MANUAL DO CREDENCIADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO CREDENCIADO"

Transcrição

1 MANUAL DO CREDENCIADO 2º EDIÇÃO 2013

2 PREFÁCIO A Ortodontia voltada para os adultos vem crescendo tanto na procura pelos pacientes, como no estudo da ciência, que teve início quando da exigência do público não infanto-juvenil de usar aparelhos ortodônticos para resolver os seus posicionamentos dentários deficientes. Porém, ao mesmo tempo em que o adulto se ver na necessidade de melhorar o seu alinhamento dentário, o mesmo não abre mão, de durante o tratamento poder continuar a sorrir de forma harmônica (FILLION, 2000). Essa harmonia trás a estética em discussão. Esse termo, diz respeito à apreciação da beleza ou combinação de qualidades que proporcionam intenso prazer aos sentidos, às faculdades intelectuais e morais. O conceito de beleza é próprio de cada indivíduo, estabelecido a partir de valores individuais relacionados ao gênero, raça, educação e experiências pessoais (REIS et al., 2006). As pessoas atraentes fazem melhor: na escola, onde recebem mais ajuda; no local de trabalho, onde são mais recompensadas; entre estranhos, onde aparentam honestidade e serem bem sucedidas (ACKERMAN, 1990). É de fundamental importância para esses pacientes, manter esse padrão estético durante um tratamento ortodôntico, que pode durar anos. O aparelho metálico vestibular, além de remover a estética do paciente, tira também a sua situação de saúde oral, pois uma vez instalado, deixa nele a condição visual de estar em tratamento, e dessa forma, não saudável. Outros fatores, como a idéia infantil causada pelo aparelho metálico, afastam muitos adultos da possibilidade de tratamento Ortodôntico. Isso faz com que essas pessoas reajam negativamente a um sorriso, e por isso temem não serem respeitadas (KHAN & HORROCKS, 1991). Dessa forma, a Ortodontia estética não chega com o interesse de mudar a forma de se tratar ortodonticamente os pacientes, mas sim dar uma opção a

3 mais de tratamento, para aqueles, que resistem ao tratamento Ortodôntico vestibular. É de necessidade o conhecimento profissional da técnica, com o objetivo de levar aos seus pacientes, opções de tratamento que o satisfaçam, tanto em resultado final, como em estética durante o tratamento (FILLION, 2000). RASCUNHO:

4 ALINHADORES INVISÍVEIS HISTÓRICO CONCEITOS VANTAGENS E DESVANTAGEM

5 HISTÓRICO A s primeiras experiências com alinhamentos por meio de aparelhos elásticos, veio com Dr. Kesling, em meados de 1943 (KESLING, 1943), e até 1971, a idéia ficou sem evolução científica. Porém nesse ano a idéia ressurgiu com Ponitz, com os "Retentores Invisíveis", que tinha uma finalidade semelhante aos aparelhos de Dr. Kesling, mas com um ideal de ser invisível (PONITZ, 1971). Muitos autores tentaram trabalhar alinhamentos sem muito êxito. A limitação destes métodos descritos consistia no pouco resultado obtido para um grande trabalho laboratorial e técnico desenvolvido, para a produção de movimentos dentários que fossem viáveis (MCNAMARA, KRAMER, & JUENKER, 1985). Sheridan propôs a lógica de tratamento com alinhadores, que seria necessário de três elementos básicos: Espaço, tempo e força, estes três atuando juntos fariam a produção do movimento dental (SHERIDAN, 1997). O espaço seria o compreendido entre a placa e o dente, para onde o elemento dental se deslocará após a força ser aplicada sobre ele em determinado espaço de tempo. Em 1999, nos Estados Unidos, a se desenvolveu um sistema de movimentação ortodôntica seqüenciada por placas de alinhadores. Este método foi o primeiro RASCUNHO:

6 que se baseou exclusivamente numa tecnologia digital tridimensional (3D). Uma série de estágios produz movimentos sucessivos e precisos nos dentes, através de programas computadorizados que manipulam as imagens virtualmente (3D) (FALTIN, ALMEIDA, KESSNER, & FALTIN JR, 2002). Em 2000, Dr. Hilliard e Dr. Sheridan desenvolveram um protocolo de tratamento utilizando um sistema de alicates que, uma vez aquecidos a uma determinada temperatura provocaria abaulamentos em retentores. Os abaulamentos seriam suficientes para promover a força necessária para a movimentação dentária (HILLIARD & SHERIDAN, 2000). Em 2004, Kim Tae Weon propôs um tratamento com alinhadores seqüenciais, utilizando placas de espessuras diferentes. O sistema seria eficaz, e teria capacidade de tratar vários casos. Outros sistemas de alinhamentos também são baseados nas idéias de (SHERIDAN, 1997) de que para acontecer a movimentação ortodôntica através de alinhadores, deveremos ter três componentes básicos: Força, Espaço e Tempo. Alguns autores propuseram sistemas baseados nesses princípios. Um deles é o Bolha-Desgaste (SOILEAU, 2001), semelhante ao Bolha- Abaulamento (HILLIARD & SHERIDAN, 2000), mas com a diferença, de não utilizar alicates para a promoção do abaulamento que deslocaria o dente na direção da bolha. Nesse caso um desgaste feito no modelo de trabalho, e com a posterior termoplastificação na placa ocasionaria a pressão necessária para o dente se deslocar para a bolha criada no mesmo modelo. Fig. 1 e 2. Sistema Bolha-Desgaste.

7 Em 2011, foi criado o Sistema Art-Aligner, que tem como Sistema de Alinhamento, os conceitos de Sheridan (1997), envolvendo a tríade (Força, tempo e espaço). O Sistema Art-Aligner consiste na mistura de três lógicas de sistemas de forças. Um deles o Bolha-Desgaste (SOILEAU, 2001), elaborado em laboratório, em dois alinhadores de espessuras diferentes com ativação já presente através do sistema Bolha-Desgaste, e as demais ativações seria confeccionadas pelo Cirurgião-Dentistas através de Alicates de pressão, os quais criariam abaulamentos nos Alinhadores. CONCEITOS Modernos, os alinhadores ou aligners, aparelhos discretos ou considerados imperceptíveis, são alternativas de tratamento ortodôntico solicitada pelos pacientes que priorizam a estética. Os alinhadores são placas termoformadas, feitas de diversos materiais plásticos, que produzem movimentação dentária quando inseridas nas arcadas, com excelente precisão e detalhe (NETO, 2013). RASCUNHO:

8 VANTAGENS DOS ALINHADORES ESTÉTICOS Dentre as vantagens dos Alinhadores Estéticos, dividimos essas em dois grupos: nas geradas ao paciente, e nas promovidas ao Profissional que trabalha com esse aparelho. VANTAGENS AOS PACIENTES: - Ser esteticamente mais favorável Esteticamente, você teria toda a superfície dos dentes sem nada à frente, diferente do tratamento com braquetes, mesmo os cerâmicos translúcidos, que ainda assim poluem a superfície vestibular dos dentes. Por serem justos e transparentes, os alinhadores tem uma característica estética peculiar, sendo de total aceitação para o paciente adulto (ROSVALL, FIELDS, ZIUCHKOVSKI, ROSENSTIEL, & JOHNSTON, 2009). - Ser removível e não ter braquetes colado aos dentes. Nada melhor para o paciente adulto, do que poder remover o aparelho na hora que quiser, além de não ter braquetes colados aos dentes. Essas facilidades se sobrepõem, por muitas vezes, em relação da dificuldade de uso ou não utilização do aparelho. - Menos injúrias aos tecidos moles e conforto durante o tratamento. As injúrias causadas pelos aparelhos, tanto vestibulares, como linguais são das mais diversas possíveis (ECHARRI, 2011). Os tecidos da mucosa julgal e língua durante todo o tratamento podem ser sofríveis, com o paciente sendo alvo de várias intercorrências no consultório, para resolver problemas de lesões criadas por aparatos colados aos dentes. Nesse item vale destacar os atletas de esportes de contato físico, onde uma forte pancada pode causar grandes ferimentos e sangramentos que podem desequilibrar o seu desempenho numa atividade. Com os alinhadores, pelo fato de serem confortáveis, ou ainda

9 removíveis, eles têm características importantes para esse grupo de pacientes específico (BOYD & VLASKALIC, 2001). - Possibilidade de Clareamento durante o tratamento. Hoje, a exigência estética do paciente é cada vez maior. Á medida que o tratamento vai se consolidando, ou até mesmo no seu início, procedimentos como o Clareamento Dental, são sugeridos pelo paciente ao profissional. Com o aparelho vestibular, essa possibilidade fica quase que contra indicada, diferente dos Alinhadores, que por deixar as superfícies vestibulares livres, não contra indica a execução do procedimento, podendo ser realizado em qualquer momento do tratamento (BOYD, 2009). - Conservação das superfícies Vestibulares dos dentes. Por não terem braquetes colados que retém alimentos, e porventura podem ser objetos de lesões como manchas brancas, os Alinhadores têm uma grande propriedade no controle do biofilme, e uma melhor higiene do paciente, sendo aparelhos de escolha para aqueles que possam vir a ter manchas brancas nos dentes. Outra vantagem com relação aos aparelhos fixos vestibulares seria quando da remoção dos braquetes, a superfície dentária, na qual o mesmo foi colado, não ser riscada ou desgastada por brocas ou instrumentos rotatórios. - Maior percepção do andamento do tratamento. Diferente da Ortodontia vestibular, onde os braquetes e fios atrapalham a visualização do andamento do tratamento, a utilização de alinhadores não deixa nada à frente dos dentes. O seu uso causa uma motivação ao paciente, RASCUNHO:

10 pois ele passa a acompanhar mais atentamente a evolução do seu caso. - Menor possibilidade de ter cáries e Doença Periodontal (Maior Facilidade de limpeza dos dentes) Por serem removíveis, os Alinhadores estéticos são retirados durante a higiene oral, não sendo empecilho para a limpeza. Assim, o paciente não tem nenhum problema para realizar a sua higiene, como no caso dos aparelhos fixos, onde diversos dispositivos colados aos dentes favorecem o acúmulo de placa bacteriana e o aparecimento da doença periodontal (BOYD, 2009). - Menor risco de perdas ou fraturas de restaurações ou próteses de Porcelana e riscos em estrutura dental. No ato da remoção dos aparelhos fixos, um risco inevitável é a possibilidade de bandas sacarem próteses, alicates removedores de braquetes quebrarem restaurações, ou mesmo trincarem restaurações protéticas. Apesar de todas as pesquisas e técnicas para a remoção de braquetes, ainda assim há a possibilidade de riscos no dente, o que não acontece com os Alinhadores, pelo fato destes não serem colados nas estruturas dentais. - Menos movimentos indesejados. Por trabalhar com setups (virtuais e laboratoriais), ou mesmo com o sistema bolha-abaulamento, os movimentos de todos os sistemas são pré-definidos, e sem movimentação indesejada, muito comum nas fases de alinhamento e nivelamento dos aparelhos fixos, como por exemplo, as aberturas de diastemas (HILLIARD & SHERIDAN, 2000). - Possibilidade de utilização por atletas. Os Alinhadores estéticos são aparelhos de primeira escolha quando da procura de tratamento ortodôntico por atletas de esportes de contato físico. Com a sua capacidade de serem removíveis, e confortáveis os Aligners podem também servir de contenção durante a atividade esportiva, que por diversas vezes pode gerar traumas e avulsões dentárias.

11 VANTAGENS PARA O PROFISSIONAL - Aumento do público alvo no consultório. Os Alinhadores Estéticos são uma importante ferramenta para aqueles pacientes que tem aversão para a utilização de aparelhos ortodônticos fixos. Nesse sentido, os Aligners se propõem como uma opção importante no tratamento desses clientes, que se privam do tratamento convencional. - Possibilidade de melhoria de rendimentos. Aquele profissional que trabalha com produtos diferenciados, e que promovem resultados assim como os que são utilizados comumente, por razões lógicas e de mercado tendem a ter custos de tratamentos mais elevados que os demais. Dessa forma, o profissional que trabalha com Aligners, na maioria dos casos, terá uma diferenciação de ganhos pela sua diferenciação causada pela capacitação a mais conseguida. Essa diferenciação de valores é consentida pelo paciente que por entender que o tratamento é estético tende, e aceita que esse deva ser cobrado a mais que um tratamento com uma menor estética (ROSVALL, FIELDS, ZIUCHKOVSKI, ROSENSTIEL, & JOHNSTON, 2009). - Motivação ao uso do paciente gera marketing positivo. RASCUNHO:

12 Em alguns países, como os EUA, os Alinhadores já são objeto de busca de estudo pela maioria dos estudantes de Ortodontia (NOBLE, KARAISKOSC, LEKICD, & WILTSHIRE, 2009), porém no Brasil, ainda carecem de algum desconhecimento do público e ortodontistas. Dessa forma, os pacientes que utilizam esse tipo de aparelho por diversas vezes são perguntados por colegas, amigos e familiares sobre o tratamento, o que termina gerando interesse em quem pergunta, e por diversas vezes elogio, esse sendo repassado ao profissional, que termina ganhando um marketing positivo pela diferenciação de trabalho. DESVANTAGENS DOS ALINHADORES ESTÉTICOS Os alinhadores estéticos possuem algumas desvantagens com relação a aparelhagem fixa corretiva, utilizada tradicionalmente. - Depender do paciente a sua utilização. Esse é um fator importante para os tratamentos com Alinhadores. O paciente para ter sucesso com o tratamento terá que utilizar, como recomendado, os alinhadores. Caso o paciente não esteja motivado a fazer uso do sistema, ou não aceitar, é importante o Ortodontista avaliar a real aplicação (ECHARRI, 2007). - Dificuldades em grandes movimentações. Apesar de muitos estudos terem sido feitos com o objetivo de se ter alinhadores cada dia mais versáteis e com diversas aplicações. Algumas movimentações ainda não são bem descritas, e com protocolos bem sedimentados (ECHARRI, 2007).

13 RASCUNHO:

14 ART-ALIGNER: CONCEITOS CONFECÇÃO VANTAGENS ATIVAÇÕES APLICAÇÕES PROTOCOLO DE ATENDIMENTO

15 CONCEITOS Criado em 2011, o sistema Art-Aligner, é uma mistura de três técnicas de ação, uma a técnica preconizada pelo Dr. Hilliard (HILLIARD & SHERIDAN, 2000), o sistema Bolha-Abaulamento, outra o Sistema Bolha-Desgaste, citada pelo Dr. Soileau (SOILEAU, 2001), uma modificação do Sistema Bolha-Abaulamento, sendo essa ativação feita em laboratório, com a utilização de dois alinhadores de espessuras diferentes, assim como preconizado pelo Dr. Kim (Kim TW, 2004). Todas as técnicas se utilizam dos conceitos de alinhamento preconizadas pelo Dr. Sheridan (SHERIDAN J, 1997), onde a força necessária para se conseguir um movimento ortodôntico se faz necessário três componentes básicos (Tempo, Força e Espaço). O sistema Biomecânico do aparelho se dá através de espaços criados no alinhador, para onde o dente deverá se movimentar. A força a ser aplicada no dente provém, em sua primeira ativação já em laboratório, com a criação de um desgaste na superfície oposta para onde se quer que seja produzida a movimentação dentária. As demais forças deverão ser aplicadas pelo Dentista através de um abaulamento criado no Alinhador por meio de Alicates formadores de abaulamentos. Já o tempo será o necessário para promover a movimentação dentária (SHERIDAN J, 1997). RASCUNHO:

16 VANTAGENS Uma vantagem do sistema com relação ao Sistema Bolha-abaulamento é o desse, em somente um alinhador conseguir produzir uma movimentação a mais que o Sistema Bolha-Abaulamento, com o desgaste e a bolha produzidos em laboratório. A reformulação do sistema com a utilização de dois alinhadores oferece ao paciente melhor estética e conforto devido o melhor encaixe do primeiro alinhador (0,5mm) (Kim TW, 2004), além de promover um menor número de visitas em consultório com a utilização de dois alinhadores, podendo gerar abaulamentos de maior tamanho devido uma maior elasticidade do alinhador (KWON JS, 2008). Dessa forma, consegue-se até 2,5mm de movimentação, levando-se em consideração que, no sistema Bolha-Desgaste teremos até 1 mm de ativação, e as demais ativações ocorrerão com os alicates, em até 1,5mm. CONFECÇÃO O processo de confecção do Alinhador Art-Aligner é feito em laboratório com a necessidade somente que o Cirurgião dentista tenha conhecimento das movimentações desejadas em Ortodontia. Segue o passo-a-passo para o trabalho com o sistema Art Aligner, que consistem em 6 passos: 1- Moldagem; 2 Vazamento; 3 Planejamento; 4 Envio e Pagamento; 5 Confecção e reenvio; 6 Ativação e tratamento. 1. Moldagem O primeiro passo do processo será a moldagem, que deverá acontecer com

17 Alginato de boa estabilidade dimensional, (preferencialmente Hydrogum). Nada impedindo que também sejam realizadas com Siliconas de Adição ou de Condensação. Fig. 3 - Moldagem em Alginato Hydrogum 5. Ao final da moldagem devemos verificar se essa está dentro dos padrões para uma boa moldagem, dentro de requisitos mínimos para que assim tenhamos uma boa fidelização do modelo ao encontrado na boca do paciente. É importante, que o Dentista tenha em mente que tanto melhor for sua moldagem melhor será o encaixe de seu alinhador no paciente. Dessa forma passamos um Check-list de uma boa moldagem: 1 Todas as margens gengivais deverão estar evidentes; 2 Todas as cúspides e bordas incisais devem estar visíveis; 3 Nenhuma área da moldeira aparecendo através do material; 4 Ausência de distorções; 5 Anatomia lingual evidente; 6 Ausência de bolhas (NETO, 2013). RASCUNHO:

18 Além da Moldagem com Alginato,o Profissional deverá fazer o registro da mordida do paciente, em Relação Cêntrica (RC) em cera, ou se preferir com Silicona de Adição. 2. Vazamento Após verificado todos esses passos segue-se o vazamento do modelo em Gesso tipo IV, e posterior recorte. É importante ressaltar que o vazamento do gesso deverá ser feito somente nos dentes e gengiva, não necessitando a criação de uma base de gesso complementar. O modelo de gesso deve ser confeccionado em formato de ferradura, melhorando assim a qualidade de impressão termoplástica laboratorial pela necessidade de acionamento de vácuo. Fig. 4 Modelo de Gesso em Formato de Ferradura. 3. Planejamento Depois de preparado o modelo, iremos avaliar e planejar o caso. Para onde vamos desejar que o dente se movimente? A partir daí vamos trabalhar o planejamento de nosso Alinhador. Dessa forma teremos que saber que a bolha (que será o espaço para onde o dente se movimentará) deverá ser planejada

19 na superfície para onde você quer movimento, e o desgaste será o local para onde o operador deseja que o laboratório faça o desgaste, gerando assim a pressão necessária sobre aquele local no dente para que assim se produza a movimentação. Em resumo, o desgaste, quase sempre será colocado em oposto ao local por onde se coloca a bolha. Ex: Se queremos vestibularizar um dente, deveremos colocar em sua vestibular a bolha, e em sua lingual pediremos o desgaste. BOLHA-DESGASTE VESTIBULARIZAÇÃO Fig. 5 e 6 Movimento Vestíbulo Lingual. É muito importante nessa etapa ter em mente um dos conceitos de Sheridan, que para se ter a movimentação é necessária além da força e do tempo, o espaço. Portanto, antes de se planejar qualquer movimentação se faz necessário a verificação, se o dente em questão não tem nenhum anteparo em sua frente que forme uma barreira evitando assim o seu movimento. Caso aconteça essa barreira deveremos optar, ou por Stripping (Desgaste Interproximal) (SHERIDAN J, 1997), ou por expansão prévia ao movimento de RASCUNHO:

20 dentes vizinhos, abrindo assim espaços para a movimentação do dente. Fig. 7 a 12 Vestibularização com Stripping anterior ao movimento: Stripping (7 e 8), abertura de espaço (9 e 10) e vestibularização (11 e 12).

21 Fig. 13 a 16 Vestibularização com Expansão anterior ao movimento: Expansão (13 e 14) e Vestibularização (15 e 16). ALGUNS EXEMPLOS: BOLHA DESGASTE GIROVERSÃO Fig. 17 e 18 Ativação do lado vestibular de um lado e lingual de outro, a bolha será confeccionada no lado oposto até a metade do dente. BOLHA-DESGASTE INCLINAÇÃO RASCUNHO:

22 Fig. 19 Movimento de Inclinação (Bolha oposta e ativação mais acima). BOLHA-DESGASTE TORQUE Fig. 20 Movimento de Torque (Bolha no mesmo lado do abaulamento) BOLHA DESGASTE INTRUSÃO-EXTRUSÃO Fig. 21 e 22 Utilização de Atachment de apoio intrusivo e extrusivo. 4. Envio de Material e Pagamento:

23 Após a moldagem, Vazamento e planejamento do caso, o profissional deverá fazer a postagem, em um pacote, dos dois modelos de trabalho, em conjunto com o registro de mordida, e a ficha de planejamento. A caixa deve ser encaminhada para o endereço: Rua Vicente Linhares, 500 Sala Aldeota Fortaleza-CE (CEP: ). Fig. 23 Enviar modelo vazado em gesso, em conjunto com a Ficha de Planejamento Antes do envio, ainda no preenchimento da ficha de planejamento, o Profissional deverá fazer a inscrição no site do tratamento na área restrita ao Art Aligner Doctor. Após feito a inscrição do paciente, e posterior pagamento, o profissional deverá enviar a moldagem pelo correio como planejado. Os custos de postagem ficam por conta do profissional. 5. Confecção e Reenvio: RASCUNHO:

24 Após a chegada, em 3 dias úteis o Alinhador deverá ser confeccionado por nossa equipe técnica, que trabalharão em cima do planejamento traçado pelo Doutor. Caso o profissional deseje que o planejamento seja feito pelos técnicos Art Aligner, o mesmo deverá enviar a ficha de planejamento com somente o cabeçalho (incluindo a parte objetivo) preenchido. Nossos técnicos trabalharão o tratamento de acordo com o planejado. A confecção dos alinhadores consiste em três etapas: 1 Formação de bolhas e desgastes; 2 Termoplastificação e Recorte; 3 Polimento, Limpeza e desinfecção. Formação de bolhas e desgastes: Consiste na formação da bolha, nos locais como solicitado pelo profissional. As bolhas são confeccionadas com Resina Acrílica, nos tamanhos solicitados de acordo com a Ficha de Planejamento: Fig. 24 Bolhas em resina acrílica transparente, e desgastes realizados com brocas.

25 - Termoplastificação e Recorte: Procede-se a termoplastificação de duas placas de espessuras diferentes (0,5mm e 0,75mm), em cima do modelo já construído, em seguida faz-se o recorte das mesmas com tesouras, deixando cerca de 3mm das cervicais dos dentes. Fig. 25 Modelos e alinhadores recortados. - Polimento, Limpeza e Desinfecção: Após o recorte faz-se o polimento com as rodas Scotch Brite, em três granulações (grossa, média e fina) deixando cerca de 1,5mm de distancia das cervicais dos dentes, evitando assim que o alinhador cause agressão a mucosa gengival (KIM TW, 2004). Após o término do polimento procede-se a limpeza embebendo-se o alinhador em solução de Kin Orthonet, por 30 minutos, finalizando o processo com a desinfecção com álcool 70%, até a embalagem e RASCUNHO:

26 envio ao credenciado. Fig. 26 Kin Orthonet, necessários para uma melhor limpeza e brilho do alinhador. 6. Ativações e Tratamento: Assim da chegada dos Alinhadores, é importante o profissional conferir, em modelo de gesso todas as ativações, se estão como planejadas, e assim seguir a instalação do aparelho na boca do paciente. Caso todos os passos de moldagem e vazamento tenham sido seguidos a placa mais fina (0,5mm) deverá encaixar bem na boca do paciente. Em caso de encaixe irregular, deve-se pedir para o paciente realizar apertamento, nos dois primeiros dias, que a mesma deverá se assentar, realizando assim a movimentação ortodôntica inicial (ECHARRI, 2007). Outra possibilidade que poderá acontecer será do Alinhador criar zonas isquêmicas na gengiva, nesse caso, devemos utilizar as Rodas Scotch Brite, e desgastar a região que esteja gerando incômodo no paciente, ou mesmo utilizar tesouras para esse recorte.

27 Fig. 27 e 28 Zona isquêmica na gengiva do paciente (27), e utilização de Alinhador mal adaptado, causando úlcera (28). Após todas as conferências, o dentista deverá adaptar os Alinhadores (fino e grosso) no paciente, e pedir para que o mesmo utilize na primeira semana o mais fino (0,5mm), e na segunda semana o mais grosso (0,75mm) totalizando 14 dias para a próxima consulta. A partir da segunda consulta o profissional deverá proceder as ativações adicionais, se necessário for, com os alicates formadores de abaulamentos(sugerimos a marca OTC). Para as ativações serão necessários os Alicates: - Alicate OTC grande - Alicate OTC pequeno - Alicate OTC para Ameias Fig. 24 Alicates OTC RASCUNHO:

28 As ativações (abaulamentos) acontecem no lado oposto onde foi criada a bolha, no sentido de empurrar o dente para esse espaço. Deve-se entender, que marco-zero é a posição em que a parte ativa do alicate fica ajustada de forma que o macho e a fêmea passe entre eles uma folha de papel ofício. Essa posição gera um abaulamento de cerda de 0,25mm. A cada ½ volta a mais realizada pela rosca calibradora no alicate, isso equivalerá em movimento a cerca de 0,75mm de movimentação real em dente. Dessa forma solicitamos que a cada visita do paciente de retorno, se proceda a ativação em alicate de ½ volta após o marco zero (marco zero + ½ volta = 0,75mm). A ativação deverá acontecer em ambos alinhadores (0,5mm e 0,75mm), e a utilização pelo paciente será a mesma da inicial (1 semana a de 0,5mm e na segunda semana a de 0,75mm). É importante que após a criação do abaulamento, segue-se a inserção do alinhador na boca do paciente, e confere-se a sua adaptação. Fig 24 e 25 Calibração do Alicate e formação do abaulamento na parte oposta a bolha criada.

29 APLICAÇÕES Dentre os casos que tem possibilidade de tratamento com o sistema Art-Aligner se enquadram diversas formas. O sistema tem algumas indicações e situações onde se requer certa experiência com o trabalho com Alinhadores para o tratamento. Assim fizemos uma divisão em dois grupos: Iniciantes (que seria o grupo para recém credenciados) e Avançados (que seria o grupo com uma certa experiência no trabalho com Aligners) O grupo de casos para iniciantes seriam aqueles nos quais se utilizaria basicamente somente alinhadores: - Diastemas (até 3 mm/arco); - Apinhamento Anterior (até 3mm/arco); - Mordida Profunda (1 mm/arco de intrusão); - Mordida Cruzada Anterior (tratada somente com desinclinação de incisivos) - Expansão Dentária (até 1 mm/quadrante). O grupo de casos Avançados seriam aqueles que, além dos alinhadores, se faz necessário a utilização de artefatos, como os botões e elásticos: - Diastemas Excessivos; RASCUNHO:

30 - Apinhamento Significante; - Extração de Incisivo Inferior; - Desinclinação de Molar; PROTOCOLO DE ATENDIMENTO - As consultas são realizadas de 14 em 14 dias. - A primeira consulta não deverá ser feita nenhuma ativação nos alinhadores. - A partir da segunda consulta se farão as ativações no alinhador com alicates, de cerca de ½ volta após o marco zero (0,75mm) em cada alicate. - Não produzir mais que três movimentos em cada alinhador: 1 dente = marco zero + 2/4 volta (3/4 volta nas demais ativações); já se fizermos ativações em 2 ou 3 dentes = marco zero + ¼ volta (2/4 volta nas demais ativações) - Os alinhadores são trocados em até 60 dias. - O paciente deve ser instruído para utilização do Alinhador durante todo o tempo, com a remoção devendo ser feita somente durante as refeições, e as higienizações. -Stripping devem ser realizados prévios à moldagem. - Deve-se Checar se o alinhador está se encaixando total na boca, caso não esteja pedir para o paciente produzir apertamento nas primeiras 24 horas para produzir o melhor encaixe do alinhador. - Em caso do Alinhador estar formando alguma zona isquêmica na gengiva do paciente, ou esse mesmo incomodando, deverá ser feito o desgaste tanto no

31 fino como no grosso com as Rodas Scotch Brite. - Caso o paciente esteja sentindo dor, além da convencional ortodôntica, rever as ativações. RASCUNHO:

32 ANEXOS TABELA DE PREÇOS: ALICATES FORMADORES DE ABAULAMENTOS OTC: 1 PEQUENO R$250,00 2 GRANDE R$250,00 3 FORMADOR DE RETENÇÃO POSTERIOR R$250,00 RODAS SCOTCH BRITE 1 GROSSA R$20,00 2 MÉDIA R$20,00 KIT COM 3 ALICATES + 2 RODAS SCOTCH BRITE = R$750,00 (DIVIDIDO DE 3X SEM JURUS NO CARTÃO DE CRÉDITO) CUSTOS LABORATORIAIS: CONFECÇÃO DE 1 ALINHADOR SUP. OU INF. R$100,00 (R$120,00) CONFECÇÃO DE 2 ALINHADORES (SUP+INF) R$180,00 (R$200,00) PLANEJAMENTO DE QUANTIDADE DE ALINHADORES R$250,00 *ENVIO CUSTEADO PELO CREDENCIADO

33 RASCUNHO:

34 FICHA DE PLANEJAMENTO PROFISSIONAL: PACIENTE: DATA: / / OBJETIVO DE TRATAMENTO: CONFECÇÃO DO ALINHADOR: ( ) SUPERIOR BOLHAS: ATIVAÇÕES: DENTE FACE TAMANHO DENTE FACE CONFECÇÃO DO ALINHADOR: ( ) INFERIOR BOLHAS: ATIVAÇÕES: DENTE FACE TAMANHO DENTE FACE

35 Bibliografia ACKERMAN, D. (1990). A natural history of the senses. New York, NY: Random House, Inc. BOYD, R. L., & VLASKALIC, V. (2001). Three- dimensional diagnosis and orthodontic treatment of complex malocclusions with the Invisalign appliance. Sem Orthod, BOYD, R. (2009). Periodontal and Restorative Considerations with Clear Aligner Treatment to Establish a More Favorable Restorative Environment. Compendium, ECHARRI, P. (2007). Clear Aligner. Madrid: Ripano. ECHARRI, P. (2011). Nuevo enfoque en Ortodoncia Lingual. Madrid: Ripano. FALTIN, R., ALMEIDA, M., KESSNER, C., & FALTIN JR, K. (2002). Eficiência, planejamento e previsão tridimensional de tratamento ortodôntico com sistema Invisalign - relato de caso clínico. R Clín Ortodon Dental Press, Maringá. FILLION, D. (2000). A Ortodontia Lingual do Adulto e o Tratamento Multidisciplinar. Revista Clinica Ortodôntica Dental Press, HILLIARD, K. (2002). The Hilliard Smile Aligner Manual. New Orleans: Raintree Essix L.L.C. HILLIARD, K., & SHERIDAN, J. (2000). Adjusting Essix appliances at chairside. Journal of Clinical Orthodontics, KESLING, H. D. (1943). The philosophy of the tooth positioning appliance. Am J Orthod, St. Louis, p KHAN, R. S., & HORROCKS, E. N. (1991). A study of adult orthodontic patients and their treatment. British Journal of Orthodontics, KIM TW, E. P. (2004). Clear Aligner El alineador realizado en la consulta. Rev Esp Orthod, 34(2): KWON JS, L. Y. (2008). Force delivery properties of thermoplastic orthodontic materials. Am J Orthod Dentofacial Orthop., 133(2): RASCUNHO:

36 MCNAMARA, J. A., KRAMER, K. L., & JUENKER, J. P. (1985). Invisible retainers. J Clin Orthod, NETO, A. (2013). Manual de Ortodontia Estética - Ortodontia Lingual e Alinhadores Invisíveis. Rio de Janeiro: Rubio. NOBLE, J., KARAISKOSC, N., LEKICD, N., & WILTSHIRE, W. (2009). Future practice plans of orthodontic residents in the United States. American Journal of Orthodontic and Dentofacial Orthopedics. PONITZ, R. J. (1971). Invisible retainers. Am J Orthod, St. Louis, REIS, S. A., ABRÃO, J., F., C. L., & CLARO, C. A. (2006). Análise Facial Subjetiva. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial. ROSVALL, M., FIELDS, H., ZIUCHKOVSKI, J., ROSENSTIEL, S., & JOHNSTON, W. (2009). Attractiveness, acceptability, and value. American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, 276.e1-276.e12. SHERIDAN, J. (1997). The physiological rationale for air- rotor stripping. Journal of Clinical Orthodontics, SHERIDAN, J., HILLIARD, K., & ARMBRUSTER, P. (2003). Essix Appliance Technology: Applications,Fabrication, and Rationale. Bohemia: GAC International Inc. SOILEAU, T. (2001). ESSIX RETAINER. LAFAYETE, LA, EUA.

EXCELÊNCIA EM ALINHADORES INVISÍVEIS. PERIODICIADADE: 4 dias CARGA HORÁRIA: 32 HS/AULA PROFESSORES: ANDRADE NETO

EXCELÊNCIA EM ALINHADORES INVISÍVEIS. PERIODICIADADE: 4 dias CARGA HORÁRIA: 32 HS/AULA PROFESSORES: ANDRADE NETO EXCELÊNCIA EM ALINHADORES INVISÍVEIS PERIODICIADADE: 4 dias CARGA HORÁRIA: 32 HS/AULA PROFESSORES: MATERIAL DIDÁTICO: APÓSTILAS DIGITAIS, ARTIGOS RELACIONADOS AO ASSUNTO DA AULA TEÓRICA MÉTODO: TEÓRICO

Leia mais

CAPACITAÇÃO CLÍNICA EM ALINHADORES INVISÍVEIS. PERIODICIADADE: 5 dias CARGA HORÁRIA: 40 HS/AULA PROFESSORES: ANDRADE NETO

CAPACITAÇÃO CLÍNICA EM ALINHADORES INVISÍVEIS. PERIODICIADADE: 5 dias CARGA HORÁRIA: 40 HS/AULA PROFESSORES: ANDRADE NETO CAPACITAÇÃO CLÍNICA EM ALINHADORES INVISÍVEIS PERIODICIADADE: 5 dias CARGA HORÁRIA: 40 HS/AULA PROFESSORES: MATERIAL DIDÁTICO: APÓSTILAS DIGITAIS, ARTIGOS RELACIONADOS AO ASSUNTO DA AULA TEÓRICA MÉTODO:

Leia mais

MANUAL DO CREDENCIADO

MANUAL DO CREDENCIADO MANUAL DO CREDENCIADO PREFÁCIO A Ortodontia voltada para os adultos vem crescendo tanto na procura pelos pacientes, como no estudo da ciência, que teve início quando da exigência do público não infanto-juvenil

Leia mais

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes.

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. A Clínica O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. Localizada nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Pentecoste,

Leia mais

UTILIZAÇÃO CLÍNICA DOS ALINHADORES ESSIX E CLEAR ALIGNER NA ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA

UTILIZAÇÃO CLÍNICA DOS ALINHADORES ESSIX E CLEAR ALIGNER NA ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA PAULA GUERRA BUBADRA UTILIZAÇÃO CLÍNICA DOS ALINHADORES ESSIX E CLEAR ALIGNER NA ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA CURITIBA 2017 PAULA GUERRA BUBADRA UTILIZAÇÃO CLÍNICA DOS ALINHADORES ESSIX E CLEAR ALIGNER NA

Leia mais

Andrade Neto Alinhadores Invisíveis

Andrade Neto Alinhadores Invisíveis Andrade Neto Fa ça v In ocê -O ff mes ic m o e Alinhadores Invisíveis Do Cad ao Cam Informações e Dúvidas Alinhadores Invisíveis Do Cad ao Cam Caro leitor, Você acaba de receber uma amostra informativa

Leia mais

Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO

Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO Cap. 01 Biomecânica com Braquetes Autoligados 24 Cap. 02 Uso da Eficiência nos Braquetes Autoligados 70 Cap.

Leia mais

Série Considerações Clínicas. Para ajudar você a tratar com mais segurança. Apinhamento.

Série Considerações Clínicas. Para ajudar você a tratar com mais segurança. Apinhamento. Série Considerações Clínicas. Para ajudar você a tratar com mais segurança. Apinhamento. É mais previsível tratar apinhamento com alinhadores Invisalign se... dentes anteriores estão retroincinados ou

Leia mais

SISTEMA ERA. - Correção de angulação (5, 11 e 17 ), o que proporciona um encaixe paralelo da prótese.

SISTEMA ERA. - Correção de angulação (5, 11 e 17 ), o que proporciona um encaixe paralelo da prótese. SISTEMA ERA O Sistema ERA é um sistema de Attachment composto por duas peças: macho (presa à prótese) e fêmea (intraoral). Os machos são de Nylon e as fêmeas podem ser metálicas ou calcináveis. Possuem

Leia mais

Manual Snap On Smile Página 1

Manual Snap On Smile Página 1 Manual Snap On Smile Página 1 SnapOn Smile redefine o conceito de provisórios. O Snap On Smile não é invasivo, é fácil de usar e seu paciente vai adorar. Chega de procedimentos complicados que requerem

Leia mais

PLACAS ATIVAS PLACA DE HAWLEY COM MOLA

PLACAS ATIVAS PLACA DE HAWLEY COM MOLA PLCS TIVS 02 CPÍTULO PLC DE HWLEY COM MOL placa de Hawley é um aparelho removível muito utilizado em Ortodontia. É usado também após a finalização da Ortodontia corretiva com a finalidade de manter a estabilidade

Leia mais

3º Capítulo: Confecção de Modelo e do Troquel usando Sistema Giriform.

3º Capítulo: Confecção de Modelo e do Troquel usando Sistema Giriform. Autor: Rogério Goulart da Costa 3º Capítulo: Confecção de Modelo e do Troquel usando Sistema Giriform. Em ambiente laboratorial procede-se a desinfeção do molde no intuito prevenir contágio com doenças

Leia mais

Guia de Início Rápido Invisalign Envio. Projetado para ajudar a tratar com confiança

Guia de Início Rápido Invisalign Envio. Projetado para ajudar a tratar com confiança Guia de Início Rápido Invisalign Envio Projetado para ajudar a tratar com confiança 1 Materias para o Tratamento Invisalign Materiais necessários para envio: Para Fotos Online: Câmera Digital (5 megapixel

Leia mais

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia MORDIDAS CRUZADAS Mordida Cruzada é uma alteração da oclusão dentária normal, no sentido ântero-posterior para os dentes anteriores, ou no sentido transversal para os dentes posteriores. Etiologia Baseia-se

Leia mais

realinhadas Expectativas

realinhadas Expectativas Expectativas realinhadas Os alinhadores estéticos conquistam cada vez mais adeptos entre pacientes e ortodontistas. O que podemos esperar desta tecnologia e como essa tendência de mercado pode afetar sua

Leia mais

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ Planos de Cera março. 2014 pág. 1 PLANOS DE ORIENTAÇÃO Pode-se dizer que a fase do plano de cera equivale à confecção de um projeto de engenharia. Essa fase deve ser atentamente observada, avaliada e,

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/6 Lote: 1 1 150,00 UN PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (ESTRUTURA 280,0000 42.000,0000 METÁLICA) DEVERÁ TER SUA ESTRUTURA CONFECCIONADA COM LIGA METÁLICA DE CROMO COBALTO, A QUAL PASSARÁ POR PROCEDIMENTO

Leia mais

Sistema de. ImplanteDentário. Catálogo 2014 / 2015

Sistema de. ImplanteDentário. Catálogo 2014 / 2015 Sistema de ImplanteDentário Catálogo 2014 / 2015 Implantes 6 7 Implante Cilíndrico com encaixe Hexagonal Externo 01710 01751 11,5 mm 01823 00970 01878 1 01900 01906 01919 11,5 mm 01937 01963 01986 1 02021

Leia mais

SISTEMA INVISALIGN : UMA ALTERNATIVA ORTODONTICA ESTÉTICA

SISTEMA INVISALIGN : UMA ALTERNATIVA ORTODONTICA ESTÉTICA SISTEMA INVISALIGN : UMA ALTERNATIVA ORTODONTICA ESTÉTICA Maikon Nogueira Lima¹; Larissa Moreira Cunha¹; Adricia Kelly Marque Bento¹; Heron Teixeira Lima¹; Natiane do Nascimento Colares¹; Luiz Filipe Barbosa

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/5 Lote: 1 1 150,00 UN PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (ESTRUTURA 250,0000 37.500,0000 METÁLICA) DEVERÁ TER SUA ESTRUTURA CONFECCIONADA COM LIGA METÁLICA DE CROMO COBALTO, A QUAL PASSARÁ POR PROCEDIMENTO

Leia mais

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE Fernando Pedrin Carvalho Ferreira Colaboradores: Renata Rodrigues de Almeida Pedrin Bolivar Pimenta Junior 01. Aparelho Ortodôntico Fixo 02. O Tratamento Ortodôntico

Leia mais

Série de Considerações Clínicas. Dedicado a ajudá-lo a tratar com mais confiança. Mordida Profunda.

Série de Considerações Clínicas. Dedicado a ajudá-lo a tratar com mais confiança. Mordida Profunda. Série de Considerações Clínicas. Dedicado a ajudá-lo a tratar com mais confiança. Mordida Profunda. É mais previsível tratar a Mordida Profunda com Invisalign se... 1. Ambos os arcos os dentes superiores

Leia mais

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária.

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária. Resumo de especialidades: Plano PLUS, Prótese parcial fixa em metalo cerâmica As coroas e próteses em metalocerâmica são uma opção para pessoas que perderam um ou mais dentes. Prótese parcial fixa em metalo

Leia mais

Andrade Neto Alinhadores Invisíveis

Andrade Neto Alinhadores Invisíveis Andrade Neto Fa ça v In ocê -O ff mes ic m o e Alinhadores Invisíveis Do Cad ao Cam Informações e Dúvidas Alinhadores Invisíveis Do Cad ao Cam Caro leitor, Você acaba de receber uma amostra informativa

Leia mais

Marlene Pereira Mota Monteiro

Marlene Pereira Mota Monteiro Marlene Pereira Mota Monteiro Sistema Invisalign Aplicações em Ortodontia Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências da Saúde Porto 2015 Marlene Pereira Mota Monteiro Sistema Invisalign Aplicações

Leia mais

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2 Série Aparelhos Ortodônticos GRADE PALATINA GRADE PALATINA A grande preocupação atual em identificar-se as características de uma má oclusão nos sentidos transversal e vertical, deve-se ao fato de que

Leia mais

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios Série Aparelhos Ortodônticos BITE BLOCK A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios da ortodontia. Persiste uma preocupação, não só quanto ao diagnóstico e planificação

Leia mais

IRI. SelfConnect concept

IRI. SelfConnect concept Coroas Sem Cimento Sem Parafuso Caso Clínico: Exodontia do dente 11, enxerto Colocação de implante e pilar SC Colocação de Cilindro Cicatrizador Anatômico Dia seguinte, Colocação de Cilindro Protético

Leia mais

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR 01 02 PREPAROS DENTÁRIOS Os 5W s A previsão do tipo de preparo dentário a ser executado depende, basicamente, do relacionamento entre material restaurador selecionado, volume

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO APARELHO (FIG. 1) a) base acrílica b) mola coffin c) arco vestibular d) alças bucinadoras FIGURA 5 FIGURA 6

APRESENTAÇÃO DO APARELHO (FIG. 1) a) base acrílica b) mola coffin c) arco vestibular d) alças bucinadoras FIGURA 5 FIGURA 6 Série Aparelhos Ortodônticos BIONATOR INTRODUÇÃO As más oclusões de Classe II apresentam etiologias distintas, de natureza esquelética, dentária ou a combinação de ambas. O diagnóstico diferencial é de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA CONSERVADORA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA CONSERVADORA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA CONSERVADORA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA Viviane Storchi ALINHADORES DENTAIS E RESINAS COMPOSTAS:

Leia mais

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES

CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL ESTÉTICO E MORFOLÓGICO DOS DENTES ANTERIORES E POSTERIORES CURSO DE DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL DENTES ANTERIORES E POSTERIORES Dr. Dario Adolfi Duração: 6 meses/módulos de 2 dias. Datas: 10 e 11 de junho de 2010 1 e 2 de julho de 2010 5 e 6 de agosto de 2010 2

Leia mais

CURSOS ICMDS Protectores Bucais Desportivos

CURSOS ICMDS Protectores Bucais Desportivos CURSOS ICMDS Protectores Bucais Desportivos OBJECTIVOS GERAIS Promover o desporto, sem lesão, a nível estomtognático utilizando Protetores Bucais de Alta Performance. ESPECIFICOS Capacitar o Formando a

Leia mais

A SOLUÇÃO PARA CIRURGIAS DE IMPLANTE MENOS INVASIVAS E MAIS SEGURAS.

A SOLUÇÃO PARA CIRURGIAS DE IMPLANTE MENOS INVASIVAS E MAIS SEGURAS. A SOLUÇÃO PARA CIRURGIAS DE IMPLANTE MENOS INVASIVAS E MAIS SEGURAS. Na prática clínica, tempo, segurança e previsibilidade são valiosos. Pensando nisso, desenvolvemos um conjunto de soluções de alta tecnologia

Leia mais

Alternativas para a fixação da contenção fixa ântero-inferior durante a colagem

Alternativas para a fixação da contenção fixa ântero-inferior durante a colagem Dica Clínica Alternativas para a fixação da contenção fixa ântero-inferior durante a colagem Lívia Barbosa Loriato*, André Wilson Machado*, José Maurício de Barros Vieira** Resumo A fase de contenção após

Leia mais

ALINHADORES INVISALIGN UM RELATO DE CASO CLÍNICO

ALINHADORES INVISALIGN UM RELATO DE CASO CLÍNICO ADRIANO KUCZYNSKI ALINHADORES INVISALIGN UM RELATO DE CASO CLÍNICO CURITIBA 2016 ADRIANO KUCZYNSKI ALINHADORES INVISALIGN UM RELATO DE CASO CLÍNICO Trabalho apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Ortodontia,

Leia mais

Dr. Fauze Ramez Badreddine

Dr. Fauze Ramez Badreddine Dr. Fauze Ramez Badreddine CROSP - 64311 Rua Hannemann, 66 coj.1. Canindé : São Paulo/SP Tels: (11) 33264571 / 33266391 Cel/Whatsapp: (11) 965472436 Site: www.drfauzerb.com.br Facebook: www.facebook.com/dr.fauze.ortodontia

Leia mais

COMPONEER. Sorrisos prontos em uma única sessão

COMPONEER. Sorrisos prontos em uma única sessão Sorrisos prontos em uma única sessão Primeiro sistema de restauração no mundo, com facetas extremamente finas, pré-fabricadas em resina BRILLIANT NG, disponível em diversos tamanhos, o que tornam tanto

Leia mais

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação.

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação. Bráquetesq metálicos cerâmicos plásticos Composição i ã : corpo; encaixe ou slot (abriga o fio). aletas; fixação. base (superfície de contato). Bráquetes á t simples e duplo. Bráquetes á t para colagem

Leia mais

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle www.kulzer.com.br Variotime Bite / Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Diagnóstico Paciente Sr. G. M., sexo masculino, 28 anos de idade. Oclusão CL II de Angle com

Leia mais

Técnica de moldagens sem o uso de fios de afastamento gengival

Técnica de moldagens sem o uso de fios de afastamento gengival www.kulzer.com.br Variotime fios de afastamento gengival. Dr. Paulo Tomio Minami Saúde bucal nas melhores mãos. Relato do Caso: Paciente: Sexo feminino, 65 anos. Introdução Quando falamos sobre estética,

Leia mais

Mude seu sorriso sem mudar sua vida. O que você precisa saber sobre o sistema Invisalign

Mude seu sorriso sem mudar sua vida. O que você precisa saber sobre o sistema Invisalign Mude seu sorriso sem mudar sua vida O que você precisa saber sobre o sistema Invisalign E-BOOK O que você precisa saber sobre o Sistema Invisalign Descubra como funciona, os benefícios, como é o processo

Leia mais

Ortodontia com Excelência

Ortodontia com Excelência Ortodontia com Excelência n a b u s c a d a p e r f e i ç ã o c l í n i c a SUMÁRIO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Sistema Autoligado - Biomecânica de Tratamento O Arco do Sorriso na Ortodontia Smile Arc

Leia mais

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES O que são implantes dentários? Por Edina Melo Imagem. google sem direitos autorais. Os implantes são pequenos pinos de metal

Leia mais

RECONTORNO INTERPROXIMAL

RECONTORNO INTERPROXIMAL DEFINIÇÃO INTERPROXIMAL É o procedimento ortodôntico alternativo para os casos onde há falta de espaço ou alteração de tecidos moles de pequena ordem, onde as exodontias podem ser consideradas exageradamente

Leia mais

ORTODONTIA LINGUAL X ALINHADORES REMOVÍVEIS: QUANDO UTILIZAR

ORTODONTIA LINGUAL X ALINHADORES REMOVÍVEIS: QUANDO UTILIZAR Relato de caso ase report ORTODONTIA LINGUAL X ALINHADORES REMOVÍVEIS: QUANDO UTILIZAR Alexandre Moro 1 Paula Guerra ubadra 2 Tadeu arros Jr. 3 Sasha ristina Schimim 3 Nathaly Dias Morais 3 Gisele Maria

Leia mais

Dr. Marco. Fechamento de Diastema com Resina Composta Direta como Método Eficaz Estético e Funcional Após Finalização Ortodôntica

Dr. Marco. Fechamento de Diastema com Resina Composta Direta como Método Eficaz Estético e Funcional Após Finalização Ortodôntica INTRODUÇÃO Atualmente a procura pela estética e boa aparência do sorriso proporciona ao mercado desenvolvimento de novas técnicas e novos materiais para suprir as necessidades dos pacientes, ou seja, o

Leia mais

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz 1 2 3 Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz Aumento de Coroa Clínica Qualquer procedimento (cirúrgico ou não-cirúrgico) que vise

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a prática clínica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia-a-dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

Aparelho de Protrusão Mandibular FLF

Aparelho de Protrusão Mandibular FLF Aparelho de Protrusão Mandibular FLF FLF Mandibular Protusion Apparates Coluna Como Se Faz José Fernando Castanha Henriques 1 Deborah Brindeiro 2 Wilana Moura 3 Introdução A má oclusão de Classe II é a

Leia mais

Técnica Straight Wire

Técnica Straight Wire Individualização de Braquetes na Técnica Straight Wire Os braquetes Straight-Wire a serviço do ortodontista. Esta frase define bem o que estamos buscando com a nossa proposta de individualização de braquetes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA Conceitos de Estética Professor: Profa Dra Regina Guenka Palma Dibb Tempo de duração:

Leia mais

CORREÇÃO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR COM ALINHADORES: UM RELATO DE CASO

CORREÇÃO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR COM ALINHADORES: UM RELATO DE CASO ANA LUIZA COSTA SILVA CORREÇÃO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR COM ALINHADORES: UM RELATO DE CASO BELO HORIZONTE Universidade Federal de Minas Gerais Dezembro/2014 ANA LUIZA COSTA SILVA CORREÇÃO DA MORDIDA

Leia mais

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol Arcos, Fios e Molas Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol 38 Arcos de Nitinol Termo Ativado Este fio é ativado pelo calor da boca e

Leia mais

GUIA COMPLETO SOBRE CLAREAMENTO DENTAL

GUIA COMPLETO SOBRE CLAREAMENTO DENTAL GUIA COMPLETO SOBRE DENTAL PORQUÊ FAZER O DENTAL? PORQUÊ FAZER O DENTAL? Você sempre quis ter aquele belo sorriso branco, mas os dentes amarelaram com o passar do tempo. Também existem aquelas indesejadas

Leia mais

Você e sua família já têm muitos motivos para sorrir.

Você e sua família já têm muitos motivos para sorrir. Você e sua família já têm muitos motivos para sorrir. Plano SPG 03 a 199 vidas Documentos Necessários: Proposta mestra feita através do Novo Emissão Expressa Contrato Social Fichas Preenchidas com Endereço

Leia mais

Protocolo clínico. preparos e. Rafael Calixto*, Nelson Massing**

Protocolo clínico. preparos e. Rafael Calixto*, Nelson Massing** 16 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios Protocolo clínico Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: provisórios preparos e Rafael Calixto*, Nelson Massing** *Especialista

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE DISCIPLINAS DO CURSO, CARGA HORÁRIA E PROFESSOR RESPONSÁVEL 1º SEMESTRE: Total = 348h Disciplina Carga Horária Créditos Docente Responsável Ortodontia Básica 48h

Leia mais

Resumo do contrato. Tudo sobre o seu plano de um jeito simples, rápido e claro.

Resumo do contrato. Tudo sobre o seu plano de um jeito simples, rápido e claro. Resumo do contrato Tudo sobre o seu plano de um jeito simples, rápido e claro. Dental WIN ORTO Contratação: Individual Familiar Segmentação assistencial: Exclusivamente odontológica. Área geográfica de

Leia mais

Mimetizando o tecido gengival em próteses totais

Mimetizando o tecido gengival em próteses totais www.kulzer.com.br Dente Premium. Danilo Sousa Machado Saúde bucal nas melhores mãos. Introdução: A harmonia facial é influenciada pela aparência bucal, sendo assim uma prótese estética deve manter os traços

Leia mais

Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas

Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas Legenda 01. CONSULTA 00.01.01 Consulta (exame clínico) 02. MEDICINA DENTÁRIA PREVENTIVA 00.02.01 00.02.02 00.02.03

Leia mais

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL Por que a saúde bucal é tão importante? A falta de cuidados vai além da perda dos dentes. Ao longo dos anos, a higiene bucal vem sendo entendida como de importância

Leia mais

Caso Selecionado. A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas. Sanzio Marcelo Lopes Marques

Caso Selecionado. A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas. Sanzio Marcelo Lopes Marques Caso Selecionado A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas Sanzio Marcelo Lopes Marques Ao contrário de alguns anos atrás, o cirurgiãodentista dispõe hoje de um amplo arsenal de materiais

Leia mais

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray PRODUTOS ANGELUS Linha Clàriant Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray A LINHA INOVADORA DE CLAREAMENTO DENTAL DA ANGELUS São produtos

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES DATA à definir Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

Prof. Gustavo Hauber Gameiro. GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ORTODONTIA

Prof. Gustavo Hauber Gameiro.  GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ORTODONTIA www.andradegameiro.com.br G E A O GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ORTODONTIA BIOMECÂNICA AVANÇADA Técnica do Arco Segmentado Aliada à Ortodontia Straight-wire Contemporânea Prof. Gustavo Hauber Gameiro Objetivos

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7007 Prótese Total Pré-Clínica Departamento ODT - Odontologia

Leia mais

gustavo cosenza botelho nogueira mauro luiz matheus

gustavo cosenza botelho nogueira mauro luiz matheus gustavo cosenza botelho nogueira mauro luiz matheus 2006 ÍNDICE Grampos de Retenção...3 Confecção do Grampo Adams...4 Acrilização...7 Hawley...8 Hawley Modificado...9 Expansor Móvel...10 Grade Móvel...11

Leia mais

Guia de Início Rápido Invisalign Correções A-P. Projetado para ajudar a você tratar com confiança

Guia de Início Rápido Invisalign Correções A-P. Projetado para ajudar a você tratar com confiança Guia de Início Rápido Invisalign Correções A-P Projetado para ajudar a você tratar com confiança 1 Recursos para correções A-P. Alinhadores passivos para o arco mais curto. Definição. Alinhadores sem movimento

Leia mais

RELATO DO CASO CLÍNICO

RELATO DO CASO CLÍNICO Clareamento vital associado a Fechamento de Diastema Com Resinas Compostas: Reabilitação Oral direta. Relato de Caso Clínico. Autores: Claudia Machado Juliana Morais Larissa Torres Diego Barros INTRODUÇÃO

Leia mais

Roteiro de Aula de Ceras para Restaurações Fundidas

Roteiro de Aula de Ceras para Restaurações Fundidas Roteiro de Aula de Ceras para Restaurações Fundidas DEFINIÇÃO TIPOS DE CERA PARA FUNDIÇÃO COMPOSIÇÃO PROPRIEDADES ESCOAMENTO PROPRIEDADES TÉRMICAS DISTORÇÃO MANIPULAÇÃO OUTRAS CERAS ODONTOLÓGICAS CERAS

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

FACETAS LAMINADAS Dr. Dario Adolfi

FACETAS LAMINADAS Dr. Dario Adolfi Dr. Dario Adolfi Duração: 3 dias Data: 26, 27 e 28 de agosto de 2009 OBJETIVOS: As facetas laminadas são consideradas as restaurações mais conservadoras e com a melhor qualidade estética. Um preparo e

Leia mais

Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas

Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas DICAS DE PRÓTESE LABORATORIAL Por que é importante? O que é necessário? Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas MALTA BARBOSA, João Residente,

Leia mais

The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português

The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português The International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry Edição em Português 49 A Influência da Cor Dentária no Preparo para Facetas Laminadas sob uma Perspectiva Minimamente Invasiva: Relato

Leia mais

Tabela de Vendas Pessoa Física. Válida a partir de 2 de abril de 2019.

Tabela de Vendas Pessoa Física. Válida a partir de 2 de abril de 2019. Tabela de Vendas Pessoa Física Válida a partir de 2 de abril de 2019. 1 Novas linhas de produto Os produtos da linha clássica destinam-se às pessoas que buscam um plano odontológico que cubra todas as

Leia mais

Simples. Transparente. Amigável.

Simples. Transparente. Amigável. Simples. Transparente. Amigável. A Straumann Group Brand 2 Um belo sorriso é mais saudável, mais atraente e aumenta sua autoconfiança. E aí vamos nós. Por que alinhadores transparentes? Para corrigir a

Leia mais

Sumário. O que Você encontrará neste e-book? Por quais motivos os nossos dentes escurecem? Tipos de Clareamentos Dentais.

Sumário. O que Você encontrará neste e-book? Por quais motivos os nossos dentes escurecem? Tipos de Clareamentos Dentais. 1 Sumário 3 O que Você encontrará neste e-book? 5 Por quais motivos os nossos dentes escurecem? 7 Tipos de Clareamentos Dentais 9 Recomendações 11 Quem pode realizar o tratamento? 13 Indicações finais

Leia mais

Remodelação cosmética do sorriso com laminados cerâmicos devido a desgaste dentário patológico

Remodelação cosmética do sorriso com laminados cerâmicos devido a desgaste dentário patológico www.kulzer.com.br GLUMA 2Bond / Variotime Easy Putty e Variotime Light Flow Leonardo Fernandes da Cunha Gabriela Andrade Serpa Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Saúde bucal nas melhores mãos.

Leia mais

ESTRUTURAS CAPÍTULO. Pablio Caetano - TPD COMPOSIÇÃO

ESTRUTURAS CAPÍTULO. Pablio Caetano - TPD COMPOSIÇÃO Já estabelecidos no planejamento a proporção, o formato dos dentes, a disposição da linha média, o plano de orientação oclusal, a dimensão vertical de oclusão, o volume e a altura gengival, o próximo passo

Leia mais

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL Data: 16 a 19 de junho de 2015 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

Tabela de Vendas Pessoa Física e PME. Válida a partir de 2 de abril de 2019.

Tabela de Vendas Pessoa Física e PME. Válida a partir de 2 de abril de 2019. Tabela de Vendas Pessoa Física e PME Válida a partir de 2 de abril de 2019. 1 Novas linhas de produto Os produtos da linha clássica destinam-se às pessoas que buscam um plano odontológico que cubra todas

Leia mais

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA

TÉCNICAS E CONCEITOS ATUAIS DE APLICAÇÃO CERÂMICA Dr. Dario Adolfi Duração: 5 meses/módulos de 2 dias. Datas: 24 e 25 de maio de 2012 21 e 22 de junho de 2012 26 e 27 de julho de 2012 23 e 24 de agosto de 2012 27 e 28 de setembro de 2012 CURSO TÉCNICAS

Leia mais

catálogo 2016 implantes

catálogo 2016 implantes catálogo 2016 implantes Cilíndrico HE Proteção Abutment Antifratura. Implante Cilíndrico com encaixe Hexagonal Externo Superfície tratada com Jateamento e Ataque Ácido Torque de colocação no Implante Hexágono

Leia mais

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto www.kulzer.com.br Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Relato de caso clínico Paciente E.T.C. sexo feminino de 64 anos indicada para tratamento reabilitador, relata

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 27 a 31 de março de 2017 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS

ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS Registro ANVISA nº 80519210001 Relação dos componentes do Sistema SAO Registro ANVISA dos componentes do Sistema SAO: 80519210001 Edição 1208-00-01 Página 1

Leia mais

Implantes. dentários.... A con ança que você precisa.

Implantes. dentários.... A con ança que você precisa. Implantes dentários....................................... A con ança que você precisa. E-Book Implantes Dentários Este guia foi criado para que você conheça um pouco mais sobre o tratamento com implantes

Leia mais

Campus de Araçatuba. Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno ANO 2018

Campus de Araçatuba. Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno ANO 2018 Campus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno ANO 2018 Prezado aluno, Na etapa laboratorial da Disciplina de Prótese Parcial Fixa

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 15 a 18 de maio de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus 2I FH Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus 2I FH Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray PRODUTOS ANGELUS Linha Clàriant Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus 2I FH Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray Clàriant Angelus Home Peróxido de carbamida Design exclusivo:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina Departamento ODT 7102 - Materiais Dentários II ODT - Odontologia Identificação da Oferta Odontologia 4ª Fase UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS

PLANEJAMENTO DAS PRÓTESES UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS UNITÁRIAS, FIXAS E SOBRE IMPLANTES NAS REABILITAÇÕES ORAIS Dr. Dario Adolfi Data: 03 de setembro de 2010 Valor: R$ 200,00 a vista até 27/08/2010 R$ 250,00 a vista de 27/08/2010 até a data do evento Uma

Leia mais

Facetas cerâmicas: do planejamento à cimentação

Facetas cerâmicas: do planejamento à cimentação Facetas cerâmicas: planejamento à cimentação Face às exigências s pacientes e evolução impressionante na Ontologia, é atualmente inquestionável a necessidade de formação contínua que permita um acompanhamento

Leia mais

Planos Médicos x Planos Odontológicos

Planos Médicos x Planos Odontológicos Bradesco Dental Planos Médicos x Planos Odontológicos Do ponto de vista negocial, o mercado privado de saúde no Brasil esta em expansão e o setor de odontologia particularmente vem apresentando maiores

Leia mais

O Sistema Giroform elimina a expansão do gesso, é simples, rápido e preciso.

O Sistema Giroform elimina a expansão do gesso, é simples, rápido e preciso. O Sistema Giroform elimina a expansão do gesso, é simples, rápido e preciso. A exatidão de ajuste das próteses dentais depende em grande parte da precisão dos modelos. Precisamente aqui, a expansão natural

Leia mais

Tabela SIMMP SET/OUT/NOV Cartão Dinheiro Cartão Dinheiro Consulta R$ 140,00 R$ 120,00 R$ 120,00 R$ 100,00 ECG R$ 40,00 R$ 35,00 R$ 40,00 R$ 35,00

Tabela SIMMP SET/OUT/NOV Cartão Dinheiro Cartão Dinheiro Consulta R$ 140,00 R$ 120,00 R$ 120,00 R$ 100,00 ECG R$ 40,00 R$ 35,00 R$ 40,00 R$ 35,00 Relação de es Consultas e Exames CARDIOLOGIA normal sem desconto Tabela SIMMP SET/OUT/NOV Cartão Dinheiro Cartão Dinheiro Consulta R$ 140,00 R$ 120,00 R$ 120,00 R$ 100,00 ECG R$ 40,00 R$ 35,00 R$ 40,00

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Data: 14 à 18 de setembro de 2015 Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades. Importância das diversas técnicas de preparo

Leia mais

Data de atualização: 19/10/2016

Data de atualização: 19/10/2016 Data de atualização: 19/10/2016 CÓDIGO DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO VALOR 80060010 AJUSTE OCLUSAL POR SESSAO R$ 0,00 80090010 AJUSTE PROTETICO P/ SESSAO R$ 0,00 80090013 AJUSTES OCLOSAIS E PROXIMAIS EM PONTE

Leia mais

SR Vivodent S PE. Carta de formas de dentes. O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas. Vivodent.

SR Vivodent S PE. Carta de formas de dentes. O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas. Vivodent. SR S PE Vivodent O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas Carta de formas de dentes SR Vivodent S PE SR Orthotyp S PE PEQUENO SR Vivodent S PE A22 A44 9.6 A11 9.3 41.6 7.9 41.3 7.7

Leia mais