Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local RISCOS FÍSICOS ILUMINAÇÃO. Formadora - Magda Sousa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local RISCOS FÍSICOS ILUMINAÇÃO. Formadora - Magda Sousa"

Transcrição

1 Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local RISCOS FÍSICOS ILUMINAÇÃO Formadora - Magda Sousa

2 Introdução Paraaobtençãodeumbombom ambiente de trabalho é necessário a existência de uma iluminação adequada. A correcta iluminação dos locais e postos de trabalho tem grande influência, quer na saúde dos trabalhadores, quernoseurendimento, além de afectar a segurança em geral. Uma iluminação correcta num local de trabalho evita tensões psíquicas e fisiológicas aos trabalhadores, proporcionando dessa forma um aumento da produtividade, motivação, desempenho geral, etc. Uma iluminação deficiente, além de provocar atrasos na execução das tarefas, poderá induzir stress, dores de cabeça, fadiga física enervosa, etc., levando mesmo a aumentos no absentismo. Os locais de trabalho devem ser concebidos de modo a privilegiar uma boa visibilidade.

3 Consequências de uma Deficiente Iluminação Maior esforço visual; Cansaço visual; Tensão nervosa; Dores de cabeça; Visão toldada; Contracções dos músculos; Postura incorrecta do corpo; Ansiedade d e nervosismo; Falta de concentração Diminuição da eficácia; Diminuição da produtividade; Aumento do número e gravidade de acedentes de trabalho.

4 Fadiga Visual/ Rendimento Visual em função da Iluminação Rendimento Acuidade Visual Fadiga Nível de Iluminamento (lux) Nas curvas representadas verifica-se que quando o nível de iluminação sobe o rendimento visual aumenta e a fadiga visual diminui.

5 1. Visão Humana A visão é um conjunto complexo de fenómenos físicos, fisiológicos e psicológicos, resultante da captação das ondas electromagnéticas. Corte Esquemático do Olho Humano

6 1. Visão Humana O nosso sentido de visão é altamente sensível a estímulos mínimos, podendo detectar a luz de uma estrela longínqua ou a chama de um fósforo em noite clara, a 15 km de distância. É, contudo, muito limitada a faixa de radiação por nós perceptível, estando restrita a uma zona que vai de, aproximadamente, 380 a 740nm, isto é, do violeta ao vermelho.

7 1. Visão Humana Curva de Sensibilidade do Olho Humano ao Espectro Luminoso nsibilidade (%) Sen Comprimento de Onda (nm)

8 1. Visão Humana Fenómeno da Acomodação A energia radiante emitida por uma fonte luminosa ou reflectida por um corpo é projectada na retina pelo sistema óptico do cristalino, tal como acontece numa máquina fotográfica. A íris dilata ou contrai a pupila, controlando assim a quantidade de luz que entra o olho. Na parte posterior da íris o cristalino recebe os raios de luz e muda constantemente a sua forma para permitir a focagem. As excitações luminosas, uma vez transformadas em impulsos bioeléctricos nos órgãos de recepção, passam pelos centros nervosos até ao cérebro, que os interpreta permitindo assim a visão de objectos.

9 1. Visão Humana Órgãos Receptores - Olhos Focagem - Sistema óptico do cristalino Projecção - Retina Revelação - Cérebro

10 1. Visão Humana O olho pode adaptar-se assim à iluminação ambiente de duas formas: Modificação reflexa da abertura da pupila esta abre-se quando a iluminação é baixa e fecha-se quando a iluminação é muito elevada, constituindo como um mecanismo de protecção contra o encadeamento provocado por luminosidades elevadas; Sensibilidade dos órgãos de recepção da retina.

11 1. Visão Humana Fadiga Visual Um aspecto importante a evitar em termos de Segurança do Trabalho é a fadiga visual, que se manifesta por uma série de sintomas de incomodidade que vão desde uma visão toldada até dores de cabeça, contracção dos músculos faciais e mesmo por uma postura geral do corpo incorrecta. A fadiga visual pode ter origem no excesso de actividade do músculo ciliar cristalino ou na retina. Este último caso traduz-se por uma perda de sensibilidade à luz e é motivado pelo estreitamento do campo visual periférico, com o consequente agravamento na percepção das formas e das cores, aquando de uma observação prolongada de uma alvo fixo.

12 1. Visão Humana Funções Visuais Acuidade Visual faculdade de ver claramente os objectos. Visão Estereoscópica faculdade de notar os relevos. Percepção das Cores faculdade de poder identificar e distinguir as cores.

13 2. Grandezas e Unidades Fotométricas Fluxo Luminoso quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa durante um segundo. É medido emlumen (lm). Intensidade Luminosa medida de fluxo luminoso emitido numa determinada direcção. É medida em candela (cd). Exemplo: Lâmpada de incandescência de 100 w = 1200 cd. Iluminância medida de fluxo luminoso incidente por unidade de superfície. É medida em lux (lx). Exemplos: Dia de Sol aberto lx / Noite de luar 0,25 lx / Boa iluminação de trabalho 1000 lx / Boa iluminação rodoviária 20 lx. Luminância intensidade luminosa emitida, transmitida ou reflectiva por unidade de superfície. É medida em candelas por metro quadrado (cd/m2). É uma medida de brilho por unidade de superfície.

14 2. Grandezas e Unidades Fotométricas Intensidade luminosa (cd) quantidade de luz emitida por ângulo sólido numa certa direcção. Fluxo Luminoso (lumens) quantidade de luz emitida pela fonte. Varia em função da direcção. Luminância (cd/m2) quantidade de luz reflectida pelo plano de trabalho. Iluminamento / Iluminância (lumens) quantidade de luz que incide sobre o plano de trabalho.

15 2. Grandezas e Unidades Fotométricas Aparelho para medir a Iluminância LUXÍMETRO

16 3. Iluminâncias recomendadas para ambientes de trabalho a) Mínimo para locais de trabalho onde não se realizam actividades. 100 a 150 lx b) Classe I Tarefas Visuais simples, que não exigem grande esforço. 250 a 500 lx c) Classe II Observação contínua de detalhes médios e finos. 500 a 1000lx d) Classe III Tarefas visuais contínuas e precisas a 2000 lx e) Classe IV TrabalhoVisual muito preciso, exigindograndeesforço grande esforço. Acima de 2000 lx

17 4. Níveis de Iluminância de acordo com as actividades Nível Iluminância Actividade (lx) Tarefas de orientação. Só estadias temporárias Tarefas visuais ligeiras com Ex: trabalhos em armazéns, estaleiros, minas contrastes elevados. evados. Ex: salas as de espera, trabalhos de pintura e polimento Tarefas visuais normais com detalhes médios. Ex: trabalhos em escritórios, processamento de dados, leitura. Ex: tingimento de couro, rebarbagem de vidro Tarefas visuais exigentes com pequenos detalhes. Ex: desenho técnico, comparação de cores. Ex: montagem de pequenos elementos em electrónica Tarefas visuais muito exigentes com detalhes muito pequenos. 12 > 5000 Casos especiais. Ex: salas de operações. Ex: montagem de componentes miniaturizados, trabalhos de relojoaria, gravação. Ex: montagem fina, com tolerâncias muito apertadas.

18 5. Efeito Estroboscópico Trata-se de um efeito com um grau de perigosidade elevado, uma vez que se verifica em muitos processos fabris, cujas máquinas não possuem adequada protecção mecânica. Este efeito ocorre nas máquinas rotativas que rodam à mesma frequência de rotação da frequência de alimentação das lâmpadas, dando-nos a ilusão de que a máquina não está a rodar podendo assim provocar acidentes aos mais incautos, que dela se aproximem. Esse efeito é aquele que vulgarmente visualizamos em certas jantes de automóveis, cuja sensação nos parece que rodam a uma velocidade inferior ao movimento, ou a determinados tempos estão paradas, ou o movimento é contrário à deslocação do carro.

19 5. Efeito Estroboscópico Uma das formas de eliminar o efeito estroboscópico consiste em ligar cada par de lâmpadas à mesma fase, em paralelo, em que uma delas tem um condensador legado em série com o balastro respectivo, de forma a provocar a desfasagem de 90º. Ligação em tandem ou em duo entre duas lâmpadas florescentes, para reduzir o efeito estroboscópico.

20 6. Encadeamento O encadeamento instantâneo ou permanente aparece quando há uma distribuição muito desigual da luminosidade no campo de visão. A luz é uma radiação electromagnética e pode ser decomposta nas cores básicas: Violeta; Azul; Verde; Amarelo; Laranja; Vermelho.

21 6. Encadeamento EFEITOS DAS CORES Cor Efeito da Distância Efeito da Temperatura Efeito Psíquico Azul Afastamento Frio Calmante Verde Afastamento Frio a Neutro Muito Calmante Vermelho Aproximação Quente Muito Estimulante Laranja Muita Aproximação Muito Quente Excitante Amarelo Aproximação Muito Quente Excitante Castanho Muita Aproximação Neutro Agressivo / Cansativo Violeta Muita Aproximação Frio Deprimente

22 6. Encadeamento Como medida eficaz de prevenção: Requer um conjunto de informações e de sinalização adequada junto das máquinas e, como medida complementar, a introdução de meios de protecção, resguardos amovíveis pintados com cores de perigo; (Exemplo: amarelo / vermelho) O sistema de iluminação fluorescente deverá ser alimentado por corrente eléctrica trifásica - dividir as lâmpadas pelas três fases. Se tal medida não for possível, colocar as lâmpadas fluorescentes aos pares (nunca em número ímpar), impondo cada par com um condensador, ou utilizar balastros com elevado factor de potência.

23 7. Tipos de Incidências da Luz Iluminação directa - toda a luz que chega ao plano de trabalho vinda de uma forma predominantemente directa da fonte luminosa. Iluminação semi-directa - combinação da luz directa com uma significativa quantidade de luz reflectida pelas paredes, tecto e outros elementos do ambiente. Iluminação indirecta - a fonte luminosa não é visível. É apenas a luz reflectida que chega ao plano de trabalho.

24 8. Tipos de Iluminação Artificial i Iluminação geral uniforme - é aquela destinada a garantir uma iluminação uniforme em todos os possíveis planos de trabalho. Iluminação zonal - destinada a iluminar uma área restrita, como um quadro numa sala de formação. Iluminação localizada pontual - destinada a iluminar uma zona muito restrita, como uma bancada de oficina, uma máquina ou uma ferramenta. Iluminação combinada - a iluminação num local de trabalho é habitualmente feita através de iluminação geral reforçada, segundo os casos, por uma iluminação zonal ou pontual.

25 9. As Fontes Luminosas - Lâmpadas As fontes luminosas podem ter natureza diferente: Térmicas: Sol, lâmpada incandescente - o corpo que constitui a fonte emite radiações luminosas devido à temperatura a que é elevado. Quânticas: tubos fluorescentes - a excitação eléctrica, química ou térmica de determinados corpos provoca a emissão de luz. No mercado existe hoje uma enorme gama de lâmpadas, divididas por alguns grupos, tais como: fluorescentes / halogéneos.

26 9. Tipos de Lâmpadas Lâmpadas Incandescentes Têm vida útil de curta duração 1000 horas; Produzem muito calor; Emitem uma luz quente ou muito quente (vermelha) que faz com que haja boa reprodução de cores; Consomem muita energia.

27 9. Tipos de Lâmpadas Lâmpadas Fluorescentes Têm vida útil de longa duração horas; Emitem 4 a 8 vezes mais luminosidade e menos calor; Emitem raios luminosos mais avermelhados ou mais frios, dependendo do tipo de tubo / lâmpada; A reprodução das cores, boa ou má, varia de acordo com o bulbo; A frequência com que se acendem as luzes reduz muito a sua vida útil.; Economicamente são as mais baratas lâmpadas florescentes de baixo consumo.

28 9. Tipos de Lâmpadas Lâmpadas de Halogéneo Têm vida útil de aproximadamente de 2000 horas; Produzem muito calor; Proporcionam uma luz mais esbranquiçada (ou quente), que faz com que haja um reprodução das cores excelente; Energeticamente ficam mais caras; Ficam mais caras ao serem substituídas; Acendê-las com frequência reduz muito a sua durabilidade.

29 10. Trabalho no Computador Disposição ideal do posto de trabalho em Disposição ideal do posto de trabalho em relação às janelas.

30 10. Trabalho no Computador 1. Janela localizada atrás do trabalhador Sombra da pessoa a incidir sobre o plano de trabalho; Reflexo da janela na tela; Leitura difícil da tela e fadiga visual; As persianas nas janelas são indispensáveis.

31 10. Trabalho no Computador Disposição ideal do posto de trabalho em Disposição ideal do posto de trabalho em relação às janelas.

32 10. Trabalho no Computador 2. Plano de trabalho paralelo à janela janela à direita Situação aceitável para um canhoto; Para um destro a sombra da sua mão incide sobre o seu trabalho; O destro deve inverter a sua posição de trabalho de forma a ficar com a janela à esquerda; As persianas continuam a ser indispensáveis porque o posto de trabalho está muito próximo das janelas.

33 10. Trabalho no Computador Disposição ideal do posto de trabalho em Disposição ideal do posto de trabalho em relação às janelas.

34 10. Trabalho no Computador 3. Janela de frente Contraste muito grande, entre a janela muito luminosa, e o plano de trabalho; Fadiga visual muito elevada; Persianas nas janelas são indispensáveis.

35 10. Trabalho no Computador Disposição ideal do posto de trabalho em Disposição ideal do posto de trabalho em relação às janelas.

36 10. Trabalho no Computador 3. Situação ideal plano de trabalho paralelo l à janela / afastamento da janela / janela à para os destros Nenhuma diferença importante de luminância entre o plano de trabalho, a zona frontal e as zonas laterais; Possibilidade de visão para o exterior; As persianas nas janelas, com lâminas móveis, são recomendáveis para os períodos em que o sol fica oblíquo (fim da tarde / início da manhã), segundo a orientação das janelas.

37 10. Trabalho no Computador Disposição ideal do posto de trabalho em Disposição ideal do posto de trabalho em relação às luminárias

38 10. Trabalho no Computador Situação 1 1. Se a luminária à frente da pessoa ilumina excessivamente na lateral, ela é vista pela pessoa, que é ofuscada pela luz emitida Ofuscamento Directo.

39 10. Trabalho no Computador Disposição ideal do posto de trabalho em Disposição ideal do posto de trabalho em relação às luminárias

40 10. Trabalho no Computador Situação 2 2. Se a luminária atrás da pessoa ilumina lateralmente, os reflexos aparecem na tela, com contrastes demasiado grandes, o que resulta em fadiga visual.

41 10. Trabalho no Computador Disposição ideal do posto de trabalho em Disposição ideal do posto de trabalho em relação às luminárias

42 10. Trabalho no Computador Situação 3 3. Se a luminária é colocada acima da pessoa e se não há emissão de raios luminosos de forma excessiva na lateral, não há a ocorrência de ofuscamento directo ou reflexos na tela

43 10. Trabalho no Computador Situação ideal em relação as luminárias Disponha o posto de trabalho na vertical sob a luminária ou entre duas fileiras de luminárias; Utilize luminárias que irradiem pouca luminosidade na lateral, em particular quando há trabalho de vídeo; Escolha para a tela, o teclado, a mesa, o escritório e o ambiente próximo, cores suaves e claras (tons pastéis), de modo a ter luminâncias próximas;

44 10. Trabalho no Computador Situação ideal em relação as luminárias Evite os aparelhos pretos ou escuros e privilegie o cinza ou bege claro; Limite o número de cores na tela; No sentido de melhorar a leitura do textot aser dactilografado d ou do documento em papel a ser consultado deve-se prever eventualmente, uma iluminação local que não provoque ofuscamentos directos ou indirectos.

45 OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO!

Radiação visível - iluminação

Radiação visível - iluminação Iluminação Radiação visível - iluminação É a faixa do espectro eletromagnético capaz de ser detectada pelo olho humano. A sensibilidade do olho a esta região visível varia, dependendo do comprimento de

Leia mais

Visão. Iluminação. Fernando Gonçalves Amaral. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS

Visão. Iluminação. Fernando Gonçalves Amaral. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Visão Iluminação Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS 1 1 esfera φ 20 mm Movimento do globo por músculos extrínsecos Cristalino lente do olho Retina possui

Leia mais

TE243 Eletricidade Aplicada li. Capítulo 3 Luminotécnica

TE243 Eletricidade Aplicada li. Capítulo 3 Luminotécnica TE243 Eletricidade Aplicada li Capítulo 3 Luminotécnica 1. Conceitos Básicos de Luminotécnica Luz é a radiação eletromagnética capaz de produzir uma sensação visual; A sensibilidade visual para a luz varia

Leia mais

Sérgio Ferreira de Paula Silva

Sérgio Ferreira de Paula Silva Instalações Elétricas 1 Projeto de Instalações Elétricas Projetar uma instalação elétrica para qualquer tipo de prédio ou local consiste essencialmente em selecionar, dimensionar e localizar, de maneira

Leia mais

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08 PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO Apostila 08 Percepção Visual Os olhos captam a energia do mundo exterior na forma de ondas de luz e as convertem em impulsos nervosos, que são conduzidos ao SNC. TERMOS

Leia mais

A. INTRODUÇÃO B. RADIAÇÃO VISÍVEL C. LUZ NATURAL E VISÃO D. DISPONIBILIDADE DA LUZ NATURAL E. DEFINIÇÕES E UNIDADES A LUZ NATURAL

A. INTRODUÇÃO B. RADIAÇÃO VISÍVEL C. LUZ NATURAL E VISÃO D. DISPONIBILIDADE DA LUZ NATURAL E. DEFINIÇÕES E UNIDADES A LUZ NATURAL A LUZ NATURAL A. INTRODUÇÃO B. RADIAÇÃO VISÍVEL C. LUZ NATURAL E VISÃO 1. LUZ VISÍVEL 2. VISÃO E CONFORTO VISUAL D. DISPONIBILIDADE DA LUZ NATURAL E. DEFINIÇÕES E UNIDADES Product training program http://www.osram.com/osram_com/tools

Leia mais

GRANDEZAS USADAS EM LUMINOTECNIA Introdução

GRANDEZAS USADAS EM LUMINOTECNIA Introdução Introdução GL01 Em luminotecnia consideram-se basicamente 4 grandezas: - fluxo luminoso; - intensidade luminosa; - iluminação ou iluminância; - luminância; Em relação a esta última grandeza, as fontes

Leia mais

Projeto de Iluminação de Interiores. Sidney Vieira Camargo

Projeto de Iluminação de Interiores. Sidney Vieira Camargo Projeto de Iluminação de Interiores Sidney Vieira Camargo A importância da Iluminação. Cada vez mais o homem vem desenvolvendo métodos de iluminação, tendo em vista o conforto visual e o exercício de suas

Leia mais

PEA 3496 Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais. Prof. Marco Saidel Arq. Juliana Iwashita.

PEA 3496 Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais. Prof. Marco Saidel Arq. Juliana Iwashita. PEA 3496 Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais Prof. Marco Saidel Arq. Juliana Iwashita Iluminação Introdução Visão um dos sentidos mais importantes Influência profunda

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI)

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) Aula 2 Revisão de luminotécnica Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br RECAPITULANDO Apresentação da ementa e avaliações da disciplina; Planejamento

Leia mais

MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES LUMINOTÉCNICAS

MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES LUMINOTÉCNICAS 1 Programa de Recuperação de Espaços Didáticos Pró-Reitoria de Graduação MANUAL DE MEDIÇÃO E CÁLCULO DAS CONDIÇÕES LUMINOTÉCNICAS 2 1. INTRODUÇÃO Adotou-se um processo de trabalho convencional, de desenvolvimento

Leia mais

GRANDEZAS E UNIDADES FOTOMÉTRICAS

GRANDEZAS E UNIDADES FOTOMÉTRICAS GRANDEZAS E UNIDADES FOTOMÉTRICAS GRANDEZAS LUMINOSAS FUNDAMENTAIS I GRANDEZAS LUMINOSAS FUNDAMENTAIS I 1 É A QUANTIDADE DE ENERGIA RADIANTE CAPAZ DE SENSIBILIZAR O OLHO HUMANO A UNIDADE DESTA GRANDEZA

Leia mais

ILUMINAÇÃO NATURAL DE EDIFÍCIOS Conforto visual e introdução ao projecto. António Moret Rodrigues IST EXIGÊNCIAS I

ILUMINAÇÃO NATURAL DE EDIFÍCIOS Conforto visual e introdução ao projecto. António Moret Rodrigues IST EXIGÊNCIAS I ILUMINAÇÃO NATURAL DE EDIFÍCIOS Conforto visual e introdução ao projecto António Moret Rodrigues IST EXIGÊNCIAS I As exigências de conforto visual podem ser encaradas em 2 planos: - No estritamente fisiológico,

Leia mais

ILUMINAÇÃO NATURAL DE EDIFÍCIOS Conforto visual e introdução ao projecto. António Moret Rodrigues IST

ILUMINAÇÃO NATURAL DE EDIFÍCIOS Conforto visual e introdução ao projecto. António Moret Rodrigues IST ILUMINAÇÃO NATURAL DE EDIFÍCIOS Conforto visual e introdução ao projecto António Moret Rodrigues IST EXIGÊNCIAS I As exigências de conforto visual podem ser encaradas em 2 planos: - No estritamente fisiológico,

Leia mais

Conceitos Básicos. Introdução:

Conceitos Básicos. Introdução: LUMINOTÉCNICA Conceitos Básicos Introdução: Comparando a época que a luz artificial começou a ser utilizada com os dias atuais, constata-se que foi grande o passo dado pela indústria da iluminação no século;

Leia mais

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

CONCEITOS FUNDAMENTAIS CONCEITOS FUNDAMENTAIS 03 GRANDEZAS LUMINOSAS GRANDEZAS LUMINOSAS FUNDAMENTAIS FLUXO LUMINOSO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA INTENSIDADE LUMINOSA ILUMINÂNCIA LUMINÂNCIA GRANDEZAS LUMINOSAS FUNDAMENTAIS FLUXO LUMINOSO

Leia mais

Sensibilidade Visual. Temperatura de Cor

Sensibilidade Visual. Temperatura de Cor Luminotécnica Fernando Augusto Lopes Corrêa Engº Eletricista CREA/PR 28.393-D Luz Radiação eletromagnética capaz de produzir uma sensação visual 1 Sensibilidade Visual Varia de acordo com o comprimento

Leia mais

Óptica Visual Séries de Exercícios 2018/2019

Óptica Visual Séries de Exercícios 2018/2019 Óptica Visual Séries de 2018/2019 19 de Novembro de 2018 Série de exercícios n.1 Sistema óptico do olho 1. Um objecto com 50 mm de altura está situado no eixo óptico de um olho reduzido, a 25 cm do seu

Leia mais

Exercício cálculo de irradiância

Exercício cálculo de irradiância Exercício cálculo de irradiância Uma fonte plana Lambertiana de diâmetro d = r s e radiância L é colocada no foco objecto de uma lente convergente de distância focal f e diâmetro D. Assume-se r s

Leia mais

Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro 1ª PARTE

Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro 1ª PARTE ACTIVIDADE PRÁCTICA DE SALA DE AULA FÍSICA 10.º ANO TURMA A Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro Zoom escala do eixo das ordenadas 1ª PARTE Cor do corpo Definir temperatura do corpo

Leia mais

O Homem e suas necessidades lumínicas. O Olho Humano Visão das Cores e Percepção

O Homem e suas necessidades lumínicas. O Olho Humano Visão das Cores e Percepção O Homem e suas necessidades lumínicas O Olho Humano Visão das Cores e Percepção O olho é o órgão através do qual se torna possível perceber as sensações de luz e cor e interpretar, por meio da imagem,

Leia mais

Faculdade de Engenharia. Luminotécnica. Departamento de Engenharia Elétrica. Prof. Luiz Sebastião Costa

Faculdade de Engenharia. Luminotécnica. Departamento de Engenharia Elétrica. Prof. Luiz Sebastião Costa Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Luminotécnica Prof. Luiz Sebastião Costa LUMINOTÉCNICA Iluminar - distribuir luz de acordo com a percepção humana Iluminação artificial não consideramos

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico. fevereiro de 2018

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico. fevereiro de 2018 Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 33 Iluminação e Ambiente Térmico fevereiro de 2018 Quais os riscos de uma iluminação deficiente? Os riscos tipicamente relacionados com a iluminação

Leia mais

Eletrotécnica. Introdução a luminotécnica

Eletrotécnica. Introdução a luminotécnica Eletrotécnica Introdução a luminotécnica Grandezas Fundamentais em Luminotécnica Luz: É o aspecto da energia radiante que um observador humano constata pela sensação visual, determinado pelo estímulo da

Leia mais

A solução mais eficiente para uma excelente iluminação

A solução mais eficiente para uma excelente iluminação U5 A solução mais eficiente para uma excelente iluminação U5_talen_druk.indd 1 01-09-2005 12:28:42 MENOS LUMINÁRIAS, MAIOR CONFORTO E VERSATILIDADE O melhor reflector disponível no mercado As luminárias

Leia mais

Aspectos Qualitativos do Ambiente Luminoso

Aspectos Qualitativos do Ambiente Luminoso Aspectos Qualitativos do Ambiente Luminoso O projeto de sistema de iluminação de um ambiente baseia-se no conceito de iluminação natural e artificial integradas. Assim deve-se definir os parâmetros de

Leia mais

GRANDEZAS FOTOMÉTRICAS E MÉTODO DE LUMÉNS AULA 20

GRANDEZAS FOTOMÉTRICAS E MÉTODO DE LUMÉNS AULA 20 O que é luz? Luz Princípios Gerais Luz é a radiação eletromagnética capaz de produzir sensação visual. Fonte de luz radiação eletromagnética diferentes comprimentos de onda sensibilidade do olho espectro

Leia mais

Fichas de Trabalho 2013/2014

Fichas de Trabalho 2013/2014 Percepção Visual I Fichas de Trabalho 2013/2014 27 de Maio de 2013 Ficha de Trabalho n.1 Radiometria e Fotometria 1. Um lúmen é a unidade fotométrica correspondente a um fluxo radiante monocromático de

Leia mais

Luminotécnia. Definição. Modulo IX. Grandezas e Fundamentos da Luminotécnica. c f

Luminotécnia. Definição. Modulo IX. Grandezas e Fundamentos da Luminotécnica. c f Definição Modulo IX Luminotécnia Prof. Luís César da Silva Luminotécnica área do conhecimento que tem por objetivo a elaboração de projetos de iluminação levando em consideração parâmetros, tais como:

Leia mais

A Luz e o mundo que nos rodeia. A luz é fundamental para observarmos o que existe à nossa volta.

A Luz e o mundo que nos rodeia. A luz é fundamental para observarmos o que existe à nossa volta. LUZ A Luz e o mundo que nos rodeia A luz é fundamental para observarmos o que existe à nossa volta. A luz e os corpos Corpos luminosos corpos que produzem ou têm luz própria Corpos iluminados corpos que

Leia mais

ILUMINAÇÃO CONCEITOS EQUIPAMENTOS COMPONENTES ESTUDO DE CASO. Prof. Eng. Antonio Gebara José. Ir p/ primeira página

ILUMINAÇÃO CONCEITOS EQUIPAMENTOS COMPONENTES ESTUDO DE CASO. Prof. Eng. Antonio Gebara José. Ir p/ primeira página CONCEITOS EQUIPAMENTOS COMPONENTES ESTUDO DE CASO Prof. Eng. Antonio Gebara José CONCEITO DE CONFORTO (reposta fisiológica a estímulos ambientais) Luz = LUX Ruído = db(a) Temperatura = o C Umidade Relativa

Leia mais

Aula: Projeto Luminotécnico

Aula: Projeto Luminotécnico Fonte: IGS, 2011 Aula: Projeto Luminotécnico Conteúdo programático Aula de hoje: Definição de Luminotécnica Grandezas e Conceitos Tipos de Iluminação Critérios de Desempenho do Principais Variáveis do

Leia mais

Flare. Eficiência e conforto com LED

Flare. Eficiência e conforto com LED Flare Eficiência e conforto com LED Flare Downlights e projectores com tecnologia LED Flare, um conceito de design único design de produto Mun* Flare é uma família completa de downlights e projectores

Leia mais

Eficiência energética ambiental. Iluminação. 2 º. semestre, 2017

Eficiência energética ambiental. Iluminação. 2 º. semestre, 2017 Eficiência energética ambiental Iluminação 2 º. semestre, 2017 Sistemas de iluminação artificial são responsáveis por fornecer o nível de iluminação desejada em ambientes, de forma a garantir condições

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI)

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) Aula 3 Revisão de luminotécnica Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br Prof. Bruno G. Martins Aula 2 Revisão luminotécnica RECAPITULANDO Revisão

Leia mais

Capítulo III. Métodos de cálculo luminotécnico. Sistemas de iluminação. Método dos lúmens

Capítulo III. Métodos de cálculo luminotécnico. Sistemas de iluminação. Método dos lúmens Capítulo III Métodos de cálculo luminotécnico Por Juliana Iwashita Kawasaki* Para a elaboração de projetos luminotécnicos, é importante a utilização de algum método de cálculo para definição da quantidade

Leia mais

Cor.doc Página 1 de 5 Teoria das Cores

Cor.doc Página 1 de 5 Teoria das Cores Cor.doc Página 1 de 5 Teoria das Cores As imagens formadas na retina são planas, entretanto, conseguimos enxergar o volume dos objetos, uma das razões disto ocorrer é devido à iluminação nas diferentes

Leia mais

Luminotécnica- Grandezas Luminotécnicas www.editoraerica.com.br Sensibilidade do olho humano Curva de distribuição da intensidade luminosa Luminância Densidade de fluxo luminoso Luminotécnica

Leia mais

O sistema visual humano e noções de colorimetria

O sistema visual humano e noções de colorimetria STV 3 MAR 2010 1 O sistema visual humano e noções de colorimetria Considera se que a cor consista em um atributo dos objetos, assim como a textura e a forma, entre outros. Depende basicamente de: 1. Características

Leia mais

Introdução à luminotécnica. Introdução à luminotécnica. Introdução à luminotécnica. Introdução à luminotécnica

Introdução à luminotécnica. Introdução à luminotécnica. Introdução à luminotécnica. Introdução à luminotécnica Lâmpadas e Comandos Iluminação - Grandezas de Luminotécnica; - Iluminação Incandecente; - Iluminação fluorescente; - Lâmpadas de descarga de alta pressão; - Interruptores. Conceitos básicos de luminotécnica

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR RADIAÇÃO

TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR RADIAÇÃO TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR RADIAÇÃO 1 Tema 3: Energia Térmica Tópicos / Habilidades 7 Transferência de calor por radiação 7.1 Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações

Leia mais

Introdução. A iluminação é responsável por: 23% do consumo de energia elétrica no setor residencial. 44% no setor comercial. 1% no setor industrial

Introdução. A iluminação é responsável por: 23% do consumo de energia elétrica no setor residencial. 44% no setor comercial. 1% no setor industrial Iluminação 1 Introdução A iluminação é responsável por: 23% do consumo de energia elétrica no setor residencial 44% no setor comercial 1% no setor industrial Iluminação pública é responsável por cerca

Leia mais

Projeto de Iluminação

Projeto de Iluminação Projeto de Iluminação Luz e o tempo A luz como energia, arquitetura como algo ligado a energia. A luz artificial como herdeira do fogo, em torno do qual nossos ancestrais se reuniam. Luzes e sombras mutantes

Leia mais

Francisco José d Almeida Diogo

Francisco José d Almeida Diogo ARQUITETURA Francisco José d Almeida Diogo Professor da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção Instituto Militar de Engenharia IME Praça General Tibúrcio, 80 - Praia Vermelha CEP. 22290-270 Tel:

Leia mais

PEA - Eletrotécnica Geral 1 LUMINOTÉCNICA E LÂMPADAS ELÉTRICAS

PEA - Eletrotécnica Geral 1 LUMINOTÉCNICA E LÂMPADAS ELÉTRICAS PEA - Eletrotécnica Geral 1 LUMINOTÉCNICA E LÂMPADAS ELÉTRICAS PEA - Eletrotécnica Geral 2 - OBJETIVOS: 1) LUMINOTÉCNICA CONCEITOS BÁSICOS DE FOTOMETRIA E DA AÇÃO DA LUZ SOBRE O OLHO PRINCIPAIS GRANDEZAS

Leia mais

A Iluminação Natural e Artificial em Edifícios Desportivos

A Iluminação Natural e Artificial em Edifícios Desportivos A Iluminação Natural e Artificial em Edifícios Desportivos António J.C. Santos Laboratório Nacional de Engenharia Civil Departamento de Edifícios - Núcleo de Acústica e Iluminação Workshop Eficiência Energética

Leia mais

NA ILUMINAÇÃO: DO VER E SENTIR À EFICÁCIA

NA ILUMINAÇÃO: DO VER E SENTIR À EFICÁCIA NA ILUMINAÇÃO: DO VER E SENTIR À EFICÁCIA 2018 EU VEJO, SENTINDO 2 1 EVOLUÇÃO DA LUMINOTECNIA A concepção de ambientes de luz apoia-se em conhecimentos científicos: Ao nível tecnológico Fontes de luz Equipamentos

Leia mais

SOBANE - iluminação Prof. J. Malchaire Unité Hygiène et Physiologie du Travail Université Catholique de Louvain

SOBANE - iluminação Prof. J. Malchaire Unité Hygiène et Physiologie du Travail Université Catholique de Louvain OBSERVAÇÃO SOBANE - iluminação Prof. J. Malchaire Unité Hygiène et Physiologie du Travail Université Catholique de Louvain metodoiluminaçao26set02.doc: 12/06/2006 1 OBSERVAÇÃO NÍVEL 2: OBSERVAÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

MÉTODOS DE CÁLCULO DE ILUMINAÇÃO

MÉTODOS DE CÁLCULO DE ILUMINAÇÃO MÉTODOS DE CÁLCULO DE ILUMINAÇÃO Pode-se determinar o número de luminárias necessárias para produzir determinado iluminamento, das seguintes maneiras: 1ª Pela carga mínima exigida por normas; 2ª Pelo método

Leia mais

Capítulo I. Introdução. Sistemas de iluminação. O que é fotometria? O olho humano. Novo!

Capítulo I. Introdução. Sistemas de iluminação. O que é fotometria? O olho humano. Novo! 52 Capítulo I Introdução Por Rinaldo Caldeira Pinto* Inauguramos nesta edição uma série de artigos sobre iluminação, cujo intuito é colaborar com o processo de informação e aprendizagem, a partir da abordagem

Leia mais

Elementos de Óptica ÓPTICA GEOMÉTRICA. Um feixe luminoso como um conjunto de raios perpendiculares à frente de onda.

Elementos de Óptica ÓPTICA GEOMÉTRICA. Um feixe luminoso como um conjunto de raios perpendiculares à frente de onda. ÓPTICA GEOMÉTRICA Dimensões dos componentes ópticos muito superiores ao comprimento de onda da luz. Um feixe luminoso como um conjunto de raios perpendiculares à frente de onda. lente onda ÍNDICES DE REFRACÇÃO,

Leia mais

Luz amiga do ambiente A ausência de metais pesados, chumbo e mercúrio tornam a tecnologia LED especialmente amiga do ambiente.

Luz amiga do ambiente A ausência de metais pesados, chumbo e mercúrio tornam a tecnologia LED especialmente amiga do ambiente. Tecnologia LED Valores da tecnologia LED Luz que não aquece, mas emociona. O LED é uma fonte de luz que não emite calor (não produz radiação infravermelha) e oferece a capacidade de personalizar o fluxo

Leia mais

ILUMINÂNCIA E CÁLCULO LUMINOTÉCNICO

ILUMINÂNCIA E CÁLCULO LUMINOTÉCNICO ILUMINÂNCIA E CÁLCULO LUMINOTÉCNICO De acordo com as normas da ABNT, cada ambiente requer um determinado nível de iluminância (E) ideal, estabelecido de acordo com as atividades a serem ali desenvolvidas,

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. O que é cor? É a percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre as células especializadas da retina, células essas que transmitem informação através do nervo óptico para o sistema nervoso,

Leia mais

ORDEM DOS ENGENHEIROS

ORDEM DOS ENGENHEIROS ORDEM DOS ENGENHEIROS 12º Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Electrotécnica Vitor Vajão Eng. Sénior Electrotécnico Especialista em Luminotecnia Vítor Vajão ARTE A ILUMINAR A ARTE A regulamentação

Leia mais

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA TRABALHO PRÁTICO Nº 7 CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA Objectivos - Este trabalho consiste de duas partes. Numa primeira faz-se a determinação do índice de refracção de um poliedro de vidro. Em

Leia mais

A NATUREZA DA LUZ. c=3x10 Fig. 1.1 Sir Isaac Newton PROF. TONHO

A NATUREZA DA LUZ. c=3x10 Fig. 1.1 Sir Isaac Newton PROF. TONHO AULA 19 NATUREZA DA LUZ APOSTILA 7 FSC-D ÓPTICA GEOM MÉTRICA TEORIA CORPUSCULAR A NATUREZA DA LUZ Em 1672, o físico inglês Isaac Newton apresentou uma teoria conhecida com modelo corpuscular da luz. Nessa

Leia mais

CONCEITOS GERAIS 01. LUZ. c = km/s. c = velocidade da luz no vácuo. Onda eletromagnética. Energia radiante

CONCEITOS GERAIS 01. LUZ. c = km/s. c = velocidade da luz no vácuo. Onda eletromagnética. Energia radiante CONCEITOS GERAIS 01. LUZ Onda eletromagnética Energia radiante c = 300.000 km/s c = velocidade da luz no vácuo (01) Um raio laser e um raio de luz possuem, no vácuo, a mesma velocidade OBSERVAÇÕES Todas

Leia mais

Intensidade determina qual o brilho que uma luz provoca na superfície de um objecto (Multiplier).

Intensidade determina qual o brilho que uma luz provoca na superfície de um objecto (Multiplier). Universidade Lusófona Filipe Costa Luz Jul 2003 Iluminação em 3DStudioMAX Existem diversos sistemas de iluminação digital (ver tutorial sobre Plug-in Brazil) que ajudam a criar um cenário visualmente mais

Leia mais

Capítulo II Imagem Digital

Capítulo II Imagem Digital Capítulo II Imagem Digital Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Formação de uma imagem 2. Representação digital de uma imagem 3. Cor 4. Histogramas 5. Ruído

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA:

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA: ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 0.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 200/20 NOME: Nº: TURMA: AVALIAÇÃO: Prof.. A energia eléctrica pode ser produzida em centrais termoeléctricas. Nessa produção há perdas de

Leia mais

2001 2xT26 32W / Folha de dados de luminária

2001 2xT26 32W / Folha de dados de luminária 2001 2xT26 32W - 2001.232.100 / Folha de dados de luminária Emissão luminosa 1: É favor escolher uma imagem de luminária em nosso catálogo de luminárias. 105 90 105 90 75 75 60 60 160 45 45 320 30 15 0

Leia mais

Iluminando com criatividade. Módulos de LEDs para comunicação visual OSRAM

Iluminando com criatividade. Módulos de LEDs para comunicação visual OSRAM Iluminando com criatividade Módulos de LEDs para comunicação visual OSRAM Luminosos usando módulos de LEDs. Moderno. Profissional. Criativo. A solução ideal em comunicação visual : módulos de LEDs (BACKlight,

Leia mais

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Física da cor Representação da decomposição da luz branca. Experimento de Isaac Newton, 1666 que mostra que um raio de luz branca se

Leia mais

Iluminação artificial

Iluminação artificial Iluminação artificial 1. Conceitos: 1.1. Luz Luz é a radiação eletromagnética capaz de produzir sensação visual. Essa faixa de radiação eletromagnética tem com comprimento de onda entre 380 a 780 nm (nanômetros),

Leia mais

Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17

Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17 Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17 Tudo que se diz respeito à ergonomia e conforto ao trabalho está respaldado na portaria nº 3.751, de 23 de novembro de 1990, Norma Regulamentadora nº 17 - Ergonomia,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 24 2 TERMÔMETROS DE RADIAÇÃO São medidores de temperatura sem contato. Os componentes

Leia mais

Projetos e Soluções. Iluminação Pública Novembro 2015

Projetos e Soluções. Iluminação Pública Novembro 2015 Projetos e Soluções Iluminação Pública Novembro 2015 O que é um LED? Basicamente, os LEDs (diodos emissores de luz) são componentes semicondutores, mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores,

Leia mais

Resposta fisiológica do usuário Um determinado ambiente provido de luz natural e/ou artificial, produz estímulos ambientais, ou seja, um certo resulta

Resposta fisiológica do usuário Um determinado ambiente provido de luz natural e/ou artificial, produz estímulos ambientais, ou seja, um certo resulta Resposta fisiológica do usuário Um determinado ambiente provido de luz natural e/ou artificial, produz estímulos ambientais, ou seja, um certo resultado em termos de quantidade, qualidade da luz e sua

Leia mais

A Natureza e Representação da Luz

A Natureza e Representação da Luz A Natureza e Representação da Luz Iluminação e FotoRealismo http://www.di.uminho.pt/uce-cg Luís Paulo Peixoto dos Santos Competências GERAIS : Explicar a equação de rendering e discutir o significado de

Leia mais

Uso de Cores no Design de Interfaces

Uso de Cores no Design de Interfaces CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Uso de Cores no Design de Interfaces Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Interação Homem-Computador Faculdade de

Leia mais

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA

CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA TRABALHO PRÁTICO Nº 7 CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO DE PRISMA Objectivos - Este trabalho consiste de duas partes. Numa primeira faz-se a determinação do índice de refracção de um poliedro de vidro. Na

Leia mais

NAVEGAÇÃO ALIANÇA LTDA. Levantamento Técnico de Iluminamento

NAVEGAÇÃO ALIANÇA LTDA. Levantamento Técnico de Iluminamento NAVEGAÇÃO ALIANÇA LTDA Levantamento Técnico de Iluminamento Responsável Técnico Felipe Iahnig de Oliveira CREA: RS127892 Novembro de 2016 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Razão Social: Navegação Aliança Ltda.

Leia mais

Jorge Gustavo Bandeira dos Santos. Unidade: 3 de março de 2013

Jorge Gustavo Bandeira dos Santos. Unidade: 3 de março de 2013 Introdução à Óptica Geométrica 3 de março de 2013 Introdução à Óptica Geométrica 1 / 31 Sumário 1 Motivação 2 Introdução 3 Capítulo 1 Introdução à Óptica Geométrica 2 / 31 Sumário 1 Motivação 2 Introdução

Leia mais

1. Indicações base de segurança

1. Indicações base de segurança 309691 01 PT Detector de movimento theluxa S150 WH 500 theluxa S150 BK 501 theluxa S180 WH 505 theluxa S180 BK 506 1. Indicações base de segurança ATENÇÃO Perigo de morte por choque eléctrico ou incêndio!

Leia mais

O DESAFIO DOS SENSORES REMOTOS NO INVENTÁRIO DE BIOMASSA SÓLIDA. José Rafael M. Silva; Adélia Sousa; e Paulo Mesquita

O DESAFIO DOS SENSORES REMOTOS NO INVENTÁRIO DE BIOMASSA SÓLIDA. José Rafael M. Silva; Adélia Sousa; e Paulo Mesquita O DESAFIO DOS SENSORES REMOTOS NO INVENTÁRIO DE BIOMASSA SÓLIDA José Rafael M. Silva; Adélia Sousa; e Paulo Mesquita 1 A Detecção Remota e uma técnica que nos permite obter informação sobre um objecto

Leia mais

Verificação das Leis da Reflexão

Verificação das Leis da Reflexão Actividade Laboratorial Física 8º ano Tempo necessário para a execução do trabalho- 2 horas Conhecimentos necessários: saber utilizar o transferidor Verificação das Leis da Reflexão Um pouco de teoria

Leia mais

ERGONOMIA. Introdução

ERGONOMIA. Introdução ERGONOMIA AULA 10: Iluminação no ambiente de trabalho Introdução Objetivo: uma boa iluminação do ambiente de trabalho contribui para aumentar a satisfação, melhorar a produtividade e reduzir a fadiga e

Leia mais

2 Radiometria e fotometria

2 Radiometria e fotometria 2 Radiometria e fotometria Imagens HDR se preocupam em armazenar valores referentes as condições de iluminação do ambiente onde a imagem foi tirada. Dessa forma, a medição das quantidades de energia e

Leia mais

Espectroscopia do visível

Espectroscopia do visível Espectroscopia do visível CALIBRAÇÃO DE UM ESPECTROSCÓPIO Objectivo: Neste trabalho prático pretende-se proceder à calibração de um espectroscópio de prisma e, posteriormente, determinar os comprimentos

Leia mais

Conceitos Básicos de Óptica Geométrica

Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Conceitos Básicos de Óptica Geométrica FRENTE 2 MÓDULOS 1, 2 E 3 Introdução Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu com a publicação da Teoria Corpuscular

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA

CONCEITOS BÁSICOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA CONCEITOS BÁSICOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA FRENTE 2 MÓDULOS 1, 2 E 3 INTRODUÇÃO Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu com a publicação da Teoria Corpuscular

Leia mais

ERGONOMIA NORMA REGULAMENTADORA 17

ERGONOMIA NORMA REGULAMENTADORA 17 ERGONOMIA NORMA REGULAMENTADORA 17 A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Eletricidade Instrumental Prof. Msc. Jean Carlos

Curso Técnico em Informática. Eletricidade Instrumental Prof. Msc. Jean Carlos Curso Técnico em Informática Eletricidade Instrumental 2012.2 Prof. Msc. Jean Carlos Eletricidade Instrumental Aula_19 Iluminação Introdução A iluminação é um dos fatores de maior relevância no que tange

Leia mais

VISÃO anatomia do olho. Retina: região no fundo do olho onde os estímulos visuais são captados e transmitidos ao

VISÃO anatomia do olho. Retina: região no fundo do olho onde os estímulos visuais são captados e transmitidos ao VISÃO anatomia do olho. Retina: região no fundo do olho onde os estímulos visuais são captados e transmitidos ao cérebro. A Retina é constituída por 2 tipos principais de células: cones, que necessitam

Leia mais

MR16 - GU10 Lâmpada de LED

MR16 - GU10 Lâmpada de LED MR16 - GU1 Lâmpada de LED 93 Baixo consumo de energia. Driver interno isolado. automático. UMA MARCA www.intral.com.br BAG MR16 - GU1 Lâmpada de LED 93 Uso em ambientes internos, iluminação decorativa

Leia mais

PEA Usos Finais - Iluminação. Prof. Marco Antonio Saidel Prof. André Gimenes Arq. Juliana Iwashita

PEA Usos Finais - Iluminação. Prof. Marco Antonio Saidel Prof. André Gimenes Arq. Juliana Iwashita PEA 2520 Usos Finais - Iluminação Prof. Marco Antonio Saidel Prof. André Gimenes Arq. Juliana Iwashita Introdução Visão um dos sentidos mais importantes Influencia profundamente no desempenho de usuários

Leia mais

Fundamentos sobre. Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE. Antonio G. Thomé Sala AEP/1033. Processamento de Imagens

Fundamentos sobre. Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE. Antonio G. Thomé Sala AEP/1033. Processamento de Imagens Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Fundamentos sobre Processamento de Imagens Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/1033 Sumário do Curso Introdução Ambientação com o MatLab Aquisição

Leia mais

conhecimento? 1. Informação de pequenos

conhecimento? 1. Informação de pequenos Pequenos parques de estacionamento 1. Informação de pequenos parques de estacionamento Os pequenos parques de estacionamento estão situados em edificios residenciais ou hotéis de negócios. As dimensões

Leia mais

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude Constantes Velocidade do som no ar: v som = 344 m /s Velocidade da luz no vácuo c = 3 10 8 m/s 8.1. Considere uma corda de comprimento L e densidade linear µ = m/l, onde m é a massa da corda. Partindo

Leia mais

Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Prof. Carlos Henrique Q. Forster. ramal Sala 121 IEC

Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Prof. Carlos Henrique Q. Forster. ramal Sala 121 IEC CCI-36 Computação Gráfica Cores e Sistema Visual Instituto Tecnológico de Aeronáutica Prof. Carlos Henrique Q. Forster ramal 5981 - Sala 121 IEC Tópicos da aula Olho humano Teoria de cor Ajustes de pixel

Leia mais

Lanternas de inspecção 670

Lanternas de inspecção 670 Lanternas de inspecção 670 Lanterna de oficina... 671 Lanterna de inspecção POCKET... 672 Lâmpada frontal... 673 Lanternas canetas... 673 668 www.facom.com iluminação Gambiarras 13 674 Gambiarras... 674

Leia mais

LUZ. A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções.

LUZ. A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções. LUZ A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções. CORPOS LUMINOSOS São corpos que emitem luz. CORPOS ILUMINADOS São corpos que recebem luz e a

Leia mais

COLORÍMETRO. Manual de Instruções.

COLORÍMETRO. Manual de Instruções. COLORÍMETRO Manual de Instruções www.v8brasil.com.br Prezado Cliente Este Manual tem como objetivo orientá-lo na operação e informações gerais de seu calorímetro, que disponibiliza facilidades que deixarão

Leia mais

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues O que é vídeo? Vídeo é uma coleção de imagens discretas exibidas periodicamente ao longo do tempo. Cada imagem é composta por N linhas. 2 3 Como não se percebem

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2019 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

Na sociedade moderna as as pessoas passam a maior parte do do tempo em ambientes iluminados artificialmente.

Na sociedade moderna as as pessoas passam a maior parte do do tempo em ambientes iluminados artificialmente. Boa iluminação aumenta a produtividade gera um ambiente mais prazeroso reduz os acidentes. AMBIENTE LUMÍNICO Na sociedade moderna as as pessoas passam a maior parte do do tempo em ambientes iluminados

Leia mais

Introdução à Física Quântica

Introdução à Física Quântica 17/Abr/2015 Aula 14 Introdução à Física Quântica Radiação do corpo negro; níveis discretos de energia. Efeito foto-eléctrico: - descrições clássica e quântica - experimental. Efeito de Compton. 1 Introdução

Leia mais

Uma luz confortável para os seus olhos

Uma luz confortável para os seus olhos PHILIPS LED Tubo linear 20 W (54 W) G13 Luz branca fria Intensidade não regulável Uma luz confortável para os seus olhos A luz de fraca qualidade pode causar fadiga ocular. É mais importante do que nunca

Leia mais