APCER e a. Certificação Florestal em Portugal. 10 de Outubro de Marta Ambrósio Gestora de Produto APCER

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APCER e a. Certificação Florestal em Portugal. 10 de Outubro de Marta Ambrósio Gestora de Produto APCER"

Transcrição

1 APCER e a Certificação Florestal em Portugal C 1996 Forest Stewardship Council A.C. FSC ACC 013 em parceria com a SQS,organismo acreditado pelo FSC

2 Objectivos A Gestão Florestal Sustentável, a Certificação Florestal e os seus Benefícios; Os dois principais Esquemas de Certificação: PEFC e FSC; Apresentação do Processo de Certificação APCER da Gestão Florestal Sustentável (GFS); Apresentação da APCER e SQS.

3 Esquemas de Certificação GFS Conceito Gestão Florestal Sustentável

4 Gestão Florestal Sustentável Conceito Adopção de Práticas de Gestão Florestais Sustentáveis Gestão Florestal que assentam em princípios pios Sustentável ambientais, sociais e economicamente viáveis veis, para as gerações actuais e vindouras.

5 Esquemas de Certificação GFS O que é a Certificação Florestal Sustentável

6 Certificação Florestal Sustentável O que é a Procedimento estabelecido e reconhecido que resulta na atribuição de um certificado, Certificação baseado Florestal numa avaliação independente da Sustentável qualidade da gestão florestal em relação a referenciais pré-estabelecidos estabelecidos.

7 Esquemas de Certificação GFS Motivações Certificação Florestal Sustentável

8 Certificação Florestal Sustentável Motivações Os consumidores procuram cada vez mais produtos que contenham na sua origem práticas Certificação Florestal se uma de gestão sustentáveis veis,, registando-se uma Sustentável tendência crescente na definição de normas de desempenho para produtos e actividades.

9 Esquemas de Certificação GFS O Porquê da Certificação Florestal Sustentável

10 Certificação Florestal Sustentável Certificar é uma forma voluntária e transparente de garantir ao sector florestal nacional uma Vantagem Competitiva, no mercado: maior VALOR ACRESCENTADO dos produtos comercializados.

11 Certificação Florestal Sustentável Certificação Gestão Florestal: Verificação de uma área Florestal, de forma independente e credível, garantindo que a área florestal em questão é gerida de acordo com requisitos normativos préestabelecidos. Cadeia da Responsabilidade: Verificação da rastreabilidade da matéria-prima proveniente da floresta, de forma independente e credível, em todas as etapas de transformação do produto até chegar ao consumidor final.

12 Certificação GFS Benefícios Benefícios da Certificação de Gestão Florestal

13 Certificação GFS Benefícios Procura crescente por parte do mercado de produtos certificados e reconhecimento internacional dos mesmos; Acesso a mercados cada vez mais exigentes e novas oportunidades de negócio cio; Promove a Conservação e a melhoria da Floresta através do estabelecimento de uma política florestal adequada à realidade;

14 Certificação GFS Benefícios Positivo para a imagem organizacional e do sector florestal em geral; Conceito de Sustentabilidade: combinação de criação de valor e da preservação da Natureza e da biodiversidade; Conceito de Avaliação contínua interna e externa conduz a novas ideias e à melhoria; ;

15 Esquemas de Certificação GFS Esquemas de Certificação PEFC FSC e

16 Processo Certificação GFS Dois esquemas principais de certificação de gestão florestal sustentável: PEFC e FSC Dois esquemas diferentes na sua origem e na sua estrutura. A escolha do tipo de sistema de certificação a adoptar depende do tipo de produtos florestais produzidos e exigências de comercialização ão.

17 Certificação GFS PEFC PEFC Programme for the Endorsement of Certification Schemes é uma iniciativa do sector privado baseada numa visão comum entre entidades relevantes interessadas na gestão florestal sustentável a nível nacional e a nível regional.

18 Certificação GFS PEFC PEFC Assegura Programme aos consumidores for the Endorsement e público of em Certification geral que as florestas Schemes certificadas é uma iniciativa no âmbito do do sector programa privado são geridas baseada em conformidade numa visão comum com entre os entidades critérios de Helsínquia, relevantes isto é, que interessadas nas florestas na gestão com florestal certificado PEFC sustentável são aplicados a nível princípios nacional pios de e a sustentabilidade nível regional. que assentam em 3 pilares: social, económico e ambiental.

19 Certificação GFS FSC FSC Forest Stewardship Council é uma organização sem fins lucrativos, não governamental, internacional e independente.

20 Certificação GFS FSC FSC O Forest FSC Stewardship foi fundado Council em 1993 é uma por organização um grupo sem constituído fins lucrativos, por fornecedores não governamental, e comerciantes internacional de e independente. madeira, representantes de organizações ambientais e de associações de direitos humanos e é constituída por três câmaras económica, ambiental e social.

21 Certificação GFS PEFC e FSC Origem FSC: 1990 Identificação da necessidade de um Sistema Gestão Florestal Responsável 1993 Consulta Pública alargada a vários países para saber o nível de apoio para criar um sistema de certificação e acreditação cobrindo todo o tipo de plantações e floresta. PEFC: 1993 e 1998 Conferências Ministeriais para a protecção das florestas Europeias, em Helsínquia e em Lisboa Fundação na Europa Fundação no Canadá Sede Central - Alemanha

22 Certificação GFS PEFC e FSC Objectivo FSC: Promover uma gestão das florestas mundiais que seja ambientalmente responsável, social e economicamente viável, através do estabelecimento de princípios e critérios de gestão florestal reconhecidos e respeitados mundialmente PEFC: Promover e reconhecer os esquemas de certificação nacionais, de acordo com os indicadores Pan-Europeus, através de uma gestão florestal sustentável com benefícios ambientais, sociais economicamente viável no presente e para as gerações.

23 Certificação GFS PEFC e FSC Normas FSC: Gestão Florestal: Segundo os princípios (10), critérios e indicadores do FSC FSC STD Cadeia de Responsabilidade: FSC STD e/ou FSC STD PEFC: Gestão Florestal Sustentável vel: Norma Portuguesa 4406:2005 Sistemas de Gestão Florestal Sustentável, aplicação dos Critérios pan-europeus para a GFS Cadeia de Responsabilidade: Anexo 4 da NP 4406

24 Certificação GFS PEFC e FSC Âmbito FSC: Aplicável a vários tipos de Unidade de Gestão Florestal: Individual Grupo Multisite PEFC: Aplicável a vários tipos de Unidade de Gestão Florestal: Individual Grupo Regional

25 Esquemas de Certificação GFS Processo de Certificação PEFC FSC e pela APCER

26 Processo Certificação GFS APCER PEFC e FSC APCER único organismo de certificação acreditado pelo IPQ e reconhecido pelo CFFP para a certificação florestal e da cadeia de responsabilidade, no âmbito da NP 4406:2005. Certificação de Gestão Florestal e da Cadeia de Responsabilidade pelos princípios pios e critérios rios do FSC - Forest Stewardship Council, representando a SQS Organismo certificador Suíç íço, para os países do sul da Europa, África e Brasil.

27 Processo Certificação GFS APCER PEFC e FSC APCER e a Acreditação As entidades certificadas pela APCER podem usar a marca e logótipos PEFC Parceria com o organismo de certificação suíç íço SQS,, que é acreditado pelo FSC (FSC-ACC ACC-013), permite disponibilizar certificados FSC reconhecidos em todo mundo.

28 Processo Certificação GFS APCER PEFC e FSC QUEM PODE CANDIDATAR-SE À CERTIFICAÇÃO PEFC e/ou FSC? Florestas Transf. Comercial. PEFC FSC Gestão Florestal PEFC FSC Cadeia De Responsabilidade PEFC FSC APCER

29 Certificação GFS PEFC PEFC GFS Entidades que sejam responsáveis pela gestão florestal, num de três níveis de aplicação: individual, regional ou de grupo.

30 Certificação GFS PEFC PEFC GFS A Entidades certificação que sejam regional responsáveis ou de grupo pela gestão permite aos proprietários florestal, num aderirem três a níveis uma de entidade aplicação: regional ou um grupo, respectivamente, e desenvolver um individual, regional ou de grupo. sistema que assegure que todos os aderentes cumprem os requisitos da NP 4406:2005.

31 Certificação GFS FSC FSC GFS Entidades legalmente constituídas, responsáveis pela gestão de uma ou mais Unidades de Gestão Florestal (proprietários ou gestores florestais).

32 Certificação GFS FSC FSC GFS A Entidades Aplicável legalmente a 2 níveis: constituídas, individual ou responsáveis de grupo. pela gestão de uma ou mais Unidades de Gestão Individual Florestal (proprietários aplicada a ou propriedades gestores florestais). de grandes dimensões de um único proprietário; Grupo aplicada a um grupo de proprietários entre os quais é dividida a responsabilidade

33 Certificação GFS FSC FSC GFS A Existem Entidades Aplicável 2 níveis legalmente a 2 níveis: na certificação constituídas, individual de ou grupo: responsáveis de grupo. pela A entidade gestão de de uma grupo ou mais équem Unidades submete de Gestão o pedido de certificação Individual e Florestal (proprietários a aplicada quem é atribuído a ou propriedades o certificado; gestores florestais). de grandes pode ser um indivíduo, cooperativa, associação, empresa, ONG ou dimensões qualquer de outra um entidade único proprietário; semelhante. Grupo aplicada a um grupo de proprietários entre os Os aderentes são proprietários rios ou gestores florestais. quais é dividida Não possuem a responsabilidade certificados individuais, mas enquanto cumprirem os requisitos do grupo as suas áreas são certificadas pelo certificado único do grupo.

34 Processo Certificação GFS APCER PEFC e FSC Área a Certificar; Recolha de Dados Espécies e Predominantes; Outras etc Informações Pessoas Envolvidas; Proposta Comercial Questionário de Candidatura (Formalização) Se Pré Solicitada Auditoria Consulta às Partes Interessadas (pode ser feita na pré auditoria) Auditoria Concessão Disponibilização de um resumo Público da Certificação Emissão Certificado

35 Processo Certificação GFS APCER PEFC e FSC Área a Certificar; - Recolha de Pessoas Auditorias Envolvidas; anuais de acompanhamento Questionário de Dados Espécies e Proposta Se Pré Candidatura Predominantes; Outras Comercial (Formalização) Solicitada Auditoria - Registo etc no PEFC e FSC- nome da organização, da UGF, Informações seu tipo, área e localização: e Consulta às Partes Interessadas (pode ser feita na pré auditoria) Auditoria Concessão e Disponibilização de um resumo Público da Certificação Emissão Certificado

36 APCER: QUEM SOMOS?

37 APCER: QUEM SOMOS? Início de actividade em 1996; 25 Associados (inclui AIP, AEP, IAPMEI e mais 22 Associações e Institutos); Líder de mercado na certificação em Portugal Quotas de mercado entre os 57 e 60%* Certificados emitidos (1996: : mais de 4600) Membro do IQNet * ISO Survey 2006

38 Certificação Sistemas de Gestão Qualidade - ISO 9001, ISO 13485, ISO TS16949 Ambiente - ISO 14001, EMAS, CELE Saúde e Segurança no Trabalho - OHSAS Segurança Alimentar - ISO 22000, Codex Responsabilidade Social - SA 8000 Sustentabilidade GRI e AA1000, FSC e PEFC - NP 4406 Tecnologias de Informação ISO 27001, QWeb, ISO Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) - NP 4457 Gestão de Recursos Humanos - NP 4427

39 Certificação de Serviços, Produtos e Auditores ERS 3001 Turismo no Espaço Rural; ERS 3002 Qualidade e Segurança Alimentar na Restauração; BRC, IFS, GlobalGAP; FSC e PEFC CoC ERP Água para Consumo Humano; Marcação CE; Certificação de Auditores (Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho e HACCP); Formação e Educação.

40 Vantagens de optar pela APCER-SQS Orientação ao Cliente; Procedimentos de Planeamento e Gestão (existência de plano de auditoria, qualificação auditores, procedimentos sobre durações, etc); Independência, Credibilidade e Rigor; Competências Auditores devido à experiência de outros referenciais;

41 Vantagens de optar pela APCER-SQS Possibilidade de auditorias conjuntas FSC- PEFC; FSC-ISO 9001, etc; Experiência de Certificação em múltiplos referenciais, tanto da APCER como da SQS; Solidez da experiência da SQS na Europa; Credibilidade internacional da SQS (entidade que irá emitir os certificados).

42 APCER Contactos Obrigada pela sua atenção! Informações ões: Marta Ambrósio Gestora de Produto

Benefícios da Certificação no Sector do Turismo. Orador: Carla Pinto

Benefícios da Certificação no Sector do Turismo. Orador: Carla Pinto Benefícios da Certificação no Sector do Turismo I. Apresentação da APCER II. Serviços e Benefícios no Sector do Turismo III. Certificação no Sector do Turismo I. APRESENTAÇÃO DA APCER 1. Quem Somos Início

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Helena Ferreira (helena.ferreira@apcer.pt) Gestora de Desenvolvimento da APCER I. APRESENTAÇÃO DA APCER www.apcer.pt 1. Quem Somos Início de actividade

Leia mais

Certificar para Ganhar o Futuro. Orador: Carla Pinto

Certificar para Ganhar o Futuro. Orador: Carla Pinto Certificar para Ganhar o Futuro Agenda APCER Quem Somos? Porquê Certificar para Ganhar o Futuro? Região da Beira Baixa como Mercado com Potencial Acções Previstas Quem Somos Início de actividade em 1996;

Leia mais

Certificar para Ganhar o Futuro

Certificar para Ganhar o Futuro Certificar para Ganhar o Futuro Loulé, 9 de Novembro 2007 José Leitão CEO APCER www.apcer.pt AGENDA APCER: Quem Somos Porquê Certificar para Ganhar o Futuro? Região do Algarve como Mercado Estratégico

Leia mais

Certificar para Ganhar o Futuro Leiria, 17 de Maio 2007 José Leitão CEO APCER

Certificar para Ganhar o Futuro Leiria, 17 de Maio 2007 José Leitão CEO APCER Certificar para Ganhar o Futuro Leiria, 17 de Maio 2007 José Leitão CEO APCER www.apcer.pt AGENDA APCER: Quem Somos Porquê Certificar para Ganhar o Futuro? Campanha Nacional Objectivos Região Centro como

Leia mais

APCER. Associação Portuguesa de Certificação. www.apcer.pt

APCER. Associação Portuguesa de Certificação. www.apcer.pt APCER Associação Portuguesa de Certificação www.apcer.pt CERTIFICAÇÃO UM PASSO PARA A EXCELÊNCIA VANTAGENS: Cultura Organizacional; Confiança; Reconhecimento; Valor Acrescentado. QUEM SOMOS Constituída

Leia mais

Curso Integrado AUDITOR. Cadeia de Responsabilidade PEFC FSC. Cadeia de Custódia. Lisboa Porto

Curso Integrado AUDITOR. Cadeia de Responsabilidade PEFC FSC. Cadeia de Custódia. Lisboa Porto Curso Integrado AUDITOR Cadeia de Responsabilidade PEFC e FSC Cadeia de Custódia EDIÇÕES 2012 Lisboa Porto AUDITOR Cadeia de Responsabilidade PEFC e Cadeia de Custódia FSC CURSOS Auditor Cadeia de Responsabilidade

Leia mais

ERS 3002 - Qualidade e Segurança Alimentar na Restauração. www.apcer.pt

ERS 3002 - Qualidade e Segurança Alimentar na Restauração. www.apcer.pt ERS 3002 - Qualidade e Segurança Alimentar na Restauração www.apcer.pt AGENDA Apresentação APCER Desenvolvimento ERS3002 Conteúdo da ERS3002 Metodologias de auditorias Associação constituída em Abril 1996

Leia mais

Orador: Local e Data:

Orador: Local e Data: A CERTIFICAÇÃO NO SECTOR ALIMENTAR 23 de Setembro de 2009 ISO 28001 ISO9001 ISO22000 MSC GLOBALGAP HACCP BRC IFS SA8000 PRINCIPAIS PRODUTOS ISO 22000 HACCP - CODEX ALIMENTARIUS BRC IFS OUTROS PRODUTOS:

Leia mais

Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade na Administração Pública. www.apcer.pt

Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade na Administração Pública. www.apcer.pt Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade na Administração Pública www.apcer.pt Hélder Estradas 4 de Novembro de 2005 QUEM SOMOS Constituída em Abril de 1996 (IPQ, AIPortuguesa AIPortuense, actual

Leia mais

Qualidade no Terceiro Sector A Importância da Certificação. 06 de Março de 2010 Hotel Fátima. Orador: Local e Data:

Qualidade no Terceiro Sector A Importância da Certificação. 06 de Março de 2010 Hotel Fátima. Orador: Local e Data: Qualidade no Terceiro Sector A Importância da Certificação 06 de Março de 2010 Hotel Fátima AGENDA I. Enquadramento da actividade da APCER II. III. Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais

Leia mais

CONTRATO DE LICENÇA PARA USO DE MARCA PEFC

CONTRATO DE LICENÇA PARA USO DE MARCA PEFC CONTRATO DE LICENÇA PARA USO DE MARCA PEFC Aos.., dias do mês de... do ano de 200.. Entre: PRIMEIRO: CONSELHO DA FILEIRA FLORESTAL PORTUGUESA, designado por CFFP, pessoa colectiva número, com sede na Rua

Leia mais

APRESENTAÇÃO APCER. Referenciais aplicáveis a auditorias na área da segurança Alimentar

APRESENTAÇÃO APCER. Referenciais aplicáveis a auditorias na área da segurança Alimentar APRESENTAÇÃO APCER Referenciais aplicáveis a auditorias na área da segurança Alimentar Agenda Quemsomos:aAPCERearedeAgroAlimentarISACert Certificação Agro alimentar: principais referenciais, objetivos,

Leia mais

Certificação das Entidades de Acção Social. Soluções e Desafios. rita.porto@apcer.pt Lisboa, 11 de Dezembro. Orador: www.apcer.pt.

Certificação das Entidades de Acção Social. Soluções e Desafios. rita.porto@apcer.pt Lisboa, 11 de Dezembro. Orador: www.apcer.pt. Certificação das Entidades de Acção Social Soluções e Desafios rita.porto@apcer.pt Lisboa, 11 de Dezembro www.apcer.pt AGENDA 0. Apresentação da actividade da APCER 1. Actuais exigências e necessidades

Leia mais

CURSO EMBALAGENS DE PAPELCARTÃO, PAPEL E MICRO-ONDULADO. São Paulo/2013 Fernando Sandri

CURSO EMBALAGENS DE PAPELCARTÃO, PAPEL E MICRO-ONDULADO. São Paulo/2013 Fernando Sandri CURSO EMBALAGENS DE PAPELCARTÃO, PAPEL E MICRO-ONDULADO São Paulo/2013 Fernando Sandri Fernando Sandri Graduado em Engenharia Química pela EM- Universidade Estadual de Maringá. Pós graduado em MBA Marketing

Leia mais

A RELEVÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES

A RELEVÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES A RELEVÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES Cristina Barbosa, Auditora da APCER XIX Congresso da Ordem dos Engenheiros 20-out-2012 Centro Cultural de Belém Resumo da Apresentação

Leia mais

Certificação ISO 9001:2008

Certificação ISO 9001:2008 Certificação ISO 9001:2008 10 de Novembro 2008 Hélder Estradas helder.estradas@apcer.pt Agenda 1.Organismo Certificador APCER 2.A revisão ISO 9001:2008 (motivações e principais alterações) 3.Ciclo de Certificação:

Leia mais

Os Modelos de Gestão nas Organizações

Os Modelos de Gestão nas Organizações Os Modelos de Gestão nas Organizações APCER VISÃO Ser reconhecida como uma empresa de auditoria e certificação global. MISSÃO Auditar e certificar em todo o mundo, com competência e confiança, para benefício

Leia mais

A CERTIFICAÇÃO E O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

A CERTIFICAÇÃO E O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO A CERTIFICAÇÃO E O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO www.apcer.pt CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (NP EN ISO 9001:2000) A norma ISO 9001:2000, incentiva as organizações a adoptarem o modelo da Abordagem

Leia mais

A Normalização e a Certificação

A Normalização e a Certificação A Normalização e a Certificação 14 de Outubro 2014 Ana Rita Pereira Introdução 3.9.1 auditoria Processo (3.4.1) sistemático, independenmte e documentado para obter evidências de auditoria (3.9.4) e respectiva

Leia mais

Soluçoes ~ Gráficas. Digital. Off-Set. Compromisso com o CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL. www.dizart.com.br

Soluçoes ~ Gráficas. Digital. Off-Set. Compromisso com o CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL. www.dizart.com.br Soluçoes ~ Gráficas Digital Off-Set CERTIFICAÇÃO FSC FOREST STEWARDSHIP COUNCIL www.dizart.com.br SOBRE O FSC É amplamente aceito que os recursos florestais e as áreas por eles ocupadas devam ser manejados

Leia mais

Selos Verdes ou Rótulos Ecológicos Florestas e Papéis Websites Selecionados para Navegação

Selos Verdes ou Rótulos Ecológicos Florestas e Papéis Websites Selecionados para Navegação Selos Verdes ou Rótulos Ecológicos Florestas e Papéis Websites Selecionados para Navegação Celso Foelkel As demandas por maior ecoeficiência e sustentabilidade continuam a pressionar os setores produtivos

Leia mais

Manual de Uso da Logomarca C- 15

Manual de Uso da Logomarca C- 15 ÉTICA, COMPETÊNCIA E IMPARCIALIDADE Manual de Uso da Logomarca C-15 SISTEMAS Manual de Uso da Logomarca - C-15 - Sistemas - Revisão 15, 26/05/2015 Página 1 Histórico de Alterações Rev. 01-24/03/2006 -

Leia mais

ção o de Sistemas de Qualidade no Sector da Cartografia com base nas Normas ISO 9000:2000 Implementaçã

ção o de Sistemas de Qualidade no Sector da Cartografia com base nas Normas ISO 9000:2000 Implementaçã Implementaçã ção o de Sistemas de Qualidade no Sector da Cartografia com base nas Normas ISO 9000:2000 Carlos Antunes Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (http://correio.cc.fc.ul.pt pt/~ /~mcarlos)

Leia mais

Inovar em rede. A cidadania na Gestão Pública. www.quidgest.com quidgest@quidgest.com

Inovar em rede. A cidadania na Gestão Pública. www.quidgest.com quidgest@quidgest.com www.quidgest.com quidgest@quidgest.com Inovar em rede A cidadania na Gestão Pública Quidgest Portugal R. Castilho n.º 63 6.º 1250-068 Lisboa Portugal tel. (+351) 213 870 563 / 652 / 660 fax. (+351) 213

Leia mais

APCER-Associação Portuguesa de Certificação Sede: Edifício de Serviços da Exponor, 2º andar, Av. Dr. António Macedo, 4450-617 Leça da Palmeira Tel:

APCER-Associação Portuguesa de Certificação Sede: Edifício de Serviços da Exponor, 2º andar, Av. Dr. António Macedo, 4450-617 Leça da Palmeira Tel: APCER-Associação Portuguesa de Certificação Sede: Edifício de Serviços da Exponor, 2º andar, Av. Dr. António Macedo, 4450-617 Leça da Palmeira Tel: (351) 22 999 36 00 Fax: (351) 22 999 36 01 E-Mail: info@apcer.pt

Leia mais

Certificação de Sistemas de Gestão. ACIF_SGS Funchal, 4 de Junho de 2008

Certificação de Sistemas de Gestão. ACIF_SGS Funchal, 4 de Junho de 2008 Certificação de Sistemas de Gestão ACIF_SGS Funchal, 4 de Junho de 2008 Sumário 1. Certificação de Sistemas de Gestão Qualidade (ISO 9001:2000); 2. Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001:2004);

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2015 Página 1 de 6

PLANO DE FORMAÇÃO 2015 Página 1 de 6 AMBIENTE ECONOMIA SOCIAL ENERGIA A Certificação da Gestão Florestal e Cadeia de Responsabilidade FSC ou PEFC Acompanhamento Ambiental em Obra e Gestão de RCD s (e-xz) Auditorias Ambientais (e-xz) Conformidade

Leia mais

reason why FORMAR UM PROFISSIONAL DE CERTIFICAÇÃO COM O LÍDER DO MERCADO.

reason why FORMAR UM PROFISSIONAL DE CERTIFICAÇÃO COM O LÍDER DO MERCADO. PLANO DE FORMAÇÃO reason why FORMAR UM PROFISSIONAL DE CERTIFICAÇÃO COM O LÍDER DO MERCADO. PREFÁCIO A formação, inicial ou contínua, é assumida pela APCER como vital para o desenvolvimento dos profissionais

Leia mais

A CORTICEIRA AMORIM e as suas subsidiárias

A CORTICEIRA AMORIM e as suas subsidiárias Há poucos ecossistemas no Mundo que são verdadeiramente sustentáveis, que permitem uma actividade económica, mantendo esse ecossistema e favorecendo a biodiversidade, a natureza e a floresta. Humberto

Leia mais

NORMA FSC. Norma para a certificação de operações da cadeia de custódia Multi-site. FSC-STD-40-003 (Versão 1-0) PT

NORMA FSC. Norma para a certificação de operações da cadeia de custódia Multi-site. FSC-STD-40-003 (Versão 1-0) PT FOREST STEWARDSHIP COUNCIL INTERNATIONAL CENTER NORMA FSC Norma para a certificação de operações da cadeia de custódia Multi-site FSC-STD-40-003 (Versão 1-0) PT 2007 Forest Stewardship Council A.C. Todos

Leia mais

Catálogo Serviços Auditorias - Consultadoria

Catálogo Serviços Auditorias - Consultadoria Catálogo Serviços Auditorias - Consultadoria Contactos: www.silliker.pt info@silliker.pt Tel: 227 150 820 Fax: 227 129 812 Auditorias Consultadoria A Silliker Portugal desenvolve soluções de consultadoria

Leia mais

Qualidade e Excelência na Sociedade da Informação

Qualidade e Excelência na Sociedade da Informação Qualidade e Excelência na Sociedade da Informação Objectivos O Mundo do E-Business QWeb Objectivo e Propósito QWeb Vantagens QWeb - Rede IQNet QWeb Processo de Certificação QWeb - em Portugal Exemplos

Leia mais

Norma FSC para Portugal

Norma FSC para Portugal 1 Norma FSC para Portugal Construindo os alicerces 2 Agenda FSC: uma marca de qualidade Certificação florestal o que é? O queéo FSC? FSC no mundo FSC em Portugal 3 Certificação florestal o que é? Nos últimos

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EXTERNA 2015. Qualidade

PLANO DE FORMAÇÃO EXTERNA 2015. Qualidade (Isento IVA) Qualidade Norma ISO 9001 Qualidade (nova versão ) Gestores da Qualidade 7 outubro Formar acerca do conteúdo da Norma de referência ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade: requisitos Conhecer

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Campus e-learning

APRESENTAÇÃO. Campus e-learning APRESENTAÇÃO Campus e-learning ÍNDICE Bem-vindos ao nosso campus virtual Vantagens da formação e-learning Tecnologia e-learning Conteúdos de qualidade Dinamização do formando Tutorias à medida Áreas Formativas

Leia mais

Certificação NP EN ISO 50001:2012 Lisboa, 6 de novembro de 2014

Certificação NP EN ISO 50001:2012 Lisboa, 6 de novembro de 2014 Certificação NP EN ISO 50001:2012 APCER VISÃO Ser reconhecida como uma empresa de auditoria e certificação global. MISSÃO Auditar e certificar em todo o mundo, com competência e confiança, para benefício

Leia mais

Certificação de Sistemas de Gestão

Certificação de Sistemas de Gestão Página: 1 de 7 1 - Introdução Fundado em 1828, o Bureau Veritas (BV) é uma organização multinacional cujos serviços abrangem a classificação, verificação e inspecção de navios, aviões, materiais e equipamentos,

Leia mais

Seu negócio em harmonia com o sucesso. Certifique a qualidade de seus sistemas de gestão e garanta um programa de melhoria contínua. www.tuv.

Seu negócio em harmonia com o sucesso. Certifique a qualidade de seus sistemas de gestão e garanta um programa de melhoria contínua. www.tuv. SISTEMAS DE GESTÃO Seu negócio em harmonia com o sucesso. Certifique a qualidade de seus sistemas de gestão e garanta um programa de melhoria contínua. www.tuv.com/br 11 bons motivos para escolher a TÜV

Leia mais

Certificação de Sistemas de Gestão. ACIB Associação Comercial e Industrial de Barcelos Barcelos, 29 de Novembro de 2010

Certificação de Sistemas de Gestão. ACIB Associação Comercial e Industrial de Barcelos Barcelos, 29 de Novembro de 2010 Certificação de Sistemas de Gestão ACIB Associação Comercial e Industrial de Barcelos Barcelos, 29 de Novembro de 2010 Sumário 1. Certificação de Sistemas de Gestão Qualidade (ISO 9001:2008); 2. Certificação

Leia mais

9001, ISO TS 16949, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 22000, SASSMAQ.

9001, ISO TS 16949, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 22000, SASSMAQ. 1 Versão: 04A APRESENTAÇÃO: A I9Gestão é uma empresa de consultoria e treinamento especializada na implantação de Sistemas de Gestão, auxiliando as organizações no atendimento a diversos padrões normativos

Leia mais

FSC Forest Stewardship Council

FSC Forest Stewardship Council FSC Forest Stewardship Council Título: Código de referência do documento: FSC-POL-01-004 V2-0 EN Política de Associação de Empreendimentos com o FSC Escopo: Internacional Aprovação: Parte I: julho de 2009

Leia mais

Celpa Associação de Indústria Papeleira. Comissão Europeia. DEFRA - Department for Environment, Food and Rural Affairs

Celpa Associação de Indústria Papeleira. Comissão Europeia. DEFRA - Department for Environment, Food and Rural Affairs Tornar a comunicação coerente com os valores do desenvolvimento sustentável Guia de Eco-comunicação SDC - 2009 À medida que tomamos mais consciência dos impactes das actividades económicas, surgem novas

Leia mais

Ficha de registo de comentários aos documentos normativos em inquérito

Ficha de registo de comentários aos documentos normativos em inquérito , Conselho da Fileira Florestal Portuguesa/PEF C Portugal Anexo B B.2.7; B.2.8 técnico Resulta da avaliação de não conformidade do PEFC ao requisito PEFC ST 1001:2010,4.1.2., que se anexa a esta ficha

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS SISTEMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (OHSAS 18001)

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS SISTEMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (OHSAS 18001) 1 INFO012 REV 05 APRESENTAÇÃO: A I9Gestão é uma empresa de consultoria e treinamento especializada na implantação de Sistemas de Gestão, auxiliando as organizações no atendimento a diversos padrões normativos

Leia mais

Relatórios de Sustentabilidade: Ferramenta de Excelência para a Comunicação da RSO

Relatórios de Sustentabilidade: Ferramenta de Excelência para a Comunicação da RSO Relatórios de Sustentabilidade: Ferramenta de Excelência para a Comunicação da RSO 1º Fórum Português de Responsabilidade das Organizações (RSO) Plataforma de Debate Multistakeholder AIP - Centro de Congressos

Leia mais

Referenciais GFSI para as atividades de Logística, Armazenagem e Transporte

Referenciais GFSI para as atividades de Logística, Armazenagem e Transporte Referenciais GFSI para as atividades de Logística, Armazenagem e Transporte AGRO&FOOD é a área de serviços da APCER que se dedica exclusivamente ao sector alimentar: do campo à mesa A alta especificidade

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR

PÓS-GRADUAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR PÓS-GRADUAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR FORMAÇÃO SGS ACADEMY LOCAL: LISBOA, PORTO E FUNCHAL GRUPO SGS PORTUGAL O Grupo SGS Société Générale de Surveillance S.A é a maior

Leia mais

Plano de implementação da ISO 9001:2008 PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ISO 9001:2008

Plano de implementação da ISO 9001:2008 PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ISO 9001:2008 PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ISO 9001:2008 A APCER vem por este documento transmitir as disposições tomadas para a emissão de certificados acreditados durante o período de implementação definido pela IAF,

Leia mais

Certificação SA 8000 : 2001

Certificação SA 8000 : 2001 Certificação SA 8000 : 2001 Lisboa, 18 de Maio de 2006 Clara Cunha Para as empresas para as pessoas SUMÁRIO 1 Breve apresentação do BVQI 2 Auditoria SA 8000 3 Certificação SA 8000 2 1 1 Breve apresenta

Leia mais

Definir os requisitos da Norma NP EN ISO 9001. Como implementar sistemas da qualidade em empresas. Conhecer as vantagens da certificação.

Definir os requisitos da Norma NP EN ISO 9001. Como implementar sistemas da qualidade em empresas. Conhecer as vantagens da certificação. Objectivos Gerais Definir o que é a Qualidade; Determinar a evolução da qualidade. Definir os requisitos da Norma NP EN ISO 9001. Como implementar sistemas da qualidade em empresas. Conhecer as vantagens

Leia mais

Portugal Brasil Moçambique Polónia

Portugal Brasil Moçambique Polónia www.promover.pt www.greatteam.pt Portugal Brasil Moçambique Polónia QUEM SOMOS - Prestamos serviços técnicos de consultoria de gestão e formação nos diversos setores da economia. - Presentes em Lisboa,

Leia mais

Ajudamos a (sua) empresa a crescer.

Ajudamos a (sua) empresa a crescer. CONSULTORIA Ajudamos a (sua) empresa a crescer. O QUE FAZEMOS SISTEMAS DE GESTÃO GESTÃO DA PRODUÇÃO E DAS PRODUÇÕES PRODUTIVIDADE E INOVAÇÃO INTERNACIONALIZAÇÃO PROJECOS DE INVESTIMENTO E INCENTIVOS

Leia mais

A Certificação de Qualidade no Sector Segurador. Sandra Santos - GDQ-Ok! TeleSeguro Certificação do Sistema Gestão da Qualidade

A Certificação de Qualidade no Sector Segurador. Sandra Santos - GDQ-Ok! TeleSeguro Certificação do Sistema Gestão da Qualidade A Certificação de Qualidade no Sector Segurador Certificações da OK! TeleSeguro Certificação do site de acordo com a especificação QWeb (Certificação de de Negócio Electrónico). 2006 Reconhecimento pela

Leia mais

CALENDÁRIO FORMAÇÃO 2015

CALENDÁRIO FORMAÇÃO 2015 CALENDÁRIO BUREAU VERITAS Pólo Tecnológico de Lisboa - Lote 21 1600 485 LISBOA 217 100 934 Visite o nosso site: formacao.bureauveritas.pt SEMINÁRIOS ISO 9001:2015 Preparação para a Transição 7 LISBOA 1

Leia mais

Boas Práticas Ambientais. Hotéis e Pousadas

Boas Práticas Ambientais. Hotéis e Pousadas Hotéis e Pousadas 2008 Índice Introdução Principais Resultados Utilização Racional de Energia Gestão de Resíduos Uso Eficiente da Água Certificação Ambiental Conceitos 2 Introdução A estratégia nacional

Leia mais

Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade na Valência de Creche. Helena Correia

Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade na Valência de Creche. Helena Correia Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade na Valência de Creche Helena Correia Apresentação do Recreio do João O Recreio do João é uma Cooperativa de Solidariedade Social com equiparação a IPSS; Possui

Leia mais

PEDIDO DE PROPOSTA PARA CERTIFICAÇÃO Prezados (as) Srs. (as): Caso desejem receber uma oferta personalizada, favor preencher e nos enviar o formulário anexo. Indicar as normas que desejam ser certificados

Leia mais

PROMOÇÃO DA CERTIFICAÇÃO FLORESTAL DE GRUPO

PROMOÇÃO DA CERTIFICAÇÃO FLORESTAL DE GRUPO PROMOÇÃO DA CERTIFICAÇÃO FLORESTAL DE GRUPO Narrativa de uma Prática SETEMBRO DE 2007 Projecto co-financiado por: 2 Ficha Técnica Identificação: PROMOÇÃO DA CERTIFICAÇÃO FLORESTAL DE GRUPO Narrativa de

Leia mais

Auditoria Interna de Marketing

Auditoria Interna de Marketing Auditoria Interna no âmbito da Qualidade e Ambiente Auditoria Interna de acordo com o referencial NP 4457:2007 - GATEWIT Vita Scutum Consultores Lda. Auditoria Interna BRC Food - Fábrica Uniself Auditoria

Leia mais

PREFÁCIO. Leça da Palmeira, Dezembro de 2003. Luís Fonseca Director Geral. 3 de 80

PREFÁCIO. Leça da Palmeira, Dezembro de 2003. Luís Fonseca Director Geral. 3 de 80 PREFÁCIO Como entidade líder de mercado na certificação de Sistemas de Gestão em Portugal e representante Portuguesa na rede IQNet, uma rede internacional de entidades certificadoras líder mundial da actividade,

Leia mais

CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DO AMBIENTE ISO 14001:2004

CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DO AMBIENTE ISO 14001:2004 CURSO CERTIFICAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DO AMBIENTE ISO 14001:2004 O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 2 módulos com avaliação escrita: 1. Interpretação

Leia mais

EXPLORAR ESPAÇOS TRADUZIR SENSAÇÕES APAIXONAR-SE

EXPLORAR ESPAÇOS TRADUZIR SENSAÇÕES APAIXONAR-SE A madeira é o material que melhor combina com os sentidos e as sensações humanas. Por isso é eterna e sua beleza e originalidade são impossíveis de serem reproduzidas sinteticamente. Agora é possível dispor

Leia mais

WEST AFRICAN HEALTH ORGANISATION OUEST AFRICAINE DE LA SANTE

WEST AFRICAN HEALTH ORGANISATION OUEST AFRICAINE DE LA SANTE WEST AFRICAN HEALTH ORGANISATION ORGANISATION OUEST AFRICAINE DE LA SANTE ORGANIZAÇÂO OESTE AFRICANA DA SAUDE Bobo-Dioulasso, 20 de Julho de 2015 ANUNCIO DE MANIFESTAÇÂO DE INTERESSE ~ Referência: FMffEND/AMl/201S/003

Leia mais

o selo FSC Conselho Brasileiro de Manejo Florestal - FSC Brasil

o selo FSC Conselho Brasileiro de Manejo Florestal - FSC Brasil O FSC O FSC, Forest Stewardship Council, é uma organização independente, não-governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Fundado em 1993 como

Leia mais

AEP/APCER FORMAÇÃO 2º SEMESTRE 2004

AEP/APCER FORMAÇÃO 2º SEMESTRE 2004 Ed. de Serviços da Exponor, 2º Av. Dr. António Macedo 4450 617 Leça da Palmeira t: 22 999 36 00 f: 22 999 36 01 e-mail: info@apcer.pt www.apcer.pt Formação Empresa 4450-617 Leça da Palmeira t: 22 998 1753

Leia mais

O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina

O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina Informação 8 de Fevereiro de 2011 Campanha institucional do grupo Portucel Soporcel arranca hoje O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina Arranca hoje a nova campanha institucional

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Luis Barrinha - Gestor de Ambiente e Segurança SGS ICS - International Certification Services Funchal, 28 de Novembro de 2002 SOCIÉTÉ

Leia mais

Forest Stewardship Council. Perguntas Frequentes sobre o uso das marcas registradas FSC por Portadores de Certificado

Forest Stewardship Council. Perguntas Frequentes sobre o uso das marcas registradas FSC por Portadores de Certificado Forest Stewardship Council Perguntas Frequentes sobre o uso das marcas registradas FSC por Portadores de Certificado Esperamos que o padrão sobre o uso das marcas registradas FSC-STD-50-001 (V1-2) esteja

Leia mais

Soluções de Certificação para o Sector dos Seguradores

Soluções de Certificação para o Sector dos Seguradores Soluções de Certificação para o Sector dos Seguradores Seminário: "Excelência na Gestão através da Certificação no sector dos Seguradores" Agenda Contexto Porquê Certificação? ISO/IEC 27001 (Segurança

Leia mais

Na APCER, o Microsoft Dynamics CRM é central na gestão comercial e na obtenção de indicadores

Na APCER, o Microsoft Dynamics CRM é central na gestão comercial e na obtenção de indicadores Microsoft Dynamics CRM Customer Solution Case Study APCER Na APCER, o Microsoft Dynamics CRM é central na gestão comercial e na obtenção de indicadores Sumário País Portugal Sector Serviços Perfil do Cliente

Leia mais

Consultoria para implementação de um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Inovação.

Consultoria para implementação de um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Inovação. Integrado de Qualidade e Inovação. o referencial NP 4457:2007 da Consultoria para implementação de um Sistema HACCP DS 3027 E: 2002; Formação em Qualidade; Formação em Boas Práticas e HACCP; Auditorias

Leia mais

Vencemos juntos. Apresentação da Empresa

Vencemos juntos. Apresentação da Empresa Vencemos juntos Apresentação da Empresa @ 2014 Quem Somos Missão Fornecer ferramentas e recursos, que juntos, colmatam as necessidades dos nossos Clientes tornando-os mais competitivos e eficazes. Visão

Leia mais

AUDITORIA INTERNA QUALIDADE

AUDITORIA INTERNA QUALIDADE 2ª EDIÇÃO Analisar, Monitorizar e Melhorar o Desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade AUDITORIA INTERNA QUALIDADE DA LUANDA 22 e 23 de OUTUBRO de 2014 Analise o processo de integração da função Qualidade

Leia mais

A M B I D A T A. José Pedro Coutinho. Email: jpcoutinho@ambidata.pt. Mestre em Tecnologias Multimédia. CTO Ambidata

A M B I D A T A. José Pedro Coutinho. Email: jpcoutinho@ambidata.pt. Mestre em Tecnologias Multimédia. CTO Ambidata A M B I D A T A José Pedro Coutinho Email: jpcoutinho@ambidata.pt Mestre em Tecnologias Multimédia CTO Ambidata Quem Somos Ambidata Digital Innovation Solutions & Consulting, Lda. Empresa fundada em 1999.

Leia mais

cursos fsc brasil programa de introdução à certificação florestal fsc

cursos fsc brasil programa de introdução à certificação florestal fsc introdução à certificação florestal fsc normas, governança oportunidades prevenção, resoluçãoede conflitos e engajamento no manejo florestal responsável fsc novos princípios e critérios, indicadores genéricos

Leia mais

CALENDÁRIO FORMAÇÃO 2015 1º SEMESTRE

CALENDÁRIO FORMAÇÃO 2015 1º SEMESTRE CALENDÁRIO BUREAU VERITAS Pólo Tecnológico de Lisboa - Lote 21 1600 485 LISBOA 217 100 934 Visite o nosso site: formacao.bureauveritas.pt QUALIDADE Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO

Leia mais

Outros instrumentos de Gestão Ambiental

Outros instrumentos de Gestão Ambiental Outros instrumentos de Gestão Ambiental Ana Paula Martinho Índice 1. Sistemas Integrados de saúde e segurança no trabalho (OHSAS 18001) 2. Sistemas Integrados de Gestão, Ambiente Qualidade e Segurança

Leia mais

APLICAÇÃO DA ISO 22000 BENEFÍCIOS E POTENCIAIS CONSTRANGIMENTOS HIGIENE DOS ALIMENTOS PAPEL DAS EMPRESAS DO SECTOR

APLICAÇÃO DA ISO 22000 BENEFÍCIOS E POTENCIAIS CONSTRANGIMENTOS HIGIENE DOS ALIMENTOS PAPEL DAS EMPRESAS DO SECTOR APLICAÇÃO DA ISO 22000 BENEFÍCIOS E POTENCIAIS CONSTRANGIMENTOS SEMANA TEMÁTICA DE ENGENHARIA ALIMENTAR 09, 10 e 11 de Outubro 2006 Cecília Gaspar A livre circulação de géneros alimentícios seguros e sãos

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável da Inovação Empresarial

Desenvolvimento Sustentável da Inovação Empresarial Desenvolvimento Sustentável da Inovação Empresarial Inovar para Ganhar Paulo Nordeste Portugal tem apresentado nos últimos anos casos de sucesso em inovação; como novos produtos, serviços e modelos de

Leia mais

S ão as pessoas, não as empresas, que fazem a qualidade do serviço.

S ão as pessoas, não as empresas, que fazem a qualidade do serviço. S ão as pessoas, não as empresas, que fazem a qualidade do serviço. Qualidade Ambiente Segurança A Quambis é uma empresa do Grupo Sondar, que tem como principal finalidade prestar um serviço integrado

Leia mais

Organização Perry Johnson Registrars, Inc.

Organização Perry Johnson Registrars, Inc. 1 Organização A (PJR), é uma empresa norte-americana de certificação, que atua de acordo com as normas Internacionais da Qualidade. Fundada por Perry L. Johnson em 1994, a (PJR), é especialista na área

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS Passado, Presente e Futuro da Gestão de Resíduos Hospitalares em Portugal Missão Técnica a Portugal Logística Reversa 20 a 24 de Outubro de 2014 1 AGENDA 1 2 3

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 1ª Edição

PÓS GRADUAÇÃO EM SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 1ª Edição PÓS GRADUAÇÃO EM SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 1ª Edição O ISAG Instituto Superior de Administração e Gestão é um estabelecimento de ensino superior privado, fundado em 1979,

Leia mais

Instituto Superior Politécnico de Viseu. SÉRIE - ISO 14000 - Gestão Ambiental. José Vicente Ferreira

Instituto Superior Politécnico de Viseu. SÉRIE - ISO 14000 - Gestão Ambiental. José Vicente Ferreira Instituto Superior Politécnico de Viseu SÉRIE - ISO 14000 - Gestão Ambiental José Vicente Ferreira SÉRIE ISO 14000 Gestão Ambiental Sistema Gestão Ambiental Análise Ciclo Vida Avaliação Performance Ambiental

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Correio electrónico ALVES CUNHA, JORGE MIGUEL Rua Nóbrega e Sousa - Edifício Evolution N.º 3, 9.º B 1750-440 Lisboa,

Leia mais

BARÓMETRO DA CERTIFICAÇÃO 10. Guia de Empresas Certificadas

BARÓMETRO DA CERTIFICAÇÃO 10. Guia de Empresas Certificadas BARÓMETRO DA CERTIFICAÇÃO 10 ebook N.º 4 SETEMBRO 2010 2 Barómetro da Certificação Barómetro da Certificação 3 BARÓMETRO DA CERTIFICAÇÃO 10 ESTUDO Paulo Sampaio Departamento de Produção e Sistemas Universidade

Leia mais

Capítulo Descrição Página

Capítulo Descrição Página MANUAL DA QUALIIDADE ÍNDICE Capítulo Descrição Página 1 Apresentação da ILC Instrumentos de Laboratório e Científicos, Lda Dados sobre a ILC, sua história, sua organização e modo de funcionamento 2 Política

Leia mais

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel.

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. Projecto A Oficina+ ANECRA é uma iniciativa criada em 1996, no âmbito da Padronização de Oficinas ANECRA. Este projecto visa reconhecer a qualidade

Leia mais

Tipologia de Intervenção 6.4

Tipologia de Intervenção 6.4 Documento Enquadrador Tipologia de Intervenção 6.4 Qualidade dos Serviços e Organizações Acções de consultoria inseridas no processo que visa conferir uma certificação de qualidade às organizações que

Leia mais

Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level. A Importância da Certificação da Qualidade

Click to edit Master text styles Second level Third level Fourth level Fifth level. A Importância da Certificação da Qualidade A Importância da Certificação da Qualidade Seminário "Qualidade e Sustentabilidade das Organizações Sociais Marco de Canaveses, 17 de Fevereiro de 2011 1 Programa Apresentação do Grupo SGS Qualidade e

Leia mais

PROGRAMA QUALIDADE PARA ÁFRICA OCIDENTAL SUPORTE A COMPETITIVIDADE E HARMONIZAÇÃO DOS ACORDOS OTC E SPS

PROGRAMA QUALIDADE PARA ÁFRICA OCIDENTAL SUPORTE A COMPETITIVIDADE E HARMONIZAÇÃO DOS ACORDOS OTC E SPS QUEM SOMOS? Tecnicil Indústria: Empresa de produção e engarrafamento de águas e produtos refrigerantes Sede: Cidade da Praia Fabrica: Trindade Praia Delegações: Assomada, S.Vicente, Sal e Boavista Número

Leia mais

Forest Stewardship Council. Guia rápido de marcas para Portadores de Certificado

Forest Stewardship Council. Guia rápido de marcas para Portadores de Certificado Forest Stewardship Council Guia rápido de marcas para Portadores de Certificado Sobre as marcas do FSC e este guia rápido As marcas do FSC são a principal ferramenta de comunicação dos portadores de certificados

Leia mais

Consultoria para implementação de um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Inovação.

Consultoria para implementação de um Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Inovação. Integrado de Qualidade e Inovação. de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) segundo o referencial NP 4457:2007. Auditoria interna aos processos chave do corporate de acordo com os referenciais

Leia mais

IDN-Incubadora de Idanha-a-Nova

IDN-Incubadora de Idanha-a-Nova IDN-Incubadora de Idanha-a-Nova Guião do estudo económico e financeiro IDN - Incubadora de Idanha - Guião de candidatura Pág. 1 I CARACTERIZAÇÃO DO PROMOTOR 1.1 - Identificação sumária da empresa 1.2 -

Leia mais

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais EQUASS Assurance Procedimentos 2008 - European Quality in Social Services (EQUASS) Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

1. Definição e âmbito de aplicação. Principais impactos ambientais. Painéis Interiores Ficha de Produto

1. Definição e âmbito de aplicação. Principais impactos ambientais. Painéis Interiores Ficha de Produto Painéis Interiores Ficha de Produto para Contratos Públicos Ecológicos (CPE) Os Contratos Públicos Ecológicos (CPE) são um instrumento de carácter voluntário. A presente ficha apresenta um resumo dos critérios

Leia mais

PLANO DE TRANSIÇÃO OHSAS 18001:2007

PLANO DE TRANSIÇÃO OHSAS 18001:2007 PLANO DE TRANSIÇÃO OHSAS Agenda 1. Processo de normalização no âmbito da SST; 2. Ponto de situação da revisão da norma NP4397; 3. Plano de Transição APCER OHSAS. 1. Processo de normalização no âmbito da

Leia mais

Business Process Management

Business Process Management 1 Business Process Management O imperativo da eficiência operacional Na constante busca pelo aumento da eficiência operacional e diminuição dos custos, as organizações procuram optimizar os seus processos

Leia mais

Tabela das eco-participações com eco-modulação

Tabela das eco-participações com eco-modulação 2016 Tabela das eco-participações com eco-modulação 0811 69 68 70 I eco-mobilier.fr ECO-MODULAÇÃO DA TABELA PREÂMBULO A eco-conceção consiste em ter em conta o conjunto das etapas do ciclo de vida de um

Leia mais