AULA 6: CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 6: CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA"

Transcrição

1 AULA 6: CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA NESTA AULA SERÁ ABORDADO A necessodades da certificação agrícola Como obter a certificação Tipos de certificação Entidades Avaliadoras da Conformidade Normas da Produção Orgânica Regulamento da Lei Orgânica Perguntas sobre a certificação 1. A NECESSIDADE DE CERTIFICAÇÃO Para muitos o sistema orgânico consiste em deixar de utilizar agroquímicos, substituindo por produtos alternativos e naturais. Esses são passos importantes, pois o cultivo com agroquímicos causam a destruição da microflora e a fauna benéfica que protegem as plantas, contra os patógenos e insetos nocivos. No entanto, o sistema de produção orgânica é mais do que isso, pois envolve também os fatores ambientais, conservacionistas, sociais, ética e segurança alimentar. Na verdade, considera-se que aqueles que iniciarem o cultivo apenas com a visão de substituir insumos certamente fracassarão no empreendimento orgânico, pois há muitos outros fatores envolvidos e igualmente importantes.

2 Verifica-se a prática que os maiores problemas enfrentados pelos agricultores para passar de forma definitiva ao sistema orgânico é a adaptação á consciência de recuperação e preservação do ambiente. Quando tiverem a consciência holística, isto é, do envolvimento de todos os fatores (solo, planta e ambiente) no processo de produção, tudo poderá ser mais fácil. Nos primeiros anos da conversão orgânica, haverá sérias dificuldades para obter alimentos de qualidade e a produtividade poderá não ser satisfatória. Por alguns anos ainda, a propriedade poderá sofrer os reflexos e conseqüências do manejo convencional, porque os recursos naturais estão degradados, há pouca ou nenhuma diversificação e há falta de integração das atividades. Nessas condições, a propriedade ainda terá dependência de fatores externos, que poderá afetar o equilíbrio econômico. Deve ficar claro que a propriedade agrícola é que é certificada, sendo ela considerada orgânica e não o produtor agrícola. Um produtor pode possuir uma propriedade orgânica e outra convencional, assim como ter produções paralelas, desde que estejam claramente separadas em todas as suas fases: a produção, colheita, armazenamento e transporte, isto significa que, não podem ocorrer a mistura dos produtos, como insumos utilizados na sua produção. 2. COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO COMO UNIDADE ORGÂNICA A certificação é um processo que atesta que determinada propriedade rural está enquadrada dentro dos princípios do sistema orgânico e que o produto obtido é realmente orgânico e que está enquadrado dentro das normas técnicas estabelecidas pela legislação vigente. A certificação de um produto tem por objetivo garantir a sua origem e a qualidade orgânica. A certificação pode ser definida também como a avaliação de conformidade de uma unidade produtora, processadora ou que comercializa produtos orgânicos, verificando seu enquadramento nas normas e regulamentos que regem a Lei Orgânica. A certificação agrícola, dentro do padrão eco-social, compreende a confirmação do enquadramento da propriedade dentro de normas estabelecidas, que envolvem a preservação do ambiente, a segurança alimentar e relações sociais justas. Ela necessita passar por um período de transição e manter-se em conformidade com a legislação e com o acompanhamento constante de uma entidade certificadora.

3 FORMAS DE OBTER O SELO ORGÂNICO SBCO As formas de garantir o enquadramento das unidades produtoras nas normas orgânicas são: 1. Certificação por Auditoria: Na certificação é realizada uma auditoria por um organismo de avaliação da conformidade independente (entidade certificadora externa), que atesta se o sistema de produção e a qualidade estão dentro dos os requisitos das normas. Caso seja confirmado, haverá a a emissão de um certificado comprovando que a empresa produtora ou processadora está em conformidade com as exigências estabelecidas nestas normas. 2. Certificação Participativa: Pelas nova regras da Lei Orgânica é possível a certificação através do Sistema Participativo de Garantia da Conformidade Orgânica, que dispensa o sistema de auditoria individual. No caso é uma organização que assume a responsabilidade formal pelo conjunto de atividades desenvolvidas num

4 Sistema Participativo de Garantia - SPG, constituindo na sua estrutura organizacional uma Comissão de Avaliação e um Conselho de Recursos. O produtor participa de uma entidade associativa, cadastrada no Ministério da Agricultura. Esta entidade tem um técnico que acompanha todas as atividades e enquadramento de cada unidade no sistema orgânico. Exemplo de sistema participativo operando no Brasil é a Rede EcoVida, que tem atividades na região sul do país, como Santa Catarina e Paraná. 3. Dispensa da certificação para agricultores familiares: No caso da comercialização em venda direta, realizada por agricultor familiar, que esteja vinculado a um processo organizacional com controle social, cadastrado no MAPA, a lei orgânica dispensa a sua certificação. O Artigo 3 da Lei Orgânica já possibilita a comercialização direta pelos pequenos agricultores familiares. Cadastro dos Agriculturores Familiares: Artigo 1 - No caso da comercialização direta aos consumidores, por parte dos agricultores familiares, inseridos em processos próprios de organização e controle social, previamente cadastrados junto ao órgão fiscalizador, a certificação será facultativa, uma vez assegurada aos consumidores e ao órgão fiscalizador a rastreabilidade do produto e o livre acesso aos locais de produção ou processamento. No ponto de comercialização ou no rótulo desses produtos, poderá constar a expressão: Produto orgânico não sujeito à certificação nos termos da Lei nº , de 23 de dezembro de Agricultor ou agricultora familiar: aquele (a) cuja principal fonte de renda seja a produção agropecuária ou do extrativismo sustentável e que a base da força de trabalho utilizada na unidade de produção seja desenvolvida por membros da família. Em caso de necessidade de contratação de mão de obra externa, esta não deverá ser superior a 75% do total utilizado no estabelecimento. ATENÇÃO: VEJA MAIORES DETALHES DESTES PROCEDIMENTOS NO ANEXO: PERGUNTAS SOBRE A CERTIFICAÇÃO.

5 3. A LEGISLAÇÃO ORGÂNICA BRASILEIRA = NORMAS ORGÂNICAS A certificação é fundamental para o desenvolvimento global da agricultura orgânica e a criação de normas e padrões mundiais homogêneas. Os padrões básicos definidos pelas legislações orgânicas estão em constante desenvolvimento. As normas visam preservar as bases fundamentais da produção orgânica, que buscam a produção de alimentos saudáveis e de qualidade, com a manutenção e proteção do ecosistema. Elas envolvem a qualidade da água, manejo do solo e das ervas pioneiras, nutrição vegetal e proteção e resistência das plantas. A existência de normas técnicas à nìvel nacional é desejável, uma vez que é necessário padronizar a produção orgânica em todas suas fases e dar instrumentos às certificadoras para acompanhar e inspecionar o procedimentos de cultivos nas propriedades rurais. Estes procedimentos deverão estar de acordo com as exigências de entidades paralelas da Argentina, Chile, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda e Inglaterra, para que o produto possam se exportados para o mercado internacional A LEI ORGÂNICA O Brasil tem uma lei orgânica, que regulamenta toda a produção e comercialização de produtos orgânicos. Em 23 de Dezembro 2003 foi aprovada a Lei Orgânica sob nº /03, que dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Ela passou a vigorar à partir de 01/01/2011. Á partir desta data todas as entidades certificadoras e produtores orgânicos deverão estar cadastrados no Ministério da Agricultura. Todos os produtos orgânicos obrigatoriamente deverão ter o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica = SBACO. A Lei Orgânica sob nº /03, foi publicadas em 23 de Dezembro 2003 foi aprovada que dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Ela passou a vigorar à partir de 01/01/2011, veja nas Instruções Normativas e 19 como produzir dentro da legislação orgânica.

6 Sua principais deliberações da Lei Orgânica são: Informações sobre a qualidade orgânica: A qualidade orgânica será identificada pelo uso dos termos: ORGÂNICO, PRODUTO ORGÂNICO e PRODUTO COM INGREDIENTES ORGÂNICOS e suas variações de gênero e número. O termo ORGÂNICO, PRODUTO ORGÂNICO e PRODUTO COM INGREDIENTES ORGÂNICOS poderá ser complementado pelos termos ECOLÓGICO, BIODINÂMICO, NATURAL, REGENERATIVO, BIOLÓGICO, AGROECOLÓGICO, PERMACULTURA e EXTRATIVISMO SUSTENTÁVEL. Credenciamento das entidades Avaliadoras: procedimento pelo qual o MAPA reconhece formalmente que um organismo de avaliação da conformidade está habilitado para realizar a avaliação de conformidade de produtos orgânicos, de acordo com a regulamentação oficial de produção orgânica e com os critérios em vigor. O sistema orgânico será fundamentado na avaliação da conformidade das unidades de produção e comercialização orgânicas por meio de entidades certificadoras credenciadas pelo MAPA. Acreditação das entidades avaliadoras no INMETRO: A acreditação é um procedimento pelo qual o INMETRO Instituto Nacional de Metrologia e Normatização Industrial, reconhece formalmente que um organismo de avaliação da conformidade (entidade certificadora) está habilitado para realizar procedimentos de certificação, de acordo com as normas internacionais de acreditação de organismos certificadores de produtos e processos e com os regulamentos da produção orgânica vigentes. A acreditação das entidades certificadoras será realizada pelo INMETRO, utilizando os critérios reconhecidos internacionalmente, acrescidos dos requisitos específicos estabelecidos nos regulamentos técnicos de produção orgânica. Avaliação da conformidade: qualquer atividade com objetivo de determinar, direta ou indiretamente, o atendimento a requisitos aplicáveis. (Atividade da entidade certificadora em avaliar se a unidade produtora está de acordo ou seja em conformidade com as normas da produção orgânica vigentes).

7 Certificação orgânica: procedimento pelo qual um organismo de avaliação da conformidade credenciado (entidade certificadora credenciada no MAPA) dá garantia por escrito que uma produção ou um processo claramente identificados foram metodicamente avaliados e estão em conformidade com as normas de produção orgânica vigentes. Conversão orgânica: Para que uma área dentro de uma unidade de produção seja onsiderada orgânica, deverá ser obedecido um período de conversão. O período de conversão será variável de acordo com o tipo de exploração e a utilização anterior da unidade, considerando a situação ecológica e social atual. A transição para o manejo orgânico deverá ser planejada, sendo obrigatória a apresentação de plano de manejo. Produção Paralela (orgânica e convencional na mesma propriedade): É permitida a produção paralela nas unidades de produção e estabelecimentos onde haja cultivo, criação ou processamento de produtos orgânicos. Nas áreas e estabelecimentos em que ocorra a produção paralela os produtos orgânicos deverão estar claramente separados dos produtos não orgânicos e será requerida uma descrição do processo de produção, do processamento e do armazenamento. 3.2.REGULAMENTO DA LEI ORGÂNICA A lei orgânica é regulamentada pelo Decreto nº 6323 de 27/12/2007 Entre as principais alterações e as novas deliberações estão: A criação do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, regida pelo Ministério da Agricultura. Pecuária e Abastecimento. Os organismos de avaliação da conformidade orgânica (certificadoras) deverão ser acreditados no Inmetro e posteriormente credenciados pelo MAPA. Será criado o Sistema Participativo de Garantia da Qualidade Orgânica. As infringências às exigências legais para a produção orgânica estarão sujeitas, isolada ou cumulativamente, á multas e diversas sanções. O selo do SBACO poderá ser utilizado somente 13 meses após a proclamação do decreto e a vigência do regulamento á partir de dois anos da sua publicação.

8 3.3. PROCEDIMENTOS E PRODUTOS TOLERADOS NA UNIDADE ORGÂNICA: Estes consistem em atividades, medidas e produtos aceitos temporariamente, uma vez que há falta ou é inviável o emprego daqueles considerados ideais. Apesar de tolerados, estes produtos não devem prejudicar ou causam contaminações ao homem e ao meio ambiente. O emprego de certas atividades ou produtos tolerados requerem um plano de emprego e a autorização prévia da Certificadora Orgânica. Manejo do solo: São tolerados o uso de implementos como arados de discos, grades de discos e enxadas rotativas, entre outros. Uso de resíduos orgânicos, industriais e urbanos desde que isentos de agentes contaminantes (químicos e biológicos). Uso de plásticos (material inerte) para a cobertura desde que não causem poluição do ambiente. Nutrição Vegetal: São toleradas em aplicações esporádias e eventuais produtos de média concentração e solubilidade como sulfato de potássio, resíduos isentos de agentes contaminantes, condicionadores de solo, algas e plantas marinhas e diferentes fontes de microelementos (com consulta da certificadora). Proteção de Plantas: São tolerados em carater emergencial extratos de plantas, caldas e soluções alho, piretro, rotenona, quássia, etc, produtos sulfurados, caldas cúpricas, óleo mineral, querosene, sabão, sulfato de zinco e permanganato de potássio. Iscas formicidas exceto aquelas á base de sulfuramida e produtos naturais bioestimulados, como aminoácidos, biodinâmicos, etc PROCEDIMENTOS PROIBIDOS NUMA UNIDADE ORGÂNICA: São atividades ou produtos que não são aceitos na produção orgânica. Caso ocorra a transgressão desta norma, de forma direta ou indireta, o produto vegetal não poderá ser comercializado como orgânico e a área será temporariamente interditada para a produção de alimentos orgânico e sujeita a reinspeção da entidade certificadora. Os procedimentos proibidos são:

9 a. Manejo do solo e dos mananciais: Cultivo sem realizar um planejamento de aspecto orgânico. Realizar a queimada sistemática da biomassa (material vegetal). Uso de equipamento que pulverize a estrutura do solo. Erradicar a flora e fauna nas áreas de proteção ambiental e dos mananciais de água, assim como nas classes de capacidade de uso de solo VII e VIII. Emprego de água sem análise, com contaminantes. Utilização de material mineral ou orgânico que contenha resíduos químicos ou biológicos que possam poluir ou contaminar o solo e os mananciais. Emprego de biocidas, herbicidas sintéticos de natureza química, destilados de petróleo e hormônios sintéticos. b. Nutrição vegetal Emprego de fertilizantes químicos em geral, de média a alta concentração e solubilidade, incluindo cloreto de potássio, nitrato de potássio e salitre do chile. Uso de agrotóxicos e fitoreguladores. Adubos orgânicos, fertilizantes, corretivos ou condicionadores de solo que contenham agentes contaminantes ou poluentes do solo. c. Proteção de plantas Não é aceito o emprego de qualquer agrotóxico de natureza química, com finalidade inseticida, acaricida, nematicida, formicida, rodenticida, fungicida, bactericida erradicante, etc Não é permitido o emprego de extrato pirolenhoso e o fumo, na forma de nicotina pura. Defensivos á base de mercúrio ou brometo de metila para tratamento do solo. Emprego de produtos inorgânicos sintéticos a base de metais persistentes no ambiente, como o mercúrio, chumbo, cádmio, arsénio, enxofre em composto de síntese, etc. 4. INSTRUÇÕES NORMATIVAS QUE REGULAM A PRODUÇÃO ORGÂNICAS Nº 17,18 E 19 Três instruções normativas que tratam da regulamentação dos orgânicos foram publicadas, no dia 29/01/2009, no Diário Oficial da União (DOU). A Instrução Normativa n 17 estabelece as normas referentes ao regulamento técnico para o extrativismo sustentável orgânico, que consiste em permitir que produtos do extrativismo e do agroextrativismo sejam certificados como orgânicos.

10 A Instrução Normativa n 18 aprova o regulamento técnico para o processamento, armazenamento e transporte de produtos orgânicos. Assim, é obrigatório o uso de boas práticas de manuseio e processamento, com o objetivo de contribuir com a integridade física dos produtos e manter os registros atualizados das unidades de produção sobre a manutenção da qualidade desses alimentos. A Instrução Normativa nº 19, traz as regras dos mecanismos de controle e informação da qualidade dos produtos orgânicos. Vale ressaltar que esta IN implementa o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg), o que confere maior credibilidade e facilita a identificação do produto no mercado. Com a publicação dessas três instruções normativas se encerra a primeira etapa do processo de regulamentação dos produtos orgânicos. Prazo para o enquadramento nas normas orgânica: Conforme o Decreto nº de 23/12/09, todos os segmentos envolvidos na rede de produção orgânica tiveram até 31 de dezembro de 2010 para se adequarem às regras estabelecidas neste Decreto e demais atos complementares. Á partir de 01/01/2011 todos os produtores orgânicos deverão estar cadastrados no CADASTRO GERAL DOS PRODUTORES ORGÂNICOS do Ministério da Agricultura. PARA SABER SOBRE A PRODUÇÃO ORGÂNICA CONHEÇA AS INSTRUÇÕES NORMATIVAS Nº e 19 COMPLETAS EM NOSSO TEXTO DE LEITURA 5. COMO ATUAM AS CERTIFICADORAS ORGÂNICAS As unidades produtoras, processadoras ou comerciantes de produtos de origem vegetal ou animal, para serem reconhecidos como orgânicas devem ser auditadas por organismo de avaliação da conformidade orgânica, que devem ser empresa jurídica (privada ou pública), com ou sem fins lucrativos, com sede ou não no território nacional. As certificadoras devem ser credenciadas no Ministério da Agricultura MAPA e acreditadas no INMETRO, conforme a nova legislação orgânica vigente. Já existiam em 2006 no Brasil mais de 20 entidades certificadoras, em vários estados.

11 Estas entidades fornecem certificados orgânicos, com pequenas variações nos seus critérios, porém unânimes nas normas básicas da agricultura orgânica. Geralmente os selos são liberados em função das quantidades colhidas e comercializadas. Por recomendação da legislação oficial, as entidades que avaliam a conformidade da produção orgânica não devem prestar assessoria técnica ou participar da venda de insumos agroecológicos. Desta forma, as entidades existentes que prestavam algum serviço aos associados, tiveram que modificar sua forma de atuação. Permaneceu uma entidade associativa para divulgar e orientar a agricultura orgânica e formaram nova estrutura jurídica e técnica independente para realizarem somente a certificação orgânica. Abaixo seguem expostos os selos utilizados por algumas das certificadoras mencionadas no quadro acima: CERTIFICADORAS ORGÂNICAS AAO Abio ANC APAN BCS Chão Vivo MOA Coolméia Skal Ecocert FVOBrasil IBD IMO OIA 6. COMO É FEITA UMA AUDITORIA (OU AVALIAÇÃO) DA CONFORMIDADE ORGÂNICA NUMA UNIDADE INTERESSADA EM SER ORGÂNICA AUDITORIA DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA A certificação poderá ser feita de forma participativa, através de um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade OPAC ou então pela auditoria externa de um Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica - OAC: instituição que avalia, verifica e atesta que produtos ou estabelecimentos produtores ou comerciais estão enquadrados nas normas orgânicas.

12 Na visita de auditora para avaliação da conformidade orgânica, é feito um relatório e histórico das áreas da propriedade interessada, levantando todos os seus dados e uso das terras e seus recursos. O produtor acompanha a visita e dá sua assinatura, atestando os dados levantados. Tanto a produção agropecuária como a industrialização, armazenamento e a estrutura de comercialização são inspecionados. Poderá ainda serem solicitadas análises químicas, biológicas e de resíduos, da terra e da água. 7. PERÍODO DE CONVERSÃO PARA O SISTEMA ORGÂNICO Geralmente as propriedades passam por um período de transição para o sistema orgânico, quando elaboram um plano para efetivação das mudanças que deverão ser providenciadas, segundo o parecer da entidade avaliadora da conformidade orgânica. Pela legislação em vigor, as propriedades passam por um período mínimo de transição, de 12 meses de manejo orgânico, para produção de cultivos anuais (milho, soja, sorgo e outros), capineiras e pastagens perenes e de 18 meses em cultivos perenes, até obterem a certificação e o direito de usarem o selo orgânico. Para certificação internacional o período de transição é o dobro para os cultivos perenes ou seja de 36 meses. 8. AUDITORIA DE MANUTENÇÃO DA UNIDADE ORGÂNICA Todas as unidades produtoras, comerciantes e processadoras orgânicas, necessitam anualmente renovar a sua certificação junto ao Orgão de Avaliação da Conformidade Orgânica, devendo enviar Plano de Produção e receber visita de auditoria programada

13 PERGUNTAS SOBRE A CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA Apresentamos perguntas e respostas sobre a certificação agrícola, que vão esclarecer tudo sobre o procedimento de obter o selo orgânico. QUESTÕES Quais as diferenças entre a agricultura orgânica e a agricultura convencional? Quais são as bases do cultivo orgânico? Quais são os ramos da agroecologia? Quais são seus princípios e exigências para que possamos implantar o sistema orgânico? NESTA AULA SERÁ ABORDADO Perguntas sobre a certificação agrícola Componentes da certificação Entidades Avaliadoras da Conformidade Normas da Produção Orgânica Regulamento da Lei Orgânica 1. O que significa certificação orgânica? Certificação, como termo utilizado na agricultura, significa garantir a origem (procedência) e qualidade dos produtos obtidos, seja ela ambiental ou orgânica. A certificação pode ser definida também como a avaliação de um sistema de qualidade segundo os requisitos das normas ou outras, com a emissão de um certificado comprovando que a empresa produtora ou processadora está em conformidade com as exigências estabelecidas com suas normas e regulamentos. 2. O que se objetiva na certificação em relação ao alimento? Podemos dizer que a certificação é uma prática que surgiu da necessidade de se identificar a origem e o processamento de um alimento, permitindo ao agricultor um produto diferenciado e mais valorizado, estabelecendo uma relação de confiança com o

14 consumidor. Garante ao consumidor a sua procedência isenta de contaminação química, respeitando o meio ambiente e o trabalhador. 3. Quais são as preocupações com a certificação? A sustentabilidade do agroecossistema, a segurança alimentar, o bem-estar do trabalhador rural, sua inserção social e a saúde da população humana e animal devem ser os princípios norteadores da certificação agrícola. A certificação é fundamental para o desenvolvimento global da agricultura orgânica e a criação de normas e padrões mundiais homogêneas 4. Quando surgiu a certificação agrícola? A certificação agrícola surgiu na Europa por meio dos movimentos ambientalistas e sociais, enfocando primariamente a agricultura orgânica e a exploração florestal. Havia grande preocupação com o desmatamento na América do Sul, África e Ásia e o uso exagerado de pesticidas. 4. Existe somente certificação orgânica ou é possível certificar outra forma de agricultura? O processo de certificação evoluiu e, atualmente, a própria agricultura tradicional é passível de algum tipo de certificação. Por exemplo, propriedades que utilizam agroquímicos dentro das recomendações técnicas e que cumprem as normas de boas práticas agrícolas, tem a possibilidade de receber um dos tipos de certificação agrícola disponíveis, fato que é impossível no sistema orgânico, que proíbe o emprego de pesticidas e adubos solúveis. 5. Na certificação quem é avaliado? No processo de avaliação e certificação, a propriedade ou o produto devem ser avaliados dentro de normas estabelecidas com base em informações técnicas sólidas e isentas de qualquer critério ideológico. Deve ficar claro que a propriedade agrícola é que é certificada, sendo ela considerada orgânica e não o produtor agrícola. Desta forma, um produtor pode possuir uma propriedade orgânica e outra convencional, não podendo, no entanto, misturar as colheitas. 6. Qual a participação do consumidor nesse processo? É baseado na expectativa do consumidor final, que há a exigência pela qualidade intrínseca dos alimentos, isto é, o comprador quer mais do que simplesmente

15 produtos com boa aparência e sabor, mas deseja alimentos verdadeiramente sadios, de origem conhecida, com rastreabilidade. A tendência atual do consumidor é ser cada vez mais exigente, a sua atribuição de qualidade vai além da aparência e sabor. Exigem respeito ao meio ambiente e á produção de alimentos de forma justa e correta. Os consumidores certamente rejeitarão produtos que na sua produção, ocorra exploração infantil ou escrava, ou seja, fruto de devastação de matas nativas. 7. Qual a importância do produtor agrícola? É o componente mais importante de todo o processo de certificação, pois a qualidade do alimento começa no campo, através do seu trabalho. Não adianta termos as melhores normas ou entidades certificadoras, se os produtores não adotam voluntariamente as instruções normativas. Independente da pressão de normas ou protocolos, o produtor deve ter consciência e disposição para efetuar de forma correta todos os procedimentos recomendados pelo sistema de produção certificada. Dessa forma, o produtor deve estar sempre atualizado com as exigências e alterações nos procedimentos e requerimentos do processo. 8. Precisa haver o enquadramento da propriedade rural nas normas para a cessão da certificação? Para a unidade produtora agrícola ou processadora de alimentos, obter a concessão da certificação, ela deve estar enquadrada, em conformidade às normas e regulamentos estabelecidos na legislação orgânica, que deverão ser confirmadas pela visita de avaliação da conformidade pelo órgão certificador. 9. O que deve estar incluido nas normas? As normas devem apresentar os regulamentos da produção certificada, constituída de todos os procedimentos recomendados, tolerados e proibidos, para as operações culturais, insumos, colheita, colheita, beneficiamento, embalagem e comercialização. Deve também apresentar também os procedimentos para a estruturação do processo, com o acesso dos produtores, credenciamento e forma de inspeção dos órgãos certificadores e como deve ser a atuação do órgão normatizador.

16 10. O Brasil tem normas orgânicas? Sim, no Brasil, a Lei Orgânica nº de 23/12/2003 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento MAPA, é a referência para a produção, processamento e comercialização de produtos orgânicos. O seu regulamento saiu em 19/12/2008 pelo Decreto Qual é a Instrução Normativa que regulamenta a produção orgânica no Brasil atualmente? É a INSTRUÇÃO NORMATIVA-DECRETO Nº64. O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União, em 19/12/2008, no Decreto nº64, as novas instruções normativas para a produção animal e vegetal orgânica no Brasil. Apresentamos o texto completo em anexo no final desta publicação. Ficou revogada a Instrução Normativa MAPA nº 07, de 17 de maio de Entre as principais alterações e as novas deliberações estão: Apresentar o Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal. Estabelecer as normas técnicas para os Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal a serem seguidos por toda pessoa física ou jurídica responsável por unidades de produção em conversão ou por sistemas orgânicos de produção. Definir as normas técnicas para os Sistemas Orgânicos de Produção de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, eqüinos, suínos, aves, coelhos e abelhas. Apresentar as listas de Substâncias Permitidas para uso nos Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal. Informar que o Regulamento Técnico sobre Extrativismo Sustentável Orgânico será objeto de regulamentação específica.

17 12. Quais são os elementos componentes da certificação orgânica? COMPONENTES DA CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA ENTIDADES CERTIFICADORAS (Avaliam a conformidade com as normas) AAO-ANC-IBD-ECOCERT-FVO-MOA Cadeia Produtiva Rastreabilidade PRODUTOR AGRÍCOLA CONSUMIDOR FINAL Preservação do Ambiente; Segurança Alimentar e Relações Justas ENTIDADES REGULADORAS (Estabelecem os Padrões/Normas/Protocolos. Credenciam e fiscalizam as Certificadoras) INMETRO IFOAM - EUREPGAP 13. Por quê a lei orgânica é importante? A implementação da lei dos orgânicos é considerada vital para a consolidação e desenvolvimento do setor no Brasil uma vez que unifica e harmoniza o complexo sistema de certificação em vigor no país. Atualmente, a certificação é feita por mais de vinte entidades, que até janeiro de 2009, deverão estar acreditadas pelo Inmetro e

18 credenciadas pelo MAPA, para que seus certificados possam utilizar o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. 14. O que fazem as entidades reguladoras da certificação? A certificação tem base em normas elaboradas por entidades reconhecidas ou com base em regulamentos técnicos emitidos por órgãos regulamentadores oficiais. Cabe ás entidades normatizadoras estabelecerem os normas ou protocolos que regularizem o processo da produção agrícola certificada.. Entidades normatizadoras: EUREPGAP; IFOAM, MAPA. As entidades normatizadoras poderão ser também responsáveis pela acreditação e credenciamento dos organismos que fazem a avaliação da conformidade orgânica e a constante atualização e regularização das normas 15. O que é Acreditação? É o procedimento pelo qual um organismo responsável, ou seja, a instituição acreditadora, reconhece formalmente que uma empresa tem competência para cumprir as atividades definidas na sua razão social, no caso, atividades de auditoria ou avaliação da conformidade. 15. Quem faz a acreditação dos organismos da avaliação orgânica? O Inmentro, através do Sistema Brasileiro de Acreditação-SBC, faz a acreditação no Brasil, das organizações prestadoras de serviços, sendo a avaliação pautada em exigências legais do atendimento, bem como na organização do trabalho e seus resultados. Cabe às entidades por ele credenciadas a condução das atividades de certificação de conformidade e de treinamento de pessoas. de certificação credenciado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. O Inmetro é o responsável pela acreditação das entidades interessadas em proceder a avaliação da conformidade orgânica no Brasil. Esse processo deve ser feito antes do credenciamento no Ministério da Agricultura. 16. O que é acreditação internacional? A acreditação pode também ser considerada como resultado de análise ou auditoria rigorosa dos processos empregados pelos produtores ou processadores de orgânicos permitindo a obtenção do crédito de acesso para um determinado mercado. Principais Acreditadoras: Biosuisse (para o mercado suíço), Europgap (parceria global para agricultura sustentável e segura para países da União Européia), Demeter (alemã

19 que atende 50 países), IAS (Japão), IFOAM (Estados Unidos) e USDA (Estados Unidos). 17. Porque as entidades certificadoras (avaliadoras da conformidade orgânica) devem fazer o credenciamento no Ministério da Agricultura MAPA? Como garantia que a organização avaliadora ou certificadora executa seu trabalho de forma correta, dentro da legislação em vigor, há a necessidade de uma organização oficial que certifique o certificador,isto é, o orgão credenciador fornece uma licença que comprova que a entidade avaliadora da conformidade está enquadrada nos regulamentos oficiais. Esse processo é conhecido como credenciamento. No Brasil, os órgãos certificadores para atuar na certificação orgânica deverão estar credenciados no MAPA 18.É vantagem fazer também o credenciamento em entidades internacionais? Para as certificadoras é interessante o credenciamento de organismos oficiais, certificadoras e entidades reguladoras locais, como vem sendo feito por várias certificadoras que atuam no Brasil. Abaixo, credenciamentos internacionais obtidos pela Certificadora IBD: IFOAM - Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica, que garante ao acesso aos mercados dos USA e Japão. DAR - Círculo de Credenciamento Alemão, órgão alta competência de credenciamento de certificadoras da Alemanha, que garante acesso a toda a Comunidade Européia. O DAR verifica se a certificadora aplica de forma adequada as Normas ISO-65, específicas para certificadoras. USDA - United States Department of Agriculture, que garante acesso ao mercado norte-americano. 19 Quem faz a concessão da certificação, ou seja, a avaliação da conformidade de uma unidade produtora, processadora ou comercializadora? São os ORGANISMOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE. Podem ser entidades públicas ou privadas, de constituição jurídica, com ou sem fins lucrativos, com sede ou filiais no Brasil.

20 De uma forma geral, as organizações interessadas em proceder a certificação orgânica, devem possuir uma adequada estrutura técnico-administrativa, estando separadas de outras atividades comerciais, como comercialização ou venda de alimentos orgânicos, insumos agrícolas e também da prestação de assistência técnica. 20. Como procedem a cessão da certificação? Elas são responsáveis pela avaliação da conformidade, ou seja, na execução da auditoria na unidade produtora ou processadora para verificar se está enquadrada nas normas ou protocolos estabelecidos pelas entidades normatizadoras. São instituições externas e reconhecidas, que fazem a avaliação da conformidade dos estabelecimentos interessados e comprovam a certificação por escrito. 21. Quem pode solicitar a certificação? Os proprietários e empresas isoladas, grupos de produtores ou comunidades rurais podem solicitar a certificação a qualquer momento para uma certificadora. Deve ser ressaltado que é a unidade produtora que deve ser objeto de certificação e não o produtor. É importante também destacar que este é um processo voluntário do interessado que busca a certificação. 22. O que é Certificação Individual? A certificação individual pode ocorrer em diversos níveis, desde um produtor rural, até uma empresa de grande porte, seja produtora, processadora ou distribuidora de alimentos. Neste caso, o custo da certificação para o requerente é mais elevado, tendo em vista que todo o processo será custeado por apenas uma pessoa ou empresa. No entanto é um sistema que possibilita maior controle das operações internas, já que as decisões e o manejo são orientados por uma pessoa ou um representante legal. 23. Pode ser certificado qualquer produto? A certificação de conformidade é um documento de espectro abrangente que pode certificar qualquer material, componente, equipamento, interface, protocolo, procedimento, função, método e atividade de organismos ou pessoas. Cada certificadora tem uma linha de atuação de produtos que certifica, sendo por isso, necessário uma consulta específica. Poderão ser objetos de certificação os seguintes produtos ou serviços: apicultura, pecuária de corte e leite; piscicultura e aqüicultura; processamento de alimentos;

21 produção agrícola; produção de cosméticos; produção de insumos; produção de vinho; produção têxtil; restaurantes, pousadas, hotéis; silvicultura e outros produtos extrativistas. Poderá ser feita também a certificação de produtos cosméticos. Embora o Brasil não possua uma legislação específica que regule a certificação de cosméticos orgânicos, por isso até hoje são utilizados referenciais particulares para as certificadoras que estão desempenhando esta atividade. Nesse caso, poderão ser consultadas as certificadoras: ECOCERT, BDIH, Soil Association, AIAB, IBD. 24. O que é certificação independente? È quando se utiliza uma organização certificadora independente (certificador externo), dotada de sistemas, pessoal e capacitação para avaliar se o manejo de um determinado sistema produtivo atende ou não os requisitos estabelecidos pelas normas e regulamentos. A organização certificadora é quem realiza na prática todo o trabalho de avaliação e emite o certificado individualmente. 25. O que é Certificação facultativa? Quando não é exigido a certificação dos produtores. A venda direta sem certificação por agricultores familiares é uma das alterações com o regulamento da Lei nº , de 2003, que prevê a dispensa da certificação por auditoria. A comercialização em venda direta deverá ser realizada por agricultor familiar e vinculado a um processo organizacional com controle social, cadastrado no MAPA. O Artigo 3 da Lei Orgânica já possibilita a comercialização direta pelos pequenos agricultores familiares. Artigo 1 - No caso da comercialização direta aos consumidores, por parte dos agricultores familiares, inseridos em processos próprios de organização e controle social, previamente cadastradas junto ao órgão fiscalizador, a certificação será facultativa, uma vez assegurada aos consumidores e ao órgão fiscalizador a rastreabilidade do produto e o livre acesso aos locais de produção ou processamento. No ponto de comercialização ou no rótulo desses produtos, poderá constar a expressão: Produto orgânico não sujeito à certificação nos termos da Lei nº , de 23 de dezembro de O que é certificação participativa?

22 Na certificação participativa não há a necessidade de um órgão independente como a certificadora para dar a garantia de que os procedimentos estão em conformidade com determinadas diretrizes de produção. Os próprios produtores se organizam de tal forma que são capazes de controlarem a sua produção, além da participação de técnicos e de outros agricultores que fazem parte do grupo, de maneira a respeitarem as normas de produção estabelecidas por eles próprios, sem prejuízo ao meio ambiente. A atual legislação orgânica prevê a formação do Sistema Participativo de Garantia da Conformidade Orgânica, conforme Decreto de 28/12/2007. No Brasil, principalmente na região sul há entidades, como a Rede Ecovida, trabalhando com esse conceito. É denominado de Certificação Participativa ao processo de geração de credibilidade que pressupõe a participação solidária de todos os segmentos interessados em assegurar a qualidade do produto final e do processo de produção. Este processo resulta de uma dinâmica social que surge a partir da integração entre os envolvidos com a produção, consumo e divulgação dos produtos a serem certificados. No caso da Rede Ecovida de Agroecologia a Certificação Participativa se dá em torno do Produto Orgânico e a credibilidade é gerada a partir da seriedade conferida a palavra da família agricultora e se legitima socialmente, de forma acumulativa, nas distintas instâncias organizativas que esta família integra. HOJE A LEGISLAÇÃO ORGÂNICA- DECRETO Nº64, DETERMINA QUE AS ENTIDADES DE CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA DEVEM TER OS CONSELHOS DE ÉTICA E DE CERTIFICAÇÃO. Geração de Credibilidade do Produto Ecológico na Rede Ecovida de Agroecologia

23 27. Como funciona uma certificação participativa na ECOVIDA? A estrutura é a existência de um Núcleo e um Comitê de Ética local e do Núcleo e do Conselho de Ética Regional. Assim, a primeira instância de certificação é a palavra do agricultor e de sua família, que com outras famílias formam o Núcleo Local. A seriedade do trabalho desenvolvido pela família é referendada pelo grupo do qual ele faz parte, através da Comissão de Ética deste grupo. Este grupo por sua vez tem seu trabalho referendado pelo Núcleo Regional do qual participam representantes dos núcleos locais, através do Conselho de Ética do Núcleo. Os produtos oriundos deste Núcleo são respaldados por todos os demais Núcleos, que possuem em comum normas de produção e patamares mínimos de funcionamento, o que os permite legitimarem-se mutuamente, através da Rede Ecovida de Agroecologia.A condição de membro da Rede Ecovida pressupõe um compromisso com a Agroecologia, mas esta condição não autoriza de forma automática a utilização do selo. Para isto é necessário passar pelo processo de certificação. 28. Quais são as etapas do selo ECOVIDA? 1. Havendo demanda por parte de um grupo de agricultores pelo processo de certificação, formam um núcleo e um comitê de ética local. Esta demanda ocorre apenas se o grupo sente a necessidade de tornar público o reconhecimento conferido pela Rede em relação a seu processo/produto; 2. É encaminhado ao Núcleo e Conselho de Ética Regional os agricultores que se enquadram nas normas. É então feita a visita às propriedades do grupo por integrantes da Comissão de Ética do grupo, do Conselho de Ética do núcleo e da assessoria;

24 3. Um dos integrantes desta comissão que se constituiu para a visita se encarrega de elaborar um relatório onde constam aspectos das propriedades visitada, ligados ao seu grau de ecologização e a outros aspectos que constam nas normas internas da Rede. 4. Reunião entre o grupo, integrantes do Conselho de Ética do Núcleo Regional e assessoria. Nesta reunião se discute o relatório das visitas, o grau de ecologização das propriedades e do grupo e se planejam ações visando superar limites identificados; 5. Decisão por parte do Conselho de Ética do Núcleo sobre a liberação ou não do uso do selo para este grupo; 6. Caso tenha obtido a autorização, o grupo deve informar a coordenação do Núcleo Regional em que produtos e em que quantidade o selo será utilizado. 29. Quando é um agricultor ou agricultora familiar? Ele pode ser definido como aquele (a) cuja principal fonte de renda seja a produção agropecuária ou do extrativismo sustentável e que a base da força de trabalho utilizada na unidade de produção seja desenvolvida por membros da família. Em caso de necessidade de contratação de mão de obra externa, esta não deverá ser superior a 75% do total utilizado no estabelecimento. 30. Como é interpretada pela legislação uma unidade como orgânica? A legislação brasileira considera como sistema orgânico a unidade produtora ou comerciante, que adota técnicas específicas de uso racional dos recursos naturais, com respeito à integridade cultural das comunidades rurais, de modo a garantir desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade ambiental. Trata-se de garantir a oferta de produtos saudáveis, isentos de contaminantes intencionais, como expressa a Lei , de Como é feito o acompanhamento oficial do Sistema Orgânico? Através de colegiados estaduais, previstos nas Normas, já estão sendo estabelecidos, tendo uma atuação não somente para encaminhamento do credenciamento das certificadoras, mas para debater novas posições e problemas que a produção orgânica encontra na sua definição como processo produtivo e comercial.

25 32. As certificadoras tem o mesmo critérios no processo de certificação? Todas elas devem adotar as normas e regulamentos da lei orgânica, no entanto, elas possuem pequenas variações nos seus critérios, porém unânimes nas normas básicas da agricultura orgânica. Há certos produtos que são tolerados para emprego no sistema de produção orgânico, que não são aceitos por algumas entidades certificadoras.

26 33. ONDE POSSO OBTER MAIORES INFORMAÇÕES DAS PRINCIPAIS CERTIFICADORAS ORGÂNICAS? CERTIFICADORAS ECOCERT/AAO - São Paulo (SP) ANC - Campinas (SP) Apan - São Paulo (SP) Chão Vivo - Santa Maria do Jetibá (ES) Ecocert - AAO FVO - Recife (PE) IBD - Botucatu (SP) IHAO - Chapada dos Guimarães (MT) IMO Control do Brasil - São Paulo (SP) MOA - Rio Claro (SP) OIA - São Paulo (SP) Sapucaí - Pouso Alegre (MG) Skal - Barreiras (BA) TecPar Cert (Paraná) SITE/ anc@correionet.com.br apancertificadora@gmail.com pmsmj@escelsa.com.br ecocert@ecocert.com.br fvobr@terra.com.br ibd@ibd.com.br sorayaihao@bol.com.br imocontrol@terra.com.br certcmo@terra.com.br oiabrasil@oiabrasil.com.br sapucaiong@uol.com.br sapucaicert@veloxmail.com.br skalbrasil@daventria.net grapiuna@tecpar.br

Certificação de alimentos orgânicos

Certificação de alimentos orgânicos Certificação de alimentos orgânicos Natália Salvate Brasil Doutoranda em Desenvolvimento Rural PGDR/UFRGS nataliasalvatebrasil@gmail.com Fonte: MAPA, Cartilha Título O Olho da palestra, do Consumidor.

Leia mais

Produção Orgânica: Requisitos legais para a produção, processamento, controle e informação da qualidade

Produção Orgânica: Requisitos legais para a produção, processamento, controle e informação da qualidade Produção Orgânica: Requisitos legais para a produção, processamento, controle e informação da qualidade José Cleber Dias de Souza Comissão da Produção Orgânica do RS CPOrg/RS DPDAG/SFA/RS Ministério da

Leia mais

Fruticultura Geral. Prof a Railene Hérica Carlos Rocha (UFCG/CCTA/UAGRA) Unidade VI

Fruticultura Geral. Prof a Railene Hérica Carlos Rocha (UFCG/CCTA/UAGRA) Unidade VI Fruticultura Geral Prof a Railene Hérica Carlos Rocha (UFCG/CCTA/UAGRA) Unidade VI Histórico Criado na Europa na década de 70 Redução de uso de agroquímicos e de sustentabilidade da atividade frutícola

Leia mais

Alimentos orgânicos: processos de certificação ISABELLE PAES LEME DE CASTRO NUTRICIONISTA UNIRIO MESTRANDA EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN/UNIRIO

Alimentos orgânicos: processos de certificação ISABELLE PAES LEME DE CASTRO NUTRICIONISTA UNIRIO MESTRANDA EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN/UNIRIO Alimentos orgânicos: processos de certificação ISABELLE PAES LEME DE CASTRO NUTRICIONISTA UNIRIO MESTRANDA EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO PPGAN/UNIRIO Produtos orgânicos Legislação Considera-se produto orgânico,

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS. Campinas, 08 de novembro de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS. Campinas, 08 de novembro de 2011 CURSO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E AUDITORES DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS Campinas, 08 de novembro de 2011 Avaliação da Conformidade Nívea Maria Vicentini, DSc. Pesquisadora Embrapa Gado de

Leia mais

Agroecologia e Produção Orgânica no Rio de Janeiro. Mecanismos da Garantia da Qualidade Orgânica. Sistemas Participativos de Garantia MOUNTAINS 2018

Agroecologia e Produção Orgânica no Rio de Janeiro. Mecanismos da Garantia da Qualidade Orgânica. Sistemas Participativos de Garantia MOUNTAINS 2018 AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA Agroecologia e Produção Orgânica no Rio de Janeiro Mecanismos da Garantia da Qualidade Orgânica Sistemas Participativos de Garantia MOUNTAINS 2018 Celso Merola Junger Eng.

Leia mais

Legislação da Produção Orgânica

Legislação da Produção Orgânica Legislação da Produção Orgânica Sistemas Orgânicos Sistema orgânico de produção agropecuária é todo aquele em que se adotam técnicas específicas, basea das nos seus princípios. Produto Orgânico Considera-se

Leia mais

Certificação Participativa de Produtos Ecológicos - Rede Ecovida.

Certificação Participativa de Produtos Ecológicos - Rede Ecovida. Certificação Participativa de Produtos Ecológicos - Rede Ecovida. 1) Como estão organizados a rede Ecovida: tem núcleos? Pessoas-líderes? Escritórios regionais? Assembléias? Como e onde está o poder decisório?

Leia mais

ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA

ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA Marco Pavarino Coordenação Geral de Agroecologia e Produção Sustentável Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - Sead ALIMENTOS ORGÂNICOS E A INDÚSTRIA A PRODUÇÃO ORGÂNICA NO BRASIL

Leia mais

CADERNO SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA (SPG)

CADERNO SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA (SPG) CADERNO SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA (SPG) MAIO/2016 1 ÍNDICE I APRESENTAÇÃO...03 II MECANISMOS DE CONTROLE DA QUALIDADE ORGÂNICA...04 III SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA (SPG)...09 IV O SISTEMA

Leia mais

Código da ficha técnica: CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS. 1. Tema. Produção e Qualidade. 2. Subtema. Certificação/Inspeção

Código da ficha técnica: CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS. 1. Tema. Produção e Qualidade. 2. Subtema. Certificação/Inspeção CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Certificação/Inspeção 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços de Terceiros 4. Tipo de serviço / instrumento Avaliação da Conformidade

Leia mais

Contribuição dos Alimentos Orgânicos para a Segurança Alimentar e Nutricional

Contribuição dos Alimentos Orgânicos para a Segurança Alimentar e Nutricional Contribuição dos Alimentos Orgânicos para a Segurança Alimentar e Nutricional Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo Professora Associada (DN/CCS/UFPI) Alimentos Orgânicos e Qualidade de Vida Na

Leia mais

PRODUÇÃO INTEGRADA DE ALGODÃO

PRODUÇÃO INTEGRADA DE ALGODÃO PRODUÇÃO INTEGRADA DE ALGODÃO Alderi Emídio de Araújo Eng o Agr o,fitopatologista, D.Sc. VIII Congresso Brasileiro de Algodão São Paulo 20 de setembro de 2011 Foto: GBCA O que é a Produção Integrada? Produtos

Leia mais

Guia para elaboração e verificação de rótulos de Produtos certificados IBD

Guia para elaboração e verificação de rótulos de Produtos certificados IBD Junho 2011 Guia para elaboração e verificação de rótulos de Produtos certificados IBD IBD Certificações www.ibd.com.br Este documento tem por objetivo auxiliar os clientes IBD na elaboração e na verificação

Leia mais

PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES EM AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA

PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES EM AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES EM AUDITORIAS DE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA Área Temática: Agricultura orgânica. Autores: Leonardo Zabot Anderle (PPCPO) 1, Thyron Cristovão Korobinski (PPCPO) 2, Mateus Wilhelm

Leia mais

PRODUTO ORGÂNICO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

PRODUTO ORGÂNICO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PRODUTO ORGÂNICO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O olho do consumidor vê tudo! MAS, SE EU QUISER VER SE UM PRODUTO É ORGÂNICO, COMO É QUE EU FAÇO? Vê se é fresco... Se é durável...

Leia mais

I - responsabilidade compartilhada entre os agentes das cadeias produtivas; Art. 3º O procedimento para adesão ao SUASA-Vegetal compreende:

I - responsabilidade compartilhada entre os agentes das cadeias produtivas; Art. 3º O procedimento para adesão ao SUASA-Vegetal compreende: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 20, DE 1º- DE JULHO DE 2014 D.O.U., 02/07/2014 - Seção 1 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E

Leia mais

Produção Integrada Agropecuária PI Brasil

Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Situação Atual e Perspectivas no Brasil e no Mundo Novembro/2011 AGROPECUÁRIA BRASILEIRA (2006) Fonte: Conab/MAPA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CUSTO DA POSIÇÃO DE DESTAQUE

Leia mais

Certificação de grupo de produtores orgânicos Passo a passo

Certificação de grupo de produtores orgânicos Passo a passo Certificação de grupo de produtores orgânicos Passo a passo Índice Objetivos... 3 Pré-requisitos para certificação de grupos de produtores... 3 O Sistema de Controle Interno (SCI)... 4 Estrutura administrativa...

Leia mais

ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA ADEQUAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA E BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Gestão da Qualidade 3. Categoria de serviço Acesso a Serviços

Leia mais

Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas. Exigências legais do MAPA. Jaguariúna SP junho de 2009

Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas. Exigências legais do MAPA. Jaguariúna SP junho de 2009 Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas Exigências legais do MAPA Jaguariúna SP junho de 2009 REGULAMENTAÇÃO Histórico da Legislação 1934: Decreto que aprova o Regulamento de

Leia mais

Produção de Alimentos Orgânicos

Produção de Alimentos Orgânicos Curso FIC Produção de Alimentos Orgânicos Fernando Domingo Zinger fernando.zinger@ifsc.edu.br 03/08/2017 Qualidade dos Alimentos Preocupação da população com: Impactos sociais e ambientais dos sistemas

Leia mais

PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PRODUTOS ORGÂNICOS SISTEMAS PARTICIPATIVOS DE GARANTIA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 2008 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Todos os direitos reservados. É permitida

Leia mais

ANEXO II REGIMENTO INTERNO DO SPG-ABIO SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA REGIMENTO INTERNO

ANEXO II REGIMENTO INTERNO DO SPG-ABIO SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA REGIMENTO INTERNO ANEXO II REGIMENTO INTERNO DO SPG-ABIO I INTRODUÇÃO SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA REGIMENTO INTERNO Este Regimento Interno complementa o Estatuto da ABIO Associação de Agricultores Biológicos do Estado

Leia mais

DIRETRIZES DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO

DIRETRIZES DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO Normas NR: NO 1 Pág: 1/8 DIRETRIZES DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO 1. Objetivo Determinar as diretrizes do Sistema Brasileiro de Acreditação desenvolvido sob a égide e orientação da Organização Nacional

Leia mais

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente Agricultura familiar, orgânica e agroecológica Semana do Meio Ambiente - 2017 Agricultura familiar uma entre muitas conceituações Conforme a legislação compreende os modos de vida e as formas de produzir

Leia mais

Lei nº DE 18/01/2017

Lei nº DE 18/01/2017 Lei nº 10502 DE 18/01/2017 Norma Estadual - Mato Grosso Publicado no DOE em 18 jan 2017 Dispõe sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte - SUSAF-MT, e dá

Leia mais

A CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA PARA PRODUTOS ORGÂNICOS E OS PROCEDIMENTOS DO OPAC SUL DE MINAS: da constituição ao funcionamento RESUMO

A CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA PARA PRODUTOS ORGÂNICOS E OS PROCEDIMENTOS DO OPAC SUL DE MINAS: da constituição ao funcionamento RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG A CERTIFICAÇÃO PARTICIPATIVA PARA PRODUTOS ORGÂNICOS E OS PROCEDIMENTOS DO

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Do Sr. Carlos Bezerra) Dispõe sobre cosméticos orgânicos e altera a Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, para tornar competência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Leia mais

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação. SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1, DE 24 DE MAIO DE 2011 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Leia mais

Norma de Sustentabilidade para a Cadeia do Café Cafés Sustentáveis do Brasil. Controle de Alterações

Norma de Sustentabilidade para a Cadeia do Café Cafés Sustentáveis do Brasil. Controle de Alterações Controle de Alterações Revisão Data Descrição 00 27-09-06 Emissão inicial 01 19-06-07 - Revisão do item 1. - Inclusão do item 5.3.2. 02 01-08-08 - Item 1 inclusão de requisitos para concessão da certificação

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 36.992, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece a nova tabela de preços cobrados pelos serviços solicitados ao Instituto do Meio

Leia mais

1. PÁTIO DE LAVAGEM 2. RESERVATÓRIO DE DECANTAÇÃO 3. CONJUNTO MOTOBOMBA 4. OZONIZADOR (1g de ozônio/hora) 5. RESERVATORIO DE OXIDAÇÃO (500 L PVC) 6.

1. PÁTIO DE LAVAGEM 2. RESERVATÓRIO DE DECANTAÇÃO 3. CONJUNTO MOTOBOMBA 4. OZONIZADOR (1g de ozônio/hora) 5. RESERVATORIO DE OXIDAÇÃO (500 L PVC) 6. Defensivos Agrícolas, Produtos Fitossanitários, Agrotóxicos ou Pesticidas? FCA / UNESP Campus de Botucatu DPV Defesa Fitossanitária raetano@fca.unesp.br TERMINOLOGIA Agrotóxicos: Lei dos Agrotóxicos 7.802/89

Leia mais

Ailena Sudo Salgado. Fabiana Góes de Almeida Nobre. Angela Escosteguy

Ailena Sudo Salgado. Fabiana Góes de Almeida Nobre. Angela Escosteguy Ailena Sudo Salgado Fabiana Góes de Almeida Nobre Angela Escosteguy OBJETIVOS DA LEGISLAÇÃO - Estabelecer conceitos, definições e princípios; - Estabelecer um conjunto de normas e procedimentos. A publicação

Leia mais

Norma: LEI Data: 12/01/2006 Origem: LEGISLATIVO

Norma: LEI Data: 12/01/2006 Origem: LEGISLATIVO Norma: LEI 15973 2006 Data: 12/01/2006 Origem: LEGISLATIVO Ementa: DISPÕE SOBRE A POLÍTICA ESTADUAL DE APOIO À AGRICULTURA URBANA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Relevância: LEGISLAÇÃO BÁSICA Fonte: PUBLICAÇÃO

Leia mais

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 Linha Risco Beneficiários (1) Finalidade Limites (R$) Juros Prazo/Carência CUSTEIO Pronaf Custeio Grupo "A/C" (2) /FCO Assentados da Reforma Agrária

Leia mais

A IOBC (International Organization for Biological Control) definiu esse sistema

A IOBC (International Organization for Biological Control) definiu esse sistema Produção Integrada de Frutas: conceitos básicos 1 Vitor Hugo de Oliveira 2 1. Histórico A produção integrada surgiu na Europa, na década de 80, para ser utilizada em fruteiras de clima temperado, visando

Leia mais

A produção orgânica com base nos dados do Censo Agropecuário do IBGE (2006)

A produção orgânica com base nos dados do Censo Agropecuário do IBGE (2006) A produção orgânica com base nos dados do Censo Agropecuário do IBGE (2006) Palestrante: Andréia Vigolo Lourenço Agricultura Orgânica no cenário global Contexto atual (FIBL & IFOAM, 2015): Dados coletados

Leia mais

REALIZADO POR: Frederico Laranjeiro João Simões Carina Gomes Alexandra Pequerrucho

REALIZADO POR: Frederico Laranjeiro João Simões Carina Gomes Alexandra Pequerrucho REALIZADO POR: Frederico Laranjeiro João Simões Carina Gomes Alexandra Pequerrucho GESTÃO DA QUALIDADE 2004/2005 Agricultura Biológica Sistema de produção que utiliza todo um conjunto de técnicas, de modo

Leia mais

VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS

VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS Rubens C. Garlipp * Reunião Técnica: Certificação Florestal e o Uso de Pesticidas São Paulo/SP Fevereiro 2001 * Superintendente

Leia mais

INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA INDEA-MT N.º 004/2018

INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA INDEA-MT N.º 004/2018 INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA INDEA-MT N.º 004/2018 Dispõe sobre o Termo de Autorização de Uso de Benzoato de Emamectina na transição para o manejo convencional em caráter regular

Leia mais

REGISTRO E LICENÇA PARA USO DE LODO DE ESGOTO

REGISTRO E LICENÇA PARA USO DE LODO DE ESGOTO REGISTRO E LICENÇA PARA USO DE LODO DE ESGOTO Seminário Internacional - Uso de lodo de esgoto em solos: contribuições para a regulamentação no Brasil Belo Horizonte Maio 2018 EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E SEGURANÇA

Leia mais

Natal João Magnantti Engenheiro Agrônomo Doutorando do Programa de Pós Graduação em Agroecossistemas

Natal João Magnantti Engenheiro Agrônomo Doutorando do Programa de Pós Graduação em Agroecossistemas Natal João Magnantti Engenheiro Agrônomo Doutorando do Programa de Pós Graduação em Agroecossistemas Debate centrado em torno da agroecologia, da produção orgânica de alimentos e do resgate da sociobiodiversidade,

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda da Nossa Senhora da Guia. Resumo Público 31/07/ /06/ /06/ /06/2017

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda da Nossa Senhora da Guia. Resumo Público 31/07/ /06/ /06/ /06/2017 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda da Nossa Senhora da Guia Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil

O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil O papel do INMETRO e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Produção Integrada Agropecuária PI Brasil Aline Cristine Garcia de Oliveira Pesquisadora-Tecnologista do Inmetro Agenda Sobre o Inmetro

Leia mais

Lista de Verificação - Empacotadora Produção Integrada de Citros PIC Brasil (Elaborada a partir da Instrução Normativa Nº 42, DE 07 DE JULHO DE 2008)

Lista de Verificação - Empacotadora Produção Integrada de Citros PIC Brasil (Elaborada a partir da Instrução Normativa Nº 42, DE 07 DE JULHO DE 2008) Lista de Verificação - Empacotadora Produção Integrada de Citros PIC Brasil (Elaborada a partir da Instrução Normativa Nº 42, DE 07 DE JULHO DE 2008) Área Temática Item Nível 1. Capacitação 1.1 Processos

Leia mais

CI Orgânicos. Sylvia Wachsner Sociedade Nacional de Agricultura

CI Orgânicos. Sylvia Wachsner Sociedade Nacional de Agricultura CI Orgânicos Sylvia Wachsner Sociedade Nacional de Agricultura O que são produtos orgânicos Os princípios agroecológicos contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e demais recursos naturais.

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 Departamento de Gestão e Economia - DAGEE Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 Prof. Francisco R. Lima Jr. eng.franciscojunior@gmail.com Roteiro da aula Introdução Principais alterações em relação

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Pinhal e Santo Antonio. Resumo Público 08/02/ /01/ /12/ /12/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Pinhal e Santo Antonio. Resumo Público 08/02/ /01/ /12/ /12/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Pinhal e Santo Antonio Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

Certificação e selos de qualidade asseguram requisitos na produção

Certificação e selos de qualidade asseguram requisitos na produção Confiabilidade Certificação e selos de qualidade asseguram requisitos na produção Fernanda Garcia Sampaio e Mirella de Souza Nogueira Costa* Rodrigo Estevam Munhoz de Almeida Tanques rede de engorda de

Leia mais

BRAZILIAN FAMILY FARMING SEMINAR Brazilian Social Footprint

BRAZILIAN FAMILY FARMING SEMINAR Brazilian Social Footprint BRAZILIAN FAMILY FARMING SEMINAR Brazilian Social Footprint Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Lei 10.831 Holiday Inn Nurnberg City Centre y g y February 16 Nuremberg DÉCADA DE 90 PAÍSES COMEÇAM

Leia mais

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios.

Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Orgânicos e a Economia verde: Oportunidade e desafios. Objetivo Contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva brasileira de alimentos e produtos orgânicos por meio da integração e difusão de informação

Leia mais

Newton Araújo Silva Júnior

Newton Araújo Silva Júnior Newton Araújo Silva Júnior As tentativas de se implantar um programa de padronização de embalagens de produtos hortigranjeiros são antigas. O debate em torno do problema tem sido intenso a partir da formação

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrere

Leia mais

INVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS. Fabio Ramos

INVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS. Fabio Ramos INVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS Fabio Ramos consultoria@agrosuisse.com.br www.agrosuisse.com.br AGROSUISSE Empresa de consultoria com 36 anos de experiência na execução de importantes trabalhos na área da agricultura

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata.

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata. Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazendas Baú, Vitória, Gigante, São João e Gigante Leal ou Prata Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo

Leia mais

Insumos Naturais: conceitos de registro e controle de qualidade. Luís Eduardo Pacifici Rangel Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins

Insumos Naturais: conceitos de registro e controle de qualidade. Luís Eduardo Pacifici Rangel Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins Insumos Naturais: conceitos de registro e controle de qualidade. Luís Eduardo Pacifici Rangel Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins A Origem do Controle Parte do processo evolutivo da agricultura. Primeiros

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof.

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda do Cruzeiro. Resumo Público 09/02/ /01/ /12/ /12/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda do Cruzeiro. Resumo Público 09/02/ /01/ /12/ /12/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda do Cruzeiro Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola Estrada Chico

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Daterra Franca - Fazenda São João. Resumo Público 13/12/ /11/ /11/ /11/2016

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Daterra Franca - Fazenda São João. Resumo Público 13/12/ /11/ /11/ /11/2016 Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Daterra Franca - Fazenda São João Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Leia mais

Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju

Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Agrícolas: Cadeia Produtiva do Caju Marcus Vinícius Martins M.Sc. em Agronomia Fiscal Federal Agropecuário Coordenador de Produção Integrada da Cadeia Agrícola

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi

Sumário. Prefácio, xi Sumário Prefácio, xi 1 Agronegócios: Conceitos e Dimensões, 1 1.1 Agricultura e agronegócios, 1 1.2 Conceito de agronegócio, 3 1.3 Sistemas agroindustriais, 7 1.3.1 Especificidades da produção agropecuária,

Leia mais

PALMASOLA S/A MADEIRAS E AGRICULTURA

PALMASOLA S/A MADEIRAS E AGRICULTURA PALMASOLA S/A MADEIRAS E AGRICULTURA PRODUZINDO COM CONSCIÊNCIA Eng. Florestal: Gustavo Bloise Pieroni O Início Estabelecida em 1951, desde o seu início a Palmasola sempre esteve ciente e valorizou:»»»»»»»»

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Sete Irmãos. Resumo Público 19/06/ /05/ /05/2017.

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda Sete Irmãos. Resumo Público 19/06/ /05/ /05/2017. Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda Sete Irmãos Produto(s) da fazenda: Café Arábica Imaflora Instituto de Manejo e Certificación Florestal e Agrícola Estrada

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 29 DE JANEIRO DE 2007.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 29 DE JANEIRO DE 2007. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 29 DE JANEIRO DE 2007. O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE AGROECOLOGIA E DE PRODUÇÃO ORGÂNICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE AGROECOLOGIA E DE PRODUÇÃO ORGÂNICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PROJETO DE INDICAÇÃO N.º 156/15 INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE AGROECOLOGIA E DE PRODUÇÃO ORGÂNICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA Art. 1º. Esta Lei institui

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE

RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE página 1/9 RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE 2013. Aprova os Procedimentos Comuns para as Inspeções nos Fabricantes de Produtos Médicos e Produtos para Diagnóstico de Uso in vitro nos Estados Partes,

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PRINCIPAIS ENTRAVES PARA O ESCOAMENTO DAS SAFRAS ARMAZENAMENTO ESTRADAS PORTOS ARMAZENAMENTO Cenários do Armazenamento Agropecuário no Brasil Parcela

Leia mais

Banco do Brasil. Setembro 2012

Banco do Brasil. Setembro 2012 Banco do Brasil Setembro 2012 2011/2012 Atuação do BB na Safra 2011/2012 Volume de crédito rural desembolsado R$ 48,2 bilhões CRESCIMENTO de 23% Atuação do BB na Safra 2011/2012 Comparativo: Safras 2010/2011

Leia mais

DECRETO Nº DE 27 DE DEZEMBRO DE O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

DECRETO Nº DE 27 DE DEZEMBRO DE O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, DECRETO Nº 10.193 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2006 Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental das atividades agrossilvopastoris e de produção de carvão vegetal, e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

LEI N , DE 20 DE OUTUBRO DE Cria o Programa Estadual de Certificação de Unidades Produtivas Familiares do Estado do Acre.

LEI N , DE 20 DE OUTUBRO DE Cria o Programa Estadual de Certificação de Unidades Produtivas Familiares do Estado do Acre. LEI N. 2.025, DE 20 DE OUTUBRO DE 2008 Cria o Programa Estadual de Certificação de Unidades Produtivas Familiares do Estado do Acre. O GOVERNADOR DO ESTADO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que a Assembléia

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda São Paulo e Pedra Roxa. Resumo Público. Data DD/MM/AAAA

Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria. Fazenda São Paulo e Pedra Roxa. Resumo Público. Data DD/MM/AAAA Rainforest Alliance Certified TM Relatório de Auditoria Resumo Público Fazenda São Paulo e Pedra Roxa Produto(s) da fazenda: Café Arábica IBD Certificações Ltda. Rua Amando de Barros, 2275 - Centro - CEP:

Leia mais

SELO AMBIENTAL DO IRGA: VALORIZAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS E CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

SELO AMBIENTAL DO IRGA: VALORIZAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS E CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL SELO AMBIENTAL DO IRGA: VALORIZAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS E CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Rafael Nunes dos Santos 1, Pablo Gerzon Badinelli 2, Francisco Alexandre de Morais 31 Palavras-chave:

Leia mais

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas

Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável. em Microbacias Hidrográficas PROGRAMA RIO RURAL Núcleo de Pesquisa Participativa Pesagro-Rio / Rio Rural Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia, Serviços e Desenvolvimento Sustentável em Microbacias Hidrográficas Facilitar a integração

Leia mais

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica:

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 909 Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Lei Nº 391, de 04 de Agosto de 2018 - Dispõe sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal - SIM - do município

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Fiscalização de atividades com organismos geneticamente modificados 15 Artigo Técnico 2 Fiscalização de Atividades

Leia mais

Cuartas Jornadas de Tecnologías y Políticas Ambientales IPA IRAM. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química

Cuartas Jornadas de Tecnologías y Políticas Ambientales IPA IRAM. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química Cuartas Jornadas de Tecnologías y Políticas Ambientales IPA IRAM A INDÚSTRIA QUÍMICA BRASILEIRA ÂMBITO DA INDÚSTRIA QUÍMICA - Produtos inorgânicos - Produtos orgânicos - Resinas e elastômeros - Produtos

Leia mais

CONHEÇA OS CURSOS OFERECIDOS:

CONHEÇA OS CURSOS OFERECIDOS: CONHEÇA OS CURSOS OFERECIDOS: Agricultura Habilita estudantes a observar, organizar e planejar a forma de manejo do solo, bem como traçar medidas de otimização da produção agrícola. Assim, o profissional

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos. Sessão 2 Procedimentos ao nível da exploração

Eco new farmers. Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos. Sessão 2 Procedimentos ao nível da exploração Eco new farmers Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos Sessão 2 Procedimentos ao nível da exploração Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos Sessão 2 - Procedimentos ao nível da exploração

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DA RESTAURAÇÃO

CERTIFICAÇÃO DA RESTAURAÇÃO CERTIFICAÇÃO DA RESTAURAÇÃO BIOLÓGICA Fernando Serrador CERTIPLANET 2 de Junho de 2017 I Fórum Ibérico Produção Animal Biológica Oeiras PRODUTOS ABRANGIDOS (REG. EUROPEU) - Produtos Agrícolas Vegetais

Leia mais

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SERVIÇOS DO VALE DO RIO PARDO - CISVALE CNPJ /

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SERVIÇOS DO VALE DO RIO PARDO - CISVALE CNPJ / RESOLUÇÃO Nº 33/2017 Cria o Departamento de Inspeções Sanitárias de Origem Animal DIS, do CISVALE. 1 O PRESIDENTE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SERVIÇOS DO VALE DO RIO PARDO CISVALE, no uso de suas atribuições

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA DA QUALIDADE ORGÂNICA DO SINDICATO DOS PRODUTORES ORGÂNICOS DO DF

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA DA QUALIDADE ORGÂNICA DO SINDICATO DOS PRODUTORES ORGÂNICOS DO DF MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA DA QUALIDADE ORGÂNICA DO SINDICATO DOS PRODUTORES ORGÂNICOS DO DF CONDIÇÕES BÁSICAS E OBRIGATÓRIAS EXIGIDOS POR LEI DESTE MANUAL 1 o produtor

Leia mais

Política de Conformidade (Compliance)

Política de Conformidade (Compliance) Política de Conformidade (Compliance) Versão 1.0 Elaborado em outubro de 2017 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. CONCEITO DE COMPLIANCE... 3 3. DIRETRIZES... 3 4. ATRIBUIÇÕES DOS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS... 4 4.1

Leia mais

Programa de Capacitação de Agentes Fiscais SANTA MARIA: 14/08/2013

Programa de Capacitação de Agentes Fiscais SANTA MARIA: 14/08/2013 Programa de Capacitação de Agentes Fiscais SANTA MARIA: 14/08/2013 CONCEITOS RESÍDUO: Resíduos nos estados sólido, semi-sólido ou líquido resultantes de atividades industriais, domésticas, hospitalar,

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Dos Srs. Zé Silva e Alceu Moreira) Dispõe sobre a elaboração e comercialização de queijos artesanais e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta:

Leia mais

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Sumário Análise de conjuntura; Impactos das atividades agropecuárias sobre o meio ambiente; Responsabilidade ambiental; Boas práticas produtivas. Organograma

Leia mais

APCER e a. Certificação Florestal em Portugal. 10 de Outubro de Marta Ambrósio Gestora de Produto APCER

APCER e a. Certificação Florestal em Portugal.  10 de Outubro de Marta Ambrósio Gestora de Produto APCER APCER e a Certificação Florestal em Portugal C 1996 Forest Stewardship Council A.C. FSC ACC 013 em parceria com a SQS,organismo acreditado pelo FSC Objectivos A Gestão Florestal Sustentável, a Certificação

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

PRODUÇÃO INTEGRADA DE ARROZ (PRÉ-PRODUÇÃO)

PRODUÇÃO INTEGRADA DE ARROZ (PRÉ-PRODUÇÃO) PRODUÇÃO INTEGRADA DE ARROZ (PRÉ-PRODUÇÃO) MATTOS, M.L.T. 1 ; MARTINS, J.F. da S 1.; BARRIGOSSI, A. 2.; NOLDIN, J.A. 3 ; SIMON, G. 4 1 Engo. Agro., Pesquisador, Embrapa Clima Temperado, BR 392 km 78, C.P.

Leia mais

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação rev 06 28/09/2016 Aprovado por PAG 1 / 5 PROCEDIMENTO PARA SUSPENSÃO, CANCELAMENTO, EXTENSÃO E REDUÇÃO DO ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO 1 Objeto Este procedimento tem por objetivo

Leia mais

ISO 9000 e ISO 14.000

ISO 9000 e ISO 14.000 DISCIPLINA: QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFESSORA: ALEXSANDRA GOMES PERÍODO: 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA: 60 HORAS ISO 9000 e ISO 14.000 ISO 9000 A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 565, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 565, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 565, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010 Nota: Portaria em Consulta Pública O SECRETÁRIO SUBSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA,

Leia mais

O que é Produção Orgânica? 2. Produzindo alimentos orgânicos Hoje, a maior parte da produção de alimentos é feita... 4

O que é Produção Orgânica? 2. Produzindo alimentos orgânicos Hoje, a maior parte da produção de alimentos é feita... 4 Esta cartilha que você acaba de receber oferece várias informações sobre produção orgânica de alimentos. Você verá que, trabalhando de forma saudável, produtores, consumidores e meio ambiente são os mais

Leia mais

PECUÁRIA ORGÂNICA NO PANTANAL: ALTERNATIVA RENTÁVEL E SUSTENTÁVEL

PECUÁRIA ORGÂNICA NO PANTANAL: ALTERNATIVA RENTÁVEL E SUSTENTÁVEL ADM143 PECUÁRIA ORGÂNICA NO PANTANAL: ALTERNATIVA RENTÁVEL E SUSTENTÁVEL Por: André Steffens de Moraes* As características de produção da pecuária extensiva de corte do Pantanal aproximam esse sistema

Leia mais

AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional em Agricultura Biológica

AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional em Agricultura Biológica AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional AGROBIO Missão: Promover e divulgar a Agricultura Biológica em Portugal Desde 1985 7600 ASSOCIADOS (agricultores; empresas; consumidores)

Leia mais

Legislação Sanitária aplicada à agroindústria de alimentos

Legislação Sanitária aplicada à agroindústria de alimentos Legislação Sanitária aplicada à agroindústria de alimentos LEGISLAÇÃO SANITÁRIA APLICADA À AGROINDÚSTRIA DE ALIMENTOS 1 Agroindústria de alimentos A agroindustrialização de alimentos deve ser compreendida

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 567, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 567, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 567, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2010 Nota: Portaria em Consulta Pública O SECRETÁRIO SUBSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA,

Leia mais