5,67 7,40 5,17 5,39 182,99

1. Registro com valor declarado. Secretaria da Fazenda. Registro Civil. a 0,01 Até 1.592,00 107,77 30,63 20,96 5,67 7,40 5,17 5,39 182,99 TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 2019 ISS = 5,000000% UFESP 26,53 1. com valor declarado a 0,01 Até 1.592,00 107,77 30,63 20,96 5,67 7,40 5,17 5,39 182,99 b 1.592,01 Até 3.978,00 172,93 49,15

Leia mais

LEI Nº 1.320, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019.

LEI Nº 1.320, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019. LEI Nº 1.320, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2019. "Institui o Programa Municipal de Regularização Fundiária urbana no Município de Barreiras - BA e dá outras providências" O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS,

Leia mais

LEI Nº DE 27 DE MAIO DE 2014

LEI Nº DE 27 DE MAIO DE 2014 (PROJETO DE LEI Nº. 42/2014 PMA) LEI Nº. 2.514 DE 27 DE MAIO DE 2014 SÚMULA: Altera as alíneas a, e f, do 3º, do art. 2º, da Lei Municipal n. 2.282 de 28 de dezembro de 2011 e alt era a Lei n. 1.420 de

Leia mais

Smart Cities. Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa

Smart Cities. Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa Smart Cities Grazielle Carvalho PHD em Modelagem de Sistemas Territoriais Smarts, Mestre em Planejamento Urbano e Ambiental, Geógrafa Grazielle Carvalho Doutora em Planejamento Urbano e Cenarização para

Leia mais

Reunião Preparatória

Reunião Preparatória Reunião Preparatória ria - Workshop - Análise de Alternativas para a Instituição de Entidade Municipal de Apoio à Ação Fiscal em Tributação Imobiliária ria Vitória, 23 de março o de 2006 1º) ) Validação

Leia mais

Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas. Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos

Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas. Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais Questões práticas Fabiana Cristina Arthur da Cunha Marialice Souzalima Campos Georreferenciamento X Certificação Situar o imóvel rural no globo terrestre,

Leia mais

Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP

Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP Regularização Fundiária Regulamentação Normativa Lei nº 11.977/2009 à Lei nº 13.465/2017 Altera-se o objeto núcleo urbano

Leia mais

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Órgão representativo dos Notários, Registradores e de seus prepostos) Rua Juiz de Fora, 1231 Santo Agostinho Cep: 30180 061 Belo

Leia mais

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas

SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas SERJUS Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Órgão representativo dos Notários, Registradores e de seus prepostos) Rua Juiz de Fora, 1231 Santo Agostinho Cep: 30180 061 Belo

Leia mais

Marcelo de Rezende C. M. Couto 17 de março de 2017 IV Encontro Regional do CORI Juiz de Fora

Marcelo de Rezende C. M. Couto 17 de março de 2017 IV Encontro Regional do CORI Juiz de Fora Marcelo de Rezende C. M. Couto 17 de março de 2017 IV Encontro Regional do CORI Juiz de Fora 1 1. Introdução DIREITO DE LAJE O QUE É? 2 3 4 Montreal 148 unidades 5 1. Introdução DIREITO DE LAJE É O MESMO

Leia mais

MUNICÍPIO DE JARINU PREFEITURA MUNICIPAL PROJETO DE LEI MUNICIPAL N DE 31 DE JULHO DE 2015

MUNICÍPIO DE JARINU PREFEITURA MUNICIPAL PROJETO DE LEI MUNICIPAL N DE 31 DE JULHO DE 2015 PROJETO DE LEI MUNICIPAL N DE 31 DE JULHO DE 2015 Camará Municipal de Jarinu 55 Projelo de Lai N 00012/201fc i)dlõ 31 '07/20lb Horò 15 51 Interessado VICENTE CRHDIDO TEIXÉJRP F "Dispõe sobre a regularização

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2003 DOU 20/11/03, seção 1, p.98 B.S. nº 47, de 24/11/03

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2003 DOU 20/11/03, seção 1, p.98 B.S. nº 47, de 24/11/03 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2003 DOU 20/11/03, seção 1, p.98 B.S. nº 47, de 24/11/03 Fixa roteiro para a troca de informações entre o INCRA e os Serviços de Registro de Imóveis, nos

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana (Reurb) - Aspectos Práticos REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB ASPECTOS PRÁTICOS

Regularização Fundiária Urbana (Reurb) - Aspectos Práticos REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB ASPECTOS PRÁTICOS REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB ASPECTOS PRÁTICOS REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB Lei Federal nº 13.465/2017. - Revoga a Lei nº 11.977/2009. Conceito (art. 9º) A Reurb abrange medidas jurídicas,

Leia mais

MANUTENÇÃO CADASTRAL E. Roberto Freitas Soares da Silva Filho

MANUTENÇÃO CADASTRAL E. Roberto Freitas Soares da Silva Filho MANUTENÇÃO CADASTRAL E FERRAMENTAS GEO Roberto Freitas Soares da Silva Filho CTM DE BELO HORIZONTE DADOS DO MUNICÍPIO: 335 km²; 17.255 quadras CTM; 16.752 logradouros; 51.375 trechos de logradouros; 350.795

Leia mais

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS Conceito Espécies MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS DE USO E GOZO a) Superfície a.1. Conceito a.2. Objeto a.3. Extinção

Leia mais

ABERTO O PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO ITR 2017 MELISSA RITA DO COUTO MICHELE MÜLLER MÜLLING SAFRAS & CIFRAS

ABERTO O PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO ITR 2017 MELISSA RITA DO COUTO MICHELE MÜLLER MÜLLING SAFRAS & CIFRAS ABERTO O PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO ITR 2017 MELISSA RITA DO COUTO MICHELE MÜLLER MÜLLING R SAFRAS & CIFRAS ABERTO O PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO ITR 2017 por Melissa Rita do Couto e Michele Müller Mülling

Leia mais

DECRETO nº 236, de 21 de Outubro de 2014.

DECRETO nº 236, de 21 de Outubro de 2014. DECRETO nº 236, de 21 de Outubro de 2014. ESTABELECE OS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA CONCESSÃO DE ISENÇÃO DO IMPOSTO TERRITORIAL URBANO IPTU E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. VOLMIR PIROVANO, Prefeito Municipal

Leia mais

DECRETO Nº , DE 30 DE DEZEMBRO DE 2004

DECRETO Nº , DE 30 DE DEZEMBRO DE 2004 DECRETO Nº 45.682, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2004 Regulamenta a Lei nº 13.712, de 7 de janeiro de 2004, que dispõe sobre incentivos fiscais a cinemas que funcionem em imóveis cujo acesso seja por logradouro

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL do Município de Nova Colinas - MA

DIÁRIO OFICIAL do Município de Nova Colinas - MA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA COLINAS Rua São Francisco, s/n, Centro Nova Colinas - MA CNPJ: 01.608.768/0001-05 Lei n 201/2018. EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE SANÇÃO E PROMULGAÇÃO LEGAL Pelo presente EDITAL DE

Leia mais

DECRETO Nº DE 3 DE OUTUBRO DE 2011.

DECRETO Nº DE 3 DE OUTUBRO DE 2011. DECRETO Nº 34522 DE 3 DE OUTUBRO DE 2011. Aprova as diretrizes para a demolição de edificações e relocação de moradores em assentamentos populares O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas

Leia mais

A importância de um Cadastro Territorial Multifinalitário(CTM) para a avaliação em massa de imóveis

A importância de um Cadastro Territorial Multifinalitário(CTM) para a avaliação em massa de imóveis A importância de um Cadastro Territorial Multifinalitário(CTM) para a avaliação em massa de imóveis Profa. Dra. Andrea F.T. Carneiro Programa de Pós graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Leia mais

ESCLARECIMENTOS LANÇAMENTO IPTU 2017

ESCLARECIMENTOS LANÇAMENTO IPTU 2017 ESCLARECIMENTOS LANÇAMENTO IPTU 2017 PLANEJAMENTO DE LANÇAMENTO É PRECISO EVITAR A POLÊMICA NO LANÇAMENTO DO IPTU. A população precisa ser esclarecida de forma isenta e responsável da base de cálculo do

Leia mais

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

CF/88. Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. CF/88 Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição. 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA Subsecretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA Subsecretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA Subsecretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal III Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimen to Econômico: Regularização Fundiária

Leia mais

Consultoria e Assessoria Pública Ltda

Consultoria e Assessoria Pública Ltda Consultoria e Assessoria Pública Ltda Ofício n.º xxxxxxxx Araçatuba, xx de março de 2012. A Sua Excelência o Senhor Nome do destinatário Cargo do destinatário Assunto: Cronograma de das NBCASP (Portaria

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus Gabinete do Prefeito

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus Gabinete do Prefeito ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DE JESUS DECRETO Nº499/13 DE 13 DE SETEMBRO DE 2013 Regulamenta a inscrição, alteração e exclusão de imóveis no Cadastro Imobiliário do Município de

Leia mais