Protocolo clínico. preparos e. Rafael Calixto*, Nelson Massing**

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Protocolo clínico. preparos e. Rafael Calixto*, Nelson Massing**"

Transcrição

1 16 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios Protocolo clínico Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: provisórios preparos e Rafael Calixto*, Nelson Massing** *Especialista e Mestre em Dentística Restauradora, UNESP-Araraquara. **Especialista e Mestre em Dentística Restauradora, ULBRA. Como citar este artigo: Calixto R, Massing N. Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios..» Os autores declaram não ter interesses associativos, comerciais, de propriedade ou financeiros que representem conflito de interesse, nos produtos e companhias descritos nesse artigo.

2 Calixto R, Massing N 17 Nessa edição, abordaremos técnicas de preparo e provisórios, com ênfase nos procedimentos de laminados cerâmicos (facetas indiretas). Introdução A filosofia de preparo atual está inserida no conceito de uma Odontologia minimamente invasiva, ou seja, é necessário desgastar estrutura dentária apenas para criar espaço (e eixo de inserção) para a peça cerâmica, não realizando desgastes adicionais como forma de retenção por embricamento macromecâmico, já que isso se dá por cimentação adesiva (hibridização). Nesse contexto, os laminados cerâmicos vêm se destacando como um procedimento conservador da estrutura dentária. Muitas vezes podemos ter preparos do tipo coroa (com envolvimento de todas as faces do dentes) mas com um desgaste reduzido, o que podemos chamar de coroas laminadas. Muito se discute em relação à profundidade do desgaste da faceta. Normalmente, isso é determinado pela inclinação dentária e seu grau de escurecimento, sendo maior em dentes vestibularizados (necessidade de correção do posicionamento) e/ou escurecidos (para que seja possível mascarar a cor do fundo através do uso de cerâmicas mais opacas). Já para os casos de dentes sem escurecimento (ou inclinados para a palatina), o desgaste é mínimo, ou muitas vezes desnecessário, já que a espessura da faceta é muito fina, podendo chegar a 0,2 ou 0,3mm, podendo ser chamadas de lentes de contato. A temporização para casos de laminados cerâmicos pode ser realizada com diferentes materiais e técnicas. Entre elas, podemos destacar a resina acrílica, resina bisacrílica e resina composta. Normalmente, os provisórios são realizados em boca pelo próprio profissional. Entretanto, independentemente do material e técnica utilizada, as restaurações provisórias devem ser confeccionadas a partir do enceramento diagnóstico do caso, e com suas mesmas referências anatômicas (Fig. 1, 2, 3). Isso é importante para que se obtenha previsibilidade de resultados. Todas as referências determinadas na fase de análise estética e do plano de tratamento são transmitidas para o enceramento diagnóstico, são testadas através mock-up, seguem nos provisórios e se tornam realidade com a cimentação das peças cerâmicas definitivas. Caso haja alguma modificação de tamanho/forma dos provisórios, essa nova referência deve ser passada ao técnico de laboratório através de fotografias e/ou moldagem dos provisórios.

3 18 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios 2 1, 2, 3. Caso inicial. Nota-se no enceramento diagnóstico um planejamento de mudança de proporção e forma dos dentes. Provisórios feitos a partir do enceramento para prosseguir, em boca, à situação planejada.

4 Calixto R, Massing N 19 Preparos dentários Vários tipos de preparos têm sido propostos para facetas laminadas, dentre os quais podemos destacar: overlap, ou envelope; bisel em 45º; window, ou janela; e sem desgaste ou lentes de contato (Fig. 35). Atualmente, temos dado preferência a preparos minimamente invasivos. Sendo assim, nossa primeira opção é trabalhar com ausência de desgaste sempre que possível. Quando precisamos executar um preparo, optamos por não realizar o degrau palatino (overlap). A necessidade ou não de redução incisal depende do planejamento do caso e da necessidade de manutenção da estrutura dentária hígida. Por exemplo, em casos de alteração de cor onde se deseja criar efeitos incisais, pode-se envolver a borda incisal com um bisel em 45º. Para casos sem alteração de cor, podemos realizar um preparo apenas na face vestibular (window, ou janela). Facetas laminadas 1 3 A realização do enceramento diagnóstico permite a confecção de guias de preparação, as quais orientam o profissional quanto às regiões que devem ser desgastadas e a quantidade de desgaste necessário. As guias são confeccionadas com uma silicona densa e podem ser feitas guias vestibulares, palatina ou perfil (essa última feita a partir da moldagem da vestibular e palatina, e cortada no eixo mediano do dente Fig. 34). Recomendamos a utilização de, no mínimo, dois tipos de guia para cada caso (vestibular e palatina). Todas essas guias devem ser recortadas envolvendo um dente a mais de cada lado além dos que serão preparados, para servir como referência de posicionamento. Devem ter uma espessura de 7 a 10mm, para não se deformarem durante o uso; e avançar 10mm além da região cervical, para fornecer estabilidade. As Figuras 4 a 24 mostram várias sequências de utilização dessas técnicas.

5 20 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios 4 5 4, 5, 6. Caso clínico inicial mostrando um desalinhamento dentário na região anterossuperior e enceramento diagnóstico. 6

6 Calixto R, Massing N , 8, 9. Modelo de estudo e modelo encerado para confecção das guias de preparação (vestibulares e palatina). 8 10, 11, 12, 13, 14, 15. Avaliação inicial da guia vestibular em diferentes níveis de cortes. Observe nas Figuras 10, 11 e 12 a guia vestibular cortada ao nível do terço médio-incisal e sua respectiva prova em boca, mostrando as regiões que já têm espaço e as que necessitam maior desgaste (técnica do desgaste seletivo). Observe nas Fig. 13, 14 e 15, numa segunda guia cortada ao nível do terço médio-cervical, que os espaços reduziram-se, necessitando de um maior desgaste para essas regiões. 10

7 22 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios 16 16, 17, 18. Guia palatina: esquema simulado em modelos de gesso, mostrando a confecção da guia pelo enceramento diagnóstico. Prova inicial mostrando que regiões dos dentes 22 e 23 já apresentam espaço incisal adequado; dentes 11, 12 e 21 já apresentam espaço, porém, podem necessitar de um desgaste adicional; dente 13 não apresenta espaço, necessitando de uma redução convencional. Observe a prova da guia após as preparações finalizadas (uma redução incisal maior foi realizada devido à presença de resina nos bordos incisais) a 24. Guia modificada: outra opção de confecção das guias é uma moldagem única da face vestibular e palatina do enceramento e um corte a nível do bordo incisal e do terço médio da face vestibular. Observe no esquema os modelos da guia sendo encerados, provados na situação inicial do caso, e após os desgastes (vistas palatina e vestibular). É importante lembrar que as guias devem ser provadas em boca antes de iniciar os preparos, e que dentes muito vestibularizados podem interferir em seu correto posicionamento (Fig. 25, 26, 27) 25 25, 26, 27. Dentes muito vestibularizados podem interferir no encaixe correto da guia. Nesse caso, as regiões mais proeminentes devem ser desgastadas para posterior prova da guia e, a partir disso, executar-se a técnica do desgaste seletivo.

8 Calixto R, Massing N 23 Lentes de contato O que determina a necessidade ou não de desgaste para esses casos é o eixo de inserção da peça (normalmente vestíbulo-palatino). Regiões de crista marginal podem interferir na inserção da peça, podendo ser desgastadas. É importante, nesses casos, também realizar uma terminação mínima no preparo. As Figuras 28 a 35 complementam o conceitos das técnicas de preparos minimamente invasivos e a utilização das guias de silicone. As Figuras 36 a 54 mostram uma técnica alternativa de preparo sobre mock-up. 28. Guia vestibular feita a partir do enceramento. Prova da guia: observe que o dente 11 (devido à giroversão) necessita apenas de um desgaste na mesial; já o 21 apresenta espaço adequado, necessitando apenas de um término cervical. Verificação com a guia após os desgastes.

9 24 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios a 34. Vistas vestibular e incisal da situação inicial. Preparos finalizados: conferência final dos espaços com as guias vestibular e palatina; outra opção é a utilização das guias em perfil. 35. Tipos de preparação para facetas.

10 Calixto R, Massing N , 37, 38. Caso inicial. Vistas facial, em oclusão e com fundo preto a 42. Planejamento estético dentogengival do sorriso por meio do conceito DSD, de Cristian Coachman.

11 26 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios 43, 44. Mock-up realizado com resina bisacrílica (DMG). 45. Vista aproximada. Mock-up realizado. 46 a 53. Técnica de preparação sobre o mockup, onde são realizados sulcos de orientação e união, semelhante à técnica convencional de preparo, porém, somente são desgastadas as regiões das estruturas dentárias hígidas que estão mais vestibularizadas, seguindo a mesma filosofia do desgaste seletivo. 46

12 Calixto R, Massing N Preparações finalizadas e conferência do desgaste com a guia vestibular. Provisórios A etapa de provisórios para casos de laminados cerâmicos é mais crítica do que em casos de preparos totais. A ausência de retenção mecânica e a pequena quantidade de desgaste tornam os provisórios extremamente frágeis e delicados. Sendo assim, recomendamos que os provisórios estejam unidos, formando uma peça única, e que a temporização seja a menor possível. Provisórios em resina acrílica: confeccionados em laboratório, previamente à realização dos preparos, apesar de apresentarem uma boa estabilidade, necessitam de ajustes e reembasamentos, o que aumenta o tempo clínico e dificulta sua utilização (Fig. 55 a 60). Provisórios em resina composta: são uma alternativa para casos de faceta, na qual são utilizadas siliconas transparentes (Tab. 1) para permitir a passagem de luz. Têm a vantagem da estética, polimento e estabilidade de cor das resinas compostas (Fig. 61 a 70). Provisórios em resina bisacrílica: confeccionados diretamente em boca, a partir de uma guia de silicone obtida no enceramento diagnóstico, apresentam como vantagem a facilidade de uso, a rapidez de confecção e possibilidade de um diagnóstico estético e funcional (Tab. 2, Fig. 71 a 74).

13 28 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios Tabela 1. Siliconas transparente sugeridas. Silicona Elite Transparente Transil Regofix Fabricante Zhermack Ivoclar Dreve Tabela 2. Resinas bisacrílicas sugeridas para provisórios. material Fabricante Cores Protemp 4 3M Espe A1, A2, A3, B3, Bleach Luxatemp DMG A1, A2, A3, A3,5, B1, Bleach Light Structur 2 Voco A1, A2, A3, B1 Systemp.c&b II Ivoclar A1, A2, A3, A3,5 55 a 60. Caso inicial: preparações conservadoras finalizadas e conferência do desgaste com a guia. Provisórios realizados com resina acrílica em laboratório, unidos por hemiarco ( e ). 55

14 Calixto R, Massing N a 70. Uma técnica alternativa para provisórios de facetas é a utilização de siliconas transparentes e resina compostas direta. É realizada a moldagem do enceramento e a aplicação da resina direta dentro da guia. Antes de levar em boca, deve ser feito um ponto de condicionamento central com ácido fosfórico, seguido de aplicação do adesivo. A guia é levada em posição, a resina é polimerizada e os excessos são removidos (não há cimentação). Aspecto final após acabamento e polimento.

15 30 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios a 74. O mesmo paciente das imagens anteriores, com a opção de provisórios unidos (14 ao 24) realizados com resina bisacrílica (Protemp 4 A2 / 3M) pela guia confeccionada a partir do enceramento. Endereço para correspondência: Rafael Calixto Av. Prof. João Fiusa, 1901 Sl. 211 Jd. Canadá Ribeirão Preto/SP CEP: lrcalixto@hotmail.com

16 Copyright of Revista Dental Press de Estética is the property of Dental Press International and its content may not be copied or ed to multiple sites or posted to a listserv without the copyright holder's express written permission. However, users may print, download, or articles for individual use.

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR 01 02 PREPAROS DENTÁRIOS Os 5W s A previsão do tipo de preparo dentário a ser executado depende, basicamente, do relacionamento entre material restaurador selecionado, volume

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 27 a 31 de março de 2017 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

FACETAS LAMINADAS Dr. Dario Adolfi

FACETAS LAMINADAS Dr. Dario Adolfi Dr. Dario Adolfi Duração: 3 dias Data: 26, 27 e 28 de agosto de 2009 OBJETIVOS: As facetas laminadas são consideradas as restaurações mais conservadoras e com a melhor qualidade estética. Um preparo e

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Data: 14 à 18 de setembro de 2015 Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades. Importância das diversas técnicas de preparo

Leia mais

Caso Selecionado. A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas. Sanzio Marcelo Lopes Marques

Caso Selecionado. A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas. Sanzio Marcelo Lopes Marques Caso Selecionado A arte de reconstruir sorrisos com resinas compostas diretas Sanzio Marcelo Lopes Marques Ao contrário de alguns anos atrás, o cirurgiãodentista dispõe hoje de um amplo arsenal de materiais

Leia mais

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES

ESTÉTICA E FUNÇÃO NAS REABILITAÇÕES ORAIS PARA DENTES NATURAIS E SOBRE IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 15 a 18 de maio de 2012 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 8 a 12 de abril de 2013 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente

Leia mais

OTIMIZAÇÃO ESTÉTICA DE INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES ATRAVÉS DO USO DE COMPÓSITOS DIRETOS

OTIMIZAÇÃO ESTÉTICA DE INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES ATRAVÉS DO USO DE COMPÓSITOS DIRETOS OTIMIZAÇÃO ESTÉTICA DE INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES ATRAVÉS DO USO DE COMPÓSITOS DIRETOS Josiele Gonçalves dos Santos Aluna de Graduação em Odontologia Faculdade de Odontologia Laureate UNP E-mail: mahbezerra@gmail.com

Leia mais

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ Planos de Cera março. 2014 pág. 1 PLANOS DE ORIENTAÇÃO Pode-se dizer que a fase do plano de cera equivale à confecção de um projeto de engenharia. Essa fase deve ser atentamente observada, avaliada e,

Leia mais

4º Capítulo: Enceramento de infra estrutura para prótese fixa unitária.

4º Capítulo: Enceramento de infra estrutura para prótese fixa unitária. 4º C Autor: Rogério Goulart da Costa 4º Capítulo: Enceramento de infra estrutura para prótese fixa unitária. 1 Técnica de enceramento para infraesturura para prótese fixa unitária. Enceramento para dentes

Leia mais

PDS. Etapas. INTEGRAÇÃO TOTAL Do Virtual para o Real ETAPAS. Neste curso o aluno desenvolve habilidades para

PDS. Etapas. INTEGRAÇÃO TOTAL Do Virtual para o Real ETAPAS. Neste curso o aluno desenvolve habilidades para lorem ipsum PDS INTEGRAÇÃO TOTAL Do Virtual para o Real ETAPAS Neste curso o aluno desenvolve habilidades para construir um novo sorriso utilizando a máquina Etapas fotográfica, associada ao computador,

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre 2011/2 Nome da disciplina ODT- 7008 - Prótese Parcial Pré Clínica Identificação

Leia mais

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA

CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA CURSOS ICMDS RESIDÊNCIA CLÍNICA EM DENTISTERIA BIOMIMÉTICA OBJECTIVOS O objectivo de mimetizar ou copiar a natureza (biomimética) só é possível graças à crescente evolução dos materiais dentários e do

Leia mais

O protocolo ideal para o sucesso no planejamento e execução de restaurações estéticas anteriores.

O protocolo ideal para o sucesso no planejamento e execução de restaurações estéticas anteriores. O protocolo ideal para o sucesso no planejamento e execução de restaurações estéticas anteriores. PROGRAMAÇÃO Fotografia Digital Clínica Fotografia Digital Laboratorial Planejamento Digital Planejamento

Leia mais

3M Oral Care Promoções Outubro-Dezembro 2017

3M Oral Care Promoções Outubro-Dezembro 2017 3M Oral Care Promoções Outubro-Dezembro 2017 Compósitos 3M Filtek A verdadeira nanotecnologia da 3M permite uma resistência superior e um excelente polimento. Com a técnica simplificada da gama Filtek

Leia mais

Coluna Visão Protética

Coluna Visão Protética Eduardo Souza Junior¹ Gustavo Bertholdo² Ginger Mello 3 Lúcio Kanashiro 4 Sidney Kina 5 Resumo Cimentação adesiva de laminados cerâmicos E.max Adhesive cementation of E.max ceramic laminates A etapa de

Leia mais

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária.

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária. Resumo de especialidades: Plano PLUS, Prótese parcial fixa em metalo cerâmica As coroas e próteses em metalocerâmica são uma opção para pessoas que perderam um ou mais dentes. Prótese parcial fixa em metalo

Leia mais

Local do curso. Hotéis próximos Maktub Hotel Rua São João, Centro Floriano - PI (próx. antiga Telemar) Fones: (89) /

Local do curso. Hotéis próximos Maktub Hotel Rua São João, Centro Floriano - PI (próx. antiga Telemar) Fones: (89) / Local do curso IMúltiplo Instituto Múltiplo de Educação Profissional Av. João Luis Ferreira, 436 - Centro Floriano - PI (antigo INPS) Fones: (89) 3521-3995 / 99416-0251 Hotéis próximos Maktub Hotel Rua

Leia mais

Problemas Estéticos e Soluções

Problemas Estéticos e Soluções Problemas Estéticos e Soluções Através da técnica agregada à tecnologia de ponta é possível melhorar muito e até mesmo recriar a estética do sorriso e consequentemente, da face. * Problema: espaços entre

Leia mais

Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino. Nome do Paciente:, Data: / /.

Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino. Nome do Paciente:, Data: / /. Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino Nome do Paciente:, Data: / /. 1. Questões Preliminares 1.1 Se houvesse algo que você pudesse fazer para modificar seu sorriso, o que seria? 1.2 Você prefere

Leia mais

FınalTouch. Material de caracterização fotopolimerizável

FınalTouch. Material de caracterização fotopolimerizável FınalTouch Material de caracterização fotopolimerizável Olhando ao espelho Nenhum dente tem uma cor completamente uniforme. Zonas translúcidas, fissuras e colos dentários escurecidos, white spots, manchas

Leia mais

A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas, práticas laboratoriais e práticas clínicas.

A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas, práticas laboratoriais e práticas clínicas. C ampus de Araçatuba Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese Disciplina de Prótese Parcial Fixa 4º Ano Noturno Prezado aluno, 2017 A Disciplina de Prótese Parcial Fixa é composta por aulas teóricas,

Leia mais

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação.

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação. Bráquetesq metálicos cerâmicos plásticos Composição i ã : corpo; encaixe ou slot (abriga o fio). aletas; fixação. base (superfície de contato). Bráquetes á t simples e duplo. Bráquetes á t para colagem

Leia mais

Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas

Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas DICAS DE PRÓTESE LABORATORIAL Por que é importante? O que é necessário? Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas MALTA BARBOSA, João Residente,

Leia mais

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP 28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP Sinopse do Evento A odontologia restauradora atual está vivendo uma era nobre. Com a evolução dos sistemas cerâmicos e a confirmação

Leia mais

UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010

UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010 Incisivos & Caninos UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010 Anatomia Dentária 2º ano. INCISIVOS Incisivos Existem dois por quadrante Função de corte Importância

Leia mais

SISTEMA ERA. - Correção de angulação (5, 11 e 17 ), o que proporciona um encaixe paralelo da prótese.

SISTEMA ERA. - Correção de angulação (5, 11 e 17 ), o que proporciona um encaixe paralelo da prótese. SISTEMA ERA O Sistema ERA é um sistema de Attachment composto por duas peças: macho (presa à prótese) e fêmea (intraoral). Os machos são de Nylon e as fêmeas podem ser metálicas ou calcináveis. Possuem

Leia mais

FECHAMENTO DE DIASTEMAS EM INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES: RELATO DE CASO DIASTEMA CLOSURE IN PEG-SHAPED LATERAL INCISORS: CASE REPORT

FECHAMENTO DE DIASTEMAS EM INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES: RELATO DE CASO DIASTEMA CLOSURE IN PEG-SHAPED LATERAL INCISORS: CASE REPORT REVISTA GESTÃO & SAÚDE (ISSN 1984-8153) 28 FECHAMENTO DE DIASTEMAS EM INCISIVOS LATERAIS CONÓIDES: RELATO DE CASO DIASTEMA CLOSURE IN PEG-SHAPED LATERAL INCISORS: CASE REPORT Leandro CABRAL 1 Rayana Niano

Leia mais

transmissão LUZ reflexão absorção

transmissão LUZ reflexão absorção 2 FÍSICA ÓTICA APLICADA AOS TECIDOS DENTAIS DUROS Sempre que se faz um exame clínico, todas as informações coletadas pela inspeção visual são resultado da interação da luz com os tecidos do corpo. A interação

Leia mais

Poucos. possibilidades. passos, RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo LANÇAMENTO. múltiplas

Poucos. possibilidades. passos, RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo LANÇAMENTO. múltiplas LANÇAMENTO RelyX Ultimate Cimento Resinoso Adesivo O RelyX TM Ultimate é o mais novo e inovador cimento resinoso adesivo dual da 3M ESPE, desenvolvido especialmente para atender uma demanda de alta estética

Leia mais

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S.

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Kimura S Conteúdos abordados S Recursos Pino de fibra de vidro Matriz de acetato

Leia mais

3º Capítulo: Confecção de Modelo e do Troquel usando Sistema Giriform.

3º Capítulo: Confecção de Modelo e do Troquel usando Sistema Giriform. Autor: Rogério Goulart da Costa 3º Capítulo: Confecção de Modelo e do Troquel usando Sistema Giriform. Em ambiente laboratorial procede-se a desinfeção do molde no intuito prevenir contágio com doenças

Leia mais

LENTE DE CONTATO DENTAL. Um guia completo para você saber tudo sobre as lentes e como elas podem transformar o seu sorriso.

LENTE DE CONTATO DENTAL. Um guia completo para você saber tudo sobre as lentes e como elas podem transformar o seu sorriso. LENTE DE CONTATO DENTAL Um guia completo para você saber tudo sobre as lentes e como elas podem transformar o seu sorriso. Este ebook foi escrito por: Sobre o Blog Henrique Masson O blog do Dr. Henrique

Leia mais

Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas

Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas Curso teórico- prático de cimentação adesiva e peças indiretas Data de início: 19 de abril de 2012 Data de término: 21 de abril de 2012 Periodicidade ou Duração: 3 dias consecutivos Carga horária: 24hs/aula

Leia mais

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz 1 2 3 Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz Aumento de Coroa Clínica Qualquer procedimento (cirúrgico ou não-cirúrgico) que vise

Leia mais

fluxograma Variolink N

fluxograma Variolink N fluxograma Variolink N DENTES - Pontes - Dissilicato de Lítio - Preparo Não -Retentivo - Variolink N - Syntac 1 O temporário é removido O material provisório é removido. Se necessário, o restante do cimento

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Na imagem radiográfica de um dente íntegro todas as partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Agora começamos

Leia mais

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes.

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. A Clínica O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. Localizada nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Pentecoste,

Leia mais

Coluna de prótese. Resumo. Abstract

Coluna de prótese. Resumo. Abstract 100 Full Dent. Sci. 2012; 4(13):100-107. Coluna de prótese Weider Silva 1 Gil Montenegro 2 Tarcísio Pinto 3 Paula S. Duarte 4 Paulo Frederico 5 Lendiel Olímpio 6 Reabilitação oral total com materiais adesivos:

Leia mais

Nome da Disciplina: Carga Horária: Período:

Nome da Disciplina: Carga Horária: Período: 1 FACULDADES INTEGRADAS DA Aprovadas pela Portaria SESu/MEC Nº 368/2008 de 19//2008 (DOU 20//2008) PLANO DE ENSINO CURSO DE ODONTOLOGIA (para alunos ingressantes a partir do 1º semestre letivo de 2006)

Leia mais

Instrumento de Medida de Proporções (1 Cabo Acetinado Liso, 2 Pontas em T, 2 Pontas

Instrumento de Medida de Proporções (1 Cabo Acetinado Liso, 2 Pontas em T, 2 Pontas Resumo de Caso A paciente, uma afro-americana de 24 anos, apresentou-se com espaçamento excessivo da dentição maxilar anterior e alargamento vestibular com inclinação distal dos dentes caninos. A questão

Leia mais

IMERSÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA: DA PLASTIA GENGIVAL À DENTÍSTICA RESTAURADORA

IMERSÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA: DA PLASTIA GENGIVAL À DENTÍSTICA RESTAURADORA IMERSÃO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA: DA PLASTIA GENGIVAL À DENTÍSTICA RESTAURADORA SÃO PAULO OBJETIVOS DO CURSO Capacitar o cirurgião-dentista a indicar, planejar e executar cirurgias de aumento de coroa estético

Leia mais

fluxograma Variolink N

fluxograma Variolink N fluxograma Variolink N DENTES - Coroas - Dissilicato de Lítio - Preparo Não -Retentivo - Variolink N - ExciTE F DSC 1 O temporário é removido O material provisório é removido. Se necessário, o restante

Leia mais

Metalocerâmica Manual Técnico

Metalocerâmica Manual Técnico BR Metalocerâmica Manual Técnico Abutment Sem Ombro Temporização com Coifa de Emergência 4.0mm 5.0mm 6.5mm 4.0 x 6.5 5.0 x 6.5 6.5 x 6.5 ESCOLHA A COIFA DE 1 EMERGÊNCIA Escolha o abutment mais largo para

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA-TURMA II

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA-TURMA II CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA AVANÇADA-TURMA II CRONOGRAMA Módulo I-Agosto 04(Quinta) Composição em dentes anteriores 16h40 - Composição em dentes anteriores 04(Quinta) Sistemas adesivos

Leia mais

Cimentos para Fixação (Prof. Braga)

Cimentos para Fixação (Prof. Braga) DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS E BIOLOGIA ORAL Disciplina ODB 401 Materiais para uso indireto Roteiro de estudos Data: 18/04/2017 Cimentos para Fixação (Prof. Braga) 1 Introdução Conceito de cimento (Houaiss):

Leia mais

Boas ideias transformadas em inovação

Boas ideias transformadas em inovação Boas ideias transformadas em inovação A Yller atua de forma inovadora e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento da odontologia brasileira e fornecendo produtos e serviços que superam as expectativas

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Coroas - Dissilicato de Lítio - Preparo Retentivo - Subgengival - Multilink Speed Multilink Speed Cimento resinoso autoadesivo, autopolimerizável, com opção fotopolimerizável Proxyt

Leia mais

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral

A pasta de limpeza universal Ivoclean limpa efetivamente as superfícies de adesão de restaurações protéticas após a prova intraoral Used Products DENTES - Facetas - Dissilicato de Lítio - Variolink N LC - Tetric N-Bond Variolink N LC O cimento resinoso micropartiliculado, fotopolimerizável Proxyt livre de flúor Pasta profilática sem

Leia mais

CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES DENTISTAS

CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES DENTISTAS CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES Dr. Dario Adolfi Dr. Gustavo Javier Vernazza Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Paulo Fernando Mesquita de Carvalho Data: 02 a 06 de maio

Leia mais

A SOLUÇÃO PARA CIRURGIAS DE IMPLANTE MENOS INVASIVAS E MAIS SEGURAS.

A SOLUÇÃO PARA CIRURGIAS DE IMPLANTE MENOS INVASIVAS E MAIS SEGURAS. A SOLUÇÃO PARA CIRURGIAS DE IMPLANTE MENOS INVASIVAS E MAIS SEGURAS. Na prática clínica, tempo, segurança e previsibilidade são valiosos. Pensando nisso, desenvolvemos um conjunto de soluções de alta tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PLANO DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Semestre 2011/2 Nome da disciplina ODT 7008 - Prótese Parcial Pré-Clínica Departamento

Leia mais

Dr Christian Coachman. Dr Guilherme Cabral. Dr Braulio Paolucci

Dr Christian Coachman. Dr Guilherme Cabral. Dr Braulio Paolucci Protócolo Wax-up Dr Christian Coachman Dr Guilherme Cabral Dr Braulio Paolucci Volume 3D / Posicão 3D Centrais 1. Encerar sobre a linha mediana antiga!! 2. Encerar os 2 centrais em um bloco de cera 3.

Leia mais

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios Série Aparelhos Ortodônticos BITE BLOCK A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios da ortodontia. Persiste uma preocupação, não só quanto ao diagnóstico e planificação

Leia mais

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2 Série Aparelhos Ortodônticos GRADE PALATINA GRADE PALATINA A grande preocupação atual em identificar-se as características de uma má oclusão nos sentidos transversal e vertical, deve-se ao fato de que

Leia mais

Clínica - International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, v.12, n.2, p , abr./jun. 2016

Clínica - International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, v.12, n.2, p , abr./jun. 2016 172 Reabilitação Funcional e Estética em Dentes Anteriores e Posteriores Relato de Caso Functional and aesthetic rehabilitation in anterior and posterior teeth A case report Moara Wendling* Liara Santos*

Leia mais

Prefaciar um livro é uma imensa responsabilidade, porque você endossa a obra que está sendo apresentada à comunidade científica como um todo.

Prefaciar um livro é uma imensa responsabilidade, porque você endossa a obra que está sendo apresentada à comunidade científica como um todo. e Cirurgião-Dentista, que desempenha as duas atividades como poucos. Nos últimos anos, passamos a ter mais contato, o que para mim foi uma imensa satisfação ter o professor Hilton como aluno no nosso curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA MOCK-UP ENSAIO RESTAURADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA MOCK-UP ENSAIO RESTAURADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA MOCK-UP ENSAIO RESTAURADOR Paulo Gabriel Warmling Florianópolis 2014 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

CÁSSIUS RENNHACK FRAGA FECHAMENTO DE DIASTEMAS COM LAMINADOS CERÂMICOS: RELATO DE CASO CLÍNICO

CÁSSIUS RENNHACK FRAGA FECHAMENTO DE DIASTEMAS COM LAMINADOS CERÂMICOS: RELATO DE CASO CLÍNICO CÁSSIUS RENNHACK FRAGA FECHAMENTO DE DIASTEMAS COM LAMINADOS CERÂMICOS: RELATO DE CASO CLÍNICO Monografia apresentada à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito

Leia mais

DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO EM DENTISTICA

DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO EM DENTISTICA 1 DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO EM DENTISTICA SOUZA, Emanuela Francisca da Silva Odontologia/ESAMAZ BEZERRA, Francisco de Assis Pinto Economia/UFPA SINOPSE A odontologia estética, particularmente a

Leia mais

REABILITAÇÃO ORAL PÓS-TRAUMATISMO DENTAL: UMA PROPOSTA ESTÉTICA, FUNCIONAL E PSICOLÓGICA PARA O TRATAMENTO CONSERVADOR

REABILITAÇÃO ORAL PÓS-TRAUMATISMO DENTAL: UMA PROPOSTA ESTÉTICA, FUNCIONAL E PSICOLÓGICA PARA O TRATAMENTO CONSERVADOR REABILITAÇÃO ORAL PÓS-TRAUMATISMO DENTAL: UMA PROPOSTA ESTÉTICA, FUNCIONAL E PSICOLÓGICA PARA O TRATAMENTO CONSERVADOR José Rodolfo Tavares de Melo 1 Anderson Lima da Silva 2 Jeoval Severino de Freitas

Leia mais

Caso Selecionado. Olhando para os procedimentos mais comuns: buscando diferenças. Ronaldo Hirata

Caso Selecionado. Olhando para os procedimentos mais comuns: buscando diferenças. Ronaldo Hirata Caso Selecionado Olhando para os procedimentos mais comuns: buscando diferenças Ronaldo Hirata O futuro do procedimentos restauradores se encontra em solucionar de forma relativamente rápida e simples

Leia mais

Casos Clínicos. Caso Clínico: Importância do Acabamento e Polimento na Obtenção de Excelência Estética com Resina Composta Direta.

Casos Clínicos. Caso Clínico: Importância do Acabamento e Polimento na Obtenção de Excelência Estética com Resina Composta Direta. Autor: Dr. LUIZ RAFAEL CALIXTO ESPECIALISTA EM DENTÍSTICA PELA UNESP- ARARAQUARA/SP MESTRE EM DENTÍSTICA PELA UNESP- ARARAQUARA/SP DOUTORANDO EM DENTÍSTICA PELA UNESP- ARARAQUARA/SP PROFESSOR DOS CURSOS

Leia mais

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL Data: 24 a 27 de novembro de 2015 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda

Leia mais

1º PRÉ-MOLAR INFERIOR

1º PRÉ-MOLAR INFERIOR 1º PRÉ-MOLAR INFERIOR 1º PRÉ-MOLAR INFERIOR A CARACTERISTICAS GERAIS Situado distalmente ao canino inferior e mesialmente ao 2º pré-molar inferior. É o menor dente do grupo dos pré-molares, conseqüentemente,

Leia mais

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos:

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos: APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA Próteses totais Base, reembasadores, dentes artificiais. Materiais restauradores de cavidades Resinas compostas 2016-1 - Anusavice, Cap. 7 p. 136 Selantes Materiais

Leia mais

Técnica de impressão em dois tempos Técnica de afastamento com duplo fio

Técnica de impressão em dois tempos Técnica de afastamento com duplo fio ESTÉTICA ESTÉTICA ESTÉTICA ESTÉTICA ESTÉTICA Técnica de impressão em dois tempos Técnica de afastamento com duplo fio Prof. Dr. Glauco Rangel Zanetti Doutor em Clínica Odontológica - Prótese Dental - FOP-Unicamp

Leia mais

Manual do Sistema de Caracterização em Dentes Artificiais STG

Manual do Sistema de Caracterização em Dentes Artificiais STG Manual do Sistema de Caracterização em Dentes Artificiais STG ÍNDICE Técnica Fotopolimerizável, Autopolimerizável e Termopolimerizável...1 Técnica de Caracterização Dental...2 1 - Descalcificação de Esmalte...3

Leia mais

Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena)

Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena) Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena) 20 de Novembro de 2015 Se você busca um sorriso perfeito e com qualidade, conte com um especialista! Dr. Rodrigo Passos Odontologia -Clínica Geral -Restaurações

Leia mais

CURSO EXTENSIVO DE ENCERAMENTO E CERÂMICA

CURSO EXTENSIVO DE ENCERAMENTO E CERÂMICA Dr. Dario Adolfi Dr. Ivan Ronald Huanca Duração: 6 meses/módulos de 2 dias. Datas: 11 e 12 de março de 2010 8 e 9 de abril de 2010 13 e 14 de maio de 2010 17 e 18 de junho de 2010 15 e 16 de julho de 2010

Leia mais

IMPORTANTES PROCEDIMENTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

IMPORTANTES PROCEDIMENTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES Dr. Dario Adolfi Data: 27, 28 e 29 de novembro de 2013 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total através do enceramento de diagnóstico e a importância das técnicas de preparo e como executar

Leia mais

Guia de Preparo. 3M Todos os Direitos Reservados.

Guia de Preparo. 3M Todos os Direitos Reservados. Guia de Preparo Lava TM Ultimate Preparo do Dente Polimento Extraoral Caracterização de Fóssulas e Fissuras Cimentação Manutenção e Reparo Lava TM Ultimate Lava TM Ultimate, é uma Resina Nano Cerâmica,

Leia mais

O Sistema Giroform elimina a expansão do gesso, é simples, rápido e preciso.

O Sistema Giroform elimina a expansão do gesso, é simples, rápido e preciso. O Sistema Giroform elimina a expansão do gesso, é simples, rápido e preciso. A exatidão de ajuste das próteses dentais depende em grande parte da precisão dos modelos. Precisamente aqui, a expansão natural

Leia mais

RELEVO E MORFOLOGIA DENTAL

RELEVO E MORFOLOGIA DENTAL RELEVO E MORFOLOGIA DENTAL DidaAcamente dividimos a coroa dental em terços e senado de visualização. Face vesabular ou lingual -- horizontal: terço mesial, médio e distal -- veracal: terço oclusal ou incisal,

Leia mais

PARÂMETROS ESTÉTICOS DENTES ANTERIORES E FUNCIONAIS DOS CAPÍTULO

PARÂMETROS ESTÉTICOS DENTES ANTERIORES E FUNCIONAIS DOS CAPÍTULO PARÂMETROS ESTÉTICOS E FUNCIONAIS DOS DENTES ANTERIORES 12 CAPÍTULO ANATOMIA E ESCULTURA DENTAL COLEÇÃO APDESPBR VOLUME I CONCEITOS 299 ANATOMIA E ESCULTURA DENTAL SENSAÇÕES ALINHAMENTO AXIAL BILATERAL

Leia mais

REABLITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL DA GUIA ANTERIOR E CANINA UTILIZANDO RESINA COMPOSTA (ESTHET-X) DE UMA PACIENTE COM EROSÃO E BRUXISMO.

REABLITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL DA GUIA ANTERIOR E CANINA UTILIZANDO RESINA COMPOSTA (ESTHET-X) DE UMA PACIENTE COM EROSÃO E BRUXISMO. REABLITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL DA GUIA ANTERIOR E CANINA UTILIZANDO RESINA COMPOSTA (ESTHET-X) DE UMA PACIENTE COM EROSÃO E BRUXISMO. Caso clínico realizado pelo especialista em Dentística Restauradora

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE

UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE UNIVERSIDADE PAULISTA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE Brasilia UNIP Prof. Dr. Ricardo F. Paulin ANÁLISE FACIAL ð Interdependência Beleza Facial x Oclusão ð Inadequação do padrão dento-esquelético na avaliação

Leia mais

LENTES DE CONTATO DENTAL CERÂMICAS

LENTES DE CONTATO DENTAL CERÂMICAS LENTES DE CONTATO DENTAL CERÂMICAS Weider Silva Gil Montenegro Tarcisio Pinto INTRODUÇÃO A crescente valorização de um sorriso esteticamente agradável tem levado os profissionais e pacientes a buscar cada

Leia mais

1º MODULO - 21 e 22 de novembro DO EXAME CLÍNICO AO ESTABELECIMENTO DO PLANO DE TRATAMENTO

1º MODULO - 21 e 22 de novembro DO EXAME CLÍNICO AO ESTABELECIMENTO DO PLANO DE TRATAMENTO 1º MODULO - 21 e 22 de novembro DO EXAME CLÍNICO AO ESTABELECIMENTO DO PLANO DE TRATAMENTO Teoria: 1. Exame Clínico Endobucal: Exame Dentário Exame Parodontal Exame Oclusal 2. Exame Extrabucal: 3. Exame

Leia mais

Objetivos do Curso. Normas do Curso

Objetivos do Curso. Normas do Curso Objetiv do Curso Capacitar o cirurgião-dentista a indicar, planejar e executar tratament reabilitadores estétic indiret minimamente invasiv, para dentes unitári ou múltipl, através da utilização de laminad

Leia mais

VITAMFT. Carta Molde de Dentes de Resina Acrílica. Exclusivo nas cores do VITA SYSTEM 3D-MASTER. Multi Functional Teeth. Data de Publicação 09.

VITAMFT. Carta Molde de Dentes de Resina Acrílica. Exclusivo nas cores do VITA SYSTEM 3D-MASTER. Multi Functional Teeth. Data de Publicação 09. VITAMFT Multi Functional Teeth Carta Molde de Dentes de Resina Acrílica VITA Seleção de Cor VITA Comunicação de Cor VITA Reprodução de Cor VITA Controle de Cor Data de Publicação 09.10 Exclusivo nas cores

Leia mais

Restabelecimento Estético Funcional com Laminados Cerâmicos

Restabelecimento Estético Funcional com Laminados Cerâmicos ISSN 1981-3708 Restabelecimento Estético Funcional com Laminados Cerâmicos Aesthetical e Funcional Restabilishment with Porcelain Laminates Veneers Paula C. CARDOSO 1, Leandro C. CARDOSO 2, Rafael A. DECURCIO

Leia mais

Data de atualização: 19/10/2016

Data de atualização: 19/10/2016 Data de atualização: 19/10/2016 CÓDIGO DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO VALOR 80060010 AJUSTE OCLUSAL POR SESSAO R$ 0,00 80090010 AJUSTE PROTETICO P/ SESSAO R$ 0,00 80090013 AJUSTES OCLOSAIS E PROXIMAIS EM PONTE

Leia mais

Boletim Técnico Pilar Mini Cônico

Boletim Técnico Pilar Mini Cônico Registro ANVISA 10392710008 Após a osseointegração, a restauração protética deverá ser conectada ao implante. Para isso, a Bionnovation Produtos Biomédicos disponibiliza a Linha de Pilares Mini Cônicos:

Leia mais

TÍTULO: PROCEDIMENTOS RESTAURADORES MINIMAMENTE INVASIVOS PARA REABILITAÇÃO ESTÉTICA DENTAL: RELATO DE CASO CLÍNICO

TÍTULO: PROCEDIMENTOS RESTAURADORES MINIMAMENTE INVASIVOS PARA REABILITAÇÃO ESTÉTICA DENTAL: RELATO DE CASO CLÍNICO TÍTULO: PROCEDIMENTOS RESTAURADORES MINIMAMENTE INVASIVOS PARA REABILITAÇÃO ESTÉTICA DENTAL: RELATO DE CASO CLÍNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ODONTOLOGIA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM DATA à definir Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda

Leia mais

Clinical Update. Restauração com Resina Composta de Dentes Anteriores Fraturados Relato de Caso Clínico. Procedimento Restaurador

Clinical Update. Restauração com Resina Composta de Dentes Anteriores Fraturados Relato de Caso Clínico. Procedimento Restaurador Restauração com Resina Composta de Dentes Anteriores Fraturados Relato de Caso Clínico Dr Saul Antunes Neto Desde o surgimento das resinas compostas, das técnicas de condicionamento ácido, das estruturas

Leia mais

Restauração parcial cerâmica 2po Onlay para dente posterior tratado endodon2camente.

Restauração parcial cerâmica 2po Onlay para dente posterior tratado endodon2camente. Restauração parcial cerâmica 2po Onlay para dente posterior tratado endodon2camente. Luis Henrique Araújo Raposo Professor de Prótese Fixa, Materiais Odontológicos e Oclusão da Faculdade de Odontologia

Leia mais

Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico. Vanessa Wunsch. Mock-up direto em resina composta. Relato de caso clínico.

Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico. Vanessa Wunsch. Mock-up direto em resina composta. Relato de caso clínico. 0 Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico Vanessa Wunsch Mock-up direto em resina composta. Relato de caso clínico. CURITIBA 2014 1 Vanessa Wunsch Mock-up direto em resina composta.

Leia mais

Sumário. O que Você encontrará neste e-book? Por quais motivos os nossos dentes escurecem? Tipos de Clareamentos Dentais.

Sumário. O que Você encontrará neste e-book? Por quais motivos os nossos dentes escurecem? Tipos de Clareamentos Dentais. 1 Sumário 3 O que Você encontrará neste e-book? 5 Por quais motivos os nossos dentes escurecem? 7 Tipos de Clareamentos Dentais 9 Recomendações 11 Quem pode realizar o tratamento? 13 Indicações finais

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 7 a 11 de outubro de 2013 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente

Leia mais

Bráquetes Cerâmicos ABZIL VERSÃO (A)

Bráquetes Cerâmicos ABZIL VERSÃO (A) Bráquetes Cerâmicos ABZIL VERSÃO (A) Produto de Uso Único Material para Uso Dental Profissional Produto não Estéril Proibido Reprocessar ou Reutilizar COMPOSIÇÃO: Cerâmica. VALIDADE: Indeterminada PRECAUÇÕES:

Leia mais

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Extensão Universitária - ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Conceitos Restauradores de Oclusão:

Leia mais

TRIOS Solução de moldagem digital

TRIOS Solução de moldagem digital Solução de moldagem digital Cinco motivos para escolher o TRIOS muito mais que uma moldagem Tecnologias de escaneamento superiores Configurações de hardware flexíveis Ampla variedade de indicações Aberto

Leia mais

UNIODONTO PORTO ALEGRE

UNIODONTO PORTO ALEGRE UNIODONTO PORTO ALEGRE CÓDIGO PROCEDIMENTO U.S. Flex 30% GRUPO Valor da US 0,32 Coeficiente 0,30 87000032 CONDICIONAMENTO EM ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS 72,00 R$ 6,91 CONSULTAS

Leia mais

Restauração de borda incisal translúcida: um desafio para a Odontologia Estética. Relato de caso clínico

Restauração de borda incisal translúcida: um desafio para a Odontologia Estética. Relato de caso clínico CCCC CCCCCCC Restauração de borda incisal translúcida: um desafio para a Odontologia Estética. Relato de caso clínico Leonardo Muniz*, Marcos Rhem** Resumo Fraturas coronárias comprometem a função e a

Leia mais

TIPOS DE ATIVAÇÃO: Ativação térmica ( R. A. A. T. ) Ativação química ( R. A. A. Q. ) Ativação por luz visível. Polimetacrilato de metila

TIPOS DE ATIVAÇÃO: Ativação térmica ( R. A. A. T. ) Ativação química ( R. A. A. Q. ) Ativação por luz visível. Polimetacrilato de metila Disciplina Materiais Dentários II Ano-semestre 2016-1 Titulo da aula Expositor Resinas Acrílicas Prof. Dr. Eclérion Chaves Slides 46 Duração Aproximadamente 1:50 Texto base Plano de aula Anusavice Phillips

Leia mais