LIMPEZA DO CARTER DO MOTOR WILLYS 6 CILINDROS BF-161

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIMPEZA DO CARTER DO MOTOR WILLYS 6 CILINDROS BF-161"

Transcrição

1 Página 1 de 7 LIMPEZA DO CARTER DO MOTOR WILLYS 6 CILINDROS BF-161 De acordo com o manual do proprietário da Rural Willys, o carter do motor BF-161 deve ser desmontado e limpado a cada ano mas ninguem segue esta recomendação hoje em dia o que pode prejudicar a durabilidade do motor. A limpeza do carter é um procedimento simples que não põe em risco o restante do motor. A seguir descrevemos como fazer esta limpeza no motor Willys 6 cilindros BF-161 e similares (2600/3000) utilizados na Rural, Jipe e Aero Willys. A limpeza do carter é necessário para retirar do fundo do carter a sujeira que não é drenado durante a troca de óleo e que pode contaminar e escurecer o óleo novo. A sujeira no carter pode eventualmente entrar em circulação no óleo e causar desgaste nos mancais do motor e entupir as passagens de óleo. Os óleos modernos devem manter o motor relativamente limpo por dentro mas podem acontecer surpresas desagradáveis em função dos longos intervalos de troca e tipo de uso do veículo. O fundo do carter é uma chapa plana e não favorece a drenagem das impurezas pesadas que ficam depositados no fundo. O filtro-boia ("pescador de óleo") do motor Willys evita que a bomba de óleo puxe óleo sujo do fundo ou da superficie do carter. O bujão magnético do carter possui um íma que retem particulas de ferro resultado do desgaste normal ou acelerado do motor. O procedimento de limpeza é muito fácil e pode ser realizado em poucas horas. PROCEDIMENTO: Ferramentas e Péças Necessárias Chave soquete 1/2" com prolongador de aprox. 15cm Chave estrela ou soquete 1-1/8" Chave estrela ou de boca 13/16" Torquímetro para chave soquete Chave de fenda grande Pincel médio para limpeza Querozene (1 litro) Balde de 10 litros Óleo de motor suficiente para 1 troca (5 litros ou 6 litros) Junta do carter novo Elemento filtro de óleo novo (somente para troca do filtro) Bomba de sucção manual (somente para troca do filtro) Graxa automotiva Produto veda-juntas (opcional) DESMONTAGEM 1. Antes de começar é recomendável fazer uma lavagem completa de chassi e motor para eliminar sujeira na parte de baixo do motor onde você vai trabalhar. Estacione a Rural com o motor ainda bem quente em local plano e limpo com as rodas dianteiras apoiadas sobre blocos de madeira de modo que a frente da caminhonete fique uns 10cm mais alto que a traseira para facilitar o escoamento do óleo do carter e aumentar o vão livre para trabalhar por baixo do motor. ATENÇÃO: Acione o freio de mão e calçe as rodas para evitar a movimentação do veículo. Para maior segurança desligue o cabo negativo da bateria para evitar que o motor seja ligado acidentalmente. Opcionalmente voce pode usar uma rampa ou elevador de veículos para trabalhar em pé por baixo da Rural ao invés de trabalhar deitado.

2 Página 2 de 7 Pneus apoiados sobre blocos de madeira 2. Solte o parafuso dreno (bujão magnético) do carter com a chave 1-1/8" e deixe escorrer o óleo velho no balde. Para esta operação é necessário deitar em baixo do veículo atras das rodas dianteiras. Deixar o óleo escorrer durante uns 15 minutos e depois recolocar o bujão do carter apertando somente com a mão. Cuidado para não queimar os dedos com o óleo quente. 3. Deitado por baixo do motor, solte os 22 parafusos de fixação do carter com a chave 1/2"retirando todos menos dois, deixando um parafuso frouxo de cada lado para suportar o peso do carter que é leve. Solte os dois últimos parafusos enquanto apoia o carter com a mão e depois de solto abaixe o carter até o chão. Alguns parafusos são mais curtos e convem lembrar a posição deles para a montagem. Nota: O carter é uma peça leve pois é fabricado de chapa fina e pode ser facilmente seguro com apenas uma mão enquanto você solta os parafusos com a outra mão. O carter poderá ficar preso ao bloco do motor após soltar todos os parafusos devido a aderência da junta de vedação. Neste caso será necessário forçar o carter para baixo usando uma ferramenta como alavanca (ex: chave de fenda grande). Pronto, o carter foi removido e esta pronto para ser limpo. (NOTA: o acesso ao carter é mais fácil na Rural 4x2 do que na Rural 4x4 que tem um diferencial dianteiro e eixo cardã). 4. Examine o fundo do carter por dentro e veja se não há pequenos pedaços de metal ou porcas soltas indicando algum problema de desgaste ou quebra no motor. As bielas possuem contraporcas estampados de chapa fina e se encontrar uma destas poscas examine as porcas das capas das bielas. A sujeira ou borra preta no fundo do carter é resultado de desgaste normal do motor, pó que entra pelo carburador, carbonização, e residuos de óleo. Uma analise detalhada desta sujeira pode indicar alguma coisa sobre o estado de conservação do seu motor. (O meu motor tinha uma camada preta pastosa de aprox 2-3mm no fundo do carter depois de 15 anos e km sem limpar o carter e fazendo trocas de óleo aprox. a cada 3000km). A presença de muita borra preta pode indicar que foi utilizado óleo de baixa qualidade ou os intervalos de troca foram muito longos. O funcionamento do motor a temperaturas muito baixas ou muito altos ou a idade avançada do motor sem limpeza do carter podem tambem causar borra preta ou marrom.

3 Página 3 de 7 Carter já limpo. Seta indica furo do dreno. Cor marrom é oxidação "normal" na chapa do carter que não é pintado por dentro. 5. Retire a junta de vedação velha do carter. Se a junta foi montado com adesivo tipo veda-junta será necessário raspar com uma faca ou ferramenta afiada e limpar bem a superficie de encosto na chapa do carter eliminando a cortiça velha. Limpe o carter por dentro e por fora com querozene usando o pincel. Limpe a parte interna com bastante querozene até ficar perfeitamente limpo. Limpe tambem o pó metalico fino no bujão magnético de drenagem do carter. Evite de usar estopas e panos que soltam fiapos na limpeza. Cuidado para não deixar pequenos pedaços de cortiça da junta velha dentro do carter. Você pode tambem terminar a limpeza do carter usando uma esponja com bastante água e detergente para enxaguar todas as impurezas. Cubra o carter com um plástico ou jornal ou coloque virado para baixo sobre uma superficie limpa enquanto seca para evitar a contaminação até a hora da montagem. A limpeza é fundamental quando se trabalha com o motor aberto. 6. Examine e limpe a superfcie (flange) de encosto do carter no bloco do motor e retire pedaços de junta e outras sujeiras caso necessário para garantir uma superficie lisa e uma boa vedação depois na montagem do carter. 7. Deitado em baixo do motor com uma lanterna verifique a limpeza da tela do filtro boia do pescador de óleo e limpe se necessário. Você pode aproveitar para verificar o aperto (torque) dos parafusos das bielas e do virabrequim. Você pode tambem examinar a limpeza interna das cavidades do motor, marcas de desgaste no eixo comando de válvulas entre outras coisas. Esta é tambem uma oportunidade de medir o desgaste das bronzinas das bielas e trocar por novos caso você desconfia de algum desgaste porem isto leva algumas horas e é um trabalho de precisão. A limpeza da tela do filtro boia requer a remoção do conjunto filtro boia no local da articulação e a instalação de um pino de retenção novo na montagem. O filtro boia tambem poderá ser solto nos dois parafusos de fixação no bloco do motor.

4 Página 4 de 7 8. Se você pretende trocar tambem o filtro de óleo solte o parafuso na parte de cima do filtro com a chave 13/16" e retire o elemento filtrante. Tenha em mãos um balde ou jornal porque o elemento velho solta muito óleo ao retirar. Esvazie o óleo velho de dentro do filtro usando uma bomba manual de sucção ou uma bomba de vacuo do tipo usado em trocas rápidas de óleo. Verifique se o fundo do filtro esta limpo por dentro e se necessário coloque um pouco de óleo novo no filtro e retire com a bomba de sucção até ficar perfeitamente limpo. Coloque o elemento de filtro novo, coloque a tampa do filtro com o anel de vedação e aperte o parafuso de fechamento do filtro. Você pode trocar o anel de vedação grande de borracha do filtro que vem junto com o filtro mas somente se necessário porque o anel velho geralmente se encaixa melhor e vaza menos. Para evitar vazamentos de óleo no parafuso do filtro deve ser colocado uma aruela de vedação em material macio como cobre, aluminio, ou fibra. MONTAGEM Vista por baixo do motor, Filtro Boia e Vareta do óleo 9. A junta do carter é fabricado em material macio tipo cortiça. Aplique uma fina camada de graxa nos dois lados da junta de vedação do carter e alinhe a junta sobre a borda do carter. Opcionalmente você pode colar um dos lados da junta contra o carter aplicando cola veda-junta entre a junta e o carter. (Atenção: Não cole a junta contra o bloco do motor pois é desnecessário e ficará difícil de desmontar depois). Verifique se o carter esta perfeitamente limpo e evite a queda de sujeira no carter durante a montagem. Evite excesso de graxa na parte interna do carter porque pode contaminar o óleo e causar espuma no óleo. Evite pedaços soltos de cortiça da junta caindo dentro do carter. cortiça. Junta nova do carter fabricado em material tipo no lugar antes de montar. Carter com a junta nova já alinhado 10. Deitado em baixo do motor, levante o carter de encontro ao motor e coloque dois parafusos soltos provisoriamente suportando o peso para depois colocar os demais parafusos nos furos. Cuidado para não dannificar a junta ao colocar todos os parafusos. Cuidado para não empurrar e danificar o filtro-boia e a vareta de óleo durante a montagem do carter. Cuidado para não danificar a junta nova ao introduzir os parafusos de fixação. Aperte levemente todos os parafusos e depois aperte com torque de 12 a 15 lbs-pé conforme especificação do Manual do Mecânico Willys. (Não exagere no aperto porque é desnecessário. Use um

5 Página 5 de 7 torquímetro se possivel). Verifique se todos as parafusos foram apertados. Os parafusos mais curtos vão nas duas extremidades na posição central. 11. Coloque o bujão magnético do carter e aperte. Verifique novamente o aperto do parafuso do filtro. 12. Abasteça o motor com o óleo recomendado SAE-30 ou SAE-20W-40 ou outro tipo de óleo conforme a sua preferência. A quantidade de óleo é 5 litros sem a troca de filtro ou 6 litros com a troca de filtro. Confira o nível do óleo na vareta antes de ligar o motor. 13. Junte todas as ferramentas e verifique se nada foi esquecido durante a desmontagem e montagem. Veja se todas as peças foram montadas e o motor abastecido com óleo. Ligue o cabo da bateria. Ligue o motor sem acelerar e sem usar o afogador e verifique se a luz espia do óleo apagou após alguns segundos. Deixe o motor ligado durante uns 5 minutos e verifique possíveis vazamentos de óleo no filtro e no bloco do motor. É muito comum o filtro de óleo apresentar um grande vazamento de óleo quando o anel de vedação novo escapa durante o aperto de montagem portanto atençaõ redobrado na vedação do filtro. 14. A sua Rural esta pronta com carter limpo e óleo novo o que irá aumentar a durabilidade do motor. Verifique vazamentos e o nível do óleo do motor após rodar um ou dois dias para ter certeza que o serviço foi bem feito. Verifique o torque dos parafusos do carter após algumas semanas ou caso apresente algum vazamento. COMENTÁRIOS Após verificar a sujeira no fundo do carter você terá uma apreciação para a necessidade de fazer trocas de óleo com a frente do veículo levantado para facilitar a drenagem. O furo de drenagem do carter do motor Willys é grande o que ajuda a proporcionar uma boa vazão de óleo que arasta a sujeira do carter em direção ao furo. O óleo é armazenado na parte funda do carter onde fica o filtro-boia e a vareta de nível. A chapa do carter é bastante fino e vulnerável a punções por baixo o que explica a existência de uma chapa grossa de proteção que é fixado por solda a ponto no carter. A junta do carter é uma peça barata e fácil de encontrar no comércio e que custa em torno de R$5,00 (05/2001). É possível desmontar o carter sem trocar a junta porem a junta é frágil e normalmente é danificada ao desmontar então é sempre preferível colocar uma junta nova. Pequenos vazamentos de óleo na parte baixa do motor podem ser resolvidos com um simples aperto dos parafusos ou com a troca da junta do carter. O óleo e toda a parte baixa do motor demoram muito mais tempo para esquentar após ligar o motor quando comparado à parte alta do motor onde ocorre a combustão. A limpeza do

6 Página 6 de 7 carter é essencial em motores que ficaram varios anos parados pois o óleo velho poderá ter oxidado criando uma borra preta que parece asfalto. Faça a limpeza antes de tentar ligar o motor parado pela primeira vez e aproveite para ver como o motor esta por dentro. Verifique a pressão do óleo e a circulação de óleo na tampa de válvulas do cabeçote ao ligar o motor após fazer a limpeza do carter em um motor que ficou muito tempo parado. Com o carter limpo você vai observar que o óleo novo demora muito mais tempo para sujar e escurecer. Quando um óleo novo fica sujo logo após a troca de óleo e filtro é uma forte indicação de que o carter esta muito sujo. Com o carter limpo e um filtro de óleo novo o óleo deverá ficar com aspecto limpo e novo durante pelo menos algumas centenas de quilômetros. Os intervalos para limpeza do carter podem ser adaptados conforme seus habitos de condução e manutenção. A fabrica Willys recomendava uma limpeza a cada ano em veículos novos. Hoje talvez uma limpeza a cada km ou a cada 5 anos, o que ocorrer primeiro, seja aceitável já que os óleos lubrificantes modernos são de qualidade superior e a maioria das Rural rodam pouco hoje em dia. É recomendável fazer uma limpeza completa do carter na primeira troca de óleo após reformar (retificar) um motor para retirar limalhas e particulas metálicas resultantes do amaciamento normal do motor. A troca regular do óleo com o motor quente ajuda a manter o carter sempre limpo. Cuidado com os sistemas de troca rápida de óleo a vácuo porque a remoção do óleo é muito lento e não cria um arasto para limpar o fundo do carter alem de não permitir a limpeza do bujão magnético que poderá estar sujo. Os sistemas de vácuo são uteis para esvaziar o óleo de dentro do filtro quando você for trocar o elemento do filtro de óleo. O filtro de óleo no motor Willys é de fluxo parcial, ou seja, apenas uma parte do óleo que sai da bomba passa pelo filtro enquanto o restante do óleo vai diretamente para os mancais do virabrequim, bielas, e partes vitais do motor. Qualquer sujeira no óleo pode ir diretamente para partes vitais do motor e causar danos. (Obs: Nos carros modernos e no motor 3000 do Maverick é utilizado o filtro de fluxo total onde todo o óleo passa primeiro pelo filtro de óleo antes de lubrificar o motor o que é bem melhor). Se o filtro de óleo no motor Willys ficar totalmente obstruido por falta de manutenção, o motor continuará a ser lubrificado normalmente porem o óleo não será mais filtrado e a pressão do óleo poderá ficar mais alto. Página Principal

7 Página 7 de 7 Fale com o Webmaster Criado em 15/05/2001 Atualizado em 26 Setembro 2002 Site Rural Willys Brasil 2001, Todos os Direitos Reservados

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFD ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Diesel... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2 Abastecimento de Óleo Diesel... 2 1.3 Abastecimento de Óleo na Transmissão...

Leia mais

Sistema de Lubrificação

Sistema de Lubrificação Sistema de Lubrificação 303-02-1 tseção 303-02 Sistema de Lubrificação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-02-02 SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO... 303-02-02 FILTRO

Leia mais

GT 18 B02. Unidade Hidráulica Stanley GT 18 B, siga os seguintes passos:

GT 18 B02. Unidade Hidráulica Stanley GT 18 B, siga os seguintes passos: 12 GT 18 B02 Unidade Hidráulica Stanley GT 18 B, siga os seguintes passos: g) Sempre cheque o nível de óleo do motor. Use óleo multi viscoso SAE 20W- 40. Nunca coloque mais óleo do que o nível cheio do

Leia mais

Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor

Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor Manual de instruções para DP-6800 Maquina de demarcação Nunca mexa a tinta com madeira, use um batedor 1. Monte as partes que estão desmontadas conforme visto na foto Abaixo Escapamento Cuidado quente!

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO B.S. REDE N 009/10

BOLETIM DE SERVIÇO B.S. REDE N 009/10 DATA: Agosto/2010 MOTOR: ACTEON 4.12 e 6.12 OBJETIVO: CORREÇÃO DE OCORRÊNCIAS DE VAZAMENTO DE ÁGUA NO CAMPO INTRODUÇÃO: Os seguintes procedimentos serão apresentados neste boletim: A) Desmontagem dos componentes

Leia mais

BOMBAS MANUAIS PARA ÓLEO

BOMBAS MANUAIS PARA ÓLEO 06.372.0076 BOMBAS MANUAIS PARA ÓLEO Imagem ilustrativa INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 7801-M 8021/Pelican 8021-G2 8031 8031-G2 8631-G2 8032-1 8632-1 8032-G2 8032-G3 8632-G3 8033-1 8033-G2 Montagem Modelos Básica

Leia mais

RODAS, PNEUS E JANTES

RODAS, PNEUS E JANTES RODAS, PNEUS E JANTES COMO TROCAR UM PNEU FURADO Lembre-se de sempre verificar o estado do seu estepe. Se ele está de acordo com as especificações do veículo, se está com a calibragem correta e em dia,

Leia mais

Ford Focus Troca de Óleo

Ford Focus Troca de Óleo 2005-2007 Ford Focus Troca de Óleo Troca de óleo em todos os veículos Ford Focus com um motor Duratec. Redigido por: David Hodson ifixit CC BY-NC-SA /Www.ifixit.com Página 1 de 10 INTRODUÇÃO O procedimento

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Filtragem automóvel INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Fornecedor OE para os principais fabricantes de automóveis I INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 1. FILTRO DE ÓLEO AMOVÍVEL 2 2. ELEMENTO DO FILTRO DE ÓLEO 4 3. FILTRO DE

Leia mais

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO PÁGINA 1/5 MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO PÁGINA 2/5 Este folheto engloba as instruções gerais de manutenção para braços de carregamento REDLANDS e seus

Leia mais

N Código Descrição Qt. 01

N Código Descrição Qt. 01 BLOCO DO MOTOR BLOCO DO MOTOR 0 0 0 0 0..0-0..0-0 0..0-0..0-0..00-0..0-0..00-0..00-0..0-0..0-0..- 0..- 0..- 0..- 0..- 0..-0 0..- 0..0-..0-0 0.0.- Bujão do dreno Retentor X.X Bloco do motor Braço do RPM

Leia mais

Motores válvulas

Motores válvulas Motores 2.0 8 válvulas Renault: Mégane 2.0 8V e Scénic 2.0 8V Particularidades do procedimento As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos são: A polia do

Leia mais

Motores válvulas

Motores válvulas Motores 1.6 16 válvulas Renault: Scénic 1.6 16V, Clio II 1.6 16V e Mégane 1.6 16V Particularidades do procedimento As principais particularidades do procedimento de troca da correia dentada desses veículos

Leia mais

Atuação do Servo-freio

Atuação do Servo-freio Atuação do Servo-freio 206-07-1 tseção 206-07 Atuação do Servo-freio APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-07-02 VISTA EXPLODIDA DO CONJUNTO OU SERVO-FREIO...

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Filtragem automóvel INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Fornecedor OE para os principais fabricantes de automóveis I INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 1. FILTRO DE ÓLEO AMOVÍVEL 2 2. ELEMENTO DO FILTRO DE ÓLEO 4 3. FILTRO DE

Leia mais

Perfuramax Plus Manual de Instruções

Perfuramax Plus Manual de Instruções Perfuramax Plus Manual de Instruções MANUAL DE INSTRUÇÕES Perfuramax Plus Prezado Cliente: Antes de por em funcionamento sua PERFURAMAX PLUX Lassane solicitamos ler com atenção este manual, que lhe dará

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES. (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2

MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES. (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2 INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2 Rev.: C (AGOSTO 2010) A-392077-1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 4B12-2 4B22-2 4B-12 4B-22 rpm do sem fim 175 175 kg

Leia mais

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO 4. DIAGRAMA DO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO 4-0 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 4-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 4-2 FILTRO DE TELA 4-7 RADIADOR DE ÓLEO 4-8 TUBO DE ÓLEO DO RADIADOR/ TUBO DE ÓLEO DO CABEÇOTE 4-9 BOMBA DE ÓLEO

Leia mais

Perfuramax. Conheça em detalhes, neste site, toda, a linha de produtos Lassane

Perfuramax.   Conheça em detalhes, neste site, toda, a linha de produtos Lassane Perfuramax Manual de Instruções www.lassane.com.br Conheça em detalhes, neste site, toda, a linha de produtos Lassane SÃO PAULO - Rua Machado de Assis, 753 - Aclimação - 04106-011- São Paulo - Tel: 55

Leia mais

PISTOLA DE PINTURA PP3

PISTOLA DE PINTURA PP3 PISTOLA DE PINTURA PP3 *Imagens meramente ilustrativas Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS PISTOLA DE PINTURA PP3 Modelo: Bico: Pressão de trabalho: Consumo médio de ar: V8-PP3 1,4

Leia mais

Lista de materiais. 1 Carcaça 1. 2 Placas superior e inferior 2. 3 Molde 6. 4 Roletes de suporte 2. 5 Pinos dos roletes de suporte 2.

Lista de materiais. 1 Carcaça 1. 2 Placas superior e inferior 2. 3 Molde 6. 4 Roletes de suporte 2. 5 Pinos dos roletes de suporte 2. 0 Lista de materiais Código Descrição Unidades 1 Carcaça 1 2 Placas superior e inferior 2 3 Molde 6 4 Roletes de suporte 2 5 Pinos dos roletes de suporte 2 6 Alavanca 1 7 Bolsa de peças de reposição 1

Leia mais

CBR900RR MANUAL DE MONTAGEM

CBR900RR MANUAL DE MONTAGEM MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA. 2000 ÍNDICE INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 2 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 04 VALORES DE TORQUE... 3 REVISÃO DE ENTREGA... 20 MOTO HONDA DA AMAZÔNIA Ltda. Departamento

Leia mais

4LD LDG Motor e Gerador

4LD LDG Motor e Gerador LD 00 LDG 00 Motor e Gerador MOTOR LD 00 / LDG 00 ÍNDICE A Bloco do Motor Bloco do Motor Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem de Válvulas Trem de Engrenagens Alimentação e Escape

Leia mais

VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA

VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA VT600C MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA.- 1997 VT600C MANUAL DE MONTAGEM INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 1 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 3 PASSAGENS DE CABOS E FIAÇÃO... 6 REVISÃO DE ENTREGA...

Leia mais

PISTOLA DE PINTURA HVLP10

PISTOLA DE PINTURA HVLP10 *Imagens meramente ilustrativas PISTOLA DE PINTURA HVLP10 Manual de Instruções 1. DADOS TÉCNICOS PISTOLA DE PINTURA HVLP10 Modelo Bico Pressão de trabalho Consumo de ar V8-HVLP10 1,4 mm 30-50 PSI 380

Leia mais

4LD LDG Motor e Gerador

4LD LDG Motor e Gerador LD 00 LDG 00 Motor e Gerador MOTOR LD 00 / LDG 00 ÍNDICE A Bloco do Motor Bloco do Motor Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem de Válvulas Trem de Engrenagens Alimentação e Escape

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. Linha Motores, Motobombas e Geradores gasolina

CATÁLOGO DE PEÇAS. Linha Motores, Motobombas e Geradores gasolina CATÁLOGO DE PEÇAS Linha Motores, Motobombas e Geradores gasolina TRG. / TRG. / TRG.0 TMBG 0- / TMBG 0-0 / TMBG 0-0i GTG 00 / GTG 00 Revisão /0 PREFÁCIO PREFÁCIO PREFÁCIO Este catálogo foi elaborado para

Leia mais

Sistema de Lubrificação

Sistema de Lubrificação Sistema de Lubrificação 303-02-1 tseção 303-02 Sistema de Lubrificação APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-02-02 SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO... 303-02-02 BOMBA DE

Leia mais

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFG ÍNDICE: Componentes do motocultivador Abastecimento de Óleo na Transmissão Funcionamento do Motor...

MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFG ÍNDICE: Componentes do motocultivador Abastecimento de Óleo na Transmissão Funcionamento do Motor... BFG 91 PLUS MOTOCULTIVADOR BUFFALO BFG ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Gasolina... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2 Abastecimento de Gasolina...

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM

INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM RK 31074MC RK 31074MEC FIESTA E ECOSPORT As revisões e manutenções preventivas do sistema estão indicados no manual do proprietário. Siga o procedimento para verificação do conjunto

Leia mais

COMO MONTAR O ARO MÓVEL 4 FUROS NO REQUADRO COM VIDRO:

COMO MONTAR O ARO MÓVEL 4 FUROS NO REQUADRO COM VIDRO: 1 INDÚSTRIA DE APARELHOS PARA GINÁSTICA LTDA VITA BASKET TABELA DE BASKET HIDRÁULICA MANUAL E ELÉTRICA MONTAGEM DA ESTRUTURA: Coloque o pino de trava da peça n. 2 (pistão) na peça n.1 (base). Coloque e

Leia mais

DHB Componentes Automotivos S.A.

DHB Componentes Automotivos S.A. Índice 1. PROCESSO DE DESMONTAGEM DA BOMBA HIDRÁULICA 1.1. Primeiro passo: providências 1.2. Segundo passo: desconexão das mangueiras 1.3. Terceiro passo: desmontagem da correia 1.4. Quarto passo: desmontagem

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Cômoda Gama ref. 1327 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. TRG 5.5 / 6.5 / 7.0 TMBG / / 40-60i GTG 2500 / 3500

CATÁLOGO DE PEÇAS. TRG 5.5 / 6.5 / 7.0 TMBG / / 40-60i GTG 2500 / 3500 CATÁLOGO DE PEÇAS TRG. /. /.0 TMBG 0- / 0-0 / 0-0i GTG 00 / 00 PREFÁCIO PREFÁCIO Esté catálogo foi elaborado para facilitar a identificação e localização das peças originais de reposição dos produtos TRAMONTINI.

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Cômoda Big Multiuso ref. 1201 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

CB500 MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA

CB500 MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA MANUAL DE MONTAGEM MOTO HONDA DA AMAZÔNIA LTDA.- 1997 MANUAL DE MONTAGEM ÍNDICE INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM... 2 MONTAGEM DA MOTOCICLETA... 4 PASSAGENS DE CABOS E FIAÇÃO... 11 REVISÃO DE ENTREGA... 12 MANUAL

Leia mais

MOTOR 4 LD 2500 / 4 LDG 2500

MOTOR 4 LD 2500 / 4 LDG 2500 MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE A 5 6 Bloco do Motor Carcaça Tampa do Motor LD 500 Tampa do Motor LDG 500 Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão LD 500 6A Conjunto Pistão LDG 500 7 8 9 0 5 6 7 8 9 0

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 3 portas ref. 1307 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO FCI INOX

MANUAL DE INSTALAÇÃO FCI INOX MANUAL DE INSTALAÇÃO FCI INOX Parabéns você acaba de adquirir um filtro central de inox. A seguir lhe mostraremos o passo a passo para fazer a correta instalação do seu filtro central de inox, garantindo

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Minicômoda ref. 1343 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO NX-4 FALCON 4. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 4-1 DIAGNOSE DE DEFEITOS 4-1 RESERVATÓRIO DE ÓLEO 4-2 TUBO DE ÓLEO 4-3 BOMBA DE ÓLEO/TELA DE ÓLEO 4-4 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

PISTOLA DE PINTURA HVLP 14

PISTOLA DE PINTURA HVLP 14 *Imagens meramente ilustrativas PISTOLA DE PINTURA HVLP 14 Manual de Instruções www.v8brasil.com.br 1. DADOS TÉCNICOS PISTOLA DE PINTURA HVLP14 Modelo Bico Pressão de trabalho Consumo de ar V8-PP-HVLP14

Leia mais

Freio a Disco Dianteiro

Freio a Disco Dianteiro Freio a Disco Dianteiro 206-03-1 tseção 206-03 Freio a Disco Dianteiro APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 206-03-02 ATUAÇÃO DO FREIO HIDRÁULICO... 206-03-02 DISCO

Leia mais

MOTOR 3 LD 1500 / 3 LDG 1500

MOTOR 3 LD 1500 / 3 LDG 1500 MOTOR LD 00 / LDG 00 ÍNDICE 7 8 9 0 7 8 9 0 7 Bloco do Motor Tampa do Comando Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem de Engrenagens Admissão Escapamento Carter

Leia mais

Minimax Plus. Tecnologia em encadernações

Minimax Plus. Tecnologia em encadernações Minimax Plus 1974 Tecnologia em encadernações Minimax Plus Prezado Cliente: A Minimax Plus tem a mais nova tecnologia em perfuração de papel, com alta velocidade em perfuração e rapidez na troca de ferramenta

Leia mais

IMETEX - SISTEMAS DE FIXAÇÃO - Flange de Fixação Série STW

IMETEX - SISTEMAS DE FIXAÇÃO - Flange de Fixação Série STW IMETEX - SISTEMAS DE FIXAÇÃO - Flange de Fixação Série STW As flanges de fixação STW pertencem às uniões por meio de pressão, com a finalidade de unir cubos com eixos lisos. Este tipo de união transmite

Leia mais

Seção 13 SILENCIOSOS

Seção 13 SILENCIOSOS Seção 13 SILENCIOSOS Índice da seção Página Silenciosos Modelos das séries 85400, 115400, 185400 Silencioso padrão Remoção... 3 Modelos das séries 97700, 99700 Remoção... 4 Modelos da série104700 Remoção...

Leia mais

Motor do Civic girando em ordem

Motor do Civic girando em ordem Motor do Civic girando em ordem Acompanhe nesse procedimento a substituição da correia sincronizadora dentada do veículo mais vendido da Honda no Brasil. Aquele que todo mundo diz que nunca quebra, mas

Leia mais

Manual de montagem. Etapa 1:

Manual de montagem. Etapa 1: Manual de montagem Módulo bloco 4 cilindros Montagem do conjunto biela e pistão Etapa 1: 1-Insira a biela dentro do pistão e prenda com o pino. Este ficará preso no pistão e com folga na biela. 2-Repita

Leia mais

CLIMATIZADOR ASPERSÃO

CLIMATIZADOR ASPERSÃO CLIMATIZADOR ASPERSÃO manual de instrução 47 3145.7171 www.luftmaxi.com.br Rua Érico Veríssimo, 210 Fátima Joinville.SC Cep 89229-210 CONJUNTO Foto 01 Bóia 3/4 Linha de Bicos Retornos Caixa d água. Registro

Leia mais

2 Verificação de Lâmpadas

2 Verificação de Lâmpadas 1Manutenção dos pneus Observe no manual do proprietário ou na coluna da porta do motorista a pressão recomendada para os pneus e verifique a cada 15 dias se esta pressão está correta. Observe o indicador

Leia mais

Retentor traseiro do veio de saída da caixa de transferência - 2.7L V6 - TdV6 ( )

Retentor traseiro do veio de saída da caixa de transferência - 2.7L V6 - TdV6 ( ) Página 1 de 9 Publicado: 14/Jun/2005 Retentor traseiro do veio de saída da caixa de transferência - 2.7L V6 - TdV6 (41.20.54) Ferramentas especiais de serviço Ferramenta de desmontagem/montagem (LRT-54-015)

Leia mais

PISTOLA DE PINTURA HVLP8

PISTOLA DE PINTURA HVLP8 PISTOLA DE PINTURA HVLP8 *Imagens meramente ilustrativas Manual de Instruções 1. DADOS TÉCNICOS PISTOLA DE PINTURA HVLP8 Modelo: Bico: Pressão de trabalho: Consumo de ar: V8-HVLP8 1,4 mm 30-43 PSI 380

Leia mais

BOMBAS MANUAIS PARA GRAXA

BOMBAS MANUAIS PARA GRAXA 06.372.0074 BOMBAS MANUAIS PARA GRAXA Imagem ilustrativa INSTRUÇÕES DE MONTAGEM 8020-G2/G3 8022 8505-G3 8520 8522-G2/G3 8620-G2/G3 8622 Vazão Livre: 12gr/ciclo Pressão de Saída: 3500 PSI Pintura eletrostática

Leia mais

Guia de instalação Conjunto de ação por mola a gás para CBC 345 e 245. Conjunto de Ação BASIC CAG XX

Guia de instalação Conjunto de ação por mola a gás para CBC 345 e 245. Conjunto de Ação BASIC CAG XX Guia de instalação Conjunto de ação por mola a gás para CBC 345 e 245 Abrangência Aplicações Composição Conjunto de Ação BASIC CAG.34501.01.XX Conjunto de Ação BASIC CAG.24501.01.XX CBC 345 e 245 (Expresso)

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES. (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2. Rev.: D (DEZEMBRO 2010)

MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES. (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2. Rev.: D (DEZEMBRO 2010) INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PICADORES (Com sensor no prato de segurança - NBR13767) 4B12-2 e 4B22-2 Rev.: D (DEZEMBRO 2010) A-392077-1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 4B12-2 4B22-2 4B-12 4B-22 RPM do sem fim 175 175

Leia mais

Mercedes W123 Diesel Óleo e Filtro Mudança,

Mercedes W123 Diesel Óleo e Filtro Mudança, Mercedes W123 Diesel Óleo e Filtro Mudança, sob o carro Seu deve mudar o óleo em seu W123 Diesel cada 3.000 milhas, se você estiver usando o petróleo convencional, ou no máximo a cada 5.000 milhas, se

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1303 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

Montagem e Desmontagem do Sistema de Freio do Santana

Montagem e Desmontagem do Sistema de Freio do Santana Montagem e Desmontagem do Sistema de Freio do Santana A correta manutenção do sistema de freios é um dos aspectos mais importantes, pois o mau funcionamento ou perda de capacidade de frenagem do automóvel

Leia mais

Guia de Montagem e Desmontagem da Máquina HT

Guia de Montagem e Desmontagem da Máquina HT Guia de Montagem e Desmontagem da Máquina HT Arcos Dourados Outubro 0 Manutenção l Departamento de Desenvolvimento de Operações e Treinamento Brasil Coloque os oring s na válvula de extração e passe petrogel

Leia mais

MOTORES & BFD 1100 BFDE 1120

MOTORES & BFD 1100 BFDE 1120 MOTORES & BFD 1100 BFDE 1120 Motocultivador BUFFALO BFD1100 / BFDE1120 ÍNDICE: Componentes do motocultivador... 1 1.0 Funcionamento do Motor Diesel... 2 1.1 Abastecimento de Óleo Lubrificante... 2 1.2

Leia mais

DICAS 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO. Balcão Multiuso de 4 Portas ref Colocar Portas e Puxadores. Etapas para montagem do produto

DICAS 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO. Balcão Multiuso de 4 Portas ref Colocar Portas e Puxadores. Etapas para montagem do produto Balcão Multiuso de 4 Portas ref. 1360 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO Preparar Laterais Montar

Leia mais

Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE

Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE Rodas e Pneus 204-04-1 tseção 204-04 Rodas e Pneus APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 204-04-02 RODA SOBRESSALENTE... 204-04-02 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA... 204-04-03

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Balcão Duplo ref. 1356 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais Montar Caixote

Leia mais

Manual Filtros SFMC 150/400/1000

Manual Filtros SFMC 150/400/1000 Manual Filtros SFMC 150/400/1000 Filtro Micrônico e Coalescente, com capacidade de retenção de sólidos de 5 micra e separação de água com eficiência de 99,5% e vazão de 150 ou 400 litros por minuto. Composto

Leia mais

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002

ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Manual de Instruções ASPIRADOR DE PÓ VCL-002 Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: Antes de utilizar o aparelho, leia atentamente as

Leia mais

CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs

CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs INTRODUÇÃO Os sistemas de embreagem Sachs com volante dupla massa reduzem significativamente as vibrações originadas no motor, proporcionando níveis mais elevados

Leia mais

TOP 7E10 / TOP SX 7E20

TOP 7E10 / TOP SX 7E20 TOP 7E10 / TOP SX 7E20 DERRIÇADOR MANUAL DE INSTRUÇÕES 1 2 Índice INTRODUÇÃO... 4 COMPONENTES... 5 MONTAGEM... 5 UTILIZAÇÃO... 6 Cuidados e precauções de uso... 6 MODO DE USO... 6 LONGOS PERÍODOS SEM USO

Leia mais

01 Embreagem. 02 Pedal de acionamento. 03 Redutor ou multiplicador. 04 Radiador de óleo. 05 Caixa de Câmbio. 06 Diferencial e reduções finais.

01 Embreagem. 02 Pedal de acionamento. 03 Redutor ou multiplicador. 04 Radiador de óleo. 05 Caixa de Câmbio. 06 Diferencial e reduções finais. 01 Embreagem. 02 Pedal de acionamento. 03 Redutor ou multiplicador. 04 Radiador de óleo. 05 Caixa de Câmbio. 06 Diferencial e reduções finais. 08 Diferencial dianteiro e reduções finais. 09 Cardans e Cruzetas.

Leia mais

4 LDG LDG 3900 T

4 LDG LDG 3900 T MOTORES T CATÁLOGO DE PEÇAS / T ÍNDICE 1 BLOCO DO MOTOR 1A BLOCO DO MOTOR 2 CABEÇOTE 3 CONJUNTO PISTÃO 4 VIRABREQUIM 5 COMANDO DE VÁLVULAS 6 CONJUNTO BALANCINS 7 GRUPO ENGRENAGENS 8 ALIMENTAÇÃO E ESCAPE

Leia mais

Manual de funcionamento e limpeza da NA-850

Manual de funcionamento e limpeza da NA-850 Manual de funcionamento e limpeza da NA-850 Manual de funcionamento e limpeza da DP-6840i, NA-850 e NA-950 Equipamento para pintura sem ar para massa corrida, látex, tintas a óleo, esmalte sintético, ou

Leia mais

KD Recomendações de montagem/desmontagem

KD Recomendações de montagem/desmontagem KD481.05/PT/01-06/2014 KD481.05 Recomendações de montagem/desmontagem SUBARU: Forester (I, II, II FL, III), Legacy (IV, V), Impreza (G11, FL G11, GR/GV), Impreza (G11, FL G11, GR/GV), MOTORES 1.5 i, 2.0

Leia mais

Efetuar a substituição, na seguinte ordem:

Efetuar a substituição, na seguinte ordem: Como substituir as pastilhas de travão dianteiras do travão de disco de Peugeot 407 Efetuar a substituição, na seguinte ordem: 1 Realize a substituição de pastilhas de travão no conjunto completo para

Leia mais

3LD LDG Motor e Gerador

3LD LDG Motor e Gerador LD 500 LDG 500 Motor e Gerador MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE 5 6 7 8 9 0 5 6 7 8 9 0 5 6 7 Bloco do Motor Tampa do Comando Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem

Leia mais

4 LDG LDG 3900 T

4 LDG LDG 3900 T MOTORES T CATÁLOGO DE PEÇAS MOTORMOTOR / T 1 BLOCO DO MOTOR 1 7042.001.001.00.2 4 Prisioneiro M8X70 X X 2 7042.001.002.00.0 2 Pino Guia Ø12X25 X X 3 7042.001.003.00.8 5 Prisioneiro M10X45 X X 4 7042.001.004.00.6

Leia mais

Manual Técnico. Manutenção e Análise do sistema de suspensão dianteira e traseira do VW/Gol

Manual Técnico. Manutenção e Análise do sistema de suspensão dianteira e traseira do VW/Gol Prof. Marcelo Vandress e Vinicius Borba Aluno: Marcos Paulo Dellajustina Manual Técnico Manutenção e Análise do sistema de suspensão dianteira e traseira do VW/Gol 1.0 2007 Ferramentas: - Paquímetro -

Leia mais

06 de Sembro de Rev. 00

06 de Sembro de Rev. 00 Manual de Instruções Picador de Carne Boca 22 Modelos TERMO DE GARANTIA TODOS OS PRODUTOS BERMAR TÊM A GARANTIA TOTAL DURANTE 6 MESES BM13NR-PF BM 20NR-PF DATA DA VENDA / / NOTA FISCAL Nº APARELHO Nº OS

Leia mais

Desenho Explodido GC-5000L

Desenho Explodido GC-5000L Desenho Explodido GC-5000L CONJUNTO CARTER TAMPA DO CARTER CONJUNTO VIRABREQUIM CONJUNTO CILINDRO Lista de Peças GC-5000L CONJUNTO CARTER TAMPA DO CARTER 1 00029076.9 CARTER 1 00029087.4 JUNTA DO CARTER

Leia mais

Kit de melhoria de sensor do excêntrico Broca direcional 4045 AVISO

Kit de melhoria de sensor do excêntrico Broca direcional 4045 AVISO Form No. Kit de melhoria de sensor do excêntrico Broca direcional 4045 Modelo nº 132-4165 3395-940 Rev A Instruções de instalação AVISO CALIFÓRNIA Proposição 65 Aviso É do conhecimento do Estado da Califórnia

Leia mais

Caixa de Emenda FibreGuard TM

Caixa de Emenda FibreGuard TM JANEIRO 2015 Caixa de Emenda FibreGuard TM Leia atentamente as instruções a seguir e certifique-se que entendeu tudo antes de iniciar a aplicação do produto. 1.0 NOMENCLATURA 01 - TAMPA NA COR PRETA 02

Leia mais

4LD LDG Motor e Gerador

4LD LDG Motor e Gerador LD 500 LDG 500 Motor e Gerador MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE A 5 6 7 Bloco do Motor Carcaça Tampa do Motor LD 500 Tampa do Motor LDG 500 Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão LD 500 Conjunto Virabrequim

Leia mais

Reservatório e Linhas de Combustível

Reservatório e Linhas de Combustível Reservatório e Linhas de Combustível 310-01-1 tseção 310-01 Reservatório e Linhas de Combustível APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA FERRAMENTAS ESPECIAIS... 310-01-02 DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO...

Leia mais

Pocedimento de Manutenção da Suspensão do Uno Mille

Pocedimento de Manutenção da Suspensão do Uno Mille Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Departamento Acadêmico de Metal-Mecânica - DAMM Curso Técnico de Manutenção Automotiva - Módulo III Aluno: Dener Silveira Rodrigues Professores: Marcelo Vandresen,

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. Cortador de Grama CGT 5.0 EDIÇÃO 10-16

CATÁLOGO DE PEÇAS. Cortador de Grama CGT 5.0 EDIÇÃO 10-16 CATÁLOGO DE PEÇAS Cortador de Grama CGT.0 EDIÇÃO 0- PREFÁCIO PREFÁCIO Esté catálogo foi elaborado para facilitar a identificação e localização das peças originais de reposição dos produtos TRAMONTINI.

Leia mais

Rolamentos de cartucho (GEN 1) Recomendações para montagem/ desmontagem usando uma prensa

Rolamentos de cartucho (GEN 1) Recomendações para montagem/ desmontagem usando uma prensa Rolamentos de cartucho (GEN 1)/PT/09/2015 Rolamentos de cartucho (GEN 1) Recomendações para montagem/ desmontagem usando uma prensa Rolamento de cartucho com duas fileiras de esferas Rolamento de cartucho

Leia mais

Controles Eletrônicos do Motor

Controles Eletrônicos do Motor Controles Eletrônicos do Motor 303-14-1 tseção 303-14 Controles Eletrônicos do Motor APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA MÓDULO (ECU) DO MOTOR... 303-14-02 REMOÇÃO E INSTALAÇÃO... 303-14-02

Leia mais

Seção 6 Cabeças de cilindro e válvulas

Seção 6 Cabeças de cilindro e válvulas Seção 6 Cabeças de cilindro e válvulas Página MANUTENÇÃO DA CABEÇA DO CILINDRO... 120 Remoção do cabeça do cilindro... 120 Desmontagem... 121 Inspeção e reparo... 121 Montagem... 123 Instalação da cabeça

Leia mais

Guia de instalação Conjunto de ação por mola a gás para CBC JADE, JADE MAIS e JADE PRO

Guia de instalação Conjunto de ação por mola a gás para CBC JADE, JADE MAIS e JADE PRO Guia de instalação Conjunto de ação por mola a gás para CBC JADE, JADE MAIS e JADE PRO Abrangência Aplicações Composição Conjunto de Ação BASIC CAG.JAD01.01.XX Conjunto de Ação PREMIUM CAG.JAD01.02.XX

Leia mais

Engate Esférico 90mm. Manual de Montagem, Operação e Manutenção

Engate Esférico 90mm. Manual de Montagem, Operação e Manutenção Engate Esférico 90mm PT Manual de Montagem, Operação e Manutenção Índice Engate Esférico 90mm Modelo JB*BC 90 PT Este manual deve acompanhar o veículo ou estas instruções devem ser agregadas i e1i ao 00

Leia mais

Bomba Manual QUICKSHOT BAM.B01 Manual de Montagem e Utilização

Bomba Manual QUICKSHOT BAM.B01 Manual de Montagem e Utilização Bomba Manual QUICKSHOT BAM.B01 Manual de Montagem e Utilização Sumário Sequência de montagem da bomba BAM.B01... 3 Carabinas que usam bicos de encher com conexão 1/8 BSP diretamente... 6 Usando a bomba

Leia mais

Engate Esférico 90mm. Manual de Montagem, Operação e Manutenção

Engate Esférico 90mm. Manual de Montagem, Operação e Manutenção Engate Esférico 90mm PT Manual de Montagem, Operação e Manutenção Índice 1 Montagem... 4 1.1 Montagem Engate Esférico 90mm Modelo JB*BC 90 PT 2 Operação... 5 2.1 Acoplamento 2.2 Desacoplamento 3 Manutenção...

Leia mais

AVISO: Não trabalhe por baixo do veículo se estiver apoiado apenas num macaco. Apoie sempre o veículo em preguiças.

AVISO: Não trabalhe por baixo do veículo se estiver apoiado apenas num macaco. Apoie sempre o veículo em preguiças. Página 1 de 6 Publicado: 24/Mai/2007 Eixo (54.10.01) Ferramentas especiais de serviço Separador de rótulas 205-754 Desmontagem 1. AVISO: Não trabalhe por baixo do veículo se estiver apoiado apenas num

Leia mais

Desenho Explodido - GSR RG MOTOR LIFAN

Desenho Explodido - GSR RG MOTOR LIFAN Desenho Explodido - GSR-6000 - RG MOTOR LIFAN As peças do carrinho são iguais para as máquinas de roçar grama com motor de marca Lifan modelos GSR-3500P GSR- 6000, exceto o motor. Lista de Peças - GSR-6000

Leia mais

3LD LDG Motor e Gerador

3LD LDG Motor e Gerador LD 500 LDG 500 Motor e Gerador MOTOR LD 500 / LDG 500 ÍNDICE 5 6 7 8 9 0 5 6 7 8 9 0 5 6 Bloco do Motor Tampa do Comando Cabeçote Tampa do Cabeçote Conjunto Pistão Virabrequim Comando de Válvulas Trem

Leia mais

Manual de funcionamento e limpeza da NA-420

Manual de funcionamento e limpeza da NA-420 Manual de funcionamento e limpeza da NA-420 Manual de funcionamento e limpeza da NA-450 Equipamento para pintura sem ar para látex, tintas a óleo, esmalte sintético ou qualquer outra tinta com viscosidade

Leia mais

- LIGA: Para ligar o gerador - DESLIGA: Para desligar o gerador Voltímetro

- LIGA: Para ligar o gerador - DESLIGA: Para desligar o gerador Voltímetro 4T 3500 Geradores 2. Componentes 2.1. GERADOR Disjuntores-CA Voltímetro Filtro de ar Tomadas (110V-AC) Aterramento Conexão (12V-CC) 110V/220V Botão liga/desliga Punho do retrátil Indicador de combustível

Leia mais

Sistema de Combustível e Controles

Sistema de Combustível e Controles Sistema de Combustível e Controles 303-04-1 tseção 303-04 Sistema de Combustível e Controles APLICAÇÃO NO VEÍCULO: TROLLER ÍNDICE ASSUNTO PÁGINA DESCRIÇÃO E OPERAÇÃO... 303-04-02 SISTEMA DE COMBUSTÍVEL...

Leia mais